Em nenhum momento da história humana ,o homem viveu sem ideologias, ideologias não existem só na política, mas em qualquer área de conhecimento humano , incluindo a filosofia e ciências, não são insentas de uma visão ou determinado viés ideológico . Ideologias podem tanto ocultar como revelar, uma pessoa sábia não as serve , e sim as usa. Um bom. vídeo dentro da perspectiva reduzida para tão vasto assunto. Parabéns.
Se tudo for ideológico a própria realidade não existe; se a realidade não existe é impossível conhecer as coisas. A filosofia tem que ser necessariamente anti-ideológica.
Concordo em partes contigo. Agora, a filosofia é nada mais do a "busca pela verdade", portanto, se um filósofo basear sua filosofia em ideologia, não é um filósofo de verdade. O filósofo deve possuir a liberdade em questionar absolutamente tudo, e absorver as verdades que cada coisa possui.
@@Will-he5qisim , obrigado e compreendo isso , eu disse no sentido destas coisas serem complexas até chegarmos no ponto o qual você disse , o homem que busca a Verdade vai se despindo das ideias pré concebidas ! Sensacional e muito bem dito 🙏🥇👏👏👏👏
@@templarjinaiwarriors perfeito meu nobre. Poucos possuem esse livre pensar filosófico. Parece distante, mas quem sabe, nesse tempo de trevas ideológica, não surjam novos "platões", e "Aristóteles", até mesmo um Diógenes da vida kkkkk. Paz e luz pra vc🙏
Ao meu ver devido ao desconhecimento que o povo brasileiro tem dos verdadeiros fatos de sua história, desde o seu descobrimento, faz com que sejamos um terreno fértil para manipulações e ideologias que nos torne um povo cada vez mais pobre intelectualmente , egoísta e submisso aos Poderosos. Não fazemos as reflexões necessárias e rejeitamos a sociologia, pois ela nos confronta com uma realidade que "optamos" por não enxergar. Luciane.
Sociologia não serve pra muito, o ensino da sociologia que eu tive era mais propaganda pra candidato do que aula de raciocínio. Essa do povo ser fértil isso aí nem depende do processo histórico ou falta de informação o ser humano é assim. Hoje estamos dominados pelo liberalismo que já nos ferrou o suficiente para acordarmos e percebermos que o mundo moderno é uma desgraça.
Ideologia é o não pensar que o mundo que nos apresenta sempre foi e sempre será como nós é apresentado que necessita de quebra de um paradigma , onde a esperança por dias melhores é sempre um prolongamento do sofrimento ex: o paraíso depois da morte.
Ideologia não é necessariamente a ocultação da verdade. O ponto é que ideologias são *crenças*, e crenças não necessariamente são fundamentadas em realidade, ainda que muitas vezes possuam traços e referências a um aspecto da realidade. O que a ideologia oculta, na verdade, é justamente o seu caráter ideológico: ela se propõe como a Verdade, e os que nela crêem não enxergam seu caráter político e manipulatório.
@@gabrieuz não estou falando em sentido literal, nem neguei que a ideologia é, de certa forma, ocultação da verdade. A questão é que ela não é *só isso*, ou *necessariamente isso*. A ocultação da verdade é uma consequência da forma de ação ideológica, e não o seu objetivo final.
@@gabrieuz acho a revisão de literatura do Terry Eagleton muito melhor, mais completa e mais precisa que a do vídeo e que tudo isso aí que você falou. E tudo bem, um vídeo de dez minutos não tem essa obrigação de precisão acadêmica.
O negócio é que ideologias são visões de mundo, e visões de mundo são crenças. Não estou aqui falando de religião, como seu comentário dá a entender. Ideologias manipulam sim a verdade, mas às vezes elas manipulam o enquadramento dessa verdade em função de uma narrativa preferencial. Tem mais haver com o domínio do significado do que com um domínio da verdade propriamente dita, mais a ver com manipulação que com ocultação. É disso que falo no meu comentário.
@@gabrieuz não, você não entendeu meu comentário. Você só reelaborou coisas que eu já disse ou perdeu o foco do que eu disse pra tentar dizer melhor. Sem tempo, irmão. o/
@@gabrieuz eu não apresentei nenhum conceito fechado de ideologia (até porque existem pelo menos seis, e o autor do vídeo assume somente quatro), apenas destaquei um ponto na fala do vídeo. Não ligo para sua "discordância".
Hannah Arendt nos apresentou a transparência no discurso. Livre de qualquer viés ou omissão. Há a honestidade na transparência. Perfeita explanação professor!!!
Gostei muito desse vídeo. Existem produtos da internet como cursos online que, na minha interpretação, ocultam a verdade, expondo grandes promessas e depoimentos de sucesso de uma minoria. Despertei o interesse de pensar o tema da ideologia sobre anúncios na internet e seus artíficos para fazer o consumidor realizar o processo de compra, de forma a melhor o discernimento e proteção no momento de avaliação de um produto digital. Gratidão pela vídeo do professor Fernando Dias Andrade!
Fantástico. Num mundo em que deixamos de ver a realidade e debater com lógica, poucos têm coragem de apresentar esse fato associado as ideologias. A ideologia é sempre uma narrativa que trata outros como inimigos que não viram a verdade
No mesmo dia que o vídeo acima foi publicado, um dos inscritos do meu canal sugeriu que eu abordasse o tema da Pós-Verdade e logo me veio a mente traçar paralelos entre este conceito e o de ideologia. Enfim, a Casa do Saber é uma pérola rara no RUclips.
Fantástico!!👏👏👏. pra resumir! as ideologias revelam suas reais intenções exatamente na crítica que elas fazem uma das outras! ou no contraditório delas mesmas.
Fantástico !!!! Lucidez absoluta !!! Deveríamos ser guiados por filósofos, não por politicos !!! Porque os Sábios não são os Pais das nações? Pelo menos uma pequena cidade sendo governada por filósofos 😢 Gostaria muito de assistir um video dessa Fera falando sobre o lado filosófico da Sinarquia !!! Obrigado pelo video e Deus o abençoe sempre Filósofo ! 🙏 :.
ideologia é o cimento que une demandas coletivas na busca de objetivos comuns. Serve ao poder, mas tbm se serve do poder pra disseminação e consolidação histórica. Nem sempre necessária, mas humanamente inevitável.
@@antoniomarcossodrevitorio5846 Nem sempre, o liberalismo por exemplo se demonstrou uma falha apenas um meio de destruirem culturas e tradições. Não adianta você dizer que não acredita em ideologia e que é contra pois você pertence a alguma, você acredita em algo tem posicionameto e talz. Sempre que aparece algo que vá pra fora do sentido comum eles destroem, na Itália em 1930 eles conseguiram tiveram grandes avanços mas veio os ingleses e americanos e acabaram com aquela comunidade hoje a Itália não passa de uma sombra do que já foi.
Toda ideologia despreza a lógica e causalidade, toda ideologia tenta viver em detrimento a outra, elas não se sustentam por si mesmas, não há retórica.
NA MEDIDA DO POSSÍVEL GOSTARIA DE ASSISTIR AO VIVO UMA PALESTRA SOBRE O LIVRO:"CHOQUE DO FUTURO" AUTOR: ALVIN TOFFLER. Obs. A presente obra, examina o que está acontecendo hoje as pessoas e grupos esmagados pelas mudanças, as quais afetam produtos, comunidades, organizações e até os padrões de amizade e amor. O autor descreve em cores vivas o mundo superindustrial emergente, a vida familiar de amanhã, o aparecimento de novos negócios, subculturas, estilos de vida e relações humanas, todos transitórios. "O Choque do Futuro" desvenda o mundo de amanhã destruindo inúmeras idéias falsas sobre o mundo de hoje. Certamente este livro vai empolgar, provar, assustar, encorajar e, sobretudo, mudar todos que o lerem.
É verdade Rosa Maria. Hoje em dia existe um novo campo de informações que trabalha com números colhidos a partir de uma realidade. No Direito sua aplicação se chama JURIMETRIA. Os clubes de futebol também usam os números para saber qual dos jogadores é o melhor. Não é quem tem mais torcedores gritando um ou outro nome. É o número de passes certos, o número de desarmes, quantas divididas ganhou, quantos pontos a equipe ganhou quando ele esteve em campo, quantas assistências deu e finalmente quantos gols fez. Na Inglaterra existe um ranking dos melhores jogadores que levam em conta sua performance e não a votação da galera.
Ideologia é um sistema fechado de crenças e de “verdades” que não admite críticas, diferindo da utopia. Ou seja, a filosofia questiona, enquanto a ideologia diz ter a resposta definitiva.
Essa concepção de Ideologia apresentada pelo professor (0:50) é a antítese do conceito abordado por Marx. O filósofo alemão jamais tratou de algo como "ideologias equivalentes", como se fossem apenas elementos de sinais trocados mas essencialmente iguais em sua estrutura. Sugiro a revisão de Michel Lowy para tanto.
O conceito de "ideologia" remete a Antonie Destrutt de Tracy no século XVIII e refere-se ao estudo das ideias. Então o termo não remete ao bem ou mal, mas o que as ações das ideias produzem na prática.
Esqueceu de dizer que a própria democracia é uma ideologia, cuja verdade que tenta ocultar é a que a opinião da maioria sobre o que é o melhor para todos em todos os casos não é, necessariamente, o melhor para todos e sempre. A verdade pode até ser o contrário: frequentemente, agir seguindo a opção da maioria pode até acabar sendo o pior possível para todos e cada um.
Não discordo da relação da democracia enquanto ideologia, contudo, sua compreensão está ligada ao conceito de Democracia Liberal, a qual é diversa da Democracia Social. A Democracia Social tem por base a isonomia, enquanto a Liberal tem por base a igualdade (formal), mas claro, tal inserção ao mundo conceitual é ideológica, na prática, Democracia Social jamais foi implementada no Brasil e aí retomamos a explanação do Fernando Dias Andrade.
Pareceu-me bem coerente. Só espero que o público deste canal não transforme essa explicação em mais uma Ideologia. Pois se ideologias são iguais na Forma, são bem diferentes em suas condicionalidades e consequências.
Ele só deu opiniões subjetivas relativo às ideologias, sem explicá-las e contrapô-las profundamente com a própria realidade que se diz defender. Você dizer que ideologia tal traz esse ou aquele mal sem evidenciar porque que ocorre esses males, é o mesmo que dizer, dizer e não falar nada.
Um exemplo claramente atual é a ideologia sindical que provoca a falsificação da ideologia coletivas, mas se imite dos questões trabalhistas e atende necessariamente os interesses patronal.
À parte as várias acepções que talvez sejam possíveis à maioria das palavras e a uma minoria de palavras não caiba outro significado além do original devido a tantos motivos, ideologia, além de ser uma coisa e outras, é a ocultação do real, pelo menos do real ao qual é atribuído o real mesmo por aqueles tomados por uma ideologia que os faz atender a outros interesses através do acobertamento do real, como o título apropriado do vídeo e como é tão bem explicado pelo professor no vídeo. Por isso é preciso muito cuidado para não poluir o significado e o uso de cada palavra sob o risco de poluir a própria mente, por uma ideologia ou não.
@Iago Silva Não existe nada mais apreciador que uma resposta argumentativa, uma parte do conhecimento é refletida nela, ou seja, esse "não" está muito limitado. Não o que? Não para que? Não em que sentido?...
@@takezosan Tudo a ver, a ideologia une o ser onde pensam igual, assim podendo criar e aumentar uma comunidade, quando temos diversas dessas ideologias isso é impossível. A junção de ideias e ideias em um só lugar não funciona(sim é uma critica a democracia).
"As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que lhe estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam os meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal [ideell] das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto as ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que o fazem em toda a sua extensão, e portanto, entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época." - (A ideologia Alemã | Karl Marx e Friedrich Engels)
O que se diz aqui de "ideologia" poderia muito bem ser resumido a "retórica". Certamente há um caráter instrumental nesses tipos de discurso, mas falar em ocultação do "real" é ignorar que se está falando em realidades sociais que são construídas. O discurso ideológico procura criar um "real", passível de ser construído justamente por ser uma realidade humana que pretende lidar com realidades concretas, conforme percebidas pelos sujeitos e conforme suas competências perceptivas e operadoras. Nesse sentido, as ideologias optam por uma "realidade" e assim, necessariamente, se afastam de outras. Falar em "ocultação do real" é subentender um real a ser ocultado e atribuir um caráter pejorativo ao termo "ideologia", não necessariamente atribuível a quem tenha uma. Cabe a este a contínua autocrítica quanto à honestidade de suas posturas ideológicas.
Ginaldo Capistrano Não tinha pensado assim, essa questão do q é real depende de cada um. Cada um tem sua interpretação. So não acho q ideologia pode ser resumida a retórica.
@@NaRealCortes Justamente isso que digo. As colocações do autor do vídeo me parecem ter mais a ver com a retórica do que com ideologia. O defensor de uma ideologia certamente pode usar de uma retórica mal intencionada, mas isso nada tem a ver com a ideologia em si. Se ele age de boa fé, pode estar intencionando mais desvelar um real que ele ache válido do que ocultar "o" real. O autor do vídeo pressupõe um real a ser ocultado.
Mas existem concepções, no âmbito das ciências humanas, que não seja ideológica? Existe neutralidade axiológica ou toda "verdade" em ciências humanas está fadada a ser ideológica? Obviamente, tudo é ideológico. Inclusive o cientista social que se julga científico.
Taxar o "neoliberalismo" (termo inventado por socialistas em pânico por volta de 1970) de ideologia sem definir o termo não é aceitável. Tampouco seria correto dizer que a crítica de Marx à “ideologia alemã” constitui um ataque ao “neoliberalismo”. Como disse o jurista americano James Wilson em 1804, “A Europa desconhece a liberdade”. O palestrante parece falar sob a influência de Marx e do conservantismo europeu. Este último sempre foi contra o liberalismo verdadeiro e oculta a intenção conservadora de voltar ao “ancien régime” (união Estado-Igreja Católica). Desconhece a essência da concepção liberal, que vem pelo menos desde Sólon; passa por Aristóteles, Aquinas, Richard Hooker (o pai do liberalismo moderno), Locke, os Levellers ingleses, que insistiam na auto-propriedade (propriedade que o espírito tem sob a mente e o corpo) como a propriedade originária; os Iluministas escoceses, inclusive Hume e Adam Smith; Kant; Rudolf von Gneist; os economistas da “Escola de Viena” e seus descendentes, como Mises, Hayek, e outros. Nunhum desses liberais usou o conceito de propriedade e liberdade econômica sob a égide do Direito (as “laws of justice” de Adam Smith) como desculpa para ocultar seu interesse econômico ou “egoísmo”. Mesmo a “virtude do egoísmo" de Ayn Rand não se encaixa na categoria “ideologia”.
vídeo interessante e esclarecedor. Porém, ele poderia assumir certo rigor ao proferir alguns conceitos. Cientificamente, o que é ideologia não é teoria; e vice-versa. Dizer "construção teórica falsificadora do real" soa paradoxal. A teoria é uma leitura fidedigna da realidade; a ideologia, conforme explicado no vídeo, é um mascaramento da realidade, portanto não é uma teoria. Também, a ideologia não é necessariamente um maquiavelismo dirigido conscientemente por um grupo, tal como o vídeo induz a entender. A ideologia, geralmente e à essa altura da história da humanidade, é uma percepção de mundo herdada historicamente que beneficia certas classes dirigentes e que consolidam e estabilizam a sociedade na qual existem essas classes. A ideologia se superpõe às classes sociais do mundo contemporâneo. Exemplo: um empresário bem sucedido tem seu direito de explorar desumanamente um trabalhador pobre porque este fracassou no sistema meritocrático, o qual compõe a ideologia vigente. Assim, o trabalhador concorda com tal situação, pois tanto ele quanto o empresário herdaram a ideologia - burguesa - que consolida suas respectiva sociedade, e que atribui o fracasso financeiro a meras questões de competição individualizada. Outra coisa é que, ao trazer o assunto para questões cotidianas, como filiações políticas, ele assume a palavra ideologia como sinônimo de ideário (conjunto de ideias). Fazer isso é suavizar o poder absurdo que ideologia tem enquanto cooptadora de indivíduos para interesses que não lhes dizem respeito diretamente; sendo que um conjunto de ideais políticas ou econômicas, ainda que não represente uma leitura de mundo fidedigna (uma teoria), não é suficiente para consolidar uma sociedade de classes onde o interesse das classes dirigentes é incontestável e "justo", pois dizem respeito "a todos" (uma ideologia).
Com isso tu deveria considerar o fato de toda a história ser moldada a certas ideologias e não a ver como uma verdade absoluta repleta de afirmação verdadeiras.
@@vickymilech3400 Certo, Isso é bastante obvio é claro, eu apenas não me vejo livre das ideologias então apontar elas como uma 'ocultação da verdade' no modo geral não apenas eu mas a população mundial como um todo se torna lunáticos nesse conceito pois estamos todos expostos a não só uma ideologia a todo momento e em intensidade diferentes a partir da construção social independentemente de onde você viva nesse planeta, vendo nessa perspectiva se torna algo assustador e fantástico ao mesmo tempo. Ninguém é livre disso e a certo ponto um ou outra vai satisfazer quando conveniente suas opiniões e te dando certeza de algo. Hoje em dia é difícil separar a realidade do viés ideológico principalmente quando o real te afeta tanto; a aceitação é voluntaria.
@@pluperzinhoamigodetodos6273 estamos todos convidados a seguir uma ideologia mas não precisamos fechar os olhos para suas utopias isso nos tornaria alienados, quando se trata de história e filosofia as coisas devem ser analisadas com pente fino pois são voltadas por opiniões (validas com embasamento científico) e não fatos.
Apresentar o marxismo como ideologia falseadora da realidade e ao mesmo tempo como uma crítica da ideologia enquanto estrutura falseadora da realidade é uma contradição que o professor Fernando Dias Andrade deixou trouxe, mas deixou no ar e não resolveu. Uma crítica à ideologia não pode ser tratada como uma ideologia, muito menos ser equivalente a outra ideologia, tal como o professor fez colocando de um lado o marxismo e de outro o neoliberalismo.
Aí não seria ideologia. O conceito de ideologia como foi explicado, necessita de uma ocultação e força. É uma estratégia política para enfraquecer um lado, se oculta uma verdade em prol de satisfazer uma idéia que é a motivação de um determinado grupo.
Algo verdadeiro sem ocultação poderia ser chamado de teoria. O problema é que não existem critérios tão fortes assim para averiguar se algo é totalmente verdadeiro. A ciência por exemplo, embora tenha teorias muito fortes e consistentes, modifica-se com o tempo, as certezas se tornam incertezas entende?
Que verdadeira "salada conceitual". Deixou de fora Desttut de Tracy que inventou o termo, Auguste Comte que modificou o termo para o conjunto de ideias e o básico, a ideologia alemã que reconfigura o termo nos moldes do famoso discurso de 1812 de Bonaparte. Seria essa uma explicação ideológica da ideologia? Deixou muito a desejar.
Não sei se da pra considerar uma mentira. Ta mais pra um objetivo inalcançável, fora do q seria possível. Mas utopias podem ser boas, por exemplo de q um dia o homem será perfeito, isso incentiva a todos buscarem a perfeição!
Uma só palavra para a apresentação: "BRILHANTE". Obrigado.
Em nenhum momento da história humana ,o homem viveu sem ideologias, ideologias não existem só na política, mas em qualquer área de conhecimento humano , incluindo a filosofia e ciências, não são insentas de uma visão ou determinado viés ideológico .
Ideologias podem tanto ocultar como revelar, uma pessoa sábia não as serve , e sim as usa.
Um bom. vídeo dentro da perspectiva reduzida para tão vasto assunto.
Parabéns.
Se tudo for ideológico a própria realidade não existe; se a realidade não existe é impossível conhecer as coisas. A filosofia tem que ser necessariamente anti-ideológica.
Concordo em partes contigo. Agora, a filosofia é nada mais do a "busca pela verdade", portanto, se um filósofo basear sua filosofia em ideologia, não é um filósofo de verdade. O filósofo deve possuir a liberdade em questionar absolutamente tudo, e absorver as verdades que cada coisa possui.
@@Will-he5qisim , obrigado e compreendo isso , eu disse no sentido destas coisas serem complexas até chegarmos no ponto o qual você disse , o homem que busca a Verdade vai se despindo das ideias pré concebidas !
Sensacional e muito bem dito 🙏🥇👏👏👏👏
@@templarjinaiwarriors perfeito meu nobre. Poucos possuem esse livre pensar filosófico. Parece distante, mas quem sabe, nesse tempo de trevas ideológica, não surjam novos "platões", e "Aristóteles", até mesmo um Diógenes da vida kkkkk. Paz e luz pra vc🙏
Gostei do final: acontece muito apelo ao medo do outro.
Uma preciosidade. Uma raríssima apresentação imparcial do tema.
Ao meu ver devido ao desconhecimento que o povo brasileiro tem dos verdadeiros fatos de sua história, desde o seu descobrimento, faz com que sejamos um terreno fértil para manipulações e ideologias que nos torne um povo cada vez mais pobre intelectualmente , egoísta e submisso aos Poderosos. Não fazemos as reflexões necessárias e rejeitamos a sociologia, pois ela nos confronta com uma realidade que "optamos" por não enxergar. Luciane.
Luciane Goulart Scardovelli Falou bem!
Sociologia não serve pra muito, o ensino da sociologia que eu tive era mais propaganda pra candidato do que aula de raciocínio.
Essa do povo ser fértil isso aí nem depende do processo histórico ou falta de informação o ser humano é assim. Hoje estamos dominados pelo liberalismo que já nos ferrou o suficiente para acordarmos e percebermos que o mundo moderno é uma desgraça.
Ideologia é o não pensar que o mundo que nos apresenta sempre foi e sempre será como nós é apresentado que necessita de quebra de um paradigma , onde a esperança por dias melhores é sempre um prolongamento do sofrimento ex: o paraíso depois da morte.
A vida deve ser regida por princípios e virtudes e não por ideologia.
Excelente!
Gosto muito das explicações do professor Fernando Dias Andrade.
Aprendendo muito com o senhor.
Ideologia não é necessariamente a ocultação da verdade. O ponto é que ideologias são *crenças*, e crenças não necessariamente são fundamentadas em realidade, ainda que muitas vezes possuam traços e referências a um aspecto da realidade. O que a ideologia oculta, na verdade, é justamente o seu caráter ideológico: ela se propõe como a Verdade, e os que nela crêem não enxergam seu caráter político e manipulatório.
@@gabrieuz não estou falando em sentido literal, nem neguei que a ideologia é, de certa forma, ocultação da verdade. A questão é que ela não é *só isso*, ou *necessariamente isso*. A ocultação da verdade é uma consequência da forma de ação ideológica, e não o seu objetivo final.
@@gabrieuz acho a revisão de literatura do Terry Eagleton muito melhor, mais completa e mais precisa que a do vídeo e que tudo isso aí que você falou. E tudo bem, um vídeo de dez minutos não tem essa obrigação de precisão acadêmica.
O negócio é que ideologias são visões de mundo, e visões de mundo são crenças. Não estou aqui falando de religião, como seu comentário dá a entender. Ideologias manipulam sim a verdade, mas às vezes elas manipulam o enquadramento dessa verdade em função de uma narrativa preferencial. Tem mais haver com o domínio do significado do que com um domínio da verdade propriamente dita, mais a ver com manipulação que com ocultação. É disso que falo no meu comentário.
@@gabrieuz não, você não entendeu meu comentário. Você só reelaborou coisas que eu já disse ou perdeu o foco do que eu disse pra tentar dizer melhor. Sem tempo, irmão. o/
@@gabrieuz eu não apresentei nenhum conceito fechado de ideologia (até porque existem pelo menos seis, e o autor do vídeo assume somente quatro), apenas destaquei um ponto na fala do vídeo. Não ligo para sua "discordância".
Hannah Arendt nos apresentou a transparência no discurso. Livre de qualquer viés ou omissão. Há a honestidade na transparência. Perfeita explanação professor!!!
Este professor é muuuito bom! Que bom que voltou!
Ideologia é a dicotomia do ser humano video muito objetivo parabéns
Objetivo???
Gostei muito desse vídeo. Existem produtos da internet como cursos online que, na minha interpretação, ocultam a verdade, expondo grandes promessas e depoimentos de sucesso de uma minoria. Despertei o interesse de pensar o tema da ideologia sobre anúncios na internet e seus artíficos para fazer o consumidor realizar o processo de compra, de forma a melhor o discernimento e proteção no momento de avaliação de um produto digital. Gratidão pela vídeo do professor Fernando Dias Andrade!
Fantástico. Num mundo em que deixamos de ver a realidade e debater com lógica, poucos têm coragem de apresentar esse fato associado as ideologias. A ideologia é sempre uma narrativa que trata outros como inimigos que não viram a verdade
No mesmo dia que o vídeo acima foi publicado, um dos inscritos do meu canal sugeriu que eu abordasse o tema da Pós-Verdade e logo me veio a mente traçar paralelos entre este conceito e o de ideologia. Enfim, a Casa do Saber é uma pérola rara no RUclips.
Esse professor tem um certo "sei lá o quê " que agrada.
Procurando uma palavra que abrigue todos os elogios para este vídeo.
Todas as escolas do País deveriam seguir esse canal. A partir do ensino fundamental, isso mudaria nosso povo/nosso futuro para melhor. Fato!
A definição é perfeita,os exemplos ainda melhores.
Fantástico. Excelente. Absolutamente esclarecedor. Muito obrigado.
Excelente exposição, objetiva, didática, colaborando a disseminação do saber filosófico no cotidiano da vida política.
Fantástico!!👏👏👏. pra resumir! as ideologias revelam suas reais intenções exatamente na crítica que elas fazem uma das outras! ou no contraditório delas mesmas.
Gostei bastante desse vídio muito bem explicando.
Show de bola professor 👏👏👏
gostei muito ❤
Gostei muito do tema e da abordagem objetiva do professor. Mais vídeos como esse!
Sensacional ! Felicitações professor.
Gostei muito deste video. Obrigado professor.
Maravilha muito bom
Existe dezenas de explicações e conceitos sobre Ideologia, estou percebendo que nem mesmo os especialistas tem uma opinião em comum sobre o tema.
Que explicação clara, e portanto, objetiva. Entendi de vez o que ideologia. Muito obrigado, professor!
Excelente e clara explanação!!!
Muito interessante o que o Sr explanou. Gratidão
Valeu professor, estava em dúvidas porque este ano é ano de eleição e lá vem os partidos com suas ideologias.
Voltemos a Platão... A democracia apenas para os filósofos !!!
Democracia não funciona.
sensacionalllllllll !!!!!
Excelente vídeo, abordagem incrível. 👌🏾
Fantástico !!!! Lucidez absoluta !!! Deveríamos ser guiados por filósofos, não por politicos !!! Porque os Sábios não são os Pais das nações? Pelo menos uma pequena cidade sendo governada por filósofos 😢 Gostaria muito de assistir um video dessa Fera falando sobre o lado filosófico da Sinarquia !!! Obrigado pelo video e Deus o abençoe sempre Filósofo ! 🙏 :.
Certeza que os dislikes são de pessoas que estão "cegas", que se recusam a ouvir, que não querem entender.
Só pode vídeo ótimo desse.
Bolsominions.
kartaphilos ia dizer isso kkk
e commies também
Literalmente você também é uma "cega".
Necessário mesmo ' è o povo ter um pouco mais de conhecimento.
Quem sabe o país muda..
Adoro esse canal por analisar só sobre o olhar do conhecimento.
Parabéns. Esclarecedor!!!
Excelente vídeo professor!
Muito bom
Excelente
ideologia é o cimento que une demandas coletivas na busca de objetivos comuns. Serve ao poder, mas tbm se serve do poder pra disseminação e consolidação histórica. Nem sempre necessária, mas humanamente inevitável.
Interessante.
Mesmo assim, não passa de uma mentira que sobre a qual nada se edifica pois sempre desaba e causa grandes abalos regressivos das civilizações.
Poderia explicar mais sobre?
@@antoniomarcossodrevitorio5846 Nem sempre, o liberalismo por exemplo se demonstrou uma falha apenas um meio de destruirem culturas e tradições. Não adianta você dizer que não acredita em ideologia e que é contra pois você pertence a alguma, você acredita em algo tem posicionameto e talz. Sempre que aparece algo que vá pra fora do sentido comum eles destroem, na Itália em 1930 eles conseguiram tiveram grandes avanços mas veio os ingleses e americanos e acabaram com aquela comunidade hoje a Itália não passa de uma sombra do que já foi.
@@jeffduck3731 liberalismo é um embuste. Ideologia igual a qualquer outra.
Show !
Oculta a realidade para ficar bem na foto é uma tristeza maligna!
Toda ideologia despreza a lógica e causalidade, toda ideologia tenta viver em detrimento a outra, elas não se sustentam por si mesmas, não há retórica.
Conteúdo de verdade !
NA MEDIDA DO POSSÍVEL GOSTARIA DE ASSISTIR AO VIVO UMA PALESTRA SOBRE O LIVRO:"CHOQUE DO FUTURO" AUTOR: ALVIN TOFFLER. Obs. A presente obra, examina o que está acontecendo hoje as pessoas e grupos esmagados pelas mudanças, as quais afetam produtos, comunidades, organizações e até os padrões de amizade e amor. O autor descreve em cores vivas o mundo superindustrial emergente, a vida familiar de amanhã, o aparecimento de novos negócios, subculturas, estilos de vida e relações humanas, todos transitórios. "O Choque do Futuro" desvenda o mundo de amanhã destruindo inúmeras idéias falsas sobre o mundo de hoje. Certamente este livro vai empolgar, provar, assustar, encorajar e, sobretudo, mudar todos que o lerem.
Gostei
Excelente, pena que a teoria seja diferente da prática. Que bom seria esse equilíbrio.
É verdade Rosa Maria. Hoje em dia existe um novo campo de informações que trabalha com números colhidos a partir de uma realidade. No Direito sua aplicação se chama JURIMETRIA. Os clubes de futebol também usam os números para saber qual dos jogadores é o melhor. Não é quem tem mais torcedores gritando um ou outro nome. É o número de passes certos, o número de desarmes, quantas divididas ganhou, quantos pontos a equipe ganhou quando ele esteve em campo, quantas assistências deu e finalmente quantos gols fez. Na Inglaterra existe um ranking dos melhores jogadores que levam em conta sua performance e não a votação da galera.
Obrigada.
Ideologia é um sistema fechado de crenças e de “verdades” que não admite críticas, diferindo da utopia. Ou seja, a filosofia questiona, enquanto a ideologia diz ter a resposta definitiva.
Ou seja toda ideologia é conjunto de "lacração"! hauhauahuhauha
Parece que você está descrevendo a religião.
Isso é uma resposta definitiva?
@@jailsonnascimento2564 talvez
Essa concepção de Ideologia apresentada pelo professor (0:50) é a antítese do conceito abordado por Marx. O filósofo alemão jamais tratou de algo como "ideologias equivalentes", como se fossem apenas elementos de sinais trocados mas essencialmente iguais em sua estrutura. Sugiro a revisão de Michel Lowy para tanto.
O que ele tratou como "ideologia marxista" é exatamente a crítica marxista à ideologia. Que bizarro.
Exemplo a elite de qualquer Pais.
O conceito de "ideologia" remete a Antonie Destrutt de Tracy no século XVIII e refere-se ao estudo das ideias. Então o termo não remete ao bem ou mal, mas o que as ações das ideias produzem na prática.
Fale sobre Globalismo
Muito legal + ele tava com sono na hora de gravar ?
Ideologia e a mentira levada a serio.
Esqueceu de dizer que a própria democracia é uma ideologia, cuja verdade que tenta ocultar é a que a opinião da maioria sobre o que é o melhor para todos em todos os casos não é, necessariamente, o melhor para todos e sempre. A verdade pode até ser o contrário: frequentemente, agir seguindo a opção da maioria pode até acabar sendo o pior possível para todos e cada um.
Não discordo da relação da democracia enquanto ideologia, contudo, sua compreensão está ligada ao conceito de Democracia Liberal, a qual é diversa da Democracia Social.
A Democracia Social tem por base a isonomia, enquanto a Liberal tem por base a igualdade (formal), mas claro, tal inserção ao mundo conceitual é ideológica, na prática, Democracia Social jamais foi implementada no Brasil e aí retomamos a explanação do Fernando Dias Andrade.
concordo - mas, por outro lado, é a democracia q protege a minoria da maioria.........
Maria Santos Sim, se não fosse ela... pra manter tudo civilizado e assegurar a paz.
@@attalantaadoun não.
@@batatinhacrescente6282 sim.
Bom vídeo, só acho que ele deu muitas voltas para chegar ao ponto principal.
Pareceu-me bem coerente. Só espero que o público deste canal não transforme essa explicação em mais uma Ideologia. Pois se ideologias são iguais na Forma, são bem diferentes em suas condicionalidades e consequências.
Ele só deu opiniões subjetivas relativo às ideologias, sem explicá-las e contrapô-las profundamente com a própria realidade que se diz defender. Você dizer que ideologia tal traz esse ou aquele mal sem evidenciar porque que ocorre esses males, é o mesmo que dizer, dizer e não falar nada.
Um exemplo claramente atual é a ideologia sindical que provoca a falsificação da ideologia coletivas, mas se imite dos questões trabalhistas e atende necessariamente os interesses patronal.
À parte as várias acepções que talvez sejam possíveis à maioria das palavras e a uma minoria de palavras não caiba outro significado além do original devido a tantos motivos, ideologia, além de ser uma coisa e outras, é a ocultação do real, pelo menos do real ao qual é atribuído o real mesmo por aqueles tomados por uma ideologia que os faz atender a outros interesses através do acobertamento do real, como o título apropriado do vídeo e como é tão bem explicado pelo professor no vídeo. Por isso é preciso muito cuidado para não poluir o significado e o uso de cada palavra sob o risco de poluir a própria mente, por uma ideologia ou não.
👏🏻👏🏻👏🏻
Q empáfia...
👍👍👍
Ideologia é a maior representação do que significa vida coletiva entre humanos.
Ser humano é dependente desse mecanismo.
Por mais que se olhe para fora da caverna dentro dela sempre parece mais seguro, é difícil querer sair.
@Iago Silva Não existe nada mais apreciador que uma resposta argumentativa, uma parte do conhecimento é refletida nela, ou seja, esse "não" está muito limitado. Não o que? Não para que? Não em que sentido?...
Nada a ver.
Ideologia é sempre uma mentira destrutiva.
@@takezosan Tudo a ver, a ideologia une o ser onde pensam igual, assim podendo criar e aumentar uma comunidade, quando temos diversas dessas ideologias isso é impossível. A junção de ideias e ideias em um só lugar não funciona(sim é uma critica a democracia).
👏👏👏👏👏💫
"As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que lhe estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam os meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal [ideell] das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto as ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que o fazem em toda a sua extensão, e portanto, entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época." - (A ideologia Alemã | Karl Marx e Friedrich Engels)
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
É uma ideologia! Não deixa d ter um pouco de verdade nela.
Up
Muito
Criticada pela filosofia porque desmascara a realidade imposta por grupos.
Acho difícil ter política sem ideologia
Exatamente, impossivel.
O coletivismo sempre vence.
O que se diz aqui de "ideologia" poderia muito bem ser resumido a "retórica". Certamente há um caráter instrumental nesses tipos de discurso, mas falar em ocultação do "real" é ignorar que se está falando em realidades sociais que são construídas. O discurso ideológico procura criar um "real", passível de ser construído justamente por ser uma realidade humana que pretende lidar com realidades concretas, conforme percebidas pelos sujeitos e conforme suas competências perceptivas e operadoras. Nesse sentido, as ideologias optam por uma "realidade" e assim, necessariamente, se afastam de outras. Falar em "ocultação do real" é subentender um real a ser ocultado e atribuir um caráter pejorativo ao termo "ideologia", não necessariamente atribuível a quem tenha uma. Cabe a este a contínua autocrítica quanto à honestidade de suas posturas ideológicas.
Ginaldo Capistrano Não tinha pensado assim, essa questão do q é real depende de cada um. Cada um tem sua interpretação. So não acho q ideologia pode ser resumida a retórica.
@@NaRealCortes Justamente isso que digo. As colocações do autor do vídeo me parecem ter mais a ver com a retórica do que com ideologia. O defensor de uma ideologia certamente pode usar de uma retórica mal intencionada, mas isso nada tem a ver com a ideologia em si. Se ele age de boa fé, pode estar intencionando mais desvelar um real que ele ache válido do que ocultar "o" real. O autor do vídeo pressupõe um real a ser ocultado.
Eu quero uma pra viver
Pq? rs
@@gabrielmalachiasexcel7287 lembra da musica do Cazuza? rsss
@@Shalimardasilva nossa, disfarça. Passei vergonha agora... haha
@@gabrielmalachiasexcel7287 kkkkk
Já diria Cazuza: "Ideologia, eu quero uma para viver".
Mas existem concepções, no âmbito das ciências humanas, que não seja ideológica? Existe neutralidade axiológica ou toda "verdade" em ciências humanas está fadada a ser ideológica? Obviamente, tudo é ideológico. Inclusive o cientista social que se julga científico.
Desconheço um tema mais atual que esse.
Taxar o "neoliberalismo" (termo inventado por socialistas em pânico por volta de 1970) de ideologia sem definir o termo não é aceitável. Tampouco seria correto dizer que a crítica de Marx à “ideologia alemã” constitui um ataque ao “neoliberalismo”. Como disse o jurista americano James Wilson em 1804, “A Europa desconhece a liberdade”. O palestrante parece falar sob a influência de Marx e do conservantismo europeu. Este último sempre foi contra o liberalismo verdadeiro e oculta a intenção conservadora de voltar ao “ancien régime” (união Estado-Igreja Católica). Desconhece a essência da concepção liberal, que vem pelo menos desde Sólon; passa por Aristóteles, Aquinas, Richard Hooker (o pai do liberalismo moderno), Locke, os Levellers ingleses, que insistiam na auto-propriedade (propriedade que o espírito tem sob a mente e o corpo) como a propriedade originária; os Iluministas escoceses, inclusive Hume e Adam Smith; Kant; Rudolf von Gneist; os economistas da “Escola de Viena” e seus descendentes, como Mises, Hayek, e outros. Nunhum desses liberais usou o conceito de propriedade e liberdade econômica sob a égide do Direito (as “laws of justice” de Adam Smith) como desculpa para ocultar seu interesse econômico ou “egoísmo”. Mesmo a “virtude do egoísmo" de Ayn Rand não se encaixa na categoria “ideologia”.
As ideologias não diferem muito das religiões!!
Diferem, o problema é quando usam dela em sentidos políticos.
Qual a ideologia empregada no Brasil.!
vídeo interessante e esclarecedor. Porém, ele poderia assumir certo rigor ao proferir alguns conceitos. Cientificamente, o que é ideologia não é teoria; e vice-versa. Dizer "construção teórica falsificadora do real" soa paradoxal. A teoria é uma leitura fidedigna da realidade; a ideologia, conforme explicado no vídeo, é um mascaramento da realidade, portanto não é uma teoria.
Também, a ideologia não é necessariamente um maquiavelismo dirigido conscientemente por um grupo, tal como o vídeo induz a entender. A ideologia, geralmente e à essa altura da história da humanidade, é uma percepção de mundo herdada historicamente que beneficia certas classes dirigentes e que consolidam e estabilizam a sociedade na qual existem essas classes. A ideologia se superpõe às classes sociais do mundo contemporâneo. Exemplo: um empresário bem sucedido tem seu direito de explorar desumanamente um trabalhador pobre porque este fracassou no sistema meritocrático, o qual compõe a ideologia vigente. Assim, o trabalhador concorda com tal situação, pois tanto ele quanto o empresário herdaram a ideologia - burguesa - que consolida suas respectiva sociedade, e que atribui o fracasso financeiro a meras questões de competição individualizada.
Outra coisa é que, ao trazer o assunto para questões cotidianas, como filiações políticas, ele assume a palavra ideologia como sinônimo de ideário (conjunto de ideias). Fazer isso é suavizar o poder absurdo que ideologia tem enquanto cooptadora de indivíduos para interesses que não lhes dizem respeito diretamente; sendo que um conjunto de ideais políticas ou econômicas, ainda que não represente uma leitura de mundo fidedigna (uma teoria), não é suficiente para consolidar uma sociedade de classes onde o interesse das classes dirigentes é incontestável e "justo", pois dizem respeito "a todos" (uma ideologia).
eu gostaria de ver um contra ponto argumentativo esse video, caso contrario vou aderir a essa linha de pensamento.
Com isso tu deveria considerar o fato de toda a história ser moldada a certas ideologias e não a ver como uma verdade absoluta repleta de afirmação verdadeiras.
@@vickymilech3400 Certo, Isso é bastante obvio é claro, eu apenas não me vejo livre das ideologias então apontar elas como uma 'ocultação da verdade' no modo geral não apenas eu mas a população mundial como um todo se torna lunáticos nesse conceito pois estamos todos expostos a não só uma ideologia a todo momento e em intensidade diferentes a partir da construção social independentemente de onde você viva nesse planeta, vendo nessa perspectiva se torna algo assustador e fantástico ao mesmo tempo. Ninguém é livre disso e a certo ponto um ou outra vai satisfazer quando conveniente suas opiniões e te dando certeza de algo. Hoje em dia é difícil separar a realidade do viés ideológico principalmente quando o real te afeta tanto; a aceitação é voluntaria.
@@pluperzinhoamigodetodos6273 estamos todos convidados a seguir uma ideologia mas não precisamos fechar os olhos para suas utopias isso nos tornaria alienados, quando se trata de história e filosofia as coisas devem ser analisadas com pente fino pois são voltadas por opiniões (validas com embasamento científico) e não fatos.
Apresentar o marxismo como ideologia falseadora da realidade e ao mesmo tempo como uma crítica da ideologia enquanto estrutura falseadora da realidade é uma contradição que o professor Fernando Dias Andrade deixou trouxe, mas deixou no ar e não resolveu. Uma crítica à ideologia não pode ser tratada como uma ideologia, muito menos ser equivalente a outra ideologia, tal como o professor fez colocando de um lado o marxismo e de outro o neoliberalismo.
Me parece que os termos que o professor está confundindo termo ideologia e propaganda ideológica.
🤔👏👏👏
Mds que agonia coloquei em 2x e mesmo assim estava lento
Essa explicação não me entrou como saber
Ideologias!
eu gostaria de fazer um video para a casa do saber.
Entao se uma ideologia for totalmente verdadeira sem ocultação de verdades , deveriamos chamar de que?
Aí não seria ideologia. O conceito de ideologia como foi explicado, necessita de uma ocultação e força. É uma estratégia política para enfraquecer um lado, se oculta uma verdade em prol de satisfazer uma idéia que é a motivação de um determinado grupo.
Algo verdadeiro sem ocultação poderia ser chamado de teoria. O problema é que não existem critérios tão fortes assim para averiguar se algo é totalmente verdadeiro. A ciência por exemplo, embora tenha teorias muito fortes e consistentes, modifica-se com o tempo, as certezas se tornam incertezas entende?
Filosofia
chamar de teoria científica
Leandro Goulart Pereira So parar de viver em sociedade. Cada um por si kkkk
Gente, esse professor está sofrendo
Que verdadeira "salada conceitual". Deixou de fora Desttut de Tracy que inventou o termo, Auguste Comte que modificou o termo para o conjunto de ideias e o básico, a ideologia alemã que reconfigura o termo nos moldes do famoso discurso de 1812 de Bonaparte. Seria essa uma explicação ideológica da ideologia? Deixou muito a desejar.
Onde esse cara estudou?
Uma série de conhecimentos, psicologia, sociologia, filosofia, antropologia, ciências sociais...
faz tempo que não vejo tanta bobagem sendo dita.
Mas afinal de contas, o que é utopia? Parece que utopia e mentira em algumas explicações se confundem.
Não sei se da pra considerar uma mentira. Ta mais pra um objetivo inalcançável, fora do q seria possível. Mas utopias podem ser boas, por exemplo de q um dia o homem será perfeito, isso incentiva a todos buscarem a perfeição!