A LUTA DOS TRABALHADORES DO TELEMARKETING (com Renata, do PCBR)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 янв 2025

Комментарии • 158

  • @historiacabeluda
    @historiacabeluda  2 месяца назад +18

    Plenária dos trabalhadores do TeleMarketing
    docs.google.com/forms/d/1TqzJtO8LV0czGvgbryv9Rard3TpKOpHlRzk3aoS0FWo/viewform

    • @portaldiogoalvino
      @portaldiogoalvino 2 месяца назад

      O maior paradoxo que vejo hoje é que, enquanto a direita claramente representa os interesses dos bancos e do mercado financeiro, ou seja, menos de 1% da população, a esquerda deveria, por definição, representar os demais 99% da população. Isso significa que os canais de esquerda precisariam falar sobre economia de forma concreta: sobre a privatização do Banco Central, o teto de gastos, o rentismo que suga as riquezas do país, como o petróleo e outras matérias-primas. Mas o que acontece? Esses temas ficam em segundo plano.
      Os poucos canais que se dizem de esquerda perdem tempo demais discutindo Marx e outros teóricos de 200 anos atrás. Não que esses temas sejam irrelevantes, mas eles não falam com a realidade de quem está no mercado de trabalho em 2024, de quem sofre com juros altos ou cortes em serviços públicos. Isso cria uma bolha. Uma bolha onde só se discute abstrações e teorias literárias antigas, enquanto a maioria da população é bombardeada por mensagens simples e diretas da direita, financiada pelos próprios bancos e pelo mercado financeiro, que, por sua vez, são donos do RUclips e de todas as redes sociais.
      E aí entra outro ponto: a mídia corporativa, como a GLOBO, também é controlada por interesses privados. Por trás de tudo isso, tem banco. E quando os canais digitais que se dizem de esquerda não entendem sobre economia, não sabem explicar o que é a taxa Selic, nem o impacto da autonomia (privatização) do Banco Central, e ainda gastam tempo com fofocas e intrigas na internet, o que resta? Uma esquerda que não existe mais. Só sobra teatro.
      Virou um jogo de personagens, onde todo mundo finge ser algo, mas ninguém se conecta de verdade com as necessidades do povo. E o mais irônico é que toda essa discussão acontece em plataformas privadas, que têm ações na bolsa de Nova York e são parte do próprio sistema financeiro que a esquerda deveria entender e contestar.
      Se a esquerda quiser existir de verdade, precisa parar de falar só para si mesma e começar a focar nas pautas concretas do trabalhador comum. O povo precisa entender o impacto real da economia na sua vida, e isso exige abandonar o egocentrismo e construir uma narrativa coletiva. Senão, continuamos presos nesse teatro, enquanto quem realmente manda no jogo segue dominando tudo.

  • @AndreL3105
    @AndreL3105 2 месяца назад +85

    Telemarketing é sinônimo de exploração total do trabalhador.

    • @jozivaldosilva5731
      @jozivaldosilva5731 2 месяца назад

      Todas as empresas são assim. É tentar suportar ao máximo no emprego, infelizmente.

  • @iannaique1144
    @iannaique1144 2 месяца назад +67

    Trabalhei ao todo 5 anos e posso dizer que nada me radicalizou tanto quanto trabalhar em telemarketing

  • @kaiojeffersonsc
    @kaiojeffersonsc 2 месяца назад +70

    pressão, metas impossíveis, assédio, alta rotatividade e além de tudo, uma das maiores empresas do setor a dita AeC com isenção tributária milionária! Sem contar essas empresas possuem muitos universitários devido as 6 horas de trabalho, tentando conciliar com a universidade… Ou seja, mão de obra barata e qualificada!

    • @adrianodrika
      @adrianodrika 2 месяца назад

      A&C TB? Essa caralha finalmente perdeu as estatais ou não?

  • @fsadavid1
    @fsadavid1 2 месяца назад +155

    Ah, mas telemarketing você só trabalha por 6 horas, no ar condicionado bla bla... O tanto que você é coagido, pela pressão das metas estúpidas e sem sentido, ou pelo seu deslumbre pelo primeiro emprego, o que geralmente é, a fazer duas horas extras todos os dias, a trabalhar na sua folga, nos feriados. Quando eu estava no telemarketing eu cheguei a trabalhar 7 dias na semana, fazendo duas horas extras, tendo de fazer coisas que estão muito longe do meu escopo, tendo VINTE minutos pra almoçar, proibido de ir no banheiro, tendo de bater metas que são claramente de setores diferentes. Eu adoeci la dentro, chorei diversas vezes na operação. Aquele lugar adoece pessoas, vi muita gente adoecendo la dentro, tendo seu primeiro contato com crises de ansiedade evoluídas para depressão. É definitivamente das categorias mais precarizadas.

    • @deniseandrade8539
      @deniseandrade8539 2 месяца назад +2

      A desculpa é: pra o contrato não acabar e ficarmos sem emprego.

    • @rafaelrodrigo9827
      @rafaelrodrigo9827 2 месяца назад +18

      E ainda tem o fato de precisarmos ter que mentir, se passar por outra pessoa, tudo isso pra conseguir uma venda.. a pessoa que faz isso e sente bem depois já morreu por dentro

    • @marinaih1981
      @marinaih1981 2 месяца назад +18

      Precisa lembrar que o ar condicionado nem é para os trabalhadores kkkkkkkk é necessário pq o tanto de maquinas ligadas ao mesmo tempo num mesmo ambiente, seria impraticável se não tivesse ar. Tudo pararia por superaquecimento 🔥

    • @daniela.noronha
      @daniela.noronha 2 месяца назад +7

      Trabalhei três anos no telemarketing,vivia com minha psoríase atacada,engordei 30kg e direto acordava assustada pensando que tinha estourado alguma pausa. No meu primeiro emprego de telemarketing,estava home office por conta da pandemia,tinha que fazer duas horas de banco de horas todo dia,se n ameaçavam voltar pro presencial, então eram 8h por dia trabalhando com cinco clientes ao mesmo tempo (nesse primeiro emprego,estava no chat). Depois acabei passando pro horário da madrugada,pq as coisas estavam voltando presencial e eu estudava integral numa federal,e esse turno era o único que estava em home e daria pra conciliar com a faculdade.Direito eu passava o dia sem dormir pq terminava meu turno e tinha q ir direto pra faculdade,e acabei adoecendo,muito por conta da pressão do setor,que direto ameaçava voltar presencial se n fizesse extra,se precisasse usar um atestado (usei dois em quase dois anos) ou se atrasasse qualquer minuto,fora os descontos injustos que nunca devolveram. Acabei saindo sem justa causa dps de juntar várias provas e mandar pra coordenação da empresa,mas nunca mais me recuperei. No segundo emprego, já estava mais ciente como deveria ser,e fazia o mínimo, já que seria algo temporário,mas convivia com pessoas que não tinham essa opção e percebi que essas experiências não são nem um pouco incomuns no setor

    • @edvaniocalixtoborges4838
      @edvaniocalixtoborges4838 2 месяца назад +7

      Trabalhei 12 anos Contax,provider,datametrica,neobpo antiga Tivit.......era mais novo o tempo passou pois mais que eu tivesse empregado eu não tinha perspectiva de nada e não conseguia me organizar......sai estou na faculdade de pedagogia e atuando na educação,o tempo que fiquei em call center não notei que estava envelhecido e com menos saúde vitalidade,agora diante de tanta adversidades,mesmo cheio de doenças que se acumularam eu tenho um horizonte.... trabalho 5x2 as vezes 4x3 e me dedicando ao serviço público.

  • @sirobatista5520
    @sirobatista5520 2 месяца назад +28

    Nossa, eu trabalhei quase 4 anos em telemarketing, e o resultado foi um burnout. Eram 130 ligações por dia, onde o sistema discava para os clientes. Tiraram o botão do mudo, de modo que sequer conseguíamos beber água ou tossir, até porque o tempo entre uma ligação e outra era literalmente 1 segundo. As metas eram inatingíveis, o pagamento terrível, a escala, como não poderia deixar de ser, era 6x1, e as pausas pessoais eram extremamente restritas.
    Até hoje eu tenho pesadelos com aquele lugar.

  • @viniciusreis810
    @viniciusreis810 2 месяца назад +19

    Entrevista muito foda. Trabalhei por um ano como SAC pela Teleperformance e anos depois trabalhei como desenvolvedor pra um desses grandes Bancos, por coincidência no setor de Atendimento. Um ponto que eu acho interessante levantar é corrida que as grandes empresas estão fazendo para automatizar o máximo possível o atendimento o cliente com o uso de IA e chatbots, o famoso conversar com o robô, absurdo!!!

  • @DemosComidaAquelePato
    @DemosComidaAquelePato 2 месяца назад +39

    Quando trabalhei na Teleperformance os supervisores fizeram uma competição, quem obtivesse a maior quantidade de avaliação positiva iria ganhar um balde de doces, meu colega conseguiu bater 100 avaliações positivas, e a média da minha equipe eram 20. No fim do expediente trouxeram o balde de doces e aí veio a pegadinha, não era um balde com doces era só o balde dos doces, sim entregaram um balde vazio para o rapaz.

    • @canalketflix
      @canalketflix 2 месяца назад +7

      Um balde de doces ja seria ridiculo, da um iphone pelo menos…

    • @daimarstein
      @daimarstein 2 месяца назад +1

      me deu vontade de tocar fogo nessa empresa só de ouvir isso, nem imagino o ódio que esse cara sentiu

    • @emersonalencar8381
      @emersonalencar8381 2 месяца назад +9

      Teleperformance é um lixo, trabalhei em uma célula bilíngue para serviços de streaming, e as metas eram irreais, sempre queriam nos deixar com menos liberdade e encurralados, n tinha uma pessoa lá que não odiasse o trabalho.

    • @fabiorodrigo8215
      @fabiorodrigo8215 2 месяца назад +3

      Eu achei que tinha visto tudo em call-center mas essa aí se superou. Geralmente eles vêm com o clássico sonho de valsa kkk

    • @saullotz
      @saullotz 2 месяца назад +4

      no produto onde estou eles precisavam entregar horas de pessoas logadas e precisava que as pessoas fizessem horas extras, como incentivo, tiveram a genial ideia de um sorteio de um Voucher de 50 reais no iFood, mas pra participar do sorteio, você tinha que ser sorteado entre os que fizeram hora extra, ou seja, era um sorteio pra participar do sorteio

  • @daimarstein
    @daimarstein 2 месяца назад +17

    a luta dos trabalhadores do telemarketing é importantíssima, bom demais

  • @noah.castro
    @noah.castro 2 месяца назад +23

    Trabalhei por 4 meses numa callcenter. Escala 6x1, salário mínimo, 2h de busão lotado e absurdamente quente, computadores q não funcionam direito, cadeiras estragas, de 10 a 15 minutos de almoço e mais duas pausas de 10 minutos cada. Fui demitido pq peguei muito atestado por conta da minha saúde mental. Tenho TAG e TDAH, e as minhas crises nunca foram tão fortes. Pedi remanejamento, me falaram q ou eu continuava ali, ou eu saía. Tudo isso tendo q ver na minha tela do pc de serviço um banner sobre setembro amarelo. Minha vida foi pro buraco depois desse trabalho. Minha saúde mental tava tão pobre q o psiquiatra me mandou voltar pra casa dos meus pais e deixar meus remédios pra minha mãe administrar por risco de suicídio, e ela tem medo de me deixar sozinho. Sou trans, se o cliente fosse transfóbico, a gente não podia desligar na cara ou coisa parecida, tinha q manter a paciência e a cordialidade, e solicitar ao cliente q mantenha a cordialidade caso contrário teria q encerrar a ligação. ÓDIO.

    • @user-zm6le9yk8b
      @user-zm6le9yk8b 2 месяца назад +1

      é muito triste isso mano, trampo com essa parada atualmente e a gente passa por muita coisa kkk sinceramente, eu meto o loco e desligo quem me enche o saco, nunca deu b.o e mesmo se der eu quero é que se foda

  • @dubfernandes
    @dubfernandes 2 месяца назад +24

    Lembro de uma vez que fui usar o banheiro, estava muito apertado e demorei pra sair. Quando estava voltando pra P.A. vi a supervisora me procurando e perguntando onde eu tinha ido, e ainda fui chamado pro famoso feedback.

    • @moongirl434
      @moongirl434 2 месяца назад +1

      Só de ler as palavras PA, supervisão e feedback, já me trazem traumas de guerra kk 🤡

    • @dubfernandes
      @dubfernandes 2 месяца назад +1

      @moongirl434 posso imaginar, odeio tudo isso hahahahahah

    • @cadu4641
      @cadu4641 2 месяца назад +2

      Teve uma vez que fui correndo ao banheiro para vomitar (MINHA P.A. ERA DO LADO DO BANHEIRO QUE INCLUSIVE NÃO ERA LIMPO JÁ 1 SEMANA), quando voltei levei uma bronca por não ter colocado pausa no sistema

    • @dubfernandes
      @dubfernandes 2 месяца назад

      @@cadu4641 imaginei a cena agora empatia zero. Sem novidades

  • @guilhermehagler4432
    @guilhermehagler4432 2 месяца назад +11

    Trabalhei por 1 ano e meio mais ou menos no telemarketing da Claro... Um horror. Comecei com atendimento simplificado, depois fui para a retenção de cliente (onde a coisa começa a ficar cabeluda) e depois estava no setor anti-fraude (basicamente eu era o responsável por informar às pessoas que ligavam que elas tinham caído em um golpe, e estavam devendo uma grana alta pra operadora - na época estavam acontecendo MUITOS golpes). O tratamento das pessoas que ligam é tenebroso. Alguns clientes te ameaçam e outros te assediam. Enquanto vc está no telefone em atendimento, tem 4, 5 atendentes completamente perdidos te pedindo ajuda pelo chat da empresa. As pessoas em cargos superiores não te ajudam, só estão ali para te monitorar e cobrar atendimentos cada vez mais rápidos (o que é impossível, dada a gravidade das situações)
    Enfim, no fim já tava querendo mandar todo mundo praquele lugar... Tirava pausa pra ir ao banheiro toda hora e ia fumar, ultrapassava uns 5 minutos dos meus 20 minutos de almoço... Até me mandarem embora. No dia que fui demitido eu CHOREI, minha supervisora tentou me confortar mas eu disse pra ela que aquilo era felicidade

  • @advogadodostrabalhadores
    @advogadodostrabalhadores 2 месяца назад +36

    Importante demais falar sobre! Classe que sofre muito com assédio e questões de saúde mental. Minha dica é: antes de pedir demissão, procure saber se cabe rescisão indireta para sua situação. Com isso você não perderia tantos direitos...

    • @saullotz
      @saullotz 2 месяца назад +2

      se for provado assédios e perseguição, aguardar uma JC e depois reverter/processar a empresa vale mais a pena que a rescisão indireta? tenho 2,5GB so de provas

    • @advogadodostrabalhadores
      @advogadodostrabalhadores 2 месяца назад +4

      @@saullotz a rescisão indireta é pra quem está sofrendo alguma violação grave de direito, como esse exemplo que você pontuou. Algumas pessoas acabam pedindo demissão e é pior: perde direitos e ainda tem que cumprir aviso prévio. Com a rescisão, basta um ofício e aguardar para resolver tudo na justiça. Se você precisa do trabalho e não tem perspectiva de conseguir outro ou nenhuma reserva de emergência ou rede de apoio, aí pode não fazer sentido a rescisão indireta.

    • @advogadodostrabalhadores
      @advogadodostrabalhadores 2 месяца назад +1

      @@saullotz mas lembre que você tem até dois anos para processar a empresa.

    • @jgrferreira09
      @jgrferreira09 2 месяца назад +1

      Inclusive, o doutor pode confirmar minha fala, mas é mais viável pedir dispensa e entrar com a conversão em rescisão indireta pra não precisar esperar pela decisão pra receber as verbas

  • @pedrogregory9845
    @pedrogregory9845 2 месяца назад +19

    Trabalhei nessa área por 1 ano para o Santander e posso dizer que foi um dos piores lugares que eu já trabalhei. Eu chegava a sonhar que estava atendendo clientes, era o dia todo atendendo ligação de pessoa querendo discutir. Para além do estresse diário com os atendimentos ainda precisava vender, vender seguros, cartões, tinha que atingir a meta. Não podia ficar fazendo muitas pausas para banheiro e a pausa para refeição era 10 minutos, então isso quer dizer que tinha que comer super rápido. Sem falar na escala 6x1 que ninguém merece.

    • @moongirl434
      @moongirl434 2 месяца назад

      Na empresa que eu trabalhava, todo mundo zuava o Santander, pq sempre tinha vagas disponíveis e ninguém queria ir pra lá. (A empresa é terceirizada, então trabalha pra várias marcas). E olha que a gente trabalha pra um certo banco virtual, que era horrível, chegaram a pagar atrasado uma guria lá com cheque. Mas ninguém ousava querer mudar pro Santander kkkk sempre tinha uns 5 cargos diferentes disponíveis deles.

  • @Fisolovagem
    @Fisolovagem 2 месяца назад +14

    Muito massa ver o PCBR trabalhando nessas frentes. Toda solidariedade aos trabalhadores de telemarketing, particularmente nunca trabalhei no setor, mas todos amigos que trabalharam tiveram experiências terríveis, especialmente por conta de ter que ficar muito tempo sentado/beber pouca água por ter pouco tempo pra ir ao banheiro/ vigia constante da chefia e metas absurdas. Gaiofato tá mandando bem em entrevistas, podia ser uma parada fixa no canal essa dinâmica de bate papo com profissionais da luta, até mesmo com galera de outras organizações. O Galo tá fazendo um movimento que vale a pena dialogar, por exemplo.

    • @daimarstein
      @daimarstein 2 месяца назад +4

      a gente tá direto colando nos atos com o pessoal do Organize Seu Ódio, que ele tem desenvolvido, o trabalho do Galo é foda demais

  • @relaxanatasha
    @relaxanatasha 2 месяца назад +20

    Acho que poderia liberar esse vídeo pra todo mundo....pauta importante, conversa ótima... tava esperando sair o corte pra mandar pra galera do tlmkt!!

  • @wagutoxD
    @wagutoxD 2 месяца назад +6

    Video muito bom e muito necessário, Gaiofato! Como sugestão, tenta falar sobre os trabalhadores da hotelaria em geral, mas principalmente das trabalhadoras (absoluta maioria se não totalidade feminina) das camareiras. A hotelaria como um todo é um setor de alta exploração do trabalhador, com altas horas trabalhadas (6x1), pouca segurança (alta rotatividade), constante demanda, poucos benefícios, alta sujeição a humilhações e baixíssimos salários com reajustes que não acompanham a realidade econômica do país e com um esforço grotesco das empresas em favor da alienação do trabalhador em relação à toxicidade sofrida por eles. Além disso, a ideologia afastou esses trabalhadores de seus sindicatos que, apesar do peleguismo, conseguiram algumas coisas positivas. Venceremos!

  • @Biscoitinhocomleite
    @Biscoitinhocomleite 2 месяца назад +12

    Nossa, aqui na minha cidade tem vagas de "estágio" que na verdade é uma acessória de cobrança na onde você trabalha no telemarketing cobrando dívida de banco. Me lembro que a "bolsa auxílio" era R$ 700 em 2018 e até hoje é esse valor, não tinha redução de carga horária na semana de prova, eram 6h de "estágio", tinham metas, e nem nenhum direito de estagiário ou trabalhista, basicamente era uma mina de ouro pro patrão kkkkk

  • @ArielleAbreu
    @ArielleAbreu 2 месяца назад +5

    Meu primeiro emprego foi de telemarketing na Atento em 2012 em escala 6x1 e quase tenho certeza que foi onde começaram meus problemas com ansiedade.
    Já vi gente desmaiar na minha frente de nervoso porque foi mudado pra atender um tipo de chamada que não tinha treinamento e se zerasse a monitoria por fazer algo errado perdia a comissão do mês todo.

  • @charles_secundarista
    @charles_secundarista 2 месяца назад +11

    na minha epoca as pausas eram assim,10 minutos primeira pausa,20 minutos "almoco",10 minutos ultima pausas,comigo foi assim em 3 empresas diferentes,imagina da P.A. ate o ponto e do ponto ate o local do almoco ja foi uns 10 minutos,nao sei se ainda é assim

    • @nicobuztto
      @nicobuztto 2 месяца назад +1

      infelizmente ainda é assim!

  • @thomasriddler5680
    @thomasriddler5680 2 месяца назад +5

    Meu relato: trabalho a 11 meses em escala 6x1 como operador de telemarketing, com obrigação de trabalhar em feriados e no sábado ou domingo (depende do planejamento, eles geralmente nos informam 1 ou 2 dias antes).
    Em geral é um ambiente de muita pressão onde a cada mês as metas impostas ficam mais dificeis de serem batidas. Atualmente, nossas pausas tem que ser validadas com algum supervisor para que ele(a) confirme que podemos sair. A própria rotina 6x1 é desgastante pois além do estresse gerado no trabalho, inclui a demora de pegar onibus ou ter que gastar dinheiro com uber ou 99 a depender do horário e do dia. No final não resta tempo, a ansiedade de não poder focar em outras coisas bate etc.
    Isso que eu tenho 19 anos, não sou pai e não tenho mais de um emprego, porém, tenho vários amigos que trabalham ou fazem bicos em outros lugares além da empresa, outros são mães e pais que quase não tem tempo pra ficar com seus filhos...
    Enfim, por esses tipos de coisas que temos que manter a pauta pelo fim da 6x1 em alta para pressionar a aprovação logo e então poder lutar por mais direitos e dignidade para todos nós, trabalhadores. E mais, que se fodam esses burgueses escravocr4tas de merd4 que mantém esse tipo de trabalho precarizado.

  • @JakelineAugustoPinheiro123
    @JakelineAugustoPinheiro123 2 месяца назад +7

    Situação Suporte Uber antes da pandemia, um funcionário direto recebia 3000, terceirizado ganhava o salário mínimo vigente e no máximo 1800. Cenário que eu vivi entre dezembro de 2018 e setembro de 2020

  • @eduardopetry911
    @eduardopetry911 2 месяца назад +3

    Importantíssimo trazer casos concretos como esse.
    Avante, camaradas!

  • @ritascheiner
    @ritascheiner 2 месяца назад +8

    Telemarketing é para os fortes!

  • @Mparuiz
    @Mparuiz 2 месяца назад +6

    Trabalhei por 5 anos em telemarketing e a única coisa que ganhei foi uma bela de uma depressão pesada. E era oficial para um banco, sem ser terceirizado, com todos os benefícios. Mas a experiência é a mesma em todo tipo de telemarketing. Vi uma amiga sair carregada por paramédicos depois de ter um colapso nervoso e não conseguir mover um músculo do corpo. Enfim, já passei por perrengues e tive que voltar para a área, mas é realmente desumano. Nunca digo nunca, mas se puder, preferiria não voltar mais.

  • @witalospfc
    @witalospfc 2 месяца назад +4

    Fiquei 3 anos em um Call Center como meu primeiro emprego. Trabalhei aos sábados, domingos e feriados. Me colocavam nos piores horários que faziam eu perder o meu dia, inclusive os fins de semana (entrar quase as 11 da manhã e sair as 5 no sábado é pedir pra matar o fim de semana). Me matava, me desdobrava pra entregar as metas, fazia hora extra e afins. Tudo isso ganhando um salário mínimo e o pior ainda era não ter reconhecimento pelo meu trabalho porque eu NUNCA FUI PROMOVIDO EM 3 ANOS. Ou seja, perdi boa parte da minha vida social pra nada.

  • @_kvieira_
    @_kvieira_ 2 месяца назад +11

    Essa pauta tem uma demanda IMENSA. Se fizer um milhão de vídeos sobre isso eu veria um milhão e 1. Mais de 1.5 milhão de trabalhadores nessa categoria extremamente precarizada. Trabalhei nisso 7 anos sai do último com crise de panico. Já processei a anterior e agr n quero nunca mais sentar em uma PA

    • @daimarstein
      @daimarstein 2 месяца назад +2

      por isso mesmo recomendo pro pessoal que trabalha ou já trabalhou com isso se organizar politicamente, é uma categoria muito invisibilizada, a gente no PCBR considera uma categoria chave, considerando justamente a quantidade de pessoas empregadas nessa área

  • @guilhermedias514
    @guilhermedias514 2 месяца назад +1

    Sou trabalhador de Telemarketing e por trabalhar por escala, existem semanas que trabalho 7 dias. Essa semana mesmo, trabalhei no Domingo e trabalharei no Sábado, também trabalhando no feriado sem folga no meio da semana

  • @jadedias6957
    @jadedias6957 2 месяца назад +3

    Otima live, esse tema é bastante importante, visto q esse setor emprega muito e paga pouco!!! Acredito q podemos transformar todo esse odio dos trabalhadores em mobilização pra melhorar as condições! É muito absurdo a atento massacrar seus funcionários e ainda ganhar benefícios do governo

  • @ClauVenturi
    @ClauVenturi 2 месяца назад +3

    Fui bancária nos anos 90, antes da onda de terceirizações. No departamento em que eu trabalhava havia cerca de 300 funcionários e a maioria estava nos setores de digitação (primeiro a ser terceirizado) e microfilmagem (digitalizado). Eu cheguei a atuar como telefonista, em central de PABX, que agora é tudo robô.
    Sempre achei que o sindicato deveria ter lutado para abranger os terceirizados, se trabalha para banco, precisa os mesmos direitos. Assim como as lotéricas deveria ter funcionários concursados, como da caixa econômica.

  • @raquelaraujo1243
    @raquelaraujo1243 2 месяца назад +2

    Ja trabalhei em telemarketing na empresa contax, de 2011 ate 2015, trabalhava com cobranças atendimento ao cliente e depois com vendas de cartões, sim e ym trabalho muito puxado tinha que bater metad etc extressante , 6 h e meia por dia , e importante falar sobre isso as melhorias desse trabalho p melhorar a vida das pessoas

  • @Senhoradotronco
    @Senhoradotronco 2 месяца назад +5

    Telemarketing foi, de longe, o pior emprego que eu tive. Apesar de trabalhar apenas 6 horas por dia, eu saía do expediente como se tivesse trabalhado 12 horas. Você é cobrado por resultados o tempo todo, sua ida ao banheiro é controlada, seu almoço dura apenas 15 minutos e você nem pode prestar um atendimento decente ao cliente, pois não pode ter um TMA maior que 4 minutos. É um ambiente de assédio constante e ainda tem a maldita escala 6x1 e metas inalcançáveis.

  • @JoaoPaulo-mo5kh
    @JoaoPaulo-mo5kh 2 месяца назад +6

    Telemarketing é um ramo de negócios muito cruel. Principalmente, porque o público alvo de trabalhadores que essas empresas buscam é de jovens estudantes, pessoas com pouco qualificação, mães solo e, na época em que eu saí desse ramo, idosos que precisam completar o tempo de trabalho para se aposentarem.

  • @antoniofernandodiasjunior8896
    @antoniofernandodiasjunior8896 2 месяца назад +11

    Porra, aí sim! Mobiliza a galera, cria pontes, discute casos concretos, esse é o caminho

  • @biancanascimento8252
    @biancanascimento8252 2 месяца назад +6

    Deus sabe a tortura que é a rotina de um trabalhador de telemarketing. Eu agradeço todos os dias por ter saído desse caos de callcenter, péssima remuneração, metas exorbitantes, serviço sucateado, clientes estressados e basicamente a empresa quer que vc faça milagre com o serviço de bosta que eles oferecem...

  • @CanalDoPoser
    @CanalDoPoser 2 месяца назад

    excelente!

  • @dvss111
    @dvss111 2 месяца назад +3

    up que o assunto é muito importante

  • @fellipepessoa1685
    @fellipepessoa1685 2 месяца назад

    Ótima live

  • @kaazi2864
    @kaazi2864 2 месяца назад +2

    Hoje trabalho em telemarketing e em especial para operadora e nunca me senti tão cansado e frustado. Cliente são péssimos, metas abusivas e fazem de tudo pra n te dar um feriado. Até mesmo as campanhas que antes eram um ponto bom da empresa hoje eles inventam desculpa pra dizer que tu n conseguiu todos os critérios para ganhar algo a mais

    • @joojmachine
      @joojmachine 2 месяца назад

      fica a recomendação de participar da plenária do PCBR sobre (que o gaiofato deixou o link de inscrição no comentário fixado), a hora de organizar a categoria é agora

  • @AndressaLopes-o1i
    @AndressaLopes-o1i 2 месяца назад +6

    Que tema incrível! Sou anarquista, mas estou muito feliz em ver o PCBR puxando essa luta tão necessária. Onde está o link da plenária? Quero muito me inscrever e somar nessa construção!

    • @danielegarotti7884
      @danielegarotti7884 2 месяца назад

      Anarquismo é mais utopia que comunismo

    • @daimarstein
      @daimarstein 2 месяца назад +4

      tem um comentário fixado no vídeo agora com o link

    • @leoleonore
      @leoleonore 2 месяца назад +2

      Teria algum canal confiável que fale sobre anarquismo para me recomendar? Gostaria de entender mais sobre!

  • @carlosadeoliveira8
    @carlosadeoliveira8 2 месяца назад

    É um trabalho que sofremos pressão de todos os lados. A depender do supervisor, consegue ser menos pior. Os coordenadores são pagos para cobrar e o fazem sem medir atitudes. A monitoria de qualidade tem por objetivo encontrar erros no atendimento e uma vírgula fora do esperado é punido. Fora os clientes mal educados, um ou outro consegue ser compreensivo e ajudam no dia.

  • @cleliareginadeccamargo7425
    @cleliareginadeccamargo7425 2 месяца назад +4

    Não temos direito a refeição no refeitório porque é 6 horas. Temos direito a um lanche geralmente refrigerante, suco de máquina e pão com ultra processados .

  • @cleliareginadeccamargo7425
    @cleliareginadeccamargo7425 2 месяца назад +2

    Trabalha-se com metas ou metodologia de trabalho com pontuação de desempenho

  • @klarakrok
    @klarakrok 2 месяца назад +3

    Fundamental E Batalha!

  • @fc1192-m
    @fc1192-m 2 месяца назад +2

    Adorei a live mas o audio da convidada estava baixo. Ouçam de fone! Vai melhorar

  • @GabrielRodrigues-dh3bj
    @GabrielRodrigues-dh3bj 2 месяца назад +1

    Eu sou supervisor em Callcenter, e com certeza eu nunca mais quero trabalhar com isso, comecei como operador e por questão de salário aceitei a promoção, é desumano o que escuto dos meus superiores, o que eles forçam, os assédios. Hoje vivo a base de medicamentos e ódio.

  • @controle_antiimperialista
    @controle_antiimperialista 2 месяца назад

    excelente

  • @GustavoBizoni
    @GustavoBizoni 2 месяца назад +2

    esse uniforme do Bangu é lindo demais namoral

  • @elainegiusepette261
    @elainegiusepette261 2 месяца назад +1

    Quando eu estava entregando os documentos para trabalhar na Teleperformance, isso é feito on-line, não consegui dar aceite no sindicato, só depois que retirei o sindicato consegui enviar os documentos.

  • @matheussoares4281
    @matheussoares4281 2 месяца назад +1

    Quando como suporte técnico já tinha dias que eu preferia estar doente e em casa com atestado do que lá, era terrível. Imagina call center?!

  • @rogeraguiar9569
    @rogeraguiar9569 2 месяца назад +2

    eu ja fui dessa classe e graças a deus fui salvo pela faculdade federal

    • @rogeraguiar9569
      @rogeraguiar9569 2 месяца назад +3

      inclusive nao me pagaram a restituição do aumento do minimo... até hoje...

  • @iuriacona_scadufax33
    @iuriacona_scadufax33 Месяц назад

    Como sempre, uma grande aula do Gaiofato!

  • @julioalbuquerque7341
    @julioalbuquerque7341 2 месяца назад +1

    Ai esta o maior exemplo que o negociado não existe com patrão, pois estes só querem nos explorar, que este inferno tenha redução com fim da escala 6x1.

  • @fedora
    @fedora 2 месяца назад +1

    up

  • @danicris3839
    @danicris3839 2 месяца назад +4

    Nossa já trabalhei de telemarketing é o único trabalho além de babá que se estiver passando por necessidade não trabalho, o coisa desumana.

  • @matheusnovoa5766
    @matheusnovoa5766 2 месяца назад +2

    engajamento

  • @liaserafim921
    @liaserafim921 2 месяца назад +3

    Eu prefiro morrer do que voltar pro telemarketing 😢

  • @JakelineAugustoPinheiro123
    @JakelineAugustoPinheiro123 2 месяца назад +2

    Da 1ª vez que eu trabalhei em Telemarketing, quando eu tinha 19 anos fiquei com um zunido no ouvido, trabalhei por 3 meses e fiquei por 3 meses com esse zunido

  • @matheussoares4281
    @matheussoares4281 2 месяца назад +2

    Renata, você tem um fone?
    Sim, eu estou de fone.
    Tira.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @camilarodrigues84
    @camilarodrigues84 2 месяца назад +2

    Estou aqui e trabalhando em call center e somos muito precarizado.

  • @viniciusoliveraa
    @viniciusoliveraa 2 месяца назад

    Trabalhei por 9 meses numa empresa de call canter ativo aqui perto da onde moro, eram em média 200, 280 ligações por dia, poquissimo tempo para comer, lemnro que me alimentei muito mal quando estava lá pois ou era um salgado que a própria cantina da empresa vendia ou era algum na frente da empresa que vendia, era uma operação superlotada, computadores horríveis, cadeiras sem apoio devido pras costas e achavam ruim até tirar pausa pra ir ao banheiro ou beber água!! Vi muita gente surtando ali, eu inclusive tive umas 3,4 crises fortes de ansiedade lá dentro, a ponto de dar tontura. Meu amigo um dia teve febre alta e não deixaram ele ir embora, era cada absurdo que não da pra contar aqui, lembro que o dia que acabou meu aviso prévio eu só faltei chorar de emoção! Hoje trabalho ainda no atendimento porém numa empresa um pouco melhor que não explora tanto.

  • @ritascheiner
    @ritascheiner 2 месяца назад +2

    Quem trabalha com isso difícil sair

  • @jardelcampos8684
    @jardelcampos8684 2 месяца назад +2

    E a audição?

  • @bologuarana8783
    @bologuarana8783 2 месяца назад

    Trabalhei na Atento, foi o inferno. Era escala 6x1, era assedios e metas surreais. Pressão por parte de clientes que mesmo explicando N vezes, fazia questao de nao entender o asssunto alguns de pirraça mesmo.
    Trabalhava domingo e feriados, ja trabalhei natal e ano novo seguido ate dia 1, mesmo se levesse algo pra ler.
    A supervisão pegava o livro e falava que lá não era pra ler e sim trabalhar.
    É uma empresa que foca pra vc sempre ser um escravo, o ambiente só favorece quem não presta e muito bons funcionários foram embora por causa disso.

  • @cleliareginadeccamargo7425
    @cleliareginadeccamargo7425 2 месяца назад +4

    Vale coxinha...o meu paga vale alimentação de 112,00

  • @edvaniocalixtoborges4838
    @edvaniocalixtoborges4838 2 месяца назад +2

    Quem passou mais 10 anos sabe o que é esse setor.....

  • @PedroHenrique-gr6hm
    @PedroHenrique-gr6hm 2 месяца назад +2

    Telemarketing/Call Center é um ambiente insalubre demais, não desejo pra ninguém.
    Atento, Concentrix, Teleperfomance ... boa sorte pra quem trabalha ou vai trabalhar em um desses!

  • @JakelineAugustoPinheiro123
    @JakelineAugustoPinheiro123 2 месяца назад +2

    Pelo menos de março de 2020 a setembro de 2020 eu tive a oportunidade de trabalhar home office

  • @rafael.setragni
    @rafael.setragni 2 месяца назад +1

    Eu luto para não receber ligações deles, mas eles sempre contornam os meus bloqueios, de alguma maneira. 😢

  • @ZarlanSantos
    @ZarlanSantos 2 месяца назад

    Meu camaradas, as demandas da categoria realmente não são muito assistidas.
    Mas vejo um problema muito sério na nossa área, eu trabalho há 10 anos no setor, fui 2 anos operador, 2 anos da qualidade, dei suporte no treinamento, atualmente sou analista de conteúdo e vejo um problema enorme nas áreas de apoio.
    Qualidade (Não é inimigo do operador, é a área responsável por verificar se os critérios de atendimento foram realizados)
    Treinamento (setor responsável por passar o conhecimento inicial e continuado dos produtos atendidos),
    Curadoria (setor responsável por fazer a ponte dos conteúdos de atendimento dos "clientes empreas" que são passados as demais áreas)
    Essas áreas muitas vezes são escanteadas pelos sindicatos e normalmente não são citadas nessas conversas. Essas áreas de apoio tem seus salários com aumento abaixo da inflação desde 2017 e são trabalhadores tão precarizados quantos demais, mas que nunca são colocados em pautas seja em conversas como essa ou nas conversas sindicais. Não estou querendo mudar o foco da discussão, sei que os operadores na ponta tem um trabalho realmente cansativo e que tem arguras maiores do que as nossas, mas peço que em conversas futuras lembrem-se que tem outros setores nessas empresas, tem o pessoal de limpeza que já é quarteirização do trabalho, o mesmo vale para segurança, tem o pessoal de TI com salários muito abaixo do mercado e que também trabalham em uma escala terrível, vamos abrir mais o leque nessas conversas.
    E um ponto que não vi ser abordado na conversa é que muitas vagas do setor foi perdido para IAs, o setor de call center vem diminuindo de forma desproporcional comparado a outros setores. Muitos atendimentos de voz, hoje são substituidos por boots de whatsapp.
    O Call center é um setor muito mal visto pela sociedade, mas é uma área também muito bonita de se trabalhar. O ambiente do callcenter é lugar de diversidade e de que pessoas marginalizadas tem reais oportunidades de desenvolvimento profissional, temos que lutar por melhorias no setor para que essas pessoas possam realmente ser valorizadas não só de forma de melhores salários, mas que algumas estigmatizações sejam extintas.

  • @capuanodiego
    @capuanodiego 2 месяца назад

    Infelizmente já tive o desprazer de trabalhar nessa área (somando tudo 3 anos), foi aí que me radicalizei.... Ainda bem que consegui trabalho na área que estou estudando e me livrei disso

  • @lucasborba7083
    @lucasborba7083 2 месяца назад

    Acho esse assunto tão pertinente, mas senti mtos furos nessa conversa, acho q a realidade do tlmk é mto mais brutal do que foi exposta e a exploração mto mais severa, sem falar no quanto os sindicatos sofrem distanciamento dos próprios funcionários por meio das dificuldades impostas pelas próprias empresas para fazer essa comunicação acontecer... é um bom início de conversa, mas senti um tecnicismo q afasta quem assiste. Falo isso pq passei quase 7 anos trabalhando em milhares de empresas e vi e vivi isso na pele, precisamos iluminar MUITO MAIS esse assunto

  • @diegoamorim5592
    @diegoamorim5592 2 месяца назад +2

    Por isso, eu não me candidato a essas vagas. Tem gente que se submeti a isso por achar que é a única saída. Melhor receber benefício do governo do que ficar doente e depois não ter dinheiro.

  • @isabellareichel3470
    @isabellareichel3470 2 месяца назад

    Já trabalhei no telemarketing algumas vezes e inclusive foi meu primeiro emprego e posso falar com toda certeza do mundo que nesses lugares você realmente adoece! Eh um dos piores lugares para se trabalhar, eh horrível msm!!!! Não desejo pra ninguém ter que recorrer ao telemarketing

  • @santos2775
    @santos2775 2 месяца назад

    Fazendo 8 meses em dezembro e já adoeci Ness tempo. Ansiedade, transtorno alimentar, falta de sono.
    tirando o sistema péssimo e da qualidade do produto ofertado, ainda tem perseguição de supervisor e passam pano pra muita coisa errada tbm. A justa causa ou advertência e quase diária ....

  • @miranhafortalezense
    @miranhafortalezense 2 месяца назад

    Trabalhei muito em telemarketing, é um inferno, muito assédio, metas impossíveis, tem uma aqui na minha cidade que presta serviço pra Oi que depois que sai me falaram que os supervisores sao treinados pra botar medo no funcionário quando querem que o funcionário saia. Ficam falando que o coordenador falou em reuniões que tal vc vai ser demitido por justa causa por nao seguir certas regras, como nao falar com um cliente por mais de um minuto, entao a gente acaba pedindo demissão por conta disso. Depois de mais de 10 anos em subemprego, em 6x1, consegui por meio da peixada, aqui em Fortaleza é tipo indicação kkkk, trampo de TI ganhando um salário mínimo e 5x2, ainda sou lascado, mas dou graças a Deus kk. E nao quero ver ninguém nessas escalas de 6x1

  • @LailaHelena-e1z
    @LailaHelena-e1z 2 месяца назад +3

    Amor faz sobre os professores contratados, rotatividade grande, nenhuma segurança, assédio moral por parte dos superiores, exclusão de professores mais diferentes( comunistas, e que vêem as coisas diferentes, do senso comum.) Sabia que a prefeita petista da minha cidade mandou embora, 101 professores? As pessoas aqui fazem prova, ela renovou o contrato, com todos exceto com esses profissionais, nem pra remanejar. Moro em Contagem, Prefeitura de Marília Campos, e ela ganhou de novo. Supervisão e direção precisam parar, com perseguição e aproveitar desse poder temporário.

  • @tatysilva6744
    @tatysilva6744 2 месяца назад +4

    Só quem ja trabalhou sabe o inferno q é

  • @Thayô_D.Oliveria
    @Thayô_D.Oliveria 2 месяца назад

    Iiiiiiih caralho kkkkk camisa do bangu, só pode ser cria kkkkkk

  • @perdidanavida3380
    @perdidanavida3380 2 месяца назад

    No call center que trabalhei o pessoal conseguia bater meta dando golpe no sistema. Cada dia o povo inventava um golpe novo, pq era impossivel bater as metas que eles delineavam e o mais interessante é que a norma ergonomica pra categoria, se fosse aplicada, fecharia o setor nesse país, pois nao tem empresa que a cumpra.
    Ter trabalhado em call-center é o que me faz ter raiva de gente que comemora a inclusao social nas propagandas das empresas, sendo que eu era chamada de put@ pra baixo prestando servico em terceirizada para própria empresa e eles nem aí (no meu caso que sou de Salvador-BA tinha o plus que até racismo religioso passei naquela desgraça).

  • @jackmatheus
    @jackmatheus 2 месяца назад +2

    Trabalhei numa dessas, era do ti, não recomendo kkkkk 14:00

  • @adrianodrika
    @adrianodrika 2 месяца назад

    Escala disciplinar. O pesadelo da categoria

  • @tamirisamaral1119
    @tamirisamaral1119 2 месяца назад +2

  • @Vareja66
    @Vareja66 2 месяца назад +2

    "se organizem no sindicato"... Véi, aqui no meu estado o representante do sindicato me disse que os operadores são burros, o cara não tem a mínima ideia do que acontece na operação. O sindicato instituiu que atestado odontológico só aceita se for extração ou canal, porque "os operadores" estavam furando o dente de propósito pra pegar atestado, kkk véi como assim... Isso é só uma pontinha do que é instituído pela empresa. Não quero desacreditar os sindicatos, pois é um espaço conquistado e temos que lutar pela sua permanência. Mas essa hierarquia onde o operador é submisso ao grupo fechado do sindicato, que atende aos interesses da empresa, acaba tirando o poder do trabalhador de manter o mínimo de direito e dignidade.
    Eu boto fé nessa galera que tem paciência pra dialogar pra conquistar as paradas... Eu que não tenho paciência prefiro ir no caminho da destruição e do vandalismo.

    • @joojmachine
      @joojmachine 2 месяца назад

      por isso mesmo vale participar da plenária do PCBR (que tá no comentário fixado do vídeo), a gente quer ocupar TODOS os sindicatos pelegos, a área do telemarketing é uma área que nós consideramos como chave, justamente pela quantidade de trabalhadores nela e vendo o quão absurda é a exploração e como os sindicatos atuais da área são completamente entregues

  • @tamirisamaral1119
    @tamirisamaral1119 2 месяца назад +1

  • @tamirisamaral1119
    @tamirisamaral1119 2 месяца назад +1

  • @Corp.G
    @Corp.G 2 месяца назад

    Aí você é terceirizado e de quebra ganha a escala 6x1 como bônus. O pobre trabalhador Brasileira vive sendo explorado, quem ganha com isso é apenas uma pequena parcela da sociedade.

  • @0216kbm
    @0216kbm 2 месяца назад

    Larguei minha profissão para estudar para concurso e trabalho com essa desgraça para ter tempo. Passei em 35 no Dataprev e ninguém me chama. Só estou conseguindo ficar surda , com a mão doendo e doida. Isso pq atendo só uns 3 por dia e trato mais protocolos de rede do governo. Essa profissão é insuportável. Imagine quem atende mil pessoas. Pior que nem estou acabando com meus sentidos por um salário decente é só para pagar preparatório e fazer compras. O salário é ridículo e nem sou terceira... Os colegas contam que já passaram por empresas que não podiam ir no banheiro. Casa coisa que escuto fico horrorizada. Fui me enfiar nessa.... Só estudando agora e pedir para deusa abençoar rs

  • @LailaHelena-e1z
    @LailaHelena-e1z 2 месяца назад +2

    Gaiofato é engraçadinho❤ né?

  • @botafogo55
    @botafogo55 2 месяца назад

    Por que na sua maioria os atendentes sao nordestinos?

  • @VivianeSantos-30
    @VivianeSantos-30 2 месяца назад +2

    Aguentar essa gentalha ligando pra brigar é o fim.

  • @jonnybr
    @jonnybr 2 месяца назад

    Recebo umas 50 ligações por dia.

  • @joaopedroalmeidda8693
    @joaopedroalmeidda8693 2 месяца назад +1

    Eu nem atendo desligo na hora

  • @fryias
    @fryias 2 месяца назад +1

    Telemarketing não deveria existir. Só pra torrar minha paciência

  • @Josue_lasaro
    @Josue_lasaro 2 месяца назад +1

    Pretende fazer vídeos sobre a tentativa de golpe e assassinato do Lula, Alckimin e Alexandre de Moraes? É uma situação muito grave e que precisar ser falada.

  • @fabiorodrigo8215
    @fabiorodrigo8215 2 месяца назад +2

    As vezes complicado imaginar simpatia de outras classes teabalhadoras com o telemarketing porque se cria odio com o operador e não com a empresa contratada. Lembro de um video do Caue Moura, um cara que se diz de esquerda, dando risada de atendente de telemarketing, ai fica a reflexão que se nem a esquerda que deveria estar do lado do trabalhador acaba gostando da categoria como o atendente vai confiar em mudança? Outra coisa ,trabalho com isso e digo que o patrão tem muito dinheiro sim, só a minha equipe com 25 pessoas colocou 8 milhões em pagamentos pra uma certa loja de roupas e muitos de nos nem ao menos comissionamos a misseria de 200 reais. Graças a deus estou proximo de sair dessa vida, mas tenho solidariedade com que vai ficar.

    • @daimarstein
      @daimarstein 2 месяца назад +3

      é uma categoria muito invisibilizada, por isso mesmo é importante pro pessoal que pode se organizar, pra lutar por mais direitos

    • @fabiorodrigo8215
      @fabiorodrigo8215 2 месяца назад +3

      @daimarstein Sim é uma categoria pouco unida, muito pelo fato das pessoas não ficarem muito tempo na área e também porque quem deveria unificar, que é o sindicato, é pouco ativo. Sempre que se cobra o sindicato por direitos a resposta sempre é "pois é, não deu pra fazer nada", mas não tem mobilização em frente a prédios ou panfletagem convocando os trabalhadores, todas as negociações entre o sindicato os patrões é nas escuras e simplesmente chegam dizem o aumento foi x (muitas vezes menor que o aumento do mínimo) e o dissidio vai ser pago X dia, sem nem ao menos se saber como é quando foi feito isso, parecendo uma bondade da empresa.

  • @kojiunifei5264
    @kojiunifei5264 2 месяца назад

    Ih, no BR até o pessoal que recebe b0ls4 família e joga no tigrinho reclama que o benefício não dá nem para jogar o suficiente para ganhar 300 reais...

  • @joojmachine
    @joojmachine 2 месяца назад

    up