Ricardo Basaglia, sempre muito sensato. É muito bom lhe ouvir. Em síntese: A Arte de Perguntar: *Para potencializar: 1) Humildade: esteja aberto a ouvir o outro; 2) Aprendizado: extraia o melhor de cada um; 3) Conduza a conversa: direcione o caminho; 4) Amplie os horizontes: dê opções de novos pontos (saída honrosa); 5) Construa em conjunto: Divida os méritos. Valorize; 6) Controle as emoções: use as perguntas enquanto monitora sua respiração e testa sua percepção. * Para evitar - Armadilhas: 1) Deixe o outro concluir a resposta, respeite; 2) Não tente adivinhar o que o outro vai falar; 3) Não ofereça contra-argumento antes da pessoa terminar; 4) Não use sarcasmo: nem na linguagem verbal, nem na linguagem corporal (não vire olho, não mexa no celular...).
Muito bom, como sempre! Fazendo um resumo em poucas linhas: seja um bom ouvinte, entre em sintonia com quem está na sua frente, seja empático e não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Todos os detalhes são muito importantes, porém achei muito interessante a dica da respiração antes de se posicionar, de fato das a diferença. novamente, obrigado
Basa show de vídeo!!! Gostaria de acrescentar: Quando alguém me pergunta algo e fica se distraindo enquanto respondo fico em silêncio, automaticamente a pessoa volta em mim e com um sorriso pergunto se posso continuar. A partir dali tenho a atenção total da pessoa. Grato por compartilhar seu conhecimento, seja feliz sempre!!!
Dessa vez você caprichou muito nas dicas em Basa!? Parabéns! Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento! Acredito que meu resumo seria mais ou menos assim: A arte de fazer perguntas, deve ser vista como uma habilidade a ser conquistada por todos aqueles que desejam construir relações saudáveis. Tão relevante quanto desenvolver uma oratória polida, uma resiliência as adversidades, ou a capacidade de negociação de interesses. Ela é de extrema importância para extrairmos o melhor da outra parte, e estreitarmos a relação de confiança, gerando autonomia e valorizando a identidade do receptor da pergunta. É um verdadeiro exercício de desapego ao ego, humildade intelectual e lapidação das relações humanas.
@@RicardoBasaglia Ah, acredito que é a partir da troca que podemos evoluir. Graças ao Além da Facul, aprendi que dinheiro e conhecimento parados não ajudam ninguém. Começo a ter mais certeza de que estou no caminho certo quando leio um comentário assim, principalmente vindo de um gigante em liderança como você, Basa. hahaha Muito obrigado!
Ótimo conteúdo. Uma aula! Gostei muito da parte da linguagem não verbal. Aquela virada de olho que a gente faz e nem percebe.:: rsrs Com certeza vou melhorar isso.
Ótimo conteúdo !!! Estou em transição de função no trabalho e fazer perguntas me ajudam demais a me desenvolver e entender como e o porquê de está fazendo o que foi designado. As dicas confirmam que estou no caminho certo e me alertou para ter bastante cuidado para não cair nas armadilhas citadas.
Bom dia Ricardo. Excelente as dicas. No meu caso a dica da respiração caiu como uma luva e quanto as dicas de armadilhas, fiquei refletindo sobre as mesmas e cheguei a conclusão que em alguns momentos de minha vida profissional caí numa ou outra destas armadilhas. É preciso reconhecer e se disciplinar. obrigado e abraço!
Show de bola!! Resumo: Nem sempre a nossa percepção é a correta, devemos nos autoanalisar e dar oportunidade para o próximo responder questionamentos das suas ideias com o intuito de gerar um valor construtivo.
Ricardo Basaglia, sempre muito sensato. É muito bom lhe ouvir. Em síntese:
A Arte de Perguntar:
*Para potencializar:
1) Humildade: esteja aberto a ouvir o outro;
2) Aprendizado: extraia o melhor de cada um;
3) Conduza a conversa: direcione o caminho;
4) Amplie os horizontes: dê opções de novos pontos (saída honrosa);
5) Construa em conjunto: Divida os méritos. Valorize;
6) Controle as emoções: use as perguntas enquanto monitora sua respiração e testa sua percepção.
* Para evitar - Armadilhas:
1) Deixe o outro concluir a resposta, respeite;
2) Não tente adivinhar o que o outro vai falar;
3) Não ofereça contra-argumento antes da pessoa terminar;
4) Não use sarcasmo: nem na linguagem verbal, nem na linguagem corporal (não vire olho, não mexa no celular...).
Ótima síntese 👏🏻👏🏻👏🏻
Top parabéns pelo conteúdo
Vendo esse vídeo e pensando que devia compartilhar com minha "chefa"...
Compartilha "sutilmente"😂😂😂
Excelente, a sua maneira de falar é respeitosa e carismatica.
Excelente
Ótimas dicas, parabéns 👏👏
Muito bom. Obrigada 😊
Você é demais! Adoro seus vídeos.
Vc é fera!
Preciso melhorar muito nisso. Obrigado.
Buscamos melhorar 1% a cada dia 👊😄
Meu resumo ê; sempre escutar o quê estão realmente falando, perguntar com humildade e querendo obter o máximo de informação
Muito bom! Gratidão!
Ótimas dicas. Seus vídeos são excelentes. Parabéns.
👊 obrigado!
Interessantíssimo. Conciso e incrível. Obrigada pelo conteúdo
Muito bom! Obrigado Basaglia
👊🚀
Muito bom, como sempre!
Fazendo um resumo em poucas linhas: seja um bom ouvinte, entre em sintonia com quem está na sua frente, seja empático e não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.
Lições essenciais de serem lembradas!
Adorei, Basaaa!! Obrigada por compartilhar essas preciosidades.
Que bom Inaví, adoro essa troca por aqui 👊🚀 vamos juntos!
Todos os detalhes são muito importantes, porém achei muito interessante a dica da respiração antes de se posicionar, de fato das a diferença. novamente, obrigado
Jesse realmente parece algo tão simples, mas muda nosso estado mental!
Ótimo 👍🏽 conteúdo!
🚀🚀
Ótimas dicas! Poderia aprofundar mais sobre esse assunto, fazer perguntas realmente é uma arte. Obrigada por compartilhar!
Obrigado Mariza, vou tentar conciliar para reforçar esse tema no Instagram ou até mesmo aqui 🚀
Basa show de vídeo!!! Gostaria de acrescentar:
Quando alguém me pergunta algo e fica se distraindo enquanto respondo fico em silêncio, automaticamente a pessoa volta em mim e com um sorriso pergunto se posso continuar. A partir dali tenho a atenção total da pessoa.
Grato por compartilhar seu conhecimento, seja feliz sempre!!!
Excelente conteúdo, eu gostei muito e principalmente da parte da respiração.
Algo simples que esquecemos. Até as crianças são ensinadas a respirar quando em situação de stress 😄
Dessa vez você caprichou muito nas dicas em Basa!? Parabéns! Muito obrigado por compartilhar todo esse conhecimento!
Acredito que meu resumo seria mais ou menos assim:
A arte de fazer perguntas, deve ser vista como uma habilidade a ser conquistada por todos aqueles que desejam construir relações saudáveis.
Tão relevante quanto desenvolver uma oratória polida, uma resiliência as adversidades, ou a capacidade de negociação de interesses.
Ela é de extrema importância para extrairmos o melhor da outra parte, e estreitarmos a relação de confiança, gerando autonomia e valorizando a identidade do receptor da pergunta.
É um verdadeiro exercício de desapego ao ego, humildade intelectual e lapidação das relações humanas.
Sempre por aqui e contribuindo muito Rikelme!! Obrigado, ótimo resumo, quem sabe eu não coloco no Telegram? Fica atento por lá também 🚀🚀
@@RicardoBasaglia Ah, acredito que é a partir da troca que podemos evoluir.
Graças ao Além da Facul, aprendi que dinheiro e conhecimento parados não ajudam ninguém.
Começo a ter mais certeza de que estou no caminho certo quando leio um comentário assim, principalmente vindo de um gigante em liderança como você, Basa. hahaha
Muito obrigado!
Show! Um ótimo complemento para videos anteriores e muito bem embasado com exemplos para um melhor entendimento.
Obrigado Davi! 🚀🚀
AMEI. As vezes eu faço perguntas com tanta ansiedades e cabo fazendo perguntas idiotas. Gostaria de como controlar. Estou ansiosa. 😓
Legal mesmo Basa! Interessante seguirmos conversando com a qualificação das respostas e escuta ativa.
Grande abraço!
Isso Eduardo faz toda diferença nas nossas relações e negócios!
Ótimo conteúdo. Uma aula!
Gostei muito da parte da linguagem não verbal. Aquela virada de olho que a gente faz e nem percebe.:: rsrs
Com certeza vou melhorar isso.
Que bom que foi útil Lucia, reconhecer onde melhorar é o começo, ter a maturidade de admitir é louvável. 👊🚀 vamos juntos!
Top Ricardo! A arte de perguntar está contatenada com a forma de pensar! Gratidão pelo conteúdo de valor! Faz sentido para você?
Ótimo conteúdo !!!
Estou em transição de função no trabalho e fazer perguntas me ajudam demais a me desenvolver e entender como e o porquê de está fazendo o que foi designado.
As dicas confirmam que estou no caminho certo e me alertou para ter bastante cuidado para não cair nas armadilhas citadas.
Te desejo sucesso Lucas, se quiser compartilhar comigo como foi a transição, meu DM no Instagram está aberto!
Bom dia Ricardo. Excelente as dicas. No meu caso a dica da respiração caiu como uma luva e quanto as dicas de armadilhas, fiquei refletindo sobre as mesmas e cheguei a conclusão que em alguns momentos de minha vida profissional caí numa ou outra destas armadilhas. É preciso reconhecer e se disciplinar. obrigado e abraço!
Acredito que todos nós caímos em algum momento Jefferson, por isso aprendemos a reconhecer essas armadilhas.
Grande ensinamento sobre escutatória 😄 Basa sempre dando show! Podes falar um pouco mais sobre as “perguntas certas” em um próximo vídeo? Gratidão 🙏🏼
Rebeca, sempre com ótimas sugestões, quero ver eu ter tempo de gravar todas! 😄😅😅😅
Ric, sugestão de tema linguagem corporal, afinal como mencionou "o corpo fala" abraços!!
Excelente Giovani! Anotei aqui, quem sabe não rende um vídeo? 👊
Show de bola!!
Resumo:
Nem sempre a nossa percepção é a correta, devemos nos autoanalisar e dar oportunidade para o próximo responder questionamentos das suas ideias com o intuito de gerar um valor construtivo.
🚀🚀