A minha reação quando o filme acabou foi ficar sem palavras, assim como a personagem central que fala muito pouco durante o filme. A vida contemplativa que ele tem, vendo e escutando mais do que falando. Não temos a necessidade de verbalizar tudo mesmo porque alguns sentimentos não podem ser traduzidos em palavras. A expressão dele diz muito mais que qualquer coisa. Esse "minimalismo" na verdade não é só japonês. É universal. Por isso vi o comentário de muitas pessoas aqui que se identificaram muito com isso. Ele não faz do trabalho o centro da sua vida por isso não sente vergonha do que faz ! Sua vida interior é extremamente rica e, é isso que o faz acordar todos os dias e olhar para o céu.
Eu e meu irmão em 2008 visitamos a terra natal dos meus pais no interior do Maranhão. Conheci um tio agricultor que nunca saiu da fazenda, mesmo tendo cerca de 10 filhos que podiam dar boas condições de vida no espaço urbano. Ele me disse que tinha amor de ver o tempo de fora passar lá dentro. De fora ele consegue ver tudo sempre diferente. Depois de ver o pós-créditos do filme entendi que meu tio era apenas mais um apreciador de koremobi da vida.
Estou ouvindo em 28/11/24 a sua critica perfeita ao "Dias Perfeitos" e adorando! Você assiste (e critica) com muita sensibilidade. Nova inscrita e seguidora 😊
Esse filme me tocou profundamente, talvez por trazer a essência da vida, não precisamos de muito para ser feliz. Só precisamos do agora, contemplar a vida, ter paz e ser feliz com o que temos hoje❤
Muito bem. 💯Se há uma coisa (entre outras) que caracteriza o cinema do Wenders é a inspirada forma como usa a música nos seus filmes (“As Asas do Desejo” e “Paris, Texas” são o expoente máximo). E neste filme em particular, a banda sonora foi escolhida a dedo para cada momento, até a versão nipónica do clássico dos The Animals cantada por uma senhora no bar, que para mim é dos momentos mais belos e comoventes de todo o filme. E depois há o plano final do rosto do protagonista ao som de Nina Simone em tempor real da canção "Feeling Good": catártico e emocionante, libertador e reflexo do misto de sentimentos de Hirayama, fechando depois com o plano do pôr do sol na grande metrópole, referência à luz da esperança de mais um "dia perfeito" à espera do próximo, um atrás do outro, à procura da simples luz que energiza a alma e a vida quotidiana, como na metáfora canção “House of The Rising Sun”. Tudo bate certo neste filme (como disse e bem, muito influenciado por Ozu).
Eu amo o cinema asiático, Esse filme é uma verdadeira poesia da vida! Os seus comentários são excelentes! Você sempre procura contextualizá-los, o que só acrescenta mais informações às suas análises. 🎬👏
Muito obrigado! Fico feliz que tenha curtido a análise, eu sempre me preocupo com o contexto mesmo… hehe. Acho bem importante a análise ser inclusiva, didática. :)
A crítica está muito boa. Vou me ater então na fotografia 📷 Reparam na sutileza dessa fotografia. Aparentemente sem lut, sem artefato nenhum de negativo emulado. Incrível dessa fotografia é o antagonismo, expressão do roteiro tão sensível que trata do passado e futuro em conflito. Nessa imagem temos praticamente toda a latitude (ou a escala zonal *Ansel Adams). Incrível como o manuseio da câmera foi delicado na composição. Do quadro. A janela ao fundo ainda com alguma informação a luz naturalmente refletida. Temos no restante do material *frames que selecionei. Exemplos de noite, fim de tarde, nublado, interiores, entre outros. A fotografia segue em janela 3:2 6k, já que o personagem é um colecionador analógico de livros, filmes e fitas cassete. A trilha sonora surpreende pousada, se trata do gosto do personagem e não algo tipicamente japonês. Estou simplesmente chocado com a interpretação do fotógrafo. Wim wenders eu conheço fã absoluto. Sempre busca fotógrafos incríveis. Mais um pra conta do diretor que dz uma aula de como respeitar uma cultura.
Eu fiz o teste, depende da luz! sombras formadas pelo mesmo foco de luz não se intesificam... mas se existe mais de um foco de luz a sombra resultante será a soma das duas sombras (uma mais "fraca" e outra mais "forte")!
Acho que toda essa contemplação da natureza, dos detalhes que compõem a rotina do protagonista, são também uma forma de escapar da solidão, por varios momentos o protagonista da indícios de que é um homem solitário, o Japão é um país que tem sérios problemas para os homens no que diz respeito a conseguir uma companhia feminina, acho que de certa forma, o autor acaba tocando no problema.
@@gustavokrohling2157 com certeza, da pra ver mesmo essa solidão querendo tomar conta do protagonista, né. É Interessante que existam esses dois lados desse estilo de vida no filme.
Esse filme é de uma sensibilidade tão grande. Ele me comoveu do início ao fim. É curioso que o minimalismo do protagonista parece ser um estilo de vida que ele realmente adota como uma forma de contemplação e simplificação da vida...Esse filme se contrapõe muito ao tailandês Happy Old year onde a protagonista também se utiliza do minimalismo mas como um mecanismo de defesa. Suas críticas são excelentes. Já virei fã.
Uma das melhores críticas q vi, filme que me fez refletir. Lindo, delicado, mostra pra mim como se pode ressignificar nosso cotidiano. Nessa sociedade agitada, ansiosa e frenética , um filme sobre como a felicidade pode estar no simples e rotineiro. Ja vi 2 vezes e verei mais!!!
Valeu, Mariana! É bonito demais essa ressignificação do cotidiano, né. Também sei que vou rever bastante essa obra tão tocante. Valeu pelo comentário! :)
Filme lindo, sensível, uma bela experiência de 2 horas que reverbera para muito além. Os dias não são perfeitos mas podem ser de uma beleza incrível! Gostei muito da análise do filme. Obrigada! :)
Apesar dele ter contentamento com as coisas simples da vida, também sofre com a solidão e esse aspecto não foi muito abordado nesse vídeo. Mas no geral, foi uma excelente crítica, parabéns!
@@adrianamsacramento bem pontuado, Adriana! Realmente existe uma solidão melancólica no protagonista. É bacana que o filme explora esses dois lados da sua filosofia de vida, né.
Vi muita beleza nisso também! Alguns sofrimentos o protagonista escolhe não levar pra sua vida, como a atitude estúpida da mãe da criança no parque ou a indiferença de alguns usuários dos banheiros. Por outro lado, ele não se furta ao sofrimento: chora após o encontro com a irmã, se permite beber, fumar e curtir sua bad depois de ver a dona do restaurante acompanhada. A diferença é que os momentos de tristeza são pontuais! Eles fluem, atravessam Hirayama e se vão, deixando espaço para novos momentos de gentileza e contemplação. Achei sublime a maneira como ele se dispõe a sair da sua solidão silenciosa para ser gentil e lúdico com um homem à espera da morte. O filme inteiro é repleto de pequenas e grandes lições.
O filme é perfeito como ele é 🤩, em que há contemplação, silêncio, espaço e viver o presente. Entendo que não fará sentido para quem está nessa vida muito corrida... 😅😅😅 Talvez seja assim, para não se dar tempo para viver o presente 🎁 O ator é perfeito, merece muitos prêmios! Gratidão pela análise 👏👏👏
Parabéns pela análise. O filme é muito lindo e mostra a importância da contemplação e do questionamento sobre o que realmente importa para se ter uma vida com mais momentos felizes e no presente.
Japão é "Terra do Buda", "Terra do Sol", tem muito a ensinar de natureza, limpeza, beleza, e como diz o Buda Nichiren Daishonin " O que importa é o coração "...
Em Maio estive em 4 países da Ásia e apesar do excessivo uso das redes sociais por uma parte de orientais (Coreanos principalmente) consegui ver muito minimalismo em alguns lugares e cada vez me identifico mais com esta filosofia (se posso chamar assim) então ouvi comentários deste filme, vim procurar vários críticas dos canais que sigo, inclusive o seu. Confesso que este mês já assinei 2 streams 😅 só para ver algo específico e estou aqui pensando se vale a pena assinar o Mubi (todos 1 mês somente) para ver esse filme ❤ está quase me convencendo. Obrigada pela crítica.
@@adliz25 que legal seu relato! Recomendo muito o Mubi. Mesmo que você assine só por um mês, da pra ver muita coisa boa por lá. E Dias Perfeitos realmente é um filmaço. :)
Filme maravilhoso e que requer sempre uma busca de sentido nos pequenos detalhes da vida. Esse rico comentário me fez ver outros detalhes que não tinha visto. Grato pela preciosa ajuda!
Boa tarde. Vi ontem, enfim, essa magia do cotidiano!!! E hoje os algoritmos trouxeram para mim o seu canal Parabéns pelo modo gostoso e inteligente e educado. Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia.❤
Amei o filme pois morando aqui com a Harumi, vejo o minimalismo com elegância e funcionalidade necessária somada à beleza culta da literatura, música e fotografia proposta pelo autor como propósito de vida.
Assisti recentemente. Belíssimo filme. Quanta sensibilidade!!! Me senti completamente hipnotizada e levada pra dentro daquela vida. Hipnotizada pelo filme em si e por este incrível ator. Adorei seus comentários. Te seguindo. Obrigada!!! ❤
Parabéns pela análise do filme !! O vídeo trouxe informações muito úteis sobre a concepção do filme pelo diretor Wim Wenders, trazendo referências sobre outros filmes do mesmo (Asas do Desejo, Tóquio, ...) e mostrando a a influência de outro diretor japonês (Ozu) que influenciou a concepção do filme. A abertura feita a críticos do filme também foi muito interessante. E a crítica da crítica feita pelo Gustavo inseriu no vídeo um debate de ideias/percepções muito válido, sem cair no academicismo. Apreciei também a erudição do Gustavo na exposição. Erudição sem pedantismo. Maia uma vez parabéns pelo vídeo feito com qualidade.
Que legal, Marcos! Aprecio demais um feedback detalhado assim. Eu sempre me preocupo muito em fazer esse cruzamento de pontos de vista, embasando outras críticas com a minha própria e me preocupando em não soar acadêmico ou pedante demais. Adorei que você notou o cuidado com isso! Hehe. Um grande abraço!
Conheci seu canal através do vídeo sobre Speed Racer, que achei excelente. Sua análise de Beau tem Medo foi uma das mais profundas e interessantes que já vi. Não sei como esse canal ainda não explodiu no número de inscritos. Desejo vida longa ao canal e tudo de bom!
Valeu, Gerson! Parece que, de uns tempos pra cá, tem sido mais difícil crescer aqui no RUclips. Mas sigo em frente, produzindo. Fazer esses vídeos tem sido incrível, e fico feliz que você tem curtido. :)
@@gustavogirotto pois é, imagino que seja difícil sobreviver por aqui... aproveito para fazer uma pergunta um tanto indiscreta, consegue sobreviver somente com o canal? (pense num vídeo respondendo perguntas dos inscritos...). Sempre que posso assisto, curto e compartilho seus vídeos. Um abraço!
@@GersonGGomes pois é, eu fiz um vídeo respondendo perguntas há uns 2 anos, quando o canal comemorava 1 ano de existência. Mas já tá na hora de fazer outro, né. Atualmente, não vivo do canal não. Eu trabalho como editor de vídeo. ;)
Eu adorei o filme! Fiquei presa a ele do início ao fim , vendo e sentindo tantas coisas que o silêncio do personagem traz. Adorei a sua crítica! Você trouxe informações e abordagens muito interessantes e me deu até vontade de ver o filme de novo….Que banheiros! Que silêncios! Que profundidade do personagem com tanta simplicidade. E a alegria do jogo da velha com um desconhecido? Maravilhoso! Parabéns pela análise!
adorei sua apreciação da obra. Eu adorei o filme . Em algum momento poderia se tornar uma ode ao conformismo, mas Win Wenders não costuma jogar filme fora, e faz um filme sobre a possível paz de espírito. Acostumado com protagonistas sempre conflituados, cheios de heroísmo, fala da foça do receptivo, culturalmente chamado de femininos. E faz essa delicadeza no masculino encanta e surpreende.
Espetacular resenha. Eu havia assistido aqui mesmo no RUclips uma resenha estapafúrdia de uma pessoa muito conceituada, que viajou demais ensimplesmente projetou suas crenças na interpretação do comportamento e atitudes do protagonista. Já a sua crítica acerta em tudo, absolutamente tudo: a atmosfera Zen, a simplicidade proposital, o não-mergulho na vida pregressa do protagonista, as músicas e suas letras perfeitas para cada cena. Enfim, valeu muito a pena. Parabéns!
Adoro suas críticas! São poesias elegantes à altura desse filme do Wenders. E os sonhos dele? Verdadeiras obras de arte...gostei da fusão entre sonho e o acordar para um novo dia❤
Gostei muito da sua análise. Acrescentaria alguns pontos. Faz um recolhimento diário atravessando o portal e subindo a montanha onde se comunica com a garota silenciosamente. Takashi está em todos os lugares menos em si mesmo. A maior torre do mundo (hoje Dubai) na porta de casa simbolizando o mundo contemporâneo monetizado, poderoso, digitalizado, acelerado...Hirayama vive o mundo real por isso "Dias Perfeitos" Wabi Sabi". Nossa vida é um constante encontro de sombras. Como aprender com isso?
Muito obrigado pela excelente análise. Por favor, você teria umas 3 indicações de filmes parecidos com Dias Perfeitos e Parasitas? Se forem sobre a realidade da sociedade atual chinesa, seria ainda melhor. Agradeceria muito. Abraços
Excelente crítica..uma análise sensível, rica, mto bem estruturada Parabéns mais uma vez pela sua delicadeza e percepção diferenciada O filme é uma poesia e embora tenha me comovido, me peguei um pouco incomodada com o ritmo (reflexo dos tempos "modernos" ) O ator é maravilhoso e a cena final majestosa 🙏🏽
@gustavogirotto os seus comentários mostra a sintonia com o diretor.. parabéns pelo olhar tão sensível para o filme, que com certeza reflete sua essência de viver ❤
Tão gostosa sua narrativa... independente de concordar ou não com suas avaliações rsrs não vi o filme. Minha curiosidade sobre o que teria levado o protagonista a essa postura minimalista diante da vida é forte demais pra me permitir esse mergulho na poesia do wender. Mais uma vez, grata por seu relato.
O pega-pega de sombras me desarmou completamente. E ver o protagonista deixando fluir uma profusão de emoções pelas expressões faciais foi algo especialmente tocante. E familiar. Enfim, filme colossal ❤
Acho que talvez só tenha faltado acrescentar que a fotografia e o tratamento de cores nas imagens é muito bonito. Especialmente nos planos abertos, nos takes de trânsito, pontes, prédios ao fundo. Tudo equilibrado e sem borrão. Amei.
Já agradecendo sua ótima critica. Esse eu não vi. Fiquei com um pouco de receio do assunto ser meio "trigger" por algumas coisas que estou passando. Quem sabe crio coragem!!!
Caso tenha condições, ajude o Rio Grande do Sul doando através do link:
www.paraquemdoar.com.br
o dia seguinte nunca é o mesmo após esse filme. Brilhante.
Esse filme fala sobre algo essencial para ter paz e felicidade na vida: A contemplação.
gratidão tbm
A minha reação quando o filme acabou foi ficar sem palavras, assim como a personagem central que fala muito pouco durante o filme. A vida contemplativa que ele tem, vendo e escutando mais do que falando. Não temos a necessidade de verbalizar tudo mesmo porque alguns sentimentos não podem ser traduzidos em palavras. A expressão dele diz muito mais que qualquer coisa. Esse "minimalismo" na verdade não é só japonês. É universal. Por isso vi o comentário de muitas pessoas aqui que se identificaram muito com isso. Ele não faz do trabalho o centro da sua vida por isso não sente vergonha do que faz ! Sua vida interior é extremamente rica e, é isso que o faz acordar todos os dias e olhar para o céu.
Eu e meu irmão em 2008 visitamos a terra natal dos meus pais no interior do Maranhão. Conheci um tio agricultor que nunca saiu da fazenda, mesmo tendo cerca de 10 filhos que podiam dar boas condições de vida no espaço urbano. Ele me disse que tinha amor de ver o tempo de fora passar lá dentro. De fora ele consegue ver tudo sempre diferente. Depois de ver o pós-créditos do filme entendi que meu tio era apenas mais um apreciador de koremobi da vida.
Uma poesia de filme! Com tanta sutileza consegue ir profundamente dentro da gente!💖
Estou ouvindo em 28/11/24 a sua critica perfeita ao "Dias Perfeitos" e adorando! Você assiste (e critica) com muita sensibilidade. Nova inscrita e seguidora 😊
Muito obrigado! Fico feliz que tenha curtido. ;)
Esse filme me tocou profundamente, talvez por trazer a essência da vida, não precisamos de muito para ser feliz. Só precisamos do agora, contemplar a vida, ter paz e ser feliz com o que temos hoje❤
@@adrianacarvalho7941 bem isso, Adriana! É extremamente tocante mesmo. ;)
Minimalista, Zen, espetacular, mais uma obra prima de Win Wenders 🤍 Excelente análise 🙌🏼
Assisti o filme sem legenda 😂😂😂, só não sabia que a moça era sobrinha 😂, obrigada pôr traduzir 😊
Um dos filmes mais especiais que assisti e o ator é maravilhoso.😍😍👋👋👋👋
Muito bem. 💯Se há uma coisa (entre outras) que caracteriza o cinema do Wenders é a inspirada forma como usa a música nos seus filmes (“As Asas do Desejo” e “Paris, Texas” são o expoente máximo). E neste filme em particular, a banda sonora foi escolhida a dedo para cada momento, até a versão nipónica do clássico dos The Animals cantada por uma senhora no bar, que para mim é dos momentos mais belos e comoventes de todo o filme. E depois há o plano final do rosto do protagonista ao som de Nina Simone em tempor real da canção "Feeling Good": catártico e emocionante, libertador e reflexo do misto de sentimentos de Hirayama, fechando depois com o plano do pôr do sol na grande metrópole, referência à luz da esperança de mais um "dia perfeito" à espera do próximo, um atrás do outro, à procura da simples luz que energiza a alma e a vida quotidiana, como na metáfora canção “House of The Rising Sun”. Tudo bate certo neste filme (como disse e bem, muito influenciado por Ozu).
Com certeza! A musicalidade do Wenders é imprescindível pro filme e seu teor poético, né. Muito bem colocado! :)
Não vi o filme mas já tô loca para ver encontrar a felicidade no dia a dia e o grande desafio da sociedade de hoje.
Eu amo o cinema asiático, Esse filme é uma verdadeira poesia da vida! Os seus comentários são excelentes! Você sempre procura contextualizá-los, o que só acrescenta mais informações às suas análises. 🎬👏
Muito obrigado! Fico feliz que tenha curtido a análise, eu sempre me preocupo com o contexto mesmo… hehe. Acho bem importante a análise ser inclusiva, didática. :)
A crítica está muito boa. Vou me ater então na fotografia 📷
Reparam na sutileza dessa fotografia. Aparentemente sem lut, sem artefato nenhum de negativo emulado. Incrível dessa fotografia é o antagonismo, expressão do roteiro tão sensível que trata do passado e futuro em conflito. Nessa imagem temos praticamente toda a latitude (ou a escala zonal *Ansel Adams). Incrível como o manuseio da câmera foi delicado na composição. Do quadro. A janela ao fundo ainda com alguma informação a luz naturalmente refletida. Temos no restante do material *frames que selecionei. Exemplos de noite, fim de tarde, nublado, interiores, entre outros. A fotografia segue em janela 3:2 6k, já que o personagem é um colecionador analógico de livros, filmes e fitas cassete. A trilha sonora surpreende pousada, se trata do gosto do personagem e não algo tipicamente japonês. Estou simplesmente chocado com a interpretação do fotógrafo. Wim wenders eu conheço fã absoluto. Sempre busca fotógrafos incríveis. Mais um pra conta do diretor que dz uma aula de como respeitar uma cultura.
Excelente vivendo o aqui agora observando o que há de melhor! Perfeito
Não se deprecie se comparando a um coach, sua análise foi excelente. Mais um inscrito e parabéns!
@@horvath9517 valeu! ;)
Eu fiz o teste, depende da luz! sombras formadas pelo mesmo foco de luz não se intesificam... mas se existe mais de um foco de luz a sombra resultante será a soma das duas sombras (uma mais "fraca" e outra mais "forte")!
Ótima explicação, Rogério! 👍
Maravilha ,nos faz olhar por outro ângulo ,essa passagem por aqui 🙏
@@dilcineiadil1583 fico feliz que tenha curtido, Dilcineia! :)
Acho que toda essa contemplação da natureza, dos detalhes que compõem a rotina do protagonista, são também uma forma de escapar da solidão, por varios momentos o protagonista da indícios de que é um homem solitário, o Japão é um país que tem sérios problemas para os homens no que diz respeito a conseguir uma companhia feminina, acho que de certa forma, o autor acaba tocando no problema.
@@gustavokrohling2157 com certeza, da pra ver mesmo essa solidão querendo tomar conta do protagonista, né. É Interessante que existam esses dois lados desse estilo de vida no filme.
Esse filme é de uma sensibilidade tão grande. Ele me comoveu do início ao fim. É curioso que o minimalismo do protagonista parece ser um estilo de vida que ele realmente adota como uma forma de contemplação e simplificação da vida...Esse filme se contrapõe muito ao tailandês Happy Old year onde a protagonista também se utiliza do minimalismo mas como um mecanismo de defesa. Suas críticas são excelentes. Já virei fã.
Valeu, Felipe! Não assisti ainda Happy Old Year, mas fiquei curioso pra conferir. :)
A melhor crítica de Dias Perfeitos que pude ler. Gostei muito, já me inscrevi no canal e cogito fazer o curso.
Uma das melhores críticas q vi, filme que me fez refletir. Lindo, delicado, mostra pra mim como se pode ressignificar nosso cotidiano. Nessa sociedade agitada, ansiosa e frenética , um filme sobre como a felicidade pode estar no simples e rotineiro. Ja vi 2 vezes e verei mais!!!
Valeu, Mariana! É bonito demais essa ressignificação do cotidiano, né. Também sei que vou rever bastante essa obra tão tocante. Valeu pelo comentário! :)
Filmaço! Muito bem dirigido, atuações impecáveis e trilha sonora perfeita! Há tempos um filme não me arrebatava tanto!
Concordo demais contigo, David! :)
Achei que tava ficando doida kkkkkk, porque foi o que vi no filme. Fiquei super feliz de ver sua resenha e por compartilhar esse ponto de vista
@@VanessaPaiva-nt4sx Que legal, Vanessa! Fico feliz que você curtiu. ;)
Filme lindo, sensível, uma bela experiência de 2 horas que reverbera para muito além. Os dias não são perfeitos mas podem ser de uma beleza incrível! Gostei muito da análise do filme. Obrigada! :)
Esse filme me fez lembrar dos livros de Murakami. Tem essa pegada contemplativa e a trivialidade do cotidiano. Ah, eu amo. Top.
Apesar dele ter contentamento com as coisas simples da vida, também sofre com a solidão e esse aspecto não foi muito abordado nesse vídeo. Mas no geral, foi uma excelente crítica, parabéns!
@@adrianamsacramento bem pontuado, Adriana! Realmente existe uma solidão melancólica no protagonista. É bacana que o filme explora esses dois lados da sua filosofia de vida, né.
Vi muita beleza nisso também! Alguns sofrimentos o protagonista escolhe não levar pra sua vida, como a atitude estúpida da mãe da criança no parque ou a indiferença de alguns usuários dos banheiros. Por outro lado, ele não se furta ao sofrimento: chora após o encontro com a irmã, se permite beber, fumar e curtir sua bad depois de ver a dona do restaurante acompanhada. A diferença é que os momentos de tristeza são pontuais! Eles fluem, atravessam Hirayama e se vão, deixando espaço para novos momentos de gentileza e contemplação. Achei sublime a maneira como ele se dispõe a sair da sua solidão silenciosa para ser gentil e lúdico com um homem à espera da morte. O filme inteiro é repleto de pequenas e grandes lições.
@ linda descrição da profundidade maravilhosa e multifacetada do Hirayama. :)
O filme é perfeito como ele é 🤩, em que há contemplação, silêncio, espaço e viver o presente. Entendo que não fará sentido para quem está nessa vida muito corrida... 😅😅😅 Talvez seja assim, para não se dar tempo para viver o presente 🎁 O ator é perfeito, merece muitos prêmios! Gratidão pela análise 👏👏👏
Obrigado, Maria! Adorei ler o seu pensamento sobre o filme. :)
gente eu fikei louka nesse filme
Parabéns pela análise. O filme é muito lindo e mostra a importância da contemplação e do questionamento sobre o que realmente importa para se ter uma vida com mais momentos felizes e no presente.
Com certeza. Sem aproveitar o presente, estaríamos eternamente entre ansiedade (futuro) e melancolia (passado). Um abraço!
Esse filme parece ser tão delicado, daquele que esquenta o coração. Adorei a análise.
É bem assim mesmo. ❤️
GRATIDAO!!!!🥰🥰🥰🥰 com a sua explicacao ficou tudo mas claro.
Fiquei esperando o filme começar e quando vi, o filme acabou.
Dias perfeito muito bom para refletimos a nossa vida ,se estamos sabendo lidar com os nossos dias,amei esse filme.👍👏👏👏❤❤
Excelente, Maria! Também amei muito. :)
Japão é "Terra do Buda", "Terra do Sol", tem muito a ensinar de natureza, limpeza, beleza, e como diz o Buda Nichiren Daishonin " O que importa é o coração "...
Em Maio estive em 4 países da Ásia e apesar do excessivo uso das redes sociais por uma parte de orientais (Coreanos principalmente) consegui ver muito minimalismo em alguns lugares e cada vez me identifico mais com esta filosofia (se posso chamar assim) então ouvi comentários deste filme, vim procurar vários críticas dos canais que sigo, inclusive o seu.
Confesso que este mês já assinei 2 streams 😅 só para ver algo específico e estou aqui pensando se vale a pena assinar o Mubi (todos 1 mês somente) para ver esse filme ❤ está quase me convencendo.
Obrigada pela crítica.
@@adliz25 que legal seu relato! Recomendo muito o Mubi. Mesmo que você assine só por um mês, da pra ver muita coisa boa por lá. E Dias Perfeitos realmente é um filmaço. :)
Filme lindo demais!
Fluxo de Consciência 🌄
Filme maravilhoso e que requer sempre uma busca de sentido nos pequenos detalhes da vida. Esse rico comentário me fez ver outros detalhes que não tinha visto. Grato pela preciosa ajuda!
Eu que agradeço! Fico feliz em contribuir com esse filme incrível. Grande abraço! :)
Realmente, o dia seguinte nunca é o mesmo depois desse filme!
Nankurunaisa 🙏🏾
Boa tarde. Vi ontem, enfim, essa magia do cotidiano!!! E hoje os algoritmos trouxeram para mim o seu canal
Parabéns pelo modo gostoso e inteligente e educado.
Prof Marcos José de Souza, Fátima, Bahia.❤
@@marcodezabedeprofirodabude6809 Legal que você gostou, Marcos! Abraços daqui de São Paulo! ;)
Caro Gustavo, brilhante seu comentário! Tão brilhante quanto o filme!!
@@GentilLucena muito obrigado! 😄👍
Ja quero assistir
Amei o filme pois morando aqui com a Harumi, vejo o minimalismo com elegância e funcionalidade necessária somada à beleza culta da literatura, música e fotografia proposta pelo autor como propósito de vida.
Assisti recentemente. Belíssimo filme. Quanta sensibilidade!!!
Me senti completamente hipnotizada e levada pra dentro daquela vida. Hipnotizada pelo filme em si e por este incrível ator.
Adorei seus comentários.
Te seguindo. Obrigada!!! ❤
@@Zel_Oliva muito obrigado! Hipnotizante é um ótimo jeito de definir o filme, adorei essa sua impressão. :)
Parabéns pela análise do filme !!
O vídeo trouxe informações muito úteis sobre a concepção do filme pelo diretor Wim Wenders, trazendo referências sobre outros filmes do mesmo (Asas do Desejo, Tóquio, ...) e mostrando a a influência de outro diretor japonês (Ozu) que influenciou a concepção do filme.
A abertura feita a críticos do filme também foi muito interessante. E a crítica da crítica feita pelo Gustavo inseriu no vídeo um debate de ideias/percepções muito válido, sem cair no academicismo.
Apreciei também a erudição do Gustavo na exposição. Erudição sem pedantismo.
Maia uma vez parabéns pelo vídeo feito com qualidade.
Que legal, Marcos! Aprecio demais um feedback detalhado assim. Eu sempre me preocupo muito em fazer esse cruzamento de pontos de vista, embasando outras críticas com a minha própria e me preocupando em não soar acadêmico ou pedante demais. Adorei que você notou o cuidado com isso! Hehe. Um grande abraço!
Análise poética e excelente !
Arte música e Natureza! Perfeito 🤔
Conheci seu canal através do vídeo sobre Speed Racer, que achei excelente. Sua análise de Beau tem Medo foi uma das mais profundas e interessantes que já vi. Não sei como esse canal ainda não explodiu no número de inscritos. Desejo vida longa ao canal e tudo de bom!
Valeu, Gerson! Parece que, de uns tempos pra cá, tem sido mais difícil crescer aqui no RUclips. Mas sigo em frente, produzindo. Fazer esses vídeos tem sido incrível, e fico feliz que você tem curtido. :)
@@gustavogirotto pois é, imagino que seja difícil sobreviver por aqui... aproveito para fazer uma pergunta um tanto indiscreta, consegue sobreviver somente com o canal? (pense num vídeo respondendo perguntas dos inscritos...). Sempre que posso assisto, curto e compartilho seus vídeos. Um abraço!
@@GersonGGomes pois é, eu fiz um vídeo respondendo perguntas há uns 2 anos, quando o canal comemorava 1 ano de existência. Mas já tá na hora de fazer outro, né. Atualmente, não vivo do canal não. Eu trabalho como editor de vídeo. ;)
@@gustavogirotto legal. Aguardamos seu vídeo de respostas então. Também poderia falar sobre o trabalho de edições de vídeos 😉
Eu adorei o filme! Fiquei presa a ele do início ao fim , vendo e sentindo tantas coisas que o silêncio do personagem traz. Adorei a sua crítica! Você trouxe informações e abordagens muito interessantes e me deu até vontade de ver o filme de novo….Que banheiros! Que silêncios! Que profundidade do personagem com tanta simplicidade. E a alegria do jogo da velha com um desconhecido? Maravilhoso! Parabéns pela análise!
Nossa, nem mencionei o jogo da velha, mas é um detalhe maravilhoso mesmo! :)
adorei sua apreciação da obra. Eu adorei o filme . Em algum momento poderia se tornar uma ode ao conformismo, mas Win Wenders não costuma jogar filme fora, e faz um filme sobre a possível paz de espírito. Acostumado com protagonistas sempre conflituados, cheios de heroísmo, fala da foça do receptivo, culturalmente chamado de femininos. E faz essa delicadeza no masculino encanta e surpreende.
Perfeito, Alex! Assino embaixo. Gostei da descrição de personagens culturalmente femininos, aplicados ao masculino aqui. ;)
Espetacular resenha. Eu havia assistido aqui mesmo no RUclips uma resenha estapafúrdia de uma pessoa muito conceituada, que viajou demais ensimplesmente projetou suas crenças na interpretação do comportamento e atitudes do protagonista.
Já a sua crítica acerta em tudo, absolutamente tudo: a atmosfera Zen, a simplicidade proposital, o não-mergulho na vida pregressa do protagonista, as músicas e suas letras perfeitas para cada cena.
Enfim, valeu muito a pena. Parabéns!
Parabéns pela irretocável análise do filme, foi um prazer!
@@anacristinanogueirademello5688 Muito obrigado, Ana! ;)
Gostei muito da crítica. Humanamente inteligente ❤❤❤
@@anaazevedo9467 agradeço demais, Ana! ;)
Amei a sua crítica do filme eu tive os mesmos sentimentos
Obrigado, Andrine! :)
A fuga pelo minimalismo. Os personagens de Palmeiras Selvagens tentam dar significado às suas vidas enquanto fogem de uma inundação ou de si mesmos.
Adoro suas críticas! São poesias elegantes à altura desse filme do Wenders. E os sonhos dele? Verdadeiras obras de arte...gostei da fusão entre sonho e o acordar para um novo dia❤
Obrigado, Denise! Sim, as sequências dos sonhos são maravilhosas. Pequenos respiros etéreos entre um dia e o outro. ❤️
Eu amei o filme...
Refleti muito sobre a minha vida...me identifiquei com o protagonista. Gostei da crítica.
Valeu, Evelyn! É um filme que te faz pensar mesmo. :)
Ai pensei, “ o Gustavo vai lançar um vídeo hoje.” Ai chega a notificação 😂
Hahaha você tem ótimos presságios sobre minha frequência de vídeos 😆👍
Filmaço.
Gostei muito da sua análise. Acrescentaria alguns pontos. Faz um recolhimento diário atravessando o portal e subindo a montanha onde se comunica com a garota silenciosamente. Takashi está em todos os lugares menos em si mesmo. A maior torre do mundo (hoje Dubai) na porta de casa simbolizando o mundo contemporâneo monetizado, poderoso, digitalizado, acelerado...Hirayama vive o mundo real por isso "Dias Perfeitos" Wabi Sabi". Nossa vida é um constante encontro de sombras. Como aprender com isso?
Ótima contribuição! Adorei os pontos que você trouxe, Cecilia. ;)
Muito obrigado pela excelente análise.
Por favor, você teria umas 3 indicações de filmes parecidos com Dias Perfeitos e Parasitas? Se forem sobre a realidade da sociedade atual chinesa, seria ainda melhor. Agradeceria muito.
Abraços
Emoção maravilhosa. Me lembra os desenhos do Hyao Miyasake.
@@isabelpojo1957 lembra mesmo! Um espírito muito parecido. :)
Um filme sensível, exposto de maneira brilhante e profunda.. PARABÉNS!
Valeu, Ro! 😆👍
Excelente crítica..uma análise sensível, rica, mto bem estruturada
Parabéns mais uma vez pela sua delicadeza e percepção diferenciada
O filme é uma poesia e embora tenha me comovido, me peguei um pouco incomodada com o ritmo (reflexo dos tempos "modernos" )
O ator é maravilhoso e a cena final majestosa 🙏🏽
@@analuciapedrosa13 obrigado, Ana! Entendo completamente sobre o ritmo… mas fico feliz que tenha conseguido apreciar mesmo assim. :)
@gustavogirotto os seus comentários mostra a sintonia com o diretor.. parabéns pelo olhar tão sensível para o filme, que com certeza reflete sua essência de viver ❤
@@luisasampaio2303 muito obrigado Luisa! Sobre a essência de viver, eu tento! Hehe :)
Eu tenho os meus dias perfeitos AMOOO contemplar a Natureza ver os milagres de DEUS em tudo !AMOOO a VIDA! GRATIDÃO GRATIDÃO GRATIDÃO! 😍💜🙏
Tão gostosa sua narrativa... independente de concordar ou não com suas avaliações rsrs não vi o filme. Minha curiosidade sobre o que teria levado o protagonista a essa postura minimalista diante da vida é forte demais pra me permitir esse mergulho na poesia do wender. Mais uma vez, grata por seu relato.
Valeu, Suzana! Vale muito o mergulho…hehe. Um abraço! :)
Acabei de assistir a Dias Perfeitos e ainda estou assimilando o filme, seus encantos, imagens e momentos muito bonitos.
Ele fica sendo assimilado por um tempinho…hehe. É muito bom que ele permaneça na mente, assim. :)
Eu entendi esse filme maravilhoso❤
Fabuloso
Excelente crítica. Parabéns pelo canal! Postação de voz, estutura de pensamentos, etc... muito bom!
@@PRColacino muito obrigado! 😉👍
O filme é uma belíssima obra de arte, apreciei bastante!
Esse filme me tocou profundamente! ❤
Obrigado por compartilhar sua visão sobre ele, excelente vídeo 🙂
O pega-pega de sombras me desarmou completamente. E ver o protagonista deixando fluir uma profusão de emoções pelas expressões faciais foi algo especialmente tocante. E familiar. Enfim, filme colossal ❤
Eu que agradeço! Fico feliz que tenha curtido a análise. ;)
Que atuação, né? Ele transmite tudo com poucas sutilezas no rosto. Bom demais.
@@gustavogirotto SIM
Todo um espectro de emoções em alguns segundos de solidão
Dói na gente, é tão humano, cru
Absurdo
Como sempre um vídeo maravilhoso que me faz bem! Que bom que tá no Mubi, eu amo demais o Mubi.
Mubi é vida! Haha. Valeu, Lucas! Fico feliz que tenha gostado. :)
Quero Assistir ❤
Parabéns pelo seu trabalho! Parabéns Wenders e Hinayana❤
Tenho a mesma opinião sua sobre o filme dias perfeitos
Que filme! E que análise! Mais um inscrito.
@@AntoniodeLaMaria obrigado, Antônio! 👍
Repleto de aspectos da cultura oriental, do budismo e do taoismo.
Fato. Vivenciado de forma despretensiosa sem querer impor ou ensinar nada a ninguém.
Me emocionei bastante com o filme e igualmente com a sua análise. Muito obrigado pelo seu trabalho sempre sensível!
Eu que agradeço, Hélio! Obrigado por assistir e comentar aqui. :)
"Antes mesmo de olhar" .A mae do garatinho sequer olhou para o zelador.
Gustavo, sua resenha é " perfeita"
Obrigado, Ana! ;)
Adorei essa sua analise e a sua perspectiva sobre o filme.👏👏
Obrigado, Pollyana! Fico feliz que tenha gostado. ;)
Excelente sua análise deste filme. Parabéns!
Que filme maravilhoso! ❤
Amei o vídeo e amei esse filme, foi um dos meus preferidos do ano passado.
Valeu! Infelizmente só vi esse ano, mas teria colocado na lista de melhores de 2023 tranquilamente :)
Resenha perfeita para um filme perfeito. Parabéns.
Valeu! :)
que texto lindo... a sua crítica!
Valeu, Camila! :)
Cidade dos Anjos, lindo e bom Filme 🎥
Excelente análise
@@goncalves339 obrigado! :)
Adorei o seu vídeo! Senti muita paz assistindo o filme
@@natashaviana2312 ele transmite muito isso, né. Obrigado, Natasha!
Boa análise! ✌️
Seu texto foi perfeito.
Acho que talvez só tenha faltado acrescentar que a fotografia e o tratamento de cores nas imagens é muito bonito. Especialmente nos planos abertos, nos takes de trânsito, pontes, prédios ao fundo. Tudo equilibrado e sem borrão. Amei.
@@vanessaserra verdade! Fotografia muito boa, faz o mesmo que o personagem: embeleza o comum. :)
@@gustavogirotto isso mesmo!
Já agradecendo sua ótima critica. Esse eu não vi. Fiquei com um pouco de receio do assunto ser meio "trigger" por algumas coisas que estou passando. Quem sabe crio coragem!!!
Valeu, Cristina! É um filme muito sensível, mas leve ao mesmo tempo. Recomendo muito, caso se sinta inclinada a assistir. :)
VALEU, a breve análise!!!🌹🌹🌹
Gratidão
Crítica sensacional!
Valeu, Luan! ;)