É importante colocar esse primeiro disco dos engenheiros. Mostra que era uma banda vinda universidade. Que inspire jovens a fazerem música. Não se preocupem se elas não forem muito boas. Só faz coisa boa quem começa q fazer. E mesmo que ela não fique tão boa quanto de uma banda de sucesso, valerá a pena para sua turma de amigos, para a garota que vc quis homenagear
Em 86, a Transamérica do RJ, tocava Toda Forma de Poder sempre que o horário político terminava na rádio. Infelizmente o primeiro verso continua muito atual.
Na hora que eu vi a reportagem músicas do engenheiro do Hawaii 1986 eu lembrei de Toda Forma de Poder eu tinha 11 anos e essa música foi trilha sonora da novela hipertensão do Taumaturgo Ferreira tema do Taumaturgo Ferreira era um jovem revolucionário e rebelde na novela novela maravilhosa 1986 Toda Forma de Poder Engenheiros do Hawaii
Nessa época o Nei já era o Senhor do Bomfim, cara que ama o Bairro Bomfim, e parceiro do Augustinho, Nei Lisboa negou o sucesso, não saiu de Porto Alegre, não encarou o eixo Rio Sampa, por ideologia grande músico grande cara, conseguiu se consolidar sem necessitar do eixo que na época era um obrigação.
Um clássico na discografia dos Engenheiros, essa música colocou os engenheiros no cenário nacional do nosso rock brasileiro anos 80 e mostrou a todos os críticos que a banda veio para ficar e depois todos viram a banda a chegar ao topo do nosso rock brasileiro anos 80, anos para frente com a formação clássica GLM, Engenheiros é foda!!!!!!!!
palavras tão antigas no passado são palavras novas no futuro...(3:53) > taí um bom tema pro Gessinger compor uma canção...os ciclos da história se repetindo.
Lá em 1996, no auge dos meus 7, 8 anos. Uma loja de CDs na minha cidade estava sorteando um CD dos Mamonas (eles tinham acabado de falecer no acidente) eu lembro que recortei os cupons do jornal e pedi pro meu pai levar nessa loja. Pois bem, fui sorteado, mas no dia de retirar o prêmio eu disse que já tinha o CD dos Mamonas, e o vendedor deixou escolher outro mas deveria ser de Rock (deveria estar em baixa na época) e escolho o Longe demais das capitais. Já gostava de Engenheiros por influência de um primo mais velho. Não entendia nada nas letras mas sempre curti o som
ALGUNS COMENTÁRIOS AQUI SÃO DIGNOS DE APLAUSOS PELO GRAU E NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALGUNS COLABORADORES DO CANAL DE UM MODO GERAL ( O JULIO ETORE, @TIAGO RIJO E TODO O RESTO " NÓS " ) . PARABÉNS 👏👏👏👏👏👏
Nei Lisboa, assim como Vitor Ramil tem público aqui em Belém/PA. Nei gravou Toda Forma de Poder no álbum Carecas da Jamaica. Neste álbum Humberto retribui a participação na faixa homônima.
O começo de tudo... o início da profissionalização depois do show de janeiro/85 que por acaso trouxe a oportunidade de sucesso, em um momento de efervescência cultural... me tornei fã dos Engenheiros em 95/96, mas nessa época só conheci "Toda forma de poder", "Longe demais das capitais" e "Segurança", fui conhecer o primeiro disco totalmente só alguns anos depois. Ele já tem uma parte da essência, mas a sonoridade e o talento ainda estavam em desenvolvimento... como se fosse um "pré" Engenheiros do Hawaii.
A título de curiosidade mesmo, Nei Lisboa canta os versos "Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada, toda forma de conduta se transforma numa luta armada", além do Ouuou e iéi! e parte do refrão! rsrsrsrs Bom demais o vídeo de hoje, Julio!
Muito Bom Júlio Ettore!! Quanto mais Engenheiros melhor! Tanto pra vc como para nós inscritos! Mais likes, mais visualizações e mais conteúdo bacana... Engenheiros rende muito conteúdo, porque tem muito álbum gravado, muitas músicas, muitas formações, tem o Pouca Vogal projeto paralelo com Duca Lendécker , tem o " Trio Grande Do Sul " e ainda tem a carreira solo do Humberto Gessinger! É assunto pra mais de metro à ser abordado, sem contar as músicas q ficaram de fora das gravações e que algumas pessoas não conhecem...
N sei como cheguei aqui mas faz pouco mais de uma semana maratonando seus vídeos kkkkk nosso país tem mt história musical, as vezes olhamos tanto para artistas de outros países que esquecemos de celebrar os nossos. Estou descobrindo muita coisa graças a sua ajuda!
Uma das melhores letras de música que já ouvi. Muito bom seu canal, descobri hoje, gostei da ideia de interpretar as letras de músicas do rock brasileiro.
Em Fé Nenhuma, Humberto critica a esquerda panfletária. Ele não canta mais essa música. Sou de família de esquerda, Zahar é a editora que publicou o Manifesto e o Capital pela 1a vez no Brasil. Me chamo Camilo por conta de um revolucionario cubano, minha irma chama Tania por conta de uma guerrilheira, tenho um primo chamado Ernesto e outro Vladimir. Li esses livros com 13 anos e frequentei muito esse ambiente. A esquerda brasileira era muito lacradora em 1985. Fico contente do HG dar esse chega pra lá. Bater na direita, todo mundo bate. Bater na esquerda, tem que ter coragem, risos.
Eu amo os Engenheiros! A pouco tempo atrás, eu me envolvi muito, emocionante, com um crime que aconteceu no Rio Grande do Sul, O Caso Bernardo Uglione. E de forma muito curiosa, vários fotos do Bê combinava com frases dos músicos dos Engenheiros.
Sou fã desse canal. Excelente vídeo. Nei Lisboa é uma lenda em Porto Alegre (em especial no bairro Bomfim). Os Engenheiros, nos seus primórdios, ensaiavam na casa de outra lenda portoalegrense: Júlio Reny.
Desde piá lembro de sempre zoarem os Engenheiros por terem letras "incompreensíveis", "viajadas"... o tempo passou e eles continuam atuais desde o primeiro disco. Enquanto seus acusadores continuam presos em futilidades
Os gênios não se foram. Por exemplo, se considera o Humberto gênio por essa e outras músicas vale lembrar que ele está vivo. O mercado consumidor e a maneira de vender música sim, mudaram.
Puta merda cara esse canal seu é absurdo. Sem edicaozinha engraçada, direto ao ponto sem enrolação, videos ilustrando os argumentos, bibliografia... tudo referenciado e contextualizado. Que negocio absurdo.
Muito bom o vídeo, como sempre! Faltou citar que o Nei Lisboa já havia gravado a música em seu próprio disco. Aliás, como sugestão, você poderia fazer um quadro sobre grandes artistas da música brasileira que não são tão conhecidos do grande público. Nei é um deles.
"Pois enquanto existir Deus no céu, urubu não come folha" é de uma música do Jorge Ben (Comanche). Eu penso que seja uma homenagem ao JB. Excelente canal!
Muito bom esse teu trabalho de pesquisa que culmina na história/curiosidades/influências das músicas de bandas importantes do nosso rock! Virei fã do seu trabalho, o qual me fez voltar no tempo e reviver um bom pedaço da minha adolescência. Parabéns e muito obrigado!
agr ja posso morrer em paz, vi quem faz o "wow wow" e "oh yeah" nesse clássico q foi minha porta de entrada p banda, vídeo primoroso p variar, mt obrigada Júlio (:
O que mais deixa-me interessado é saber o porquê da capa do Longe Demais das Capitais ser preto e branco no spotify/youtube, e colorida em outras mídias. Aliás, tenho este disco, comprei há alguns meses, e a capa é colorida. Sobre a música do vídeo, é uma das minhas favoritas do Engenheiros, mostra que eles vieram para ficar e não ser uma banda de uma noite. Muito poderosa!
O LP era colorido e quando lançaram em Cd, a gravadora resolveu deixar em preto e branco e mudar o layout em geral. Eu vi o HG dizendo em alguma entrevista que foi uma decisão totalmente da gravadora.
Mais uma curiosidade: esse clipe também fez muito sucesso no Piores Clipes do Mundo, do Marcos Mion. Ele fez uma análise muito engraçada de tudo, só procurar aqui no RUclips.
E talvez a que use mais citações de obras literárias em suas canções... ("O estrangeiro", do Camus, "A revolução dos bichos", do Orwell, "Dom Quixote", Cervantes, "Suave é a noite", Fitzgerald, entre outras...)
A frase no clipe da canção analisada, "Enquanto houver Deus no Céu, urubu não come relva", está no filme DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, de Glauber Rocha.
Júlio, essa é uma das minhas músicas favoritas dos Engenheiros, e engraçado o clip dela ter sido vetado e a música colocada na trilha sonora de uma novela das 19 horas, faixa que era mais dedicada às novelas com uma pegada mais forte no humor, vai entender o Plim-Plim né?
A grande verdade e que o Humberto não se sentia confortável com a enorme exposição da banda, nós principais meios de comunicação. Eu acho que é isso e verdade mesmo, devido o disco chamar "Longe De Mais Das Capitais"💣🤘🖤👹🎸💥
Boa noite Júlio, primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho, principalmente na seleção das fontes e o cuidado na divulgação das mesmas! Sou uma historiadora em formação e meu TCC trabalha com as letras dos Engenheiros, poderia dá referência dessas duas entrevistas que aparecem no vídeo, gostaria de cita-las na minha pesquisa. Desde já agradeço.
Não sei se há algum tipo de inspiração por parte de Humberto, mas na música Comanche de Jorge Ben, do álbum Negro é Linda, temos esse trecho aqui: "Pois enquanto existir Deus no céu Urubu não come folha Enquanto existir Deus no céu Eu vou cantando gente boa"
Caro, @jesuriano. Em um vídeo antigo sobre a Legião Urbana fiz um comentário infeliz sobre o conteúdo, em que você elogiava a qualidade musical dos membros da Legião. Embora eu ainda discorde de tal afirmação em se tratando de Dado e Bonfá, critiquei injustamente todo o trabalho de produção do vídeo por causa de uma opinião pessoal sua a respeito do tema. A verdade é que você tem feito um belo trabalho jornalístico para que nós, amante do rock nacional, possamos apreciar as histórias, bastidores e causos. Por isso, peço desculpas pela infelicidade da minha crítica e agradeço por compartilhar o seu trabalho extremamente técnico e profissional. Sou assíduo no canal e não perco nenhum vídeo. #LetsGoUp
Parabéns pela dignidade, Juliano 👍 Agradeço ao Bonfá da Legião por eu gostar de Engenheiros, porque é por causa da bateria sem graça dele que eu perdi o interesse na legião e fui atrás de outra coisa pra ouvir
Vou falar de dois atores que tem relação com a canção: Paulo César Peréio, ícone do cinema nacional e da cafagestagem universal. Reza a lenda que foi expulso de uma suruba por mal comportamento. Em Hypertensão, Toda Forma de Poder era tema do personagem Ray, um playboy meio bad boy interpretado pelo ator Taumaturgo Ferreira. Bom conteúdo. Parabéns.
Ouvir o Humberto Gessinger dos anos oitenta que se apresentava como uma voz contra o sistema e o ouvir em 2020 representando o sistema é deprimente, alguns dos nossos maiores artistas se perdem nas suas convicções, como dizia a canção : hoje eu sei que quem me deu a ideia De uma nova consciência e juventude G C Está em casa guardado por Deus contando seus metais
Sobre a citação do Paulo César Pereio, Jorge Benjor tem uma música chamada "Minha estrela é do oriente" com letra: "Enquanto existir Deus no céu. Urubu não come folha". Não sei se seria esta a referência, mas é muita coincidência.
Têm uns filmes do Glauber Rocha engatilhados pra eu assistir, provável seja um que o Pereio fez, mas eu vou prestar atenção, caso descubra escrevo aqui.
Quem disse? Não basta cantar em inglês,e muitos brasileiros tentaram isso! Ter reconhecimento no mercado americano,e consequentemente,mundial, não é nada fácil para quem é de fora,pior ainda se não for do eixo de Reino Unido, Canadá, Austrália e Europa em geral.
O Simples de Coração (decoração - os outros membros) foi gravado em inglês e não aconteceu… Entendo que EngHaw é foda e torcemos por ela como um time, mas fazer sucesso internacional é outra coisa. Não depende só de talento, tem toda um mecanismo…
Júlio, essa frase é bem antiga e famosa. Acredito que seja um ditado popular. Mas também não lembro debseu uso pelo Glauber. O Jorge Ben, por exemplo, usa ela em "Comanche", de 1971, assim: "Pois enquanto existir Deus no céu / Urubu não come folha".
Quando a ouvi foi para mim uma sequência de ter ouvido Al Capone , ou seja , uma bomba .Amei . Quanto a crítica eu achei legal , eu sempre de esquerda , mas entendo a mensagem . Kkk
ele fez uma gravação recente com os engenheiros sem crea, deve ter um mes mais ou menos. Inclusive ele carrega o primeiro álbum nas costas né, uma pena ter saído (ou ser saído).
Júlio, amo muito seus vídeos, que falam sobre o rock nacional, e queria pedir para você analisar e trazer a música Mais do mesmo - Versão acústico MTV . analisando as falas do renato no fim, falando sobre enfermaria e que a música lembrava pais e filhos e por último, ensinar a tocar os 2 violões!!!
É importante colocar esse primeiro disco dos engenheiros. Mostra que era uma banda vinda universidade. Que inspire jovens a fazerem música. Não se preocupem se elas não forem muito boas. Só faz coisa boa quem começa q fazer. E mesmo que ela não fique tão boa quanto de uma banda de sucesso, valerá a pena para sua turma de amigos, para a garota que vc quis homenagear
Em 86, a Transamérica do RJ, tocava Toda Forma de Poder sempre que o horário político terminava na rádio. Infelizmente o primeiro verso continua muito atual.
ótimo vídeo! esse, e muitas outras, do Engenheiros tem uma atualidade incrível!
Bah! cresci ouvindo Engenheiros! Eram incríveis!
É a música dos engenheiros que eu mais gosto,esse ano de 86 foi muito marcante na minha adolescência!!!
Na hora que eu vi a reportagem músicas do engenheiro do Hawaii 1986 eu lembrei de Toda Forma de Poder eu tinha 11 anos e essa música foi trilha sonora da novela hipertensão do Taumaturgo Ferreira tema do Taumaturgo Ferreira era um jovem revolucionário e rebelde na novela novela maravilhosa 1986 Toda Forma de Poder Engenheiros do Hawaii
Nessa época o Nei já era o Senhor do Bomfim, cara que ama o Bairro Bomfim, e parceiro do Augustinho, Nei Lisboa negou o sucesso, não saiu de Porto Alegre, não encarou o eixo Rio Sampa, por ideologia grande músico grande cara, conseguiu se consolidar sem necessitar do eixo que na época era um obrigação.
@Tiago Rijo corretíssimo o Nei, aquela versão ERA pavorosa. Desaforo mesmo.
@Tiago Rijo que massa!
@Tiago Rijo Show 👏👏👏
@Tiago Rijo , a versão acabou entrando na trilha de Top Model e vendeu igual a água no verão.
Tá, e daí?
Um clássico na discografia dos Engenheiros, essa música colocou os engenheiros no cenário nacional do nosso rock brasileiro anos 80 e mostrou a todos os críticos que a banda veio para ficar e depois todos viram a banda a chegar ao topo do nosso rock brasileiro anos 80, anos para frente com a formação clássica GLM, Engenheiros é foda!!!!!!!!
palavras tão antigas no passado são palavras novas no futuro...(3:53) > taí um bom tema pro Gessinger compor uma canção...os ciclos da história se repetindo.
Lá em 1996, no auge dos meus 7, 8 anos. Uma loja de CDs na minha cidade estava sorteando um CD dos Mamonas (eles tinham acabado de falecer no acidente) eu lembro que recortei os cupons do jornal e pedi pro meu pai levar nessa loja. Pois bem, fui sorteado, mas no dia de retirar o prêmio eu disse que já tinha o CD dos Mamonas, e o vendedor deixou escolher outro mas deveria ser de Rock (deveria estar em baixa na época) e escolho o Longe demais das capitais. Já gostava de Engenheiros por influência de um primo mais velho. Não entendia nada nas letras mas sempre curti o som
Gosto do Mamonas Assassinas mas tu é um cara sortudo
Usem dúvidas uma das melhores músicas do Engenheiros.
Escuto essa música há decádas e NUNCA consegui ouvir o vocal do Nei Lisboa! Excelente vídeo, Júlio, obrigado!
Pelos cálculos do Spotify, essa é a música que eu mais ouço.
ALGUNS COMENTÁRIOS AQUI SÃO DIGNOS DE APLAUSOS PELO GRAU E NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALGUNS COLABORADORES DO CANAL DE
UM MODO GERAL ( O JULIO ETORE, @TIAGO RIJO E TODO O RESTO
" NÓS " ) .
PARABÉNS 👏👏👏👏👏👏
Minha música preferida dos Engenheiros, e a que me abriu as portas do Rock Nacional. Inigualáveis anos 80!
Nei Lisboa, assim como Vitor Ramil tem público aqui em Belém/PA.
Nei gravou Toda Forma de Poder no álbum Carecas da Jamaica. Neste álbum Humberto retribui a participação na faixa homônima.
Quando era criança achava que a música Carecas da Jamaica era dos engenheiros .
@@alissoncamodeco5041 Não tenho certeza, mas talvez seja uma parceria com o Licks
Versão tocada apenas no violão, muito boa de se escutar.
História + Música = Júlio Ettore
Ou seja, é bem legal.
Valeu Júlio! 👋
O começo de tudo... o início da profissionalização depois do show de janeiro/85 que por acaso trouxe a oportunidade de sucesso, em um momento de efervescência cultural... me tornei fã dos Engenheiros em 95/96, mas nessa época só conheci "Toda forma de poder", "Longe demais das capitais" e "Segurança", fui conhecer o primeiro disco totalmente só alguns anos depois. Ele já tem uma parte da essência, mas a sonoridade e o talento ainda estavam em desenvolvimento... como se fosse um "pré" Engenheiros do Hawaii.
Linda e inteligente ótimo gosto musical 😍👏🏻
A título de curiosidade mesmo, Nei Lisboa canta os versos "Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada, toda forma de conduta se transforma numa luta armada", além do Ouuou e iéi! e parte do refrão! rsrsrsrs Bom demais o vídeo de hoje, Julio!
Som atemporal... aliás, um ótimo álbum de estreia.
Foi por causa da abertura da novela hipertensão que descobri os engenheiros do hawaii.
Brilhante a música! Hoje mais que nunca .
Muito Bom Júlio Ettore!! Quanto mais Engenheiros melhor! Tanto pra vc como para nós inscritos! Mais likes, mais visualizações e mais conteúdo bacana... Engenheiros rende muito conteúdo, porque tem muito álbum gravado, muitas músicas, muitas formações, tem o Pouca Vogal projeto paralelo com Duca Lendécker , tem o " Trio Grande Do Sul " e ainda tem a carreira solo do Humberto Gessinger! É assunto pra mais de metro à ser abordado, sem contar as músicas q ficaram de fora das gravações e que algumas pessoas não conhecem...
N sei como cheguei aqui mas faz pouco mais de uma semana maratonando seus vídeos kkkkk nosso país tem mt história musical, as vezes olhamos tanto para artistas de outros países que esquecemos de celebrar os nossos. Estou descobrindo muita coisa graças a sua ajuda!
e aí, continua acompanhando o canal?
Uma das melhores letras de música que já ouvi. Muito bom seu canal, descobri hoje, gostei da ideia de interpretar as letras de músicas do rock brasileiro.
O disco Rock Grande do Sul apareceu na revista Bizz em 1985 e desapareceu das lojas de disco de sp. Tivemos que pedir para as radios tocarem.
Em Fé Nenhuma, Humberto critica a esquerda panfletária. Ele não canta mais essa música. Sou de família de esquerda, Zahar é a editora que publicou o Manifesto e o Capital pela 1a vez no Brasil. Me chamo Camilo por conta de um revolucionario cubano, minha irma chama Tania por conta de uma guerrilheira, tenho um primo chamado Ernesto e outro Vladimir. Li esses livros com 13 anos e frequentei muito esse ambiente. A esquerda brasileira era muito lacradora em 1985. Fico contente do HG dar esse chega pra lá. Bater na direita, todo mundo bate. Bater na esquerda, tem que ter coragem, risos.
Sempre me perguntei se você era da família da editora!!
@@julioettore sim, meu avô e os irmãos montaram a editora em 1940.
Excelente, Júlio...!!! Forte abraço...!!!
Eu amo os Engenheiros!
A pouco tempo atrás, eu me envolvi muito, emocionante, com um crime que aconteceu no Rio Grande do Sul, O Caso Bernardo Uglione. E de forma muito curiosa, vários fotos do Bê combinava com frases dos músicos dos Engenheiros.
Sou fã desse canal. Excelente vídeo. Nei Lisboa é uma lenda em Porto Alegre (em especial no bairro Bomfim). Os Engenheiros, nos seus primórdios, ensaiavam na casa de outra lenda portoalegrense: Júlio Reny.
Junto com " Infinita Haghway", " Toda forma de Poder" são as minhas preferidas do Engenheiros do Hawaii.
Os Engenheiros do Hawaii tocaram um período para Leonel Brizola, era próximo a ideologia dele...
petardo uma das melhores dos anos 80!
Esta foi a primeira música que ouvi dos Enghaw,lá pra 1985/86. Me apaixonei pela banda....hoje ainda sou um tiozinho fã kkkkkkk
Faz um vídeo sobre o porquê os Engenheiros mudam tanto as letras das canções em suas performances. 😊
Umas das letras mais geniais da MPB
Desde piá lembro de sempre zoarem os Engenheiros por terem letras "incompreensíveis", "viajadas"... o tempo passou e eles continuam atuais desde o primeiro disco. Enquanto seus acusadores continuam presos em futilidades
Já foi o tempo que Bandas faziam músicas com composições intrigantes e inteligentes.
Os gênios tb já se foram.🎸🎶
Os gênios não se foram. Por exemplo, se considera o Humberto gênio por essa e outras músicas vale lembrar que ele está vivo. O mercado consumidor e a maneira de vender música sim, mudaram.
Puta merda cara esse canal seu é absurdo. Sem edicaozinha engraçada, direto ao ponto sem enrolação, videos ilustrando os argumentos, bibliografia... tudo referenciado e contextualizado. Que negocio absurdo.
Muito bom Júlio
Bom dia, gostei muito de como vc apresenta músicas e bandas, muito legal mesmo!
Engenheiros forever
Sensacional seu trabalho, Julio!! Parabéns e muito obrigado!!
Muito bom o vídeo, como sempre! Faltou citar que o Nei Lisboa já havia gravado a música em seu próprio disco. Aliás, como sugestão, você poderia fazer um quadro sobre grandes artistas da música brasileira que não são tão conhecidos do grande público. Nei é um deles.
Tem nem 1 minuto de vídeo e eu já amei!!!
Adoro seu canal!!! Te acho muito inteligente ! Sempre mostrando coisas e fatos interessantes… sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻abraços de Stuttgart -Alemanha 😘
"Pois enquanto existir Deus no céu, urubu não come folha" é de uma música do Jorge Ben (Comanche). Eu penso que seja uma homenagem ao JB. Excelente canal!
Muito bom esse teu trabalho de pesquisa que culmina na história/curiosidades/influências das músicas de bandas importantes do nosso rock! Virei fã do seu trabalho, o qual me fez voltar no tempo e reviver um bom pedaço da minha adolescência. Parabéns e muito obrigado!
agr ja posso morrer em paz, vi quem faz o "wow wow" e "oh yeah" nesse clássico q foi minha porta de entrada p banda, vídeo primoroso p variar, mt obrigada Júlio (:
Super atual essa música
O que mais deixa-me interessado é saber o porquê da capa do Longe Demais das Capitais ser preto e branco no spotify/youtube, e colorida em outras mídias. Aliás, tenho este disco, comprei há alguns meses, e a capa é colorida.
Sobre a música do vídeo, é uma das minhas favoritas do Engenheiros, mostra que eles vieram para ficar e não ser uma banda de uma noite. Muito poderosa!
O LP era colorido
O LP era colorido e quando lançaram em Cd, a gravadora resolveu deixar em preto e branco e mudar o layout em geral. Eu vi o HG dizendo em alguma entrevista que foi uma decisão totalmente da gravadora.
@@lordtampas entendi, obrigado!
Oportuna escolha do tema! Parabéns!
Musica Romance do NEI É ESPETACULAR ESCUTEM......
7:03 esse tom desafinado ficou muito engraçado kkkk
Parabéns pelo conteúdo!
Mais uma curiosidade: esse clipe também fez muito sucesso no Piores Clipes do Mundo, do Marcos Mion. Ele fez uma análise muito engraçada de tudo, só procurar aqui no RUclips.
A banda de rock mais politizada do Brasil, no primeiro álbum lançar essa e outras... Não é pra qualquer um
E talvez a que use mais citações de obras literárias em suas canções... ("O estrangeiro", do Camus, "A revolução dos bichos", do Orwell, "Dom Quixote", Cervantes, "Suave é a noite", Fitzgerald, entre outras...)
Muito linda essa música todos os lugares que eu toquei foi muito bem aceita e aplaudida más as pessoas às vezes nem sabia bem o significado
A frase no clipe da canção analisada, "Enquanto houver Deus no Céu, urubu não come relva", está no filme DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, de Glauber Rocha.
na música comanche no acústico MTV do Jorge Ben jor essa frase é citada pelos Golden boys" enquanto existir Deus do céu, urubu não come folha...".
Faz sobre a música Segurança. Acho incrível a letra, quero ver se interpreto de forma correta....
Arrasou!!👏🤩
Parabéns, como sempre muito bom!
Júlio, essa é uma das minhas músicas favoritas dos Engenheiros, e engraçado o clip dela ter sido vetado e a música colocada na trilha sonora de uma novela das 19 horas, faixa que era mais dedicada às novelas com uma pegada mais forte no humor, vai entender o Plim-Plim né?
Obrigado por ter falado dessa música. Estranho que na letra ele fala Elis.
Sensacional Júlio,teu canal e teus vídeos são fantásticos
A grande verdade e que o Humberto não se sentia confortável com a enorme exposição da banda, nós principais meios de comunicação. Eu acho que é isso e verdade mesmo, devido o disco chamar "Longe De Mais Das Capitais"💣🤘🖤👹🎸💥
Canal muito perfeito! Parabéns
Boa noite Júlio, primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho, principalmente na seleção das fontes e o cuidado na divulgação das mesmas! Sou uma historiadora em formação e meu TCC trabalha com as letras dos Engenheiros, poderia dá referência dessas duas entrevistas que aparecem no vídeo, gostaria de cita-las na minha pesquisa. Desde já agradeço.
Muito bom show
Não sei se há algum tipo de inspiração por parte de Humberto, mas na música Comanche de Jorge Ben, do álbum Negro é Linda, temos esse trecho aqui:
"Pois enquanto existir Deus no céu
Urubu não come folha
Enquanto existir Deus no céu
Eu vou cantando gente boa"
Caro, @jesuriano. Em um vídeo antigo sobre a Legião Urbana fiz um comentário infeliz sobre o conteúdo, em que você elogiava a qualidade musical dos membros da Legião. Embora eu ainda discorde de tal afirmação em se tratando de Dado e Bonfá, critiquei injustamente todo o trabalho de produção do vídeo por causa de uma opinião pessoal sua a respeito do tema. A verdade é que você tem feito um belo trabalho jornalístico para que nós, amante do rock nacional, possamos apreciar as histórias, bastidores e causos. Por isso, peço desculpas pela infelicidade da minha crítica e agradeço por compartilhar o seu trabalho extremamente técnico e profissional. Sou assíduo no canal e não perco nenhum vídeo. #LetsGoUp
Valeu Juliano
Abraços
Parabéns pela dignidade, Juliano 👍 Agradeço ao Bonfá da Legião por eu gostar de Engenheiros, porque é por causa da bateria sem graça dele que eu perdi o interesse na legião e fui atrás de outra coisa pra ouvir
Essa canção foi regravada pelo Biquíni Cavadão e pelo Lobão, além de ter sido tocada pelo Legião Urbana no rock in rio de 2015, salvo engano.
Vou falar de dois atores que tem relação com a canção: Paulo César Peréio, ícone do cinema nacional e da cafagestagem universal. Reza a lenda que foi expulso de uma suruba por mal comportamento. Em Hypertensão, Toda Forma de Poder era tema do personagem Ray, um playboy meio bad boy interpretado pelo ator Taumaturgo Ferreira. Bom conteúdo. Parabéns.
Expulso de uma suruba por mau comportamento... haha... essa é boa (esse Pereio dizem que é uma lenda mesmo; uma espécie de Bukowski do Alegrete)
Ouvir o Humberto Gessinger dos anos oitenta que se apresentava como uma voz contra o sistema e o ouvir em 2020 representando o sistema é deprimente, alguns dos nossos maiores artistas se perdem nas suas convicções, como dizia a canção :
hoje eu sei que quem me deu a
ideia
De uma nova consciência e juventude
G C
Está em casa guardado por Deus
contando seus metais
Traços de George Orwell nessa música também
TODA FORMA DE PODER É UM CLÁSSICO INESQUECÍVEL DOS ANOS 80.
Sobre a citação do Paulo César Pereio,
Jorge Benjor tem uma música chamada "Minha estrela é do oriente" com letra: "Enquanto existir Deus no céu. Urubu não come folha". Não sei se seria esta a referência, mas é muita coincidência.
Bom dia irmão, jóia boa explicação
Nei tb gravou uma versão no disco solo dele Carecas da Jamaica
Têm uns filmes do Glauber Rocha engatilhados pra eu assistir, provável seja um que o Pereio fez, mas eu vou prestar atenção, caso descubra escrevo aqui.
Traz "Astronauta de mármore" do Nenhum de nós. :)
Gostaria de ver um vídeo contando com detalhes como foi a saída do Marcelo Pitz dos Engemheiros.
Essa música tá super atual
Se Engenheiros cantassem em inglês seria uma das principais bandas do mundo!
Quem disse?
Não basta cantar em inglês,e muitos brasileiros tentaram isso!
Ter reconhecimento no mercado americano,e consequentemente,mundial, não é nada fácil para quem é de fora,pior ainda se não for do eixo de Reino Unido, Canadá, Austrália e Europa em geral.
Tim Maia tentou e nunca conseguiu!
O Simples de Coração (decoração - os outros membros) foi gravado em inglês e não aconteceu… Entendo que EngHaw é foda e torcemos por ela como um time, mas fazer sucesso internacional é outra coisa. Não depende só de talento, tem toda um mecanismo…
Muito bom
Cada história legal!
Júlio, essa frase é bem antiga e famosa. Acredito que seja um ditado popular. Mas também não lembro debseu uso pelo Glauber. O Jorge Ben, por exemplo, usa ela em "Comanche", de 1971, assim: "Pois enquanto existir Deus no céu /
Urubu não come folha".
Quando a ouvi foi para mim uma sequência de ter ouvido Al Capone , ou seja , uma bomba .Amei . Quanto a crítica eu achei legal , eu sempre de esquerda , mas entendo a mensagem . Kkk
Oi Júlio, vc ainda vai continuar falando sobre os outros álbuns da legião urbana? Sobre cada música.. faltam alguns álbuns
Olá Ana
O canal aborda vários artistas indefinidamente e sem ordem.
Abraços
Um acréscimo: "Fascinante Fascismo" é o título de um artigo de Susan Sontag, e aposto que o Humberto tinha lido esse texto.
Uma letra relativamente simples, mas que fará sentido por décadas.
Musica atualissima junto c Faroeste Caboclo tb.
Essa série é uma boa oportunidade pra falar um pouco do Marcelo Pitz. Alguém tem alguma informação sobre ele, tipo uma foto atual, um vídeo...?
ele fez uma gravação recente com os engenheiros sem crea, deve ter um mes mais ou menos. Inclusive ele carrega o primeiro álbum nas costas né, uma pena ter saído (ou ser saído).
@@saturnosync cara eu acabei de ver !!!! Eu adoro os baixos do longe demais das capitais, e por isso, há muito tempo procurava algo sobre o Marcelo!!!
Ele tava sumido mesmo. Os baixos do primeiro álbum são muito bons, é o que salva 😂😂
Júlio, amo muito seus vídeos, que falam sobre o rock nacional, e queria pedir para você analisar e trazer a música Mais do mesmo - Versão acústico MTV .
analisando as falas do renato no fim, falando sobre enfermaria e que a música lembrava pais e filhos e por último, ensinar a tocar os 2 violões!!!
Essa frase: “enquanto houver Deus no céu, urubu não come folha” está na música Comanche do Jorge Ben jor de 1971.
Eu gosto muito da versao do acústico toda forma de poder/E chuva de contenei
Ótimo conteúdo, parabéns
Nossa que legal
Alguém sabe quem fazia a segunda voz e até mesmo dueto nas músicas dos primeiros discos dos Engenheiros do hawaii?
Tu já contou sobre a saída do Pitz?
Olá Elton
Falei neste vídeo:
ruclips.net/video/VM4xCDyIGGM/видео.html
Abraços
Os Paralamas também nunca negaram a MPB, tanto que no LP Selvagem tem A Novidade letra do Gil e música do Herbert.