Aprendi muito com o vídeo, comecei trabalhar como apoio educação especial, tenho deslexia e sou muito ansiosa.Essse trabalho tem sido um canal de aprendizado, estou muito feliz pois tenho aprendido a conviver melhor com as pessoas e com minhas dificuldades.
Meu neto é portador de TDAH , TOD, DI e tem uma deficiência motora , cerebral do lado direito inteiro , gosto do seus vídeos , pq me ajuda muito a intender tudo isso que ele tem , obrigado por nos ajudar , Deus Abençoe vc e sua Família.
Minha irmã aprendeu a ler com 9 anos por conta da dislexia. Ela tem muita dificuldade em escrever até hoje: tem 27 anos. Porém é poliglota, mora na Inglaterra e vive bem mesmo sendo tão difícil para ela a palavra escrita.
Aula muito proveitosa. Acessível desde um profissional até aos pais, parabéns pela simplicidade em compartilhar seus saberes ajudando a muitos. Que Deus te cubra de paz e saúde para continuar. Meu muito obrigada!
Gostaria de parabenizar pelo projeto. Trabalho com crianças especiais e suas aulas tem ajudado bastante a mim e minha equipe em nossa prática. Espero que o projeto não acabe.
Ótimo vídeo, ótima aula. Dr Clay falou de forma clara e auxilia muito a quem quer ajudar estas crianças e pais que precisam tanto de defensores pelas suas condições. De todos os vídeos da Neurosaber, este é o vídeo que faço questão de tirar o chapéu pra vocês, pela iniciativa e por fazer com tanto capricho a divulgação da aula sem esperar que muita gente pague para ter estas informações. Isto me estimula a fazer os cursos de vocês!
Bom dia Doutor só agora encontrei suas aulas estou amando e aprendendo. sou professora da sala de recursos multifuncional da E. M.E.F.Paulo Freire e tenho que aprender trabalhar com todas as deficiência e estou aprendendo aos poucos com suas aulas, mas ainda me sinto insegura não sei avaliar as crianças. Sou pedagoga e iniciei a graduação de psicologia estudei um ano e parei, porque a mensalidade é quase mil reais mensal, não dou conta de pagar, mas estava aprendendo bastante sobre as deficiencias.
Tenho um questionamento de indignação por ser algo que vivo no meu dia a dia profissional com relação ao diagnóstico do TEA. Sou psicóloga e tenho tido a seguinte experiência: como todos os profissionais que se informam a respeito do TEA e se atualizam, ao se deparar com uma criança para uma avaliação, necessita de obter algumas sessões com a criança, principalmente se o profissional levantar a hipótese do TEA. Todos esses profissionais (e me incluo) sabem que 10 minutos ou 50 minutos não são suficientes para qualquer conclusão. Mas na minha experiência, seja em casos de suspeitas de TEA grau leve, moderado ou grave, há a necessidade de ser cauteloso. Então, se necessário visito escola, observo o comportamento da criança dentro e fora do consultório, além de fazer uma extensa investigação com os pais. Depois, se o meu parecer for positivo para TEA, encaminho os pais geralmente ao neurologista infantil. E aí, na primeira sessão eles não conseguem ver o TEA leve ou moderado (claro, é a primeira sessão) e informam aos pais "seu filho não é autista" e vão por outros diagnosticos possiveis, passando apenas 10 minutos com a criança sem sequer tentar um diálogo com eles. Gostaria de saber o que se passa na cabeça desses médicos! Que não tendo experiencia se acham no direito de dar um diagnostico errado, fazer uma avaliação chula como essa usando M-CHAT como instrumento conclusivo. Fico indignada e estou pedindo aqui para que façam um video voltado para esses profissionais médicos ou algum apelo no proximo video que fizerem sobre o assunto. Porque o diagnostico é multiprofissional, e quando há divergencia é preciso levar em conta as duas opiniões. E percebo que a divergencia ocorre sempre por falta de informação do médico sobre o assunto, como achar que so existe autista classico, não se atualizarem quanto às novas nomenclaturas ou não terem a capacidade de encaminharem para outro profissional capacitado.
Tenho defict intelecutivo pueri Dês de criança Porém estou bem Nem dou trabalho pro meu marido Obedeço meu marido muito bem Tenho 50 anos Me sinto bem Acho que meu médico Tá errado Nem tenho Defict
Gratidão pelo conteudo desta aula. Faz 10 dias que recebi o diagnostico do meu filho para Deficiencia Intelectual Leve - F70. Hoje e está com 10 anos e desde os 2 anos fazemos tratamento/acompanhamento de epilepsia. Ele já tinha sido também "classificado" dentro do Espectro do Autismo" Suas aulas foram muitíssima esclarecedoras, obrigada mais uma vez.
Acho importante esta iniciativa de trazer informações para a comunidade. Continue pois, como professora, estou atenta às aulas e dicas que são compartilhadas e melhorando, assim, minha prática em sala de aula. Obrigada.
Gostei muito da aula,e muito importante o assunto.a sociedade necessita ter noção .pois varias vesses a crinça sofre muito com o bulling.e se todos tivessem conciêcia e souber do que realmente se trata,pensará 2 vesses antes de praticar o ato de bulling com o deficênte intelectual.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Só agora tive conhecimento do seu trabalho, meu filho tem DI, tudo que foi dito é o que acontece com ele. Obrigado por suas informações, vai ajudar muito agora. Meu filho e um excluído., Estava sem saber o que fazer, mas sempre fui presente e vou ser mas agora. Obrigado!
Parabéns Dr. Clay pela maravilhosa aula! Venho aprendendo muito você e Luciana! Um grande abraço e uma Páscoa recheada de paz, alegria, trabalho e muita prosperidade!
gostei muito desta aula pois estou trabalhando com criança de transtorno e enformo também aos promotores e as diretoras todas as estratégias que são trabalhadas na aula
Muito esclarecedora sua palestra, parabéns pelo fato de você ser médico e ter uma linguagem tão clara, parece até que nasceu professor também!. Quero agradecer imensamente, sou professora no norte do Brasil e tenho alunos com deficiência intelectual. Depois dessa palestra poderei auxiliar professores de classe regular a entender um pouco sobre alunos com essa deficiência. Eu trabalho em sala de recursos multifuncionais. Serei sua aluna daqui para a frente.
Estas aulas estão fazendo toda a diferença no minha atuação como Enfermeira. Graças à estas informações, pude suspeitar de diagnóstico de autismo em 5 crianças, no período de 3 meses. Pude encaminhar as crianças aos profissionais adequados e facilitar o diagnóstico médico. E em todos os casos as suspeitas se confirmaram. Uma pena que grande parte dos meus colegas Enfermeiros encarem isso como extrapolamento da função do Enfermeiro. Triste.
Ótima aula,pena que as escolas públicas não estão preparadas para estes casos,onde poderiam também contribuir para esta ajuda, infelizmente as vezes contribuem para uma piora no quadro de muitos alunos. Julgando eles como os não querem saber de nada! Sinto isto na pele, só vim descobrir que meu filho tem TDO, agora com 15 anos ele sofrendo e eu sem saber como poderia ajuda-lo, agora muitas vezes não sei como recuperar o que ele perdeu, e poder ajudar agora nas fases mais difíceis que é a da adolescência. Muitas coisas tenho descoberto eu e meu marido pesquisando para poder ajudar ele, mais a escola e saúde pública nunca nos deram diretrizes. Penso quantos jovens se perdem por falta de ajuda! Triste...
Estou aprendendo muito com vocês ! Muito obrigada por vocês abordarem a esse tema e a outras síndromes também porque eu compartilho para que mais mães possam estar cientes a respeito e como fazer em casa
Esclarecedor! Muito boa às estratégias escolhidas para identificação das crianças com D.I. Vale a pena assistir, com um caderninho pra reter as informações importantes. Parabéns pelo trabalho!
Parabéns pela riqueza do conteúdo, foi muito contribuidora esta aula, pude compreender como esses sujeitos necessitam de um olhar diferenciado, especifico, e concordo plenamente com vocês, quando diz ser fundamental o papel do professor nesse processo diagnóstico. Acredito que esse olhar deva ser multidisciplinar desde as primeiras séries iniciais da criança, e que a escola esteja com sua estrutura e apoio pedagógico alinhado para as dificuldades de aprendizagem dos aprendentes.Como também acho de fundamental relevância que a difusão deste tema seja feito em todos os setores públicos que tratam da atenção assistida as crianças e adolescentes. Penso que, quando a escola têm sua equipe pedagógica com uma atuação multidisciplinar e uma sociedade cuja representação politica, se faz com trabalho interdisciplinar em suas áreas e esferas setoriais, favorece aplicabilidade de serviços e cuidados atenção de maneira a vir tratar aos portadores de deficiências sejam elas quais forem com o respeito devido. Muito obrigada por compartilhar do saber de vocês, contribuindo com o meu.Sucesso no projeto.Sentir muito não ter participado do primeiro congresso de autismo. Abraços fraterno a todos. Paz e Luz
Descobri com 32 rsrs pensa o tanto que sofri tentando trabalhar e nunca sendo aceita. Meus pais morreram, meu porto seguro. Graças a Deus tenho um maninho
Amei sua palestra, estou cursando pedagogia e sou monitora de dois adolescentes com deficiencia intelectual, tenho dificuldades em encontrar material que falem de como eles aprendem, ou seja um material mais voltado para sala de aula que tenha uma resposta mais satisfatoria no aprendizado dos referidos alunos.
Parabéns pela didática e conteúdo muito bem organizado, estava buscando um material para me atualizar sobre o assunto. Mesmo sendo de 7 anos atrás me ajudou bastante!
Obrigada, por me ajudar com esse conteúdo maravilhoso e de fácil compreensão.Foi proveitoso saber a diferença ou entender a deficiência intelectual de maneira clara e objetiva.
Excelente aula Dr. Clay estou atuando como Educador Social numa escola pública onde moro Samambaia-DF. Acompanho duas alunas especiais uma diagnosticada com DI e a outra TDAH. É minha primeira experiência lhe dando diretamente com estas limitações. Sempre gostei de crianças especiais, mas confesso o quão desafioso é lidar com a formação " inserção" destas crianças, sobretudo, pela ausência do Estado na oferta de um aparelhamento mais completo, como acesso a: fono, psicologia (na escola que estou, há uma psicóloga que atende a três escolas; logo, aparece uma vez por semana; que precariza o acompanhamento), a ausência da família também é sentida, já que não há estímulo à criança e...vem a sensação de estar "enxugando gelo". Política pública de inclusão é muito além de depósito de crianças nas escolas. Perseverar! Continuar assistindo aqui e também, adquirir livros. Muito obrigada. Abraço fraternal.
Adorei a sua aula, sua explicação foi bem pontual.Obrigada por ofertar esse conhecimento de forma gratuita. Penso como vc que todos deveriam conhecer todas as deficiências, pois só assim acontecerá de fato a inclusão.
FOI MUITO BOM CONHECER MAIS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SUAS CARACTERISTICAS, COMPORTAMENTOS INTELECTUAL, CAPACIDADE ADAPTATIVA. NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APRENDIR QUE A PESSOA APRESENTA COMPROMETIMENTOS NA ÁREA DA SOCIALIZACAO, NA APRENDIZAGEM DE ORDEM ACADEMICAS, EM OBEDECER ORDEM DE COMANDO, PLANEJAMENTO PARA SE ORGANIZAR EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO QUE REQUEIRA ASSIMILAR IDÉIAS ABSTRATAS, NOÇÕES DE HIGIENE, JUIZO DE VALOR COM CLASSIFICACAO GRAVE. NA CAPACIDADE ADAPTATIVA A PESSOA APRESENTA MUITA DIFICULDADE DE SE ORGANIZAR EM SITUAÇÕES QUE REQUEIRA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS E DE SE ADAPTAR A DETERMINADAS SITUAÇÃO OU APRENDIZAGEM, NECESSITANDO SEMPRE DA INTERVENCAO, APOIO OU DE ALGUÉM COMO MODELO PARA DESENVOLVER ALGUMAS TAREFAS. NO COMPORTAMENTO INTELECTUAL: É A CAPACIDADE NA QUAL A PESSOA APRESENTA EM ASSIMILAR, INTERPRETAR, APRENDER DE FORMA CLARA, COERENTE, O CONHECIMENTO, ONDE PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTEJA DE ACORDO COM A MATURIDADE DA PESSOA.
Bacana seu vídeo,convivo com um adulto que tem mta dificuldade intelectual. Desconfio que essa pessoa seja deficiente intelectual,preciso saber mais a respeito,vou me aprofundar mais no assunto e observar mais a pessoa em questão até pra ajudá-la melhor e não perder a paciência. Obrigado pelo vídeo 👍🏽
Excelente aula ! Muito proveitosa e significativa para os profissionais da área . Gostaria que vcs fizessem vídeo explicando o TOD - transtorno opositor desafiador ! Grata
muito boa iniciativa Dr....busco muitas informações sobre deficiência... tenho um filho autista leve e portador de síndrome de warkany... sendo assistido.... e informação é tudo
Revendo a aula, sempre vai acrescentando maiores detalhes, sempre aprendendo. Gostaria que na próxima fizesse uma diferenciação do trabalho que pode ser desenvolvido em cada grau.Obrigada pelo espaço e aprendizado.
Bom dia. Obrigada pela companheirismo. Trabalho com crianças especiais e tenho um neto com diagnóstico F70. Vejo todas as aulas e o gostaria que me enviasse mais material. Obrigada e Deus te abençoe. Suas aulas tem me auxiliado muito. Abraços. professora Odilia Cantarelli
Verdade, a minha filha tem deficiência intelectual e infelizmente foi descoberto muito tarde ...somente aqui na fuvae núcleo da APAE em Varginha MG que foi fechado o diagnóstico,como a demanda é muito grande não temos muito tempo nas terapias por terem mais de 300 alunos as terapias são em conjuntos na APAE mesmo em torno de 20 ou 30 minutos...
Boa noite, aula maravilhosa. Eterno professor.
Aula maravilhosa! Como o Dr. Clay faz falta para o nosso Brasil.
BOA TARDE PROFESSOR HOJE QUE TIVE OPORTUNIDADE DE ASSISTIR ESSA LIVE, ESTÁ DE PARABÉNS. FOI MUITO ESCLARECEDORA.
Aprendi muito com o vídeo, comecei trabalhar como apoio educação especial, tenho deslexia e sou muito ansiosa.Essse trabalho tem sido um canal de aprendizado, estou muito feliz pois tenho aprendido a conviver melhor com as pessoas e com minhas dificuldades.
Excelente profissional. Faz muita falta.
Meu neto é portador de TDAH , TOD, DI e tem uma deficiência motora , cerebral do lado direito inteiro , gosto do seus vídeos , pq me ajuda muito a intender tudo isso que ele tem , obrigado por nos ajudar , Deus Abençoe vc e sua Família.
Dr. Estou emocionada!!! Obrigada, meu filho tem a def. Intelectual....adorei e aprendi. Obrigada, obrigada.
Minha irmã aprendeu a ler com 9 anos por conta da dislexia. Ela tem muita dificuldade em escrever até hoje: tem 27 anos. Porém é poliglota, mora na Inglaterra e vive bem mesmo sendo tão difícil para ela a palavra escrita.
Estou entrando na Educação Especial agora, na sala de recursos multifuncional, quero agradecer a Nuero Saber, está me ajudando muito !!!!
Doutor,muito obrigado pela abordagem-mim ajudou muito💎👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Aula muito proveitosa. Acessível desde um profissional até aos pais, parabéns pela simplicidade em compartilhar seus saberes ajudando a muitos. Que Deus te cubra de paz e saúde para continuar. Meu muito obrigada!
Gostaria de parabenizar pelo projeto. Trabalho com crianças especiais e suas aulas tem ajudado bastante a mim e minha equipe em nossa prática. Espero que o projeto não acabe.
Ótimo vídeo, ótima aula. Dr Clay falou de forma clara e auxilia muito a quem quer ajudar estas crianças e pais que precisam tanto de defensores pelas suas condições.
De todos os vídeos da Neurosaber, este é o vídeo que faço questão de tirar o chapéu pra vocês, pela iniciativa e por fazer com tanto capricho a divulgação da aula sem esperar que muita gente pague para ter estas informações. Isto me estimula a fazer os cursos de vocês!
Chegando esta semana e amando muito - Estas crianças / e adultos?/ precisam serem amadas e cuidadas
Aula esclarecedora, objetiva que vem auxiliar a comunidade escolar e a sociedade como um todo. Obrigada pelas informações.
Bom dia Doutor só agora encontrei suas aulas estou amando e aprendendo. sou professora da sala de recursos multifuncional da E. M.E.F.Paulo Freire e tenho que aprender trabalhar com todas as deficiência e estou aprendendo aos poucos com suas aulas, mas ainda me sinto insegura não sei avaliar as crianças. Sou pedagoga e iniciei a graduação de psicologia estudei um ano e parei, porque a mensalidade é quase mil reais mensal, não dou conta de pagar, mas estava aprendendo bastante sobre as deficiencias.
Tenho um questionamento de indignação por ser algo que vivo no meu dia a dia profissional com relação ao diagnóstico do TEA. Sou psicóloga e tenho tido a seguinte experiência: como todos os profissionais que se informam a respeito do TEA e se atualizam, ao se deparar com uma criança para uma avaliação, necessita de obter algumas sessões com a criança, principalmente se o profissional levantar a hipótese do TEA. Todos esses profissionais (e me incluo) sabem que 10 minutos ou 50 minutos não são suficientes para qualquer conclusão. Mas na minha experiência, seja em casos de suspeitas de TEA grau leve, moderado ou grave, há a necessidade de ser cauteloso. Então, se necessário visito escola, observo o comportamento da criança dentro e fora do consultório, além de fazer uma extensa investigação com os pais. Depois, se o meu parecer for positivo para TEA, encaminho os pais geralmente ao neurologista infantil. E aí, na primeira sessão eles não conseguem ver o TEA leve ou moderado (claro, é a primeira sessão) e informam aos pais "seu filho não é autista" e vão por outros diagnosticos possiveis, passando apenas 10 minutos com a criança sem sequer tentar um diálogo com eles. Gostaria de saber o que se passa na cabeça desses médicos! Que não tendo experiencia se acham no direito de dar um diagnostico errado, fazer uma avaliação chula como essa usando M-CHAT como instrumento conclusivo. Fico indignada e estou pedindo aqui para que façam um video voltado para esses profissionais médicos ou algum apelo no proximo video que fizerem sobre o assunto. Porque o diagnostico é multiprofissional, e quando há divergencia é preciso levar em conta as duas opiniões. E percebo que a divergencia ocorre sempre por falta de informação do médico sobre o assunto, como achar que so existe autista classico, não se atualizarem quanto às novas nomenclaturas ou não terem a capacidade de encaminharem para outro profissional capacitado.
parabens pela nobre indignação
Falou por mim👏👏👏
Tenho defict intelecutivo pueri
Dês de criança
Porém estou bem
Nem dou trabalho pro meu marido
Obedeço meu marido muito bem
Tenho 50 anos
Me sinto bem
Acho que meu médico
Tá errado
Nem tenho
Defict
Tenho deficiencia intelequitual
Gratidão pelo conteudo desta aula.
Faz 10 dias que recebi o diagnostico do meu filho para Deficiencia Intelectual Leve - F70. Hoje e está com 10 anos e desde os 2 anos fazemos tratamento/acompanhamento de epilepsia. Ele já tinha sido também "classificado" dentro do Espectro do Autismo"
Suas aulas foram muitíssima esclarecedoras, obrigada mais uma vez.
oi como esta o desenvolvimento do seu filho em relaçao a escola eles podem reprovar nossos anjos ?]
Acho importante esta iniciativa de trazer informações para a comunidade. Continue pois, como professora, estou atenta às aulas e dicas que são compartilhadas e melhorando, assim, minha prática em sala de aula. Obrigada.
Gostei muito da aula,e muito importante o assunto.a sociedade necessita ter noção .pois varias vesses a crinça sofre muito com o bulling.e se todos tivessem conciêcia e souber do que realmente se trata,pensará 2 vesses antes de praticar o ato de bulling com o deficênte intelectual.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Só agora tive conhecimento do seu trabalho, meu filho tem DI, tudo que foi dito é o que acontece com ele. Obrigado por suas informações, vai ajudar muito agora. Meu filho e um excluído., Estava sem saber o que fazer, mas sempre fui presente e vou ser mas agora. Obrigado!
Gostei muito da aula, parabéns pelo fato de você ser médico e ter uma linguagem tão clara. Esta palestra foi enriquecedora para todos nós. Obrigado!
Maravilhosa explicação, ampliando conhecimentos importantíssimos.🙏.
Uma riqueza de conhecimento ; muita gratidão ❤💜🍀😇
Parabéns Dr. Clay pela maravilhosa aula! Venho aprendendo muito você e Luciana! Um grande abraço e uma Páscoa recheada de paz, alegria, trabalho e muita prosperidade!
Parabéns pela palestra. Foi clara e muito esclarecedora. Obrigada pelo reconhecimento do trabalho tão importante das APAES.
gostei muito desta aula
pois estou trabalhando com criança de transtorno e enformo também aos promotores e as diretoras
todas as estratégias que são trabalhadas na aula
As informações são bem relevantes para nosso aprendizado.
Muito esclarecedora sua palestra, parabéns pelo fato de você ser médico e ter uma linguagem tão clara, parece até que nasceu professor também!. Quero agradecer imensamente, sou professora no norte do Brasil e tenho alunos com deficiência intelectual. Depois dessa palestra poderei auxiliar professores de classe regular a entender um pouco sobre alunos com essa deficiência. Eu trabalho em sala de recursos multifuncionais. Serei sua aluna daqui para a frente.
Nossa que maravilha de palestra, muito conhecimento !
Que aula Maravilhosa....amei este Professor
Estas aulas estão fazendo toda a diferença no minha atuação como Enfermeira. Graças à estas informações, pude suspeitar de diagnóstico de autismo em 5 crianças, no período de 3 meses. Pude encaminhar as crianças aos profissionais adequados e facilitar o diagnóstico médico. E em todos os casos as suspeitas se confirmaram. Uma pena que grande parte dos meus colegas Enfermeiros encarem isso como extrapolamento da função do Enfermeiro. Triste.
Trabalho sensacional de conscientização.
As escolas e os professores agradecem!
Muito esclarecedora tua aula
O senhor é um querido
muito obrigada
Ótima aula,pena que as escolas públicas não estão preparadas para estes casos,onde poderiam também contribuir para esta ajuda, infelizmente as vezes contribuem para uma piora no quadro de muitos alunos.
Julgando eles como os não querem saber de nada!
Sinto isto na pele, só vim descobrir que meu filho tem TDO, agora com 15 anos ele sofrendo e eu sem saber como poderia ajuda-lo, agora muitas vezes não sei como recuperar o que ele perdeu, e poder ajudar agora nas fases mais difíceis que é a da adolescência.
Muitas coisas tenho descoberto eu e meu marido pesquisando para poder ajudar ele, mais a escola e saúde pública nunca nos deram diretrizes.
Penso quantos jovens se perdem por falta de ajuda! Triste...
gostei muito da aula, ja deu para entender melhor e diferenciar de outras deficiências...Obrigada!
Parabéns pelas aulas e obrigada por me esclarecer e contribuir com meu aprendizado!!! Importante socializar conhecimentos como esses!!!!!
Estou aprendendo muito com vocês ! Muito obrigada por vocês abordarem a esse tema e a outras síndromes também porque eu compartilho para que mais mães possam estar cientes a respeito e como fazer em casa
Muito legal sua aula sobre defit intectual e adaptativo.
Muito obrigada. Vocês fazem muito a diferença. Gratidão. Muito importante saber sobre isso.
Aula muito boa , informativa, esclarecedora. tratando de pontos relevantes a deficiência.
meu neto tem varios sintomas desses que voce mencionou.desejo muito ajudar ele de forma mais correta possivel.
Ô saudade do padre autista, Deus dê um bom lugar!!!
Obrigada Dr. Clay! Informações muito importantes para nossa prática escolar e psicopedagógica clínica!
Esclarecedor!
Muito boa às estratégias escolhidas para identificação das crianças com D.I.
Vale a pena assistir, com um caderninho pra reter as informações importantes.
Parabéns pelo trabalho!
Desenho de lego
Excelente principalmente para professores
Super interessante! Amei!
Obrigada por ajudar.Tenho um filho autista e ajudou muito.
Excelente como sempre!super indicada aos profissionais tanto de educação quanto de saúde,além das famílias é claro!
A aula começa no minuto 8:20.
Excelente aula.
Fragmentando Arrasou, obrigado
Adorei a aula, muito bom o seu método para explicar. Obrigada!
Excelente!!!!! Muito obrigada pela aula.
Excelente aula! Parabéns!
Gostei demais da aula. Parabéns..
Muito boa a aula! Me ajudou bastante para trabalhar com os professores das salas de recursos multifuncionais onde atuo!
Adorei a expendida aula
maravilhosa essa aula,parabens e obrigada
Que trabalho maravilhoso, parabéns! Está nos ajudando muito na escola.
Muito boa a aula!Gratidão por compartilharem seus saberes conosco.
Parabéns pela riqueza do conteúdo, foi muito contribuidora esta aula, pude compreender como esses sujeitos necessitam de um olhar diferenciado, especifico, e concordo plenamente com vocês, quando diz ser fundamental o papel do professor nesse processo diagnóstico. Acredito que esse olhar deva ser multidisciplinar desde as primeiras séries iniciais da criança, e que a escola esteja com sua estrutura e apoio pedagógico alinhado para as dificuldades de aprendizagem dos aprendentes.Como também acho de fundamental relevância que a difusão deste tema seja feito em todos os setores públicos que tratam da atenção assistida as crianças e adolescentes. Penso que, quando a escola têm sua equipe pedagógica com uma atuação multidisciplinar e uma sociedade cuja representação politica, se faz com trabalho interdisciplinar em suas áreas e esferas setoriais, favorece aplicabilidade de serviços e cuidados atenção de maneira a vir tratar aos portadores de deficiências sejam elas quais forem com o respeito devido. Muito obrigada por compartilhar do saber de vocês, contribuindo com o meu.Sucesso no projeto.Sentir muito não ter participado do primeiro congresso de autismo. Abraços fraterno a todos. Paz e Luz
Muito bom. Adorei. Aula clara, com bom conteúdo, bem focada. Nem vi o tempo passar.
Adorei o vídeo, agregou demais. Muito obrigado.
Meu filho tem 20anos e sempre teve muita dificuldade na escola, e só agora temos o diagnóstico dele Deficiência intelectual leve.
Descobri com 32 rsrs pensa o tanto que sofri tentando trabalhar e nunca sendo aceita. Meus pais morreram, meu porto seguro. Graças a Deus tenho um maninho
Excelente aula parabéns .
Adorei o video, é muito esclarecedor. Obrigada doutor e parabéns por nos ajudar nas nossas dificuldades .
Amei sua palestra, estou cursando pedagogia e sou monitora de dois adolescentes com deficiencia intelectual, tenho dificuldades em encontrar material que falem de como eles aprendem, ou seja um material mais voltado para sala de aula que tenha uma resposta mais satisfatoria no aprendizado dos referidos alunos.
Aula sensacional. Me ajudou hoje!
Parabéns, gostei muito da aula
Conteúdo esclarecedor! Muito obrigada Dr Clay
Parabéns pela didática e conteúdo muito bem organizado, estava buscando um material para me atualizar sobre o assunto. Mesmo sendo de 7 anos atrás me ajudou bastante!
Obrigada, por me ajudar com esse conteúdo maravilhoso e de fácil compreensão.Foi proveitoso saber a diferença ou entender a deficiência intelectual de maneira clara e objetiva.
Todos os vídeos são bastante esclarecedor. obrigada
Excelente aula Dr. Clay estou atuando como Educador Social numa escola pública onde moro Samambaia-DF. Acompanho duas alunas especiais uma diagnosticada com DI e a outra TDAH. É minha primeira experiência lhe dando diretamente com estas limitações. Sempre gostei de crianças especiais, mas confesso o quão desafioso é lidar com a formação " inserção" destas crianças, sobretudo, pela ausência do Estado na oferta de um aparelhamento mais completo, como acesso a: fono, psicologia (na escola que estou, há uma psicóloga que atende a três escolas; logo, aparece uma vez por semana; que precariza o acompanhamento), a ausência da família também é sentida, já que não há estímulo à criança e...vem a sensação de estar "enxugando gelo". Política pública de inclusão é muito além de depósito de crianças nas escolas. Perseverar! Continuar assistindo aqui e também, adquirir livros. Muito obrigada. Abraço fraternal.
Bom dia eu ascinti as aula sim amei as aulas p ajudar me em casa
aula sensacional, uma explicação clara e diretiva, amei♥♥obrigada doutro Clay e Luciana.
Aula excelente. Obrigada👍👏👏👏
Amei a aula.Super interessante. Me ajudou bastante.
Parabéns! Amei esta aula.
Sou pedagoga e atuo em Sala de Recursos Multifuncionais.
Tem contribuído muito para meu aprendizado.
Muito bom. Parabéns uma vez mais...
Adorei a sua aula, sua explicação foi bem pontual.Obrigada por ofertar esse conhecimento de forma gratuita. Penso como vc que todos deveriam conhecer todas as deficiências, pois só assim acontecerá de fato a inclusão.
FOI MUITO BOM CONHECER MAIS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SUAS CARACTERISTICAS, COMPORTAMENTOS INTELECTUAL, CAPACIDADE ADAPTATIVA. NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: APRENDIR QUE A PESSOA APRESENTA COMPROMETIMENTOS NA ÁREA DA SOCIALIZACAO, NA APRENDIZAGEM DE ORDEM ACADEMICAS, EM OBEDECER ORDEM DE COMANDO, PLANEJAMENTO PARA SE ORGANIZAR EM RELAÇÃO A SITUAÇÃO QUE REQUEIRA ASSIMILAR IDÉIAS ABSTRATAS, NOÇÕES DE HIGIENE, JUIZO DE VALOR COM CLASSIFICACAO GRAVE. NA CAPACIDADE ADAPTATIVA A PESSOA APRESENTA MUITA DIFICULDADE DE SE ORGANIZAR EM SITUAÇÕES QUE REQUEIRA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS E DE SE ADAPTAR A DETERMINADAS SITUAÇÃO OU APRENDIZAGEM, NECESSITANDO SEMPRE DA INTERVENCAO, APOIO OU DE ALGUÉM COMO MODELO PARA DESENVOLVER ALGUMAS TAREFAS.
NO COMPORTAMENTO INTELECTUAL: É A CAPACIDADE NA QUAL A PESSOA APRESENTA EM ASSIMILAR, INTERPRETAR, APRENDER DE FORMA CLARA, COERENTE, O CONHECIMENTO, ONDE PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESTEJA DE ACORDO COM A MATURIDADE DA PESSOA.
Bacana seu vídeo,convivo com um adulto que tem mta dificuldade intelectual. Desconfio que essa pessoa seja deficiente intelectual,preciso saber mais a respeito,vou me aprofundar mais no assunto e observar mais a pessoa em questão até pra ajudá-la melhor e não perder a paciência. Obrigado pelo vídeo 👍🏽
Fantástico! Quero acompanhar todos
Excelente aula ! Muito proveitosa e significativa para os profissionais da área . Gostaria que vcs fizessem vídeo explicando o TOD - transtorno opositor desafiador ! Grata
Aula objetiva, obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Que aula parabéns.
Maravilhosa aula, me ajudou muito a ajudar meu paciente.🙏🏼
Obrigada! Aula maravilhosa.
muito boa iniciativa Dr....busco muitas informações sobre deficiência... tenho um filho autista leve e portador de síndrome de warkany... sendo assistido.... e informação é tudo
Revendo a aula, sempre vai acrescentando maiores detalhes, sempre aprendendo. Gostaria que na próxima fizesse uma diferenciação do trabalho que pode ser desenvolvido em cada grau.Obrigada pelo espaço e aprendizado.
Muito bem explicado.obgd Doutor
Top das galáxias.
Como sempre muito bom. conteúdo seguro e embasado.
Ótima.
Maravilhoso!!! obrigada Dr.
Como sempre aula maravilhosaaaaa!!! Parabéns!!!!
Como sempre, alta nível!
Bom dia.
Obrigada pela companheirismo. Trabalho com crianças especiais e tenho um neto com diagnóstico F70.
Vejo todas as aulas e o gostaria que me enviasse mais material.
Obrigada e Deus te abençoe.
Suas aulas tem me auxiliado muito.
Abraços.
professora Odilia Cantarelli
Verdade, a minha filha tem deficiência intelectual e infelizmente foi descoberto muito tarde ...somente aqui na fuvae núcleo da APAE em Varginha MG que foi fechado o diagnóstico,como a demanda é muito grande não temos muito tempo nas terapias por terem mais de 300 alunos as terapias são em conjuntos na APAE mesmo em torno de 20 ou 30 minutos...
Parabéns Dr
muito bom Dr. bem explicado