Acho importante lembrar uma frase da Clarice em momentos como este, ouvindo um conto que até para ela era um mistério: "É preciso saber não entender"...
Muito bom. Esse tom de voz, essa entonação levemente irritada mas cheia de nuances me pareceram perfeitas para esse conto que era o preferido de Clarice...
O ovo na verdade é sua inspiração e a galinha é ela própria,quando ela não encontra mais o ovo Clarice fica apavorada,ela se sente morta por não conseguir mais escrever,haja vista que disse em uma entrevista: - Quando não escrevo estou morta....Ela sente-se perturbada por ter um prazo para entregar seu trabalho,repudia a ideia de trabalho,de ganhar dinheiro com isso,se tornar escrava daquilo que faz por amor...O ovo (inspiração ) não acontece pois na verdade a arte de escrever vem do ovo...O ovo não pode ser forçado,ele simplesmente acontece... O ovo(inspiração) é a alma da galinha(Clarice)... O ovo é um dom,claro e branco como um ovo,se é branco é branco ou vcs já viram ou dom que não era dom? Dom É dom...
MultiHistory , me perdoe mas achei muito engraçada ( sem nenhum demérito) sua interpretação segundo a qual o ovo é a inspiração e a galinha é Clarice. Foi o melhor comentário de todos. 😉
MultiHistory Excelente. Boa interpretação. Digo, interpretar Clarice é vivenciar a essência da sua alma. É intensificar cada palavra e trazê-las para a realidade. Principalmente quando ela aborda sobre "agentes". Lincando com os agentes públicos que ela conheceu por meio do marido que era diplomata. Em uma das entrevistas que eu já assisti dela, ela aborda de forma sutil sobre o universo da diplomacia que se veste de ovo para fingir compreender a realidade. Enfim, ela é ótima.
Só tenho uma teoria maluca, não tenho a menor pretensão de que faça algum sentido. Simbologia secreta: O ovo é o brilho da consciência divina de Deus, a alma eterna dentro de todos nós. A galinha representa o ser humano e sua busca incessante por respostas, mesmo que não se dê conta que o procura intimamente é entender Deus. Ressalto os seguintes trechos: "O ovo é a alma da galinha" "De ovo em ovo chegasse a Deus" "Você é perfeito ovo, a você dedico a primeira vez" "A gente não sabe que ama o ovo" "Ninguém é capaz de ver o ovo" "O ovo é o sonho inatingível da galinha" "O ovo nunca lutou" "A aura dos meus dedos é que vê o ovo. Não toco" O ovo é a promessa de um dia chegar a ver o ovo" "A galinha olha o horizonte. Como se da linha do horizonte é que viesse vindo um ovo. "Ainda não se achou a forma mais adequada para uma galinha" O texto se lido fragmentado questiona a existência humana, a Impermanência da manifestação, e o universo reconhecendo a inexistência de um eu inerente. A genialidade de quem sabiamente entendia que contextualizar Deus (ovo) é impossível, pois Deus o TODO absoluto é incognisivel.
Nada se revela. Nós que fazemos das coisas o que elas são. A necessidade de se chamar de "ovo" para os ovos que se mistura a tudo que existe faz surgir o ovo. Eis a razão pela qual essa brilhante escritora disse que o ovo sozinho não existe. Fantástica essa mulher! Nos mostra que a realidade é sempre um mistério que como não se revela, somos nós que lhe damos significado e ao dar significado, pensamos saber o que as coisas são. Clarice claríssima, claricíssima!
Quando falo "Nada se revela." Digo nada como uma negação. Poderia dizer "O tudo não se revela". Ou pelo menos aquilo que julgamos ser passível de conhecimento.
Não entender as coisas é o que nos mantém vivos nesse mundo. Somos descartáveis, porém cheios de riquezas. O mundo não nos aceita, mas não pode viver sem nós (quero dizer: a nossa individualidade). Somos pequenos perante a Deus, mas somos grandes perante ao mundo. Deus não precisa de nós, mas no engrandece em meio ao loucura do mundo do mundo; que nos banaliza. O ovo pode ser tudo: um mendigo, um negro, uma coisa estereotipada. Um ovo só não pode ser nada. Logo ele não existiria. O ovo é o paradoxo da essência: totalmente necessário, e totalmente desprezível. Assim como Claricie! Ninguém com quem ela conviveu a compreendeu, a suportou, a admirou de vdd. Ela foi usada como ovo. Naturalmente ela é o próprio ovo. Pra quem sabe o valor de um ovo, saberá o valor de Clarice. Eu te amo! Se alguém puder comentar nesse comentário pra eu poder reler ele sempre que me sentir sozinho. Eu agradeço
O ovário é um locus onde o ovo surge, se desenvolve e é ofertado posteriormente ao universo, quando o deixa. Como muitos aqui propoem e eu também creio, esse ovo é a inspiração. Será que o ovo acredita? Crença é fé? Um ovo teria fé? ...ou o ovo a transcende. A galinha se foi, mas seu ovo nos inspira eternamente. Gratidão Clarice.
Muito atual, o que fazemos com o ovo, é o que fazemos com as pessoas, usamos as pessoas e jogamos fora quando não é mais útil, depois de ter ficado com o que era de valor !!!
Concordo com vc. Nessa obra Clarisse Lispector fala dela mesma e seu sofrimento com seus complexos existencial. Ela queria explicar o inexplicável. Prof: Kátia
Tentei entender me aprofundar e fiquei ,uma semana,um mês ou um dia talvez não sei,pensando sobre como algo tão profundo e tão raso nos colocam em inteira desordem de pensando e reflexão assim como as de Lispector.
A própria Clarice diz em uma entrevista na tv cultura no ano de 1977 que ela não entende esse livro, a história na verdade, que o título é esquisito é, gostei muito de assistir a entrevista dela , valeu 🌙🌟🌙
Ouvi e gostei bastante! Entretanto, entendi pouco! Gostei muito, mas não entendi nada, ou quase nada. Texto profundo, extremamente HERMÉTICO. Contudo, ao ouvir o jogo de frases, o compasso e oscilações dos pontos de vistas de determinados ângulos diferentes, em principio transmite-nos uma certa confusão, angustia, mas aos poucos vai nos acalmando, vai nos trazendo uma paz, uma leveza e alivio.
O ovo e a galinha é a ruptura com a realidade que tanto acreditamos que é como nos ensinaram e aprendemos ser o real. Só sensações e percepções dos sentidos do corpo limitados que a gente coloca a mão no fogo, mata e morre como verdade.
Quero logicar um pouquinho para alavancar a reflexão da questão do ovo e da galinha. No começo dos meus questionamentos filosóficos sobre a verdade da vida eu me perguntava o que tinha vindo primeiro: o ovo ou a galinha?Perguntei-me o que seria o ovo e descobri que o ovo significava a forma,aspecto visível,aspecto exterior em relação ao aspecto interno, o conteúdo,eureca,eureca,questão de forma e conteúdo.Hoje em dia a forma cria o conteúdo e não se pode prescindir da forma e a forma é memória. Sem memória não há conteúdo conhecido.O que veio primeiro?O conteúdo ou forma ?A origem desse pensamento é Platão.Se a forma é ideia.A origem de tudo é a ideia e da ideia vem a forma.O conteúdo é a matéria.Não é a galinha.Hoje eu imagino o ovo o universo.
edson cunha também penso mais ou menos por essa linha. Creio que ela está se referindo ao ovo filosófico-exotérico-maçônico da cosmogenia e cosmogonia, do contrário não o teria apresentado para a sociedade exotérica, que entendeu muito bem esse tratado mágico.
Clarice Lispector é única, é múltipla, é singular, é plural. Sou um criador de Galinha Caipira, fornecemos para um Restaurante Galinha Caipira, que nos pertence. Clarice Lispector lança um pensar fundamental e existencial no nosso quotidiano, no nosso real metafísico.
Era noite, eu, criança, andando de onibus com alguém que não me lembro por uma rua suja entre casas pobres. Em algum dos bancos atrás, um adolescente solitario, magro, de shorts, vomitou grãos de feijao inteiros. Sei disso, pois, ao entrar no veiculo, vi o sentado com expressão de angustia e, ao sair, proximo daquele lugar, contemplei o seu vômito. Naquele tempo, ainda não pensava em morte. Via aquele rapaz com certo nojo. O onibus chacoalhava e não me preocupava o depois. Aquele moleque era para mim uma doença naquele ônibus. Ainda não me doia existir e nunca tinha conhecido o negro maligno da noite. Aquele jovem era um erro sem mãe. Eu àquela epoca creditava no amor dos outros e não precisava amar. Como fedia a excreção daquele ser, repugnava-me. Pensar em mim não era possivel. Eu desconheço para onde fui, mas não fui feliz pelo resto da noite. Sorte a minha que ainda punha fé no encorajamento dos meus responsáveis e, por isso, eles me traziam, novamente, à luz. Creio que isso deve ter acontecido pela madrugada. Tudo que a ele, o ônibus e o resto, se refere está despedaçado.
Não sei se estou com medo do ovo ou da Clarice.E Agora como comerei um ovo?RS...A Clarice parece viva,jovem é globalizada muito atual essa idéia de comparar,ovo,mundo,revoltas,sentimentos,galinha,ironia cética,um drama meio tango.Itália,uma coisa PUXANDO a outra.
Não sei, mas penso que ela estava falando de várias máscaras do amor, sentimento romântico e sexo. Em alguma situações trocar a palavra "OVO" por uma destas que mencionei.
Em uma parte da narrativa, quando cita que alguns tem o dom do amor para não atrapalhar o ovo,são aquelas pessoas que são permitidas terem a fama de boazinhas, para ficarem entretidas e satisfeitas com esta condição e assim não atrapalhar tanto as criaturas escolhidas por Deus, que realmente tem o amor, mas não o podem exercer por motivo da oposição acirrada. Ainda que eu falasse a língua dos homens sem amor eu nada seria.
O ovo é o amor que para amar ñ precisa entender e a galinha somos nós seres humanos que passamos pelos sofrimentos de tentar entender o amor.Amor se sente e ñ se entende.🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️😥
Esse texto trata-se da contestação permanente e da suspensão do entendimento. Eu Não sei , e não tenho disposição para saber muito menos para explicar.
Se eu perder 10kg acho que consigo ver meu ovo, será que é Branco, será que tem cor,e se eu ver e morrer? Não sei, continuo perdendo, esse ano vou ver meu ovo...
O ovo e o começo e o fim, a promesa de de um futuro incerto, se o pintinho nasce o futturo foi cosumado e segue se comprindo, caso iso não acontece o destino foi quebrando, denudado e o fim chega deixando o futuro interado
A mulher estava muito a frente de seu tempo e passa a impressão de que queria estar no controle da situação, de sua vida, mas não conseguiu. Também deu algumas pistas de que era maçônica. Os tais agentes de que ela fala devem ser maçônicos. No começo da narrativa, estava achando meio estapafúrdio ela ficar falando somente no ovo, mas depois comecei a entender. E para entendê-la, tem de ser pessoa experiente, já vivida, pois ela fala muito profundo. O ovo, como alguém comentou abaixo, pode ser a própria inspiração dela para escrever, mas também literalmente um filho que vai nascer, o qual é o propósito de toda a mulher, e também a glória de Lúcifer.
Será que é por que você não é um maçônico ou illuminatti e ficou ofendido com o discurso? Olhe o trecho 14:40 onde ela diz claramente faço parte da maçonaria.
ela fala da projecao de imagens no cerebro e de uma vida consumida por imagens....e a descoberta de ver sem imagens...ver sem projetar e morrer psicologicamente.....
@@carloseduardocelani3616 KKKKKkkk moh, presta atenção. Ela faz uma crítica à religiosidade individual e aos abusos próprios em prol de determinada religião em detrimento de uma paz interior.
si ela viveci nesi tenpo como ela ia falar dos nosos políticos ela era muito cunta mais as ideias dela. o que ela ia os nós falar dos políticos ricos do pobre não tem vez sou fãs dela
O ovo quebrou e a gema escorreu pelo chão. O que antes era comemorado como alimento agora é odiado como sujeira.
Acho importante lembrar uma frase da Clarice em momentos como este, ouvindo um conto que até para ela era um mistério: "É preciso saber não entender"...
Ela era tão profunda q se perdia em si mesma e nos seus pensamentos.
Muito bom. Esse tom de voz, essa entonação levemente irritada mas cheia de nuances me pareceram perfeitas para esse conto que era o preferido de Clarice...
Se O Ovo e a Galinha para ela mesma, q escreveu o texto, é um mistério, permanecerá assim. Cada um q o ler q faça a sua leitura.
"O ovo me vê? O ovo me idealiza? O ovo me medita? Não, o ovo apenas me vê. É isento da compreensão que fere".
Minha gratidão por Clarice Lispector . Ygor Raduy. Você é Voz e Interpretação de um Ótimo Ator.
MUito BOM Gilson ...... Vc é Maravilhoso
Vc costuma ler Clarice Lispector, Gilson ?
Para entender as obras de Clarisse Lispector precisamos ter uma alma " formada "
Verdade amiga . Eu sinto isso.
Em um mundo com tantas pessoas vazias, me faz muita falta conhecer uma Clarisse.
Clarice Lispector é imortal.
Pura física quântica! 😍 Múltiplas possibilidades.
Hermético
Concordo plenamente!
Que esplêndido 👏👏👏👏👏👏💓
Não é à toa que ela disse que não conseguia entender esse texto. É hermético pra caramba, ela falou.
excelente entonação. melhor ainda a escolha do texto lido e interpretado. parabéns pela postagem.
O ovo na verdade é sua inspiração e a galinha é ela própria,quando ela não encontra mais o ovo Clarice fica apavorada,ela se sente morta por não conseguir mais escrever,haja vista que disse em uma entrevista: - Quando não escrevo estou morta....Ela sente-se perturbada por ter um prazo para entregar seu trabalho,repudia a ideia de trabalho,de ganhar dinheiro com isso,se tornar escrava daquilo que faz por amor...O ovo (inspiração ) não acontece pois na verdade a arte de escrever vem do ovo...O ovo não pode ser forçado,ele simplesmente acontece...
O ovo(inspiração) é a alma da galinha(Clarice)...
O ovo é um dom,claro e branco como um ovo,se é branco é branco ou vcs já viram ou dom que não era dom? Dom É dom...
obg ❤
MultiHistory , me perdoe mas achei muito engraçada ( sem nenhum demérito) sua interpretação segundo a qual o ovo é a inspiração e a galinha é Clarice. Foi o melhor comentário de todos. 😉
MultiHistory Excelente. Boa interpretação. Digo, interpretar Clarice é vivenciar a essência da sua alma. É intensificar cada palavra e trazê-las para a realidade. Principalmente quando ela aborda sobre "agentes". Lincando com os agentes públicos que ela conheceu por meio do marido que era diplomata. Em uma das entrevistas que eu já assisti dela, ela aborda de forma sutil sobre o universo da diplomacia que se veste de ovo para fingir compreender a realidade. Enfim, ela é ótima.
Você chamou o ovo de branco..
A melhor interpretação que já pude comprovar até agora. Genial, cara. Vc sentiu Clarice de verdade.
p mim é uma metáfora que descreve a perceção e sentimentos entre lampejos temporais.
Só tenho uma teoria maluca, não tenho a menor pretensão de que faça algum sentido.
Simbologia secreta: O ovo é o brilho da consciência divina de Deus, a alma eterna dentro de todos nós.
A galinha representa o ser humano e sua busca incessante por respostas, mesmo que não se dê conta que o procura intimamente é entender Deus.
Ressalto os seguintes trechos:
"O ovo é a alma da galinha"
"De ovo em ovo chegasse a Deus"
"Você é perfeito ovo, a você dedico a primeira vez"
"A gente não sabe que ama o ovo"
"Ninguém é capaz de ver o ovo"
"O ovo é o sonho inatingível da galinha"
"O ovo nunca lutou"
"A aura dos meus dedos é que vê o ovo. Não toco"
O ovo é a promessa de um dia chegar a ver o ovo"
"A galinha olha o horizonte. Como se da linha do horizonte é que viesse vindo um ovo.
"Ainda não se achou a forma mais adequada para uma galinha"
O texto se lido fragmentado questiona a existência humana, a Impermanência da manifestação, e o universo reconhecendo a inexistência de um eu inerente.
A genialidade de quem sabiamente entendia que contextualizar Deus (ovo) é impossível, pois Deus o TODO absoluto é incognisivel.
Show!
clarice para literatura e nietzche para a filosofia dois maravilhosos doidos.
queria que tivesse mais leituras dela por voce....gostei tanto...
Nada se revela. Nós que fazemos das coisas o que elas são. A necessidade de se chamar de "ovo" para os ovos que se mistura a tudo que existe faz surgir o ovo. Eis a razão pela qual essa brilhante escritora disse que o ovo sozinho não existe. Fantástica essa mulher! Nos mostra que a realidade é sempre um mistério que como não se revela, somos nós que lhe damos significado e ao dar significado, pensamos saber o que as coisas são. Clarice claríssima, claricíssima!
Quando falo "Nada se revela." Digo nada como uma negação. Poderia dizer "O tudo não se revela". Ou pelo menos aquilo que julgamos ser passível de conhecimento.
Exatamente o que entendi. O ovo tem conotação da realidade.
Obrigado por compartilhar.
Não entender as coisas é o que nos mantém vivos nesse mundo.
Somos descartáveis, porém cheios de riquezas. O mundo não nos aceita, mas não pode viver sem nós (quero dizer: a nossa individualidade). Somos pequenos perante a Deus, mas somos grandes perante ao mundo. Deus não precisa de nós, mas no engrandece em meio ao loucura do mundo do mundo; que nos banaliza. O ovo pode ser tudo: um mendigo, um negro, uma coisa estereotipada. Um ovo só não pode ser nada. Logo ele não existiria.
O ovo é o paradoxo da essência: totalmente necessário, e totalmente desprezível. Assim como Claricie! Ninguém com quem ela conviveu a compreendeu, a suportou, a admirou de vdd. Ela foi usada como ovo. Naturalmente ela é o próprio ovo.
Pra quem sabe o valor de um ovo, saberá o valor de Clarice. Eu te amo!
Se alguém puder comentar nesse comentário pra eu poder reler ele sempre que me sentir sozinho. Eu agradeço
♥️
Perfecto
Que isso mano, o único comentário que me fez refletir
❤uma mulher muito inteligente parabéns ❤
que difícil hein.... texto pra reler com muuuuita calma
Entender é a prova do erro.
Acho que talvez as pessoas estejam tentando entender o ovo, mas se esqueceram de que para que ele exista é necessário não entende-lo
O ovário é um locus onde o ovo surge, se desenvolve e é ofertado posteriormente ao universo, quando o deixa.
Como muitos aqui propoem e eu também creio, esse ovo é a inspiração. Será que o ovo acredita? Crença é fé? Um ovo teria fé? ...ou o ovo a transcende. A galinha se foi, mas seu ovo nos inspira eternamente. Gratidão Clarice.
Muito atual, o que fazemos com o ovo, é o que fazemos com as pessoas, usamos as pessoas e jogamos fora quando não é mais útil, depois de ter ficado com o que era de valor !!!
Belíssimo só entende quem não compreende o real da vida pois aqueles que acham que compreende a mesma nada entende assim como um simples ovo.
Não canso de ouvir!
Penso ter algo de espiritualidade neste texto. Relatos obscuros da sua vida íntima. Segredos explicitos camuflados por metáforas.
Bingo e bem isso!!!!
Concordo com vc. Nessa obra Clarisse Lispector fala dela mesma e seu sofrimento com seus complexos existencial. Ela queria explicar o inexplicável. Prof: Kátia
Eu te amo Clarice!
Este conto é uma construção que n acaba mais.
Tentei entender me aprofundar e fiquei ,uma semana,um mês ou um dia talvez não sei,pensando sobre como algo tão profundo e tão raso nos colocam em inteira desordem de pensando e reflexão assim como as de Lispector.
A própria Clarice diz em uma entrevista na tv cultura no ano de 1977 que ela não entende esse livro, a história na verdade, que o título é esquisito é, gostei muito de assistir a entrevista dela , valeu 🌙🌟🌙
sensacional!
O ovo e a galinha por si só já é um poema, a galinha e o ovo são um só, e são plenas ou plenos.
Obrigada 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼❤️
GeniaL.. maravilhoso,
graTidao.
"Quando morri, tiraram de mim o ovo com cuidado" ~ Lispector, Clarice.
Texto pra ser revisitado e reinterpretado continuamente. O trecho que abre um parêntese sobre O AMOR, a meu ver, é o ponto alto do texto.
Eu amo isso !
Ela mesmo disse que não entendeu nada do que escreveu desse ovo! Clarice genial! 😂😍
Eu te amo Ovo
Gratidão
Ouvi e gostei bastante! Entretanto, entendi pouco! Gostei muito, mas não entendi nada, ou quase nada. Texto profundo, extremamente HERMÉTICO. Contudo, ao ouvir o jogo de frases, o compasso e oscilações dos pontos de vistas de determinados ângulos diferentes, em principio transmite-nos uma certa confusão, angustia, mas aos poucos vai nos acalmando, vai nos trazendo uma paz, uma leveza e alivio.
Não tente entender e entenderá
A própria Clarice dizia que o texto era um mistério que ela mesma não entendia.
Kkkkkkkkkkkkk
Hermético? Não, não é
O ovo e a galinha é a ruptura com a realidade que tanto acreditamos que é como nos ensinaram e aprendemos ser o real. Só sensações e percepções dos sentidos do corpo limitados que a gente coloca a mão no fogo, mata e morre como verdade.
Semiótica do ovo profundamente analisada!!
Quero logicar um pouquinho para alavancar a reflexão da questão do ovo e da galinha. No começo dos meus questionamentos filosóficos sobre a verdade da vida eu me perguntava o que tinha vindo primeiro: o ovo ou a galinha?Perguntei-me o que seria o ovo e descobri que o ovo significava a forma,aspecto visível,aspecto exterior em relação ao aspecto interno, o conteúdo,eureca,eureca,questão de forma e conteúdo.Hoje em dia a forma cria o conteúdo e não se pode prescindir da forma e a forma é memória. Sem memória não há conteúdo conhecido.O que veio primeiro?O conteúdo ou forma ?A origem desse pensamento é Platão.Se a forma é ideia.A origem de tudo é a ideia e da ideia vem a forma.O conteúdo é a matéria.Não é a galinha.Hoje eu imagino o ovo o universo.
edson cunha também penso mais ou menos por essa linha. Creio que ela está se referindo ao ovo filosófico-exotérico-maçônico da cosmogenia e cosmogonia, do contrário não o teria apresentado para a sociedade exotérica, que entendeu muito bem esse tratado mágico.
Isso é absolutamente engraçado. Muito bom
Clarice Lispector é única, é múltipla, é singular, é plural. Sou um criador de Galinha Caipira, fornecemos para um Restaurante Galinha Caipira, que nos pertence. Clarice Lispector lança um pensar fundamental e existencial no nosso quotidiano, no nosso real metafísico.
Complexo! Fico tentando imaginar o que ela realmente gostaria de passar... O que ela estava sentindo quando escreveu "O ovo e a Galinha".
Ela mesma disse que esse texto é um mistério para ela.
Inscrita!
M-e-u Deus..........
trata-se o ovo do entendimento, do não saber, do inevitável estado de ignorância. Somos a galinha, a vida é o ovo.
Verdade
genial!
Isso me pegou muito
Entendi perfeitamente este conto hermético da vida.
Explica aí.
Acho que o ovo pra Clarice é a vida real e a galinha é a sua imaginação é quando sai da realidade. Quando está escrevendo.
Ovo=pensamento
Galinha=corpo humano.
Era noite, eu, criança, andando de onibus com alguém que não me lembro por uma rua suja entre casas pobres. Em algum dos bancos atrás, um adolescente solitario, magro, de shorts, vomitou grãos de feijao inteiros. Sei disso, pois, ao entrar no veiculo, vi o sentado com expressão de angustia e, ao sair, proximo daquele lugar, contemplei o seu vômito.
Naquele tempo, ainda não pensava em morte. Via aquele rapaz com certo nojo. O onibus chacoalhava e não me preocupava o depois. Aquele moleque era para mim uma doença naquele ônibus. Ainda não me doia existir e nunca tinha conhecido o negro maligno da noite. Aquele jovem era um erro sem mãe. Eu àquela epoca creditava no amor dos outros e não precisava amar. Como fedia a excreção daquele ser, repugnava-me. Pensar em mim não era possivel.
Eu desconheço para onde fui, mas não fui feliz pelo resto da noite. Sorte a minha que ainda punha fé no encorajamento dos meus responsáveis e, por isso, eles me traziam, novamente, à luz. Creio que isso deve ter acontecido pela madrugada.
Tudo que a ele, o ônibus e o resto, se refere está despedaçado.
Acho que o ovo é o tempo e a galinha somos nós.
O ovo é a vida se dando (na minha leitura)
Kkkkkkkkkkk um êxtase absurdo sem lógica nenhuma. A falta de lógica me seduz de uma forma inexplicável
Tem que ser sentido.😊
muito bom.
Hoje eu quase finalmente vi o ovo. Mas aí o meu celular tocou e eu perdi de novo.
Coisa de doido
Não sei se estou com medo do ovo ou da Clarice.E Agora como comerei um ovo?RS...A Clarice parece viva,jovem é globalizada muito atual essa idéia de comparar,ovo,mundo,revoltas,sentimentos,galinha,ironia cética,um drama meio tango.Itália,uma coisa PUXANDO a outra.
Kkkk na ultima entrevista da clarice ela mesmo disse q nao entende esse conto kk quem somos nós pra entender
Não sei, mas penso que ela estava falando de várias máscaras do amor, sentimento romântico e sexo. Em alguma situações trocar a palavra "OVO" por uma destas que mencionei.
Em uma parte da narrativa, quando cita que alguns tem o dom do amor para não atrapalhar o ovo,são aquelas pessoas que são permitidas terem a fama de boazinhas, para ficarem entretidas e satisfeitas com esta condição e assim não atrapalhar tanto as criaturas escolhidas por Deus, que realmente tem o amor, mas não o podem exercer por motivo da oposição acirrada. Ainda que eu falasse a língua dos homens sem amor eu nada seria.
O ovo é o amor que para amar ñ precisa entender e a galinha somos nós seres humanos que passamos pelos sofrimentos de tentar entender o amor.Amor se sente e ñ se entende.🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️😥
o ovo é?
Na última entrevista dela, Clarice, ela própria confessou que nem ela entende este conto. Aff que alívio eu senti kkkk
Esse texto trata-se da contestação permanente e da suspensão do entendimento. Eu Não sei , e não tenho disposição para saber muito menos para explicar.
Na minha própria interpretação, o ovo é o "não saber". É o próprio desconhecido. Você não pode entender o ovo, pois se entender já está errando.
O ovo é a vida e a galinha é o ser humano vivendo
O ovo seria a vida?
Ou o meu interior?
O interior, o inconsciente...?
Que nunca se sabe..
Se eu perder 10kg acho que consigo ver meu ovo, será que é Branco, será que tem cor,e se eu ver e morrer? Não sei, continuo perdendo, esse ano vou ver meu ovo...
ANTES DE SERMOS NÓS,SOMOS UM OVO NUMA BÔLHA.
Eita que complicado.
Para o faminto o ovo é tudo.
... o vazio?
Atribuir o ovo a Nação Chinesa! Pertinente!Dito e Bendito!
Pq
Pq? 2
No meu ponto de vista, o ovo parece ser a verdade, e a galinha a superfície. Nós só vemos apenas superfície das coisas, mas não como ela realmente é.
Deixei o ovo cair e quebrou! sujou tudo no chão! Mas que estava alta, estava!
O ovo e o começo e o fim, a promesa de de um futuro incerto, se o pintinho nasce o futturo foi cosumado e segue se comprindo, caso iso não acontece o destino foi quebrando, denudado e o fim chega deixando o futuro interado
A mulher estava muito a frente de seu tempo e passa a impressão de que queria estar no controle da situação, de sua vida, mas não conseguiu. Também deu algumas pistas de que era maçônica. Os tais agentes de que ela fala devem ser maçônicos. No começo da narrativa, estava achando meio estapafúrdio ela ficar falando somente no ovo, mas depois comecei a entender. E para entendê-la, tem de ser pessoa experiente, já vivida, pois ela fala muito profundo. O ovo, como alguém comentou abaixo, pode ser a própria inspiração dela para escrever, mas também literalmente um filho que vai nascer, o qual é o propósito de toda a mulher, e também a glória de Lúcifer.
Maçonaria, filho a nascer, glória de Lucifer? Olha, você conseguiu ser mais estapafúrdio que o texto, viu?
Será que é por que você não é um maçônico ou illuminatti e ficou ofendido com o discurso? Olhe o trecho 14:40 onde ela diz claramente faço parte da maçonaria.
Enquanto eu falava do ovo eu esqueci a porra do ovo. Kkkkk
É BEM ISSO......OVO.....
QUEM GOSTA..... AMA....
QUEM NÃO GOSTA.... ODEIA....
SOMOS.....OVO.....E GALINHA 🐔!!!!!
SEM EXPLICAÇÃO!!!!
A VERDADE DEVE ser dita corajosamente ; é compreendido Ovo
Só eu não entendo esse conto?
A própria autora já disse em vida que nunca entendeu.
Clarice também não kkkk
Acho que a memsa diz que não o entendeu porque o ovo não é para ser entendido!!!!
viver é muito tolerável....
Ovo e a vida .....galinha e o corpo
ela fala da projecao de imagens no cerebro e de uma vida consumida por imagens....e a descoberta de ver sem imagens...ver sem projetar e morrer psicologicamente.....
Substituam ovo por Jesus e galinha por Igreja. E o texto se fará mais compreensível
Kkkkkk que viagem evangelica eh essa?
@@carloseduardocelani3616 KKKKKkkk moh, presta atenção. Ela faz uma crítica à religiosidade individual e aos abusos próprios em prol de determinada religião em detrimento de uma paz interior.
Clarice disse em uma entrevista, que não entendeu sobre o ovo e a galinha...eu tão pouco vou entender, não está ao meu alcance
É uma tirinha da Laerte!
Tem certeza?
si ela viveci nesi tenpo como ela ia falar dos
nosos políticos
ela era muito cunta mais as
ideias dela. o que ela ia os nós falar dos políticos ricos do pobre não tem vez sou fãs
dela
o ovo e a galinha são instrumentos de distração , não existem , o que existe são conflitos e angústias e questão a serem resolvidas.
Eu também acredito nisso. Procurar sentido no ovo ou na galinha não leva a lugar algum.
OVO GOSTOSO; GOSTOSO OVO... Eis a questão.
Gostoso Ovo kkkkjjjjkkkkkk
😂
Os Galos alopram,.,
O ovo é o seu don de escrever
Tem coisa melhor que Lispetor.