Esse é o cerne, o centro, o ponto chave de tudo: Jesus ressuscitou e isso faz toda a diferença! Certo homem disse "Prove que a ressurreição não existiu e você se verá livre do Cristianismo". Na verdade ninguém consegue provar algo que foi e é real. O meu Senhor não está morto, mas vive hoje e para todo o sempre!
Apareceu a pedro e aos doze? Que doze? Judas não se tinha já suicidado (ou como diz em Atos, morto por Deus?), ainda antes de jesus morrer? Se judas estava morto, como é que continuavam a ser 12 apóstolos? Em João diz o mesmo, que apareceu a Cefas e depois aos doze... Engraçado que eles não sabiam que Judas tinha morrido. Ou então é tudo uma grande fantuchada.
***** Matias foi "eleito" depois da ascensão. Atos 1: 9-10 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Atos 1:23-26 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
+Ricardo Almeida O apóstolo Paulo escreve esses versos do livro de 1ª aos Coríntios cerca de 20 anos depois dos fatos, fatos esses que ele não presenciou. Lembre-se que Paulo era fariseu e perseguia a igreja (Filipenses 3.5-6). Então os homens que seguiam (e viram) Cristo se escondiam dele, creio que não haveria possibilidade de ele pórpio ter presenciado nada após a ressurreição. O que Paulo tinha eram os relatos daqueles que presenciaram todas as coisas. E, quando ele se converteu e se aproximou do povo que seguia a Jesus, ele começou a ouvir as histórias, Matias já era um dos doze. Não creio que ele cometera um erro, mas apenas "resumiu" a história, pois Matias de fato estava presente durante toda a caminhada de Cristo (Atos 1.21-23) e, quando ele escreveu os fatos, e, 55 d.C., Matias já era contado como um dos doze. Como essa era uma carta de repreensão aos Coríntios, certos detalhes não precisavam ser minuciosamente explicados, pois o fato de Matias já ser ou apenas estar presente não era o foco, mas sim a aparição de Jesus ressuscitado às pessoas em questão, pois esses foram os que serviram como testemunhas da ressurreição. O foco do capítulo 15 da 1ª carta aos Coríntios era afirmar que a ressurreição ocorrera, que Jesus fora visto não por poucos, mas por muitos, que ele todos os que foram mencionados nos versos 5 até 8 foram testemunhas do fato e que sem a ressurreição nossa fé não teria nenhum sentido. Por isso eles (os de Corinto) deveriam crer na ressurreição. Fique na Paz
Assistindo em 10/10/2024. Sempre bênção ouvir o Pr Sayão.
Abraço, Eneida.
Aleluia! Ele ressuscitou!!!
Aleluia, o Senhor Jesus Cristo ressuscitou! Obrigado, pastor Luiz Sayão, por esta mensagem tão gloriosa.
Pastor, aprendo muito com os seus estudos..o senhor ensina com muita tranquilidade, sabedoria . Deus lhe abençoe.
Esse é o cerne, o centro, o ponto chave de tudo: Jesus ressuscitou e isso faz toda a diferença! Certo homem disse "Prove que a ressurreição não existiu e você se verá livre do Cristianismo". Na verdade ninguém consegue provar algo que foi e é real. O meu Senhor não está morto, mas vive hoje e para todo o sempre!
Apareceu a pedro e aos doze? Que doze? Judas não se tinha já suicidado (ou como diz em Atos, morto por Deus?), ainda antes de jesus morrer? Se judas estava morto, como é que continuavam a ser 12 apóstolos?
Em João diz o mesmo, que apareceu a Cefas e depois aos doze... Engraçado que eles não sabiam que Judas tinha morrido.
Ou então é tudo uma grande fantuchada.
Matias foi contado entre os 12 depois de Judas cara
*****
Matias foi "eleito" depois da ascensão.
Atos 1: 9-10
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Atos 1:23-26
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
+Ricardo Almeida
O apóstolo Paulo escreve esses versos do livro de 1ª aos Coríntios cerca de 20 anos depois dos fatos, fatos esses que ele não presenciou. Lembre-se que Paulo era fariseu e perseguia a igreja (Filipenses 3.5-6). Então os homens que seguiam (e viram) Cristo se escondiam dele, creio que não haveria possibilidade de ele pórpio ter presenciado nada após a ressurreição.
O que Paulo tinha eram os relatos daqueles que presenciaram todas as coisas. E, quando ele se converteu e se aproximou do povo que seguia a Jesus, ele começou a ouvir as histórias, Matias já era um dos doze. Não creio que ele cometera um erro, mas apenas "resumiu" a história, pois Matias de fato estava presente durante toda a caminhada de Cristo (Atos 1.21-23) e, quando ele escreveu os fatos, e, 55 d.C., Matias já era contado como um dos doze.
Como essa era uma carta de repreensão aos Coríntios, certos detalhes não precisavam ser minuciosamente explicados, pois o fato de Matias já ser ou apenas estar presente não era o foco, mas sim a aparição de Jesus ressuscitado às pessoas em questão, pois esses foram os que serviram como testemunhas da ressurreição.
O foco do capítulo 15 da 1ª carta aos Coríntios era afirmar que a ressurreição ocorrera, que Jesus fora visto não por poucos, mas por muitos, que ele todos os que foram mencionados nos versos 5 até 8 foram testemunhas do fato e que sem a ressurreição nossa fé não teria nenhum sentido. Por isso eles (os de Corinto) deveriam crer na ressurreição.
Fique na Paz
A redação do texto é reconhecidamente posterior. O escritor apresenta o relato final. O décimo segundo pode ser uma referência a Matias.
ser eleito dps não quer dizer que não foi contado antes, na vdd qndo apareceu onde estavam apareceu a mais de doze