Это видео недоступно.
Сожалеем об этом.

Pontos NEGATIVOS do serviço público! O que você precisa saber

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 авг 2024
  • Meus cursos: www.direcaocon...
    Neste vídeo apresento os pontos negativos do serviço público para aqueles que estão estudando e pretendem se tornar servidores. Conhecer os pontos negativos é importante para que cada um tome as suas decisões da melhor forma possível. Quando prestei concurso, já tinha um boa ideia sobre esses pontos negativos e, mesmo assim, considerei que era a melhor solução para mim naquele momento.
    Quer estudar mesmo assim? rsrs... Acompanhe dicas diárias no meu Instagram Prof Arthur Lima: ProfArthurLima

Комментарии • 631

  • @Diegofm1984
    @Diegofm1984 6 лет назад +451

    Com 34 anos, Nunca fui valorizado na iniciativa privada, já fui demitido por exigir meus direitos, fui trocado por uma estagiaria gostosa, fui trocado por um moleque que aceitava ganhar metade do meu salário, já perdi promoção por causa de um parente do dono, chegou ao absurdo de na última vez que trabalhava entrou um novo sócio e me demitiu PRA ROUBAR A EMPRESA, e como eu tinha acesso ao caixa tinha que ser eliminado. Fora isso nas empresas privadas tem a galera que quer te derrubar ao invés de trabalhar. Pra mim chega, só estou esperando me chamar, pois meu humilde cargo público vai chegar, fui aprovado!

    • @linksfernandes4397
      @linksfernandes4397 6 лет назад +19

      Tinha que ter estabilidade até pq pode haver demissão por motivos políticos. Mas essa estabilidade tinha que ter bom senso.

    • @sociologandoteologandoefil7080
      @sociologandoteologandoefil7080 6 лет назад +20

      Diego M Parabéns. que você falou aí é verdade a iniciativa privada é tudo pessoal não tem nada de pessoal , você só cresce se seu chefe querer que você cresça ,caso contrário você vai dar sua vida , seu sangue e vai levar tapinha nas costas e parabéns

    • @linksfernandes4397
      @linksfernandes4397 6 лет назад +9

      SOCIOLOGANDO TEOLOGANDO E FILOSOFANDO depende, também tem o lance do perfil. O marido da minha prima ganhava um salário mínimo como estagiário 7 anos atrás, hoje ele ganha 36 mil na iniciativa privada.

    • @npcaleatorio7289
      @npcaleatorio7289 6 лет назад +12

      Meu parabéns, meu amigo. Realmente tem muita gente que fala mal do serviço público, mas esquecem que tem muito pai de família(policiais) que dão a vida pela sociedade e são servidores públicos.
      O mal do serviço público não é apenas alguns que acham tudo é para sempre(um dia todo mundo vai pretar contas) mas tbm os gestores que elegemos de 4/4 anos.

    • @patriciacardoso765
      @patriciacardoso765 6 лет назад +8

      tb acho, vai ter sempre os preferidos do chefe e mesmo q vc de o seu melhor ele nunca vai olhar pra vc pensando numa promoção ou algo melhor, e ainda tem colegas q se aproveitam disso sempre querendo mostrar melhor serviço pra te superar, e trabalhar a vida inteira num ambiente competitivo nao é muito vantajoso, pq chega uma hora que vc nao aguenta mais tanta puxação de saco e pede pra sair, e isso se eles nao te mandarem embora antes, é o fim,por isso optei pela carreira publica, apesar de ter oportunidades na iniciativa privada mas os contras superam os pros!!!!

  • @castroperezandre
    @castroperezandre 6 лет назад +7

    O ponto chave em qualquer área (pública, privada, etc) é fazer o que você gosta. Passei em um concurso que não via em nada que gostava e pedi demissão. Agora estou focado na área que realmente vejo que meu trabalho vai surtir efeito para mim e a sociedade. Área privada em geral é ingrata, você trabalha muito, pode ganhar muito bem mas pode mudar o diretor e os donos e eles te mandam embora sem nem dar um tapinha nas costas. Quem tem filho como eu a melhor coisa é a estabilidade do concurso. Por mais que tenha um peso morto do seu lado, você faz o seu de o melhor, afinal quem enrola enrola em qualquer cargo e instituiçao e quando trabalha, trabalha em qualquer lugar. Obrigado pelo vídeo e realmente é tudo verdade.

  • @edercfnet
    @edercfnet 6 лет назад +182

    Acredito que no universo dos concursos estava faltando um vídeo abordando esses assuntos. Parabéns pelo vídeo.

    • @arturlima6732
      @arturlima6732 6 лет назад +2

      Éder Cardoso Fernandes é que quando ele tava lá, nunca tinha falado nisso. Parece músico que fica vinte anos numa banda e sempre disse que tudo era maravilhoso. Aí depois que sai, diz que não era tão bom assim.

    • @xrosenildo
      @xrosenildo 6 лет назад +2

      Ele saiu porque quis.

    • @camilamomosa
      @camilamomosa Год назад

      @@arturlima6732 kkkk

  • @leidianenunes9034
    @leidianenunes9034 6 лет назад +114

    Estou em estágio probatório há 18 meses e já pude notar a acomodação de alguns colegas, um outro ponto negativo, é você querer cumprir o que está no papel, e ser tachado de perfeitinho, chato, ou pior, nem fazer muitos amigos por não concordar com o erro. Além de não ter uma chefia que estruture os trabalhos para não sair como o "chefe chato" na história, com isso cada um faz o que acha melhor e fica por isso mesmo.
    Mas ainda assim prefiro o serviço público. Talvez, lá precise de mais pessoas que tenter fazer o que é certo e justo independente dos problemas do dia a dia, quem sabe melhore kkk!

    • @baltazarbalta265
      @baltazarbalta265 6 лет назад +15

      Oi Leidiane, todos os dias ouço essas expressões, "perfeitinho", etc, ridículo, algumas pessoas estão inertes, não sei pra que vieram ao mundo, meu deus!!!

    • @leidianenunes9034
      @leidianenunes9034 6 лет назад +17

      Baltazar Balta Concordo!!
      As pessoas reclamam tanto da política, da corrupção, mas são omissas e coniventes com ela. Pra mim essas pessoas iguais as que praticam!

    • @leidianenunes9034
      @leidianenunes9034 6 лет назад +10

      Professor Arthur Lima Obg!
      Se as pessoas olhassem menos p/ o próprio umbigo e fossem mais honestas e comprometidas com o real servir ao público, o Brasil não estaria como está hj!
      É falta de Deus na vida desse povo professor!

    • @baltazarbalta265
      @baltazarbalta265 6 лет назад +6

      Exatamente, pessoas alienadas, atrapalhando o serviço público. Muitas vezes Leidiane, estas se acham donas da Instituição.

    • @danilosilva2880
      @danilosilva2880 6 лет назад +9

      Na Iniciativa Privada, tem um pouco disso também. Acomodar-se é uma escolha. Eu ainda concordo que a Estabilidade é boa. A Iniciativa Privada não se preocupa com a 'pessoa', demite se precisar cortar gastos, demite se o seu chefe não gosta muito de você, te troca por um serviço terceirizado e pagando bem menos para fazer a mesma coisa...E ainda por cima, tem o problema da idade; as empresas são preconceituosas. Hoje vivemos a Era do Jovem.. quem tem mais idade ou experiência fica de fora... Portanto, eu considero boa a estabilidade, mas concordo que deveria ter um 'processo seletivo' mais aguçado e mais punições, inclusive a exoneração em casos de não houver adaptação do funcionário ao cargo.

  • @skaosato
    @skaosato 4 года назад +4

    Serviço público ou iniciativa privada: se você não faz parte da panelinha do chefe, esquece... não adianta ser eficiente, nem fazer trabalho brilhante que você não será valorizado, simplesmente vão ignorar seu valor. Seja amigo do rei!

  • @lucasocosta93
    @lucasocosta93 6 лет назад +20

    Passei no concurso dos Correios, por onde trabalhei por + de 5 anos, me ofereceu melhores condições por um tempo, porém nos últimos tempos não estava nada fácil, muito trabalho, inumeras horas extras, cobranças que chegam até ser irônicas, falta de funcionários, sobrecarga de serviço, risco de não pagar salário, férias canceladas, 4 anos sem aumento real, problemas de saúde, cancelamento do plano de saúde, e o sal. de registro não passa de 2 sal. Não se enganem tb há serviços púb, que mais perdemos q ganhamos tb! Eu ganhei um problema nas costas. Com o pouco dinheiro q ganhei nesse tempo decidi sair e me dedicar aos estudos para outros concursos melhores, pq pra mim, que moro no interior as oportunidades na iniciativa privada são poucas e o sal. baixo pra minhas expectativas, o serv. pub. ainda me agrada pelo salário, mas agora foco em minha área de formação e procuro fazer o que gosto, pq pode ser frustante não poder demonstrar seu potencial.

  • @roberta8486
    @roberta8486 6 лет назад +8

    Excelente abordagem sobre os aspectos negativos do serviço público! É exatamente isso que acontece. Sou servidora há 7 anos e senti muita diferença em relação à iniciativa privada. Servidores preguiçosos fazendo corpo mole, conversas paralelas atrapalhando o trabalho do colega ao lado, chefia omissa, enfim... Vários pontos. Acredito que estabilidade só fomenta esse tipo de comportamento, pois tem quem já inicia o estágio probatório não demonstrando e nem fazendo questão de trabalhar, se empenhar, e ainda passa pelo crivo. É desestimulante, todos os dias são um martírio pra mim. Sou muito ativa, gosto de trabalhar, de me sentir útil, só que a equipe não coopera e acaba sobrecarregando quem produz. Ainda têm aqueles que dizem que quem trabalha quer mostrar serviço, ou seja, fazer sua parte é querer aparecer na visão dessa gente!!! Os que estão há muito tempo que jogam na sua cara as décadas de serviço público e ainda dizem que já trabalharam muito na vida e que agora quem entra é que tem que pegar o grosso. Quem está de fora pode dizer que são coisas relevantes, mas o difícil é relevar isso todos os dias fazendo cara de paisagem e criando uma úlcera no estômago. Me sinto como se estivesse sendo punida por ter sonhado em servir e um dia ter estudado para isso.

  • @Rmagno1
    @Rmagno1 6 лет назад +75

    O que mata é ouvir comentários de pessoas que "trabalham" há 20 anos numa repartição, não fazem nada, e ficam se gabando "eu trabalho aqui há tantos anos". Como se trabalhar há muitos anos numa repartição lhe desse direito de não fazer mais nada no trabalho. 😑

    • @nerdsnabolsa9029
      @nerdsnabolsa9029 4 года назад

      Bando de vagabundo !

    • @tiagop720
      @tiagop720 4 года назад +2

      O problema é sempre esse. As pessoas que pensam em ir para o serviço público só querem os bônus da estabilidade, salário inicial acima da média, status e nenhum stress.
      Esquecem que o ônus é não praticar a mediocridade, é servir a população com retidão e empatia, que devem buscar a melhoria contínua sempre.
      Mas dá um-dois anos já reclamam que ganham pouco e ficam querendo ir pra zona de conforto.

    • @jeanvalgean5167
      @jeanvalgean5167 3 года назад

      maioria nao fazem nada msm

  • @DJWENDELS
    @DJWENDELS 6 лет назад +94

    Eu tenho 20 anos de iniciativa privada e sempre busquei uma melhoria contínua, mas chega um certo momento na vida que a gente se decepciona muito com a forma que os empregos são criados hoje em dia, muito mais na base de indicações do que de competência.
    Falo por experiência própria.
    Hoje, tenho muito conhecimento técnico na minha área, mas devido crises e tudo mais que todos nós ja estamos cansados de saber, trabalho executando tarefas muito aquém da minha capacidade e conhecimento e com uma remuneração de quase início de carreira.....FRUSTRANTE...
    Com essa incerteza no futuro e falta de perspectiva, me fez migrar p/ o ramo do funcionalismo público e sinceramente não acho que esses pontos negativos superam a MINHA realidade de hoje no serviço privado....
    Tenho certeza que a realidade de muitas pessoas que buscam o serviço público de hoje passam pela mesma situação...

    • @sociologandoteologandoefil7080
      @sociologandoteologandoefil7080 6 лет назад +15

      DJWENDELS trabalhei 9 anos em uma grande empresa de mineração no Pará. dava o sangue, me acabava de tanto trabalhar. Quando menos esperava chegava um novato ganhando 3 vezes o que eu ganhava e eu ainda eu ia ter que ensinar ele trabalhar na área. serviço privado tem inúmeras injustiças pessoas que dão sangue não mudam de situação nunca. Eu fui demitido por fazer denúncia de um chefe corrupto na ouvidoria e vazou a denúncia que seria sercreta. Mas não teve jeito fui demitido

    • @DJWENDELS
      @DJWENDELS 6 лет назад +13

      Por essas e outras, esses PONTOS NEGATIVOS não chegam nem perto da quantidade de pontos negativos que existem na iniciativa privada, eu tb ja passei inúmeras vezes por essas situações, e nunca foi por falta de preparo ou e experiência...

    • @germanooliveira4196
      @germanooliveira4196 6 лет назад +12

      Concordo. Pontos negativos existem em ambos,mas os da Iniciativa privada são mto maiores

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 6 лет назад +3

      Realmente a iniciativa privada, alias se fosse boa não seria "privada", é frustrante, porém na pública também vc verá inúmeras injustiças o lance é que o salário é melhor. Então procure não se emocionar muito, pois não é um paraíso também não.

    • @lu24trindade
      @lu24trindade 6 лет назад

      Além de tudo isso que existe de ruim na iniciativa privada tem o fato de vc ter que trabalhar com pessoas semi analfabetas que estão ali somente porque sao filhas de uma pessoa que foi gerente da empresa por trinta anos ...ai então vc é obrigada a ter uma anta ao seu lado todos os dias atrapalhando o processo de trabalho

  • @davidvilela1932
    @davidvilela1932 6 лет назад +166

    Ainda não sou concursado mas uma coisa muito frustrante do setor privado é você fazer um bom trabalho, projetos, dar o sangue, ficar sem dormir, receber um tapa nas costas, um parabéns por ser um bom funcionário e um pé na bunda, um boa sorte. Muito melhor que ir em dezenas de entrevistas onde as pessoas julgam só o que veem, você tentar mostrar sua garra e seu valor sem conseguir, pois muitas vezes são guiadas por perguntas cretinas como: "Em que monte a arca de noé parou" "se você fosse um animal qual seria". Ouvi um conselho que mudou minha vida, se não acreditam em você, mostre que você é capaz. Concurso pra mim é um bote salva vidas de ser só mais um e contribuir, sem a corda no pescoço e um banco bambo nos pés como a instabilidade do setor privado.

    • @Sacramento415
      @Sacramento415 6 лет назад

      David Vilela Verdade!! Serviço público é uma furada

    • @npcaleatorio7289
      @npcaleatorio7289 6 лет назад +29

      É isso mesmo, meu amigo. Antes de ser funcionário do estado/via concurso, tentei na iniciativa privada; mas em todas falaram que eu deveria ter experiência.
      Os concursos "salvam a pele" de muita gente eficiente que as empresas descartam.

    • @josejohn5863
      @josejohn5863 6 лет назад +16

      Concordo plenamente David Vilela, e é claro que o serviço público não perfeito, mas no setor privado não basta você ser exelente e morrer de trabalhar para eles, muitas vezes você é injustiçado e não tem garantia nenhuma do amanhã.

    • @luizpaulojesus2816
      @luizpaulojesus2816 6 лет назад +21

      Serviço privado que é uma furada, você dá o gás e pode ser demitido a qualquer momento.

    • @ivanilsonlima8662
      @ivanilsonlima8662 6 лет назад +12

      PARABÉNS DAVID, FALOU TUDO. HOJE SOU SERVIDOR PÚBLICO POR CAUSA DE MUITAS INJUSTICAS NO SERVIÇO PRIVADO.

  • @soldadoanonimo3051
    @soldadoanonimo3051 5 лет назад +9

    Cada um tem uma opinião,no setor privado eu fiz o máximo que pude, cheguei até mesmo fazer muitas funções típicas do gerente do estabelecimento,mais o que eu ganhei a longo prazo foi o desrespeito do patrão,e quando saí ele ainda tentou me roubar nas minhas contas. prefiro setor público

  • @Vouvencer479
    @Vouvencer479 6 лет назад +3

    Todos esses pontos negativos superam a instabilidade da iniciativa privada.

  • @gabriella8368
    @gabriella8368 6 лет назад +52

    Infelizmente sempre vamos ter q lidar com gente acomodada e preguiçosa. Nos meus 4 empregos tive q aturar esse tipo de gente, e no serviço público não seria diferente.
    Excelente vídeo!!

  • @yuricarvalho1161
    @yuricarvalho1161 6 лет назад +24

    Muito bacana desvelar esses pontos negativos mesmo que isso implique em possíveis desmotivação e/ou perda de clientes nos seus cursos. Mas trabalhar com transparência nesse setor privado atrai credibilidade. Valeu prof.!

  • @germanooliveira4196
    @germanooliveira4196 6 лет назад +42

    Pontos negativos existem em ambos,mas na Iniciativa Privada é muito pior.

    • @hero947
      @hero947 5 лет назад

      J. Brasileira realmente ele n sabe

    • @MarcosAraujo-ht7wn
      @MarcosAraujo-ht7wn 5 лет назад +2

      iniciativa privada e escravo.

  • @edvaldomatosmatos7163
    @edvaldomatosmatos7163 6 лет назад +30

    Eu acrescentaria ainda a possibilidade de ser chefiado por comissionados que , por muitas vezes, não são concursados e não têm preparo para o cargo

    • @josianoribeirodelima2355
      @josianoribeirodelima2355 6 лет назад +6

      E não tem o minimo de comprometimento para com a sociedade, servindo única e exclusivamente aos políticos que os colocam lá.

    • @francis1961
      @francis1961 3 года назад +2

      Isso já aconteceu comigo e não funcionou, pelo menos para mim. Eu, nível superior, com a responsabilidade de responder à correspondência com eleitores, tendo por chefe um semi-analfabeto cuja função no gabinete era comprar passagens aéreas para o parlamentar. Absurdo.

    • @CaianSoares
      @CaianSoares Год назад

      Essa é uma reclamação constante

  • @maiahemerly1624
    @maiahemerly1624 6 лет назад +22

    Muito bacana Arthur! O que mais pesa para mim, de tudo que você falou, é o fato de nem sempre ser valorizado pelo bom trabalho, embora nem sempre essa valorização aconteça no setor privado, pois dependendo do perfil do líder, ele acaba por valorizar outras características em seus liderados e isso inclui, inclusive, características políticas. A boa notícia é que nunca é tarde para mudarmos o rumo e buscarmos o que nos falta - tempero da vida, na minha opinião. Desejo muito sucesso pra você!!!

    • @sociologandoteologandoefil7080
      @sociologandoteologandoefil7080 6 лет назад

      Maia Hemerly a iniciativa privada o seu trabalho vai ser valorizado se você for amigo Extra trabalho do Chefe , sentar na mesa, beber cerveja com chefe caso contrário é só parabéns e tapinha nas costas

  • @tahtahcamargo
    @tahtahcamargo 6 лет назад +13

    Vc falou sobre a falta de reconhecimento, eu acredito que isso pode acontecer em qualquer lugar. Trabalho no BB e vejo ótimas pessoas subindo de cargo e outras sem preparo assumindo funções, assim como na iniciativa privada, onde por exemplo, o dono pode colocar um parente numa funçao em que ele não esta preparado. Eu acredito que a regra para a vida é: se não está bom, mude! Muitos funcionários públicos não têm a coragem de fazer o que vc fez. Eu também estou buscando mudanças, quero sair da minha estabilidade no BB para um cargo de mais relevancia para a sociedade. Essa consciencia é fundamental, e talvez, se os funcionários insatisfeitos saíssem, o serviço público fosse muito melhor. Abraços professor!

  • @julianamoro4971
    @julianamoro4971 6 лет назад +48

    Infelizmente gente ineficiente vai ter em qualquer lugar. O importante é fazer o seu trabalho sem olhar para os outros. Na iniciativa privada vc tem que se matar de trabalhar e nem assim tem aumento. E o pior: corre o risco de ainda ir pro olho da rua. Vou adorar colecionar portarias de elogio :)
    Parabéns pelo trabalho, professor!

    • @sociologandoteologandoefil7080
      @sociologandoteologandoefil7080 6 лет назад +7

      Juliana Moro Exatamente isto .nem sempre quem trabalha muito consegue ser promovido . eu vi com minha experiência de 9 anos de iniciativa privada pessoa serem promovidas porque que é amigo do chefe . competência nada de competência

  • @anapedrosa4365
    @anapedrosa4365 6 лет назад +21

    Sou servidora, mas procuro fazer concurso para outro órgão. Tento fazer, e faço, o meu melhor! A falta de condições de trabalho, em alguns momentos, frustram muito... Mas ainda acredito que é o segmento mais justo que a iniciativa privada.

    • @claudiobrito9333
      @claudiobrito9333 6 лет назад +1

      Verdade, quando fiz concurso público há 25, anos entrei com,6 salário mínimo hoje ganho 1salario,e meio, um absurdo, ainda bem que faço outro trabalho

  • @Rafael-lp4ni
    @Rafael-lp4ni 6 лет назад +2

    Não consigo enxergar nenhum ponto negativo no serviço público em si, a negatividade vem da parte de servidores improdutivos e acomodados . Quer crescer? Estude para passar para um cargo melhor. Depois de 20 anos na iniciativa privada, decidi entrar para o serviço publico, não tenho queixas, só vejo pontos positivos. MINHAS DICAS SÃO: TRABALHE MUITO E APRENDA O MAXIMO QUE O CARGO PERMITIR, NÃO FIQUE NA ZONA DE CONFORTO RECLAMANDO, MANTENHA OS ESTUDOS, TENHA SEMPRE UM FOCO NO PRÓXIMO DEGRAU E ASSIM TRABALHE ONDE VOCÊ QUISER SEM TER QUE PEDIR NADA E DEPENDER DE ALGUÉM QUE APROVE O SEU CURRÍCULO.

  • @alexbx15
    @alexbx15 6 лет назад +14

    São vídeos assim que compensam o que eu pago pela minha internet! Sensacional!
    Sou servidor público e a sensação que eu tenho, a cada dia, é que vale a pena ser ineficiente no órgão em que eu trabalho. Boa vontade e eficiência são recompensadas com mais trabalho! Aqueles que fingem lerdeza ficam de boa... É frustrante!

  • @Pretacareta
    @Pretacareta 6 лет назад +7

    Trabalho em um escritório que atua na advocacia aduaneira e meu chefe foi AFRFB, Inspetor da ALF/RJO. Ele fez praticamente a mesma coisa que você: pediu licença não remunerada e depois exoneração.
    Quando vou na ALF/RJO, muitos servidores quando sabem que trabalho com o Carlos Eugênio falam que ele foi um cara muito esperto, pois hoje trabalha com ampla liberdade e ganhando 20x mais que um AFRFB. Não só questão salarial e profissional, mas de valorização... O que ele produz é o que ele ganha como advogado, e o professor sabe bem quanto um advogado deve cobrar para liberar judicialmente uma carga retida.

  • @MatCo774
    @MatCo774 6 лет назад +51

    Faltou falar do principal mal do funcionalismo público: o servidor comissionado. O cara cai de para-quedas no lugar que vc trabalha a mais de 20 anos, muitas vezes mal sabe escrever o próprio nome, ganha no mínimo o DOBRO que vc, não faz porcaria nenhuma e ainda quer bancar de ser chefe!!

    • @littlestarbisguerreroeruim6582
      @littlestarbisguerreroeruim6582 6 лет назад +1

      Matheus Abreu Costa , vdd!!!

    • @titafab4s
      @titafab4s 6 лет назад +2

      Descreveu minha atual situação.

    • @TheSinv
      @TheSinv 6 лет назад +7

      Fato mais do que verídico, sabe o que falo pra eles? 4 anos passam rápido, e logo logo terá outro baba ovo no seu lugar, e eu estarei aqui.

    • @leticialucchiari
      @leticialucchiari 5 лет назад +1

      Verdade absoluta!

    • @gerlanemedina
      @gerlanemedina 4 года назад +2

      E pior entra pela janela e aqui na capital ES eles ficam por anos, mais de 15 anos e sem concurso

  • @luiz8670
    @luiz8670 6 лет назад +7

    "Dê o gás e se empenhe bastante, sabe o que vc vai ganhar? No máximo mais trabalho!" EXATAMENTE ASSIM!

  • @RafaeSchuck
    @RafaeSchuck 6 лет назад +41

    Já trabalhei em banco e multinacional na área de saúde na iniciativa privada.... e cara, como eu odiei, aquela cobrança toda hora, falta de tempo pra tudo... o salário era até bom, mas sinceramente não vale a pena, pelo menos para mim. Meu negócio é ganhar uma remuneração que me proporcione uma qualidade de vida ok, consiga fazer minhas viagenzinhas e tenha TEMPO.... eu sentia mta falta de tempo nesses empregos. O principal motivo de eu estudar pra carreira policial são as escalas, que apesar de cansativas me proporcionarão um tempo razoável pra me dedicar as coisas que quero. Acho que não há nada de errado em querer ganhar menos e ter paz, tempo, tranquilidade.... cada um com suas virtudes. Não sou ganancioso, nem viso mto o lado material da vida... tem espaço para os dois tipos de pessoas no mundo.

    • @brunab.j.2546
      @brunab.j.2546 6 лет назад +8

      Trabalhei quase 7 anos no Banco do Brasil e vi de perto o que o assédio moral institucionalizado e o quão criminosa pode ser a administração de agências que determinam a funcionários que atuem contrariando o direito do consumidor. Mas o normativo interno é estruturado em conformidade com lei e as instruções do Bacen, porém no dia a dia a realidade é bem diferente.

    • @RafaeSchuck
      @RafaeSchuck 6 лет назад +7

      concurso de banco eu não faço nem amarrado e olha que nem trabalhando estou no momento. qualquer pessoa que me pergunta sobre trabalhar em banco eu falo: fuja, nem comece. não conheço ninguém que esteja no banco e não queira sair.

    • @marciaamaral6541
      @marciaamaral6541 6 лет назад +4

      RafaeSchuck também trabalhei em banco 10 anos e pedi a conta ano passado. Passei na Cef em 2014 e não chamaram quase ninguém e hj espero que a mim nem chamem. Estou buscando outro caminho na área pública.
      Também busco estabilidade e qualidade de vida , pq em banco e em multinacional isso é raro.

    • @RafaeSchuck
      @RafaeSchuck 6 лет назад +5

      Quando eu estava na multinacional eu cheguei a ficar com mais de 700 emails para responder, isso fazendo hora extra todo dia. Calcule. E não, não matava serviço... só parava pra ir ao banheiro e encher a garrafinha de água. Gerentes e supervisores respondendo email 13h de um domingo? 23h de um sábado? de madrugada dia de semana? normal... eu não enxergo isso como vida, mas né... cada um é cada um.

    • @annacarollynemesquita1036
      @annacarollynemesquita1036 5 лет назад +1

      Penso da mesma maneira

  • @graziellecardoso2771
    @graziellecardoso2771 6 лет назад +9

    Colocando na balanca a iniciativa privada e o servico publico ainda acho que o servico publico hoje é a melhor opcao!!

    • @littlestarbisguerreroeruim6582
      @littlestarbisguerreroeruim6582 6 лет назад

      Professor Arthur Lima , como eu pensei TB, quando entrei. Posso afirmar, sou muitoooooo mais feliz hoje.

  • @jaquelinevieira318
    @jaquelinevieira318 6 лет назад +3

    Hoje em dia as pessoas sonham muito com o serviço público, e isso é extremamente negativo, pois mostra que a iniciativa privada não está muito atraente e não vai bem. Digo por mim, trabalho na minha área de formação, gosto do trabalho inclusive, mas estou muito decepcionada com a iniciativa privada. Em 12 anos trabalhando na iniciativa privada meus direitos nunca foram respeitados, isso aconteceu tem todas as empresas que passei e na que estou hoje. O empregador quer que a gente execute várias funções e se não conseguir a gente é ruim de serviço. Não tenho férias em dia por causa do acúmulo de funções não tenho como me ausentar. Meus impostos e contribuições? Nem se fala, não estão sendo recolhidos e pelo que vejo não tem intenção de recolher. O sistema é tão falho que é possível zerar as informações na Sefip e os débitos somem da Receita Federal, é mole? Além de tuuuuudo isso, ainda existe a falta de reconhecimento.

  • @wemereson1
    @wemereson1 6 лет назад +64

    Vocação (é para quem tem vida fácil e pode escolher), a maioria dos concurseiros só querem ter suas necessidades básicas atendidas (Trabalho, boa remuneração, Plano de saúde, condições dignas para sua família). Tenho muito respeito pelo Prof. Arthur Lima, mas ele está em muito pontos equivocados, pois sempre teve QI alto e teve opções na vida. A maioria dos concurseiros são de escola públicas ruim, ou trabalham em empresas que exploram. Concurseiros só querem sobreviver nesse mundo cão.

    • @felipecardoso9687
      @felipecardoso9687 6 лет назад +3

      Se ele achou sua vocação dando aula é porque ele sabia que a Receita federal era mais por uma questão de oportunidade do que paixão ou vocação pela área fiscal. Se fosse ele não teria largado e mesmo assim tirou uma licença para experimentar. A vida dele (louvável e merecida) foi uma exceção em vários pontos citados por você, o que não o faz referência para a média da maioria das pessoas concurseiras/concursandas. Quem vai para a área fiscal (principalmente Receita Federal) não vai por vocação (e não estou querendo desmerecer o esforço dele para chegar lá. Muito pelo contrário). Ponto!

    • @sheilaseverinadasilvacleme1296
      @sheilaseverinadasilvacleme1296 6 лет назад +2

      issso pode seer ate ruim..mas ruim mesmo eh a vida de Militar..que ganha pouco demais e não tem tempo e nem hora de estar em casa..pelo contrário ,não se tem tempo pra nada

    • @ThaysBueno
      @ThaysBueno 6 лет назад +1

      Professor Arthur Lima mto humilde, é bom avisar os pontos ruins, as pessoas precisam tomar decisões embasadas para não se arrepender dps!

    • @Railardo.1M
      @Railardo.1M 6 лет назад

      Verdade!

    • @tomaspereira6924
      @tomaspereira6924 6 лет назад +1

      Verdade em parte, mas vc já ouviu falar de pontos de vista distintos? então...

  • @Sc4rPride
    @Sc4rPride 6 лет назад +8

    Pontos negativos dos serviço público:
    1 - A longo prazo o salário não tem um aumento tão significativo como para alguém que se dedica bastante na iniciativa privada;
    2 - Quanto mais trabalho vencido, mais trabalho pra fazer. No máximo um elogio. O incentivo a um bom trabalho no serviço público não é algo que se deva esperar. Por outro lado, a punição para servidores ineficientes é baixa. Existe, mas não ao nível que se necessita (em regra);
    3 - Estabilidade gera um excesso de conforto. Trabalhar em um ambiente de acomodação geralmente não é incentivador de produtividade;
    4 - Excesso de burocracia. Para o gestor público (honesto e com vontade de trabalhar), acaba sendo um entrave;
    5 - Trabalhar para defender coisas que vc não concorda. Ex: Aplicar uma multa mesmo não concordando com o fato, pois o contribuinte pode ter se enganado em algum aspecto somente. Um procurador que precisa defender uma prefeitura mesmo sabendo que a mesma fez algo errado;
    6 - Muitos servidores que não tem qualquer vocação;
    7 - Mudanças na política que tem efeito em cadeia chegando até seu cargo. Projetos que você está desempenhando podem ser cancelados por não haver mais "interesse" público.
    Prof. Arthur, obrigado pela honestidade!

  • @wagnerbrito8677
    @wagnerbrito8677 6 лет назад +11

    Parabéns Professor pela coragem de abordar assuntos relevantes, mesmo trabalhando no ramo Educacional dos Concursos Públicos. Grande Abraço.

  • @salmosderosa5003
    @salmosderosa5003 6 лет назад +9

    Professor, excelente vídeo. O senhor mostrou pontos dos quais eu já tinja ideia. Entretanto, não concordo sobre os dois primeiros pontos: progressão na carreira aliado ao aumento de salário.
    Um dos motivos que me faz ingressar no serviço público (claro, não achando que vai ser mil maravilhas) são justamente a progressão na carreira e aumento salarial (ainda que pouco).
    Trabalho desde meus 15 anos e nas instituições privadas por onde passei, não havia progressão na carreira e tampouco alteração da remuneração. Sempre me dediquei e vestia a camisa da empresa e nunca tive esse privilégio. O trabalho só aumentava e a compensação salarial era vista como motivo de graça.
    Além disso, o mercado de trabalho pra quem tem apenas graduação, como eu, está ficando cada vez mais restrito e a remuneração para graduados está cada vez menor.
    Soteropolitano que sou, visualizo isso aqui na realidade da minha cidade.
    Outro ponto comentado em seu vídeo é o incentivo ao desenvolvimento. Penso que se no serviço há pouco incentivo, na iniciativa privada (por onde passei e na qual tenho amigos ainda atuando) isso é zero e chega a ser motivo de chacota. São pensamentos do tipo: "investir num funcionário pra ele pedir demissão depois?!".
    Professor Artur, mesmo sabendo que não há trabalho brilhante e mar de rosas, hoje me vejo motivado pelos bons salários, estabilidsde no cargo, acesso a plano de saúde e outros benefícios que, mesmo com os problemas listados pelo senhor, creio que na inciativa privada é muito pior.
    Sou seu fã e continuarei visualizando suas dicas. Valeu mestre.
    Poste mais vídeos como esse: que fogem do óbvio.
    Gratidão

  • @vagnersilva866
    @vagnersilva866 6 лет назад +2

    O que ferra o serviço público são os malditos políticos que estão no comando! Sim, isso mesmo. Vc pode ser um funcionário exemplar, dedicado, mas é tanta "decisão" porcaria que vc vê sendo tomada por esses lixos, que uma hora ou outra acaba simplesmente deixando os dias passarem e esperar o pagamento....quando chega a esse nível, vc começa a entender pq funcionários antigos parecem ser "encostados"... É tanto murro em ponta de faca, que uma hora a pessoa não aguenta. Fora o tempo que vc se dedica sem reconhecimento nenhum, sem plano de carreira, nada...
    Obs. Sou servidor público, muito insatisfeito atualmente com o atual emprego, não sou nem um pouco acomodado e mantenho minhas responsabilidades mas está cada vez mais difícil aguentar. Tento partir voltar pra iniciativa privada mas tbm com esses métodos desses "gestores de RH" fica difícil....tem que ser ARTISTA pra ser aprovado nessas dinâmicas de grupo ridículas que não avaliam absolutamente NADA!

  • @felipecardoso9687
    @felipecardoso9687 6 лет назад +12

    Não se pode ter vocação por adivinhação ou sem ter exercido a atividade antes. Muitos fazem do serviço público como uma fase de vida e não para se aposentar. Quanto mais a pessoa idealiza sobre o que seria um trabalho/emprego/carreira ideal, mais ela se frustra no final.

  • @heitortavares3461
    @heitortavares3461 4 года назад +2

    Um dos maiores pontos negativos está relacionado à falta de caráter de alguns funcionários públicos que acabam se escorando nessa estabilidade e cruzando os braços, trazendo sobrecarga para quem realmente tem caráter e quer trabalhar em prol da população. Sou funcionário público, tenho que conviver com essa problemática todo santo dia.

  • @rosangeloxavier2693
    @rosangeloxavier2693 6 лет назад +4

    Problemas que na esmagadora maioria das vezes são vivenciados na iniciativa privada, lá também temos outros problemas graves. É uma questão de escolha. Não desestimulem! Temos problemas no mundo. Foco nas soluções e no que pode motivar. Entendo que pode ser interessante expor as dificuldades do setor público, mas sem ponderar as dificuldades do setor privado é mais desmotivador do que esclarecedor.

  • @ALMEIDALULUCA
    @ALMEIDALULUCA 6 лет назад +16

    Eu já passei em diversos concursos antes nível médio e agora sou contadora da administração pública direta municipal.Como sempre atuei na esfera municipal percebo que muitos servidores são beneficiados, não por mérito,muitos talvez não estejam aptos a receber uma função de confiança por exemplo,nem sempre esse benefício vai para o serviço mais qualificado e sim muitas vezes ao que puxou mais o "saco" ou aquele que tem algum grau de parentesco com políticos.Um ponto negativa também são os servidores antigos, que tem a cultura de fazer o serviço sempre daquele forma não aceitando mudar a cultura.Eu encontro muitos pontos negativos no entanto continuo fazendo concursos sempre almejando a esfera federal ou estadual.

    • @paulobarbosa4108
      @paulobarbosa4108 6 лет назад

      Em qual município você trabalha?

    • @ALMEIDALULUCA
      @ALMEIDALULUCA 6 лет назад

      Paulo Roberto Santos Barbosa , atualmente estou em Nepomuceno sul de Minas ,me preparando para o TCE do Estado de Minas.

  • @ewerson1010
    @ewerson1010 6 лет назад +7

    Concordo com os males do serviço público, porém na iniciativa privada ou você é filho de alguém importante ou você não consegue um bom trabalho.
    Eu sempre digo: "Não adianta você ser melhor pessoa do mundo se não tem a oportunidade de mostrar seu valor".
    Na iniciativa privada o que importa é realmente isso, o QI (quem indica), não querem saber a sua capacidade e sua vontade. E como eu estudei muito para formar, fiz especialização, fiz cursos, me capacitei, não quero trabalhar em uma área totalmente desconexa por um salário que mal da para pagar as despesas mensais de alguém que mora só. Infelizmente a realidade anda essa.

  • @adrianoalves5332
    @adrianoalves5332 6 лет назад +5

    Professor, boa tarde. Oportuno o vídeo, pois muitos que vejo, mesmo com a boa fé dos que os produzem, passam a idéia de que serviço público é o emprego dos sonhos, onde não existem problemas. Apesar de estudar para concurso, concordo que a estabilidade deveria ser restrita e que muitos se acomodam à ela. Faltou só falar dos pontos facultativos, que acho uma fábrica de acomodação, com muita gente preguiçosa que defende.

  • @gabriel8088
    @gabriel8088 6 лет назад +9

    O excesso de burocracia é o principal problema, trabalhei um tempo na prefeitura de SP e o que tem de juízes dando liminares esdruxulas é brincadeira...
    O Brasil virou um país comandado pelo MP e Judiciário. Tenho até pena de certos gestores públicos.

  • @flaviacenturionrauen
    @flaviacenturionrauen 6 лет назад +5

    Professor, dentro do serviço público, caso o servidor sofra algum tipo de perseguição de cunho pessoal de uma chefia ou parceiro de trabalho, existe alguma forma de proteção para este? Tenho um conhecido que teve este problema dentro do TRT, era perseguido pela chefia, pediu remoção para outra unidade mas a pessoa impediu de proposito, foi uma situação bem complicada. Obrigada.

  • @josedearimateia6161
    @josedearimateia6161 6 лет назад +10

    Contrastes entre a iniciativa privada e o serviço público, quase uma releitura do livro "Pai rico, pai pobre".

  • @gomesquasarvrb
    @gomesquasarvrb 4 года назад +4

    Já passei pela iniciativa privada por mais de 11 anos, estou em torno de 6 anos no setor público,(Agradeço a Deus por tudo), mas hoje tenho pensamentos voltados para alguma trabalho próprio, ou seja, trabalhar por conta própria me chama a atenção hoje em Dia.

  • @EduardoSantos-zm6bt
    @EduardoSantos-zm6bt 6 лет назад +9

    Tema super importante, mostrando o outro lado do concurso. Sou a favor da avaliação de desempenho no serviço público. Creio que por essa avaliação e outras ferramentas, auxiliaria e muito a prestação do serviço.

  • @camilacamilacamilacamilacamil
    @camilacamilacamilacamilacamil 6 лет назад +22

    Ótimo vídeo. E me identifiquei ao extremo com ele, pois, hoje, sou servidora pública e descobri, ao entrar em exercício, que ODEIO meu cargo/trabalho. E é simplesmente horrível você perceber isso tendo em vista todo o processo pelo qual você passou para alcançar o que antes era um sonho. Então, no seu vídeo, eu destacaria a questão da vocação. Galera que ainda tá na luta da aprovação: pesquisem bem sobre os cargos, a instituição, procurem vídeos, como os que têm no canal do estratégia, sobre entrevista com os que já exercem o cargo, enfim... não façam o concurso “por fazer” , se possível, às vezes é melhor você se dedicar mais um tempo para determinado cargo que você vai se sentir minimamente satisfeito a se sentir desgostoso(a). E sobre a questão da estabilidade, concordo em partes. Eu também acho que a estabilidade é, sim, um fator negativo, mas, na ausência dela, seria imprescindível o incentivo à valorização do servidor também. Retirá-la por retirar, creio, seria precarizar demais o serviço público tal qual um serviço privado ruim.

    • @felipecardoso9687
      @felipecardoso9687 6 лет назад +2

      Qual cargo você exerce?

    • @camilacamilacamilacamilacamil
      @camilacamilacamilacamilacamil 6 лет назад +3

      felipe cardoso, sou técnico administrativo de uma instituição federal de ensino.

    • @felipecardoso9687
      @felipecardoso9687 6 лет назад

      O que você faz lá exatamente?

    • @camilacamilacamilacamilacamil
      @camilacamilacamilacamilacamil 6 лет назад +4

      felipe cardoso assim que tomei posse, fiquei lotada no setor da biblioteca da instituição. Então, realizo trabalho administrativo, atendimento e afins no setor. E detesto. Mas é beeem difícil você conseguir permuta/troca de setor. E, como o cargo é administrativo, há um entendimento de que você pode ser lotada em “qualquer buraco”, entende? É muito abrangente. Então, você fica até meio que de mãos atadas, pois você pode sair de um setor ruim e cair num pior ainda.

    • @felipecardoso9687
      @felipecardoso9687 6 лет назад

      Não tem nenhuma função lá dentro com que você tenha se identificado? Como o seu cargo é administrativo, você tem contato com diversas funções, pois sua área é de suporte.

  • @viniciusvianasoares8747
    @viniciusvianasoares8747 6 лет назад +2

    Ficar rico no serviço público não vai , e nem no privado ... E no privado ninguém ganha mais por entregar mais também !

  • @angelicafreitas9026
    @angelicafreitas9026 6 лет назад +3

    Sou militar e sinto o mesmo desconforto: trabalhar com pessoas ineficientes, acomodadas e que vão ganhar o salário pago com o dinheiro dos impostos igualmente a quem se compromete com a função.

    • @jorgesantos1186
      @jorgesantos1186 3 года назад +1

      É verdade e mesmo assim eu me arrependi de ter largado. Hoje estaria aposentado e ganhando mais. Bom que eu amo o meu serviço.

  • @sidneysantos2752
    @sidneysantos2752 6 лет назад +2

    trabalho a 4 anos no serviço público (CPTM) e posso dizer com certeza: o único ponto positivo é a estabilidade.

  • @rafaelmascarenhas6751
    @rafaelmascarenhas6751 6 лет назад +7

    Ótima visão sobre o assunto , existe um outro ponto que não foi abordado e pode ser o mais importante: a lotação! Sim muitos em busca de realização pessoal , estabilidade e retorno financeiro, não tem a clareza da mudança na sua vida e de sua família nos possíveis locais de trabalho. Muitos nunca passaram puma experiência de ter que mudar de cidade ou mesmo de Estado por questões profissionais. Eu já passei e digo que não é fácil , mas para mim valeu sim a pena !

  • @ismaelsaraiva9276
    @ismaelsaraiva9276 6 лет назад +3

    Observando os vídeos do Professor Arthur lima sobre sua saida da receita federal, caso eu não esteja enganado, percebi que ele possui uma alma empreendedora e inovadora, em que se busca fazer coisas grandes e que modificam o ambiente onde vive, além de ser um perseguidor de novos desafios. Essa é uma bela característica que poucos possuem, e que infelizemente o serviço público mata em algumas pessoas que se acomodam, mesmo com todos os benefícios do emprego público. Parabéns professor! Admiro pessoas assim.

  • @gabrieldemoura2191
    @gabrieldemoura2191 6 лет назад +2

    Trabalhe 4 horas por semana , Fuja da rotina , viva onde quiser e fique rico. " Tim ferriz"

  • @ivanilsonlima8662
    @ivanilsonlima8662 6 лет назад +88

    A ESTABILIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO É VITAL.SIMPLESMENTE , PELO MOTIVO DA INGERÊNCIA POLÍTICA. EX.: POLÍTICO QUE NÃO FOR COM A SUA CARA; ENTÃO NÃO IMPORTARÁ SE O SERVIDOR SEJA EFICIENTE, COMPETENTE OU DEDICADO; POIS, NADA DISSO VAI TE SEGURAR, VAI PRA RUA MESMO.PENSE NISSO!!!!

    • @RobsonSilva42
      @RobsonSilva42 6 лет назад +4

      Existe a estabilidade,mas, existe também a remoção ou transferência. É isso.

    • @ewerson1010
      @ewerson1010 6 лет назад +1

      Robson Silva remoção ou transferência não pode ser aplicado como punição, exceto para juiz e promotor/procurador.

    • @cra0cristal
      @cra0cristal 6 лет назад +9

      Acho que qualquer servidor precisa de uma certa estabilidade, mesmo sem ter poder de decisão. Duas pessoas da minha família eram servidoras comissionadas, eram as mais produtivas e qualificadas de seus respectivos setores, e foram exoneradas simplesmente porque houve mudança nas lideranças políticas responsáveis por aqueles órgãos. Tiraram-nas de lá para colocar correligionários que não sabiam nada do serviço - um dos órgãos chegou a perder verbas federais porque os novos não foram eficientes em seu trabalho.
      Tudo bem, a gente sabe que comissionado sempre corre esse risco, mas isso é uma demonstração de que a ingerência política não afeta só os altos escalões. Onde quer que haja serviço público, o político vai querer colocar os seus apadrinhados, independente de currículo, experiência, qualidade. No dia que isso puder se estender aos servidores efetivos, será o caos, prejudicará ainda mais os princípios da continuidade e da eficiência do serviço público.

    • @ericklimoeiro1978
      @ericklimoeiro1978 6 лет назад +1

      cra0cristal ok, e como os teus familiares entran la tbm? É tudo a mesma conversa.

    • @cra0cristal
      @cra0cristal 6 лет назад +5

      pois então, erick. como eu disse, comissionado até pode esperar isso. de fato, elas precisaram de indicação (apesar de terem sim qualificação profissional para os respectivos cargos - os quais, no fim das contas, nem tinham concurso, então NINGUÉM ali era efetivo e todos precisaram de indicação). o que eu quis exemplificar é que ingerência política não acontece só no cargos influentes, e servidor efetivo não pode passar por esse mesmo processo. se tem que entrar por meio de um concurso, não pode correr o risco de ser demitido por mera vontade política do mesmo jeito que um comissionado. aliás, no meu entendimento devia haver uma limitação ENORRRRRRRME quanto aos comissionados. por mim, livre nomeação seria só pra cargo político, tipo secretário municipal, e olhe lá. o resto era pra ser tudo concurso ou no mínimo processo seletivo simplificado.

  • @italorean1376
    @italorean1376 6 лет назад +4

    Ótima reflexão professor! Infelizmente muitas vezes não escolhemos o cargo que queremos mas o que fomos aprovados. Às vezes um cargo paga muito bem mas você terá que morar em outro estado e ficar longe da sua família pra sempre. Dessa forma, ou continua estudando ou aceita a realidade. É complicado.

  • @EttoreCassiano
    @EttoreCassiano 6 лет назад +11

    Professor, primeiro parabéns pelo ótimo vídeo e pela iniciativa. Segundo, como você foi Auditor-Fiscal da RFB, poderia fazer um vídeo específico sobre os pontos negativos desse cargo? A gente ouve sobre muitas vantagens, mas há comentários sobre muito assédio, inclusive pessoas tentando corromper o Auditor, ameaças até de morte, dificuldades em fronteira, etc. Ficaria muito grato e acho que muitas pessoas também! Inclusive porque muitos têm o Estratégia como referência para AFRFB né! Abraço!

    • @francis1961
      @francis1961 3 года назад +3

      Essas coisas ocorrem sim, e envolvem a maioria dos auditores e analistas, sobretudo em áreas de fronteira. Quem é correto é perseguido sim, e já houve casos até de mortes, embora sejam muito raras. Sei do que estou falando porque a irmã de uma colega de trabalho teve de fugir de madrugada de Foz do Iguaçu, pois vinha sendo ameaçada de morte por seus superiores na Receita, por se recusar a participar de esquemas. E meu irmão passou a ser tratado como uma tralha pelos colegas dele, por não participar de um esquema que envolvia até o Diretor-Geral da Receita Federal. Eu não acreditei quando ele me contou o que estava acontecendo e fui eu mesmo lá, conversar com os colegas dele, para sondar. Comecei conversando com um, e durante a conversa outros, das salas contíguas, começaram a entrar onde estávamos a falar, quando vi, era eu e mais 16 servidores dentro da sala, todos com a expressão do rosto carregada de apreensão. Ali pude comprovar que o que meu irmão dizia era a mais pura verdade! Assim, se vc não vir nenhum problema em ser incorreto e ganhar propinas, corra para a Receita; mas se for correto, prepare-se para ser posto de lado e ser mal visto pela maioria dos seus colegas.Mais de 90% dos servidores da Receita participa de esquemas de propina, e isso pode ser observado pela disparidade entre o que ganham oficialmente e o nível de vida de que desfrutam, fato observado por quantos os conhecem. No Porto de Santos, por exemplo, não é incomum vc se deparar com analistas tributários chegarem ao trabalho em carros importados e auditores fiscais morarem em mansões.

    • @camilamomosa
      @camilamomosa Год назад

      @@francis1961 os auditores sao muito assediados? e os analistas tributarios ?

    • @camilamomosa
      @camilamomosa Год назад

      @@francis1961 vc tem facebook para a gente conversaar sobre o assunto ?

    • @camilamomosa
      @camilamomosa Год назад

      @@francis1961 incomum vc se deparar com analistas tributários chegarem ao trabalho em carros importados e auditores fiscais morarem em mansões.>>> nao e possivel uma coisas dessa, nossa

  • @allankrom
    @allankrom 6 лет назад +1

    Fala Arthur! Cara concordo com todos os pontos colocados, sou servidor há 7 anos, já passei por alguns cargos hj sou escrevente chefe no TJSP e concurseiro...
    Nos cargos municipais tem um ponto que eu acredito ser o mais relevante, a influência política é muito forte... Diversas vezes vi servidores extremamente qualificados sendo "jogados pra escanteio" por questões políticas um vez que os mais diversos cargos de chefia e assessoramento são ocupados por indicações políticas e no mais das vezes é o servidor que conduz o depto e o comissionado que leva os louros (e os maiores salários).
    No TJ, hj, isso não ocorre, graças a Deus, os cargos são dados aos que se destacam mais (geralmente).
    Parabéns pelo vídeo! Te acompanho há um bom tempo, minha esposa falava muito de vc, foi sua aluna ainda na época do CASD.....
    Forte abraço e saudações Joseenses!

  • @uncharteddrake9975
    @uncharteddrake9975 5 лет назад +3

    eu tenho uma amiga minha que passou 6 anos no INSS e pediu exoneracao do cargo , porque ela nao aguentou ver tanta falta de profissionalismo e coracao nas pessoas que ali trabalha ela me contou que , nao conseguia nem dormir a noite so a base de remedios , por tantas coisas errada contra o ser humano que vinha procurar o servico do inss , e um local para pessoas desumanas trabalharem ela , falou que aquilo estava matando ela por dentro resumindo ela tinha estabilidade mais nao era feliz no inss .

  • @ramago82
    @ramago82 6 лет назад +7

    Sou funcionário público e realmente o seu trabalho não é valorizado como deveria ser, por exemplo recebi minha nota do estágio probatório igual ou até abaixo de servidores que só ficam encostados, não são criativos, não honram a camisa, isso desistimula, desanima e muito quem quer ser competente e fazer um trabalho sério.

    • @paulobarbosa4108
      @paulobarbosa4108 6 лет назад

      Onde você trabalha?

    • @gabrielsilvaxd
      @gabrielsilvaxd 3 года назад

      @Giovana Carine Ou seja ta tudo zoado o jeito é escolher o menos pior. Servidor, funcionário ou autônomo. 🤷🏽‍♂️

  • @jaquelinevieira318
    @jaquelinevieira318 6 лет назад +3

    Parabéns pelo vídeo, Arthur Lima! O serviço público tem muitos pontos negativos mesmo, e o pior deles é a acomodação de alguns servidores. Eu odeio trabalhar com gente preguiçosa, que sempre espera pelos outros, e vivo isso na iniciativa privada. Na iniciativa privada essas pessoas preguiçosas não sobrevivem por muito tempo, mas já no serviço público ficam uma vida inteira e nada é feito. Quero muito ser servidora pública, estou estudando para isso, mas vou entrar para realmente servir, servir a minha comunidade, fazer meu trabalho com autonomia e honestidade.

  • @soldadoanonimo3051
    @soldadoanonimo3051 5 лет назад +4

    Eu fiz recentemente um concurso público na área da secretaria de justiça do meu estado. Vim de setor privado e estou só aguardando tomar minha posse,mais estou muito satisfeito de estar no serviço público,ainda mais depois dessas reformas trabalhistas que me desanimaram ainda mais para o setor privado. Com todos os pontos negativos eu prefiro serviço público.

  • @elainefonseca3097
    @elainefonseca3097 6 лет назад

    Concordo muito, ontem estava falando isso com meu esposo. A estabilidade é um mal para a sociedade na maioria dos cargos, é ruim para o ser humano que na sua falsa sensação de conforto, fica estagnado e não contribui em nada para nossa evolução como sociedade. Por outro lado, a instabilidade economica deixa as pessoas desgostosas e desesperançosas com tanto desemprego e falta de iniciativas públicas e privadas para fomentar e promover talentos e os desempregados se agarram à estabilidade como se isso curasse todos os males, e não cura, na verdade, te estagna, te paralisa se não tomar cuidado. Ouvi na Casa do Saber " acomodação é morte" e me agarrei a este lema. Estudo para concursos, na minha cidade é pessímo de emprego e paga salários baixíssimos... Mas se me sintir insatisfeita, não penso duas vezes para recalcular minha rota para algo que faça sentido para mim.

  • @matheussousa6981
    @matheussousa6981 6 лет назад +6

    Poderia falar algo do INSS. Dá uma luz para quem está focado nele, as notícias atuais são desanimadoras. Vale apena continuar focado nele?

  • @faithaviationtravelling
    @faithaviationtravelling 6 лет назад +2

    Para mim que sou engenheiro Mecânico com cerca de 20 anos de experiências profissionais (includindo 9 anos de Austrália, trabalhos no Chile e Moçambique), desempregado há 4 anos, não me resta outra alternativa a não ser ser funcionário público. Já passei em um concurso, e farei muitos outros e conseguirei mias outras aprovações!

  • @mrjosuelito
    @mrjosuelito 6 лет назад +4

    Creio que o problema geral nao seja a estabilidade mas sim a falta de uma gratificação por produção!

  • @manoguitaroficial
    @manoguitaroficial 6 лет назад +5

    1) Realmente, o servidor proativo, desenrolado, vai ganhar mais trabalho, digo mais, vai trabalhar pelos servidores improdutivos, em alguns casos vai ser, no mínimo, elogiado;
    2) Não dá para enriquecer licitamente no serviço público, pelo contrário, dependendo da esfera, do órgão, etc, no máximo o servidor vai ter crédito no banco para fazer empréstimos, rsrs, se quiser mais dinheiro, vai ter que ter outro emprego, e morrer de trabalhar;
    3) Realmente, para os cargos genéricos, que entram com qualquer formação, etc, entra muito servidor sem vocação, que entram pensando apenas na remuneração, se desmotivam, e prestam um péssimo serviço;
    4) Discordo da questão da estabilidade, o serviço público é cheio de um mal chamado assédio moral, de repente o servidor não corrobora com a ideologia política, religiosa, de gênero, desonesta, etc, do seu chefe imediato, começa a ser chantageado, a estabilidade confere certa independência ao servidor contra esses casos escuros do serviço público.
    5) Existe uma distância de remuneração e benefícios entre os servidores do executivo, legislativo e judiciário, não há isonomia, equidade, de forma sistêmica no serviço público;
    6) ...

    • @manoguitaroficial
      @manoguitaroficial 6 лет назад +2

      Tudo bem sim, Arthur.
      Eu continuo pensando que estender a "estabilidade" para todos os servidores, independente de cargos de confiança ou não, é o mais efetivo; concordo que a rotatividade de gestores não é saudável para o serviço público (os gestores devem ser concursados e estáveis, não concordo com comissionados/apadrinhados em cargos de gestão), e penso também que, o servidor precisa de autonomia/independência para seguir trabalhando sem medos, com tranquilidade, sendo avaliado, porém, com a prerrogativa da estabilidade (que na verdade existe em partes, visto que o servidor pode ser exonerado/demitido) para prestar um serviço voltado para o interesse público e não para o interesse pessoal de um gestor.
      Grande abraço.

    • @manoguitaroficial
      @manoguitaroficial 6 лет назад

      Quero deixar claro que, assim como você, estou apenas dando a minha impressão sobre os pontos negativos do serviço público, na ótica de um servidor, porém, o serviço público também tem seus lados positivos, e eu me sinto bem onde trabalho, gosto do que faço, tenho função gratificada e me sinto bem gerenciando meu setor, enfim, infelizmente alguns pontos negativos nos desmotiva em algum momento, mas eu vou seguindo bem até o momento.

  • @guru_hugues
    @guru_hugues 4 года назад +1

    Explicação perfeita. Só faltou acrescentar que algumas repartições não possuem infraestrutura de trabalho.

  • @GemaDoOvoOficial
    @GemaDoOvoOficial 6 лет назад +20

    Muito bom o vídeo, professor! Só não concordo com a parte que o senhor fala sobre o crescimento na iniciativa privada, o grande problema é esse tal de "crescimento", sou rodeado de pessoas que botam o sangue em tudo que fazem mas só quem tem promoção, só quem sobe na carreira são os "queridinhos" que nem se esforçam direito.
    É aquele velho papo: Você precisa ter ensino superior completo, excel avançado, inglês fluente e pelo menos 5 anos de experiência ou simplesmente ser amigo do gerente. FRUSTRANTE demais.
    O serviço público objetiva a meritocracia, coisa que está muito em falta na iniciativa privada.
    Só isso já vale cada segundo de sacrifício.

    • @rafaelvalimfernandes
      @rafaelvalimfernandes 6 лет назад +3

      Cara não se engane não! a meritocracia é na prova de um concurso almejado com salários excelentes, dentro da área pública, vc verá as vezes um colega que foi nomeado depois de vc, por ser político e estar filiado a algum que esteva no poder ser nomeado para um cargo superior ao seu, pode até mesmo ser o seu chefe sem fazer esforço algum enquanto vc se mata para fazer o seu trabalho, coisa muito comum e esse relato é apenas umas das possibilidades que vc passará dentro da área pública também. Então não crie expectativa na área pública, pois pode ocorrer de ter as mesmas frustrações que na iniciativa privada, busque um salário bom e evite se emocionar, pois pode até mesmo desenvolver uma depressão.

    • @GemaDoOvoOficial
      @GemaDoOvoOficial 6 лет назад +5

      Rafael Fernandes Faço meu trabalho direito, só me preocupo com meu salário e minha efetividade, o que acontece lá por conta de "forças maiores" não me importa desde que não me prejudique. Agora quero um aumento, então vou fazer outro concurso, simples assim. A única méritocracia que preciso é na hora da prova.
      Mas entendi seu ponto, onde tem gente tem corrupção, não tem jeito, entretanto o objetivo é dar cada vez menos espaço pra esse tipo de coisa no futuro. :)

  • @deuberkatia3711
    @deuberkatia3711 6 лет назад +2

    Professor , sou grande admiradora do seu trabalho e sua aluna no Estratégia concurso. Obrigada por expor sua opinião sobre o serviço público. Mas hoje , vendo meu esposo acordando 3 e 30 da madrugada e trabalhando em fazenda , sim, concurso público é minha meta é sonho pra minha estabilidade. Há casos e casos, mas muitos brasileiros vivem com extrema dificuldade em trabalhos privados sub escravos.
    Sucesso pra você. Deus abençoe sua família.

    • @camilamomosa
      @camilamomosa Год назад

      estrategia? mas o cara nao e professor do direcao ??

  • @atenorferreira1640
    @atenorferreira1640 4 года назад +1

    O que vejo ao meu redor, é que em muitos casos, principalmente no interior; a única opção do indivíduo ter uma renda satisfatória é no serviço público, conheço muitos indivíduos que saíram do salário mínimo, ou apenas conseguiram uma renda mensal através do serviço público. Infelizmente no nosso país a pobreza ainda é muito grande, e são muitos que não tem condições de ter uma formação continuada para competir no mercado de trabalho.

  • @pauloturco7217
    @pauloturco7217 6 лет назад +1

    Primeiramente, parabéns pela coragem! Acompanho seus cursos há algum tempo e admiro sua coragem em tomar decisões pouco "convencionais..." Você não deixou "qualquer" emprego na iniciativa privada para se dedicar ao serviço público. Afinal, a Embraer é uma referência no que faz. Depois, deixar um dos cargos mais almejados pelos concurseiros para lecionar, ainda que seja sua verdadeira vocação, também exige uma boa dose de coragem! Ser inquieto, desafiar-se, são características do ser humano e nos fazem sentirmos úteis e necessários no momento histórico em que vivemos. Não apenas materialmente realizados (ou nem isso).
    No meu caso, pouco tempo depois de ter me formado em 2003 em Engenharia Civil, abri uma empresa onde me dediquei de corpo e alma por 12 anos. Muitos m² construídos, experiências vividas, alegrias, tristezas, conquistas e também decepções, resolvi conhecer melhor esse mundo do serviço público. Como muitos dos colegas, iniciei me preparando, em 2015, para a Receita Federal, mas logo abri o leque para outros concursos. Hoje, aprovado em dois concursos, ainda aguardando nomeação, continuo a me preparar, mas não mais para a Receita e sim para outro cargo (financeiramente similar) que a mim me parece realizar profissionalmente (apesar de todos os pontos negativos que provavelmente irei encontrar).
    Ser EMPREGADOR, na iniciativa privada hoje no Brasil em que vivemos, é para verdadeiros HERÓIS, algo que não pretendo ser! Trabalhar como EMPREGADO, exceto em raríssimos casos em que a verdadeira realização pessoal te faça acordar motivado todos os dias (coisa que a docência, por exemplo, trás a muitas pessoas), mesmo que você seja uma pessoa dedicada, na iniciativa privada hoje no Brasil em que vivemos, causa extrema insegurança e perspectivas limitadas no avançar da idade. Aqui não é Japão... e sendo Brasil, com o passar dos anos as pessoas vão perdendo valor ao invés de ganhar respeito!
    Para finalizar, devo dizer que esse tipo de conteúdo é de grande valia para nós que nos pretendemos servidores públicos, sobretudo para tentar entender melhor as características do cargo que almejamos e fazer eventuais ajustes em nossas escolhas. Continue a fazer esses vídeos com assuntos pouco explorados e de fundamental importância, até para desmistificar um pouco o "glamour" excessivo que alguns dão ao serviço público... Parabéns e um grande abraço.

  • @paulofvcabelo
    @paulofvcabelo 6 лет назад +2

    Tema extremamente interessante. Vc citou os pontos negativos. Sugiro fazer um outro vídeo com os pontos positivos tb.

  • @apgualbertos
    @apgualbertos 2 года назад +1

    A iniciativa privada não é meritocrática, como a narrativa quer fazer parecer. "Ninguém é insubstituível" é um mantra que eu costumava escutar neste ambiente. É um ambiente onde você precisa de muito mais inteligência emocional (domínio das próprias emoções) do que no serviço público, porque você fica totalmente à mercê dos humores "superiores".

  • @silvanio999
    @silvanio999 6 лет назад +1

    Prof. Arthur, vc tem razão em quase tudo que falou, mas isso não significa que a Iniciativa privada é um Paraíso. Sem falar que a sua passagem no serviço público é que te proporcionou esse emprego no estratégia.
    Prefiro suportar os pontos negativo do Serviço Público que os Pontos Negativos do Setor Privado, sem a menor dúvida.

  • @lucaslimademelo
    @lucaslimademelo 6 лет назад

    É uma relação paradoxal que impulsiona essa reflexão.
    De um lado, concurso público, você tem o conhecimento que vai te levar a aprovação.
    De outro lado, setor privado, o conhecimento que "pode" te levar a uma conquista mas que muitas vezes não é julgado a risca.
    No setor privado, por mais crítico que seja seu trabalho, se o seu salário for ou estiver entre os maiores certamente em periodos de crise seu nome estará na lista de análise.
    Daí já temos uma reflexão sobre essa parte de ganhar mais que o setor público, até que ponto será?
    Me recordo de dois pontos Arthur que você abordou quando disse que queria sair e entrar no setor público, o famoso "Q.I" e pessoas competentes sendo mandado embora da Embraer quando estava lá.
    Conheço pessoas que tem muitooo conhecimento e que por perfil são mais quietinhas, outros timidos, mas mesmo assim desenvolve excelentes melhorias, projetos, etc.
    E não são valorizados, mas há outros que não fazem muita coisa, ganham a fama, status, como se por ele e ficam anos e anos.
    O setor privado e o público tem seus prós e contras, mas pela conjuntura o setor público, no meu ver, se destaca no quesito: mérito.
    O setor público pode ser um incômodo se a pessoa não buscar crescer, se o órgão atingiu o nível máximo e é ali que você queria estar, você pode ter centenas de outras atividades.
    Desenvolva projetos, venda ideias, de palestras, seja escritos, vire professor, a vida profissional no setor privado vai lhe dar essa mesma perspectiva com o tempo.
    Eis a questão: A garantia ou o julgamento constante da meritocracia.

  • @caioviniciuspereiraalencar5294
    @caioviniciuspereiraalencar5294 6 лет назад +9

    Muito legal o que você disse. Mas, vai trabalhar na iniciativa privada é o seu chefe mandar você embora porque não vai com a sua cara? Desligar você por ser melhor que ele? Sem direito de defesa? Isso é horrível! Você não pode fazer nada e ainda ter que ficar puxando saco.

  • @elciodossantos4300
    @elciodossantos4300 6 лет назад +2

    Realista demasiado realista, mas o que falar para um pai de família desempregado ?

  • @focofeecha9432
    @focofeecha9432 6 лет назад +1

    Excelente, professor! Raras vezes vemos essa abordagem, quase sempre só lemos e ouvimos sobre as maravilhosas vantagens.

  • @rifazolli
    @rifazolli 6 лет назад +2

    Professor, boa noite! Como servidor público de carreira (+- 7 anos em dois órgãos diferentes), posso dizer que concordo plenamente com o seu vídeo. Parabéns por mostrar os "bastidores" da carreira, para que somente aqueles que realmente queiram servir ao público (e não se servir do público, como muitos o fazem) prestem o concurso. Parabéns, professor. A luta continua!

  • @asmavetebritomonteiro9407
    @asmavetebritomonteiro9407 6 лет назад

    Que legal professor! Virei sua fã. Eu também penso assim. Vejo todo mundo achando que vai ficar rico e até acreditando que vai ficar rico como o Ricardo Vale que hoje é empresário...rs. Acho que os professores deveriam falar mais sobre os prós e contras de cada cargo. Sucesso!!

  • @MarcoAntonio-ui1uj
    @MarcoAntonio-ui1uj 6 лет назад

    Concordo com o professor, porém indo por esta linha de raciocínio temos problemas em todo lugar, porque não são as instituições que causam problemas e sim as pessoas. É questão de caráter, tem gente mal intencionada e bem intencionada nas organizações públicas e no setor privado. Falta profissionalismo em ambas, tenho 53 anos, 25 anos no mesmo segmento e não consigo me recolocar apesar de ter me destacado e ter feed-backs de ser um excelente profissional. Tanto no setor público como na iniciativa privada ou mesmo no empreendedorismo teremos que lutar com vários tipos de desafios, paradigmas, frustrações, etc.. O importante é que cada um de nós faça o melhor onde estivermos. Trabalhar com que gosta, com sua vocação, conseguir atingir os objetivos, poderá ser uma luta eterna, e aí vamos desistir por isso? Admiro sua sinceridade mesmo trabalhando em uma escola preparatória para concursos públicos. Não posso reclamar da iniciativa privada, pois conquistei muitas coisas além do aprendizado e da satisfação, mas no momento tudo que sou como profissional e tudo que aprendi e ainda tenho para aprender e também para ensinar não está me ajudando, minha família está passando por dificuldades financeiras porque não consigo me recolocar, graças a Deus minha mulher trabalha e me ajuda. Desejo sorte a todos que estão em busca dos seus sonhos, não desanimem, sejam fortes, façam seu o melhor que a luz brilhará. Forte abraço a todos que como eu estão em busca de um sonho.

  • @jeffersonlemos6044
    @jeffersonlemos6044 5 лет назад

    Bom vídeo. Parabéns. Não sou servidor (estou estudando) mas imagino como seja. Todo local terá seus pontos positivos e negativos e cabe a nós analisar e pesar na balança. Eu trabalhei 5 anos na iniciativa privada, em uma empresa de porte Nacional, entrei jovem (ainda sou, tenho 25, entrei com 19) cheio de energia, me formei, fiz pós, me desdobrei, dei tudo de mim, ganhei elogios ep arabéns. Muito trabalho, exploração, incompetência da gestão, panelas, salário baixo e o resultado foi que ganhei transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Fiquei afastado pelo INSS. Me tratei, continuem dando o meu melhor, e continuei sendo explorado, faxia entrevistas mas nao conseguia outro emprego. Depois de estar fazendo umas 3 funções acumuladas, fui demitido no fim de 2017 não sem antes terem me sugado. Obviamente rstou desempregado ainda, com diplomas na mão, na situação que estamos no país.
    Quero dizer com isso que entendo que com certeza o serviço público tem problemas semelhantes, puxa saco, gente incompetente, mas pesando na balança, no meu caso não pretendo ter outra experiência como a que tive e dificilmente no serviço público será tão ralado quanto o que sofri.

  • @gramaticaflix
    @gramaticaflix 6 лет назад +1

    Muita coragem em abordar esses aspectos do Serviço Público, parabéns pela iniciativa.

  • @patriciapeixoto6069
    @patriciapeixoto6069 6 лет назад +1

    Obrigada professor! Sua explamação foi muito esclarecedora, mas acredito que em algumas situações deixamos de lado esses pontos negativos. Estou com 46 anos de idade e hoje o que mais me importa é a questão financeira e estabilidade familiar. Em tempos de crise e desemprego, o que nos salva é o serviço público. Acredito que me entenda. Obrigada por suas dicas tão valiosas.

  • @Ari0971
    @Ari0971 6 лет назад +4

    Muito esclarecedor! É isso mesmo. Mas,salário não é tudo! Realização profissional e estar com o que faz,também é essencial!

  • @ricardo83sl
    @ricardo83sl 6 лет назад +2

    A questão da vocação, na verdade a falta de vocação, seria facilmente resolvida se as avaliações do estágio probatório cumprissem sua função, que deveria ser regra, não exceção como vemos por aí. Na mesma linha de raciocínio, a estabilidade do servidor ineficiente poderia ser perdida, caso as avaliações de desempenho também fizessem jus aos objetivos esperados. Ou seja, basta que a legislação seja cumprida em sua integralidade, não só para constar nos registros.
    Atualmente sou servidor público municipal, no qual acredito que os pontos negativos são ainda mais perceptíveis. Porém, pretendo em breve fazer parte do funcionalismo federal e assim poder contribuir mais para a melhoria do serviço público.
    Ótimo vídeo Prof. Arthur! Admiro muito suas opiniões e trajetória, espero um dia ter sucesso semelhante.

  • @Canalpapo22
    @Canalpapo22 6 лет назад +12

    Ja tomei nojo do serviço público a algum tempo,estudar é a parte mais fácil,conviver com pessoas mediocres é que é o problema.
    To fora,com meu próprio negócio estou ganhando muito mais e com brilho e sangue nos olhos.

    • @gerlanemedina
      @gerlanemedina 4 года назад +1

      Local cheio de pessoas ruins, mal intensionadas, perversas

    • @auditor-fiscalemconstrucao2499
      @auditor-fiscalemconstrucao2499 3 года назад

      @Giovana Carine Infelizmente dependendo do cargo é assim mesmo, mediocridade é o de menos. O pior são chefes sem capacidade, perseguições de ordem política e favorecimento de amigos do rei. Eu exonerei de cargo de prefeitura e voltei para a casa dos meus pais.

    • @jeanvalgean5167
      @jeanvalgean5167 3 года назад +1

      exatamente, é esse " estudo de concurseiro, é mais decoreba e sem utilidade" ...so pessoas acomodadas, fracassadas e mediocres pemanecem neste caminho. Tbm tenho nojo, e foram os piores de vida
      Parabens pela iniciativa, coragem e ir a luta para fazer o que ama, e nao apens o que paga suas contas, msm perdendo a dignidade, vendo tudo errado e sendo omisso e sendo um fardo para o povo
      O BRASIL precisa mais de pessoas assim

  • @bilekame
    @bilekame 6 лет назад +1

    Sou militar concursado das forças armadas, tudo o que vc disse se aplica a minha profissão

  • @iaraneryvaladares6032
    @iaraneryvaladares6032 6 лет назад +78

    Parabéns pelo vídeo!!!!!!!!! É tudo o que vivo hoje no órgão em que sou servidora.

    • @roni600
      @roni600 6 лет назад +1

      Onde vc trabalha Iara?

    • @iaraneryvaladares6032
      @iaraneryvaladares6032 6 лет назад +6

      Roni Souza, Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Técnica Administrativa.

    • @linksfernandes4397
      @linksfernandes4397 6 лет назад +3

      Iara Nery Valadares conversei com um cara que era daí, passou no mpu e ficou mais feliz.

    • @ramiresrennan9588
      @ramiresrennan9588 6 лет назад +5

      Iara Nery Valadares por que ao invés de agradecer a Deus que conseguiu um emprego estável,fica reclamando e fazendo tempestade em copo d'água! Então se está ruim,peça exoneração e vá pra iniciativa privada então pra vc ver o que é bom trabalhar que nem burro e ganhar pouco!

    • @wellingtonbhraga2745
      @wellingtonbhraga2745 6 лет назад +16

      ramires rennan tenha educação, rapaz. Coisa feia. O ponto de vista dela é importante e válido. Se vc acha que não, apenas discorde, sem ser grosseiro.

  • @beti2B
    @beti2B 6 лет назад

    Auditor Fiscal da RECEITA FEDERAL corre muito RISCO DE VIDA professor Arthur? Conte mais da sua experiência por favor. Aliás, parabéns professor! Excelente vídeo, muito esclarecedor esse vídeo.

  • @lucianeoliveira9278
    @lucianeoliveira9278 6 лет назад

    Outro ponto negativo que tem é o fato de você não receber pelo tempo de serviço prestado, caso deixe de ser servidor público por algum motivo.

  • @airtonsoares7844
    @airtonsoares7844 6 лет назад

    Sou servidor e voce foi correto na sua análise. Professor , por favor, agora faça um vídeo com os pontos positivos do serviço público.

  • @filipe33
    @filipe33 6 лет назад +1

    Obrigado pelo vídeo!! Você é fera, Arthur!!

  • @josejohn5863
    @josejohn5863 6 лет назад +1

    Porfessor Arthur Lima, faz um vídeo sobre os pontos positivos do serviço público. Obrigado e parabéns pelo vídeo!

  • @eliass.s6614
    @eliass.s6614 6 лет назад +26

    Infelizmente que me decepciona é essa parte de pessoa que se escora no outro, mas não tem a parte de falsidade que na iniciativa privada você se esforça é quem ganha o mérito é os superiores- supervisor, gerente, que puxa o saco do chefe ou presidente da empresa.

    • @soniabrasil7074
      @soniabrasil7074 6 лет назад +5

      Elias S.S vc q pensa q não tem. Tem sim, e muito. Gnt q não faz nd e acha ruim vc fazer, gnt q boicota vc, gnt q so quer os benefícios da carreira....

    • @eliass.s6614
      @eliass.s6614 6 лет назад +1

      Sônia Brasil nossa que situação complicada...

    • @MissAnaPessoa
      @MissAnaPessoa 6 лет назад +1

      Infelizmente onde trabalho tem isto também!

    • @TheFernandazilda
      @TheFernandazilda 6 лет назад +1

      Onde eu trabalho é aos amigos tudo, aos que não andam comigo nada. Quem anda na casa da chefa consegue substituição. E a fofoca rola solta: quando não tem o que falar de alguém inventam.

    • @gabrielmoraes143
      @gabrielmoraes143 4 года назад +1

      Na iniciativa privada a carga horária é maior e o nível de exigência é absurdo. Em geral, a média salarial do serviço público é maior em relação à inciativa privada. O que deixa muitas pessoas desanimadas na iniciativa privada é a falta de reconhecimento e os Q.I (Quem Indica), além disso, as metas muitas vezes são abusivas.
      Não é à toa que diversas pessoas inteligentes estão estudando para concursos

  • @edjaelmasouza1198
    @edjaelmasouza1198 6 лет назад +3

    Com todos esses pontos negativos, sonho em ser concursada. A iniciativa privada é um saco.

  • @Flaviadriana
    @Flaviadriana 6 лет назад +1

    Conte-se também com (muitos) colegas e chefes sem caráter, atrapalhando seu serviço.

  • @barestelos1
    @barestelos1 6 лет назад +23

    Outro ponto negativo: chefia despreparada, não sabe lidar com pessoas, sendo grosseiras e mal educadas !

  • @patriciac1001
    @patriciac1001 6 лет назад +2

    É muito facil falar mal da estabilidade publica quando a pessoa nao pensa que vai envelhecer um dia e ficar com problemas de saude quase se aposentando e empresa "de privada " te der um pé na bunda.
    Pois eu nunca vi até hoje empresa privada aposentando seus funcionarios velhos , eles mandam embora antes .Mesmo vc sendo o melhor funcionario.

  • @geovaneoliveira4633
    @geovaneoliveira4633 6 лет назад +3

    Muito bom professor. Quanto à estabilidade, concordo 100%.

  • @estefaniorlando
    @estefaniorlando 6 лет назад

    ótima abordagem professor, muitos escolhem concurso devido a remuneração, dependendo da área a pessoa não se identifica e acaba não gostando, eu tenho medo, sempre gostei de tecnologia, vendas, trabalhar com o público, agora que vou tentar o trt , espero me acostumar com os processos :) , por fim esse professor é muito bom, o melhor !!!!

  • @1989agp
    @1989agp 6 лет назад +3

    Gostei muito dos pontos e concordo com todos. Tenho formação em exatas, prestei concurso pra área administrativa e acabei indo pra um hospital... não tenho vocação nenhuma para ficar dentro de um hospital vendo pessoas doentes, ainda mais público... então essa questão de vocação faz todo sentido pra mim também. A questão política influencia diretamente no setor e incomoda às vezes. Tenho o sonho da receita federal, mas a questão do deslocamento é inevitável e me incomoda um pouco... imagina ser nomeado e precisar ir para uma cidade na fronteira, com pouca estrutura e filhos pequenos, por exemplo ?