Uma vez eu mandei um email para Volkswagen dando uma sugestão a ela que fizesse um carro para competir com a S10 da GM .E melhorar a Kombi reforçando o motor dela ,as suspensões dela ,colocando ar condicionado e bancos mais confortáveis para competir com a Boxe ( Peugeot ) , Jump ( Citroën ) e Master ( Renault ) .Pois aqui no Rio de Janeiro tinha esse negócio de transporte alternativo .E muitos motoristas compraram esses carros para trabalhar .O .que carro era a Master ( Renault ) .Aí tinha uns que tinham as Kombis ,mas a suspensão traseira dela era muito fraca e o motor também era fraco ,não tinha ar-condicionado .Aí passou uns meses .Aí Volkswagen me mandou um e-mail com uma resposta agressiva me dizendo que ela seguia as normas da matriz na Alemanha .A Volkswagen deu um tiro no pé ,tirando o Santana , e Kombi de linha .E ela não evoluiu o Gol e ficava insistindo e empurrar o Saveiro querendo disputar com a Chevrolet S10 , Nissan Fronteir, , Toyota Hilux , Ford Ranger .E até hoje a Volkswagen não manda um carro de carga para bater de frente com os concorrentes .
O motor a Ar a alcool , sempre foi ruim , ja que o motor a ar , quando se desliga ele esfria rapido ! No Alcool , pior ainda ,ja que este tinha dificuldade de ligar e demorava mais para chegar a temperatura ideal ! Mas seu maior mico foi o Gol 1.3 a Ar , ainda para piorar ,o estepe ficava no porta malas , a engenharia da VW nao conseguiu colocar o estepe no cofre do motor , como nos Fiat 147 , quem conseguiu colocar o estepe no cofre do motor foi um Concessionario VW ! Foi uma vergonha para engenharia da Fabrica , que teve que aprender com a Concessionaria como botar o estepe no Cofre ! Que mico !
eu tive um parati g3 2003 lanterna quadradinha com esse painel era bonito mesmo... alias foi um outro erro da volks aposentar a parati e só ficar com a spacefox.....
Eu lembro do Gol G4 com interior G3. Eu lembro que a concessionária de rodovia NovaDutra tinham vários desses Gol 1.8, mas as versões tinham airbag por isso usavam o painel antigo. Mas não tinham as alças de teto
No final de 2009 depois que saiu o Voyage G5, minha mãe quase comprou um, mas era muito caro pra um carro tão pelado, e com o dinheiro que custava um Voyage sem ar quente nem forração na mala foi comprado um Siena EL 2010 com kit Celebration 4 que tinha vidros dianteiros elétricos, rodas aro 14, ar quente e uma série de outros acessórios. Tenho esse Siena até hoje e só vê mecânico pra trocar óleo e fazer revisão. Nunca tomamos uma decisão mais correta.
Também daria para incluir: - Lançar Parati, Voyage e Passat 1.6 com câmbio 4 marchas de 82 a 85. - Lançar Parati bola 96 só versão 2 portas, o erro seguiu até 98, quando após tomar uma surra de vendas da Palio Weekend 4 portas resolveram mudar - Tirar a Brasília de linha em 1982 sendo ainda tão bem vendida - Lançar a Variant 2 tão tardiamente e ainda usando um motor tão fraco
1) Câmbio de 5 marchas não era tão comum nos anos 80. 2) Carro Quatro Portas também não era comum. 3) Brasília era bizarra, mesmo pra época. 4) que motor da VW era forte?
@@prjet1664 1) Monza e Escort já tinha 2) Palio weekend vendia o dobro com 4 portas, o santana da própria vw já era maioria 4p a vw fez a Parati bola em 2p sabendo que seria tendência 3) Mesmo bizarra, se vendia bem não podia tirar, pois o Fusca e a Kombi eram bizarros e a Vw os manteve 4) Existem informações que a VW podia dar uma envenenada no motor a ar 1.6 da Variant 2 que poderia chegar a 1.9, ou lançasse com motor Md270 do Passat. Não quis investir.
Tirar o motor 1600 carburado da Kombi e meter o 1.4 injetado fudeu a coitada de vez motor fraco pra carregar peso🤔agora Kombi a álcool só me ferrei no inverno, pena que só teve 2 anos da diesel 1981 e 82 fazia 19 km com um litro😀
@@elioprado2753 tu acha Kombi com motor moderno fraca elas andam mais e que tu acostumou com o câmbio curto da antiga realmente parece ser mais forte mas nas retas a mais nova voa até na subida tem mais fôlego
A maioria dos erros da VW , foram para baixar custo e ter um Lucro maior ! Em 1990 , em seus motores AP , ela diminui o numero de mancais , ( tirou 2 ) , ai passado um tempo houve muitas reclamacoes ,porque esses motores rajavam , principalmente nos Apolo e Veronas ( a posicao do motor piorava a situacao ) . Com tantas reclamacoes ele voltou a colocar no motor , os 2 mancais que tinha tirado ! Mais um Mico !
Lista muito bem elaborada, Pedro! Me lembro que, na época do lançamento da Geração 4 e as críticas ao painel, a VW argumentava que o reduzido nincho de instrumentos era inspirado nos carros de Fórmula 1. Minha Parati Track & Field 1.8, ano 2007, veio com um encarte-extra além da literatura de bordo. No material, há um CD com atores interpretando motoristas e explicando várias funcionalidades do carro. Numa das cenas, os diálogos têm essa justificativa.
Boa noite para vc Pedro!! Mas interessante é que se poderia pedir o GOL G4 com o acabamento interno do GOL G3 desde que fosse acressido o duplo air bags opcionais de fabrica pq no painel de série do GOL G4 não tinha como receber os air bags opcionais. Inclusive cheguei a ver um ou dois gols G3 nessa configuração.
Tive um também, só alegria, acabei vendendo pra um amigo e posteriormente comprei um golf GTI 1995 (que tenho até hoje) e vou te dizer, que me encomodei muito com esse carro já, apesar de ser mais bonito confesso que sinto saudades do polo por conta de nunca ter me incomodado na questão mecânica.
Parabéns pelo seu canal. Colecionador da 4 Rodas e Auto Esporte desde o número Zero, Motor 3 completa e literatura da Editora Alaúde, (Clássicos do Brasil e Fábio Steinbruch), nunca assisti à algo tão bem pesquisado e de maneira agradável como seus vídeos na internet. Finalmente algo de categoria e bem elaborado, com informações precisas e objetivas! Quanto o Brasília Álcool, tive uma e era uma autêntica porcaria: gastava muito e não andava nada. Quanto ao câmbio, minha experiência na estrada era das piores, pois a 3ª marcha tinha seu limite de velocidade 80 km/h (na época o velocímetro tinha as marcações das marchas no mostrador), e ao enfrentar uma ladeira perdia velocidade; moral da história, quando a terceira marcha podia ser engatada, não tinha força suficiente e tinha que esperar cair mais ainda a velocidade e engatar a 2ª. Morando emBH na ocasião, tinha que mudar meu trajeto pois a mesma não conseguia subir algumas ruas (lembrando que BH é uma cidade com muitos morros).
Parabéns pelo trabalho. Muito bom. Mas faltou apontar um dos maiores (senão o maior erro da VW). Em 1976, o satélite Skylab, da Nasa, passava a mil quilômetros sobre a Amazônia quando identificou um enorme incêndio. As imagens foram fornecidas ao Conselho Deliberativo da Sudam que identificou a área como sendo da Companhia Vale do Rio Cristalino cujo projeto fora aprovado dois anos antes para produzir 110 mil cabeças de gado numa extensão de 139 mil hectares. Quase um boi por hectare que equivale a um campo de futebol. Era a Volkswagen quem estava queimando cerca de 10 mil hectares. O maior incêndio até então. Uma história que revelava ao mundo como a Amazônia estava sendo tratada pela maior multinacional presente no Brasil.
Blza meu amigo tudo bem com vc,meu falecido pai tinha loja tivemos uma brasilia ls 1982/82 alcool era muito nova era azul e por dentro dela era toda azul desde aos bancos aos forros de portas carpete parabens pelos videos
Motores EA111 foram criados no início com erros de parte de respiro do Carter na parte debaixo do motor, gerando muita borra mesmo com trocas de óleo dentro do limite de km. Depois de muitos anos esse motor ainda equipe as novas gerações atuais de veículos VW, porém agora fizeram a correção de respiro do motor pela tampa de válvulas, deixando de existir o problema terrível nesses motores. Posso afirmar como profissional na área Automotiva que esses motores são espetaculares sabendo cuidar, manutenções de troca de óleo dentro do prazo, tomar extremo cuidado com o sistema de arrefecimento, é motor para mais de 200 mil km sem erros.
Um dos maiores erros estratégicos da VW do Brasil foi ter lançado a Variant II. Falo isso porque a VW já tinha o Passat e bastava ela fazer uma versão station wagon do Passat. Foi só com o lançamento da Parati e Quantum que a VW se redimiu
Realmente acho que o g3 não foi uma bola fora, mesmo com o motor 16 válvulas, teve um bem conservado aqui em casa que ficou na família por 10 anos e o bichinho era pau pra toda obra, nunca deu prejuízo, só saiu por causa da necessidade de um carro com porta malas maior, aí veio um polo sedan
Tivemos Brasília 1978 com motor 1300 gasolina com 1 carburador. Cor Azul Danubio placa AM 0008 andávamos 120 km/h com reboque 5m de barco ! Só alegria!!!
tenho um gol G3 16v 2001 Série ouro e não tenho nada a reclamar. o problema era realmente a falta de preparo dos mecânicos e donos. se cuidar do carro com óleo trocado na data, água e Correia dentada, ele não dá problema. tenho a 15 anos e o motor ainda é stand.
A Kombi saiu de linha pois a lei dos Airbags obrigatórios entrou em vigor e não tinha como ela ser adaptada para usar airbags. A mesma coisa foi com o Fiat uno modelo antigo que ainda poderia continuar sendo fabricado.
Até tentaram por airbag na Kombi, mas por causa da posição da coluna de direção, nos testes toda vez que acionava, o para brisa se quebrava. Já o caso do uno, a fiat disse que não compensava o custo (desculpa esfarrapada na minha opnião)
MINHA ÚNICA CRÍTICA AOS VW FABRICADOS NO BRASIL REFRIGERADOS À AR NAS DÉCADAS DE 70 E 80, AQUELA BOMBINHA SEM VERGONHA DE PÉ DE ESGUICHAR ÁGUA NO PARABRISA, MUITA MÃO DE VAQUISSE DA VW, SENDO QUE A VW ALEMÃ, O ESGUICHO DE PARABRISA JÁ ERA ELÉTRICO DE SÉRIE NAS DÉCADAS DE 70 E 80. DITO ISSO, EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
4:50 saiu sim, tem até a venda um coletor a alcool de carburação simples. Uma vez eu vi um video aqui no youtube sobre o fusca 1300 a alcool carburação simples, nunca mais achei esse video. É super raro
Tive um gol g5 2010 carro muito bonito por fora e por dentro, painel azul , mas com 25 mil km fiz recall do motor , fiquei com ele 9 anos, mas mesmo assim foi um dos melhores carros 1.0 que já tive.
Pedro, o SP2 não é de 73, é de 72, o motor 1.7 tinha alem dos carburadores 34, cabeçotes especificos, com diferentes diametro de valvulas e comando de com diferente abertura, os componentes do SP2 tem o codigo BL.
Acho que o Polo Classic não vendeu muito por conta do preço mesmo. Era um carro muito completo, leve, de mecânica bem acertada, espaçoso, não era um puxadinho de Gol como o Voyage, era outro carro!
Boa noite Pedro, a Vw errou em tirar os motores AP , não só isso, condenaram a linha Gol, tiraram a Parati, vários erros , tiraram a durabilidade e perderam a confiança do público. Hoje eu compraria um carro da VW para retirar a mecânica e colocar plataforma AP .
o polo classic foi um ótimo carro, era robusto, confortável , era econômico mesmo com um motor AP 1,8 , andava relativamente bem , ele só tinha o design diferente dos outros carros da marca na época , sou dono de um a mais de 15 anos , sou segundo dono , esta agora com 170000km , pra ter uma ideia da durabilidade , os amortecedores traseiros eu troquei tem uns três anos e eram originais de fabrica ainda , o catalizador eu troquei tem uns cinco messes e também era original de fabrica , estou falando de uma carro 1999 que tem mais de 20 anos e ainda roda perfeitamente , motor não fuma, faz entre 9 e 12 km/l na cidade , dependendo do transito , esta tudo funcionando perfeitamente , ar , direção e vidros , mas claro , pela idade já esta com a pintura desgastada , tem umas pequenas marcas do tempo. Uma pena o brasileiro não ter acolhido melhor o modelo na época
Ele nada mais é que um set Córdoba ambos são iguais a SEAT era ou ainda é uma divisão da Volks tem uma van com frente do polo e é muito robusta ele falou que pagou barato tá com a pintura desgastada mais pro trabalho tá perfeita não é visada pq tem poucas na rua e mais barata que Fiorino
Eu tive um em 2003, era 97. Quando comprei começou a fumar, levei na Wolkswagen na época ficava 1800,00, um ótimo mecânico trocou os tuchos por 200,00. Fiquei anos com ele,só alegria! Se achar um legal vou comprar para colecionar.
Teve o fiasco do Polo Hatch 1.0 16 válvulas 2002/2003, além do furgão Vw Van 1.6 1999/2000 e das vans Eurovan e Caravelle. Houve também a breve passagem das Seat Cordoba Vario e Inca.
A questão do Polo,foi um carro que digamos assim, Já nasceu morto,por questões tributárias pois na época houve uma redução de impostos na faixa de motores acima de 1.0 reduzindo a diferença de preço em aproximadamente 800 reais mais barato que o mesmo modelo1.6, inclusive mais caro que o Fox e o Gol 1.6,como não fazia sentido,a VW rápidamente,e sem alarde retirou o Polo 1.0 de linha
Polo 1.0 foi meu primeiro carro. Na época, em 2005, eu havia prestado vestibular e meu pai prometeu me dar um carro caso eu entrasse na faculdade. Fui aprovado e ele me ofereceu um Celta zero. Eu saí correndo. Felizmente, pelo mesmo preço encontrei um Polo 1.0 02/03, com 3 anos de uso. A desvalorização dele havia sido tão brutal que ele custava o mesmo que o Celta 0 km, que na época era o carro nacional mais barato do mercado. Mas não me arrependi. Fiquei 4 anos com ele. Só o vendi em 2009, quando já estava fazendo estágio.
Em fevereiro desse ano eu estava procurando um carro pra comprar e tive as opções do gol g3 ou g4, mas devido ao acabamento interno eu optei pelo g3 Power, to satisfeito com ele e esse painel do fundo branco fica muito top anoite
Excelente vídeo, e conteúdo o maior defeito da VW, sempre foi o acabamento é óbvio com algumas exceções, o UP! é um produto muito bom e foi descontinuado outro erro, e aponto o design, atualmente sem muita inspiração!!
Eu dirigi bastante um Polo Classic de um parente meu na época e era um carro muito bom, confortável, econômico, bom de cambio e dirigibilidade, era praticamente um Golf sedan, na minha opinião um projeto superior ao do Gol, mas não era um carro bonito, por isso vendeu pouco, mas era um carrão!
Com relação a motorização 1700 cm, a Variant II também saiu com esse motor, em 1978, originalmente de fabrica, não foi só o SP2, se não estou enganado.
Concordo com vc amigo sobre o comentário do gol 16v q é sim um carro excelente, lindo e completo mas o problema é q não chegou numa época onde os reparadores não estavam preparados pra receber a tecnologia. Vídeo top parabéns!!!
Um vizinho que morava próximo a.minha casa tinha uma Brasília 1300 álcool cinza!! Lembro eu indo cedo para a escola e ele ligando ela e o cheiro de álcool subia... Kkkkkk boas lembranças
No Gol G4 também teve o problema de lubrificação do motor. Tive um e com 30.000 km precisou ser feita a troca do motor. Desde que peguei o carro na concessionária batia tucho. Em dias frios acentuava o barulho ainda mais...
agora os erros da VW pra mim foram , ter tirado os motores AP de linha, era um motor que valia a pena ter investido por alguns anos ainda , robusto , confiável e econômico, era um motor ainda aceitaria melhorias no projeto e duraria um bom tempo, os motores depois dos AP só deram problemas , nunca mais acertaram em um motor bom , só o EA 888 e ainda sim tem que tomar muito cuidado , e o outro erro foi a grande piora no acabamentos internos de vários modelos da marca
Não tinha como manter. As exigências do programa de controle de emissões impedia m a utilização do motor AP. Lembrando que esse motor é cinquentenário, pois foi desenvolvido pela Mercedes-Benz (Daimler-Benz AG), que detinha o controle acionário da Audi nos anos 1950. Quando a Audi saiu do controle da Mercedes levou o projeto do antecessor do que se conhece por motor torque (antigo MD 270), sendo utilizado no Audi 80. A VW comprou a Audi no final dos anos 1960 e utilizou o motor do Audi 80 no Passat alemão em 1973 e posteriormente em 1974 no Passat brasileiro. Em 1984 sua cilindrada foi aumentada fora de projeto para o Santana (bielinha) e em 1986 fora reprojetada para a disposição original alemã (81,0 mm de diâmetro por 86,4 mm de curso), sendo o 1.8 que se utilizou até 2014. Em 1989 foi utilizada a injeção eletronica analógica LE Jetronic da Bosch, que deu uma infinidade de problemas. Mesmo com injeção digital de ultima geração, o nível de emissoes não atingia o limite exigido a partir de 2015 (CONAMA PROCONVE VI).
Tive um Polo 97. Um parente meu teve um 98. Ambos eram carros excelentes, porém pra quem vai no banco que trás um pouco apertado. Qto ao Gol G4, trabalhei com eles zero km. Eram muito econômicos e de bom desempenho (nas versões básicas), porém um dos piores interiores da história...
Eu diria que a Volkswagen cometeu bem mais de "7" erros, e vive cometendo vários até hoje... A Volks e a Mercedes (caminhões-onibus) tem o mesmo dilema... "Ofereça o mínimo e cobre o máximo!" É graças a esse dilema que as duas marcas sobrevivem até hoje. A Brasília nunca passou de um Fusca de carroceria melhorada que valia por 2 fuscas. A lata que fazia toda a estrutura do gol a ar, era fina igual um papel sulfite, e esses motores 1.300 (inclusive os 1.300 a álcool) eram fracos e capengas. O polo (modelo importado da Argentina) tinha tudo pra se dar bem, exceto pelo fato que não vinha com um econômico e eficiente motor CHT nem com um potente e muito robusto motor AP! Fora que era um carro que já podia proporcionar direção hidráulica e ar condicionado (no mínimo) e como senão bastasse uma mansão na vila Mariana era bem mais barato que esse carro. Depois veio as insistentes versões do gol... Alguns com motores ruins (no caso o fraco e gastão motor AT) outros com problemas crônicos graves na injeção eletrônica... Enfim... Havia todo tipo de sorte nesses gols! Todos os gols, de todas as versões, sempre oferecendo painéis ridículos ou afeminados, acabamento pobre demais com muito reaproveitamento de peças de outros modelos deixando o interior pobre e cafona (a ridícula luz de teto com botãozinho preto acoplado do lado) esse sempre veio de fabrica instalado no mesmo lugar desde os fuscas 1962, ou seja, logo acima da porta esquerda do motorista internamente. O brasileiro deveria pensar mais e raciocinar mais antes de comprar qualquer coisa por aí! Brasileiro deveria ser mais exigente. Olha o preço dos seguros de um carro Volkswagen, sempre desproporcional ao carro e ao que realmente vale. Tudo culpa do brasileiro, que compra em 600 x sem entrada, vive só pra colocar gasolina no tanque e ainda por cima sai por aí todo metido no carro como se estivesse andando num Rolls Royce! Brasileiro dá vergonha!
Lembrando que o Pedro não está falando mal da Volkswagen, ele é um grande fã da Volkswagen assim como eu sou um grande fã da Volkswagen, eu também não falo mal da Volkswagen eu respeito a opinião das pessoas sobre o que elas acham da Volkswagen
O SP2 foi um erro porque logo em seguida veio o primeiro VW com motor refrigerado a agua , sim o Passat , otimo produto , muito mais moderno , ai comecou o fim dos motores ar , matou a chance do SP2 de vender bem , tambem temos que lembrar que o SP1 e SP2 tinham precos exorbitantes eram os VW mais caros do Brasil , carro lindissimo , seu design estava muito a frente , basta lembrar que ele e parecidissimo com o Porsche 928 , se nao me engano foi lancado na Alemanha em 1978 , muito depois dos SP1 e 2 , foi uma pena a VW nao ter investido para fazer um SP2 com mecanica do Passat teria vendido bem
Quanto ao motor 1.3 á alcool tive um patrão um 1981 comprou um fusca 0 km 1300 à alcool e não pegava de jeito nenhum nem empurrando por quarteirões, o melhor motor à alcool da época era o do corcel pegava na primeira e não precisava esperar esquentar muito para sair, o outro era do Fiat 147 pegava na primeira e podia sair com o fogador puxado e em 2 minutos estava tudo ok.
Engraçado os VW até os md e AP sempre eram mais chatos pra ligar meu tio tinha que Passat LS 1.6 81 era sofrimento ligar no frio , tinha um conhecido da família que tinha um 147 e era tranquilo de ligar
@@Will_Rech então essa 1500 é aquela que as lanternas traseiras são retangulares sem friso o parachoque não tem polainas de plástico, já as LS saíram com motor 1600
Lembro de ter lido na época que a VW estava enfrentando um problema com os prisioneiros do bloco dos motores 1600 a álcool, que se soltavam nos testes de durabilidade por conta da taxa de compressão mais alta, por esse motivo as Brasílias 80 saíram com motor 1300 a álcool, que não sofria deste problema.
Bom dia meu amigo. Canal PL show de conteúdo. E muitos fatos importantes. Sugiro ao amigo fazer 02 vídeos como sugestão. Um sobre a linha da Volkswagen. Os Karmann Guias e o outro vídeo sobre a linha Fiat 147( fazendo um puxadinho da linha Fiat Tipo) Obrigado.
Bom dia ! Eu sou fã dos carros vw , tive Brasília, Gol, passat, e tive inclusive um G 5 1.0 mais tive sorte, nao deu nenhum problema, talvez porque fiz revisão, concordo sobre o empobrecimento do G 4, pra mim o melhor e mais bonito foi o G 3 , fica com Deus.
Boa tarde, Pedro, A matéria sobre os erros da Volkswagen do Brasil é interessante, no entanto tenho uma óptica um pouco diferente sobre este tema. A começar com o SP. Seu desempenho estava em sintonia com a época. Apenas os Maverick V8, Dodge V8 e Opala 4.100 andavam mais. Anêmicos eram o TC e o Karmann Ghia clássico. Ademais, o SP foi o carro esportivo mais vendido no Brasil durante o período em que foi produzido. O erro da VW foi oferecer o SP1, versão simplificada do SP2, seu modelo "top de linha"; Erros mais marcantes não foram citados, como o VW "Pé de Boi", Fusca com teto solar e o sedã 1.600, vulgo Zé do Caixão, todos eles fracassos comerciais e de vida curta. Atenciosamente,
Depois fala sobre os erros da fiat que foi não ter mantido o nome palio no argo siena no cronos de ter abandonado o uno e de ter lançado o mobi um carro que nem deveria existir
Infelizmente a 2a geração (uma geração totalmente nova) do Palio (2011-2018) não foi aquele sucesso esperado, a concorrência com novas tecnologias e modernidades acabou com o mercado desse carro
O problema do Uno antigo é que ele não era compatível para receber os Air bags (que eram obrigatórios desde 2010, se não me falha a memória)! De que adiantaria manter um carro que não "cumpria" a legislação (no caso, a resolução do Contran/Denatran)! Além do mais, aquele modelo já estava ficando cansado e saturado!
Também acho que foi um erro da VW não oferecer câmbio automático na maioria dos modelos e o que disponibilizaram no Santana era problemático. A Chevrolet oferecia em quase todos até meados 1990.
Boa noite amigo! ótimo vídeo!! Você falou gol 16 válvulas no final? Kkkkk Misericórdia foi o pior carro que já tive disparado, só me deu prejuízo e na hora de vender foi terrível ninguém quer!!! Já tive de tudo GM,FIAT ,VW eFORD nem os Chevettes que tive na década de 90 me deram Tanta dor de cabeça kkk Hoje tenho um Honda New Fit Pensa num sossego, zero problema, excelente carro. Graças a Deus me libertei De Volkswagen kkk Grande abraço
Ótimo vídeo e ótimas explicações!! Compartilho da mesma opinião sua!! O gol G4 se tivesse sido feito com aquele painel satélite do G3 seria um grande sucesso, e não teria sido motivo de criticar pq realmente ficou um painel muito "pobre" e simplório
Uma vez eu mandei um email para Volkswagen dando uma sugestão a ela que fizesse um carro para competir com a S10 da GM .E melhorar a Kombi reforçando o motor dela ,as suspensões dela ,colocando ar condicionado e bancos mais confortáveis para competir com a Boxe ( Peugeot ) , Jump ( Citroën ) e Master ( Renault ) .Pois aqui no Rio de Janeiro tinha esse negócio de transporte alternativo .E muitos motoristas compraram esses carros para trabalhar .O .que carro era a Master ( Renault ) .Aí tinha uns que tinham as Kombis ,mas a suspensão traseira dela era muito fraca e o motor também era fraco ,não tinha ar-condicionado .Aí passou uns meses .Aí Volkswagen me mandou um e-mail com uma resposta agressiva me dizendo que ela seguia as normas da matriz na Alemanha .A Volkswagen deu um tiro no pé ,tirando o Santana , e Kombi de linha .E ela não evoluiu o Gol e ficava insistindo e empurrar o Saveiro querendo disputar com a Chevrolet S10 , Nissan Fronteir, , Toyota Hilux , Ford Ranger .E até hoje a Volkswagen não manda um carro de carga para bater de frente com os concorrentes .
O motor a Ar a alcool , sempre foi ruim , ja que o motor a ar , quando se desliga ele esfria rapido ! No Alcool , pior ainda ,ja que este tinha dificuldade de ligar e demorava mais para chegar a temperatura ideal ! Mas seu maior mico foi o Gol 1.3 a Ar , ainda para piorar ,o estepe ficava no porta malas , a engenharia da VW nao conseguiu colocar o estepe no cofre do motor , como nos Fiat 147 , quem conseguiu colocar o estepe no cofre do motor foi um Concessionario VW ! Foi uma vergonha para engenharia da Fabrica , que teve que aprender com a Concessionaria como botar o estepe no Cofre ! Que mico !
Esse painel iluminado, do Gol g3 é o mais lindo que já foi feito na linha Gol , azul e vermelho a noite se destaca!!
Foi usado também nos primeiros G5.
Perfeito demais 👏
eu tive um parati g3 2003 lanterna quadradinha com esse painel era bonito mesmo... alias foi um outro erro da volks aposentar a parati e só ficar com a spacefox.....
Tive um polo com esse painel azul, era muito bonito mesmo, único problema que (pra min)cansava os olhos a noite
@@boss1dasul e depois aposentar a própria Spacefox
Seus comentários são perfeitos e esclarecedores!
Existem "raras" unidades da linha G4 com forros de porta e painel do G3 com airbag duplo, pessoalmente eu acho muito mais agradável ao olhar
Sim, já vi uma Saveiro assim, combinação ideal
Sim, existe. Trabalhei alguns anos com uma Parati nessa configuração. Completassa, um tesão de carro
Verdade o interior G3 2000/2005 era o mais bonito feito até hoje, Gol Rallye 2004/2005 (se não me engano) era um Show a parte
Eu lembro do Gol G4 com interior G3. Eu lembro que a concessionária de rodovia NovaDutra tinham vários desses Gol 1.8, mas as versões tinham airbag por isso usavam o painel antigo. Mas não tinham as alças de teto
Essa configuração era pro G4 com airBag kkk mas era lindo mesmo
Camarada, sugiro que vc faça um vídeo sobre os carros VW a diesel que foram feitos para o Brasil e Argentina. Baaaaaita tema! 👍🏻
Apoio
No final de 2009 depois que saiu o Voyage G5, minha mãe quase comprou um, mas era muito caro pra um carro tão pelado, e com o dinheiro que custava um Voyage sem ar quente nem forração na mala foi comprado um Siena EL 2010 com kit Celebration 4 que tinha vidros dianteiros elétricos, rodas aro 14, ar quente e uma série de outros acessórios. Tenho esse Siena até hoje e só vê mecânico pra trocar óleo e fazer revisão. Nunca tomamos uma decisão mais correta.
Boa noite canal PL Pedro e família, obrigado por mais uma dessas suas postagens fantástica um abraço
Também daria para incluir:
- Lançar Parati, Voyage e Passat 1.6 com câmbio 4 marchas de 82 a 85.
- Lançar Parati bola 96 só versão 2 portas, o erro seguiu até 98, quando após tomar uma surra de vendas da Palio Weekend 4 portas resolveram mudar
- Tirar a Brasília de linha em 1982 sendo ainda tão bem vendida
- Lançar a Variant 2 tão tardiamente e ainda usando um motor tão fraco
1) Câmbio de 5 marchas não era tão comum nos anos 80.
2) Carro Quatro Portas também não era comum.
3) Brasília era bizarra, mesmo pra época.
4) que motor da VW era forte?
@@prjet1664 1) Monza e Escort já tinha
2) Palio weekend vendia o dobro com 4 portas, o santana da própria vw já era maioria 4p a vw fez a Parati bola em 2p sabendo que seria tendência
3) Mesmo bizarra, se vendia bem não podia tirar, pois o Fusca e a Kombi eram bizarros e a Vw os manteve
4) Existem informações que a VW podia dar uma envenenada no motor a ar 1.6 da Variant 2 que poderia chegar a 1.9, ou lançasse com motor Md270 do Passat. Não quis investir.
Tirar o motor 1600 carburado da Kombi e meter o 1.4 injetado fudeu a coitada de vez motor fraco pra carregar peso🤔agora Kombi a álcool só me ferrei no inverno, pena que só teve 2 anos da diesel 1981 e 82 fazia 19 km com um litro😀
@@elioprado2753
A Kombi diesel deveria vim com turbo , ganharia mais torque e ficaria um pouco mais econômica.
@@elioprado2753 tu acha Kombi com motor moderno fraca elas andam mais e que tu acostumou com o câmbio curto da antiga realmente parece ser mais forte mas nas retas a mais nova voa até na subida tem mais fôlego
A maioria dos erros da VW , foram para baixar custo e ter um Lucro maior ! Em 1990 , em seus motores AP , ela diminui o numero de mancais , ( tirou 2 ) , ai passado um tempo houve muitas reclamacoes ,porque esses motores rajavam , principalmente nos Apolo e Veronas ( a posicao do motor piorava a situacao ) . Com tantas reclamacoes ele voltou a colocar no motor , os 2 mancais que tinha tirado ! Mais um Mico !
Não sabia desta derrapada. Que ridículo.
Lista muito bem elaborada, Pedro! Me lembro que, na época do lançamento da Geração 4 e as críticas ao painel, a VW argumentava que o reduzido nincho de instrumentos era inspirado nos carros de Fórmula 1. Minha Parati Track & Field 1.8, ano 2007, veio com um encarte-extra além da literatura de bordo. No material, há um CD com atores interpretando motoristas e explicando várias funcionalidades do carro. Numa das cenas, os diálogos têm essa justificativa.
Enfim, uma desculpa pra fazer carro pelado.
Muito Bom Conteúdo!! Like e Inscrição!!
Amigo do CANAL PL, FALA SOBRE A PASSAGEM DAS KOMBIS LINHA DIESEL POR FAVOR. OBRIGADO E ABRAÇOS.
Boa noite para vc Pedro!!
Mas interessante é que se poderia pedir o GOL G4 com o acabamento interno do GOL G3 desde que fosse acressido o duplo air bags opcionais de fabrica pq no painel de série do GOL G4 não tinha como receber os air bags opcionais.
Inclusive cheguei a ver um ou dois gols G3 nessa configuração.
Tivemos um Gol LS, vermelho, motor 1300, dupla carburação, a álcool, o carro fraco.
Tenho um Polo Classic 99 completo branco, com 151.800 km. Comprei em 2007 com 113.318 km, magnífico carro não vendo por nada .🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🙏
Tive um também, só alegria, acabei vendendo pra um amigo e posteriormente comprei um golf GTI 1995 (que tenho até hoje) e vou te dizer, que me encomodei muito com esse carro já, apesar de ser mais bonito confesso que sinto saudades do polo por conta de nunca ter me incomodado na questão mecânica.
Eu Só não tenho o Polo Classic mais pq foi batido. Era um baita carro.
Parabéns pelo seu canal.
Colecionador da 4 Rodas e Auto Esporte desde o número Zero, Motor 3 completa e literatura da Editora Alaúde, (Clássicos do Brasil e Fábio Steinbruch), nunca assisti à algo tão bem pesquisado e de maneira agradável como seus vídeos na internet.
Finalmente algo de categoria e bem elaborado, com informações precisas e objetivas!
Quanto o Brasília Álcool, tive uma e era uma autêntica porcaria: gastava muito e não andava nada. Quanto ao câmbio, minha experiência na estrada era das piores, pois a 3ª marcha tinha seu limite de velocidade 80 km/h (na época o velocímetro tinha as marcações das marchas no mostrador), e ao enfrentar uma ladeira perdia velocidade; moral da história, quando a terceira marcha podia ser engatada, não tinha força suficiente e tinha que esperar cair mais ainda a velocidade e engatar a 2ª. Morando emBH na ocasião, tinha que mudar meu trajeto pois a mesma não conseguia subir algumas ruas (lembrando que BH é uma cidade com muitos morros).
Parabéns pelo trabalho. Muito bom. Mas faltou apontar um dos maiores (senão o maior erro da VW). Em 1976, o satélite Skylab, da Nasa, passava a mil quilômetros sobre a Amazônia quando identificou um enorme incêndio. As imagens foram fornecidas ao Conselho Deliberativo da Sudam que identificou a área como sendo da Companhia Vale do Rio Cristalino cujo projeto fora aprovado dois anos antes para produzir 110 mil cabeças de gado numa extensão de 139 mil hectares. Quase um boi por hectare que equivale a um campo de futebol. Era a Volkswagen quem estava queimando cerca de 10 mil hectares. O maior incêndio até então. Uma história que revelava ao mundo como a Amazônia estava sendo tratada pela maior multinacional presente no Brasil.
Blza meu amigo tudo bem com vc,meu falecido pai tinha loja tivemos uma brasilia ls 1982/82 alcool era muito nova era azul e por dentro dela era toda azul desde aos bancos aos forros de portas carpete parabens pelos videos
Na minha opinião como mecânico e com 32 anos na ativa os Gols bons são os que tiveram motores Ap o restante é economia da fábrica e são Gols contra.
Concordo os motores AP quem tem não vende não dao manutenção os 1.6 AP era show😁😁😁😁😀😀😀😀
@@claudemirmarkeviski3331 vc é mecânico do contra, mamãe VW é exemplo de qualidade.
Realmdnte o ap é o melhor
Os cht tbm são ótimos.
@@marcosrosaestaite4368 verdade bem cuidados são ótimos
Muiito bom amigo! Manja muito! Parabéns 😃
Boa tarde...Pedro...gostaria de sugerir video sobre os carros turbo de fabrica ...Grand abraço!
Motores EA111 foram criados no início com erros de parte de respiro do Carter na parte debaixo do motor, gerando muita borra mesmo com trocas de óleo dentro do limite de km. Depois de muitos anos esse motor ainda equipe as novas gerações atuais de veículos VW, porém agora fizeram a correção de respiro do motor pela tampa de válvulas, deixando de existir o problema terrível nesses motores. Posso afirmar como profissional na área Automotiva que esses motores são espetaculares sabendo cuidar, manutenções de troca de óleo dentro do prazo, tomar extremo cuidado com o sistema de arrefecimento, é motor para mais de 200 mil km sem erros.
Um dos maiores erros estratégicos da VW do Brasil foi ter lançado a Variant II. Falo isso porque a VW já tinha o Passat e bastava ela fazer uma versão station wagon do Passat. Foi só com o lançamento da Parati e Quantum que a VW se redimiu
vdd, a Parati era uma cópia do Passat Variant da época.
Ótimo vídeo, parabéns
Realmente acho que o g3 não foi uma bola fora, mesmo com o motor 16 válvulas, teve um bem conservado aqui em casa que ficou na família por 10 anos e o bichinho era pau pra toda obra, nunca deu prejuízo, só saiu por causa da necessidade de um carro com porta malas maior, aí veio um polo sedan
Tivemos Brasília 1978 com motor 1300 gasolina com 1 carburador. Cor Azul Danubio placa AM 0008 andávamos 120 km/h com reboque 5m de barco ! Só alegria!!!
tenho um gol G3 16v 2001 Série ouro e não tenho nada a reclamar. o problema era realmente a falta de preparo dos mecânicos e donos. se cuidar do carro com óleo trocado na data, água e Correia dentada, ele não dá problema. tenho a 15 anos e o motor ainda é stand.
Sugestão faltou falar do abandono total da Kombi que tem muita história.
A Kombi saiu de linha pois a lei dos Airbags obrigatórios entrou em vigor e não tinha como ela ser adaptada para usar airbags. A mesma coisa foi com o Fiat uno modelo antigo que ainda poderia continuar sendo fabricado.
Até tentaram por airbag na Kombi, mas por causa da posição da coluna de direção, nos testes toda vez que acionava, o para brisa se quebrava. Já o caso do uno, a fiat disse que não compensava o custo (desculpa esfarrapada na minha opnião)
MINHA ÚNICA CRÍTICA AOS VW FABRICADOS NO BRASIL REFRIGERADOS À AR NAS DÉCADAS DE 70 E 80, AQUELA BOMBINHA SEM VERGONHA DE PÉ DE ESGUICHAR ÁGUA NO PARABRISA, MUITA MÃO DE VAQUISSE DA VW, SENDO QUE A VW ALEMÃ, O ESGUICHO DE PARABRISA JÁ ERA ELÉTRICO DE SÉRIE NAS DÉCADAS DE 70 E 80. DITO ISSO, EXCELENTE E MARAVILHOSO VÍDEO!!
Na Kombi era a mesma coisa... mendigaria absurda.
@@CharlesViante POIS É...
4:50 saiu sim, tem até a venda um coletor a alcool de carburação simples.
Uma vez eu vi um video aqui no youtube sobre o fusca 1300 a alcool carburação simples, nunca mais achei esse video. É super raro
Caio Brandelli procura na revista 4 rodas saiu uma reportagem sobre Fusca 1300 álcool
Muito bom.
Pedro,para mim,um erro crasso foi o Polo 1.0. Carro Manco
@@josesilva-mn7rf deve tá parelho com o bola cht 1.0 nossa senhora que carro lerdo
Excelente trabalho amigo
Puro conhecimento, obrigado !
Poderia fazer uma matéria dos caminhões da VW!
Excelente conteúdo Pedro,concordo plenamente!
Acabamento do g4 e do fox é péssimo, uma pena sendo que a mecânica e a carroceria são otimas.
ressalvas, motor ea111 1.6 é bom, motor ea111 1.0 é bucha
Sou fã do canal, abraços do Rio de Janeiro, sou dono de um fusca 1967 meu xodó
Esse cara tem um.conhecimento incrível! Parabéns! Continue com este canal.
Tive um gol g5 2010 carro muito bonito por fora e por dentro, painel azul , mas com 25 mil km fiz recall do motor , fiquei com ele 9 anos, mas mesmo assim foi um dos melhores carros 1.0 que já tive.
Pedro, o SP2 não é de 73, é de 72, o motor 1.7 tinha alem dos carburadores 34, cabeçotes especificos, com diferentes diametro de valvulas e comando de com diferente abertura, os componentes do SP2 tem o codigo BL.
Chegiei agora no canal e to amando ja so por esse video ...muito exelente esse video
Acho que o Polo Classic não vendeu muito por conta do preço mesmo. Era um carro muito completo, leve, de mecânica bem acertada, espaçoso, não era um puxadinho de Gol como o Voyage, era outro carro!
Parabéns pelo trabalho neste programa, que requer muita pesquisa e constatação de veracidade!
Boa noite Pedro, a Vw errou em tirar os motores AP , não só isso, condenaram a linha Gol, tiraram a Parati, vários erros , tiraram a durabilidade e perderam a confiança do público. Hoje eu compraria um carro da VW para retirar a mecânica e colocar plataforma AP .
Fico imaginando um Up! Com motor AP 1.6, 1.8 ou 2.0 de antigo Santana.
Já pensou um Up! 2.0???😵😀
Motor ap e um ótimo motor mas hj em dia ele era ser muito ultrapassado não era fazer sucesso acho
Motor fraco o 2.0 tem potência de 1.5 hj sem ser turbo em
@@Viicennte não compare a potência, mas o torque e a faixa de rotação, nesses quesistos ele perde para o 1.0 tsi
Motor AP é anacronismo.
o polo classic foi um ótimo carro, era robusto, confortável , era econômico mesmo com um motor AP 1,8 , andava relativamente bem , ele só tinha o design diferente dos outros carros da marca na época , sou dono de um a mais de 15 anos , sou segundo dono , esta agora com 170000km , pra ter uma ideia da durabilidade , os amortecedores traseiros eu troquei tem uns três anos e eram originais de fabrica ainda , o catalizador eu troquei tem uns cinco messes e também era original de fabrica , estou falando de uma carro 1999 que tem mais de 20 anos e ainda roda perfeitamente , motor não fuma, faz entre 9 e 12 km/l na cidade , dependendo do transito , esta tudo funcionando perfeitamente , ar , direção e vidros , mas claro , pela idade já esta com a pintura desgastada , tem umas pequenas marcas do tempo. Uma pena o brasileiro não ter acolhido melhor o modelo na época
Ele nada mais é que um set Córdoba ambos são iguais a SEAT era ou ainda é uma divisão da Volks tem uma van com frente do polo e é muito robusta ele falou que pagou barato tá com a pintura desgastada mais pro trabalho tá perfeita não é visada pq tem poucas na rua e mais barata que Fiorino
Creio que o design não agradou, pois ele entrou no lugar o Logus/Pointer que tinham design moderno
Eu tive um em 2003, era 97. Quando comprei começou a fumar, levei na Wolkswagen na época ficava 1800,00, um ótimo mecânico trocou os tuchos por 200,00. Fiquei anos com ele,só alegria! Se achar um legal vou comprar para colecionar.
Teve o fiasco do Polo Hatch 1.0 16 válvulas 2002/2003, além do furgão Vw Van 1.6 1999/2000 e das vans Eurovan e Caravelle. Houve também a breve passagem das Seat Cordoba Vario e Inca.
A questão do Polo,foi um carro que digamos assim, Já nasceu morto,por questões tributárias pois na época houve uma redução de impostos na faixa de motores acima de 1.0 reduzindo a diferença de preço em aproximadamente 800 reais mais barato que o mesmo modelo1.6, inclusive mais caro que o Fox e o Gol 1.6,como não fazia sentido,a VW rápidamente,e sem alarde retirou o Polo 1.0 de linha
Polo 1.0 foi meu primeiro carro. Na época, em 2005, eu havia prestado vestibular e meu pai prometeu me dar um carro caso eu entrasse na faculdade. Fui aprovado e ele me ofereceu um Celta zero. Eu saí correndo. Felizmente, pelo mesmo preço encontrei um Polo 1.0 02/03, com 3 anos de uso. A desvalorização dele havia sido tão brutal que ele custava o mesmo que o Celta 0 km, que na época era o carro nacional mais barato do mercado. Mas não me arrependi. Fiquei 4 anos com ele. Só o vendi em 2009, quando já estava fazendo estágio.
Em fevereiro desse ano eu estava procurando um carro pra comprar e tive as opções do gol g3 ou g4, mas devido ao acabamento interno eu optei pelo g3 Power, to satisfeito com ele e esse painel do fundo branco fica muito top anoite
G4 tem interior feio demais.
Nao sei como aquilo foi aprovado
Excelente vídeo, e conteúdo o maior defeito da VW, sempre foi o acabamento é óbvio com algumas exceções, o UP! é um produto muito bom e foi descontinuado outro erro, e aponto o design, atualmente sem muita inspiração!!
Caramba que canal gostoso de assistir cara, vc fala bem, não enrola muito e é carregado de informações, parabéns amigo
Informações muito importantes nesse vídeo, sobre a Brasília!
Valeu picolino, muito boa materea!!
Eu dirigi bastante um Polo Classic de um parente meu na época e era um carro muito bom, confortável, econômico, bom de cambio e dirigibilidade, era praticamente um Golf sedan, na minha opinião um projeto superior ao do Gol, mas não era um carro bonito, por isso vendeu pouco, mas era um carrão!
Quase um Bora. Pena pecar no visual.
Com relação a motorização 1700 cm, a Variant II também saiu com esse motor, em 1978, originalmente de fabrica, não foi só o SP2, se não estou enganado.
Está redondamente enganado.
Concordo com vc amigo sobre o comentário do gol 16v q é sim um carro excelente, lindo e completo mas o problema é q não chegou numa época onde os reparadores não estavam preparados pra receber a tecnologia. Vídeo top parabéns!!!
O saudade do SP2, passei por todos esses modelos de VW. Vídeo muito legal gostei 👏👏👏
Um vizinho que morava próximo a.minha casa tinha uma Brasília 1300 álcool cinza!! Lembro eu indo cedo para a escola e ele ligando ela e o cheiro de álcool subia... Kkkkkk boas lembranças
Assim cresceu um alcoólatra meu pai tinha um Del Rey kkk amava aquele cheiro de álcool
Sempre top!! Tem que postar com mais frequência!! Gostaria de videos sobre fiats, uno turbo também é um carro com varias histórias interessantes
No Gol G4 também teve o problema de lubrificação do motor. Tive um e com 30.000 km precisou ser feita a troca do motor. Desde que peguei o carro na concessionária batia tucho. Em dias frios acentuava o barulho ainda mais...
Muito boa explanação......
Amigo uma dúvida ..a Brasília teve versão 3 portas ??
agora os erros da VW pra mim foram , ter tirado os motores AP de linha, era um motor que valia a pena ter investido por alguns anos ainda , robusto , confiável e econômico, era um motor ainda aceitaria melhorias no projeto e duraria um bom tempo, os motores depois dos AP só deram problemas , nunca mais acertaram em um motor bom , só o EA 888 e ainda sim tem que tomar muito cuidado , e o outro erro foi a grande piora no acabamentos internos de vários modelos da marca
Concordo.
Não tinha como manter. As exigências do programa de controle de emissões impedia m a utilização do motor AP. Lembrando que esse motor é cinquentenário, pois foi desenvolvido pela Mercedes-Benz (Daimler-Benz AG), que detinha o controle acionário da Audi nos anos 1950. Quando a Audi saiu do controle da Mercedes levou o projeto do antecessor do que se conhece por motor torque (antigo MD 270), sendo utilizado no Audi 80. A VW comprou a Audi no final dos anos 1960 e utilizou o motor do Audi 80 no Passat alemão em 1973 e posteriormente em 1974 no Passat brasileiro. Em 1984 sua cilindrada foi aumentada fora de projeto para o Santana (bielinha) e em 1986 fora reprojetada para a disposição original alemã (81,0 mm de diâmetro por 86,4 mm de curso), sendo o 1.8 que se utilizou até 2014. Em 1989 foi utilizada a injeção eletronica analógica LE Jetronic da Bosch, que deu uma infinidade de problemas. Mesmo com injeção digital de ultima geração, o nível de emissoes não atingia o limite exigido a partir de 2015 (CONAMA PROCONVE VI).
Motor AP é muito bom mesmo... tenho um golzinho ano 1991 motor AP 1.8 a álcool modelo monocromático
Antes do lançamento do Gol 1600, foi lançado também o Gol 1300 a álcool.
Então, a linha 81, era 1600? Pensava q tinha ainda motores 1300, no Gol. O nosso era interior preto!
Só o 80 que era 1300, flopou legal esse
Discordo que o SP2 tenha sido um "erro" da VW... acredito que o erro tenha sido não ter dado sequência em melhorias no projeto.
Tive um Polo 97. Um parente meu teve um 98. Ambos eram carros excelentes, porém pra quem vai no banco que trás um pouco apertado. Qto ao Gol G4, trabalhei com eles zero km. Eram muito econômicos e de bom desempenho (nas versões básicas), porém um dos piores interiores da história...
Eu diria que a Volkswagen cometeu bem mais de "7" erros, e vive cometendo vários até hoje...
A Volks e a Mercedes (caminhões-onibus) tem o mesmo dilema... "Ofereça o mínimo e cobre o máximo!" É graças a esse dilema que as duas marcas sobrevivem até hoje.
A Brasília nunca passou de um Fusca de carroceria melhorada que valia por 2 fuscas.
A lata que fazia toda a estrutura do gol a ar, era fina igual um papel sulfite, e esses motores 1.300 (inclusive os 1.300 a álcool) eram fracos e capengas.
O polo (modelo importado da Argentina) tinha tudo pra se dar bem, exceto pelo fato que não vinha com um econômico e eficiente motor CHT nem com um potente e muito robusto motor AP! Fora que era um carro que já podia proporcionar direção hidráulica e ar condicionado (no mínimo) e como senão bastasse uma mansão na vila Mariana era bem mais barato que esse carro.
Depois veio as insistentes versões do gol... Alguns com motores ruins (no caso o fraco e gastão motor AT) outros com problemas crônicos graves na injeção eletrônica... Enfim... Havia todo tipo de sorte nesses gols!
Todos os gols, de todas as versões, sempre oferecendo painéis ridículos ou afeminados, acabamento pobre demais com muito reaproveitamento de peças de outros modelos deixando o interior pobre e cafona (a ridícula luz de teto com botãozinho preto acoplado do lado) esse sempre veio de fabrica instalado no mesmo lugar desde os fuscas 1962, ou seja, logo acima da porta esquerda do motorista internamente.
O brasileiro deveria pensar mais e raciocinar mais antes de comprar qualquer coisa por aí! Brasileiro deveria ser mais exigente.
Olha o preço dos seguros de um carro Volkswagen, sempre desproporcional ao carro e ao que realmente vale.
Tudo culpa do brasileiro, que compra em 600 x sem entrada, vive só pra colocar gasolina no tanque e ainda por cima sai por aí todo metido no carro como se estivesse andando num Rolls Royce!
Brasileiro dá vergonha!
Parabéns pelo comentário, é exatamente assim que eu penso...
Lembrando que o Pedro não está falando mal da Volkswagen, ele é um grande fã da Volkswagen assim como eu sou um grande fã da Volkswagen, eu também não falo mal da Volkswagen eu respeito a opinião das pessoas sobre o que elas acham da Volkswagen
Então... Esse sobrenome não é estranho, Landgraf me lembra um gerente da VW nos anos 80
Eu sei disso .
O SP2 foi um erro porque logo em seguida veio o primeiro VW com motor refrigerado a agua , sim o Passat , otimo produto , muito mais moderno , ai comecou o fim dos motores ar , matou a chance do SP2 de vender bem , tambem temos que lembrar que o SP1 e SP2 tinham precos exorbitantes eram os VW mais caros do Brasil , carro lindissimo , seu design estava muito a frente , basta lembrar que ele e parecidissimo com o Porsche 928 , se nao me engano foi lancado na Alemanha em 1978 , muito depois dos SP1 e 2 , foi uma pena a VW nao ter investido para fazer um SP2 com mecanica do Passat teria vendido bem
Pior que a VW tinha um plano de fazer o VW SP3 com mecânica do Passat mas nunca saiu do papel
a vw vacilou em não fazer parceria com a puma, que tinha kits que entregavam até 90 hp
Muito bom os seus vídeos !! Parabéns !!
Faz um vídeo falando dos 10 erros da Ford no Brasil
Tirar o voyage pra trazer o Polo foi um baita erro...
Acho o Gol G4 um retrocesso em relação ao G3. Ficou horroroso tanto no design quanto no acabamento. Muito feio
Concordo plenamente com você.
Evdd gol bonito e o g3
Concordo plenamente
Pedro, seu canal é excelente, bastante informação precisa e fiel com os acontecimentos. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço
A VWB fez tantas cagadas no BRASIL que seriam necessários diversos vídeos e, mesmo assim, o assunto não seria esgotado.
Quanto ao motor 1.3 á alcool tive um patrão um 1981 comprou um fusca 0 km 1300 à alcool e não pegava de jeito nenhum nem empurrando por quarteirões, o melhor motor à alcool da época era o do corcel pegava na primeira e não precisava esperar esquentar muito para sair, o outro era do Fiat 147 pegava na primeira e podia sair com o fogador puxado e em 2 minutos estava tudo ok.
Engraçado os VW até os md e AP sempre eram mais chatos pra ligar meu tio tinha que Passat LS 1.6 81 era sofrimento ligar no frio , tinha um conhecido da família que tinha um 147 e era tranquilo de ligar
Existiu sim colega Brasília 1500 foram as primeiras, essa entrou em linha em 1973 e acredito que antes da das LS de 78 até o seu término 1982
Então minha família teve uma 1973, os mecânicos diziam que era 1.500,agora um monte de gente diz que eram 1600.😭😁
@@Will_Rech então essa 1500 é aquela que as lanternas traseiras são retangulares sem friso o parachoque não tem polainas de plástico, já as LS saíram com motor 1600
Lembro de ter lido na época que a VW estava enfrentando um problema com os prisioneiros do bloco dos motores 1600 a álcool, que se soltavam nos testes de durabilidade por conta da taxa de compressão mais alta, por esse motivo as Brasílias 80 saíram com motor 1300 a álcool, que não sofria deste problema.
Parabéns meu amigo pelo vídeo
Viu faz um vídeo da Belina
Faz Os Mais Erros Da Ford
O bacana desse canal é que ele fala de Volkswagen, parece que se ele falar sobre outra marca perde o sentido.
Oi PL, você é parente do Peter Michael Landgraf, diretor da VW na época do Santana?
Parabéns pelo canal manja muito sempre nos deixando por dentro do mundo automotivo sucesso sempre
Canal interessante muito bem explicado
Bom dia meu amigo. Canal PL show de conteúdo. E muitos fatos importantes. Sugiro ao amigo fazer 02 vídeos como sugestão. Um sobre a linha da Volkswagen. Os Karmann Guias e o outro vídeo sobre a linha Fiat 147( fazendo um puxadinho da linha Fiat Tipo) Obrigado.
Bom dia ! Eu sou fã dos carros vw , tive Brasília, Gol, passat, e tive inclusive um G 5 1.0 mais tive sorte, nao deu nenhum problema, talvez porque fiz revisão, concordo sobre o empobrecimento do G 4, pra mim o melhor e mais bonito foi o G 3 , fica com Deus.
Sempre uma aula. Abraço Paulão!
Correção : Pedrão!
Boa tarde, Pedro,
A matéria sobre os erros da Volkswagen do Brasil é interessante, no entanto tenho uma óptica um pouco diferente sobre este tema. A começar com o SP. Seu desempenho estava em sintonia com a época. Apenas os Maverick V8, Dodge V8 e Opala 4.100 andavam mais. Anêmicos eram o TC e o Karmann Ghia clássico. Ademais, o SP foi o carro esportivo mais vendido no Brasil durante o período em que foi produzido. O erro da VW foi oferecer o SP1, versão simplificada do SP2, seu modelo "top de linha";
Erros mais marcantes não foram citados, como o VW "Pé de Boi", Fusca com teto solar e o sedã 1.600, vulgo Zé do Caixão, todos eles fracassos comerciais e de vida curta.
Atenciosamente,
N.Y. Não se pode esquecer do Alfa Romeo, 2300, dizem que em termos de combustivél, consumia como uma Brasilia , mas andava bem mais.
É o diferencial, coroa e ponhão, cambio era todos iguais.
Depois fala sobre os erros da fiat que foi não ter mantido o nome palio no argo siena no cronos de ter abandonado o uno e de ter lançado o mobi um carro que nem deveria existir
O Palio no fim de linha não vendia nada
Infelizmente a 2a geração (uma geração totalmente nova) do Palio (2011-2018) não foi aquele sucesso esperado, a concorrência com novas tecnologias e modernidades acabou com o mercado desse carro
O problema do Uno antigo é que ele não era compatível para receber os Air bags (que eram obrigatórios desde 2010, se não me falha a memória)! De que adiantaria manter um carro que não "cumpria" a legislação (no caso, a resolução do Contran/Denatran)! Além do mais, aquele modelo já estava ficando cansado e saturado!
@@alexandresilva8646 eu tô falando do uno em geral não só do antigo poderia lançar uma nova geração
o uno deveria ser o principal concorrente do gol já que os dois são os compactos mais antigos ainda fabricado
Também acho que foi um erro da VW não oferecer câmbio automático na maioria dos modelos e o que disponibilizaram no Santana era problemático. A Chevrolet oferecia em quase todos até meados 1990.
Boa noite amigo! ótimo vídeo!!
Você falou gol 16 válvulas no final? Kkkkk
Misericórdia foi o pior carro que já tive disparado, só me deu prejuízo e na hora de vender foi terrível ninguém quer!!!
Já tive de tudo GM,FIAT ,VW eFORD nem os Chevettes que tive na década de 90 me deram
Tanta dor de cabeça kkk
Hoje tenho um Honda New Fit
Pensa num sossego, zero problema, excelente carro.
Graças a Deus me libertei
De Volkswagen kkk
Grande abraço
Ótimo vídeo e ótimas explicações!! Compartilho da mesma opinião sua!! O gol G4 se tivesse sido feito com aquele painel satélite do G3 seria um grande sucesso, e não teria sido motivo de criticar pq realmente ficou um painel muito "pobre" e simplório
Ja vi parati g4 mais com painel da g3. Isso original de fábrica. Acho que por causa do air-bag. Poderia fazer um vídeo sobre isso.
7:47 no GOL BX, o motor 1300 (ar) quase perdia espaço p/ o step, kkkkk....
Bom vídeo
Bom vídeo. Parabéns.
Você é uma enciclopédia, rsrssssss
Parabéns pelo canal Pedro 👏🏻👏🏻
A Puma foi a marca fora de série mais vendida da história do Brasil, pois tinha a manutenção mais fácil.
Fora que tinha modelos com base VW e base GM.
Concordo canal joia atualizado apresentador edicado e simpático boa dicção.