Literalmente isso... Mérito é , na minha opinião, individual. Sem vc comparar com alguém. Vai sempre ter um mais bonito ou mais feio, mais rico ou mais pobre etc... Vc sempre vai ter o seu mérito. Mérito de ter escolhido uma profissão, mérito por ter se casado com alguém especial, mérito por vc ter passado em uma faculdade...
Parabéns ! meu amigo nesse país muitas frases vira moda,que parece que seque essa moda é esclarecido.. não passa de uma falsa afirmação sim! afirmação sem conhecimento é pensar que é melhor mais a verdade é o pior , o conhecimento é a verdadeira vitória!
Não existe meritocracia , o que existe é desigualdade. A falta de medidas governamentais para combater essa problemática, é um dos fatores que contribuem para tornar um país desigual . Existe esforços, sendo esse, uma maneira que ajuda a distribuição de direitos para todos, aos quais ainda negados pelo poder público. Caso não houvesse corrupção, o Brasil não estaria na nona posição no ranking de um dos países mais desiguais do mundo.
@@rianbreno134 se tratando do Brasil, estamos sem base e nunca tivemos base, então a gente não cresce nem para a direita, nem para a esquerda, a gente só piora, então vamos nos convencer de que a má gestão econômica nos coloca na pobreza, e que só favorece ricos. O que falta é plano de desenvolvimento econômico e social no Brasil para todos e não para ricos, por esse fato a meritocracia é uma justificativa para quem é privilegiado.
Oi, lindo! Parabéns pela iniciativa de construir um canal de comunicação e debate sobre assuntos essenciais para a sobrevivência humana! 👏👏 Assuntos emergenciais: - Indiferença humana - Diante de atrocidades que o mundo está vivendo, as pessoas continuam indiferentes umas com as outras como se nada estivesse acontecendo. Terrivel! - Preservação do meio ambiente - O planeta pede socorro! ... - Unidade da família em tempos caóticos - Seja qual for a sua religião, devemos observar ao redor e compreender que estamos vivendo momentos definitivos e difíceis como planeta / humanidade e que, urgentemente precisamos da união familiar - mais AMOR. Bjokas. .. 😘😘 Lari.
Venci pela meritocracia, entretanto, percebo que muitos não conseguem, precisam de políticas públicas. Por quê? Entra em cena o determinismo ( não tenho vergonha em dizer que essa teoria tem uma certa coerência, haja vista, as comunidades), o contexto familiar etc. Ser humano não é fruto do acaso, carrega em si a sua história.
Considerar que seja possível todos partirem do mesmo ponto é uma utopia. Todas as tentativas de "ajeitar" essa situação, nunca foram bem sucedidas. Por isso, penso que as políticas públicas deveriam proporcionar o acesso a educação de qualidade para os menos favorecidos. Baixar a régua flexibilizando qualidade do ensino para proporcionar inclusão é fornecer atestado de incompetência para essas pessoas. Pois elas ficarão muito abaixo das exigências do mercado de trabalho. Por outro lado, dificultar a educação pra quem pode pagar, também não seria justo. Infelizmente nunca houve vontade política para favorecer a liberdade educacional para os menos favorecidos. Seria o fim da classe política! E isso não interessa a ninguém que tem o poder da caneta. Então... Permita-me dizer que essas discussões são vazias. Obs.: Não estou lhe adjetivando, ok? Me refiro ao tipo de discussão que já se tornou clichê. Mas que todos sabem que nada vai mudar. E a culpa não é dos governos A, B ou C. Infelizmente o sistema é podre. Obrigado pelo espaço de manifestação.
Nossa, eu penso a mesma coisa. Você pontuou tudo muito bem. E eu, acho que tem um jeito pra isso acontecer, Educação de qualidade para todos. Mas absolutamente ninguém importante parece querer saber disso, pois já tentei falar com muita gente..
Só que ñ.... o estado ñ quer o cidadão seja bem informado... um dos exemplos é ir pra faculdade apenas sendo avaliado pelo Enem. Acho q o certo seria.... se estudou a maior parte da vida na escola pública... faz faculdade na pública, e quem estudou maior parte da vida na escola particular pode sim pagar a faculdade... isso traria menos inadimplência "dos menos favorecidos" já que muitos estudantes ficaram com dívidas sem nem ter a perspectiva de ingressar na área. Vimos isso de fato!
Meritocracia NÃO FUNCIONA POR UM DETALHE: refletimos mais o ambiente que vivemos do que as nossas próprias ações. O ser humano é mais influenciado pelo ambiente que vive do que pela própria força de vontade. mais de 70% do que as pessoas são, são por consequências do lugares que vivem, e os outros 30% é o individualismo. . NÃO HÁ COMO CONTROLAR O AMBIENTE QUE VC VIVE. Esse detalhe torna impossível a meritocracia existir, porém o que ninguém diz é que vc PODE ADEQUAR SUA VIDA A UM AMBIENTE DIFERENTE. E é aí que vem a exceção a regra. . As exceções só são o que são porque saíram da zona qual viviam e passaram a transitar em ambientes diferentes, que possibilitaram o crescimento delas.
é tipo comunismo, na teoria é algo que funciona, porém o ser humano é imprevisivel, nem todos aceitariam trabalhar para assim obter uma distribuição igualitária, e se o governo força a população se torna uma ditadura, como nota-se em paises atuais
Meritocracia é utopia!!! existe muita desigualdade no Brasil, é a corrida dos privilégios de uma minoria com acesso a oportunidades que muitos não tem. Falta políticas publicas efetivas no Brasil, educação inclusiva e de qualidade para que as pessoas possam ter oportunidades melhores
A fato de uma criança estudar menos que outra por questões de oportunidade, não significa que a criança que estudou mais tenha menos mérito. A falta de oportunidade de uns não anula ou diminui o esforço ou mérito de outros, até por que quem se esforçou não é culpado pela falta de oportunidade de outros.
Estamos falando de dados estatísticos, filhos de ricos não precisam passar por necessidades básicas de sobrevivência para realizar os seus sonhos, é disso que estou falando!
Muito bom!! Mas muito cuidado para não criar uma média de aceitação para baixo Apagando os profissionais de grande potencial, os profissionais que fazem a verdadeira diferença. Gestores controvérsos tende puxar todos para uma régua baixa. Régua baixa e medíocre para tolerar os incompetentes, que pouco contribuem para o sistema. Muito atenção para não apagarem a chama da competência, da virtuosidade dos profissionais diferenciados!!
No ponto de vista da méritocracia com base no resultado ela não existe, até porque cada qual que "chegou lá" teve uma jornada diferente, seja da favela e escola pública ou do bairro nobre de colégio particular. Mas uma coisa é certa, todos tiveram esforço e tem seu mérito. . A méritocracia que acredito não é aquela que te avalia pelo esforço mas sim por algum produto ou serviço que o indivíduo entregou que seja de valor para a sociedade, a partir daí ele ele deve ser parabenizado e premiado.
@@victorkawan8883 pois é, por isso não tem mérito. O que eu escrevi se refere ao resultado que seja algo de valor para a sociedade. E não se esforçar para fazer uma merda com a positivo
Tem, no sentido de existir, o individuo melhor (com mais conhecimento e habilidades) e pior sim... o sr confunde mérito com meritocracia, assim como quem confunde demos (povo) com democracia (poder que emana do povo). Lógico que meritocracia pura não existe, sempre há o fator sorte, vantagens familiares-econômicas, etc., Mas, a igualdade plena, socialismo, tmb é uma utopia já comprovada pela História (com H). A reflexão é válida, mas a conclusão é falha.
Cada um parte de um ponto e essa é a graça da coisa toda. Aí é que está a força do mérito. Acho engraçado quando os filósofos falam de meritocracia, porque todos tentam complicar e politizar algo que não se resume em melhores posições, mas sim em conquistas por esforço, dedicação e vontade.
@@marcus8619 Porém é dever de todos lutar por um mundo menos desigual, a não ser que seja um egoísta que só pensa e si e que vê os outros não como seres humanos que merecem o mesmo tratamento igualitário, mas um concorrente que precisa ser batido e que, se tiver menos chance de concorrer, melhor ainda porque é um menos na corrida.
@@luiseugeniocarvalho8012 As pessoas merecem sim ser tratadas com igualdade, até por que perante à lei somos todos iguais, mas não somos perante a economia. Uns querem trabalhar mais, outros querem trabalhar menos, uns querem investir seu tempo em qualificação e formação, outros só querem lazer e vícios. Portanto sempre haverá desigualdade. Absolutamente. Não temos que lutar por menos desigualdade e sim para que as pessoas que têm menos recursos possam ter [ainda mais] oportunidades para prosperar. Vale lembrar que qualquer pessoa maior de idade caso não tenho o ensino médio pode conseguir o diploma fazendo a prova do ENEM e acertando 450 pontos que é menos da metade da prova. Esses mesmas pessoas também podem usar o PROUNI ou o FIES para ter um curso de nível superior, isso está disponível para todo mundo no Brasil inteiro. No entanto, apenas 21% dos brasileiros têm nível superior. Portanto, oportunidade existe, a questão é saber se essas pessoas estão dispostas a passar 4 ou 5 anos numa sala de aula de segunda à sexta e sacrificar finais de semana estudando.
@@luiseugeniocarvalho8012 A concorrência é ruim para quem concorre mas é ótima para os clientes. Se o mercado em que vc atua está saturado está na hora de buscar outros mercados e oferecer um serviço ou produto que ninguém oferece. Assim vc garante o seu lucro e a sua permanência no mercado.
Mas vc não acha que se essas mesmas pessoas que não tiveram educação não poderiam futuramente ter oportunidades na vida que não envolvam só notas nas escolas? E sim inteligência tanto de raciocínio quanto emocional? Eu acredito que querendo tudo pode acontecer, não podemos viver de condição
Brasil nao da condição nenhuma 40% da população brasileira nao tem saneamento básico então a Meritrocracia e uma piada nos países Nórdicos todos tem a mesma oportunidade indecente da profissão ninguém e deixado para trás diferente do Brasil onde os governos sempre beneficiaram a elite junto com a classe media
Méritocracia levando em consideração o esforço não existe. Acredito que méritocracia recaia sobre um indivíduo que apresente algum produto ou serviço que seja de valor para a sociedade, a partir daí ele merece ser premiado. Até porque todos se esforçam mas nem todos têm resultados uteis
Fantástico a sua fala. Excelente reflexão! Te seguindo em busca de maiores aprendizados. Gratidão!
Parabéns. Excelente explicação ❤
Eu vejo muitas pessoas que levaram mérito sem mesmo merecer!
Até estatuais ganharam.
Méritocracia é pessoal, você com você mesmo, só você sabe os seus esforços
Literalmente isso... Mérito é , na minha opinião, individual. Sem vc comparar com alguém. Vai sempre ter um mais bonito ou mais feio, mais rico ou mais pobre etc... Vc sempre vai ter o seu mérito. Mérito de ter escolhido uma profissão, mérito por ter se casado com alguém especial, mérito por vc ter passado em uma faculdade...
Esse vídeo é essencial para o ser humano
Meritocracia é vc ser o seu melhor, não necessariamente o melhor de todos... Mas o seu melhor.
..
A gente não pode deixar ninguém para trás 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Meritocracia é pra quem quer!! Independentemente da dificuldade.
Ótima reflexão, professor. Fale um pouco sobre a diversidade cultural.
Parabéns ! meu amigo nesse país muitas frases vira moda,que parece que seque essa moda é esclarecido.. não passa de uma falsa afirmação sim! afirmação sem conhecimento é pensar que é melhor mais a verdade é o pior , o conhecimento é a verdadeira vitória!
Muito Bom! Um educador branco falando assim, deixa evidenciado o que nos negros queremos falar
Não existe meritocracia , o que existe é desigualdade. A falta de medidas governamentais para combater essa problemática, é um dos fatores que contribuem para tornar um país desigual . Existe esforços, sendo esse, uma maneira que ajuda a distribuição de direitos para todos, aos quais ainda negados pelo poder público. Caso não houvesse corrupção, o Brasil não estaria na nona posição no ranking de um dos países mais desiguais do mundo.
@@rianbreno134 se tratando do Brasil, estamos sem base e nunca tivemos base, então a gente não cresce nem para a direita, nem para a esquerda, a gente só piora, então vamos nos convencer de que a má gestão econômica nos coloca na pobreza, e que só favorece ricos. O que falta é plano de desenvolvimento econômico e social no Brasil para todos e não para ricos, por esse fato a meritocracia é uma justificativa para quem é privilegiado.
Oi, lindo! Parabéns pela iniciativa de construir um canal de comunicação e debate sobre assuntos essenciais para a sobrevivência humana! 👏👏
Assuntos emergenciais:
- Indiferença humana - Diante de atrocidades que o mundo está vivendo, as pessoas continuam indiferentes umas com as outras como se nada estivesse acontecendo. Terrivel!
- Preservação do meio ambiente - O planeta pede socorro! ...
- Unidade da família em tempos caóticos - Seja qual for a sua religião, devemos observar ao redor e compreender que estamos vivendo momentos definitivos e difíceis como planeta / humanidade e que, urgentemente precisamos da união familiar - mais AMOR.
Bjokas. .. 😘😘
Lari.
excelente vídeo!
Deu vontade de estudar sociologia.😃😃
Venci pela meritocracia, entretanto, percebo que muitos não conseguem, precisam de políticas públicas. Por quê? Entra em cena o determinismo ( não tenho vergonha em dizer que essa teoria tem uma certa coerência, haja vista, as comunidades), o contexto familiar etc. Ser humano não é fruto do acaso, carrega em si a sua história.
Sociologia é muito bom!
Excelente vídeo!!
Parabéns! Gostei muito ❤️
Bela explicação 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Certíssimo
Considerar que seja possível todos partirem do mesmo ponto é uma utopia.
Todas as tentativas de "ajeitar" essa situação, nunca foram bem sucedidas.
Por isso, penso que as políticas públicas deveriam proporcionar o acesso a educação de qualidade para os menos favorecidos.
Baixar a régua flexibilizando qualidade do ensino para proporcionar inclusão é fornecer atestado de incompetência para essas pessoas.
Pois elas ficarão muito abaixo das exigências do mercado de trabalho.
Por outro lado, dificultar a educação pra quem pode pagar, também não seria justo.
Infelizmente nunca houve vontade política para favorecer a liberdade educacional para os menos favorecidos.
Seria o fim da classe política! E isso não interessa a ninguém que tem o poder da caneta.
Então... Permita-me dizer que essas discussões são vazias.
Obs.: Não estou lhe adjetivando, ok? Me refiro ao tipo de discussão que já se tornou clichê. Mas que todos sabem que nada vai mudar.
E a culpa não é dos governos A, B ou C.
Infelizmente o sistema é podre.
Obrigado pelo espaço de manifestação.
A vondade política e os escravos trabalhar pesa para sustentar -los de altos salários e muitos privilégios.
Vc está completo de rasão, na minha opinião. As vezes gastamos energia e tempo discutindo por coisas banais. Não vai mudar nada!!
Nossa, eu penso a mesma coisa. Você pontuou tudo muito bem. E eu, acho que tem um jeito pra isso acontecer, Educação de qualidade para todos. Mas absolutamente ninguém importante parece querer saber disso, pois já tentei falar com muita gente..
Só que ñ.... o estado ñ quer o cidadão seja bem informado... um dos exemplos é ir pra faculdade apenas sendo avaliado pelo Enem. Acho q o certo seria.... se estudou a maior parte da vida na escola pública... faz faculdade na pública, e quem estudou maior parte da vida na escola particular pode sim pagar a faculdade... isso traria menos inadimplência "dos menos favorecidos" já que muitos estudantes ficaram com dívidas sem nem ter a perspectiva de ingressar na área. Vimos isso de fato!
Paulo Maluf é um Grande Meritocrata.
Meritocracia NÃO FUNCIONA POR UM DETALHE: refletimos mais o ambiente que vivemos do que as nossas próprias ações. O ser humano é mais influenciado pelo ambiente que vive do que pela própria força de vontade. mais de 70% do que as pessoas são, são por consequências do lugares que vivem, e os outros 30% é o individualismo.
.
NÃO HÁ COMO CONTROLAR O AMBIENTE QUE VC VIVE. Esse detalhe torna impossível a meritocracia existir, porém o que ninguém diz é que vc PODE ADEQUAR SUA VIDA A UM AMBIENTE DIFERENTE. E é aí que vem a exceção a regra.
.
As exceções só são o que são porque saíram da zona qual viviam e passaram a transitar em ambientes diferentes, que possibilitaram o crescimento delas.
é tipo comunismo, na teoria é algo que funciona, porém o ser humano é imprevisivel, nem todos aceitariam trabalhar para assim obter uma distribuição igualitária, e se o governo força a população se torna uma ditadura, como nota-se em paises atuais
Meritocracia é utopia!!! existe muita desigualdade no Brasil, é a corrida dos privilégios de uma minoria com acesso a oportunidades que muitos não tem. Falta políticas publicas efetivas no Brasil, educação inclusiva e de qualidade para que as pessoas possam ter oportunidades melhores
Ótimo vídeo! ❤
amen concordo
Pprt dao ingredientes diferentes pra que todos facam a mesma receita
Que fala expendida professor
Sou conservador e sou a favor de tudo que você falou e tambem sou sou contra a pena de morte
"De-me uma ALAVANCA e um PONTO DE APOIO e eu levantarei o mundo..." Meritocracia sem os mesmos pontos de partida é palavrão. 05-11-23, 10:07h.
A fato de uma criança estudar menos que outra por questões de oportunidade, não significa que a criança que estudou mais tenha menos mérito. A falta de oportunidade de uns não anula ou diminui o esforço ou mérito de outros, até por que quem se esforçou não é culpado pela falta de oportunidade de outros.
É verdade, mas ficou claro que não entendeu a intenção da mensagem.
@@rrcrambo ele só fez uma observação
Estamos falando de dados estatísticos, filhos de ricos não precisam passar por necessidades básicas de sobrevivência para realizar os seus sonhos, é disso que estou falando!
👏👏👏👏
Muito bom!!
Mas muito cuidado para não criar uma média de aceitação para baixo
Apagando os profissionais de grande potencial, os profissionais que fazem a verdadeira diferença.
Gestores controvérsos tende puxar todos para uma régua baixa.
Régua baixa e medíocre para tolerar os incompetentes, que pouco contribuem para o sistema.
Muito atenção para não apagarem a chama da competência, da virtuosidade dos profissionais diferenciados!!
No ponto de vista da méritocracia com base no resultado ela não existe, até porque cada qual que "chegou lá" teve uma jornada diferente, seja da favela e escola pública ou do bairro nobre de colégio particular. Mas uma coisa é certa, todos tiveram esforço e tem seu mérito.
. A méritocracia que acredito não é aquela que te avalia pelo esforço mas sim por algum produto ou serviço que o indivíduo entregou que seja de valor para a sociedade, a partir daí ele ele deve ser parabenizado e premiado.
Mas acho que o esforço deve ser considerado também
exatamente
e todo mundo se esforça para ter sucesso
@@victorkawan8883 não, vc pode se esforçar para fazer um produto e ele ser uma porcaria. Méritocracia é parabenizar o resultado
@@italoceddrick6151 Ah, tipo criar algo útil e importante né?
A positivo é a única empresa nacional de informática (pelo que sei) mas só faz merda 😔
@@victorkawan8883 pois é, por isso não tem mérito. O que eu escrevi se refere ao resultado que seja algo de valor para a sociedade. E não se esforçar para fazer uma merda com a positivo
Exato, mas desnecessário comparar laranja c abacaxi
Meritocracia não existe!
O que existe é esforço individual!
Mó cara de pastor
Tem, no sentido de existir, o individuo melhor (com mais conhecimento e habilidades) e pior sim... o sr confunde mérito com meritocracia, assim como quem confunde demos (povo) com democracia (poder que emana do povo). Lógico que meritocracia pura não existe, sempre há o fator sorte, vantagens familiares-econômicas, etc., Mas, a igualdade plena, socialismo, tmb é uma utopia já comprovada pela História (com H). A reflexão é válida, mas a conclusão é falha.
Cada um parte de um ponto e essa é a graça da coisa toda. Aí é que está a força do mérito. Acho engraçado quando os filósofos falam de meritocracia, porque todos tentam complicar e politizar algo que não se resume em melhores posições, mas sim em conquistas por esforço, dedicação e vontade.
Meritocracia é o "socialismo" do Liberalismo..rs é uma utopia .
"Nós não temos cidadãos de 1ª, 2ª ou 3ª, a gente tem cidadão" - Como se todo mundo tivesse o mesmo interesse pelos estudos e pelo trabalho kkkk
Ou as mesmas oportunidades ne
@@nollarodrigues6124 Mesmas oportunidades só existem num mundo perfeito e imaginário, que é um mundo impossível de existir.
@@marcus8619 Porém é dever de todos lutar por um mundo menos desigual, a não ser que seja um egoísta que só pensa e si e que vê os outros não como seres humanos que merecem o mesmo tratamento igualitário, mas um concorrente que precisa ser batido e que, se tiver menos chance de concorrer, melhor ainda porque é um menos na corrida.
@@luiseugeniocarvalho8012 As pessoas merecem sim ser tratadas com igualdade, até por que perante à lei somos todos iguais, mas não somos perante a economia. Uns querem trabalhar mais, outros querem trabalhar menos, uns querem investir seu tempo em qualificação e formação, outros só querem lazer e vícios. Portanto sempre haverá desigualdade. Absolutamente. Não temos que lutar por menos desigualdade e sim para que as pessoas que têm menos recursos possam ter [ainda mais] oportunidades para prosperar. Vale lembrar que qualquer pessoa maior de idade caso não tenho o ensino médio pode conseguir o diploma fazendo a prova do ENEM e acertando 450 pontos que é menos da metade da prova. Esses mesmas pessoas também podem usar o PROUNI ou o FIES para ter um curso de nível superior, isso está disponível para todo mundo no Brasil inteiro. No entanto, apenas 21% dos brasileiros têm nível superior. Portanto, oportunidade existe, a questão é saber se essas pessoas estão dispostas a passar 4 ou 5 anos numa sala de aula de segunda à sexta e sacrificar finais de semana estudando.
@@luiseugeniocarvalho8012 A concorrência é ruim para quem concorre mas é ótima para os clientes. Se o mercado em que vc atua está saturado está na hora de buscar outros mercados e oferecer um serviço ou produto que ninguém oferece. Assim vc garante o seu lucro e a sua permanência no mercado.
Os chineses são impressionante,cuidado com eles.
Mas vc não acha que se essas mesmas pessoas que não tiveram educação não poderiam futuramente ter oportunidades na vida que não envolvam só notas nas escolas? E sim inteligência tanto de raciocínio quanto emocional? Eu acredito que querendo tudo pode acontecer, não podemos viver de condição
Brasil nao da condição nenhuma 40% da população brasileira nao tem saneamento básico então a Meritrocracia e uma piada nos países Nórdicos todos tem a mesma oportunidade indecente da profissão ninguém e deixado para trás diferente do Brasil onde os governos sempre beneficiaram a elite junto com a classe media
IGUALDADE FRATERNIDADE E LIBERDADE, QUANTO À MERITOCRACIA SEM HERANÇA É PURA MENTIRA!
Méritocracia levando em consideração o esforço não existe. Acredito que méritocracia recaia sobre um indivíduo que apresente algum produto ou serviço que seja de valor para a sociedade, a partir daí ele merece ser premiado. Até porque todos se esforçam mas nem todos têm resultados uteis