O que dizer da omissão irresponsável das autoridades? O próprio governador acaba de confessar que recebeu estudos técnicos alertando quanto ao perigo, respondeu que o "Estado tem outras agendas"!
As pessoas precisam escolher melhor na hora de votar. Negacionista, jamais! O candidato precisar ser bem informado em relação às mudanças climáticas e ter propostas sólidas para defender a população que representa.
@@rogeriotavares8312 a coisa não é tão simples, amigo! só para pensar, crianças e adolescentes não votam, assim como os idosos! Indo além, na sua lógica as autoridades ficarão impunes, a despeito de não corresponderem às expectativas de quem as colocou no poder! Finalmente, "um erro não conserta o outro" (já dizia o grande Roberto Carlos em uma de suas canções)!
@@Lucianambockmann mudança climática é fraude globalista! O próprio governador confessou que recebeu estudos técnicos alertando quanto ao perigo de enchentes, mas respondeu que o estado tem outras agendas! Vemos aí o resultado de sua incompetência e descaso!
A enchente de 1941 fez nascer na cidade a expressão "abobado da enchente". As pessoas ficavam dias e dias fora de casa, com a perda de quase todos os pertences. Dos lugares mais altos, livres da inundação, olhavam sem esperança as águas subirem cada vez mais, num estado de estupefação que se confundia com a debilidade mental. Assim nasceu na cidade a expressão o abobado da enchente. Por muito tempo, qualquer palermice que alguém cometesse era explicada com crueldade: “Coitado, ele é abobado da enchente! Hoje nosso prefeito Melo é o abobado da enchente. Nada do que foi projetado para barrar o avanço das águas funcionou, por falta de manutenção.
É verdade, acabei de assistir agora nos comentários do Jornalista ALEXANDRE GARCIA, que por sinal é GAÚCHO, ele falando que recentemente antes da cheia, esses muros de contenção na cidade que foi feito no Governo Medice, com uma baita de uma estrutura de 3 metros para baixo e 3 metros para cima e uma tremenda largura, justamente para segurar as aguas, está lá abandonado, tudo enferrujado que para fechar os portões comportas tiveram que chamar tratores.
Verdade, não sou natural de Poa, porém vivi muitos anos na cidade e escutei inúmeras vezes essa expressão. Inclusive já chamei alguns colegas de trabalho de "abobado da enchente" de brincadeira. Todo mundo sempre achou graça disso, talvez agora mude. (politicamente correto).
Até parece que poa e o RS não foram "governados" (espoliados?) por governos de esquerda por +30 anos. De Simon a Atraso Genro e os prefeitos petébas, com o Fortunatti entre eles.
@@gedivaldoemidio8337 Verdade o que disseste, é óbvio que não foi no governo Melo que os portões enferrujaram e que o comentário do @gre7310 foi tendencioso. Mas eu penso se esse muro da Mauá realmente teria funcionado, mesmo que tivesse sido bem manutenido esses anos todos. Que ele não funcionou agora está mais que claro, mas portões têm frestas, acho eu que a água ia passar de todo jeito, ia talvez demorar mais para passar, mas ia passar. Não sei, só acho, não sou engenheiro.
Perfeito. Acho que é natural haver mudanças climáticas, inclusive podemos observar nas fotos e filmes antigos da cidade do Rio de janeiro as pessoas caminhando pela praia usando ternos, o que é quase impossível hoje; entretanto acredito que nos últimos anos temos observado mudanças drásticas em um curto espaço de tempo. Ou seja, a humanidade tem acelerado um processo que seria bem mais lento sem a contribuição do descaso e da indiferença com o planeta Terra.
Exato, não colocar isso na conta, empurrando a culpa inteira pro "aquecimento global" é grotesco, é desinformação e é uma tentativa de manipular a opinião de quem tem preguiça de pensar. A Terra com 4 bilhões de anos passa por mudanças climáticas sazonais, e não é uns 30 anos de abuso na emissão de gases que iria influenciar diretamente no clima do planeta.
Eu não vejo maneiras de evitar isso. A ideia de prevenir desastres climáticos é totalmente estranha para nós brasileiros. Uma pessoa que avisa, um estudo de prevenção nunca é visto com seriedade. Nós não temos mentalidade de prevenção, basta ver como tratamos nossos carros. Essas fatalidades são culturalmente inevitáveis. Talvez se essa catástrofe do Rio Grande do Sul nos leve a mudar, mas vendo o que já aconteceu no passado, é questão de tempo até esquecer.
Impressionante como as Seguradoras que possuem departamentos enormes dedicados a gestão de risco não previram e nem mesmo consideraram o que os cientistas alertaram.
Quantos cientistas alertaram para o risco de uma pandemia global? Houve algum preparo antes de 2020? Te chamariam de louco em 2019 se vc dissesse que poderia acontecer um lockdown global
@@mariosergiolabussieremaria7902 A Márcia Sensitiva previu que em 2024 haveria muita água no Sul. O que equivale a "prever" que o Neymar ai ficar um tempo afastado dos campos por algum lesão, que algum artista famoso vai morrer e que haverá polarização entre lulistas e bolsonaristas.
O controle pelo medo é algo sensacional na sociedade atual. E ver como tem gente que procura novos medos para se sentir bem é ainda mais fascinante (com trocadilho mesmo).
Nosso ritmo de vida e prioridades, deve mudar agora, que o mundo já está mudando, nas pessoas mudar é bom. Outro dia estava conversando com uma senhora que estava esperando seu esposo idoso no atendido pelo SUS, ela disse que gastou tanto dinheiro no seu plano de saúde e que se alguém tivesse orientado ela, ela poderia ter investido esse montante de dinheiro gasto e hoje teria uma boa poupança, mas quando a cabeça não pensa o corpo padece. Eu disse a ela que nunca era tarde para mudar. Ela concordou que muito coisa havia mudado em sua vida para melhor, seu esposo voltou com a marca de exame no braço. Nos despedimos e eles foram para casa. Que possamos refletir no que podemos mudar. Deus abençoe a todos.
Se ela tivesse investido o dinheiro, teria gasto todo ele em umas duas internações hospitalares que são caríssimas. Não podemos é ficar sem plano de saúde pq se depender do sus o paciente morre aguardando pq a intenção é essa: controle populacional.
Tenho 60 anos e observo aqui no Rio mudanças na posição do sol ele hoje por exemplo ele se põem num lugar visto no passado fazendo escurecer mais cedo, no inverno não temos mais orvalho pela manhã como no passado, meus nunca deve ter visto uma roupa molhada pela manhã quando dorme ao relento, palavras que sumiram do dia a dia.
É interessante que os negacionista de RUclips acham que entendem mais sobre climatologia doque pesquisadores da agência espacial europeia, pesquisadores da NASA, do INPE no Brasil, prêmios Nobel etc. de certa forma deve estar certo o dito de que quanto menos uma pessoa sabe do assunto mais ela acredita que sabe
Mano vcs insistem nesse papo de negacionismo, não sei se por burrice disfarçada de inteligência, ou maldade partidária mesmo, o problema é da velha política que todos os governadores, prefeito, presidente fazem. Esse tipo de proposta não dá voto, infelizmente, daí eles preferem investir no que dar voto pra reeleição, enriquecer no cargo e passar seu mandato jogando os problemas nas gestões anteriores, e assim o ciclo se repetir.
Sâo duas coisas distintas mas interligadas para o resultado final. É claro que há um problema de má gestão geral, construções em lugares impróprios, falta de infraestrutura preventiva etc. Outro ponto é o que os cientistas falam há tempos, que o aquecimento global vai deixar eventos extremos mais frequentes. Não é uma questão de esquerda x direita é uma questão de acreditar ou não na ciência.
O Brasil é o país dentre os maiores em espaço geográfico que emite menos carbono e a diferença é absurda. É o país que tem a maior área de preservação do mundo. E os países como China, EUA, França e outros da Europa, financiam ONGs aqui, que efetivamente não contribuem em nada. Seus líderes são ricos e vivem na hipocrisia de vender argumentos e ajudam no tráfico de biomas. Eles não cuidam e não preservam suas áreas e estão preocupados com a concorrência da economia agropecuária. É bizarro. E o presidente ex condenado com seu discurso que a Amazônia é do mundo. Queria ver essa área fosse em outro país se alguém de seus governantes teriam o mesmo discurso. Continuaremos sem soberania e sendo colonia da ordem mundial.
Primeiramente desculpas pelos demais, porque não existe um meio de mídia sem que haja a polaridade de discussões politicas, isso está um saco! E parabéns pela matéria, com estudos e opiniões técnicas. Isso eu sempre irei valorizar.😉
Acredito que temos que respeitar e preservar a natureza e não invadir as áreas onde naturalmente pertencem historicamente aos rios e mares. Eventos climatológicos catastróficos existem desde que o mundo é mundo!
Os hidrólogos tentam explicar as altas e baixas do rio Guaíba , uma hora é o vento sul outra é a falta de bombas ou problema dos diques , enfim , temos inúmeras e corretas explicações mas não de solução definitiva do problema das enchentes em Porto Alegre. Creio que são necessárias as construções de 2(duas) represas ou barragens como queiram. Uma sem dúvida tem que ser construída no rio Taquari acima de Muçum , aproveitando o local onde ele serpenteia com a inundação do local para abrigar um bom volume d'água e a outra no próprio rio Jacuí antes da chegada dele no rio Guaíba. O grande causador de enchentes em Porto Alegre e Região Metropolitana é o rio Jacuí , é ele o nosso grande problema. Acontece que o rio Taquari larga no Jacuí um enorme volume d'água vindo da serra , tornando o Jacuí um rio com uma correnteza fortíssima que ao desaguar no Guaíba ele passa direto em linha reta, não ingressa em direção a Lagoa dos Patos e impede que os rios dos Sinos, Gravataí e Caí possam desaguar normalmento no Guaíba . A água desses transborda em direção as varzeas laterais que são muito baixas e inunda toda área metropolitana e Porto Alegre bem como sua orla. Mantendo a vazão das águas do Taquari e Jacuí sob rigoroso controle das comportas das represas a serem instaladas o problema estaria resolvido.
Eu tenho minha opinião sobre isso, mas o que importa mesmo para as populações dessas áreas , não é se está ou não relacionado com o dito aquecimento global , e sim soluções práticas de resolver o problema.
Quem mora aqui no RS sabe que as mudanças climaticas realmente tem acontecido. Quem nega isso não ta bem da cabeça ou não enxerga a realidade. Ja faz um tempo que o nosso inverno não tem sido tao frio o tempo todo e nosso verão tem dias frios e outros extremamente abafados. Quanto a essas inundações estão cada vez mais constantes. Que Deus nos proteja e o poder publico entenda de uma vez por todas que não da pra ignorar o que acontece no meio ambiente. Porque ultimamente tem sido vergonhoso ter políticos negacionistas no nosso meio. Acham que nada vai acontecer até que tenham que remediar o caos, como vimos nesse momento que passamos agora.
Paulo te pergunto tche!! Se fosse o tal do aquecimento ex: O nosso governo não permitiria riscar.o nosso céu de rastros químicos que nos trazem tantos prejuízos. Já olhou para o céu? Prestem atenção e raciocínio.
@@arleteferreira2627 Desculpa. Mas tuas construções mentais de formulação cognitiva são precárias, tendo em vista que não consegue nem se expressar de forma clara.
1. A presença de uma frente fria também chamada de Cavado. 2. Onda de calor na região central do Brasil: onda de calor no centro oeste e no sudeste que impediu a dissipação da frente fria. 3. Seca na Amazônia: deslocamento dos rios voadores que trazem unidade da maior floresta tropical do mundo. Os rios voadores se deslocaram mais para a região sul. 4. Fenômeno El Niño: que aquece as águas do pacífico e trazem umidade para a região Sul do Brasil. IPCC
1 - Enormes causas naturais, 2)- o povo que não respeita a natureza, avisos como em Fernão de Noronha com os cuidados necessários em placas.e funcionários com sua carteira de emprego preparados para fiscalizar. 3- Engenharia especializada estudando todos os pontos necessários
Catástrofe totalmente previsível mas as autoridades não fizeram a devida mitigação de riscos. Lógico que esses eventos vão acontecer com cada vez mas intensidade mas se vc se preparar ninguém morre e os danos são menores. Enfim, se a ideia é economizar/desviar dinheiro no curto prazo para "quebrar" no longo é uma péssima gestão.
O caso é que segundo os afirmacionistas, essas enchentes históricas não desmentem as tais mudanças climáticas que segundo eles é causada pelos seres humanos, porém não entra nesta equação que na época não haviam tantas construções e PESSOAS vivendo por lá como EXISTEM agora passados 83 anos! Outra coisa importante é que na época os meios de registrar os acontecimentos eram precários, e não é como agora que quase todo mundo pode registrar um ocorrido com seus celulares e estando em diversos lugares!
@@flandresdenexo8122 A questão é que muitas pessoas sequer conseguem interpretar quando se fala sobre "Contribuição do Homem" se atentem a palavra CONTRIBUIÇÃO, pois é exatamente isso que quer dizer, nunca, jamais, ninguém afirmou que o homem sozinho é capaz de algo assim, a humanidade é apenas uma soma na equação que pode ou não ser o suficiente para assim ser atingido o nível de calamidade, ou seja, ao diminuir essa contribuição prejudicial ao clima, talvez as consequências não seriam tão desastrosas quanto foi. Assim como nós humanos somos capazes de poluir o mar, lagos, rios e mudar completamente a fauna deles, ou desmatar completamente uma floresta, que como você viu no vídeo, caso não existisse a Amazônia e os andes, toda região sudeste séria um deserto, ironicamente a região que menos se preocupa com o tema. Então porque vocês acham que seria diferente em relação a pressão e dispersão química que soltamos na atmosfera, a ordem natural das coisas irá se somar aquele evento e resultar em algo bom? obvio que não, basta ter uma noção básica, simplória de química e seus olhos em relação ao planeta mudaram completamente. Enquanto aos brasileiro for mais relevante votar em uma pessoa com discursos vazios e narrativas ideológicas sem efeito pratico em suas vidas, como simplesmente brandir "não a ideologia de gênero" ou algo tão inútil em uma sociedade que sequer existe algo assim... enquanto forem influenciados tão facilmente desse jeito, a lição ira vir da pior forma, quais as chances de um ambientalista vencer as eleições? nem mesmo que seja um arquiteto com um novo plano para planta da cidade e casas, é impossível visualizar esse cenário, é mais fácil votar no senhor de 90 anos que escreveu em hebraico nas redes sociais para apoiar Israel ou em árabe aos palestinos. Querem culpar os governos, então olhem-se no espelho, pois o governo é o reflexo do povo.
@@flandresdenexo8122 O Nordeste, com 80% da região sendo semiárido, possui diversas barragens gigantes, maiores do que as que existem no sul, como diabos isso é possível? a lição do sofrimento. O Brasil inteiro pode os criticar, mas cada um vota conforme sua realidade, se houver uma crise nacional hídrica, eles não passarão pelo mesmo que ocorreu no passado.
Não, não derruba. O que aconteceu em 1941 pode ser o mesmo que aconteceu no RS. O que é? O vídeo só tenta explicar, só mostra possibilidades, não a resposta.
É, parece que esse comentário irritou os teoristas da conspiração então vale relembrar: O entendimento que as mudanças climáticas aceleradas que estamos vendo é causado por humanos é baseado em montanhas de evidência científica e técnica, que também apontavam como corrigir o problema antes que ele nos afetasse, mas foram ignorados por governos, em parte devido a lobby explicito e intenso de vários setores industriais, especialmente as multinacionais petroleiras (e sim, a gente tem também uma montanha de documentos comprovando isso). Hoje os estudos apontam que não dá mais pra consertar o estrago já feito, mas dá pra evitar as piores consequências ainda, coisa que *está sendo feita*, mas ainda não tão rápido e nem com tanto investimento quanto se deveria. Eu acho um absurdo que esse pessoal que sequer conseguiria passar numa cadeira de Cálculo Multivariado, muito menos numa cadeira de Sistemas Dinâmicos (que seria o mais importante aqui) acha que tem bagagem técnica pra entender o mínimo de como o clima global e local funcionam - famosamente uns dos sistemas mais caóticos e mais difíceis de se estudar que a gente se depara com no dia-a-dia - e acham que podem acreditar em qualquer lorota que for mais conveniente pras ansiedades deles. A montanha de evidência científica acumulada que temos é muito mais importante que a opinião desinformada que um tiozão repete pra si mesmo todo dia pra lavar as próprias mãos quando vota em político de extrema direita teorista da conspiração, ou em político que prioriza a "economia" (cadê a economia do RS agora, cadê a economia de quem perdeu tudo nas enchentes?).
@@famberna Não tenho que provar nada pra ninguém meu amigo. Tenho minha opinião e pronto. Se tu não gostaste, paciência. Eu posso também não gostar da tua, e assim caminha a humanidade. Na real, ninguém sabe ao certo, apenas opinamos!!
Infelizmente fenômenos climáticos como esse vão continuar cada vez mais frequentes, e claro, afetando milhares de pessoas e a economia de um modo geral, a humanidade está dando um tiro no pé
A mesma água que cai da chuva é a mesma que sempre caiu em anos anteriores. Se essa água chegou aí no passado, e chegou neste ano, futuramente chegará também. A verdade é que políticos sempre souberam disso, mas nada fazem. Não tem controle populacional. Eu mesmo é que não quero ter filhos para botar em um mundo devastado por violência, desemprego.
A questão não é contestar o fato de haver mudanças climáticas, pois elas existem muito antes do homem habitar o planeta. O dilema é conseguir provar a hipótese que às mudanças climáticas atuais em escala global são de fato provocadas pelo homem. Já se sabe sua interferência no clima local e talvez até regional, mas o sistema atmosférico global possui interações não somente com eventos no nível planetário, mas também astronômicos.
Mudanças climáticas atingem o mundo de tempo em tempo, não dependem do homem. Precisamos melhorar a Infraestrutura das cidades junto com a coleta e destino do lixo. Precisamos crescer para níveis do primeiro mundo, chega de querer colocar o Brasil no subdesenvolvimento.
Informação imparcial, responsável = jornalismo fidedigno. Obg. Mas fico pensando, então estes fenômenos, como o do RS, sãofruto do aquecimento global ou fruto de uma aquecimento/resfriamento cíclico que a terra passa se tempos em tempos?
Ótimo. Nesse escopo, só faltaram dois itens: - As enchentes deste mês em Porto Alegre aconteceram primordialmente pela falta de manutenção do sistema contra cheias, que vem ocorrendo desde a penúltima gestão da prefeitura. Há diversos artigos e relatórios sobre isso. - Incluir a enchente de janeiro.
Nessa batalha vocês afirmacionistas ganham de lavada! Afinal de contas vocês estão do lado da "verdade, e da sensatez" pois os cientistas mesmo sendo humanos não erram e nem podem mentir NÉ!? 🙄 Só mente que não é cientista, ou que não trabalha em emissoras de TV de caráter super duvidoso!?
@@flandresdenexo8122 Existe uma grande diferença entre um mero achismo e uma tese científica. O achismo vem das simples impressões do indivíduo (como os teóricos da conspiração), enquanto que a tese científica se baseia em dados concretos, coletados e analisados durante muito tempo. Tu quer mesmo comparar uma coisa com a outra? Conservadores e reacionários sempre negaram o aquecimento global, gaúchos elegeram um governador que segue essa mesma linha de pensamento, e deu no que deu: ele já havia sido alertado, mas duvidou até que a VERDADE CIENTÍFICA foi esfregada na cara dele pela própria natureza. Os adoradores do Ricardo Felício choram rsrs Antes de chegar a essas conclusões, você se atentou às evidências oferecidas por aqueles que você chama de "afirmacionistas"? Já prestou atenção se fazem sentido ou não? Tu acha mesmo que uma galera sem credencial científica nenhuma fala coisas mais bem embasadas do que um cientista que estuda anos e anos pra isso, e que cujas alegações não só fazem sentido, como inclusive podem ser percebidas *por qualquer pessoa de inteligência média?* Qualquer pessoa pode mentir, mas quando se trata de um cientista, ele pode facilmente ser desmentido por vários outros cientistas, que vão repetir o experimento que ele fez e podem identificar falhas no processo e nas conclusões. Um cientista não ganha nada mentindo, pelo contrário, só afunda a carreira dele cada vez mais. E outra: pra esse seu delírio fazer sentido, seria preciso que milhares de cientistas estivessem mentindo ao mesmo tempo, *conscientemente* , para todas as pessoas. O que é isso? Uma teoria da conspiração de como os cientistas querem dominar o mundo? Rsrs E por mais que existam pessoas que não negam as mudanças climáticas de inteligência duvidosa, pelo menos a inteligência delas é *muito menos duvidosa* do que dos negacionistas, que vira e mexe demonstram acreditar em outras teorias da conspiração ainda mais bizarras, e ignoram milhares de dados concretos e estudos científicos, sem apresentar nada melhor. Seu comentário na verdade está o oposto do que deveria ser: na batalha contra a estupidez, os *negacionistas* são os estúpidos.
Sim, detalhes técnicos só de cientistas de esquerda. Se a BBC fizesse algo parecido com jornalismo, teria colocado opiniões de cientistas mais isentos.
Warm fronts move more slowly than cold fronts because it is more difficult for the warm air to push the cold, dense air across the Earth's surface. As the front passes over an area, the clouds become lower, and rain is likely. There can be thunderstorms around the warm front if the air is unstable. Hot Air Rises, Cold Air Sinks (2:45)Now we know that hot air stops cold air, right?
Se depois dessa tragédia, continuarem a negar mudanças climáticas e negligência do governo estadual, então não há mais nada a fazer, só aguardar a próxima catástrofe. Acorda meu povo.
Esqueceram de considerar o assoreamento sem q as autoridades agissem! Também a ocupação de áreas alagáveis ( rios transbordam! Lembra-se das aulas sobre as enchentes do Nilo?)! Por último: sistemas de bombeamento e barragens sem manutenção pelas autoridades! Incompleto, falho e tendencioso!
A única ação humana nessa enchente do RS foi o estrangulamento da vazão da Laguna ao mar, por causa dos molhes, o que ocasionou o aumento do nível do Guaíba
Só conheço dois modos d eliminar cheias: suspender o plano da cidade ou rebaixar a calha do rio. Se o nível dos oceanos está subindo, presumi-se q cada cheia será pior q a anterior...O administradores gaúchos precisam de muita or/ação nas suas tomadas de decisões
As mudanças climáticas existem. Não tem como negar, e tbm acredito que ela própria é um castigo divino por tanta maldade que existe nesse planeta e falta de amor ao próximo e à Terra. Infelizmente acho que catástrofes assim serão cada vez mais comuns 😢
E o agro devastando grandes extensões de terra descaracterizando-as? O vídeo foca apenas no elemento ar (clima). E o elemento terra interagindo com o elemento água? Não que haja só esses elementos, claro.
Cada um puxa pro seu lado. Grandes áreas de terra produtiva são convertidas em áreas de produção de milho para o etanol para fazer parte da agenda ecológica. Junta isso e a pressão do meio ambiente para redução de áreas agrícolas e temos a tempestade perfeita fome generalizada a não ser que reduzam a população é aí que as teorias conspiratórias podem ganhar fundamento .
Clima não é só elemento ar. O continente interfere nas condições climáticas. Exemplo é a forma como a umidade amazônica chega ao sul do Brasil. Se desloca pela área de planície no interior do continente, pois não encontra a barreira do Planalto central.
É interessante como alguns cientistas e profissionais da área ambiental estão "cheios de dedos" para falarem sobre mudanças climáticas em público. "Pode", "provavelmente", "relacionado" e não correlacionado representam incertezas ou medo de assumir a constatação da crise climática!?
Não tem muito o que fazer. Tem? Os maiores poluidores são grandes empresas. O cidadão médio inclusive de países mais ricos não tem como comprar um carro elétrico (que jamais elimina a poluição de verdade). Explica que o clima mudou pra um brasileiro que sai às 5 e volta 22, o que ele, como proletário comum tem a ver com isso?
"Os indicadores da intensidade do El Nino não foram suficientes para indicar explicar esse aumento, logo é a mudança climática" . Falta muito para isto ser chamado de ciência. Conclusão superficial e rasa, sem fundamentação em outros dados de um tema tão complexo.
O problema não está nas florestas, mas sim, nos centros urbanos. Usar aquecimento global como justificativa é atestado de incompetência e má gestão. Não fazem trabalho de prevenção, plano diretor só existe no papel. Alguns estados norte-americano são anualmente afetados por tornados e furacões e qual percentual de mortes? É inadmissível o que acontece no Brasil onde todos os anos pessoas morrem, perdem tudo, mais pessoas doentes pelas consequências das enchentes e ficam discutindo sobre aquecimento global 😢
Vc tem que choramingar pra quem está no poder. Elegeu alguém que não tinha como prioridade um plano para proteger o cidadão contra as adversidades, agora está revoltada. O que acontece com os americanos sao condições e características daquela região, eles se adaptaram. No Brasil o fato dos humanos se estabelecerem próximos a rios e litorais, eventualmente pode ocorrer grande chuvas que causam inundações, com isso se entidades políticas não desenvolver um projeto ou seguir a diante uma ideia, o percentual de mortes só vai aumentar. Negligenciar as mudanças do homem no meio ambiente vai trazer eventos extremos e destruições mais intenso em curto período.
@@andreamartins100 E por acaso incompetência e má gestão excluem o efeito do aquecimento global? NÃO! Se não tivesse nada a ver com ação humana, não haveria tantas evidências no sentido de que essas catástrofes estão se tornando cada vez mais frequentes e cada vez mais intensas, à medida em que a natureza é cada vez mais devastada. Se o problema fosse só má gestão, então aconteceria uma enchente dessas em todo lugar e o tempo inteiro, já que a regra no Brasil é a má gestão rsrs. É óbvio e ululante pra qualquer coisa que agora existe um elemento a mais: as mudanças climáticas, que estão cada vez mais claras. A incompetência atua no sentido de INTENSIFICAR os efeitos do aquecimento global (já que não há medidas sendo tomadas pra se preparar pra isso), e não anulá-los.
Claro, concreto e asfalto para todo lado, chove e o solo não absorve. Mas no Sul, acredito que o problema são as construções na beira dos rios e em vales ao nível dos rios ou abaixo.
Existem vários outros fatores que contribuiram: o desmatamento, redução da área de várzea, impermeabilização, ocupação e uso inadequado da terra... dizer que não há fator antropico e ser cego perante a destruição do ambiente com consequências socio-ambientais desastrosas. O clima nao ve classe social e invariavelmente um dia cobrará dos ricos.
Não adianta negar. Chegamos mesmo num ponto onde se um evento climático não tiver relação com o aquecimento global, ele tem grandes chances de ter interferência do AG... 😐😐
Se o dado aumentou pra 7 e são dois dados a chance não dobrou, ela triplicou. Antes precisava tirar 6 e 6 e agora são três combinações: (6 e 6), (5 e 7) e (7 e 5).
@@carfel2607 Apesar da ordem nao importar, voce tem 2 dados distintos que se jogados simultaneamente, podem somar 12 com 3 combinacoes distintas. Isso eh estatistica basica - recomendo ler teoria de dados.
A pergunta que fica : Já que deu a enchente , POR QUE NÃO PREPAROU A CIDADE PARA ESCOAR AS AGUAS , de 6 bombas somente 1 funcionou , o Rio Guaíba estava ASSORIADO , A prova é que areias ocuparam o Centro é no entorno do Guaíba . PREVENÇÃO ESSA ERA A CHAVE
Devia ter alguma lei que regulamentasse essas coisas, aí o contribuinte gasta uma fortuna pra fazer uma obra pública que era pra ter servido num momento desse jeito e acaba não tendo serventia pq simplesmente não fazem manutenção isso é muita sacanagem?
O mais triste é que, se quisermos ter notícias confiáveis sobre o que está acontecendo aqui no Brasil, temos que buscar em veículos estrangeiros como BBC, CNN Portugal, AFP e DW. As linhas editoriais da imprensa brasileira (incluindo CNN Brasil) estão todas contaminadas pelos interesses de seus donos e patrocinadores, oligarquias que mandam e desmandam aqui na colônia há gerações.
O maior desastre climático do Brasil não foi nem de perto causado pelo excesso de chuvas, mas sim pela falta delas. A grande seca do Nordeste, que ocorreu entre os anos de 1877 e 1879, deixou mais de 400 mil pessoas mortas de fome e de sede. Foram praticamente três anos sem chuvas.
A matéria quer comparar os eventos sobre o prisma dos danos matérias. Claro que numa população 90% menor, numa Brasil absolutamente rural, com pouca população ribeirinha o que esperar, a mesma proporção?
Pra nós que cremos em Deus isso é para conversão da umanidade e vem muitos por aí. A nossa senhora falou que se povo não se converter e buscar ao seu filho Jesus Cristo haverá muito sofrimento ainda na terra
Tudo o que vocês estão fazendo é procurando uma resposta que vocês querem, não a correta. O vídeo é um conjunto de "pode", o estudo que TENTA explicar O o que aconteceu, o "conjunto de fatores" que PODEM ter sido responsável tem uma dúzia de itens, é um monte de "pode" com muita possibilidade, no fim, vocês não conseguem provar nada...
Nego. Lembrando que 1941 antes em 70 anos teve 5 grandes enchentes. Agora nós últimos 70 anos teve apenas uma grande enchente. Logo na verdade a coisa melhorou.
@@historiaamiga teve regiões do RS que das 6 maiores enchestes da história, 4 aconteceram nos últimos 12 meses (julho, setembro e dezembro de 2023 e Maio de 2024). Então, na verdade piorou a situação e não "melhorou"
Tem gente que veio comentar sem assistir ao vídeo. Devem ser proprietários de grandes corporações, que tem horror ao debate climático por medo de perder dinheiro.
@@Lucianambockmann eu sou proprietário desta terra e mudanças climáticas sempre tiveram agora terá inversão magnética vai ter mais caos no mundo quem viver verá vida longa
A questão é a cheia em POA ou as chuvas? Se a cheia, então não foram 2 milhões de atingidos. Se as chuvas, houve fenomenos assim tbm em 1967 e 1983. Em 83, 200 mil foram atingidos, mais em SC. Além disso, há 20 anos orgãos ambientais frustram ações de dragagem. Qto da cheia se deve ao acúmulo de areia e lodo no estuário? E a função da infraestrutura no evento? Se efetiva, haveria a tragédia apesar da cheia? A reportagem podia ser mais acurada.
E, complementando, se o foco oretendido não é analisar nem cheia nem chuvas mas mudanças climáticas, seria interessante a BBC abordar a responsabilidade ambiental nisso proveniente do desmatamento ocorrido no hemusfério norte e no impacto da poluição gerada na Anerica do Norte na Europa e na China, os 3 principais focos poluidores do mundo.
Se fizeram o canal da mancha uma obra imensamente complexa, uma nova saida prox a Porto Alegre ao Mar seja natural ou por bombas é fichinha em comparacao.. nao estou abordando os impactos ambientais ou financeiros e nao conheco a geografia da região
Creio ser muito mais a inação, corrupção e falta de vergonha de um bando de vagabundo. Não pode construir próximo aos rios, e as obras de prevenção deveriam ser feitas. Seus argumentos foram visíveis.
O que dizer da omissão irresponsável das autoridades?
O próprio governador acaba de confessar que recebeu estudos técnicos alertando quanto ao perigo, respondeu que o "Estado tem outras agendas"!
As pessoas precisam escolher melhor na hora de votar. Negacionista, jamais! O candidato precisar ser bem informado em relação às mudanças climáticas e ter propostas sólidas para defender a população que representa.
Os gaúchos fizeram sua escolha, arquem com as consequências.
@@rogeriotavares8312 a coisa não é tão simples, amigo! só para pensar, crianças e adolescentes não votam, assim como os idosos! Indo além, na sua lógica as autoridades ficarão impunes, a despeito de não corresponderem às expectativas de quem as colocou no poder!
Finalmente, "um erro não conserta o outro" (já dizia o grande Roberto Carlos em uma de suas canções)!
@@Lucianambockmannai, só faltou o:
Negacionistas
Negacionistas
Não passarão...
😂😂😂😂😂
@@Lucianambockmann mudança climática é fraude globalista! O próprio governador confessou que recebeu estudos técnicos alertando quanto ao perigo de enchentes, mas respondeu que o estado tem outras agendas!
Vemos aí o resultado de sua incompetência e descaso!
A enchente de 1941 fez nascer na cidade a expressão "abobado da enchente". As pessoas ficavam dias e dias fora de casa, com a perda de quase todos os pertences. Dos lugares mais altos, livres da inundação, olhavam sem esperança as águas subirem cada vez mais, num estado de estupefação que se confundia com a debilidade mental. Assim nasceu na cidade a expressão o abobado da enchente.
Por muito tempo, qualquer palermice que alguém cometesse era explicada com crueldade: “Coitado, ele é abobado da enchente!
Hoje nosso prefeito Melo é o abobado da enchente. Nada do que foi projetado para barrar o avanço das águas funcionou, por falta de manutenção.
É verdade, acabei de assistir agora nos comentários do Jornalista ALEXANDRE GARCIA, que por sinal é GAÚCHO, ele falando que recentemente antes da cheia, esses muros de contenção na cidade que foi feito no Governo Medice, com uma baita de uma estrutura de 3 metros para baixo e 3 metros para cima e uma tremenda largura, justamente para segurar as aguas, está lá abandonado, tudo enferrujado que para fechar os portões comportas tiveram que chamar tratores.
Ele e todos prefeitos e governadores que o antecederam! Fizeram o que os outros?
Verdade, não sou natural de Poa, porém vivi muitos anos na cidade e escutei inúmeras vezes essa expressão. Inclusive já chamei alguns colegas de trabalho de "abobado da enchente" de brincadeira. Todo mundo sempre achou graça disso, talvez agora mude. (politicamente correto).
Até parece que poa e o RS não foram "governados" (espoliados?) por governos de esquerda por +30 anos. De Simon a Atraso Genro e os prefeitos petébas, com o Fortunatti entre eles.
@@gedivaldoemidio8337 Verdade o que disseste, é óbvio que não foi no governo Melo que os portões enferrujaram e que o comentário do @gre7310 foi tendencioso. Mas eu penso se esse muro da Mauá realmente teria funcionado, mesmo que tivesse sido bem manutenido esses anos todos. Que ele não funcionou agora está mais que claro, mas portões têm frestas, acho eu que a água ia passar de todo jeito, ia talvez demorar mais para passar, mas ia passar. Não sei, só acho, não sou engenheiro.
TENHO 85 ANOS E DURANTE ESSE TEMPO, SÓ VI E SENTI A TEMPERATURA SUBIR.
Perfeito. Acho que é natural haver mudanças climáticas, inclusive podemos observar nas fotos e filmes antigos da cidade do Rio de janeiro as pessoas caminhando pela praia usando ternos, o que é quase impossível hoje; entretanto acredito que nos últimos anos temos observado mudanças drásticas em um curto espaço de tempo. Ou seja, a humanidade tem acelerado um processo que seria bem mais lento sem a contribuição do descaso e da indiferença com o planeta Terra.
A terra está esfriando vai ter o caos nesses próximos anos é cíclico inversão magnética quem viver verá talkey vida longa
@@orthojacEM LUGARES BEM ALTOS É POSSÍVEL!! VAMOS RESPEITAR Á QUARTA IDADE!!!
@@orthojac Ele DISSE durante os seus 85 anos de idade, e não SOMENTE em sua velhice!
O que significa que na juventude o mesmo ocorria, compreendes!?
E pode ter passado a década de 70 em coma... procure pela geada negra de 1975
O que mudou foi o aumento das construções dentro da calha dos rios.
Exato, não colocar isso na conta, empurrando a culpa inteira pro "aquecimento global" é grotesco, é desinformação e é uma tentativa de manipular a opinião de quem tem preguiça de pensar.
A Terra com 4 bilhões de anos passa por mudanças climáticas sazonais, e não é uns 30 anos de abuso na emissão de gases que iria influenciar diretamente no clima do planeta.
Eu não vejo maneiras de evitar isso. A ideia de prevenir desastres climáticos é totalmente estranha para nós brasileiros. Uma pessoa que avisa, um estudo de prevenção nunca é visto com seriedade. Nós não temos mentalidade de prevenção, basta ver como tratamos nossos carros. Essas fatalidades são culturalmente inevitáveis. Talvez se essa catástrofe do Rio Grande do Sul nos leve a mudar, mas vendo o que já aconteceu no passado, é questão de tempo até esquecer.
o povo trata de mudanças climáticas de forma tão rápida e descuidada que daqui a pouco ninguém vai levar nada a sério
Impressionante como as Seguradoras que possuem departamentos enormes dedicados a gestão de risco não previram e nem mesmo consideraram o que os cientistas alertaram.
Quantos cientistas alertaram para o risco de uma pandemia global? Houve algum preparo antes de 2020? Te chamariam de louco em 2019 se vc dissesse que poderia acontecer um lockdown global
Pior !
E as Cartomantes !??? Não prevêem mais nada !!!
🤦♂️🤦♂️🤦♂️
@@mariosergiolabussieremaria7902 A Márcia Sensitiva previu que em 2024 haveria muita água no Sul.
O que equivale a "prever" que o Neymar ai ficar um tempo afastado dos campos por algum lesão, que algum artista famoso vai morrer e que haverá polarização entre lulistas e bolsonaristas.
O controle pelo medo é algo sensacional na sociedade atual. E ver como tem gente que procura novos medos para se sentir bem é ainda mais fascinante (com trocadilho mesmo).
Nem queria comentar pra não engajar, mas cá estou eu pra dizer que você foi cirúrgico no seu comentário.
Falou tudo
Mais pura verdade, como o controle da narrativa da mídia está perdendo alcance por conta da informação descentralizada, se apela para o medo
Cê tá com medo!
Incrível que ainda tenham pessoas duvidando das mudanças climáticas, já tem evidências em todo o mundo, em todos os idiomas, são uma realidade...
MUITO OBRIGADA pela reportagem. Este foi um questionamento meu e ter tido acesso as informações sobre a situação da época foi muito esclarecedor.
Nosso ritmo de vida e prioridades, deve mudar agora, que o mundo já está mudando, nas pessoas mudar é bom. Outro dia estava conversando com uma senhora que estava esperando seu esposo idoso no atendido pelo SUS, ela disse que gastou tanto dinheiro no seu plano de saúde e que se alguém tivesse orientado ela, ela poderia ter investido esse montante de dinheiro gasto e hoje teria uma boa poupança, mas quando a cabeça não pensa o corpo padece. Eu disse a ela que nunca era tarde para mudar. Ela concordou que muito coisa havia mudado em sua vida para melhor, seu esposo voltou com a marca de exame no braço. Nos despedimos e eles foram para casa. Que possamos refletir no que podemos mudar. Deus abençoe a todos.
O loco!
Macabro !
Se ela tivesse investido o dinheiro, teria gasto todo ele em umas duas internações hospitalares que são caríssimas. Não podemos é ficar sem plano de saúde pq se depender do sus o paciente morre aguardando pq a intenção é essa: controle populacional.
Tenho 60 anos e observo aqui no Rio mudanças na posição do sol ele hoje por exemplo ele se põem num lugar visto no passado fazendo escurecer mais cedo, no inverno não temos mais orvalho pela manhã como no passado, meus nunca deve ter visto uma roupa molhada pela manhã quando dorme ao relento, palavras que sumiram do dia a dia.
É interessante que os negacionista de RUclips acham que entendem mais sobre climatologia doque pesquisadores da agência espacial europeia, pesquisadores da NASA, do INPE no Brasil, prêmios Nobel etc. de certa forma deve estar certo o dito de que quanto menos uma pessoa sabe do assunto mais ela acredita que sabe
Mano vcs insistem nesse papo de negacionismo, não sei se por burrice disfarçada de inteligência, ou maldade partidária mesmo, o problema é da velha política que todos os governadores, prefeito, presidente fazem. Esse tipo de proposta não dá voto, infelizmente, daí eles preferem investir no que dar voto pra reeleição, enriquecer no cargo e passar seu mandato jogando os problemas nas gestões anteriores, e assim o ciclo se repetir.
Sâo duas coisas distintas mas interligadas para o resultado final. É claro que há um problema de má gestão geral, construções em lugares impróprios, falta de infraestrutura preventiva etc. Outro ponto é o que os cientistas falam há tempos, que o aquecimento global vai deixar eventos extremos mais frequentes. Não é uma questão de esquerda x direita é uma questão de acreditar ou não na ciência.
O Brasil é o país dentre os maiores em espaço geográfico que emite menos carbono e a diferença é absurda. É o país que tem a maior área de preservação do mundo.
E os países como China, EUA, França e outros da Europa, financiam ONGs aqui, que efetivamente não contribuem em nada. Seus líderes são ricos e vivem na hipocrisia de vender argumentos e ajudam no tráfico de biomas. Eles não cuidam e não preservam suas áreas e estão preocupados com a concorrência da economia agropecuária. É bizarro. E o presidente ex condenado com seu discurso que a Amazônia é do mundo. Queria ver essa área fosse em outro país se alguém de seus governantes teriam o mesmo discurso. Continuaremos sem soberania e sendo colonia da ordem mundial.
O clima mudou, fato.
Agora me explique como o cidadão comum, sem milhões nem bilhões de reais nem dólares, vai poder ajudar.
@@LukasHowerdisse o negacionista.
Parabéns pelo vídeo. Excelente. Parabéns a todos os envolvidos.
MOURÃO diz NÃO AJUDAR POR SER DESVIO DE FUNÇÃO 🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Mas pra ele será mesmo, se trabalhar, é capaz de adoecer, não tá acostumado.
Marina Silva precisa ser julgada e punida por tudo que aconteceu no RS
@@canalias Extremista, sai da bolha, enquanto o cérebro ainda liga.
A função de senador é ficar sentado no congresso falando amém pra tudo que o pacheco manda.
Mourão já conseguiu 8 anos de beneces. Está com a vida ganha. Vai se estressar pra que?
Primeiramente desculpas pelos demais, porque não existe um meio de mídia sem que haja a polaridade de discussões politicas, isso está um saco! E parabéns pela matéria, com estudos e opiniões técnicas. Isso eu sempre irei valorizar.😉
Parabéns aos envolvidos..!!
O problema das duas opiniões é que conteem mas tendência do que ciência.
O homem sempre tentando provar de qualquer forma o que ele acredita
Acredito que temos que respeitar e preservar a natureza e não invadir as áreas onde naturalmente pertencem historicamente aos rios e mares. Eventos climatológicos catastróficos existem desde que o mundo é mundo!
Os hidrólogos tentam explicar as altas e baixas do rio Guaíba , uma hora é o vento sul outra é a falta de bombas ou problema dos diques , enfim , temos inúmeras e corretas explicações mas não de solução definitiva do problema das enchentes em Porto Alegre.
Creio que são necessárias as construções de 2(duas) represas ou barragens como queiram.
Uma sem dúvida tem que ser construída no rio Taquari acima de Muçum , aproveitando o local onde ele serpenteia com a inundação do local para abrigar um bom volume d'água e a outra no
próprio rio Jacuí antes da chegada dele no rio Guaíba. O grande causador de enchentes em Porto Alegre e Região Metropolitana é o rio Jacuí , é ele o nosso grande problema.
Acontece que o rio Taquari larga no Jacuí um enorme volume d'água vindo da serra , tornando o Jacuí um rio com uma correnteza fortíssima que ao desaguar no Guaíba ele passa direto em linha reta, não ingressa em direção a Lagoa dos Patos e impede que os rios dos Sinos, Gravataí e Caí possam desaguar normalmento no Guaíba . A água desses transborda em direção as varzeas laterais que são muito baixas e inunda toda área metropolitana e Porto Alegre bem como sua orla. Mantendo a vazão das águas do Taquari e Jacuí sob rigoroso controle das comportas das represas a serem instaladas o problema estaria resolvido.
Eu tenho minha opinião sobre isso, mas o que importa mesmo para as populações dessas áreas , não é se está ou não relacionado com o dito aquecimento global , e sim soluções práticas de resolver o problema.
Concordo
Quem mora aqui no RS sabe que as mudanças climaticas realmente tem acontecido. Quem nega isso não ta bem da cabeça ou não enxerga a realidade.
Ja faz um tempo que o nosso inverno não tem sido tao frio o tempo todo e nosso verão tem dias frios e outros extremamente abafados.
Quanto a essas inundações estão cada vez mais constantes.
Que Deus nos proteja e o poder publico entenda de uma vez por todas que não da pra ignorar o que acontece no meio ambiente. Porque ultimamente tem sido vergonhoso ter políticos negacionistas no nosso meio. Acham que nada vai acontecer até que tenham que remediar o caos, como vimos nesse momento que passamos agora.
Paulo te pergunto tche!! Se fosse o tal do aquecimento ex: O nosso governo não permitiria riscar.o nosso céu de rastros químicos que nos trazem tantos prejuízos. Já olhou para o céu? Prestem atenção e raciocínio.
@@arleteferreira2627 Desculpa. Mas tuas construções mentais de formulação cognitiva são precárias, tendo em vista que não consegue nem se expressar de forma clara.
1. A presença de uma frente fria também chamada de Cavado.
2. Onda de calor na região central do Brasil: onda de calor no centro oeste e no sudeste que impediu a dissipação da frente fria.
3. Seca na Amazônia: deslocamento dos rios voadores que trazem unidade da maior floresta tropical do mundo. Os rios voadores se deslocaram mais para a região sul.
4. Fenômeno El Niño: que aquece as águas do pacífico e trazem umidade para a região Sul do Brasil.
IPCC
Resiliência climática: adaptar as cidades para lidar com eventos climáticos extremos.
Ótima reportagem! Grande jornalista.
Pare de falar asneiras e vá procurar o que fazer de melhor.
As cidades crescem e não é feito obras de infraestrutura, só pode dar nisso mesmo, não só no RS como em muitas outras cidades
1 - Enormes causas naturais, 2)- o povo que não respeita a natureza, avisos como em Fernão de Noronha com os cuidados necessários em placas.e funcionários com sua carteira de emprego preparados para fiscalizar. 3- Engenharia especializada estudando todos os pontos necessários
Qta abobrinha em um comentário só! Aff!
Excelente 🥰👏👏👏
Catástrofe totalmente previsível mas as autoridades não fizeram a devida mitigação de riscos. Lógico que esses eventos vão acontecer com cada vez mas intensidade mas se vc se preparar ninguém morre e os danos são menores. Enfim, se a ideia é economizar/desviar dinheiro no curto prazo para "quebrar" no longo é uma péssima gestão.
Cortar árvore com certeza não é certo. Construir às margens de rios acho que também não é. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer de novo.
Só de em 1941 ter sido só em Porto Alegre e agora no estado inteiro já derruba essa tese dos negacionistas.
O caso é que segundo os afirmacionistas, essas enchentes históricas não desmentem as tais mudanças climáticas que segundo eles é causada pelos seres humanos, porém não entra nesta equação que na época não haviam tantas construções e PESSOAS vivendo por lá como EXISTEM agora passados 83 anos!
Outra coisa importante é que na época os meios de registrar os acontecimentos eram precários, e não é como agora que quase todo mundo pode registrar um ocorrido com seus celulares e estando em diversos lugares!
@@flandresdenexo8122 A questão é que muitas pessoas sequer conseguem interpretar quando se fala sobre "Contribuição do Homem" se atentem a palavra CONTRIBUIÇÃO, pois é exatamente isso que quer dizer, nunca, jamais, ninguém afirmou que o homem sozinho é capaz de algo assim, a humanidade é apenas uma soma na equação que pode ou não ser o suficiente para assim ser atingido o nível de calamidade, ou seja, ao diminuir essa contribuição prejudicial ao clima, talvez as consequências não seriam tão desastrosas quanto foi. Assim como nós humanos somos capazes de poluir o mar, lagos, rios e mudar completamente a fauna deles, ou desmatar completamente uma floresta, que como você viu no vídeo, caso não existisse a Amazônia e os andes, toda região sudeste séria um deserto, ironicamente a região que menos se preocupa com o tema. Então porque vocês acham que seria diferente em relação a pressão e dispersão química que soltamos na atmosfera, a ordem natural das coisas irá se somar aquele evento e resultar em algo bom? obvio que não, basta ter uma noção básica, simplória de química e seus olhos em relação ao planeta mudaram completamente.
Enquanto aos brasileiro for mais relevante votar em uma pessoa com discursos vazios e narrativas ideológicas sem efeito pratico em suas vidas, como simplesmente brandir "não a ideologia de gênero" ou algo tão inútil em uma sociedade que sequer existe algo assim... enquanto forem influenciados tão facilmente desse jeito, a lição ira vir da pior forma, quais as chances de um ambientalista vencer as eleições? nem mesmo que seja um arquiteto com um novo plano para planta da cidade e casas, é impossível visualizar esse cenário, é mais fácil votar no senhor de 90 anos que escreveu em hebraico nas redes sociais para apoiar Israel ou em árabe aos palestinos. Querem culpar os governos, então olhem-se no espelho, pois o governo é o reflexo do povo.
@@flandresdenexo8122 O Nordeste, com 80% da região sendo semiárido, possui diversas barragens gigantes, maiores do que as que existem no sul, como diabos isso é possível? a lição do sofrimento. O Brasil inteiro pode os criticar, mas cada um vota conforme sua realidade, se houver uma crise nacional hídrica, eles não passarão pelo mesmo que ocorreu no passado.
Não, não derruba. O que aconteceu em 1941 pode ser o mesmo que aconteceu no RS. O que é? O vídeo só tenta explicar, só mostra possibilidades, não a resposta.
É, parece que esse comentário irritou os teoristas da conspiração então vale relembrar: O entendimento que as mudanças climáticas aceleradas que estamos vendo é causado por humanos é baseado em montanhas de evidência científica e técnica, que também apontavam como corrigir o problema antes que ele nos afetasse, mas foram ignorados por governos, em parte devido a lobby explicito e intenso de vários setores industriais, especialmente as multinacionais petroleiras (e sim, a gente tem também uma montanha de documentos comprovando isso). Hoje os estudos apontam que não dá mais pra consertar o estrago já feito, mas dá pra evitar as piores consequências ainda, coisa que *está sendo feita*, mas ainda não tão rápido e nem com tanto investimento quanto se deveria. Eu acho um absurdo que esse pessoal que sequer conseguiria passar numa cadeira de Cálculo Multivariado, muito menos numa cadeira de Sistemas Dinâmicos (que seria o mais importante aqui) acha que tem bagagem técnica pra entender o mínimo de como o clima global e local funcionam - famosamente uns dos sistemas mais caóticos e mais difíceis de se estudar que a gente se depara com no dia-a-dia - e acham que podem acreditar em qualquer lorota que for mais conveniente pras ansiedades deles. A montanha de evidência científica acumulada que temos é muito mais importante que a opinião desinformada que um tiozão repete pra si mesmo todo dia pra lavar as próprias mãos quando vota em político de extrema direita teorista da conspiração, ou em político que prioriza a "economia" (cadê a economia do RS agora, cadê a economia de quem perdeu tudo nas enchentes?).
Se constrói em cima, afeta os mananciais.
Se constrói embaixo, devasta e inunda depois.
Bela pauta a de vocês (em geral)
É claro que nega, aliás é uma vergonha ser normal o Guaíba subir e a prefeitura deixar a capital ser destruída novamente.
É, a natureza já tem seus ciclos complicados, e os homens, com suas atitudes, "ajudam" a fazer com que estes ciclos sejam mais curtos. Tamoflu!!!
Prove que o ser humano tem qqr responsabilidade na mudança do clima!
O clima SEMPRE MUDOU desde que o mundo é mundo.
@@famberna Não tenho que provar nada pra ninguém meu amigo. Tenho minha opinião e pronto. Se tu não gostaste, paciência. Eu posso também não gostar da tua, e assim caminha a humanidade. Na real, ninguém sabe ao certo, apenas opinamos!!
Arriscar pra que? É muito mais fácil cuidar do planeta do que ter que lidar com o caos que pode vir como consequência
Infelizmente fenômenos climáticos como esse vão continuar cada vez mais frequentes, e claro, afetando milhares de pessoas e a economia de um modo geral, a humanidade está dando um tiro no pé
Pedro tá no olho do furacão questionando se há um furacão. Parabéns, jovem.
Misericórdia!!!!
A mesma água que cai da chuva é a mesma que sempre caiu em anos anteriores. Se essa água chegou aí no passado, e chegou neste ano, futuramente chegará também. A verdade é que políticos sempre souberam disso, mas nada fazem. Não tem controle populacional. Eu mesmo é que não quero ter filhos para botar em um mundo devastado por violência, desemprego.
A questão não é contestar o fato de haver mudanças climáticas, pois elas existem muito antes do homem habitar o planeta. O dilema é conseguir provar a hipótese que às mudanças climáticas atuais em escala global são de fato provocadas pelo homem.
Já se sabe sua interferência no clima local e talvez até regional, mas o sistema atmosférico global possui interações não somente com eventos no nível planetário, mas também astronômicos.
Mudanças climáticas atingem o mundo de tempo em tempo, não dependem do homem. Precisamos melhorar a Infraestrutura das cidades junto com a coleta e destino do lixo. Precisamos crescer para níveis do primeiro mundo, chega de querer colocar o Brasil no subdesenvolvimento.
Informação imparcial, responsável = jornalismo fidedigno. Obg.
Mas fico pensando, então estes fenômenos, como o do RS, sãofruto do aquecimento global ou fruto de uma aquecimento/resfriamento cíclico que a terra passa se tempos em tempos?
Ótimo. Nesse escopo, só faltaram dois itens:
- As enchentes deste mês em Porto Alegre aconteceram primordialmente pela falta de manutenção do sistema contra cheias, que vem ocorrendo desde a penúltima gestão da prefeitura. Há diversos artigos e relatórios sobre isso.
- Incluir a enchente de janeiro.
Na verdade verdadeira é que no mundo existe gente de mais!
Excelente
Nos comentários alguns negacionistas desenvolvem teses mirabolantes,a batalha contra estupidez é uma batalha perdida.
Nessa batalha vocês afirmacionistas ganham de lavada!
Afinal de contas vocês estão do lado da "verdade, e da sensatez" pois os cientistas mesmo sendo humanos não erram e nem podem mentir NÉ!? 🙄
Só mente que não é cientista, ou que não trabalha em emissoras de TV de caráter super duvidoso!?
@@flandresdenexo8122 Tá bom Pateta, vc tá certo 😂😂
A Alemanha e a China comunista estão debaixo da água? A China tá quase desaparecendo na enchente
@@flandresdenexo8122 Existe uma grande diferença entre um mero achismo e uma tese científica. O achismo vem das simples impressões do indivíduo (como os teóricos da conspiração), enquanto que a tese científica se baseia em dados concretos, coletados e analisados durante muito tempo. Tu quer mesmo comparar uma coisa com a outra? Conservadores e reacionários sempre negaram o aquecimento global, gaúchos elegeram um governador que segue essa mesma linha de pensamento, e deu no que deu: ele já havia sido alertado, mas duvidou até que a VERDADE CIENTÍFICA foi esfregada na cara dele pela própria natureza. Os adoradores do Ricardo Felício choram rsrs
Antes de chegar a essas conclusões, você se atentou às evidências oferecidas por aqueles que você chama de "afirmacionistas"? Já prestou atenção se fazem sentido ou não? Tu acha mesmo que uma galera sem credencial científica nenhuma fala coisas mais bem embasadas do que um cientista que estuda anos e anos pra isso, e que cujas alegações não só fazem sentido, como inclusive podem ser percebidas *por qualquer pessoa de inteligência média?*
Qualquer pessoa pode mentir, mas quando se trata de um cientista, ele pode facilmente ser desmentido por vários outros cientistas, que vão repetir o experimento que ele fez e podem identificar falhas no processo e nas conclusões. Um cientista não ganha nada mentindo, pelo contrário, só afunda a carreira dele cada vez mais. E outra: pra esse seu delírio fazer sentido, seria preciso que milhares de cientistas estivessem mentindo ao mesmo tempo, *conscientemente* , para todas as pessoas. O que é isso? Uma teoria da conspiração de como os cientistas querem dominar o mundo? Rsrs
E por mais que existam pessoas que não negam as mudanças climáticas de inteligência duvidosa, pelo menos a inteligência delas é *muito menos duvidosa* do que dos negacionistas, que vira e mexe demonstram acreditar em outras teorias da conspiração ainda mais bizarras, e ignoram milhares de dados concretos e estudos científicos, sem apresentar nada melhor.
Seu comentário na verdade está o oposto do que deveria ser: na batalha contra a estupidez, os *negacionistas* são os estúpidos.
Estupidez de quem mesmo? Falou "negacionista" já dá para saber que perdeu o cérebro pelo caminho.
Excelentes informações.
Esse vídeo foi o que apresentou mais detalhes técnicos até o momento.
Sim, detalhes técnicos só de cientistas de esquerda. Se a BBC fizesse algo parecido com jornalismo, teria colocado opiniões de cientistas mais isentos.
BBC, entrevistem o PhD em climatologia e físico José Carlos Molion.
Isso serve pra ver que tanta tecnologia, não serve pra nada se, quem tem o poder é omisso!!!!!
Warm fronts move more slowly than cold fronts because it is more difficult for the warm air to push the cold, dense air across the Earth's surface.
As the front passes over an area, the clouds become lower, and rain is likely. There can be thunderstorms around the warm front if the air is unstable.
Hot Air Rises, Cold Air Sinks
(2:45)Now we know that hot air stops cold air, right?
Se a humanidade existisse na era glacial, iriam dizer que o aquecimento do planeta naquela época era culpa do ser humano também.
Se depois dessa tragédia, continuarem a negar mudanças climáticas e negligência do governo estadual, então não há mais nada a fazer, só aguardar a próxima catástrofe. Acorda meu povo.
Esqueceram de considerar o assoreamento sem q as autoridades agissem! Também a ocupação de áreas alagáveis ( rios transbordam! Lembra-se das aulas sobre as enchentes do Nilo?)! Por último: sistemas de bombeamento e barragens sem manutenção pelas autoridades! Incompleto, falho e tendencioso!
A única ação humana nessa enchente do RS foi o estrangulamento da vazão da Laguna ao mar, por causa dos molhes, o que ocasionou o aumento do nível do Guaíba
Nas aberturas das comportas das hidroelétricas e no rompimento das barragens. Ninguém fala. Essa gente tem a absoluta certeza de que somos idiotas.
Inundou ano passado e em janeiro
Só conheço dois modos d eliminar cheias: suspender o plano da cidade ou rebaixar a calha do rio. Se o nível dos oceanos está subindo, presumi-se q cada cheia será pior q a anterior...O administradores gaúchos precisam de muita or/ação nas suas tomadas de decisões
As mudanças climáticas existem. Não tem como negar, e tbm acredito que ela própria é um castigo divino por tanta maldade que existe nesse planeta e falta de amor ao próximo e à Terra. Infelizmente acho que catástrofes assim serão cada vez mais comuns 😢
Pois é. Nossos governantes deveriam ir na Holanda (paises baixos) pra aprender com eles como conseguem viver ao nível do mar. Aprender a tecnologia.
E o agro devastando grandes extensões de terra descaracterizando-as? O vídeo foca apenas no elemento ar (clima). E o elemento terra interagindo com o elemento água? Não que haja só esses elementos, claro.
Cada um puxa pro seu lado. Grandes áreas de terra produtiva são convertidas em áreas de produção de milho para o etanol para fazer parte da agenda ecológica. Junta isso e a pressão do meio ambiente para redução de áreas agrícolas e temos a tempestade perfeita fome generalizada a não ser que reduzam a população é aí que as teorias conspiratórias podem ganhar fundamento .
Mirou na ciência acertou na grécia antiga.
Clima não é só elemento ar. O continente interfere nas condições climáticas. Exemplo é a forma como a umidade amazônica chega ao sul do Brasil. Se desloca pela área de planície no interior do continente, pois não encontra a barreira do Planalto central.
É interessante como alguns cientistas e profissionais da área ambiental estão "cheios de dedos" para falarem sobre mudanças climáticas em público. "Pode", "provavelmente", "relacionado" e não correlacionado representam incertezas ou medo de assumir a constatação da crise climática!?
Mudanças climáticas sempre existiram e continuarão a existir.
Não tem muito o que fazer. Tem? Os maiores poluidores são grandes empresas. O cidadão médio inclusive de países mais ricos não tem como comprar um carro elétrico (que jamais elimina a poluição de verdade). Explica que o clima mudou pra um brasileiro que sai às 5 e volta 22, o que ele, como proletário comum tem a ver com isso?
Já achastes um grande culpado: as grandes empresas... Mas aposto que usas tudo que delas provém. . E quer ainda mais.
"Os indicadores da intensidade do El Nino não foram suficientes para indicar explicar esse aumento, logo é a mudança climática" . Falta muito para isto ser chamado de ciência. Conclusão superficial e rasa, sem fundamentação em outros dados de um tema tão complexo.
A humanidade está destruindo o planeta inteiro, como uma sarna.
Otimo.
Na mente dos negacionistas, desmatar florestas nativas em larga escala, emitir grandes quantidades de gases do efeito estufa nao traz consequências.
O problema não está nas florestas, mas sim, nos centros urbanos.
Usar aquecimento global como justificativa é atestado de incompetência e má gestão.
Não fazem trabalho de prevenção, plano diretor só existe no papel.
Alguns estados norte-americano são anualmente afetados por tornados e furacões e qual percentual de mortes?
É inadmissível o que acontece no Brasil onde todos os anos pessoas morrem, perdem tudo, mais pessoas doentes pelas consequências das enchentes e ficam discutindo sobre aquecimento global 😢
Combo na China é comunista? Alemanha e a China comunista estão debaixo d'água
Vc tem que choramingar pra quem está no poder. Elegeu alguém que não tinha como prioridade um plano para proteger o cidadão contra as adversidades, agora está revoltada. O que acontece com os americanos sao condições e características daquela região, eles se adaptaram. No Brasil o fato dos humanos se estabelecerem próximos a rios e litorais, eventualmente pode ocorrer grande chuvas que causam inundações, com isso se entidades políticas não desenvolver um projeto ou seguir a diante uma ideia, o percentual de mortes só vai aumentar. Negligenciar as mudanças do homem no meio ambiente vai trazer eventos extremos e destruições mais intenso em curto período.
@@andreamartins100 E por acaso incompetência e má gestão excluem o efeito do aquecimento global? NÃO! Se não tivesse nada a ver com ação humana, não haveria tantas evidências no sentido de que essas catástrofes estão se tornando cada vez mais frequentes e cada vez mais intensas, à medida em que a natureza é cada vez mais devastada.
Se o problema fosse só má gestão, então aconteceria uma enchente dessas em todo lugar e o tempo inteiro, já que a regra no Brasil é a má gestão rsrs.
É óbvio e ululante pra qualquer coisa que agora existe um elemento a mais: as mudanças climáticas, que estão cada vez mais claras. A incompetência atua no sentido de INTENSIFICAR os efeitos do aquecimento global (já que não há medidas sendo tomadas pra se preparar pra isso), e não anulá-los.
Claro que traz.
Mas explique aí como um cidadão comum, sem grandes propriedades, vai poder ajudar a combater isso.
Tenho aqui pra mim que impermeabilização devido ao aumento da cidade favorece as enchentes atuais ou não?
Claro, concreto e asfalto para todo lado, chove e o solo não absorve. Mas no Sul, acredito que o problema são as construções na beira dos rios e em vales ao nível dos rios ou abaixo.
Como admitir que são as mudanças climáticas, vamos continuar a destruir o planeta, o importante é o business..
Existem vários outros fatores que contribuiram: o desmatamento, redução da área de várzea, impermeabilização, ocupação e uso inadequado da terra... dizer que não há fator antropico e ser cego perante a destruição do ambiente com consequências socio-ambientais desastrosas. O clima nao ve classe social e invariavelmente um dia cobrará dos ricos.
Não adianta negar. Chegamos mesmo num ponto onde se um evento climático não tiver relação com o aquecimento global, ele tem grandes chances de ter interferência do AG... 😐😐
Se o dado aumentou pra 7 e são dois dados a chance não dobrou, ela triplicou. Antes precisava tirar 6 e 6 e agora são três combinações: (6 e 6), (5 e 7) e (7 e 5).
@@carfel2607 Apesar da ordem nao importar, voce tem 2 dados distintos que se jogados simultaneamente, podem somar 12 com 3 combinacoes distintas. Isso eh estatistica basica - recomendo ler teoria de dados.
A pergunta que fica : Já que deu a enchente , POR QUE NÃO PREPAROU A CIDADE PARA ESCOAR AS AGUAS , de 6 bombas somente 1 funcionou , o Rio Guaíba estava ASSORIADO ,
A prova é que areias ocuparam o Centro é no entorno do Guaíba . PREVENÇÃO ESSA ERA A CHAVE
Devia ter alguma lei que regulamentasse essas coisas, aí o contribuinte gasta uma fortuna pra fazer uma obra pública que era pra ter servido num momento desse jeito e acaba não tendo serventia pq simplesmente não fazem manutenção isso é muita sacanagem?
Sim
O mais triste é que, se quisermos ter notícias confiáveis sobre o que está acontecendo aqui no Brasil, temos que buscar em veículos estrangeiros como BBC, CNN Portugal, AFP e DW.
As linhas editoriais da imprensa brasileira (incluindo CNN Brasil) estão todas contaminadas pelos interesses de seus donos e patrocinadores, oligarquias que mandam e desmandam aqui na colônia há gerações.
Quais evidências científicas são essas?!🤔
Não nega aquecimento global, mas tambem não diz que é, então nós que não somos especialistas não podemos dizer que é ou não é.
O maior desastre climático do Brasil não foi nem de perto causado pelo excesso de chuvas, mas sim pela falta delas. A grande seca do Nordeste, que ocorreu entre os anos de 1877 e 1879, deixou mais de 400 mil pessoas mortas de fome e de sede. Foram praticamente três anos sem chuvas.
O jogo de dados foi sensacional, mas pena que aconteceu a 80 anos e irá voltar. Será que é tão raro?
A matéria quer comparar os eventos sobre o prisma dos danos matérias. Claro que numa população 90% menor, numa Brasil absolutamente rural, com pouca população ribeirinha o que esperar, a mesma proporção?
Temos que levar enconta oque tinha de estrutura na quela epoca bem menos construções hoje bem mais o clima sempre vai mudar cabe o homem se adaptar
Em 1941 foi só em Porto Alegre, a 2024 foi no estado todo.
Pra nós que cremos em Deus isso é para conversão da umanidade e vem muitos por aí. A nossa senhora falou que se povo não se converter e buscar ao seu filho Jesus Cristo haverá muito sofrimento ainda na terra
Qual senhora? Tem vídeo dela falando?
Tudo o que vocês estão fazendo é procurando uma resposta que vocês querem, não a correta. O vídeo é um conjunto de "pode", o estudo que TENTA explicar O o que aconteceu, o "conjunto de fatores" que PODEM ter sido responsável tem uma dúzia de itens, é um monte de "pode" com muita possibilidade, no fim, vocês não conseguem provar nada...
Exato!
Indice kp super alto. A agua que evaporou ia cair em algum lugar. E infelizmente não caiu no mar.
Na epoca do Krakatoa foi mudança climática ? Pq se houver outra erupção naquela magnitude vao por na conta da mudança climatica
Negacionistas antes de mais nada são mal-carateres
Nego. Lembrando que 1941 antes em 70 anos teve 5 grandes enchentes. Agora nós últimos 70 anos teve apenas uma grande enchente. Logo na verdade a coisa melhorou.
@@historiaamiga teve regiões do RS que das 6 maiores enchestes da história, 4 aconteceram nos últimos 12 meses (julho, setembro e dezembro de 2023 e Maio de 2024). Então, na verdade piorou a situação e não "melhorou"
@@historiaamiga meu anjo veja a reportagem so num periodo de 6 meses teve 3 grandes enchentes nao apenas uma
Tem gente que veio comentar sem assistir ao vídeo. Devem ser proprietários de grandes corporações, que tem horror ao debate climático por medo de perder dinheiro.
@@Lucianambockmann eu sou proprietário desta terra e mudanças climáticas sempre tiveram agora terá inversão magnética vai ter mais caos no mundo quem viver verá vida longa
Infelizmente estamos despreparados
A questão é a cheia em POA ou as chuvas? Se a cheia, então não foram 2 milhões de atingidos. Se as chuvas, houve fenomenos assim tbm em 1967 e 1983. Em 83, 200 mil foram atingidos, mais em SC. Além disso, há 20 anos orgãos ambientais frustram ações de dragagem. Qto da cheia se deve ao acúmulo de areia e lodo no estuário? E a função da infraestrutura no evento? Se efetiva, haveria a tragédia apesar da cheia? A reportagem podia ser mais acurada.
E, complementando, se o foco oretendido não é analisar nem cheia nem chuvas mas mudanças climáticas, seria interessante a BBC abordar a responsabilidade ambiental nisso proveniente do desmatamento ocorrido no hemusfério norte e no impacto da poluição gerada na Anerica do Norte na Europa e na China, os 3 principais focos poluidores do mundo.
Eu aposto nas queimadas no centro oeste e no desmatamento como responsáveis
Gente, as mudanças climáticas começou na revolução industrial, isso n é agora
El Niño e La Niña, é de dominio publico...
❤❤❤❤
Se fizeram o canal da mancha uma obra imensamente complexa, uma nova saida prox a Porto Alegre ao Mar seja natural ou por bombas é fichinha em comparacao.. nao estou abordando os impactos ambientais ou financeiros e nao conheco a geografia da região
basta o ser humano parar de construir dentro de rios o que e da natureza ninguem pega
Temperaturas extremas.... Em todo brasil .... Claro que nao e normal
Creio ser muito mais a inação, corrupção e falta de vergonha de um bando de vagabundo. Não pode construir próximo aos rios, e as obras de prevenção deveriam ser feitas. Seus argumentos foram visíveis.
Negacionismo mata
Parabéns a todos da BBC Brasil pela reportagem! Excelente.