Cara vc está de parabéns, abriu minha mente, eu sou eletricista de Manutenção, e a maior parte do processo da empresa é em rede profibus, sempre tenho que atender máquinas com esse alarme, e na maior parte das vezes não sabia o que fazer, agora depois dessa aula, acredito que vou conseguir amenizar muito defeito com relação a profibus, muito obrigado por esse conhecimento valiosíssimo irmão.
Que bom que ajudou @gilvando8. Aqui no canal você vai encontrar muito conteúdo sobre redes industriais, pois foi com esse propósito que eu criei esse espaço aqui no RUclips. Também tenho postado muitos conteúdos sobre automação de modo geral e IIOT.
Deyvson obrigado pelo apoio, eu continuarei, só estou passando por um momento de muita correria na minha vida profissional com alguns projetos a serem finalizados, mais assim que puder estarei colocando novos conteúdos, um abraço!
Seja bem vindo @gilvando8. Se desejar se aprofundar mais ainda nesse tema te convido a conhecer o clube de membros aqui do canal. Nessa área tem muitos treinamentos valiosos disponíveis. Um abraço!
Que aulas maravilhosas! Super parabéns! Cara suas aulas são simples e de alto nível, eu tô carente de aula assim pra alavancar minha carreira de técnico em automação. Nós próprios cursos presenciais não mostram as coisas com tanta facilidade e praticidade. É muita enrolação por aí.
Tenho me dedicado muito, e um dia vou ter um conhecimento igual ao seu, continue com as aulas, estou montando um laboratório, e em breve quero dar aula, quem sabe um dia você vem aqui conhecer minhas coisas. sucesso.
Obrigado pelas palavra meu camarada...mas eu também estou aprendendo a cada dia! O conhecimento nós vamos adquirindo com o tempo e experiencia... O grande segredo para desenvolver mais é justamente compartilhar o conhecimento...pode ter certeza que dessa forma aprendemos cada vez mais. Continue nessa sua busca, pois tenho certeza que realizara seu sonho.
Boa noite! Excelente aula! Tenho uma máquina com 17 servo acionamentos da lenze, os cabos que ligam um servo no outro tem menos de 20cm de um servo para outro kkk vendo isso que tem que ter 1m fico doido kkk (lembrando que é rede Profibus)
Preocupante, ainda mais que essas aplicações geralmente utilizam taxas de comunicação muito altas, tipicamente 12MB...isso agrava ainda mais o risco...
Rodrigo, o que voce me diz de equipamentos eletricos, tais como multimedidores e disjutnroes de entrada de CCM na mesma rede de processo. Elas deveriam ser segregadas? existe risco de ruido na rede de processo por conta dos equipamentos de elétrica ( disjuntores/ MMDs...)
Bom dia Anderson. Tudo bem com você? Brother se a instalação da rede PROFIBUS for feita conforme a norma determina, utilizando cabos e conectores adequados, respeitando o distanciamento correto dos cabos de rede e potencia, utilizando o comprimento adequado a taxa de transmissão, respeitando as questões de aterramento, não vejo problemas. Já utilizei muito rede PROFIBUS DP com multimedidores junto com rede de processo, já tive problemas devido a instalação fora do padrão, porem após corrigir os erros da instalação tudo funciona adequadamente. Uma dica que posso te dar é que você coloque a menor taxa de comunicação possível na sua rede, pois quanto maior a taxa de comunicação, mais suscetíveis a interferências o seu sistema fica. Muitas vezes você pega redes PROFIBUS DP comissionadas para comunicação 12Mbit/s ou 3 Mbit/s sem necessidade alguma para isso, muitas vezes uma taxa de 500kbit/s ou até mesmo 187,5kbit/s é mais do que suficiente para atender a sua aplicação, e vai te garantir menos problemas de interferência na rede. Te convido a fazer um teste se possível para comprovar o que falo, se dispor de um osciloscópio de 2 canais monte uma pequena rede PROFIBUS DP em bancada e analise a forma de onda nessas taxas que comentei, se possível ligue um inversor de frequência próximo a rede e veja a interferência nos sinais. Assim você vai entender ,melhor o que estou dizendo. Espero ter respondido a sua pergunta... um abraço!
@@ICSolucoesEmAutomacao Obrigado pelas informações. TB sou desta opinião. Mas vou checar o quanto baixamos a velocidade de nossa rede. Agradeço o apoio.
Nem pensar Joabson. Cabos de rede tem propriedades que não podem ser modificadas, usar o megômetro iria prejudicar muito o cabo de rede. Existem ferramentas para analisar cabos de rede que são próprias para isso e não vão prejudicar a mídia. Procure sempre usar ferramentas corretas para redes indústrias, assim você não terá dores de cabeça.
Bom dia Lindomar... Para o seu problema pode ter diversas soluções. Para ser mais assertivo é preciso uma analise mais detalhada da rede. Como você verificou esse nível de tensão na sua rede? Usou um osciloscópio? Manda mais detalhes da seu problema. Se quiser pode mandar para o meu e-mail que eu vejo se posso te ajudar.... tecrmb@outlook.com
Show de bola Marcos. Aqui vc vai encontrar bastante conteúdo sobre o Profibus e outros protocolos. Também tenho um treinamento online sobre ele. Caso tenha interesse ele está na Udemy e na Hotmart.
Boa pergunta Gamer depressão.... Resumidamente posso te dizer que quando você ativa o terminador do conector Profibus você mata a saída do conector, sendo assim quem estiver ligado no cabo de saída do conector fica fora da rede. Você deve ativar esse terminador somente no inicio e no fim do segmento de rede....se ele for ativado em outro ponto você vai causar um problema na sua instalação.... esse é um erro muito comum em instalações Profibus....
Bom dia Marcelo. Seu device será os dispositivos escravos da rede. Podem ser por exemplo um inversor de frequência com interface Profibus, uma unidade remota, um sensor, um encoder e por ai vai.... Eu tenho um treinamento online bem bacana sobre o tema, se quiser conhecer mais acesse o link abaixo. www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=3256635852382644D3FB
Não deve ser feito assim pois vai tensão no barramento. O recomendado para medição com multimetro e ter o circuito desligado e os conectores desconectados.
Boa tarde, eu conseguiria aplicar na rede Profibus um esquema por exemplo, a rede saindo da CPU, passando pelos dispositivos e retornando novamente na CPU, aonde caso o cabo se romper no trajeto , a rede não pare, pois estaria em ''anel''?
Bom dia. Vc ñ pode fazer isso com o meio físico RS485. Com esse tipo de cabeamento vc precisa ter um terminador ativo no início e no fim do segmento de rede. Uma alternativa é utilizar fibra, onde vc pode ter um anel.
Eric se tratando desse tipo de meio físico eu recomendo fortemente a topologia que usa conexão em cadeia (daisy chain). Você pode até utilizar uma topologia com ramificações, porem eu não te recomendo. Uma rede Profibus DP com meio físico RS485 a melhor topologia será a daisy chain. Eu te recomendo conhecer o meu treinamento sobre rede Profibus da Udemy, lá você poderá conhecer mais detalhes sobre essa rede fantástica. Esse mês de Agosto todos os meus treinamentos estão com desconto. Acesse o treinamento Profibus por esse link abaixo e garanta o seu. www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=13629D26180C3EB54211
Olá Josimar! Vou tentar explicar: Existem 3 resistores em cada conector, sendo 2 resistores de 390 ohms e 1 resistor de 220 ohm. Os de 390 ohms são resistores de polarização. Eles são utilizados para manter as linhas de sinal RxD/TxD-POS e RxD/TxD-NEG no estado inativo, quando nenhum transmissor esta ativo. Um desses resistores é conectado na linha de sinal RxD/TxD-POSITIVO com a tensão de +5Vcc(VP)... Já o outro é conectado entre a linha RxD/TxD-NEGATIVO e o terra (GND). Você pode está se perguntando para que serve isso não é mesmo? Pois bem vou tentar clarear.... Ao se manter as linhas de sinal no estado inativo se impede a recepção de falsos Start Bits pelos receptores, evitando assim a recepção de falsas mensagens Os Resistor de 220 ohm é chamado de resistor de terminação. Esse resistor é usado para se evitar reflexões de sinal. Eles são colocados em paralelo entre as linhas de sinal RxD/TxD-POS e RxD/TxD-NEG, nas extremidades de cada segmento da rede. Esse resistor busca casar a impedância do cabo, que é dependente do seu diâmetro, distância entre os condutores, tipo de isolação e etc. Para ficar mais claro....Esse resistor ajuda a absorver a energia do sinal e deste modo impede a reflexão do mesmo no barramento.
Rodrigo Borges nem sei se o que vc falou tá certo ou errado, pois meu nível de Profibus tá abaixo dessa informação. Mas vc me parece que entende muito e passa Tudo sem esconder nada. Imagino que deve ter feito vários cursos Profibus certo? Sou de Recife e cursos de módulos específicos como redes industriais aqui tá difícil
Olá deyvson, na verdade meu amigo eu só tenho dois cursos de Redes Industriais, um sobre varias redes pelo SENAI RJ e outro de uma ferramenta de analise de rede Profibus DP pela Westcon, o conhecimento que tenho, foi adquirido pela experiencia em campo mesmo. Eu entendo sua situação, aqui no Rio também não temos muitos cursos específicos na área de redes Industriais. Eu tenho um projeto de fazer alguns cursos de redes industriais através de vídeo aulas, tudo com preços populares, de R$25,00 até R$50,00. Assim que eu tiver o material pronto eu divulgo aqui no canal, ai se tiver interesse é só falar.
Não entendir bem vc falou que a Resistência específica do cabo é 110, porém no cálculo vc colocou a resistência com 100. Vc pode esclarecer? Parabéns pela iniciativa.
Olá Nibionatura, realmente o valor da resistência especifica do cabo era 110 porem eu me equivoquei na hora de calcular. Mas a forma de fazer é essa mesma mostrada no vídeo....
Boa noite. Pode acessar meu treinamento completo sobre rede PROFIBUS no link abaixo. www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?referralCode=27DD0E6ECEFE1BF1513F
Cada dispositivo para funcionar corretamente em uma rede Profibus DP precisa estar com no mínimo entre 4VDc e 5VDc. Porem você não vai conseguir medir isso na pratica pois o conector não tem ponto de medição, você precisaria desconectar do dispositivo. Se você quiser se aprofundar mais no assunto acesse meu treinamento sobre rede Profibus, tenho certeza que vai gostar. www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=3256635852382644D3FB
Muito boa aula, se possivel faz um video igual a esse, mas em relação a rede CanOpen. Tenho uma maquina que usa essa rede e ta incomodando muito. Se tiver algumas dicas e puder passar segue meu email claudeisouza232@gmail.com. Obrigado!
Muito bom, a ver este video hoje e muito útil. Obrigado.
Obrigado
Cara vc está de parabéns, abriu minha mente, eu sou eletricista de Manutenção, e a maior parte do processo da empresa é em rede profibus, sempre tenho que atender máquinas com esse alarme, e na maior parte das vezes não sabia o que fazer, agora depois dessa aula, acredito que vou conseguir amenizar muito defeito com relação a profibus, muito obrigado por esse conhecimento valiosíssimo irmão.
Que bom que ajudou @gilvando8. Aqui no canal você vai encontrar muito conteúdo sobre redes industriais, pois foi com esse propósito que eu criei esse espaço aqui no RUclips. Também tenho postado muitos conteúdos sobre automação de modo geral e IIOT.
Excelente, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco!👏👏🤝
Eu que agradeço por estar prestigiando o canal.
Parabéns pela aula, muito prática e direta ,perfeita pra quem quer trabalhar com manutenção!
Muito obrigado
Suas aulas são todas de quem conhece a parada e sem enrolação. Continua essas aulas aí professor.
Deyvson obrigado pelo apoio, eu continuarei, só estou passando por um momento de muita correria na minha vida profissional com alguns projetos a serem finalizados, mais assim que puder estarei colocando novos conteúdos, um abraço!
Muito boa a aula.
Obrigado.
Excelente 👏😁😁👏
excelente parabens
Esqueci de colocar, já me escrevi, sei que depois dessa didática, vou adquirir muito outros conhecimentos, parabéns
Seja bem vindo @gilvando8. Se desejar se aprofundar mais ainda nesse tema te convido a conhecer o clube de membros aqui do canal. Nessa área tem muitos treinamentos valiosos disponíveis. Um abraço!
Show de bola cara ganhou mais um inscrito
Obrigado Luis.
Top!
Parabéns pelo trabalho! 👏
Obrigado
Top Aula, muitos técnicos não sabem identificar e com essas dicas facilita e muito, parabéns.
Valeu obrigado Paulo!
Vídeo muito bom
Obrigado Fernando....
Excelente vídeo! Obrigado por compartilhar!
Valeu brother.
Um grande abraço.
excelente
Obrigado por prestigiar o canal!
Boa, simples e prático
Obrigado por prestigiar o canal!
Excelente video
Obrigado 😉
Cara, muito obrigado, Deus te abençoe !!!
Obrigado.
Parabéns. Ótima informações.
Obrigado brother!
Meu caro muito bom seus vídeos, parabéns.
Obrigado Juliano!
Muito prático!! Show de bola meu caro!!
Obrigado Breno....
Show de bola!!!
Obrigado.
Rodrigo bom dia, meu caro vc poderia depois fazer aulas com o simatic pdm um básico .valeu abraço.
Boa noite Deyvson. Obrigado pela sugestão, estarei avaliando a possibilidade.
Que aulas maravilhosas!
Super parabéns!
Cara suas aulas são simples e de alto nível, eu tô carente de aula assim pra alavancar minha carreira de técnico em automação.
Nós próprios cursos presenciais não mostram as coisas com tanta facilidade e praticidade.
É muita enrolação por aí.
Valeu brother!
Top
thank you for good advices
you are welcome!
Show!
Obrigado!
Matei um problema com essa aula sua, obrigado e tudo de bom.
Que bom cara, show de bola!
Obrigado pelo comentário...
Tenho me dedicado muito, e um dia vou ter um conhecimento igual ao seu, continue com as aulas, estou montando um laboratório, e em breve quero dar aula, quem sabe um dia você vem aqui conhecer minhas coisas. sucesso.
Obrigado pelas palavra meu camarada...mas eu também estou aprendendo a cada dia!
O conhecimento nós vamos adquirindo com o tempo e experiencia...
O grande segredo para desenvolver mais é justamente compartilhar o conhecimento...pode ter certeza que dessa forma aprendemos cada vez mais.
Continue nessa sua busca, pois tenho certeza que realizara seu sonho.
Sergio Barros também tô pensando em montar um laboratório de automação pra mim mesmo.
Boa noite! Excelente aula! Tenho uma máquina com 17 servo acionamentos da lenze, os cabos que ligam um servo no outro tem menos de 20cm de um servo para outro kkk vendo isso que tem que ter 1m fico doido kkk (lembrando que é rede Profibus)
Preocupante, ainda mais que essas aplicações geralmente utilizam taxas de comunicação muito altas, tipicamente 12MB...isso agrava ainda mais o risco...
Muito bom vídeo! Parabéns!
Obrigado!
Muito Bom!
Obrigado.
Obrigado!
Rodrigo, o que voce me diz de equipamentos eletricos, tais como multimedidores e disjutnroes de entrada de CCM na mesma rede de processo. Elas deveriam ser segregadas? existe risco de ruido na rede de processo por conta dos equipamentos de elétrica ( disjuntores/ MMDs...)
Bom dia Anderson. Tudo bem com você? Brother se a instalação da rede PROFIBUS for feita conforme a norma determina, utilizando cabos e conectores adequados, respeitando o distanciamento correto dos cabos de rede e potencia, utilizando o comprimento adequado a taxa de transmissão, respeitando as questões de aterramento, não vejo problemas.
Já utilizei muito rede PROFIBUS DP com multimedidores junto com rede de processo, já tive problemas devido a instalação fora do padrão, porem após corrigir os erros da instalação tudo funciona adequadamente.
Uma dica que posso te dar é que você coloque a menor taxa de comunicação possível na sua rede, pois quanto maior a taxa de comunicação, mais suscetíveis a interferências o seu sistema fica.
Muitas vezes você pega redes PROFIBUS DP comissionadas para comunicação 12Mbit/s ou 3 Mbit/s sem necessidade alguma para isso, muitas vezes uma taxa de 500kbit/s ou até mesmo 187,5kbit/s é mais do que suficiente para atender a sua aplicação, e vai te garantir menos problemas de interferência na rede.
Te convido a fazer um teste se possível para comprovar o que falo, se dispor de um osciloscópio de 2 canais monte uma pequena rede PROFIBUS DP em bancada e analise a forma de onda nessas taxas que comentei, se possível ligue um inversor de frequência próximo a rede e veja a interferência nos sinais.
Assim você vai entender ,melhor o que estou dizendo.
Espero ter respondido a sua pergunta... um abraço!
@@ICSolucoesEmAutomacao
Obrigado pelas informações. TB sou desta opinião. Mas vou checar o quanto baixamos a velocidade de nossa rede. Agradeço o apoio.
Rodrigo, boa tarde, me tira uma dúvida, é permitido utilizar megômetro para medir cabo de rede, desse cabo que é utilizado em rede Profibus?
Nem pensar Joabson.
Cabos de rede tem propriedades que não podem ser modificadas, usar o megômetro iria prejudicar muito o cabo de rede.
Existem ferramentas para analisar cabos de rede que são próprias para isso e não vão prejudicar a mídia.
Procure sempre usar ferramentas corretas para redes indústrias, assim você não terá dores de cabeça.
@@ICSolucoesEmAutomacao obrigado pela resposta Rodrigo, na verdade eu sabia, mas queria ouvir a resposta do especialista!
Excelente vídeo, parabéns.
Alguém pode tirar mi. Há dúvida, se repente um canal profibus meu caiu o nível de tensão para aprox. 3,5v, como resolvo?
Bom dia Lindomar... Para o seu problema pode ter diversas soluções.
Para ser mais assertivo é preciso uma analise mais detalhada da rede.
Como você verificou esse nível de tensão na sua rede? Usou um osciloscópio? Manda mais detalhes da seu problema.
Se quiser pode mandar para o meu e-mail que eu vejo se posso te ajudar....
tecrmb@outlook.com
Muito obrigado pelo vídeo, trabalho com Hart e estou indo para um novo desafio onde o protocolo é Profibus.
Show de bola Marcos.
Aqui vc vai encontrar bastante conteúdo sobre o Profibus e outros protocolos.
Também tenho um treinamento online sobre ele.
Caso tenha interesse ele está na Udemy e na Hotmart.
Parabéns pelo vídeo
Valeu Thiago...
Um abraço!
Rodrigo uma dúvida quando tem dois cabos saindo do conector RS485 por que a chave tem que ficar of?
Boa pergunta Gamer depressão.... Resumidamente posso te dizer que quando você ativa o terminador do conector Profibus você mata a saída do conector, sendo assim quem estiver ligado no cabo de saída do conector fica fora da rede.
Você deve ativar esse terminador somente no inicio e no fim do segmento de rede....se ele for ativado em outro ponto você vai causar um problema na sua instalação.... esse é um erro muito comum em instalações Profibus....
@@ICSolucoesEmAutomacao entendi muito obrigado pela explicação 👏
Boa noite Rodrigo, dentro de uma rede Profibus o meu device é o próprio equipamento ou será um conversor? Para comunicar com um cartão Profibus?
Bom dia Marcelo. Seu device será os dispositivos escravos da rede.
Podem ser por exemplo um inversor de frequência com interface Profibus, uma unidade remota, um sensor, um encoder e por ai vai....
Eu tenho um treinamento online bem bacana sobre o tema, se quiser conhecer mais acesse o link abaixo.
www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=3256635852382644D3FB
@@ICSolucoesEmAutomacao joia Professor! Obg pela resposta. Já tenho 2 cursos na plataforma, em breve irei adquirir esse do link!
Vlw brother. Um abraço.
pode medir continuidade para saber se os cabos verdes e vermelhos estao em curto com a saida dele conectada?
Não deve ser feito assim pois vai tensão no barramento.
O recomendado para medição com multimetro e ter o circuito desligado e os conectores desconectados.
Boa tarde, eu conseguiria aplicar na rede Profibus um esquema por exemplo, a rede saindo da CPU, passando pelos dispositivos e retornando novamente na CPU, aonde caso o cabo se romper no trajeto , a rede não pare, pois estaria em ''anel''?
Bom dia.
Vc ñ pode fazer isso com o meio físico RS485.
Com esse tipo de cabeamento vc precisa ter um terminador ativo no início e no fim do segmento de rede.
Uma alternativa é utilizar fibra, onde vc pode ter um anel.
@@ICSolucoesEmAutomacao Entendi... no caso da Profibus então, no meio fisico 485, poderia trabalhar com quais topologias ?
Eric se tratando desse tipo de meio físico eu recomendo fortemente a topologia que usa conexão em cadeia (daisy chain).
Você pode até utilizar uma topologia com ramificações, porem eu não te recomendo.
Uma rede Profibus DP com meio físico RS485 a melhor topologia será a daisy chain.
Eu te recomendo conhecer o meu treinamento sobre rede Profibus da Udemy, lá você poderá conhecer mais detalhes sobre essa rede fantástica.
Esse mês de Agosto todos os meus treinamentos estão com desconto.
Acesse o treinamento Profibus por esse link abaixo e garanta o seu.
www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=13629D26180C3EB54211
Boa tarde, por favor pode me responder qual a finalidade destes resistores na rede profibus?
Olá Josimar! Vou tentar explicar:
Existem 3 resistores em cada conector, sendo 2 resistores de 390 ohms e 1 resistor de 220 ohm.
Os de 390 ohms são resistores de polarização.
Eles são utilizados para manter as linhas de sinal RxD/TxD-POS e RxD/TxD-NEG no estado inativo, quando nenhum transmissor esta ativo.
Um desses resistores é conectado na linha de sinal RxD/TxD-POSITIVO com a tensão de +5Vcc(VP)... Já o outro é conectado entre a linha RxD/TxD-NEGATIVO e o terra (GND).
Você pode está se perguntando para que serve isso não é mesmo?
Pois bem vou tentar clarear.... Ao se manter as linhas de sinal no estado inativo se impede a recepção de falsos Start Bits pelos receptores, evitando assim a recepção de falsas mensagens
Os Resistor de 220 ohm é chamado de resistor de terminação.
Esse resistor é usado para se evitar reflexões de sinal.
Eles são colocados em paralelo entre as linhas de sinal RxD/TxD-POS e RxD/TxD-NEG, nas extremidades de cada segmento da rede.
Esse resistor busca casar a impedância do cabo, que é dependente do seu diâmetro, distância entre os condutores, tipo de isolação e etc.
Para ficar mais claro....Esse resistor ajuda a absorver a energia do sinal e deste modo impede a reflexão do mesmo no barramento.
Rodrigo Borges nem sei se o que vc falou tá certo ou errado, pois meu nível de Profibus tá abaixo dessa informação. Mas vc me parece que entende muito e passa Tudo sem esconder nada.
Imagino que deve ter feito vários cursos Profibus certo? Sou de Recife e cursos de módulos específicos como redes industriais aqui tá difícil
Olá deyvson, na verdade meu amigo eu só tenho dois cursos de Redes Industriais, um sobre varias redes pelo SENAI RJ e outro de uma ferramenta de analise de rede Profibus DP pela Westcon, o conhecimento que tenho, foi adquirido pela experiencia em campo mesmo. Eu entendo sua situação, aqui no Rio também não temos muitos cursos específicos na área de redes Industriais. Eu tenho um projeto de fazer alguns cursos de redes industriais através de vídeo aulas, tudo com preços populares, de R$25,00 até R$50,00. Assim que eu tiver o material pronto eu divulgo aqui no canal, ai se tiver interesse é só falar.
Não entendir bem vc falou que a Resistência específica do cabo é 110, porém no cálculo vc colocou a resistência com 100.
Vc pode esclarecer?
Parabéns pela iniciativa.
Olá Nibionatura, realmente o valor da resistência especifica do cabo era 110 porem eu me equivoquei na hora de calcular. Mas a forma de fazer é essa mesma mostrada no vídeo....
Estava mim perguntando a mesma coisa.
Parabéns pelos vídeos.
Curso completo como consigo?
Boa noite.
Pode acessar meu treinamento completo sobre rede PROFIBUS no link abaixo.
www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?referralCode=27DD0E6ECEFE1BF1513F
Qual a tensão que chega nesse conector.
Cada dispositivo para funcionar corretamente em uma rede Profibus DP precisa estar com no mínimo entre 4VDc e
5VDc.
Porem você não vai conseguir medir isso na pratica pois o conector não tem ponto de medição, você precisaria desconectar do dispositivo.
Se você quiser se aprofundar mais no assunto acesse meu treinamento sobre rede Profibus, tenho certeza que vai gostar.
www.udemy.com/course/rede-industrial-profibus/?couponCode=3256635852382644D3FB
Muito boa aula, se possivel faz um video igual a esse, mas em relação a rede CanOpen. Tenho uma maquina que usa essa rede e ta incomodando muito.
Se tiver algumas dicas e puder passar segue meu email claudeisouza232@gmail.com.
Obrigado!
Obrigado pela sugestão amigo, está no radar....