Fortuna, caso, tempo e sorte - Biografia de Luís Vaz de Camões

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Lançamento de biografia de Camões terá mesa de debate com Ruy Castro,na Biblioteca Nacional
    Dando continuidade às celebrações dos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) -entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) - realizou-se no dia 6 de agosto de 2024, o lançamento do livro “Fortuna, caso, tempo e sorte -biografia de Luís de Camões” (Ed. Contraponto), da escritora portuguesa Isabel Rio Novo. O escritor brasileiro Ruy Castro foi o convidado para a mesa de debate.
    O evento aconteceu no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. A transmissão foi realizada ao vivo pelo canal do RUclips (@FundacaoBibliotecaNacional).
    O lançamento foi organizado pela FBN em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões. Estiveram presentes o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
    Camões, 500 anos.
    No último dia 24 de julho de 2024, foi inaugurada na Biblioteca Nacional a exposição “A língua que se escreve sobre o mar -Camões 500 anos”. Realizada em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, com patrocínio do Instituto Camões e de Pinheiro Neto Advogados, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no setor de Obras Raras, que fica no terceiro andar da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. A entrada é gratuita e a exposição ficará em cartaz até 4 de outubro.
    A FBN possui cerca de 700 exemplares de livros de Camões, alguns deles vindos de Portugal com Dom João VI, em 1808. Entre as raridades estão as primeiras edições de “Os Lusíadas” (1572), “Rimas” (1616) e “Rhytimas” (1595).A exposição e dialoga com as celebrações dos 300 anos do escritor português, realizadas pela FBN em 1880-e fotografada, na ocasião, por Marc Ferrez.
    A mostra inclui mapas de Lisboa e das Américas, feitos na época de Camões -uma era de navegações e descobrimentos que inspiraram o maior escritor lusitano. Os visitantes poderão apreciar ilustrações presentes nos livros de Camões, além de gravuras e desenhos dos séculos XVI ao XIX que retratam e homenageiam o autor. A exposição inclui, ainda, obras da literatura inspiradas no universo camoniano, além de pinturas de artistas contemporâneos relacionadas à temática da navegação, entre outros itens do acervo da Biblioteca Nacional.

Комментарии •