Palestra I - Prof. Dr. Luiz Felipe de Alencastro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Palestra de Abertura com o Historiador e Cientista Político Luiz Felipe de Alencastro EESP/FGV e Sorbonne Université).

Комментарии • 15

  • @iciclointernacionaldepales8407
    @iciclointernacionaldepales8407  4 года назад +11

    Link para confirmar presença na palestra: O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A GEO-HISTÓRIA LUSO-BRASILEIRA: UM OCEANO DE ESCRAVIZADOS de LUIZ FELIPE DE ALENCASTRO, 07/09/2020.
    forms.gle/jGskPzWjrFey6VkGA

    • @pierrepccastro
      @pierrepccastro 4 года назад +1

      Boa tarde! Fiz a inscrição no evento e assisti a palestra do Prof. Luiz Felipe, mas não percebi o link para o formulário de presença. Só vi esta demanda na palestra de hoje. Existe outra forma de preencher os dados de presença do dia 07?

    • @walquirialeardini9750
      @walquirialeardini9750 4 года назад

      @@pierrepccastro compartilho do mesmo problema.
      Agradeço se puderem ajudar.

    • @iciclointernacionaldepales8407
      @iciclointernacionaldepales8407  4 года назад

      @@pierrepccastro e @Walquiria Leardini Olá Pierre e Walquiria obrigado pelas mensagens. As listas de presença ficam disponíveis por 48h, por isso vocês não conseguiram preencher. No entanto, fiquem tranquilos pois para ter direito ao certificado é necessário ter presença em 6 das 8 palestras.

  • @sezinandoluizmenezes8554
    @sezinandoluizmenezes8554 4 года назад +15

    O comentário da Chris Costa é importante, mas aborda a questão a partir de aspectos que não são tratados pelo prof. Alencastro. Ela trata da formação genética do brasileiro. O prof. Luiz Felipe aborda a importância dos interesses econômicos do tráfico dos escravizados. Interesses estes que , tornaram o Atlântico Sul uma ponte que uniu o Brasil e Angola. Nesse sentido, para o professor, a relação sul-sul, America-Africa, foi mais importante para a formação do nosso pais do que as relações entre Brasil e Portugal. Claro, é possível e saudável discordar da tese, mas ele não esta discutindo genética.

    • @chriscosta6349
      @chriscosta6349 4 года назад

      Oi colega, mencionei apenas uma fala dele no final do vídeo e não foi uma resposta sobre o assunto da palestra. Como vc mesmo notou o q mencionei foi sobre genealogia.

  • @tonyhonorato5342
    @tonyhonorato5342 4 года назад +3

    Excelente palestra em uma data histórica a ser pensada e repensada. Parabéns aos membros do LEIP!

  • @iciclointernacionaldepales8407
    @iciclointernacionaldepales8407  4 года назад +4

    Link para inscrição no I Ciclo Internacional de Palestras sobre o Império Português:
    bit.ly/ICIPIP-LEIP

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 3 года назад +1

    Sempre iluminador ouvir o Alencastro

  • @alexandraassmenn647
    @alexandraassmenn647 4 года назад

    Palestra excelente!!!

  • @chriscosta6349
    @chriscosta6349 4 года назад +1

    Com todo respeito ao prof., mas sobre a genealogia brasileira, o assunto já foi publicado pela USP e ficou constatado q o maior percentual no DNA brasileiro é o Europeu. É um povo miscigenado e o maior percentual de seu DNA é o europeu. Segue o link para quem desejar assistir: ruclips.net/video/h9n79ZckrB0/видео.html

    • @chriscosta6349
      @chriscosta6349 4 года назад +2

      @@scarpar2182 Os testes genealógicos estão sendo feitos no Brasil todo, os exames se popularizaram. Estou em grupos de genealogia com pessoas de várias cidades e o resultado é o mesmo q da pesquisa da USP, uns com percentual maior outros menor. Se vc fizer uma busca no youtube com vídeos de brasileiros q fizeram o exame vai constatar a mesma coisa. Na verdade o mundo todo é miscigenado, isso não é exclusividade dos brasileiros. A genealogia retrata o que está historicamente registrado, fomos colonizados por europeus e temos uma população miscigenada com maior percentual europeu.

    • @lucascorazza1298
      @lucascorazza1298 2 года назад +1

      Chris, mas voce ta viu com calma? Se essa amostra nao for enviesada e se ela pode ser base pra uma ordem de grandeza da populacao do brasil ao longo dos séculos.. o maior percentual branco que você fala na verdade é no cromossomo y ou herança paterna, 75% de europeus brancos, e aí em segundo lugar na herqnca paterna vem o africano com 14%. No lado da herança materna ou cromossomo x o primeiro lugar é origem africana, 36%, depois indígena, 36%, e europeia, 14%. Se a amostra é válida para generalização, isso ta dizendo que teve estupro por séculos ou transa entre homens brancos com mulheres africanas e indígenas, o contrario nao, homens africanos contribuíram com 14% da genética, então, tem uma determinação de quem fez a população. Ao longo de séculos e até hoje tem uma hierarquia excludente pesada, como um apartheid, de classe por cor de pele que parece casta, no Brasil. Se o estudo for aceito pela comunidade científica pra descrever numa ordem de grandeza aproximada como a população foi montada ao longo do tempo, ele tá dizendo colônia e/ou estupro e/ou miscigenação, com 5x mais de brancos do que negros dando sêmen pra construir os corpos daqui.

    • @davidemanuel6648
      @davidemanuel6648 Год назад

      Definitivamente você não assistiu o próprio vídeo que indicou.

    • @multiversogeek142
      @multiversogeek142 Месяц назад

      Oii, sou fã dos testes genealógicos, porém temos que tem em conta de que ele não retrata o Brasil plenamente. O teste mais barato no dia de hoje fica 240 reais, essa já é uma barreira de entrada alta em um país que isso é 15% do salário mínimo