"Dragões alados eram perigosos, mas os mais terríveis não tinham asas" Essa citação talvez seja a que mais desconstrói a imagem do "dragão padrão" de recém chegados ao universo tolkeniano. Muito bom!
Eu sou um desses! hahahaha. Mas, considerando uma cultura cujas armas eram arcos e flechas, penso ser um tamanho respeitável. Agora estas informações sobre a natureza maligna e verdadeiro poder deles eu achei impressionante. Para o cinema (e nossa cultura também) só o tamanho físico pode representar o poder de algo, mas Tolkien conseguiu ver muito além disso!! Não são as asas, fogo, tamanho, super couraça o pior, mas uma natureza encantadoramente maligna e terrível. Sabendo disso eu consigo entender como o autor conseguiu conceber o Bilbo e a comitiva de anões tendo condições de "enfrentar" o Smaug. Porque, na boa, o Smaug do filme nem com tanque de guerra da muita coragem para enfrentar! hahahaha Excelente aula!
29:39 Realmente, os dragões eram muito importantes para Tolkien. Tem inclusive uma frase dele referente a essa importância: "Simplesmente não é uma aventura que valha a pena contar se não houver dragões."
O mais legal disso é possivelmente a lógica dos dragões que rastejavam serem mais terríveis, talvez por suas barrigas não ficarem tão expostas, tornavam eles ainda mais desafiadores, já que um dos seus pontos fracos não ficava tão exposto.
Fantástico vídeo!!! Um tema aparentemente tão simples com uma profundidade mitológica e etimológica fantástica! Fartas ilustrações, trilha sonora, pesquisa séria enfim... a qualidade característica do canal. Parabéns, e obrigado por realizarem este trabalho!
É tão bom ver as palavras do autor nessa palestra, como quando fala de ganância e ódio dos dragões e faz alusão ao fogo. Esse tipo de fala que é inspirador para mim. E isso com toda a questão de virtude e sua antítese na obra toda é ainda mais inspirador.
eu escrevi dois livros de ficção científica mas parei, pensando que estava fazendo errado mas tolkien escreveu os livros dele quase da mesma maneira que eu escrevi, tô pensando em reescrever eles dois e prosseguir
desculpa mas lendo os livros eu sempre imagino o smaug falando com a voz do guilherme briggs naquele vídeo dele dublando lá "no inferno não existe água, não existe comida, NÃO EXISTE porra nenhuma, mas televisão HÁ"
Tolkien deve ter algum fascinio para os dragões,apesar das lendas diversas sobre os dragões,eles realmente sao muito poderosos e assustadores.... Ah sim,estou aguardando ainda um TT sobre o Frodo,hein...Abraços meus caros amigos....
Muito bom o vídeo! Os dragões da obra de Tolkien podem ser bem menores que os de outros mundos fantásticos, mas com certeza estão entre os mais perigosos, devido à sua astúcia, inteligência, vida longa, e é claro, sua malícia!!! Dragões de Dungeons and Dragons, por exemplo variam muito entre espécies selvagens de pouca ou média inteligência e somente os dragões mais velhos e os anciãos chegam a possuir grande conhecimento e sabedoria.. Já no caso de Tolkien, temos o exemplo de Glaurung que desde jovem já possuía grande astúcia e inteligência.
Sei que to comentando longe do lançamento do video, mas um adendo que percebi. Faz muito sentido o senhor do escuro usar espírito de ganância para criação de dragões, pois deveria ser os últimos que ainda restavam, pois balrogs e outras bestas devem ter em sua constituição espíritos com outros valores malignos. A Ganancia gera deslealdade, é possível que muitos dragões tinham em mente ter o lugar do próprio senhor do escuro, mas é claro que são sensatos e inteligentes, não fariam tal coisa com o poder que eles possuem. Também dá para perceber bastante a isso com smaug a independência e a individualidade dos dragões , quando ele sente as variações de poder entre luz e trevas com o retorno de Sauron em Dol Guldur , mas não liga pra isso e sim os anões que ameaçam sua grande pilha de tesouros em Erebor, entrando em contravenção com seu real proposito, que era de servir como uma arma para as trevas.
Legal o comentário, Pedro. Com certeza, ganância é a palavra quando se fala de Dragões. Inclusive, há coisas bem interessantes a se falar relacionando essa espécie ao ouro. Pretendemos abordar isso no futuro. Abraços.
Pedro Henrique Rodrigues Mendes eu so discordo que o proposito dos dragões sejam as trevas e sim servir o senhor do escuro mesmo concordando que eles invejavam aquela posição e sobre os outros espiritos os baurogs eram varaukar espiritos de força!
Assistindo seu vídeo sobre os dragões me acometeu quase imediatamente carcharot, não pelo tipo de feras que eram, mas sim pela discrição que tomam nos livros, gostaria muito de saber mais sobre o grande lobo.
Excelente vídeo, parabéns! Dragões são top. Gostei do esclarecimento sobre a palestra. Não vejo problema com dragões de 6 metros; acima de tudo, como fica claro, no legendário de Tolkien, eles devem ser entendidos como inimigos poderosos, perversos, malignos... As pessoas estão mais acostumadas com a imagem do dragão atual, uma besta feroz, gigante, que cospe fogo e voa, e não com o mais lendário dragão de coração pervertido, mente poderosa e cheio de magia e veneno, capaz de hipnotizar com os olhos e amaldiçoar com as palavras.
Muito bom, como sempre agradeço a expansão nos mundos de fantasia em minha cabeça por meio do estudo e divulgação que vocês fazem do professor Tolkien, me sinto cada vez mais inspirado e ansioso à escrever meu próprio legendário, e o canal certamente me ajuda a assimilar muitos fatos e acontecimentos de forma mais rápida e ainda assim muito prazerosa, Parabéns mesmo.
Obviamente que nossa sede (ao menos a minha) por criaturas titânicas nos traz alguma decepção por Tolkien conceber essas criaturas com um tamanho tão inexpressivo. Apesar disso, é muito bom conhecer o pensamento do professor sobre essas criaturas e até nos permitir imaginar melhor no momento da leitura. Em tempo: parabéns pelo trabalho. Que pesquisa rica e completa!
Amigo, 6 metros parece pouco porque não enfrentamos mais animais em combate direto. Um touro que mal chega a 3 metros de comprimento pode matar várias pessoas (sem armas de fogo), mesmo sendo um animal comum.
Que trabalho sensacional!! Ficou conciso e profundo. Uma verdadeira aula! Grande abraço, irmão! Obs: esses dragões metálicos me remeteram ao "Cavalo de Troia".
Conheci o TT pesquisando sobre o dragão Ancalagon, fiquei um pouco decepcionado inicialmente sobre a questão dos tamanhos, mas depois entendi e então comecei a ver todos os vídeos do canal e acompanhar cada lançamento. Estou ansioso para ouvir mais sobre Glaurung, que é meu dragão favorito. Abraços.
Eu fui assistir o vídeo sobre o Bard, onde ele relembrou que na semana anterior tinha falado sobre o Smaug, e no ep do Smaug, lembrou que falou sobre os dragões... E olha que já tem citações aqui, mandando para outros eps, e quando continuar os outros, tem outras referências... :D Esse é o "Serjão" kkkkkkkkkkkkkkk
Faz sentido 6,1 m, tipo na maioria das representações de São Jorge o dragão era menor que o cavalo e mesmo assim tinha que ser um cavalheiro forte pra vence-lo
No próprio tibia, que eu também considero um grande rpg, os próprios wyrm conseguem ser mais perigosos que os próprios dragon lords, devido ao seu grande poder físico, agilidade, e essessivas habilidades mágicas.
Incrível! Dragões, as mais amadas e melhores criaturas de Arda. Essa parte de tentar descobrir o nome porque eram capazes de amaldiçoar aquele que o matasse foi demais. Me fez repensar a conversa que Bilbo tem com Smaug. Vivendo e aprendendo... \o/
Sempre tive dúvidas dos poderes "mágicos" dos dragões, Glaurung em especial, esse vídeo foi bem esclarecedor agora que atentamos para o espírito maligno que habitava o grande verme. Parabéns pelo vídeo, muito bom!
Sempre achei que Smaug fosse o último Dragão por causa deste trecho d'O Hobbit: "- Assim, chega a neve depois do fogo, e mesmo os dragões chegam ao fim! - disse Bilbo, dando as costas à sua aventura." É o último parágrafo do cap. XVIII "A viagem de volta". Mas talvez ele estivesse falando apenas da vida de um dragão, e não da espécie como um todo. De qualquer forma, foi ótimo esclarecer isso.
Sempre bom ver os seus vídeos, seu conteúdo sempre ajuda a melhorar minha narrativa que espero um dia que leia e quem sabe goste, rs, parabéns pelo bom trabalho.
Muito obrigado, Jean. Fico lisonjeado com o comentário. Espero fazer por merecer o elogio. Com certeza, espero um dia ler algum material seu. Forte abraço!
Não vejo problemas em um dragão de seis metros, é tamanho o suficiente para ser intimidador, ainda mais com o armamento que possuíam pra ir contra ele. Ótimo vídeo, perfeito para o esclarecimento de muitos!
Excelente vídeo, foi realmente um intensivão kkkkk, eu achava que Smaug fosse o ultimo. Quando vc falou que os dragões tentavam saber os nomes das pessoas para amaldiçoarem mesmo no leito de morte, vc falou sobre Os filhos de Húrin que trata-se da maldição da família, o trecho que eu gravei para o TT 100 foi sobre a maldição de Mandos. então pensei, vc acha que teria possibilidade de fazer um vídeo falando sobre as Maldições ? quem foi o primeiro a proferir uma, como elas funcionavam, quais foram as maiores e piores, ela só tinha efeito quando era feita por um ser mágico ? ou não pq lembro que teve o caso dos homens da montanha que juraram ajudar Isildur na luta contra Sauron, e eles os traiu, e Isildur os amaldiçoou, mas isso foi um caso a parte ou teve outros. sacou? obrigado por mais este video, grande abraço.
Aí está um tema que gosto bastante dragões confesso que a informação do tamanho dos dragão das histórias do professor na época me pegou de surpresa mais nada de mais já que temos todas as informações que o proprio professor deu. Ou seja tamanho também não quer dizer nada no caso dos dragões de suas história e sim seu o espírito maligno que abita seu corpo e faz bastante sentido. As explicações estão aí e é isto que importa👍🏻😊🤩🐲🤍
queria saber se no livro fala o tamanho do smaug pq pra mim no filme ele ficou muito grande mas não me lembro se tolkien já falou o tamanho dele em algum livro mas pelo jeito q foi morto no livro não acredito que tenha mais de 25m. abraço
Guilherme, nesse mesmo vídeo falamos da Palestra Sobre Dragões, proferida por Tolkien em 1938, em que ele afirma que o tamanho de Smaug era de 6,10m. Abraços.
Provavelmente Maias, que seguiram Melkor ainda na época da Musica dos Ainur, e cairam junto com ele. Parece que Balrogs tambem eram Maias, espiritos de fogo.
Muito bom! Não tenho necessidade de Dragões gigantes. Talvez por esse motivo concordo que o Dragão tem que ser Grande o suficiente para ser real sua possível derrota.O tema da Maldição dos dragões é um assunto que tenho interesse. Poderia ser tema de algum TT , a Maldição lançada por Melkor também. Era possível livrar se delas? Como influencia as gerações? Parabéns Sérgio ,Escudo de Carvalho:) as Ilustrações escolhidas ilustrando o texto e contexto para não deixar dúvidas!!!
#EuAmoGlaurung que bom que terá um #TT próprio! A única coisa que eu não entendi até agora Sérgio, é a nova teoria da relatividade do tempo que você criou... o vídeo diz 30 min., mas o tempo aparente que passou, não vai além de 10 min...
Existem outras histórias em que os dragões tem essa ganância por ouro e tesouros? Pra mim os dragões de Tolkien são um paralelo ao próprio diabo na bíblia, que "Veio para matar, ROUBAR e destruir"
Os dragões eram inspirados em fósseis de dinossauros. Muitos desses fósseis eram encontrados em minas de ouro e joias. Assim surgiram as lendas sobre dragões ladrões e guardiões de tesouros.
A real é que a galera cria imagens de dragões colossais em sua mente por causa do cinema, em o Hobbit retrataram smaug de forma gigantesca, no livro ele é nitidamente menor com base nas ilustrações, mas como o pessoal viu o smaug gigantesco no cinema eles imaginam que os outros dragões da terra média da primeira era devem ser muito maiores que ele e acabam criando essa imagem colossal na mente, além tbm das artes conceituais criadas por fãs
Guilherme, dê uma conferida no vídeo onde mostro minha coleção: ruclips.net/video/YyLCu1X7xGM/видео.html Depois desse, veja as partes 2 e 3. Acho que vão te ajudar ;) Abraço.
Alguém sabe me dizer se esse desenho que aparece aos 18:30 foi feito por tolkien? Por que se for um desenho oficial da pra ter uma base do tamanho de smaug.
Outra coisa, quando você diz: "pelo menos 20 pés", não quer dizer que o tamanho era exatamente 20 pés; o que quer dizer, é que um dragão com menos de 20 pés não era um dragão respeitavel. más é claro, @Tolkien Talk, pode só ter se expressado mal.
Grande video !!!!! Estou a ler SdA no capitulo de Tom Bombadil.... a parte da colina das Antas de Frodo quando eles ficam presos quem é q Merry supostamente sera ???????
Olá, Bernardo. Aqui na tradução brasileira essa região é chamada Colinas dos Túmulos, e os seres que vivem lá são as Criaturas Tumulares. Não sei qual foi o termo utilizado na edição portuguesa...... Muito obrigado pela presença. Abraços!
Elder, a Flecha Negra fazia parte da linhagem de Girion, antigo Senhor de Valle e foi passando por gerações até Bard, o Arqueiro. Ela não tinha relação com os anões.
uma coisa que sempre achei curioso sobre dragões, foi que seu fim nunca foi por mãos e elfos ou mesmo de anões, mas sempre por homen, salvo earendil que era meio elfo, mais filho de Tuor que também matou um e parente de Túrin, se nao fosse a casa de Hador teria uns par de verme por ai ainda.
Vocês estão pedindo para que seja traduzido novamente a auto biografia de Tolkien. Que tal pedir pra Martin fontes para traduzir os 12 livros histórias da terra média.
Olá, Valter. A biografia já está traduzida e em processo de revisão. Quanto aos 12 volumes, a editora já convidou Ronald Kyrmse para traduzir, mas ele ainda não tem tempo suficiente para realizar o trabalho. Abraços.
Opa, esse TT foi pra mim também. Fabulosas criaturas são os dragões, pena que na Terra-Média sejam todas malignas, pelo menos as que vi. Essa palestra tem alguma publicação oficial? Eu gostaria de fazer um pedido, queria saber se tem como em algum TT explicar cronologicamente como os anões foram pra Moria, depois os orcs tomaram de conta de lá e como depois de O Hobbit eles foram pra lá de novo e foram mortos (como sabemos de LotR), assim, faz um bom tempo que pesquiso e apesar de achar os conteúdos não consegui entender completamente. Se for possível agradeço. Em um TT ou respondendo aqui mesmo.
Olá, Thomas. Como eu disse no vídeo, a Palestra sobre Dragões nunca foi publicada na íntegra, apenas algumas partes em livros diferentes. Essas partes publicadas são "oficiais" pois foram retiradas diretamente dos manuscritos de Tolkien. Quanto ao seu pedido, essa cronologia pode ficar confusa mesmo. Pode deixar que será explicada no vídeo sobre o Povo de Durin. Abraços.
Então em termos de classificação podemos dizer que existiam pelo menos duas espécies de dragões conhecidos: 1 - Urulóki, que eram os dragões que cospiam fogo, tambem chamados de grandes vermes, estes não possuiam asas e eram considerados os maiores e mais poderosos, encabeçados por Glaurung. 2 - Dragões frios, que não produziam fogo, estes eram menores e alados. Obs1: As duas espécies podiam lançar feitiços e encantamentos e o seu poder dependia mais do espírito maligno que o habitava do que suas caracteristicas fisicas. Obs2: Contudo, Acalagon e Smaug mesmo possuindo asas não eram dragões frios pois cospiam fogo, logo podemos inferir que eram uma subspécie ou evolução dos Dragões frios ou dos Urulóki? Ou uma mistura das duas espécies feita por Morgoth na tentativa de criar um tipo de dragão mais poderoso? (Eu acredito nessa ultima)
Por mais que eu adore dragões gigantescos... Se o professor quer que seus dragões sejam de X" tamanho... então fim da conversa... o tamanho é X"... Ao mesmo tempo eu também entendo porque nos filmes o Smaug é maior!! Aquele tamanho deixou ele aterrorizante!! No caso dos filmes... como a midia é diferente em relação aos livros as coisas acabam tendo que ser adaptados!! Mas de qualquer maneira otimo video como sempre!!
Realmente sobre o tamanho físico dessas criaturas, fiquei meio decepcionado! Crocodilos do Nilo e de água salgada são em média de seis a sete metros de comprimento! Talvez por esperarmos feras épicas de proporções abissais, grandes como baleias, ou altas como elefantes pudessem-nos ser mais criveis de vencerem exércitos e heróis épicos! O cinema e desenhos animados ajudam a alimentar esse tamanho colossal! Haja vista Tiamat do desenho da Caverna do Dragão, ou até os dragões do filme Reino de Fogo! Bom! Talvez não pegamos o sentido do verdadeiro 'dragão' que o Sr. Tolkien quis mostrar! Sabe...!
Petrius, os goblins são a mesma coisa que orcs, e já temos 2 vídeos contando as origens completas deles (parte 1 - ruclips.net/video/XhA1LybhtfM/видео.html) (parte 2 - ruclips.net/video/nsllmPzewLY/видео.html), mas em breve falaremos mais sobre essa raça, beleza? Abraços.
Isso eu já suspeitava, mas como o cruzamento de Goblins e Orcs pode ter gerado Os Uruk Hai que são resistentes ao Sol se tanto Goblins quanto Orcs tem esta fraqueza?
Na verdade, os Uruks vieram de Mordor, e são um tipo de Orcs. Somente no filme que eles são cruzamento de alguma coisa que não lembro heheheh. Assim como os Orcs originais foram deturpações de outras raças, possivelmente Sauron deturpou de outra forma ou conseguiu fortalecê-los a ponto do Sol não os incomodar tanto.
Victor, está sim. Embora eles não sejam realmente falcões do inferno, foi assim que eles foram chamados por um personagem de O Senhor dos Anéis (Beregond, de Gondor). Como Beregond os chamou assim, alguns leitores acabaram adotando o nome. Abraços.
"Por tamanha a minha grandeza , meu poder estelar tão grande q moldou minhas estrelas feitas ao meu poder ... N são comparáveis a sua mísera "galáxia" medíocre" Aurelion sol , o dragão estelar
Excelente, mais uma vey, parabéns! E o pior é que ultimamente o cinema tenta criar dragões bonzinhos, mas sempre foi em todas as culturas uma representação do Mal, no fundo é um reflexo do relativismo que prega que o bem e o mal dependendem da opinião de cada um, tudo é relativo. Não entendo bem da história mas parece que este jogo/filme Warcraft em até "orcs bons"
Concordo plenamente! Hoje em dia, a tendência é desconstruir as velhas tradições, colocando dragões bonzinhos ou bruxas do bem. Professor Tolkien deve se revirar no túmulo sempre que isso acontece, tendo sido ele um defensor dos contos de fadas tradicionais. Quanto ao Warcraft, eu vi o filme e achei legal, mas realmente só como entretenimento rápido, pois há mesmo Orcs do bem (que sacrilégio!). Muito obrigado pela presença, meu amigo. Forte abraço.
Sei que este comentário é antigo, mas não pude ficar indiferente diante de um erro sociológico tão grande. Está redondamente enganado dizer que o dragão "sempre foi em todas as culturas uma representação do Mal". Isso é verdade para a cultura Ocidental, mas não é nem de longe assim nas culturas orientais, como no Japão, na China e na Coréia. Na mitologia japonesa dragões não representam o Mal, mas forças da natureza, como as águas e as tempestades. Eles também costumam estar relacionados com sabedoria, e não com força, como costuma ser nas representações ocidentais. Muitos dragões, no Oriente, possuem o estatuto de divindades, sendo mais do que meros seres mágicos ou representações malignas. Sobretudo após a consolidação do cristianismo, os répteis em geral foram atrelados ao mal, sendo considerados traiçoeiros e perigosos (a serpente que teria tentado Eva no Éden). Mas isso não ocorre no Oriente. A cultura ocidental é paradigma apenas para ela mesma.
"Dragões alados eram perigosos, mas os mais terríveis não tinham asas" Essa citação talvez seja a que mais desconstrói a imagem do "dragão padrão" de recém chegados ao universo tolkeniano. Muito bom!
Perfeita colocação, Gabriel. Valeu, abração!
Eu sou um desses! hahahaha.
Mas, considerando uma cultura cujas armas eram arcos e flechas, penso ser um tamanho respeitável. Agora estas informações sobre a natureza maligna e verdadeiro poder deles eu achei impressionante. Para o cinema (e nossa cultura também) só o tamanho físico pode representar o poder de algo, mas Tolkien conseguiu ver muito além disso!! Não são as asas, fogo, tamanho, super couraça o pior, mas uma natureza encantadoramente maligna e terrível. Sabendo disso eu consigo entender como o autor conseguiu conceber o Bilbo e a comitiva de anões tendo condições de "enfrentar" o Smaug. Porque, na boa, o Smaug do filme nem com tanque de guerra da muita coragem para enfrentar! hahahaha
Excelente aula!
"alguns do mais terríveis"
@@TolkienTalk Onde posso encontrar aquele mapa em 3d visto a partir do minuto 20:11 do vídeo , obrigado .
@@Lucas-zk4xl Obrigado .
29:39 Realmente, os dragões eram muito importantes para Tolkien. Tem inclusive uma frase dele referente a essa importância:
"Simplesmente não é uma aventura que valha a pena contar se não houver dragões."
O mais legal disso é possivelmente a lógica dos dragões que rastejavam serem mais terríveis, talvez por suas barrigas não ficarem tão expostas, tornavam eles ainda mais desafiadores, já que um dos seus pontos fracos não ficava tão exposto.
As citações, ilustrações, os detalhes no mapa, as citações da palestra, explicações, vídeo tão bom, parabéns como sempre.
Smaug merece um TT só dele hahaha. Muito bom o vídeo!!!
Vai ter, João Paulo. Obrigado e um abração.
Fantástico vídeo!!! Um tema aparentemente tão simples com uma profundidade mitológica e etimológica fantástica! Fartas ilustrações, trilha sonora, pesquisa séria enfim... a qualidade característica do canal. Parabéns, e obrigado por realizarem este trabalho!
Muito obrigado, grande Romulo :D
Abração!
É tão bom ver as palavras do autor nessa palestra, como quando fala de ganância e ódio dos dragões e faz alusão ao fogo. Esse tipo de fala que é inspirador para mim. E isso com toda a questão de virtude e sua antítese na obra toda é ainda mais inspirador.
Obrigado pelo conhecimento!
E nós agradecemos pela audiência, Edgar. Abraços!
TT Épico valeu Sergao👍
Estou escrevendo um livro de fantasia e vim ao ver qual era a concepção do Tolkien
eu escrevi dois livros de ficção científica mas parei, pensando que estava fazendo errado mas tolkien escreveu os livros dele quase da mesma maneira que eu escrevi, tô pensando em reescrever eles dois e prosseguir
Mais um curta metragem do TT
A parte boa do Smaug ser titânico no cinema é que isso da embasamento pra aquela voz potente e intimidadora.
desculpa mas lendo os livros eu sempre imagino o smaug falando com a voz do guilherme briggs naquele vídeo dele dublando lá "no inferno não existe água, não existe comida, NÃO EXISTE porra nenhuma, mas televisão HÁ"
Tolkien deve ter algum fascinio para os dragões,apesar das lendas diversas sobre os dragões,eles realmente sao muito poderosos e assustadores....
Ah sim,estou aguardando ainda um TT sobre o Frodo,hein...Abraços meus caros amigos....
Sugestão anotada! Obrigado e um abraço, Mulder!
Muito bom o vídeo!
Os dragões da obra de Tolkien podem ser bem menores que os de outros mundos fantásticos, mas com certeza estão entre os mais perigosos, devido à sua astúcia, inteligência, vida longa, e é claro, sua malícia!!!
Dragões de Dungeons and Dragons, por exemplo variam muito entre espécies selvagens de pouca ou média inteligência e somente os dragões mais velhos e os anciãos chegam a possuir grande conhecimento e sabedoria..
Já no caso de Tolkien, temos o exemplo de Glaurung que desde jovem já possuía grande astúcia e inteligência.
Sei que to comentando longe do lançamento do video, mas um adendo que percebi. Faz muito sentido o senhor do escuro usar espírito de ganância para criação de dragões, pois deveria ser os últimos que ainda restavam, pois balrogs e outras bestas devem ter em sua constituição espíritos com outros valores malignos. A Ganancia gera deslealdade, é possível que muitos dragões tinham em mente ter o lugar do próprio senhor do escuro, mas é claro que são sensatos e inteligentes, não fariam tal coisa com o poder que eles possuem. Também dá para perceber bastante a isso com smaug a independência e a individualidade dos dragões , quando ele sente as variações de poder entre luz e trevas com o retorno de Sauron em Dol Guldur , mas não liga pra isso e sim os anões que ameaçam sua grande pilha de tesouros em Erebor, entrando em contravenção com seu real proposito, que era de servir como uma arma para as trevas.
Legal o comentário, Pedro. Com certeza, ganância é a palavra quando se fala de Dragões. Inclusive, há coisas bem interessantes a se falar relacionando essa espécie ao ouro. Pretendemos abordar isso no futuro.
Abraços.
Pedro Henrique Rodrigues Mendes eu so discordo que o proposito dos dragões sejam as trevas e sim servir o senhor do escuro mesmo concordando que eles invejavam aquela posição e sobre os outros espiritos os baurogs eram varaukar espiritos de força!
Parabéns, devorando todos os videos!
Muito obrigado, Fabiano. Aproveite! Forte abraço.
Assistindo seu vídeo sobre os dragões me acometeu quase imediatamente carcharot, não pelo tipo de feras que eram, mas sim pela discrição que tomam nos livros, gostaria muito de saber mais sobre o grande lobo.
Sugestão anotada, Felipe. Abraços.
Excelente vídeo, parabéns! Dragões são top. Gostei do esclarecimento sobre a palestra. Não vejo problema com dragões de 6 metros; acima de tudo, como fica claro, no legendário de Tolkien, eles devem ser entendidos como inimigos poderosos, perversos, malignos... As pessoas estão mais acostumadas com a imagem do dragão atual, uma besta feroz, gigante, que cospe fogo e voa, e não com o mais lendário dragão de coração pervertido, mente poderosa e cheio de magia e veneno, capaz de hipnotizar com os olhos e amaldiçoar com as palavras.
É isso aí, Elvis! Resumiu muito bem! Muito obrigado e um forte abraço!
Pauta maravilhosa!
Poderia fazer um TT do Tuor!!
Tá na fila infinita de temas! Uma hora a gente faz =D
Muito bom, como sempre agradeço a expansão nos mundos de fantasia em minha cabeça por meio do estudo e divulgação que vocês fazem do professor Tolkien, me sinto cada vez mais inspirado e ansioso à escrever meu próprio legendário, e o canal certamente me ajuda a assimilar muitos fatos e acontecimentos de forma mais rápida e ainda assim muito prazerosa, Parabéns mesmo.
Muito obrigado pelo comentário e presença, Gabriel. É uma satisfação compartilhar essas informações. Valeu, abração!
Muito bom!!!
Muito obrigado, gabe. Forte abraço!
canal muito massa! parabéns! bem legal a ideia!
Muito obrigado, Fabricio! Volte sempre. Abraços.
Em que site eu posso ver esse mapa ??
Vídeo sensacional!
E obrigado pela resposta Sérgio!
Abraço
Que bom que gostou, Renan. Obrigado e um abração.
Por gentileza pode fazer um TT do earendil ?
Obviamente que nossa sede (ao menos a minha) por criaturas titânicas nos traz alguma decepção por Tolkien conceber essas criaturas com um tamanho tão inexpressivo. Apesar disso, é muito bom conhecer o pensamento do professor sobre essas criaturas e até nos permitir imaginar melhor no momento da leitura.
Em tempo: parabéns pelo trabalho. Que pesquisa rica e completa!
Muito obrigado pelo comentário e presença, Juliano. Estamos aqui para passar exatamente aquilo que Tolkien deixou escrito... Forte abraço!
Amigo, 6 metros parece pouco porque não enfrentamos mais animais em combate direto. Um touro que mal chega a 3 metros de comprimento pode matar várias pessoas (sem armas de fogo), mesmo sendo um animal comum.
Ótimo trabalho Sérgio! Parabéns ao TT! Abraços!
Valeu, grande Luiz. Forte abraço!
Que trabalho sensacional!! Ficou conciso e profundo. Uma verdadeira aula! Grande abraço, irmão!
Obs: esses dragões metálicos me remeteram ao "Cavalo de Troia".
Obrigado, Maestro. Esses dragões metálicos seriam um presente de grego de Melkor hehehe. Abração!
Conheci o TT pesquisando sobre o dragão Ancalagon, fiquei um pouco decepcionado inicialmente sobre a questão dos tamanhos, mas depois entendi e então comecei a ver todos os vídeos do canal e acompanhar cada lançamento.
Estou ansioso para ouvir mais sobre Glaurung, que é meu dragão favorito.
Abraços.
Olá, Cezar. Muito obrigado por nos acompanhar. Coloquei Glaurung na lista, beleza? Forte abraço.
Eu fui assistir o vídeo sobre o Bard, onde ele relembrou que na semana anterior tinha falado sobre o Smaug, e no ep do Smaug, lembrou que falou sobre os dragões... E olha que já tem citações aqui, mandando para outros eps, e quando continuar os outros, tem outras referências... :D Esse é o "Serjão" kkkkkkkkkkkkkkk
Hahahaha ;P
Faz sentido 6,1 m, tipo na maioria das representações de São Jorge o dragão era menor que o cavalo e mesmo assim tinha que ser um cavalheiro forte pra vence-lo
Tolkien talk faz um vídeo sobre os irmãos Fili & Kili
Anotado.
No próprio tibia, que eu também considero um grande rpg, os próprios wyrm conseguem ser mais perigosos que os próprios dragon lords, devido ao seu grande poder físico, agilidade, e essessivas habilidades mágicas.
Onde consigo o acesso a esse mapa 3D da Terra-Média?
Incrível! Dragões, as mais amadas e melhores criaturas de Arda. Essa parte de tentar descobrir o nome porque eram capazes de amaldiçoar aquele que o matasse foi demais. Me fez repensar a conversa que Bilbo tem com Smaug. Vivendo e aprendendo... \o/
Valeu, Pedro. Sempre tem algo a mais que podemos descobrir ;)))
Obrigado pela presença e um forte abraço.
Se o Tolkien visse os filmes iria aprovar claramente. As coisas evoluem para atingir melhor seus objetivos.
Não concordamos com nada disso, mas ok.
Sensacional perfeito 👏👏👏👏👏
Sempre tive dúvidas dos poderes "mágicos" dos dragões, Glaurung em especial, esse vídeo foi bem esclarecedor agora que atentamos para o espírito maligno que habitava o grande verme. Parabéns pelo vídeo, muito bom!
Que bom que ajudamos, Vinicius. Muito obrigado e um forte abraço!
Sempre achei que Smaug fosse o último Dragão por causa deste trecho d'O Hobbit:
"- Assim, chega a neve depois do fogo, e mesmo os dragões chegam ao fim! - disse Bilbo, dando as costas à sua aventura."
É o último parágrafo do cap. XVIII "A viagem de volta".
Mas talvez ele estivesse falando apenas da vida de um dragão, e não da espécie como um todo.
De qualquer forma, foi ótimo esclarecer isso.
Valeu, Douglas. Abraço!
Douglas Santos o fato sobre o smaug era que ele era o maior vivo na terceira era!
Você tem algo sobre Smaug?
Sempre bom ver os seus vídeos, seu conteúdo sempre ajuda a melhorar minha narrativa que espero um dia que leia e quem sabe goste, rs, parabéns pelo bom trabalho.
Muito obrigado, Jean. Fico lisonjeado com o comentário. Espero fazer por merecer o elogio. Com certeza, espero um dia ler algum material seu. Forte abraço!
Não vejo problemas em um dragão de seis metros, é tamanho o suficiente para ser intimidador, ainda mais com o armamento que possuíam pra ir contra ele. Ótimo vídeo, perfeito para o esclarecimento de muitos!
Sensacional
Muito obrigado, Leonardo. Forte abraço.
Como sera que era a historia do dragão verde hahaha Jamais saberemos, quem sabe na pós-vida Hahaha Valeu TT!!!
30 minutos que passaram bem rápido haha. Tema muito. Belo vídeo Sergio. Abraço!
Valeu, Rafael! Ainda bem que agradou heheheh. Muito obrigado e um abração!
Onde consigo acessar esse mapa 3d?
Excelente vídeo, foi realmente um intensivão kkkkk, eu achava que Smaug fosse o ultimo.
Quando vc falou que os dragões tentavam saber os nomes das pessoas para amaldiçoarem mesmo no leito de morte, vc falou sobre Os filhos de Húrin que trata-se da maldição da família, o trecho que eu gravei para o TT 100 foi sobre a maldição de Mandos. então pensei, vc acha que teria possibilidade de fazer um vídeo falando sobre as Maldições ? quem foi o primeiro a proferir uma, como elas funcionavam, quais foram as maiores e piores, ela só tinha efeito quando era feita por um ser mágico ? ou não pq lembro que teve o caso dos homens da montanha que juraram ajudar Isildur na luta contra Sauron, e eles os traiu, e Isildur os amaldiçoou, mas isso foi um caso a parte ou teve outros. sacou?
obrigado por mais este video, grande abraço.
Grande Fabio. Respondi o comentário lá no vídeo mais recente ;))
Abração.
grato!!!
Dúvida? Se existiam dragões na época da guerra do anel porque eles não aparecem??
Porque Sauron não conseguiu aliança com eles.
Existiam mas eram mais fracos, smaug era o mais forte dragão da terceira era e morreu antes da guerra do anel
o que seria das minhas ressacas de dominho sem esse canal?
Hahahah. Valeu, Popeye. Abração!
incrivel
será que haveria fênix no universo de tolkien?
e essa wasted years de fundo :)
Aí está um tema que gosto bastante dragões confesso que a informação do tamanho dos dragão das histórias do professor na época me pegou de surpresa mais nada de mais já que temos todas as informações que o proprio professor deu. Ou seja tamanho também não quer dizer nada no caso dos dragões de suas história e sim seu o espírito maligno que abita seu corpo e faz bastante sentido.
As explicações estão aí e é isto que importa👍🏻😊🤩🐲🤍
Fla
Sobre o SMAUG..
Está na lista.
queria saber se no livro fala o tamanho do smaug pq pra mim no filme ele ficou muito grande mas não me lembro se tolkien já falou o tamanho dele em algum livro mas pelo jeito q foi morto no livro não acredito que tenha mais de 25m. abraço
Guilherme, nesse mesmo vídeo falamos da Palestra Sobre Dragões, proferida por Tolkien em 1938, em que ele afirma que o tamanho de Smaug era de 6,10m.
Abraços.
muito foda gostei muito do canal até ativei notificação
Quais seriam os "espíritos malignos" dos dragões?
Provavelmente Maias, que seguiram Melkor ainda na época da Musica dos Ainur, e cairam junto com ele. Parece que Balrogs tambem eram Maias, espiritos de fogo.
Muito bom! Não tenho necessidade de Dragões gigantes. Talvez por esse motivo concordo que o Dragão tem que ser Grande o suficiente para ser real sua possível derrota.O tema da Maldição dos dragões é um assunto que tenho interesse. Poderia ser tema de algum TT , a Maldição lançada por Melkor também. Era possível livrar se delas? Como influencia as gerações? Parabéns Sérgio ,Escudo de Carvalho:) as Ilustrações escolhidas ilustrando o texto e contexto para não deixar dúvidas!!!
Sugestão anotada, Denise. Muito obrigado pelo comentário e presença. Quanto ao Escudo de Carvalho, gostei! ;-D
Forte abraço!
Existe algum link para acessar registros dessa palestra sobre dragões?
O do que se alimentavam os dragões? Tolkien menciona isso em sua obra ?
Muito foda
mto bom
Gostaria de um tt de beorn o lobisomem
Uma clara referência de Tolkien à serpente que enganou Adão e Eva... Que se "arrastava sobre o ventre"... Muito legal!
#EuAmoGlaurung que bom que terá um #TT próprio!
A única coisa que eu não entendi até agora Sérgio, é a nova teoria da relatividade do tempo que você criou... o vídeo diz 30 min., mas o tempo aparente que passou, não vai além de 10 min...
Hahahah. Ainda bem, Sandro. É a relatividade da Terra-média ;PPP
Muito obrigado e um abração!
Tolkien foi um gênio … adoro e Li todo o legendarium… Porém os Balrogs e dragões dos filmes são infinitamente melhores … deu outra vida nas releituras
Bom d+
Onde eu encontro essa edição do início aí da intro barata ?
Existem outras histórias em que os dragões tem essa ganância por ouro e tesouros? Pra mim os dragões de Tolkien são um paralelo ao próprio diabo na bíblia, que "Veio para matar, ROUBAR e destruir"
Fora do Legendário, podemos citar o dragão do Beowulf e também Fáfnir, da história do Anel dos Nibelungos, entre outros.
Abraço.
As cronicas de Narnia tambem
Creio que o Cristianismo foi uma das inspirações para p universo Tolkieano
Os dragões eram inspirados em fósseis de dinossauros. Muitos desses fósseis eram encontrados em minas de ouro e joias. Assim surgiram as lendas sobre dragões ladrões e guardiões de tesouros.
@@andradejiujitsu7810 sim ele era católico
Tolkien Talk me fala se o video q eu mandei o áudio está bom pois meu PC n está funcionando e eu n vise está bom o áudio
O Cesar vai olhar e qualquer coisa ele entra em contato, Luis. Abraço.
Matar um dragão com mais de 10 metros com uma flechada é igual matar uma pessoa com um palito de dente
HAHAHAHA CONCORDO!
Devia ser uma baita flecha, mas se pensar, uma pedra laçada por um estilingue pode matar uma pessoa.
Enfie no lugar certo.
A real é que a galera cria imagens de dragões colossais em sua mente por causa do cinema, em o Hobbit retrataram smaug de forma gigantesca, no livro ele é nitidamente menor com base nas ilustrações, mas como o pessoal viu o smaug gigantesco no cinema eles imaginam que os outros dragões da terra média da primeira era devem ser muito maiores que ele e acabam criando essa imagem colossal na mente, além tbm das artes conceituais criadas por fãs
Exato
Qual o site para olhar esse mapa?
Era do Google e saiu do ar.
Tem algum TT que fale mais sobre Túrin Turambar?
Ainda não!
voe sabia que a origem de smaug era desconhecida embora fosse improvavel que ele fosse um dos sobreviventes da guerra de lra
Verdade.
voce podia fazer um video para ""NOOBS"" resumindo os livros que vc mais gosta do tolkien
Guilherme, dê uma conferida no vídeo onde mostro minha coleção: ruclips.net/video/YyLCu1X7xGM/видео.html
Depois desse, veja as partes 2 e 3. Acho que vão te ajudar ;)
Abraço.
opa vou ver sim to fazendo uma maratona com seus videos muito maneiro o canal de voces
Bacana! Valeu! :D
Alguém sabe me dizer se esse desenho que aparece aos 18:30 foi feito por tolkien? Por que se for um desenho oficial da pra ter uma base do tamanho de smaug.
Outra coisa, quando você diz: "pelo menos 20 pés", não quer dizer que o tamanho era exatamente 20 pés; o que quer dizer, é que um dragão com menos de 20 pés não era um dragão respeitavel. más é claro, @Tolkien Talk, pode só ter se expressado mal.
Grande video !!!!!
Estou a ler SdA no capitulo de Tom Bombadil.... a parte da colina das Antas de Frodo quando eles ficam presos quem é q Merry supostamente sera ???????
Olá, Bernardo. Aqui na tradução brasileira essa região é chamada Colinas dos Túmulos, e os seres que vivem lá são as Criaturas Tumulares. Não sei qual foi o termo utilizado na edição portuguesa...... Muito obrigado pela presença.
Abraços!
Quem criou as flechas negras e pq os anões não as tinham em Erebor?
Elder, a Flecha Negra fazia parte da linhagem de Girion, antigo Senhor de Valle e foi passando por gerações até Bard, o Arqueiro. Ela não tinha relação com os anões.
uma coisa que sempre achei curioso sobre dragões, foi que seu fim nunca foi por mãos e elfos ou mesmo de anões, mas sempre por homen, salvo earendil que era meio elfo, mais filho de Tuor que também matou um e parente de Túrin, se nao fosse a casa de Hador teria uns par de verme por ai ainda.
Verdade, Eduardo... Parece que os Homens são mais matadores de dragões hehehe. Abraços!
Ei Sérgio, parabéns pelo TT. Vc sabe dizer se HCB pretende publicar a palestra de Tolkien sobre dragões? Abraço.
Muito obrigado, Jean. Não há planos ainda para a Palestra, pois por enquanto o fac-símile especial de O Hobbit não deve sair por aqui. Forte abraço!
Existiu algum dragao bom no mundo de Tolkien?
Não, todos são malignos e gananciosos.
Vocês estão pedindo para que seja traduzido novamente a auto biografia de Tolkien. Que tal pedir pra Martin fontes para traduzir os 12 livros histórias da terra média.
Olá, Valter. A biografia já está traduzida e em processo de revisão.
Quanto aos 12 volumes, a editora já convidou Ronald Kyrmse para traduzir, mas ele ainda não tem tempo suficiente para realizar o trabalho. Abraços.
Tolkien Talk tenha um bom dia, e é só ter paciência para a tradução.
Opa, esse TT foi pra mim também. Fabulosas criaturas são os dragões, pena que na Terra-Média sejam todas malignas, pelo menos as que vi. Essa palestra tem alguma publicação oficial?
Eu gostaria de fazer um pedido, queria saber se tem como em algum TT explicar cronologicamente como os anões foram pra Moria, depois os orcs tomaram de conta de lá e como depois de O Hobbit eles foram pra lá de novo e foram mortos (como sabemos de LotR), assim, faz um bom tempo que pesquiso e apesar de achar os conteúdos não consegui entender completamente. Se for possível agradeço. Em um TT ou respondendo aqui mesmo.
Olá, Thomas. Como eu disse no vídeo, a Palestra sobre Dragões nunca foi publicada na íntegra, apenas algumas partes em livros diferentes. Essas partes publicadas são "oficiais" pois foram retiradas diretamente dos manuscritos de Tolkien.
Quanto ao seu pedido, essa cronologia pode ficar confusa mesmo. Pode deixar que será explicada no vídeo sobre o Povo de Durin.
Abraços.
Então em termos de classificação podemos dizer que existiam pelo menos duas espécies de dragões conhecidos:
1 - Urulóki, que eram os dragões que cospiam fogo, tambem chamados de grandes vermes, estes não possuiam asas e eram considerados os maiores e mais poderosos, encabeçados por Glaurung.
2 - Dragões frios, que não produziam fogo, estes eram menores e alados.
Obs1: As duas espécies podiam lançar feitiços e encantamentos e o seu poder dependia mais do espírito maligno que o habitava do que suas caracteristicas fisicas.
Obs2: Contudo, Acalagon e Smaug mesmo possuindo asas não eram dragões frios pois cospiam fogo, logo podemos inferir que eram uma subspécie ou evolução dos Dragões frios ou dos Urulóki? Ou uma mistura das duas espécies feita por Morgoth na tentativa de criar um tipo de dragão mais poderoso? (Eu acredito nessa ultima)
E lá vai o Sérgio Ramos desconstruir mais um mito😄😄😄😄
#MARATTONANDO
Por mais que eu adore dragões gigantescos... Se o professor quer que seus dragões sejam de X" tamanho... então fim da conversa... o tamanho é X"...
Ao mesmo tempo eu também entendo porque nos filmes o Smaug é maior!!
Aquele tamanho deixou ele aterrorizante!!
No caso dos filmes... como a midia é diferente em relação aos livros as coisas acabam tendo que ser adaptados!!
Mas de qualquer maneira otimo video como sempre!!
👏🏻👏🏻👏🏻
Realmente sobre o tamanho físico dessas criaturas, fiquei meio decepcionado!
Crocodilos do Nilo e de água salgada são em média de seis a sete metros de comprimento!
Talvez por esperarmos feras épicas de proporções abissais, grandes como baleias, ou altas como elefantes pudessem-nos ser mais criveis de vencerem exércitos e heróis épicos!
O cinema e desenhos animados ajudam a alimentar esse tamanho colossal! Haja vista Tiamat do desenho da Caverna do Dragão, ou até os dragões do filme Reino de Fogo!
Bom! Talvez não pegamos o sentido do verdadeiro 'dragão' que o Sr. Tolkien quis mostrar! Sabe...!
Nem todos os 🐉s são maus. Existem 🐉s bons como pó exemplo os 🐉s orientais. Nos países orientais os 🐉s são seres sagrados.
Eu gostaria que vocês falassem sobre os Goblins na Terra Media, tenho algumas duvidas sobre suas características e fraquezas.
Petrius, os goblins são a mesma coisa que orcs, e já temos 2 vídeos contando as origens completas deles (parte 1 - ruclips.net/video/XhA1LybhtfM/видео.html) (parte 2 - ruclips.net/video/nsllmPzewLY/видео.html), mas em breve falaremos mais sobre essa raça, beleza?
Abraços.
Isso eu já suspeitava, mas como o cruzamento de Goblins e Orcs pode ter gerado Os Uruk Hai que são resistentes ao Sol se tanto Goblins quanto Orcs tem esta fraqueza?
Na verdade, os Uruks vieram de Mordor, e são um tipo de Orcs. Somente no filme que eles são cruzamento de alguma coisa que não lembro heheheh. Assim como os Orcs originais foram deturpações de outras raças, possivelmente Sauron deturpou de outra forma ou conseguiu fortalecê-los a ponto do Sol não os incomodar tanto.
Tolkien Talk isso faz muito mais sentido do que o cruzamento de Goblin e Orcs, obrigado.
Disponha, meu amigo.
Imagina um contrato com um dragão, oferecendo lhe abrigo e oferendas (tesouros, ouro), em troca de seus serviços?
sempre sonho em ser SMAUG o imortal tenho 16 anos e sonho
\\o//
Os nasguz não eram dragões frios?
lucas padoveze OS Nasgúl são aquelas criaturas com mantos negros que andam em cavalos, e não as criaturas aladas.
@@gustavogottardi eu digo os seres alados que eles montam
lucas padoveze ahhhh, acho q eles nao sao nomeados, pelo menos q eu saiba
Aquelas criaturas que os Nazgűl montan nos filmes são consideradas Dragões ou e firula do Peter Jackson?!
As criaturas existem, mas não são dragões, e sim seres bem antigos. Veja mais sobre elas aqui: ruclips.net/video/bWt32IycBvA/видео.html
Abraços.
Tolkien Talk Obrigado vou ver sim! terminei ontem a minha leitura de os filhos de Húrin, vou procurar no canal sobre!
Maravilha, meu amigo. Na nossa playlist de resenhas, há uma sobre os Filhos de Húrin. Abraços.
Tolkien Talk esta correto o termo "falcao do inferno" para se referir a essas feras?
Victor, está sim. Embora eles não sejam realmente falcões do inferno, foi assim que eles foram chamados por um personagem de O Senhor dos Anéis (Beregond, de Gondor). Como Beregond os chamou assim, alguns leitores acabaram adotando o nome. Abraços.
Essa passagem sobre deserto com vermes gigantes parece o deserto de Gobi e "homens dragões do leste"a China
🤔🤔🤔🤔
os dragões de Tolkien tem umas especialidades similares as minhas kkkkk eu não gosto de gastar dinheiro apenas de acumular
"Por tamanha a minha grandeza , meu poder estelar tão grande q moldou minhas estrelas feitas ao meu poder ... N são comparáveis a sua mísera "galáxia" medíocre"
Aurelion sol , o dragão estelar
Excelente, mais uma vey, parabéns! E o pior é que ultimamente o cinema tenta criar dragões bonzinhos, mas sempre foi em todas as culturas uma representação do Mal, no fundo é um reflexo do relativismo que prega que o bem e o mal dependendem da opinião de cada um, tudo é relativo. Não entendo bem da história mas parece que este jogo/filme Warcraft em até "orcs bons"
Concordo plenamente! Hoje em dia, a tendência é desconstruir as velhas tradições, colocando dragões bonzinhos ou bruxas do bem. Professor Tolkien deve se revirar no túmulo sempre que isso acontece, tendo sido ele um defensor dos contos de fadas tradicionais.
Quanto ao Warcraft, eu vi o filme e achei legal, mas realmente só como entretenimento rápido, pois há mesmo Orcs do bem (que sacrilégio!).
Muito obrigado pela presença, meu amigo. Forte abraço.
Sei que este comentário é antigo, mas não pude ficar indiferente diante de um erro sociológico tão grande. Está redondamente enganado dizer que o dragão "sempre foi em todas as culturas uma representação do Mal". Isso é verdade para a cultura Ocidental, mas não é nem de longe assim nas culturas orientais, como no Japão, na China e na Coréia. Na mitologia japonesa dragões não representam o Mal, mas forças da natureza, como as águas e as tempestades. Eles também costumam estar relacionados com sabedoria, e não com força, como costuma ser nas representações ocidentais. Muitos dragões, no Oriente, possuem o estatuto de divindades, sendo mais do que meros seres mágicos ou representações malignas. Sobretudo após a consolidação do cristianismo, os répteis em geral foram atrelados ao mal, sendo considerados traiçoeiros e perigosos (a serpente que teria tentado Eva no Éden). Mas isso não ocorre no Oriente. A cultura ocidental é paradigma apenas para ela mesma.
👍