Esse "momento oportuno" me faz lembrar da frase supostamente atribuída ao Lenin "Há décadas em que nada acontece, mas há semanas em que décadas acontecem", essas semanas são a oportunidade de fazer décadas acontecerem.
Vcs são cegos demias bicho. Essa "decada" q esta acontecendo se repete desde os anos 80. Algum politico INUTIL lançando um projeto populista desse tipo. O cara enche a deputada de elogios mas não cita um projeto aprovado, nada da atuação parlamentar quase nula. Mesmo esse projeto populista da escala 6x1 foi feito sem nenhum estudo de impacto. Simplesmente escreveu um desejo em um papel O governo lula não vai apoiar esse projeto pq se ele passar vai ser a destruição completa da economia. Se fosse em um governo de oposição com certeza eles seriam favoráveis. Pra lembrar o alienado do vídeo, dolar no patamar da pandemia mesmo com a taxa de juros alta (e sem pandemia). Economia ta indo bem só na cabeça dele mesmo.
Eu trabalho faz três anos com atendimento ao público em supermercado. Eu tô dando Burnout pela terceira vez em um emprego. Exigências demais, ganhando pouco e sendo escravizada e pressionada por chefe. Hoje quatro horas da manhã eu tive uma crise de choro, meu marido não sabia o que fazer, arranhei o rosto... Enfim. É muito difícil, mexe demais com a cabeça da gente. Eu fiquei três meses sem ver minha mãe. Só consegui ver ela ontem pq finalmente folguei domingo. Enfim. É horrível.
@@fabricio4298 mas [e isso que falo, escala 6x1 é pra quem é novo e esta no INICIO de vida, mas tem gente que faz do trabalho no mercado carreira xD, ai não tem como ajudar também.
Ano retrasado recebi a "proposta" de escala 6x1 para escola de idiomas. Salário de R$1800/mês, para 44 horas.E sei que tem propostas ainda mais baixas.
Há 10 anos trabalhei como atendente de telemarketing na escala 6x1, minha esposa trabalhava comigo só que numa escala reduzida 5x1. Lembro claramente que eu ganhava quase o dobro do que ela ganhava. Eu e a maioria preferia reduzir sua escala para 5x1 ganhando menos que continuar na escala 6x1. A maioria esmagadora preferia reduzir a escala de trabalho mesmo ganhando menos!!!
Foi um período horrível, pesava 64 kg ( tenho quase 2 metros de altura), síndrome de burnout, não tinha tempo para ver minha família, estudava e trabalhava. Horrível!!
No início da vida adulta, trabalhei meio período num mercado de peixe. Dps fui para o serviço público e continuei estudando na universidade, não era casada, não tinha filhos e morava sozinha e era extremamente cansativo, tinha dias que eu sentava no sofá e desmaiava literalmente de tanto cansaço. Fico pensando nessas pessoas que trabalham nessa escala 6x1, estudam e ainda tem família para cuidar. Coisa de louc0.
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Ao mesmo tempo que eu acho a CLT "defasada" pras novas relações de trabalho na internert, também é assustador pensar o quanto de trabalho análogo a escravidão ainda existe nesse país, e quantas pessoas em cidades do interior que trabalham 8/10h por meio salário. São situações em que a CLT nem sequer chegou e infelizmente é uma massa invisível.
No interior do Pará, Maranhão, Bahia e Piauí são oq mais tem pessoas trabalhando mais de nove horas por menos de 1000 reais e a quem diga pela internet a "mais foi vc q escolheu" oq chega ser um espanto a falta de noção com a realidade
Na minha visão defasaram a CLT, até pq é garantia de direitos que certos contratos e o Mei não dão. O ruim é que a maioria associa CLT a salário mínimo e não olha o macro.
a CLT é tão defasada e cruel que permite trabalho de 9 horas diárias sem ônus pro empresário. É quase praxe colocarem 44 horas semanais pra fazer o cara trabalhar mais durante o dia pra ter o "direito" de folgar sábado. Olha a putaria. O ideal seria 4x3, ou até um 4,5x/2,5
Trabalhei na escala 6X1 sendo camareira em um hotel 5 estrelas na região praia. O hotel não liga para os funcionarios, mais eles fingiam ser bons samaritanos. Me faziam ficar até cinco horas fazendo extra, não recebia o total que trabalhava. Fazia faculdade e não consegui manter ela. Eu deveria ter focado na faculade, mais infelismente já estava me sentindo culpada ( sempre me senti, dês de criança ), por não ter emprego. Meus pais querem dinheiro e status social né, que se foda minha saúde mental. Oque aconteceu é que eu colapsei, parei de uma vez de produzir, porque meu corpo e minha mente não suportaram. Entrei em burnout, fiquei mais agressiva, frustada e sem energia nenhuma em todos os ambientes sociais, oque me fez ser desligada. Agora tô buscando ajuda pelo caps e a suspeita é TEA, eu não quero que seja verdade. É um absurdo que eu tive que passar por tanta coisa, que poderia ser evitada.
mal consigo imaginar tudo q tu teve que passar, sem sombra de dúvidas é aquela situação que mesmo quem viveu a escala 6x1 e seus problemas, ainda não concebe o dano, melhoras pra ti e que tudo dê certo
4x3 realmente é difícil passar agora, mas também creio que seja uma forma de tentar garantir o 5x2. Lembro que antes da Constituição de 88 o regime era de 48h semanais, e a luta era para baixar para 40. Acabou ficando 44, que é o que gerou essa escala 6x1.
Minha preocupação eh exatamente que se conseguirem mexer no 6X1 e transformar em 5X2, os patrões vão querer colocar as horas diárias de trabalho em 10h ou algo assim... Mesmo que na prática JAH SEJA ASSIM, se for na teoria, a prática vai ficar como?? Em 12h ou 14h só pra compensar essa dia a mais de folga... :/ A pauta é ótima, mas eu realmente não sei se estes detalhes práticos das horas semanais fazem parte dela...
Escala 6x1 gera e gerou trabalhadores que fazem ALEM DO QUE foram contratados, muitas empresas contratam por exemplo um vendedor que é um dos maiores protagonistas quando se fala desta escala de trabalho com o cargo em carteira como COLABORADOR GERAL, E colocando o mesmo a fazer serviços que não condiz como o seu cargo( falo isso por experiência própria). Fora QUE EU JA OUVI ISSO DE QUASE TODOS OS MEUS EMPREGADORES NO PASSADO ,que gostariam de pagar mais, porem o governo coloca diversas despesas para aquele funcionário que supostamente ele estaria pagando o dobro do que paga, e ao mesmo tempo trabalhei em empresa que tentou colocar o regime de MEI em funcionários que faziam a mesma coisa que um clt e não aumentaram um centavo do que era pago, o que gera um discurso totalmente hipócrita. Contudo isso eu quero dizer que, a escala menor de trabalho terá que gerar funcionários que terão que unicamente fazerem ao que foram contratados, e o governo terá que adaptar os impostos relacionados ao custo deste funcionário, uma vez compreendendo que vai diminuir a arrecadação porem vai aumentar o consumo uma vez que terá mais pessoas empregadas e com mais tempo de investir em lazer e educação que gera tb renda para o governo.
O meu 6x1 é bem tranquilo pois vou e volto de uber chegando em 5/10min no trampo, tenho uma sala só minha, trabalho assistindo tv e tomando chimarrão, então essa jornada de condução é algo que não tenho conhecimento de causa. Estarei na manifestação hoje porque me solodarizo com o povo que tem essa jornada e mal pode ver a família. Cresci vendo meus pais se fudendo nessa escala escravagista. Além disso, nada impede de algum dia por acaso do destino eu ter que trabalhar nessa escala também, afinal ninguém sabe o dia de amanhã
eu moro no interior, vou pro trabalho de bicicleta, não é perto mas tbm não é um problema; trabalho 6x1 mas pra mim também não é pesado, ainda mais sendo 7 horas por dia.. mas tbm já vi minha mãe trabalha pra caramba e ainda estudar a noite, e mau ter tempo pra mim e meu irmão, o dia de descanso nunca foi pra descansar, e ver meu pai, q trabalha quase 7x0, defender essa escala é como ver standup do metaforando
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
@@CarlosEduardo-f9q8g repassa o link do estudo que você consultou sobre a redução das horas para a gente entender se o que você está dizendo aqui é verdade mesmo.
@@CarlosEduardo-f9q8g quando beneficia rico é feita no vai que cola direto, ou teve estudo e consulta publica pra liberar pj pra tudo ? teve algum estudo pra dizer que quanto menos gente com carteira assinada menos incentivo pro patrao pagar mais pra voce abrir mao dos direitos ? se as empresas pagassem hora extra ao inves de ter banco de horas nao teria chegado nesse ponto onde o normal é trabalhar mais do que é saudável, fizeram algum estudo na hora de liberar banco de horas ?
@@CarlosEduardo-f9q8gNao, a longo prazo a economia se ajusta, o fim da escravidao tb gerou varias perdas para os fazendeiros, mas a economia melhorou; as outras reduçoes de jornadas de trabalho se ajustaram tb
O cara falando que toparia, nunca trabalhou nem vai trabalhar 6×1. Só existe um tipo de pessoa que diz que faria isso, e é quem NÃO faria, porque todo mundo com bom senso jamais iria querer trabalhar 6×1
@@eveewinfir9589Eu trabalhador 6×1 jovem me apresentando, trabalho em supermercado e minha coluna não está nada bem, os clientes são super agressivos e os donos da loja olham para mim de cima para baixo, eu vestido de uniforme azul e eles de joias que custam mais que meus órgãos...🥲
Seu vídeo é a definição perfeita do que me veio na cabeça quando vi esse boom da escala 6x1, essa é a hora da esquerda mobilizar a galera mais nova e mostrar o que é concientização de classe e luta pelos trabalhadores. Mas sabe o que a esquerda vai fazer??? NADA,vai deixar o bonde passar
Como assim "a esquerda"? quem? quais partidos? Vc se inclui nessa "esquerda'? Porque vários partidos e organizações de esquerda estão defendendo amplamente essa pauta e organizando movimentação politica. Não sei onde tu anda se informando ou é só um palpiteiro que não faz nada, não acompanha nenhum movimento politico e quer dizer o que os outros estão fazendo ou não.
Essa pauta está em organização pelos grupos de esquerda de forma organizada no Brasil a mais de um ano. Agora deu esse boom porque o projeto de lei foi finalmente levado oficialmente. Mas existe MUITO movimento. Do PT? Não. Mas a esquerda não é apenas PT, não importa quão grande representante do espectro seja. Partidos políticos não são sociedade empresarial. O tamanho do pedaço do bolo de cada um não define a essência do movimento
Fiquei bastante surpresa com essa mobilização contra a escala 6x1. Não pq eu não concorde com a PEC. Mas achei que não teríamos mais reação popular. A reforma trabalhista e da previdência passaram quase sem manifestação nenhuma. Depois disso e da eleição de 2018 achei que não fosse mais ver reação. Aliás, não estou entendo nada, o resultado da eleição municipal de SP e POA não combina muito com ser contra a PEC.
Isso é mérito da estratégia do Rick Azevedo, que é um cara jovem que se politizou na prática e não tem certos ranços e vícios da velha ESQUERDA. Primeiro, ele criou um movimento sem estética de esquerda. Não usa vermelho, e sim preto. Parece mais UP que PSOL. Não se vinculou a partido político de cara, esperou o partido que lhe desse abertura. Segundo, ele escolheu um nome bem sugestivo, didático, e que pudesse dialogar com todo mundo: VAT - Vida Além do Trabalho. Um nome que chama a atenção até do povo de direita. O pobre de direita (aqui sem nenhum viés pejorativo) gostaria de ter mais tempo tb pra curtir os filhos, pra ir pra igreja, etc... Então é um nome que diaologa com todos. Terceiro, uma pauta muito objetiva e simples do povo entender. Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista são abstratas demais, o povo tem que ler projetos de lei pra entender do que se trata... A Previdência ainda tem uma questão óbvia de taxa de natalidade baixa e mudanças na pirâmide etária que muitos defensores tem até razão em alguns pontos. A Trabalhista de forma geral foi uma merda, mas era abstrata demais e surgiu num momento de polarização política onde o povo estava puto com o PT (com certa razão até), teve o impeachment, as manifestações contra a reforma eram sempre atreladas ao "Fora Temer" (que era visto como uma espécie de "Volta Dilma")... Então o grande mérito do Rick Azevedo foi ser político, sendo o mínimo partidário possível. Quando perguntavam a ele na campanha eleitoral pq escolheu o PSOL pra ser candidato a vereador ele respondia "porque foi o PSOL que abriu espaço pra minha luta e a Érika Hilton que aceitou protocolar a PEC". Interessante ser um homem negro e gay e uma mulher trans e também negra que estão conseguindo levar a esquerda de novo pras discussões do trabalhador sem ficar falando de identitarismo e lacração o tempo todo, falando o que vai mudar a vida do povo de verdade. As manifestações do VAT são pra falar do VAT. Na época da Reforma Trabalhista vc tinha defesa do Lula, defesa da Dilma, pauta contra homofobia, contra o Fascismo, a favor da Venezuela, a favor da Palestina, a favor de legalizar a maconha e o aborto, etc, as manifestações da esquerda costumam ser uma salada nesse sentido, aí as pessoas que são contra um dos temas não vão, e com razão... A esquerda mete sempre uma porrada de temas que dividem. Agora não, o foco do VAT é o VAT, é o fim da escala 6 x 1 e apenas isso.
isso porque o debate é mais complexo. a galera nao entende que ser de direita é ser a favor da burguesia. a PEC ta servindo pra desmascarar bastante gente inclusive... temos que se afastar dessas análises rasas que têm norteado o discurso da esquerda e entender melhor as motivações do povo brasileiro em votar do jeito que vota
20:33 muito bem respondido e comento mais: Em outro país, a dimensão do dinheiro é totalmente diferente daquela no Brasil. Moro no Canadá e falo com propriedade que um salário mínimo aqui é 10x mais digno que o brasileiro, mas, na ponta do lápis, se gasta muito mais Reais por mês do que gastaria no Brasil (pressupondo padrões de vida parecidos). Converter e comparar de maneira crua assim é falacioso
Mas eu não entendo o porquê do fim dessa escala. Se eu quero trabalhar 6x1, eu deveria poder, se eu quero trabalhar 5x1 eu deveria poder, se eu quero trabalhar 4x1 eu deveria poder, por que proibir o trabalhador de trabalhar 6x1 ou 5x1 mesmo se ele quiser? Não seria direito dele escolher como ele quer trabalhar? Por que um político deve escolher quanto o trabalhador deve trabalhar mesmo contra a vontade do trabalhador e como alguém vai trabalhar 4 dias e ganhar o mesmo? Nesse país chamado Brasil, o que eu acho disso tudo é que, se o trabalhador quiser trabalhar 6x1 e ganhar mais, direito deles escolher. Se quiser trabalhar 5x2 e ganhar bem, mas não tanto quanto é 6x1 mas com folga extra, de novo ele tem o direito da escolha. Se ele quiser trabalhar 4x3 mas consequentemente ganhar menos, mas ter mais folgas, direito dele escolher. Por que o trabalhador não pode escolher como ele trabalha? Se isso virar lei, acredito que vai ter muito trabalhador abandonando a CLT para poder trabalhar 5x2 6x1 7x0
Eu sou a favor da escala 4x3, mas sei que, se essa escala for aprovada no Brasil, muita gente vai usar os 3 dias de folga para fazer bico e ganhar um extra. Como resultado, a produção nos 4 dias de trabalho continuaria ruim, e o patrão reclamaria que paga a mesma coisa para o pessoal trabalhar menos e render menos do que quando havia 2 ou até 1 dia de folga. Digo isso porque conheço muita gente que ganha mais do que eu e faz Uber, por exemplo, no horário de almoço, antes de pegar no trabalho, depois que sai do trabalho, no sábado, no domingo e nos feriados, tudo para tirar uma grana a mais. Já eu, que ganho até menos do que essas pessoas, me nego a abrir mão das minhas folgas para tirar um trocado a mais. Prefiro viver uma vida mais simples, abrir mão de certas coisas, mas jamais da minha saúde física e mental. O mais bizarro é que esse pessoal que ganha mais do que eu e trabalha nas folgas para tirar um extra está sempre endividado e nunca tem dinheiro guardado. Aí, eu, que ganho menos e aproveito as minhas folgas para descansar, não tenho dívidas, tenho grana guardada e investimentos que me dão rendimentos todo mês, além de tudo o que preciso. Tenho um carrão do ano? Não. Tenho casa na praia? Não. Mas eu não dirijo e nem gosto de praia, então, tendo meus games, mangas e tempo para passear com meus doguinhos e comer aquele churrasco no domingão com a família, para mim já é luxo. Minha mãe sempre diz: "A sabedoria não está no ganhar dinheiro, mas em como gastar."
Há apenas uma falha no teu raciocínio. Logo no primeiro parágrafo, você diz que a pessoa usa a folga dos 3 dias pro Uber ou vender qualquer coisa como incremento de renda, mas dando a entender que seria um erro crasso e que daria munição aos patrões ("que adianta dar folga se você fica trabalhando em vez de descansar?"). Neste caso, "ir pro Uber em vez de ir pra praia" significa que a pessoa não ganha o suficiente pra ter o "luxo" de escolher entre o volante e as ondas do mar... como se decidir entre descansar ou fazer renda extra fosse regra. Aqui está o erro. A pessoa nem deveria pensar em Uber e sim pensar apenas se vai fazer um churrasco ou se vai ao Maracanã, afinal ela está de folga! O problema é que o brasileiro se acostumou a enxergar sempre pelo pior lado porque em todo o ramo de trabalho se remunera de forma péssima. Não há um só trabalho que remunera bem e as pessoas veem todo santo dia tudo encarecer. Ainda mais pra quem não tem família estruturada, uma base sólida e tranquila que te possibilita ter investimento, escolher onde quer trabalhar etc. Outra: cuidado com essa estória de "minha mãe sempre dizia" porque isso é colocar a questão no pedestal moral, coisa que não coloca comida nem roupas na casa dum trabalhador. Meus pais nunca me disseram nada desse gênero, ambos de origem humilde, e eu não passo por dificuldades maiores, graças a Deus. Mas trabalho no ramo mais precarizado que existe, o telemarketing, e não tenho condições físicas nem psicológicas pra ficar vendendo cupcake ou sei lá o quê como meus colegas fazem ou na minha única folga semanal ficar se preocupando se vai conseguir fazer as dezenas de doces ou salgados pra vender na empresa. Mas eu vejo como eles ganham dinheiro e ao mesmo tempo se entopem de Lexotan, Dorflex e Dipirona. É uma loucura. E eu me recuso a normalizar algo assim. Portanto, é preciso acabar com esse lance de renda extra no sentido de que todos tenham um salário digno que em que não haja necessidade disto. É indecente decidir entre descansar ou trabalhar em dias de DESCANSO. Ou transformar hobby em fonte de renda pra garantir o papel higiênico no banheiro. Aí não dá.
Não vejo nenhum problema na pessoa usar as folgas pra fazer aquilo que bem entender. Seja Uber, Estudar na faculdade/concurso etc. Acho errado a pessoa não ter é folgas
Mas tu levantou um bom ponto e acredito que muitos votaram contra a PEC pensam exatamente como tu disse. O Estado não quer que as pessoas se emancipem. Querem a população cada vez mais alienada e pobre.
Sinceramente o Lula e todo o PT vem sendo há anos um desfavor pra toda a esquerda, parte disso foi culpa do distanciamento dele com a realidade das massas, o estilo de vida dele é de um imperador e nunca vota ou cria iniciativas pro corte de gastos e privilégios próprios pra nos favorecer, sem contar ele ter sufocado por tanto tempo toda e qualquer alternativa dentro do campo político. Não a toa, esse projeto veio da Erika Hilton que passou por dificuldades reais (e muito pesadas) mas que mesmo crescendo na vida não se distanciou da realidade popular
Sou da escala 6x1, mas nosso magnífico sindicato resolveu o problema de forma magistral: trabalhamos mais de 9 horas por dia para ficar no 5x1 SEM HORA EXTRA ou adicional... Parabéns aos envolvidos! Eu sou a favor de 30 horas semanais (6 horas diárias) ou 36 horas na escala 12 por 36 de folga
Comparar a escala 6x1 com escravidão não é banalização. Até porque existe o conceito de trabalho análogo a escravidão. Quando é difo que a escala 6x1 é uma escravidão moderna, é uma forma de evidenciar a exploração que esses trabalhadores sofrem pois vivem exclusivamente para o trabalho sem poder ter uma vida fora dele, com a família, amigos e cuidar da própria saude seja ela fisica ou mental.
Acordo entre empresa e funcionario KKKKKKKKKKKK A desculpa sempre é a mesma "ain vai colapsar a economia" Foi assim pra impedir q criancas trabalhassem la no passado, quando pediram pra reduzir a jornada de 12 pra 10, de 10 pra 8 e agora pra diminuir os dias trabalhados vao usar a mesma estratégia. Inclusive provocando medo no trabalhador.
Engraçado foi o vídeo do KIM, pra beneficiar o trabalhador sempre é “complicado”, complexo. Agora pra tirar direito dos trbabalhaores e aprovar reforma que vai piorar as nossas condições não é complexo.
A desculpa do colapso econômico é usada desde os tempos de escravidão. Na iminência da proibição da escravidão, o que você acha que os escravistas argumentaram? "A proibição da escravidão irá colapsar a economia!"
E ainda existe? 😂 Depois da demonização do sindicato que a direita empregou, pensei que já tinham entrado em extinção...o único que ainda vejo resquícios é o sindicato dos metalúrgicos ou de quem trabalha na indústria...
A verdade é que os capitalistas conseguiram anular a capacidade de mobilização dos sindicatos. Até na Europa, onde parte importante do consumo se processa - parte final do ciclo da mercadoria - os grandes capitalistas já sabotaram o esforço de organização mandando investimentos fabris para a China, por exemplo. A flexibilização da produção ao redor do mundo (transnacionais começaram com isso) colocou os Estados de joelhos (especialmente quando eles dependem de receita) e os governantes, mesmo que progressistas, se viram engessados para avançar nas pautas trabalhistas e em favor dos sindicatos. Isso foi muito pior em países periféricos como o Brasil.
ja existe flexibilização do 6x1 mercados vc entra as 7.00 sai as 15.00 ..ai entra outro das 15.00 até as 22.00 eu trampo 5x2 das 8.00 até as 17.30 é puxado em ambos mas o 5x2 é o unico que vc folga sabado e domingo ..isso tem que ser debatido pois as empresas não sabem como vão fazer porém eu acho que 5X2 é o ideal pro brasil de hoje
O problema é que para fazer essa mudança de escala ser viável, vão precisar ajustar várias outras questões da política brasileira. As pessoas só querem que reduza e FODAC, sendo que isso gera várias problemas para o próprio povo brasileiro, como aumento do preço de produtos básicos como comida, remédios e etc... essa tal de ericka hilton é completando despreparada, ela não fez nenhum tipo de estudo, previsão ou análise pra conseguir ter noção dos impactos gerados por essa pec, tem até vídeo dela circulando, onde ela admite que não estudou os possíveis desdobramentos. Aprovar essa pec vai ser um tiro no pé da própria esquerda, pq obviamente isso não vai dar certo e vai ser bolsonaro 2027
@@Conta007-ir7tl seguinte oh bot, EU NÃO LIGO. O EMPRESÁRIO VAI TER QUE DAR OS PULOS DELE DO MESMO JEITO QUE O TRABALHADOR JÁ DÁ!! O TRABALHADOR TÁ SENDO DANDO OS PULOS DELE.
@@raisaulolopezlima2063 Não, o empresário vai cortar gastos, aumentar preço dos produtos dinunuir número de funcionários e vai continuar com o dinheiro dele ou simplesmente mudar de ramo, não seja ingênuo. Quem vai sofrer vai ser o trabalhador pra conseguir comprar algum produto no mercado ou remédio, pq obviamente vão ficar mais caros, os coitados vão ter dificuldade pra arrumar emprego novo, pq quem trabalha em escala 6x1 geralmente só tem o ensino médio e olhe lá. Para eliminar a escala 6x1 você precisa ajustar outras coisas antes, coisa que a ericka hilton lá nem pensou em fazer, ela só quer garantir os votos e vcs que se ferrem
@@Conta007-ir7tl kkkkkk nesse papo eu não caio amigo. Quando tiraram a obrigatoriedade da hora extra, o patrão fez o funcionário trabalhar de graça e ainda embolsou o dinheiro a mais produzido, além de não render nenhum lucro para o trabalhador, o preço das coisas não abaixaram e o salario mínimo ainda é a regra. Tudo que estamos pedindo é UM dia de folga, isso não vai quebrar nada amigo, não quebrou em lugar nenhum
De fato o presidente está apagado, não está assumindo o protagonismo em relação às pautas que mobilizam o país. Minha opiniao ok? Quem quiser discordar, discorde em sua casa.
Essa discussão poderia ser resumida em reduzir a carga horária semanal para no máximo 30 horas. E aí ficaria a critério de cada classe definir por acordo coletivo se preferem trabalhar 4x3, 5x2, etc
Acabaria sendo da mesma forma independentemente. Porque o máximo que uma pessoa pode trabalhar no dia sendo CLT são 8h por mais + no máximo 2 horas extras (que normalmente caem no banco de horas então o patrão não paga o extra da hora extra). Nesse sentido, o patrão já tem a permissão de contratar funcionários com jornada de trabalho reduzida, ou dar folga no meio da semana ao invés de no domingo. O que é importante é que essa folga precisa ser de um dia inteiro, não destilada na semana. Logo, no 5x2 você poderia, por exemplo, trabalhar de quarta a domingo e folgar de segunda a terça e não haveria nenhuma ilegalidade. Espero ter esclarecido, desculpe se já fui claro. Tudo está no art. 7° da CF e aprofundado na CLT
A melhor definição de conservador que já ouvi foi essa que você deu agora. "Por mais conservador que a pessoa seja, quando o calo lhe aperta, ele vira progressista." kkk
A pauta tem adesão popular. Povo na prática não se importa com questões conceituais de esquerda ou direita, sequer tem consciência sobre o que é o quê. Muitos se dizem de direita pois direita pressupõe estar do lado certo enquanto esquerda é o lado errado em suas interpretações.
EM REGRA, o setor público ainda consegue dar diginidade ao trabalhador. Link disse que tinha que vender a alma pra fazer 15k. Bicho, muitos cargos pagam isso ou muito mais (30k, 40k) e vc tem uma escala flexível, sossegada e sem pressão. Na ótica individual, quem puder, corra pra o serviço público.
A Erika conseguiu bagunçar até os grupos de direita. Furou a bolha total, ela tá falando do ser humano e nessa parte, quando é uma coisa que nos afeta, a gente vai se juntar sem se importar em qual lado político a pessoa está.
Lembro de ter visto pela primeira vez esse lance do 6 X 1 num vídeo do Matando Matheus a Grito, reagindo a um Tik Tok do Rick Azevedo - basicamente o mlk reclamando da vida por causa da maldita escala 6 X 1, e depois todo o lance do VAT como movimento , e etc. . . A Erika Hilton está sendo mais q sagaz em tocar adiante, politicamente, e fazer a pauta ser popularizada. E o Linck pra variar acerta muito na avaliação 😊
O ministério do trabalho falar de acordo entre patrão e funcionário é ridículo. Não existe esse acordo quando o patrão não quer, é aceitar ou rua. Por isso fzr esse protesto, fzr essa pec é super importante. Esse diálogo não existe, se não for pela política o povo se fode
@@giogomes501 não necessariamente mas realmente muitas vezes o funcionário tem poder de barganha, até porque muitas vezes não é simples acha um substituto. não é demiti o cara e na mesma hora tu ja pega outro.
@@giogomes501 Você tá botando regra onde não existe. Sempre tem gente disposta a entrar no seu lugar e em grandes empresas dificilmente ligam para você ser ou não um excelente funcionário. Começou a pedir isso ou aquilo, tá dando dor de cabeça e é só trocar.
@@miguellopes9177 Pois na maioria dos lugares com serviços básicos como atendente, auxiliar etc é a coisa mais simples do mundo trocar os funcionários.
Reinaldo Azevedo disse que o governo pode não ter levantado essa bandeira para evitar que essa PEC se torne moeda de troca diante do corte de gastos que ele precisa fazer
Ir contra a PEC, seja de direita ou de esquerda é um tiro no pé. Com esse nível de mobilização eles não tem força pra fazer esse tipo de ameaça. O Linck está certo em dizer que é uma oportunidade de ouro do PT mostrar de que lado está
@@Metronomo0 vcs vivem numa bolha, não ta tão forte quanto vcs imaginam... Principalmente pq TODOS q pensaram seriamente no assunto sabem q não vai acontecer e só estão enganando os militantes...
@@Metronomo0O lula não tem capital político pra isso, faz certo em deixar a sociedade debater, ir a favor iria desestabilizar a base dele que é centro também, empresários e tal, só de deixar a sociedade debater sem ir contra já dá por hora. Temos que parar de buscar heróis e começar ir pra rua bater panela.
A alegoria do afogado é perfeita. Às vezes, a gente tenta fazer do domingo uma coisa nenhuma porque tem uma segunda-feira em que alguma coisaa tem de ser feita.
Eu que trabalho na escala 5x1 jogo as aulas de aprendizados extras, muitos bicos no sábado e domingo que iam das 18:00 as 23h esgotando qualquer miragem de oasis nesse deserto chamado trabalho.
Estou trabalhando 6x1 em uma rede de mercados "gourmet" do meu estado faz uns 4 meses e posso dizer que 90% dos trabalhadores ( colaboradores é meu saco) estão apoiando e até animados até mesmo os lideres, sub lideres de setor e gerentes, por incrível que pareça kkkk
O motorista de aplicativo às vezes não é dono nem do próprio carro que usa pra trabalhar. Tem que ser muito alucinado pra sugerir a possibilidade de um motorista ser pequeno burguês.
Escala 6x1 é um inferno na vida do trabalhador, quem trabalha como eu trabalhei em telemarketing acaba fixando com o psicológico todo destruído. Principalmente quando inventam de que temos de fazer hora extra ( banco de horas) 7x0. Tem uma empresa que trabalhei que nos abrigava a trabalhar 2h mais para "pagar a folga" de sábado, mais ainda haviam sábados em que eles estavam desesperados por vendas que nós tínhamos de fazer ( hora extra). Absurdo
Absurdo ver superchat de quem ganha um pouco mais que a média, passando pano pra jornada 6x1. No mínimo possuem transporte próprio, moram relativamente perto do trabalho e sem as mesmas cobranças da maioria dos trabalhadores nesse regime que perdem 3 horas em deslocamento por dia.
Acho complicado o costume de tratar o passado como museu, como se estivesse atrás de um vidro. A escravidão foi brutal, e isso não pode ser amenizado. Mas o passado deve sobretudo servir ao presente, emprestar ao nosso tempo sua força, sua palavra de ordem, seu grito e legitimidade. Nas lutas do presente, ao rememorarmos o passado relacionando este àquele, invocamos sua força e nos valemos dela, tornamos mais perceptíveis os lados em confronto, destacamos as contradições existentes, e fazemos uma relação histórica de solidariedade dos oprimidos de antes com os de agora, e destes com aqueles. O trabalhador de hoje sofre o peso da dominação de hoje, assim como o escravo sofria a sua escravidão, e ambos estão do mesmo lado da história: do lado que quer abolir a dominação de classe. A comparação não é complicada, porque não tem pretensão, nem função, de reduzir o peso da escravidão, mas sim de acentuar o valor da luta de agora. Não se trata de ignorar as diferenças, sejam quantitativas ou qualitativas, mas de apontar a semelhança, e dar vida atual à luta dos que combateram no passado. A história não é só para fazer inventário e classificação dos fatos, mas para ser aproveitada ao máximo no presente. No mais, os argumentos pseudo-econômicos contrários à redução da jornada de trabalho são sim em boa parte os mesmos dos antiabolicionistas, dos que eram contra a proibição do trabalho infantil, contra a redução das jornadas absurdas do tempo da revolução industrial. Quanto ao dito realismo, esse que faz analisar a situação considerando que o resultado, por exemplo, vai ser no máximo uma redução para a escala 5x2 em vez de 4x3, penso que deve ceder ao otimismo, o qual tem maior potência como afeto político. Se não acreditarmos que podemos conseguir o 4x3, pode ficar difícil mesmo o 5x2; mas se tivermos como meta as 30 horas semanais, mais do que fazer as 36 parecerem algo moderado, estaremos espraiando a noção da força que tem a classe trabalhadora. Aliás, mesmo 30 horas é insuficiente, porque o objetivo deve ser ao fim a superação da relação de capital, e não apenas uma luta por mais direitos, mas pelo fim do próprio direito enquanto forma de subjetividade universalizada pela reprodução do capital e da mercadoria como sua forma nuclear. A oportunidade, mais do que essa do governo de poder fortalecer-se, é a do fortalecimento da classe trabalhadora, do aumento de sua consciência de classe, da percepção da real polarização social que é aquela entre capital e trabalho. Se o governo souber se fortalecer colocando-se ao lado dos trabalhadores, tanto melhor (apesar de parecer que não vai). Mas sobretudo que a classe trabalhadora possa perceber melhor quem são seus verdadeiros inimigos de classe.
Acho que ele reclamou da comparação com a escravidão pq as palavras costumam perder sentido na internet. É normal ver palavras como conservadorismo, comunismo, liberalismo e etc sendo atribuídas a grupos que não tem nada a ver. Aí por isso que as vezes não é bom usar certos termos de formas constante, para não distorcerem o sentido real da palavra.
16:56 eu concordo com o camarada. Ele não comparou a escala 6x1 com a escravidão Ele comparou a reação da classe dominante que de fato é idêntica, reclamando sobre como vai dificultar a vida do empresário sem olhar pros direitos da classe explorada
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Uma cortina de fumaça para o corte de gastos essa escala 6x1... sou contra, mas não sou ingênuo de pensar que isso não vai quebrar muito empresário pequeno e muita gente vai perder emprego... nada vem de graça, o país não tem produtividade suficiente para ir para escala 4x3 do nada, ou vai aumentar o preço das coisas tudo ou vai haver demissão, simples assim. Deviam estar lutando pela redução de impostos e um corte de gastos de verdade, partindo dos privilégios dos políticos.
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Problema da eacala 6x1 não é só o tempo, o problema éq vivemos num país sub desenvolvido em um proceso de retrocesso industrial, por conta disso dependemos muito do setor de serviços pra suprir os empregos, onde os salarios sao super baixos, tenho poucos familiares e amigos q reclamam pouco da escala 6x1 mas porq ganham muito bem e tenho familiares (mimha noiva e irmãos por exemplo) q trabalham na escala 6x1 em shopping e setor de telemarketing, o salario é muito baixo e o trabalho é alto, e quando a gente olha como esta dividido o trabalho no país a maioria esmagadora ganha muito mal porq trabalha em setor d serviços. Se fosse só por causa da escala essa mobilização não teria força mas como quase todos ganham mal e precisam de trabalhar mais ou ter outro emprego acaba ganhando força!
Pra mim está bem óbvio o que está acontecendo: geral não quer aprovar essa proposta, mas todos os políticos estão com medo de se queimar. A escala 4x3 não passa nunca, sem chance mesmo, mas a 5x2 é bem possível, mas isso só vai acontecer se, e somente se, os que são contra não tomarem coragem. Como o PT está sendo covarde, as chances da proposta são bem altas de cair quando a poeira abaixar.
Sou esquerda e temos algo em comum nisso aí. Tem outra coisa que podemos concordar. Acho um absurdo cobrar imposto em cima do lucro de micro e pequeno empreendedor. Um absurdo isso
@@raisaulolopezlima2063Todo imposto é roubo; o Estado nem deveria existir além das funções de manutenção da propriedade privada. O restante, o setor privado gerencia com mais eficiência.
@XYZ88991-r imposto é roubo?? Com qual dinheiro o estado iria proteger a propriedade privada?? Se imposto é roubo nada impede do teu vizinho te expulsar da tua casa de baixo de tapa e tu fica chupando o dedo
22:17 num hospital tem 6x1, 5x2 e 12x36, o senhor do SC falar que ate aceitaria um 6x1 é uma minoria da minoria, ate pq ele fala toparia, ou seja ele nao ta nessa escala terrivel.
Provavelmente nem da área é pra saber a pica astronômica que essa galera enfrenta dentro de um hospital. Fiz estágio no hospital esse ano, todo dia me perguntava como os plantonistas se aguentavam em pé. E óbvio, praticamente todo dia algum deles estava passando terrivelmente mal.
Se essa pec passar e tomara que passe ,nao se pode descuidar de manter os salários e desenvolver mecanismos que o aumentem e o próximo passo seria banir os bancos de hora !
Eu espero que essa pauta do fim da 6x1 sirva co.o semente para germinar em outros movimentos que melhorem a vida do trabalhador. Alem d areducao de jornada de trabalho, aumento do salario, mais direitos trabalhistas, acabar com o novo ensino medio, acabar com a reforma da previdencia. Em suma que seja que nem em 2013 so que dessa vez a esquerda saiba aproveitar a pauta para que a direita n deite e role nisso tudo
Achei interessante o que o Linck falou no final: geral fica repetindo essa comparação com "não queriam acabar com a escravidão" igual papagaio de pirata, mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. Também já trabalhei muito em 6x1, e é uma m#rda mesmo. Mas o que me preocupa é essa coisa de boa intenção acabar prejudicando o próprio trabalhador (já que o empresário em geral vai acabar descompensando isso...quem já trabalhou em comércio, sabe que é bem comum). Já que não vai poder abaixar salário, aos poucos vão substituindo os funcionários por outros ganhando menos ou com menos benefícios. E nem entro nos que ganham algo, como comissões, "por fora". A Érica Hilton já falou em entrevista que não tem nenhum estudo de impacto da medida. Politicamente, ok, faz todo o sentido. Mas acho que muita gente tá se iludindo - achando que só aprovando isso vai necessariamente melhorar pra todo o trabalhador, desconsiderando a reação do empresário.
Mas a questao é na 6x1 ja fazem medidas para diminuir custo ao máximo. Uma escala 5x2 não vai mudar essa situação porque o empresário sempre quer ter mais lucro e faz isso na maioria das vezes diminuindo custo
@@susususuellenbraganca7747todo mundo quer ter mais dinheiro, faz parte da dinâmica do capitalismo dinheiro não tem moralidade, não existe vilão ou herói essa lei pelo que vejo é assim: "4x3 para o funcionário e pau no cu do empregador" e esse discursinho de merda da esquerda me incomoda muito, como se eles não conseguissem ve nada além da discussão de classes mexer em escala trabalhista só ia foder mais o trabalhador o maior inimigo da porra do trabalhador nunca foi seu patrão e sim o caralho do estado, do governo porque ninguém fala em reduzir os impostos dos encargos trabalhistas? eu sou a merda de um empresário, eu tenho 4 funcionários na minha empresa, e eu posso afirmar categoricamente que eu pago um salário para o governo, só por de encargos trabalhistas ou seja, eu poderia pagar 3000 para o meu funcionário, mas eu pago 1500 porque outros 1500 o governo enfia no cu
@@susususuellenbraganca7747 num comércio que fica aberto quase o dia inteiro (farmácias, só um exemplo), pra alguém cobrir essa folga a mais na semana, vão ter que contratar mais gente pra fazer o mesmo serviço (e claro, o faturamento da empresa não vai automaticamente subir por causa disso). Se o governo der uma contrapartida (não vi ninguém falando disso até o momento), ok. Agora, se não der....ambos saem perdendo. Cada setor tem especificidades, que precisam ser debatidas ANTES de qualquer decisão.
O que é tratado como "fenômeno curioso" na sua avaliação professor Alexandre Linck, é uma coisa muito objetiva; a esquerda representada pelo projeto da Erika (que nem foi ela que criou, mas representou bem) apresentou uma pauta que conversa diretamente com a REALIDADE do brasileiro, não interpreto como bagunça ideológica, porque deixa a entender que as pessoas ficaram confusas e isso não é verdadeiro. As pessoas querem ser representadas por temas imediatos e que afetam diretamente a sua vida, a pessoa de esquerda que parte do pressuposto que o importante é o que ela escolhe, e, não o que a sociedade anseia. O fim da escala 6x1 não é bagunça ideológica, é conversar diretamente com o coração da população.
Algo que as pessoas não se atentam é que a carga tributária excessiva faz com que as empresas tenham que produzir mais e isso acaba desfavorecendo o empregado, que tem que trabalhar mais para produzir mais. Imagine um cenário onde uma carga tributária mais justa favorece o empresário que pode contratar mais e com isso reduzir a jornada de trabalho. O empregado com a jornada de trabalho reduzida consegue até produzir melhor. O governo nunca irá cortar a própria carne (os impostos/taxas/regalias). Estamos trabalhando para o governo quando o governo deveria trabalhar para nós.
Mano eu acho o seguinte. É uma ótima pauta, independente de quem veio. Mas honestamente, temos que falar da onde veio? SIM por mil razões. É uma pauta que une tanta gente que foi se separando por conta das suas diferenças, é uma chance sem igual pra fazer um ato revolucionário, não olhando pro nosso umbigo, mas olhando a quantidade de desdobramentos que isso vai gerar. É quase como fazer o exercício de pensar o impossível. Eu fiquei emocionado vendo ontem a noite uma declaração pública, tinha mulher trans preta, tinha india, tinha tiozão, tinha o Boulos, até a alemoa da Maria do Rosário. Ah, tinha um padre também, um padre cobrando da população que (existe uma ata que tá rolando e pelo que eu entendi ela basicamente funciona como um comprovante de compromisso com a pec, e é uma jogada super inteligente que a esquerda tá fazendo, cara a Erika Hilton é uma diva maior, não só ela, mas puta que pariu olha a força disso) voltando pro Padre, o cara (padre) tava cobrado a população para que ficassem de olho em quem os deputados deles, os fiéis, católicos ou não, evangélicos ou não, toda a ala religiosa fosse ficar de olho nisso. Que hora melhor pra se organizar e cada um fazer o negócio bem feito? Gente como tu segue fazendo conteúdo e principalmente fomentando a cabeça das pessoas a se questionarem a todas as etapas desse processo. E estamos atrasados. A gente tinha que estar debatendo sobre como isso acontece na prática, e o pessoal da esquerda enquanto comunicadores precisa se mobilizar pra regurgitar conteúdo acessível ao pessoal não tão acadêmico, que é justamente uma das fatias nas classes que mais sofrem com o excesso de trabalho (em sua maioria, e falo isso muito como um respeito a quem acha que cresceu na vida por conta do trabalho duro pra não entrarmos no papo de privilégio). A gente enquanto população, enquanto gente que sabe o que significa a força de uma frase como: "eu sou brasileiro e não desisto nunca", do mesmo jeito devia ter todos os processos, todas as etapas de como se dá uma lei, como a política funciona para que uma lei aconteça. Eu sou uma pessoa sozinha, não tenho muitos amigos para quem falar sobre isso, já alcancei o meu limite. Mas se você acredita na importância de uma obrigatoriedade de trabalho menor pra poder ter mais tempo de pensar nos outros aspectos da vida, sugiro que você colabore de alguma forma, se instrua, e quando tiver certeza do que quer, compartilhe com as outras pessoas que você conhece, esse é um momento muito importante que pode ser feito na história, influenciador digital ou não, a voz de todos que vieram são infinitamente mais poderosas que a voz do Alexandre pra esse momento da história, então vamo falar sobre.
Só um complemento pro meu eu do passado: Primeiro que eu falo do posto de ignorante mesmo, e o que eu queria dizer é que a gente devia falar com a mesma naturalidade que muita gente fala de futebol, sobre política, e acho que essa PEC tem toda a potência capaz de fazer com que a gente desenvolva esse exercício que é o estudo de como funcionam os mecanismos da política, por que fiquei me perguntando como funcionam as dinâmicas entre políticos de diferentes visões de administração do país, o que nos leva aquele professor de sociologia, esqueci o nome agora que tava no Átila a poucos mêses e fazia estudo da arvore genealógica das famílias que entraram para o governo e para os bancos, e o que nos leva também a pensar em gente como a Bira. Não sei se fui muito longe aqui mas, eu acho que o momento pede formas de criar pontos de intersecção com ideologias diferentes mas que podem se aproveitar essa lei pra além do conceito de eterno Sísifo brasileiro que só si fu
Não é um embaralhar de espectro ideológico. É a direita constrangida tendo que apoiar. É povo pressionando. Isso une a classe e faz gente que achava ser de direita perceber que não é, e não um misturar de ideologias ..
Esse comentário sobre o período que você ganhava 15k e não aproveitava o dinheiro me lembra muito algo que costumo falar. Já trabalhei ganhando 7k, mas gastava aproximadamente 3,5 ~ 4k desses com tratamento psiquiátrico e achava que não podia sair do trabalho porque não conseguiria pagar minhas contas e meu tratamento. Porém, quando saí, vi que o trabalho era um dos fatores que mais contribuía pro adoecimento. Ganhava bem, mas era estava sujeito a assédio moral e disponível pra chefia todos os dias da semana. Até quando tirava férias era demandado. Algumas cifras são só cifras mesmo.
Eu acredito que guardando as devidas proporções, o trabalho moderno é a nova escravidão. O trabalhador vive para trabalhar, apenas custeando moradia e uma alimentação de qualidade duvidosa. Se não conseguirmos melhores os salários e reduzir o tempo de trabalho, jamais conseguiremos passar a viver e continuaremos apenas existindo. Concordo com o Link sobre não adiantar nada ganhar muito dinheiro e não ter tempo. O tempo é uma das coisas mais valiosas que temos. Pessoalmente, acredito que o trabalho deve gerar, com a menor duração possível, uma quantidade suficiente de recursos para garantir uma "boa vida". Cada um vai dizer o que seria esse "bem-estar".
No final nãõ vai dar em nada, seja direita ou esquerda, todos os deputados, literalmente todos, são grandes empresarios. Enfim, no final vão arquivar, porém , a Erika vai sair no lucro, vai ser conhecida cada vez mais. Podendo se tornar uma nova candidata a presidente. Enfim a tal da politica. sobre a questão da escala, eu trabalhei muito tempo nessa escala e é estressante ao extremo, a questão é, vai continuar o mesmo salario?, não acho que esta pauta está vindo de graça. Meu medo é o trabalhador perder alguns beneficios, em prol de um dia a mais de folga, e as perdas podem ser imensas. perda de fgts, beneficios, atestado não ser mais abonado, decimo terceiro, férias de 30 dias, enfim com toda a certeza isso tudo vai ser jogado na mesa. mas o foda é que o mais importante que é o aumento salario bom, que faça diferença, ninguém fala. Torço para que de tudo certo.
Ja trabalhei nessa escala e foi uma época péssima pra mim. Não conseguia sair com meus amigos, n tinha dinheiro pra comprar as coisas que eu queria, por um bom tempo tive que trabalhar do outro lado de SP, mas depois de minha mãe e meu tio terem um negócio, eu n tenho como dizer que é possível parar essa escala… Ter um funcionário é caríssimo, e a maior parte desse dinheiro vai para um governo que sempre nos ignora ou nos suborna com migalhas. Se vc faz isso em um país onde tem muita gente que é PJ, que mal tem dinheiro pra pagar os impostos da própria PJ sem contar os impostos dos próprios funcionários. Imagina vc forçar uma escala que indiretamente te obriga, a ter mais funcionários pra suprir essa escala. A conta não fecha… O único jeito disso mudar é o governo parar de beneficiar a elite privada e publica, e incentivar o pequeno empreendedor com cortes de tributação, impostos que poderia estar indo direto pra empresa e para seus funcionários.
Cara, eu estou pensando seriamente em sair daqui, eu sei que é perigoso lá fora no estrangeiro, mas eu não consigo mais ficar aqui... Está deplorável, não é brincadeira e nem exagero, cada vez mais o brasileiro vai lentamente perdendo seu poder
@@Misantr0pia de fato. Ainda mais com politicas q colaboram pra minar quem sustenta esse país, que somos nós, a cada dia que passa fica mais e mais difícil ser humilhado e maltratado pelo egoísmo de poucos…
Cara no fim essa impressão é mais uma ilusão. A conta fecha sim, por uma questão de afogamento, atualmente tenho menos "funcionários" no balcão que antigamente, e mesmo tendo "menos" funcionários o rendimento não caiu. Houve um desafogamento por educar o cliente a não amontoar em 6-7 pessoas e sobrepor atendimento um sobre o outro, isso só com controle de senha e espaço de espera pro cliente e o cliente entende melhor que vai ser bem atendido no momento que ele tem pra ser atendido, fora que com mais tempo livre o consumidor entende que ele não precisa gastar o tempo de descanso brigando por atendimento. Com realmente um dia de folga, eu alivio o trampo do funcionário que consegue atender melhor além do atendimento comum/balcão e render sem medo no dia-a-dia. (Detalhe trabalhei hoje sozinho num setor que não podia parar, e por ser um dos proprietários ainda estou resolvendo coisas agora pela noite, mas isso é papel meu e gosto meu. Meu funcionário não tem que se f000der e se matar de trabalhar pelo meu modelo de trabalho.)
@@Misantr0pia Depende bastante da região e o que você define como perigoso, um exemplo disso é um brasileiro imigrar para a Argentina ou Leste Europeu por causa do custo de vida barato e caso tenha uma remuneração em dólar via internet (seja através de um gerenciamento de ecommerce, trabalho home office, prestação de serviços freelancer) você vive como um rei, mas se você for negro... terá um dor de cabeça muito forte e até medo de andar pela rua. Mas existem diversos países que recebem bem os estrangeiros independente da sua etnia, que são o Paraguai, Chile, Países Baixos, Suíça, Malásia, Tailândia, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e alguns outros, contanto que você seja um "cidadão de bem" agregando valor a sociedade, respeitando suas culturas, obedecendo as leis e pagando os seus impostos você não terá tantos problemas assim. Recomendo primeiro ter um diploma de bacharel, uns 5 anos de experiência comprovada na área que você escolheu a faculdade e comprovação de inglês fluente, com isso você só vai precisar se preocupar em como juntar uns 5k até 10k de dólares porque fica mil vezes mais fácil para você conseguir visto de residência ou de trabalho em outro país, pois o que os fiscais querem é que você garanta que não será um imigrante ilegal. Existem outras formas legais de se imigrar mais rapidamente, como conseguir alguma bolsa de estudos em uma instituição de ensino no país desejado, mas, para mim, a forma que eu demonstrei é a mais segura e inteligente a se fazer
@@samueloliveira7742 eu já pensei nisso cara, não vou pra qualquer país por que é bonito, eu preciso primeiro pesquisar, ter conhecimento do lugar e saber sobre as pessoas de lá, cultura e idioma, sair do país é coisa séria e arriscada, não caio nesse papo de sonho americano ou país perfeito, só não quero morrer!
O cara do "toparia facilmente" é tipo o cara que prefere a batata pequena pelo mesmo valor da promoção com a batata grande porque não precisa comer tanta batata. Alguém conhece esse tipo de cara? Nem eu
A primeira coisa que eu pensei ao arranjar um novo emprego (estou agora indo para um emprego mais puxado) era ser não tinha possibilidade de ter mais um dia de folga, eu sou desenhista, se eu tiver tempo pra trabalhar com essas coisas no meu tempo livre eu fico feliz de trabalhar em qualquer coisa que possa me dar sustento, comprar minhas coisinhas.
E lembrando que a mobilização popular no Brasil já ajudou a derrubar uma presidente. Se a gente não se juntar e ficar se xingando e nessa coisinha INSUPORTÁVEL de "direita e esquerda" não vai passar. O dia que o brasileiro acordar pra vida e perceber quem é o verdadeiro inimigo, as coisas começam a mudar por aqui, mas até lá, hora de nos juntar, ir pras ruas, pressionar essa corja de políticos safados que "trabalham" DUAS vezes na semana e se sustentam com NOSSO dinheiro, do NOSSO suor de trabalho em escala 6x1. Chega de briga de "ain pq sou de esquerda e você é de direita" o povo trabalhador não é nosso inimigo. Os políticos e a elite são. Bora quebrar tudo até nos darem a escala 5x2 ou 4x3.
O brabo é ser mal pago. Fim da 6x1 é UMA das coisas que precisam ser revistas no trabalhismo Br. Ainda temos uns 40milhões de informais, quando vamos olhar pra essa galera e criar um sistema amplo, simples de aderir e humano?
Em tempo. A criação do MEI tapou sol com a peneira, barragem de areia. Resolveu por um tempo, mas criou outro problema...há muitos problemas no trabalhismo Br.
O Estado não liga para o bem estar do trabalhador e o trabalhador está quase sempre muito alienado para perceber e fazer algo sobre isso. Não sei quem está pior, os CLTs de 1400 reais ou os informais.
Além de não se posicionar quanto à maior pauta trabalhista em anos, o Governo ainda tem um ministro da Fazenda inteiramente dedicado a derrubar os pisos constitucionais da saúde e educação e a valorização do salário mínimo. Se isso não implodir a popularidade do Governo, eu não sei o que iria. Vai ser 2015 de novo e depois vão se perguntar como a direita volta.
Cara, o tanto de gente dizendo como as empresas pequenas pagam um monte de impostos... Quem tá no meio sabe, as empresas que estão no Simples e Simei (sistema de tributação simplificada e que usada na maioria das empresas do Brasil) são as que mais sonegam! De fato, se somar todos os impostos, dá uma alíquota próxima dos 30%, mas na realidade/efetividade, os impostos mal chegam a 10% e dificilmente abrange todo o faturamento; isso quando o tal empresário não tem 2, 3 ou mais MEIs para diluir a emissão de notas fiscais, pagando somente R$80 em impostos mensais por MEI. (E olha que não estou considerando a pejotização...) Enfim, tadinho do podre empresário, vai ter que trabalhar no 6x1, sentir um poucoquinho do que o empregado sofreu! (Claro, não considerando os gerentes e superiores que também são CLT, mas não pensam duas vezes em meter a chibata)
Exatamente! Tô tentando comentar isso em tudo que é canal pra esses burros pararem de achar que esses "pequenos" empresários são pobres coitados. Tá cheio de dono fdp com 2, 3, 4 pequenas empresas no nome dos laranjas deles pra não pagarem alíquota maior. Essa gente não tem interesse nenhum em deixar de ser pequeno. Tem uma empresa em que faço a contabilidade e a folha de pagamento dos caras é de 5 mil reais, sendo que o lucro acumulado dos fdp está nos 2 milhões. Exportam pra fora e não estão pagando nada de imposto em cima! Enquanto exploram dois funcionários na produção.
Devemos trabalhar mais por policiais e militares. Estamos deixando de lambuja para a direita. Muitos policiais de esquerda se sentem abandonados. Se batermos na escala maldita desses caras, ganharemos muita moral e faremos justiça. 12 horas ninguém deveria fazer isso, ainda mais sob tensão e com arma.
A vantagem da 12/36 ou 24/72 é precisa ir menos ao trabalho. Na prática 24/72 é 24 trabalho + 24 cansaço + 48h para descanso de verdade. A pior escala que eu já vi atualmente para policiais é 15(dias) por 15(dias) de folga. No passado (anos 2000) já me falaram de 40(dias) por 10(dias).
Já trabalhei 2 anos em uma clínica como assistente administrativo, tirando toda a questão de desvio de função 😂 trabalhava de segunda a sexta, 8 horas mais 1 de almoço e mais 1 pra compensar o sábado, aos sábados eram 4h, sim, eu pagava 5 horas semanais pra receber apenas 4h no sábado, fora isso eram 2h em transporte público pra ir e mais 2 e meia na voltar em pé em todos eles e super lotado, seja qual percurso, poderia escolher se iria apenas de ônibus ou se pegava o metrô tbm, mas dava no mesmo na questão de tempo e super lotação, sábado era o dia de tentar fazer algo, porém a sensação era que eu tinha virado um pacote de carne moída, no domingo era o mesmo porém com a depressão pre segunda 😅 então sim, todos merecemos o fim da escala 6x1. *Tudo isso pra ganhar o mínimo da categoria.
O que eu acho incrível é que o Brasil fica discutindo a diminuição da escala atual de 44h semanais como coisa de outro mundo, enquanto no Primeiro Mundo é 40h semanais já há quase um século…
Quem fala em deixar isso para as CCTs e ACTs, não sabe como é, ou nunca participou de uma assembleia de negociação!!! Gente presta atenção, nem sindicatos fortes como o dos bancários consegue fazer isso de forma plena! Tentar pleitear dissídio e reajuste de VA/VR é um INFERNO, da raiva, da tristeza... Sério. Como trabalhadora sempre achei insuficiente esses acordos, mas só depois de sentar à mesa de negociação pude ter a real noção de o quanto isso é difícil e desgastante. O empresário simplesmente não tem vergonha na cara, ele mente, ele da voltas, ele cria propostas risíveis... Se não virar lei não há negociação!
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Pra quem tem boa memória vai lembrar que em 2013 a Dilma sancionou a lei das empregadas que dava uma série de benefícios para empregadas domésticas, muito bonito na teoria, mas na prática, hoje, 1 a cada 4 empregadas trabalha CLT. Não seja super-herói: aquele que quer resolver problemas complexos com soluções simples.
Opiniões muito boas , vou seguir. Acho que políticos de direita estão se aproveitando com as 36 horas. E focando só nisso. Nem comentam as 40 horas. E acho que isso foi tiro no pé. Espero estar errado
Esse "momento oportuno" me faz lembrar da frase supostamente atribuída ao Lenin "Há décadas em que nada acontece, mas há semanas em que décadas acontecem", essas semanas são a oportunidade de fazer décadas acontecerem.
Encaixa, inclusive, com desastre humano e político (pra direita) que foi o ataque a bomba em Brasília
Vcs são cegos demias bicho. Essa "decada" q esta acontecendo se repete desde os anos 80. Algum politico INUTIL lançando um projeto populista desse tipo. O cara enche a deputada de elogios mas não cita um projeto aprovado, nada da atuação parlamentar quase nula. Mesmo esse projeto populista da escala 6x1 foi feito sem nenhum estudo de impacto. Simplesmente escreveu um desejo em um papel
O governo lula não vai apoiar esse projeto pq se ele passar vai ser a destruição completa da economia. Se fosse em um governo de oposição com certeza eles seriam favoráveis.
Pra lembrar o alienado do vídeo, dolar no patamar da pandemia mesmo com a taxa de juros alta (e sem pandemia). Economia ta indo bem só na cabeça dele mesmo.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
essa frase nao é do lenin de vdd, isso é coisa q postinho design ativista de Facebook inventaram
Essa frase é de Homero Aridjis!
Eu trabalhei 6x1 por 5 anos e perdi a vontade de viver nessa época. Comecei a desmaiar indo ao supermercado de cansaço, sabe? Que acabe essa merda!
Kkkk... Preguiçosa..
Meu primeiro emprego foi numa grande rede de supermercados, cheguei a trabalhar 11 dias seguidos, mas na época 18 anos, cabaço de tudo nem ligava 😢
Eu trabalho faz três anos com atendimento ao público em supermercado. Eu tô dando Burnout pela terceira vez em um emprego. Exigências demais, ganhando pouco e sendo escravizada e pressionada por chefe. Hoje quatro horas da manhã eu tive uma crise de choro, meu marido não sabia o que fazer, arranhei o rosto... Enfim. É muito difícil, mexe demais com a cabeça da gente. Eu fiquei três meses sem ver minha mãe. Só consegui ver ela ontem pq finalmente folguei domingo. Enfim. É horrível.
@@fabricio4298 mas [e isso que falo, escala 6x1 é pra quem é novo e esta no INICIO de vida, mas tem gente que faz do trabalho no mercado carreira xD, ai não tem como ajudar também.
@@fabhio141182 empresario?
Ano retrasado recebi a "proposta" de escala 6x1 para escola de idiomas. Salário de R$1800/mês, para 44 horas.E sei que tem propostas ainda mais baixas.
Eu trabalho atualmente exatamente nesses termos kkkkrying
Achou eu, tiro 1.600 ainda KKKKK
a que eu trabalhava q era 16000
Trabalhava no interior 9 horas por dia, 6 dias por semana para ganhar 750,00
Meu pai trabalha na escala 6x1 e ganha tão pouco que faz hora extra
Há 10 anos trabalhei como atendente de telemarketing na escala 6x1, minha esposa trabalhava comigo só que numa escala reduzida 5x1. Lembro claramente que eu ganhava quase o dobro do que ela ganhava. Eu e a maioria preferia reduzir sua escala para 5x1 ganhando menos que continuar na escala 6x1. A maioria esmagadora preferia reduzir a escala de trabalho mesmo ganhando menos!!!
Foi um período horrível, pesava 64 kg ( tenho quase 2 metros de altura), síndrome de burnout, não tinha tempo para ver minha família, estudava e trabalhava. Horrível!!
@@rodrigovisita8125😮😢
No início da vida adulta, trabalhei meio período num mercado de peixe. Dps fui para o serviço público e continuei estudando na universidade, não era casada, não tinha filhos e morava sozinha e era extremamente cansativo, tinha dias que eu sentava no sofá e desmaiava literalmente de tanto cansaço. Fico pensando nessas pessoas que trabalham nessa escala 6x1, estudam e ainda tem família para cuidar. Coisa de louc0.
5x2 ?
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Ao mesmo tempo que eu acho a CLT "defasada" pras novas relações de trabalho na internert, também é assustador pensar o quanto de trabalho análogo a escravidão ainda existe nesse país, e quantas pessoas em cidades do interior que trabalham 8/10h por meio salário. São situações em que a CLT nem sequer chegou e infelizmente é uma massa invisível.
No interior do Pará, Maranhão, Bahia e Piauí são oq mais tem pessoas trabalhando mais de nove horas por menos de 1000 reais e a quem diga pela internet a "mais foi vc q escolheu" oq chega ser um espanto a falta de noção com a realidade
Na minha visão defasaram a CLT, até pq é garantia de direitos que certos contratos e o Mei não dão. O ruim é que a maioria associa CLT a salário mínimo e não olha o macro.
a CLT é tão defasada e cruel que permite trabalho de 9 horas diárias sem ônus pro empresário. É quase praxe colocarem 44 horas semanais pra fazer o cara trabalhar mais durante o dia pra ter o "direito" de folgar sábado. Olha a putaria. O ideal seria 4x3, ou até um 4,5x/2,5
@@maguimnobbao1433 exato, sou do interior do nordeste e vi muito isso, carteira assinada e salário mínimo era um privilégio lá que poucos tinham.
Minha cidade é assim, aqui eles assinam a carteira, mas te pagam 900,00 R$.:/
Eu gosto da escala 6x1
(6 dias assistindo vídeos do Link e trabalhando 1)
Trabalhei na escala 6X1 sendo camareira em um hotel 5 estrelas na região praia. O hotel não liga para os funcionarios, mais eles fingiam ser bons samaritanos.
Me faziam ficar até cinco horas fazendo extra, não recebia o total que trabalhava.
Fazia faculdade e não consegui manter ela. Eu deveria ter focado na faculade, mais infelismente já estava me sentindo culpada ( sempre me senti, dês de criança ), por não ter emprego.
Meus pais querem dinheiro e status social né, que se foda minha saúde mental.
Oque aconteceu é que eu colapsei, parei de uma vez de produzir, porque meu corpo e minha mente não suportaram.
Entrei em burnout, fiquei mais agressiva, frustada e sem energia nenhuma em todos os ambientes sociais, oque me fez ser desligada.
Agora tô buscando ajuda pelo caps e a suspeita é TEA, eu não quero que seja verdade.
É um absurdo que eu tive que passar por tanta coisa, que poderia ser evitada.
forças pra ti, tu consegue
mal consigo imaginar tudo q tu teve que passar, sem sombra de dúvidas é aquela situação que mesmo quem viveu a escala 6x1 e seus problemas, ainda não concebe o dano, melhoras pra ti e que tudo dê certo
4x3 realmente é difícil passar agora, mas também creio que seja uma forma de tentar garantir o 5x2.
Lembro que antes da Constituição de 88 o regime era de 48h semanais, e a luta era para baixar para 40. Acabou ficando 44, que é o que gerou essa escala 6x1.
Acho que essa foi a proposta pra na eal conseguirem 5x2 msm,pq caso fosse 5x2 direto não ia passar nem fodendo
@@animebanger6662 É o que falam, quem entra com pauta mínima sai com pauta nenhuma
@@Selma_does_stuff exatamente
Minha preocupação eh exatamente que se conseguirem mexer no 6X1 e transformar em 5X2, os patrões vão querer colocar as horas diárias de trabalho em 10h ou algo assim... Mesmo que na prática JAH SEJA ASSIM, se for na teoria, a prática vai ficar como?? Em 12h ou 14h só pra compensar essa dia a mais de folga... :/
A pauta é ótima, mas eu realmente não sei se estes detalhes práticos das horas semanais fazem parte dela...
@fernandamiranda4805 a proposta é de 36 horas semanas com um máximo de 8 diárias
Escala 6x1 gera e gerou trabalhadores que fazem ALEM DO QUE foram contratados, muitas empresas contratam por exemplo um vendedor que é um dos maiores protagonistas quando se fala desta escala de trabalho com o cargo em carteira como COLABORADOR GERAL, E colocando o mesmo a fazer serviços que não condiz como o seu cargo( falo isso por experiência própria).
Fora QUE EU JA OUVI ISSO DE QUASE TODOS OS MEUS EMPREGADORES NO PASSADO ,que gostariam de pagar mais, porem o governo coloca diversas despesas para aquele funcionário que supostamente ele estaria pagando o dobro do que paga, e ao mesmo tempo trabalhei em empresa que tentou colocar o regime de MEI em funcionários que faziam a mesma coisa que um clt e não aumentaram um centavo do que era pago, o que gera um discurso totalmente hipócrita.
Contudo isso eu quero dizer que, a escala menor de trabalho terá que gerar funcionários que terão que unicamente fazerem ao que foram contratados, e o governo terá que adaptar os impostos relacionados ao custo deste funcionário, uma vez compreendendo que vai diminuir a arrecadação porem vai aumentar o consumo uma vez que terá mais pessoas empregadas e com
mais tempo de investir em lazer e educação que gera tb renda para o governo.
O meu 6x1 é bem tranquilo pois vou e volto de uber chegando em 5/10min no trampo, tenho uma sala só minha, trabalho assistindo tv e tomando chimarrão, então essa jornada de condução é algo que não tenho conhecimento de causa.
Estarei na manifestação hoje porque me solodarizo com o povo que tem essa jornada e mal pode ver a família. Cresci vendo meus pais se fudendo nessa escala escravagista. Além disso, nada impede de algum dia por acaso do destino eu ter que trabalhar nessa escala também, afinal ninguém sabe o dia de amanhã
eu moro no interior, vou pro trabalho de bicicleta, não é perto mas tbm não é um problema; trabalho 6x1 mas pra mim também não é pesado, ainda mais sendo 7 horas por dia.. mas tbm já vi minha mãe trabalha pra caramba e ainda estudar a noite, e mau ter tempo pra mim e meu irmão, o dia de descanso nunca foi pra descansar, e ver meu pai, q trabalha quase 7x0, defender essa escala é como ver standup do metaforando
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
@@CarlosEduardo-f9q8g repassa o link do estudo que você consultou sobre a redução das horas para a gente entender se o que você está dizendo aqui é verdade mesmo.
@@CarlosEduardo-f9q8g quando beneficia rico é feita no vai que cola direto, ou teve estudo e consulta publica pra liberar pj pra tudo ? teve algum estudo pra dizer que quanto menos gente com carteira assinada menos incentivo pro patrao pagar mais pra voce abrir mao dos direitos ? se as empresas pagassem hora extra ao inves de ter banco de horas nao teria chegado nesse ponto onde o normal é trabalhar mais do que é saudável, fizeram algum estudo na hora de liberar banco de horas ?
@@CarlosEduardo-f9q8gNao, a longo prazo a economia se ajusta, o fim da escravidao tb gerou varias perdas para os fazendeiros, mas a economia melhorou; as outras reduçoes de jornadas de trabalho se ajustaram tb
O ultimo falando que toparia jornada 6X1 com certeza é muito jovem, provavelmente sem filhos, uma coisa é ficar 6X1 com 25 anos outra é com 55
O cara falando que toparia, nunca trabalhou nem vai trabalhar 6×1. Só existe um tipo de pessoa que diz que faria isso, e é quem NÃO faria, porque todo mundo com bom senso jamais iria querer trabalhar 6×1
@@eveewinfir9589Eu trabalhador 6×1 jovem me apresentando, trabalho em supermercado e minha coluna não está nada bem, os clientes são super agressivos e os donos da loja olham para mim de cima para baixo, eu vestido de uniforme azul e eles de joias que custam mais que meus órgãos...🥲
Eu tô com 31 e já não tô mais aguentando essa escala. 😅
@@MrMorgothBauglir 22, 2 anos nisso e eu to surtando o suficiente pra pensar "e se eu quebrar o braço pra pegar um atestado"
Provavelmente é um médico que recebe 25 mil por mês, mora do lado do hospital tem empregada doméstica e babá.
PQP!!! Eu nunca concordei TAAANTO com o Link em um vídeo.... Eu costumo sempre questionar algumas coisas, e hoje não tenho PQ!
Seu vídeo é a definição perfeita do que me veio na cabeça quando vi esse boom da escala 6x1, essa é a hora da esquerda mobilizar a galera mais nova e mostrar o que é concientização de classe e luta pelos trabalhadores. Mas sabe o que a esquerda vai fazer??? NADA,vai deixar o bonde passar
Vai deixar o bonde passar e a direita vai distorcer essa pauta
Pse, os políticos que estão aí são uns bando de paus mole. Mas nem isso, pq a gente sabe q essa galera tbm lucra com o jeito que o Brasil se encontra
Muito pelo contrário. A esquerda está pautando o debate como nunca antes.
Como assim "a esquerda"? quem? quais partidos? Vc se inclui nessa "esquerda'? Porque vários partidos e organizações de esquerda estão defendendo amplamente essa pauta e organizando movimentação politica. Não sei onde tu anda se informando ou é só um palpiteiro que não faz nada, não acompanha nenhum movimento politico e quer dizer o que os outros estão fazendo ou não.
Essa pauta está em organização pelos grupos de esquerda de forma organizada no Brasil a mais de um ano. Agora deu esse boom porque o projeto de lei foi finalmente levado oficialmente. Mas existe MUITO movimento. Do PT? Não. Mas a esquerda não é apenas PT, não importa quão grande representante do espectro seja. Partidos políticos não são sociedade empresarial. O tamanho do pedaço do bolo de cada um não define a essência do movimento
Fiquei bastante surpresa com essa mobilização contra a escala 6x1.
Não pq eu não concorde com a PEC.
Mas achei que não teríamos mais reação popular.
A reforma trabalhista e da previdência passaram quase sem manifestação nenhuma.
Depois disso e da eleição de 2018 achei que não fosse mais ver reação.
Aliás, não estou entendo nada, o resultado da eleição municipal de SP e POA não combina muito com ser contra a PEC.
Isso é mérito da estratégia do Rick Azevedo, que é um cara jovem que se politizou na prática e não tem certos ranços e vícios da velha ESQUERDA.
Primeiro, ele criou um movimento sem estética de esquerda. Não usa vermelho, e sim preto. Parece mais UP que PSOL. Não se vinculou a partido político de cara, esperou o partido que lhe desse abertura.
Segundo, ele escolheu um nome bem sugestivo, didático, e que pudesse dialogar com todo mundo: VAT - Vida Além do Trabalho. Um nome que chama a atenção até do povo de direita. O pobre de direita (aqui sem nenhum viés pejorativo) gostaria de ter mais tempo tb pra curtir os filhos, pra ir pra igreja, etc... Então é um nome que diaologa com todos.
Terceiro, uma pauta muito objetiva e simples do povo entender. Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista são abstratas demais, o povo tem que ler projetos de lei pra entender do que se trata... A Previdência ainda tem uma questão óbvia de taxa de natalidade baixa e mudanças na pirâmide etária que muitos defensores tem até razão em alguns pontos. A Trabalhista de forma geral foi uma merda, mas era abstrata demais e surgiu num momento de polarização política onde o povo estava puto com o PT (com certa razão até), teve o impeachment, as manifestações contra a reforma eram sempre atreladas ao "Fora Temer" (que era visto como uma espécie de "Volta Dilma")...
Então o grande mérito do Rick Azevedo foi ser político, sendo o mínimo partidário possível. Quando perguntavam a ele na campanha eleitoral pq escolheu o PSOL pra ser candidato a vereador ele respondia "porque foi o PSOL que abriu espaço pra minha luta e a Érika Hilton que aceitou protocolar a PEC".
Interessante ser um homem negro e gay e uma mulher trans e também negra que estão conseguindo levar a esquerda de novo pras discussões do trabalhador sem ficar falando de identitarismo e lacração o tempo todo, falando o que vai mudar a vida do povo de verdade. As manifestações do VAT são pra falar do VAT. Na época da Reforma Trabalhista vc tinha defesa do Lula, defesa da Dilma, pauta contra homofobia, contra o Fascismo, a favor da Venezuela, a favor da Palestina, a favor de legalizar a maconha e o aborto, etc, as manifestações da esquerda costumam ser uma salada nesse sentido, aí as pessoas que são contra um dos temas não vão, e com razão... A esquerda mete sempre uma porrada de temas que dividem. Agora não, o foco do VAT é o VAT, é o fim da escala 6 x 1 e apenas isso.
isso porque o debate é mais complexo. a galera nao entende que ser de direita é ser a favor da burguesia. a PEC ta servindo pra desmascarar bastante gente inclusive... temos que se afastar dessas análises rasas que têm norteado o discurso da esquerda e entender melhor as motivações do povo brasileiro em votar do jeito que vota
@@LeandroRocha
Gostei da sua análise.
É um jogo de xadrez. Tem que ter muita paciência e estratégia.
@@LeandroRocha Você foi cirúrgico como um bisturi.
@@LeandroRochaFoda sua análise,explicou coisas que nem eu sabia, obrigada
20:33 muito bem respondido e comento mais: Em outro país, a dimensão do dinheiro é totalmente diferente daquela no Brasil. Moro no Canadá e falo com propriedade que um salário mínimo aqui é 10x mais digno que o brasileiro, mas, na ponta do lápis, se gasta muito mais Reais por mês do que gastaria no Brasil (pressupondo padrões de vida parecidos). Converter e comparar de maneira crua assim é falacioso
Mas eu não entendo o porquê do fim dessa escala. Se eu quero trabalhar 6x1, eu deveria poder, se eu quero trabalhar 5x1 eu deveria poder, se eu quero trabalhar 4x1 eu deveria poder, por que proibir o trabalhador de trabalhar 6x1 ou 5x1 mesmo se ele quiser? Não seria direito dele escolher como ele quer trabalhar? Por que um político deve escolher quanto o trabalhador deve trabalhar mesmo contra a vontade do trabalhador e como alguém vai trabalhar 4 dias e ganhar o mesmo? Nesse país chamado Brasil, o que eu acho disso tudo é que, se o trabalhador quiser trabalhar 6x1 e ganhar mais, direito deles escolher. Se quiser trabalhar 5x2 e ganhar bem, mas não tanto quanto é 6x1 mas com folga extra, de novo ele tem o direito da escolha. Se ele quiser trabalhar 4x3 mas consequentemente ganhar menos, mas ter mais folgas, direito dele escolher. Por que o trabalhador não pode escolher como ele trabalha? Se isso virar lei, acredito que vai ter muito trabalhador abandonando a CLT para poder trabalhar 5x2 6x1 7x0
Eu sou a favor da escala 4x3, mas sei que, se essa escala for aprovada no Brasil, muita gente vai usar os 3 dias de folga para fazer bico e ganhar um extra. Como resultado, a produção nos 4 dias de trabalho continuaria ruim, e o patrão reclamaria que paga a mesma coisa para o pessoal trabalhar menos e render menos do que quando havia 2 ou até 1 dia de folga. Digo isso porque conheço muita gente que ganha mais do que eu e faz Uber, por exemplo, no horário de almoço, antes de pegar no trabalho, depois que sai do trabalho, no sábado, no domingo e nos feriados, tudo para tirar uma grana a mais.
Já eu, que ganho até menos do que essas pessoas, me nego a abrir mão das minhas folgas para tirar um trocado a mais. Prefiro viver uma vida mais simples, abrir mão de certas coisas, mas jamais da minha saúde física e mental. O mais bizarro é que esse pessoal que ganha mais do que eu e trabalha nas folgas para tirar um extra está sempre endividado e nunca tem dinheiro guardado.
Aí, eu, que ganho menos e aproveito as minhas folgas para descansar, não tenho dívidas, tenho grana guardada e investimentos que me dão rendimentos todo mês, além de tudo o que preciso. Tenho um carrão do ano? Não. Tenho casa na praia? Não. Mas eu não dirijo e nem gosto de praia, então, tendo meus games, mangas e tempo para passear com meus doguinhos e comer aquele churrasco no domingão com a família, para mim já é luxo.
Minha mãe sempre diz: "A sabedoria não está no ganhar dinheiro, mas em como gastar."
Deixa quem quiser fazer bico em sua folga fazer. Cada um sabe onde o seu calo aperta.
Há apenas uma falha no teu raciocínio. Logo no primeiro parágrafo, você diz que a pessoa usa a folga dos 3 dias pro Uber ou vender qualquer coisa como incremento de renda, mas dando a entender que seria um erro crasso e que daria munição aos patrões ("que adianta dar folga se você fica trabalhando em vez de descansar?"). Neste caso, "ir pro Uber em vez de ir pra praia" significa que a pessoa não ganha o suficiente pra ter o "luxo" de escolher entre o volante e as ondas do mar... como se decidir entre descansar ou fazer renda extra fosse regra. Aqui está o erro. A pessoa nem deveria pensar em Uber e sim pensar apenas se vai fazer um churrasco ou se vai ao Maracanã, afinal ela está de folga!
O problema é que o brasileiro se acostumou a enxergar sempre pelo pior lado porque em todo o ramo de trabalho se remunera de forma péssima. Não há um só trabalho que remunera bem e as pessoas veem todo santo dia tudo encarecer. Ainda mais pra quem não tem família estruturada, uma base sólida e tranquila que te possibilita ter investimento, escolher onde quer trabalhar etc.
Outra: cuidado com essa estória de "minha mãe sempre dizia" porque isso é colocar a questão no pedestal moral, coisa que não coloca comida nem roupas na casa dum trabalhador. Meus pais nunca me disseram nada desse gênero, ambos de origem humilde, e eu não passo por dificuldades maiores, graças a Deus. Mas trabalho no ramo mais precarizado que existe, o telemarketing, e não tenho condições físicas nem psicológicas pra ficar vendendo cupcake ou sei lá o quê como meus colegas fazem ou na minha única folga semanal ficar se preocupando se vai conseguir fazer as dezenas de doces ou salgados pra vender na empresa. Mas eu vejo como eles ganham dinheiro e ao mesmo tempo se entopem de Lexotan, Dorflex e Dipirona. É uma loucura. E eu me recuso a normalizar algo assim.
Portanto, é preciso acabar com esse lance de renda extra no sentido de que todos tenham um salário digno que em que não haja necessidade disto. É indecente decidir entre descansar ou trabalhar em dias de DESCANSO. Ou transformar hobby em fonte de renda pra garantir o papel higiênico no banheiro. Aí não dá.
Não vejo nenhum problema na pessoa usar as folgas pra fazer aquilo que bem entender. Seja Uber, Estudar na faculdade/concurso etc. Acho errado a pessoa não ter é folgas
Mas tu levantou um bom ponto e acredito que muitos votaram contra a PEC pensam exatamente como tu disse. O Estado não quer que as pessoas se emancipem. Querem a população cada vez mais alienada e pobre.
@@sanctusviana vai estudar bicho
O Lula deveria falar algo, reunir os deputados pra falar da pauta.
A maioria dos deputados é oposição.
Você acha que o Lula liga?
Sinceramente o Lula e todo o PT vem sendo há anos um desfavor pra toda a esquerda, parte disso foi culpa do distanciamento dele com a realidade das massas, o estilo de vida dele é de um imperador e nunca vota ou cria iniciativas pro corte de gastos e privilégios próprios pra nos favorecer, sem contar ele ter sufocado por tanto tempo toda e qualquer alternativa dentro do campo político. Não a toa, esse projeto veio da Erika Hilton que passou por dificuldades reais (e muito pesadas) mas que mesmo crescendo na vida não se distanciou da realidade popular
@@danilomfablevocês sempre usam esse argumento pra passar pano pra lula....😊
@@danilomfable e no que isso impede ele de reunir todos pra falar sobre?
Sou da escala 6x1, mas nosso magnífico sindicato resolveu o problema de forma magistral: trabalhamos mais de 9 horas por dia para ficar no 5x1 SEM HORA EXTRA ou adicional... Parabéns aos envolvidos!
Eu sou a favor de 30 horas semanais (6 horas diárias) ou 36 horas na escala 12 por 36 de folga
Comparar a escala 6x1 com escravidão não é banalização. Até porque existe o conceito de trabalho análogo a escravidão. Quando é difo que a escala 6x1 é uma escravidão moderna, é uma forma de evidenciar a exploração que esses trabalhadores sofrem pois vivem exclusivamente para o trabalho sem poder ter uma vida fora dele, com a família, amigos e cuidar da própria saude seja ela fisica ou mental.
Acordo entre empresa e funcionario KKKKKKKKKKKK
A desculpa sempre é a mesma "ain vai colapsar a economia"
Foi assim pra impedir q criancas trabalhassem la no passado, quando pediram pra reduzir a jornada de 12 pra 10, de 10 pra 8 e agora pra diminuir os dias trabalhados vao usar a mesma estratégia. Inclusive provocando medo no trabalhador.
Engraçado foi o vídeo do KIM, pra beneficiar o trabalhador sempre é “complicado”, complexo. Agora pra tirar direito dos trbabalhaores e aprovar reforma que vai piorar as nossas condições não é complexo.
A desculpa do colapso econômico é usada desde os tempos de escravidão. Na iminência da proibição da escravidão, o que você acha que os escravistas argumentaram? "A proibição da escravidão irá colapsar a economia!"
O silencio dos sindicatos sobre a 6x1 é ensurdecedor!
E ainda existe? 😂 Depois da demonização do sindicato que a direita empregou, pensei que já tinham entrado em extinção...o único que ainda vejo resquícios é o sindicato dos metalúrgicos ou de quem trabalha na indústria...
Nem o PT quer essa escala funcionando, quanto mais os subalternos dele.
A verdade é que os capitalistas conseguiram anular a capacidade de mobilização dos sindicatos. Até na Europa, onde parte importante do consumo se processa - parte final do ciclo da mercadoria - os grandes capitalistas já sabotaram o esforço de organização mandando investimentos fabris para a China, por exemplo. A flexibilização da produção ao redor do mundo (transnacionais começaram com isso) colocou os Estados de joelhos (especialmente quando eles dependem de receita) e os governantes, mesmo que progressistas, se viram engessados para avançar nas pautas trabalhistas e em favor dos sindicatos. Isso foi muito pior em países periféricos como o Brasil.
Quem conseguiu anular os sindicatos foi o governo Lula e Dilma, que apaziguou todo movimento trabalhista. @@elvistrivelin3889
ja existe flexibilização do 6x1 mercados vc entra as 7.00 sai as 15.00 ..ai entra outro das 15.00 até as 22.00 eu trampo 5x2 das 8.00 até as 17.30 é puxado em ambos mas o 5x2 é o unico que vc folga sabado e domingo ..isso tem que ser debatido pois as empresas não sabem como vão fazer porém eu acho que 5X2 é o ideal pro brasil de hoje
O problema é que para fazer essa mudança de escala ser viável, vão precisar ajustar várias outras questões da política brasileira. As pessoas só querem que reduza e FODAC, sendo que isso gera várias problemas para o próprio povo brasileiro, como aumento do preço de produtos básicos como comida, remédios e etc... essa tal de ericka hilton é completando despreparada, ela não fez nenhum tipo de estudo, previsão ou análise pra conseguir ter noção dos impactos gerados por essa pec, tem até vídeo dela circulando, onde ela admite que não estudou os possíveis desdobramentos.
Aprovar essa pec vai ser um tiro no pé da própria esquerda, pq obviamente isso não vai dar certo e vai ser bolsonaro 2027
@@Conta007-ir7tl seguinte oh bot, EU NÃO LIGO. O EMPRESÁRIO VAI TER QUE DAR OS PULOS DELE DO MESMO JEITO QUE O TRABALHADOR JÁ DÁ!! O TRABALHADOR TÁ SENDO DANDO OS PULOS DELE.
@@raisaulolopezlima2063
Não, o empresário vai cortar gastos, aumentar preço dos produtos dinunuir número de funcionários e vai continuar com o dinheiro dele ou simplesmente mudar de ramo, não seja ingênuo.
Quem vai sofrer vai ser o trabalhador pra conseguir comprar algum produto no mercado ou remédio, pq obviamente vão ficar mais caros, os coitados vão ter dificuldade pra arrumar emprego novo, pq quem trabalha em escala 6x1 geralmente só tem o ensino médio e olhe lá.
Para eliminar a escala 6x1 você precisa ajustar outras coisas antes, coisa que a ericka hilton lá nem pensou em fazer, ela só quer garantir os votos e vcs que se ferrem
@@Conta007-ir7tl kkkkkk nesse papo eu não caio amigo. Quando tiraram a obrigatoriedade da hora extra, o patrão fez o funcionário trabalhar de graça e ainda embolsou o dinheiro a mais produzido, além de não render nenhum lucro para o trabalhador, o preço das coisas não abaixaram e o salario mínimo ainda é a regra. Tudo que estamos pedindo é UM dia de folga, isso não vai quebrar nada amigo, não quebrou em lugar nenhum
@@Conta007-ir7tldesde a escravidão com esse papinho ? Não cansam não ?
Sempre vai quebrar (décimo terceiro, férias remuneradas), MAS NUNCA QUEBRA 😂
De fato o presidente está apagado, não está assumindo o protagonismo em relação às pautas que mobilizam o país. Minha opiniao ok? Quem quiser discordar, discorde em sua casa.
Essa discussão poderia ser resumida em reduzir a carga horária semanal para no máximo 30 horas. E aí ficaria a critério de cada classe definir por acordo coletivo se preferem trabalhar 4x3, 5x2, etc
Acabaria sendo da mesma forma independentemente. Porque o máximo que uma pessoa pode trabalhar no dia sendo CLT são 8h por mais + no máximo 2 horas extras (que normalmente caem no banco de horas então o patrão não paga o extra da hora extra). Nesse sentido, o patrão já tem a permissão de contratar funcionários com jornada de trabalho reduzida, ou dar folga no meio da semana ao invés de no domingo. O que é importante é que essa folga precisa ser de um dia inteiro, não destilada na semana. Logo, no 5x2 você poderia, por exemplo, trabalhar de quarta a domingo e folgar de segunda a terça e não haveria nenhuma ilegalidade. Espero ter esclarecido, desculpe se já fui claro. Tudo está no art. 7° da CF e aprofundado na CLT
A melhor definição de conservador que já ouvi foi essa que você deu agora. "Por mais conservador que a pessoa seja, quando o calo lhe aperta, ele vira progressista." kkk
Qualquer político que for contra os direitos da classe trabalhadora não merece nenhum voto.
A pauta tem adesão popular. Povo na prática não se importa com questões conceituais de esquerda ou direita, sequer tem consciência sobre o que é o quê. Muitos se dizem de direita pois direita pressupõe estar do lado certo enquanto esquerda é o lado errado em suas interpretações.
EM REGRA, o setor público ainda consegue dar diginidade ao trabalhador.
Link disse que tinha que vender a alma pra fazer 15k. Bicho, muitos cargos pagam isso ou muito mais (30k, 40k) e vc tem uma escala flexível, sossegada e sem pressão.
Na ótica individual, quem puder, corra pra o serviço público.
20:39 O Felipe Durante mesmo é contra a escala 6x1 na China
A Erika conseguiu bagunçar até os grupos de direita. Furou a bolha total, ela tá falando do ser humano e nessa parte, quando é uma coisa que nos afeta, a gente vai se juntar sem se importar em qual lado político a pessoa está.
Lembro de ter visto pela primeira vez esse lance do 6 X 1 num vídeo do Matando Matheus a Grito, reagindo a um Tik Tok do Rick Azevedo - basicamente o mlk reclamando da vida por causa da maldita escala 6 X 1, e depois todo o lance do VAT como movimento , e etc. . . A Erika Hilton está sendo mais q sagaz em tocar adiante, politicamente, e fazer a pauta ser popularizada. E o Linck pra variar acerta muito na avaliação 😊
Esse atual governo não veria uma oportunidade nem que estivesse pintada de ouro na frente dele. As pessoas estão de saco cheio já.
O ministério do trabalho falar de acordo entre patrão e funcionário é ridículo. Não existe esse acordo quando o patrão não quer, é aceitar ou rua.
Por isso fzr esse protesto, fzr essa pec é super importante. Esse diálogo não existe, se não for pela política o povo se fode
se você é um excelente funcionário, acredite em mim, você tem poder de barganha com o patrão
se você é um funcionário merda, seu lugar é na rua mesmo
mesma coisa com o trabalhador, se nao concordar é so ir pegar outro emprego pq o que nao falta no brasil é isso, emprego
@@giogomes501 não necessariamente mas realmente muitas vezes o funcionário tem poder de barganha, até porque muitas vezes não é simples acha um substituto.
não é demiti o cara e na mesma hora tu ja pega outro.
@@giogomes501 Você tá botando regra onde não existe. Sempre tem gente disposta a entrar no seu lugar e em grandes empresas dificilmente ligam para você ser ou não um excelente funcionário. Começou a pedir isso ou aquilo, tá dando dor de cabeça e é só trocar.
@@miguellopes9177 Pois na maioria dos lugares com serviços básicos como atendente, auxiliar etc é a coisa mais simples do mundo trocar os funcionários.
Reinaldo Azevedo disse que o governo pode não ter levantado essa bandeira para evitar que essa PEC se torne moeda de troca diante do corte de gastos que ele precisa fazer
Ir contra a PEC, seja de direita ou de esquerda é um tiro no pé. Com esse nível de mobilização eles não tem força pra fazer esse tipo de ameaça. O Linck está certo em dizer que é uma oportunidade de ouro do PT mostrar de que lado está
@@Metronomo0 vcs vivem numa bolha, não ta tão forte quanto vcs imaginam... Principalmente pq TODOS q pensaram seriamente no assunto sabem q não vai acontecer e só estão enganando os militantes...
@@Metronomo0O lula não tem capital político pra isso, faz certo em deixar a sociedade debater, ir a favor iria desestabilizar a base dele que é centro também, empresários e tal, só de deixar a sociedade debater sem ir contra já dá por hora. Temos que parar de buscar heróis e começar ir pra rua bater panela.
A alegoria do afogado é perfeita. Às vezes, a gente tenta fazer do domingo uma coisa nenhuma porque tem uma segunda-feira em que alguma coisaa tem de ser feita.
Sem falar que as vezes a pessoa tem que sair até no dia de folga para resolver alguma coisa. Pagar alguma conta, ajeitar/renovar algum documento, etc.
Eu que trabalho na escala 5x1 jogo as aulas de aprendizados extras, muitos bicos no sábado e domingo que iam das 18:00 as 23h esgotando qualquer miragem de oasis nesse deserto chamado trabalho.
Estou trabalhando 6x1 em uma rede de mercados "gourmet" do meu estado faz uns 4 meses e posso dizer que 90% dos trabalhadores ( colaboradores é meu saco) estão apoiando e até animados até mesmo os lideres, sub lideres de setor e gerentes, por incrível que pareça kkkk
Grande Érika Hilton ! Essa deputada é o sol do PSol 🌞
O motorista de aplicativo às vezes não é dono nem do próprio carro que usa pra trabalhar. Tem que ser muito alucinado pra sugerir a possibilidade de um motorista ser pequeno burguês.
o bobao do gaiofato
dps teve que fazer malabarismo pra consertar a merda
meu primo usava o carro do pai dele kkkkkkkkkkk era o trabalho depois da facul.
Escala 6x1 é um inferno na vida do trabalhador, quem trabalha como eu trabalhei em telemarketing acaba fixando com o psicológico todo destruído. Principalmente quando inventam de que temos de fazer hora extra ( banco de horas) 7x0. Tem uma empresa que trabalhei que nos abrigava a trabalhar 2h mais para "pagar a folga" de sábado, mais ainda haviam sábados em que eles estavam desesperados por vendas que nós tínhamos de fazer ( hora extra). Absurdo
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼 eu já tenho uma visão muito moral da política.
Absurdo ver superchat de quem ganha um pouco mais que a média, passando pano pra jornada 6x1. No mínimo possuem transporte próprio, moram relativamente perto do trabalho e sem as mesmas cobranças da maioria dos trabalhadores nesse regime que perdem 3 horas em deslocamento por dia.
Acho complicado o costume de tratar o passado como museu, como se estivesse atrás de um vidro. A escravidão foi brutal, e isso não pode ser amenizado. Mas o passado deve sobretudo servir ao presente, emprestar ao nosso tempo sua força, sua palavra de ordem, seu grito e legitimidade. Nas lutas do presente, ao rememorarmos o passado relacionando este àquele, invocamos sua força e nos valemos dela, tornamos mais perceptíveis os lados em confronto, destacamos as contradições existentes, e fazemos uma relação histórica de solidariedade dos oprimidos de antes com os de agora, e destes com aqueles. O trabalhador de hoje sofre o peso da dominação de hoje, assim como o escravo sofria a sua escravidão, e ambos estão do mesmo lado da história: do lado que quer abolir a dominação de classe.
A comparação não é complicada, porque não tem pretensão, nem função, de reduzir o peso da escravidão, mas sim de acentuar o valor da luta de agora. Não se trata de ignorar as diferenças, sejam quantitativas ou qualitativas, mas de apontar a semelhança, e dar vida atual à luta dos que combateram no passado. A história não é só para fazer inventário e classificação dos fatos, mas para ser aproveitada ao máximo no presente.
No mais, os argumentos pseudo-econômicos contrários à redução da jornada de trabalho são sim em boa parte os mesmos dos antiabolicionistas, dos que eram contra a proibição do trabalho infantil, contra a redução das jornadas absurdas do tempo da revolução industrial.
Quanto ao dito realismo, esse que faz analisar a situação considerando que o resultado, por exemplo, vai ser no máximo uma redução para a escala 5x2 em vez de 4x3, penso que deve ceder ao otimismo, o qual tem maior potência como afeto político. Se não acreditarmos que podemos conseguir o 4x3, pode ficar difícil mesmo o 5x2; mas se tivermos como meta as 30 horas semanais, mais do que fazer as 36 parecerem algo moderado, estaremos espraiando a noção da força que tem a classe trabalhadora. Aliás, mesmo 30 horas é insuficiente, porque o objetivo deve ser ao fim a superação da relação de capital, e não apenas uma luta por mais direitos, mas pelo fim do próprio direito enquanto forma de subjetividade universalizada pela reprodução do capital e da mercadoria como sua forma nuclear.
A oportunidade, mais do que essa do governo de poder fortalecer-se, é a do fortalecimento da classe trabalhadora, do aumento de sua consciência de classe, da percepção da real polarização social que é aquela entre capital e trabalho. Se o governo souber se fortalecer colocando-se ao lado dos trabalhadores, tanto melhor (apesar de parecer que não vai). Mas sobretudo que a classe trabalhadora possa perceber melhor quem são seus verdadeiros inimigos de classe.
Acho que ele reclamou da comparação com a escravidão pq as palavras costumam perder sentido na internet. É normal ver palavras como conservadorismo, comunismo, liberalismo e etc sendo atribuídas a grupos que não tem nada a ver.
Aí por isso que as vezes não é bom usar certos termos de formas constante, para não distorcerem o sentido real da palavra.
Esse comentário do cara sobre 6x1 na China foi de cair a bunda mesmo. Aí eu sou obrigado a ser super contra.
16:56 eu concordo com o camarada. Ele não comparou a escala 6x1 com a escravidão
Ele comparou a reação da classe dominante que de fato é idêntica, reclamando sobre como vai dificultar a vida do empresário sem olhar pros direitos da classe explorada
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Uma cortina de fumaça para o corte de gastos essa escala 6x1... sou contra, mas não sou ingênuo de pensar que isso não vai quebrar muito empresário pequeno e muita gente vai perder emprego... nada vem de graça, o país não tem produtividade suficiente para ir para escala 4x3 do nada, ou vai aumentar o preço das coisas tudo ou vai haver demissão, simples assim. Deviam estar lutando pela redução de impostos e um corte de gastos de verdade, partindo dos privilégios dos políticos.
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Problema da eacala 6x1 não é só o tempo, o problema éq vivemos num país sub desenvolvido em um proceso de retrocesso industrial, por conta disso dependemos muito do setor de serviços pra suprir os empregos, onde os salarios sao super baixos, tenho poucos familiares e amigos q reclamam pouco da escala 6x1 mas porq ganham muito bem e tenho familiares (mimha noiva e irmãos por exemplo) q trabalham na escala 6x1 em shopping e setor de telemarketing, o salario é muito baixo e o trabalho é alto, e quando a gente olha como esta dividido o trabalho no país a maioria esmagadora ganha muito mal porq trabalha em setor d serviços. Se fosse só por causa da escala essa mobilização não teria força mas como quase todos ganham mal e precisam de trabalhar mais ou ter outro emprego acaba ganhando força!
5x2 seria incrível, e deveria passar a lei.
Pra mim está bem óbvio o que está acontecendo: geral não quer aprovar essa proposta, mas todos os políticos estão com medo de se queimar.
A escala 4x3 não passa nunca, sem chance mesmo, mas a 5x2 é bem possível, mas isso só vai acontecer se, e somente se, os que são contra não tomarem coragem. Como o PT está sendo covarde, as chances da proposta são bem altas de cair quando a poeira abaixar.
Sou conservador trabalho 4x3 e defendo está pauta 6x1 é doentio, hora de deixar ideologia de lado e cê unir.
Sou esquerda e temos algo em comum nisso aí. Tem outra coisa que podemos concordar. Acho um absurdo cobrar imposto em cima do lucro de micro e pequeno empreendedor. Um absurdo isso
@@raisaulolopezlima2063Todo imposto é roubo; o Estado nem deveria existir além das funções de manutenção da propriedade privada. O restante, o setor privado gerencia com mais eficiência.
@XYZ88991-r imposto é roubo?? Com qual dinheiro o estado iria proteger a propriedade privada?? Se imposto é roubo nada impede do teu vizinho te expulsar da tua casa de baixo de tapa e tu fica chupando o dedo
@@XYZ88991-ra gente viu a "gerência com eficiência" em SP esses dias 😂
@@raisaulolopezlima2063 Boa sorte, tenho um fuzil, na primeira tentaiva ja mando pro IML
Parabéns pelo vídeo!
Nós precisamos por a faca na cintura e começar a pensar numa reforma trabalhista logo pra não perder a chance.
22:17 num hospital tem 6x1, 5x2 e 12x36, o senhor do SC falar que ate aceitaria um 6x1 é uma minoria da minoria, ate pq ele fala toparia, ou seja ele nao ta nessa escala terrivel.
Não é um "Eu tô na escala 6x1 e não me incomodo", é geralmente um "se eu tivesse nem me importaria"
Provavelmente nem da área é pra saber a pica astronômica que essa galera enfrenta dentro de um hospital. Fiz estágio no hospital esse ano, todo dia me perguntava como os plantonistas se aguentavam em pé.
E óbvio, praticamente todo dia algum deles estava passando terrivelmente mal.
Digam aqui qual dessas escalas vocês gostariam de trabalhar.
escala 6x1: 08:00 - 16:20 ( 07:20 + 1 hora de almoço ) 44 horas semanais.
escala 5x2: 08:00 - 17:48 ( 08:48 + 1 hora se almoço + pausa de 15 minutos para o café ) 44 horas semanais. (minha escala)
escala 4x3: 08:00 - 20:00 ( 11:00 + 1 hora de almoço + pausa de 15 minutos para o café ) 44 horas semanais.
Que vídeo necessário!!!!
Se essa pec passar e tomara que passe ,nao se pode descuidar de manter os salários e desenvolver mecanismos que o aumentem e o próximo passo seria banir os bancos de hora !
Eu espero que essa pauta do fim da 6x1 sirva co.o semente para germinar em outros movimentos que melhorem a vida do trabalhador. Alem d areducao de jornada de trabalho, aumento do salario, mais direitos trabalhistas, acabar com o novo ensino medio, acabar com a reforma da previdencia.
Em suma que seja que nem em 2013 so que dessa vez a esquerda saiba aproveitar a pauta para que a direita n deite e role nisso tudo
Achei interessante o que o Linck falou no final: geral fica repetindo essa comparação com "não queriam acabar com a escravidão" igual papagaio de pirata, mas não tem nada a ver uma coisa com a outra. Também já trabalhei muito em 6x1, e é uma m#rda mesmo. Mas o que me preocupa é essa coisa de boa intenção acabar prejudicando o próprio trabalhador (já que o empresário em geral vai acabar descompensando isso...quem já trabalhou em comércio, sabe que é bem comum). Já que não vai poder abaixar salário, aos poucos vão substituindo os funcionários por outros ganhando menos ou com menos benefícios. E nem entro nos que ganham algo, como comissões, "por fora". A Érica Hilton já falou em entrevista que não tem nenhum estudo de impacto da medida. Politicamente, ok, faz todo o sentido. Mas acho que muita gente tá se iludindo - achando que só aprovando isso vai necessariamente melhorar pra todo o trabalhador, desconsiderando a reação do empresário.
Mas a questao é na 6x1 ja fazem medidas para diminuir custo ao máximo. Uma escala 5x2 não vai mudar essa situação porque o empresário sempre quer ter mais lucro e faz isso na maioria das vezes diminuindo custo
Ao mesmo tempo que você pensa que pode piorar já tá no pior porque a pessoa no 6x1 não tem dignidade de vida, só trabalho
@@susususuellenbraganca7747todo mundo quer ter mais dinheiro, faz parte da dinâmica do capitalismo
dinheiro não tem moralidade, não existe vilão ou herói
essa lei pelo que vejo é assim: "4x3 para o funcionário e pau no cu do empregador"
e esse discursinho de merda da esquerda me incomoda muito, como se eles não conseguissem ve nada além da discussão de classes
mexer em escala trabalhista só ia foder mais o trabalhador
o maior inimigo da porra do trabalhador nunca foi seu patrão e sim o caralho do estado, do governo
porque ninguém fala em reduzir os impostos dos encargos trabalhistas?
eu sou a merda de um empresário, eu tenho 4 funcionários na minha empresa, e eu posso afirmar categoricamente que eu pago um salário para o governo, só por de encargos trabalhistas
ou seja, eu poderia pagar 3000 para o meu funcionário, mas eu pago 1500 porque outros 1500 o governo enfia no cu
@@susususuellenbraganca7747 num comércio que fica aberto quase o dia inteiro (farmácias, só um exemplo), pra alguém cobrir essa folga a mais na semana, vão ter que contratar mais gente pra fazer o mesmo serviço (e claro, o faturamento da empresa não vai automaticamente subir por causa disso). Se o governo der uma contrapartida (não vi ninguém falando disso até o momento), ok. Agora, se não der....ambos saem perdendo. Cada setor tem especificidades, que precisam ser debatidas ANTES de qualquer decisão.
@@susususuellenbraganca7747 acho que todo mundo quer ter mais lucro.
Se eu puder trabalhar igual e ganhar mais nossa senhora bom demais kkkk
7:19 Lógica joão Grilo de negociação, pô: "com essa gente se pede logo o céu porque fica mais fácil negociar o purgatório".
O que é tratado como "fenômeno curioso" na sua avaliação professor Alexandre Linck, é uma coisa muito objetiva; a esquerda representada pelo projeto da Erika (que nem foi ela que criou, mas representou bem) apresentou uma pauta que conversa diretamente com a REALIDADE do brasileiro, não interpreto como bagunça ideológica, porque deixa a entender que as pessoas ficaram confusas e isso não é verdadeiro. As pessoas querem ser representadas por temas imediatos e que afetam diretamente a sua vida, a pessoa de esquerda que parte do pressuposto que o importante é o que ela escolhe, e, não o que a sociedade anseia. O fim da escala 6x1 não é bagunça ideológica, é conversar diretamente com o coração da população.
Ganhava 15 mil mas não tinha vida. E qual foi o lucro?R= Doença.
Algo que as pessoas não se atentam é que a carga tributária excessiva faz com que as empresas tenham que produzir mais e isso acaba desfavorecendo o empregado, que tem que trabalhar mais para produzir mais. Imagine um cenário onde uma carga tributária mais justa favorece o empresário que pode contratar mais e com isso reduzir a jornada de trabalho. O empregado com a jornada de trabalho reduzida consegue até produzir melhor. O governo nunca irá cortar a própria carne (os impostos/taxas/regalias). Estamos trabalhando para o governo quando o governo deveria trabalhar para nós.
14:29 eu concordo 100% que o governo Lula tá jogando fora O MOMENTO DO GOVERNO. Muito triste.
Mano eu acho o seguinte.
É uma ótima pauta, independente de quem veio.
Mas honestamente, temos que falar da onde veio?
SIM por mil razões.
É uma pauta que une tanta gente que foi se separando por conta das suas diferenças, é uma chance sem igual pra fazer um ato revolucionário, não olhando pro nosso umbigo, mas olhando a quantidade de desdobramentos que isso vai gerar. É quase como fazer o exercício de pensar o impossível. Eu fiquei emocionado vendo ontem a noite uma declaração pública, tinha mulher trans preta, tinha india, tinha tiozão, tinha o Boulos, até a alemoa da Maria do Rosário. Ah, tinha um padre também, um padre cobrando da população que (existe uma ata que tá rolando e pelo que eu entendi ela basicamente funciona como um comprovante de compromisso com a pec, e é uma jogada super inteligente que a esquerda tá fazendo, cara a Erika Hilton é uma diva maior, não só ela, mas puta que pariu olha a força disso) voltando pro Padre, o cara (padre) tava cobrado a população para que ficassem de olho em quem os deputados deles, os fiéis, católicos ou não, evangélicos ou não, toda a ala religiosa fosse ficar de olho nisso.
Que hora melhor pra se organizar e cada um fazer o negócio bem feito?
Gente como tu segue fazendo conteúdo e principalmente fomentando a cabeça das pessoas a se questionarem a todas as etapas desse processo.
E estamos atrasados.
A gente tinha que estar debatendo sobre como isso acontece na prática, e o pessoal da esquerda enquanto comunicadores precisa se mobilizar pra regurgitar conteúdo acessível ao pessoal não tão acadêmico, que é justamente uma das fatias nas classes que mais sofrem com o excesso de trabalho (em sua maioria, e falo isso muito como um respeito a quem acha que cresceu na vida por conta do trabalho duro pra não entrarmos no papo de privilégio).
A gente enquanto população, enquanto gente que sabe o que significa a força de uma frase como: "eu sou brasileiro e não desisto nunca", do mesmo jeito devia ter todos os processos, todas as etapas de como se dá uma lei, como a política funciona para que uma lei aconteça.
Eu sou uma pessoa sozinha, não tenho muitos amigos para quem falar sobre isso, já alcancei o meu limite. Mas se você acredita na importância de uma obrigatoriedade de trabalho menor pra poder ter mais tempo de pensar nos outros aspectos da vida, sugiro que você colabore de alguma forma, se instrua, e quando tiver certeza do que quer, compartilhe com as outras pessoas que você conhece, esse é um momento muito importante que pode ser feito na história, influenciador digital ou não, a voz de todos que vieram são infinitamente mais poderosas que a voz do Alexandre pra esse momento da história, então vamo falar sobre.
Só um complemento pro meu eu do passado:
Primeiro que eu falo do posto de ignorante mesmo, e o que eu queria dizer é que a gente devia falar com a mesma naturalidade que muita gente fala de futebol, sobre política, e acho que essa PEC tem toda a potência capaz de fazer com que a gente desenvolva esse exercício que é o estudo de como funcionam os mecanismos da política, por que fiquei me perguntando como funcionam as dinâmicas entre políticos de diferentes visões de administração do país, o que nos leva aquele professor de sociologia, esqueci o nome agora que tava no Átila a poucos mêses e fazia estudo da arvore genealógica das famílias que entraram para o governo e para os bancos, e o que nos leva também a pensar em gente como a Bira.
Não sei se fui muito longe aqui mas, eu acho que o momento pede formas de criar pontos de intersecção com ideologias diferentes mas que podem se aproveitar essa lei pra além do conceito de eterno Sísifo brasileiro que só si fu
Não é um embaralhar de espectro ideológico. É a direita constrangida tendo que apoiar. É povo pressionando. Isso une a classe e faz gente que achava ser de direita perceber que não é, e não um misturar de ideologias ..
Só existe vacilo se a gente supor que o governo é de esquerda e pró-povo
Esse comentário sobre o período que você ganhava 15k e não aproveitava o dinheiro me lembra muito algo que costumo falar. Já trabalhei ganhando 7k, mas gastava aproximadamente 3,5 ~ 4k desses com tratamento psiquiátrico e achava que não podia sair do trabalho porque não conseguiria pagar minhas contas e meu tratamento. Porém, quando saí, vi que o trabalho era um dos fatores que mais contribuía pro adoecimento. Ganhava bem, mas era estava sujeito a assédio moral e disponível pra chefia todos os dias da semana. Até quando tirava férias era demandado. Algumas cifras são só cifras mesmo.
Eu acredito que guardando as devidas proporções, o trabalho moderno é a nova escravidão. O trabalhador vive para trabalhar, apenas custeando moradia e uma alimentação de qualidade duvidosa. Se não conseguirmos melhores os salários e reduzir o tempo de trabalho, jamais conseguiremos passar a viver e continuaremos apenas existindo.
Concordo com o Link sobre não adiantar nada ganhar muito dinheiro e não ter tempo. O tempo é uma das coisas mais valiosas que temos. Pessoalmente, acredito que o trabalho deve gerar, com a menor duração possível, uma quantidade suficiente de recursos para garantir uma "boa vida". Cada um vai dizer o que seria esse "bem-estar".
Faltou só divulgar a petição online do VAT vida alem do trabalho, última vez que vi estava quase com 3 milhões.
No final nãõ vai dar em nada, seja direita ou esquerda, todos os deputados, literalmente todos, são grandes empresarios. Enfim, no final vão arquivar, porém , a Erika vai sair no lucro, vai ser conhecida cada vez mais. Podendo se tornar uma nova candidata a presidente. Enfim a tal da politica. sobre a questão da escala, eu trabalhei muito tempo nessa escala e é estressante ao extremo, a questão é, vai continuar o mesmo salario?, não acho que esta pauta está vindo de graça. Meu medo é o trabalhador perder alguns beneficios, em prol de um dia a mais de folga, e as perdas podem ser imensas. perda de fgts, beneficios, atestado não ser mais abonado, decimo terceiro, férias de 30 dias, enfim com toda a certeza isso tudo vai ser jogado na mesa. mas o foda é que o mais importante que é o aumento salario bom, que faça diferença, ninguém fala. Torço para que de tudo certo.
13:50 melhora economica? AHUUHAHUAHUHUAHUHAUU
A pessoa gosta de viver em mentiras
Ja trabalhei nessa escala e foi uma época péssima pra mim. Não conseguia sair com meus amigos, n tinha dinheiro pra comprar as coisas que eu queria, por um bom tempo tive que trabalhar do outro lado de SP, mas depois de minha mãe e meu tio terem um negócio, eu n tenho como dizer que é possível parar essa escala… Ter um funcionário é caríssimo, e a maior parte desse dinheiro vai para um governo que sempre nos ignora ou nos suborna com migalhas. Se vc faz isso em um país onde tem muita gente que é PJ, que mal tem dinheiro pra pagar os impostos da própria PJ sem contar os impostos dos próprios funcionários. Imagina vc forçar uma escala que indiretamente te obriga, a ter mais funcionários pra suprir essa escala. A conta não fecha…
O único jeito disso mudar é o governo parar de beneficiar a elite privada e publica, e incentivar o pequeno empreendedor com cortes de tributação, impostos que poderia estar indo direto pra empresa e para seus funcionários.
Cara, eu estou pensando seriamente em sair daqui, eu sei que é perigoso lá fora no estrangeiro, mas eu não consigo mais ficar aqui... Está deplorável, não é brincadeira e nem exagero, cada vez mais o brasileiro vai lentamente perdendo seu poder
@@Misantr0pia de fato. Ainda mais com politicas q colaboram pra minar quem sustenta esse país, que somos nós, a cada dia que passa fica mais e mais difícil ser humilhado e maltratado pelo egoísmo de poucos…
Cara no fim essa impressão é mais uma ilusão. A conta fecha sim, por uma questão de afogamento, atualmente tenho menos "funcionários" no balcão que antigamente, e mesmo tendo "menos" funcionários o rendimento não caiu. Houve um desafogamento por educar o cliente a não amontoar em 6-7 pessoas e sobrepor atendimento um sobre o outro, isso só com controle de senha e espaço de espera pro cliente e o cliente entende melhor que vai ser bem atendido no momento que ele tem pra ser atendido, fora que com mais tempo livre o consumidor entende que ele não precisa gastar o tempo de descanso brigando por atendimento. Com realmente um dia de folga, eu alivio o trampo do funcionário que consegue atender melhor além do atendimento comum/balcão e render sem medo no dia-a-dia.
(Detalhe trabalhei hoje sozinho num setor que não podia parar, e por ser um dos proprietários ainda estou resolvendo coisas agora pela noite, mas isso é papel meu e gosto meu. Meu funcionário não tem que se f000der e se matar de trabalhar pelo meu modelo de trabalho.)
@@Misantr0pia Depende bastante da região e o que você define como perigoso, um exemplo disso é um brasileiro imigrar para a Argentina ou Leste Europeu por causa do custo de vida barato e caso tenha uma remuneração em dólar via internet (seja através de um gerenciamento de ecommerce, trabalho home office, prestação de serviços freelancer) você vive como um rei, mas se você for negro... terá um dor de cabeça muito forte e até medo de andar pela rua. Mas existem diversos países que recebem bem os estrangeiros independente da sua etnia, que são o Paraguai, Chile, Países Baixos, Suíça, Malásia, Tailândia, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e alguns outros, contanto que você seja um "cidadão de bem" agregando valor a sociedade, respeitando suas culturas, obedecendo as leis e pagando os seus impostos você não terá tantos problemas assim. Recomendo primeiro ter um diploma de bacharel, uns 5 anos de experiência comprovada na área que você escolheu a faculdade e comprovação de inglês fluente, com isso você só vai precisar se preocupar em como juntar uns 5k até 10k de dólares porque fica mil vezes mais fácil para você conseguir visto de residência ou de trabalho em outro país, pois o que os fiscais querem é que você garanta que não será um imigrante ilegal. Existem outras formas legais de se imigrar mais rapidamente, como conseguir alguma bolsa de estudos em uma instituição de ensino no país desejado, mas, para mim, a forma que eu demonstrei é a mais segura e inteligente a se fazer
@@samueloliveira7742 eu já pensei nisso cara, não vou pra qualquer país por que é bonito, eu preciso primeiro pesquisar, ter conhecimento do lugar e saber sobre as pessoas de lá, cultura e idioma, sair do país é coisa séria e arriscada, não caio nesse papo de sonho americano ou país perfeito, só não quero morrer!
Poxa, feliz elmte seguir, concordo com basicamente tudo que tu disse.
O cara do "toparia facilmente" é tipo o cara que prefere a batata pequena pelo mesmo valor da promoção com a batata grande porque não precisa comer tanta batata. Alguém conhece esse tipo de cara? Nem eu
Dependendo da posição do governo, acredito que isso pode definir as próximas eleições.
A primeira coisa que eu pensei ao arranjar um novo emprego (estou agora indo para um emprego mais puxado) era ser não tinha possibilidade de ter mais um dia de folga, eu sou desenhista, se eu tiver tempo pra trabalhar com essas coisas no meu tempo livre eu fico feliz de trabalhar em qualquer coisa que possa me dar sustento, comprar minhas coisinhas.
E lembrando que a mobilização popular no Brasil já ajudou a derrubar uma presidente.
Se a gente não se juntar e ficar se xingando e nessa coisinha INSUPORTÁVEL de "direita e esquerda" não vai passar. O dia que o brasileiro acordar pra vida e perceber quem é o verdadeiro inimigo, as coisas começam a mudar por aqui, mas até lá, hora de nos juntar, ir pras ruas, pressionar essa corja de políticos safados que "trabalham" DUAS vezes na semana e se sustentam com NOSSO dinheiro, do NOSSO suor de trabalho em escala 6x1. Chega de briga de "ain pq sou de esquerda e você é de direita" o povo trabalhador não é nosso inimigo. Os políticos e a elite são. Bora quebrar tudo até nos darem a escala 5x2 ou 4x3.
Pelo fim da escala 6x1 já!
As lojas como atakarejo e uma escravidão muito forte
O brabo é ser mal pago. Fim da 6x1 é UMA das coisas que precisam ser revistas no trabalhismo Br. Ainda temos uns 40milhões de informais, quando vamos olhar pra essa galera e criar um sistema amplo, simples de aderir e humano?
Em tempo. A criação do MEI tapou sol com a peneira, barragem de areia. Resolveu por um tempo, mas criou outro problema...há muitos problemas no trabalhismo Br.
MEI foi criado para empreendedor, mas foi desviado para os trabalhadores para pagar menos impostos e as empresas economizarem.
O Estado não liga para o bem estar do trabalhador e o trabalhador está quase sempre muito alienado para perceber e fazer algo sobre isso. Não sei quem está pior, os CLTs de 1400 reais ou os informais.
Além de não se posicionar quanto à maior pauta trabalhista em anos, o Governo ainda tem um ministro da Fazenda inteiramente dedicado a derrubar os pisos constitucionais da saúde e educação e a valorização do salário mínimo. Se isso não implodir a popularidade do Governo, eu não sei o que iria. Vai ser 2015 de novo e depois vão se perguntar como a direita volta.
Cara, o tanto de gente dizendo como as empresas pequenas pagam um monte de impostos...
Quem tá no meio sabe, as empresas que estão no Simples e Simei (sistema de tributação simplificada e que usada na maioria das empresas do Brasil) são as que mais sonegam! De fato, se somar todos os impostos, dá uma alíquota próxima dos 30%, mas na realidade/efetividade, os impostos mal chegam a 10% e dificilmente abrange todo o faturamento; isso quando o tal empresário não tem 2, 3 ou mais MEIs para diluir a emissão de notas fiscais, pagando somente R$80 em impostos mensais por MEI. (E olha que não estou considerando a pejotização...)
Enfim, tadinho do podre empresário, vai ter que trabalhar no 6x1, sentir um poucoquinho do que o empregado sofreu!
(Claro, não considerando os gerentes e superiores que também são CLT, mas não pensam duas vezes em meter a chibata)
Exatamente! Tô tentando comentar isso em tudo que é canal pra esses burros pararem de achar que esses "pequenos" empresários são pobres coitados. Tá cheio de dono fdp com 2, 3, 4 pequenas empresas no nome dos laranjas deles pra não pagarem alíquota maior. Essa gente não tem interesse nenhum em deixar de ser pequeno. Tem uma empresa em que faço a contabilidade e a folha de pagamento dos caras é de 5 mil reais, sendo que o lucro acumulado dos fdp está nos 2 milhões. Exportam pra fora e não estão pagando nada de imposto em cima! Enquanto exploram dois funcionários na produção.
Tirando os que pagam os funcionários com dinheiro vivo para facilitar ainda mais a sonegação dos impostos
@m_arxesini935 Exatamente. Normalmente fazem isso nas horas extras, pra não precisar colocá-las no cálculo da folha.
Achei que pequeno empresário não fosse burguês ou será que é o burguês de Schrodinger?
@@gabrieloz6249exatamente, no meu trabalho atual, feriados são pagos em espécie. Fica claro que isso é artimanha.
Kairós é a "janela de oportunidade"
Acho um desperdício a Érika não ter grande presença nas redes
7x0 🎁, e isso n me impede de ver q a luta pelo fim da 6x1. Adorei este vídeo Link. Grata msm.
Devemos trabalhar mais por policiais e militares.
Estamos deixando de lambuja para a direita.
Muitos policiais de esquerda se sentem abandonados.
Se batermos na escala maldita desses caras, ganharemos muita moral e faremos justiça.
12 horas ninguém deveria fazer isso, ainda mais sob tensão e com arma.
A vantagem da 12/36 ou 24/72 é precisa ir menos ao trabalho.
Na prática 24/72 é 24 trabalho + 24 cansaço + 48h para descanso de verdade.
A pior escala que eu já vi atualmente para policiais é 15(dias) por 15(dias) de folga.
No passado (anos 2000) já me falaram de 40(dias) por 10(dias).
Se não são apenas duas classes (burguesia e trabalhadores) então como está hoje essa divisão?
Já trabalhei 2 anos em uma clínica como assistente administrativo, tirando toda a questão de desvio de função 😂 trabalhava de segunda a sexta, 8 horas mais 1 de almoço e mais 1 pra compensar o sábado, aos sábados eram 4h, sim, eu pagava 5 horas semanais pra receber apenas 4h no sábado, fora isso eram 2h em transporte público pra ir e mais 2 e meia na voltar em pé em todos eles e super lotado, seja qual percurso, poderia escolher se iria apenas de ônibus ou se pegava o metrô tbm, mas dava no mesmo na questão de tempo e super lotação, sábado era o dia de tentar fazer algo, porém a sensação era que eu tinha virado um pacote de carne moída, no domingo era o mesmo porém com a depressão pre segunda 😅 então sim, todos merecemos o fim da escala 6x1.
*Tudo isso pra ganhar o mínimo da categoria.
O que eu acho incrível é que o Brasil fica discutindo a diminuição da escala atual de 44h semanais como coisa de outro mundo, enquanto no Primeiro Mundo é 40h semanais já há quase um século…
Quem fala em deixar isso para as CCTs e ACTs, não sabe como é, ou nunca participou de uma assembleia de negociação!!! Gente presta atenção, nem sindicatos fortes como o dos bancários consegue fazer isso de forma plena! Tentar pleitear dissídio e reajuste de VA/VR é um INFERNO, da raiva, da tristeza... Sério. Como trabalhadora sempre achei insuficiente esses acordos, mas só depois de sentar à mesa de negociação pude ter a real noção de o quanto isso é difícil e desgastante. O empresário simplesmente não tem vergonha na cara, ele mente, ele da voltas, ele cria propostas risíveis... Se não virar lei não há negociação!
Eu não simpatizo com a Erika por conta dela não ter dado apoio ao Glauber. Porém fazendo seu trabalho como deputada é excelente!
Erika based.
"Juntos vamos restituir esse poder." Concordo.
Deixou passar todas as oportunidades que apareceram desde o dia da eleição.
Os patrões folgado que coloque sua família para trabalhar na escala 6x1 ⛓️😒🤡👎🏽
É impressionante como algumas pessoas defendem o fim da escala 6x1 como se fosse uma solução mágica, sem considerar minimamente as consequências práticas. Acham que basta uma canetada e, de repente, tudo vai se ajustar: mais empregos, menos sobrecarga, felicidade geral. Mas esquecem que sem reformas estruturais e tributárias, isso só vai gerar aumento de custos para as empresas, mais inflação e, provavelmente, mais desemprego. Não é sobre "desejar" que algo dê certo; é sobre entender que mudanças complexas precisam de planejamento. A realidade não funciona na base do "vai que cola".
Realmente ótima deputada essa Erika e se pondo ao lado da classe trabalhadora talvez um dia se torne uma presidenciável, torço por isso.
Pra quem tem boa memória vai lembrar que em 2013 a Dilma sancionou a lei das empregadas que dava uma série de benefícios para empregadas domésticas, muito bonito na teoria, mas na prática, hoje, 1 a cada 4 empregadas trabalha CLT. Não seja super-herói: aquele que quer resolver problemas complexos com soluções simples.
Opiniões muito boas , vou seguir. Acho que políticos de direita estão se aproveitando com as 36 horas. E focando só nisso. Nem comentam as 40 horas. E acho que isso foi tiro no pé. Espero estar errado
Falou tudo! Tem muita coisa que é a cara do Temer!
O da saúde deve ser celibatário. Conheço dois sujeitos da área da saúde, trabalham 7 dias por semana, fora alguns plantões. Celibatários.