Uma vez eu li “chegar pra um depressivo e perguntar porque ele tem depressão com tanta coisa boa na vida dele é a mesma coisa que perguntar pra um asmático como que ele não consegue respirar com tanto ar em volta”
... é exatamente a frase que eu dizia todos os dias a mim mesma... perceber o quão não estamos sozinhos(mesmo nos mínimos detalhes como esse) é surreal. é uma mistura de angústia preocupante por ver mais pessoas naquela mesma situação.. e um certo alívio. você sente que não está sozinho.. que outras pessoas te entendem e que você também entende essas pessoas.. daí nasce uma chaminha de esperança. o problema se torna menos problemático quando percebemos a comunidade dele.. a quantidade do nosso coletivo acaba aparentando ter um tamanho maior perante a depressão em si.. sinto que posso ajudar e ser ajudada
Larissa Moraes Nossa,mano. SIM. O que me mata são meus amigos falando "ah,você nem fala mais comigo", " "tá me abandonando,é?". QUE SACO.... É meio difícil falar com os outros quando não temos força pra nada... E eu não tenho coragem e nem vontade de contar pra eles isso. Então fico na desculpa da rotina puxada. 🙄 uma bosta. Sei que hora ou outra eles vão achar que eu realmente não faço questão,sei que hora ou outra eles vão se afastar como já tem acontecido,mas também não tenho saco pra fazer algo que mude isso. Enfim...
Sabe o que é barra? Quando nós temos depressão e nossos amigos têm depressão. As pessoas que nós amamos têm depressão. E aí o seu amigo quer alguém pra ouvir, mas você não está bem também e não consegue dar ouvidos, não consegue estar presente, e aí você se sente um lixo de amigo por não estar lá quando seus amigos mais precisam... :(
Não se sinta um lixo. Nesse momento vcs não conseguem se ajudar, não são maus amigos. Considerando a situação acho que contar com ajuda do terapeuta é a melhor opção.
Isso é horrivel mesmo. Mas não tem como a gente ajudar alguém se a gente precisa de ajuda primeiro. Cuida de você, para ser capaz de cuidar das outras pessoas.
Depressão é uma coisa tão estereotipada. As pessoas acham que gente com depressão não ri. Não sai de casa, etc... A nossa sociedade é completamente adoecida. É muito difícil chegar à vida adulta e não desenvolver algum quadro de doença mental... Olhem a volta de vocês, e vejam quantas pessoas estão doentes...
estava conversando com um amigo sobre isso.... me diga alguém em pleno seculo XXI que não tem alguma doença mental. eu por exemplo sou comida por dentro pela ansiedade
Julia Pelizzon Existe as pessoas com equilíbrio emocional, ou seja resiliência desenvolvida. o importante é saber que todos podem melhorar , quando se dedica ao autoconhecimento.
Parentes queridos da família Jout Jout, sou psicóloga e produzo vídeos com conteúdo sobre equilíbrio e saúde emocional, qualidade de vida, autoconhecimento e vários temas parecidos com o desse vídeo. Vocês são muito bem vindos!
Exatamente!!! Vem conhecer nosso canal, somos 5 personagens que convivem numa mesma cabeça: Nadiaba, Nadyely, Nomalia, Nadm e Nadeprê, somos inspirados no filme divertidamente e falamos sobre mente feminina e sobre PENSAMENTOS!! TE ESPERAMOS!
Olá Ester, tudo bem? No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Exatamente Camila. Vem conhecer nosso canal, somos 5 personagens que convivem numa mesma cabeça: Nadiaba, Nadyely, Nomalia, Nadm e Nadeprê, somos inspirados no filme divertidamente e falamos sobre mente feminina e sobre PENSAMENTOS!! TE ESPERAMOS!
6 лет назад+860
"Você é linda. Existem pessoas que seriam felizes se tivessem saúde e não têm, você sim. Você é inteligente. Todo mundo te ama. Sua família é perfeita" ...e tantas outras coisas. Daí o depressivo se sente ainda mais culpado quando raciocina sobre isso: "Caraca, sou uma merda mesmo. Tenho muita coisa que muita gente não tem e, mesmo assim, estou mal". E, assim, o efeito bola de neve é criado. Em vez de motivarem, essas frases pioram a situação. Quer ajudar? Leve a pessoa para dar uma volta ao ar livre, escute-a, distraia-a. Esse é um assunto muito extenso, mas o primeiro passo para aprender a lidar com a depressão, na minha opinião, é querer. Depois, agarrar-se a alguma atividade que possa dar prazer e aumentar a autoestima, seja um curso, um hobby, uma atividade ao aberto, enfim. Para o depressivo, cada pequeno avanço diário pode significar um passo de gigante.
A grande questão é que na depressão, a coisa que você mais tem é querer. Você quer sair, você quer estar bem, você quer se sentir bem, estar com auto-estima. Mas infelizmente para um depressivo, a energia dele não deixa ele ir para isso. Inclusive... Msm estando em um momento feliz a sua crise te pega. Eu por exemplo tinha marcado de ir para um lugar com uns amigos, não fomos mas ficamos juntos em uma mesa em outro lugar. Quando a crise chegou eu começava a ir no banheiro e chorar (sem motivo algum, ou provavelmente por não sair ( apesar de estar com eles) e eu ia toda hr no banheiro chorar, primeiro pra não mostrar pra eles que eu estava triste naquele momento, que eu tava sentindo algo, mas eu não queria deixar eles tbm preocupados, pra um depressivo acho que ninguém que passa por isso quer que o outro saiba, justamente porque acha que vai deixar o outro triste também, ou o outro vai sofrer com isso e tipo... Não fazia sentido, eu chorava sem ter um motivo e chorava por todos os motivos. A depressão não é a tristeza (pelo menos pra mim) mas é a falta de sentimentos. Você não sente felicidade, nem tristeza nem nada. É só você sendo o nada no meio de um mundo gigante sem objetivo e sem nada pra te deixar feliz '-!
6 лет назад+6
Exatamente, em alguns momentos, faltam sentimentos, faltam estímulos. Quanto a querer sair daquele estado, isso é importante, sim. Importante reconhecer o problema e tentar encontrar uma solução, se esforçar em tentar sair. Isso depende somente de quem está passando. Os outros podem tentar compreender, podem tentar ajudar, mas não podem reverter a situação se o direto interessado não der os primeiros passos. Espero que, no seu caso, o que você contou já faça parte do passado
Itália com Ana Paula sim, felizmente é do passado e eu ja consegui melhorar muito Claro que né... A depressão não se cura, ela se trata então assim... Eu ainda me trato sempre, apesar das crises etc. Eu nunca precisei ir em um psicólogo ou tentar me tratar a partir de outro pq felizmente eu tive uma sorte bem grande com amigos Eu conseguia sair bastante, procurar me divertir, entender certos pensamentos, certas duvidas. Encontrei tbm pessoas maravilhosas pela internet. Foi MUITA sorte porque eu consegui me tratar bem rápido (2 anos) e consegui ficar de boa. Mas isso é de cada 1, vai de pessoa a pessoa. Espero que as pessoas tbm consigam lidar com isso de uma forma melhor
6 лет назад+1
Joao Victor Oliveira MUITO feliz por vc e pela sua garra! 😘
Pessoas, uma coisa que não ajuda o depressivo é a pessoa falar: Vai visitar o Hospital do Câncer, vai visitar um orfanato. Amiguinho, deixa eu te dizer uma coisa: As pessoas com depressão sabem que há outras pessoas fisicamente mais debilitadas do que ela. Elas sabem que há pessoas com câncer, pessoas com deficiência física. Elas também sabem que há pessoas passando fome, pessoas morando debaixo da ponte e etc. Elas sabem de tudo isso. Falar isso pra uma pessoa depressiva pode gerar ainda mais culpa, pq a pessoa pensa: Poxa vida, há pessoas em situações tão piores que a minha lutando pra sobreviver e eu que "tenho tudo" não tenho nem vontade de levantar da cama.
Perfeito o que você disse. As pessoas julgam muito o depressivo como um ingrato, egoísta, relaxado e preguiçoso. Mas ninguém consegue enxergar a depressão como uma condição mental que necessita de tratamento. E é algo tão óbvio, como alguém sem necessariamente nenhum problema físico ou condições estremas causadoras de sofrimento pode não ter vontade de viver? Como? A pessoa chega ao ponto de se tornar altamente destrutiva e parar sua vida por completo na maioria das vezes sem motivo aparente. Como? Isso é depressão. Ninguém sofreria tanto e perderia o amor pela vida por preguiça.
Haroldo Assis fora que o pior por trás desse pensamento que sempre achei horrível é : pq ver que tem pessoas (teoricamente) pior do que eu vai me deixar melhor? Só me deixa mais triste! (Com ou sem depressão pq gostam de usar esse exemplo pra diminuir qualquer sofrimento alheio, como se a vida fosse uma competição de quem sofre mais) É uma falta de sensibilidade enorme, vou sair de um hospital, orfanato, afins melhor/agradecida por ter gente pior? Nem tenho palavras pra dizer quão horrível é pensar dessa forma, e ainda achar que vai ajudar alguém dizendo isso
Teve uma enfermeira que fez uma analogia com o remédio e terapia que foi perfeita: a gente é uma caixa de papelão e nossas vivencias são pedras. Conforme a gente vai vivendo as pedras vão se acumulando e a caixa vai rasgando. O remédio não tira as pedras, ele remenda a caixa. A terapia tira ou lapida as pedras. A terapia que deixa a coisa mais leve.
No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Por que as pessoas questionam quem não bebe? "Não." é uma frase completa, não tem que vir acompanhado de justificativas. O que as pessoas deveriam é SE peeguntar: "Por que estou bebendo?", essa resposta é importante!
6 лет назад+4
concordo! É horrível ter que ficar se justificando "não bebo porque...", não é não.
Nossa, minha irmã faz tratamento para depressão e eu acabei de descobrir q estou sendo terrível para ela, pois recentemente perdi a paciência e comecei a cobrar ela em tudo q eu acho q ela deve fazer, muito obg por me mostrar o quão desinformada e incompreensível estou sendo com ela, vou começar a me corrigir. Obg mesmo.
Camila Hetfield Por favor, faça isso. A família é quem mais machuca a gente. Essas mesmas atitudes da minha família que me levaram para o hospital. Por pouco para o necrotério. Se você ainda quer sua irmã viva, por favor se conscientize.
Camila Hetfield . Fico feliz por perceber isso é começar a corrigir suas atitudes para com a sua irmã. Meu sonho que a minha mãe, primos, "amigos", se é que ainda tenho algun podes sem compreender. Parabéns Camila!!!
Camila Hetfield não se culpe. Nem ela mesma sabe o que sente. Mas que bom que você conseguiu enxergar que você pode melhorar o comportamento e fazer coisas melhores a ela. Boas energias para as 2 ❤️
MUITO OBRIGADO POR ESSE VÍDEO! Eu convivo com a depressão desde os 14 anos, tive crises terríveis, tentei suicídio algumas vezes, já fui inclusive para a UTI por uma das tentativas, mas hoje, com 27 anos, me sinto melhor, desde 2015 não tenho crises pesadas, aprendi lidar com os meus momentos, a me aceitar, aceitar meus sentimentos e não perdurar mais do que o necessário uma dor ou conflito pessoal. Hoje, não tenho pensamentos suicidas constantes, mas ainda não consigo achar a vida algo "ótimo e 100% legal", na maior parte do tempo me sinto no automático, só existindo. Alguns "gatilhos" que me ajudam quando entro em crise, talvez ajude você: Se não está bem, tá tudo bem, você não precisa forçar um sorriso ou ser a pessoa mais legal do mundo, aceite que não está n o seu melhor dia e respeite o seu momento, mesmo que isso ocorra com frequência, tudo vai ficar bem no seu tempo. Sinta raiva, sinta dor, sinta a vida e não se importe o que vão pensar, você tem o direito de sentir-se mal e não importa o motivo, mas lembre-se, não permita que um sentimento ruim perdure mais do que o necessário, não se agarre a tristeza, apenas sinta e deixe ir. Se afaste de pessoas babacas. Esse é o melhor conselho que posso te dar, nem sempre você é o "chato" ou "depressivo" do rolê, as pessoas a sua volta é que são uns babacas, vigie e se aproxime de quem te faz bem, não perca tempo e energia com meias amizades. Aprenda a dizer NÃO, não quero, não gosto, não vou, não sei, não me importo... Ser legal com as pessoas é algo bom, mas ser legal consigo é divino. Se não tá afim, não faça. E por ultimo e mais importante. SE RESPEITE! Pare de tentar se encaixar, apenas aceite suas características e suas partes boas e/ou ruins (as vezes não aceitamos nem as boas). Aprenda a conviver consigo e verá que não há companhia melhor no mundo. O vídeo foi ótimo e esclarecedor, me senti representado em cada fala, obrigado por compartilhar sua trajetória no convívio com a depressão. Mil beijos e sucesso.
Obrigada de verdade por esse comentário, talvez, junto com o vídeo, era o que eu mais precisava agora. Espero que você realmente esteja bem e só se sinta cada vez melhor, que os pensamentos suicidas sejam a cada dia uma realidade cada vez mais distante da tua vida. Você é ótimo! Obrigada por me abraçar e sinta-se abraçado também.
Nao sei se chorei mais pelo video ou pelo seu comentario. Nao sei bem o q fazer ou por onde começar, por que ta sendo muito dificil o convivio com isso, mas é bom saber que eu nao sou o unico que se sente assim. Vlw mesmo.
JoutJout, traz alguém pra falar de ansiedade! Tô passando por isso e é difícil pra mim. Minha mãe diz que eu só vou me "curar" se eu for na igreja (ela é católica), porque ela diz que tem uma menina na igreja que tem ansiedade, mas que ela "corre atrás", buscando a Deus. Ela acha que eu não quero melhorar porque peço ajuda dela, e não me viro sozinha nas minhas crises (que resultam algumas vezes em diarréia, outras em pressão alta). Não tenho dinheiro pra pagar por um psi, e já fui em uma faculdade, mas a menina que me atendeu era uma escrota, querendo adivinhar minha vida na primeira sessão, e me senti julgada e idiota, então eu não confio em atendimento gratuito.
O Universo Leitor Sinto muito pela sua experiência na faculdade. Não deveria ser dessa forma, juro. Sou estudante de psicologia e tenho a consciência de que o atendimento por estudantes deve ser rigorosamente supervisionado (definitivamente, adivinhação não faz parte da ciência que é a psicologia). Se eu pudesse te dar uma sugestão, diria: por favor, não desista de procurar ajuda. Existem faculdades que oferecem esse serviço de maneira séria e se preocupam com o acolhimento do seu sofrimento e te ajudam na resolução de problemas. Caso você não se sinta à vontade, na rede pública também existem psicólogos. Em policlínicas, em hospitais e em CAPS (centro de atendimento psicossocial), que tem não só psicólogos, mas também psiquiatras, assistentes sociais, educadores físicos, etc. É só pesquisar no Google e descobrir o mais próximo da sua casa. Torço para que você encontre um serviço que te faça bem. Abraço. ;)
minha mae tb me fala p ouvir o padre marcelo.kkkk pior! ela eh mais surtada q eu! eu tenho TAG e, pelo o q conversei c a minha psiquiatra, parece q minha mae tem borderline, alem da ansiedade. Enfim, eu faço tratamento c medicamento; com psiquiatra e psicologo. eu procurei tratamento no atendimento comunitario na universidade. nao era de graca, mas era um valor acessível. na sua cidade nao tem posto de saude? procure um tratamento gratuito. nao vai melhorar c o tempo.
A sintonia com @ psicólog@ é um encontro. Sua experiência foi ruim, mas ser gratuito não é o determinante. O comentário acima já deu dicas ótimas. Só queria reforçar que é possível vc encontrar alguém que te ajude no "público". Uma outra coisa: as vezes é difícil mas é preciso ter mt sinceridade. Falar pra pessoa que o método dela não te ajuda, te atrapalha. Ela tá preparada pra ouvir isso, e o profissional precisa saber tb. Continue numa terapia! Métodos alternativos são mt bons, mas acompanhamento profissional é essencial! 😉
eu insisti muito pra uma amiga minha ir na psiquiatra. ela desenvolveu sindrome do intestino irritavel, a ponto de usar fralda. ela foi na minha psiquiatra, foi medicada e em uma semana ela ja estava livre desse sintoma.
Esperei tanto por esse vídeo, Julia! Você não tem ideia! Já vi vídeos da Stella circulando por aí e me identifiquei muito com as coisas que ela disse. Fui diagnosticada com depressão e ansiedade em 2015, depois de mudar de país e sair de uma relação abusiva, e quantas vezes ouvi esse discurso do “Ah! mas você tá na Europa! Como pode ter depressão?”, “Ah! mas com esse corpo, como pode ter ansiedade?”... sem contar a pressão do “fulana se mudou de país mês passado e já é a diretora da empresa tal, você não tem emprego ainda porque é mole!”. A maioria das pessoas não sabe o martírio que é ter depressão e dizem coisas que não ajudam em nada. Um sorriso no rosto não significa que você esteja feliz e é um passo de bebezinho a cada dia pra viver. É preciso se colocar no lugar do outro e JAMAIS dizer que é uma frescura porque dói. Fiz sessões com psiquiatra e cheguei a tomar medicamentos mas me sentia mais down ainda, fora que não tinha a identificação com o profissional. Fiquei só com o psicólogo e aos poucos fui encontrando motivos pra me encontrar, meu parceiro foi a pessoa mais importante na minha estabilização mental, comecei outra universidade, descobri que fotografia e gravar vídeos são as coisas que mais me deixam feliz e vou seguindo a vida. Me senti abraçada por esse vídeo e por vocês, suas lindas ❤️
Essa ideia de que pessoas bonitas, arrumadas e com uma cara “”alegre””” não tem depressão, tá tão relacionada à cultura, que mesmo sem querer e antes dessa mulher ser apresentada, achei que ela era psicóloga. :/
Isso chega a ser bizarro. Minha psicóloga é uma mulher maravilhosa, com um sorriso encantador e justo no dia que ela estava pior dentro de uma crise, ela assim que ela se apresentava, se ela não me falasse, eu jamais iria imaginar. Essa cultura é muito complicada né?
Pior de tudo é a competição. Você conta seu problema e a pessoa quer competir que o dela é pior!!!! Por favor não é uma competição, quando falarmos não tente falar que você sofre mais ou igual....
VOCÊS TEM NOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE VÍDEO?? Obrigada! Hoje eu já estou muito melhor e com a depressão bem controlada, mas COMO teria sido diferente a minha caminhada se eu tivesse assistido a um vídeo assim há uns 2 anos!
chorei! eu tenho depressão, tenho só dois amigos e eles estão vivendo, lutando, curtindo e eu só aqui pensando pra que viver? eu n faz 4 anos q tento, mas n passo na faculdade, tô desempregado e eu sinto que eu to rodeado de coisas ruins, apesar de todo o amor dos meus pais. eu sinto que eu n mereço meus pais, eles são tão incríveis e eu sou tão fracassado. eu n consigo falar sobre isso com ngm. tem dias que eu n consigo ver sentido na vida. eu tenho 22 anos, as pessoas dizem que tá só começando minha vida, mas pra mim parece que ja ta acabando e eu desejo isso com todas as minhas forças as vezes. já conversei com algumas pessoas e realmente eles dizem q eu deveria ocupar minha cabeça, alguns ate reviram os olhos, hj eu só guardo pra mim. é um desabafo. hj eu tô ok, mas ontem eu tava me sentindo um lixo.
Eduardo Henrique olá Eduardo, saiba que vc não esta sozinho! Vc já pensou em consultar um psiquiatra? Eu estou enfrentando a minha pior crise e não desejo isso pra ninguém! Acredite, existe tratamento pra isso. Hoje não melhorei mas estou estabilizada !
Eduardo Henrique meu namorado tem a sua idade e tem depressão! O seu relato é igualzinho o dele. Eu era uma dessas pessoas que virava os olhos e não ligava até a pessoa que eu amo ter a doença e eu desfazer meu preconceito e aprender a lidar. Quando quiser conversar sobre me chame no insta @beccajacli
Natália Najar sim, eu só n sei como e n sei se no momento eu posso custear. eu realmente me sinto muito perdido na hora de buscar ajuda. espero que vc melhore, forças pra nós!
"nossa mas você é tão bonita" Parece minha mãe no telefone ontem, dizendo: "nossa, mas se ta tão ruim assim, procura uma ajuda médica. Mas na minha opinião tu não tem motivo algum pra ter qualquer tipo de problema, sempre foi uma pessoa que teve tudo e nunca te faltou nada, não tem motivo algum pra ter alguma coisa"
Pra quem quiser aprende mais sobre escutar querendo ouvir recomendo buscar Comunicação Não Violenta, metodologia organizada por Marshall Rosenberg. Tem livro, tem vídeo no youtube, tem no facebook e encontros acontecendo pelo Brasil. Pra se amar virtualmente e presencialmente, pra ouvir melhor o outro e a si mesmo.
Tem uma coisa que as pessoas falam que eu acho muito cruel, que é "TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR, TODO MUNDO TEM PROBLEMA". Quem tem depressão não é burro, a gente sabe que tem gente passando por problemas maiores, e piores do que os nossos. Entao, veja bem, assumir e ainda por cima, contar a alguém, que mesmo tendo uma vida relativamente boa, "tendo tudo", ainda assim a gente se sente mal, infeliz, a vida perde a cor...assumir isso é muito difícil, precisa de muita coragem, e a ultima coisa que a gente precisa escutar é "TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR E NAO TEM DEPRESSÃO "
Tem toda razão, tive um namorado q dizia isso. Era horrível, só me colocava p baixo. Dizia q era ingratidão. Sempre me comparava com outras pessoas e dizia " tá vendo como vc é privilegiada e ingrata" depois ele me levava num lugar bem chic, com mulheres bem vestidas e bem maquiadas p me comparar " tá vendo, vc precisa se arrumar mais", sou simples e realmente perdi a vontade de me arrumar. Só queria ir ao cinema aquela noite e distrair a cabeça um pouco. Só q ele me levou em lugares nada a ver, detalhe: com o MEU carro, dirigiu como se fosse dono Voltei p casa pior do q saí, tive a comprovação de se tratar de um narcisista perverso psicopata pois era nítido o prazer em ferir, torturar a alma e te faz desacreditar de si mesmo Então percebi, quem tem a depressão, MTS vezes se torna uma presa fácil aos abusadores Isso me fez isolar mais ainda do mundo e desconfiar de td e de todos, é horrível isso Em 1 ano de namoro descobri muitas traições, mentiras patológicas, triangulação, o mal disfarçado de bem. Quando larguei dele(com muito esforço) O dito cujo ainda praguejou disse q a depressão era merecida, q cada um segundo suas obras, o desgraçado ainda deu gargalhadas e fez pouco caso da doença, detalhe q a ex dele TB tem depressão É um trauma doloroso
@@harmonyharmony2185 Concordo 100%, quem tem qualquer problema de auto estima (geralmente depressivos) tbm são presas fáceis, infelizmente as pessoas ao seu redor podem te afundar ainda mais e vc estando doente, nem percebe até que tenha um estrago grande, já passei por isso.
No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
"TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR, TODO MUNDO TEM PROBLEMA" a melhor resposta pra isso é um simples foda-se. foda-se se há crianças morrendo de fome, foda-se se há refugiados sendo baleados até a morte, foda-se se há japas se jogando da ponte. Foda-se todas essas pessoas. O meu problema é prioridade e n o problema de um bando de desconhecidos. Que eles morram, mas que foque todo o tratamento em mim. essa é a melhor resposta que se pode dar e cala a boca de todo mundo q usa esse argumento
Eu sou psicóloga e tenho depressão. Sei que se eu disser isso abertamente, muitos não vão querer ser meus pacientes. Vão pensar que eu vendo algo que não funciona, mas o caso é que funciona. A terapia cognitiva comportamental, que eu aplico no consultório, também aplico em mim. Graças a ela eu fico até 3 anos sem uma crise e quando ela surge, sei identificar e sei fazer com que passe de leve, como alguém que observa a chuva cair, mas não se preocupa, pois se preparou com galochas, guarda-chuvas e capa. Ficar depressivo é como ficar gripado, pode acontecer com todo mundo a qualquer momento.
Adorei essa parte também Edy, nos tocou. . No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Exatamente Karine! . No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Sou um homem de quase 2 metros de altura, tatuado, com cara de mau, estou sempre fazendo meus amigos sorrir, tenho pais que me amam, pessoas que me admiram, pareço saudável, mas choro trancado no meu quarto sem entender o sentido da minha vida, sofri muito tempo sem saber que o que eu sentia era tudo culpa desta doença que além de física é espiritual, crises de ansiedade que pioraram após parar de fumar e beber, síndrome do pânico diagnosticada, passando por um período difícil mas necessário, me tratando com remédios e tentando ocupar a minha mente com coisas que me dão prazer, sofri e sofro com piadas do tipo "um homão desse tamanho com depressão, isso é falta de serviço", me calo, pois sei que só quem vive esse problema sabe o quanto é terrível, ja tentei parar de tomar remédio por conta própria e me dei mau, estou viciado, talvez eu necessite tomar enquanto viver, mas tudo que eu queria era poder acordar e me sentir completo...Sei que existe um Deus que sabe da minha situação e não me desampara, posso chorar a noite toda, mas pela manhã uma nova vontade de recomeçar estará dentro de mim, se você ler meu comentário saiba que você não está sozinho diante desta dificuldade, Jesus te ama, não o culpe ou diga que Deus não existe, Ele nunca se esqueceu de nós, nós é que deixamos de ama-lo ... Melhoras pra todos e muita Luz ❤
"Ele nunca se esqueceu de nós, nós é que deixamos de ama-lo" engraçado, será que no momento em que os judeus tavam sendo fuzilados e implorando para serem salvos, Deus abandonou eles ou eles deixaram de amar Deus?
@@garudadrakon4728 os homens escolhem a maldade. Caso Deus os livrasse não existira o livre arbítrio. E ate sua vida ele havia de controlar! Não seria ruim fazer oq não quer pq esta sendo controlado?
"Ter depressão é como Andar rio acima Através de uma corrente forte o bastante Pra puxar quatro vezes a minha força. Existem outros comigo, Mas eles estão caminhando pela beirada do rio Sugerindo que eu "simplesmente saia da água" Mas em vez de estender a mão para ajudar, eles seguem em frente e me deixam para trás. De vez em quando encontro uma rocha Forte o suficiente para eu me apoiar E nela consigo descansar um pouco. Porém as rochas sempre se cansam de me segurar, E quando elas me soltam, eu sigo afogando, Arrastado 50 pés atrás novamente. E nada é mais difícil Do que se manter de pé nessa corrente Quando tudo em você Diz que as coisas seriam mais fáceis Se você simplesmente se deixasse arrastar." A analogia usada nesse poema traduz exatamente o que é ter depressão pra mim.
Tio Boonmee é assim comigo TB, creio que devemos sair da água, ir para a margem. Consigo sair, mas as crises voltam, creio que aprender a identificar esta crise antes dela se estabelecer e permanecer firme na margem, em terra firme, não voltar ao rio .
depressão pode ser terrível, mas ela abre uma visão de mundo que, raramente, uma pessoa em estado normal conseguiria enxergar pra mim, depressão é lucro. O que eu tiro dos problemas é o suficiente para me colocar acima de todos ao meu redor
Explique que a depressão não é uma doença social. Não é resultado de infelicidades é uma doença na química do cérebro assim como o alzheimer. Eu desenvolvi depressão na melhor fase da minha vida (namorando, trabalhando num lugar maravilhoso, ganhando bem, rodeado de amigos)
Evee, nos identificamos. No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Esse vídeo veio num dia "certo" (?). Um conhecido meu se enforcou ontem, e sim, ele aparentava ser uma pessoa muito alegre... Nunca conhecemos de fato o interior das pessoas.
Carolina Bettiol Monarin como reconhecer alguém da sua cidade no vídeo da Jout Jout 😢. Eu fui ver o perfil do menino, e não tinha quem não falasse que ele sempre estava muito feliz... aí veio uma discussão comigo mesma, não tem problema não ser feliz o tempo todo, mais vale jogar pra fora a tristeza do que esconde-la do mundo, talvez no intuito de defender o mundo, e deixar que a mesma exploda por dentro. Indaiatuba está bem triste essa semana.
Elis Cruz que legal encontrar com alguém daqui no vídeo da Jout, mas que pena num assunto tão triste. Concordo com o que disse, quantas pessoas poderiam ter tentado ajudá-lo. O problema é que quando as pessoas colocam pra fora o sofrimento, outras passam a dizer que a mesma está querendo chamar atenção. Temos que ser muito cuidadosos com essas pessoas ao invés de julgar.
Carolina Bettiol Monarin é que hoje em dia parece que ha uma imposição para que sempre nos mostremos felizes e fortes, como se não fôssemos mais humanos, com sentimentos. Se estou triste já vem alguem em tom de cobrança perguntar: pq vc tá com essa cara? Por isso nem tenho amigos pra poder falar o que sinto ou pedir ajuda
eu to tentando sair da depressao sozinho, pq como dito no video a familia e amigos nao ajudam, apenas condenam, criticam e fazem chacota....e isso eh o que mais me coloca pra baixo.... hoje eu to sozinho, sem nenhum amigo e apenas com minha mae tentando lidar....fico sozinho o dia todo e quando tenho que sair eh uma tortura...to lutando aos poucos por conta propria...nao tenho dinheiro, emprego, familiares, amigos...nada....faz anos que nao compro uma peça de roupa....ninguem aparece pra te ajudar quando vc ta na pior....mas faça um churrasco regado a cerveja pra ver....brota gente ate de outra cidade....enfim....otimo video....
6 лет назад+49
Tem que ir pro médico, depressão não é gripe pra curar com chá. E quanto as pessoas infelizmente essa é a nossa realidade por isso precisamos tanto conversar sobre isso. Uma coisa que me ajuda muito é fazer pequenas atividades: tipo lavar os pratos. Por mim ficava lá apodrecendo mas eu penso que aquilo é como um remédio amargo que me ajuda a melhorar então eu faço. Sair no sol tb me ajuda muito.
Acabou de descrever minha vida. Os poucos amigos que eu tinha sumiram quando eu mais precisava, quando tento pedir ajuda, meus pais ja falam "mas a gente te ama, faltou alguma coisa na sua vida?" Ai ja desisto. E meu pai acabou de perder o emprego, e eu vou ter que arrumar um pra ajudar, e so de pensar que vou ter que fazer algo que eu nao quero, lidar com pessoas, ter que sair de casa.. ja da um desânimo enorme, e vontade de chorar..
sei bem como é, tô tentando sair sozinha também, é impressionante qnd eu acho q sai às crises voltam tudo. não tenho dinheiro pra psicológo/psiquiatra nem tem fáculdades na minha cidade
Quando sua mãe fala mal da sua roupa vc se sente mal, imagina ela dizer que como vc se sente é palhaçada ou que é preguiça. Familiares machucam, mas o dia a dia tbm. Fiz 18 anos e fui tirar a carteira de motorista (as medicações ñ influenciam em NADA na minha capacidade de direção perguntei ao psiquiatra) e tive de omitir elas da ficha simplesmente Pq várias pessoas que conheço e tomam foram proibidas de tirar a carteira simplesmente por tomarem medicação, pelo Tabu em cima disso. Ficha de emprego, estágio, carteira de motorista, até em alguns médicos ou eles simplesmente te taxam de louca e invalidam toda sua capacidade e voz. Simplesmente se eu tivesse diabetes e tomasse insulina por isso ñ seria embarreirada pra nada disso, ñ precisaria mentir nem nada e ñ é como se depressão e ansiedade ñ fossem doenças tão comuns quanto diabetes. Vcs duas sintam se abraçadas e obrigada de verdade ❤️💜💙💚💛
eu acho que nesse caso não se trata de te incapacitarem pela "loucura" e sim por alguns desses medicamentos terem efeitos adversos, você pode estar dirigindo e sentir tremores, sonolência e outras coisas que colocariam sua vida e a do próximo em risco.
Eu tenho luto contra depressão faz um ano, e fui ao extremo, de tentar me matar e ser parado pelos pais pouco tempo antes de acontecer, eu sou professor de zumba e tbm procuro falar abertamente e para todas as minhas alunas e para todos sobre a depressão, pq não quero q ninguém passe pelo q passei, me indentifiquei mto com a moça
Também sou professora de Zumba, e tenho início de depressão, tenho só 22 anos e descobri que não sentia mais prazer na coisa que eu mais amava fazer, que era dar minhas aulas e estar com minhas alunas, eu chorava pra não ir dar aula, mas ia e nunca deixava elas notarem que eu tava entalada com vontade de chorar, sempre doida, alegre, era assim que eu queria que elas me vissem, comecei a acreditar nas pessoas que me diziam que era só besteira, que eu precisava ter força então comecei a mentir pra mim mesma dizendo que ta tudo bem quando na vdd, a gente só finge que tá pra manter as pessoas que a gente ama perto e evitar que elas digam algo que nos magoe ainda mais, pq sabemos que elas odeiam ficar ouvindo a gente falando que está se sentindo mal! Amei demais esse vídeo, compartilhando pra todos 💗
Nossa essa pressão pra ficar bem eu vivi em casa. Na minha terceira consulta com o psicólogo minha mãe perguntou “e ai já tá bem?”, isso só me piorava.
hahaha mesma coisa aqui Carolina.... No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Estou passando por uma das minhas piores crises de ansiedade/depressão e tenho 0 pessoas com quem conversar, tá cada dia mais difícil. Não sei pq tô comentando aqui, mas esse vídeo falou comigo. Não aguento mais.
Afffffff, que vídeo maravilhosooooooo!!!! Eu como Stella, tenho depressão faz um tempo (mas especificamente desde 2015) e demorei anoooos pra buscar ajuda. A falta de informação realmente leva um depressivo até o limite. Só consegui buscar ajuda e aceitar que eu não controlava minha própria mente (essa aceitação foi o mais difícil pra mim) em 2017, quando eu cheguei no fundo do poço e não conseguia fazer e nem sentir mais nada. Foi sem dúvidas, o ano mais difícil da minha vida. Depois que comecei a terapia, finalmente comecei a entender tudo que eu sentia durante anos e como tudo me atingia, quais eram os meus gatilhos etc e minha vida mudou. Hoje, quase um ano depois, me considero outra pessoa. Falo abertamente sobre isso na minhas redes, inclusive fiz vídeo aqui pro meu canal relatando cada momento difícil que eu vivi. E isso pra mim é a maior prova de que a depressão fica cada vez mais no meu passado. É meio louco, pq escondi por anos de tanta gente e agora faço questão de contar minha experiência. Mas enfim, é tudo por aquela história do: é muito mais fácil você ouvir de quem chegou ao fundo do poço que "vai ficar tudo bem", do que de quem nunca viveu e nem faz ideia do que você sente.
Marco Aurélio Bianchini vc aquiiii 😍😍😍 eu te admiro cada dia mais depois daquele video, comecei a te acompanhar em todos os lugares e me senti abraçada. entendida, sabe? sério, mt obrigada ❤️
E vc estava em algum relacionamento? Até vc se reerguer (depois de procurar ajuda) levou muito tempo? To passando pela situação de não saber o que fazer (com meu namorado, tá muuuuito difícil) e de precisar conversar com quem se ergueu disso... são tantas perguntas que... é foda :/
Laura Vilela Moreno Também me perguntava, em q momento me perdi de mim. Só Descobri na psicoterapia. Primeiro sofri abuso na infância, por um velho asqueroso desgraçado q tá no inferno( tive um apagão de memória só me lembrei disso aos 15 anos). A psicóloga disse q é normal isso, esse apagão, qdo relembrei chorei muito. Foi horrível. Creio q as crises vieram num ambiente sequêncial de tragédias (perdi meu pai, depois minha mãezinha e irmão)em curto período fiquei órfã e mto sozinha, depois tive um casamento abusivo, com um narcisista psicopata . Depois do divórcio, foi um alívio, mas já estava dilacerada, totalmente só, com um bebê nos braços para criar, educar, prover, fiz o melhor q pude, cuidei muito bem do meu bebê, comecei a praticar artes marciais (kung Fu), fiz dieta, voltei a estudar Detalhe: sempre trabalhei, (comecei como doméstica aos 11 anos, no apto de uma senhora agressiva q me agredia com socos e palavras), vim de família muito humilde estudei muito e consegui empregos melhores, até q trabalhei 17 anos no setor administrativo de uma empresa q faliu, na crise do Brasil). Veio o desemprego. ....juntando os cacos do q sobrou.. Continuo estudando Não arrumei um namorado decente ainda, criei o medo inconsciente de me entregar, sempre dá tudo errado parece q as pessoas só querem amores líquidos tipo miojo( só engorda, dura pouco e não é nada nutritivo) Enfimmmm Apesar de ser forte e resiliente, ainda me sinto a andar na corda bamba, equilibrando mil copos cheios de vida... Não posso derrubar, nem parar de andar.... senão ... posso morrer, e algumas vezes até tentei, mas, percebi q seria uma covardia acabar com a própria vida, e não posso ser covarde, ainda amo a vida, apesar das feridas abertas, eu quero viver muito, sorrir, ser feliz, apesar dos pesares... Haja resiliência.... Admiro quem sobrevive à depressão ...desejo boas melhoras a TDS nós, gratidão pelos relatos, me ajudaram a ver q não é só eu q tenho essa doença maligna e q podemos trocar idéias e nos fortalecer com os relatos de cada um. Gratidão!!!
Laura, tudo bem? No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Faço vários tratamentos e acompanhamentos de ansiedade e depressão desde a adolescência, e ouço muito isso. "Ah, mas você é tão inteligente" "Tem um emprego tão bom" "É tão bonito". As pessoas não entendem e querem achar respostas muito superficiais pra coisas que estão muito enraizadas dentro da gente. Obrigado por esse vídeo, é mais um que deveria bombar (né, menina do livro) pra que todo mundo soubesse de verdade o que é a depressão, e porque devemos sim procurar ajuda.
Gabriel Pasini A vibe dessa galera q tá envolta de vc, falando isso também, né?! Gente que acha q beleza, emprego e qualquer coisa superficial (como vc disse) é motivo pra tá bemzão, já deixa a gente malzão! A primeira coisa q fiz quando comecei a me tratar, foi me afastar de gente assim, e cara, alivia pacas! Essas pessoas não sabem que estão doentes, e te adoecem. 😔
Realmente, Emily. É como a Stella falou, a galera que te ama acaba fazendo coisas por desconhecimento, achando que tão ajudando, mas que na verdade só deixam a gente mais mal, e se questionando mais ainda. Do tipo, "será que realmente eu tenho tudo isso e sou muito ingrato por estar assim?". Acaba afundando mais ainda. Também tenho me afastado de pessoas e ambientes que me machucam, ajuda a gente a ser mais honesto interiormente, com o que é bom pra gente.
Eu tenho depressão e eu P R E C I S O que T O D A S as pessoas ao meu redor assistam esse vídeo, porque é exatamente assim o se sentir culpado, se sentir inferior enfim. Obrigada suas maravilhosas!
Jout, parabéns pelo conteúdo e por saber dar espaço para quem está falando. Não é raro vermos na tv ou no youtube o "entrevistador" interromper ou falar mais que o próprio convidado.
A parte mais difícil da depressão são as pessoas, eu concordo completamente.... As pessoas não têm mais paciência de ouvir outras pessoas... E quando você finalmente fala ,fala ,fala e a pessoa te responde: eu não entendi o que você quer dizer... Aí você volta para o seu eu e pensa: realmente eu tô sozinha nessa... Muito difícil conviver com as crises e não ser compreendido 😢
:( me sinto sozinha tbm, apesar de as pessoas falarem q estão ali pra m ouvir, mas ficam dando esses concelhos q sabemos q não são tão fáceis de seguir...
Tb tenho depressão e quando consegui me reaproximar da minha irmã me senti menos sozinha. Isso faz muita diferença, se sentir acolhido, sentir q tem alguém q vc imaginava q estava te julgando mas na verdade é compreensiva.
A minha primeira vez em que tive um pensamento suicida foi como o dela. O "estar" ali já não fazia mais sentido, doía pensar no futuro, a solidão era grande. Me lembro de que estava andando pelo centro da cidade e simplesmente saí vagando pra tentar sentir alguma coisa. O que senti foi cansaço, então sentei na praça pra esperar alguma coisa acontecer. Nada aconteceu. Continuei a não sentir nada. Não queria mais existir, sentia que a energia posta em mim era inválida, não tinha propósito nem biológico. O que me salvou foi a pessoa que mais amo. A única pessoa que senti ali comigo, mesmo estando a mais de 400 Km de distância.
Ter depressão é olhar para dentro de um abismo. Você pode se empenhar para descrever para os outros como ele é, mas quem nunca viu o abismo não consegue entender a dimensão real dele, por mais que se esforce. Obrigada, Stella, por ajudar a tentar descrever como é (E obrigada, Jout Jout, por ceder esse espaço tão importante!). A gente sabe o quão fundamental é derrubar os estereótipos e glamurizações dessa doença. E parabéns por ter conseguido o controle da sua depressão! A luta é incessante.
É meio doído se identificar com os "sintomas" da depressão, principalmente quando dizem sobre o apoio das pessoas, pq sempre rola um "é só ter força de vontade". Essas frases de motivação são as que mais desmotivam os depressivos. Obrigada por trazer esse assunto que a gente tanto pediu, Júlia! 💓
Jout Jout, Stella, obrigada por esse vídeo! Tenho depressão desde os 15 anos, aos 20 fui diagnosticada com síndrome do pânico e aos 21 tive que abandonar a faculdade. A cobrança dos familiares e dos amigos pra eu melhorar era enorme. Eu sentia que minha vida tinha acabado por ali... Comecei a compartilhar minha história por mídias sociais e recebi bastante apoio, mas também perdi muitas pessoas e escutei muita besteira, gente dizendo que eu era louca ou que eu tinha um espírito ruim, uma pessoa que não merecia ninguém. Agora minha família me pressionou a voltar pra faculdade, e a pressão pra você melhorar, por mais que seja de boa intenção, atrapalha muito! Depressão não é culpa de ninguém! É um problema de neurotransmissores, uma patologia fisiológica do cérebro e que muitas vezes precisa sim de remédio pra voltar ao normal. Saber disso me fez mais consciente de mim, e espero fazer minha família mais consciente do meu problema também. Esse vídeo com certeza vai ajudar. 💜
Gostaria muito que esse vídeo tivesse o mesmo tanto de visualizações e conseguisse chegar a tantas pessoas como aconteceu com o vídeo da "parte que falta", pois eu estou passando por uma crise horrível da depressão, e sei o quanto é difícil lidar com o " outro" diariamente além de ter que lidar comigo mesma estando tão frágil. Muito obrigado Júlia mais uma vez por me dar voz , por me fazer ouvida ainda que através de outras pessoas. Essa mulher linda ao seu lado é também muito forte. Já quero abraços. 💜💗
Esse mês tive o primeiro dia de paz em cinco anos, quando finalmente busquei e me adaptei a tratamento psiquiátrico + terapia. Busquem ajuda médica!!! A realidade que você tá vivendo agora não vai durar a vida toda. Não ter motivação pra viver não é normal.
Tenho 20 anos e tenho, mas nunca procurei ajuda. É bizarro que quanto mais vc se afunda, menos vc quer sair de lá, faço faculdade e as pessoas de lá costumam me chamar de engraçada e divertida, sempre animada e disposta a dar um "bom dia", mas na real ninguém imagina quem eu sou quando chego em casa, nem meus pais...
Te entendo! Vivi assim até os 26 quando tive minha primeira crise forte. Estou passando por ela agora e se eu puder te falar alguma coisa que aprendi é: vá atrás de algum profissional ( psiquiatra ) enquanto vc ainda tem forças pra esconder dos outros o que vc sente. !!!!
Querida, vc não está sozinha! Só não deixe de procurar ajuda, cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Eu tb "enrolei" no início e hoje penso que, talvez, minha caminhada teria sido mais leve.
Rafaela, primeiramente saiba que você não está sozinha e a culpa não é sua. A gente com depressão se sente muito culpado. Segundo, eu reforço o conselho da Natália, se tiver muito difícil procure um psiquiatra. Eu demorei pra procurar ajuda médica, eu tinha medo de tomar remédio e ficar meio "grogue" ou meio letárgico. Mas o remédio ajuda a sair do fundo do poço e começar a ter vontade de fazer algo.
Tu já tentou falar com pessoas mais próximos e procurar terapeuta/psiquiatra? Não tenha vergonha de pedir ajuda se tu tá precisando, porque tu merece ajuda e precisa dela pra sair dessa merda!
Por favor upa essa vídeo pro Facebook eu preciso compartilhar esse vídeo e marcar minha família “ você só tem depressão em dia de semana na semana não tem” “ so tem depressão pra trabalhar” “ você não acorda cedo pq é preguiçosa”. Eu tenho depressão severa com ansiedade e compulsão alimentar e piorou depois de um relacionamento abusivo e um estupro vindo do mesmo embuste! 😪 eu preciso desse vídeo no Facebook
Você pode baixar o vídeo pro seu computador e depois compartilhar (no Face, no whatsapp, onde quiser). Têm varios sites que fazem isso de maneira muito fácil. Esse vídeo aqui ensina um método: ruclips.net/video/wshLsNp5otU/видео.html Mas se você der um google, vai encontrar varios outros.
já pensei inúmeras vezes em criar um canal no youtube sobre depressão, mas ainda não me sinto capaz. quando me ouvia falando das situações que rolavam no meu cotidiano, e no que isso resultou após anos, me sentia derrotista, vitimista e fracassada. todo mundo só quer expor seus sucessos, né? eu também gostaria. e sinto que o maior sucesso que rolou na minha vida nos últimos 3 anos foi eu ter permanecido viva. estamos muito longe, ainda, de perceber o quanto a depressão pode ser DEVASTADORA. esse sentimento de desarranjo, falta de pertencimento, desconexão, culpa, muita culpa, limbo existencial, falta de estímulos básicos, inferioridade, incapacidade, isso vai cristalizando, vai virando um exoesqueleto de incomunicabilidade. quem tem depressão se isola, porque não sabe como dividir essa dor - muitas vezes inominável - com ninguém. até porque, as pessoas são muito resolutivas, ou querem dar diagnósticos e protocolos morais. o mais difícil mesmo é ter alguém que saiba ouvir. ouvir sem pensar no que vai dizer, ouvir com empatia, ouvir sem julgamento, ouvir com amor, ser companhia de fato nessas horas. tive pouca ou nenhuma. tive amigxs igualmente fragilizadxs que lidavam com seus monstros com sexo e álcool (já fiz tb, mas só piorou a situação). tive amigxs que simplesmente sumiram pq não tinham estrutura para lidar com as minhas crises (e não xs culpo pq é foda mesmo). tive amigxs que ficavam propondo mil e uma atitudes e não percebiam que eu não conseguia nem escovar meus próprios dentes, eu não ia simplesmente colar numa festa para flertar. me sentia louca, ingrata (porque afinal o dia está tão lindo e eu tenho uma saúde perfeita), me sentia mal por não conseguir manter qualquer relação (família, amigos, profissional, gente semi-conhecida que se você não cumprimentar é grosseria), comecei a ter fobia social (sentia que eu não merecia frequentar qualquer espaço onde dois ou mais se reuniam - nem reuniões familiares, aniversários), me sentia uma fraude, como se tudo que eu tivesse vivido fosse mentira, depois passei a achar que eu era uma pessoa ruim, e que essa desgraça mental-espiritual talvez fosse meu carma. e fiquei 7 meses isolada, dando as rédeas da minha vida para outrem, pensando todo santo dia em suicídio, envergonhada de existir, me batendo escondida, chorando para acordar e para dormir. eu só pensava em morrer. só. aliás, quando você estiver com alguém que está com depressão, ou com qualquer outro distúrbio grave, saiba que o que habita esse ser humano são culpa + vergonha + medo + fragilidades mil + paranoias + julgamentos crueis sobre si mesmo. no meu caso isso alcançou o extremo, eu tinha medo que pessoas me batessem na rua, que me humilhassem em público, que me expulsassem de estabelecimentos porque eu acreditava que pelo meu jeito (?) elas perceberiam que eu não presto, e que isso seria justíssimo. porque eu realmente me via como uma pessoa execrável. hoje percebo o quanto a gente se deforma - mentalmente - conforme o distúrbio vai se agravando. levou anos para chegar a isso, foram várias situações de vulnerabilidade seguidas que me fizeram crer que eu era alguém no negativo. a recuperação está sendo longa. sinto como se eu tivesse me acidentado, e depois de um coma tivesse que reaprender as coisas essenciais - e a deixar de temê-las. levantar da cama, cuidar da minha higiene, lavar roupas, planejar o dia, buscar o que me supre no básico, decidir como vou me vestir, cumprimentar alguém no elevador, conversar com amigxs, manter relações, responder mensagens, comer. e só depois, criar novos interesses, tentar uma recolocação profissional, ir a uma festa, expressar qualquer coisa que eu sinta. estar viva sem me desculpar por isso. bom, era isso o que eu queria que todas as pessoas que não sofrem de graves distúrbios psíquicos soubessem. estudem o assunto, leiam sobre, escutem o que as pessoas que convivem com isso têm a dizer, NÃO SEJAM MANICOMIAIS, tá? também não acreditem que é um problema puramente químico, que se a pessoa tomar venlafaxina e rivotril os problemas vão acabar, não seja essa pessoa. acolhimento é o que mais pode nos salvar de suicídios em série. ps: descubram quem é NISE DA SILVEIRA
Se puder, faça esse canal sim, você se expressou muito bem e me vi em cada pedacinho (principalmente sobre a parte do isolamento; chega uma hora que vc percebe que não existe mais ninguém a sua volta e sente ainda mais culpa porque, afinal, você ''quis'' se isolar - grande parte do isolamento é por acreditar piamente que ninguém consegue te suportar mais).
Vc se sairia muito bem em um canal sobre isto. Também tenho depressão, e me impressionei de forma positiva com a sua frase sobre a sua maior conquista nos últimos três anos é estar vivendo! Pra mim em particular, é uma frase incrível, afinal, realmente mais nada será possível sem está conquista, não é mesmo? Quando minha mente recai a pensamentos suicidas, é coisas do tipo que tento abstrair... Que com tudo que ocorreu, é mesmo como me sinto e vejo, estou aqui. E eu não esperava estar. Às vezes parece que só nos arrastamos como um saco vazio e confuso pela vida, é que este ato de arrastar-se é cansativo e pesado, mas afinal, eu realmente não esperava conseguir o tanto que já consegui, então sim, as vezes nossa maior vitória é estar ainda vivo, e está tudo bem com isso. A idéia de criar um canal é boa, se vc se sentir a vontade para tal, mas só se vc se sentir. Obrigada pelo seu relato.
Nise da Silveira, que exemplo de ser humano! Gostei muito do que você escreveu, não tenho depressão mas a minha companheira sim...chorei em cada momento que li, porque, infelizmente ainda não consigo ajudá-la como ela merece...estou tentando, buscando conhecimento, mas me dá uma tristeza e impotência por não conseguir ajudar... é difícil.. E sim, devemos falar mais sobre isso!
Nunca me senti tão verdadeiramente compreendida quanto vendo este vídeo. Me emocionei de verdade, pois me senti abraçada. Para mim, é tudo muito difícil, porque além de tudo, não tenho condições de receber um tratamento profissional. O maior consolo que posso ter é a conscientização das pessoas, que você Júlia, está ajudando a espalhar. Muito obrigada!
Você que tem depressão. Você não está sozinho. Eu sei que é difícil, mas olha só, quantos piores dias da sua vida você já sobreviveu? Quantas dores você aguentou e quantas conquistas já teve realizando tarefas pequenas que pareciam quase impossíveis? Você é foda.
Jout Jout Sindrome do pânico é o próximo da lista que é tão grave quanto depressão, e acredito que sofra tenha mais preconceito ainda. Tente encontrar alguém para falar sobre isso!
Tenho medo da vida da luz do futuro e do tempo... mais não tenho medo de morrer a luz pra mim é boa mais me cega sempre e prefiro assim porq oq vejo no mundo nas pessoas é horrível até mesmos aquelas q parecem ser boas. A luz revela a realidade e eu não gosto dela. Já o futuro não conheço e não quero conhecer já o tempo me fere porq tudo o q amo ao meu redor como a família q me criou. O tempo vai levar todos da minha vida e eu vou ficar eu não quero ficar pra assistir. A escuri escuridão esconde isso de mim e a ilusão me tira desse mundo cheio de luz e cheio de escuridão e eu crio o meu mundo sozinha com minhas regras. Eu redecido oq quero da minha vida porq confio só em mim na terra e em Deus porq algo me diz q ele é confiável.
Oi Jout Jout! Obrigado pelos seus vídeos tão tão tão maravilhosos! Vc, Peralta, Margot e Caião moram no meu coração! Trato ansiedade e depressão já faz 10 anos, e não é fácil! Ainda bem que com ajuda de profissionais incríveis (psiquiatra e psicólogos) aprendi a me conhecer melhor e lidar com as crises. Muita luz e sucesso para todos vcs!
amei o vídeo, essas informações sobre depressão que eu precisava ouvir, minha namorada está desenvolvendo essa doença, e agora com esse conhecimento, posso me esforçar em esta presente e ouvir querendo ouvi-la.
Que bom vc demonstrar essa preocupação, estou passando pela minha pior crise e meu namorado esteve e esta ao meu lado em todos os momentos, isso é muito importante!
As vezes passo por crises fortes em que preciso ir ao hospital. Meu marido é a única pessoa que está lá ao meu lado sem criticar ou perder a paciência. Saiba sempre que não é drama, não é teimosia, não é falta de querer melhorar. Felicidades à vocês!
Ter depressão é foda. Estou nessa luta há quatro anos e ainda é difícil, os últimos meses passaram a ser mais complicados, mais crises, mais pensamentos suicidas e vocês não tem ideia de quando uma mão amiga ajuda. Mas é difícil ter essa mão amiga quando muita gente ainda acha que depressão é frescura ou você só está triste. Tudo que falam já me passou pela cabeça, que poderia só ser preguiça, que estava triste, que é drama, que não tenho motivo. A pessoa depressiva acredita e só piora o quadro delas porque isso não vai embora. É aterrorizante estar presa num corpo com uma mente cheia de pensamentos de quanto sou um fardo a todos, que todo mundo me odeia, que eu sou inútil, que só ocupo espaço, que sumir seria melhor. Tenho dias bons, tenho semanas ruins. Dias que choro por tudo, dias que qualquer coisa me irrita, dias que não sinto nada, dias que só quero ficar na cama e outros que quero fazer tudo ao mesmo tempo. Depressão não tem cara e um exato, mas sempre é um vazio enorme e a falta de empatia é tão triste porque uma pessoa que abraça invés de machucar ajuda tanto. Mas bem, estou nessa luta, ainda estou viva e espero que vídeos assim ajudem as pessoas que tem depressão a verem que não estão sozinhas (porque não estamos) e aos que não tem de entender realmente o que é e ter mais empatia pelo próximo. Vídeo lindo! ❤️
Jess Amore, acabou de descrever a eu de 5 anos atrás (e de uma vida toda). Nessa fase eu parei com tudo, emprego, faculdade, amigos, só ficava no meu quarto chorando e pensando num jeito mais prático de me matar, sem dar trabalho pra ninguém dps. Aí eu saí da fase suicida pra entrar na fase "pq eu existo", não queria nem me matar mais, só queria nem ter chegado aqui. Fiz terapia que ajuda muito, mas as coisas só clarearam na minha mente quando tomei floral de saint germain. Me desculpa, não sei das suas crenças, mas essa irritação, essas oscilações de energia (uma hora nada, outra hora tudo), procrastinação q fode com teus compromissos, etc, cara isso praticamente zera! Os florais me deram uma palavra q eu não tinha na depressão suicida, que é esperança! Queria me matar pq não tinha esperança de sair desse buraco negro chamado depressão. Pesquise sobre, espero que te ajude, assim como me ajudou. E muito amor pra vc, sérioooo!!!!! 💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞
Jess Sofro com ansiedade, tomo calmantes pra aliviar as crises, e possivelmente também tenho depressão. Estudo de manhã e a cada dia fica mais difícil levantar da cama para ir a escola, "viver" mais um dia. Eu acordo pensando em como eu queria estar morta... Não tenho mais ânimo pra nada. Não tenho mais uma perspectiva de vida. Minha vida parou de fazer sentido. Me sinto sem rumo.
Jess eu tenho transtorno bipolar, que inclui episódios de depressão, e criei um canal “Jornada Bipolar” para trocarmos experiência sobre as dificuldades com a patologia e o que ajuda a melhorar. Acredito que em grupo ficamos mais fortes.
Todo mundo tinha que ver esse vídeo e prestar atenção não só nessa informação mas que a vida de quem tem depressão não é simplesmente falta de ânimo, como ela falou, é não sentir mais prazer nas coisas que vc ama.
Acheeeii o INSTAGRAM da Stela!!! @strelarainha pra muita gente que perguntou aqui nos comentários! 😘 Acabei de ver aqui TB que ela criou um canal recente chamado Minha Doce Depressão ;)
GRATIDÃO CAMILAAA. vou me inscrever no canal dela. AAAAh no nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Queria ter visto este vídeo á cinco dias atrás, antes do meu melhor amigo ter tirado a própria vida. Não soube como ajudar ele, não soube ouvir, ñ soube ajuda agora o perdermos. Espero que muitos encontrem a resposta que procuram, assistindo seu vídeo, quanto à mim obrigado por fazer esse trabalho. Pessoas não espere a grande crise, ao menor sinal procure ajuda profissional, e não tenha vergonha de dizer a um amigo; eu não estou bem!
Robson Hudson Sinto muito. :/ Esse ano tive notícias semelhantes, de colegas e conhecidos. Eu me sinto sem chão por não saber como ajudar. Tenho que estudar sobre e buscar meios pra poder ajudar. Sinta-se abraçado.
A grande dica que meu saudoso psiquiatra Pedro Paulo Braga me passou foi: "você vai ter que aprender a lidar com isso". Por mais que a terapia e os remédios possam ajudar não existe magia. É difícil. O apoio da família é fundamental. Quando se mistura ansiedade, depressão, artrite reumatoide e síndrome do intestino irritável ligado ao emocional a vida pode se tornar muito muito difícil. Ser depressivo não tem nada a ver com traumas passados. Ao contrário de outros problemas, não há como medir a depressão. Ao medir a pressão de uma pessoa pode-se concluir que ela é hipertensa. É assim com o cardíaco, com o diabético, com o reumatismo e outras doenças. Mas como quantificar a depressão de alguém. Há depressivos que conseguem ser produtivos. Mas outros não conseguem trabalhar. Gostei do vídeo. Toda sorte para essa moça. 🍀
"Afundou tanto que desapareceu" assim q eu me sentia. As vezes eu ficava na dúvida se realmente eu tava vivendo. Como se eu visse um filme de fora e n conseguisse interagir com a minha própria vida. Passar dias sem abrir a boca. A energia que eu tinha era tão reduzida q era desesperador pensar em sair de casa ou tentar fazer algo. Graças as deusas e ajuda psicologica, não estou mais assim a algum tmpo.
"Oque é a Depressão, se não um câncer na alma" To passando por um momento muito difícil da minha vida, e que só de pensar os olhos la se enchem de água ( ta acontecendo agora), estou a 4 dias apenas deitada, sem animo, não cozinho, não como, só sei beber (as vezes nem beber consigo porque não vejo mais sentido), fumar, e tentar distrair a minha cabeça (coisa que não anda funcionando) Se eu tivesse mais coragem eu ja teria sim sumido desse mundo, porém vejo que esse não é o caminho. Eu espero que isso amenize com o tempo, e que eu tenha ânimo na minha vida novamente. Ta muito difícil. Desculpe o desabafo, não tenho ninguém pra conversar, pq como falou no vídeo, sempre é frescura, falta de força de vontade. Toda noite eu ando repetindo pra mim mesmo, é só mais um dia vai passar, eu vou ficar bem, mas nem sei se acredito em minhas proprias palavras.
oi, barbara, espero que vc tenha melhorado, nem que seja um pouquinho, da crise... liga no CVV (141), eles indicam serviços de apoio psicologico proximos de onde vc mora. e força!
Te entendo, tive essas crises e quase morri nas garras de um namorado psicopata, foi horrível, hj estou mais firme, um dia de cada vez, foco, força e fé.
Achei massa o vídeo, mas queria ter visto uma ênfase ainda maior na necessidade de busca por um acompanhamento profissional... eu tenho uma amiga que passou por depressão e ela me ligava para ficar 5, 6 horas seguidas no telefone e chegou uma hora que eu mesma assumi que não tinha condições de lidar com os fardos dela daquela maneira e que um acompanhamento de um psicólogo e um psiquiatra eram fundamentais, porque ter alguém para desabafar é importante, mas a depressão é uma condição de saúde, neurológica e não, não basta ter alguém para te ouvir.
exato, é o que tá me acontecendo. não consegui acompanhamento psicologico porque a faculdade não sei por qual motivo, supendeu e to sem grana pra pagar um. resultado: comecei a me relacionar com alguém e depois de um tempo estou me vendo apegada a ele querendo falar com ele constantemente. falei pra ele que era ciume, insegurança e tal, mas na verdade é porque eu preciso de um direcionamento e ele não pode me dar.
Marília Rodrigues , é isso... Não sou profissional da área, mas acho que os profissionais da saúde mental estão aí e todos nós temos que, de alguma forma, dar atenção para essa parte da nossa existência, da nossa saúde. As pessoas, os familiares, amigos e companheiros serão sempre aliados importantes, mas o acompanhamento correto com psicoterapias e remédio quando for o caso são fundamentais. Não dá para tratar um problema sério de coluna com meditação, assim como não dá para transformar uma doença que pode ser tão perversa quando não tratada como a depressão como mais um caso de fundo de quintal. Te desejo luz neste momento e que vc possa receber orientações de quem se formou e lida com isso, porque, sinceramente, não acredito que colo e carinho sejam suficientes.
Concordo com você, acho que na realidade é um assunto bem amplo e tem muito a ser falado sobre ele. Nessa conversa com a jout jout eu falei sobre as pessoas, pois no meu caso foi o que mais me afetou (pois eu já fazia terapia há algum tempo). As pessoas são fundamentais no processo, mas a ajuda profissional é imprescindível para que a gente melhore. É uma junção de tanta coisa, amor, família, amigos, empatia, terapia, autoconhecimento, meditação. Nenhuma dessas coisas sozinhas se sustentam. Obrigada por levantar essa questão
Bib's passei pela mesma situação e não continuei a amizade. Era uma sobrecarga muito grande e a pessoa não se ajudava. Não tomava o remédio direito, bebia muito e me ligava pra dizer que ia se matar. É muito difícil dar suporte para alguém que não quer se ajudar
Uma vez eu li “chegar pra um depressivo e perguntar porque ele tem depressão com tanta coisa boa na vida dele é a mesma coisa que perguntar pra um asmático como que ele não consegue respirar com tanto ar em volta”
Nick Aguiar 👏👏👏
Nick Aguiar perfeito isso.
Nick Aguiar ❤️
Amei isso!
Perfeito!
"Temos que ouvir querendo escutar e não querendo responder".
Stella, 2018
"a depressão é como eu me enxergo, não como as pessoas me vêem"
"Eu me quero de volta."
forte.
Eu também.
...
é exatamente a frase que eu dizia todos os dias a mim mesma...
perceber o quão não estamos sozinhos(mesmo nos mínimos detalhes como esse) é surreal.
é uma mistura de angústia preocupante por ver mais pessoas naquela mesma situação.. e um certo alívio.
você sente que não está sozinho.. que outras pessoas te entendem e que você também entende essas pessoas..
daí nasce uma chaminha de esperança.
o problema se torna menos problemático quando percebemos a comunidade dele..
a quantidade do nosso coletivo acaba aparentando ter um tamanho maior perante a depressão em si..
sinto que posso ajudar e ser ajudada
nossa sim
Seja forte até que haja uma cura definitiva pra isso. Você vai ficar bem , mas precisa se cuidar. Eu coloquei como foco foco pra minha vida agora 🙏
depressão: só quem tem sabe.
Verdade!
Verdade!😔
Welson Oliveira concordo só quem sente
Esse vídeo foi perfeito!!! Falou td que eu sinto! Nossa compartilhei com minha família pq nem eu me entendo... imagine eles
Welson Oliveira vdd as pessoas querem dá opinião sem saber.
"A parte mais difícil da depressão são as pessoas". Real
Larissa Moraes e quando a família. Não te ajuda ? Pior parte
"O inferno são os outros"
Larissa Moraes Verdade.
Larissa Moraes
Nossa,mano. SIM. O que me mata são meus amigos falando "ah,você nem fala mais comigo", " "tá me abandonando,é?". QUE SACO.... É meio difícil falar com os outros quando não temos força pra nada... E eu não tenho coragem e nem vontade de contar pra eles isso. Então fico na desculpa da rotina puxada. 🙄 uma bosta. Sei que hora ou outra eles vão achar que eu realmente não faço questão,sei que hora ou outra eles vão se afastar como já tem acontecido,mas também não tenho saco pra fazer algo que mude isso. Enfim...
Sabe o que é barra? Quando nós temos depressão e nossos amigos têm depressão. As pessoas que nós amamos têm depressão. E aí o seu amigo quer alguém pra ouvir, mas você não está bem também e não consegue dar ouvidos, não consegue estar presente, e aí você se sente um lixo de amigo por não estar lá quando seus amigos mais precisam... :(
Não se sinta um lixo. Nesse momento vcs não conseguem se ajudar, não são maus amigos. Considerando a situação acho que contar com ajuda do terapeuta é a melhor opção.
Pior coisa! Te entendo!
Isso é horrivel mesmo. Mas não tem como a gente ajudar alguém se a gente precisa de ajuda primeiro. Cuida de você, para ser capaz de cuidar das outras pessoas.
Nossa, passei por isso
isso eu decobri ontem que minha amiga tem depressão
Depressão é uma coisa tão estereotipada. As pessoas acham que gente com depressão não ri. Não sai de casa, etc... A nossa sociedade é completamente adoecida. É muito difícil chegar à vida adulta e não desenvolver algum quadro de doença mental... Olhem a volta de vocês, e vejam quantas pessoas estão doentes...
Mairlas
Estão doentes e nem sabem, né?! 😕
Muito isso, desenvolvi muito minha ansiedade quando comecei a faculdade e trabalhar.
estava conversando com um amigo sobre isso.... me diga alguém em pleno seculo XXI que não tem alguma doença mental. eu por exemplo sou comida por dentro pela ansiedade
Vc sabe qual o Instagram dessa moça?
Julia Pelizzon Existe as pessoas com equilíbrio emocional, ou seja resiliência desenvolvida. o importante é saber que todos podem melhorar , quando se dedica ao autoconhecimento.
Parentes queridos da família Jout Jout, sou psicóloga e produzo vídeos com conteúdo sobre equilíbrio e saúde emocional, qualidade de vida, autoconhecimento e vários temas parecidos com o desse vídeo. Vocês são muito bem vindos!
Seus vídeos são maravilhosos!
Cecilia Dassi viu me inscrever agora!
Vou assistir. Obrigada!
Aparentemente já amei.
Cecilia Dassi vou assisti
O bacana é ver Jout Jout já colocando em prática o que Stella sugere: ouvir verdadeiramente.
Parabéns!
Exatamente!!! Vem conhecer nosso canal, somos 5 personagens que convivem numa mesma cabeça: Nadiaba, Nadyely, Nomalia, Nadm e Nadeprê, somos inspirados no filme divertidamente e falamos sobre mente feminina e sobre PENSAMENTOS!! TE ESPERAMOS!
"A parte mais difícil da depressão são as pessoas". Real muuito real.
Olá Ester, tudo bem? No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Li na mesma hora que ela falou essa frase no vídeo ❤
Precisamos procurar ser mais sensíveis às pessoas ao nosso lado. Muitas delas estão gritando por dentro sem dizer uma palavra.
Exatamente Camila. Vem conhecer nosso canal, somos 5 personagens que convivem numa mesma cabeça: Nadiaba, Nadyely, Nomalia, Nadm e Nadeprê, somos inspirados no filme divertidamente e falamos sobre mente feminina e sobre PENSAMENTOS!! TE ESPERAMOS!
"Você é linda. Existem pessoas que seriam felizes se tivessem saúde e não têm, você sim. Você é inteligente. Todo mundo te ama. Sua família é perfeita" ...e tantas outras coisas. Daí o depressivo se sente ainda mais culpado quando raciocina sobre isso: "Caraca, sou uma merda mesmo. Tenho muita coisa que muita gente não tem e, mesmo assim, estou mal". E, assim, o efeito bola de neve é criado. Em vez de motivarem, essas frases pioram a situação. Quer ajudar? Leve a pessoa para dar uma volta ao ar livre, escute-a, distraia-a.
Esse é um assunto muito extenso, mas o primeiro passo para aprender a lidar com a depressão, na minha opinião, é querer. Depois, agarrar-se a alguma atividade que possa dar prazer e aumentar a autoestima, seja um curso, um hobby, uma atividade ao aberto, enfim. Para o depressivo, cada pequeno avanço diário pode significar um passo de gigante.
A grande questão é que na depressão, a coisa que você mais tem é querer. Você quer sair, você quer estar bem, você quer se sentir bem, estar com auto-estima. Mas infelizmente para um depressivo, a energia dele não deixa ele ir para isso. Inclusive... Msm estando em um momento feliz a sua crise te pega. Eu por exemplo tinha marcado de ir para um lugar com uns amigos, não fomos mas ficamos juntos em uma mesa em outro lugar. Quando a crise chegou eu começava a ir no banheiro e chorar (sem motivo algum, ou provavelmente por não sair ( apesar de estar com eles) e eu ia toda hr no banheiro chorar, primeiro pra não mostrar pra eles que eu estava triste naquele momento, que eu tava sentindo algo, mas eu não queria deixar eles tbm preocupados, pra um depressivo acho que ninguém que passa por isso quer que o outro saiba, justamente porque acha que vai deixar o outro triste também, ou o outro vai sofrer com isso
e tipo... Não fazia sentido, eu chorava sem ter um motivo e chorava por todos os motivos. A depressão não é a tristeza (pelo menos pra mim) mas é a falta de sentimentos. Você não sente felicidade, nem tristeza nem nada. É só você sendo o nada no meio de um mundo gigante sem objetivo e sem nada pra te deixar feliz '-!
Exatamente, em alguns momentos, faltam sentimentos, faltam estímulos. Quanto a querer sair daquele estado, isso é importante, sim. Importante reconhecer o problema e tentar encontrar uma solução, se esforçar em tentar sair. Isso depende somente de quem está passando. Os outros podem tentar compreender, podem tentar ajudar, mas não podem reverter a situação se o direto interessado não der os primeiros passos.
Espero que, no seu caso, o que você contou já faça parte do passado
Itália com Ana Paula sim, felizmente é do passado e eu ja consegui melhorar muito
Claro que né... A depressão não se cura, ela se trata então assim... Eu ainda me trato sempre, apesar das crises etc.
Eu nunca precisei ir em um psicólogo ou tentar me tratar a partir de outro pq felizmente eu tive uma sorte bem grande com amigos
Eu conseguia sair bastante, procurar me divertir, entender certos pensamentos, certas duvidas. Encontrei tbm pessoas maravilhosas pela internet. Foi MUITA sorte porque eu consegui me tratar bem rápido (2 anos) e consegui ficar de boa.
Mas isso é de cada 1, vai de pessoa a pessoa. Espero que as pessoas tbm consigam lidar com isso de uma forma melhor
Joao Victor Oliveira MUITO feliz por vc e pela sua garra! 😘
Exatamente muito triste, isso que me levou a querer sofrer sozinha
Eu fiquei um tempão pensando no que dizer depois de assistir a esse vídeo, mas cheguei à conclusão de que tudo que eu quero falar é: OBRIGADO.
Ronylson Marcelino q homão
😊♥️
Fiz a mesma coisa. Agradeci
"Uma hora você está sorrindo,feliz achando que a tristeza passou,mas quando você está sozinha,você percebe que a tristeza continua"
eu passo por isso.
Tem alguns horários críticos também.. normalmente quando eu acordo ou quando vou dormir são as piores horas do meu dia.
Pessoas, uma coisa que não ajuda o depressivo é a pessoa falar: Vai visitar o Hospital do Câncer, vai visitar um orfanato. Amiguinho, deixa eu te dizer uma coisa: As pessoas com depressão sabem que há outras pessoas fisicamente mais debilitadas do que ela. Elas sabem que há pessoas com câncer, pessoas com deficiência física. Elas também sabem que há pessoas passando fome, pessoas morando debaixo da ponte e etc. Elas sabem de tudo isso. Falar isso pra uma pessoa depressiva pode gerar ainda mais culpa, pq a pessoa pensa: Poxa vida, há pessoas em situações tão piores que a minha lutando pra sobreviver e eu que "tenho tudo" não tenho nem vontade de levantar da cama.
Haroldo Assis perfeito o q vc disse... que ódio qdo falam isso pra gente...
Exatamente, esse discurso faz é piorar
Perfeito o que você disse. As pessoas julgam muito o depressivo como um ingrato, egoísta, relaxado e preguiçoso. Mas ninguém consegue enxergar a depressão como uma condição mental que necessita de tratamento. E é algo tão óbvio, como alguém sem necessariamente nenhum problema físico ou condições estremas causadoras de sofrimento pode não ter vontade de viver? Como? A pessoa chega ao ponto de se tornar altamente destrutiva e parar sua vida por completo na maioria das vezes sem motivo aparente. Como? Isso é depressão. Ninguém sofreria tanto e perderia o amor pela vida por preguiça.
Haroldo Assis fora que o pior por trás desse pensamento que sempre achei horrível é : pq ver que tem pessoas (teoricamente) pior do que eu vai me deixar melhor? Só me deixa mais triste! (Com ou sem depressão pq gostam de usar esse exemplo pra diminuir qualquer sofrimento alheio, como se a vida fosse uma competição de quem sofre mais)
É uma falta de sensibilidade enorme, vou sair de um hospital, orfanato, afins melhor/agradecida por ter gente pior?
Nem tenho palavras pra dizer quão horrível é pensar dessa forma, e ainda achar que vai ajudar alguém dizendo isso
Falou tudo
Teve uma enfermeira que fez uma analogia com o remédio e terapia que foi perfeita: a gente é uma caixa de papelão e nossas vivencias são pedras. Conforme a gente vai vivendo as pedras vão se acumulando e a caixa vai rasgando. O remédio não tira as pedras, ele remenda a caixa. A terapia tira ou lapida as pedras. A terapia que deixa a coisa mais leve.
"as coisas deixam de fazer sentido", "o que que eu tô fazendo aqui?". me identifiquei.
TB, SuPer...
No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
não vejo sentido na minha vida já faz alguns anos.
Jesus te ama
@@riquezanabencao6715 aff
"você não gosta mais de nada" exatamente
Por que as pessoas questionam quem não bebe? "Não." é uma frase completa, não tem que vir acompanhado de justificativas. O que as pessoas deveriam é SE peeguntar: "Por que estou bebendo?", essa resposta é importante!
concordo! É horrível ter que ficar se justificando "não bebo porque...", não é não.
É foda mesmo, as vezes a pessoa não bebe porque não quer e ponto. Não tem nada a ver com o sabor ou os efeitos, você só não quer.
Susana Monteiro também não entendo. Eu bebo, mas, se a pessoa não quer beber é uma escolha dela, assim como tudo na vida!
Disse tudo!! Me incomoda muito esse tipo de questionamento.
SIMMM!!!! EXATO!
Nossa, minha irmã faz tratamento para depressão e eu acabei de descobrir q estou sendo terrível para ela, pois recentemente perdi a paciência e comecei a cobrar ela em tudo q eu acho q ela deve fazer, muito obg por me mostrar o quão desinformada e incompreensível estou sendo com ela, vou começar a me corrigir. Obg mesmo.
Camila Hetfield Por favor, faça isso. A família é quem mais machuca a gente. Essas mesmas atitudes da minha família que me levaram para o hospital. Por pouco para o necrotério.
Se você ainda quer sua irmã viva, por favor se conscientize.
Camila Hetfield . Fico feliz por perceber isso é começar a corrigir suas atitudes para com a sua irmã. Meu sonho que a minha mãe, primos, "amigos", se é que ainda tenho algun podes sem compreender. Parabéns Camila!!!
Dany Meneses talvez não tenha os antigos, mas sempre é tempo de fazer novos amigos. 😘
Camila Hetfield não se culpe. Nem ela mesma sabe o que sente. Mas que bom que você conseguiu enxergar que você pode melhorar o comportamento e fazer coisas melhores a ela.
Boas energias para as 2 ❤️
Camila Hetfield reconhecer isso demonstra sua grandeza. É o primeiro e mais difícil passo para mudar. Parabéns.
"O inferno são os outros" Jean-Paul Sartre.
MUITO OBRIGADO POR ESSE VÍDEO!
Eu convivo com a depressão desde os 14 anos, tive crises terríveis, tentei suicídio algumas vezes, já fui inclusive para a UTI por uma das tentativas, mas hoje, com 27 anos, me sinto melhor, desde 2015 não tenho crises pesadas, aprendi lidar com os meus momentos, a me aceitar, aceitar meus sentimentos e não perdurar mais do que o necessário uma dor ou conflito pessoal.
Hoje, não tenho pensamentos suicidas constantes, mas ainda não consigo achar a vida algo "ótimo e 100% legal", na maior parte do tempo me sinto no automático, só existindo.
Alguns "gatilhos" que me ajudam quando entro em crise, talvez ajude você:
Se não está bem, tá tudo bem, você não precisa forçar um sorriso ou ser a pessoa mais legal do mundo, aceite que não está n o seu melhor dia e respeite o seu momento, mesmo que isso ocorra com frequência, tudo vai ficar bem no seu tempo.
Sinta raiva, sinta dor, sinta a vida e não se importe o que vão pensar, você tem o direito de sentir-se mal e não importa o motivo, mas lembre-se, não permita que um sentimento ruim perdure mais do que o necessário, não se agarre a tristeza, apenas sinta e deixe ir.
Se afaste de pessoas babacas. Esse é o melhor conselho que posso te dar, nem sempre você é o "chato" ou "depressivo" do rolê, as pessoas a sua volta é que são uns babacas, vigie e se aproxime de quem te faz bem, não perca tempo e energia com meias amizades.
Aprenda a dizer NÃO, não quero, não gosto, não vou, não sei, não me importo... Ser legal com as pessoas é algo bom, mas ser legal consigo é divino. Se não tá afim, não faça.
E por ultimo e mais importante. SE RESPEITE! Pare de tentar se encaixar, apenas aceite suas características e suas partes boas e/ou ruins (as vezes não aceitamos nem as boas). Aprenda a conviver consigo e verá que não há companhia melhor no mundo.
O vídeo foi ótimo e esclarecedor, me senti representado em cada fala, obrigado por compartilhar sua trajetória no convívio com a depressão. Mil beijos e sucesso.
O meu não é um FODA-SE ou se não um TEU CÚ
😢 Força!
Força,não estás sozinho,já passei por isso.
Obrigada de verdade por esse comentário, talvez, junto com o vídeo, era o que eu mais precisava agora. Espero que você realmente esteja bem e só se sinta cada vez melhor, que os pensamentos suicidas sejam a cada dia uma realidade cada vez mais distante da tua vida. Você é ótimo! Obrigada por me abraçar e sinta-se abraçado também.
Nao sei se chorei mais pelo video ou pelo seu comentario. Nao sei bem o q fazer ou por onde começar, por que ta sendo muito dificil o convivio com isso, mas é bom saber que eu nao sou o unico que se sente assim. Vlw mesmo.
JoutJout, traz alguém pra falar de ansiedade! Tô passando por isso e é difícil pra mim. Minha mãe diz que eu só vou me "curar" se eu for na igreja (ela é católica), porque ela diz que tem uma menina na igreja que tem ansiedade, mas que ela "corre atrás", buscando a Deus. Ela acha que eu não quero melhorar porque peço ajuda dela, e não me viro sozinha nas minhas crises (que resultam algumas vezes em diarréia, outras em pressão alta). Não tenho dinheiro pra pagar por um psi, e já fui em uma faculdade, mas a menina que me atendeu era uma escrota, querendo adivinhar minha vida na primeira sessão, e me senti julgada e idiota, então eu não confio em atendimento gratuito.
O Universo Leitor
Tenta meditar e fazer coisas que relaxem sua mente uma atividade física que seja prazerosa ...
O Universo Leitor Sinto muito pela sua experiência na faculdade. Não deveria ser dessa forma, juro. Sou estudante de psicologia e tenho a consciência de que o atendimento por estudantes deve ser rigorosamente supervisionado (definitivamente, adivinhação não faz parte da ciência que é a psicologia). Se eu pudesse te dar uma sugestão, diria: por favor, não desista de procurar ajuda. Existem faculdades que oferecem esse serviço de maneira séria e se preocupam com o acolhimento do seu sofrimento e te ajudam na resolução de problemas. Caso você não se sinta à vontade, na rede pública também existem psicólogos. Em policlínicas, em hospitais e em CAPS (centro de atendimento psicossocial), que tem não só psicólogos, mas também psiquiatras, assistentes sociais, educadores físicos, etc. É só pesquisar no Google e descobrir o mais próximo da sua casa. Torço para que você encontre um serviço que te faça bem. Abraço. ;)
minha mae tb me fala p ouvir o padre marcelo.kkkk pior! ela eh mais surtada q eu! eu tenho TAG e, pelo o q conversei c a minha psiquiatra, parece q minha mae tem borderline, alem da ansiedade. Enfim, eu faço tratamento c medicamento; com psiquiatra e psicologo. eu procurei tratamento no atendimento comunitario na universidade. nao era de graca, mas era um valor acessível. na sua cidade nao tem posto de saude? procure um tratamento gratuito. nao vai melhorar c o tempo.
A sintonia com @ psicólog@ é um encontro. Sua experiência foi ruim, mas ser gratuito não é o determinante. O comentário acima já deu dicas ótimas. Só queria reforçar que é possível vc encontrar alguém que te ajude no "público". Uma outra coisa: as vezes é difícil mas é preciso ter mt sinceridade. Falar pra pessoa que o método dela não te ajuda, te atrapalha. Ela tá preparada pra ouvir isso, e o profissional precisa saber tb. Continue numa terapia! Métodos alternativos são mt bons, mas acompanhamento profissional é essencial! 😉
eu insisti muito pra uma amiga minha ir na psiquiatra. ela desenvolveu sindrome do intestino irritavel, a ponto de usar fralda. ela foi na minha psiquiatra, foi medicada e em uma semana ela ja estava livre desse sintoma.
Como é gostoso ouvir alguém falar as palavras que estão explodindo dentro de você.
Kaique Fioravante acredite e confie. Você vai sair dessa.
Envio boas energias 🙏🏼❤️
Esperei tanto por esse vídeo, Julia! Você não tem ideia! Já vi vídeos da Stella circulando por aí e me identifiquei muito com as coisas que ela disse. Fui diagnosticada com depressão e ansiedade em 2015, depois de mudar de país e sair de uma relação abusiva, e quantas vezes ouvi esse discurso do “Ah! mas você tá na Europa! Como pode ter depressão?”, “Ah! mas com esse corpo, como pode ter ansiedade?”... sem contar a pressão do “fulana se mudou de país mês passado e já é a diretora da empresa tal, você não tem emprego ainda porque é mole!”. A maioria das pessoas não sabe o martírio que é ter depressão e dizem coisas que não ajudam em nada. Um sorriso no rosto não significa que você esteja feliz e é um passo de bebezinho a cada dia pra viver. É preciso se colocar no lugar do outro e JAMAIS dizer que é uma frescura porque dói. Fiz sessões com psiquiatra e cheguei a tomar medicamentos mas me sentia mais down ainda, fora que não tinha a identificação com o profissional. Fiquei só com o psicólogo e aos poucos fui encontrando motivos pra me encontrar, meu parceiro foi a pessoa mais importante na minha estabilização mental, comecei outra universidade, descobri que fotografia e gravar vídeos são as coisas que mais me deixam feliz e vou seguindo a vida. Me senti abraçada por esse vídeo e por vocês, suas lindas ❤️
Nossa quantas vezes não ouvi "Voce tá na Europa, e ta triste como? Não sabe o que é problema de verdade"... Difícil.
Você não está sozinha ♡
Força, mana.
Torço pra q fique tudo bem, e vai ficar!
Izabela Leão muito! É como se a localização geográfica te tornasse feliz e realizada automaticamente.
Gustavo Borges obrigada
Essa ideia de que pessoas bonitas, arrumadas e com uma cara “”alegre””” não tem depressão, tá tão relacionada à cultura, que mesmo sem querer e antes dessa mulher ser apresentada, achei que ela era psicóloga. :/
Isso chega a ser bizarro. Minha psicóloga é uma mulher maravilhosa, com um sorriso encantador e justo no dia que ela estava pior dentro de uma crise, ela assim que ela se apresentava, se ela não me falasse, eu jamais iria imaginar. Essa cultura é muito complicada né?
Pior de tudo é a competição. Você conta seu problema e a pessoa quer competir que o dela é pior!!!! Por favor não é uma competição, quando falarmos não tente falar que você sofre mais ou igual....
Vanessa Marinangelo é isso mesmo, aí você fica pior ao invés de melhorar
Issoooo!!!
Exatooooo aff me da uma raiva. . Ou tentam diminuir os seus motivos como se eles nao fossem o suficiente pra vc se sentir assim
Vanessa Marinangelo falou tudo
alice alice a questão é essa...Não tem que ser competição!!! Com toda a certeza na maioria das vezes é só uma pessoa querendo opinar.
VOCÊS TEM NOÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSE VÍDEO?? Obrigada! Hoje eu já estou muito melhor e com a depressão bem controlada, mas COMO teria sido diferente a minha caminhada se eu tivesse assistido a um vídeo assim há uns 2 anos!
Camila Duarte Também.
"você não sabe mais o que é gostar, o que é sentir" nossa, sim!
la mar .. é isso!
"O depressivo vive no passado" me descreveu mt, eu n consigo seguir em frente, eu penso no passado o tempo todo e isso me faz ficar ansiosa
Preciso falar que aquele seu vídeo "a falta que a falta faz" ta fazendo tanto sucesso que ta sendo tema de aula da faculdade ta bom? entao ta bom bjs
Brenda, vc não tá sempre nos comentários da Flávia Calina? 🤔
Brenda Faria virou tema do meu trabalho de redação! (Estou no 9° ano/8° série)
Tamini Elias vdd, ela tem um fã club tbm
puta vídeo bomm!
Brenda Faria a que nível o ensino superior ta chegando...deplorável
chorei! eu tenho depressão, tenho só dois amigos e eles estão vivendo, lutando, curtindo e eu só aqui pensando pra que viver? eu n faz 4 anos q tento, mas n passo na faculdade, tô desempregado e eu sinto que eu to rodeado de coisas ruins, apesar de todo o amor dos meus pais. eu sinto que eu n mereço meus pais, eles são tão incríveis e eu sou tão fracassado. eu n consigo falar sobre isso com ngm. tem dias que eu n consigo ver sentido na vida. eu tenho 22 anos, as pessoas dizem que tá só começando minha vida, mas pra mim parece que ja ta acabando e eu desejo isso com todas as minhas forças as vezes. já conversei com algumas pessoas e realmente eles dizem q eu deveria ocupar minha cabeça, alguns ate reviram os olhos, hj eu só guardo pra mim. é um desabafo. hj eu tô ok, mas ontem eu tava me sentindo um lixo.
Eduardo Henrique olá Eduardo, saiba que vc não esta sozinho! Vc já pensou em consultar um psiquiatra?
Eu estou enfrentando a minha pior crise e não desejo isso pra ninguém!
Acredite, existe tratamento pra isso. Hoje não melhorei mas estou estabilizada !
Eduardo Henrique meu namorado tem a sua idade e tem depressão! O seu relato é igualzinho o dele. Eu era uma dessas pessoas que virava os olhos e não ligava até a pessoa que eu amo ter a doença e eu desfazer meu preconceito e aprender a lidar. Quando quiser conversar sobre me chame no insta @beccajacli
Natália Najar sim, eu só n sei como e n sei se no momento eu posso custear. eu realmente me sinto muito perdido na hora de buscar ajuda. espero que vc melhore, forças pra nós!
rebecca diana muito obrigado! te seguirei lá, prometo que se eu precisar conversar eu te chamo.
Eduardo me chama aí pra gente conversar cara
"nossa mas você é tão bonita"
Parece minha mãe no telefone ontem, dizendo: "nossa, mas se ta tão ruim assim, procura uma ajuda médica. Mas na minha opinião tu não tem motivo algum pra ter qualquer tipo de problema, sempre foi uma pessoa que teve tudo e nunca te faltou nada, não tem motivo algum pra ter alguma coisa"
Ariane Krause :'(
Ariane Krause PUTS KK
Minha mãe me disse o mesmo quando eu um caso extremo eu implorei pra ela me levar no psicólogo...
Já ouvi tanto isso na minha vida ...
Eu escuto muito isso... Por isso não revelo a ninguém que tenho depressão. Se já julguam os outros, que nem conhecem, imagina eu?
“Escutar querendo ouvir e não querendo responder”
Michael Ribeiro pra anotar no espelho e ler todo dia!
"Ouvir de verdade, ouvir querendo escutar e não querendo responder."
Pra quem quiser aprende mais sobre escutar querendo ouvir recomendo buscar Comunicação Não Violenta, metodologia organizada por Marshall Rosenberg. Tem livro, tem vídeo no youtube, tem no facebook e encontros acontecendo pelo Brasil. Pra se amar virtualmente e presencialmente, pra ouvir melhor o outro e a si mesmo.
Verdade.... escutamos pouco
Michael Ribeiro Eu nem entendi um pouco direito
Tem uma coisa que as pessoas falam que eu acho muito cruel, que é "TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR, TODO MUNDO TEM PROBLEMA". Quem tem depressão não é burro, a gente sabe que tem gente passando por problemas maiores, e piores do que os nossos. Entao, veja bem, assumir e ainda por cima, contar a alguém, que mesmo tendo uma vida relativamente boa, "tendo tudo", ainda assim a gente se sente mal, infeliz, a vida perde a cor...assumir isso é muito difícil, precisa de muita coragem, e a ultima coisa que a gente precisa escutar é "TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR E NAO TEM DEPRESSÃO "
Tem toda razão, tive um namorado q dizia isso. Era horrível, só me colocava p baixo.
Dizia q era ingratidão. Sempre me comparava com outras pessoas e dizia " tá vendo como vc é privilegiada e ingrata" depois ele me levava num lugar bem chic, com mulheres bem vestidas e bem maquiadas p me comparar " tá vendo, vc precisa se arrumar mais", sou simples e realmente perdi a vontade de me arrumar.
Só queria ir ao cinema aquela noite e distrair a cabeça um pouco.
Só q ele me levou em lugares nada a ver, detalhe: com o MEU carro, dirigiu como se fosse dono
Voltei p casa pior do q saí, tive a comprovação de se tratar de um narcisista perverso psicopata pois era nítido o prazer em ferir, torturar a alma e te faz desacreditar de si mesmo
Então percebi,
quem tem a depressão, MTS vezes se torna uma presa fácil aos abusadores
Isso me fez isolar mais ainda do mundo e desconfiar de td e de todos, é horrível isso
Em 1 ano de namoro descobri muitas traições, mentiras patológicas, triangulação, o mal disfarçado de bem.
Quando larguei dele(com muito esforço)
O dito cujo ainda praguejou disse q a depressão era merecida, q cada um segundo suas obras, o desgraçado ainda deu gargalhadas e fez pouco caso da doença, detalhe q a ex dele TB tem depressão
É um trauma doloroso
Concordo. Isso reforça a culpa na pessoa, e só piora a situação. :(
@@harmonyharmony2185 Concordo 100%, quem tem qualquer problema de auto estima (geralmente depressivos) tbm são presas fáceis, infelizmente as pessoas ao seu redor podem te afundar ainda mais e vc estando doente, nem percebe até que tenha um estrago grande, já passei por isso.
No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
"TEM GENTE PASSANDO POR COISA PIOR, TODO MUNDO TEM PROBLEMA"
a melhor resposta pra isso é um simples foda-se.
foda-se se há crianças morrendo de fome, foda-se se há refugiados sendo baleados até a morte, foda-se se há japas se jogando da ponte. Foda-se todas essas pessoas. O meu problema é prioridade e n o problema de um bando de desconhecidos. Que eles morram, mas que foque todo o tratamento em mim.
essa é a melhor resposta que se pode dar e cala a boca de todo mundo q usa esse argumento
Eu sou psicóloga e tenho depressão. Sei que se eu disser isso abertamente, muitos não vão querer ser meus pacientes. Vão pensar que eu vendo algo que não funciona, mas o caso é que funciona. A terapia cognitiva comportamental, que eu aplico no consultório, também aplico em mim. Graças a ela eu fico até 3 anos sem uma crise e quando ela surge, sei identificar e sei fazer com que passe de leve, como alguém que observa a chuva cair, mas não se preocupa, pois se preparou com galochas, guarda-chuvas e capa. Ficar depressivo é como ficar gripado, pode acontecer com todo mundo a qualquer momento.
Chorei tanto, e vou levar essa frase para vida... "Aprender a ouvir querendo escutar e não ouvir querendo responder."
Adorei essa parte também Edy, nos tocou. . No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Esse vídeo foi o abracinho quentinho que eu precisava.
Depressão não é frescura.
Exatamente Karine! . No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Sou um homem de quase 2 metros de altura, tatuado, com cara de mau, estou sempre fazendo meus amigos sorrir, tenho pais que me amam, pessoas que me admiram, pareço saudável, mas choro trancado no meu quarto sem entender o sentido da minha vida, sofri muito tempo sem saber que o que eu sentia era tudo culpa desta doença que além de física é espiritual, crises de ansiedade que pioraram após parar de fumar e beber, síndrome do pânico diagnosticada, passando por um período difícil mas necessário, me tratando com remédios e tentando ocupar a minha mente com coisas que me dão prazer, sofri e sofro com piadas do tipo "um homão desse tamanho com depressão, isso é falta de serviço", me calo, pois sei que só quem vive esse problema sabe o quanto é terrível, ja tentei parar de tomar remédio por conta própria e me dei mau, estou viciado, talvez eu necessite tomar enquanto viver, mas tudo que eu queria era poder acordar e me sentir completo...Sei que existe um Deus que sabe da minha situação e não me desampara, posso chorar a noite toda, mas pela manhã uma nova vontade de recomeçar estará dentro de mim, se você ler meu comentário saiba que você não está sozinho diante desta dificuldade, Jesus te ama, não o culpe ou diga que Deus não existe, Ele nunca se esqueceu de nós, nós é que deixamos de ama-lo ... Melhoras pra todos e muita Luz ❤
MC Dihx muita paz e força, você não está sozinho!
"Ele nunca se esqueceu de nós, nós é que deixamos de ama-lo"
engraçado, será que no momento em que os judeus tavam sendo fuzilados e implorando para serem salvos, Deus abandonou eles ou eles deixaram de amar Deus?
MC Dihx olá, também me sinto como você, tenho tudo para ser feliz, mas por diversas vezes me pego chorando sem motivos.
Como eu chorei lendo seu depoimento,passo a mesma coisa, só procuro um sentindo pra minha vida
@@garudadrakon4728 os homens escolhem a maldade. Caso Deus os livrasse não existira o livre arbítrio. E ate sua vida ele havia de controlar! Não seria ruim fazer oq não quer pq esta sendo controlado?
O vídeo ainda ta no anúncio eu ja to "lindíssima falou tudo"
"Ouvir querendo escutar, não querendo responder" que tiro para todo mundoooo, mais que necessário esse vídeo!
"Ter depressão é como
Andar rio acima
Através de uma corrente forte o bastante
Pra puxar quatro vezes a minha força.
Existem outros comigo,
Mas eles estão caminhando pela beirada do rio
Sugerindo que eu "simplesmente saia da água"
Mas em vez de estender a mão para ajudar,
eles seguem em frente e me deixam para trás.
De vez em quando encontro uma rocha
Forte o suficiente para eu me apoiar
E nela consigo descansar um pouco.
Porém as rochas sempre se cansam de me segurar,
E quando elas me soltam, eu sigo afogando,
Arrastado 50 pés atrás novamente.
E nada é mais difícil
Do que se manter de pé nessa corrente
Quando tudo em você
Diz que as coisas seriam mais fáceis
Se você simplesmente se deixasse arrastar."
A analogia usada nesse poema traduz exatamente o que é ter depressão pra mim.
Tio Boonmee é assim comigo TB, creio que devemos sair da água, ir para a margem. Consigo sair, mas as crises voltam, creio que aprender a identificar esta crise antes dela se estabelecer e permanecer firme na margem, em terra firme, não voltar ao rio .
Incrível! Obrigada por compartilhar essa analogia linda, é gostoso ler/ouvir aquilo que está explodindo em nós
De quem é?
depressão pode ser terrível, mas ela abre uma visão de mundo que, raramente, uma pessoa em estado normal conseguiria enxergar
pra mim, depressão é lucro. O que eu tiro dos problemas é o suficiente para me colocar acima de todos ao meu redor
"Você tem tudo" minha mãe
Explique que a depressão não é uma doença social. Não é resultado de infelicidades é uma doença na química do cérebro assim como o alzheimer. Eu desenvolvi depressão na melhor fase da minha vida (namorando, trabalhando num lugar maravilhoso, ganhando bem, rodeado de amigos)
“No que foi que eu foi que eu falhei?” Em nada garota tlc o problema sou EU eu aqui
A minha TB fala isso! Kkkkkk. E não adianta tentar explicar pq ela não entende.
José Eduardo EU
Evee, nos identificamos. No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
o melhor desse vídeo são os comentários. é empatia que vc quer, @? tá aqui!
Esse vídeo veio num dia "certo" (?).
Um conhecido meu se enforcou ontem, e sim, ele aparentava ser uma pessoa muito alegre...
Nunca conhecemos de fato o interior das pessoas.
Carolina Bettiol Monarin como reconhecer alguém da sua cidade no vídeo da Jout Jout 😢.
Eu fui ver o perfil do menino, e não tinha quem não falasse que ele sempre estava muito feliz... aí veio uma discussão comigo mesma, não tem problema não ser feliz o tempo todo, mais vale jogar pra fora a tristeza do que esconde-la do mundo, talvez no intuito de defender o mundo, e deixar que a mesma exploda por dentro.
Indaiatuba está bem triste essa semana.
Elis Cruz que legal encontrar com alguém daqui no vídeo da Jout, mas que pena num assunto tão triste.
Concordo com o que disse, quantas pessoas poderiam ter tentado ajudá-lo. O problema é que quando as pessoas colocam pra fora o sofrimento, outras passam a dizer que a mesma está querendo chamar atenção. Temos que ser muito cuidadosos com essas pessoas ao invés de julgar.
Carolina Bettiol Monarin Ou não queremos conhecer.
Carolina Bettiol Monarin é que hoje em dia parece que ha uma imposição para que sempre nos mostremos felizes e fortes, como se não fôssemos mais humanos, com sentimentos. Se estou triste já vem alguem em tom de cobrança perguntar: pq vc tá com essa cara? Por isso nem tenho amigos pra poder falar o que sinto ou pedir ajuda
Meus sentimentos. Ja perdi uma amiga assim...
Eu tô ouvindo tudo. Mas só consigo olhar para as unhas da convidada.
Gustavo Diefenbach tão EU. E pra make também porque essa montagem ta maravilhosa.
Gustavo Diefenbach kkkkkkk tbm fiquei desse jeito, com os olhos acompanhando as unhas dela kk
Gustavo Diefenbach socorro eu tb
hahahaaha sim!
Gostoso o barulho delas batendo uma na outra haha
Lais Ramos ASMR rs
eu to tentando sair da depressao sozinho, pq como dito no video a familia e amigos nao ajudam, apenas condenam, criticam e fazem chacota....e isso eh o que mais me coloca pra baixo....
hoje eu to sozinho, sem nenhum amigo e apenas com minha mae tentando lidar....fico sozinho o dia todo e quando tenho que sair eh uma tortura...to lutando aos poucos por conta propria...nao tenho dinheiro, emprego, familiares, amigos...nada....faz anos que nao compro uma peça de roupa....ninguem aparece pra te ajudar quando vc ta na pior....mas faça um churrasco regado a cerveja pra ver....brota gente ate de outra cidade....enfim....otimo video....
Tem que ir pro médico, depressão não é gripe pra curar com chá. E quanto as pessoas infelizmente essa é a nossa realidade por isso precisamos tanto conversar sobre isso. Uma coisa que me ajuda muito é fazer pequenas atividades: tipo lavar os pratos. Por mim ficava lá apodrecendo mas eu penso que aquilo é como um remédio amargo que me ajuda a melhorar então eu faço. Sair no sol tb me ajuda muito.
estou fazendo bem isso, Jose. cada dia mais
É muito bom se tiver ajuda de um psicólogo e/ou psiquiatra. Em faculdades que têm o curso de Psicologia existe atendimento gratuito.
Acabou de descrever minha vida. Os poucos amigos que eu tinha sumiram quando eu mais precisava, quando tento pedir ajuda, meus pais ja falam "mas a gente te ama, faltou alguma coisa na sua vida?" Ai ja desisto. E meu pai acabou de perder o emprego, e eu vou ter que arrumar um pra ajudar, e so de pensar que vou ter que fazer algo que eu nao quero, lidar com pessoas, ter que sair de casa.. ja da um desânimo enorme, e vontade de chorar..
sei bem como é, tô tentando sair sozinha também, é impressionante qnd eu acho q sai às crises voltam tudo. não tenho dinheiro pra psicológo/psiquiatra nem tem fáculdades na minha cidade
Tudo isso vale pra transtorno de ansiedade!!! As pessoas também se comportam como ela disse!
Quando sua mãe fala mal da sua roupa vc se sente mal, imagina ela dizer que como vc se sente é palhaçada ou que é preguiça. Familiares machucam, mas o dia a dia tbm. Fiz 18 anos e fui tirar a carteira de motorista (as medicações ñ influenciam em NADA na minha capacidade de direção perguntei ao psiquiatra) e tive de omitir elas da ficha simplesmente Pq várias pessoas que conheço e tomam foram proibidas de tirar a carteira simplesmente por tomarem medicação, pelo Tabu em cima disso. Ficha de emprego, estágio, carteira de motorista, até em alguns médicos ou eles simplesmente te taxam de louca e invalidam toda sua capacidade e voz. Simplesmente se eu tivesse diabetes e tomasse insulina por isso ñ seria embarreirada pra nada disso, ñ precisaria mentir nem nada e ñ é como se depressão e ansiedade ñ fossem doenças tão comuns quanto diabetes.
Vcs duas sintam se abraçadas e obrigada de verdade ❤️💜💙💚💛
Beatriz Lima, que você se sinta abraçada nesse momento!
eu acho que nesse caso não se trata de te incapacitarem pela "loucura" e sim por alguns desses medicamentos terem efeitos adversos, você pode estar dirigindo e sentir tremores, sonolência e outras coisas que colocariam sua vida e a do próximo em risco.
Eu tenho luto contra depressão faz um ano, e fui ao extremo, de tentar me matar e ser parado pelos pais pouco tempo antes de acontecer, eu sou professor de zumba e tbm procuro falar abertamente e para todas as minhas alunas e para todos sobre a depressão, pq não quero q ninguém passe pelo q passei, me indentifiquei mto com a moça
Ale Monteiro Godoy fique bem seu lindo ❤️
Também sou professora de Zumba, e tenho início de depressão, tenho só 22 anos e descobri que não sentia mais prazer na coisa que eu mais amava fazer, que era dar minhas aulas e estar com minhas alunas, eu chorava pra não ir dar aula, mas ia e nunca deixava elas notarem que eu tava entalada com vontade de chorar, sempre doida, alegre, era assim que eu queria que elas me vissem, comecei a acreditar nas pessoas que me diziam que era só besteira, que eu precisava ter força então comecei a mentir pra mim mesma dizendo que ta tudo bem quando na vdd, a gente só finge que tá pra manter as pessoas que a gente ama perto e evitar que elas digam algo que nos magoe ainda mais, pq sabemos que elas odeiam ficar ouvindo a gente falando que está se sentindo mal! Amei demais esse vídeo, compartilhando pra todos 💗
Ale Monteiro Godoy acredite e confie. Você vai sair dessa.
Envio boas energias 🙏🏼❤️
professor de zumba?
Luto contra depressão há 8 anos. Estou na pior fase e só tenho que agradecer a Deus e meu marido, que me ajuda muito.
Nossa essa pressão pra ficar bem eu vivi em casa. Na minha terceira consulta com o psicólogo minha mãe perguntou “e ai já tá bem?”, isso só me piorava.
hahaha mesma coisa aqui Carolina.... No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
"Vc não sabe mais o q é gostar, o q faz sentido, o q é seu"!
É bem assim...
Estou passando por uma das minhas piores crises de ansiedade/depressão e tenho 0 pessoas com quem conversar, tá cada dia mais difícil. Não sei pq tô comentando aqui, mas esse vídeo falou comigo. Não aguento mais.
majuh castro eu tbm tenho, se precisar conversar, estou aqui!!!
majuh castro me sinto assim tb pois os "amigos" só estão com a gente nas horas boas ou convenientes pra eles
majuh castro Eu tbm tenho ansiedade ,é entendo perfeitamente como isso é ruim.😔
Estou aqui se precisar.
Bb, pode me chamar viu, o face é o nome daqui msm, tô aqui pra qqr coisa viu?
A depressão é um estado quase inimaginável para alguém que não a conhece. Trecho do livro O demônio do meio-dia: Uma anatomia da depressão
Um like só não é suficiente.
Afffffff, que vídeo maravilhosooooooo!!!!
Eu como Stella, tenho depressão faz um tempo (mas especificamente desde 2015) e demorei anoooos pra buscar ajuda.
A falta de informação realmente leva um depressivo até o limite.
Só consegui buscar ajuda e aceitar que eu não controlava minha própria mente (essa aceitação foi o mais difícil pra mim) em 2017, quando eu cheguei no fundo do poço e não conseguia fazer e nem sentir mais nada. Foi sem dúvidas, o ano mais difícil da minha vida.
Depois que comecei a terapia, finalmente comecei a entender tudo que eu sentia durante anos e como tudo me atingia, quais eram os meus gatilhos etc e minha vida mudou.
Hoje, quase um ano depois, me considero outra pessoa. Falo abertamente sobre isso na minhas redes, inclusive fiz vídeo aqui pro meu canal relatando cada momento difícil que eu vivi. E isso pra mim é a maior prova de que a depressão fica cada vez mais no meu passado.
É meio louco, pq escondi por anos de tanta gente e agora faço questão de contar minha experiência.
Mas enfim, é tudo por aquela história do: é muito mais fácil você ouvir de quem chegou ao fundo do poço que "vai ficar tudo bem", do que de quem nunca viveu e nem faz ideia do que você sente.
Marco Aurélio Bianchini vc aquiiii 😍😍😍
eu te admiro cada dia mais depois daquele video, comecei a te acompanhar em todos os lugares e me senti abraçada. entendida, sabe? sério, mt obrigada ❤️
Ana Carolina qual o link?
E vc estava em algum relacionamento? Até vc se reerguer (depois de procurar ajuda) levou muito tempo? To passando pela situação de não saber o que fazer (com meu namorado, tá muuuuito difícil) e de precisar conversar com quem se ergueu disso... são tantas perguntas que... é foda :/
Marco
Marco Aurélio Bianchini que bom que vc buscou terapia, pena de quem nao tem condições mas força aí e seja mto feliz
14:00 me senti exatamente assim. Sempre pensava "eu me quero de volta".
Laura Vilela Moreno
Também me perguntava, em q momento me perdi de mim. Só Descobri na psicoterapia.
Primeiro sofri abuso na infância, por um velho asqueroso desgraçado q tá no inferno( tive um apagão de memória só me lembrei disso aos 15 anos). A psicóloga disse q é normal isso, esse apagão, qdo relembrei chorei muito. Foi horrível.
Creio q as crises vieram num ambiente sequêncial de tragédias (perdi meu pai, depois minha mãezinha e irmão)em curto período fiquei órfã e mto sozinha, depois tive um casamento abusivo, com um narcisista psicopata .
Depois do divórcio, foi um alívio, mas já estava dilacerada, totalmente só, com um bebê nos braços para criar, educar, prover, fiz o melhor q pude, cuidei muito bem do meu bebê, comecei a praticar artes marciais (kung Fu), fiz dieta, voltei a estudar
Detalhe: sempre trabalhei, (comecei como doméstica aos 11 anos, no apto de uma senhora agressiva q me agredia com socos e palavras),
vim de família muito humilde
estudei muito e consegui empregos melhores, até q trabalhei 17 anos no setor administrativo de uma empresa q faliu, na crise do Brasil). Veio o desemprego.
....juntando os cacos do q sobrou..
Continuo estudando
Não arrumei um namorado decente ainda, criei o medo inconsciente de me entregar,
sempre dá tudo errado parece q as pessoas só querem amores líquidos tipo miojo( só engorda, dura pouco e não é nada nutritivo)
Enfimmmm
Apesar de ser forte e resiliente, ainda me sinto a andar na corda bamba, equilibrando mil copos cheios de vida...
Não posso derrubar, nem parar de andar.... senão ... posso morrer,
e algumas vezes até tentei, mas, percebi q seria uma covardia acabar com a própria vida, e não posso ser covarde,
ainda amo a vida, apesar das feridas abertas, eu quero viver muito, sorrir, ser feliz, apesar dos pesares...
Haja resiliência....
Admiro quem sobrevive à depressão ...desejo boas melhoras a TDS nós, gratidão pelos relatos,
me ajudaram a ver q não é só eu q tenho essa doença maligna
e q podemos trocar idéias e nos fortalecer com os relatos de cada um.
Gratidão!!!
Exatamente.
Laura Vilela Moreno
É o que peço a Deus todos os dias..
Laura, tudo bem?
No nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Falou tudo
"Nossa mas você ri, você não é depressivo" Mano????
A pessoa tá doente e tá tentando descontrair, nunca fale isso pra alguém
Faço vários tratamentos e acompanhamentos de ansiedade e depressão desde a adolescência, e ouço muito isso. "Ah, mas você é tão inteligente" "Tem um emprego tão bom" "É tão bonito". As pessoas não entendem e querem achar respostas muito superficiais pra coisas que estão muito enraizadas dentro da gente. Obrigado por esse vídeo, é mais um que deveria bombar (né, menina do livro) pra que todo mundo soubesse de verdade o que é a depressão, e porque devemos sim procurar ajuda.
Gabriel Pasini
A vibe dessa galera q tá envolta de vc, falando isso também, né?! Gente que acha q beleza, emprego e qualquer coisa superficial (como vc disse) é motivo pra tá bemzão, já deixa a gente malzão!
A primeira coisa q fiz quando comecei a me tratar, foi me afastar de gente assim, e cara, alivia pacas!
Essas pessoas não sabem que estão doentes, e te adoecem. 😔
Realmente, Emily. É como a Stella falou, a galera que te ama acaba fazendo coisas por desconhecimento, achando que tão ajudando, mas que na verdade só deixam a gente mais mal, e se questionando mais ainda. Do tipo, "será que realmente eu tenho tudo isso e sou muito ingrato por estar assim?". Acaba afundando mais ainda. Também tenho me afastado de pessoas e ambientes que me machucam, ajuda a gente a ser mais honesto interiormente, com o que é bom pra gente.
Eu tenho depressão e eu P R E C I S O que T O D A S as pessoas ao meu redor assistam esse vídeo, porque é exatamente assim o se sentir culpado, se sentir inferior enfim. Obrigada suas maravilhosas!
Juliana, força!!
Maravilhosa!!!Jout Jout sou psicóloga e te agradeço imensamente por levar à família assuntos tão importantes como esse!
"Se ocupa, faz um curso." NOSSA COMO Q EU NÃO PENSEI NISSO ANTES HAHAHAHAHA
queria muito abraçar vocês, obrigada por esse vídeo
Jout, parabéns pelo conteúdo e por saber dar espaço para quem está falando. Não é raro vermos na tv ou no youtube o "entrevistador" interromper ou falar mais que o próprio convidado.
Joany Santos notei a mesma coisa
A parte mais difícil da depressão são as pessoas, eu concordo completamente....
As pessoas não têm mais paciência de ouvir outras pessoas...
E quando você finalmente fala ,fala ,fala e a pessoa te responde: eu não entendi o que você quer dizer...
Aí você volta para o seu eu e pensa: realmente eu tô sozinha nessa...
Muito difícil conviver com as crises e não ser compreendido 😢
:( me sinto sozinha tbm, apesar de as pessoas falarem q estão ali pra m ouvir, mas ficam dando esses concelhos q sabemos q não são tão fáceis de seguir...
Nossa...preciso pedir perdão pra minha irmã😢
Perdão e obrigado não tem prazo de validade!
José Eduardo 😉
Dá um abraço nela por mim,e um abraço pra você.
Tb tenho depressão e quando consegui me reaproximar da minha irmã me senti menos sozinha. Isso faz muita diferença, se sentir acolhido, sentir q tem alguém q vc imaginava q estava te julgando mas na verdade é compreensiva.
faz Isso!.
"Uma coisa que a gente desaprendeu é ouvir querendo escutar e não querendo responder" ÍCONE
Raytha Alves li essa frase exatamente enquanto ela falava, gente 😱
A minha primeira vez em que tive um pensamento suicida foi como o dela. O "estar" ali já não fazia mais sentido, doía pensar no futuro, a solidão era grande. Me lembro de que estava andando pelo centro da cidade e simplesmente saí vagando pra tentar sentir alguma coisa. O que senti foi cansaço, então sentei na praça pra esperar alguma coisa acontecer. Nada aconteceu. Continuei a não sentir nada. Não queria mais existir, sentia que a energia posta em mim era inválida, não tinha propósito nem biológico.
O que me salvou foi a pessoa que mais amo. A única pessoa que senti ali comigo, mesmo estando a mais de 400 Km de distância.
Ter depressão é olhar para dentro de um abismo. Você pode se empenhar para descrever para os outros como ele é, mas quem nunca viu o abismo não consegue entender a dimensão real dele, por mais que se esforce.
Obrigada, Stella, por ajudar a tentar descrever como é (E obrigada, Jout Jout, por ceder esse espaço tão importante!). A gente sabe o quão fundamental é derrubar os estereótipos e glamurizações dessa doença. E parabéns por ter conseguido o controle da sua depressão! A luta é incessante.
Ouvi do meu médico: “O remédio vai te dar um chão e a terapia vai te mostrar os caminhos.”
É meio doído se identificar com os "sintomas" da depressão, principalmente quando dizem sobre o apoio das pessoas, pq sempre rola um "é só ter força de vontade". Essas frases de motivação são as que mais desmotivam os depressivos. Obrigada por trazer esse assunto que a gente tanto pediu, Júlia! 💓
Jout Jout, Stella, obrigada por esse vídeo! Tenho depressão desde os 15 anos, aos 20 fui diagnosticada com síndrome do pânico e aos 21 tive que abandonar a faculdade. A cobrança dos familiares e dos amigos pra eu melhorar era enorme. Eu sentia que minha vida tinha acabado por ali... Comecei a compartilhar minha história por mídias sociais e recebi bastante apoio, mas também perdi muitas pessoas e escutei muita besteira, gente dizendo que eu era louca ou que eu tinha um espírito ruim, uma pessoa que não merecia ninguém. Agora minha família me pressionou a voltar pra faculdade, e a pressão pra você melhorar, por mais que seja de boa intenção, atrapalha muito! Depressão não é culpa de ninguém! É um problema de neurotransmissores, uma patologia fisiológica do cérebro e que muitas vezes precisa sim de remédio pra voltar ao normal. Saber disso me fez mais consciente de mim, e espero fazer minha família mais consciente do meu problema também. Esse vídeo com certeza vai ajudar. 💜
Maria Eduarda Baumer Você vai melhorar quando puder! Eu acredito que você pode, mesmo que demore anos!
Quem é a melhor RUclipsr? E pq é a Jout Jout?
Como psiquiatra e psicoterapeuta estou adorando usar seu vídeo para Psicoeducação dos meus pacientes e seus familiares! Excelente!
Gostaria muito que esse vídeo tivesse o mesmo tanto de visualizações e conseguisse chegar a tantas pessoas como aconteceu com o vídeo da "parte que falta", pois eu estou passando por uma crise horrível da depressão, e sei o quanto é difícil lidar com o " outro" diariamente além de ter que lidar comigo mesma estando tão frágil. Muito obrigado Júlia mais uma vez por me dar voz , por me fazer ouvida ainda que através de outras pessoas. Essa mulher linda ao seu lado é também muito forte. Já quero abraços. 💜💗
Esse mês tive o primeiro dia de paz em cinco anos, quando finalmente busquei e me adaptei a tratamento psiquiátrico + terapia. Busquem ajuda médica!!! A realidade que você tá vivendo agora não vai durar a vida toda. Não ter motivação pra viver não é normal.
Natália Narumi Você não está sozinha ♡
Tenho 20 anos e tenho, mas nunca procurei ajuda. É bizarro que quanto mais vc se afunda, menos vc quer sair de lá, faço faculdade e as pessoas de lá costumam me chamar de engraçada e divertida, sempre animada e disposta a dar um "bom dia", mas na real ninguém imagina quem eu sou quando chego em casa, nem meus pais...
Rafaela Sabino Vc ñ está sozinha. Um abraço carinhoso!
Te entendo! Vivi assim até os 26 quando tive minha primeira crise forte. Estou passando por ela agora e se eu puder te falar alguma coisa que aprendi é: vá atrás de algum profissional ( psiquiatra ) enquanto vc ainda tem forças pra esconder dos outros o que vc sente. !!!!
Querida, vc não está sozinha! Só não deixe de procurar ajuda, cuidar da saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Eu tb "enrolei" no início e hoje penso que, talvez, minha caminhada teria sido mais leve.
Rafaela, primeiramente saiba que você não está sozinha e a culpa não é sua. A gente com depressão se sente muito culpado. Segundo, eu reforço o conselho da Natália, se tiver muito difícil procure um psiquiatra. Eu demorei pra procurar ajuda médica, eu tinha medo de tomar remédio e ficar meio "grogue" ou meio letárgico. Mas o remédio ajuda a sair do fundo do poço e começar a ter vontade de fazer algo.
Tu já tentou falar com pessoas mais próximos e procurar terapeuta/psiquiatra? Não tenha vergonha de pedir ajuda se tu tá precisando, porque tu merece ajuda e precisa dela pra sair dessa merda!
O Brasil precisa entender que A VIDA NÃO É UM CONTO DE FADAS E SIM DE HISTÓRIAS..
Por favor upa essa vídeo pro Facebook eu preciso compartilhar esse vídeo e marcar minha família “ você só tem depressão em dia de semana na semana não tem” “ so tem depressão pra trabalhar” “ você não acorda cedo pq é preguiçosa”. Eu tenho depressão severa com ansiedade e compulsão alimentar e piorou depois de um relacionamento abusivo e um estupro vindo do mesmo embuste! 😪 eu preciso desse vídeo no Facebook
só compartilhar no facebook. embaixo do video tem escrito "compartilhar" :)
Se precisar conversar estou aqui 😘
Eu preciso do vídeo no Facebook não só o link entendeu? Um vídeo ainda mais que fala sobre depressão bem difícil alguém clicar
Você pode baixar o vídeo pro seu computador e depois compartilhar (no Face, no whatsapp, onde quiser). Têm varios sites que fazem isso de maneira muito fácil. Esse vídeo aqui ensina um método: ruclips.net/video/wshLsNp5otU/видео.html Mas se você der um google, vai encontrar varios outros.
Mel Lives in theory Mel me sinto assim também
Depressão um assunto que todos tentam evitar, obrigado Jout Jout por tirar esse monstro da sombra e mostrar que ele existe! Te adoro mulher!
Eu estou chorando e não é de tristeza é pq enfim alguém conseguiu falar e entender o que eu sinto
Karen Garbin eu também. Me senti abraçada.
já pensei inúmeras vezes em criar um canal no youtube sobre depressão, mas ainda não me sinto capaz. quando me ouvia falando das situações que rolavam no meu cotidiano, e no que isso resultou após anos, me sentia derrotista, vitimista e fracassada. todo mundo só quer expor seus sucessos, né? eu também gostaria. e sinto que o maior sucesso que rolou na minha vida nos últimos 3 anos foi eu ter permanecido viva. estamos muito longe, ainda, de perceber o quanto a depressão pode ser DEVASTADORA. esse sentimento de desarranjo, falta de pertencimento, desconexão, culpa, muita culpa, limbo existencial, falta de estímulos básicos, inferioridade, incapacidade, isso vai cristalizando, vai virando um exoesqueleto de incomunicabilidade. quem tem depressão se isola, porque não sabe como dividir essa dor - muitas vezes inominável - com ninguém. até porque, as pessoas são muito resolutivas, ou querem dar diagnósticos e protocolos morais. o mais difícil mesmo é ter alguém que saiba ouvir.
ouvir sem pensar no que vai dizer, ouvir com empatia, ouvir sem julgamento, ouvir com amor, ser companhia de fato nessas horas. tive pouca ou nenhuma. tive amigxs igualmente fragilizadxs que lidavam com seus monstros com sexo e álcool (já fiz tb, mas só piorou a situação). tive amigxs que simplesmente sumiram pq não tinham estrutura para lidar com as minhas crises (e não xs culpo pq é foda mesmo). tive amigxs que ficavam propondo mil e uma atitudes e não percebiam que eu não conseguia nem escovar meus próprios dentes, eu não ia simplesmente colar numa festa para flertar.
me sentia louca, ingrata (porque afinal o dia está tão lindo e eu tenho uma saúde perfeita), me sentia mal por não conseguir manter qualquer relação (família, amigos, profissional, gente semi-conhecida que se você não cumprimentar é grosseria), comecei a ter fobia social (sentia que eu não merecia frequentar qualquer espaço onde dois ou mais se reuniam - nem reuniões familiares, aniversários), me sentia uma fraude, como se tudo que eu tivesse vivido fosse mentira, depois passei a achar que eu era uma pessoa ruim, e que essa desgraça mental-espiritual talvez fosse meu carma. e fiquei 7 meses isolada, dando as rédeas da minha vida para outrem, pensando todo santo dia em suicídio, envergonhada de existir, me batendo escondida, chorando para acordar e para dormir. eu só pensava em morrer. só.
aliás, quando você estiver com alguém que está com depressão, ou com qualquer outro distúrbio grave, saiba que o que habita esse ser humano são culpa + vergonha + medo + fragilidades mil + paranoias + julgamentos crueis sobre si mesmo. no meu caso isso alcançou o extremo, eu tinha medo que pessoas me batessem na rua, que me humilhassem em público, que me expulsassem de estabelecimentos porque eu acreditava que pelo meu jeito (?) elas perceberiam que eu não presto, e que isso seria justíssimo. porque eu realmente me via como uma pessoa execrável.
hoje percebo o quanto a gente se deforma - mentalmente - conforme o distúrbio vai se agravando. levou anos para chegar a isso, foram várias situações de vulnerabilidade seguidas que me fizeram crer que eu era alguém no negativo.
a recuperação está sendo longa. sinto como se eu tivesse me acidentado, e depois de um coma tivesse que reaprender as coisas essenciais - e a deixar de temê-las. levantar da cama, cuidar da minha higiene, lavar roupas, planejar o dia, buscar o que me supre no básico, decidir como vou me vestir, cumprimentar alguém no elevador, conversar com amigxs, manter relações, responder mensagens, comer. e só depois, criar novos interesses, tentar uma recolocação profissional, ir a uma festa, expressar qualquer coisa que eu sinta. estar viva sem me desculpar por isso.
bom, era isso o que eu queria que todas as pessoas que não sofrem de graves distúrbios psíquicos soubessem.
estudem o assunto, leiam sobre, escutem o que as pessoas que convivem com isso têm a dizer, NÃO SEJAM MANICOMIAIS, tá? também não acreditem que é um problema puramente químico, que se a pessoa tomar venlafaxina e rivotril os problemas vão acabar, não seja essa pessoa. acolhimento é o que mais pode nos salvar de suicídios em série.
ps: descubram quem é NISE DA SILVEIRA
Ana Luiza Serrão vc me descreveu! Sinto tudo isso aí...
Se puder, faça esse canal sim, você se expressou muito bem e me vi em cada pedacinho (principalmente sobre a parte do isolamento; chega uma hora que vc percebe que não existe mais ninguém a sua volta e sente ainda mais culpa porque, afinal, você ''quis'' se isolar - grande parte do isolamento é por acreditar piamente que ninguém consegue te suportar mais).
Vc se sairia muito bem em um canal sobre isto. Também tenho depressão, e me impressionei de forma positiva com a sua frase sobre a sua maior conquista nos últimos três anos é estar vivendo! Pra mim em particular, é uma frase incrível, afinal, realmente mais nada será possível sem está conquista, não é mesmo? Quando minha mente recai a pensamentos suicidas, é coisas do tipo que tento abstrair... Que com tudo que ocorreu, é mesmo como me sinto e vejo, estou aqui. E eu não esperava estar. Às vezes parece que só nos arrastamos como um saco vazio e confuso pela vida, é que este ato de arrastar-se é cansativo e pesado, mas afinal, eu realmente não esperava conseguir o tanto que já consegui, então sim, as vezes nossa maior vitória é estar ainda vivo, e está tudo bem com isso. A idéia de criar um canal é boa, se vc se sentir a vontade para tal, mas só se vc se sentir. Obrigada pelo seu relato.
Nise da Silveira, que exemplo de ser humano! Gostei muito do que você escreveu, não tenho depressão mas a minha companheira sim...chorei em cada momento que li, porque, infelizmente ainda não consigo ajudá-la como ela merece...estou tentando, buscando conhecimento, mas me dá uma tristeza e impotência por não conseguir ajudar... é difícil.. E sim, devemos falar mais sobre isso!
faz sim um canal, adorei seu texto!!
Jout jout, faz um vídeo sobre ansiedade?
Precisa mesmo!!
Maira Oliveira concordo
Nunca me senti tão verdadeiramente compreendida quanto vendo este vídeo. Me emocionei de verdade, pois me senti abraçada. Para mim, é tudo muito difícil, porque além de tudo, não tenho condições de receber um tratamento profissional. O maior consolo que posso ter é a conscientização das pessoas, que você Júlia, está ajudando a espalhar. Muito obrigada!
Bruna de Oliveira acredite e confie. Você vai sair dessa.
Envio boas energias 🙏🏼❤️
Tati Zanichelli muito obrigada!
Você que tem depressão. Você não está sozinho. Eu sei que é difícil, mas olha só, quantos piores dias da sua vida você já sobreviveu? Quantas dores você aguentou e quantas conquistas já teve realizando tarefas pequenas que pareciam quase impossíveis? Você é foda.
Jout Jout Sindrome do pânico é o próximo da lista que é tão grave quanto depressão, e acredito que sofra tenha mais preconceito ainda. Tente encontrar alguém para falar sobre isso!
Tô passando por isso.. é a pior coisa que eu já senti na vida
Sim...as pessoas tendem a colocar síndrome do pânico, ansiedade e até outras doenças psiquiátricas no mesmo saco, são coisas muito diferentes...
@@tainaribeiro4657 estamos juntos! ❤🙏
Tenho medo da vida da luz do futuro e do tempo... mais não tenho medo de morrer a luz pra mim é boa mais me cega sempre e prefiro assim porq oq vejo no mundo nas pessoas é horrível até mesmos aquelas q parecem ser boas. A luz revela a realidade e eu não gosto dela. Já o futuro não conheço e não quero conhecer já o tempo me fere porq tudo o q amo ao meu redor como a família q me criou. O tempo vai levar todos da minha vida e eu vou ficar eu não quero ficar pra assistir. A escuri escuridão esconde isso de mim e a ilusão me tira desse mundo cheio de luz e cheio de escuridão e eu crio o meu mundo sozinha com minhas regras. Eu redecido oq quero da minha vida porq confio só em mim na terra e em Deus porq algo me diz q ele é confiável.
to passando por isso
n tenho a menor ideia do q fazer,e ninguem entende.
Oi Jout Jout! Obrigado pelos seus vídeos tão tão tão maravilhosos! Vc, Peralta, Margot e Caião moram no meu coração! Trato ansiedade e depressão já faz 10 anos, e não é fácil! Ainda bem que com ajuda de profissionais incríveis (psiquiatra e psicólogos) aprendi a me conhecer melhor e lidar com as crises. Muita luz e sucesso para todos vcs!
Luiz Gustavo Ribas você não está sozinho ♡
Gustavo Borges ❤️
Só precisamos de um "ta tudo bem!" e um abraço. Só isso, só ouvir. E é só disso que eu tô precisando agora.
Marina Monteiro ta tudo bem ❤
E um beijinho na testa ❤
quer conversar? to aqui pra ouvir viu
sendin' virtual hug S2
amei o vídeo, essas informações sobre depressão que eu precisava ouvir, minha namorada está desenvolvendo essa doença, e agora com esse conhecimento, posso me esforçar em esta presente e ouvir querendo ouvi-la.
Precisamos de mais pessoas como você
!!!!!!!!!!!!!!! Alguém multiplica essa pessoa
Que bom vc demonstrar essa preocupação, estou passando pela minha pior crise e meu namorado esteve e esta ao meu lado em todos os momentos, isso é muito importante!
As vezes passo por crises fortes em que preciso ir ao hospital. Meu marido é a única pessoa que está lá ao meu lado sem criticar ou perder a paciência. Saiba sempre que não é drama, não é teimosia, não é falta de querer melhorar. Felicidades à vocês!
Cara, que bom que tu pensa assim, e acredite, toda força que tu puder passar pra ela é ESSENCIAL. Melhoras pra ela
MEU DEUS, O MUNDO INTEIRO PRECISA ASSISTIR ESSE VÍDEO!!!!!! 👏🏻❤️
Ter depressão é foda. Estou nessa luta há quatro anos e ainda é difícil, os últimos meses passaram a ser mais complicados, mais crises, mais pensamentos suicidas e vocês não tem ideia de quando uma mão amiga ajuda. Mas é difícil ter essa mão amiga quando muita gente ainda acha que depressão é frescura ou você só está triste. Tudo que falam já me passou pela cabeça, que poderia só ser preguiça, que estava triste, que é drama, que não tenho motivo. A pessoa depressiva acredita e só piora o quadro delas porque isso não vai embora. É aterrorizante estar presa num corpo com uma mente cheia de pensamentos de quanto sou um fardo a todos, que todo mundo me odeia, que eu sou inútil, que só ocupo espaço, que sumir seria melhor. Tenho dias bons, tenho semanas ruins. Dias que choro por tudo, dias que qualquer coisa me irrita, dias que não sinto nada, dias que só quero ficar na cama e outros que quero fazer tudo ao mesmo tempo. Depressão não tem cara e um exato, mas sempre é um vazio enorme e a falta de empatia é tão triste porque uma pessoa que abraça invés de machucar ajuda tanto. Mas bem, estou nessa luta, ainda estou viva e espero que vídeos assim ajudem as pessoas que tem depressão a verem que não estão sozinhas (porque não estamos) e aos que não tem de entender realmente o que é e ter mais empatia pelo próximo. Vídeo lindo! ❤️
Jess
Amore, acabou de descrever a eu de 5 anos atrás (e de uma vida toda).
Nessa fase eu parei com tudo, emprego, faculdade, amigos, só ficava no meu quarto chorando e pensando num jeito mais prático de me matar, sem dar trabalho pra ninguém dps.
Aí eu saí da fase suicida pra entrar na fase "pq eu existo", não queria nem me matar mais, só queria nem ter chegado aqui.
Fiz terapia que ajuda muito, mas as coisas só clarearam na minha mente quando tomei floral de saint germain.
Me desculpa, não sei das suas crenças, mas essa irritação, essas oscilações de energia (uma hora nada, outra hora tudo), procrastinação q fode com teus compromissos, etc, cara isso praticamente zera!
Os florais me deram uma palavra q eu não tinha na depressão suicida, que é esperança! Queria me matar pq não tinha esperança de sair desse buraco negro chamado depressão.
Pesquise sobre, espero que te ajude, assim como me ajudou.
E muito amor pra vc, sérioooo!!!!! 💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞
Emily Gigueledo vou pesquisar sim! E muito obrigada, muito amor para você também ❤️
Jess Sofro com ansiedade, tomo calmantes pra aliviar as crises, e possivelmente também tenho depressão. Estudo de manhã e a cada dia fica mais difícil levantar da cama para ir a escola, "viver" mais um dia. Eu acordo pensando em como eu queria estar morta... Não tenho mais ânimo pra nada. Não tenho mais uma perspectiva de vida. Minha vida parou de fazer sentido. Me sinto sem rumo.
Jess eu tenho transtorno bipolar, que inclui episódios de depressão, e criei um canal “Jornada Bipolar” para trocarmos experiência sobre as dificuldades com a patologia e o que ajuda a melhorar. Acredito que em grupo ficamos mais fortes.
Jess fique bem💙vc realmente não está sozinha...:)
Amo esse quadro com pessoas diferentes. O nome deveria ser papo com a Jout
Regiane Andrade de frente com Jout Jout hahaha
Todo mundo tinha que ver esse vídeo e prestar atenção não só nessa informação mas que a vida de quem tem depressão não é simplesmente falta de ânimo, como ela falou, é não sentir mais prazer nas coisas que vc ama.
Acheeeii o INSTAGRAM da Stela!!! @strelarainha pra muita gente que perguntou aqui nos comentários! 😘
Acabei de ver aqui TB que ela criou um canal recente chamado Minha Doce Depressão ;)
GRATIDÃO CAMILAAA. vou me inscrever no canal dela. AAAAh no nosso canal falamos sobre o assunto, de uma maneira bem leve, talvez até distante da realidade, mas já achamos que é um caminho para reconhecer esses padrões de pensamentos tão traiçoeiros, que muitas vezes começam com nomes inadequados como "preguiça", sono, vontade de só ficar em casa... etc. Depressão é um doença terrível. Nós sabemos o que ela é. E esperamos ajudar pessoas através das nossas personagens. Conheça nosso canal, talvez você goste. Bjs.
Queria ter visto este vídeo á cinco dias atrás, antes do meu melhor amigo ter tirado a própria vida. Não soube como ajudar ele, não soube ouvir, ñ soube ajuda agora o perdermos. Espero que muitos encontrem a resposta que procuram, assistindo seu vídeo, quanto à mim obrigado por fazer esse trabalho. Pessoas não espere a grande crise, ao menor sinal procure ajuda profissional, e não tenha vergonha de dizer a um amigo; eu não estou bem!
Robson Hudson Sinto muito. :/ Esse ano tive notícias semelhantes, de colegas e conhecidos. Eu me sinto sem chão por não saber como ajudar. Tenho que estudar sobre e buscar meios pra poder ajudar.
Sinta-se abraçado.
Robson Hudson ....Pode ajudar agora rezando por ele e pedindo paz de espírito
ELIZABETH OLIVEIRA; sim, Exatamente!.
Pessa PaZ pra Vc é Para Ele...pfV
A grande dica que meu saudoso psiquiatra Pedro Paulo Braga me passou foi: "você vai ter que aprender a lidar com isso". Por mais que a terapia e os remédios possam ajudar não existe magia.
É difícil. O apoio da família é fundamental. Quando se mistura ansiedade, depressão, artrite reumatoide e síndrome do intestino irritável ligado ao emocional a vida pode se tornar muito muito difícil. Ser depressivo não tem nada a ver com traumas passados. Ao contrário de outros problemas, não há como medir a depressão. Ao medir a pressão de uma pessoa pode-se concluir que ela é hipertensa. É assim com o cardíaco, com o diabético, com o reumatismo e outras doenças. Mas como quantificar a depressão de alguém. Há depressivos que conseguem ser produtivos. Mas outros não conseguem trabalhar.
Gostei do vídeo. Toda sorte para essa moça. 🍀
"Afundou tanto que desapareceu" assim q eu me sentia. As vezes eu ficava na dúvida se realmente eu tava vivendo. Como se eu visse um filme de fora e n conseguisse interagir com a minha própria vida. Passar dias sem abrir a boca. A energia que eu tinha era tão reduzida q era desesperador pensar em sair de casa ou tentar fazer algo. Graças as deusas e ajuda psicologica, não estou mais assim a algum tmpo.
"Oque é a Depressão, se não um câncer na alma"
To passando por um momento muito difícil da minha vida, e que só de pensar os olhos la se enchem de água ( ta acontecendo agora), estou a 4 dias apenas deitada, sem animo, não cozinho, não como, só sei beber (as vezes nem beber consigo porque não vejo mais sentido), fumar, e tentar distrair a minha cabeça (coisa que não anda funcionando)
Se eu tivesse mais coragem eu ja teria sim sumido desse mundo, porém vejo que esse não é o caminho.
Eu espero que isso amenize com o tempo, e que eu tenha ânimo na minha vida novamente.
Ta muito difícil.
Desculpe o desabafo, não tenho ninguém pra conversar, pq como falou no vídeo, sempre é frescura, falta de força de vontade.
Toda noite eu ando repetindo pra mim mesmo, é só mais um dia vai passar, eu vou ficar bem, mas nem sei se acredito em minhas proprias palavras.
oi, barbara, espero que vc tenha melhorado, nem que seja um pouquinho, da crise... liga no CVV (141), eles indicam serviços de apoio psicologico proximos de onde vc mora. e força!
Estou melhorando sim, um dia de cada vez, ainda vou chegar lá!
E sim, qualquer coisa ligarei, muito obrigada!
❤❤❤🙏🏻😍
Te entendo, tive essas crises e quase morri nas garras de um namorado psicopata, foi horrível, hj estou mais firme, um dia de cada vez, foco, força e fé.
Bárbara Victória
*ei, bora conversar?? Se quiser, eu só te ouço*
depressão causa dor e dor dá sentido a vida, e sem essa dor, a vida se torna completamente vazia
Achei massa o vídeo, mas queria ter visto uma ênfase ainda maior na necessidade de busca por um acompanhamento profissional... eu tenho uma amiga que passou por depressão e ela me ligava para ficar 5, 6 horas seguidas no telefone e chegou uma hora que eu mesma assumi que não tinha condições de lidar com os fardos dela daquela maneira e que um acompanhamento de um psicólogo e um psiquiatra eram fundamentais, porque ter alguém para desabafar é importante, mas a depressão é uma condição de saúde, neurológica e não, não basta ter alguém para te ouvir.
exato, é o que tá me acontecendo. não consegui acompanhamento psicologico porque a faculdade não sei por qual motivo, supendeu e to sem grana pra pagar um. resultado: comecei a me relacionar com alguém e depois de um tempo estou me vendo apegada a ele querendo falar com ele constantemente. falei pra ele que era ciume, insegurança e tal, mas na verdade é porque eu preciso de um direcionamento e ele não pode me dar.
Marília Rodrigues , é isso... Não sou profissional da área, mas acho que os profissionais da saúde mental estão aí e todos nós temos que, de alguma forma, dar atenção para essa parte da nossa existência, da nossa saúde. As pessoas, os familiares, amigos e companheiros serão sempre aliados importantes, mas o acompanhamento correto com psicoterapias e remédio quando for o caso são fundamentais. Não dá para tratar um problema sério de coluna com meditação, assim como não dá para transformar uma doença que pode ser tão perversa quando não tratada como a depressão como mais um caso de fundo de quintal. Te desejo luz neste momento e que vc possa receber orientações de quem se formou e lida com isso, porque, sinceramente, não acredito que colo e carinho sejam suficientes.
Concordo com você, acho que na realidade é um assunto bem amplo e tem muito a ser falado sobre ele. Nessa conversa com a jout jout eu falei sobre as pessoas, pois no meu caso foi o que mais me afetou (pois eu já fazia terapia há algum tempo).
As pessoas são fundamentais no processo, mas a ajuda profissional é imprescindível para que a gente melhore.
É uma junção de tanta coisa, amor, família, amigos, empatia, terapia, autoconhecimento, meditação. Nenhuma dessas coisas sozinhas se sustentam. Obrigada por levantar essa questão
Bib's passei pela mesma situação e não continuei a amizade. Era uma sobrecarga muito grande e a pessoa não se ajudava. Não tomava o remédio direito, bebia muito e me ligava pra dizer que ia se matar. É muito difícil dar suporte para alguém que não quer se ajudar
aconteceu comigo, ai a pessoa falou que eu era intolerante.