"Aleatório" e "imprevisível" não definem o indeterminismo. Desconhecer a causa de um certo evento não o torna "indeterminado". Em verdade, não temos (a humanidade) capacidade de refutar o determinismo, motivo pelo qual o "indeterminismo" não tem significado. Parabéns pelo canal.
O determinismo mata qualquer possibilidade de livre arbítrio em minha opinião mas ao mesmo tempo. Seria tão bom não ser responsável pela minha própria vida.
Estou com Sartre nessa parte: 'o homem é condenado a ser livre'. Até quando agimos de má-fé, ou seja, quando tentamos argumentar que somos o que somos por culpa disso ou daquilo, escolhemos isso.
@@gabsfehr Mas o que escolhes é tendo em conta tudo o que ja viveste... Escolha é uma ilusão pois na verdade apesar de escolhermos escolhemos porque é o que achámos melhor fazer. E porquê que cada um faz escolhas diferentes? Eu acredito que tal como cada um faz decisões diferentes cada um já viveu inúmeras experiências totalmente diferentes, para não falar dos genes e das condições de que nada podemos fazer. Acredito que Determinismo ou Livre Arbítrio ser verdadeiro pouco interessa, pois dependerá sempre da maneira de como são interpretados. Sendo assim, escolhendo a minha interpretação dos dois, acredito mais no Determinismo, anulando completamente o livre arbitrio.
Eu parei de estudar, com 20 anos,e agora com 28 termino meus estudos,e esse período conheci uma turma,que as vezes eu acho como se nos conhecemos a anos, e se eu não estivesse continuado jamais teria conhecido esses alunos,mais não foi uma decisão minha ter continuado eu só continuei porque eu acho que já estava tipo determinado para eu continuar e conhecer esses alunos. 😅
As nossas escolhas efectivas, ou seja, o acto de optar a uma de muitas alternativas depende unicamente da nossa vontade, ok! Mas o que é essa vontade, que... parece moldar a nossa realidade relacionada as nossas escolhas? Mesmo que a nossa vontade seja a definição do nosso ser, ela não vem do nada. Ser livre tem a ver com a possibilidade de escolher de acordo a nossa vontade, ou escolher apenas aquilo de que temos vontade? Em qualquer um dos casos, parece que existe sempre uma causa para todos os efeitos. Consideremos o seguinte exemplo: A é um jovem preguiçoso, e geralmente só faz o que tem vontade. Mas há situações em que A deve fazer realizações contra sua vontade, tais como: ir à escola, atender aos pedidos de seus pais etc. Em qualquer uma das situações (o que A faz por vontade própria, e as diferentes dessa), A escolhe o que fazer. Mesmo existindo vontade, ou não, para fazer o que faz, é sempre possível para A escolher o que fazer. Este seria um exemplo de livre-arbítrio?
Sobre o seu exemplo, eu acredito que não. Pois ambas as escolhas emergem da vontade. Ir a escola e atender aos pedidos dos pais é algo que ele realiza por causa da vontade de evitar futuros problemas no longo prazo, por mais que no curto prazo essa escolha seja desconfortável. A nossa capacidade cognitiva nos permite tomarmos decisões que nos beneficiem mais ou prejudiquem menos no longo prazo, possivelmente aquele experimento do marshmallow na área da psicologia tem algo a ver. É difícil definir exatamente o que é a vontade, mas no campo da neurociência ela é resultado de reações neurológicas e bioquímicas, são efeitos de causas (estímulos). A menos que nossa consciência ou racionalidade seja um fenômeno metafísico e transcendental, não acredito que ela supere as leis da física, principalmente a de causa e efeito.
Eu acho que não existe livre árbitro, tipo esse comentário que fiz, eu ia fazer de qualquer maneira, isso já estáva determinado desde do começo universo não por um ser mas sim pelas próprias leis da natureza.
@@lidiopaulo1077 não acho que existia outra possibilidade, tipo se aconteceu de certa forma, Por que aconteceria diferente ? tendo as mesmas condições iniciais
Ou seja, achamos que escolhemos algo mas a escolha já estava pré - determinada de acordo com as escolhas do passado que nos fizeram ser quem somos e escolher oq escolhemos, então não temos livre arbítrio já que estamos presos ao eu e causas do passado, talvez o único momento em que tivemos livre arbítrio foi quando éramos bebês e ainda não tínhamos personalidade formada mas, ainda assim estávamos determinados a ser quem somos de acordo com a criação que receberíamos.
Acredito que o universo quatico mata o determinismo pois se fosse verde se copaiassemos cada atomu da terra em um computador seríamos capazes de saber o futuro avançando as causas de eventos Mas não seria isso que aconteceria graças ao indeterminismo do universo quantico
Sobre a tematica em seu dilema quecofertaco determinismo e o livre arbitrio,esse é um problema que atinge uma ideia conclusiva da conjunturacexustencial,e eu trago uma ideia no critério que merececpor adequação o entendimento. O que precisa ser considerado, é que tudo partecdacideia da percepção do conceito,que é a formulação identificavel da inteligência,quando conclui o percebido. Ao lado disso, precisamos entender que tudo,inclusive o que percebemos ,sao interações energeticas,e, nas formas que se identificam,nos torna cativos dessa conclusão por sua responsabilidade evolutiva. Dessa forma,é um grave erro estabelecer uma escolha entre determinismo e livre arbitrio, e, nesse sentido, é fundamental identificar o criterio que nao atinja essas regras naturais incutidas no que concerne a propria etica envolvida,no auto aprimoramento e percepção dessa interação por resultado,na experiência do termo que confirma a segurança em seu resultado, que indica os acontecimentos, e suas relações com as naturezas pertinentes.
@@filosofia_naescola Me pergunto como posso viver em paz com essa informação. Sendo que dessa forma eu não estou fazendo nada por minha real vontade, mas apenas seguindo leis universais rígidas, que me podem levar inclusive a fins trágicos e absurdos. Estou sempre em conflito tentando destruir isso.
@@huggo141 Estude se quiser sobre LIVRE-AGÊNCIA e vc verá q APESAR de DEUS DETERMINAR TD Ñ ROBOTIZOU as PESSOAS estude tbm se quiser sobre como a SOBERANIA de Deus se RELACIONA com a RESPONSABILIDADE do HOMEM RECOMENDO ARTHUR. W. PINK o SEU LIVRO OS ATRIBUTOS de DEUS leia sobre o ATRIBUTO SOBERANIA e os DECRETOS de DEUS se QUISER e INDICO TBM A CONFISSÃO de FÉ de WESTIMINSTER a parte q fala sobre a LIVRE-AGÊNCIA do HOMEM ESPERO TE-LÔ AJUDADO.
E se o Antônio no meio do percurso da faculdade (da sequência de causas) escolher não ficar com sua colega e consequentemente não ver as cachoeiras com ela? Porque ao mesmo tempo não há nada que o obrigue a namorar, tudo fica a cargo do seu desejo nesse ponto. O futuro dele continua sendo aberto e ele pode escolher qual rumo seguir. Isso não colocaria em cheque a teoria do determinismo?
Essa dúvida entre determinismo e Livre Arbítrio é fruto de um desconhecimento do que seja LA. Quem arbitra é árbitro, árbitro é juiz, juiz julga não escolhe, portanto LA é a faculdade de julgar e não de escolher. A liberdade de escolher está limitada aos nossos poderes e a de julgar é total. Pode até se argumentar que nosso julgamento pode não ser correto mas a liberdade de julgamento é absolutamente total.
Essa ideia básica do determinismo de que a liberdade é incompatível com um mundo que funciona com base em causa e efeito foi defendida por vários filósofos. Um exemplo é o Schopenhauer.
Essas teorias só servem para o gado não assumir suas responsabilidades. Existem influencias e predisposições e interesses próprios, são muitas variáveis. Nós também decidimos e também sofremos influencias externas. Mas para o gado que aprende teorias novas ou é zero ou é 100. Ou é determinado ou indeterminado. Não conseguem pensar com a própria cabeça.
@@LarissaResende-v7v As coisas estarem determinadas não quer dizer que não as tenhamos escolhido antes. Somos como um filme gravado, o filme já aconteceu e as escolhas fomos nós que as fizemos. Uma coisa não exclui a outra.
@@LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 vamos imaginar que a vida É uma novela,o autor da novela já sabe o que vai acontecer com cada personagem, mais os personagens não sabe como vai ser o seu fim,eu sempre imagino a vida de cada ser humano como uma novela, ou seja cada um faz algo diferente, mais não sabe porque tá fazendo só sabe que é pra fazer,mais porque o autor da novela já escreveu todo o roteiro da gravação ,por isso que não sabemos o que vamos fazer amanhã, só fazemos planos,e não sabemos o que vai acontecer com cada um da qui uns 10 anos. Só o autor sabe o que vai acontecer com cada personagem no futuro .
@@LarissaResende-v7v O autor e personagens são a mesma pessoa. O autor da sua história e o personagem da sua história é vc. Vc tem escolhas para fazer em uma programação pré-determinada, vários caminhos são apresentados e vc ganha pontos ou perde pontos dependendo das escolhas. Deus nos coloca em situações, ele é o programador do jogo, mas vc escolhe o roteiro e vc é o bonequinho do jogo. Deus nos dá a opção de escolher, porque ele quando criou tudo o que existe criou de maneira livre, por isso ele nos deu a liberdade para escolhermos. Escolhas certas ganham pontos, escolhas erradas perde pontos.
@@LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 Adão e eva optou por fazer a escolha errada e eles foram expulso do jardim, quando fazemos a escolha errada nós recebemos uma punição, e logo não temos livre arbítrio.
Nossa que explicação lógica e coerente! Filosofia pura!
Bom dia. Aprecio muito o Canal e o indiquei para os meus seguidores. É muito importante compartilharmos conhecimento.
"Aleatório" e "imprevisível" não definem o indeterminismo. Desconhecer a causa de um certo evento não o torna "indeterminado". Em verdade, não temos (a humanidade) capacidade de refutar o determinismo, motivo pelo qual o "indeterminismo" não tem significado. Parabéns pelo canal.
Mecânica quântica; pesquise sobre o indeterminismo lá. Pesquise sobre superposição, emanharamento quântico, etc.
Como diz meu amigo Phillipe ... Gratidão
Luciano o Brabo - IFMG Ipatinga
Gratidão, ótimo vídeo ✨
O determinismo mata qualquer possibilidade de livre arbítrio em minha opinião mas ao mesmo tempo. Seria tão bom não ser responsável pela minha própria vida.
Kkkkkkk verdade.
Estou com Sartre nessa parte: 'o homem é condenado a ser livre'. Até quando agimos de má-fé, ou seja, quando tentamos argumentar que somos o que somos por culpa disso ou daquilo, escolhemos isso.
Facts
@@gabsfehr Mas o que escolhes é tendo em conta tudo o que ja viveste... Escolha é uma ilusão pois na verdade apesar de escolhermos escolhemos porque é o que achámos melhor fazer. E porquê que cada um faz escolhas diferentes? Eu acredito que tal como cada um faz decisões diferentes cada um já viveu inúmeras experiências totalmente diferentes, para não falar dos genes e das condições de que nada podemos fazer.
Acredito que Determinismo ou Livre Arbítrio ser verdadeiro pouco interessa, pois dependerá sempre da maneira de como são interpretados.
Sendo assim, escolhendo a minha interpretação dos dois, acredito mais no Determinismo, anulando completamente o livre arbitrio.
Mas, determinado ou não, você é responsável pela sua vida
Gostei. Vídeo super inteligente.
Podemos agir de acordo com a nossa vontade - Mas e se a "nossa vontade" não for realmete a nossa vontade???
Exato, esse é o problema kkkk. Talvez temos a ilusão e ignoramos os estímulos externos, ou n os percebemos.
Eu parei de estudar, com 20 anos,e agora com 28 termino meus estudos,e esse período conheci uma turma,que as vezes eu acho como se nos conhecemos a anos, e se eu não estivesse continuado jamais teria conhecido esses alunos,mais não foi uma decisão minha ter continuado eu só continuei porque eu acho que já estava tipo determinado para eu continuar e conhecer esses alunos. 😅
obrigada me ajudou bastante
Gratidão 🙏
As nossas escolhas efectivas, ou seja, o acto de optar a uma de muitas alternativas depende unicamente da nossa vontade, ok!
Mas o que é essa vontade, que... parece moldar a nossa realidade relacionada as nossas escolhas?
Mesmo que a nossa vontade seja a definição do nosso ser, ela não vem do nada. Ser livre tem a ver com a possibilidade de escolher de acordo a nossa vontade, ou escolher apenas aquilo de que temos vontade?
Em qualquer um dos casos, parece que existe sempre uma causa para todos os efeitos.
Consideremos o seguinte exemplo:
A é um jovem preguiçoso, e geralmente só faz o que tem vontade.
Mas há situações em que A deve fazer realizações contra sua vontade, tais como: ir à escola, atender aos pedidos de seus pais etc.
Em qualquer uma das situações (o que A faz por vontade própria, e as diferentes dessa), A escolhe o que fazer. Mesmo existindo vontade, ou não, para fazer o que faz, é sempre possível para A escolher o que fazer.
Este seria um exemplo de livre-arbítrio?
Sobre o seu exemplo, eu acredito que não. Pois ambas as escolhas emergem da vontade. Ir a escola e atender aos pedidos dos pais é algo que ele realiza por causa da vontade de evitar futuros problemas no longo prazo, por mais que no curto prazo essa escolha seja desconfortável. A nossa capacidade cognitiva nos permite tomarmos decisões que nos beneficiem mais ou prejudiquem menos no longo prazo, possivelmente aquele experimento do marshmallow na área da psicologia tem algo a ver. É difícil definir exatamente o que é a vontade, mas no campo da neurociência ela é resultado de reações neurológicas e bioquímicas, são efeitos de causas (estímulos). A menos que nossa consciência ou racionalidade seja um fenômeno metafísico e transcendental, não acredito que ela supere as leis da física, principalmente a de causa e efeito.
@@Ghost-ef1qe Então qual seria o exemplo, no caso de existir o livre-arbítrio, de livre-arbítrio?
Eu acho que não existe livre árbitro, tipo esse comentário que fiz, eu ia fazer de qualquer maneira, isso já estáva determinado desde do começo universo não por um ser mas sim pelas próprias leis da natureza.
@@Shikacs Então não existe o que chamamos de "possibilidade"?
@@lidiopaulo1077 não acho que existia outra possibilidade, tipo se aconteceu de certa forma, Por que aconteceria diferente ? tendo as mesmas condições iniciais
Ou seja, achamos que escolhemos algo mas a escolha já estava pré - determinada de acordo com as escolhas do passado que nos fizeram ser quem somos e escolher oq escolhemos, então não temos livre arbítrio já que estamos presos ao eu e causas do passado, talvez o único momento em que tivemos livre arbítrio foi quando éramos bebês e ainda não tínhamos personalidade formada mas, ainda assim estávamos determinados a ser quem somos de acordo com a criação que receberíamos.
Perfeita colocação
Muito bom.
Obg.
obrigada ☁️💌🩷
Acredito que o universo quatico mata o determinismo pois se fosse verde se copaiassemos cada atomu da terra em um computador seríamos capazes de saber o futuro avançando as causas de eventos
Mas não seria isso que aconteceria graças ao indeterminismo do universo quantico
Muito bom.
Sobre a tematica em seu dilema quecofertaco determinismo e o livre arbitrio,esse é um problema que atinge uma ideia conclusiva da conjunturacexustencial,e eu trago uma ideia no critério que merececpor adequação o entendimento.
O que precisa ser considerado, é que tudo partecdacideia da percepção do conceito,que é a formulação identificavel da inteligência,quando conclui o percebido.
Ao lado disso, precisamos entender que tudo,inclusive o que percebemos ,sao interações energeticas,e, nas formas que se identificam,nos torna cativos dessa conclusão por sua responsabilidade evolutiva.
Dessa forma,é um grave erro estabelecer uma escolha entre determinismo e livre arbitrio, e, nesse sentido, é fundamental identificar o criterio que nao atinja essas regras naturais incutidas no que concerne a propria etica envolvida,no auto aprimoramento e percepção dessa interação por resultado,na experiência do termo que confirma a segurança em seu resultado, que indica os acontecimentos, e suas relações com as naturezas pertinentes.
Ninguém tem mais livre arbítrio
O que eu quero saber eu já fui determinado a fazer tudo , eu não tenho livre arbítrio ?
Isso. O raciocínio dos incompatibilistas se aplica a qualquer ação humana. De acordo com essa lógica, em nenhum caso temos livre-arbítrio.
@@filosofia_naescola e o determinismo moderado?
@@filosofia_naescola Me pergunto como posso viver em paz com essa informação. Sendo que dessa forma eu não estou fazendo nada por minha real vontade, mas apenas seguindo leis universais rígidas, que me podem levar inclusive a fins trágicos e absurdos. Estou sempre em conflito tentando destruir isso.
@@huggo141 rsrsrs
@@huggo141 Estude se quiser sobre LIVRE-AGÊNCIA e vc verá q APESAR de DEUS DETERMINAR TD Ñ ROBOTIZOU as PESSOAS estude tbm se quiser sobre como a SOBERANIA de Deus se RELACIONA com a RESPONSABILIDADE do HOMEM RECOMENDO ARTHUR. W. PINK o SEU LIVRO OS ATRIBUTOS de DEUS leia sobre o ATRIBUTO SOBERANIA e os DECRETOS de DEUS se QUISER e INDICO TBM A CONFISSÃO de FÉ de WESTIMINSTER a parte q fala sobre a LIVRE-AGÊNCIA do HOMEM ESPERO TE-LÔ AJUDADO.
fatalismo se enquadra onde nisso?
E se o Antônio no meio do percurso da faculdade (da sequência de causas) escolher não ficar com sua colega e consequentemente não ver as cachoeiras com ela? Porque ao mesmo tempo não há nada que o obrigue a namorar, tudo fica a cargo do seu desejo nesse ponto. O futuro dele continua sendo aberto e ele pode escolher qual rumo seguir. Isso não colocaria em cheque a teoria do determinismo?
Qualquer escolha que ele fisse já estaria determinado a escolher
Essa dúvida entre determinismo e Livre Arbítrio é fruto de um desconhecimento do que seja LA. Quem arbitra é árbitro, árbitro é juiz, juiz julga não escolhe, portanto LA é a faculdade de julgar e não de escolher. A liberdade de escolher está limitada aos nossos poderes e a de julgar é total. Pode até se argumentar que nosso julgamento pode não ser correto mas a liberdade de julgamento é absolutamente total.
Desde que Adão pecou que o mundo é assim
🤯🤯🤯
O pensamento desta aula foi baseado em quais filósofos??
Essa ideia básica do determinismo de que a liberdade é incompatível com um mundo que funciona com base em causa e efeito foi defendida por vários filósofos. Um exemplo é o Schopenhauer.
Vi isso num livro
Gostei
Essas teorias só servem para o gado não assumir suas responsabilidades.
Existem influencias e predisposições e interesses próprios, são muitas variáveis.
Nós também decidimos e também sofremos influencias externas.
Mas para o gado que aprende teorias novas ou é zero ou é 100.
Ou é determinado ou indeterminado.
Não conseguem pensar com a própria cabeça.
Tudo tá determinado, você sabe o dia que vai Morrer??
@@LarissaResende-v7v
As coisas estarem determinadas não quer dizer que não as tenhamos escolhido antes.
Somos como um filme gravado, o filme já aconteceu e as escolhas fomos nós que as fizemos.
Uma coisa não exclui a outra.
@@LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 vamos imaginar que a vida É uma novela,o autor da novela já sabe o que vai acontecer com cada personagem, mais os personagens não sabe como vai ser o seu fim,eu sempre imagino a vida de cada ser humano como uma novela, ou seja cada um faz algo diferente, mais não sabe porque tá fazendo só sabe que é pra fazer,mais porque o autor da novela já escreveu todo o roteiro da gravação ,por isso que não sabemos o que vamos fazer amanhã, só fazemos planos,e não sabemos o que vai acontecer com cada um da qui uns 10 anos. Só o autor sabe o que vai acontecer com cada personagem no futuro .
@@LarissaResende-v7v
O autor e personagens são a mesma pessoa. O autor da sua história e o personagem da sua história é vc. Vc tem escolhas para fazer em uma programação pré-determinada, vários caminhos são apresentados e vc ganha pontos ou perde pontos dependendo das escolhas.
Deus nos coloca em situações, ele é o programador do jogo, mas vc escolhe o roteiro e vc é o bonequinho do jogo.
Deus nos dá a opção de escolher, porque ele quando criou tudo o que existe criou de maneira livre, por isso ele nos deu a liberdade para escolhermos. Escolhas certas ganham pontos, escolhas erradas perde pontos.
@@LUSKAWITT_Apocalipse19_em_2O24 Adão e eva optou por fazer a escolha errada e eles foram expulso do jardim, quando fazemos a escolha errada nós recebemos uma punição, e logo não temos livre arbítrio.
O libertismo também é uma posição incompatibilista
aúdio baixo demais
Tá surdo então
@@loheryreacts2746 KKKKKK
Tendi nd
Alfabeto de A a 🤹💖🕊️🙏💞🙃🕊️🤽🕊️🏌️🕊️🤽........🕊️🏌️🤹💖🤹Z!
Etudar e vantade? Eu aqui a escrever as palavras mal a minha vida inteira e nem sabia
A única forma de ser livre de verdade é sendo ONIPOTENTE kkk