Enriquecedor te ouvir Alexandre. Sou estudante de Psicanálise aos 57 anos, em busca do auto conhecimento, compreensão da subjetividade alheia e em prol do encontro do meu propósito.
CARACA, FAZIA TEMPO QUE NAO OUVIA UM PAPO TAO BOM, TAO REAL, TAO AGORA, TAO MINHA REALIDADE, TAO A RELAIDADE DE MUITAS PESSOAS QUE CONHECO. OUVI UMAS 3X PARA ASSIMILAR BEM ESSE CONTEUDO. NAO CONHECIA VOCES E ACHEI O ASSUNTO EXTREMAMENTE RELEVANTE, PERTINENTE E MUITO BEM COLOCADO. EXCELENTE. NOTA 10.
Emocionante e um prazer imenso ouvir pessoas assim, com tanta clareza, afeto e cuidado com a realidade e trazendo esperança e possibilidades de caminhos diferentes pro coletivo. Sensaional!
Alexandre!!! Gratidão por sua reflexão alí no minuto 13 adiante - sobre nossa relação com o vazio diante das experiências nos dias atuais e que ao invés de olharmos para dentro somos distraídos e compelidos ao acesso de tal gama de preenchimentos!
Nossa, maravilhosa entrevista, parecia uma orquestra tocando!!! Tocou muito meu coração que sou de 1971 e estou completamente perdida no "ser" contemporâneo, principalmente quanto às relações, pois as pessoas não estão querendo se ver. e isso pra mim é deixar de viver...😢 Quero participar do grupo, ler todos os seus livros e não te largo mais!!! E tô disparando a tecla compartilhar rsrs Gratidão, gratidão!!! Deus abençoe aos dois, sempre ❤
Curiosamente, a psicologia positiva acabou contribuindo para que o ser humano passasse a negar suas dores! Ninguém pode demonstrar tristeza ou frustração sob pena de fazer "mal" ao ambiente e a si mesmo e ser isolado pelas redes!!!! Só podemos demonstrar "Gratidão", "Alegria", "sorriso" ...e e se precisar chorar que seja bem escondido!!! Com isso o ser humano perdeu o contato com os próprios sentimentos!!!
Em que sentido a saída está no coletivo? É o contrário... quando vc reúne pessoas aí é que gera mais sofrimento. As pessoas precisam do contrário... as pessoas precisam entender q necessitam viver mais isoladas, sozinhas, para refletir sobre si mesmas.
O grau de violência ao qual o brasileiro está exposto é surreal. A corrupção é violenta. A desigualdade também. O reflexo destas é a falta de segurança pessoal e coletiva que impera no país. Sem dúvida é perverso!
O Brasil é um país da "elite" econômica perversa, gentalha de quinta categoria no que se refere a qualidades humanas nobres. São predadores, são psicopatas.
Caro Francisco, "MAS PORQUE ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO CAOTICA" que o senhor citou? Eu "FIZ" a pergunta e mesmo "RESPONDO", a solução desses problemas, "ESTÁ NO COLETIVO", porém hoje, "TEMOS UM GRANDE PROBLEMA", que é, "FALTA DE TEMPO". Será que ""É FALTA DE TEMPO, OU NÃO QUERER DAR ATENÇÃO, E ENFRENTAR O PROBLEMA". Atualmente "TEMOS UMA GAMA ENORME DE TECNOLOGIA PARA NOS COMUNICAR" e infelizmente, "AS PESSOAS SE RECUSAM A DIALOGAR" e a "DESCULPA" é, "NÃO TENHO TEMPO PARA NADA". Será que, "UMA PESSSOA NÃO DISPÕE SEQUER DE 5 MINUTOS POR DIA", afinal, "O QUE TANTO FAZEM QUE, NÃO LHE SOBRA TEMPO ALGUM", quando não verdade, "PARA EFETUAR COMPRA, PAGAMENTOS, O CIDADÃO OU CIDADÃ, NEM PRECISA SAIR DE CASA, OU MESMO DO LOCAL DE TRABALHO". E com tristeza que vejo "AS RELAÇÕES FAMILIARES REDUZINDO DRASTICAMENTE, E AS FAMÍLIAS SE ESFARELANDO", a atual geração, e "NOTADAMENTE" os adolescentes e pessoas mais jovens, ""QUERER E TER O MUNDO DO EU PRÓPRIO" como "NÃO MAIS EXISTISSEM OUTROS SERES HUMANOS". Podemos ver "ATÉ AJUNTAMENTO DE PESSOAS", porém, "ELAS NÃO CONVERGEM PARA O BEM COMUM". Nos grupos de familia no Whatsapp, o que mais vemos é "AUSENTES" e não "PARTICIPANTES PRESENTES". Os "PROBLEMAS" explodem no mundo, todos os dias, e o pior, "AFETA A TODOS NOS, NÃO IMPORTA ONDE ESTEJAMOS, ELE SERÁ MUNDIAL", e a maioria das pessoas, "NÃO SABEM, NÃO QUER SABER, OU FINGE NÃO SABER". A maioria das pessoas nesses grupos, "SEQUER POSTA UMA SAUDAÇÃO DE BOM DIA", é porque, "NÃO TEM TEMPO, OU QUER VOLTAR A VIVER NOS TEMPOS DAS CAVERNAS, OU NÃO QUER SOCIALIZAR COM NINGUÉM". Se alguem ler esse meu comentário, dei-me "RESPOSTAS" para esses problemas. E "QUANTO MAIS NÓS IGNORARMOS ESSES PROBLEMAS PIORES ELES FICARÃO". Esses "PROBLEMAS SOCIAIS", só terá "SOLUÇÃO" se for "POR VIA POLITICA", é com "APROVAÇÃO DE LEIS RIGIDAS" que "SE ACABA COM A IMPUNIDADE", e tambem é "COM APROVAÇÃO DE LEIS, E POLITICAS PUBLICAS, QUE RESOLVERÁ OS PROBLEMAS", e infelizmente, "BOA PARTE DA POPULAÇÃO ACHA QUE, COMPRANDO UMA ARMA, ESTARÃO SE PROTEGENDO" a pergunta que faço é, "ESSAS PESSOAS NUNCA MAIS IRÃO À RUA PARA TRABALHO OU LAZER"? Transformarão suas casasem "FORTALEZA", seus carros em "BLINDADOS", porém as ruas, estradas, restaurantes, shopping "ELES NÃO SERÃO AMBIRNTES BLINDADOS".
*O Brasil JÁ é campeão mundial de depressão e ansiedade, e um estudo muito bem desenvolvido mostrou que é onde a população é mais infeliz entre todos os que foram analisados. Também é o pior em violência, o 3⁰ em número de encarcerados, sendo que EUA e China, os dois primeiros, têm populações muito maiores. A pior distribuição de riqueza e renda do planeta, a maior exploração sexual infantil, pior em feminicídio, transgenerocídio, o Legislativo mais bem pago do mundo e um monte de outros primeiros lugares nada bons! A POPULAÇÃO NOS PRECISAMOS UNIR PARA MUDAR ISSO!!!!*
Até às profissões mais simples são inundadas de emails e cursos on LINE pra nos pegar "na curva". Sem falar nos cursos e briefings motivacionais. Deus nos livre.
Embora estivesse preenchendo um vazio da vida ao ouvir essa conversa, o meu momento atual é sobre incluir nada nos vazios... Estou bem feliz com esses momentos... Rola uma autocobrança aqui e ali, mas tenho vencido na maioria das vezes. Excelente conteúdo...
Eu revejo-me nessa cena de encostar a cabeça no vidro do autocarro quando ia e vinha do trabalho. Tinha receio de adormecer e ressonar e alguém ouvir 😄. Agora viajamos muito de carro e quando vamos de transportes públicos está tudo, na maioria agarrado ao telemóvel. O telemóvel veio individualizar o ser humano no espaço físico coletivo. Grandes intenções de control estão subjacentes a esta individualização, mas para dizer com certo desalento, a não ser que líderes façam a diferença, viu-se na pandemia, o pensamento de rebanho será dominante e todos seremos vítimas de receitas salvadoras. A irreverência ou a diferença contestatária é encarada pelo pensamento instalado e formatado, como anti e se não temos consciência do que nos faz adoecer, se achamos que adoecer é a única resposta pois temos que reprimir a zanga, a frustração, a injustiça, a manipulação, então o corpo vai adoecer de certeza. A nossa ignorância levar-nos-à a muita doença de saúde mental e pssicosdomatica. Muitos líderes com máscara de salvadores vão ser eleitos pois o deprimido é alguém que se sente impotente para contestar e se rebelar, e nada melhor que discursos autocráticos ou de salvação relegiosa para serem porta-vozes da nossa regressão e infantilidade perante um sistema que difunde ideias polarizadas e trata o cidadão como um número da cadeia de produção. Falta a expressão da zanga de forma adulta e com suportes que a democracia tenha ou façamos ver a quem decide que não existem. Só que isso leva tempo e até lá vamos adoecendo e médicando para a eterna passividade. Em vez de tirarem a vida, em última instância, e do outro lado extremo da balança, mais vale partirem vidros e furarem pneus, pois a nossa vida é mais importante que a porcaria dos bens. Mas como os princípios estão trocados, vivemos numa sociedade que o mais importante é manter os bens e se há jovens a tirar a vida, que se lixe, são meia dúzia, e há muito humano na terra, , pois! Ironizo com muito lamento. Possivelmente temos todos o que merecemos pela nossa inércia, enquanto outros dominam. Como mudar, não está fácil, façamos escolhas que sejam saudáveis para nós, seja o que cada um tenha consciência do que isso seja.
"...eu pegava um ônibus para voltar da escola, para ir para escola no ensino fundamental, no ensino médio, e eu encostava cabeça no vidro... e ficava pensando na vida, às vezes dormia, às vezes pensava na vida, a gente tinha aquele tempo para elaborar o que a gente tinha vivido. Essa cena não existe mais. A gente está preenchendo todos os espaços em que a gente poderia estar com a gente mesmo com conteúdo... a gente lava a louça escutando podcast, a gente assiste um filme e responde mensagem no WhatsApp..." aos 12 min
Hoje muitos conteúdos nos chegam com fórmulas de tudo, da autoajuda a organização da casa, limpeza, receitas, educação de filhos, relacionamentos...aff! Dá uma exaustão!! Esse tempo do vazio é importante senão tudo é consumido e consumível.
Eu fazendo o almoço escutando a entrevista 😢 Essa sociedade atual sempre nos impoem que temos que ser úteis/ produtivos 24hrs por dia. É muito triste...
Eu também estava fazendo outra atividade enquanto ouvia e concordo com isso. Por outro lado, em qual outro momento, teria o tempo para procurar e ouvir conteúdos como este?🤔
Vazio não me parece ser só para responder o sentido da vida, pelo contrário, é aceitar a falta de sentido.... O que não tem haver com a falta de vontade de luta e organização... Pra mim é uma aceitação da finitude de um organismo vivo, feito pra viver.
Os homens são muito resistentes em relação a terapia. Que trabalho maravilhoso. Meu sonho é que todo mundo tivesse acesso a terapia. Terapia salva vidas. Obrigada!!❤❤
Conhecer-te a ti mesmo e estar aberto para o outro. Não somos uma ilha, precisamos uns dos outros. Porém, concordo que quem não reserva um tempo para estar só, não aprende a se conhecer e jamais saberá quem é.
É a primeira vez que assisti ele falando e me surpreendi com tamanha sensibilidade a respeito de doenças tão atuais causadas pelo descaso social, elevadas demandas, e objetificação de seres humanos, como se fôssemos máquinas, como se fôssemos todos como um padrão, sem ao menos considerar nossas particularidades...grata pelo pouco conhecimento que adquiri agora, e por tanta reflexão!❤
Ótima entrevista e com um ótimo conteúdo. Como um homem, criado na lógica do machismo estrutural, sofro muito nos meus relacionamentos e tenho dificuldade de demonstrar as minhas dores com a ideia estapafúrdia de que qualquer atitude sensível, é ser fraco e não é viril, ou seja, não ser um homem. Provavelmente, um panaca de 12 a 16 anos (ou mesmo qualquer alienado) irá ler isso e rir, pois não terá ideia de que se ele continuar a perpetuar este tipo de comportamento, estará cavando sua própria cova. Cedo ou tarde o lado emocional sempre te cobra.
Falou muitas verdades. Nós, resumindo, temos que desacelerar. O pensamento transcendente também tem que fazer parte de nossos pensamentos, necessário para a "conversa" com o nosso vazio interior.
O Canal Ludoviajante tem um vídeo lindo - Carta para o vazio" e o livro do Alexandre - Cartas de um Terapeuta Para Seus Momentos de Crise é maravilhoso também. ❤❤
O defeito desse vídeo é que ele acaba! Fiquei ansiosa, pois todo mundo deveria assisti-lo!!! Temas atuais, pertinentes e muito preocupantes, porém abafados…Demais!!! Imperdível!!! 🤩
Esse tema precisa circular. Temos poder unidos. Os Direitos Humanos e o ministro da Educação. Da Saúde . Todos devem ser cobrados . Queremos humanizar instituições. Sâo elas que mais massacram o povo. Enquanto fanáticos oferecem religião. Educaçâo humanista.
Concordo plenamente "Estamos sobrecarregando nosso tempo, c muitas coisas inuteis e futeis...inclusive". Nao estamos sabendo "administrar nosso tempo" com sabedoria. Afinal, é oo nosso proprio bem organizar o nosso tempo; fazendo c q o tenhamos tempo p todas as areas da nossas vidas (Espiritual, Emocional/Psiquica, Carnal (corpo fisico). Inclusive, o Rei Salomao, nos fala na Biblia Sagrada. Vida e morte, estao em nossas maos. Paz e Forca a todos. Q o Deus Uno os abencoe ricamente. 💙💙💙 🙏🙏🙏 Gratidao Grattidao Gratidao Pela Postagem Excelente 🗽🌻🌞🪷💯👍
Não sei se gostei mais do entrevistado, que é brilhante, ou da entrevistadora, não menos brilhante. Com perguntas inteligentes e provocativas, Ingrid extrai o melhor do entrevistado e não o interrompe para mostrar conhecimento ou para competir com o entrevistado. Parabéns a ambos e acabei de me inscrever e vou maratonar esse canal que eu não conhecia.
Mais uma entrevista q nos permite reflexões essenciais sobre a vida e como tentar construir caminhos mais saudáveis e luminosos...Parabéns Alexandre Ingrid e Carta...❤
Essa fala de preencher o vazio e não se dar conta que o indivíduo precisa elaborar o que está acontecendo foi o que me levou a uma depressão . A qual ainda me recupero .
Ele é maravilh. Sempre uso textos dele em rodas de leitura que faço de um projeto que desenvolvo. Gratidão a ele por tanta sensibilidade e profundidade em tudo que escreve.
Houve épocas em que eu demorava uns trinta ou quarenta segundos pra entender uma pergunta que alguém me fazia. Eu estava plena de emoções precisando de serem elaboradas. Chegava a me doer, quando alguém precisava de uma resposta minha, aliás, ansiedade dói no peito, gela a garganta e desce pelos dedos das mãos. Depois, a ansiedade evoluiu p uma depressão ansiosa.
Ah! Muitas escolas já estão trabalhando a Educação Emocional. Infelizmente essa não é uma realidade em larga escala. A educação emocional é imprescindível para um melhor conviver com o outro e comigo mesmo.
Adorei essa entrevista! Considero o apoio do coletivo essencial pra lidarmos com as questões da vivência . Muita escuta, muita conversa são fundamentais pra um viver saudável.
Entrevista fantástica. Grande oportunidade de aprender com esse magnífico profissional da Psicologia que o Dr. Alexandre. Os homens precisam reconhecer sua vunerabilidade e mais ainda, falar sobre ela. Precisamos discutir sobre nossas emoções e sentimentos.
Nossa...muito legal esse episódio...Bem assim como os outros..Mas esse Podcast, tem uma vibe muito boa...Gente simpática e bonita...Os assuntos são muito bem escolhidos...Obrigado a todos vocês..
Bem pontuado! Lendo o livro e pensando em outra coisa. Qdo lavo a louça e ouço/vejo o cel tenho sempre a sensação de q estou "ganhando tempo" e me submeto a uma seleção aleatória. Tudo vale para preencher o vazio. O tempo ( porquê ele sabe passar e eu não sei- A. Blanc). q video longo! Tic tok é ótimo pq vc vê um monte de bobagens em menos de 1min. O dia tá passando... o q fiz hj de útil? Gratissima pela entrevista oportuna com o profissional qualificado. Reflexão e ação.
Deus continua sendo a razão, o porque, a resposta do sentido da vida, e não mudou nada de antes e Deus continua o mesmo, é continua tendo a resposta... As pessoas que se afastaram da origem que é Deus..
Diminui muito a ansiedade que sentia quando deixei a religião de lado, comecei a praticar exercícios de coerência cardíaca todos os dias, duas vezes ao dia. Sono melhorou muito, as dores no corpo aliviaram, tudo melhorou.
Por incrível que pareça até em algumas religiões existe cobrança e performance. Um grande exemplo são muitas igrejas neopentecostais onde a cobrança de quem faz parte das organizações beira a ser insano. Eu tenho um primo missionário com problemas de ansiedade.
@@fabiodasilva7401 é o terror que eles criam nas pessoas, o pavor, estado de luta e fuga, assim mantém o controle. Pessoas vulneráveis lotam as igrejas e ficam mais vulneráveis com os ataques de terror psicológico cometidos por eles. No período da pandemia e com a política ficou insuportável.
@@Fernandez721 sem sombra de dúvidas. Deixei de frequentar igreja evangélica desde 2014. Já na época via muitos adoecendo e quem participava da organização da igreja (pastores, presbiteros, diáconos) pior ainda. A igreja muitas vezes virava um 'segundo trabalho'. Conversando com meus pais falei que se tivesse na igreja na época das eleições ano passado iria arrumar confusão porque não iria ficar quieto.
Em um momento em que todo mundo virou entrevistador muitos de forma rasa eh um prazer acompanhar um bate papo desses com profundidade...Ingrid coloca perguntas inteligentes e perspicazes...parabéns!
Ótima live deste psicólogo Alexandre! Profissional preparado, com um vocabulário claro e objetivo e sobretudo atualizado abordando situações do nosso cotidiano emocional.
Nossa que entrevista maravilhosa! ❤ Que condução incrível. Parabéns! Precisamos nos conectar a esse vazio e com as dores reais, e ter a esperança que podemos mudar e melhorar as próximas gerações. Pq do jeito que tá, nossa extinção não será tao distante
Que live maravilhosa! Educação emocional nas escolas é o que tenho dito. Cursos para pais também é fundamental. Muito sobre o o tema só pude ter acesso no período da pandemia e desempregada.
Gente.... Que delícia!!! O Alexandre é de uma sabedoria tão maravilhosa, coloca o conteúdo de uma forma tão única, amorosa, gentil!! Admiro tanto!! Obrigada!!❤❤
Adorei ouvir alguém com um olhar tão amplo sobre o poder do ouvir, do se ouvir, como cura. Parabéns pelo grupo masculino! Este lado social é maravilhoso...bom, um maravilhoso Freireano na veia!!!!
Imagino que revolucionário esse grupo de homens q ele coordena! Por mais psicólogos com a lucidez de Alexandre no trabalho da humanização da masculinidade 🙏🙏🙏
Enriquecedor te ouvir Alexandre.
Sou estudante de Psicanálise aos 57 anos, em busca do auto conhecimento, compreensão da subjetividade alheia e em prol do encontro do meu propósito.
CARACA, FAZIA TEMPO QUE NAO OUVIA UM PAPO TAO BOM, TAO REAL, TAO AGORA, TAO MINHA REALIDADE, TAO A RELAIDADE DE MUITAS PESSOAS QUE CONHECO. OUVI UMAS 3X PARA ASSIMILAR BEM ESSE CONTEUDO. NAO CONHECIA VOCES E ACHEI O ASSUNTO EXTREMAMENTE RELEVANTE, PERTINENTE E MUITO BEM COLOCADO.
EXCELENTE. NOTA 10.
Emocionante e um prazer imenso ouvir pessoas assim, com tanta clareza, afeto e cuidado com a realidade e trazendo esperança e possibilidades de caminhos diferentes pro coletivo. Sensaional!
Te amo Alexandre! ❤️👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Alexandre!!! Gratidão por sua reflexão alí no minuto 13 adiante - sobre nossa relação com o vazio diante das experiências nos dias atuais e que ao invés de olharmos para dentro somos distraídos e compelidos ao acesso de tal gama de preenchimentos!
Que lucidez! Parabéns para os 2. Acrescentam muito.
Nossa, maravilhosa entrevista, parecia uma orquestra tocando!!!
Tocou muito meu coração que sou de 1971 e estou completamente perdida no "ser" contemporâneo, principalmente quanto às relações, pois as pessoas não estão querendo se ver. e isso pra mim é deixar de viver...😢
Quero participar do grupo, ler todos os seus livros e não te largo mais!!!
E tô disparando a tecla compartilhar rsrs
Gratidão, gratidão!!!
Deus abençoe aos dois, sempre ❤
Ótima conversa! Aprendi muito e expandi meus pensamentos! E que pessoa incrível o Alexandre é!
Curiosamente, a psicologia positiva acabou contribuindo para que o ser humano passasse a negar suas dores! Ninguém pode demonstrar tristeza ou frustração sob pena de fazer "mal" ao ambiente e a si mesmo e ser isolado pelas redes!!!! Só podemos demonstrar "Gratidão", "Alegria", "sorriso" ...e e se precisar chorar que seja bem escondido!!! Com isso o ser humano perdeu o contato com os próprios sentimentos!!!
Concordo plenamente
É isso mesmo!
Me dá engulhos aquelas mensagens de "ser grata" por qualquer coisa, sem sentido!
@@dulceoliveira9901uuh
Concordo plenamente!
C t1
Maravilhosa exposição do Alexandre. "A saída está no Coletivo". Frase que ouvi em.minha pequena vivência com MST,
Em que sentido a saída está no coletivo? É o contrário... quando vc reúne pessoas aí é que gera mais sofrimento. As pessoas precisam do contrário... as pessoas precisam entender q necessitam viver mais isoladas, sozinhas, para refletir sobre si mesmas.
O grau de violência ao qual o brasileiro está exposto é surreal. A corrupção é violenta. A desigualdade também. O reflexo destas é a falta de segurança pessoal e coletiva que impera no país. Sem dúvida é perverso!
Triste
O Brasil é um país da "elite" econômica perversa, gentalha de quinta categoria no que se refere a qualidades humanas nobres. São predadores, são psicopatas.
Excelente colocação, tudo reverbera na nossa saúde individual e coletiva.
Disse tudo!
Caro Francisco, "MAS PORQUE ESTAMOS NESSA SITUAÇÃO CAOTICA" que o senhor citou?
Eu "FIZ" a pergunta e mesmo "RESPONDO", a solução desses problemas, "ESTÁ NO COLETIVO", porém hoje, "TEMOS UM GRANDE PROBLEMA", que é, "FALTA DE TEMPO".
Será que ""É FALTA DE TEMPO, OU NÃO QUERER DAR ATENÇÃO, E ENFRENTAR O PROBLEMA".
Atualmente "TEMOS UMA GAMA ENORME DE TECNOLOGIA PARA NOS COMUNICAR" e infelizmente, "AS PESSOAS SE RECUSAM A DIALOGAR" e a "DESCULPA" é, "NÃO TENHO TEMPO PARA NADA".
Será que, "UMA PESSSOA NÃO DISPÕE SEQUER DE 5 MINUTOS POR DIA", afinal, "O QUE TANTO FAZEM QUE, NÃO LHE SOBRA TEMPO ALGUM", quando não verdade, "PARA EFETUAR COMPRA, PAGAMENTOS, O CIDADÃO OU CIDADÃ, NEM PRECISA SAIR DE CASA, OU MESMO DO LOCAL DE TRABALHO".
E com tristeza que vejo "AS RELAÇÕES FAMILIARES REDUZINDO DRASTICAMENTE, E AS FAMÍLIAS SE ESFARELANDO", a atual geração, e "NOTADAMENTE" os adolescentes e pessoas mais jovens, ""QUERER E TER O MUNDO DO EU PRÓPRIO" como "NÃO MAIS EXISTISSEM OUTROS SERES HUMANOS".
Podemos ver "ATÉ AJUNTAMENTO DE PESSOAS", porém, "ELAS NÃO CONVERGEM PARA O BEM COMUM".
Nos grupos de familia no Whatsapp, o que mais vemos é "AUSENTES" e não "PARTICIPANTES PRESENTES". Os "PROBLEMAS" explodem no mundo, todos os dias, e o pior, "AFETA A TODOS NOS, NÃO IMPORTA ONDE ESTEJAMOS, ELE SERÁ MUNDIAL", e a maioria das pessoas, "NÃO SABEM, NÃO QUER SABER, OU FINGE NÃO SABER".
A maioria das pessoas nesses grupos, "SEQUER POSTA UMA SAUDAÇÃO DE BOM DIA", é porque, "NÃO TEM TEMPO, OU QUER VOLTAR A VIVER NOS TEMPOS DAS CAVERNAS, OU NÃO QUER SOCIALIZAR COM NINGUÉM".
Se alguem ler esse meu comentário, dei-me "RESPOSTAS" para esses problemas.
E "QUANTO MAIS NÓS IGNORARMOS ESSES PROBLEMAS PIORES ELES FICARÃO".
Esses "PROBLEMAS SOCIAIS", só terá "SOLUÇÃO" se for "POR VIA POLITICA", é com "APROVAÇÃO DE LEIS RIGIDAS" que "SE ACABA COM A IMPUNIDADE", e tambem é "COM APROVAÇÃO DE LEIS, E POLITICAS PUBLICAS, QUE RESOLVERÁ OS PROBLEMAS", e infelizmente, "BOA PARTE DA POPULAÇÃO ACHA QUE, COMPRANDO UMA ARMA, ESTARÃO SE PROTEGENDO" a pergunta que faço é, "ESSAS PESSOAS NUNCA MAIS IRÃO À RUA PARA TRABALHO OU LAZER"?
Transformarão suas casasem "FORTALEZA", seus carros em "BLINDADOS", porém as ruas, estradas, restaurantes, shopping "ELES NÃO SERÃO AMBIRNTES BLINDADOS".
*O Brasil JÁ é campeão mundial de depressão e ansiedade, e um estudo muito bem desenvolvido mostrou que é onde a população é mais infeliz entre todos os que foram analisados. Também é o pior em violência, o 3⁰ em número de encarcerados, sendo que EUA e China, os dois primeiros, têm populações muito maiores. A pior distribuição de riqueza e renda do planeta, a maior exploração sexual infantil, pior em feminicídio, transgenerocídio, o Legislativo mais bem pago do mundo e um monte de outros primeiros lugares nada bons! A POPULAÇÃO NOS PRECISAMOS UNIR PARA MUDAR ISSO!!!!*
Concordo,mas a maioria das pessoas não pensam assim não viu? O que mais ouço e que o Brasil e o melhor país do mundo.
Até às profissões mais simples são inundadas de emails e cursos on LINE pra nos pegar "na curva". Sem falar nos cursos e briefings motivacionais. Deus nos livre.
Alexandre Coimbra precisa contribuir com o MEC . Realmente a juventude precisa resgatar o seu protagonismo , o poder de transformar a sociedade.
Urgente
Professor tudo tendo burnout (por diversos motivos) e agora vamos ter que ensinar relação emocional. Estamos na merda mesmo!
Embora estivesse preenchendo um vazio da vida ao ouvir essa conversa, o meu momento atual é sobre incluir nada nos vazios... Estou bem feliz com esses momentos... Rola uma autocobrança aqui e ali, mas tenho vencido na maioria das vezes.
Excelente conteúdo...
Maravilhoso, amei conhecer! Já estou seguindo no Instagram e já quero os livros!!! Obrigada, Carta Capital!! Obrigada, Ingrid!!
Eu revejo-me nessa cena de encostar a cabeça no vidro do autocarro quando ia e vinha do trabalho. Tinha receio de adormecer e ressonar e alguém ouvir 😄. Agora viajamos muito de carro e quando vamos de transportes públicos está tudo, na maioria agarrado ao telemóvel. O telemóvel veio individualizar o ser humano no espaço físico coletivo. Grandes intenções de control estão subjacentes a esta individualização, mas para dizer com certo desalento, a não ser que líderes façam a diferença, viu-se na pandemia, o pensamento de rebanho será dominante e todos seremos vítimas de receitas salvadoras. A irreverência ou a diferença contestatária é encarada pelo pensamento instalado e formatado, como anti e se não temos consciência do que nos faz adoecer, se achamos que adoecer é a única resposta pois temos que reprimir a zanga, a frustração, a injustiça, a manipulação, então o corpo vai adoecer de certeza. A nossa ignorância levar-nos-à a muita doença de saúde mental e pssicosdomatica. Muitos líderes com máscara de salvadores vão ser eleitos pois o deprimido é alguém que se sente impotente para contestar e se rebelar, e nada melhor que discursos autocráticos ou de salvação relegiosa para serem porta-vozes da nossa regressão e infantilidade perante um sistema que difunde ideias polarizadas e trata o cidadão como um número da cadeia de produção. Falta a expressão da zanga de forma adulta e com suportes que a democracia tenha ou façamos ver a quem decide que não existem. Só que isso leva tempo e até lá vamos adoecendo e médicando para a eterna passividade. Em vez de tirarem a vida, em última instância, e do outro lado extremo da balança, mais vale partirem vidros e furarem pneus, pois a nossa vida é mais importante que a porcaria dos bens. Mas como os princípios estão trocados, vivemos numa sociedade que o mais importante é manter os bens e se há jovens a tirar a vida, que se lixe, são meia dúzia, e há muito humano na terra, , pois! Ironizo com muito lamento. Possivelmente temos todos o que merecemos pela nossa inércia, enquanto outros dominam. Como mudar, não está fácil, façamos escolhas que sejam saudáveis para nós, seja o que cada um tenha consciência do que isso seja.
Li seu comentário e é isso que tb percebo a tempos . Uma sociedade muito muito doente e com isso fácil de ser manipulada . Parabéns pelo comentário.
Perfeito. Como cantava Renato Russo. Nos nos perdemos entre monstros da nossa própria criação
Ingrid, você continua dando um show com suas entrevistas, impossível não admirar e compartilhar
Gosto de me desligar. É ótimo pensar sobre minha vida. Ninguém pode fazer isso por mim.
"...eu pegava um ônibus para voltar da escola, para ir para escola no ensino fundamental, no ensino médio, e eu encostava cabeça no vidro... e ficava pensando na vida, às vezes dormia, às vezes pensava na vida, a gente tinha aquele tempo para elaborar o que a gente tinha vivido. Essa cena não existe mais. A gente está preenchendo todos os espaços em que a gente poderia estar com a gente mesmo com conteúdo... a gente lava a louça escutando podcast, a gente assiste um filme e responde mensagem no WhatsApp..." aos 12 min
Muito obrigada!!!!! Que maravilha seu poder de captar o melhor da entrevista. E transcreveu pra nós. Salvei. Muito obrigada!!!
Hoje muitos conteúdos nos chegam com fórmulas de tudo, da autoajuda a organização da casa, limpeza, receitas, educação de filhos, relacionamentos...aff! Dá uma exaustão!!
Esse tempo do vazio é importante senão tudo é consumido e consumível.
Eu fazendo o almoço escutando a entrevista 😢
Essa sociedade atual sempre nos impoem que temos que ser úteis/ produtivos 24hrs por dia. É muito triste...
Eu também estava fazendo outra atividade enquanto ouvia e concordo com isso. Por outro lado, em qual outro momento, teria o tempo para procurar e ouvir conteúdos como este?🤔
*Obrigada.* 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻❤️🕊🕊🕊🕊🕊🕊
Fenomenal, a importância de colocar uma pessoa q entende do assunto pra entrevistar é absurda, adorei demais!!
Fico feliz que você tenha gostado, Danielle!❤
Vazio não me parece ser só para responder o sentido da vida, pelo contrário, é aceitar a falta de sentido.... O que não tem haver com a falta de vontade de luta e organização... Pra mim é uma aceitação da finitude de um organismo vivo, feito pra viver.
Parabéns pela colocação, tb penso desta mesma forma, não há sentindo, o que sobra é o bem querer a Tudo e a todos.
Por ser Budista tenho dificuldade de entender o conceito ocidental de vazio, é muito diferente do que aprendi
Nossa essa palestra foi pra mim.
Exatamente. O vazio não é do mal. Inclusive existe um texto sobre o direito ao ócio.
Redução do tempo de rotação do capital e apropriação, por este, do tempo de vida das pessoas. É bom pensar nisto também.
Os homens são muito resistentes em relação a terapia. Que trabalho maravilhoso. Meu sonho é que todo mundo tivesse acesso a terapia. Terapia salva vidas. Obrigada!!❤❤
O Alan Mocellim fez um excelente vídeo sobre o sofrimento masculino, se tiver interesse. 😊
Conhecer-te a ti mesmo e estar aberto para o outro. Não somos uma ilha, precisamos uns dos outros. Porém, concordo que quem não reserva um tempo para estar só, não aprende a se conhecer e jamais saberá quem é.
É a primeira vez que assisti ele falando e me surpreendi com tamanha sensibilidade a respeito de doenças tão atuais causadas pelo descaso social, elevadas demandas, e objetificação de seres humanos, como se fôssemos máquinas, como se fôssemos todos como um padrão, sem ao menos considerar nossas particularidades...grata pelo pouco conhecimento que adquiri agora, e por tanta reflexão!❤
Ótima entrevista e com um ótimo conteúdo.
Como um homem, criado na lógica do machismo estrutural, sofro muito nos meus relacionamentos e tenho dificuldade de demonstrar as minhas dores com a ideia estapafúrdia de que qualquer atitude sensível, é ser fraco e não é viril, ou seja, não ser um homem.
Provavelmente, um panaca de 12 a 16 anos (ou mesmo qualquer alienado) irá ler isso e rir, pois não terá ideia de que se ele continuar a perpetuar este tipo de comportamento, estará cavando sua própria cova.
Cedo ou tarde o lado emocional sempre te cobra.
Falou muitas verdades.
Nós, resumindo, temos que desacelerar.
O pensamento transcendente também tem que fazer parte de nossos pensamentos, necessário para a "conversa" com o nosso vazio interior.
'Se ouvir', ouvir o silêncio interior e não só ouvir a balbúrdia que nos rodeia. Precisamos (re)aprender a gostar mais de nós.
O Canal Ludoviajante tem um vídeo lindo - Carta para o vazio" e o livro do Alexandre - Cartas de um Terapeuta Para Seus Momentos de Crise é maravilhoso também. ❤❤
Parabéns Mino, Alexandre, Ingrid ❤
O defeito desse vídeo é que ele acaba! Fiquei ansiosa, pois todo mundo deveria assisti-lo!!! Temas atuais, pertinentes e muito preocupantes, porém abafados…Demais!!! Imperdível!!! 🤩
Amei a entrevista
Que rapaz certeiro, foi um DARDO benéfico no meu existência perplexa e só. Parabéns Alexandre e à Carta Capital. Abraços.
Entrevistado que fala sobre a ansiedade e não demostra estar ansioso. Parabéns .
Esse tema precisa circular. Temos poder unidos. Os Direitos Humanos e o ministro da Educação. Da Saúde . Todos devem ser cobrados . Queremos humanizar instituições. Sâo elas que mais massacram o povo. Enquanto fanáticos oferecem religião. Educaçâo humanista.
Com a psicologia nas Escolas será possível implementar essa aprendizagem #assistentessociaisepsicologasnasescolas
Concordo plenamente
"Estamos sobrecarregando nosso tempo, c muitas coisas inuteis e futeis...inclusive".
Nao estamos sabendo "administrar nosso tempo" com sabedoria.
Afinal, é oo nosso proprio bem organizar o nosso tempo; fazendo c q o tenhamos tempo p todas as areas da nossas vidas (Espiritual, Emocional/Psiquica, Carnal (corpo fisico).
Inclusive, o Rei Salomao, nos fala na Biblia Sagrada.
Vida e morte, estao em nossas maos.
Paz e Forca a todos.
Q o Deus Uno os abencoe ricamente.
💙💙💙
🙏🙏🙏
Gratidao
Grattidao
Gratidao
Pela Postagem
Excelente
🗽🌻🌞🪷💯👍
Não sei se gostei mais do entrevistado, que é brilhante, ou da entrevistadora, não menos brilhante. Com perguntas inteligentes e provocativas, Ingrid extrai o melhor do entrevistado e não o interrompe para mostrar conhecimento ou para competir com o entrevistado. Parabéns a ambos e acabei de me inscrever e vou maratonar esse canal que eu não conhecia.
O entrevistado fez excelentes colocações.
Mais uma entrevista q nos permite reflexões essenciais sobre a vida e como tentar construir caminhos mais saudáveis e luminosos...Parabéns Alexandre Ingrid e Carta...❤
Obrigada, Tânia querida!
Grata por trazer o Alexandre, maravilhoso e essencial. 💞
Essa fala de preencher o vazio e não se dar conta que o indivíduo precisa elaborar o que está acontecendo foi o que me levou a uma depressão . A qual ainda me recupero .
Ele é maravilh. Sempre uso textos dele em rodas de leitura que faço de um projeto que desenvolvo. Gratidão a ele por tanta sensibilidade e profundidade em tudo que escreve.
não sei como eu caí nesse vídeo, mas curti muito! Ótima aula
Tem tanta, mas tanta verdade nessa fala que acho que vou ter que ouvir mais algumas vezes para absorver o máximo. Sou sua fã, Alexandre Coimbra
Houve épocas em que eu demorava uns trinta ou quarenta segundos pra entender uma pergunta que alguém me fazia. Eu estava plena de emoções precisando de serem elaboradas. Chegava a me doer, quando alguém precisava de uma resposta minha, aliás, ansiedade dói no peito, gela a garganta e desce pelos dedos das mãos. Depois, a ansiedade evoluiu p uma depressão ansiosa.
❤
Ah! Muitas escolas já estão trabalhando a Educação Emocional. Infelizmente essa não é uma realidade em larga escala. A educação emocional é imprescindível para um melhor conviver com o outro e comigo mesmo.
Lucidez. Não é auto ajuda! É conhecimento.
Adorei essa entrevista! Considero o apoio do coletivo essencial pra lidarmos com as questões da vivência . Muita escuta, muita conversa são fundamentais pra um viver saudável.
Olha eu aqui, emocionado muito muito. Agradeço a generosidade da Ingrid e do Alexandre por alegrarem meu fim de feriado.
Amei tudo, realmente assistir esse vídeo foi um verdadeiro PROMOVER DA SAÚDE EMOCIONAL!
Maravilhosa entrevista, obrigado!!!!!!
Estou faxinando a casa e ouvindo esse vídeo 😂
Entrevista com muito conteúdo, excelente. Parabéns!
Excelente.
Assunto extremamente importante!!👏🏽👏🏽👍🏼
As pessoas vão se perdendo nessa rotina de trabalho e a vida começa a perde o sentido e a beleza.
Entrevista fantástica. Grande oportunidade de aprender com esse magnífico profissional da Psicologia que o Dr. Alexandre. Os homens precisam reconhecer sua vunerabilidade e mais ainda, falar sobre ela. Precisamos discutir sobre nossas emoções e sentimentos.
Mais uma excelente entrevista. Muito pertinente e esclarecedora. Parabéns aos dois.
Nossa...muito legal esse episódio...Bem assim como os outros..Mas esse Podcast, tem uma vibe muito boa...Gente simpática e bonita...Os assuntos são muito bem escolhidos...Obrigado a todos vocês..
Muito obrigada, Cláudia!❤
Bem pontuado! Lendo o livro e pensando em outra coisa. Qdo lavo a louça e ouço/vejo o cel tenho sempre a sensação de q estou "ganhando tempo" e me submeto a uma seleção aleatória. Tudo vale para preencher o vazio. O tempo ( porquê ele sabe passar e eu não sei- A. Blanc). q video longo! Tic tok é ótimo pq vc vê um monte de bobagens em menos de 1min. O dia tá passando... o q fiz hj de útil?
Gratissima pela entrevista oportuna com o profissional qualificado. Reflexão e ação.
Sempre tão bom ouvir o Alexandre . Uma entrevista belamente conduzida .
Que conversa necessária! Obrigada por tanto!!!!
EDUCAÇÃO EMOCIONAL JÁ ESTÁ NAS ESCOLAS, O QUE NÃO TEMOS É PROFISSIONAIS CAPACITADOS PARA FAZER FLUIR COM EXCELÊNCIA.
Excelente, muito bom conhecer o Alexandre e o programa!
Deus continua sendo a razão, o porque, a resposta do sentido da vida, e não mudou nada de antes e Deus continua o mesmo, é continua tendo a resposta... As pessoas que se afastaram da origem que é Deus..
Alexandre é excelente!
Estava falando sobre isso ontem com minha mãe. Bendito algoritmo que me recomendou esse vídeo. Agora vou compartilhar com ela essa entrevista.
Alexandre como sempre, surpreendendo. Sou sua fã!
Diminui muito a ansiedade que sentia quando deixei a religião de lado, comecei a praticar exercícios de coerência cardíaca todos os dias, duas vezes ao dia. Sono melhorou muito, as dores no corpo aliviaram, tudo melhorou.
Fis o mesmo que vc deixei a religião e mim encontrei com Deus, passei a ter paz plena!!
Por incrível que pareça até em algumas religiões existe cobrança e performance. Um grande exemplo são muitas igrejas neopentecostais onde a cobrança de quem faz parte das organizações beira a ser insano. Eu tenho um primo missionário com problemas de ansiedade.
@@fabiodasilva7401 é o terror que eles criam nas pessoas, o pavor, estado de luta e fuga, assim mantém o controle. Pessoas vulneráveis lotam as igrejas e ficam mais vulneráveis com os ataques de terror psicológico cometidos por eles. No período da pandemia e com a política ficou insuportável.
@@Fernandez721 sem sombra de dúvidas. Deixei de frequentar igreja evangélica desde 2014. Já na época via muitos adoecendo e quem participava da organização da igreja (pastores, presbiteros, diáconos) pior ainda. A igreja muitas vezes virava um 'segundo trabalho'. Conversando com meus pais falei que se tivesse na igreja na época das eleições ano passado iria arrumar confusão porque não iria ficar quieto.
Hoje existe muita gente com crise de anciedade..
Em um momento em que todo mundo virou entrevistador muitos de forma rasa eh um prazer acompanhar um bate papo desses com profundidade...Ingrid coloca perguntas inteligentes e perspicazes...parabéns!
Ótima live deste psicólogo Alexandre! Profissional preparado, com um vocabulário claro e objetivo e sobretudo atualizado abordando situações do nosso cotidiano emocional.
Muito obrigada pela entrevista me ajudou muito!!!!Tudo de bom Alexandre !!!❤
Nossa que entrevista maravilhosa! ❤ Que condução incrível. Parabéns! Precisamos nos conectar a esse vazio e com as dores reais, e ter a esperança que podemos mudar e melhorar as próximas gerações. Pq do jeito que tá, nossa extinção não será tao distante
Que papo e reflexões maravilhosas nesse encontro!
Pessoas inteligentes e qualificadas para o tipo de abordagem!
Foi um prazer assistir! Obrigado
Que live maravilhosa! Educação emocional nas escolas é o que tenho dito. Cursos para pais também é fundamental. Muito sobre o o tema só pude ter acesso no período da pandemia e desempregada.
Fantástico esse vídeo
O neoliberalismo esta enlouquecendo as pessoas. Professor Dumker tem razão. O modelo economico esta tornando a sociedade neurotica.
Realmente, incrível. Mil pensamentos fervilhando😮😊Parabéns aos dois.❤
Gente.... Que delícia!!! O Alexandre é de uma sabedoria tão maravilhosa, coloca o conteúdo de uma forma tão única, amorosa, gentil!! Admiro tanto!! Obrigada!!❤❤
Adorei ouvir alguém com um olhar tão amplo sobre o poder do ouvir, do se ouvir, como cura. Parabéns pelo grupo masculino! Este lado social é maravilhoso...bom, um maravilhoso Freireano na veia!!!!
Excelente conversa. Alexandre nos revela que temos que ter tempo para conosco para nos tornarmos seres coletivo. Maravilhoso
Alexandre, que entrevista fantástica e cheia de lucidez!
Que jogaço cara! Não imaginei a Austrália nessa fase.
Maravilhoso conteudo
Que maravilha esse trabalho!
Excelente entrevista, muito obrigada!🙏🏼❤️
Imagino que revolucionário esse grupo de homens q ele coordena! Por mais psicólogos com a lucidez de Alexandre no trabalho da humanização da masculinidade 🙏🙏🙏
Fantástico
Que conversa maravilhosa. Obrigada
Eu lavando a louça, assistindo a esta entrevista, rsrsrs
Conteúdo riquíssimo...
Gratidão por tanto!!!
Demais! Ou psicologa e tb fiz grupo de mulheres e de homens no Caps onde trabalhava e penso que a saida é coletiva
Muito bom te ouvir Alexandre! Parabéns pelo seu trabalho!
Uma excelente entrevista, estimulante! Parabéns Alexandre Coimbra e Ingrid da Carta Capital. Obrigada!
Extraordinário 🌟🎗️💙🌄