Bàbá Mário, fiz uma consulta de búzios com o senhor há mais de um ano. Veio Òsányìn no jogo e disse para eu prestar a atenção na parte de intestino para baixo, procurar médico... Fiquei em silêncio escutando, não disse nada... Mas a verdade é que eu já tinha um problema, já havia retirado o útero há 8 anos atrás e fiz outra cirurgia nessa segunda-feira para levantar a bexiga e outros problemas que tive... Também foi dito no jogo que sofri com muita injustiça por parte da minha família, fiquei em silêncio tbm...mas é a mais pura verdade... Obara tbm veio e me disse que eu ia ter que ter muita paciência, verdade.... Os tempos não estão fáceis... Obara tinha razão...estou tendo que ter muita paciência na minha vida porque as coisas não são fáceis... Seu trabalho é sério!! Muito Àse! Obrigada!
2 года назад+10
Espero que se recupere completamente em breve. Obrigado pela mensagem!
Babá Mário, e a questão das falanges, de acordo com o que ouvi e alguns livros que li, tive o entendimento que as entidades recebem os nomes por terem sido ajudados por alguma entidade depois da morte ou depois de ter ficado por algum tempo perdida, dai começam a integrar tais falanges e com o tempo começaram a trabalhar ajudando as pessoas nos terreiros por exemplo, esse pensamento faz sentido? Desde já queria agradecer e dizer que seu conteúdo é de extrema primazia! Axé 🙏
8 месяцев назад+2
Não, não faz sentido, pois é uma adaptação do espiritismo.
Boa Tarde Babá Mário espero que esteja bem eu estou quando entrei para Corrente mediunica para mim nomes dos Guias Espirituais e Orixás, para mim nunca teve importância porque o que importava para mim era estar com todo ambiente Espiritual e toda a energia do lugar e me deparei com muitos médios que para eles era extremamente importante saber os nomes dos Orixás e Guias,alguns ficavam meios nervosos comigo por eles achavam que eu também tinha que procurar saber mas eu nunca me importei com a opinião alheia dez de muitos anos mas ouvindo seu vídeo me esclareceu muito obrigada por hoje Axé
Show de bola! Excelente explicação, simples e direto ao conhecimento, porém, com muita profundidade para aqueles que estão se desenvolvendo e aqueles, que ainda pairam a dúvida a respeito do presente tema exposto! Parabéns, grande Mestre Mário ! Que o "Pai Olorum" continue te abençoando e lhe protegendo sempre, bem como a sua amada família! Obrigado, mais uma vez pelos seus ensinamentos.
Babá Mário, grande Axé ao sr e a todos aos quais o sr chega com seus ensinamentos. Fica 1 questão na preocupação com a segurança e confiança do médium em seu desenvolvimento; Como fica esse médium? Que ao invés da ligação fortalecida com seu guia com o tempo, através das giras etc.. a ponto dessa entidade transmitir ou expresssar a sua identificação ao médium corretamente, obtendo as confirmações da entidade chefe do Terreiro, estruturando assim sua própria confiança como médium, passa ao invés disso... ter o nome das suas entidades revelada pelo dirigente ou Pai de Santo? Aos meus olhos, atitude temerária, no que diz respeito ao médium em construção!! Por favor Babá, aprofundemos sobre!! Muito Axé!!
2 года назад+1
Não há muita novidade. É só ver como estão as coisas por aí.
Asé Babá. Eu desenvolvo o meu trabalho com o sr 7 facadas. Quando ele deu o nome eu não havia conhecido nem havia escutado ainda. Apesar de ser bem conhecido esse nome. Ele informou que nomes ou podem vir devido a influencia exteriores de outros mediuns, pela relação com a forma de trabalho ( ou seja como ja é conhecido o nome , usa esse nome para ser mais facil do medio compreender a area que esse medio sera mais propicio a trabalhar), tbm disse que em sua maioria as entidade dão nome por vaidade do medium e por isso existem nomes como rainha do inferno ou ter tanta Padilha. Que é isso mesmo é para conforto do medium.
O terreiro onde frequento aconteceu algo parecido, no inicio o caboclo que eu iria desenvolver era Pena verde. com o passar do tempo, foi se apresentando outros como Suarí, Pena Preta, e seu Pantera Negra, que foi o motivo de hoje eu acompanhar seu canal Bàbá Mario, só tenho a agradecer pelos ensinamentos que tenho aqui com seus conteúdos, me ajuda bastante Axé.
Gratidão pela sua explicação. Nunca incorporei, mais minha entidade veio atraves da minha mãe de santo, falou o nome e disse que era ele que me acompanhava. De la pra ca nunca incorporei, sinto toda a energia da giria, me emociono muita das vezes. Mas durante meu afazeres do dia a dia, ja conseguir compor muitas músicas a parte do nome que essa entidade se apresentou, atraves da minha mãe de santo. Seu Quebra barreira.
Babá, excelente vídeo, como sempre. Poderia falar um pouco sobre o Sr. Asa Negra? Se houver está possibilidade, é claro. Axé! Continue com o trabalho ímpar.
Babá, maravilhosa aula, acho maravilhoso quando aborda esses assuntos, o cotidiano da comunidade do terreiro, em minha opinião é um espaço ainda cheio de arestas, que com suas explicações vai ajudando aos iniciados a perder o medo. Vejo por onde passei e onde hoje estou, que o medo de ter um nome ou falange diferente agregado a vergonha de se tornar uma chacota por parte da comunidade atrapalha significadamente. Mas depois desta explicação fica mais. Vou indicar a todos!
2 года назад+1
Muito obrigado, Fabio. Pois é, os espaços comunitários devem ser agregadores. Axé!
Na na Umbanda Bantu-Ameríndio o nome não é dado por ninguém, mas é a própria entidade, no caso o Chefe de Cabeça, que dá seu nome, assim que risca seu ponto. Em alguns casos é pedido que ele risque o simbolo de seu Ajuntó. A prova foi grande, pois não fazia ideia do que esperar na hora da Pemba, principalmente com relação ao Ajuntó, porque não fazia ideia do que se tratava; e, assim ele fez, sendo aceito por Pai José de Angola, que tomou conta dessa obrigação. Só pedi, sendo médium consciente, que ele fizesse o que tinha que fazer, porque eu não tinha noção do que se tratava. Claro que com os anos, fui aprendendo os significados e forças do ponto do meu Chefe de Cabeça. E é assim, na nossa casa, em toda obrigação na qual a entidade tem que riscar seu ponto e dar seu nome. Ela risca e conta a sua história, que tem que ter fundamento. Gratidão por viver esses momentos inesquecíveis. Axé para todos!
Bom dia! Vídeos sempre incríveis. Amooo!!!! A propósito, gostaria de dizer que após seu jogo maravilhoso a minha vida deu um giro de 360°. Muito obrigada pelos aconselhamentos. Olodumare te abençoe com vida longa.
Tambem ouvi fizer que mtos nomes seriam como se fossem " titulos" de grupamento , exemplo: dos caveiras, das padilhas, dos sete flechas....porém, trabalho com uma moça que deu nome fora do corriqueiro e nao abriu mão... por fim, o próprio pai de santo falou é , esse e o nome dela mesmo...Senhorita Andaraí... até eu estranhei pois até onde sabia, é nome de um bairro de SP citado num samba...moro no MT. Mas, as pessoas estranham dizem que não conhecem... ela diz, tá conhendo agora. kkk. Parabéns pelas informações.
Boa !! Já vou compartilhar nos grupos !! #umbanda #omoloko #nomedeentidades #exu #caboclo #pombagira #pretovelho #cigano #baiano #boiadeiro #mariapadilha #historiadeumbanda #candomblé #quimbanda E seu livros babá , como está sendo vendidos ?? Só aí no terreiro ?? E como está o funcionamento do terreiro e como faz para ir ??
2 года назад+1
Boa tarde. Obrigado pelo apoio. Os livros estão sendo vendidos em vários sites: Amazon, Estante Virtual e no da própria editora: Escala.
Excelente..ótimo vídeo..sempre tive dúvidas relacionadas ao assunto e agora finalmente consegui expandir o horizonte sobre essa dúvida..obrigado bàbá Mário..axé!!
EXCELENTE vídeo. Na casa que eu era aconteceu isso. Veio um Exu com o nome de Exu Dragão...o pai de santo não aceitou o nome e nem o médio...e hoje ele se chama Exu 7 Encruzilhada. O engraçado que foi assim como o Sr contou. Ele veio 2 x sem dizer o nome, disse Dragão e não foi aceito, passou 1 mês aí ele veio com nome de 7 Encruzilhada. Eu mesmo falava baixinho para ele...salve Exu Dragão ele dava risada....Axé Babá Mário.
Olá babá, meus respeitos, gostaria de te ver falando mais sobre as pomba giras, a grande dama dos seus caminhos também temos interesse em ouvir, por gentileza...
2 года назад+1
Bom dia. Esta nesse vídeo. ruclips.net/video/w-o9PN1xqhA/видео.html
bem como sempre muito boa tarde baba, eu como sempre agradeço suas palavras e seus ensinamentos, e a questao de nomes e incorporaçao realmente é complicado , eu ate demorei pra entender a incorporaçao e hj , a cada dia acrescento a alegria de estar presente na umbanda e poder contribuir com a mediunidade que me deram e ajudar a comunidade e aos que veem , em busca de uma resposta, na questao do dono ou dona da casa dar nome nao sabia, quando tive a honra de ter presente e receber as entidades , eles me deram os nomes ate gozado que meu exu mostrou o ponto e eu estava quase dormindo , o preto velho tb porem, um dia em sua casa em uma gira de preto velho ele me deu por intuiçao o seu real nome na terra, pois foi bonito , enfim , acompanho seus videos e com muita alegria aprendo cada vez mais , axe
@ so uma questao pro senhor por favor, quanto ao chefe da casa dando o nome da entidade, e se a entidade , nao aceite e queira o nome que ela tem , como fica , ou nao fica , tem que ser a regra da casa ou outra coisa , axe baba
Eu a um tempo atrás estava tão preocupado com isso, hoje em dia eu acho até engraçado e tenho certeza que minhas entidades também. Povo do terreiro, se apega tanto com isso e com incorporação, uma pessoa sempre me enchia o saco perguntando quem era minha POMBOGIRA, eu senti uma cutucada e uma impaciência e falei: é SIDAA kskssk nome dela é Sida, kskssk e não parei mais de rir.
Pode existir um caboclo mais evoluído do que o outro. Por exemplo na falange dos caboclos Pantera negra, pode existir um Pantera negra mais evoluído que outro caboclo Pantera negra? Grato!
2 года назад
Não seguimos a ideia darwinista de evolução em relação aos amigos espirituais.
Devido a essa sua tese, esse seria o motivo de hoje não vermos mais tantas variedades de exus e pomba gira como antigamente, e hoje maioria se resumir a Tranca Rua, Marabô, Tiriri, Sete Encruzilhadas, Maria Padilha e Mulambo?
Acho que aí é outra questão. Mais ligada a internet. Pq os médiuns antes mesmo dos guias se apresentarem, já vão pesquisar os nomes, e aí ficam com os mais populares na cabeça. Daí quando o espírito vem, quem você acha que eles vão querer incorporar? Óbvio, que os de nomes mais famosos. Por isso você vê hoje 500 padilhas e mulambos num mesmo terreiro rs
2 года назад+1
Sim, creio que sim.
2 года назад
@@claudiorax , este também é um motivo a ser levado em conta.
Bábà, uma dúvida: você disse que eles não usam o nome de encarnado. Já presenciei entidades que usam nomes "comuns" e se apresentam assim a vida inteira. Essas estão usando outros nomes, porém comuns, para se apresentar? Ou elas por algum motivo podem estar usando o nome de quando vivas?
Meu Exu se revelou a mim por sonho, não acreditei de início e então novamente ele disse quem era e se eu teimasse em não acreditar era para escrever em 07 papéis, 07 nomes de Exus e enrolasse os papéis e misturasse bem e depois retirasse um, esse iria confirmar. Foi dito e feito, o nome foi o mesmo que em sonho havia se revelado! Mas há um problema nisto tudo: Eu não sou do Terreiro, sou católico de nascença, mas há um outro problema nisto: Não consigo parar em religião alguma, já fui Budista por 10 anos, Mórmom por 06 meses, Candoblecista por dois anos, Umbandista por 01 ano... enfim, não consigo parar em religião nenhuma, porém, meu Exu e Pretos Velhos sempre estão me ajudando, me dando alguma ajuda ou orientação, menos nesta questão: Porque não consigo me identificar com religião alguma, porque mesmo na Umbanda ou Candomblé eu não consigo me identificar com casa alguma???? O senhor Babá Mario Filho, poderia me dar uma palavrinha sobre isto? Axé!
Não sei como o Sr. não tem mais inscritos, parece que detém muito conhecimento, queria muito frequentar o seu terreiro, mas sou de Minas. Por falar nisso, se alguém tiver algum terreiro de confiança em Belo Horizonte/Contagem para indicar.
Год назад+4
Infelizmente, Victor, conteúdos sérios sobre a afro-religiosidade são ignorados pelo grande público, que prefere consumir amenidades ou "receitas de ebós".
@ Compreendo, mas em questão dos agrados? " Oferendas".
2 года назад
@@jeandealmeida4495 , como explico em outro vídeo, não há necessidade de se fazer oferendas. No caso de quem não "incorpora", basta fazer uma oferenda genérica aos Caboclos, aos Pretos Velhos etc.
Isso é verdade, a Minha Maria Navalha não veio pra mim em um terreiro, ela é totalmente diferente do que dizem que é Maria Navalha, ela falou diferente em uma canalizado mediúnica, ela não gosta dessas vestimentas padrão, fiz uma consulta de búzios com um Babá e falou exatamente o que Navalha falou pra mim, cuide da sua cabeça não deixe ninguém mandar nos seus guias, uma tal "mãe de Santo" pediu até pra eu parar de dar ouvidos aos meus guias, sendo que eu os escuto desde infância e eles nunca deram nomes, agora estão dando nomes, mas não são NADA parecidos com os "guias educados" no terreiro, já apareceu meu Caboclo, que não deu nome, o Marinheiro que não deu nome, o erê que deu nome, A Mulambo não quis dar sobrenome quando perguntei Mulambo de que e ela não fala... Ninguém vai nomear eles, eles que vão se nomear pra mim... A Navalha ela não disse do que, ela se identificou e disse que não é Pombagira e sim Malandra, mas às vezes vem como PombaGira, mas a minha não é Pombagira ( ESSES ACONTECIMENTOS COMIGO SÃO DE UMA PESSOA QUE DESCONHECE POR HORA COMO FUNCIONA AS REGRAS RELIGIOSAS E É ENSINADA APENAS PELAS ENTIDADES)
3 месяца назад
Isso não está correto. Você precisa estar em um Terreiro. Desenvolvimento é feito em Terreiro.
Bàbá Mário, fiz uma consulta de búzios com o senhor há mais de um ano. Veio Òsányìn no jogo e disse para eu prestar a atenção na parte de intestino para baixo, procurar médico...
Fiquei em silêncio escutando, não disse nada...
Mas a verdade é que eu já tinha um problema, já havia retirado o útero há 8 anos atrás e fiz outra cirurgia nessa segunda-feira para levantar a bexiga e outros problemas que tive...
Também foi dito no jogo que sofri com muita injustiça por parte da minha família, fiquei em silêncio tbm...mas é a mais pura verdade...
Obara tbm veio e me disse que eu ia ter que ter muita paciência, verdade....
Os tempos não estão fáceis...
Obara tinha razão...estou tendo que ter muita paciência na minha vida porque as coisas não são fáceis...
Seu trabalho é sério!!
Muito Àse!
Obrigada!
Espero que se recupere completamente em breve.
Obrigado pela mensagem!
@onde fica o terreiro?
Babá Mário, e a questão das falanges, de acordo com o que ouvi e alguns livros que li, tive o entendimento que as entidades recebem os nomes por terem sido ajudados por alguma entidade depois da morte ou depois de ter ficado por algum tempo perdida, dai começam a integrar tais falanges e com o tempo começaram a trabalhar ajudando as pessoas nos terreiros por exemplo, esse pensamento faz sentido?
Desde já queria agradecer e dizer que seu conteúdo é de extrema primazia!
Axé 🙏
Não, não faz sentido, pois é uma adaptação do espiritismo.
@ obrigado pelo esclarecimento.
Eu sou totalmente leigo nas tradiçoes de terreiro e fico maravilhado com suas explicações, sérias e coerentes. Obg Babá....
Muito obrigado!
Uma vez em desdobramento sonhei com uma senhora que se apresentou como Vovó Geovana, fiquei confusa e não quis comentar com ninguém.
Axé!
Boa Tarde Babá Mário espero que esteja bem eu estou quando entrei para Corrente mediunica para mim nomes dos Guias Espirituais e Orixás, para mim nunca teve importância porque o que importava para mim era estar com todo ambiente Espiritual e toda a energia do lugar e me deparei com muitos médios que para eles era extremamente importante saber os nomes dos Orixás e Guias,alguns ficavam meios nervosos comigo por eles achavam que eu também tinha que procurar saber mas eu nunca me importei com a opinião alheia dez de muitos anos mas ouvindo seu vídeo me esclareceu muito obrigada por hoje Axé
Gratidão!
Deus lhe faça saúde com muitos anos de vida feliz e semeando sabedoria com felicidades!🙏🏻
Boa sorte 🍀 🕊🤍!
Ase o!
Show de bola! Excelente explicação, simples e direto ao conhecimento, porém, com muita profundidade para aqueles que estão se desenvolvendo e aqueles, que ainda pairam a dúvida a respeito do presente tema exposto!
Parabéns, grande Mestre Mário !
Que o "Pai Olorum" continue te abençoando e lhe protegendo sempre, bem como a sua amada família!
Obrigado, mais uma vez pelos seus ensinamentos.
Eu que agradeço sua mensagem, tão bonita.
Axé!!!
Babá Mário, grande Axé ao sr e a todos aos quais o sr chega com seus ensinamentos.
Fica 1 questão na preocupação com a segurança e confiança do médium em seu desenvolvimento;
Como fica esse médium?
Que ao invés da ligação fortalecida com seu guia com o tempo, através das giras etc.. a ponto dessa entidade transmitir ou expresssar a sua identificação ao médium corretamente, obtendo as confirmações da entidade chefe do Terreiro, estruturando assim sua própria confiança como médium, passa ao invés disso...
ter o nome das suas entidades revelada pelo dirigente ou Pai de Santo?
Aos meus olhos, atitude temerária, no que diz respeito ao médium em construção!!
Por favor Babá, aprofundemos sobre!!
Muito Axé!!
Não há muita novidade. É só ver como estão as coisas por aí.
Asé Babá. Eu desenvolvo o meu trabalho com o sr 7 facadas. Quando ele deu o nome eu não havia conhecido nem havia escutado ainda. Apesar de ser bem conhecido esse nome. Ele informou que nomes ou podem vir devido a influencia exteriores de outros mediuns, pela relação com a forma de trabalho ( ou seja como ja é conhecido o nome , usa esse nome para ser mais facil do medio compreender a area que esse medio sera mais propicio a trabalhar), tbm disse que em sua maioria as entidade dão nome por vaidade do medium e por isso existem nomes como rainha do inferno ou ter tanta Padilha. Que é isso mesmo é para conforto do medium.
Muito obrigado pelo relato.
Axé!
O terreiro onde frequento aconteceu algo parecido, no inicio o caboclo que eu iria desenvolver era Pena verde. com o passar do tempo, foi se apresentando outros como Suarí, Pena Preta, e seu Pantera Negra, que foi o motivo de hoje eu acompanhar seu canal Bàbá Mario, só tenho a agradecer pelos ensinamentos que tenho aqui com seus conteúdos, me ajuda bastante Axé.
Eu que agradeço.
Axé!
Axé Odára sempre pensei desta forma
muito axé belíssimo ensinamento
🙏🙌🙏
Axé!
Grata pelas explicações. Estu entrando na Umbanda
Disponha!
Bom dia
Aboru Aboye Abosise Baba
Obrigada por explicar tudo de maneira esclarecedora
Ogbo ato o.
Ase o!
Gratidão pela sua explicação.
Nunca incorporei, mais minha entidade veio atraves da minha mãe de santo, falou o nome e disse que era ele que me acompanhava. De la pra ca nunca incorporei, sinto toda a energia da giria, me emociono muita das vezes. Mas durante meu afazeres do dia a dia, ja conseguir compor muitas músicas a parte do nome que essa entidade se apresentou, atraves da minha mãe de santo.
Seu Quebra barreira.
Axé!
Bom dia! Assunto que me esclareceu muito. Àsé
Fico feliz!
Bàbá excelente vídeo, acho que essa vida cotidiana influência nessa idéia. Obrigado por mais uma orientação essencial. Axé 🙏🏻
Eu que agradeço!
Axé!
Babá, excelente vídeo, como sempre.
Poderia falar um pouco sobre o Sr. Asa Negra? Se houver está possibilidade, é claro.
Axé! Continue com o trabalho ímpar.
Muito obrigado.
Axé!
Gosto muito dos seus vídeos, são de uma coerência e embasamento gigantescos, que Deus permita que esse trabalho continue sendo realizado!!!
Muito obrigado!
Axé!!
Mais um excelente vídeo. Só compartilhando muito conhecimento é que poderemos desmistificar alguns equívocos e desmascarar os "trevosos" do RUclips
Muito obrigado!
Axé!
Como sempre vídeos muito claros e que explicitam sua visão de uma parte do mundo espiritual!
Obrigado.
Muito obrigada pelo ótimo video.
Eu que agradeço!
Axé!
Obrigada pelos ensinamentos
Eu que agradeço.
Vídeo excelente. Babá, gostaria de sugerir um vídeo com detalhes sobre Aruanda. Grato!
Aruanda é um local mítico.
Vem de Luanda, em Angola.
Que vídeo excelente! Muito útil e necessário, principalmente hoje em dia
Muito obrigado!
Não deixe de se inscrever em nosso Canal, curtir os vídeos e compartilhá-los, por favor.
Perfeito, como sempre. Saravá
Saravá!
Te fiz essa pergunta tempos atrás no seu Instagram, me respondeu com maestria e obrigado pelo vídeo, excelente
Eu que agradeço!
Axé!
Kolofé baba,gratidão pelo compartilhamento dos seus conhecimentos.axe
Eu que agradeço!
Axé!
Babá, maravilhosa aula, acho maravilhoso quando aborda esses assuntos, o cotidiano da comunidade do terreiro, em minha opinião é um espaço ainda cheio de arestas, que com suas explicações vai ajudando aos iniciados a perder o medo. Vejo por onde passei e onde hoje estou, que o medo de ter um nome ou falange diferente agregado a vergonha de se tornar uma chacota por parte da comunidade atrapalha significadamente. Mas depois desta explicação fica mais. Vou indicar a todos!
Muito obrigado, Fabio.
Pois é, os espaços comunitários devem ser agregadores.
Axé!
Obrigado mais uma vez pelo ensinamento axé.
Eu que agradeço!
Axé!
Saudações, Babá e grata, pelos esclarecimentos!!!
Eu que agradeço!
Como sempre ótima explicação... 🤩🙌🏻👏🏻
Muito obrigado.
Na na Umbanda Bantu-Ameríndio o nome não é dado por ninguém, mas é a própria entidade, no caso o Chefe de Cabeça, que dá seu nome, assim que risca seu ponto.
Em alguns casos é pedido que ele risque o simbolo de seu Ajuntó. A prova foi grande, pois não fazia ideia do que esperar na hora da Pemba, principalmente com relação ao Ajuntó, porque não fazia ideia do que se tratava; e, assim ele fez, sendo aceito por Pai José de Angola, que tomou conta dessa obrigação. Só pedi, sendo médium consciente, que ele fizesse o que tinha que fazer, porque eu não tinha noção do que se tratava. Claro que com os anos, fui aprendendo os significados e forças do ponto do meu Chefe de Cabeça. E é assim, na nossa casa, em toda obrigação na qual a entidade tem que riscar seu ponto e dar seu nome. Ela risca e conta a sua história, que tem que ter fundamento. Gratidão por viver esses momentos inesquecíveis.
Axé para todos!
Obrigado pela mensagem.
Axé!
Gratidão Professor!
Disponha!
É sempre muito satisfatório o conteúdo. Eu adoro a didática do senhor Mário.
Muito obrigado!
Excelente, Babá. Muito obrigado! Axé
Eu que agradeço!
Axé!
Muito interessante. O meu Exu é 7 estrelas do umbral e o nome refere a área de atuação. Levei bastante tempo para entender
Obrigado pelo comentário.
Excelente vídeo. Sorte nossa termos esses guias maravilhosos nos acompanhando e apoiando sempre. Axé!
Axé!
Este vídeo é muito importante gostei muito bela aula boa noite
Muito obrigado!
Bom dia! Vídeos sempre incríveis. Amooo!!!! A propósito, gostaria de dizer que após seu jogo maravilhoso a minha vida deu um giro de 360°. Muito obrigada pelos aconselhamentos. Olodumare te abençoe com vida longa.
Bom dia.
Axé!!
Tambem ouvi fizer que mtos nomes seriam como se fossem " titulos" de grupamento , exemplo: dos caveiras, das padilhas, dos sete flechas....porém, trabalho com uma moça que deu nome fora do corriqueiro e nao abriu mão... por fim, o próprio pai de santo falou é , esse e o nome dela mesmo...Senhorita Andaraí... até eu estranhei pois até onde sabia, é nome de um bairro de SP citado num samba...moro no MT. Mas, as pessoas estranham dizem que não conhecem... ela diz, tá conhendo agora. kkk. Parabéns pelas informações.
Axé!
Muito esclarecedor para quem está começando. Parabéns, ótimo vídeo!
Muito obrigado.
Axé!
Ótima explanação Babá!
Obrigado.
Muito bom!!! O senhor e maravilhoso,vida longa bàbá.
Axé!
Para nós!
Muito bom Babá!!!
Saravá Umbanda!!!
Saravá!!
Perfeito muito esclarecedor 👋👋👋👋👋👋🙏
Obrigado.
Parabéns pela explicação Babá
Muito obrigado!
Quanto bom senso...ganhou mais uma inscrita! Gratidão!
Seja bem vinda.
Muito esclarecedor 🙏 Grato!
Axé!
Obrigada pelo esclarecimento,muito bom os vídeos👏🏼👏🏼👏🏼
Eu que agradeço!
Boa !!
Já vou compartilhar nos grupos !!
#umbanda
#omoloko
#nomedeentidades
#exu
#caboclo
#pombagira
#pretovelho
#cigano
#baiano
#boiadeiro
#mariapadilha
#historiadeumbanda
#candomblé
#quimbanda
E seu livros babá , como está sendo vendidos ?? Só aí no terreiro ??
E como está o funcionamento do terreiro e como faz para ir ??
Boa tarde.
Obrigado pelo apoio.
Os livros estão sendo vendidos em vários sites: Amazon, Estante Virtual e no da própria editora: Escala.
Babá Mário excelente como sempre. Mojubá babá
Iba'se!
Muito obrigada. Muito esclarecedor.
Eu que agradeço.
Axé!
Ótimo vídeo muito esclarecedor.
Muito obrigado.
Sempre um conteúdo de excelente qualidade. Obrigado pelos ensinamentos Babá.
Eu que agradeço!
Axé!
Excelente..ótimo vídeo..sempre tive dúvidas relacionadas ao assunto e agora finalmente consegui expandir o horizonte sobre essa dúvida..obrigado bàbá Mário..axé!!
Eu que agradeço.
Axé!!
Parabéns Pai Mário! como sempre excelente explicação, como sempre explicação libertadora, parabéns!
Muito obrigado!
Obrigado pelo conteúdo,sarava
Saravá!
EXCELENTE vídeo.
Na casa que eu era aconteceu isso. Veio um Exu com o nome de Exu Dragão...o pai de santo não aceitou o nome e nem o médio...e hoje ele se chama Exu 7 Encruzilhada. O engraçado que foi assim como o Sr contou. Ele veio 2 x sem dizer o nome, disse Dragão e não foi aceito, passou 1 mês aí ele veio com nome de 7 Encruzilhada. Eu mesmo falava baixinho para ele...salve Exu Dragão ele dava risada....Axé Babá Mário.
Axé!
Olá babá, meus respeitos, gostaria de te ver falando mais sobre as pomba giras, a grande dama dos seus caminhos também temos interesse em ouvir, por gentileza...
Bom dia.
Esta nesse vídeo.
ruclips.net/video/w-o9PN1xqhA/видео.html
@ axé baba, muito obrigado 🙏🏼
Conteúdo muito bom, eu tinha dúvidas sobre o tema do vídeo, obrigado pelos ensinamentos!
Que bom que pude colaborar.
Axé.
Ótimo vídeo, sempre acrescentando no nosso aprendizado.
Obrigado.
Eu que agradeço!
Axé!
bem como sempre muito boa tarde baba, eu como sempre agradeço suas palavras e seus ensinamentos, e a questao de nomes e incorporaçao realmente é complicado , eu ate demorei pra entender a incorporaçao e hj , a cada dia acrescento a alegria de estar presente na umbanda e poder contribuir com a mediunidade que me deram e ajudar a comunidade e aos que veem , em busca de uma resposta, na questao do dono ou dona da casa dar nome nao sabia, quando tive a honra de ter presente e receber as entidades , eles me deram os nomes ate gozado que meu exu mostrou o ponto e eu estava quase dormindo , o preto velho tb porem, um dia em sua casa em uma gira de preto velho ele me deu por intuiçao o seu real nome na terra, pois foi bonito , enfim , acompanho seus videos e com muita alegria aprendo cada vez mais , axe
Muito obrigado, Ronni, por seu depoimento.
Axé!
@ so uma questao pro senhor por favor, quanto ao chefe da casa dando o nome da entidade, e se a entidade , nao aceite e queira o nome que ela tem , como fica , ou nao fica , tem que ser a regra da casa ou outra coisa , axe baba
Bom dia babá Mario, como sempre esclarecedor. Obrigado!
Eu que agradeço!
Axé!
Obrigada Babá Mário!
Eu que agradeço!
Axé!
Obrigado Babá pelos ensinamentos Asé Ô
Ase wa!
A bença Babá Mário!
Babá a entidade poderá mudar o nome dela ao longo do tempo?
Ògún nos abençoe.
Sim, pode.
Boa noite babá gostaria de ver um vídeo seu falando sobre Seu Zé Pelintra.
Obrigado pela sugestão!
Excelente vídeo!!!
👏👏👏👏
Muito obrigado.
parabéns babá mais um vídeo aula maravilhoso!!! parabéns 👏
Muito obrigado.
Axé!
Muito obrigada, precisava disso.
Que bom que pude colaborar.
Eu a um tempo atrás estava tão preocupado com isso, hoje em dia eu acho até engraçado e tenho certeza que minhas entidades também.
Povo do terreiro, se apega tanto com isso e com incorporação, uma pessoa sempre me enchia o saco perguntando quem era minha POMBOGIRA, eu senti uma cutucada e uma impaciência e falei: é SIDAA kskssk nome dela é Sida, kskssk e não parei mais de rir.
Obrigado pelo relato.
Axé!
Pode existir um caboclo mais evoluído do que o outro. Por exemplo na falange dos caboclos Pantera negra, pode existir um Pantera negra mais evoluído que outro caboclo Pantera negra? Grato!
Não seguimos a ideia darwinista de evolução em relação aos amigos espirituais.
Muito bom o vídeo!
Obrigado.
SEMPRE UM CALDO CULTURAL MUITO RICO.
Muito obrigado!
Ótimo baba seu vídeo.
Muito obrigado!
Devido a essa sua tese, esse seria o motivo de hoje não vermos mais tantas variedades de exus e pomba gira como antigamente, e hoje maioria se resumir a Tranca Rua, Marabô, Tiriri, Sete Encruzilhadas, Maria Padilha e Mulambo?
Acho que aí é outra questão. Mais ligada a internet. Pq os médiuns antes mesmo dos guias se apresentarem, já vão pesquisar os nomes, e aí ficam com os mais populares na cabeça. Daí quando o espírito vem, quem você acha que eles vão querer incorporar? Óbvio, que os de nomes mais famosos. Por isso você vê hoje 500 padilhas e mulambos num mesmo terreiro rs
Sim, creio que sim.
@@claudiorax , este também é um motivo a ser levado em conta.
Muito obrigado 😘
Eu que agradeço!
Bábà, uma dúvida: você disse que eles não usam o nome de encarnado. Já presenciei entidades que usam nomes "comuns" e se apresentam assim a vida inteira. Essas estão usando outros nomes, porém comuns, para se apresentar? Ou elas por algum motivo podem estar usando o nome de quando vivas?
Este lugar é exceção.
Muito interessante!
Obrigado.
Meu Exu se revelou a mim por sonho, não acreditei de início e então novamente ele disse quem era e se eu teimasse em não acreditar era para escrever em 07 papéis, 07 nomes de Exus e enrolasse os papéis e misturasse bem e depois retirasse um, esse iria confirmar.
Foi dito e feito, o nome foi o mesmo que em sonho havia se revelado!
Mas há um problema nisto tudo:
Eu não sou do Terreiro, sou católico de nascença, mas há um outro problema nisto:
Não consigo parar em religião alguma, já fui Budista por 10 anos, Mórmom por 06 meses, Candoblecista por dois anos, Umbandista por 01 ano... enfim, não consigo parar em religião nenhuma, porém, meu Exu e Pretos Velhos sempre estão me ajudando, me dando alguma ajuda ou orientação, menos nesta questão: Porque não consigo me identificar com religião alguma, porque mesmo na Umbanda ou Candomblé eu não consigo me identificar com casa alguma????
O senhor Babá Mario Filho, poderia me dar uma palavrinha sobre isto?
Axé!
Axé!
Não sei como o Sr. não tem mais inscritos, parece que detém muito conhecimento, queria muito frequentar o seu terreiro, mas sou de Minas. Por falar nisso, se alguém tiver algum terreiro de confiança em Belo Horizonte/Contagem para indicar.
Infelizmente, Victor, conteúdos sérios sobre a afro-religiosidade são ignorados pelo grande público, que prefere consumir amenidades ou "receitas de ebós".
mas quando eu encorporei pela primeira vez nunca tinha visto ninguém encorporado. e minha cabocla bradou e fazia sinais de soltar flechas.
Como explico em detalhes, no vídeo, sua Cabocla se adaptou às normas da Casa.
🙌🙏 axé o
Eu que agradeço!
seus vídeos são maravilhosos porém o RUclips nunca me informa quando são lançados .
Que pena!
Endereço por favor
Avenida Zumkeller, 973, Alto do Mandaqui, São Paulo, SP.
Top meu bravo Sr!
Muito obrigado!
Ótimo video
Obrigado.
Fico muito curiso como e a relação policia militar e religiões africanas.
É só assistir a esses vídeos:
ruclips.net/video/qPHvPB-A2As/видео.html
globoplay.globo.com/v/9681959/
@ Muito obrigado
Babá Mário, motumbá.
Como ficará às entidades do Ogan? Quem dará o nome?
Abraços
Bem, em princípio o Ogã não precisaria saber, pois não incorpora.
@ Compreendo, mas em questão dos agrados? " Oferendas".
@@jeandealmeida4495 , como explico em outro vídeo, não há necessidade de se fazer oferendas. No caso de quem não "incorpora", basta fazer uma oferenda genérica aos Caboclos, aos Pretos Velhos etc.
@ Muito agradecido pelas orientações.
Valeu!
👍🏾👍🏾
Bom dia!
Boa tarde.
🙏🙏🙏
Axé!
Fala da linha dos 7
Não entendi.
@ a Falange dos 7. Dona 7 ....sr 7....
Bom dia! Não pode querer transformar o mundo espiritual na dinâmica do neoliberalismo. Obrigado Baba⚔️🤗
Eu que agradeço!
Axé!
Aseoo!
Ase wa!
Isso é verdade, a Minha Maria Navalha não veio pra mim em um terreiro, ela é totalmente diferente do que dizem que é Maria Navalha, ela falou diferente em uma canalizado mediúnica, ela não gosta dessas vestimentas padrão, fiz uma consulta de búzios com um Babá e falou exatamente o que Navalha falou pra mim, cuide da sua cabeça não deixe ninguém mandar nos seus guias, uma tal "mãe de Santo" pediu até pra eu parar de dar ouvidos aos meus guias, sendo que eu os escuto desde infância e eles nunca deram nomes, agora estão dando nomes, mas não são NADA parecidos com os "guias educados" no terreiro, já apareceu meu Caboclo, que não deu nome, o Marinheiro que não deu nome, o erê que deu nome, A Mulambo não quis dar sobrenome quando perguntei Mulambo de que e ela não fala... Ninguém vai nomear eles, eles que vão se nomear pra mim... A Navalha ela não disse do que, ela se identificou e disse que não é Pombagira e sim Malandra, mas às vezes vem como PombaGira, mas a minha não é Pombagira ( ESSES ACONTECIMENTOS COMIGO SÃO DE UMA PESSOA QUE DESCONHECE POR HORA COMO FUNCIONA AS REGRAS RELIGIOSAS E É ENSINADA APENAS PELAS ENTIDADES)
Isso não está correto.
Você precisa estar em um Terreiro.
Desenvolvimento é feito em Terreiro.
Baba Mário...fora a importância de seus conteúdos religiosos esse "fora bolsonaro" matou a pau!!!
Muito obrigado!
Axé!
Muito interessante!
Axé!