nunca tinha lido um livro antes, a faculdade me fez ter que ler, e isso mudou totalmente minha visão. o primeiro que li foi Tanenbaum sobre sistemas operacionais, o conteúdo é tão aprofundado e destrinchado que eu não consigo ver alguém dando uma aula tão detalhada, é como se eu tivesse conversando com o autor, ou vendo a mente dele, como beber direto da fonte. a escrita com certeza foi a invenção mais brilhante da humanidade. Mas quero trilhar uma carreira acadêmica, quem quer ir para o mundo corporativo talvez já seja outra história.
Cara, eu acho que o "Não leia livros de programação" serviu mais como clickbait pq o sentido real não seria interessante. Acho que ele não colocaria o tema "Não leia livros atemporais pq eles funcionam somente para o período em que foram criados e depois podem perder seu valor e ficar ultrapassados" Sim eu exagerei mas acho que a questão do brasil é algo temporal, e poh o cara ainda indicou livros no vídeo dele, eu mesmo não consigo ler livros pq meu problema é de sempre querer livros de autoajuda e filosofia sendo que eu não consigo me concentrar e paro no começo. Tranquilo man, nós fomos educados pela escola pra sermos decorebas, passarmos em provas e depois esquecer, logo logo a tecnologia vai substituir esse lixo que é a educação brasileira que é ruim é ineficaz. Te amo em...
Tô lendo os seguintes livros e estão me ajudando mto 1 - Entendendo Algoritmos - Aditya Y. Bhargava 2 - Design patterns 3 - Código Limpo 4 - Arquitetura Limpa - O Guia Do Artesao Para Estrutura E Design De Software
maior perda de tempo é procrastinar ou gasta tempo com algo que não trará algum beneficio profissional ou pessoal , a leitura tem de seus benefícios mesmo esteja um pouco dessa atualizado .
I agree 100%. Como profissionais da área de tecnologia, devemos estudar aquilo que é "supratecnológico". Ora, frameworks, linguagens, etc... São ferramentas que nos ajudam a resolver um problema, mas esses problemas vão muito além do nosso horizonte de conhecimento. Como vc bem disse, é recomendando focar naquilo que é atemporal, ou seja, que não está limitado no tempo. Quanto a isso: minha recomendação é estudar a lógica aristotélica. Em Aristóteles já está pré-concebida o paradigma de OOP nas suas 4 causas.
Não desconsiderem o clean code, porque ele traz conhecimentos que independente da versão da linguagem/framework/lib os conceitos de criar um nome de variável legível, nome de classe legível, nome de métodos claros que realmente façam aquilo que está na sua assinatura e vários outros conceitos, são bases para qualquer desenvolvedor saber o que foi feito e aplicar correções/melhorias. Façam código para um dev(ser humano) entender e não só a máquina para ter melhor desempenho.
o site refactor guru tbm resume bem o livro, seja pra refatoração, clean code ou design patterns. quando peguei uma tarefa de refatoração de um serviço era o projeto de um lado e refactor guru do outro na tela
Ele faz parte da tríade que todo programador deve ler, além dele indico o livro "código limpo" e o livro "introdução a linguagem SQL" acho que esses são o pontapé inicial para qualquer programador.
Coincidentemente, na live de ontem mencionei minhas atividades de estudo, a partir do momento que entrei no "Curso de Dev" da CONGENIAL: Lógica Matemática e Algoritimos. Na verdade, inicialmente, eu parecia um "burro" olhando para um palácio e não estava entendendo nada. E pensei, se eu for procurar o Mentor Micael para tirar todas minhas dúvidas, terei que gastar milhares de dólares para tê-lo à minha disposição. Por isso comecei a procurar livros que pudessem me auxiliar, pelo menos, Algorítimo, já que possuía noções de Lógica e, como possuo materiais relativos a este assunto, comecei a revisá-los. Foi aí que achei este livro de Algorítimo recomendado neste vídeo e estou estudando por ele. Prezado Mentor Micael posso postar o PDF deste livro no Clube dos DEv's da Nitro? Desculpe-me por me estender, mas quero acrescentar que sua chamada de atenção quanto a minha ausência das suas lives, bem como, na dos seus colaboradores, particularmente, Cadu Amorim que está ministrando o "café com leite," o qual me enquadro, é devido a tais leituras. Agora, me sinto mais confortável em participar assídua e continuamente das aulas, desafios e lives. Tenho certeza que minha evolução terá um grande impulso. Uma revelação: quero ser um dos pilares do maior projeto de programação do Brasil, como você profetizou no início desta live e, também, me colocar, voluntariamente, a sua disposição no que for possível.
Oh rapaz tem uma questão de compartilhar o PDF que é os direitos autorais, se for de livros que são abertos, manda brasa! Você está indo bem, participe mais dos nossos encontros lá no Discord! Ahh e você poderia fazer umas aulas de matemática para a gente na plataforma hein, vamo conversar!
Sim! Colaborar com você e sua equipe, para mim, é uma honra. Estou a sua disposição e, preferentemente, é melhor você determinar como faríamos este contato e quando. Quanto ao PDF você tem razão e por isso mesmo pedi sua opinião. Estou lisonjeado com a sua proposta. Sucesso, cada vez mais! Abração! @@devmicaelomota
Muito obrigado pelos pelo compartilhamento. É exatamente o que eu comecei a a fazer: buscar os fundamentos dos fundamentos. Isto não muda ou muda muito pouco. O framework "do momento" hoje será o "dinossauro" de amanhã. Valeu, Micael !
Solenemente discordo, mas entendo. Sou do time de pesquisa acadêmica então ler livros é para além do aprendizado, ter acesso a um Documento Histórico, diacrônico. Li vários livros escritos nos anos 80/90, li sobre Haskell (para fazer um semestre de Funcional) li sobre tecnologias que sequer existem, o desafio não é aprender sobre o novo, aprender sobre o "velho", o antigo sim. Mas isso é para quem quer seguir na pesquisa, quer entender as tecnologias, em como foram pensadas e para além da aplicação prática. Pra aplicação prática, para o imediato, temos inúmeros cursos, chatbot, documentação e vídeos que ensinam....
Li todas suas indicações durante a graduação, somente o de algoritmos que usamos o Manzano e o cracking the code interview que só fui conhecer ali no fim do curso quando já estava pensando em aplicar pra vagas.
Discordo muito, ainda mais se tratando de Java e sistemas legado. Um dos livros que mais me ajudaram na epoca que iniciei, foi Spring in Action do Crail Walls, com mais de uma decada. Não dá para generalizar, antigo ou não aquele conhecimento é muito válido, só depende do contexto de onde você irá aplicar aquele conhecimento.
Nao sou profissional da area, meu campo é totalmente atemporal (matemática), mas sempre me interessei pela parte atemporal da ciências da computação, não conheço nenhuma ferramenta nem nada disso, somente um pouco de algoritmos, teoria dos grafos e os paradigmas de linguagens. Você prefere o paradigma funcional por isso não gosta de orientação a objetos ?
Faz sentido. Comecei a ler um livro de python. Sorte minha que ja tinha uma nação da linguagem e vi que ja era ultrapassado. Mas pesquisei e encontrei um atualizado. Tem me ajudado muito
Livros do Use a Cabeça apesar de estar um pouco desatualizado, possui uma didática bastante interativa. E dependendo da ferramenta de desenvolvimento que você vai utilizar elas corrigem seu código e ainda explicam bem detalhadamente, quais são os erros encontrados em seu código por meio da depuração. Utilizei ele para aprender C, ele me deu até uma base boa. Uma coisa é certa livros sempre serão uma ótima escolha para aprendizado, não importa se está atualizado ou não, o que conta é aprender através da tentativa e do erro. Mas isso é minha opinião, alguns irão preferir livros enquanto outros não. Até certo ponto entendi o que ele quis dizer, mas ainda assim discordo. Afinal, amo ler livros independente se estão atualizados ou não.
Eu qria ler esses livros Código limpo: habilidades práticas do Agile software Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado Domain-driven design: atacando as complexidades no coração do software valem a pena? Lembrando sou bem iniciante na area
Discordo em partes disso aí, adoro livros e sempre busco o conteúdo mais atualizado possível disponível. Acredito que linguagens sólidas como C#, PHP, Java, e até mesmo HTML e CSS valem o investimento em livros, pois mudam muito pouco ao longo dos anos. Pessoalmente, eu adoro o estilo dos livros do Head First e as novas edições que eles lançaram recentemente são daora.
Velho, já ouvi muita Merda mas a sua merece o 1° lugar. Os livros sempre serão uma fonte de referência. Existem novas edições e o básico NUNCA envelhece. Aliás se vc sabe alguma coisa,se é que sabe, agradeça aos livros. Dizer que os mesmos "não servem para nada" é foda de ouvir. Você tem direito de vender os seus cursos e compra quem quer. No meio de tanta oferta disponível vale a máxima que diz: cada aluno tem o professor que merece.
virei teu fã. tenho 31 anos, sou auxiliar de fabrica...tenho o ensino médio completo e to fazendo um curso de fullstack...faz 4 dias que comecei...as vezes acho que já sou muito velho pra essa área..o que fazer?
Cara de verdade. Comecei por sistemas operacionais, algoritmos, engenharia de software, orientação objetos, redes e SQL. Essa é a base fundamental nessa área, hoje em dia existem muitos programadores de frameworks, pois coloca um cara em outra linguagem e o mesmo já fica desconfortável pois negligenciou a base principalmente sobre escalonamento de sistemas operacionais, algoritmos e estruturas de dados. Detalhe o copilot ajuda mas não acerta sempre, tinha um carinha do time fazendo testes unitários do componente webtarget embora o teste passava não estava chamando invoke fuction correto, o copilot sugeriu errado. A melhor maneira de ser tornar eficiente é pegar a base boa e depois ler documentação, não tem segredo. Sugiro que não abrace o mundo querendo aprender codigo limpo, arquitetura, sistemas distribuídos sem ter a abase fundamentada.
Viaja não, tem ler livros para aprender sim principalmente se for iniciante, agora se você já domina 3 linguagens pode fazer um curso que vai entender a quarta
Observe que "lê" o verbo se encontra no modo indicativo, enquanto que "ler" o verbo se encontra no infinitivo. Obs.: Minha formação é em química. Por que digo isso? Porque não quero ser confundido como professor de português.
Aí outra habilidade importante que é entender da nossa língua. Eu tenho ainda muito para aprender, mas minha vida mudou depois que decidi escrever e falar de maneira mais correta
Pois é, caro Mentor! Sua percepção poderá te levar a patamares que você nem imagina. Também, tenho muito que aprender e, principalmente, com você.@@devmicaelomota
Quem leu os primeiros livros sobre Python, c, c++, c#, javascript, sql, etc. Se deram bem. Você que deu azar de ter estudado uma tecnologia que não vingou. Melhor um bom livro do que muito cursos que são oferecidos por aí.
estou com muita dificuldade com o laco for em Python. Estou tendo problema em usa-lo em listas. Poderia fazer um video igual vc fez no inico q estreio no yt, mas dessa vez com exemplos de todos os usos do laco for em listas, tupla e dicionario? Quando vc tem d usar o for junto com uma funcao e ainda fazer algumas gambiarra, é foda:
Comprei um livro sobre Padrões Javascript quando estava animado com programação, hj entendo q a linguagem não importa tanto e agr vejo esse livro como algo inutil skksks
não, a linguagem avança. e vai mudando pouco a pouco. Se vc compra um livro de kotlin hoje, o tempo que levou pra escrever, editar, imprimir, registrar, a linguagem já avançou algumas versões e com certeza mudou alguma coisa que não tá no livro. Se for recente, talvez algo mínimo. Se for alguns anos depois, as vezes já fica obsoleto
fiz um curso de JS que pra mim eu achava q era novo, quando fui pra pratica percebi que muita coisa mudou ai vou precisar fazer outro curso atualizado pra poder entender as coisas novas que aconteceu
Ja cai nessa armadilha de ler livro de linguagem. Comprei o Kotlin in Action, li os primeiros capítulos e nunca terminei. Se pegar ele atualizado e ler em pouco tempo não vejo problema, mas com a documentação oficial online ja supre todas as duvidas da linguagem, e sempre atualizado.
Manual de ferramenta (linguagem e frame) já é o suficiente. Livro tech pra mim só se for de base. Caso contrario, não perco meu tempo com isso muito menos se for pra massagear meu falso ego nas reuniões corporativas hahaha
se você tivesse assistido o vídeo tinha entendido. Se entrar na minha página de recomendações o livro do Cormen está lá :D devmicaelomota.com.br/recomendacoes/
Eu leio documentação, é o que me ajuda, meu pensamento é muito analitíco, e preciso sintetizar tudo. Os livros eu ouço em aúdio a maioria pois é como funciona a minha aprendizagem.
nunca tinha lido um livro antes, a faculdade me fez ter que ler, e isso mudou totalmente minha visão. o primeiro que li foi Tanenbaum sobre sistemas operacionais, o conteúdo é tão aprofundado e destrinchado que eu não consigo ver alguém dando uma aula tão detalhada, é como se eu tivesse conversando com o autor, ou vendo a mente dele, como beber direto da fonte. a escrita com certeza foi a invenção mais brilhante da humanidade. Mas quero trilhar uma carreira acadêmica, quem quer ir para o mundo corporativo talvez já seja outra história.
O Tanenbaum tem um livro excelente de redes de computadores.
Isso, incentiva a galera a não ler o Brasil já peca nisso, ler é perca de tempo agora comprar seu curso é válido.
Cara, eu acho que o "Não leia livros de programação" serviu mais como clickbait pq o sentido real não seria interessante.
Acho que ele não colocaria o tema "Não leia livros atemporais pq eles funcionam somente para o período em que foram criados e depois podem perder seu valor e ficar ultrapassados"
Sim eu exagerei mas acho que a questão do brasil é algo temporal, e poh o cara ainda indicou livros no vídeo dele, eu mesmo não consigo ler livros pq meu problema é de sempre querer livros de autoajuda e filosofia sendo que eu não consigo me concentrar e paro no começo.
Tranquilo man, nós fomos educados pela escola pra sermos decorebas, passarmos em provas e depois esquecer, logo logo a tecnologia vai substituir esse lixo que é a educação brasileira que é ruim é ineficaz.
Te amo em...
Não é perca. É perda.
Meu véi então continua lendo bastante até aprender a usar vírgula
@@0lucasmaiaa saidaqui evangélico vai dar dinheiro pra pastor kkkk
@@bancouniversal8933 quem tá falando de religião aqui?
Fiz exatamente o oposto, apenas estudei por livros, artigos mas quase nunca por cursos e ou presencial.
quais os melhores sites de artigos?
eu também, só fui aprender de verdade por livros
Tô lendo os seguintes livros e estão me ajudando mto
1 - Entendendo Algoritmos - Aditya Y. Bhargava
2 - Design patterns
3 - Código Limpo
4 - Arquitetura Limpa - O Guia Do Artesao Para Estrutura E Design De Software
Boa, valeu a sugestão 🔥
Comprei um de estrutura de dados da Loiane Groner, super válido, independente da época, vídeo bom demais, cê tá ajudando bastante a comunidade!
a edição ta muito boa, o editor ta se esforçando! mt foda
maior perda de tempo é procrastinar ou gasta tempo com algo que não trará algum beneficio profissional ou pessoal , a leitura tem de seus benefícios mesmo esteja um pouco dessa atualizado .
Muito obrigado Micael 🙏🏻 🙏🏻❤️
Estou tentando aprender 😭
I agree 100%. Como profissionais da área de tecnologia, devemos estudar aquilo que é "supratecnológico". Ora, frameworks, linguagens, etc... São ferramentas que nos ajudam a resolver um problema, mas esses problemas vão muito além do nosso horizonte de conhecimento. Como vc bem disse, é recomendando focar naquilo que é atemporal, ou seja, que não está limitado no tempo. Quanto a isso: minha recomendação é estudar a lógica aristotélica. Em Aristóteles já está pré-concebida o paradigma de OOP nas suas 4 causas.
🕺🏾
Não desconsiderem o clean code, porque ele traz conhecimentos que independente da versão da linguagem/framework/lib os conceitos de criar um nome de variável legível, nome de classe legível, nome de métodos claros que realmente façam aquilo que está na sua assinatura e vários outros conceitos, são bases para qualquer desenvolvedor saber o que foi feito e aplicar correções/melhorias.
Façam código para um dev(ser humano) entender e não só a máquina para ter melhor desempenho.
Pow mas aí tu já resumiu nem vou precisar ler mais não
@@marcosalves9853 com certeza tem mais coisas do que citei 😅 sem contar com os exemplos para cada tipo de melhoria que podemos aplicar no código
o site refactor guru tbm resume bem o livro, seja pra refatoração, clean code ou design patterns. quando peguei uma tarefa de refatoração de um serviço era o projeto de um lado e refactor guru do outro na tela
Um livro MUITO BOM MESMO e que vejo poucos comentários sobre ele é o "Entendendo Algoritmos: Um guia ilustrado para programadores e outros curiosos".
🤔 nunca li ele não, vou dar uma olhada
Comecei a ler ele também, é um livro atemporal.
@@pwcodigo Sim mano, recomendo demais a leitura.
@@devmicaelomotaVc vai gostar muito dele principalmente pelos exemplos ilustrado que ajuda muito os iniciantes.
Ele faz parte da tríade que todo programador deve ler, além dele indico o livro "código limpo" e o livro "introdução a linguagem SQL" acho que esses são o pontapé inicial para qualquer programador.
Coincidentemente, na live de ontem mencionei minhas atividades de estudo, a partir do momento que entrei no "Curso de Dev" da CONGENIAL: Lógica Matemática e Algoritimos. Na verdade, inicialmente, eu parecia um "burro" olhando para um palácio e não estava entendendo nada.
E pensei, se eu for procurar o Mentor Micael para tirar todas minhas dúvidas, terei que gastar milhares de dólares para tê-lo à minha disposição. Por isso comecei a procurar livros que pudessem me auxiliar, pelo menos, Algorítimo, já que possuía noções de Lógica e, como possuo materiais relativos a este assunto, comecei a revisá-los.
Foi aí que achei este livro de Algorítimo recomendado neste vídeo e estou estudando por ele.
Prezado Mentor Micael posso postar o PDF deste livro no Clube dos DEv's da Nitro?
Desculpe-me por me estender, mas quero acrescentar que sua chamada de atenção quanto a minha ausência das suas lives, bem como, na dos seus colaboradores, particularmente, Cadu Amorim que está ministrando o "café com leite," o qual me enquadro, é devido a tais leituras.
Agora, me sinto mais confortável em participar assídua e continuamente das aulas, desafios e lives. Tenho certeza que minha evolução terá um grande impulso.
Uma revelação: quero ser um dos pilares do maior projeto de programação do Brasil, como você profetizou no início desta live e, também, me colocar, voluntariamente, a sua disposição no que for possível.
Oh rapaz tem uma questão de compartilhar o PDF que é os direitos autorais, se for de livros que são abertos, manda brasa!
Você está indo bem, participe mais dos nossos encontros lá no Discord!
Ahh e você poderia fazer umas aulas de matemática para a gente na plataforma hein, vamo conversar!
Sim! Colaborar com você e sua equipe, para mim, é uma honra. Estou a sua disposição e, preferentemente, é melhor você determinar como faríamos este contato e quando.
Quanto ao PDF você tem razão e por isso mesmo pedi sua opinião.
Estou lisonjeado com a sua proposta.
Sucesso, cada vez mais!
Abração!
@@devmicaelomota
Muito obrigado pelos pelo compartilhamento.
É exatamente o que eu comecei a a fazer: buscar os fundamentos dos fundamentos. Isto não muda ou muda muito pouco. O framework "do momento" hoje será o "dinossauro" de amanhã.
Valeu, Micael !
Solenemente discordo, mas entendo.
Sou do time de pesquisa acadêmica então ler livros é para além do aprendizado, ter acesso a um Documento Histórico, diacrônico.
Li vários livros escritos nos anos 80/90, li sobre Haskell (para fazer um semestre de Funcional) li sobre tecnologias que sequer existem, o desafio não é aprender sobre o novo, aprender sobre o "velho", o antigo sim.
Mas isso é para quem quer seguir na pesquisa, quer entender as tecnologias, em como foram pensadas e para além da aplicação prática.
Pra aplicação prática, para o imediato, temos inúmeros cursos, chatbot, documentação e vídeos que ensinam....
Pelo conteúdo, está de parabéns!
Li todas suas indicações durante a graduação, somente o de algoritmos que usamos o Manzano e o cracking the code interview que só fui conhecer ali no fim do curso quando já estava pensando em aplicar pra vagas.
se você lê esses agora, vai mandar brasa em qualquer processo seletivo
Discordo muito, ainda mais se tratando de Java e sistemas legado. Um dos livros que mais me ajudaram na epoca que iniciei, foi Spring in Action do Crail Walls, com mais de uma decada. Não dá para generalizar, antigo ou não aquele conhecimento é muito válido, só depende do contexto de onde você irá aplicar aquele conhecimento.
Nao sou profissional da area, meu campo é totalmente atemporal (matemática), mas sempre me interessei pela parte atemporal da ciências da computação, não conheço nenhuma ferramenta nem nada disso, somente um pouco de algoritmos, teoria dos grafos e os paradigmas de linguagens. Você prefere o paradigma funcional por isso não gosta de orientação a objetos ?
Eu não tenho gosto ou desgosto por essas coisas na verdade, são só ferramentas 😅
Fala Papito! passando só para deixar meu like e meu comentário!
Valeu! tu é fera.
Abraço.
Opa valeu demais, mande mais like e comentário que isso ajuda o algoritmos entregar para mais gente!
Brigaduuu!
Micael, o que acha do livro Domain Driven Design? Eu to com ele na estante para ler, junto do Design Patterns.
Rapaz, como é uma parada mais conceitual, pode se encaixar no meu filtro de ser atemporal. Então valeria a pena a leitura hehehe
Achei legal a opinião. Pela mudança tem que ser atemporal mesmo.
Faz sentido. Comecei a ler um livro de python. Sorte minha que ja tinha uma nação da linguagem e vi que ja era ultrapassado. Mas pesquisei e encontrei um atualizado. Tem me ajudado muito
Kurose é brabo eu ja tive muito contato pq fiz o técnico em redes, mas não é um livro fácil principalmente pra quem não gosta de redes kkkkk
Salve Micael, quando vem aqui em salvador fazer algum projeto social sobre programação? desde já um abraço haha
Estou preparando agora para dezembro desse ano 🔥
hoje em dia com chat gpt, blackbox e afins um livro conceitual vai ajudar mais.
Livros do Use a Cabeça apesar de estar um pouco desatualizado, possui uma didática bastante interativa. E dependendo da ferramenta de desenvolvimento que você vai utilizar elas corrigem seu código e ainda explicam bem detalhadamente, quais são os erros encontrados em seu código por meio da depuração. Utilizei ele para aprender C, ele me deu até uma base boa. Uma coisa é certa livros sempre serão uma ótima escolha para aprendizado, não importa se está atualizado ou não, o que conta é aprender através da tentativa e do erro. Mas isso é minha opinião, alguns irão preferir livros enquanto outros não. Até certo ponto entendi o que ele quis dizer, mas ainda assim discordo. Afinal, amo ler livros independente se estão atualizados ou não.
Somente ler livros que tratem de conhecimentos atemporais... Nunca tinha pensado nisso, muito Obrigado, meu irmão!
Ótimo vídeo! Estava procurando algum livro para algoritmos, vou levar a recomendação em consideração.
Ótimo vídeo! O que vocês acham do livro "O Amante da Programação" e "Programador Pragmático"?
Nao conheço estes livros ainda
Eu qria ler esses livros
Código limpo: habilidades práticas do Agile software
Entendendo Algoritmos: Um Guia Ilustrado
Domain-driven design: atacando as complexidades no coração do software
valem a pena? Lembrando sou bem iniciante na area
Eu acho que não faz sentido ler código limpo sem nem saber fazer código sujo ainda. Eu passaria esse tempo programando mais. Depois leria esses livros
Estudei redes com esse livro do Kurose mas lembro muito pouco, agora tô precisando revisar pq comecei a estudar cloud.
melhor livro de redes do mundo hehehe
Discordo em partes disso aí, adoro livros e sempre busco o conteúdo mais atualizado possível disponível. Acredito que linguagens sólidas como C#, PHP, Java, e até mesmo HTML e CSS valem o investimento em livros, pois mudam muito pouco ao longo dos anos. Pessoalmente, eu adoro o estilo dos livros do Head First e as novas edições que eles lançaram recentemente são daora.
Gostei do Manzano lógica de programação li no curso de redes agora vou começar programação mudar ....
Se tivesse o costume de ler, saberia falar perda ou perca.
Você está coberto de razão, eu preciso ler mais na minha língua nativa, ler só em inglês e francês não é suficiente
Tirando a opinião sobre orientação a objetos, achei todo resto do excelente e preciso.
Velho, já ouvi muita Merda mas a sua merece o 1° lugar. Os livros sempre serão uma fonte de referência. Existem novas edições e o básico NUNCA envelhece. Aliás se vc sabe alguma coisa,se é que sabe, agradeça aos livros. Dizer que os mesmos "não servem para nada" é foda de ouvir. Você tem direito de vender os seus cursos e compra quem quer. No meio de tanta oferta disponível vale a máxima que diz: cada aluno tem o professor que merece.
Pelo visto você não assistiu o vídeo. Mas fica aí lendo seu livro desatualizado e eu fico aqui “falando minhas merdas”
SALVEEEE TBM SOU DE SALVADOR, EM BREVE SEREI UM GRANDE PROGRAMADOR COMO VOCÊ
Chegou a ver o compose-ios? os requisitos mínimos do Android e iOS estão muito altos, digo os target mínimo de cada plataforma, o que acha ?
rapaz, vou dar uma olhada hein
"I need dollar" Suits song series
É PERDA DE TEMPO APRENDER COM LIVROS, AGORA COMPRE MEU CURSO
aposto 1 real de big big que você não viu o vídeo :)
Eu vi sim, foi pa ri@@devmicaelomota
Todo conhecimento de programação de livros br já são ultrapassados, precisa saber inglês pra ser um programador de verdade@@devmicaelomota
Pensei o mesmo, se for usar essa linha de raciocinio nao precisa comprar o curso dele ja que tem vários gratis por ai.
@@loppw7631 o cara recomendou livros doido kkkkkkkkk
virei teu fã. tenho 31 anos, sou auxiliar de fabrica...tenho o ensino médio completo e to fazendo um curso de fullstack...faz 4 dias que comecei...as vezes acho que já sou muito velho pra essa área..o que fazer?
Não tem essa de velho pra nada não amigo... só se vc não gostar, aí é difícil msm qqer coisa
Cara de verdade. Comecei por sistemas operacionais, algoritmos, engenharia de software, orientação objetos, redes e SQL. Essa é a base fundamental nessa área, hoje em dia existem muitos programadores de frameworks, pois coloca um cara em outra linguagem e o mesmo já fica desconfortável pois negligenciou a base principalmente sobre escalonamento de sistemas operacionais, algoritmos e estruturas de dados. Detalhe o copilot ajuda mas não acerta sempre, tinha um carinha do time fazendo testes unitários do componente webtarget embora o teste passava não estava chamando invoke fuction correto, o copilot sugeriu errado. A melhor maneira de ser tornar eficiente é pegar a base boa e depois ler documentação, não tem segredo. Sugiro que não abrace o mundo querendo aprender codigo limpo, arquitetura, sistemas distribuídos sem ter a abase fundamentada.
o que acha do livro "O programador pragmático"?
Viaja não, tem ler livros para aprender sim principalmente se for iniciante, agora se você já domina 3 linguagens pode fazer um curso que vai entender a quarta
Linguagem de programação tu aprende com documentação, comprar livro pra isso é burrice.
Micael só faltou o link do livros negão!?
Opa tá no meu site devmicaelomota.com.br/recomendacoes
@@devmicaelomota agora Vai um jabazinho pra TU kkk
E os livros do Deitel & Deitel?
Esses eu não li não em, mas valeu ai vou dar uma olhada neles
A thumbnail diz que você não (lê ou ler) 😂😂😂 livros de programação mas os livros que você leu já são muitos, eu ainda estou no meu primeiro livro.
"lê."
Valeu mestre @decano858
Observe que "lê" o verbo se encontra no modo indicativo, enquanto que "ler" o verbo se encontra no infinitivo.
Obs.: Minha formação é em química. Por que digo isso? Porque não quero ser confundido como professor de português.
Aí outra habilidade importante que é entender da nossa língua. Eu tenho ainda muito para aprender, mas minha vida mudou depois que decidi escrever e falar de maneira mais correta
Pois é, caro Mentor! Sua percepção poderá te levar a patamares que você nem imagina. Também, tenho muito que aprender e, principalmente, com você.@@devmicaelomota
Pura verdade, mas xomano eu dei umas risadas nesse ou neste video kkkkkkkkkkkkkkk
a "perca" de tempo foi a falta de leitura KKKKKKKK
É que eu leio mais inglês e francês 😉
o Micael, Abre umas vagas ae pro nitro po!!haha top demais
Ou rapaz, acabamos de fechar essa turma
@@devmicaelomota poooo perdi? Pior que tava olhando o site há uns dias🥲
entedi o seu video value pela dica
É perda micael PERDA PERDA PERDA rs. Mas esqueça dessa palavra irmão pq vc nunca perde pae
Valeeeeeeu hahaha
Quem leu os primeiros livros sobre Python, c, c++, c#, javascript, sql, etc. Se deram bem. Você que deu azar de ter estudado uma tecnologia que não vingou.
Melhor um bom livro do que muito cursos que são oferecidos por aí.
Eu estava pensando em comprar um livro de 250, o qeu é bastante pra mim. Mudei de ideia.
Veja bem, pergunte se o livro é atemporal, se for, vale a pena
estou com muita dificuldade com o laco for em Python. Estou tendo problema em usa-lo em listas. Poderia fazer um video igual vc fez no inico q estreio no yt, mas dessa vez com exemplos de todos os usos do laco for em listas, tupla e dicionario? Quando vc tem d usar o for junto com uma funcao e ainda fazer algumas gambiarra, é foda:
É perda ahahahahaha
Parabéns pelos vídeos
livro é mais pra conceito
Comprei um livro sobre Padrões Javascript quando estava animado com programação, hj entendo q a linguagem não importa tanto e agr vejo esse livro como algo inutil skksks
Compartilho da mesma visão a respeito de POO 😂😂
Coisa boa
Livro teorico vale a pena mesmo, técnico nem tanto.
Se a teoria não tiver uma aplicabilidade, de nada servirá 😉
É perca ou perda? Denovo!? rsrsrsrsrs 😂😂🤣🤣🤣
impressionante como o pessoal tem dificuldade nisso de uns tempos pra cá. Acontece algo parecido nos gringos que eles confundem 'your' com 'you're'.
Micael já dá pra cantor kkkk
la ele
Não faria mais sentido comprar um livro de Kotlin?
não, a linguagem avança. e vai mudando pouco a pouco. Se vc compra um livro de kotlin hoje, o tempo que levou pra escrever, editar, imprimir, registrar, a linguagem já avançou algumas versões e com certeza mudou alguma coisa que não tá no livro. Se for recente, talvez algo mínimo. Se for alguns anos depois, as vezes já fica obsoleto
video bom²
fiz um curso de JS que pra mim eu achava q era novo, quando fui pra pratica percebi que muita coisa mudou ai vou precisar fazer outro curso atualizado pra poder entender as coisas novas que aconteceu
Talvez vc não precise de um curso, vá pra documentação rapaz tenta fazer um projeto
Ja cai nessa armadilha de ler livro de linguagem. Comprei o Kotlin in Action, li os primeiros capítulos e nunca terminei. Se pegar ele atualizado e ler em pouco tempo não vejo problema, mas com a documentação oficial online ja supre todas as duvidas da linguagem, e sempre atualizado.
É exatamente isso ai
Manual de ferramenta (linguagem e frame) já é o suficiente. Livro tech pra mim só se for de base.
Caso contrario, não perco meu tempo com isso muito menos se for pra massagear meu falso ego nas reuniões corporativas hahaha
zero visualições, peguei no time haha
faltou comentar "first"
As empresas demoram tanto pra se atualizarem, que não é tão perdido. Pessoal tem licença pra VS 2017 e não trocam por nada, gasto.
Mas pra quem tá começando isso atrasa mais ainda.
Essa thumbnail foi uma piada kkkkkkk
hahaha pq?
Não leia livro, isso é "perca de tempo" ala Paulo Freire.
🤓
Claro......Cormen nao é tão bom quanto vc
se você tivesse assistido o vídeo tinha entendido. Se entrar na minha página de recomendações o livro do Cormen está lá :D
devmicaelomota.com.br/recomendacoes/
Perca de tempo é eu ter visto ao menos 5 segundos do seu canal, leitura sempre, já dando block.
Tchau o/
Eu leio documentação, é o que me ajuda, meu pensamento é muito analitíco, e preciso sintetizar tudo. Os livros eu ouço em aúdio a maioria pois é como funciona a minha aprendizagem.
Não sabe de nada inocente