Analisando o circuito comparador com Histerese de forma simples!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 окт 2024
  • Nesse tutorial eu vou analisar o circuito comparador com histerese mandado pelo seguidor Rafael Miranda, que montou e não funcionou, eu vou montar e vamos ver se vai funcionar?
    Assuntos relacionados.
    Análise nodal: • Revisão rápida lépida ...
    PDF: www.bairrospd....
    VISITE O SITE DO PROFESSOR BAIRROS LÁ TEM O PDF E MUITO MAIS
    PARA AULAS ONLINE CONTATE VIA SITE
    www.bairrospd....
    SOM: pop alegre Mysteries -30 (fonte RUclips)

Комментарии • 24

  • @ricardorosante9475
    @ricardorosante9475 5 месяцев назад +1

    Boa tarde Professor Bairros ! Muito boa suas aulas . Parabéns pela didática

  • @itagil2005
    @itagil2005 11 месяцев назад +2

    Eu tive muitos problemas com LM-358 falsificados; eles trabalhavam como se fosse um transistor; sofri muito tempo ate descobrir a enganação!

  • @mariosergiogroetares9343
    @mariosergiogroetares9343 11 месяцев назад

    Grato!
    Top!
    Abraços, saudações!
    Até!

  • @dukasouza2288
    @dukasouza2288 11 месяцев назад +2

    Professor, esse circuito identifica se a bateria está carregada através da tensão atual medida nela, seria inviável um circuito que identifique uma baixa corrente circulando da fonte para bateria(uns 10mA ou menos por exemplo, quando ela já tá quase carregada) através de um Shunt no circuito, referenciando uma tensão para a entrada não-inversora, e uma referência fixa indo na inversora(pra apontar os 10mA do limite), por exemplo, um comparador que quando identifica que circula menos que 10mA da fonte, altera da saída alta pra baixa que vai na base de um NPN, desligando-o e a o relê(igual do video). Se fosse viável poderia ser acoplada a uma fonte ajustável e poderia sinalizar carga completa de qualquer bateria(menos as de Níquel) e economizaria um potenciômetro, mas eu acho que é inviável pq o LM358 e até o LM393 tem um limite de tensão mínima para comparação, abaixo de 1V acho que não são muitos precisos, aí necessitaria de um Ci dedicado que sairia mais caro, se é que existe um desses.

    • @professorbairros
      @professorbairros  11 месяцев назад +1

      sim, duka medir a corrente é outra forma de fazer, essa é a forma de identificar para baterias mais modernas como o Niquel, o sitema de medir a tensão só serve para baterias de chumbo, em breve vou mostrar a carga medindo a corrente e se você criar o seu circuito manda para mim como fez o seguidor que gerou esse vídeo.

  • @fabioeleuterio9382
    @fabioeleuterio9382 11 месяцев назад

    Dá pra usar esse circuito como base pra montar um nobreak DC 12v... Fiz alguns testes usando o 555, funciona bem sem carga na bateria, quando se aplica uma carga a os abacaxis começam a aparecer... Preciso de uma "janela" maior do que a conseguida com a rede interna resistiva do 555, vou tentar com operacional. Abraço!

    • @professorbairros
      @professorbairros  11 месяцев назад +1

      Olá Fábio, o problema do 555 é que a realção ente as resistênicas são fixas, mas você pode montar um cirucito similar com dois operacionais em janela como no 555 ajustando os valores das resistências, o circuito desse tutorial faz a mesma coisa mas usando o comparador com histerese, o comparador em janela é mais fácil de cntrolar.

  • @clientecliente9961
    @clientecliente9961 11 месяцев назад

    Professor me diga uma coisa esse circuito é base dos novos alternadores que só carrega a bateria quando precisa de carga

    • @professorbairros
      @professorbairros  11 месяцев назад +1

      Olá cliente... acho que nos carros modernos tudo é controlado via microcontrolador, mas sim poderia ser usado com essa aplicação

    • @clientecliente9961
      @clientecliente9961 11 месяцев назад

      @@professorbairros obrigado professor por responder

  • @paulocorreia9373
    @paulocorreia9373 11 месяцев назад +4

    PROFESSOR,VIDEO AULA EXCELENTE,QUAL A DUVIDA?TENHO UM CARREGADOR DE BATERIAS POTENTE DE LOJA,CARREGA BATERIAS DE 200A TRANQUILO,SÓ QUE NAO TEM CONTROLE AUTOMATICO DE DESLIGAMENTO,COMO EU FAÇO PRA INSERIR ESSE PROJETO NO MEU CARREGADOR DE BATERIAS?

    • @professorbairros
      @professorbairros  11 месяцев назад +4

      Olá paulo, esse cirucito pode ser usado sim, mas eu vou fazer mais um video adiante mostrando o teste na prático e sugerindo algumas melhorias, mas essencialmente seria colocar o rlé em série com o carregador da bateria, claro que teria que mudar o relé, teria que ser um contator para correntes mais elevadas, a fonte do carregador deveria ser separada, a que você tem aí hoje, então a fonge de 15 para a limentar o circuito deo comprardor teria que ser separada, quanquer fonte simples de 15 serve se não tiver que carregar a bateria, só com o regulador já tá bom, em suma é isso, vou fazer um vídeo baseado nessa teu comentário é só aguardar, tem o site também, entra em contato por lá para conversarmos melhor...

  • @gercinosatiro
    @gercinosatiro 11 месяцев назад

    Excelente aula professor, obrigado 🙏

  • @pepehsailboat554
    @pepehsailboat554 11 месяцев назад

    Belíssima aula sobre histetese.
    Prof. Qual programa vc usou pra fazer a simulação?

  • @marciohiperativo3278
    @marciohiperativo3278 11 месяцев назад

    Excelente, pra quem tá mais acostumado com a eletrônica, todas essas equações ficam muito mais automáticas e mais fácil de conceber na mente

  • @RosivaldoCosta-gx7tq
    @RosivaldoCosta-gx7tq 11 месяцев назад

    Exelente vídeo

  • @esilvap26
    @esilvap26 11 месяцев назад

    Não seria melhor ele ter usado um comparador como o LM393?

    • @professorbairros
      @professorbairros  11 месяцев назад

      Olá esilva, sim usar um comparador para comprar sempre é melhor, mas aqui como a mudança da tensão é lenta e não é crítica, até que o uso do amplificador operacinal é possível..

  • @danielgoldackertec.emeletr6737
    @danielgoldackertec.emeletr6737 11 месяцев назад

    Like seeeeeempre mestre !

  • @paulocorreia9373
    @paulocorreia9373 11 месяцев назад

    PROFESSOR,OBRIGADO PELO RETORNO