Poderiam falar, sobre essas buscas de atletas e suas descendências para joga pela sua seleção (exemplo: Jamaica, Marrocos, etc.). Principalmente, pela nova regra de atuação por seleção!
Boa tarde, amigos! Sou professor de História e sou apaixonado por futebol. Minha monografia foi relacionada ao país basco, fazendo um paralelo e um debate entre os localismos e a globalização, utilizando o inaki williams e o clube de Bilbao como representantes de identidade e sensacao de pertencimento pelo lado dos localismos. É muito importante frisar que a questão do clube "contra" estrangeiros é mais uma forma de resistência e resposta, do que afronta. Vale lembrar que Bilbao foi uma regiao que sofreu muito com o Franquismo( que tinha o real madrid como clube afilhado). O bombardeio de guernica no País Basco é um exemplo disso. Durante a ditadura de Franco, o euskera foi proibido, portanto utilizavam o estádio do Atletico como "escola" para propagar seu idioma e tambem em dia de jogos como rituais de resistência. Portanto, a questao dos estrangeiros em relação ao Pais Basco, deve ser vista da visao de um povo oprimido por anos.
Belíssimo Programa. Acompanho desde o início e gosto de todos, mas este achei o melhor, trazendo futebol, cultura, migração, economia, cinema, linguagem... Parabéns.
Athletic Bilbao e Real Sociedad são dois clubes que apesar das limitações em prol das tradições com jogadores formados na região do basco, são dois clubes que conseguem muitas vezes fazer bons campeonatos, especialmente o athletic Bilbao que já ganhou muitos campeonatos e nunca foi rebaixado para a segunda divisão da Espanha.
Se o Atletic Bilabo um dia resolvesse se abrir mais e abrir mão dessa tradição será fácil uma potência da Espanha e forte candidato em competições fora da Espanha tmb
Muito pouco jornalistas ainda mais esportivos são capazes de fazer uma matéria/video sobre um tema tão sensível e controverso com esse nível de profissionalismo e isenção! Parabéns
Conteúdo incrível e muito bem explicado. Quanto ao limite entre preservar a cultura e a xenofobia, defendo a tese que quem conhece a História basca compreende que não há xenofobia, pois se trata de um movimento de resistência aos desmandos repressores das regiões hegemônicas, principalmente durante o período franquista, onde o Athletic Club foi um obstáculo imenso contra a ditadura. O povo basco, em sua maioria, apoia as causas dos perseguidos, como eles foram.
Conheci o Bilbao por um acaso extremo do cotidiano e me apaixonei pela história do clube. Hoje tenho camisa e acompanho dia a dia do clube e posso garantir que existe um senso de pertencer como pouquíssimos clubes na Europa
Sempre olhei com uma visão mais romântica, em manter o pessoal da própria comunidade Basca. Até porque o futebol hoje é muito raro você ver essa questão de tradição e cultura de base no seu clube, mas concordo com bechler é uma linha muito tênue e tem que ter diversos cuidados na hora de analisar e ver qual viés de fato é.
Eu gosto de acompanhar o futebol mexicano e vejo que o Chivas tem uma política parecida de jogar somente com jogadores mexicanos e por manter essa política até hoje ele continua sendo o clube mais popular do país, sempre se orgulhando de abastecer as categorias de base e a seleção principal. Conversando com torcedores, eles sempre demonstraram alegria em ver estrangeiros interessados pela história do clube e afirmam que é apenas uma tradição, mas as vezes me pergunto se não tem um pouco de xenofobia nessa história de manter a tradição.
Não é nem segregação e nem proteção. O clube faz o que quiser, não precisa ver coisa. Absolutamente toda escolha implica em uma discriminação. Se eu quero um time alto eu estarei negando os baixos, se quero um time veloz o mesmo. Não obstante, essas escolhas são tão imutáveis quanto o local onda você nasceu. Devemos defender a liberdade de escolha, se você acredita ser uma escolha maléfica, faça sua parte em não assistir o clube, simples assim. Abraço, excelente trabalho.
muito bom programa. acredito que se houvesse isso no Brasil, Pernambuco e Rio Grande do Sul seriam os lugares mais prováveis, pela relação quase como de país que as pessoas tem com os estados.
Não conheço a cultura Pernambucana quanto a isso. Mas, quanto ao Rio Grande Sul, sem dúvida. A própria história de intenção de separação do resto do país já diz tudo.
Existem ideias para isso é bem provável que tenha, mas só um detalhes, os três estados do sul se veem como um mesmo povo tanto que está sendo formalizado o próprio idioma juntando os dialetos da região. Logo logo pode surgir um clube que tenha apenas jogadores sulistas
@@Camelianoo1impossível, sou gaúcho e historicamente e futebolisticamente os 3 estados não são unidos, essa visão de pertencimento ao local nada têm haver com o futebol na questão da formação de jogadores e dos times da região sul, além de que não existem dialetos na língua portuguesa falada aqui no Brasil (sotaques são uma coisa diferente de dialeto)
@@juanalexandreoliveiradasil5332 sotaque é quando vc pronuncia uma palavra de forma diferente. Dialeto é quando usa outra palavra para se referir à mesma coisa. Então sim, o sul tem vários dialetos.
@@juanalexandreoliveiradasil5332 e dizer que os Estados do sul não são unidos é fora da realidade, a comoção quando aconteceu a enchente não pode ser comparado com as demais regiões.
Muito bom programa, só vou colocar algumas considerações: 1 - eu estive em Bilbao em maio deste ano por 3 ou 4 dias e a cidade realmente é belíssima (a minha preferida de toda a viagem), esperava ouvir os locais falando em Euskera, mas não ouvi uma palavra sequer, o que foi uma pequena decepção. 2 - essa "política" da Real Sociedad atual eu nunca tinha ouvido falar, e posso dar como exemplo a contratação do David Silva recentemente, ele que não é basco. 3 - O Athletic é maior e mais rico que a Real, e como o seu mercado é pequeno em possibilidades, muitas vezes ele vai na Real buscar jogadores e chega pagando a clausula. Foi assim com Inigo Martínez e o Oyarzabal teria sido tentado, mas ele se recusou a trocar de clube.
A cultura Basca limita o Bilbao de ganhar mais títulos espanhóis, mas romantiza o pertencimento e cultura face aos milhões do mundo moderno de times PSG, Chelsea e City. Futebol raiz.
Eu acho muito massa a história do Bilbao só jogadores da região basca podem jogar e uns dos clubes mais ricos culturalmente do mundo muito interessante ❤
Sugestões de Tema: Poderiam falar, sobre essas buscas de atletas e suas descendências para joga pela sua seleção (exemplo: Jamaica, Marrocos, etc.). Principalmente, pela nova regra de atuação por seleção!
Ótimo programa como sempre! Torço pro Real Madrid mas tenho uma enorme simpatia pelo Athletic Bilbao(por mais contraditório que isso possa ser hahaha). Parabéns pela pesquisa e por compartilhar com a gente rapaziada!
@@ramonmarques8225 o desgaste gigantesco de viagens e de jogos, fora arrunar o calendário pra encaixar esse jogo, é quase impossível no cenário de hoje que se unifique alguma competição acrescentam mais times
Parabéns pelo conteúdo! Informações precisas e muito interessantes, frutos de imagino eu uma extensa pesquisa. Sem falar no bom humor com que a história é narrada
Poderiam fazer um vídeo sobre por que alguns jovens valiosos estão perdendo o prestígio? Por exemplo o João Félix e o Ansu fati. E expliquem por quê alguns jogadores jovens conseguem manter o ritmo como o Foden
Xenofobia pra mim é quando partem pra agressão verbal e física (segregar e limitar a cadeia de suprimentos também é uma forma de agressão). Priorizar seu povo é o único modo de preservar sua cultura, identidade e soberania.
Se me permitir contribuir com meus R$ 0,10 nesta conversa, quem nasce no lado francês do País Basco também poderia atuar normalmente por esta hipotética seleção. Inclusive, se esta seleção existisse de fato, esta seria uma seleção que brigaria por vaga direta na Copa do Mundo. Me lembrou até da hipotética seleção que poderia ter o Suriname nos anos 90, onde poderia mesclar a experiência dos já veteranos Rijkaard e Gullit com a juventude de Davids e Seedorf. Lembrando que eu estava me referindo a jogadores com origem surinamesa que acabaram reforçando a seleção da Holanda.
Que video dahora! Ja sabia um pouco, mas foi bom saber dos detalhes das regras internas. Gosto dos times fazerem regras assim, entendo a linha tenue entre orgulho e preconceito, mas acho legal cada time lutar por algo. É um time feito que valoriza os seus, é parte da sua identidade. Gosto demais disso!
Fala, rapaziada! Já deixa o like no vídeo e manda aquela sugestão braba de tema para o próximo Fred e Bechler Explicam!
Fala da "lei" que tinha antigamente que jogadores que não faziam a base no Brasil jamais jogariam pela seleção brasileira.
Poderiam falar, sobre essas buscas de atletas e suas descendências para joga pela sua seleção (exemplo: Jamaica, Marrocos, etc.).
Principalmente, pela nova regra de atuação por seleção!
Sinto falta de falaram sobre jogadores Asiáticos e Africanos nas equipes europeias
@@GlauciaFR1986🎉😂😂🎉🎉🎉🎉🎉🎉
@@caslusss14:16 🎉🎉😂😂🎉🎉
Isso é Fred e Bechler Explicam raiz. Os jornalistas referência EXPLICANDO de fato um tema interessante!
Poderiam acompanhar um dia de clássico no País Basco é mostrar pra gente, seria um conteúdo excelente
Aproveitar e mandar o Bechler correr no San Fermines kkkk
Up
Seria legal cobrir todos os clássicos de série A do futebol das 5 ligas, clássico é um jogo uma atmosfera a parte ....
@@Gustavohenrique1930 haja dinheiro rsrs
Comecem a falar mais dos times menores europeus muito bom esse programa
Boa tarde, amigos! Sou professor de História e sou apaixonado por futebol. Minha monografia foi relacionada ao país basco, fazendo um paralelo e um debate entre os localismos e a globalização, utilizando o inaki williams e o clube de Bilbao como representantes de identidade e sensacao de pertencimento pelo lado dos localismos. É muito importante frisar que a questão do clube "contra" estrangeiros é mais uma forma de resistência e resposta, do que afronta. Vale lembrar que Bilbao foi uma regiao que sofreu muito com o Franquismo( que tinha o real madrid como clube afilhado). O bombardeio de guernica no País Basco é um exemplo disso. Durante a ditadura de Franco, o euskera foi proibido, portanto utilizavam o estádio do Atletico como "escola" para propagar seu idioma e tambem em dia de jogos como rituais de resistência.
Portanto, a questao dos estrangeiros em relação ao Pais Basco, deve ser vista da visao de um povo oprimido por anos.
Belíssimo Programa. Acompanho desde o início e gosto de todos, mas este achei o melhor, trazendo futebol, cultura, migração, economia, cinema, linguagem... Parabéns.
Athletic Bilbao e Real Sociedad são dois clubes que apesar das limitações em prol das tradições com jogadores formados na região do basco, são dois clubes que conseguem muitas vezes fazer bons campeonatos, especialmente o athletic Bilbao que já ganhou muitos campeonatos e nunca foi rebaixado para a segunda divisão da Espanha.
Se o Atletic Bilabo um dia resolvesse se abrir mais e abrir mão dessa tradição será fácil uma potência da Espanha e forte candidato em competições fora da Espanha tmb
Atletic Bilbao tem mais money q o Madrid
@@alvesdasilva5540não.
Kkkkk tá usando drogas?@@alvesdasilva5540
Qual Madrid? O Atlético? @@alvesdasilva5540
Melhor programa até agora, na minha opinião.
Abraço de Portugal!
Muito pouco jornalistas ainda mais esportivos são capazes de fazer uma matéria/video sobre um tema tão sensível e controverso com esse nível de profissionalismo e isenção!
Parabéns
Que conteúdo incrível, dessas duas lendas!
Conteúdo incrível e muito bem explicado. Quanto ao limite entre preservar a cultura e a xenofobia, defendo a tese que quem conhece a História basca compreende que não há xenofobia, pois se trata de um movimento de resistência aos desmandos repressores das regiões hegemônicas, principalmente durante o período franquista, onde o Athletic Club foi um obstáculo imenso contra a ditadura. O povo basco, em sua maioria, apoia as causas dos perseguidos, como eles foram.
Conheci o Bilbao por um acaso extremo do cotidiano e me apaixonei pela história do clube. Hoje tenho camisa e acompanho dia a dia do clube e posso garantir que existe um senso de pertencer como pouquíssimos clubes na Europa
Xique xique - Bahia
@@matheussilva8656 voce torce pro time mais proximo de voce?
Que programa SENSACIONAL, senhores! Vida longa ao Fred&Bechler!
Como eu aprendo com esse 2., salve daqui de Cabo Veerde
Como é bom assistir vídeos bons e longos nesse RUclips moderno
Sempre olhei com uma visão mais romântica, em manter o pessoal da própria comunidade Basca.
Até porque o futebol hoje é muito raro você ver essa questão de tradição e cultura de base no seu clube, mas concordo com bechler é uma linha muito tênue e tem que ter diversos cuidados na hora de analisar e ver qual viés de fato é.
Adoro esse senso de humor do Fred do Marcelo 😂😂😂😂....
Inspirado em Falha de Cobertura e Choque de Cultura❤️
Eu gosto de acompanhar o futebol mexicano e vejo que o Chivas tem uma política parecida de jogar somente com jogadores mexicanos e por manter essa política até hoje ele continua sendo o clube mais popular do país, sempre se orgulhando de abastecer as categorias de base e a seleção principal. Conversando com torcedores, eles sempre demonstraram alegria em ver estrangeiros interessados pela história do clube e afirmam que é apenas uma tradição, mas as vezes me pergunto se não tem um pouco de xenofobia nessa história de manter a tradição.
Não é nem segregação e nem proteção. O clube faz o que quiser, não precisa ver coisa. Absolutamente toda escolha implica em uma discriminação. Se eu quero um time alto eu estarei negando os baixos, se quero um time veloz o mesmo. Não obstante, essas escolhas são tão imutáveis quanto o local onda você nasceu. Devemos defender a liberdade de escolha, se você acredita ser uma escolha maléfica, faça sua parte em não assistir o clube, simples assim. Abraço, excelente trabalho.
muito bom programa. acredito que se houvesse isso no Brasil, Pernambuco e Rio Grande do Sul seriam os lugares mais prováveis, pela relação quase como de país que as pessoas tem com os estados.
Não conheço a cultura Pernambucana quanto a isso. Mas, quanto ao Rio Grande Sul, sem dúvida. A própria história de intenção de separação do resto do país já diz tudo.
Existem ideias para isso é bem provável que tenha, mas só um detalhes, os três estados do sul se veem como um mesmo povo tanto que está sendo formalizado o próprio idioma juntando os dialetos da região. Logo logo pode surgir um clube que tenha apenas jogadores sulistas
@@Camelianoo1impossível, sou gaúcho e historicamente e futebolisticamente os 3 estados não são unidos, essa visão de pertencimento ao local nada têm haver com o futebol na questão da formação de jogadores e dos times da região sul, além de que não existem dialetos na língua portuguesa falada aqui no Brasil (sotaques são uma coisa diferente de dialeto)
@@juanalexandreoliveiradasil5332 sotaque é quando vc pronuncia uma palavra de forma diferente. Dialeto é quando usa outra palavra para se referir à mesma coisa. Então sim, o sul tem vários dialetos.
@@juanalexandreoliveiradasil5332 e dizer que os Estados do sul não são unidos é fora da realidade, a comoção quando aconteceu a enchente não pode ser comparado com as demais regiões.
Muito bom programa, só vou colocar algumas considerações:
1 - eu estive em Bilbao em maio deste ano por 3 ou 4 dias e a cidade realmente é belíssima (a minha preferida de toda a viagem), esperava ouvir os locais falando em Euskera, mas não ouvi uma palavra sequer, o que foi uma pequena decepção.
2 - essa "política" da Real Sociedad atual eu nunca tinha ouvido falar, e posso dar como exemplo a contratação do David Silva recentemente, ele que não é basco.
3 - O Athletic é maior e mais rico que a Real, e como o seu mercado é pequeno em possibilidades, muitas vezes ele vai na Real buscar jogadores e chega pagando a clausula. Foi assim com Inigo Martínez e o Oyarzabal teria sido tentado, mas ele se recusou a trocar de clube.
Esse foi um dos melhores e mais divertidos /interessantes dos programas, parabéns vcs sao os melhores
Episódio maravilhoso e riquíssimo! Parabéns rapazes 🙌🏽
Cara, que programa SENSACIONAL, meus parabéns senhores.
Aulas e mais aulas, show de episódio rapaziada!
A cultura Basca limita o Bilbao de ganhar mais títulos espanhóis, mas romantiza o pertencimento e cultura face aos milhões do mundo moderno de times PSG, Chelsea e City. Futebol raiz.
Um dos melhores programas dessas duas lendas. Daqui a muitos anos poderemos dizer que vimos uma dupla tão brilhante no seu auge.
Eu poderia ter usado esse tópico na minha redação na escola semana passada, incrível Fred Bechler
Excelente pauta!!! Parabéns, Fred e Bachler!!! 👏🏼👏🏼
Que tema bacana!
Vou pensar em temas para os próximos programas e comento aqui.
Eu acho muito massa a história do Bilbao só jogadores da região basca podem jogar e uns dos clubes mais ricos culturalmente do mundo muito interessante ❤
Que aula mto obrigado
Programa incrível! Está na briga pelo menos pra um dos melhores! Parabéns, que aula! 👏🏻👏🏻⚽️🚀
Este foi um dos melhores se não o melhor Fred e Bechler explicam. Muito interessante esse tema dos clubes bascos.
Mano esse programa foi muito bom, continuem assim!!!
Sugestões de Tema:
Poderiam falar, sobre essas buscas de atletas e suas descendências para joga pela sua seleção (exemplo: Jamaica, Marrocos, etc.).
Principalmente, pela nova regra de atuação por seleção!
Senhores , simplesmente uma aula
Esse programa ficou espetacular!
Ótimo programa como sempre! Torço pro Real Madrid mas tenho uma enorme simpatia pelo Athletic Bilbao(por mais contraditório que isso possa ser hahaha). Parabéns pela pesquisa e por compartilhar com a gente rapaziada!
Muito bom programa. Ajudou a ter uma visão diferente!
Tá aí um tema que eu gostaria de conhecer à fundo.
Valeu dupla!
Que programa sensacional!! Parabéns!!
Muito bom! Por mais conteúdos como esse! Quem vão além de uma análise imediatistas Faziaem cima de resultados
Parabéns pelo programa. Assunto fantástico e muito bem trabalhado e explicado. Abraço.
Um dos melhores episódios. Sensacional!
Faltava um conteúdo sobre esse assunto no Brasil, ficou muito bom!
Excelente vídeo!! Muitas curiosidades, algumas inacreditáveis!! Vocês são foda!!
Sou filho de ex jogadores e da região basca espanhola, muito bom, sou adepto ao bilbao
Bom dia a todos muito bom esse programa de hoje obrigado a vcs e parabéns.
De todo modo, belíssimo programa.
Sou fã do Bilbao por que eles são competitivos mesmo com esse estilo de gestão
Tbm
Mas são ? Passaram quase 40 anos sem títulos enquanto os times menores ganharam muito nesse período
O problema é que provavelmente seria um clube gigante se contratasse estrangeiros excepcionais.
Competitivvo eles são. Sempre estão na parte de cima da tabela de LaLiga. Se isso n é ser competitivo, oq é?
Sugestão de vídeo
Por que as Américas deveriam se juntar no futebol?
Pedido de número 2
Não deveriam
@@lacosteenike7 só falar assim é muito fácil, quero ver os argumentos
@@ramonmarques8225 o desgaste gigantesco de viagens e de jogos, fora arrunar o calendário pra encaixar esse jogo, é quase impossível no cenário de hoje que se unifique alguma competição acrescentam mais times
@@ramonmarques8225distância, logística e tradição histórica no esporte impossibilitam a união de confederações
Agora o Athletic conta com mais jogadores pretos: Álvaro Djalo, Adama Boiro e Malcom Eres e no Bilbao Athletic tem 4 pretos
Conteúdo excelente. Muito legal toda essa representatividade dos clubes.
Mais q um programa, uma aula 👏🏼👏🏼
Uma das melhores edições!
Façam um carreira no football manager com o Bilbao. É muito bom e desafiador ao mesmo tempo.
Vcs são fantásticos caras 🙏
Lançou o Cerginho da Pereira Nunes do nada! ❤😂
Que programa incrível!!!!
Vídeo sensacional. Muitas curiosidades sobre esses clubes. Excelente !!!
Parabéns pelo conteúdo! Informações precisas e muito interessantes, frutos de imagino eu uma extensa pesquisa. Sem falar no bom humor com que a história é narrada
Ótima reportagem
Esse vídeo ficou espetacular!
Seria muito bom acompanhar esses conteúdos em formato de podcast
EXCELENTE PROGRAMA
Poderiam fazer um vídeo sobre por que alguns jovens valiosos estão perdendo o prestígio? Por exemplo o João Félix e o Ansu fati. E expliquem por quê alguns jogadores jovens conseguem manter o ritmo como o Foden
Conteúdo muito rico, obrigado por compartilhar.
Parabéns pelo programa
Genial , melhor programa que eu já assisti ! Parabéns 👏👏👏👏
Xenofobia pra mim é quando partem pra agressão verbal e física (segregar e limitar a cadeia de suprimentos também é uma forma de agressão). Priorizar seu povo é o único modo de preservar sua cultura, identidade e soberania.
Sensacional. Roteiro incrível. Já aguardando o dos lobos kkkk
Que video foda! Obrigado pelo conteúdo Fred e Bechler
Um dos melhores programas 👏
Comecei a gostar muito do athletic club de bilbao de uns tempos pra cá
F&B Explicam é o melhor programa da família brasileira
Tragam a história e rivalidade entre estrela vermelha x partizan
O pau literalmente canta em todos os aspectos. A UEFA nunca permitiria que esses dois se enfrentem em um eventual mata mata
Baita programa! Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu acho sensacional essa história, pq da mais chances aos jogadores locais, o Chivas Guadalajara faz o mesmo no méxico.
Episódio bom demais, um dos melhores ❤🇦🇴
Ótimo programa!
sou muito fã desse programa
Excelente programa
Vídeo maravilhoso parabéns
Melhor programa da TNT
Muito bom o tema e o programa também!
vídeo absurdo!!! muito maneiro
O Gabriel Chapecó goleiro do Grêmio quase foi vendido pro Athletic Bilbao (ele deve ter algum parente Basco)
Contéudo muito legal!! diferenciado
Baita tema! Parabéns 👏🏻
Se me permitir contribuir com meus R$ 0,10 nesta conversa, quem nasce no lado francês do País Basco também poderia atuar normalmente por esta hipotética seleção. Inclusive, se esta seleção existisse de fato, esta seria uma seleção que brigaria por vaga direta na Copa do Mundo. Me lembrou até da hipotética seleção que poderia ter o Suriname nos anos 90, onde poderia mesclar a experiência dos já veteranos Rijkaard e Gullit com a juventude de Davids e Seedorf. Lembrando que eu estava me referindo a jogadores com origem surinamesa que acabaram reforçando a seleção da Holanda.
Que video dahora! Ja sabia um pouco, mas foi bom saber dos detalhes das regras internas.
Gosto dos times fazerem regras assim, entendo a linha tenue entre orgulho e preconceito, mas acho legal cada time lutar por algo. É um time feito que valoriza os seus, é parte da sua identidade. Gosto demais disso!
Rapaziada que vídeo heim 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
belíssimo episódio
Estou fazendo um modo carreira com o Athletic Club de Bilbao, deu uma boa ajudada para achar nomes para contratar kkkk
Incrível material
Faltou explicar quais são os criterios que a Real Sociedad usa pra contratar os estrangeiros para o time principal. Por exemplo: William José.
Esqueceram de falar do único brasileiro que já jogou no Athletic, o goleiro Vicente Biurrun
Parabéns programa top espero por mias curiosidades do futebol europeu
Que aula 👏
Espanha é mais dividida do que o filme fragmentado.