Tem coisas que eu leio e entendo na hora, posso explicar, mas não fixa se eu não revisar. Acho que não é bem assim. Tem coisas que a gente entende, sabe explicar, mas que pode sim fugir da mente
Larisse Maura o entendimento é o primeio passo. Essa dica é de Albert Einstein, apenas dele rsss. A manutenção da memória é outra coisa. Claro que se vc não rever qualquer tipo de assunto vc esquecerá.
@@LarisseMB Na vdd a técnica indicada como de Einstein, seria a utilização da memória de curto prazo, enquanto para reter e formar memória de longo prazo é preciso criar conexões mentais, como a técnica de Bill e Feynman.
Eu uso música para aprender outras línguas. Sou auto-didata. Outra coisa que ajuda a memorizar depressa é estudar antes de dormir e quando acordar estudar mais pois o cérebro processa a informação enquanto a pessoa dorme se a pessoa estudar antes de dormir e quando acordar estuda de novo para ativar aquela informação. funciona muito comigo. Sou fluente em francês e agora estou aprendendo espanhol inglês e italiano tudo ao mesmo tempo. Aprender outros idiomas melhorou minha memória Nos meus tempos de estudante eu tava tentando entender um problema de matemática uma noite e não conseguia. Fui dormir e no dia seguinte ao acordar foi tentar entender o tal problema de novo e para minha surpresa eu entendi tudo sem nenhum esforço o que me levou a concluir que meu cérebro processou aquele problema enquanto eu dormia
@@samuelduarte585 Eu escolho uma música no idioma que eu estou aprendendo, copio a letra e vou ouvindo a música e cantando junto. E assim vou conhecendo cada vez mais frases do idioma que eu estou aprendendo. Passei dois anos ouvindo muita música francesa e aprendendo a cantar em francês até que consigo hoje falar o idioma. Estou fazendo o mesmo esse ano com o inglês, espanhol e italiano. É bom aprender um trecho por vez e não ficar cantando a música inteira, por exemplo, você aprende a primeira estrofe aí depois aprende o refrão aí depois a segunda estrofe o por aí vai
@@margauxmartin1842 uauu que interessante!! E Nunca havia parado para prestar a atenção para ter essas ideias de ouro que vc teve, muito obrigado pela informação e vou começar a fazer isso hoje, Deus abençoe 🙌🙏
Minha mãe as vezes me chama de louco porque eu converso muito comigo mesmo durante os estudos kkkkk, que legal saber que essa "loucura" minha é benéfica para meus estudos.
1) Entender o Contexto do Conteúdo abordado ("origem") 2) Ensine a sí mesmo (se questione sobre aquilo/debata com vc mesmo) 3) Transformar o conteúdo em Música
Você também pode tentar procurar oque está caçando em seu cérebro por referências. Tente lembrar de palavras que tem haver com oque está procurando, continue até chegar no ponto(resultado)
Usava essa técnica aos 10 anos de idade inconscientemente, em 1980, nem sabia q Feynman existia! Tive essa intuição de fazê-lo, imitando o professor dando aula imaginariamente como se tivesse falando pros alunos. Realmente ajuda a fixar mais a matéria!
Eu só gosto de ler em voz alta e pausadamente como se tivesse explicando para uma criança. Com pausas para montar na mente o que acabei de ler no trecho. Nem sabia que era técnica kkkk realmente funciona👏🏻👏🏻👏🏻
Hábitos que selecionei segundo os comentários. 1.) Hábito ... passar a ideia para amigos de um jeito interessante. 2.) Hábito ...colocar uma musica instrumental. 3.) Hábito ...Reduza mídias sociais. 4.) Hábito ... repetição do texto em voz alta. 5.) Hábito ...crie uma história bem absurda que conecte o que você está aprendendo.
Isso!!! Música instrumental adequada, ... MUITA GRATIDÃO pela síntese dos comentários!!! A síntese também facilita aprendermos, principalmente usando/destacando palavras chave. Também devemos associar à emoção o conteúdo que queremos aprender. É muito bom ajudar os outros!!! MUITA GRATIDÃO!!!
Essa de colocar música instrumental não funciona pra mim. Eu me distrair demais com música, eu sou músico e tenho o ouvido bom pra música, aí quando percebi, tô a 30 minutos ensaiando a música e aprendo a música mas o que eu tava estudando fica na estaca 0
Eu leio e memorizo, simples assim. Se você entendeu o que leu, você aprendeu, ninguém consegue decorar todo o livro. O importante é aprender o assunto principal.
Isso explica porque eu era um excelente aluno em geografia e história na época da escola. Eu sempre procurei entender todo o contexto do conteúdo que estudava, e sempre sem querer relacionava ambas as matérias. lembro que cheguei ao ponto de chegar no ensino médio e nos dias de provas de ambas as matéria, eu nem estudar um dia antes.
Glória a Deus através da Natureza (Ar que respiramos, Água.......), das Artes, das Ciências, das Criaturas! Gratidão profunda e eterna! Deus o abençoe a todo instante!
Com certeza existem ótimas técnicas de memorização, eu particularmente gosto muito dessa Técnica Feynman e associação por cores, siglas e mapas mentais. Quanto mais recursos você usar: vídeos, áudios, explicação para si ou para outros, releitura de grifos, resumos, resolver questões, escrever fórmulas..., mais redes neurais você constrói para a informação circular, e assim facilita a memorização. A memorização ocorre, principalmente, pela repetição! Ou seja, pela frequência em que você revê o conteúdo, logo não adianta saber tudo hoje e nunca mais relembrar a informação, pois o nosso cérebro vai relativizando a importância em mantê-la fresca na memória. Assim, quem enfrentará provas, não pode parar de revisar os conteúdos até poucos dias antes do desafio e sempre busque ter uma boa noite de sono (processo por onde o cérebro irá reter todo o conteúdo aprendido no dia)! Já o Bill Gates é uma exceção! Ele consegue ler até 150pg/h e com retenção de até 90% do conteúdo... essa habilidade não provém só de técnicas, é dom, é coisa de gênio! Mas o principal mérito dele consiste em usar seus dons para o bem, vide o documentário "Inside Bill's Brain - Decoding Bill Gates" no Netflix.
quando estudo, tento relacionar aquela coisa que aprendi com a maior quantidade de fatos que consigo me lembrar. A leitura pode ficar muito mais lento, porém tem uma chance muito maior de lembrar depois. As vezes paro numa página para conectar os pontos e só avanço quando termino esse "processo de deglutição cognitiva"
Uma dica: ensine para você aquilo que acabou de aprender.Grave vídeos no celular e assista por várias vezes enquanto estiver fazendo outras coisas que nåo seja estudando.
Muito legal as 3 dicas: 1°- Entender todo o contexto do assunto que você está aprendendo, assim vão se encaixar as peças do quebra cabeça. 2° - Técnica de Feynman, brincar de ensinar, seja com uma amigo, parente ou sozinho. No meio da apostila, se interrogar para saber todo o contexto e explicar para si rm voz alta, com isso a memorização fica mais eficaz. 3°- Transformar o determinado assunto em música. Você já parou para pensar quantas músicas você sabe de cor ? Por isso a maioria dos professores de cursinho fazem música com o determinado tema. Como por exemplo o da tabela periódica.
Uma técnica que também traz bons resultados é a do “absurdo “: crie uma história bem absurda que conecte o que você está aprendendo. Ex: “tomei um energético que aumentou tanto minha massa muscular que corri o dobro da velocidade da luz”. E=mc2
Tempos atrás eu não sabia da técnica Feynman, mas já usava para memorizar o assunto que ia cair na prova, pois eu fazia um questionário ao qual eu respondia e isso ficava registrado em minha memória!
Meu essa técnica é matadora para memorizar assuntos que parecem ser complexos ... Fui obrigado a fazer um estudo sobre o assunto para entender todo o conceito por trás da técnica... Feynman era um gênio ao desenvolver a técnica 👏👏👏😊 muito bom!!!
Quando eu finalizo um livro eu gosto de reler alguns capítulos que eu tinha achado interessante de cabeça para baixo e anoto frases ou partes desse capítulo que eu gostei.
Acredito nisso.Pois eu percebi que estudando como se tivesse dando aula sozinha eu vi que eu fixava mais o assunto.Tambem uma vez peguei uma regra difícil sobre hífen e fiz uma música e consegui aprender a regra
A respeito de fingir dá aulas a si mesmo é verdade. eu as vezes faço questionamentos sobre assuntos que li,para mim mesmo. e esses assuntos são oa que mais aprendo.
Eu peguei umas frases afirmativas (mantra tipo) que as lia diariamente... Um dia veio a música e ficou... Depois que ela se transformou em música. Nao sai mais da cabeça... Achei massaa ideia... Eu jafazia... Gratidao
Nossa agora fiquei impressionando comigo mesmo eu fico explicando para mim mesmo sobre assuntos matérias da escola ou sobre palavras ou frases que eu quero memorizar e funciona.
Muito interessante, eu já passei de mais de 9 mil livros lidos, e tenho uma ótima memória. Gratidão pelo vídeo, mas preciso exercitar mais. Gratidão, sucesso e muita paz à você, novo inscrito.
O caso é que esses caras como o Gates, aprendem coisas diversas apenas pelo prazer de aprender em si e para aplicar nas questões da vida. Por isso o cara lê, e vai lendo, se aprofundando no assunto sem muita cobrança, daí, de tanto preencher o cálice, uma hora ele transborda naturalmente. A maioria das outras pessoas por outro lado, não levam a coisa dessa mesma maneira, elas não querem dar tempo e investir paciência no florescer de um conhecimento, querem apenas aprender logo alguma coisa que lhes permitirá se sair bem em alguma prova e colher resultados no curto/médio prazo. Logo, são objetivos diferentes, as mesmas técnicas nem sempre funcionarão.
Eu faço essa tecnica feynman e em sabia kkkk muito boa, funcina mesmo ! Eu as vezes fico conversando comigo mesma sobre o assunto até eu perceber que eu gravei e consigo falar com mais clareza o conteudo.
Para aprendermos melhor qualquer conteúdo é muito importante associa-lo a música clássica barroca, pois, pela sua frequência, ela conduz o conhecimento para a memória de longo prazo, a que retém o conhecimento por mais tempo . Esta é a técnica de Aprendizagem Acelerada ou Aprendizado Acelerado. Pratico muito isso com meus alunos e comigo e os resultados são, no mínimo, ótimos . Eu sou professora de Física, de Matemática, Química, todas as disciplinas do Ensino Médio, de algumas do nível superior, inclusive Orientação à escrita e apresentação de Monografias/TCC, de métodos eficientes de estudo. Isso leva a desenvolver todas as inteligências. É claro que leva tempo e necessário desenvolver esse hábito de estudar assim. Jesus continue lhes abençoado poderosamente em tudo!!! Muito grata pelo vídeo e pela oportunidade de comentar!!!
@@kaduferreira9830 não é colocar nas letras das músicas as matérias. Vc pode até fazer paródias com as matérias, usando músicas/ritmos que gosta, O que também facilita o aprendizado, pois somos energia e somos movidos a ondas (Física Ondulatoria ou Acústica). O que disse é que devemos estudar ouvindo músicas estilo barroca (um tipo especial de música clássica, como Chanon, de Pachebel) pois elas têm a frequência adequada para facilitar o aprendizado, levando/gravando o conteúdo em nossa memória de longo prazo, como o subconsciente e o inconsciente. Faz parte do método Aprendizagem Acelerada. Tem a ver com a Física Quântica, Ondulatoria... MUITA GRATIDÃO por sua inteligente pergunta! Quem pergunta vai mais longe, disse um filósofo. MUITA GRATIDÃO!!! JESUS continue lhe abençoando poderosamente em tudo!!!
Eu estudo assim...estudo sobre todos os aspectos de um assunto e crio um bom conhecimento sobre o assunto .e consigo fazer links das coisas. Ficam surpresos
Tudo isso que foi explicado é muito bom! Se também fizermos uma boa leitura ou estudo logo antes de dormir, funciona para assimilação do conteúdo. Sim, pois tudo que se faz dez minutos antes de dormir perdura durante o sono. Meditar sobre uma leitura ao dormir com tranquilidade é certeza da da assimilação. Muito obrigada!
Só p/ COMPARTILHAR....... Agradeço pelo o hábito que eu criei de criticar a mim mesmo quando não consigo resolver algum problema e recentimente bati de frente com um que é conseguir ler um livro. E resumindo.... Bastou dois livros lidos e hoje aprendi a ganhar dinheiro sem trabalhar aonde aproveito meu tempo aproveitando meus 22 anos😉😁 (NÃO DESISTÃO DE SEUS POTÊNCIAS👊).
Entender o contexto,ou a história que nos fez chegar até aquele assunto,repetir para si mesmo e se possível,praticar no dia a dia com outras pessoas,usar o que foi lido e juntar com o que já sabe formando uma linha de raciocínio. Gostei do vídeo. As testemunhas de Jeová usam essas mesmas técnicas para aprender e ensinar.
Obrigado O senhor é um gênio até prever as coisas inclusive o Coronavirus.
4 года назад+42
Isso é mais que ler livros e memorizar sua mensagem. Ele estuda enquanto lê. Não atoa virou o homem que é e conseguiu através de seu negócio impactar o mundo inteiro.
Sou autista e não consigo ler duas frases sem dificuldade... Depende muito os casos. Uso sempre o leitor de textos do Google e o microfone para digitar
Essa técnica de transformar a aprendizado em música é muito interessante. Os judeus usavam essa técnica, na bíblia vemos que as partes mais importantes era transformadas em cânticos para que o povo pudesse memorizar de forma mais fácil
É técnica da música serve para decorar algo mesmo sem ger profundos conhecimentos sobre o assunto. Eu particularmente desaprovo porém para quem vai fazer cursinho, é uma ótima opção.
Minha cabeça é estranha, as vezes eu estou estudando e sinto que não estou absorvendo nada. Mas depois de um tempo, quando estou fazendo outra coisa, esse conhecimento começa a vir do nada.
Eu faço algumas perguntas sobre as matérias e respondo-as, a cada vez que eu erro eu respondo tudo de novo até memorizar, depois eu passo tudo pro meu caderno sobre o que eu aprendi
Eu amo ler...os livros sempre foram meus melhores amigos amoo livros 🥰🥰🥰🥰 Eu gosto dessa técnica faço sozinha... É verdade nunca esqueci: li na capa da revista coisas francesas.Vi vovo assistindo TV...kkkk
Meu sobrinho estuda alto e como se estivesse dando aula. Já passou em alguns vestibulares e empregos. Alem de, desde pequeno só tirar boas notas. Tudo para mim é um somatório. Todos podem e tb tem limitações.
Estabelecer cadeias de ideias é a técnica de Gates. Recomendo a leitura de três livros para auxiliá-los: A educação da vontade de Jules Payot, A vida intelectual de Sertillanges e O trabalho intelectual de Jean Guitton.
OBRIGADA PELO CONTEÚDO🌻Estou na fase de auto conhecimento, lendo livros, porém quando estou no fim da frase ou página as palavras somem da cabeça ou ficam soltas no ar, rendimento zero, tenho que ler duzentas vezes, mas entendi o "CONTEXTO" desse vídeo.😁
Obrigado pelo seu comentário! :) isso é bem comum...e acaba se tornando um problema pq perdemos mto tempo em uma única página ás vezes né? Mas continue lendo e buscando autoconhecimento, parabéns!! Vou tentar fazer um vídeo com dicas para melhorar a concentração.
Minha memória e a coisa mais louca que já vi na vida. Estudo e não guardo, 5 dias depois começo a lembrar tudo. E cabuloso.... E como falou ai de música eu não guardo nenhuma.
@@raffaellucas6047 eu escuto uma música 2 vezes e já consigo lembrar de quase toda a letra e toda a sua melodia, pode ser de 10 anos atrás se eu escutar hoje eu lembrarei da letra, mas não consigo guardar exatamente nada sobre estudos, matérias e etc
A técnica q eu passei a ultilizar que foi dita ai no vídeo que é muito boa é a de buscar a informação mais profunda a cerca de um determinado assunto q te chamou a atenção ou vc ñ entendeu e foi procura mais a fundo o q realmente aquilo significa. Essa técnica é muito boa, porque se vc ñ procurar de imediato o q aquele determinado assunto significa, vc vai fica sempre batendo na mesma tecla tentando entender e nunca vai conseguir, por que vc ñ busco a fundo pra saber seu significado. Espero poder ter ajudado vcs, destacando essa parte em questão, pois pra mim m ajudou muito, porque quando vc passa a conhecer o assunto real, é melhor do q vc decora ele, sendo q quando eu ñ conhecia essa técnica eu achava q era preciso decora àquilo forçando a minha mente várias vezes, sendo q todo segredo é apenas vc pesquisa fundo por ele e apenas passar a enterde-lo de forma natural sem ter q força tanto sua mente.
@@Xaviladrink uai criatura basta empolgação, só leio aquilo q me interessa, daí eu leio muito sedento, de forma q a emoção e o prazer por aquilo, faz com q aquele conteúdo fique gravado na minha memória, simples assim, haha bj😘
Uma técnica q funciona comigo,na compreensão e aprendizado memorização do que estou lendo, e colocar uma musica instrumental, no meu caso amo harpa, melodias suaves.
1) Estudar tudo sobre o assunto e buscar sua origem 2) Usar a Tecnica Feynmann (Brincar de professor) 3) Transformar as coisas em musicas ou fazer abreviacoes, referencias, etc.
na quarta série a turma não conseguia aprender a tabuada do 9, aí a professora fez uma musica com ela, a letra era a tabuada mas tinha a melodia da música "ciranda cirandinha", depois disso a turma aprendeu como eu lembro a tabuada toda cantando ela.
Tive uma ideia, vou escrever as perguntas relacionadas ao meu conteúdo (tipo uma prova) e tentar resolver, (mas só das partes mais importantes) depois só estudar a minha revisão e ter uma prova bem sucedida. Quando receber as minhas notas, voltarei aqui e digo se funcionou.
Uso uma técnica fazendo perguntas...Quem disse o que? Quando? Onde? Como? Faço também o OIA observar, interpretar e aplicar...fora disso não consigo me concentrar!
Essa técnica Feynman nem sabia de sua existência e eu já fazia desde a infância quando era pra apresentar trabalho na escola… usava mnemonicos sem nem saber o que era pq era mais fácil de lembrar
Uma dica legal também é a do Einstein: Se você conseguir explicar o que leu, então você de fato entendeu. Se entendeu, então você irá memorizar.
Isso mesmo!! Obrigado por compartilhar :))
Tem coisas que eu leio e entendo na hora, posso explicar, mas não fixa se eu não revisar. Acho que não é bem assim. Tem coisas que a gente entende, sabe explicar, mas que pode sim fugir da mente
Larisse Maura o entendimento é o primeio passo. Essa dica é de Albert Einstein, apenas dele rsss. A manutenção da memória é outra coisa. Claro que se vc não rever qualquer tipo de assunto vc esquecerá.
Explicar de forma simples, se não, não entendeu nada.
@@LarisseMB Na vdd a técnica indicada como de Einstein, seria a utilização da memória de curto prazo, enquanto para reter e formar memória de longo prazo é preciso criar conexões mentais, como a técnica de Bill e Feynman.
Eu estou com 66 anos e estou estudando inglês e francês,faço os exercícios em voz alta,sempre gostei de ouvir o que estava aprendendo,obrigada.
E você consegue memorizar?
Ça marche aussi pour moi. ;)
@@ag2790 oiê me ensina
Isso também me ajuda muito
Que maravilha!
Eu uso música para aprender outras línguas. Sou auto-didata. Outra coisa que ajuda a memorizar depressa é estudar antes de dormir e quando acordar estudar mais pois o cérebro processa a informação enquanto a pessoa dorme se a pessoa estudar antes de dormir e quando acordar estuda de novo para ativar aquela informação. funciona muito comigo. Sou fluente em francês e agora estou aprendendo espanhol inglês e italiano tudo ao mesmo tempo. Aprender outros idiomas melhorou minha memória Nos meus tempos de estudante eu tava tentando entender um problema de matemática uma noite e não conseguia. Fui dormir e no dia seguinte ao acordar foi tentar entender o tal problema de novo e para minha surpresa eu entendi tudo sem nenhum esforço o que me levou a concluir que meu cérebro processou aquele problema enquanto eu dormia
Como funciona a questão da música? É só colocar uma do meu gosto, e caso eu precise lembrar eu coloco a tal música para tocar ? 🤔
@@samuelduarte585 Eu escolho uma música no idioma que eu estou aprendendo, copio a letra e vou ouvindo a música e cantando junto. E assim vou conhecendo cada vez mais frases do idioma que eu estou aprendendo. Passei dois anos ouvindo muita música francesa e aprendendo a cantar em francês até que consigo hoje falar o idioma. Estou fazendo o mesmo esse ano com o inglês, espanhol e italiano. É bom aprender um trecho por vez e não ficar cantando a música inteira, por exemplo, você aprende a primeira estrofe aí depois aprende o refrão aí depois a segunda estrofe o por aí vai
@@margauxmartin1842 uauu que interessante!! E Nunca havia parado para prestar a atenção para ter essas ideias de ouro que vc teve, muito obrigado pela informação e vou começar a fazer isso hoje, Deus abençoe 🙌🙏
@@samuelduarte585 Não foi nada. Deus lhe abençoe também. Boa sorte com os estudos.
Vc ta estudando sozinho ? conta mais sobre seu aprendizado . obrigado
Minha mãe as vezes me chama de louco porque eu converso muito comigo mesmo durante os estudos kkkkk, que legal saber que essa "loucura" minha é benéfica para meus estudos.
o
Morri de rir mais é uma técnica que está ajudando então tá bom. Né
Minha vó conversava muito com ela mesma
Sucesso Pra Geral Que Leu Esse Comentário Que Deus Te Abençoe Sempre amém Fé❤...
1) Entender o Contexto do Conteúdo abordado ("origem")
2) Ensine a sí mesmo (se questione sobre aquilo/debata com vc mesmo)
3) Transformar o conteúdo em Música
Você também pode tentar procurar oque está caçando em seu cérebro por referências. Tente lembrar de palavras que tem haver com oque está procurando, continue até chegar no ponto(resultado)
"carça" e no mato
O certo e "procurarmos"
@@renanberg1994 Que merda em, então todas as pessoas que resolvem caça palavras, elas tem que está necessário mente no mato? Me responde aí
@@leandronascimento9110 vai procurar uma lavagem de roupa
@@renanberg1994 burro kkkk
Usava essa técnica aos 10 anos de idade inconscientemente, em 1980, nem sabia q Feynman existia! Tive essa intuição de fazê-lo, imitando o professor dando aula imaginariamente como se tivesse falando pros alunos. Realmente ajuda a fixar mais a matéria!
Eu só gosto de ler em voz alta e pausadamente como se tivesse explicando para uma criança. Com pausas para montar na mente o que acabei de ler no trecho. Nem sabia que era técnica kkkk realmente funciona👏🏻👏🏻👏🏻
Hábitos que selecionei segundo os comentários.
1.) Hábito
... passar a ideia para amigos de um jeito interessante.
2.) Hábito
...colocar uma musica instrumental.
3.) Hábito
...Reduza mídias sociais.
4.) Hábito
... repetição do texto em voz alta.
5.) Hábito
...crie uma história bem absurda que conecte o que você está aprendendo.
ótimo dica ....
Que música horrível no fundo
@ Bruno Henrique obrigado
Isso!!! Música instrumental adequada, ... MUITA GRATIDÃO pela síntese dos comentários!!! A síntese também facilita aprendermos, principalmente usando/destacando palavras chave. Também devemos associar à emoção o conteúdo que queremos aprender. É muito bom ajudar os outros!!! MUITA GRATIDÃO!!!
Essa de colocar música instrumental não funciona pra mim. Eu me distrair demais com música, eu sou músico e tenho o ouvido bom pra música, aí quando percebi, tô a 30 minutos ensaiando a música e aprendo a música mas o que eu tava estudando fica na estaca 0
Eu leio e memorizo, simples assim. Se você entendeu o que leu, você aprendeu, ninguém consegue decorar todo o livro. O importante é aprender o assunto principal.
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender!
Pense como um gênio: amzn.to/2QidckB
Verdade, concordo.
Falou o Sheldon kkkk
sheldon cooper always was a genius
Que gênio você eim. Podia também dizer outra obviedade como pra correr uma maratona eu treino, simples assim. 😂
Isso explica porque eu era um excelente aluno em geografia e história na época da escola. Eu sempre procurei entender todo o contexto do conteúdo que estudava, e sempre sem querer relacionava ambas as matérias. lembro que cheguei ao ponto de chegar no ensino médio e nos dias de provas de ambas as matéria, eu nem estudar um dia antes.
Eu também, eu sempre aprendia nas aulas mesmo e no dia da prova eu tirava 9 ou 10.
@@elienealmeida5129 eu tô aprendendo aos poucos. Obrigado.
Glória a Deus através da Natureza (Ar que respiramos, Água.......), das Artes, das Ciências, das Criaturas!
Gratidão profunda e eterna!
Deus o abençoe a todo instante!
Com certeza existem ótimas técnicas de memorização, eu particularmente gosto muito dessa Técnica Feynman e associação por cores, siglas e mapas mentais. Quanto mais recursos você usar: vídeos, áudios, explicação para si ou para outros, releitura de grifos, resumos, resolver questões, escrever fórmulas..., mais redes neurais você constrói para a informação circular, e assim facilita a memorização.
A memorização ocorre, principalmente, pela repetição! Ou seja, pela frequência em que você revê o conteúdo, logo não adianta saber tudo hoje e nunca mais relembrar a informação, pois o nosso cérebro vai relativizando a importância em mantê-la fresca na memória. Assim, quem enfrentará provas, não pode parar de revisar os conteúdos até poucos dias antes do desafio e sempre busque ter uma boa noite de sono (processo por onde o cérebro irá reter todo o conteúdo aprendido no dia)!
Já o Bill Gates é uma exceção! Ele consegue ler até 150pg/h e com retenção de até 90% do conteúdo... essa habilidade não provém só de técnicas, é dom, é coisa de gênio! Mas o principal mérito dele consiste em usar seus dons para o bem, vide o documentário "Inside Bill's Brain - Decoding Bill Gates" no Netflix.
Comentário muito interessante. Obrigado pelas dicas
quando estudo, tento relacionar aquela coisa que aprendi com a maior quantidade de fatos que consigo me lembrar. A leitura pode ficar muito mais lento, porém tem uma chance muito maior de lembrar depois. As vezes paro numa página para conectar os pontos e só avanço quando termino esse "processo de deglutição cognitiva"
A minha técnica é explicar sobre, assim vai me fazer memorizar e deixar claro que eu aprendi.
Uma dica: ensine para você aquilo que acabou de aprender.Grave vídeos no celular e assista por várias vezes enquanto estiver fazendo outras coisas que nåo seja estudando.
Boa ideia, amiga. Isso funciona mesmo
Muito legal as 3 dicas:
1°- Entender todo o contexto do assunto que você está aprendendo, assim vão se encaixar as peças do quebra cabeça.
2° - Técnica de Feynman, brincar de ensinar, seja com uma amigo, parente ou sozinho. No meio da apostila, se interrogar para saber todo o contexto e explicar para si rm voz alta, com isso a memorização fica mais eficaz.
3°- Transformar o determinado assunto em música. Você já parou para pensar quantas músicas você sabe de cor ?
Por isso a maioria dos professores de cursinho fazem música com o determinado tema. Como por exemplo o da tabela periódica.
Eu não decoro letras de músicas. Não devo ser normal.
Uma técnica que também traz bons resultados é a do “absurdo “: crie uma história bem absurda que conecte o que você está aprendendo. Ex: “tomei um energético que aumentou tanto minha massa muscular que corri o dobro da velocidade da luz”. E=mc2
Entendo, eu invento tanta história absurda quando tô estudando.
Não quero ser estraga prazeres, mas o 2 ali significa ao quadrado.
mauro carvalho Não achei no meu teclado.
@@Manoel_Manolo Pegue em algum lugar da internet, copie e cole. Por exemplo,
E = mc² acronyms.thefreedictionary.com/E%3dmc2
Sim kkkkk eu faço isso.... me coloco na cena. "Artigos e códigos penais" penso como se estivesse acontecendo comigo.
Tempos atrás eu não sabia da técnica Feynman, mas já usava para memorizar o assunto que ia cair na prova, pois eu fazia um questionário ao qual eu respondia e isso ficava registrado em minha memória!
E a técnica mais atual dele, que vem sendo desenvolvida nos último anos. E as professias que ele previu para 2020. Esse cara é um gênio, um profeta.
Técnica ,, buscar , estrutura, intender tudo, brincar de professor,. Falar em voz alta e ótimo,. Transformar em melodia, o aprendizado
Questionar a importância do assunto e música do assunto pode ser interessante.
Meu essa técnica é matadora para memorizar assuntos que parecem ser complexos ... Fui obrigado a fazer um estudo sobre o assunto para entender todo o conceito por trás da técnica... Feynman era um gênio ao desenvolver a técnica 👏👏👏😊 muito bom!!!
Eu que lhe agradeço muito.
Boa tarde e muita paz. É dando que se recebe. Que sua colheita seja próspera e profunda.
Gostei da técnica de melodia, transformando as leituras em canções, vou começar aplicar
Costumo me Questionar, lendo Livros!!! Parei um pouco essa Técnica mas, irei Fazer mais ainda, depois de vê esse vídeo!!!
Verdade gente. Quando era criança eu lia depois falava em voz alta sem ler e explicava pra mim e lembro que tirava as maiores notas 8.9 e 10
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Verdade eu não gosto de ler mas o mínimo que absorvo já me faz muita diferença
Quando eu finalizo um livro eu gosto de reler alguns capítulos que eu tinha achado interessante de cabeça para baixo e anoto frases ou partes desse capítulo que eu gostei.
Com certeza a leitura é obter uma grande riqueza em sabedoria
Acredito nisso.Pois eu percebi que estudando como se tivesse dando aula sozinha eu vi que eu fixava mais o assunto.Tambem uma vez peguei uma regra difícil sobre hífen e fiz uma música e consegui aprender a regra
fundamental fazer muitas leituras ajuda no aumento de conhecimentos.
Brincar de ser professor me ajudou a apresentar meu TCC ,de modo que não precisei nem usar os slides na apresentação.
A respeito de fingir dá aulas a si mesmo é verdade.
eu as vezes faço questionamentos sobre assuntos que li,para mim mesmo.
e esses assuntos são oa que mais aprendo.
Faça a leitura de tudo relacionado e assim ficará tudo natural para vc. Vivência com o assunto ou tema é o Ideal!
Eu peguei umas frases afirmativas (mantra tipo) que as lia diariamente... Um dia veio a música e ficou... Depois que ela se transformou em música. Nao sai mais da cabeça... Achei massaa ideia... Eu jafazia... Gratidao
Nossa agora fiquei impressionando comigo mesmo eu fico explicando para mim mesmo sobre assuntos matérias da escola ou sobre palavras ou frases que eu quero memorizar e funciona.
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender!
Pense como um gênio: amzn.to/2QidckB
Muito interessante, eu já passei de mais de 9 mil livros lidos, e tenho uma ótima memória. Gratidão pelo vídeo, mas preciso exercitar mais. Gratidão, sucesso e muita paz à você, novo inscrito.
Credo uai kķkkk mas lembra de pelo menos o que tinha em.uns 10 mais ou menos?
@@lucasmelo8036 sim, lembro, não de todos, mas lembro,
@@jeetkunedo4928 como cê memoriza?
O caso é que esses caras como o Gates, aprendem coisas diversas apenas pelo prazer de aprender em si e para aplicar nas questões da vida. Por isso o cara lê, e vai lendo, se aprofundando no assunto sem muita cobrança, daí, de tanto preencher o cálice, uma hora ele transborda naturalmente. A maioria das outras pessoas por outro lado, não levam a coisa dessa mesma maneira, elas não querem dar tempo e investir paciência no florescer de um conhecimento, querem apenas aprender logo alguma coisa que lhes permitirá se sair bem em alguma prova e colher resultados no curto/médio prazo. Logo, são objetivos diferentes, as mesmas técnicas nem sempre funcionarão.
Eu faço essa tecnica feynman e em sabia kkkk muito boa, funcina mesmo ! Eu as vezes fico conversando comigo mesma sobre o assunto até eu perceber que eu gravei e consigo falar com mais clareza o conteudo.
🥰 só vim dizer que você merece do bom e do melhor!
Eu cantava os assuntos das provas deste o 5 ano e as meninas mim chamavam de doida mas realmente funciona!
Para aprendermos melhor qualquer conteúdo é muito importante associa-lo a música clássica barroca, pois, pela sua frequência, ela conduz o conhecimento para a memória de longo prazo, a que retém o conhecimento por mais tempo . Esta é a técnica de Aprendizagem Acelerada ou Aprendizado Acelerado. Pratico muito isso com meus alunos e comigo e os resultados são, no mínimo, ótimos . Eu sou professora de Física, de Matemática, Química, todas as disciplinas do Ensino Médio, de algumas do nível superior, inclusive Orientação à escrita e apresentação de Monografias/TCC, de métodos eficientes de estudo. Isso leva a desenvolver todas as inteligências. É claro que leva tempo e necessário desenvolver esse hábito de estudar assim. Jesus continue lhes abençoado poderosamente em tudo!!! Muito grata pelo vídeo e pela oportunidade de comentar!!!
Como assim?colocar nas letras da música as matérias ?
@@kaduferreira9830 não é colocar nas letras das músicas as matérias. Vc pode até fazer paródias com as matérias, usando músicas/ritmos que gosta, O que também facilita o aprendizado, pois somos energia e somos movidos a ondas (Física Ondulatoria ou Acústica). O que disse é que devemos estudar ouvindo músicas estilo barroca (um tipo especial de música clássica, como Chanon, de Pachebel) pois elas têm a frequência adequada para facilitar o aprendizado, levando/gravando o conteúdo em nossa memória de longo prazo, como o subconsciente e o inconsciente. Faz parte do método Aprendizagem Acelerada. Tem a ver com a Física Quântica, Ondulatoria... MUITA GRATIDÃO por sua inteligente pergunta! Quem pergunta vai mais longe, disse um filósofo. MUITA GRATIDÃO!!! JESUS continue lhe abençoando poderosamente em tudo!!!
Eu estudo assim...estudo sobre todos os aspectos de um assunto e crio um bom conhecimento sobre o assunto .e consigo fazer links das coisas. Ficam surpresos
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender!
Pense como um gênio: amzn.to/2QidckB
Gostei bastante do vídeo e vou aplicar todas as dicas nas minhas leituras. Obrigada pela informação 😊
Que bom que gostou Grazi! Mto obrigado pelo seu comentário =))
Ser um gênio não tem nada a ver com o conhecimento, mas sua principal característica é a capacidade de aprender!
Pense como um gênio: amzn.to/2QidckB
Boa parte dos gênios fazem leitura dinâmica, esse livro pode ser um diferencial na vida das pessoas além de estar barato 😃 go.hotmart.com/C57744264T
Tudo isso que foi explicado é muito bom!
Se também fizermos uma boa leitura ou estudo logo antes de dormir, funciona para assimilação do conteúdo. Sim, pois tudo que se faz dez minutos antes de dormir perdura durante o sono. Meditar sobre uma leitura ao dormir com tranquilidade é certeza da da assimilação. Muito obrigada!
Todos esses métodos são bons. Nunca me esqueço de um professor de matemática ensinou a tabuada cantando.
Só p/ COMPARTILHAR.......
Agradeço pelo o hábito que eu criei de criticar a mim mesmo quando não consigo resolver algum problema e recentimente bati de frente com um que é conseguir ler um livro. E resumindo....
Bastou dois livros lidos e hoje aprendi a ganhar dinheiro sem trabalhar aonde aproveito meu tempo aproveitando meus 22 anos😉😁 (NÃO DESISTÃO DE SEUS POTÊNCIAS👊).
Entender o contexto,ou a história que nos fez chegar até aquele assunto,repetir para si mesmo e se possível,praticar no dia a dia com outras pessoas,usar o que foi lido e juntar com o que já sabe formando uma linha de raciocínio. Gostei do vídeo. As testemunhas de Jeová usam essas mesmas técnicas para aprender e ensinar.
Rina Sacra sou uma TJ e e assim mesmo!😍
Obrigado O senhor é um gênio até prever as coisas inclusive o Coronavirus.
Isso é mais que ler livros e memorizar sua mensagem. Ele estuda enquanto lê. Não atoa virou o homem que é e conseguiu através de seu negócio impactar o mundo inteiro.
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Eu uso mapas mentais. Ajudam muito na memorização
Eu sempre falo pra frente do espelho, me ajuda bastante!!
Pobres' dos que não suportam ler !
Obrigada ,ótimo vídeo!
Sou autista e não consigo ler duas frases sem dificuldade... Depende muito os casos. Uso sempre o leitor de textos do Google e o microfone para digitar
Essa técnica de transformar a aprendizado em música é muito interessante. Os judeus usavam essa técnica, na bíblia vemos que as partes mais importantes era transformadas em cânticos para que o povo pudesse memorizar de forma mais fácil
TECNICA FEYNMAN.
TRANSFORMAR TUDO EM MÚSICA
É técnica da música serve para decorar algo mesmo sem ger profundos conhecimentos sobre o assunto. Eu particularmente desaprovo porém para quem vai fazer cursinho, é uma ótima opção.
Eu sou viciado em assistir videos no RUclips e ler comentarios.
E bem produtivo eu tbm.faco assim
Isto é um vicio. Eu Tenho que acabar com isso.excesso demais atrapalha.
És um TDAH
2
Também adoro ler comentários.
Eu estudo assim: leitura até entender o assunto, depois escrevo tudo que eu entendi ,só que com as minhas próprias palavras. Como vocês estudam ?
E uma boa maneira por incrível que pareça eu já tinha pensado nisso mais vou utilizar dessa vez de fato
Eu uso a técnica Feynman e nem sabia que usava
Minha cabeça é estranha, as vezes eu estou estudando e sinto que não estou absorvendo nada. Mas depois de um tempo, quando estou fazendo outra coisa, esse conhecimento começa a vir do nada.
Eu faço algumas perguntas sobre as matérias e respondo-as, a cada vez que eu erro eu respondo tudo de novo até memorizar, depois eu passo tudo pro meu caderno sobre o que eu aprendi
Essa maneira é muito boa
Eu amo ler...os livros sempre foram meus melhores amigos amoo livros 🥰🥰🥰🥰
Eu gosto dessa técnica faço sozinha...
É verdade nunca esqueci: li na capa da revista coisas francesas.Vi vovo assistindo TV...kkkk
É! De fato faz todo o sentido técnica tais.Muito obrigado pela dica.
Ja fazia essa segunda técnicas, realmente e boa. As vezes me perguntava, será se estou ficando louco falando sozinho? Agora tenho certeza que nao. 🙂
Meu sobrinho estuda alto e como se estivesse dando aula. Já passou em alguns vestibulares e empregos. Alem de, desde pequeno só tirar boas notas. Tudo para mim é um somatório. Todos podem e tb tem limitações.
Estabelecer cadeias de ideias é a técnica de Gates. Recomendo a leitura de três livros para auxiliá-los: A educação da vontade de Jules Payot, A vida intelectual de Sertillanges e O trabalho intelectual de Jean Guitton.
Beleza, COA
Dom Quijote
Muito obrigado!
OBRIGADA PELO CONTEÚDO🌻Estou na fase de auto conhecimento, lendo livros, porém quando estou no fim da frase ou página as palavras somem da cabeça ou ficam soltas no ar, rendimento zero, tenho que ler duzentas vezes, mas entendi o "CONTEXTO" desse vídeo.😁
Obrigado pelo seu comentário! :) isso é bem comum...e acaba se tornando um problema pq perdemos mto tempo em uma única página ás vezes né? Mas continue lendo e buscando autoconhecimento, parabéns!! Vou tentar fazer um vídeo com dicas para melhorar a concentração.
Life Pins OBRIGADA🌻 ESPERO ANSIOSA PELO VÍDEO.
Esse cara é um iluminate!
Minha memória e a coisa mais louca que já vi na vida. Estudo e não guardo, 5 dias depois começo a lembrar tudo. E cabuloso.... E como falou ai de música eu não guardo nenhuma.
Kkkk somos dois, não tem nenhuma música sequer que eu saiba de cor kkk
Somos três kkkk
somos 4
@@raffaellucas6047 eu escuto uma música 2 vezes e já consigo lembrar de quase toda a letra e toda a sua melodia, pode ser de 10 anos atrás se eu escutar hoje eu lembrarei da letra, mas não consigo guardar exatamente nada sobre estudos, matérias e etc
@@clairovibes8245 oloko kkk o maximo que eu decoro é o refrão
Essas técnicas eu já aplico em minhas leituras, com exceção da última rs.
A técnica q eu passei a ultilizar que foi dita ai no vídeo que é muito boa é a de buscar a informação mais profunda a cerca de um determinado assunto q te chamou a atenção ou vc ñ entendeu e foi procura mais a fundo o q realmente aquilo significa. Essa técnica é muito boa, porque se vc ñ procurar de imediato o q aquele determinado assunto significa, vc vai fica sempre batendo na mesma tecla tentando entender e nunca vai conseguir, por que vc ñ busco a fundo pra saber seu significado. Espero poder ter ajudado vcs, destacando essa parte em questão, pois pra mim m ajudou muito, porque quando vc passa a conhecer o assunto real, é melhor do q vc decora ele, sendo q quando eu ñ conhecia essa técnica eu achava q era preciso decora àquilo forçando a minha mente várias vezes, sendo q todo segredo é apenas vc pesquisa fundo por ele e apenas passar a enterde-lo de forma natural sem ter q força tanto sua mente.
Já faço isto. Para mim, funciona muito bem.
Dicas muito boas são as dadas pelo querido Professor Pier
Grande professor Pier!
uma dica interessante é estudar de madrugada ou assim que acordar eu sempre lembrei .
Obrigado, gratidão e sucesso 🙏🏻
Uai então eu tô top pq sei contar o conteúdo de qualquer livro que eu li, inclusive os que já tem muitos anos.
Diony... mem ensina ! Favor
Parabéns pra vc.
@@angelicateles8594 haha obrg
@ELIs liz Haha
@@Xaviladrink uai criatura basta empolgação, só leio aquilo q me interessa, daí eu leio muito sedento, de forma q a emoção e o prazer por aquilo, faz com q aquele conteúdo fique gravado na minha memória, simples assim, haha bj😘
Quando eu era novinha, lia inúmeros livros.
Passei anos sem ler e agora estou tentando ler e não consigo me concentrar
É só ler todo dia que uma hora a concentração fica aguçada de novo
A de transformar tudo em música eu já usei e uso até hoje. Na minha aponião e bem mais eficaz.
Excelente vídeo, mesmo! Vou pegar essas dicas
Uma técnica q funciona comigo,na compreensão e aprendizado memorização do que estou lendo, e colocar uma musica instrumental, no meu caso amo harpa, melodias suaves.
1) Estudar tudo sobre o assunto e buscar sua origem
2) Usar a Tecnica Feynmann (Brincar de professor)
3) Transformar as coisas em musicas ou fazer abreviacoes, referencias, etc.
Eu amo ficar falando comigo mesma, eu entendo tudo que aconteceu e fico explicando pra mim mesma o que aconteceu kkkkkkkkl
Eu também, amo explicar para mim mesma😂❤😊
Kkkkk isso é muito bom
@@dilmatamiriz4244 kkkkkk
@@AnaBarbosadeSousa pior que é
na quarta série a turma não conseguia aprender a tabuada do 9, aí a professora fez uma musica com ela, a letra era a tabuada mas tinha a melodia da música "ciranda cirandinha", depois disso a turma aprendeu como eu lembro a tabuada toda cantando ela.
Magnífica todas as Lições parabéns
Quando chegou o final do video eu ja havia esquecido o assunto.
A minha é copiar...se eu escrever até lista de compras eu lembro...fiz esse teste recentemente e é certeiro
Vou colocar em prática, muito obrigado!
Amém🙏👋❤❤❤amei essa dica.que Drus te abençoa viu🌷🌷🌷🌷🙏
A técnica de Bil Gates é entender o contexto por trás daquilo que você lê
Muito obrigado pela informação nobre !
Gostei bastante!
Sou muito boa em memorizar músicas
Quero ouvir e assistir tudo que tiver adoro
Muito bom, meu querido....Obrigado pelo conteúdo.
Muito Obrigada. Estou gostando muito desse vídeo.
Dicas interessantes... Gostei e vou passar a segui-lás
Muito bom parabéns 🎉 gostaria de saber mais gratidão
Quem não lê, mal ouve, mal crê e mal vê. ⭐💖⭐
Tive uma ideia, vou escrever as perguntas relacionadas ao meu conteúdo (tipo uma prova) e tentar resolver, (mas só das partes mais importantes) depois só estudar a minha revisão e ter uma prova bem sucedida.
Quando receber as minhas notas, voltarei aqui e digo se funcionou.
Uso uma técnica fazendo perguntas...Quem disse o que? Quando? Onde? Como? Faço também o OIA observar, interpretar e aplicar...fora disso não consigo me concentrar!
Por favor, faça um vídeo com a música da tabela periódica. Estou de recuperação. Preciso urgente saber isso. Obrigada,!
Essa técnica Feynman nem sabia de sua existência e eu já fazia desde a infância quando era pra apresentar trabalho na escola… usava mnemonicos sem nem saber o que era pq era mais fácil de lembrar
BILL GATES HOMEM DE LEI ,INTELIGENTISSIMO inventor da informação!à longa distância.
Vá pesquisar sobre as vacinas que ele está financiado