Como são as escolas especializadas para autistas nos EUA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Livro Crítica À Pseudociência Em Educação Especial
    lucelmobrito.m...
    Plataforma de cursos Luna ABA: lunaeducacao.c...
    Conheça nossa Pós-Graduação em ABA (100% de Professores Mestres e Doutores): www.cbiofmiami...
    Conheça nossa Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva para Autismo e Deficiência Intelectual Baseadas em Evidências:
    cbiofmiami.com...
    Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR
    CUPOM: LUCELMOLACERDA
    loja.grupoa.co...
    Recentemente, o professor Lucelmo Lacerda, acompanhado de Felipe M. Lemos, embarcou para os Estados Unidos com o propósito de participar de uma formação em análise funcional e comportamento problema. Durante essa enriquecedora viagem, tiveram a oportunidade de visitar uma escola especializada americana e observar na prática. No entanto, o ponto alto da jornada foi quando ambos dedicaram um tempo para compartilhar suas experiências e insights em um bate papo, proporcionando uma visão detalhada e envolvente sobre a experiência. Confira!
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutorado em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaaba.com.br/​
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/
    Endereço para correspondência: Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido, nº 335, Sala 401, Parque Residencial Aquarius, São José dos Campos/SP, CEP: 12246-000

Комментарии • 56

  • @virginiaalbuquerque2607
    @virginiaalbuquerque2607 8 месяцев назад +38

    O Brasil precisa entender que escola especializada e sala especial são de suma importância para atender os alunos com deficiência que ainda não estão hábeis para frequentarem uma sala comum! Isso não é segregação! respeito

  • @arianeflorencio8827
    @arianeflorencio8827 8 месяцев назад +5

    Trabalho em uma escola pública aqui na Flórida e tenho aprendido muito com os alunos . Não é uma escola especial mas temos alunos com várias adaptações tanto para autistas quanto para todos os alunos com algum tipo de deficiência ou dificuldade. 👏👏

    • @bethrocha7489
      @bethrocha7489 6 месяцев назад

      Nossa que bom saber que fora do Brasil existem escolas que aceitem nossos filhos, eu estou numa luta aq em são Paulo capital pra achar uma escola pro meu filho, só no bairro que eu moro que é no bairro do Jabaquara não consigo achar escola privada pra ele, porque aqui todos os colégios querem que eu pague uma acompanhante especializado pra ficar com ele em sala de aula, e ainda dizem ser colegios inclusivos, pra mim colégio com inclusão não pede uma acompanhante pros pais pagarem e também não dizem para os pais que pra se contratar um professor de educação especial custa caro pro colégio , mas eu tenho fé que um dia eu saio desse país que não faz nada de bom pras crianças e pessoas com necessidades especiais.

  • @amandaferrareli2632
    @amandaferrareli2632 8 месяцев назад +15

    Reparei que minha filha tem facilidade de enfrentar o mundo quando está com algum objeto de pelúcia que tenha sido dado por alguém querido.
    Eram alguns bichinhos de pelúcia.
    E era uma briga com a escola antiga. 😢 Nem vou me ater na memória porque foi muito desgastante para nós lidar com as crises que aquilo gerou... e estagnação na aprendizagem.
    Esse ano na escola nova a professora deixou levar e tudo melhorou muitooooo. Ela não fica brincando com o bichinho, ela apenas segura ele ou deixa ele no colo. Ele não distrai ela, pelo contrário ajuda muito a manter o foco.
    Ela já está com 11 anos, vai para o sexto ano ano que vem... vou tentar substituir o bichinho de pelúcia propriamente dito... por um bichinho que é chaveiro de bolsa. Fica mais discreto e acho que vai ser benéfico para ela.
    Pretendo dar de Natal com muito amor, e colocar na bolsinha tira colo dela que ela nunca tira. Na bolsinha ficam os abafadores de ruído, um gloss labial com cheiro que ela ama, uma lanterninha e lenços umedecidos porque ela odeia ficar suja.
    ❤ se Deus quiser ela vai amar o bichinho chaveiro e ano que vem ela vai conseguir se sentir bem carregando apenas ele ❤

  • @viniponcha
    @viniponcha 8 месяцев назад +5

    Amei essa explicação de vocês de que para se fazer inclusão escolar, devemos escolher "as brigas que vamos comprar", levando em consideração até que ponto, aspectos idiossincráticos interferem, de forma relevante, na aquisição de novas habilidades.

  • @felipeelucas_x-autista_5553
    @felipeelucas_x-autista_5553 8 месяцев назад +7

    Obrigado pelo vídeo! Minha sobrinha mora nos EUA e é autista, ela fica nessa sala especializada, com 6 anos já está alfabetizada, já ganhou habilidades de acordo com a sua faixa etária. Esse trabalho maravilhoso que vcs fazem, vão abrindo portas e ideias para modificar a prática da inclusão no nosso país. Parabéns!!!! 🎉
    Se for possível, faça um vídeo explicando quais os critérios para selecionar os alunos que vão para sala especial, escola especializada e como planejam a interação dos alunos dentro da escola regular, se há momentos que ele participam de atividades em comum.

    • @sebastiandonoso605
      @sebastiandonoso605 11 дней назад

      Olá, em qual estado ou cidade ela mora?, tenho uma filha com autismo e gostaria saber em qual escola ela estuda.

  • @andrec8106
    @andrec8106 8 месяцев назад +6

    Essas administração pública dos estados unidos voltados a inclusão social e de saúde. É buscar o maior desenvolvimento das pessoas com essas dificuldades em aprendizagem educacional. Parabéns pelo o que vocês fazem pelo o ser humano.

  • @andreiasantiago7972
    @andreiasantiago7972 8 месяцев назад +6

    Minha filha atualmente estuda em uma escola especializada. Está fazendo PreK pelo segundo ano (pela idade... Entrou com 3 anos e sairá com 4). Ano que vem ela vai para a escola regular. Por enquanto estou gostando do sistema educacional. Moro em Connecticut. Sou Pedagoga no Brasil e faço pós de ABA (CBI Miami).

  • @carinasurkamp7591
    @carinasurkamp7591 3 месяца назад +1

    Pra variar o Brasil na contramão da ciência e no que dá certo

  • @saske4919
    @saske4919 2 месяца назад

    Vocês acabaram de ganhar um inscrito, ativei o sininho e deixei meu like.

  • @BiaOrtizFotografia
    @BiaOrtizFotografia 8 месяцев назад +1

    Lucelmo, sugiro muito conhecer o projeto "Ancora" aqui no BR mesmo e o prof José Pacheco, não são especializados em autismo e outras deficiências mas tem estratégias e método que ensino diferente e que acredito ser muito benéfico para nós autistas tbm. Gostei de conhecer a experiencia de vcs aí, mas são tantas coisas que pra mim parecem tão óbvias! Há muito tempo eu tenho vontade de te falar sobre a escola e esse maravilhoso professor que tive o prazer de conhecer. A gente tem q lutar pra mudar o sistema de ensino e não as crianças!

    • @lunaaba
      @lunaaba  8 месяцев назад

      Eu conheci o projeto Âncora e inclusive perguntei, quando estive lá, quantos alunos autistas tinham (a resposta foi “nenhum”, mas já faz muitos anos isso). Mas gosto muito deste sistema. Inclusive certa vez perguntei ao Pacheco sobre o Skinner e ele me disse que é uma das principais bases da escola da ponte.

  • @Yolarissacosta
    @Yolarissacosta Месяц назад

    A parte que mais achei interessante foi o relato sobre o cobertor. Muitos adultos querem mudar um comportamento que não traz prejuízo por mero “capricho”.

  • @AnaLucia-jt2jy
    @AnaLucia-jt2jy 8 месяцев назад +1

    Amei o video, porque vai diretamente ao encontro de tudo o que penso, e que tenho aprendido com o autismo, por causa de meus filhos e, especialmente no contexto do ambiente escolar. Percebo que sou mal interpretada quando falo de escola ou sala especializada, pelo preconceito de achar que a criança só vai conviver com "deficientes". Com isso, o que vejo, são os autistas tendo que se adaptar a rotinas, padrões, professores e ambientes que não se esforçam para atendê-los em nada e nem procuram aprender nada sobre a matéria. Assim, só aumentam o sofrimento de todos e desestimulam os alunos autistas e suas famílias a tentarem ter uma vida comum, inclusive com perspectiva de se profissionalizar.

  • @saske4919
    @saske4919 2 месяца назад

    Bom dia, eu sou formado em Pedagogia com Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Nossa, eu adorei o vídeo. Meu sonho é um dia poder ir aos Estados Unidos ver pessoalmente como funciona a Educação Especial por lá. Quem sabe eu até tente uma vaga por lá. Obrigado pelo vídeo top.

  • @sandrapradoprado9425
    @sandrapradoprado9425 8 месяцев назад +2

    Sempre tive essa percepção, pq tenho que padronizar meu filho? Ele é único e foi respeitando as especificidades dele que as coisas começaram a dar certo. Oque faz sentido pra ele tem que ser respeitado, desde que não cause sofrimento ou tenho um impacto "negativo" mudamos comportamentos, fora isso não vale a pena, é sofrimento desnecessário. Excelente Live, obrigada sempre por nos trazer essas experiências.

  • @alinegoncalves063
    @alinegoncalves063 8 месяцев назад +1

    Maravilhoso conteúdo! Obrigada pelo vídeo! A vontade foi de estar lá com vocês para ver tudo isso de perto! Como eu gostaria que essa também fosse toda a realidade do Brasil!

  • @mitikomizuno9573
    @mitikomizuno9573 8 месяцев назад +1

    Aqui no 🇯🇵tem esse sistema. Escola regular com sala especial. Fui visitar e eu não gostei pelo motivo que os professores que iria dar apoio ao meu filho não seer preparado. E aqui também tem escola especial e amamos e escolhemos ela para nosso filho. Tudo lá é preparado para atender as criança. Cada sala fica 6 criança e 3 professores. E meu filho tinha comportamento muito difícil. Não tinha noção alguma de perigo. Hoje ele sabe atravessar rua consegue ver semáforo. Está aprendendo ir a mercado. Devo tudo isso a escola especial que tem ajudado ele. Aqui também moradia assistida.

  • @letiereneiva
    @letiereneiva 7 месяцев назад

    Ensinar a sociedade é o maior desafio. Obrigada por mais esse vídeo👏👏👏

  • @solangenunesveiga2941
    @solangenunesveiga2941 8 месяцев назад +1

    Que interessante essa experiência que vcs estão vivenciando.... muito legal a maturidade da escola em deixar o aluno livre para se expressar, ou para se manter seguro segurando um objeto, sou leiga, mãe de um possível diagnóstico de autismo e leiga como sou, acredito que cada um ser como quer ser, sem que haja prejuízo ao próximo, deva ser aceito como ele quer.... amei essa matéria de vcs.... que um dia tenhamos algo parecido e acessível aqui no Brasil!!!

  • @luizav
    @luizav 8 месяцев назад

    Que reflexões interessantes!!!! Obrigado por compartilhar. 👏🏻📚💯

  • @maristelajunges2790
    @maristelajunges2790 8 месяцев назад +1

    Convido vocês a virem nos visitar. Trato meus alunos com toda a liberdade de que os alunos posso viver em sociedade.

  • @VivianFigueiredoo
    @VivianFigueiredoo 8 месяцев назад +1

    Moro em Ohio, e minha filha de 3 anos esta na preK, escola especializada. Na sala de aula apenas 5 crianças e duas professoras, sem contar as terapias. Ela ainda é não verbal, e tenho uma cliente que o filho de 4 anos também autista esta na escola regular com uma professora dedicada a ele na sala de aula, mas ela é de outro distrito escolar. Para determinar se a criança vai para a escola especial ou regular com apoio, quando a criança completa 3 anos ela precisa passar por uma avaliação no distrito escolar com psicólogos e terapeutas do distrito e então eles determinam o plano de estudo, que chama IEP , que precisa renovar a cada ano escolar.
    Eu adoro a escola dela e todos que trabalham lá, foi incrível como eles preparam as crianças para o Halloween . Foi o primeiro Halloween que minha filha participou, e sabia o passo a passo de bater na porta e pegar os doces… foi tudo incrível

    • @lunaaba
      @lunaaba  8 месяцев назад +1

      Obrigado pelo depoimento, é muito importante para saberem no Brasil os detalhes desse sistema escolar tão bacana na educação especial.

    • @VivianFigueiredoo
      @VivianFigueiredoo 8 месяцев назад

      Tem tanta coisa aqui que ainda me “assusta” (no bom sentido)
      Minha filha ainda usa fraldas, e o seguro saude envia em casa as fraldas e lencinhos, apos comprovar o diagnóstico , e agora a terapeuta ocupacional está encaminhando ao seguro saude a solicitação de uma cama segura (uma cama toda fechada com ziper pra manter ela segura quando acorda) porque ela é uma escaladora profissional e eles vão cobrir isso também, desde que venha a solicitação pelo profissional de saúde, porque essa cama é cara!

  • @joanapacheco1758
    @joanapacheco1758 8 месяцев назад +1

    É isso que é difícil ,maioria não entende o não dá forma adequada , tem mais é punição!

  • @suelisilva1191
    @suelisilva1191 8 месяцев назад

    Excelente vídeo ,como é bom ver e saber que existem outras possibilidades de lidar com autismo.

  • @adelmamarchiori2992
    @adelmamarchiori2992 8 месяцев назад

    A conscientização dos adultos no caso os professores , de não impor regras e formalidades pelas quais a criança ainda não consiga adequar-se e a compreensão da limitação individual em cada particularidade de comportamento , faz com que se apresentem de forma clara de que maneira podemos auxiliar o autista , e nessa percepção buscar primeiramente passar confiabilidade à criança e também de nos sentirmos seguros , apesar de todos e quaisquer desafios. Foi o que á princípio pude identificar quando estagiei numa escola comum aqui da minha cidade, ensino infantil, anos iniciais e sistema de inclusão. Gratidão Prof. Lacerda

  • @franciellenicaretta3406
    @franciellenicaretta3406 8 месяцев назад

    Muito interessante as colocações de vocês.
    Gratidão por compartilhar.

  • @biancacpwp5623
    @biancacpwp5623 8 месяцев назад +1

    Meu filho estuda em uma escola municipal ele vai todo dias com um brinquedo na mao. A monitora tbm levou alguns pra ele que ele gosta. Trabalho como monitora de autista as vezes me stresso com as colegas, querem discutir com os autistas

  • @Guilherme_F_T_Mottin
    @Guilherme_F_T_Mottin 3 месяца назад

    Realmente nos EUA, tem coisas que muitos países deveriam fazer mesmo tendo a mesma cultura, além do que só deve ir para a Classe Especial ou Escola Especial apenas quem tem necessidade realmente, caso o contrário isso se chama desinformação, certas tradições devem ser quebradas, não é porque foi implantado e a pessoa não entende a Neurodiversidade, que se deve manter, isso é respeito

  • @mariagodinho7422
    @mariagodinho7422 8 месяцев назад

    Parabéns pelo trabalho, excelente vídeo.

  • @mariabaptista6958
    @mariabaptista6958 8 месяцев назад

    Todas escolas públicas aqui nosUSA são financiadas pelo governo, sejam especiais ou não. Um detalhe é que diferente do Brasil, as área digamos “ bairros “, pagam diferentes taxas, ou seja, se o “ bairro” é um de alta classe ou média alta , as taxas serão mais caras e as escolas públicas da área receberão mais dinheiro acontecendo o oposto para as regiões mais pobres, ou seja , isso gera um grande diferencial em termos de material e profissionais. Eu estive como professora substituta numa escola especial e posso te dizer que sai extremamente chocada com a falta de material didático e a falta de um real comprometimento com aquela realidade. Muito do que se diz aqui e se faz não é tão maravilhoso quanto a realidade apresentada. Existem sim escolas especializadas mas as particulares e caríssimas são as melhores. Com certeza o Texas não é um exemplo de trabalho na área da criança especial. Pode ser que o estado que vc está visitando tenha uma atuação mais séria e adequada , até como vc mesmo disse são estados independentes que tem muitas atuações diferentes, meu ponto é não pense que isso que vc viu existe um toda a América do Norte.

  • @claudenicenobrega3228
    @claudenicenobrega3228 8 месяцев назад

    Que legal.

  • @cristianetrigueiro8584
    @cristianetrigueiro8584 8 месяцев назад +1

    vocês são muito esclarecedores, obrigada por compartilhar
    meu filho tem um comportamento de ficar sem short, e estou tendo muita dificuldades em ensinar que não pode tirar, alguma dica??
    é uma criança autista de suporte 3, não verbal com 7 anos

  • @dllatlarrosa3388
    @dllatlarrosa3388 8 месяцев назад

    Tem uma coisa que não sei se é tomada em consideração nos discursos, por exemplo meu filho " não parecia muito autista" mesmo sendo severo... na rua ninguem percebia, ou quase nao, e depois de ir na escola especial , é so entao que ele esta se tornando mais " estereotipado" ... entao , me parece um problema isso, uma piora, acho que as escolas tinham que se esforçar pra nao " piorar" o estado das criancas . ( Nos moramos na França).

  • @dieferso100
    @dieferso100 8 месяцев назад +1

    Utilidade pública!

  • @nadirlima3807
    @nadirlima3807 7 месяцев назад

    Escolas Especializadas, Lucelmo! A Escola Especial no Brasil deixou uma lembrança muito ruim.

  • @maiarafriggi7782
    @maiarafriggi7782 8 месяцев назад

    Faz mais videos sobre esse assunto pfvvvvvvvvv

  • @joanapacheco1758
    @joanapacheco1758 8 месяцев назад

    Nossa preciso ir para Nova York kkk andar de pijamas com a roupa que quiser, é o máximo

  • @flocosta9506
    @flocosta9506 8 месяцев назад +5

    E aqui acabaram com as salas especiais, de dentro da escola regular e querem acabar com a escola especial

    • @mundoeuniverso5123
      @mundoeuniverso5123 8 месяцев назад +1

      Sim. A visão da esquerda é que salas especiais ou escolas especiais para alunos especiais são uma forma de exclusão. Assim, muito alunos especiais precisam enfrentar o despreparo dos professores, bullying de outros alunos e dificuldade grande de se socializarem.

  • @GisleneGomes-ci8hp
    @GisleneGomes-ci8hp 8 месяцев назад

    Gislene gomes 🥰🥰🥰👍👍👍👏👏👏

  • @dinamicapsi2787
    @dinamicapsi2787 8 месяцев назад

    O caso do pé não poderia existir a possibilidade de calcificar? Falo isso pois chegou ao meu conhecimento de um caso em que houve um problema por se andar na ponta dos pés o que fez a pessoa passar por cirurgia.

    • @lunaaba
      @lunaaba  8 месяцев назад

      Sim, muitas vezes tem que fazer cirurgia.

  • @estervazdacosta2874
    @estervazdacosta2874 8 месяцев назад

    A partir de quantos anos consegue se fazero diagnostico na criança?

  • @Datihy
    @Datihy 8 месяцев назад +3

    Infelizmente o Brasil está mega atrasado na inclusão de verdade! 😢

  • @rafbass
    @rafbass 8 месяцев назад +1

    O Brasil tá MUITO atrás

  • @rafbass
    @rafbass 8 месяцев назад +1

    O brasileiro vê problema em tudo e nunca pode nada. Povo conflituoso que foca nas coisas erradas.