Parabéns Pedro pelo projeto , ótima apresentação, obrigado por compartilhar conosco o conhecimento, realmente é o filtro mais eficiente que eu já vi até hoje, sucesso que Deus te abençõe grandemente!!
Obrigado. Atualmente coloquei um coador de poliéster 44 fios na entrada do filtro, para retirar o excesso. Aí estabilizou 100 por cento, a água está limpinha.
Pedro, simplesmente de mais. Pena que não peoduziu mais tão excelentes vídeos. Estive aqui analizando sua aula no assunto e "matematizando" tudo levei em consideração aplicar o mesmo projeto seu em minha nascente, apenas com uma alteração, ao invés de usar o bombeamento para os filtros, decantador, etc, vou forçar a saída do tanque por gravidade, uma vez que possuo bombas submersas, aliás, sua opção é muito barata, uma vez que, além de a bomba de máquina ser mais em conta e de baixo custo de manutenção, possui baixo consumo de energia, minha opção é um pouco mais cara na aquisição, mas possiu uma longa vida útil e, o principal, por trabalhar em 24V, dribla me problema de falta de energia elétrica, o que é desejável. Aproveitarei para irrigar 3 camas de cultivos que serão sifonadas de folta para o tanque, estou pensando em usar sifão Bel, ainda não decidi essa parte. Apenas para resumir: Minhas caixas estão em um pequeno desnível do tanque principal a fim de aproveitar a gravidade, a bomba estará na última caixa que devolverá a água filtrada por pressão com um pequeno desvio para as camas de cultivo em uma nível de 50cm acima do tanque principal e a parte que vem direto ao tanque terá um Venturi. Ah, claro, a saída d'água para a filtragem será por overflow. Poste mais vídeos achei fantástica sua didática. Forte abraço.
Sim, no outro tanque semelhante a esse meu pai fez as caixas de alvenaria emendando com o tanque. Aí coloquei a bomba de máquina mas em vez de bombear água suja, ela já bombeia a água limpa no final do filtro. E do tanque para o filtro vem por gravidade. Funciona demais também. Com bomba submersa deve ser melhor ainda, pois não tem risco da água faltar na bomba.
Parabéns Pedro vc deu uma verdadeira aula e esclareceu muitas dúvidas , e ao contrário de muitos só pensando em ajudar , que sirva de lição aos abutres do RUclips , que Deus abençoe sempre vc e sua família ! A propósito onde conseguir essa tabela , achei prática e simples !
Este sistema de filtragem pelo que você demonstrou é muito eficiente,com uma única bomba de máquina de lavar consegue tocar os 20 mil litro de água do tanque. Faltou você mencionar a quantidade de peixe no tanque.
Infelizmente não sei a quantidade pois quando eu fiz o filtro os peixes já estavam, meu pai que cria os peixes e as vezes ele pega pra comer, ele não tem controle da quantidade. Futuramente vou tirar todos e recomeçar a criação com um lote controlado.
Boa tarde Parabéns: Sou Aderaldo em Itapicuru Bahia: gostei de toda sua filtragem isosferica muito boa, na sua apresentação vc informa que seu tanque tem 20.000 litros d'água se possível me informe a quantidade de peixes e quais são eles. Obrigado um abraço
Oi Aderaldo, os peixes são tilápias mas não sei quantos peixes tem, na verdade o tanque é do meu pai e ele não tem controle, não cria no ritmo adequado 🥺
Parabéns Pedro essa ideia sua é genial e gostaria de usar ela para uma piscina que o sistema era químico e possui o volume de 16000l agora quero transforma-la para rizosférico e colocar umas carpas e também fazer uso da piscina gostaria de saber com toda sua experiencia se é possível ? Ficarei muito grato com a sua opinião.
@@uniaotilapiarj nossa agora estão muito mais bonitas, cresceram demais, os aguapés ficaram enormes umas folhas enormes, e muitas flores todo dia abrem várias flores 😍😍😍
@@uniaotilapiarj não penso em colocar mais plantas pq não cabe mais, na verdade eu tô é tirando sempre mas elas rapidamente crescem e fecham tudo de novo
Bom dia Pedro Augusto, qtos litros são esses filtros do primeiro ao terceiro e se posso colocar mais uma caixa, as águas filtradas desce por gravidade ? Tenho que fazer a biologia da água antes, gostaria de saber como se faz
Bom dia Sr. José. Essas caixas eu já tinha aqui, então fiz reaproveitamento, a primeira é de 350 litros e as outras duas são de 1000 litros. Em relação a colocar mais uma caixa, quanto mais caixas, melhor, podem se de qualquer tamanho. O que influencia mais é o tamanho da boca delas em cima, pois vai caber mais plantas. No caso desse filtro meu, a bombinha joga a água do tanque de peixes na primeira caixa que está uns 40 cm acima do nível do tanque. E dessa primeira para as outras, vai por gravidade, um pequeno desnível de 5 centímetros de uma para a outra, e retornam para o tanque. Em relação a biologia da água, os principais agentes são dois gêneros de bactérias. Essas bactérias se fixam nas raízes das plantas, e nas paredes da caixa. Também é interessante colocar dentro das caixas alguns tijolos de barro, daqueles tijolos furados ou mesmo daqueles maciços, o que estiver mais disponível, pois as bactérias se fixam com mais facilidade nos tijolos. Normalmente essas bactérias já existem na água, contudo, se a água for totalmente nova e não tiver peixes, podemos introduzir algumas delas manualmente. Para isso, basta retirar um litro de terra boa (terra onde tenha plantas, também terá essas bactérias) e dissolver essa terra na água das caixas. Aí é só ligar o filtro e deixar a água circular, nas plantas, e introduzir os peixes, com o tempo, conforme for aumentando a disponibilidade de alimento, as bactérias vão se reproduzir, e elas se reproduzem bem rápido. Elas precisam de um ambiente escuro e com bastante oxigênio. Então se as plantas não estiverem tampando a caixa toda, convém cobrir o pedaço onde não tem plantas, até as plantas crescerem para cobrir toda a luz. E também é preciso garantir que tenha uma boa quantidade de oxigênio dissolvido na água pois tanto os peixes como as bactérias precisam de oxigênio para crescer e se reproduzir. Qualquer outra dúvida só falar, obrigado pelo seu comentário.
Antes da bomba, eu fiz a encanação em formato de"U", enchi d'água e coloquei, ela por si só já puxa a água pra fora. O famoso sifão. E ai a bomba só pega e joga a água ela não precisa necessariamente puxar, a medida que ela joga a gravidade vai trazendo mais. E dentro do poço onde o cano pega, esse U não vai até o fundo. Aí por fora dele coloco um outro, mas é solto, um cano grosso como 75 ou 100. Esse pedaço de cano de 75 vai até o fundo e passa pra cima da água. Ele fica sendo tipo uma cisterninha, apesar da bomba puxar no meio da altura dele, a água nova tem que entrar por baixo, por cima não pode entrar pq o cano está pra cima. Não sei se deu pra entender. Mas continue perguntando que vou te explicando.
A coloração verde da água se dá pela presença de algumas espécies de algas genericamente chamas de algas verdes. Essas algas verdes se alimentam do nitrato presente na água e fazem fotossíntese. Portanto, cobrir a água é uma boa estratégia para combate-las. Outra estratégia é colocar um pouco de plantas dentro do tanque, em até metade do tanque, pois elas também vão escurecer o ambiente e impedir a fotossíntese da água. A desvantagem de cobrir com as plantas é que os peixes comem as raízes e nesse processo acabam soltando pedaços de raiz na água. Esses pedaços flutuam bastante então não decantam para o fundo acabam poluindo a água. Durante a estação chuvosa, a ocorrência de raios acaba decompondo o nitrogênio presente na atmosfera e produzindo nitrato. Portanto, a água da chuva, quando ocorrem raios, é uma água rica em nitrato. O nitrato, ao contrário da amônia e do nitrito, não faz mal para os peixes. Mas alimenta as algas verdes. Pelo que estudei, a presença das algas verdes não atrapalha o desenvolvimento dos peixes, mas tenho minhas dúvidas. A melhor opção que encontrei foi acoplar um filtro ultravioleta logo após o filtro rizosférico, eu mesmo fiz o filtro com uma lâmpada uvc tubular e tubo PVC. Cobrir o tanque é uma ótima alternativa, mas isso vai ocasionar a morte de todas as algas de uma vez, e elas vão se decompor, aumentando a taxa de amônia consideravelmente, então se você não conseguir fazer uma troca parcial de água ou seu filtro rizosférico ou biológico não der conta, isso pode prejudicar os peixes, até podendo mata-los. Se for cobrir o tanque, tenha esse cuidado.
É um experimento do meu pai. Ele disse que até uns 1000 kg em um tanque de 20 mil litros. Muitos vão achar que é pouco mas melhor assim do que morrer os peixes sobrecarregados. Ele vai recomeçar o ciclo em breve e poderemos fazer um sistema mais aprimorado.
Se forem muito pequenos você terá que bolar uma tela 🥺 mas os meus são grandes eu coloco um tampão no cano que puxa a água e faço vários furinhos no cano. Aí a água entra pelos furinhos. Tem que ser muitos furinhos para dar vazão.
Para 20 mil litros a oxigenação está pouca se for cultivar muito peixe, mas somente para casa dá certo. Seria bom aproveitar a parede do tanque e fazer um corredor em volta em L ou U para a filtragem, quanto mais acima do nível do tanque mais força sua bombinha, que ai teria que ser no mínimo 10.000L/H. No seu tanque seria bom ter um ralo numa extremidade e a oxigenação nas outras extremidades, para o fluxo dágua levar o sujo do fundo para o ralo deixando pouca área mirta no fundo. Espero ter sido útil.
Sinto muito mas você está um pouco equivocado. Você diz que a oxigenação está pouca. Eu faço testagem de oxigênio semanalmente, nunca deu menos de 8 ppm, ou seja, está no máximo de capacidade. E tem em torno de 500 tilápias dentro desse tanque. Fora outros peixes decorativos. E estão crescendo bastante. Em relação ao corredor, agradeço a sugestão, mas as caixas saíram bem mais em conta e estão funcionando perfeitamente, testes semanais não detectam absolutamente nada de amônia ou nitrito. A diferença de nível de cerca de 60 centímetros, é justamente para possibilitar uma dupla queda de água, ao entrar no filtro e ao sair do filtro, dobrando assim a dissolução de oxigênio. Se observarmos numa máquina de lavar, essa bombinha é projetada para lançar a água do fundo da máquina até uns 80 ou 90 cm de altura. Então, jogar a 60 cm de altura não é assim tão forçoso como você fala. Obviamente, a bombinha tem uma vida útil. As minhas estão desempenhando uma vida útil em média de 8 meses. Porém, quando entra em colapso, ela não precisa ser substituída integralmente, basta tirar os parafusos e trocar somente o conjunto estator + rotor, que custa 35 reais. Considero que esse custo de 35 reais é ínfimo, se observar os que uma bomba de 10 mil l/h como você falou, gastaria pelo menos 3 vezes mais energia, e ficando ligada direto, poderia colapsar do mesmo modo. Uma bomba de 10 mil l/h custa em torno de 1000 reais. Isso dá pra comprar 20 bombinhas completas ou 30 conjuntos para reparo. A bombinha de máquina neste recalque está jogando aproximadamente 5 mil l/h. Se eu concordasse com você que tem que ser 10 mil litros, ainda compensaria colocar duas bombas de máquina em vez de uma bomba 10 mil l. Não me parece fazer sentido que em um tanque de 20 mil litros, eu precise colocar uma bomba de 10 mil litros por hora. Na verdade isso não faz sentido nenhum, se você aumenta o fluxo de água no filtro rizosférico, e aumenta a velocidade, as plantas não tem condição de filtrar e as bactérias não tem condição de quebrar a amônia e o nitrito na totalidade. Eu entendo, na minha humilde experiência, que é melhor filtrar 5 mil litros por hora bem filtrados, do que filtrar 10 mal filtrados. A quantidade de água filtrada por hora é menos mas você pode pegar um copo de água na saída do filtro e observar que nao tem mais partículas visíveis e a coloração da água é quase transparente. Você também diz que seria bom ter um ralo para diminuir a área morta, mas também se equivocou, pois esse meu tanque não tem área morta. Após o concreto eu posicionei canos de uma polegada, de 30 em 30 centímetros no fundo. E furei com uma broca 1/4 também de 30 em 30 cm. Aí fiz um piso nivelando por cima dos canos. Como cada cano tem seu registro independente, consigo abrir um por um e dar uma "descarga" do fundo. Semanalmente faço esse procedimento, e aparentemente funcionou muito bem, não faço sifonagem do fundo, pois após meia hora de descarga, mandei embora mil litros de água diretamente do fundo, não só de um ponto mas de 200 pontos ao longo de todo o fundo do tanque. Curiosamente, os furos não entopem, pois a pressão da água é suficiente para desobstruir a sujeira. Contudo, abrindo e fechando rapidamente os registros, é possível gerar o "golpe de aríete" removendo qualquer obstáculo que ainda possa estar em algum dos furos. Único detalhe que deve fazer alguma diferença é que estou recuperando uma nascente, e assim neste momento a água da nascente está caindo no tanque, cerca de meia polegada de água. Então acontece essa pequena troca de água constantemente, isso também deve fazer alguma diferença, uma vez que a saída tem um overflow, então estou trocando a água limpa da nascente pela água do fundo. A água ainda vai para outro tanque igual a esse, e depois para um de terra, e nos outros dois continua com alta taxa de oxigênio e sem amônia ou nitrato. PH se apresenta levemente alcalino, isso não afeta os peixes e sim as plantas, mas como eu disse, levemente, em torno de 8. As plantas estão mais do que saudáveis e enormes. No outro tanque,substituí o filtro rizosférico por um sistema de camas de cultivo, e em breve terei tomates e morangos, e a partir de fevereiro vou plantar alface também. E só pra te contrariar, vou continuar usando bombinha de máquina de lavar. Espero ter sido claro na minha resposta.
Coloca 60 kilos de peixe por metro cúbico sem tpa de 1.000 litros constantemente e mostra o resultado, eu me referi a grande intensidade e você tem pouca, portanto não me equivoquei com a resposta.
Parabéns Pedro pelo projeto , ótima apresentação, obrigado por compartilhar conosco o conhecimento, realmente é o filtro mais eficiente que eu já vi até hoje, sucesso que Deus te abençõe grandemente!!
Obrigado. Atualmente coloquei um coador de poliéster 44 fios na entrada do filtro, para retirar o excesso. Aí estabilizou 100 por cento, a água está limpinha.
Muito legal quantos peixes tem no tanque?e a oxigenação e só o retorno da água?
Que show de explicação!!!
Que bom que gostou, obrigado
Parabéns Pedro, gostei muito de suas explicações.
Obrigado 😊
Parabéns Pedro, adorei sua explicação,eu também tenho tilapias numa piscina infantil,e aprendi muito com seu video,vou por em prática!!
Pedro, simplesmente de mais. Pena que não peoduziu mais tão excelentes vídeos. Estive aqui analizando sua aula no assunto e "matematizando" tudo levei em consideração aplicar o mesmo projeto seu em minha nascente, apenas com uma alteração, ao invés de usar o bombeamento para os filtros, decantador, etc, vou forçar a saída do tanque por gravidade, uma vez que possuo bombas submersas, aliás, sua opção é muito barata, uma vez que, além de a bomba de máquina ser mais em conta e de baixo custo de manutenção, possui baixo consumo de energia, minha opção é um pouco mais cara na aquisição, mas possiu uma longa vida útil e, o principal, por trabalhar em 24V, dribla me problema de falta de energia elétrica, o que é desejável. Aproveitarei para irrigar 3 camas de cultivos que serão sifonadas de folta para o tanque, estou pensando em usar sifão Bel, ainda não decidi essa parte. Apenas para resumir: Minhas caixas estão em um pequeno desnível do tanque principal a fim de aproveitar a gravidade, a bomba estará na última caixa que devolverá a água filtrada por pressão com um pequeno desvio para as camas de cultivo em uma nível de 50cm acima do tanque principal e a parte que vem direto ao tanque terá um Venturi. Ah, claro, a saída d'água para a filtragem será por overflow.
Poste mais vídeos achei fantástica sua didática.
Forte abraço.
Sim, no outro tanque semelhante a esse meu pai fez as caixas de alvenaria emendando com o tanque. Aí coloquei a bomba de máquina mas em vez de bombear água suja, ela já bombeia a água limpa no final do filtro. E do tanque para o filtro vem por gravidade. Funciona demais também. Com bomba submersa deve ser melhor ainda, pois não tem risco da água faltar na bomba.
@@Raiz_MadeiraeArte_raiz_woodart exatamente é essa a idéia. Ter água limpa na bomba além de não trabalhar nunca no vazio.🤝🏽
Parabéns!!!!
Foi claro e objetivo
Obrigado 😊
Excelente vídeo! Bem explicado e contextualizado. Bom, barato e bonito.
Muito obrigado 😊
parabens, nem um professor explicaria tão bem, gratidão meu caro
Muito legal e funcional parabéns
Parabéns, ótima explanação.
Melhor vídeo sobre filtro parabéns
O mais simples e mais barato e mais fácil manutenção
Parabéns!! Muito bom o vídeo muito bem explicado e detalhado. O dia que eu tiver minha terra irei reproduzir oq aprendi no vídeo!! Vc é foda...
Obrigado meu amigo, estamos juntos 👊🏻
sensacional, adorei o video. Bem explicativo e fácil de entender, parabnéns pela dedicação e esforço meu amiogo, Deus abençoe.
Muito obrigado
Opa, parabéns meu querido, excelente didática! Obrigado pelo compartilhamento de seu conhecimento!
Obrigado 😊
Parabéns! Excelente!
Parabéns Pedro vc deu uma verdadeira aula e esclareceu muitas dúvidas , e ao contrário de muitos só pensando em ajudar , que sirva de lição aos abutres do RUclips , que Deus abençoe sempre vc e sua família ! A propósito onde conseguir essa tabela , achei prática e simples !
Obrigado ☺️
A tabela vem junto com os testes
Vídeo top parabéns....
Obrigado 🙂
Excellent video 😊😊😊😊😊😊😊
Thank you 😊
Muito bom , parabéns..
obrigado ☺️
agradecido e boa sorte mais e mais.
Obrigado
Muito bom,obrigado por compartilhar seus conhecimentos
Por nada 🤗
Otimo video! Parabens!
Obrigado!
Este sistema de filtragem pelo que você demonstrou é muito eficiente,com uma única bomba de máquina de lavar consegue tocar os 20 mil litro de água do tanque. Faltou você mencionar a quantidade de peixe no tanque.
Infelizmente não sei a quantidade pois quando eu fiz o filtro os peixes já estavam, meu pai que cria os peixes e as vezes ele pega pra comer, ele não tem controle da quantidade. Futuramente vou tirar todos e recomeçar a criação com um lote controlado.
Explicou muito bem show
Muito bom obrigado
Dicas muito boas. Vc pode aproveitar o excesso delas para alimentar galinhas.
Sim. É muito importante retirar o excesso
Perfeito
obrigado, se puder se inscrever ajuda muito
Boa tarde Parabéns:
Sou Aderaldo em Itapicuru Bahia: gostei de toda sua filtragem isosferica muito boa, na sua apresentação vc informa que seu tanque tem 20.000 litros d'água se possível me informe a quantidade de peixes e quais são eles.
Obrigado um abraço
Oi Aderaldo, os peixes são tilápias mas não sei quantos peixes tem, na verdade o tanque é do meu pai e ele não tem controle, não cria no ritmo adequado 🥺
Excelente vídeo, muito bem explicado. Só faltou soltar o cabelo! 🤗
Obrigado 😊😍
Parabéns Pedro essa ideia sua é genial e gostaria de usar ela para uma piscina que o sistema era químico e possui o volume de 16000l agora quero transforma-la para rizosférico e colocar umas carpas e também fazer uso da piscina gostaria de saber com toda sua experiencia se é possível ? Ficarei muito grato com a sua opinião.
Parabéns... tenho um desses...
Muito bom né 🤗
Muito lindo ❤️
Sim 🤗🤗
@@Raiz_MadeiraeArte_raiz_woodart pensa em por mas plantas ? As suas florescerám hj ?
@@uniaotilapiarj nossa agora estão muito mais bonitas, cresceram demais, os aguapés ficaram enormes umas folhas enormes, e muitas flores todo dia abrem várias flores 😍😍😍
@@uniaotilapiarj não penso em colocar mais plantas pq não cabe mais, na verdade eu tô é tirando sempre mas elas rapidamente crescem e fecham tudo de novo
Então amigo, os testes foram bons..Mas é preciso saber quantos qulos de peixes ou total aproximado para saber se os parâmetros estão dentro ...
Top
Obrigado
Bom dia Pedro Augusto, qtos litros são esses filtros do primeiro ao terceiro e se posso colocar mais uma caixa, as águas filtradas desce por gravidade ?
Tenho que fazer a biologia da água antes, gostaria de saber como se faz
Bom dia Sr. José. Essas caixas eu já tinha aqui, então fiz reaproveitamento, a primeira é de 350 litros e as outras duas são de 1000 litros. Em relação a colocar mais uma caixa, quanto mais caixas, melhor, podem se de qualquer tamanho. O que influencia mais é o tamanho da boca delas em cima, pois vai caber mais plantas. No caso desse filtro meu, a bombinha joga a água do tanque de peixes na primeira caixa que está uns 40 cm acima do nível do tanque. E dessa primeira para as outras, vai por gravidade, um pequeno desnível de 5 centímetros de uma para a outra, e retornam para o tanque.
Em relação a biologia da água, os principais agentes são dois gêneros de bactérias. Essas bactérias se fixam nas raízes das plantas, e nas paredes da caixa. Também é interessante colocar dentro das caixas alguns tijolos de barro, daqueles tijolos furados ou mesmo daqueles maciços, o que estiver mais disponível, pois as bactérias se fixam com mais facilidade nos tijolos. Normalmente essas bactérias já existem na água, contudo, se a água for totalmente nova e não tiver peixes, podemos introduzir algumas delas manualmente. Para isso, basta retirar um litro de terra boa (terra onde tenha plantas, também terá essas bactérias) e dissolver essa terra na água das caixas. Aí é só ligar o filtro e deixar a água circular, nas plantas, e introduzir os peixes, com o tempo, conforme for aumentando a disponibilidade de alimento, as bactérias vão se reproduzir, e elas se reproduzem bem rápido. Elas precisam de um ambiente escuro e com bastante oxigênio. Então se as plantas não estiverem tampando a caixa toda, convém cobrir o pedaço onde não tem plantas, até as plantas crescerem para cobrir toda a luz. E também é preciso garantir que tenha uma boa quantidade de oxigênio dissolvido na água pois tanto os peixes como as bactérias precisam de oxigênio para crescer e se reproduzir. Qualquer outra dúvida só falar, obrigado pelo seu comentário.
Bom obrigado Pedro por tirar minha dúvida, achei seu vídeo excelente, parabéns.
@@joseaparecidogomes5140 obrigado, disponha 🤗
Nao tem mais videos sobre o sistema de filtragem.
Meu querido tenho uma dúvida é sobre a bomba como você conseguiu que a bomba puxasse a água do fundo do tanque desde já obrigado e fica com Deus
Antes da bomba, eu fiz a encanação em formato de"U", enchi d'água e coloquei, ela por si só já puxa a água pra fora. O famoso sifão. E ai a bomba só pega e joga a água ela não precisa necessariamente puxar, a medida que ela joga a gravidade vai trazendo mais. E dentro do poço onde o cano pega, esse U não vai até o fundo. Aí por fora dele coloco um outro, mas é solto, um cano grosso como 75 ou 100. Esse pedaço de cano de 75 vai até o fundo e passa pra cima da água. Ele fica sendo tipo uma cisterninha, apesar da bomba puxar no meio da altura dele, a água nova tem que entrar por baixo, por cima não pode entrar pq o cano está pra cima. Não sei se deu pra entender. Mas continue perguntando que vou te explicando.
Show de bola meu querido obrigado pela atenção e explicação fica com Deus
seu tanque fica sem cobertura? A água não fica verde?
A coloração verde da água se dá pela presença de algumas espécies de algas genericamente chamas de algas verdes. Essas algas verdes se alimentam do nitrato presente na água e fazem fotossíntese. Portanto, cobrir a água é uma boa estratégia para combate-las. Outra estratégia é colocar um pouco de plantas dentro do tanque, em até metade do tanque, pois elas também vão escurecer o ambiente e impedir a fotossíntese da água. A desvantagem de cobrir com as plantas é que os peixes comem as raízes e nesse processo acabam soltando pedaços de raiz na água. Esses pedaços flutuam bastante então não decantam para o fundo acabam poluindo a água. Durante a estação chuvosa, a ocorrência de raios acaba decompondo o nitrogênio presente na atmosfera e produzindo nitrato. Portanto, a água da chuva, quando ocorrem raios, é uma água rica em nitrato. O nitrato, ao contrário da amônia e do nitrito, não faz mal para os peixes. Mas alimenta as algas verdes. Pelo que estudei, a presença das algas verdes não atrapalha o desenvolvimento dos peixes, mas tenho minhas dúvidas. A melhor opção que encontrei foi acoplar um filtro ultravioleta logo após o filtro rizosférico, eu mesmo fiz o filtro com uma lâmpada uvc tubular e tubo PVC. Cobrir o tanque é uma ótima alternativa, mas isso vai ocasionar a morte de todas as algas de uma vez, e elas vão se decompor, aumentando a taxa de amônia consideravelmente, então se você não conseguir fazer uma troca parcial de água ou seu filtro rizosférico ou biológico não der conta, isso pode prejudicar os peixes, até podendo mata-los. Se for cobrir o tanque, tenha esse cuidado.
@@Raiz_MadeiraeArte_raiz_woodart muito obrigada pela resposta
Qualquer dúvida estou a disposição 🤗
@@Raiz_MadeiraeArte_raiz_woodart obrigada
Pedro, Quantas tilapias voce cria nestes 15000 litros?
não sei ao certo, meu pai que cria e não é bem controlado
Gostei porque não tem custos ,tudo dá natureza mesmo!!
E ai meu amigão deu certo essse sistema?
Quantos kilos de peixe vc tem nó seu sistema
É um experimento do meu pai. Ele disse que até uns 1000 kg em um tanque de 20 mil litros. Muitos vão achar que é pouco mas melhor assim do que morrer os peixes sobrecarregados. Ele vai recomeçar o ciclo em breve e poderemos fazer um sistema mais aprimorado.
Se vc tiver galinhas ou patos pode jogar o excedente das plantas como alimento... As galinhas largam da ração para comer.
Sim já joguei pras galinhas elas adoram mesmo.
uma pergunta, a bomba não puxa os alevinos ? como resolver isso ?
Se forem muito pequenos você terá que bolar uma tela 🥺 mas os meus são grandes eu coloco um tampão no cano que puxa a água e faço vários furinhos no cano. Aí a água entra pelos furinhos. Tem que ser muitos furinhos para dar vazão.
Quantos peixes tem no tanque de 20 mil litros.
Infelizmente não sei, meu pai que cuida dessa parte e como as vezes ele pesca alguns ele também não sabe 😅😅
Olá, você ainda está usando esse sistema?
Sim estou usando. Infelizmente as alfaces não estão resistindo mas os aguapés estão viçosos. E coloquei também taboa.
Não mostrou os peixes quantos vc tem nesse tanque??
Para 20 mil litros a oxigenação está pouca se for cultivar muito peixe, mas somente para casa dá certo. Seria bom aproveitar a parede do tanque e fazer um corredor em volta em L ou U para a filtragem, quanto mais acima do nível do tanque mais força sua bombinha, que ai teria que ser no mínimo 10.000L/H. No seu tanque seria bom ter um ralo numa extremidade e a oxigenação nas outras extremidades, para o fluxo dágua levar o sujo do fundo para o ralo deixando pouca área mirta no fundo. Espero ter sido útil.
Sinto muito mas você está um pouco equivocado. Você diz que a oxigenação está pouca. Eu faço testagem de oxigênio semanalmente, nunca deu menos de 8 ppm, ou seja, está no máximo de capacidade. E tem em torno de 500 tilápias dentro desse tanque. Fora outros peixes decorativos. E estão crescendo bastante. Em relação ao corredor, agradeço a sugestão, mas as caixas saíram bem mais em conta e estão funcionando perfeitamente, testes semanais não detectam absolutamente nada de amônia ou nitrito. A diferença de nível de cerca de 60 centímetros, é justamente para possibilitar uma dupla queda de água, ao entrar no filtro e ao sair do filtro, dobrando assim a dissolução de oxigênio. Se observarmos numa máquina de lavar, essa bombinha é projetada para lançar a água do fundo da máquina até uns 80 ou 90 cm de altura. Então, jogar a 60 cm de altura não é assim tão forçoso como você fala. Obviamente, a bombinha tem uma vida útil. As minhas estão desempenhando uma vida útil em média de 8 meses. Porém, quando entra em colapso, ela não precisa ser substituída integralmente, basta tirar os parafusos e trocar somente o conjunto estator + rotor, que custa 35 reais. Considero que esse custo de 35 reais é ínfimo, se observar os que uma bomba de 10 mil l/h como você falou, gastaria pelo menos 3 vezes mais energia, e ficando ligada direto, poderia colapsar do mesmo modo. Uma bomba de 10 mil l/h custa em torno de 1000 reais. Isso dá pra comprar 20 bombinhas completas ou 30 conjuntos para reparo. A bombinha de máquina neste recalque está jogando aproximadamente 5 mil l/h. Se eu concordasse com você que tem que ser 10 mil litros, ainda compensaria colocar duas bombas de máquina em vez de uma bomba 10 mil l. Não me parece fazer sentido que em um tanque de 20 mil litros, eu precise colocar uma bomba de 10 mil litros por hora. Na verdade isso não faz sentido nenhum, se você aumenta o fluxo de água no filtro rizosférico, e aumenta a velocidade, as plantas não tem condição de filtrar e as bactérias não tem condição de quebrar a amônia e o nitrito na totalidade. Eu entendo, na minha humilde experiência, que é melhor filtrar 5 mil litros por hora bem filtrados, do que filtrar 10 mal filtrados. A quantidade de água filtrada por hora é menos mas você pode pegar um copo de água na saída do filtro e observar que nao tem mais partículas visíveis e a coloração da água é quase transparente. Você também diz que seria bom ter um ralo para diminuir a área morta, mas também se equivocou, pois esse meu tanque não tem área morta. Após o concreto eu posicionei canos de uma polegada, de 30 em 30 centímetros no fundo. E furei com uma broca 1/4 também de 30 em 30 cm. Aí fiz um piso nivelando por cima dos canos. Como cada cano tem seu registro independente, consigo abrir um por um e dar uma "descarga" do fundo. Semanalmente faço esse procedimento, e aparentemente funcionou muito bem, não faço sifonagem do fundo, pois após meia hora de descarga, mandei embora mil litros de água diretamente do fundo, não só de um ponto mas de 200 pontos ao longo de todo o fundo do tanque. Curiosamente, os furos não entopem, pois a pressão da água é suficiente para desobstruir a sujeira. Contudo, abrindo e fechando rapidamente os registros, é possível gerar o "golpe de aríete" removendo qualquer obstáculo que ainda possa estar em algum dos furos. Único detalhe que deve fazer alguma diferença é que estou recuperando uma nascente, e assim neste momento a água da nascente está caindo no tanque, cerca de meia polegada de água. Então acontece essa pequena troca de água constantemente, isso também deve fazer alguma diferença, uma vez que a saída tem um overflow, então estou trocando a água limpa da nascente pela água do fundo. A água ainda vai para outro tanque igual a esse, e depois para um de terra, e nos outros dois continua com alta taxa de oxigênio e sem amônia ou nitrato. PH se apresenta levemente alcalino, isso não afeta os peixes e sim as plantas, mas como eu disse, levemente, em torno de 8. As plantas estão mais do que saudáveis e enormes. No outro tanque,substituí o filtro rizosférico por um sistema de camas de cultivo, e em breve terei tomates e morangos, e a partir de fevereiro vou plantar alface também. E só pra te contrariar, vou continuar usando bombinha de máquina de lavar. Espero ter sido claro na minha resposta.
Coloca 60 kilos de peixe por metro cúbico sem tpa de 1.000 litros constantemente e mostra o resultado, eu me referi a grande intensidade e você tem pouca, portanto não me equivoquei com a resposta.
Eu vejo que os filtros. Estão mais alto que o tanque , ou eu estou velho.????
Faltou mostrar os peixes