A estética de um espaço “liminal” é essa mesma, ou seja, ambientes transitórios onde não existe vida. Sao ambientes energeticamente insalubres, em resumo. Sabe aquela sensação estranha de entrar em um local abandonado ou decadente? Ou pense na sensação de “morar” em um shopping ou no elevador, sem privacidade ou segurança. Essa é a sensação do espaço liminal. Tá dada a dica 😊 ah, o movimento vaporwave bebe dessa fonte.
Escuto , sinistro qualquer outro adjetivo que se dê o fato é que vc e outros que saem com celular ou câmera não são assaltados. Já é excepcional nos dias de hoje!!!!
Verdade, quando a gente se acostuma com algum lugar é dificil ter alguma visão mais "chocante" sobre ele, até eu nessa caminhada não achei mais tão obscuro quanto da primeira vez kkkk
Nossa, adorei esse passeio pelo centro da minha cidade! Adoro uma chuvinha e friozinho e essas ruas de meia luz são meio nostálgicas e aconchegantes e com um ar de mistério! Adorei! 😊
@@fabiosteff2108 Eu já fui em vários, mas ainda destaco o Sebo Líder visto seu acervo ser bastane grande, diversificado e, sobretudo, pelo cuidado que eles têm com os livros. Claro, vale andar pelo centro e ir conhecendo os outros.
Amigao parabens pelo video. Saudades de Curitiba. Me permita uma colocao. Morei e vivi nessa area trabalhei nesse hotel proximo a 24 horas. Nao acho que que seja tao obscuro assim nao, hoje nao moro mais em Curitiba. Ja viajei o pais, e ja viu lugares bem piores, realmente obscuros. Grande abraco. Sucesso no Canal.
O shopping novo batel também tem muito dessa estética de backrooms e espaços liminares, parece que as únicas coisas que funcionam lá são o cinema, o bar do lado de fora e duas ou três lojas, de resto parece um shopping abandonado. Até quando você vai no banheiro do pavimento principal dá uma sensação de estranheza porque quase nunca tem alguém lá e você ouve apenas o som de algum gerador ou motor de alguma coisa estilo backrooms mesmo. Eu gosto de ir no cinema desse shopping justamente por ser vazio e também por ter uma vibe dos anos 90, eu comecei a frequentar esse lugar ano passado então não sei como era antes mas dá a impressão de que antes era um centro comercial movimentado e agora ficou esquecido.
A Maioria das grandes cidades brasileiras são assim de noite, escuras e sem pessoas andando (Campinas, Jundiaí, Joinville e outras). Cidades movimentadas de noite só em lugares turísticos (litoral)…
A título de curiosidade, você inicia o vídeo passando exatamente em frente ao hotel onde eu trabalhei e diz muito sobre minha história em Curitiba. Tive oportunidade de trabalhar nele de 2004 até 2008 e retornei no mesmo agora em 2023 e fiquei até abril de 2024. Gratidão pelas recordações que me oportunizou ao passar por ele.
Ótimo vídeo para matar a saudade! Hoje moro no interior de SC, mas lá pelos anos 2000, usava muito a rua 24h para usar a internet de graça, varava a madrugada, no projeto digitando o futuro da prefeitura ( não sei se ainda existe ) então para mim serviu para conhecer o mundo da internet discada, pois na época não era fácil ter pc em casa.
Eu ouvi falar que a rua 24 horas que é muito bonita vai voltar a ser 24 horas gostei muito do vídeo uma coisa que gosto no seu trabalho é que você aborda assuntos que ninguém mais aborda que passa desapercebido pra muita gente mais você presta atenção em tudo gosto disso
Engraçado . Cada um tem sua percepção. Esse prédio que vc achou bizarro e que tem um jardim com bancos eu acho muito bonito. E acho que esse afastamento da calçada dá uma sensação de paz, como se não estivesse numa rua movimentada.
Muito irado os conteúdos do canal! Eu acho essa parte mais tranquila quando se trata de obscuro, mas a forma como vc vai narrando faz com que a gente entre em uma imersão e entenda cada tipo de sentimento. Acho que merece um episódio próximo a reitoria, passeio público, prefeitura antiga... São lugares que também carregam essa mistura natural, obscura, e claro, diversos tipos de energia tanto no dia quanto a noite. Sucesso no canal e nos próximos conteúdos! Virei sub :D
Boa leitura. Também já senti isto já que gosto de andar a noite. Se andar a noite em minas que as noites com temperatura agradável já que durante o dia é muito quente e bares com mesas nas ruas. As vezes fecham a rua de tanta gente. No Rio vc sai e sempre encontra festas inusitadas.
Eu nasci em Curitiba e morei ai a maior parte da minha vida. Ela sempre foi assim, as áreas de vida noturna são bem específicas e a movimentação vai até o fechamento das lojas ai fica desse jeito. É o famoso bom para quem gosta e ruim para quem gosta mais de ruas agitadas.
Cara, massa o vídeo, e eu vim de SP para Curitiba, em 1991, morava no Boqueirão, me apaixonei por Curitiba, a cultura, e como amava ir para baladas aqui, e sou DJ, vivi minha vida de música eletrônica aqui, saia com amigos que compartilhavam da mesma ideologia de Clubber. Curitiba em 2000, até acho que 2008 por ai, foi considerada a "capital da M.E", masss, acabou, já fui embora por motivos pessoais, por varias vezes, mas por não ter dado certo voltava e atualmente estou de volta em Curitiba, mas pra mim se tornou triste viver aqui, eu sei o que é Curitiba, ainda acontece coisas, tem vida noturna etc... mas como todo velho rss, estou com 47 anos, e o que eu vivi, acabou, as baladas não tem mais o brilho que existia, amigos não tenho mais não que eu os tenha abandonado, pelo contrário. E eu perdi a vontade de viver e continuar minha história de vida aqui, sinto que minha vida e coisas a serem vividas é em outro lugar, de preferencia cidade interior, vida mais simples, não muitas coisas como existe em cidades metropolis, viver mais proximo as coisas e cultura simples de vida de interior é o que eu tenho no meu coração. Por que até as músicas que eu vivi aqui em Curitiba, tem essa mesma sensação que vc descreveu no video, Trance é o estilo de M.E que se tornou triste de ouvir, mas é lindo, mas meche com esse lado obscuro e um limbo que ficou em mim ao lembrar de amigos, experiências vividas de uns 20 anos, a anciedade de chegar Sexta pra ir pra Night e voltar pra casa depois de ouvir e viver a M.E em Clubs, Raves, que tive aqui em Curitiba, mas acabou. E esse mundo novo, está me assustando, sei que estamos vivendo a melhor época de tecnologia de toda a história humana, mas com isso as pessoas se tornaram como o que vc mostrou no video, obscuras de mais, secas, quese robotizadas. Não serve mais pra mim. Então o melhor é, buscar algo simples, cultura mais simples, natureza etc, desacelerar!
Eu vim por causa da capa do vídeo, reconheci na hora o lugar que trabalhei por alguns meses, logo quando entregaram eu ficava exatamente naquela garagem (da parte residencial, quase não tinha morador). Depois de 1 ano voltei a trabalhar, mas na portaria da parte residencial. Na segunda vez que trabalhei, assumi o posto cerca de 15 dias depois que a fisiculturista Renata Muggiati caiu do 32⁰ andar e falo que tinha uma sensação estranha principalmente quando chegava por volta da 1:30/2 horas da manhã Mas durante o dia é lindo esse prédio.
Acho o Paraná um estado incrível, tenho vontade de conhecer aí. Também gravo da mesma forma aqui no em Minas, comecei a fazer vídeos recentemente. De agora em diante te sigo, me inscrevi no seu canal, um grande abraço direto de Barbacena-MG.
Eu morei em Curitiba por quase 10 anos e já viajei para várias cidades. Curitiba está longe dessa obscuridade toda citada do vídeo, mas de fato muitos lugares após o fim do horário comercial fecham e ficam vazios. Eu gosto de lugares vazios de meia luz, então para mim a Curitiba noturna solitária é maravilhosa. Sinistro e pesado de verdade é andar à noite na cidade do Rio de Janeiro e cidades metropolitanas, em Curitiba eu andava com o celular na mão a qualquer hora do dia e noite, no Rio de Janeiro não tem como fazer isso.
tem tanto video gringo sobre backrooms e liminal space, muito bom ver um em portugues br e ainda sendo de curitiba, onde moro e vendo lugares por onde já andei
Eu entendo muito bem isso. Eu tenho medo da rua Dr. Muricy no período das 6/7 da manhã desde que eu era criança, ela consegue ser muito sinistra.. prédios muito altos, calçadas mais estreitas, poucas pessoas circulando e prédios muito antigos
Cara, eu simplesmente odeio andar no centro de Curitiba a noite, é uma sensação de opressão gigantesca, parece que o mal espreita a cada esquina, é vazio, sombrio, taciturno. Lembro quando saia do trabalho as 22h. Só relaxava quando eu entrava no ônibus pra casa. Hoje moro e trabalho em São José, aquela sensação sombria eu nunca mais senti.
Curitiba é bairrista e caseiro, de muito imigrante de países com clima frio.. nada mais normal que uma cidade de pessoas mais caseiras, estranho é esperar estar na Augusta/SP.
Muito interessante o vídeo. Já caminhei bastante por aí, um amigo morava na Dr. Pedrosa, quase esquina com Visc De Nácar, e íamos ao X-Bom a pé as vezes. Outro lado obscuro do Centro, especialmente a noite, é a Pedro Ivo e adjacências. Abs!
Olha, moro em Curitiba há 54 anos, e lógico que tem muitos problemas de uma capital. Conheço e morei em SP este locais que você mostra está longe de ser obscuro como você descreve se comparado a Porto Alegre ou o centro antigo de SP. A iluminação não é boa, mas são locais ótimos. Outra você fez um vídeo em um dia chuvoso e provavelmente no frio e possível após as 22h. Talvez esteja acostumado com muitas pessoas nas ruas. Sugestão faça um vídeo no verão a noite nos barzinhos do Batel.
Eu conheço os centros das capitais do Brasil e, o lugar mais bizarro é, Centro do Rio de Janeiro! Mas há outros bizarros como Fortaleza, São Paulo, Recife e etc.
Até onde sei a rua 24 horas só se chama 24 horas devido ao relógio de ponteiro que fico no arco da entrada que é dividido em 24 horas em vez de 12. ☺ Não sei se ela de fato já funcionou durante 24h do dia.
passou em frente à casa do emiliano perneta, que deu o nome à rua. rua da minha casa, nascida e criada no “centro obscuro de curitiba”. ó meu prédio ali!
Que videozinho ... O cara confunde seus traumas não tratados de infância, preconceitos pessoais com uma visão completamente equivocada da cidade, por óbvio, qualquer cidade do mundo, quando de noite, fica completamente mudada, eu conheço muito bem essa região pela qual o cara circulou, e não tem nada disso, essas "cenas obscuras" tem mais a ver com a cebecinha dele. De cara se percebe que vc não é de Curitiba, não sabia nem o nome da Emiliano Perneta, teve de ler na placa de rua. Medo do escuro tem cura, chama-se vida adulta.
na parte de cima logo antes de você ter atravessado a rua, tem uma pracinha desse predio, que de dia é bem bonito, mas de noite fica a coisa mais estranha de Curitiba
Mas então Beraldo...bairros com predios residenciais são naturalmente quietos à noite...E nos bairros comerciais , em Curitiba, como não temos um comercio 24h extensivo é claro que depois de um certo horario com o comercio fechado tb vc tem ruas apagadas. Bairros mistos de residencia e comercio agitados fazem algum sentido para jovens é verdade, mas a grande maioria das pessoas querem algum sossego ao chegar em casa depois da jornada de trabalho. O que achei interessante é que o seu "centro obscuro" mostra vários trechos de comercio aberto. Quando vc colocou ali no titulo "centro obscuro" já imaginei um certo underground dark, algo gótico, com lugares com estética pós-apocaliptica, tour por cemitérios, instalações subterrâneas, praças com aspectos fantasmagóricos á noite que de dia são cheios de vida.... Mas ruas com pessoas indo e vindo, carros estacionados e até um certo transito...portarias iluminadas e restaurantes abertos, me parecem muito distantes de qualquer obscuridade.
Sampa e Ctba são universos mto diferentes mas acho que a Mal.Deodoro poderia se encaixar nessa sua ideia. A Rua XV toda (com alguns kms) ou mesmo os 7 quarteirões que formam a Rua das Flores, não parecem sugerir essa sua ideia.
Curitiba não tem um lugar parecido com av. Paulista. O mais próximo é a marechal deodoro, mas ela seria mais similar a Francisco glicerio em Campinas. Aqui para o Sul do Brasil, o mais próximo que tem da av. Paulista é a av. Carlos Gomes em Porto Alegre. Em geral, Porto Alegre tem muitas similaridades arquitetônicas com São Paulo.
Acho que seria a Marechal Deodoro no sentido econômico, com bancos, etc... E no sentido cultural, de manifestação cívica, protestos seria a Cândido de Abreu, onde ficam os Poderes do Estado. Tudo com as devidas proporções.
Me desulpe meu querido, mas eu não consigo entender em que tipo de cidade você morava antes de se mudar pra Curitiba e encontrar tanta obscuridade e estranheza na cidade. Acredito que você esteja muito influenciado por videogames. Talvez devesse parar de jogar tanto Silent Hill.
Esse entorno: brigadeiro franco, emiliano pernetta, visconde do rio branco e mesmo a comendador araújo (esta menos) são bem assim mesmo durante o dia. Ando sempre por aí e me sinto meio desconfortável, acho que por causa deste 'vazio' que vc. definiu.
@@beraldoanda A própria visconde do rio branco a partir da esquina com a vicente machado em direção ao senac acho mais acolhedora, a comendador araujo em geral tambem. A emiliano e a principamente a brigadeiro, me lembram a marechal floriano argh, me dá uma sensação de 'perdido'. rsrsrsrs. Parabéns pelos vídeos.
@@beraldoanda Tem a Avenida Camillo DeLellis, Avenida Iraí, Avenida Leopoldo Jacomel, Avenida Jacob Macanhan. Essas são as principais. Tem o Parque das Águas que é muito bonito. Mas no verão acredito que tenha mais lojas abertas para mostrar (se preferir).
Salve Rodolfo! Cara, acredito que a região do Batel próximo à praça Espanha, muito por conta da grande quantidade de bares e restaurantes e comércios em qualquer horário do dia
Gravou em horário de boa 😂 ainda tinha muita gnt no happy hour, obscuro é isso aí numa noite de domingo, de feriado, de segunda feiras as 23h pra cima.... Aí o caldo entorna e a chapa esquenta, lembrando que cada dia é um dia... Experiência de alguem que morou aí 30 anos no centro... Nao vale a pena arriscar...
Mano Moro a bastante tempo em Curitiba é sempre evito centro é Largo da ordem na primeira vez que fui no largo da ordem durante a noite simplesmente me arrependi.
Cara a melhor rua do centro, na minha humilde opinião, é a Comendador Araújo e fica nessa área. Entendo seu ponto de vista, mas não acho que obscuro seria o termo correto
@@beraldoanda É uma lenda urbana BR meio que uma creppypasta. Teria um cara que perdeu o horário no ônibus acordou indo para uma dimensão paralela, sendo que os outros passageiros eram todos monstros ou coisas assim
A estética de um espaço “liminal” é essa mesma, ou seja, ambientes transitórios onde não existe vida. Sao ambientes energeticamente insalubres, em resumo. Sabe aquela sensação estranha de entrar em um local abandonado ou decadente? Ou pense na sensação de “morar” em um shopping ou no elevador, sem privacidade ou segurança. Essa é a sensação do espaço liminal. Tá dada a dica 😊 ah, o movimento vaporwave bebe dessa fonte.
Explicação perfeita, obrigado meu mano!!
O que é movimento vaporwave?
@@arthurbecker4044 o que é vaporwave
Escuto , sinistro qualquer outro adjetivo que se dê o fato é que vc e outros que saem com celular ou câmera não são assaltados. Já é excepcional nos dias de hoje!!!!
Circulei tanto por essa parte da cidade a noite no passado, que não consigo ter essa visão de obscuridade.
Verdade, quando a gente se acostuma com algum lugar é dificil ter alguma visão mais "chocante" sobre ele, até eu nessa caminhada não achei mais tão obscuro quanto da primeira vez kkkk
Nossa, adorei esse passeio pelo centro da minha cidade! Adoro uma chuvinha e friozinho e essas ruas de meia luz são meio nostálgicas e aconchegantes e com um ar de mistério! Adorei! 😊
Passou na frente de um baita sebo, no começo, o sebo líder. Fica aí a recomendação!
conheço!!! Já fui ali 1 ou 2x, gigantesco
Na minha opinião, um dos melhores sebos da cidade.
@@marcelopsuzano é o único que frequento, há bastante tempo. Nunca fui em nenhum outro, mas Curitiba deve ter outros bem bons também. Qual recomenda?
@@fabiosteff2108 Eu já fui em vários, mas ainda destaco o Sebo Líder visto seu acervo ser bastane grande, diversificado e, sobretudo, pelo cuidado que eles têm com os livros. Claro, vale andar pelo centro e ir conhecendo os outros.
Amigao parabens pelo video. Saudades de Curitiba. Me permita uma colocao. Morei e vivi nessa area trabalhei nesse hotel proximo a 24 horas. Nao acho que que seja tao obscuro assim nao, hoje nao moro mais em Curitiba. Ja viajei o pais, e ja viu lugares bem piores, realmente obscuros. Grande abraco. Sucesso no Canal.
Valeu pelo comentário xará, fiquei curioso dos lugares q viu hein kk
O shopping novo batel também tem muito dessa estética de backrooms e espaços liminares, parece que as únicas coisas que funcionam lá são o cinema, o bar do lado de fora e duas ou três lojas, de resto parece um shopping abandonado. Até quando você vai no banheiro do pavimento principal dá uma sensação de estranheza porque quase nunca tem alguém lá e você ouve apenas o som de algum gerador ou motor de alguma coisa estilo backrooms mesmo.
Eu gosto de ir no cinema desse shopping justamente por ser vazio e também por ter uma vibe dos anos 90, eu comecei a frequentar esse lugar ano passado então não sei como era antes mas dá a impressão de que antes era um centro comercial movimentado e agora ficou esquecido.
demaisss, to pensando em fazer mais alguns vídeos explorando esses lugares por aqui
Eu trabalhei la por um curto periodo e esta sensaçao de local abandonado é real. Inicio da manha e final de tarde batia uma bad absurda
A Maioria das grandes cidades brasileiras são assim de noite, escuras e sem pessoas andando (Campinas, Jundiaí, Joinville e outras). Cidades movimentadas de noite só em lugares turísticos (litoral)…
A título de curiosidade, você inicia o vídeo passando exatamente em frente ao hotel onde eu trabalhei e diz muito sobre minha história em Curitiba. Tive oportunidade de trabalhar nele de 2004 até 2008 e retornei no mesmo agora em 2023 e fiquei até abril de 2024. Gratidão pelas recordações que me oportunizou ao passar por ele.
Geralmente todo centro antigo das cidades é meio obscuro...muitos predios antigos, sem manutenção, alguns abandonados.
Ótimo vídeo para matar a saudade! Hoje moro no interior de SC, mas lá pelos anos 2000, usava muito a rua 24h para usar a internet de graça, varava a madrugada, no projeto digitando o futuro da prefeitura ( não sei se ainda existe ) então para mim serviu para conhecer o mundo da internet discada, pois na época não era fácil ter pc em casa.
Eu ouvi falar que a rua 24 horas que é muito bonita vai voltar a ser 24 horas gostei muito do vídeo uma coisa que gosto no seu trabalho é que você aborda assuntos que ninguém mais aborda que passa desapercebido pra muita gente mais você presta atenção em tudo gosto disso
ah éé? Não tava sabendo disso!
E muito obrigado pelo elogio, fico mt feliz que vcs estejam curtindo o conteúdo e achando diferenciado! Tamo junto
Isso já foi bastante discutido. Não acredito.
Uma viagem esse vídeo kkkkkkk, mas é tipo de resenha que eu tb teria tentando desvendar essa cidade. Muito bom!!
kkkk valeu meu mano!
Engraçado . Cada um tem sua percepção. Esse prédio que vc achou bizarro e que tem um jardim com bancos eu acho muito bonito. E acho que esse afastamento da calçada dá uma sensação de paz, como se não estivesse numa rua movimentada.
Muito irado os conteúdos do canal! Eu acho essa parte mais tranquila quando se trata de obscuro, mas a forma como vc vai narrando faz com que a gente entre em uma imersão e entenda cada tipo de sentimento. Acho que merece um episódio próximo a reitoria, passeio público, prefeitura antiga... São lugares que também carregam essa mistura natural, obscura, e claro, diversos tipos de energia tanto no dia quanto a noite. Sucesso no canal e nos próximos conteúdos! Virei sub :D
Muuuito obrigado meu mano! E valeu pelas indicações também
Boa leitura. Também já senti isto já que gosto de andar a noite. Se andar a noite em minas que as noites com temperatura agradável já que durante o dia é muito quente e bares com mesas nas ruas. As vezes fecham a rua de tanta gente. No Rio vc sai e sempre encontra festas inusitadas.
Eu nasci em Curitiba e morei ai a maior parte da minha vida. Ela sempre foi assim, as áreas de vida noturna são bem específicas e a movimentação vai até o fechamento das lojas ai fica desse jeito. É o famoso bom para quem gosta e ruim para quem gosta mais de ruas agitadas.
7:15 Falha no áudio? O que é esse som junto de sua fala?
Como alguém que vive em São Paulo, eu fico vendo vídeos de Curitiba e tenho um djavu... Parecem como as regiões daqui, mas planas e retas... Incrível
Interessante, te lembra alguma rua ou bairro em especifico?
@beraldoanda Lembra muito o bairro de Pinheiros de noite, principalmente a zona comercial. Itaim Bibi também, é muito grotesco.
Cara, massa o vídeo, e eu vim de SP para Curitiba, em 1991, morava no Boqueirão, me apaixonei por Curitiba, a cultura, e como amava ir para baladas aqui, e sou DJ, vivi minha vida de música eletrônica aqui, saia com amigos que compartilhavam da mesma ideologia de Clubber.
Curitiba em 2000, até acho que 2008 por ai, foi considerada a "capital da M.E", masss, acabou, já fui embora por motivos pessoais, por varias vezes, mas por não ter dado certo voltava e atualmente estou de volta em Curitiba, mas pra mim se tornou triste viver aqui, eu sei o que é Curitiba, ainda acontece coisas, tem vida noturna etc... mas como todo velho rss, estou com 47 anos, e o que eu vivi, acabou, as baladas não tem mais o brilho que existia, amigos não tenho mais não que eu os tenha abandonado, pelo contrário.
E eu perdi a vontade de viver e continuar minha história de vida aqui, sinto que minha vida e coisas a serem vividas é em outro lugar, de preferencia cidade interior, vida mais simples, não muitas coisas como existe em cidades metropolis, viver mais proximo as coisas e cultura simples de vida de interior é o que eu tenho no meu coração.
Por que até as músicas que eu vivi aqui em Curitiba, tem essa mesma sensação que vc descreveu no video, Trance é o estilo de M.E que se tornou triste de ouvir, mas é lindo, mas meche com esse lado obscuro e um limbo que ficou em mim ao lembrar de amigos, experiências vividas de uns 20 anos, a anciedade de chegar Sexta pra ir pra Night e voltar pra casa depois de ouvir e viver a M.E em Clubs, Raves, que tive aqui em Curitiba, mas acabou. E esse mundo novo, está me assustando, sei que estamos vivendo a melhor época de tecnologia de toda a história humana, mas com isso as pessoas se tornaram como o que vc mostrou no video, obscuras de mais, secas, quese robotizadas. Não serve mais pra mim. Então o melhor é, buscar algo simples, cultura mais simples, natureza etc, desacelerar!
salve meu mano, muito obrigado pelo comentário, baita relato
kkkkkkkkk esse cara tem uma imaginação fértil
sem isso não somos nada
13:47 o ônibus da UFPR passando indo para o seu último ponto no Batel
Ficou bonita a filmagem, bem invernal! E a chuva não pára em Curitiba!
Valeu Marisa!!! E parou só hoje (17/07) kkk
eu rodo todo dia de manhã e a tarde nessas ruas, e parece um lugar completamente diferente de noite, eu nunca tinha visto desse jeito, ótimo video
Valeuuu
Eu vim por causa da capa do vídeo, reconheci na hora o lugar que trabalhei por alguns meses, logo quando entregaram eu ficava exatamente naquela garagem (da parte residencial, quase não tinha morador). Depois de 1 ano voltei a trabalhar, mas na portaria da parte residencial.
Na segunda vez que trabalhei, assumi o posto cerca de 15 dias depois que a fisiculturista Renata Muggiati caiu do 32⁰ andar e falo que tinha uma sensação estranha principalmente quando chegava por volta da 1:30/2 horas da manhã
Mas durante o dia é lindo esse prédio.
Caraca q doidera, não sabia desse caso da fisiculturista
Acho o Paraná um estado incrível, tenho vontade de conhecer aí. Também gravo da mesma forma aqui no em Minas, comecei a fazer vídeos recentemente. De agora em diante te sigo, me inscrevi no seu canal, um grande abraço direto de Barbacena-MG.
Salve meu mano! Bem vindo ao canal, igualmente gostaria de conhecer essa região onde vc mora! Boa sorte nessa nossa empreitada andante
puts cara q vídeo massa, super interessante e gostoso de assistir, já me inscrevi pra acompanhar os próximos!
Opaa, que bom que gostou Carla!
Morei na Emiliano, quase aí na esquina….durante 7 anos….Obscuro eh o 👌do criador de conteudo
Descansa militante
Eu morei em Curitiba por quase 10 anos e já viajei para várias cidades. Curitiba está longe dessa obscuridade toda citada do vídeo, mas de fato muitos lugares após o fim do horário comercial fecham e ficam vazios.
Eu gosto de lugares vazios de meia luz, então para mim a Curitiba noturna solitária é maravilhosa. Sinistro e pesado de verdade é andar à noite na cidade do Rio de Janeiro e cidades metropolitanas, em Curitiba eu andava com o celular na mão a qualquer hora do dia e noite, no Rio de Janeiro não tem como fazer isso.
kkkkk tem q sair passear mais
@beraldoanda mas eu saio, mas saio mais em Curitiba do que no Rio.
Uma Curitiba diferente da frescura toda que existe na cidade. Parabéns.
@@bizsite6970 dá uma réiva, né?
👊
Hahaha concordo com vc, a rua 24 horas não tem nada de atrativo
Kkkk pois é, viu uma vez já tá de bom tamanho
Acho que a parte da André de Barros, próximo ao terminal, parece bem obscuro.
Ah ali é também, uma vibe mais de decadencia
5:12 : Dá um zoom na imagem 👍 Não vou mais de chimarrão pro centro. Só para estacionar o chimarrão, custa R$5,00/hora 😳😬🤦🏻😂😂😂
kkkkk
Muito bom, conversa inteligente!
Valeu Rodrigo!!
tem tanto video gringo sobre backrooms e liminal space, muito bom ver um em portugues br e ainda sendo de curitiba, onde moro e vendo lugares por onde já andei
valeu meu mano!
Moro nessa região, não tem nada de obscuro aqui kkkk eh um lugar normal como na maioria dos locais de qquer centro.
não de outras grandes cidades e capitais. Curitiba tem um centro morto, sem vida, sem opções para curtir a noite...
@@luanaugustooliveira9656Curitiba é mesmo uma irmã mais nova de São Paulo então... Pois aqui na Santa Efigênia é a mesma coisa!
Eu entendo muito bem isso. Eu tenho medo da rua Dr. Muricy no período das 6/7 da manhã desde que eu era criança, ela consegue ser muito sinistra.. prédios muito altos, calçadas mais estreitas, poucas pessoas circulando e prédios muito antigos
sim, ela tem uma certa opressão dos prédios, das sombras e das calçadas estreitas
Cara, eu simplesmente odeio andar no centro de Curitiba a noite, é uma sensação de opressão gigantesca, parece que o mal espreita a cada esquina, é vazio, sombrio, taciturno.
Lembro quando saia do trabalho as 22h. Só relaxava quando eu entrava no ônibus pra casa.
Hoje moro e trabalho em São José, aquela sensação sombria eu nunca mais senti.
@@miglioli1086 são José é bairro de Curitiba?
@@thisistheed cidade da região metropolitana, São José dos Pinhais.
@@thisistheed região metropolitana
Cara, que viagem
Curitiba é bairrista e caseiro, de muito imigrante de países com clima frio.. nada mais normal que uma cidade de pessoas mais caseiras, estranho é esperar estar na Augusta/SP.
só questão de tempo kk
Que viagem. Centro de noite. Será que não seria mais obscuro o centro de SP ou do Rio por exemplo?
o centro de SP poderia ser chamado de Walking Dead brasileiro.
vídeo muito bom, mesmo estilo e vibe dos vídeos do Baka Gaijin
valeuu, curto os vídeos dele
Otimo video! esses videos a noite estão cada vez melhor, ótimo tema abordado!
Opaaa, valeu pelo comentário meu querido!
Bem essa sensação "noir" que passa essa área. Parte da minha adolescência é início da vida adulta.
verdade!
.. a rua 24 horas
fecha as dez
😆😂🤣
Cê ta andando na rua da minha casa, ela tem essa cara de sombria mesmo mas é bem movimentada até.
simm, é uma rua bem ativa, acho que só a iluminação e os prédios antigos que causam essa sensação
Vai no parola gravar video kkkk
Muito interessante o vídeo. Já caminhei bastante por aí, um amigo morava na Dr. Pedrosa, quase esquina com Visc De Nácar, e íamos ao X-Bom a pé as vezes. Outro lado obscuro do Centro, especialmente a noite, é a Pedro Ivo e adjacências. Abs!
Q massa Maurício, obrigado pelo comentário
Almoçava quase todos os dias na Chimarrao....5'
Olha, moro em Curitiba há 54 anos, e lógico que tem muitos problemas de uma capital. Conheço e morei em SP este locais que você mostra está longe de ser obscuro como você descreve se comparado a Porto Alegre ou o centro antigo de SP. A iluminação não é boa, mas são locais ótimos. Outra você fez um vídeo em um dia chuvoso e provavelmente no frio e possível após as 22h. Talvez esteja acostumado com muitas pessoas nas ruas. Sugestão faça um vídeo no verão a noite nos barzinhos do Batel.
Obrigado pela sugestão
Sou de Porto Alegre, o celular a noite no Centro, teria sido roubado em 5 minutos...
Eu conheço os centros das capitais do Brasil e, o lugar mais bizarro é, Centro do Rio de Janeiro!
Mas há outros bizarros como Fortaleza, São Paulo, Recife e etc.
é. lá acho q é mais bizarro de criminalidade, abandono, aqui sinto mais na estética e clima
C vc for lá eu te sigo porque vc será o cara
Para de viajar doidão, é super bem iluminado o centro.
Até onde sei a rua 24 horas só se chama 24 horas devido ao relógio de ponteiro que fico no arco da entrada que é dividido em 24 horas em vez de 12. ☺ Não sei se ela de fato já funcionou durante 24h do dia.
Da pra ver o reflexo do relógio em 01:04 no topo do vídeo.
hmmm pode crer, será que esse é o maior engano de curitiba? kkk
Errado, foi fundada com a premissa de ser 24h, está no próprio site.
@@beraldoanda Não, Jaime Lerner a inaugurou com essa premissa de ser 24h.
rua24horas.com.br/sobre/
Eaí Beraldo suave meu BROTHER'...
19:10 Lembrei também jogos como MATRIX'(PS2) criava aquela realidade mas pra disfarçar os gráficos daquela época
Salve mano!! Cara verdade, joguei bastante esse game, tinha exatamente essa estética só que mais tosquera kkkk
@@beraldoanda Sim mas isso é a +PURA.Nostalgia!! Qlqr hora venha pra CAMPO LARGO curtir a cidade o CALÇADÃO forte abraço!!! Deus abençoe teus passos
Os comentários se doendo por besteira como se o cara estivesse criticando a cidade! O gente doída!
passou em frente à casa do emiliano perneta, que deu o nome à rua. rua da minha casa, nascida e criada no “centro obscuro de curitiba”. ó meu prédio ali!
É nada, qual era a casa dele?
@@beraldoanda emiliano perneta, 492.
Crlho Mano, anos 90, estudava no largo e girava toda essa região com uma galera ''esquentando o frio' com uns gole de tubão...
kkkkk imagino o role
Que videozinho ... O cara confunde seus traumas não tratados de infância, preconceitos pessoais com uma visão completamente equivocada da cidade, por óbvio, qualquer cidade do mundo, quando de noite, fica completamente mudada, eu conheço muito bem essa região pela qual o cara circulou, e não tem nada disso, essas "cenas obscuras" tem mais a ver com a cebecinha dele. De cara se percebe que vc não é de Curitiba, não sabia nem o nome da Emiliano Perneta, teve de ler na placa de rua. Medo do escuro tem cura, chama-se vida adulta.
Kkkkk vc nem chegou ver o vídeo né bixo?
Concordo plenamente
@@ederaldowagner4230 Esse é o famoso indivíduo conhecido como moleque de apartamento, também chamado de Enzo.
na parte de cima logo antes de você ter atravessado a rua, tem uma pracinha desse predio, que de dia é bem bonito, mas de noite fica a coisa mais estranha de Curitiba
simmm, fica bizarro
Mas então Beraldo...bairros com predios residenciais são naturalmente quietos à noite...E nos bairros comerciais , em Curitiba, como não temos um comercio 24h extensivo é claro que depois de um certo horario com o comercio fechado tb vc tem ruas apagadas. Bairros mistos de residencia e comercio agitados fazem algum sentido para jovens é verdade, mas a grande maioria das pessoas querem algum sossego ao chegar em casa depois da jornada de trabalho. O que achei interessante é que o seu "centro obscuro" mostra vários trechos de comercio aberto. Quando vc colocou ali no titulo "centro obscuro" já imaginei um certo underground dark, algo gótico, com lugares com estética pós-apocaliptica, tour por cemitérios, instalações subterrâneas, praças com aspectos fantasmagóricos á noite que de dia são cheios de vida.... Mas ruas com pessoas indo e vindo, carros estacionados e até um certo transito...portarias iluminadas e restaurantes abertos, me parecem muito distantes de qualquer obscuridade.
Gostei do vídeo, estilo Baka Gaijin
Valeu Bruno!
Curitiba é uma cidade que tenho vontade de conhecer... Me diz uma coisa, qual seria(digamos) a "Avenida Paulista" de Curitiba?
Salve!! Igual a Paulista acho difícil achar, mas temos a R. XV, calçadão famoso cheio de comércios e cultura local
Sampa e Ctba são universos mto diferentes mas acho que a Mal.Deodoro poderia se encaixar nessa sua ideia. A Rua XV toda (com alguns kms) ou mesmo os 7 quarteirões que formam a Rua das Flores, não parecem sugerir essa sua ideia.
Curitiba não tem um lugar parecido com av. Paulista. O mais próximo é a marechal deodoro, mas ela seria mais similar a Francisco glicerio em Campinas. Aqui para o Sul do Brasil, o mais próximo que tem da av. Paulista é a av. Carlos Gomes em Porto Alegre. Em geral, Porto Alegre tem muitas similaridades arquitetônicas com São Paulo.
Acho que seria a Marechal Deodoro no sentido econômico, com bancos, etc... E no sentido cultural, de manifestação cívica, protestos seria a Cândido de Abreu, onde ficam os Poderes do Estado. Tudo com as devidas proporções.
Interessante.😊
Tksss
Lugar que não é claro para o espírito, difícil de explicar, lugar solitário e obscuro?
Conheço bem esse lugar é bem limpo e seguro, lugar comercial
De dia de um jeito a noite de outro
Legal! Baka Gaijin japan style!
ahahah Valeu mano!
Me desulpe meu querido, mas eu não consigo entender em que tipo de cidade você morava antes de se mudar pra Curitiba e encontrar tanta obscuridade e estranheza na cidade. Acredito que você esteja muito influenciado por videogames. Talvez devesse parar de jogar tanto Silent Hill.
Salve! Eu literalmente expliquei o motivo no vídeo kkk
Esse entorno: brigadeiro franco, emiliano pernetta, visconde do rio branco e mesmo a comendador araújo (esta menos) são bem assim mesmo durante o dia. Ando sempre por aí e me sinto meio desconfortável, acho que por causa deste 'vazio' que vc. definiu.
Pois é! Um restaurante/café ou outro que quebra essa solitude dessas ruas, mas no geral é meio intimidador até
@@beraldoanda A própria visconde do rio branco a partir da esquina com a vicente machado em direção ao senac acho mais acolhedora, a comendador araujo em geral tambem. A emiliano e a principamente a brigadeiro, me lembram a marechal floriano argh, me dá uma sensação de 'perdido'. rsrsrsrs. Parabéns pelos vídeos.
chuvitiva ♥
Frio, chuva, pessoas fechadas nessa noite curitibana me lembra Gotham city
kkkk verdade, tem essa vibe em alguns cantos
Backrooms : comercios falindo, alugueis abusivos e apartamentos planejados para o cliente cometer suicidio após anos de depressao
Deus nos livre
❤
Trabalhei na Rua Vicente Machado por vários anos.
É uma ótima Rua!
Nessas regiões do centro tem muito asiatico. Chines e coreano.
verdade
Uma rua deserta e escura como essa, aqui no RJ, eu não aconselharia ninguém transitar à noite.
Venha andar em Pinhais PR. Vai ser muito legal
Kkkkkk trevas
Opa! Indica algum lugar específico?
@@beraldoanda Tem a Avenida Camillo DeLellis, Avenida Iraí, Avenida Leopoldo Jacomel, Avenida Jacob Macanhan. Essas são as principais. Tem o Parque das Águas que é muito bonito. Mas no verão acredito que tenha mais lojas abertas para mostrar (se preferir).
Eu assisti um vídeo onde pessoas mencionaram o CIC como regiao mais perigosa da cidade, Na sua opinião, qual é o bairro mais seguro de Curitiba?
Salve Rodolfo! Cara, acredito que a região do Batel próximo à praça Espanha, muito por conta da grande quantidade de bares e restaurantes e comércios em qualquer horário do dia
Curitiba é uma mini São Paulo..
Moro em Curitiba e acho essa área bem estranha mesmo kkkkk Tão estranha que me lembra algum bairro de São Paulo
kkkkkk a pior área de curitiba lembra a melhor de SP (brincadeira)
Começou até a tocar um ''Blade Runner Blues" na minha cabeça...
kkkk total!
Gravou em horário de boa 😂 ainda tinha muita gnt no happy hour, obscuro é isso aí numa noite de domingo, de feriado, de segunda feiras as 23h pra cima.... Aí o caldo entorna e a chapa esquenta, lembrando que cada dia é um dia... Experiência de alguem que morou aí 30 anos no centro... Nao vale a pena arriscar...
kkkkkk não me arrisco nesse nível
centro de curitiba domingo a noite é tenso mesmo
Eu fumo alí naquela rua sem saída 😌
a braaba
22 minutos explicando o porquê do adjetivo obscuro e ainda tem um povo q não entendeu.
Kkkkk pior que sim Maria
Quem conheceu o bar do amarelinho ai tlg
Obscura é a Praça da República de madrugada ou o bairro japonês da Liberdade de madrugada, o centro de SP é sinistro
nunca fui pra lá, mas imagino
Traduzindo: O cara queria que todo prédio tivesse uma balada / boteco....
Óbvio!! Quanto mais bagunça, confusão, tiroteio e pancadaria melhor
Centro obscuro ? rs Sugiro uns vídeos do MadrugadaRJ lá você verá o que é sinistro ...
obscuro, não maluco kkkk
Estacionamento do shopping Jockey Plaza, domingo a noite, após a última sessão de cinema: backroom total
Nossa pode crer, o do prédio garagem do Mueller também é, o último pavimento kkkk
Salve salve nobres engenheiros
Salve salve escola politécnica
cidade estilo mirror edge
Resumindo ; fumou um bateu errado e pegou lombra. Eu te entendo guerreiro
Pra quem mora em curitiba nenhum lugar é area de risco, é us guri kkkk
kkkkkk
Você está andando na Emiliano Perneta
Mano Moro a bastante tempo em Curitiba é sempre evito centro é Largo da ordem na primeira vez que fui no largo da ordem durante a noite simplesmente me arrependi.
puts
Tinha bastante michê antigamente😂
Kkkk tive q pesquisar qq era isso
Cara a melhor rua do centro, na minha humilde opinião, é a Comendador Araújo e fica nessa área. Entendo seu ponto de vista, mas não acho que obscuro seria o termo correto
É a melhor rua mesmo
O que tem de obscuro nisso?
Isso é consequência da pandemia...o pós-pandemia. O povo desanimou.
verdade, pode ser msm
Vai andar lá na cic,essas horas se vai o peculiar kkkkkk
kkk eu respeito as comunidades
Caracwue exagero!!
Curitiba e linda!!
Caminhando em 7Além
Cara, já ouvi esse termo mas n frago qualé que é kkkkkk qual fita?
@@beraldoanda É uma lenda urbana BR meio que uma creppypasta. Teria um cara que perdeu o horário no ônibus acordou indo para uma dimensão paralela, sendo que os outros passageiros eram todos monstros ou coisas assim
Pensei a mesma coisa quando comecei a assistir...kk