A HISTÓRIA DE "GERSON" O CANHOTINHA DE OURO.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • A HISTÓRIA DE "GERSON" O CANHOTINHA DE OURO.
    Gerson de Oliveira Nunes, nasceu no dia 11 de janeiro de 1941 em Niterói. O gosto pela bola foi revelado nas peladas da praia de Santa Rosa, em Niterói. Posteriormente trocou a areia pelas quadras de futebol de salão.
    Aos 16 anos, em 1957, começou a jogar no Canto do Rio, time de Niterói que disputa o Campeonato Carioca. Já menino, se destacava pela qualidade que viria ser a sua maior virtude no futebol: a precisão cirúrgica dos seus lançamentos. Convidado por Modesto Bría, um paraguaio que foi tricampeão pelo Flamengo e depois virou técnico, foi treinar na Gávea, em 1958, e imediatamente ganhou uma vaga no ataque do juvenil.
    Promovido ao time principal do Flamengo em 1959, Gerson foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961, sem esquecer de sua curta participação na campanha da conquista do campeonato carioca de 1963.
    Na Gávea, Gerson permaneceu até 1963, quando desentendimentos acalorados com o técnico Flávio Costa causaram sua saída do clube.
    O mal-estar entre ambos teve origem na partida decisiva do certame carioca de 1962, diante do Botafogo.
    Apesar dos protestos, Gerson foi escalado como ponta esquerda para ajudar o companheiro Jordan na marcação de Garrincha. A manobra não deu certo e o Botafogo faturou o bicampeonato.
    O clima beligerante continuou no campeonato carioca de 1963. Conforme publicado pela Revista do Esporte, Gerson foi afastado do time antes do clássico contra o Botafogo, pela terceira rodada do campeonato carioca.
    Além disso, os dirigentes o acusaram de garoto mimado pelo pai, o que foi prontamente rebatido pelo jogador na Revista do Esporte: "Nada disso" Meu pai é meu amigo e meu conselheiro. Além disso, o Flamengo não pode me privar do convívio familiar".
    Dessa forma, o ambiente na Gávea chegou ao limite. Foi então que os dirigentes do Botafogo tiraram proveito e levaram Gerson para General Severiano.
    Na época, os principais jornais esportivos estamparam em letras garrafais: "Botafogo deposita 150 milhões de cruzeiros e tira Gerson do Flamengo".
    No Botafogo, Gerson conquistou títulos e sua definitiva projeção. Atuou ao lado de uma nova geração de jogadores de muita qualidade; como Afonsinho, Paulo César Lima, Roberto Miranda, Rogério e Sicupira.
    Enquanto isso, outros grandes valores entravam em estágio final de carreira; como Garrincha, Leônidas, Nilton Santos e Zagallo. Pelo time da Estrela Solitária, Gerson conquistou vários títulos:
    - Torneio Rio-São Paulo 1964 (dividido com o Santos)e Torneio Rio-São Paulo 1966 (dividido entre Corinthians, Santos e Vasco da Gama), Taça Guanabara 1967 e 1968, campeonato carioca 1967 e 1968 e Taça Brasil de 1968.
    O "Canhotinha de Ouro " era dono de singularidades marcantes: O medo de viajar de avião, a facilidade em colocar a bola onde queria e finalmente o costumeiro vigor nas divididas.
    Não que Gerson fosse um jogador desleal ou coisa parecida, pelo contrário, Contudo, seu envolvimento em jogadas que ocasionaram fraturas nos adversários apontam um histórico infeliz; como foi o caso de Vaguinho do Corinthians e do peruano De La Torre.
    Canhoto, grande sentido de organização e estratégia, era um técnico dentro de campo; lançamentos perfeitos de perto ou de longe, capaz de colocar a bola no peito do atacante a 40 metros de distância; chutes fortes e precisos; ótimo cobrador de faltas; liderança, não tinha papas na língua quando fosse preciso orientar o time ou até mesmo xingar um companheiro. Bicampeão carioca e campeão brasileiro pelo Botafogo.”.
    PELA EQUIPE DO BOTAFOGO ATUOU EM 248 JOGOS E MARCOU 96 GOLS.
    Em 17 de julho de 1969, Gerson deixou o Rio de Janeiro quando foi negociado junto ao São Paulo Futebol Clube.
    Para assinar com o tricolor paulista, Gerson finalmente tomou coragem e foi ao aeroporto Santos Dumont. Pra variar, não fez nenhuma questão de usar terno e gravata quando foi apresentado no tricolor.
    Símbolo de uma época de franco renascimento no Morumbi, Gerson manteve a tradição de jogadores consagrados e veteranos, como Sastre e Zizinho.
    Pernas finas e calção escorregando até os joelhos, o Canhotinha de Ouro ofereceu ao tricolor a estabilidade necessária para quebrar o jejum de títulos.
    Próximo de completar os 30 anos de idade, seu futebol foi determinante na conquista do bicampeonato paulista de 1970/1971.
    Em seu período no cenário paulista, Gerson travou uma batalha pessoal contra a imprensa. Os jornais afirmavam que o Canhotinha queria mesmo era voltar para o Rio de Janeiro.
    FONTE:
    (Fonte: tardesdepacaembu.wordpress.com)
    terceirotempo....

Комментарии • 20

  • @GiovaniAndrade-pn1qz
    @GiovaniAndrade-pn1qz Месяц назад +2

    Gerson um dos melhores lamcadores que vi nos meus 73 anos

  • @monaqnne9267
    @monaqnne9267 26 дней назад +1

    Sou fã. O seu profissionalismo é um exemplo tanto como atleta como jornalista.

  • @ricardocosta1265
    @ricardocosta1265 Месяц назад +6

    Gerson um dos maiores jogador do Mundo,meu pai e meu avo e tio sempre falava dele no botafogo

  • @kleinhenrique3706
    @kleinhenrique3706 Месяц назад +2

    Este sem dúvida é até hoje um dos maiores se não for o maior camisa 8 do futebol Mundial meu ídolo até hoje gosto tanto dele e de seu futebol que até vim morar em Niterói para ser deu vizinho passe é com este aí era só pedir onde queria que a bola chegava lá limpinha e rolando maravilhosamente para o complemento da jogada pergunta ao Jairzinho aí se estou mentindo ou aumentando 😂

  • @marcosparente3968
    @marcosparente3968 Месяц назад +3

    GÉRSON O MAIOR MEIA ARMADOR DO BRASIL, JOGAVA E COMANDAVA. ASSISTI NO MARACA NA SELEÇÃO
    E NO FOGÃO, E QUE ATAQUE !; ROGÉRIO, JAIR, ROBERTO E P. CÉSAR. SOU VASCAÍNO E SAUDOSO DO BOM FUTEBOL.

  • @nelsoncamillodasilva778
    @nelsoncamillodasilva778 Месяц назад +1

    Esta seria a minha seleção de todos os tempos: Garrincha GERSON, DiStefsno , Pelé e Gento. E ponto final.Volta Redonda RJ.

  • @antoniomarcosdosreis735
    @antoniomarcosdosreis735 Месяц назад +6

    Gérson, o Canhotinha de Ouro... mesmo sendo diferenciado, não era a estrela que hoje pernas-de-pau querem ser...

  • @carlosvalencaadvogado8449
    @carlosvalencaadvogado8449 Месяц назад +2

    O MELHOR MEIA ARMADOR DO PLANETA !!!

  • @miguelfreitas7683
    @miguelfreitas7683 Месяц назад +2

    Craque de verdade. Fera. E o melhor comentarista de futebol.

  • @renatocamurca2713
    @renatocamurca2713 Месяц назад +2

    Só aparece um Gérson de 100 em 100 anos. Vi Gérson jogar, parecia uma máquina de precisão. CRACAÇO, CRACAÇO.

  • @MMontserrat1
    @MMontserrat1 Месяц назад +1

    Dos mais talentosos craques da minha geração que vi jogar. Nasci em 1954 e fui ‘apresentado’ ao Maracanã aos 9 anos de idade. Daí comecei a frequentar todos os estádios pelo Rio de Janeiro, Brasil e exterior. Repito: dos mais talentosos jogadores que vi jogar.

  • @marcioaffonso8402
    @marcioaffonso8402 Месяц назад +2

    Fala do Luizinho Rangel

  • @rogeriodelazzari3567
    @rogeriodelazzari3567 Месяц назад +3

    Quanto não valeria este que eu vi jogar e que era duas vezes melhor que Zidane.

  • @helderbernardo4885
    @helderbernardo4885 Месяц назад +1

    Fala do Jairzinho( furacão da copa de 70)

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 Месяц назад +1

    Fala do sicupira e dirceu kruger?

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 Месяц назад +1

    Hoje ele é comentarista da super rádio tupi do rio de janeiro junto com o dé o aranha.

  • @takamassanomuro2063
    @takamassanomuro2063 Месяц назад +2

    Comentário Comentário pra gerar engajamento

  • @MarceloGuina-ie9zn
    @MarceloGuina-ie9zn Месяц назад +1

    DISPENSA COMENTÁRIOS!! GÉRSON É FOGÃO 🔥🔥... DE CORAÇÃO TRICOLOR 😂😂 CHUPAAAA MULAMABADA 🤣🤣 VCS VÃO VIVER DE ZICO AMARELÃO 😂 JÚNIOR E LEANDRO PRO RESTO DA VIDA!!!