Pink Floyd não foi uma banda. Pink Floyd foi uma explosão nuclear, foi um Big Bang que deu origem a uma sonoridade única, inconfundível, inclassificável, mesclada com experimentos de vanguarda, letras sensacionais (poéticas, intrigantes, corajosas), acordes inusitados, solos de baixo e de guitarra extraterrestres, bateria competentíssima, teclados irretocáveis, tudo permeando de inúmeros demais efeitos jamais cogitados anteriormente. Somente artistas muito à frente de seu tempo seriam capazes desta façanha. O genial Sid Barret criou e deu nome ao grupo, mas exagerou na viagem, derrapou na curva e se perdeu. Coube a Gilmor e Waters estes dois gênios extraordinários da música universal, dar continuidade ao sonho que, para a nossa sorte, hoje é esta fantástica realidade. Grande disco!!! Divisor de águas na história do mais incrível grupo de rock de todo o universo. A todos os floydmaniacos aquele abraço 🤗🤗🤗🤗 Parabéns pelo teu trabalho Bruno. O teu canal, de fato, tem peso. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@@kimiosato6251 Assim como aconteceu com Lennon/McCartney e Phill Collins/Peter Gabriel a parceria Gilmor/Waters não pode sobreviver uma vez que em dado momento ocorreu uma grande divergência nos caminhos a serem tomados, temas e propostas a serem abordadas. Dois gênios absolutamente extraordinários com anseios diferentes; ficou impossível ficarem lado a lado. Gilmor um músico perfeito, de extraordinária técnica e um vocal primoroso e Waters explosão de emoções e sentimentos em suas composições com letras inacreditavelmente fantásticas. Para melhor compreensão do cisma recomendo assistir no RUclips os concertos "In the flesh" do Waters e "Remember that night " do Gilmor. Impossível afirmar quem é mais sensacional.
É triste saber como o pessoal não conhece o Pink Floyd, pois esse disco é muito bom. Eu tenho ele e a faixa "Summer '68" é assustadora. Ela foi uma sub abertura do Jornal Nacional nos anos 70, onde mostrava o patrocinador Banco Nacional. (Tem no You Tube).
@Marcelo Rosário :: Excelente essa tua expressão "sub abertura". Era isso mesmo. Do anúncio do Banco Nacional. No Rio você ouvia Summer 68 mesmo sem estar à frente da TV 😀
@Ricardo Lopes LopesDark Side é fantástico mas gosto é particular. Não é obrigatório alguém gostar do mais aclamado. Eu prefiro Rubber Soul do que Sgt. Peppers. Ou seja, não há nada de errado o cara curtir o "Atom..." mais que o "Dark Side".
Durante um longo trecho, nos leva por uma paisagem campestre ensombrecida passando até por uma cena ritualística de bruxaria e depois pra um estado divino. Simplesmente MÁGICO.
Pink Floyd está entre as melhores bandas de Rock Progressivo pra mim, ficando atrás apenas dos Beatles. Amo a música Summer 68 deste disco. Parabéns por mais um excelente review Bruno!
Boa xará, esse é o meu favorito deles. Na parte da música If em que é dito 'wires' acredito que seja fios, pois o tratamento de choque era utilizado em pessoas com distúrbios mentais, então ficaria: se eu ficar maluco, por favor não coloque seus fios no meu cérebro. Na música alan's psychedelic breakfast, o tempo na introdução de piano é marcada pelo barulho do riscar de fósforo até começar de vez.
Não se escuta Pink Floyd, se experiencia. Difícil achar um detalhe nesse disco que não seja único e memorável. Bodas de ouro com a humanidade bem comemoradas pelo Som de Peso!
Alan's breakfast é uma das minhas músicas favoritas e mais divertida que o Pink Floyd já fez, a ambientação que ela cria e isso começa a gerar imagens na sua cabeça e recriar toda aquela cena e atmosfera, é fantástica!
De fato, não é apenas a capa que é uma beleza, a faixa título também o é. Mas também não é apenas a capa e a primeira música que são uma beleza, ainda existe If nessa equação. Não apenas a capa, a faixa título e If que são uma beleza: todo o álbum é uma beleza. Vou até escutar de novo, captar mais ainda esse pequeno pedaço de genialidade musical. Ótimo vídeo, Bruno, como sempre!
@@otaviomarques5395 Cara, escutei esse álbum 1 vez na vida, e esqueci de ouvir de novo após escrever o comentário. É que na minha memória If era linda e o resto não acho que escutei com a atenção merecida.
Amo Atom Heart Mother!!!! Foi o primeiro disco que comprei do PF ❤️ 1972??? Era difícil achar discos das bandas que eu gostava. Eu tinha 14 anos, Belo Horizonte. Eu era uma ET para meus amigos. Ninguém conhecia o Pink Floyd.
Amigo, seu trabalho é fabuloso, sua analise a respeito do disco está perfeitamente descrita com uma perfeição incrível. Que canal excelente, virei fã e vou acompanhar suas postagens. Mega analise do disco, das músicas, com boa explicação, fácil de entender e compreender. Muito bom o seu trabalho, muito bom mesmo.
Estava a um tempo atrás procurando uma review desse álbum. Valeu Bruno,review impecável como sempre. Percebi que se o vídeo tivesse mais 4 segundos teria a mesma duração da 1 faixa.
Ele narrando e eu lembrando de cada detalhe.... Muito legal, sentimento de alguém contando um pedaço da minha vida..... Lógico de dá aquela vontade ouvir o som.
Boa noite Bruno, esse disco é uma obra-prima. Em 1970 eu conheci a música do Wright deste disco a partir da propaganda da abertura do Jornal Nacional, que é a SUMMER 68.
Excelente vídeo, como de costume. Por um momento, senti saudades de quando éramos adolescentes, e ainda estávamos descobrindo a discografia do Pink Floyd e de várias outras bandas, na primeira era do vinil, antes de aparecer os CDs e a Internet. Aí, havia o disco da "vaquinha", o do "prisma", o da "orelha", o da "máscara", o dos "quadros", o do "porquinho voando"... Assim funcionava para outras bandas também, como o disco do "jornal" (Thick As a Brick), o da "raposa de vestido", ou, o da "coruja"... Hahaha. Bons tempos aqueles
Comentário perfeito. Extremo bom gosto. Parabéns. Tenho 59 anos, possuo toda a discografia do Pink Floyd. Acho incrível esse album. O seu comentário foi singular e com muita propriedade. Existe um disco do Pink, o Obscured by Clouds que eu gostaria muito de ter a oportunidade de ouvir um comentário desse nível sobre o mesmo. Se possível coloque na sua programação que tenho certeza que vai agradar a muita gente. Parabéns mais uma vez. 👏👏👏
Boa Noite Bruno! Tudo bem? Conheci seu canal a poucos meses e fiz uma maratona em vários vídeos seus, tanto os atuais quanto os mais antigos. Suas apresentações e resenhas são muito boas e mostram uma sensibilidade que admiro. Gosto muito dos artistas e bandas que apresenta; outros e outras têm sido para mim novas descobertas a acrescentar. Gostaria que fizesse um vídeo sobre o The Moody Blues. Eles possuem álbuns de destaque, principalmente no princípio de suas carreiras. E também, por serem pioneiros do que se tornou o Rock Progressivo, em sonoridade e letras. Acho que até 1970, era uma das bandas progressivas mais conhecidas. Desculpe-me pelo texto e sucesso sempre!
cara, muito boa a explicação, vc traz tudo sem cortes, mas é difícil acompanhar sem a música. Eu já ouvi essa musica mil vezes, mas ela nunca colou na cabeça, impressionante. Por isso mesmo ela sempre é boa... thumbs up.
Grande, grande vídeo de um ÓTIMO álbum. Quanto à If, no trecho "please don't put your wires in my brain", na minha interpretação "wire" se refere a cabo elétrico, pois na época do álbum condições mentais eram tratadas com eletrochoques. Já no solo de Fat Old Sun temos um ótimo exemplo da incrível capacidade melódica de Gilmour, que transforma uma escala simples e clichê em um dos seus solos mais bonitos.
Minha primeira experiência com este álbum sensacional foi interesante: eu tinha ido à casa de um amigo de escola fazer um trabalho em grupo. Terminando o mesmo, comecei a ver sua coleção de LPs e, entre muitos, estava esta maravilha. Pedi emprestado e, ao chegar em casa, coloquei-o para tocar. Quando acabou o lado A, eu repeti e, ao acabar, repeti mais uma vez, ou seja, escutei o mesmo lado 3 vezes. Só gostaria de saber por que WATERS & GILMORE dizem odiar este álbum, um raro consenso entre eles. Só uma correção: No lado B deste fantástico álbum a música IF foi composta por ROGER WATERS e cantada por RICK WRIGHT; SUMMER OF 68 foi composta por WRIGHT e cantada por DAVID GILMORE e FAT OLD SUN foi composta por GILMORE e cantada por ROGER WATERS.
Maravilhoso! A trilha sonora que escuto há mais de 40 anos, desde minha infância. Uma obra tão monumental que não fica ultrapassada! Valeu Demais, Bruno!
Parabéns Bruno ... vale lembrar que a parte de metais de Summer 68 foi a primeira vinheta de abertura e finalização do Jornal Nacional ... como eu me lembro disso! ... um dos meus discos de cabeceira ... forte abraço...
"The Piper at the Gates of Dawn", "A Saucerful of Secrets", "UmmaGumma" e "Atom heart mother" são os melhores álbuns do Pink Floyd na humilde opinião de uma fã confessa!
Parabéns e obrigado pelo vídeo, gosto muito de toda obra do Pink Floyd, é um norte na minha vida, um parâmetro, um ponto de partida, tenho em CD que comprei no começo dos anos 90 no final da minha adolescência, Ouvir a primeira faixa é mágico e muitas vezes após os mais de vinde minutos, ouço novamente. Hoje mesmo ouvi no carro, entre outras, Fat old sun, mas a gravada pelo Gilmour no Live in Pompeii, maravilhoso.
Sou muito fã do Pink Floyd. Hoje tenho 61 anos e acompanhei toda trajetória deles. Queria acrescentar que, se não me engano, um trecho da música Summer 68, era usado como trilha do Jornal Nacional em alguma época da história.
Este disco é meu preferido quando estou criando no meu atelier. Eu dei este disco para minha mãe como presente de aniversário e acabei roubando ele pra mim kkk Comprei também pensando que era este disco que tinha uma música que começava com som de berrante cujo minha mãe citava muito sobre esse tal efeito de guitarra do David Guilmour. Mais tarde descobri que se tratava de Sorrow do álbum Momentary Lapse Of Reason...outro discão também. Atom Heart Mother é ótimo para alinhar idéias. Ótimo também para abrandar o clima do ambiente quando estamos com amigos conversando em casa ou em algum barzinho. Sempre que coloco pra tocar eu deixo repetir o álbum inteiro. E dou sequência com Final Cut, The Wall e Live in Pompei (principalmente um disco com versão pirateadas e com gravações de extras). Quando a madrugada rende bem e eu quero continuar criando eu continuo com Momentary Lapse Of Reason, Delicate Sound of Thunder e The Division Bell. Adorei sua análise do disco da "Vaquinha". A criação para a primeira faixa é fantástica e parece que total ligação com a última. If me faz lembrar da melancólica cidade de Ouro Preto quando chove. E Summer é o período pós adolescência em que eu comecei a trabalhar ouvindo Disc Man. Este disco é muito bom na minha humilde opinião. Gosto muito de escutar mesmo. Faz parte da minha trajetória. Enfim... ...seu vídeo é um dos melhores vídeos que eu já assisti no RUclips. Já vi que tem mais outras análises de outros álbuns do Pink Floyd que pretendo assistir com toda calma para absorver melhor as informações. Parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏
Sabe, tenho não só esse, mas vários discos de vinil do Pink Floyd, entre outros... Sou um apaixonado pelo som deles, mas não sou entendido, não falo inglês, aí, tenho que dar meus pulos. Então, vídeos como esse são essenciais para pessoas como eu. Só agradeço e, logo mais, vou por meu vinil pra rodar. Mais uma vez, obrigado! Abraço!!!
Sempre assisto os vídeos do Bruno com o álbum em questão sendo tocado ao fundo. Fica muito legal! Parabéns, Bruno, por mais esse excelente review. Saudações!!
Valeu, meu amigo, pela magnífica lembrança desse histórico LP. Que é, como vc destacou, muito mais importante que só o destaque da icônica capa! If e Summer 68' são minhas músicas prediletas e marcantes...! 👏🏽👏🏽👏🏽
Mais um ótimo vídeo, Bruno. Muita coincidência, semana passada procurei se tinha vídeo no canal sobre o Atom Heart Mother porque peguei o vinil em promoção na Amazon, só aguardar o disco acorda. Abraço!
Excelente análise. Estou conhecendo o canal agora e vendo os vídeos antigos. Sugestão: Fala sobre o Obscured by Clouds, álbum da banda que acho sensacional, gravado em poucos dias pra uma trilha sonora e mostra um PF mais direto, sem tanta produção. Se me permite uma pequena correção, o DG costuma tocar lap steel/guitarra havaiana e não pedal steel. São instrumentos muito parecidos, mas o pedal steel é normalmente mais usado no country justamente por ter um pedal que cria um efeito de mudança da nota tocada que é mais atrelado a esse estilo. No entanto é fácil confundir pq o DG usa um suporte/apoio para seu lap steel como nos pedal steel, não usando do jeito tradicional que é apoiado no colo (lap).
Faça sua lista dos melhores álbuns de rock progressivo da história, eis a minha: Yes (The Yes Album; Fragile; Relayer; Close to the Edge; Tales from Topographic Oceans) Focus (Moving Waves; Focus III; Hamburger Concerto); Emerson Lake and Palmer (ELP 1970; Tarkus; Trilogy; Brain Salad Surgery); Genesis (Selling England by the Pound; Nursery Cryme; Foxtrot; Trespass); Pink Floyd (Atom Heart Mother; Dark Side of the Moon; Animals; Wish You Were Here) Gentle Giant (Gentle Giant - first; Octopus; The Power and the Glory; Free Hand) Jethro Tull (Living In the Past; Thick as a Brick; Heavy Horses; Minstrel In The Gallery ) Renaissance (Ashes are Burning; Turn of the Cards; Scheherazade and Other Stories; Live at Royal Albert Hall with the Royal Philharmonic Orchestra) King Crimson (In the Court of the Crimson King ; Epitaph; Red) Supertramp (Even in the Quietest Moments; Crime of the Century; Breakfast in America) Traffic (The Low Spark of High-heeeled Boys; John Barleycorn Must Die; Shoot Out at the Fantasy Factory; Traffic On The Road) Etc Etc Etc Etc Etc Etc
Que legal esse cara !! Parabéns e obrigado pelo vídeo !! Foi uma descoberta e tanto pra mim. Você tem vídeos comentando a aparição da Claire no trecho - senão me engano - "A Big Gig in the Sky " ? E tb o trecho, eu acho, do " The Dark Side " onde ouvem-se várias vozes, uma delas - diz Waters que é do porteiro do prédio do estúdio em questão - dizendo: "I'm not afraid to die"...Valeu !!!
Em uma primeira audição, pra mim, foi um disco difícil de digerir. Mas com o tempo fui percebendo a beleza dessa obra. O Gilmour odeia esse álbum mas é inegável que o Pink Floyd que ficou conhecido no mundo da música começa em Atom Heart Mother.
Amo esse disco, mas o Roger Waters disse numa entrevista que o detesta! Justificou pq o disco não possui nenhum conceito, o que eu interpretei com algo do tipo: "eu não tive controle de todo processo de composição"! Sou fã do Waters, mas ele, às vezes, é incrivelmente megalomaníaco! No mais, parabéns pelo vídeo! Ganhaste um inscrito! Grande abraço!
Numa das biografias da banda, o autor afirma que este era um álbum inferior, o que explica a ausência das faixas nos shows. Para mim este foi um excepcional trabalho, bastante complexo e experimental, mostrando evolução do grupo no início da era do ramo progressivo do rock britânico.
Não é do nível dos clássicos, mas é um bom álbum, "If" é SENSACIONAL. Eu fico no aguardo de mais vídeos sobre o Jorge ben jor e sobre Jazz e Funk. Parabens, Seu canal é foda Brunão.
Sou grande fã do Pink Floyd, mas esse disco seria um dos meus preferidos da banda se não fosse pela famosa capa da vaca... Outra coisa: o Som de Peso tá me devendo um vídeo sobre os 45 anos de Wish You Were Here (esse sim é dos meus preferidos da banda). Fico no aguardo!
Cara, que legal a sua análise das músicas. Adorei! Eu tenho o CD... vou escutar de outra forma desta vez em diante. Parabéns. Queria tbm dizer que estou produzindo de forma independente o meu álbum de Progressivo experimental. Queria muito, quando estiver pronto, que vc escutasse. Abraço
Salve Bruno. Para os cinquentões e mais além , bom lembrar do tema do Jornal Nacional da Globo , entre 1969 e 1970 a faixa Summer 68 desse disco da vaquinha.
Apenas uma curiosidade. Nos anos 70 saiu uma versão quadra fônico desse álbum. Apenas consegui ouvi-lo no Museu do Disco (centro de São Paulo), porque era muito raro e caro ter um amplificador compatível (Gradiente, Quasar, etc.).
Esse disco, ele trouxe uma nova dimensão na minha vida musical. Comprei em vinil em 1989, e mudou minha visão e conceitos. E eu percebo que pra mim, seria esse um dos melhores discos de todos os tempos e da banda. P.S, Bruno, não esquece de combinar comigo a entrevista, pro site, abraços. Sucesso.
Até que enfim, até que enfim uma resenha desse discaço eu faseria mas não tenho um canal, para mim o melhor álbum do Pink Floyd. E tem mais esse disco deve ser escutado sozinho.
Pink Floyd não foi uma banda.
Pink Floyd foi uma explosão nuclear, foi um Big Bang que deu origem a uma sonoridade única, inconfundível, inclassificável, mesclada com experimentos de vanguarda, letras sensacionais (poéticas, intrigantes, corajosas), acordes inusitados, solos de baixo e de guitarra extraterrestres, bateria competentíssima, teclados irretocáveis, tudo permeando de inúmeros demais efeitos jamais cogitados anteriormente.
Somente artistas muito à frente de seu tempo seriam capazes desta façanha.
O genial Sid Barret criou e deu nome ao grupo, mas exagerou na viagem, derrapou na curva e se perdeu.
Coube a Gilmor e Waters estes dois gênios extraordinários da música universal, dar continuidade ao sonho que, para a nossa sorte, hoje é esta fantástica realidade.
Grande disco!!! Divisor de águas na história do mais incrível grupo de rock de todo o universo.
A todos os floydmaniacos aquele abraço 🤗🤗🤗🤗
Parabéns pelo teu trabalho Bruno.
O teu canal, de fato, tem peso. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
tu só tava chapado.
sim eu tb já ouvi eles chapado, e eles são tudo isso.
que comentário lindo
Corretissimo comentario, pena esses dois genios não se bicam hoje
Vc resumiu os meus pensamentos... sempre disse que eles são de outro planeta..... haha
Melhor comentário
@@kimiosato6251 Assim como aconteceu com Lennon/McCartney e Phill Collins/Peter Gabriel a parceria Gilmor/Waters não pode sobreviver uma vez que em dado momento ocorreu uma grande divergência nos caminhos a serem tomados, temas e propostas a serem abordadas.
Dois gênios absolutamente extraordinários com anseios diferentes; ficou impossível ficarem lado a lado.
Gilmor um músico perfeito, de extraordinária técnica e um vocal primoroso e Waters explosão de emoções e sentimentos em suas composições com letras inacreditavelmente fantásticas.
Para melhor compreensão do cisma recomendo assistir no RUclips os concertos "In the flesh" do Waters e "Remember that night " do Gilmor.
Impossível afirmar quem é mais sensacional.
É triste saber como o pessoal não conhece o Pink Floyd, pois esse disco é muito bom. Eu tenho ele e a faixa "Summer '68" é assustadora. Ela foi uma sub abertura do Jornal Nacional nos anos 70, onde mostrava o patrocinador Banco Nacional. (Tem no You Tube).
É o meu disco preferido do pink Floyd...a capa é matadora...a melhor capa depois do Abbey road ⚡
Quando se fala em Pink Floyde , a maioria da pessoas pensam que só tem o álbum The Wall , e isso é muito triste .
@Marcelo Rosário :: Excelente essa tua expressão "sub abertura". Era isso mesmo. Do anúncio do Banco Nacional. No Rio você ouvia Summer 68 mesmo sem estar à frente da TV 😀
Também tenho esse disco e também foi com a música Summer 68 pela abertura do JN que conheci o Pink Floyd em 1970.
@Ricardo Lopes LopesDark Side é fantástico mas gosto é particular. Não é obrigatório alguém gostar do mais aclamado. Eu prefiro Rubber Soul do que Sgt. Peppers. Ou seja, não há nada de errado o cara curtir o "Atom..." mais que o "Dark Side".
Pink floyd grande inspiração pra nós músicos. Além de belos músicos, artistas incríveis, cada capa icônica..
Sem dúvidas, Ismael. Um abraço!
A minha capa favorita é A Momentary Lapse Of Reason com todas aquelas camas espalhadas nas praias
@@luizcerqueira3875 a minha é do Dark Side, mt icônica
Além de Atom Heart Mother, o PF compôs outras duas suítes apoteóticas: Echoes e Dogs.
Shine On You Crazy Diamond também.
@@josie1776 bem lembrado, brother!
cara, não troque pink floyd por PF.. PF pode ser muitas outras coisas. Não dá.
@@josie1776 várias suítes do pink Floyd são incríveis
@@josie1776 o qual realmente é m show!!!!!
Atom Heart Mother e simplesmente sem palavras...iniciando pela capa...a musica e revolucionaria!!!
Demais mesmo,Samir. Abraço!
A musica e muito loka isso sim kkk
Durante um longo trecho, nos leva por uma paisagem campestre ensombrecida passando até por uma cena ritualística de bruxaria e depois pra um estado divino. Simplesmente MÁGICO.
Isso é uma das COISAS que eu mais amo na história da humanidade
Primeiro, salve para o rockeiros adolescentes desempregados
Um salve pra todos os inscritos! Abraço, Renan!
LIIIIINDO
@Francisco Keven Fernandes dos Santos claro, melhor canal do RUclips
@@marcosfloydzzz olha o ADM aqui kkkk❤️
Os Jovens também kkkkkk
Pink Floyd está entre as melhores bandas de Rock Progressivo pra mim, ficando atrás apenas dos Beatles. Amo a música Summer 68 deste disco. Parabéns por mais um excelente review Bruno!
Também adoro Summer'68, Felipe! Muito obrigado e um abraço!
Ouvindo Summer'68 eu sinto um clima lembrando o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.
PINK FLOYD E MELHOR Q BEATLES
Olha gosto não discute mas eu Prefiro O Floyd , os Beatles foi um fenomeno também mas é outro estilo.
Boa xará, esse é o meu favorito deles.
Na parte da música If em que é dito 'wires' acredito que seja fios, pois o tratamento de choque era utilizado em pessoas com distúrbios mentais, então ficaria: se eu ficar maluco, por favor não coloque seus fios no meu cérebro. Na música alan's psychedelic breakfast, o tempo na introdução de piano é marcada pelo barulho do riscar de fósforo até começar de vez.
Eu sempre percebi como o riscar do fósforo dava uma entrada nessa parte mas achava meio pira minha, bom saber que eu não estava errado
Não se escuta Pink Floyd, se experiencia. Difícil achar um detalhe nesse disco que não seja único e memorável. Bodas de ouro com a humanidade bem comemoradas pelo Som de Peso!
Disco injustiçado.....belas canções o início da fase áurea do Floyd serviu de base para Meddley e desaguou em the dark side.......pink forever
Alan's breakfast é uma das minhas músicas favoritas e mais divertida que o Pink Floyd já fez, a ambientação que ela cria e isso começa a gerar imagens na sua cabeça e recriar toda aquela cena e atmosfera, é fantástica!
final dessa canção é matadora!!!!!
Esse é o album que desbancou o tão amado The Dark Side of the Moon, e tomou meu coração.
De fato, não é apenas a capa que é uma beleza, a faixa título também o é. Mas também não é apenas a capa e a primeira música que são uma beleza, ainda existe If nessa equação. Não apenas a capa, a faixa título e If que são uma beleza: todo o álbum é uma beleza. Vou até escutar de novo, captar mais ainda esse pequeno pedaço de genialidade musical.
Ótimo vídeo, Bruno, como sempre!
eu acho If a pior do disco, minha sequência é
Atom Heart Mother
Fat old sun
Summer 68'
Alan's psychedelic breakfast
If
@@otaviomarques5395 Cara, escutei esse álbum 1 vez na vida, e esqueci de ouvir de novo após escrever o comentário. É que na minha memória If era linda e o resto não acho que escutei com a atenção merecida.
Uma de minhas capas favoritas. Pink Floyd é muito bom, sempre bem vindo no canal, hehe. Mais uma ótima análise para nós. Grande abraço!
A capa é sensacional mesmo e o disco também haha. Grande abraço!
@@SomdePeso ✌
15:11 Summer '68 -- pouca gente sabe -- também foi usada como vinheta de abertura do Jornal Nacional no início dos Anos 70!
Vinheta não! Foi a música que tocou na propaganda do Banco Nacional.
Amo Atom Heart Mother!!!! Foi o primeiro disco que comprei do PF ❤️ 1972??? Era difícil achar discos das bandas que eu gostava. Eu tinha 14 anos, Belo Horizonte. Eu era uma ET para meus amigos. Ninguém conhecia o Pink Floyd.
Album foda pra krl, fala sobre Animals, é um ótimo álbum
Mais no futuro eu falarei. Abraço!
Acho que em 2027 ele vai falar
Pode crê memâo!
@@Hacker-xi9ce Kkkk
Esse disco tem o solo mais Animals de todos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse álbum é emoção pura mesmo nos dias de hoje após ter escutado ele por milhares de vezes. Pink Floyd é foda!
David Giumour simplesmente arrasa nos solos de guitarra!
Atom Heart Mother não perde nem para o Prisma.
Definitivamente meu álbum preferido.❤
Eu não entendo o porquê da banda não gostar desse disco. ELE É SENSACIONAL EU TE AMOOOO FAT OLD SUUUNNN
Um dos meus álbuns favoritos. Summer '68 é demais! Também amo a Alan’s Psychedelic Breakfast, é uma divertida faixa com 3 belos instrumentais...
Pra mim, se fosse lançado em 2019 não teria a diferença, pq ngm nunca mais atingiu tal sonoridade,toda a obra do Pink Floyd é imortal e atemporal
Disco maravilhoso e essencial!
Amigo, seu trabalho é fabuloso, sua analise a respeito do disco está perfeitamente descrita com uma perfeição incrível. Que canal excelente, virei fã e vou acompanhar suas postagens. Mega analise do disco, das músicas, com boa explicação, fácil de entender e compreender. Muito bom o seu trabalho, muito bom mesmo.
Estava a um tempo atrás procurando uma review desse álbum. Valeu Bruno,review impecável como sempre.
Percebi que se o vídeo tivesse mais 4 segundos teria a mesma duração da 1 faixa.
Uma análise brilhante como sempre. Fala do primeiro disco do ELP. Faz 50 anos também.
Pink Floyd é simplesmente demais!
Summer '68 é a minha favorita. Não sei pq eles não tocavam ela ao vivo.
Ele narrando e eu lembrando de cada detalhe.... Muito legal, sentimento de alguém contando um pedaço da minha vida.....
Lógico de dá aquela vontade ouvir o som.
Eu pedi no direct do Instagram a análise dessa maravilha, e vc atendeu. Obrigado, cara!
Álbum indecente de tão bom...
Esperando você fazer uma review de Tarkus do ELP agora...
Certamente, um dos melhores discos da história do rock progressivo!
Já estava no aguardo desse vídeo faz tempo. Atom Heart Mother é um disco ótimo, além de ter uma capa icônica!
Belo vídeo, Bruno!
Valeu, Júnior! Um abraço!
Boa noite Bruno, esse disco é uma obra-prima. Em 1970 eu conheci a música do Wright deste disco a partir da propaganda da abertura do Jornal Nacional, que é a SUMMER 68.
Obra de arte , meu predileto , um disco subestimado , talvez para poucos que beira a erudição .
Excelente vídeo, como de costume. Por um momento, senti saudades de quando éramos adolescentes, e ainda estávamos descobrindo a discografia do Pink Floyd e de várias outras bandas, na primeira era do vinil, antes de aparecer os CDs e a Internet. Aí, havia o disco da "vaquinha", o do "prisma", o da "orelha", o da "máscara", o dos "quadros", o do "porquinho voando"... Assim funcionava para outras bandas também, como o disco do "jornal" (Thick As a Brick), o da "raposa de vestido", ou, o da "coruja"... Hahaha. Bons tempos aqueles
Disco maravilhoso! Parabéns pelo review e vídeo, Bruno 👏🏻👏🏻👏🏻
Comentário perfeito. Extremo bom gosto. Parabéns. Tenho 59 anos, possuo toda a discografia do Pink Floyd. Acho incrível esse album. O seu comentário foi singular e com muita propriedade. Existe um disco do Pink, o Obscured by Clouds que eu gostaria muito de ter a oportunidade de ouvir um comentário desse nível sobre o mesmo. Se possível coloque na sua programação que tenho certeza que vai agradar a muita gente. Parabéns mais uma vez. 👏👏👏
Boa Noite Bruno! Tudo bem? Conheci seu canal a poucos meses e fiz uma maratona em vários vídeos seus, tanto os atuais quanto os mais antigos. Suas apresentações e resenhas são muito boas e mostram uma sensibilidade que admiro. Gosto muito dos artistas e bandas que apresenta; outros e outras têm sido para mim novas descobertas a acrescentar. Gostaria que fizesse um vídeo sobre o The Moody Blues. Eles possuem álbuns de destaque, principalmente no princípio de suas carreiras. E também, por serem pioneiros do que se tornou o Rock Progressivo, em sonoridade e letras. Acho que até 1970, era uma das bandas progressivas mais conhecidas. Desculpe-me pelo texto e sucesso sempre!
Sensacional! Esse disco meu pai colocava pra eu dormir quando bem pequeno. Um dos meus preferidos da vida.
não tava esperando por isso, é meu disco favorito do pink floyd! valeu!
Espero que curta, Ulisses! Um abraço!
cara, muito boa a explicação, vc traz tudo sem cortes, mas é difícil acompanhar sem a música. Eu já ouvi essa musica mil vezes, mas ela nunca colou na cabeça, impressionante. Por isso mesmo ela sempre é boa... thumbs up.
O melhor álbum do Floyd. Sou apaixonado pela faixa titulo.aprendi a tocar baixo por causa desta música fuderosa.
Um disco de outro planeta e eternamente aberto para exploração sempre que for ouvido.
Esse álbum é surreal. Sempre que escuto são sensações e viagens diferentes. Ótima escolha Bruno, o vídeo ficou massa!
Grande, grande vídeo de um ÓTIMO álbum. Quanto à If, no trecho "please don't put your wires in my brain", na minha interpretação "wire" se refere a cabo elétrico, pois na época do álbum condições mentais eram tratadas com eletrochoques. Já no solo de Fat Old Sun temos um ótimo exemplo da incrível capacidade melódica de Gilmour, que transforma uma escala simples e clichê em um dos seus solos mais bonitos.
Um disco que exige dedicação do ouvinte, depois de algumas audições, se torna um dos favoritos com certeza!
Minha primeira experiência com este álbum sensacional foi interesante: eu tinha ido à casa de um amigo de escola fazer um trabalho em grupo. Terminando o mesmo, comecei a ver sua coleção de LPs e, entre muitos, estava esta maravilha. Pedi emprestado e, ao chegar em casa, coloquei-o para tocar. Quando acabou o lado A, eu repeti e, ao acabar, repeti mais uma vez, ou seja, escutei o mesmo lado 3 vezes. Só gostaria de saber por que WATERS & GILMORE dizem odiar este álbum, um raro consenso entre eles. Só uma correção: No lado B deste fantástico álbum a música IF foi composta por ROGER WATERS e cantada por RICK WRIGHT; SUMMER OF 68 foi composta por WRIGHT e cantada por DAVID GILMORE e FAT OLD SUN foi composta por GILMORE e cantada por ROGER WATERS.
Maravilhoso! A trilha sonora que escuto há mais de 40 anos, desde minha infância. Uma obra tão monumental que não fica ultrapassada! Valeu Demais, Bruno!
Sua análise é perfeitamente o que eu sinto quando eu esculto essa música, esse álbum é perfeito gosto de todas a faixas.
Parabéns Bruno ... vale lembrar que a parte de metais de Summer 68 foi a primeira vinheta de abertura e finalização do Jornal Nacional ... como eu me lembro disso! ... um dos meus discos de cabeceira ... forte abraço...
Esse é um dos meus álbuns preferidos da minha Banda favorita!
"The Piper at the Gates of Dawn", "A Saucerful of Secrets", "UmmaGumma" e "Atom heart mother" são os melhores álbuns do Pink Floyd na humilde opinião de uma fã confessa!
Parabéns e obrigado pelo vídeo, gosto muito de toda obra do Pink Floyd, é um norte na minha vida, um parâmetro, um ponto de partida, tenho em CD que comprei no começo dos anos 90 no final da minha adolescência, Ouvir a primeira faixa é mágico e muitas vezes após os mais de vinde minutos, ouço novamente. Hoje mesmo ouvi no carro, entre outras, Fat old sun, mas a gravada pelo Gilmour no Live in Pompeii, maravilhoso.
Sou muito fã do Pink Floyd. Hoje tenho 61 anos e acompanhei toda trajetória deles. Queria acrescentar que, se não me engano, um trecho da música Summer 68, era usado como trilha do Jornal Nacional em alguma época da história.
Muito bom o vídeo! Esse disco é sensacional mesmo. Um dos meus preferidos. 😎
O primeiro álbum do Pink Floyd a gente nunca esquece.❤❤️🔥
14:45 if i go insane... Sempre entendi q o "wires" eram aqueles fios de eletroencefalograma, embora nao fosse a traduçao literal
Este disco é meu preferido quando estou criando no meu atelier.
Eu dei este disco para minha mãe como presente de aniversário e acabei roubando ele pra mim kkk
Comprei também pensando que era este disco que tinha uma música que começava com som de berrante cujo minha mãe citava muito sobre esse tal efeito de guitarra do David Guilmour. Mais tarde descobri que se tratava de Sorrow do álbum Momentary Lapse Of Reason...outro discão também.
Atom Heart Mother é ótimo para alinhar idéias. Ótimo também para abrandar o clima do ambiente quando estamos com amigos conversando em casa ou em algum barzinho.
Sempre que coloco pra tocar eu deixo repetir o álbum inteiro. E dou sequência com Final Cut, The Wall e Live in Pompei (principalmente um disco com versão pirateadas e com gravações de extras).
Quando a madrugada rende bem e eu quero continuar criando eu continuo com Momentary Lapse Of Reason, Delicate Sound of Thunder e The Division Bell.
Adorei sua análise do disco da "Vaquinha".
A criação para a primeira faixa é fantástica e parece que total ligação com a última. If me faz lembrar da melancólica cidade de Ouro Preto quando chove. E Summer é o período pós adolescência em que eu comecei a trabalhar ouvindo Disc Man.
Este disco é muito bom na minha humilde opinião. Gosto muito de escutar mesmo. Faz parte da minha trajetória. Enfim...
...seu vídeo é um dos melhores vídeos que eu já assisti no RUclips.
Já vi que tem mais outras análises de outros álbuns do Pink Floyd que pretendo assistir com toda calma para absorver melhor as informações.
Parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏
Não canso de elogiar. Parabéns pelo canal.
Super abraço, Bruno!
Sabe, tenho não só esse, mas vários discos de vinil do Pink Floyd, entre outros... Sou um apaixonado pelo som deles, mas não sou entendido, não falo inglês, aí, tenho que dar meus pulos. Então, vídeos como esse são essenciais para pessoas como eu. Só agradeço e, logo mais, vou por meu vinil pra rodar. Mais uma vez, obrigado! Abraço!!!
Que discão, o Atom dispensa comentários e a faixa título praticamente já vale a bolacha 🤘🏽🤘🏽
If e Summer 68 são muito lindas!
Just you let me know
How do you feel?
Um trabalho maravilhoso do Pink Floyd.
Tenho 61 anos. Ouvi muito essa banda e considero esse o melhor disco dela.
Sempre assisto os vídeos do Bruno com o álbum em questão sendo tocado ao fundo. Fica muito legal! Parabéns, Bruno, por mais esse excelente review. Saudações!!
Valeu, meu amigo, pela magnífica lembrança desse histórico LP. Que é, como vc destacou, muito mais importante que só o destaque da icônica capa! If e Summer 68' são minhas músicas prediletas e marcantes...! 👏🏽👏🏽👏🏽
Mais um ótimo vídeo, Bruno. Muita coincidência, semana passada procurei se tinha vídeo no canal sobre o Atom Heart Mother porque peguei o vinil em promoção na Amazon, só aguardar o disco acorda. Abraço!
Aeee! O disco da vaca é muito bom!
Gosto bastante também, Flávio! Um abraço!
Excelente análise. Estou conhecendo o canal agora e vendo os vídeos antigos.
Sugestão: Fala sobre o Obscured by Clouds, álbum da banda que acho sensacional, gravado em poucos dias pra uma trilha sonora e mostra um PF mais direto, sem tanta produção.
Se me permite uma pequena correção, o DG costuma tocar lap steel/guitarra havaiana e não pedal steel. São instrumentos muito parecidos, mas o pedal steel é normalmente mais usado no country justamente por ter um pedal que cria um efeito de mudança da nota tocada que é mais atrelado a esse estilo. No entanto é fácil confundir pq o DG usa um suporte/apoio para seu lap steel como nos pedal steel, não usando do jeito tradicional que é apoiado no colo (lap).
Faça sua lista dos melhores álbuns de rock progressivo da história, eis a minha:
Yes (The Yes Album; Fragile; Relayer; Close to the Edge; Tales from Topographic Oceans)
Focus (Moving Waves; Focus III; Hamburger Concerto);
Emerson Lake and Palmer (ELP 1970; Tarkus; Trilogy; Brain Salad Surgery);
Genesis (Selling England by the Pound; Nursery Cryme; Foxtrot; Trespass);
Pink Floyd (Atom Heart Mother; Dark Side of the Moon; Animals; Wish You Were Here)
Gentle Giant (Gentle Giant - first; Octopus; The Power and the Glory; Free Hand)
Jethro Tull (Living In the Past; Thick as a Brick; Heavy Horses; Minstrel In The Gallery )
Renaissance (Ashes are Burning; Turn of the Cards; Scheherazade and Other Stories; Live at Royal Albert Hall with the Royal Philharmonic Orchestra)
King Crimson (In the Court of the Crimson King ; Epitaph; Red)
Supertramp (Even in the Quietest Moments; Crime of the Century; Breakfast in America)
Traffic (The Low Spark of High-heeeled Boys; John Barleycorn Must Die; Shoot Out at the Fantasy Factory; Traffic On The Road)
Etc Etc Etc Etc Etc Etc
Que legal esse cara !! Parabéns e obrigado pelo vídeo !! Foi uma descoberta e tanto pra mim. Você tem vídeos comentando a aparição da Claire no trecho - senão me engano - "A Big Gig in the Sky " ? E tb o trecho, eu acho, do " The Dark Side " onde ouvem-se várias vozes, uma delas - diz Waters que é do porteiro do prédio do estúdio em questão - dizendo: "I'm not afraid to die"...Valeu !!!
bruno tenho esse disco em vinil e gosto bastante....a minha preferida é summer 68 de Richard Wright...uma delícia....Abs!
Bom dia!!! Meus parabéns pelo vídeo!!!! Curto de coração esse álbum, principalmente a música "Summer 69 ¨!!!! Grande abraço!!!!
Minha banda favorita e um dos meus preferidos.
Em uma primeira audição, pra mim, foi um disco difícil de digerir. Mas com o tempo fui percebendo a beleza dessa obra. O Gilmour odeia esse álbum mas é inegável que o Pink Floyd que ficou conhecido no mundo da música começa em Atom Heart Mother.
Tenho todos como novos e muito bem cuidados. Pink floy merece.
Muito bom, parabéns pela análise!!!
Amo esse disco, mas o Roger Waters disse numa entrevista que o detesta! Justificou pq o disco não possui nenhum conceito, o que eu interpretei com algo do tipo: "eu não tive controle de todo processo de composição"! Sou fã do Waters, mas ele, às vezes, é incrivelmente megalomaníaco!
No mais, parabéns pelo vídeo! Ganhaste um inscrito! Grande abraço!
Waters sempre foi um babaca!
@@sergiolufernandes teve seus momentos de babaquice, mas ñ acho q sempre.
@@aupc10 muito pelo contrário! Momentos de "normalidade" em um quadro crônico de egocentrismo agudo.
@@sergiolufernandes concordo não. E viva a democracia!!!
Summer 68 foi durante alguns anos a música do início do jornal nacional
Falando sério, é uma banda pra frente e diferenciada. É 10.
Numa das biografias da banda, o autor afirma que este era um álbum inferior, o que explica a ausência das faixas nos shows. Para mim este foi um excepcional trabalho, bastante complexo e experimental, mostrando evolução do grupo no início da era do ramo progressivo do rock britânico.
Esqueceu de mencionar o Gilmour falando "Silence in the estudio!"
Não é do nível dos clássicos, mas é um bom álbum, "If" é SENSACIONAL. Eu fico no aguardo de mais vídeos sobre o Jorge ben jor e sobre Jazz e Funk.
Parabens, Seu canal é foda Brunão.
Ainda vão rolar outros vídeos sobre esses temas. Muito obrigado e um abraço!
AHM suite é fabulosamente cativante. Atual e futurista.
Excelente explicação com detalhes da primeira faixa
Sou grande fã do Pink Floyd, mas esse disco seria um dos meus preferidos da banda se não fosse pela famosa capa da vaca... Outra coisa: o Som de Peso tá me devendo um vídeo sobre os 45 anos de Wish You Were Here (esse sim é dos meus preferidos da banda). Fico no aguardo!
Esse ano não vai sair, mas no futuro sim. Abraço
@@SomdePeso Tá bom, patrão... Abração para você também!
Incrível que esse vídeo é menor que a primeira música do álbum
Cara, que legal a sua análise das músicas. Adorei! Eu tenho o CD... vou escutar de outra forma desta vez em diante. Parabéns. Queria tbm dizer que estou produzindo de forma independente o meu álbum de Progressivo experimental. Queria muito, quando estiver pronto, que vc escutasse. Abraço
Summer ' 68 teve um trecho como tema de abertura do 1º Jornal Nacional (pré Hans Donner)
Salve Bruno. Para os cinquentões e mais além , bom lembrar do tema do Jornal Nacional da Globo , entre 1969 e 1970 a faixa Summer 68 desse disco da vaquinha.
Uns dos melhores álbuns do Pink Floyd, mas pouco lembrado
Caraca, que canal foda! Descobri hoje e tô viciado. Só conteúdo de qualidade. Sucesso, amigo!!
Muito obrigado e seja bem-vindo, Nikolas! Um abraço!
Apenas uma curiosidade. Nos anos 70 saiu uma versão quadra fônico desse álbum. Apenas consegui ouvi-lo no Museu do Disco (centro de São Paulo), porque era muito raro e caro ter um amplificador compatível (Gradiente, Quasar, etc.).
Wow , minha banda preferida. Valeu Bruno.
Mestre, tive o bolachão desse álbum. Me desfiz quando sumiram as vitrolas. Não deveria ter me desfeito dele 😩😩😩
Terminei de assistir O vídeo e fui ouvir o disco. Parabéns!
Esse disco, ele trouxe uma nova dimensão na minha vida musical. Comprei em vinil em 1989, e mudou minha visão e conceitos. E eu percebo que pra mim, seria esse um dos melhores discos de todos os tempos e da banda. P.S, Bruno, não esquece de combinar comigo a entrevista, pro site, abraços. Sucesso.
Até que enfim, até que enfim uma resenha desse discaço eu faseria mas não tenho um canal, para mim o melhor álbum do Pink Floyd. E tem mais esse disco deve ser escutado sozinho.
Valeu, Italo! Abraço!