Veja essa "mentira"! o HAMAS é cria de ISRAEL nos idos 1978...juntamente com EUA, União Europeia e Yasser Arafat...a História não contada...conta! e tudo para proteger" a Causa Palestina...não substime essa gente psicopata!
@@stela_solar Pondé é apenas um ideólogo, pensador jamais. Está ocupando a cadeira do antigo ideólogo que era astrólogo e se dizia filósofo e que gente como você também achava o máximo.
@CriandoNegociosLucrativos criatura me poupe, esse seu nick ai, já diz tudo sobre você. Sai fora, vocês são doidinhos. Veja só, a palavra é FASCISMO. Desculpa aí viu.
Que verdade? Afirmar que o Hamas quer obliterar Israel? Mas isso é óbvio! Tão óbvio quanto israel querer obliterar a Palestina e todos os seus grupos "terroristas". Esquerda antissemita? Só porque muitos de nós temos o bom senso de perceber que Israel é tão vítima quanto a Palestina? Então, por essa "lógica" torta, quem é de direita é islamofóbico. Concordo com algumas coisas que o Pondé fala, mas aqui ele falou bobagem e deixou seu lado de direita ofuscar a razão.
O HAMAS foi criado por Israel, mais precisamente pelo Mossad e pela CIA. O grupo se tornou independente e os ataques contra Israel são retalições contra o massacre do povo palestino e a colonização forçada da Palestina por judeus. O estado de Israel é um estado terrorista, criou o HAMAS para destruir a OLP e acabar com a resistência do povo palestino.
Por que a mídia o chamou??? Porque ele fala o que ela quer! Por isso sigo professor Paulo Guiardelli! Mas o povo não está preparado para um filósofo que fala verdades e propõe soluções!
O que é sionismo! 20 min análise por Bruno Altman Canal Opera Mundi Vão assistir um especialista em oriente médio antes de ouvir esse babaca ! Depois vices podem vir lacrar nas redes e ter opinião! Se o informar por essa imprensa é cair em fake news!
Pindé é autoritário e quem discorda dele, segundo ele é mentiroso, um conceito similar ao do Olavo de Carvalho. Acompanho esse conflito faz q0 anos e posso dizer sem medo de errar que Pondé espalha ignorância, tem vocabulário pobre o que me faz questioner aobre seu background para analisar o conflito de uma área que definitivamente precisa de especialista conhecedor da lingua, cultura, História, geografia. Durante esses 10 anos que acompanho esse conflito posso te dizer que ente dê-lo exige estudo. A dificuldade de percepção de Ponde resumiu um conflito historico num flaflu de esquerda e direita. Assustador o fato de se faltar pensadores e pensadores com vozes para nos clarificar a História.
Esse Pondé é um espalhador de mentiras. O HAMAS foi criado por Israel, mais precisamente Mossad e CIA. O grupo se tornou independente e os ataques contra Israel são retalições contra o massacre do povo palestino e a colonização forçada da Palestina por judeus. O estado de Israel é um estado terrorista, criou o HAMAS para destruir a OLP e acabar com a resistência do povo palestino.
Virou time de futebol, se é de um time, tem que acabar com o outro, não importa se é ético, ou se fere sua própria opinião. As pessoas hoje não têm opiniões próprias, tudo depende do que a ideologia vai dizer, o que ela tem que pensarm
O cara fala burrice e vc dá parabésn para ele. Palestinos tbm são semitas, como a esquerda pode ser antissemita se ela se declara a favor dos palestinos?
@@alexandreanimalnem todo palestino é semita. Semita descendem de Sem. Os Cananeus, hoje chamados palestinos, descendem de Cam. Depois houve miscigenação, é claro. Cada filho de Noé tinha seu ideário. Os de Jaffe, originaram os hindus e depois os europeus. É uma salada. A humanidade é um cadinho.
cara, é fácil falar o obvio, ó só falar informações verdadeiras, omitindo outras informações que dão outro sentido à coisa. O problema de Israel e Palestina é muito mais complexo do que parece, começando de que o estado judeu nem era pra ter sido feito ali. Isso aconteceu única e exclusivamente por motivos religiosos, pois o povo palestino ja habitava toda essa região. Imagina se um povo falasse que o Brasil é deles pq é a "terra prometida", dai a ONU arbitrariamente dividissem o nosso território em 2, deixando as terras mais produtivas, além da região que dá acesso ao mar. Imagina isso ser feito sem a nossa autorização, ser simplesmente imposto e nós termos que aceitar as circunstancias. Acha certo isso?
@@Pastor1L Amigo, a sua comparação não é equivalente. Não existia nenhum Estado na palestina. Aquela região pertencia ao Império Otomano e, após este perder a primeira guerra mundial, ele foi desmontado e partes do seu território passaram ao controle britânico e francês. O que existia eram povos de diferentes etnias, sem nenhuma soberania, ocupando aquela região. Durante o século 18 e, com mais intensidade na primeira metade do século 19 (durante o Mandato Britânico), houve uma forte imigração de judeus para região da palestina. Nesse período de intensa imigração de judeus, principalmente no entre-guerras e mais ainda durante a segunda guerra mundial (judeus fugindo da perseguição n4zist4), que se intensificaram os choques entre judeus e árabes que lá habitavam. Meu ponto é que na palestina morava o povo judeu e o árabe, sob a tutela do Mandato Britânico, e os 2 não estavam conseguindo dividir o espaço. Após a segunda guerra, os britânicos abriram mão do Mandato e se retiraram, mas antes houve a proposta de partilha da Palestina em 2 Estados soberanos, um árabe e outro Judeu. Os judeus aceitaram e formaram Israel e os palestinos, sob a liderança de outros países árabes não aceitaram, e declararam guerra ao recém formado Estado de Israel. Ou seja, essa ideia de que só havia árabes na Palestina e os judeus foram jogados aos tonéis do nada para formar Israel é falsa, pois já havia uns 100 anos de muita imigração judaica para região e, portanto, muitos judeus já estavam lá "partilhando" a palestina com os árabes. Se vc for procurar o mapa da partilha da palestina pela ONU, o Estado palestino teria sim acesso ao mar em 2 pontos, na região de Acre e de Gaza. Sobre as terras serem mais férteis para Israel, não sei dizer.
@@matheuscamargo9187 nossa Que horror. Quanto ódio e preconceito antipalestinos. A terra ee de todos. E há fanáticos dos dois lados. Israel nunca respeitou o direito dos palestinos.
Literalmente, no vídeo, a jornalista NÃO APARECE QUANDO ELE FALA ISSO. Como vc viu a cara dela? Isso só mostra o DELÍRIO ESQUIZOFRÊNICO QUE VOCÊS VIVEM
E ele, como bom mentiroso, escondeu que o desejo do povo palestino é ter seu estado soberano, e que Israel jamais cederia o estado soberano aos palestinos, mesmo pq, eles que financiam o Hamas pra destruir o povo palestino.
Obrigada Pondé e Capaz pela reflexão lúcida, lógica e corajosa. É muito fácil não se posicionar ou observar o que a maioria da mídia antissemita diz pra concordar com ela. Posicionar-se diante dessa guerra é literalmente dar a cara à tapa. Parabéns.
@@levil5749 e vcs são antipalestinos, anti- islamismo etc etc A fossa de Hollywood , dominada pelos judeus , ee anticatolico. A grande mídia ee anti,-islamica e anticatolicos. Pois ee, e assim caminha a humanidade.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 Ele não disse que todo mundo que vota na esquerda pensa assim. Mas vc ver o Boulos apoiando o Hamas, e achar que isso não é antissemitismo... Isso eu diria que o tico e o teco não tá batendo direito dentro da cabeça kkkk, pq uma coisa tá relacionada com a outra.
Bela análise de Pondé. Boa lembrança de Massada. Golda Meier dizia isso: Israel vencido, é o fim do Estado de Israel (única democracia do Oriente Médio). "TODO MUNDO QUE NÃO É MENTIROSO OU MAU CARACTER" sabe que o que o Hamas quer, é o Caos...passa longe a construção de um Estado Palestino. Há reféns, há soldados em um território urbano e com túneis, é há os civis palestinos: Muitos iram morrer: reféns, soldados e civis israelenses e palestinos. Israel NÃO pode e nem irá retroceder. Hamas começou: Israel irá terminar...e leve uma semana, um ano, dez anos, Israel irá caçar os chefes do Hamas (escondidos bem longe dessa barbárie que começaram). חזק ישראל! חזק צהייל. ✌️🇮🇱🇧🇷
O Hamas, tido como protetores do povo palestino, pela a maioria da esquerda brasileira, se protegem dentro de túneis e deixam os inocentes _os pelestinos na superfície sendo bombardeados. E ainda impedem que eles fujam do bombardeio. O engraçado é que a esquerda vive chamando quem descordam deles de nazistas.
@@paulok8232 Precisa de muita leitura, muito estudo, e sem medo de dar o braço a torcer... No passado fui ingênuo/inocente como o frbarcellos, hoje, não mais. Ademais, hoje essa mesma galera está apoiando fazer com os palestinos exatamente o que o hitler fez, mas com os judeus. Parecem não pensar, e se pensam, adoram passar pano, só por uma falsa "religiosidade" ou "democracia". Chega sangrar os olhos, quando vejo pessoas dizerem que EUA/UE/ISRAEL são contra terroristas, sendo eles os maiores patrocinadores de grupos terroristas. São amigos enquanto dão dividendos, depois, viram inimigos.
Querido, não há mais democracia em Israel. Bibi assumiu o controle do Legislativo, Executivo e Judiciário. Quando apenas um homem controla os três poderes a DEMOCRACIA morreu.
Analisando os comentários sobre a guerra, tanto da direita quanto da esquerda, subentendo que precisamos torcer pelo extermínio das duas nações. Se a esquerda defende a palestina, o hamas e condena israel, e a direita defende israel e condena as outras 2, quer dizer que nenhuma das nações presta. Pois lembrem-se que ambos os lados se denominam donos da verdade, então ambos devem estar certos.
@@AlessandroMRQuimico quem se esconde e usa os palestinos é o Hamas, não inverta as responsabilidades, israel foi invadido, teve centenas de pessoas massacradas e sequestro de outras centenas, a retaliação/invasão é necessária, legítima e justificada.
Pondé é uma das poucas mentes que aparecem no jornalismo e essa frase da Golda Meir sintetiza muito bem a posição de Israel, a guerra não foi escolhida por Israel, mas é necessária agora.
vc não sabe da história nem 1% . Se vc não sabe da história nem 1% automática. 99% da história não está em julgamento. Apenas no primeiro NAKBA que foi em 1948, Israel matou mais de 90 mil palestinos e mais de 800 mil ficaram foragido por todo o mundo. israel tomou 90% do território palestino e o quê resta 10% está sob controle de Israel. água, energia, combustível, tudo é controlado por Israel. FORA os presos sem crimes que estão nos presídios de Israel e as leis de aperteyd. Isso é só uma parte do problema que dura mais de 75 anos e o mundo fingiu que nunca aconteceu.
cara, é fácil falar o obvio, ó só falar informações verdadeiras, omitindo outras informações que dão outro sentido à coisa. O problema de Israel e Palestina é muito mais complexo do que parece, começando de que o estado judeu nem era pra ter sido feito ali. Isso aconteceu única e exclusivamente por motivos religiosos, pois o povo palestino ja habitava toda essa região. Imagina se um povo falasse que o Brasil é deles pq é a "terra prometida", dai a ONU arbitrariamente dividissem o nosso território em 2, deixando as terras mais produtivas, além da região que dá acesso ao mar. Imagina isso ser feito sem a nossa autorização, ser simplesmente imposto e nós termos que aceitar as circunstancias. Acha certo isso?
@@Pastor1Lvale à pena estudar um pouco de história para minimizar as bobagens que fala. NUNCA houve um estado da Palestina. Ali foi parte do império otomano por cinco séculos até o final da primeira guerra. Movimento sionista começou 80 anos antes da fundação de Israel. Muitas das terras ali eram desabitadas. Muitas outras foram compradas por judeus. Dá um google ai e pega o mapa da ONU. A parte azul, se ainda nao sabe, se chama oceano. Verá que os dois estados propostos tem muito acesso a ele. Idem em relação a fertilidade, a Cisjordânia tem a major divisa com o Rio Jordão, único rio perene na região. Vergonha alheia
@@Pastor1Lo problema realmente é complexo. E não tem nada a ver com esse maniqueismo raso de que a ONU tirou a divisão do nada e plantou um país no vácuo.
"De onde vem tanto ódio por essa nação" incrível ! desde que simplesmente foi criado esse estado mentiroso e falcatruoso, que tomou as terras dos palestinos em 1948, não é atoa que mais da metade dos israelenses detestam a grande maioria dos governos que eles tiveram e boa parte deles são anti sionistas e contra o Estado de Israel, o que não falta é vídeos pela internet de judeus contra o Estado de Israel, abordando tudo aquilo que um não judeu tem consciência, expõe e fala, mas a maioria prefere ficar de "mímimi" seguir o que mídia diz e ainda por cima seguir cegueira religiosa de "terra santa", o que mais tem é vídeos e protestos de judeus juntamente com rabinos protestando pelas ruas de Israel exigindo a libertação da Palestina...
@@SamuelSilva-ux2ii Mas você vai assegurar a segurança deles caso eles falem realmente o que pensam ou vão poder falar apenas o que os terroristas querem que eles falem?
@@Vida-Erudita a imparcialidade aí passou longe, lembrando que sua esposa é de origem judaica. Parece que esqueceram de avisar a ele, que árabes também são semitas. Mas, como ele associa qualquer coisa negativa a esquerda, então está tudo certo.
O Hamas é um produto de Israel qualquer um que conhece o poder e a segurança de Israel sabe que Israel facilitou a ação do Hamas para ter carta branca para fazer uma limpeza étnica eliminando o povo da Palestina a única coisa que aprenderam com o Holocausto foi fazer o mesmo que Hitler fez com eles
Sempre tive muitas considerações em relação ao Pondé, mas agora ele foi muito pontual e objetivo em relatar os fatos de forma simples e clara. Parabéns pela coragem Pondé.
Ditadura é quem invade e coloniza um estado soberano há sete décadas. O regime sionista promove um apartheid na cara dura e esse cidadão não sabe nem o que fala! Palestina livre! 🇵🇸💪🏻😎
Rapaz, não conhecia esta frase de Golda Meir, que mostra claramente uma diferença inequívoca entre Israel e outros povos. "Não tenho ódio de vocês por matarem nossos filhos, tenho ódio por vocês nos terem feito matar os filhos de vocês" . Este ao meu ver, é o Espírito do Rei dos reis!
@@Diversaocomheitor A bíblia é, antes de tudo, mitologia. Salomão, o maior e mais poderoso rei de Israel não é citado em nenhum documento de qualquer povo vizinho e não deixou nenhuma evidências material de todo o seu esplendor: nenhum palácio, templo, moeda, jarro comemorativo, nome em pedra... Nada. Salomão é da mesma linhagem de Menelau, Odisseu e Arthur, uma linhagem de papel.
@@Diversaocomheitor STATUS QUAESTIONIS: Abraão, Jacó, Moisés, o Rei Davi e o Rei Salomão em todo o seu esplendor, nunca existiram, são, muito provavelmente, mitologia. O reino de Israel, que é o CANANEU, devotos de El e do panteão cananeu, foi destruído pelos assírios no sec. VIII a.c. e parte da população migrou para o sul, para o reino de Judá, outro povo, com outra religião, nunca houve um reino unido sob Davi e seus descendentes. Em 586 a.c., Nabucodonosor II invadiu o Reino de Judá, destruiu Jerusalém e deportou a elite do reino para a Babilônia. Depois de aproximadamente 60 anos de exílio, libertados por Ciro da persia, essa gente retorna para Canaã e vai destruir a religião politeísta dos camponeses. A imensa maioria dos textos do que chamamos de Antigo Testamento são uma enorme retroprojeção político-ideológica para legitimar o confisco das terras, a construção do templo e o monopólio do culto religioso em Jerusalém dando início à MONOLATRIA DE JAVÉ; o encontro com a religião persa foi decisivo para a origem do monoteísmo judaico (não antes do final do sec. VI a.c.). Os primeiros 10 livros do Antigo Testamento são uma ficção escrita entre 500 e 1.500 anos após os eventos que pretendem descrever como históricos. Não são. Dentro da academia, da história, arqueologia, teologia, da exegese bíblica, já se sabe disso há uns 150 anos. Os judeus de hoje são descendentes de uma parcela ínfima de judeus que fizeram a diáspora e - a imensa maioria dos cerca de 14 milhões que existem - de prosélitos do judaísmo; ou seja, de pessoas de outros grupos étnicos convertidos à religião. Há menções a essas pessoas "tementes a Deus" no evangelho de Mateus e em Atos dos Apóstolos. A maioria dos membros da comunidade de judeus de Alexandria na virada da antiguidade para a era comum nem sequer falava hebraico. O filósofo platônico judeu Fílon de Alexandria, por exemplo, que pretendia ser um hermeneuta bíblico tinha conhecimentos rudimentares de hebraico. No início da idade média existiu no cáucaso o REINO DOS CAZARES onde havia uma enorme comunidade de judeus prosélitos. Há quem diga até que o judaísmo era a religião oficial deste reino. Essa seria a origem especialmente dos ASQUENAZES. Do mesmo modo que a ARMÊNIA se tornou, por um acaso histórico, o primeiro reino cristão do mundo. Os judeus que se espalharam pela Europa na idade média e os judeus de hoje que vivem no Estado de Israel são descendentes de PROSÉLITOS, têm muito pouco a ver, do ponto de vista racial, com os judeus que foram expulsos da Palestina pelos romanos no século I da era comum, talvez nada. Quais são as evidências históricas de uma diáspora provocada pelos romanos? Quão rigorosa foi essa expulsão? Os romanos realmente esvaziaram a terra ou, de novo, como no caso do exílio babilônico, apenas uma parcela ínfima dos líderes religiosos e políticos foi expulsa? Não houve nenhuma investigação real sobre este ponto de virada na história judaica, a causa da diáspora. E por uma razão simples: os romanos nunca exilaram nenhuma nação de qualquer lugar da costa oriental do Mediterrâneo. Além dos prisioneiros escravizados, a população da Judéia continuou a viver em suas terras, mesmo após a destruição do segundo templo. Alguns converteram-se ao cristianismo no século IV, enquanto a maioria abraçou o Islão durante a conquista árabe do século VII. O judaísmo se espalhou, não os judeus. Assim como não existe uma RAÇA CRISTÃ ou uma RAÇA MUÇULMANA, também não existe uma RAÇA JUDAICA. O judaísmo é um RELIGIÃO DE PROSÉLITOS, exatamente como os outros dois monoteísmos. Vou repetir: o judaísmo foi uma religião de prosélitos, de pessoa que foram atraídas pelas práticas e crenças e que se converteram em diversos lugares diferentes. Vide os BETA ISRAEL, que são judeus etíopes. Não existe raça judaica, não existe DNA judeu. Essa conversa de "povo judeu" como um grupo étnico específico só serve ao sionismo. É completamente absurda essa reivindicação da terra baseada em pura mitologia, lenda, conto de fadas. Fontes: Osvaldo Luiz Ribeiro, Israel Finkelstein, Mario Liverani, Shlomo Sand.
Luiz Felipe Pondé falou com muita propriedade, certíssimo. Israel, EUA e todos os Países aliados, precisam lutar com todas as suas forças, contra esses terroristas, covardes, monstros (Hamas e todos os demais grupos terroristas.).
Por incrível que parece uma solução para o problema é Israel ajudar a criar um estado palestino e ajudar o povo palestino...isso vai enfraquecer esses grupos terroristas......quanto mais Israel ajudar um estado palestino...menor o poder do terrorismo...com ataques e restrições...Israel está apenas fortalecendo mais o grupo ou grupos terroristas...a população palestina também é contra o terrorismo.....
Claro, pq Israel não comete nenhum crime contra a humanidade... Pondé fazendo o que sempre fez, ficar do lado dos mais fortes. Hamas é tão crimisoso quanto Israel, pensamento bem simplista para alguém com tanta leitura, ou seja, não é falta de informação e sim de capacidade.
@@AlessandroMRQuimico E vão fazet o quê? Milagre? O hamas está se escondendo atrás do próprio povo, dizendo que não precisam sair de gaza, eles dizem que a luta deles é pela palestina, mas usam o próprio povo de escudo humano..., infelizmente inocentes estão morrendo, concordo que é errado, aliás, não vejo como alguém poderia dizer o contrário, mas é humanamente impossível matar apenas membros do grupo hamas sem nenhum "efeito colateral", o ideal seria não haver conflitos ridículos como esse...
@@AlessandroMRQuimico olha, várias pessoas defendem o Hamas dizendo que eles são apenas uma resposta à opressão. Isso é categoricamente uma defesa ao terrorismo.
O discursinho cínico do suposto filósofo de acusa de antissemita quem não defende colonialismo, apartaide e limpeza étnica. O povo palestino tem direito de lutar contra colonialismo e expulsar o invasor.
Se vc tiver uma maneira de destruir o Hamas que está mesclado com os civis sem matar nenhum civil , Pode dizer , Pq por osmose pela força do pensamento vai ser dificil , se perdoarem e deixarem pra lá eles vão se sentir vencedores e fazer pior no proximo ataque .
@@paulosessegolo2006 CONTA OUTRA , O ALVO DE ISRAEL É JUSTAMENTE O POVO PALESTINO . ISRAEL QUER UM ESTADO ÚNICO. ISSO TA BEM CLARO. ATAQUES A CIVIS JÁ ERA PREMEDITADO
@@alexanderoliveirasantos6115 O que ele não explica é que Israel inflou durante anos o Hamas pra enfraquecer o Fatah e já tentou liquidar a OLP que hoje tenta fortalecer . O que Israel mais teme é a união dos palestinos. Não que se incomode com ameaça bélica, mas no fundo nenhum dos lados quer a paz, por isso alimentam a guerra. Reconhecer o estado da palestina significa ter que devolver os territórios ocupados na guerra dos 6 dias, e isso Israel não vai fazer. Nessa disputa, todos já perderam a razão faz décadas.
O SENHOR DR. LUIZ FELIPE PONDÉ É UM ORGULHO PARA TODOS NÓS. SEI QUE MEU FILHO W. SERÁ UM SUCESSO E MUI ÚTIL PARA O BRASIL, NO DESEMPENHO CIENTÍFICO EM CONJUNTO QUE EXERCEM. DEUS SEJA LOUVADO!
Admiro muito o Pondé por sua coragem,franqueza e imparcialidade, todas as pessoas sensatas sabem nessa situação quem é o vilão, esses terroristas do Hamas não tem nenhum compromisso com o povo palestino.
Hahhahah! Pode mostrando o nível da cultura! Só fica enrolando e nunca proooe soluções! Vai car o que o professeur Paulo Guiardelli fala dele ! E mais, ensina a pensar coisa que brasileiro não faz!
"Todo mundo que não é mentiroso sabe disso" kkkkkkkkkkkkkkk esse cara é uma lenda
E o que tem de mentiroso por aí...
Simplesmente Detonou.
Frase destruidora.
Tá errado, os que são mentirosos também sabem disso, só que mentem porque querem, de má fé.
Verdade.
Veja essa "mentira"! o HAMAS é cria de ISRAEL nos idos 1978...juntamente com EUA, União Europeia e Yasser Arafat...a História não contada...conta! e tudo para proteger" a Causa Palestina...não substime essa gente psicopata!
Quantas milhões de vezes posso aplaudir Pondé? 👏👏👏👏👏
Até quebrar te os dedos da mão, que papo raso, tá louco.
Milhares.
Exato! De todos esses pensadores brasileiros atuais, ele é o meu preferido, pois não é escravo do politicamente correto.
Ponde e um Olavo de Carvalho melhorado 😅
@@stela_solar Pondé é apenas um ideólogo, pensador jamais. Está ocupando a cadeira do antigo ideólogo que era astrólogo e se dizia filósofo e que gente como você também achava o máximo.
Que bom que temos os comentários e informações do Pondé para salvar o Jornal da Cultura.
Ele é judeu e faz propaganda pró Israel
"Todo mundo que não é mentiroso sabe disso..." Tapa na cara da mídia hipócrita brasileira.
Na verdade não foi um tapa na cara, foi uma piada, porque o mentiroso é ele.
@CriandoNegociosLucrativosEle voltou a lúcidez porque te convém ...Israel é um país com presidente facista ....
@CriandoNegociosLucrativos criatura me poupe, esse seu nick ai, já diz tudo sobre você. Sai fora, vocês são doidinhos. Veja só, a palavra é FASCISMO. Desculpa aí viu.
@@arja6765hamas é um grupo terrorista?
@@trapaleao6655 está no ESTATUTO do Hamas que o objetivo deles e e eliminação do estado de Israel 😂😂🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Precisa de coragem para dizer de forma simples a verdade que a mídia e o governo não querem ouvir.
Que coragem? Ficou quatro anos escondido querendo a volta o ladrão.
Que verdade? Afirmar que o Hamas quer obliterar Israel? Mas isso é óbvio! Tão óbvio quanto israel querer obliterar a Palestina e todos os seus grupos "terroristas". Esquerda antissemita? Só porque muitos de nós temos o bom senso de perceber que Israel é tão vítima quanto a Palestina? Então, por essa "lógica" torta, quem é de direita é islamofóbico. Concordo com algumas coisas que o Pondé fala, mas aqui ele falou bobagem e deixou seu lado de direita ofuscar a razão.
"A mídia não quer ouvir" O cara LITERALMENTE FALANDO ISSO NA MÍDIA. A MÍDIA É TODA PROL ISRAEL.
Professor Paulo Guiardelli filósofo fala horrores dele!
Não propõe soluções!
Diferente do professor!
@@joelsonlimadeoliveiraolive9924Pondé é de direita gado!
Nossa, que murro na cara dessa gente que defende algo indefensável como hamas.
E ainda tão tonto do murro.
O HAMAS foi criado por Israel, mais precisamente pelo Mossad e pela CIA. O grupo se tornou independente e os ataques contra Israel são retalições contra o massacre do povo palestino e a colonização forçada da Palestina por judeus. O estado de Israel é um estado terrorista, criou o HAMAS para destruir a OLP e acabar com a resistência do povo palestino.
Por que a mídia o chamou???
Porque ele fala o que ela quer!
Por isso sigo professor Paulo Guiardelli!
Mas o povo não está preparado para um filósofo que fala verdades e propõe soluções!
O Pondé falou tudo que estava engasgado dentro de mim.
O que é sionismo!
20 min análise por Bruno Altman
Canal Opera Mundi
Vão assistir um especialista em oriente médio antes de ouvir esse babaca !
Depois vices podem vir lacrar nas redes e ter opinião!
Se o informar por essa imprensa é cair em fake news!
Disse a verdade , coisa que não temos costume de ouvir na grande mídia
Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Ele fez o L
@@gessicaj4909 caramba , deve estar bem arrependido. Votou em terroristas
"todo mundo que não é mentiroso sabe disso"👏👏👏👏👏👏
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Gostei disso: todo mundo que não é mentiroso sabe disso, perfeito.
Pindé é autoritário e quem discorda dele, segundo ele é mentiroso, um conceito similar ao do Olavo de Carvalho. Acompanho esse conflito faz q0 anos e posso dizer sem medo de errar que Pondé espalha ignorância, tem vocabulário pobre o que me faz questioner aobre seu background para analisar o conflito de uma área que definitivamente precisa de especialista conhecedor da lingua, cultura, História, geografia. Durante esses 10 anos que acompanho esse conflito posso te dizer que ente dê-lo exige estudo. A dificuldade de percepção de Ponde resumiu um conflito historico num flaflu de esquerda e direita. Assustador o fato de se faltar pensadores e pensadores com vozes para nos clarificar a História.
@@jenialiparra4274 por isso mesmo .
Pondé foi direto ao ponto . Perfeito.
Esse Pondé é um espalhador de mentiras. O HAMAS foi criado por Israel, mais precisamente Mossad e CIA. O grupo se tornou independente e os ataques contra Israel são retalições contra o massacre do povo palestino e a colonização forçada da Palestina por judeus. O estado de Israel é um estado terrorista, criou o HAMAS para destruir a OLP e acabar com a resistência do povo palestino.
Excelente explicação do Pondé.
"TODO MUNDO QUE NAO É MENTIROSO SABE DISSO "
essa polarização em tudo está deixando as pessoas doentes, sejam de esquerda ou direita, parece que a ideologia se sobrepõe ao bom senso.
Virou time de futebol, se é de um time, tem que acabar com o outro, não importa se é ético, ou se fere sua própria opinião. As pessoas hoje não têm opiniões próprias, tudo depende do que a ideologia vai dizer, o que ela tem que pensarm
No Brasil só quem ganha com a polarização são os políticos
O lado bom dessa polarização é que a gente sabe com quem está lidando!!!!
@@gundstaff A imprensa só tem um time.
@@emoqueviveabasedeomega3A imprensa só tem um time. Não vem com essa que tem dois lados brigando nela.
Admiro e parabenzo a coragem do Pondé pra dizer o que precisa ser dito dentro do ambiente do Jornal da Cultura.
Verdade, Márcia.
O cara fala burrice e vc dá parabésn para ele. Palestinos tbm são semitas, como a esquerda pode ser antissemita se ela se declara a favor dos palestinos?
@@alexandreanimal não declara não, se declarasse apoio contestava o Hamas e não foi isso que vimos. Não seja desonesta.
@@Acasadosbichospa então a esquerda declara o fim de Israel e da Palestina? 🤣🤣🤣
@@alexandreanimalnem todo palestino é semita. Semita descendem de Sem. Os Cananeus, hoje chamados palestinos, descendem de Cam. Depois houve miscigenação, é claro. Cada filho de Noé tinha seu ideário. Os de Jaffe, originaram os hindus e depois os europeus. É uma salada. A humanidade é um cadinho.
Quando comemoramos a explicação do óbvio vemos o quão ruim estamos como sociedade
Destruir o povo palestino, o povo não é o Hamas
cara, é fácil falar o obvio, ó só falar informações verdadeiras, omitindo outras informações que dão outro sentido à coisa. O problema de Israel e Palestina é muito mais complexo do que parece, começando de que o estado judeu nem era pra ter sido feito ali. Isso aconteceu única e exclusivamente por motivos religiosos, pois o povo palestino ja habitava toda essa região.
Imagina se um povo falasse que o Brasil é deles pq é a "terra prometida", dai a ONU arbitrariamente dividissem o nosso território em 2, deixando as terras mais produtivas, além da região que dá acesso ao mar. Imagina isso ser feito sem a nossa autorização, ser simplesmente imposto e nós termos que aceitar as circunstancias. Acha certo isso?
@@Pastor1Lpois é, se fosse na América do Norte ou na Europa, eu duvido que a ONU aceitaria ceder terras.
@@Pastor1L Amigo, a sua comparação não é equivalente. Não existia nenhum Estado na palestina. Aquela região pertencia ao Império Otomano e, após este perder a primeira guerra mundial, ele foi desmontado e partes do seu território passaram ao controle britânico e francês. O que existia eram povos de diferentes etnias, sem nenhuma soberania, ocupando aquela região. Durante o século 18 e, com mais intensidade na primeira metade do século 19 (durante o Mandato Britânico), houve uma forte imigração de judeus para região da palestina. Nesse período de intensa imigração de judeus, principalmente no entre-guerras e mais ainda durante a segunda guerra mundial (judeus fugindo da perseguição n4zist4), que se intensificaram os choques entre judeus e árabes que lá habitavam. Meu ponto é que na palestina morava o povo judeu e o árabe, sob a tutela do Mandato Britânico, e os 2 não estavam conseguindo dividir o espaço. Após a segunda guerra, os britânicos abriram mão do Mandato e se retiraram, mas antes houve a proposta de partilha da Palestina em 2 Estados soberanos, um árabe e outro Judeu. Os judeus aceitaram e formaram Israel e os palestinos, sob a liderança de outros países árabes não aceitaram, e declararam guerra ao recém formado Estado de Israel. Ou seja, essa ideia de que só havia árabes na Palestina e os judeus foram jogados aos tonéis do nada para formar Israel é falsa, pois já havia uns 100 anos de muita imigração judaica para região e, portanto, muitos judeus já estavam lá "partilhando" a palestina com os árabes.
Se vc for procurar o mapa da partilha da palestina pela ONU, o Estado palestino teria sim acesso ao mar em 2 pontos, na região de Acre e de Gaza. Sobre as terras serem mais férteis para Israel, não sei dizer.
@@Diversaocomheitor mas o canada foi colonia de inglatera até a decada de 80. Daria para ceder uma parte do Canada.
O grupo Hamas é o problema não o povo
E os colonos judeus.
Todos fanáticos.
Se o povo morrer tem que culpar o Hamas. Ou é o povo de Israel ou é o povo palestino ali.
@@matheuscamargo9187 nossa
Que horror.
Quanto ódio e preconceito antipalestinos.
A terra ee de todos.
E há fanáticos dos dois lados.
Israel nunca respeitou o direito dos palestinos.
@@tbitbi4427 errado, existem arabes dentro do governo e do exercito
Ao contrario das estruturas muçulmanas que defendem o exterminio de judeus
@@matheuscamargo9187É, nesse caso devemos ser pró-palestina , eles que tiveram seu território roubado.
VIU A CARA DA JORNALISTA QUANDO O PONDE FALOU "TODOS MUNDO QUE NAO É MENTIROSO SABE DISSO...?" KKKK
né
Kkkkkkkkkkkk
Hahahahah... essa foi formidável!
Literalmente, no vídeo, a jornalista NÃO APARECE QUANDO ELE FALA ISSO. Como vc viu a cara dela? Isso só mostra o DELÍRIO ESQUIZOFRÊNICO QUE VOCÊS VIVEM
E ele, como bom mentiroso, escondeu que o desejo do povo palestino é ter seu estado soberano, e que Israel jamais cederia o estado soberano aos palestinos, mesmo pq, eles que financiam o Hamas pra destruir o povo palestino.
Até que enfim vejo uma análise séria e equilibrada sobre o conflito. Parabéns ao canal e aos entrevistados
Obrigada Pondé e Capaz pela reflexão lúcida, lógica e corajosa. É muito fácil não se posicionar ou observar o que a maioria da mídia antissemita diz pra concordar com ela. Posicionar-se diante dessa guerra é literalmente dar a cara à tapa. Parabéns.
Eu acho que nem da para acusar o Hamas de antissemitismo, pq eles são anti tudo que não são eles
Inclusive anti semita kkkk
@@levil5749 e vcs são antipalestinos, anti- islamismo etc etc
A fossa de Hollywood , dominada pelos judeus , ee anticatolico.
A grande mídia ee anti,-islamica e anticatolicos.
Pois ee, e assim caminha a humanidade.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻...
A explicação do Pondé foi perfeita.
Foi uma explicação ridícula. Chamar a esquerda de antissemita é desonestidade.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 só pq tu queres, né? A esquerda sempre foi antissemita.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 Ele chamou uma parte da esquerda de antissemita.
@@thiagoferreiradeoliveira7893 Ele não disse que todo mundo que vota na esquerda pensa assim. Mas vc ver o Boulos apoiando o Hamas, e achar que isso não é antissemitismo... Isso eu diria que o tico e o teco não tá batendo direito dentro da cabeça kkkk, pq uma coisa tá relacionada com a outra.
Desonesto mais uma vez...
Quem conhece história sabe. Muito bom. Foi cirúrgico. No ponto. Parabéns. Ótima leitura..
Educando o brasileiro. Parabéns, Ponde!
Concordo peremptoriamente com o que foi dito pelo professor Pondé!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Inacreditável ver esse tipo de conteúdo na TV Cultura. Um breve momento de lucidez.
Nossa como esse cara da prazer em ouvir ,em qualquer assunto
"Todo mundo que não é mentiroso sabe disso." 👏👏👏👏👏
Acompanho Pondé há anos e anos, sempre lúcido, sensato, racional. Incrível!!!!!
Cara o Pondé tem muito defeitos, mas coragem não tá lhe faltando 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍👍👍👍👍👍👍🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns pelo constante discernimento Dr Pondé
Bela análise de Pondé. Boa lembrança de Massada. Golda Meier dizia isso: Israel vencido, é o fim do Estado de Israel (única democracia do Oriente Médio). "TODO MUNDO QUE NÃO É MENTIROSO OU MAU CARACTER" sabe que o que o Hamas quer, é o Caos...passa longe a construção de um Estado Palestino. Há reféns, há soldados em um território urbano e com túneis, é há os civis palestinos: Muitos iram morrer: reféns, soldados e civis israelenses e palestinos. Israel NÃO pode e nem irá retroceder. Hamas começou: Israel irá terminar...e leve uma semana, um ano, dez anos, Israel irá caçar os chefes do Hamas (escondidos bem longe dessa barbárie que começaram). חזק ישראל! חזק צהייל. ✌️🇮🇱🇧🇷
🇪🇦🇮🇱🇧🇷
O Hamas, tido como protetores do povo palestino, pela a maioria da esquerda brasileira, se protegem dentro de túneis e deixam os inocentes _os pelestinos na superfície sendo bombardeados. E ainda impedem que eles fujam do bombardeio. O engraçado é que a esquerda vive chamando quem descordam deles de nazistas.
Pobre inocente acredita em democracia criada por EUA e Inglaterra.
@@paulok8232 Precisa de muita leitura, muito estudo, e sem medo de dar o braço a torcer... No passado fui ingênuo/inocente como o frbarcellos, hoje, não mais.
Ademais, hoje essa mesma galera está apoiando fazer com os palestinos exatamente o que o hitler fez, mas com os judeus. Parecem não pensar, e se pensam, adoram passar pano, só por uma falsa "religiosidade" ou "democracia".
Chega sangrar os olhos, quando vejo pessoas dizerem que EUA/UE/ISRAEL são contra terroristas, sendo eles os maiores patrocinadores de grupos terroristas. São amigos enquanto dão dividendos, depois, viram inimigos.
Querido, não há mais democracia em Israel. Bibi assumiu o controle do Legislativo, Executivo e Judiciário. Quando apenas um homem controla os três poderes a DEMOCRACIA morreu.
Perfeita explicação do Pondè!
O Hamas está certo.
@@gabrielfso6878Antissemita
@@gabrielfso6878goste ou não do hamaz eles estão com os dias contados
@@gabrielfso6878 pessoa como vc é o motivo do Brasil ser do jeito que é
Analisando os comentários sobre a guerra, tanto da direita quanto da esquerda, subentendo que precisamos torcer pelo extermínio das duas nações. Se a esquerda defende a palestina, o hamas e condena israel, e a direita defende israel e condena as outras 2, quer dizer que nenhuma das nações presta. Pois lembrem-se que ambos os lados se denominam donos da verdade, então ambos devem estar certos.
Vá em frente Israel, não desista, destrua esse maldito hamas
E todo o povo palestino junto
A paciência acabou! O exército de Israel tem que ir pra lá com FORÇA TOTAL.
@@AlessandroMRQuimico Israel neste caso não tem culpa, mas sim do Hamas e do Egito que não quer abrir a fronteira...
@@AlessandroMRQuimico quem se esconde e usa os palestinos é o Hamas, não inverta as responsabilidades, israel foi invadido, teve centenas de pessoas massacradas e sequestro de outras centenas, a retaliação/invasão é necessária, legítima e justificada.
@@_pirata Ah sim, sao sempre uns coitadinhos, tadinhos, tão injustiçados e perseguidos kkkkk.
Ponde arrasou mais uma vez!
Parabéns!
Pondé é uma das poucas mentes que aparecem no jornalismo e essa frase da Golda Meir sintetiza muito bem a posição de Israel, a guerra não foi escolhida por Israel, mas é necessária agora.
vc não sabe da história nem 1% . Se vc não sabe da história nem 1% automática. 99% da história não está em julgamento. Apenas no primeiro NAKBA que foi em 1948, Israel matou mais de 90 mil palestinos e mais de 800 mil ficaram foragido por todo o mundo. israel tomou 90% do território palestino e o quê resta 10% está sob controle de Israel. água, energia, combustível, tudo é controlado por Israel. FORA os presos sem crimes que estão nos presídios de Israel e as leis de aperteyd. Isso é só uma parte do problema que dura mais de 75 anos e o mundo fingiu que nunca aconteceu.
Muito bom ouvir comentários de pessoas sábias ✌️👋👋👋👋
Ponde sempre cirurgicamente verdadeiro, doa a quem doer.
cara, é fácil falar o obvio, ó só falar informações verdadeiras, omitindo outras informações que dão outro sentido à coisa. O problema de Israel e Palestina é muito mais complexo do que parece, começando de que o estado judeu nem era pra ter sido feito ali. Isso aconteceu única e exclusivamente por motivos religiosos, pois o povo palestino ja habitava toda essa região.
Imagina se um povo falasse que o Brasil é deles pq é a "terra prometida", dai a ONU arbitrariamente dividissem o nosso território em 2, deixando as terras mais produtivas, além da região que dá acesso ao mar. Imagina isso ser feito sem a nossa autorização, ser simplesmente imposto e nós termos que aceitar as circunstancias. Acha certo isso?
@@Pastor1Lvale à pena estudar um pouco de história para minimizar as bobagens que fala. NUNCA houve um estado da Palestina. Ali foi parte do império otomano por cinco séculos até o final da primeira guerra. Movimento sionista começou 80 anos antes da fundação de Israel. Muitas das terras ali eram desabitadas. Muitas outras foram compradas por judeus. Dá um google ai e pega o mapa da ONU. A parte azul, se ainda nao sabe, se chama oceano. Verá que os dois estados propostos tem muito acesso a ele. Idem em relação a fertilidade, a Cisjordânia tem a major divisa com o Rio Jordão, único rio perene na região. Vergonha alheia
@@Pastor1Lo problema realmente é complexo. E não tem nada a ver com esse maniqueismo raso de que a ONU tirou a divisão do nada e plantou um país no vácuo.
Dou meu like para Ponde, não para a Cultura.
Concordo com ele, se Israel deixar de lutar...se defender, se proteger, se previnir deixará de existir... de onde vem tanto ódio por essa Nação?
"De onde vem tanto ódio por essa nação" incrível ! desde que simplesmente foi criado esse estado mentiroso e falcatruoso, que tomou as terras dos palestinos em 1948, não é atoa que mais da metade dos israelenses detestam a grande maioria dos governos que eles tiveram e boa parte deles são anti sionistas e contra o Estado de Israel, o que não falta é vídeos pela internet de judeus contra o Estado de Israel, abordando tudo aquilo que um não judeu tem consciência, expõe e fala, mas a maioria prefere ficar de "mímimi" seguir o que mídia diz e ainda por cima seguir cegueira religiosa de "terra santa", o que mais tem é vídeos e protestos de judeus juntamente com rabinos protestando pelas ruas de Israel exigindo a libertação da Palestina...
Pergunte aos Palestinos em Gaza.
Inveja de esquerdista
@@alexandretimossi960 sério? Um monte de gente morrendo e esse papinho de direita e esquerda? Se preocupa mais com ideologias do que com pessoas.
@@SamuelSilva-ux2ii Mas você vai assegurar a segurança deles caso eles falem realmente o que pensam ou vão poder falar apenas o que os terroristas querem que eles falem?
Infelizmente a TV Cultura está pisando na bola, lacrando descaradamente.
Parabéns ao Ponde por dizer a verdade !
TOTAL BESTEIRA, PONDÉ É MUITO FRACO E PARCIAL.
@@Marcos-np6wd Fraco se tá brincando... Pondé é Extremamente intelectual.
A TV Cultura desde a época das entrevistas com o Enéas Carneiro já fazia isso, o coitado do Enéas era até humilhado.
Nunca sei quando o Ponde' fala a verdade ou não.
É que eu tenho um problema. Tiro o som da TV quando ele fala.
Parabéns Luiz Fernando Pondé ! Sempre demonstrando honestidade intelectual e imparcialidade
Luiz Felipe de Cerqueira e Silva (Pondé)
Pondé imparcial ??? Kkkkkkk😂😂😂😂😂😂😂😂😂
a imparcialidade passou longe ali meu amigo.
@@Vida-Erudita a imparcialidade aí passou longe, lembrando que sua esposa é de origem judaica. Parece que esqueceram de avisar a ele, que árabes também são semitas. Mas, como ele associa qualquer coisa negativa a esquerda, então está tudo certo.
O Hamas é um produto de Israel qualquer um que conhece o poder e a segurança de Israel sabe que Israel facilitou a ação do Hamas para ter carta branca para fazer uma limpeza étnica eliminando o povo da Palestina a única coisa que aprenderam com o Holocausto foi fazer o mesmo que Hitler fez com eles
Pondé, você é demais! Gratidão por sua coragem! 👏❤️🙏
Ter um filosofo outorgando a barbárie deve ser confortante
Sempre tive muitas considerações em relação ao Pondé, mas agora ele foi muito pontual e objetivo em relatar os fatos de forma simples e clara. Parabéns pela coragem Pondé.
Não se pode negar a verdade, só isso!
Ditadura é quem invade e coloniza um estado soberano há sete décadas. O regime sionista promove um apartheid na cara dura e esse cidadão não sabe nem o que fala! Palestina livre! 🇵🇸💪🏻😎
Simples assim sempre dizer a verdade, parabens PONDE coragem !!!!!
Nunca vi um cara tão honesto no que fala igual pondé .. parabéns pela honestidade
Vivemos dias onde a verdade e a coerência assusta!
Faculdades formando militantes e não pensadores!
Concordo com Pondé ❤
Rapaz, não conhecia esta frase de Golda Meir, que mostra claramente uma diferença inequívoca entre Israel e outros povos. "Não tenho ódio de vocês por matarem nossos filhos, tenho ódio por vocês nos terem feito matar os filhos de vocês" .
Este ao meu ver, é o Espírito do Rei dos reis!
@@gundstaff Isso se tiver existido. Provavelmente não.
@@ricardozolingerzanin-qs7fwnormalmente existiram, a Bíblia é antes de tudo um livro histórico.
@@Diversaocomheitor A bíblia é, antes de tudo, mitologia. Salomão, o maior e mais poderoso rei de Israel não é citado em nenhum documento de qualquer povo vizinho e não deixou nenhuma evidências material de todo o seu esplendor: nenhum palácio, templo, moeda, jarro comemorativo, nome em pedra... Nada. Salomão é da mesma linhagem de Menelau, Odisseu e Arthur, uma linhagem de papel.
@@Diversaocomheitor STATUS QUAESTIONIS: Abraão, Jacó, Moisés, o Rei Davi e o Rei Salomão em todo o seu esplendor, nunca existiram, são, muito provavelmente, mitologia.
O reino de Israel, que é o CANANEU, devotos de El e do panteão cananeu, foi destruído pelos assírios no sec. VIII a.c. e parte da população migrou para o sul, para o reino de Judá, outro povo, com outra religião, nunca houve um reino unido sob Davi e seus descendentes.
Em 586 a.c., Nabucodonosor II invadiu o Reino de Judá, destruiu Jerusalém e deportou a elite do reino para a Babilônia. Depois de aproximadamente 60 anos de exílio, libertados por Ciro da persia, essa gente retorna para Canaã e vai destruir a religião politeísta dos camponeses. A imensa maioria dos textos do que chamamos de Antigo Testamento são uma enorme retroprojeção político-ideológica para legitimar o confisco das terras, a construção do templo e o monopólio do culto religioso em Jerusalém dando início à MONOLATRIA DE JAVÉ; o encontro com a religião persa foi decisivo para a origem do monoteísmo judaico (não antes do final do sec. VI a.c.). Os primeiros 10 livros do Antigo Testamento são uma ficção escrita entre 500 e 1.500 anos após os eventos que pretendem descrever como históricos. Não são. Dentro da academia, da história, arqueologia, teologia, da exegese bíblica, já se sabe disso há uns 150 anos.
Os judeus de hoje são descendentes de uma parcela ínfima de judeus que fizeram a diáspora e - a imensa maioria dos cerca de 14 milhões que existem - de prosélitos do judaísmo; ou seja, de pessoas de outros grupos étnicos convertidos à religião. Há menções a essas pessoas "tementes a Deus" no evangelho de Mateus e em Atos dos Apóstolos. A maioria dos membros da comunidade de judeus de Alexandria na virada da antiguidade para a era comum nem sequer falava hebraico. O filósofo platônico judeu Fílon de Alexandria, por exemplo, que pretendia ser um hermeneuta bíblico tinha conhecimentos rudimentares de hebraico.
No início da idade média existiu no cáucaso o REINO DOS CAZARES onde havia uma enorme comunidade de judeus prosélitos. Há quem diga até que o judaísmo era a religião oficial deste reino. Essa seria a origem especialmente dos ASQUENAZES. Do mesmo modo que a ARMÊNIA se tornou, por um acaso histórico, o primeiro reino cristão do mundo. Os judeus que se espalharam pela Europa na idade média e os judeus de hoje que vivem no Estado de Israel são descendentes de PROSÉLITOS, têm muito pouco a ver, do ponto de vista racial, com os judeus que foram expulsos da Palestina pelos romanos no século I da era comum, talvez nada. Quais são as evidências históricas de uma diáspora provocada pelos romanos? Quão rigorosa foi essa expulsão? Os romanos realmente esvaziaram a terra ou, de novo, como no caso do exílio babilônico, apenas uma parcela ínfima dos líderes religiosos e políticos foi expulsa? Não houve nenhuma investigação real sobre este ponto de virada na história judaica, a causa da diáspora. E por uma razão simples: os romanos nunca exilaram nenhuma nação de qualquer lugar da costa oriental do Mediterrâneo. Além dos prisioneiros escravizados, a população da Judéia continuou a viver em suas terras, mesmo após a destruição do segundo templo. Alguns converteram-se ao cristianismo no século IV, enquanto a maioria abraçou o Islão durante a conquista árabe do século VII.
O judaísmo se espalhou, não os judeus.
Assim como não existe uma RAÇA CRISTÃ ou uma RAÇA MUÇULMANA, também não existe uma RAÇA JUDAICA. O judaísmo é um RELIGIÃO DE PROSÉLITOS, exatamente como os outros dois monoteísmos.
Vou repetir: o judaísmo foi uma religião de prosélitos, de pessoa que foram atraídas pelas práticas e crenças e que se converteram em diversos lugares diferentes. Vide os BETA ISRAEL, que são judeus etíopes.
Não existe raça judaica, não existe DNA judeu. Essa conversa de "povo judeu" como um grupo étnico específico só serve ao sionismo. É completamente absurda essa reivindicação da terra baseada em pura mitologia, lenda, conto de fadas.
Fontes: Osvaldo Luiz Ribeiro, Israel Finkelstein, Mario Liverani, Shlomo Sand.
Está correto Felipe Ponde, que Deus tenha misericórdia de todos nós
Luiz Felipe Pondé falou com muita propriedade, certíssimo. Israel, EUA e todos os Países aliados, precisam lutar com todas as suas forças, contra esses terroristas, covardes, monstros (Hamas e todos os demais grupos terroristas.).
Absurdamenta lamentável apesar da grande luta e história.séculos e séculos amém!
PATABENS FALOU TUDO
Muito bom poder voltar assistir a TV Cultura. Agora é outro NÍVEL.
O nível de o brasileiro não aprender a pensar!
Vai pro professor Paulo Guiardelli!
Aquilo é filosofia!
Mas o Brasil ainda não está preparado!
Depende. Se for pra assistir Roda Viva é melhor não, pois a Verinha não dá.
Excelentes colocações Pondé. Esse filósofo é demais.
Por incrível que parece uma solução para o problema é Israel ajudar a criar um estado palestino e ajudar o povo palestino...isso vai enfraquecer esses grupos terroristas......quanto mais Israel ajudar um estado palestino...menor o poder do terrorismo...com ataques e restrições...Israel está apenas fortalecendo mais o grupo ou grupos terroristas...a população palestina também é contra o terrorismo.....
Um dos grandes filósofos brasileiros, sabe muito.
Pondé certeiro! 😊👏👏👏 Jornal da Cultura sem os lacradores lulistas é outro nível!
Parabéns pelo compromisso com a verdade
Parabéns, homem de caráter coisa que nem todos tem.
Parabéns pelo bom senso, Pondé!
Pondé é cirúrgico ! Como é bom ouvir alguém inteligente!
A opinião mais sensata q eu ouvi até agora. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Enfim alguem sensato falando, parabéns!!
Até que enfim, comentários sensatos na TV Cultura.
Excelente respostas do entrevistado!!!
Brilhante o Professor Pondé
Comentário comprometido com a verdade. Parabéns Pondé!
mostrou quem é, mal caráter. acusar quem mostra as barbaridades cometidas por Israel de antissemita é no mínimo mal caratismo.
Ponde é um filósofo admiravel que Iave continue sempre ilminando este Grande pensador
"todo mundo que não é mentiroso sabe disso...", mas ta na "cesta ideológica " fingir que é cego, é para isso que servem os inocentes úteis
Eu gosto tanto de ouvir esse cara. Ele tem uma inteligência incrível.
Não entendo por que um cara assim trabalha na folha de são Paulo .
Tem toda razão, Pondé!
Claro, pq Israel não comete nenhum crime contra a humanidade... Pondé fazendo o que sempre fez, ficar do lado dos mais fortes. Hamas é tão crimisoso quanto Israel, pensamento bem simplista para alguém com tanta leitura, ou seja, não é falta de informação e sim de capacidade.
Israel tem q botar pra torar✌️
Parabéns Pondé, conhecimento e honestidade intelectual, tão raro hoje em dia
Parabéns a coragem do posicionamento claro e corajoso do filósofo Ponde!! Você nos representa
Corajoso, é um fazedor de média, isso sim.
Pondé falou o que alguns defensor de terrorista não querem ouvir...
Ninguém defende terrorismo. O que se defende é que não destruam o povo inocente da faixa de Gaza junto com o Hamas.
@@AlessandroMRQuimico E vão fazet o quê? Milagre? O hamas está se escondendo atrás do próprio povo, dizendo que não precisam sair de gaza, eles dizem que a luta deles é pela palestina, mas usam o próprio povo de escudo humano..., infelizmente inocentes estão morrendo, concordo que é errado, aliás, não vejo como alguém poderia dizer o contrário, mas é humanamente impossível matar apenas membros do grupo hamas sem nenhum "efeito colateral", o ideal seria não haver conflitos ridículos como esse...
@@AlessandroMRQuimicoexatamente
@@AlessandroMRQuimico olha, várias pessoas defendem o Hamas dizendo que eles são apenas uma resposta à opressão. Isso é categoricamente uma defesa ao terrorismo.
@@AlessandroMRQuimicoclaro que defende, só ir no uol q tu acha rapidinho
O discursinho cínico do suposto filósofo de acusa de antissemita quem não defende colonialismo, apartaide e limpeza étnica. O povo palestino tem direito de lutar contra colonialismo e expulsar o invasor.
Mas isso não é motivo de exterminar o povo palestino e não são o hamas
Povo demoníaco, apoiam completamente o HAMAS, não são inocentes, quem pensa assim é um iludido 😊
A situacao criada deixou impossivel se defender sem atingir civis !
Se vc tiver uma maneira de destruir o Hamas que está mesclado com os civis sem matar nenhum civil , Pode dizer , Pq por osmose pela força do pensamento vai ser dificil , se perdoarem e deixarem pra lá eles vão se sentir vencedores e fazer pior no proximo ataque .
@@paulosessegolo2006 CONTA OUTRA , O ALVO DE ISRAEL É JUSTAMENTE O POVO PALESTINO . ISRAEL QUER UM ESTADO ÚNICO. ISSO TA BEM CLARO. ATAQUES A CIVIS JÁ ERA PREMEDITADO
E quem falou em exterminar os palestinos?! (Aliás, o Hamas usa os palestinos como escudo)
Pondé , você é muito sensato e sábio !!!
ponde quer guerra. cara ignobél.
Até que enfim alguém fala realmente o acontece no território Israelense, única vez que paro para assistir algo da TV Cultura!
Eduardo e Fátima. Excelente ponto de vista do Pondé. 👏👏👏
Ponde não tem vergonha na cara
A última frase do vídeo de Golda Meir é tudo e basta p definir toda esta situação 🥺
Obrigada Pondé.
Pondé é uma das últimas mentes lúcida desse país.
Fico pensando em como a TV Cultura suporta o Pondé, Realmente, a quase unica voz lúcida nesse país. O anti mimimi.
Um canal aberto mostrando a história verdadeira...🙏🇧🇷
Puxa, ele descobriu isso? Que sabedoria !
Pra você ver como estamos, com tantos brasileiros sem entender isso.
@@alexanderoliveirasantos6115 O que ele não explica é que Israel inflou durante anos o Hamas pra enfraquecer o Fatah e já tentou liquidar a OLP que hoje tenta fortalecer . O que Israel mais teme é a união dos palestinos. Não que se incomode com ameaça bélica, mas no fundo nenhum dos lados quer a paz, por isso alimentam a guerra. Reconhecer o estado da palestina significa ter que devolver os territórios ocupados na guerra dos 6 dias, e isso Israel não vai fazer. Nessa disputa, todos já perderam a razão faz décadas.
Melhor entrevista e comentários que vi em toda essa história....
Até que fim um comentário sensato.
O novo Olavo de Carvalho só fala bobagem
Parabéns 👏👏👏👏 falou tudo e com coragem.
Adoroooo o PONDÉ!!!
O SENHOR DR. LUIZ FELIPE PONDÉ É UM ORGULHO PARA TODOS NÓS. SEI QUE MEU FILHO W. SERÁ UM SUCESSO E MUI ÚTIL PARA O BRASIL, NO DESEMPENHO CIENTÍFICO EM CONJUNTO QUE EXERCEM. DEUS SEJA LOUVADO!
Admiro muito o Pondé por sua coragem,franqueza e imparcialidade, todas as pessoas sensatas sabem nessa situação quem é o vilão, esses terroristas do Hamas não tem nenhum compromisso com o povo palestino.
Parabéns, melhores comentários de jornais que vi até agora
Pondé salvando o nível da Cultura.
Hahhahah!
Pode mostrando o nível da cultura!
Só fica enrolando e nunca proooe soluções!
Vai car o que o professeur Paulo Guiardelli fala dele !
E mais, ensina a pensar coisa que brasileiro não faz!
Parabéns Pondé, falou pouco e tudo.
E qual é o objetivo de Israel? Não seria destruir o povo palestino?
E quem está tendo mais resultados em seus objetivos?
só olhar o mapa em 47 e hj... a resposta é clara, límpida
Falou toda a verdade.