O Bruno Porciuncula faz um bom lembrete. O futebol do final dos anos 80 e começo dos anos 90 estava tão defensivista que a Fifa mudou algumas regras no jogo para promover o ataque. A vitória passou a valer 3 pontos (valia 2, só na Inglaterra que já usavam 3), o goleiro foi proibido de pegar bola recuada com a mão (antes podia, e imagina como usavam isso para fazer cera) e o atacante que estava na mesma linha do penúltimo defensor adversário não estava mais impedido (antes, mesma linha era impedimento).
Falando nisso, o que você acha do empate em 0x0 valer zero pontos? Não tornaria o esporte mais pra frente e coibiria a "estacionagem de onibus" de times tecnicamente menores?
Oi Ubiratan, tudo bem? A única coisa é que a falta no Branco não existiu, ele cavou a falta e antes ele tinha feito falta no jogador da Holanda!!! Abraço!!!
Havia um jogador chamado Luiz Henrique que foi revelado pelo Bahia e depois não vingou no Palmeiras. O Luiz Henrique chegou a ser titular da seleção na época do Falcão e em amistosos em 92 e 93 e era cotado como nome certo para a copa de 1994
Atualmente só assisto o De Placa, o resto é gritaria e palhaçada. O Jogo Aberto parece um circo. O Jovem Pan é um tentando falar mais alto que o outro. O da Fox não dá pra ouvir ninguém. E o da SportTv é muito coxinha.
@@Fuema1990 Jogo aberto eu gostava muito antes, mas agora eu desgostei, só fala de futebol paulista, e parece realmente um circo. SportTV é coxinha mesmo!
Rapaz. Não era tão retrancada assim. Leonardo e Jorginho avançavam tanto que o técnico da Holanda na época entendia que o Brasil na prática jogava um 4 - 2 - 4 quando tinha a posse de bola.
@@solitude9984 não sei, hoje as coisas mudaram o povo brasileiro tem mais acesso a várias coisas inclusive a oportunidade de assistir esporte 24 horas por dia
A conquista mais festejada foi a de 58.O PRIMEIRO título.Ali o Brasil deixou de ser "vira-lata" no futebol, éramos os melhores do mundo pela primeira vez.Sensação única. Fora 58, foi a de 94, sem dúvida.... 24 anos sem ganhar uma Copa (e com times ÓTIMOS como 78, 82 e 86, isso que doia mais,o Brasil era sempre favorito mais acaba caindo fora)
Não concordo quando Ubira diz que ele foi apenas bom jogador, pelo menos nos jogos que vi dele na deleção ele jogava demais, nenhum absurdo a comparação com Redondo.
O Dunga, tecnicamente tinha muito recurso- Certeiro nos passes, cobrava faltas também/ Marcava muito / Ele era nosso segundo volante - quase um meia / Seu futebol é muito injustiçado até hoje!
Foi a primeira copa que assisti e comemorei bastante na rua, estávamos de luto ainda pelo passamento do Senna e teve a morte do Denner também e não posso esquecer da lendária figurinha do Palhinha no álbum da copa de 94 e do guia da Placar na época.
O conteúdo do Livro, o repertório dele é muito bom, só acho q ele precisa falar com mais calma, mais natural, ele claramente é uma pessoa tímida. Mas neste meio q só tem fanfarrão falando groselha, o Livro é um respiro muito bem vindo
@@sandorveras3911 Você viu a Copa de 2014, por acaso ? Nem falo do 7x1, falo da Copa inteira.AQUELE time do Brasil foi o mais patético que já existiu.Um bando de cabeça de bagre, sem controle emocional, que chora porque ganhou nos penaltis do CHILE (kkkkkkkkkkkkkkkk).O time de 94 massacraria o de 2014 (só na parte emocional, já entraríamos em campo vencendo aquele bando de mocinha, e depois o Romario cuidaria do resto).
A seleção brasileira quase perdeu a copa de 94 , o jogo foi para a prorrogação e depois pênaltis e pênaltis é loteria. Lembrando que o Roberto Baggio estava lesionado.
@@luisantoniofelipedesousa7055 Se não existe.Loteria e o caralho, vai bater ferrado pra ver.Alias vc mesmo deu esse argumento do Baggio.Lembrando que 2002 Ronaldo estava baqueado e venceu.
Eu me lembro bem daquela época. Grande dessa injustiça contra o título de 94 é por conta da birra, de picuinhas que a imprensa de São Paulo tinha contra a seleção. Flávio Prado, Milton Neves, Juca Kfouri e outros adoravam esculhambar o time e o Parreira que não titularizou o time com a base do São Paulo campeão do mundo em 92 e 94. Os caras queriam 9 jogadores do São Paulo como titulares + Bebeto e Romário na frente e só. Havia também um grande choque de egos entre imprensa do Rio e São Paulo, cada um criticava os jogadores do estado oposto e jogavam os jogadores contra a torcida
Ubira o vídeo que fizeste foi bem abrangente além da nostalgia de uma conquista! Depois do que você e o Vitor Sérgio Rodrigues explicaram que o futebol da geração do tetra era dado como feio em razão do que se jogava de modo geral. O time do tetra se pensarmos por beleza de jeito de jogar realmente tem o futebol mais feio. Mas se o pensamento for a importância da conquista para além do título. Tem mais importância que o pessoal do penta ao dar visibilidade de mercado para os nossos jogadores serem mais cobiçados pelos mercados italiano, espanhol, japonês e inglês. A coletividade era bem maior e era uma equipe mais focada diante daquela zica de 24 anos sem títulos em copas do mundo. Bebeto e Romário principalmente apesar de serem as maiores estrelas contaram com o esforço dos demais. Tempo que a roubalheira da CBF não respingava muito se comprararmos com a força de hoje. Mesmo com o tabu da época. Acompanho copa desde 1994 e essa foi a que mais festejei.
O Brasil de 1994 fazia-me lembrar a Argentina de 1986. Em campo, equipas taticamente rigorosas, que, no ataque, davam para o astro resolver, com a ajuda de 2 fieis escudeiros. Ainda por cima, 2 equipas cujos adeptos, no início da competição, não estavam muito crentes. Certo que o Brasil de 1994 não dependia assim tanto do astro como a Argentina de 1986: Romário e Bebeto complementavam-se mais, eram mais parecidos a jogar que Maradona e Valdano (o típico ponta de lança, que deixava mais liberdade para Maradona), as raras ocasiões que Romário não resolveu foram resolvidas por Bebeto (vide o jogo contra EUA, em Stanford, num estádio completamente aberto, sem cobertura, num calor imenso). Bebeto que também faz um grande jogo contra a Holanda em Orlando, tremendamente inspirado pelo nascimento do filho Matheus (que hoje em dia joga no Vitória de Guimarães, em Portugal).
Conhecendo agora o canal, simplesmente espetacular! Acompanho futebol assiduamente desde 1987 e digo com convicção que você é brilhante, retrata com perfeição uma época que vivi. Finalmente alguém disse o que sempre senti, tava na cara desde o início que seríamos campeões. Embora longe de ser brilhante, o time era muito dominante.
em 94 eu tinha 11 anos e eu so via os mais velhos dizer que o brasil ja foi campeao e eu achava que o brasil nunca mais seria,mas quando vi o brasil ser campeao chorei muito de tanta alegria
Concordo em quase tudo. Hoje, porém, correndo o risco de cair em anacronismos e mesmo ser traído pela memória. Penso que o Parreira poderia ter aproveitado mais o futebol jogado por Palmeiras e São Paulo ao longo daquele ciclo. Eram dois timaços. Ambos estavam entre os melhores times do mundo e quiçá em alguns momentos foram os dois melhores times do mundo à época.
O destino ajudou o Parreira a zaga titular era Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, envelhecida....... Contusões tiraram os dois..... Assumiu Aldair e Márcio Santos e acertaram a zaga
eu vejo o dunga como um jogador muito mais importante do que o romario naquela copa, ele foi um CAPITÃO. romario fez gols e foi o artilheiro ? sim, era a função dele, mas o dunga botou vontade naquele time de ganhar custe o que custasse. e o mais importante, o brasileiro precisa entender uma coisa que os italianos entendem bem e os argentinos estão longe de aprender. copa é pra ser jogada de maneira miserável, feia, mendigando mesmo. é uma disputa feita em final de temporada, todo mundo cansado, lesões sucessivas, é a pura lei da sobrevivencia usando o minimo de recursos. a italia tem essa percepção, de se classificar no sufoco, jogando o minimo necessario, se classificar em terceiro do grupo quando tinha essa vaga. e exatamente o contrario do que faz a argentina que larga a fase de grupo goleando e gastando fisico dos jogadores.
Bira ... parabéns pelo video. Tudo o que voce falou eu concordo e também já tinha pensado muitas vezes antes. Ninguém na mídia fala que o Brasil dominou o meio campo em todos os jogos. Talvez perdeu um pouco controle contra a Holanda .. mas só. Um tipo de tiki taka que todo mundo babou com o Barcelona. Mesmo com um meio de campo limitado em criatividade, o Brasil criou muitas chances de gol naquela Copa. O Romário perdeu vários gols que não deveria ter perdido. Faltou dizer que o Dunga fez muitos passes em profundidade e lançamentos / invertidas de jogo que foram brilhantes. Não era um mero destruidor de jogadas. O passe dele era um tanto quanto refinado. Uma parte do jogo dele que as pessoas não lembram.
C falou uma coisa que eu sempre achei também: Aquele time de 94 poderia não ser brilhante mas a gente sempre tinha a certeza de que iria ganhar o jogo, eu pelo menos achava isso vendo os jogos
Podia fazer um vídeo sobre a seleção da Colômbia que disputou a copa de 94, antes da copa a Colômbia era considerada uma das favoritas ao título , nas eliminatórias fez 5 x 0 na Argentina em Buenos Aires e depois conseguiu uma série de bons resultados nos amistosos antes da copa contra seleções e clubes (chegou a jogar contra o Palmeiras e Milan...). Na época a Colômbia jogava um futebol muito bonito para o padrão predominantemente defensivo, tinha jogadores muito habilidosos (Valderrama, Asprilla, Rincón e Valencia), mas era também um time muito displicente e quando chegou na copa isso custou não só a eliminação precoce como a vida do zagueiro Escobar que foi assassinado na Colômbia depois da copa devido ao gol contra que fez no jogo contra os Estados Unidos,
Em 90 eu concordo, mas em 94 nem tanto, não acho que tenha sido displicência, em 94 a Colômbia ainda estava vivendo uma onde de violência enorme e os narcotraficantes tocaram o terror nos jogadores, isso afetou negativamente o clima da equipe, e o resultado... Todos sabemos.
Não dá pra ignorar é a campanha que o pessoal da Band fez contra alguns jogadores e contra o parreira, algum dia alguém vai ter que falar sobre , Gerson, Rivelino, Juarez Soares, batiam duro , tanto que quando a seleção voltou a CBF caçou esses caras ,pediu a cabeça de meio mundo , tem que falar a verdade, eles tinham alguma coisa contra aquela seleção e fizeram uma campanha forte pra queimar o time antes e durante a copa, depois tiveram que engolir, parafraseando o Zagallo,vai dizer que vc não viu?
A questão que o Ubira não falou foi sobre o dopping do Maradona...se a Argentina continuasse com Maradona, poderia ter ameaçado o título do Brasil? Eles estavam jogando muito bem os dois primeiros jogos.
A impressão que dava era que era impossível fazer gol no Brasil. O único apagão foi contra a Holanda quando o jogo já estava 2 a 0 pro Brasil. O resto dos jogos o Brasil cozinhava até ficar no ponto e ia pro abraço.
Concordo Ubira..A seleção de 94 fez por merecer o título em todos os jogos daquela copa.O Brasil jogou com Alma, coração e sangue.So acho injusto falarem que o título só veio graças ao chute do Bagio para fora.Discordo..O título veio graças a defesa do Taffarel no chute do Massaro e o terceiro gol do Dunga.isto nocauteado a Itália provocando o chute do Bagio para fora.Outra injustiça disserem que o Romário ganhou sozinho.Isto no futebol não existe por ser um esporte coletivo..O Brasil ganhou pq tinha conjunto todos jogaram e se ajudaram..Bebeto..Rai..Branco tbm marcaram seus gols..As defesas do Taffarel na copa toda..Os desarmes do Dunga..Entao Vamos dar méritos para a equipe toda que fez por merecer.
Puxa vida! Que legal, quantas lembranças, até do Zinho enceradeira, kkk Gostaria de aproveitar esse vídeo e lembrar um fato curioso, você citou que os EUA estavam empolgados no jogo contra o Brasil, e é verdade até porque esse jogo foi em um 4 de Julho, dia da independência, então encararam aquele jogo como uma luta patriótica, foi muito interessante aquele jogo. E o Brasil marcava seus gols de vitórias, faltando pouco pra acabar o jogo (10/15 minutos no máximo), e tínhamos muito trauma de disputa de pênaltis (devido à derrota pra França em 86), então era sufoco acompanhar aqueles jogos, kkk Mas muito legal suas lembranças e seu vídeo Ubira Parabéns! 👏👏👏
Não foi só o Galvão que gritou "faz, Bebeto,faz Bebeto!!" naquele gol... o Brasil INTEIRO deve ter gritado junto, aquele jogo foi complicadíssimo e aquele gol do Bebeto foi uma sensação de alívio e alegria quase tão grande quanto dias depois, nos penaltis da final.Puta merda, acho que nunca gritei TANTO em um gol na minha vida como naquele 1x0 contra os EUA.Jogar com 10 desde o primeiro tempo , na casa dos americanos, num dia 4 de Julho é algo muito, muuuuuuuuito foda. Adoro ver esse gol no RUclips, é muito emocionante até hoje.
@@RoChede Verdade! Aquele gol também gritei muito kkkk, só gritei pouco no gol do Romário na semi contra a Suécia, um baixinho de 1,65 m fazendo gol de cabeça no meio dos vikings de quase 1,90 m, kkkk precisei de uns 5 segundos pra acreditar kkk
Naquela época, o futebol praticado por seleções nacionais não era vistoso. Porém, a comparação, com futebol apresentado pela seleção brasileira, era feita com times nacionais que, além de apresentarem um futebol empolgante, eram vitoriosos, como o São Paulo do Telê e o Palmeiras do Luxemburgo.
Minha seleção preferida. Claro que tem muito da memória afetiva, pois tinhas 12 anos na época e começava a entender mais o futebol. Eu comemorei mais o gol do Branco contra a Holanda do que o título, pois ali meu pai já estava achando que seríamos eliminados de novo.
Duas correções: 1 - O Branco perdeu a posição pro Leonardo não por ser contestado e sim por contusão, contusão essa que quase o tirou da Copa; 2 - A Zaga original não era pra ser Mozer e Ricardo Gomes, e sim Ricardo Rocha e Ricardo Gomes. O Mozer foi como reserva do Rocha no lugar do Aldair, foi com o corte dele (por questões médicas) que o Aldair acabou convocado.
Acho que seria Ricardo e Ricardo e Mozer e aldair no banco, não? Primeiro corte do Mozer e chama o MS pro banco. Depois, lesão dos Ricardos. A dupla reserva assume, Rocha vai pela liderança, e Ronaldão é chamado pra vaga do Gomes.
Pelo que eu me lembro antes da copa a dupla era Mozer e Ricardo Gomes, e na reserva Marcio Santos E Ricardo Rocha. Ai Mozer Saiu veio o Aldair e depois Ricardo Gomes e veio Ronaldão. Pelo que eu me lembro tbm Antonio Carlos e Valber estavam na frente do Ronaldão pra serem convocados , mas um mes antes da copa um quebrou o cara do outro
Queria mt ter os jogadores de hj com as mesmas características de 94... Era quase que ctz que seríamos campeões. Viva a seleção de 94, uma copa memorável que tbm eu tinha ctz que era a copa que o Brasil ñ perderia de jeito nenhum, eu tinha apenas 12 anos naquela época e me lembro de mais de como aquele time era tão aplicado taticamente, muito bem montado... Na vdd montado ñ pra dá show, mas pra ser campeão!!
Bulgária, Romênia e Colômbia acho que foram os que mostraram o futebol mais agradável. O Brasil não tinha espaço pra jogar bonito nessa Copa depois da Copa de 90, era muita pressão pra vencer.
Graças à Deus estava consciente da minha existência aos 6 anos de idade e pude assistir essa copa maravilhosa. Lembro de tudo. O time era direto e eficiente mas não jogava feio não.
Com td respeito ao Zinho que foi um grande jogador, não da pra colocar na msm prateleira do Iniesta. Sou santista, me lembro da final do Mundial em 2011, o Iniesta ficava passeando com a bola no pés e ngm conseguia desarmar ele
É sério q ele quis comparar zinho com INIESTA? cara iniesta tinha uma previsão e uma velocidade de passe e ascendência que o Zinho nunca teve. Da pra citar 30 jogadores entre o Iniesta e o Zinho kkkkk é uma diferença abismal
@@BocaoZ O Santos era campeão da América, melhor time Sul americano, a questão é que aquele Barcelona era uma máquina, principalmente com Xavi e Iniesta no meio e Messi no ataque
A copa de 94 foi foda, primeiro porque ganhamos depois de 24 anos. E fora que perdemos alguns meses antes Senna que era um ídolo icônico, então foi ferrado ganhamos e colocamos tudo para fora o sofrimento por não ganhar a anos e por perder o Senna.
1994 eu tinha dezesseis anos!!! lembro de tudo isso!!!! tempo bom., nao volta mais!!!! coleciono camisas antigas ,e tenho as duas camisas originais da umbro das ELEMINATORIAS., do brasil, quando foram pra copa ja era outro tipo de camisa da umbro 94!!!
Se o Brasil tivesse vencido sobrando talvez não seria tão celebrado quanto é essa conquista. Final decidida nos penaltis, nada pode ser mais emocionante.
O 6x0 na Bolívia no Recife ficou marcado pela Seleção entrando de mãos dadas. Foi meio que uma marca dessa geração. Lembro que foi meio que considerado o gatilho pra virada que o time teve, já que tava meio capenga e depois disso goleou e ainda ganhou a Copa.
Cara, adoro seus videos e o seu conteúdo. Sensacional, rico em detalhes e muito informativo. Faz a gente pensar. Eu sei que você faz tudo muito rápido e deve gravar no celular ou na camera e quase que subir o video cru, mas eu ouço os videos geralmente como um podcast, com fone de ouvido e o áudio não é exatamente Mono, mas o som sai alto em um lado e muito baixo em outro, o que causa um encomodo na hora de assistir. Sei lá. É só um feedback pra tentar ajudar a melhorar a qualidade. Abraços!
Muito bacana a análise, me lembro bem dessa copa e desse período de dúvidas sobre a seleção. Acho que só faltou citar a campanha da copa América de 93, na qual o Brasil foi eliminado nas oitavas pela Argentina. Foi uma campanha que fez o Parreira ser muito contestado mesmo sendo um time de jogadores que atuavam no Brasil.
Bira, apesar das partidas realizadas no meio da tarde, em pleno verão americano, o nível da Copa de 1994 foi melhor que as péssimas Copa de 90 e tb a de 2010, para mim as piores da História, e perto do que temos hj, a Seleção Tetracampeã era um timaço, e que tinha muita pressão por conta da fila de títulos, a valorização, mesmo que tardia, é muito justa, parabéns aos jogadores e a Comissão Técnica, e somente à eles...
salve! interessante o comentário... porque você acha a copa de 2010 tao ruim? Tinham excelentes equipes... na minha opinião a copa de 2018 teve menos craques e boas selecoes do que 2010
Então Daniel, ao meu ver, as equipes de 2010 eram boas, mas as equipes sofreram com muitas contusões e o nível técnico foi bem ruim, na minha opinião, a Espanha foi uma campeã supervalorizada pela imprensa em geral...
@@kauaazevedo125 Acho que foi uma boa copa sim, especialmente no argentina e frança, mas não vi nenhum desempenho espetacular... acho que a espanha de 2010 teria ganhado essa copa entende? é dificil comparar épocas diferentes, mas foi o que eu pensei
Se todo mundo desse suas opiniões sobre tudo na vida com a serenidade e humildade (sem tirar a assertividade) do Livro, nós viveríamos em lugar melhor....
Vale registrar que foi em Recife, em 1993 contra a Bolívia, que nasceu aquele gesto de entrar de mãos dadas em campo. O Brasil vinha ao tropeços nas eliminatórias, devendo uma grande participação e mais uma vez a torcida pernambucana abraçou a seleção brasileira e a vitória por 6x0 marcou um ponto de virada para a nossa classificação. Eu estive no jogo anterior, no Morumbi, quando ganhamos do Equador por 2x0 e lembro que vaiamos demais a seleção. O estádio inteiro pedia o Telê Santana.
O que se criticava na época eram os demasiados toques laterais, segurando bola a troco de nada. As vezes com 5, 10 minutos sem uma tentativa de ir à área adversária. Mas qdo a Espanha jogou assim 15 anos depois todos acharam lindo. (edit: óóó, vc mencionou!! 12:29.. cara, é bom ver vídeo de gente que entende) Só que é bem verdade também, que aquela Seleção não deu tudo o que podia. Com a saída do Parreira, o Zagallo transformou aquele time em puro ataque. Quando a Seleção A jogava, era certeza de goleada. 98 foi um detalhe, o Zagallo era foda.
Oque eu mais lembro dessa época era que todo jogo ou a Maioria deles o povo pedia Romário , e o Parreira e Zagallo teimoso não chamava o baixinho e o Brasil inteiro P com isso 😂😂😂😂 se tivesse convocado o Romário des do início das eliminatórias tinha sido bem mais fácil se classificar , muita gente diz que o Romário era marrento , arrogante , individualista e etc mais ele falava uma coisa e vazia , nessa copa ele disse que ia ganhar a copa e se fosse eliminado era pra cobrar dele foi lá e fez oque disse , nunca que vamos ver o Adulto Ney fazer o mesmo e ainda dizem que o Adulto Ney é o melhor depois de Pelé faz me rir 😂😂😂😂😂😂
A seleção de 94 é injustiçada em diversas maneiras , o problema maior foi que se analisarmos aquela convocação de 94 ela era muito questionável em diversos setores do time que era visível especialmente no meio campo e eu vejo que vários jogadores não tiveram nenhuma chance como Edmundo ,ou Marcelinho por exemplo, vários jogadores que foram injustiçados pela CBF aí sim. Eu vejo que aquela seleção de 94 é injustiçada quando se diz que Romário e Bebeto ganharam a copa sozinhos , essa foi uma maldade grande . O Brasil tinha uma defesa sólida com Tafarel no gol e Aldair um grande xerife , com Mauro Silva que foi talvez o maior camisa 5 que eu vi jogar em minha opinião, tinha também Dunga que pode se falar o que quiser mas com ele não existia bola perdida e chegava duro não aliviava brigava o tempo inteiro e tinha muita qualidade no passe , Mazinho era diferenciado e corria o campo inteiro assim como Zinho que era muito tático e dava equilíbrio encostando nos atacantes ou recuando entre os volantes, além de ter boa visão de jogo. O Brasil era muito bom mas poderia ter sido muito melhor com outras opções apesar de ter ganho não foi um futebol que agradou
Sim no meio campo tinha jogadores que já mereciam ter ido,são eles Antonio Carlos do Palmeiras Roberto Carlos do Palmeiras Rivaldo até o período da Copa 1994 estava no Corinthians,depois foi para o Palmeiras após a Copa Marcelinho Carioca do Corinthians Palhinha do São Paulo No ataque ficaram de fora Edmundo e Evair do Palmeiras Por favor não é bairrismo kkk me báseio na época,mais se você lembrar de outros que ficaram de fora nessa Copa,vamos comentar
No papel, a Itália tinha o melhor time, mas não funcionou, e na final o time estava morto em campo, cheio de contusões e suspensões. O Brasil foi o time que fez tudo direito, sofria um pouco, mas jogava com segurança. Era um bom time sim, e era uma equipe valente.
Os melhores sistemas defensivos que percebi foram dois, coincidentemente com o Parreira: em clubes foi no Flu/brasileirão de 1984, tanto que nos dois jogos finais, contra o melhor ataque(e artilheiro)do campeonato nao tomou nenhum gol; e em seleções foi o sistema defensivo de 1994, onde sentia muita segurança, e raramente Brasil corria muitos perigos, talvez com exceção naquele " apagão" em parte do segundo tempo contra a Holanda,até que o Branco fizesse aquele golaço de falta .
O futebol era diferente, o Tite não é o único que faz isso. Se você reparar até na seleção do Uruguai que possui uma das melhores duplas de ataque do mundo, Cavani e Suarez voltam pra marcar, principalmente o Cavani.
@@solitude9984 engraçado que na Europa é normal atacante fechar a marcação e dar bote em volante aí como é na Europa é futebol moderno, Brasil faz o mesmo é retranca Famosa e eterna sindrome do rato vira lata hein pqp
As vezes os deuses do futebol conspiram para sermos campeões. No jogo mais duro da copa, contra a Holanda, Branco faz um gol antológico de falta. Justamente o reserva do Leonardo, que foi expulso nas oitavas. Espero que nesse ano tenhamos essa sorte.
O Bruno Porciuncula faz um bom lembrete. O futebol do final dos anos 80 e começo dos anos 90 estava tão defensivista que a Fifa mudou algumas regras no jogo para promover o ataque. A vitória passou a valer 3 pontos (valia 2, só na Inglaterra que já usavam 3), o goleiro foi proibido de pegar bola recuada com a mão (antes podia, e imagina como usavam isso para fazer cera) e o atacante que estava na mesma linha do penúltimo defensor adversário não estava mais impedido (antes, mesma linha era impedimento).
O mítico Balípodo deixou um baita legado.
Falando nisso, o que você acha do empate em 0x0 valer zero pontos? Não tornaria o esporte mais pra frente e coibiria a "estacionagem de onibus" de times tecnicamente menores?
@@cilonrs Já foi usado algumas vezes. Não gosto.
Oi Ubiratan, tudo bem? A única coisa é que a falta no Branco não existiu, ele cavou a falta e antes ele tinha feito falta no jogador da Holanda!!! Abraço!!!
Havia um jogador chamado Luiz Henrique que foi revelado pelo Bahia e depois não vingou no Palmeiras. O Luiz Henrique chegou a ser titular da seleção na época do Falcão e em amistosos em 92 e 93 e era cotado como nome certo para a copa de 1994
O dia que alguém me provar que perder é melhor que ganhar eu juro que paro de assistir futebol. Viva 94!!!
*concordo 100%..o time de 94 pode não ter sido as mil maravilhas,mas os caras tinham amor a camisa,e sabiam o que queriam*
Time de 82 a defesa era no máximo razoável. Quando não, uma pocaria tomoi gol em quase todos os jogos, menos contra a fraca Nova Zelândia
@@marinhomarinho4197 nova zelandia de 82 seria um timasso hoje
Justo, só o amargurado do Sócrates acha que ser um perdedor maravilhoso é melhor que ser vencedor.
Concordo com você !
O objetivo principal era ser campeão, e não dar espetáculo !
O futebol bonito era uma consequência,mas não a prioridade !!
Eu substitui aqueles programas de gritaria da tv aberta e fechada pelos videos do livro, muito mais conteúdo, obrigado pelos videos!
Atualmente só assisto o De Placa, o resto é gritaria e palhaçada.
O Jogo Aberto parece um circo.
O Jovem Pan é um tentando falar mais alto que o outro.
O da Fox não dá pra ouvir ninguém.
E o da SportTv é muito coxinha.
@@Fuema1990 vc resumiu muito bem o que eu penso
Melhores programas de debate futebolístico é da ESPN. Linha de Passe e Bate-bola Debate.
@@ericjonathan1542 quando o Livro está fazendo participação nos programas da ESPN o nível fica melhor do que já é.
@@Fuema1990 Jogo aberto eu gostava muito antes, mas agora eu desgostei, só fala de futebol paulista, e parece realmente um circo.
SportTV é coxinha mesmo!
A seleção de 94 foi formada pra ganhar a Copa e ponto. Uma equipe compacta e com Bebeto e Romário jogando o fino da bola. Isso o que importa.
Seleção de 94 ganhou na raça.
Tbm acho, time bom é o que ganha e ponto final, é muuito difícil ser campeão.
Não só na raça, o talento individual da dupla de ataque fez muita diferença.
@@michelperes4366 Concordo! Nome não ganha jogo e 94 foi exemplo disso!
Rapaz. Não era tão retrancada assim. Leonardo e Jorginho avançavam tanto que o técnico da Holanda na época entendia que o Brasil na prática jogava um 4 - 2 - 4 quando tinha a posse de bola.
Uma curiosidade é que a Copa de 94 foi a primeira competição em que a vitória valia 3 pontos. Antes, valia apenas 2 pontos.
caramba, achei que sempre tivesse sido no modelo dos 3 pontos
E aumentaram no número de participantes para 32.
@@Fuema1990, a primeira Copa do Mundo com 32 seleções foi a de 1998, na França.
Carai 😲
@zdruva Nosworthy vlw. achei q tivesse sido em 94
Tetra acredito que foi a conquista mais festejada pq o grito de campeão ficou entalado por anos na garganta dos brasileiros
O hexa sera assim tbm
@@solitude9984 não sei, hoje as coisas mudaram o povo brasileiro tem mais acesso a várias coisas inclusive a oportunidade de assistir esporte 24 horas por dia
A de 58 também deve ter sido foda
@@futebolantigoDiscordo. Acredito que a euforia será a mesma.
A conquista mais festejada foi a de 58.O PRIMEIRO título.Ali o Brasil deixou de ser "vira-lata" no futebol, éramos os melhores do mundo pela primeira vez.Sensação única.
Fora 58, foi a de 94, sem dúvida.... 24 anos sem ganhar uma Copa (e com times ÓTIMOS como 78, 82 e 86, isso que doia mais,o Brasil era sempre favorito mais acaba caindo fora)
O Dunga na final jogou uma barbaridade. Jogou demais. Quem tiver curiosidade de ver só pesquisar aqui no RUclips. Dunga, final de 94.
E bateu varios penaltis decisivos em final e semifinal de Copa.
Era raça pura e não esses chorões.
Dunga jogou muito em todos os jogos, inclusive em 98 também.
Não concordo quando Ubira diz que ele foi apenas bom jogador, pelo menos nos jogos que vi dele na deleção ele jogava demais, nenhum absurdo a comparação com Redondo.
Foi o jogador que mais deu passes em uma única Copa na história, foram quase 700 passes certos em 7 jogos
O Dunga, tecnicamente tinha muito recurso- Certeiro nos passes, cobrava faltas também/ Marcava muito / Ele era nosso segundo volante - quase um meia / Seu futebol é muito injustiçado até hoje!
Foi a primeira copa que assisti e comemorei bastante na rua, estávamos de luto ainda pelo passamento do Senna e teve a morte do Denner também e não posso esquecer da lendária figurinha do Palhinha no álbum da copa de 94 e do guia da Placar na época.
Da Silva, Cicero, Paco, Vincento e Ferreira; Roca, Santos, Pardilla e Beranco; Gomez e Allejo.
Reservas: Sousa, Marengez, Negros, Rivero, Leao, Canell, Fontana, Senior e Seneca.
Timaço
Allejo 5000 gols oficiais
Pra quem jogava a versao "nacional" tinha os mesmo reservas no Boca Juniors kkkk Rivero, Leao, Canell, Fontana, Senior e Seneca
Sempre achei o redondo da Argentina o melhor jogador desse jogo clássico; mas o allejo ficou bem mais conhecido
@@thiagomarciano1407 Eu sempre achei o Galfano da Itália (R. Baggio) o melhor do jogo! Magnus da Suécia era embaçado tbm, sempre tomava gol dele.
Como estudante de jornalismo, acho você um cara incrível. Um excelente comunicador e com ótimo conteúdo sem dúvidas uma grande inspiração parabéns.
O conteúdo do Livro, o repertório dele é muito bom, só acho q ele precisa falar com mais calma, mais natural, ele claramente é uma pessoa tímida. Mas neste meio q só tem fanfarrão falando groselha, o Livro é um respiro muito bem vindo
Não, mas a maioria das pessoas só lembram de Romario e Bebeto que falam que "carregou o time" sendo que a equipe toda jogou pro título
Mais aquela seleção era muito ruim ,futebol feio e pragmático ganhou a copa pq as outras seleções era pior , pior copa que eu vi depois da de 90
@@sandorveras3911 Você viu a Copa de 2014, por acaso ? Nem falo do 7x1, falo da Copa inteira.AQUELE time do Brasil foi o mais patético que já existiu.Um bando de cabeça de bagre, sem controle emocional, que chora porque ganhou nos penaltis do CHILE (kkkkkkkkkkkkkkkk).O time de 94 massacraria o de 2014 (só na parte emocional, já entraríamos em campo vencendo aquele bando de mocinha, e depois o Romario cuidaria do resto).
@@RoChede não e pq o Brasil jogou mal que a copa foi ruim
A seleção brasileira quase perdeu a copa de 94 , o jogo foi para a prorrogação e depois pênaltis e pênaltis é loteria. Lembrando que o Roberto Baggio estava lesionado.
@@luisantoniofelipedesousa7055 Se não existe.Loteria e o caralho, vai bater ferrado pra ver.Alias vc mesmo deu esse argumento do Baggio.Lembrando que 2002 Ronaldo estava baqueado e venceu.
Eu me lembro bem daquela época. Grande dessa injustiça contra o título de 94 é por conta da birra, de picuinhas que a imprensa de São Paulo tinha contra a seleção. Flávio Prado, Milton Neves, Juca Kfouri e outros adoravam esculhambar o time e o Parreira que não titularizou o time com a base do São Paulo campeão do mundo em 92 e 94. Os caras queriam 9 jogadores do São Paulo como titulares + Bebeto e Romário na frente e só. Havia também um grande choque de egos entre imprensa do Rio e São Paulo, cada um criticava os jogadores do estado oposto e jogavam os jogadores contra a torcida
No gol do Branco gritei chupa Band
E Armando Nogueira
Foi a copa que teve o jogo da cacofonia: Irlanda x Holanda em Orlando.
Hirlanda e Holanda em Horlando, essa rimou legal, kkkkk
Inclusive a imagem deste jogo foi a capa de um jogo de videogame licensiado pela Fifa para Super Nintendo e Sega Genesis. Acho que era o Fifa 95.
Chama-se aliteração
Suécia x Suíça na Copa de 2018 tbm.
Uma seleção que ganha uma copa.... jamais jogará feio.
Ubira o vídeo que fizeste foi bem abrangente além da nostalgia de uma conquista! Depois do que você e o Vitor Sérgio Rodrigues explicaram que o futebol da geração do tetra era dado como feio em razão do que se jogava de modo geral.
O time do tetra se pensarmos por beleza de jeito de jogar realmente tem o futebol mais feio. Mas se o pensamento for a importância da conquista para além do título. Tem mais importância que o pessoal do penta ao dar visibilidade de mercado para os nossos jogadores serem mais cobiçados pelos mercados italiano, espanhol, japonês e inglês.
A coletividade era bem maior e era uma equipe mais focada diante daquela zica de 24 anos sem títulos em copas do mundo. Bebeto e Romário principalmente apesar de serem as maiores estrelas contaram com o esforço dos demais.
Tempo que a roubalheira da CBF não respingava muito se comprararmos com a força de hoje. Mesmo com o tabu da época.
Acompanho copa desde 1994 e essa foi a que mais festejei.
O Brasil de 1994 fazia-me lembrar a Argentina de 1986. Em campo, equipas taticamente rigorosas, que, no ataque, davam para o astro resolver, com a ajuda de 2 fieis escudeiros. Ainda por cima, 2 equipas cujos adeptos, no início da competição, não estavam muito crentes.
Certo que o Brasil de 1994 não dependia assim tanto do astro como a Argentina de 1986: Romário e Bebeto complementavam-se mais, eram mais parecidos a jogar que Maradona e Valdano (o típico ponta de lança, que deixava mais liberdade para Maradona), as raras ocasiões que Romário não resolveu foram resolvidas por Bebeto (vide o jogo contra EUA, em Stanford, num estádio completamente aberto, sem cobertura, num calor imenso). Bebeto que também faz um grande jogo contra a Holanda em Orlando, tremendamente inspirado pelo nascimento do filho Matheus (que hoje em dia joga no Vitória de Guimarães, em Portugal).
Sem bem que o futebol jogado em campo pela Argentina foi muito mais vistoso, quase que exclusivamente por Maradona.
Lembrando que o gol do Bebeto contra os EUA foi após assistência do Romário.
Conhecendo agora o canal, simplesmente espetacular! Acompanho futebol assiduamente desde 1987 e digo com convicção que você é brilhante, retrata com perfeição uma época que vivi. Finalmente alguém disse o que sempre senti, tava na cara desde o início que seríamos campeões. Embora longe de ser brilhante, o time era muito dominante.
em 94 eu tinha 11 anos e eu so via os mais velhos dizer que o brasil ja foi campeao e eu achava que o brasil nunca mais seria,mas quando vi o brasil ser campeao chorei muito de tanta alegria
Bira, eu te amo cara! Vc sempre passa uma coisa boa pra gente... Sucesso! Vc merece!👍🏿
É muito interessante ver que em todas as seleções campeãs existiam uma desconfiança e críticas fortes da imprensa.
Se a seleção de 82 tivesse a zaga de 94 ela não perderia a Copa da Espanha.
Concordo em quase tudo. Hoje, porém, correndo o risco de cair em anacronismos e mesmo ser traído pela memória. Penso que o Parreira poderia ter aproveitado mais o futebol jogado por Palmeiras e São Paulo ao longo daquele ciclo. Eram dois timaços. Ambos estavam entre os melhores times do mundo e quiçá em alguns momentos foram os dois melhores times do mundo à época.
Cara... gostei , faz sobre a seleção de 2002
jose pedro verdade mano
Calou a boca de muitos
@Lucho vdd
O destino ajudou o Parreira a zaga titular era Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, envelhecida....... Contusões tiraram os dois..... Assumiu Aldair e Márcio Santos e acertaram a zaga
eu vejo o dunga como um jogador muito mais importante do que o romario naquela copa, ele foi um CAPITÃO. romario fez gols e foi o artilheiro ? sim, era a função dele, mas o dunga botou vontade naquele time de ganhar custe o que custasse.
e o mais importante, o brasileiro precisa entender uma coisa que os italianos entendem bem e os argentinos estão longe de aprender. copa é pra ser jogada de maneira miserável, feia, mendigando mesmo.
é uma disputa feita em final de temporada, todo mundo cansado, lesões sucessivas, é a pura lei da sobrevivencia usando o minimo de recursos. a italia tem essa percepção, de se classificar no sufoco, jogando o minimo necessario, se classificar em terceiro do grupo quando tinha essa vaga. e exatamente o contrario do que faz a argentina que larga a fase de grupo goleando e gastando fisico dos jogadores.
E quando alguém apareceu pra colocar um estilo de jogo mais pragmático, a Argentina foi vice do mundo (Sabella).
Bira ... parabéns pelo video. Tudo o que voce falou eu concordo e também já tinha pensado muitas vezes antes. Ninguém na mídia fala que o Brasil dominou o meio campo em todos os jogos. Talvez perdeu um pouco controle contra a Holanda .. mas só. Um tipo de tiki taka que todo mundo babou com o Barcelona. Mesmo com um meio de campo limitado em criatividade, o Brasil criou muitas chances de gol naquela Copa. O Romário perdeu vários gols que não deveria ter perdido. Faltou dizer que o Dunga fez muitos passes em profundidade e lançamentos / invertidas de jogo que foram brilhantes. Não era um mero destruidor de jogadas. O passe dele era um tanto quanto refinado. Uma parte do jogo dele que as pessoas não lembram.
Substitui o Jogo Aberto pelos seus vídeos, VSR e Bruno Formiga. Muito obrigado ao melhor trio de comentaristas.
C falou uma coisa que eu sempre achei também: Aquele time de 94 poderia não ser brilhante mas a gente sempre tinha a certeza de que iria ganhar o jogo, eu pelo menos achava isso vendo os jogos
Daquele time, Jorginho, Dunga e Bebeto tinham sido campeões mundiais de juniores em 1983, e Taffarel e Muller tinham sido campeões mundiais em 1985.
Saudades demais desse canal!!!!
Eu reassisti um tempo atrá Brasil vs Holanda, que foi o jogo que mais me marcou naquela copa, e achei que foi um jogão.
Podia fazer um vídeo sobre a seleção da Colômbia que disputou a copa de 94, antes da copa a Colômbia era considerada uma das favoritas ao título , nas eliminatórias fez 5 x 0 na Argentina em Buenos Aires e depois conseguiu uma série de bons resultados nos amistosos antes da copa contra seleções e clubes (chegou a jogar contra o Palmeiras e Milan...). Na época a Colômbia jogava um futebol muito bonito para o padrão predominantemente defensivo, tinha jogadores muito habilidosos (Valderrama, Asprilla, Rincón e Valencia), mas era também um time muito displicente e quando chegou na copa isso custou não só a eliminação precoce como a vida do zagueiro Escobar que foi assassinado na Colômbia depois da copa devido ao gol contra que fez no jogo contra os Estados Unidos,
Em 90 eu concordo, mas em 94 nem tanto, não acho que tenha sido displicência, em 94 a Colômbia ainda estava vivendo uma onde de violência enorme e os narcotraficantes tocaram o terror nos jogadores, isso afetou negativamente o clima da equipe, e o resultado... Todos sabemos.
Bira, tu é fera demais!!! Parabéns pelo conhecimento e parcimônia.
Não dá pra ignorar é a campanha que o pessoal da Band fez contra alguns jogadores e contra o parreira, algum dia alguém vai ter que falar sobre , Gerson, Rivelino, Juarez Soares, batiam duro , tanto que quando a seleção voltou a CBF caçou esses caras ,pediu a cabeça de meio mundo , tem que falar a verdade, eles tinham alguma coisa contra aquela seleção e fizeram uma campanha forte pra queimar o time antes e durante a copa, depois tiveram que engolir, parafraseando o Zagallo,vai dizer que vc não viu?
Injustiça foi o 7x 1q o Brasil tomou, agora 94 e 2002 foi uma bênção na seleção brasileira
A questão que o Ubira não falou foi sobre o dopping do Maradona...se a Argentina continuasse com Maradona, poderia ter ameaçado o título do Brasil? Eles estavam jogando muito bem os dois primeiros jogos.
A impressão que dava era que era impossível fazer gol no Brasil. O único apagão foi contra a Holanda quando o jogo já estava 2 a 0 pro Brasil. O resto dos jogos o Brasil cozinhava até ficar no ponto e ia pro abraço.
Concordo Ubira..A seleção de 94 fez por merecer o título em todos os jogos daquela copa.O Brasil jogou com Alma, coração e sangue.So acho injusto falarem que o título só veio graças ao chute do Bagio para fora.Discordo..O título veio graças a defesa do Taffarel no chute do Massaro e o terceiro gol do Dunga.isto nocauteado a Itália provocando o chute do Bagio para fora.Outra injustiça disserem que o Romário ganhou sozinho.Isto no futebol não existe por ser um esporte coletivo..O Brasil ganhou pq tinha conjunto todos jogaram e se ajudaram..Bebeto..Rai..Branco tbm marcaram seus gols..As defesas do Taffarel na copa toda..Os desarmes do Dunga..Entao Vamos dar méritos para a equipe toda que fez por merecer.
Puxa vida! Que legal, quantas lembranças, até do Zinho enceradeira, kkk Gostaria de aproveitar esse vídeo e lembrar um fato curioso, você citou que os EUA estavam empolgados no jogo contra o Brasil, e é verdade até porque esse jogo foi em um 4 de Julho, dia da independência, então encararam aquele jogo como uma luta patriótica, foi muito interessante aquele jogo.
E o Brasil marcava seus gols de vitórias, faltando pouco pra acabar o jogo (10/15 minutos no máximo), e tínhamos muito trauma de disputa de pênaltis (devido à derrota pra França em 86), então era sufoco acompanhar aqueles jogos, kkk
Mas muito legal suas lembranças e seu vídeo Ubira
Parabéns! 👏👏👏
Não foi só o Galvão que gritou "faz, Bebeto,faz Bebeto!!" naquele gol... o Brasil INTEIRO deve ter gritado junto, aquele jogo foi complicadíssimo e aquele gol do Bebeto foi uma sensação de alívio e alegria quase tão grande quanto dias depois, nos penaltis da final.Puta merda, acho que nunca gritei TANTO em um gol na minha vida como naquele 1x0 contra os EUA.Jogar com 10 desde o primeiro tempo , na casa dos americanos, num dia 4 de Julho é algo muito, muuuuuuuuito foda.
Adoro ver esse gol no RUclips, é muito emocionante até hoje.
@@RoChede Verdade! Aquele gol também gritei muito kkkk, só gritei pouco no gol do Romário na semi contra a Suécia, um baixinho de 1,65 m fazendo gol de cabeça no meio dos vikings de quase 1,90 m, kkkk precisei de uns 5 segundos pra acreditar kkk
emocionante demais!
@@RoChede Foi tão sufocante que o Luciano do Valle na Band falou o mesmo que o Galvão Bueno... Faz, faz Bebeto
Livro, esse seu trabalho em um vídeo é bem melhor que um programa de debate inteiro...
Comparado com a seleção de Lazaroni, a seleção do Parreira parecia a do Guardiola.
Kkkkk
16:20 "Ih, vai dar ruim"
E toca uma sirene ao fundo. Timing é tudo.
Me chamo George Hage por causa dessa seleção da Romênia de 94 KKKKKK
Hagi, dumitresco, popescu, raducio (ñ é assim que se escreve)... timaço.
@@bigbrou2755 ,
@@bigbrou2755 lupesco
Um amigo do meu pai colocou o nome do filho de Zidane. O menino nasceu no ano de 98
Se jogar 10% do que o seu xará jogava, pode colocar a camisa 10 e faixa de capitão do meu Galo. Haha
Pode fazer vídeo de 35 minutos... não tem comercial, ninguém te interrompe, não tem marketing, só conteúdo de excelente qualidade... o tempo voa!!!
Naquela época, o futebol praticado por seleções nacionais não era vistoso. Porém, a comparação, com futebol apresentado pela seleção brasileira, era feita com times nacionais que, além de apresentarem um futebol empolgante, eram vitoriosos, como o São Paulo do Telê e o Palmeiras do Luxemburgo.
Era um time que não sofria na defesa. Os jogos só foram mais sofridos porque não conseguia matar os jogos... Era um time que perdia muitos gols
A seleção de 1994 era excelente. Foi lá e ganhou. Tirou o Brasil de um jejum de mais 24 anos.
Concordo 100%, Brasil de longe o melhor naquela Copa, a última que me lembro com tantos craques juntos.
Opa. Descobri teu canal hoje e já estou gostando muito do conteúdo. Parabéns!
Em 94, foi a pior final de todas as Copas: uma final decidida nos pênaltis, depois de um 0 x 0
Minha seleção preferida. Claro que tem muito da memória afetiva, pois tinhas 12 anos na época e começava a entender mais o futebol. Eu comemorei mais o gol do Branco contra a Holanda do que o título, pois ali meu pai já estava achando que seríamos eliminados de novo.
Duas correções:
1 - O Branco perdeu a posição pro Leonardo não por ser contestado e sim por contusão, contusão essa que quase o tirou da Copa;
2 - A Zaga original não era pra ser Mozer e Ricardo Gomes, e sim Ricardo Rocha e Ricardo Gomes. O Mozer foi como reserva do Rocha no lugar do Aldair, foi com o corte dele (por questões médicas) que o Aldair acabou convocado.
Acho que seria Ricardo e Ricardo e Mozer e aldair no banco, não?
Primeiro corte do Mozer e chama o MS pro banco.
Depois, lesão dos Ricardos. A dupla reserva assume, Rocha vai pela liderança, e Ronaldão é chamado pra vaga do Gomes.
Pelo que eu me lembro antes da copa a dupla era Mozer e Ricardo Gomes, e na reserva Marcio Santos E Ricardo Rocha. Ai Mozer Saiu veio o Aldair e depois Ricardo Gomes e veio Ronaldão. Pelo que eu me lembro tbm Antonio Carlos e Valber estavam na frente do Ronaldão pra serem convocados , mas um mes antes da copa um quebrou o cara do outro
Queria mt ter os jogadores de hj com as mesmas características de 94... Era quase que ctz que seríamos campeões. Viva a seleção de 94, uma copa memorável que tbm eu tinha ctz que era a copa que o Brasil ñ perderia de jeito nenhum, eu tinha apenas 12 anos naquela época e me lembro de mais de como aquele time era tão aplicado taticamente, muito bem montado... Na vdd montado ñ pra dá show, mas pra ser campeão!!
Ei Livro, faz mais vídeos falando das outras seleções Brasileira em outras copas, como a de 2002, 70, 82, etc.
Só uma pequena correção em 6:12: o jogo da fogueteira do Maracanã foi em 89, não em 90.
Abraço!
Bulgária, Romênia e Colômbia acho que foram os que mostraram o futebol mais agradável. O Brasil não tinha espaço pra jogar bonito nessa Copa depois da Copa de 90, era muita pressão pra vencer.
Eu me lembro das festas na rua ao final de cada jogo do Brasil na Copa. Muito pelo Romário, a confiança da torcida no time era enorme.
Brasil e Holando foi o jogo da Copa. E um dos maiores de todas as Copas.
Graças à Deus estava consciente da minha existência aos 6 anos de idade e pude assistir essa copa maravilhosa. Lembro de tudo. O time era direto e eficiente mas não jogava feio não.
Bira pra você quem foi melhor, Stoichkov ou Hagi?
Mais um vídeo muito bom, parabéns
Stoitchkov
Essa camisa ao fundo, da seleção de 1994, com três escudos da CBF, é muito linda. E sim, considero também que essa seleção é muito injustiçada
parabéns pelos vídeos bira! muito bons mesmo,descobri agora o seu canal é uma grata surpresa!
Resumindo:
Zinho em 94 = Lento, Enceradeira
Iniesta em 2010 = Craque, Gênio, Mito
kkkkkkk
ai ai ai Brasil!
Zinho carregou aquele meio campo nas costa.
Acorda pra vida.
@@fernandinhofernandes5174 eu fui irônico, espero que você tenha sido também...
Com td respeito ao Zinho que foi um grande jogador, não da pra colocar na msm prateleira do Iniesta. Sou santista, me lembro da final do Mundial em 2011, o Iniesta ficava passeando com a bola no pés e ngm conseguia desarmar ele
É sério q ele quis comparar zinho com INIESTA? cara iniesta tinha uma previsão e uma velocidade de passe e ascendência que o Zinho nunca teve. Da pra citar 30 jogadores entre o Iniesta e o Zinho kkkkk é uma diferença abismal
@@BocaoZ O Santos era campeão da América, melhor time Sul americano, a questão é que aquele Barcelona era uma máquina, principalmente com Xavi e Iniesta no meio e Messi no ataque
*pra mim o titulo de 94 é tão importante quanto os outros 4,e talvez ate mais,pois foi um titulo conquistado após 24 anos sem titulo de copa do mundo*
Perfeito sua Leitura do futebol da época!!
O Denner iria fazer parte desse grupo com certeza!
A copa de 94 foi foda, primeiro porque ganhamos depois de 24 anos.
E fora que perdemos alguns meses antes Senna que era um ídolo icônico, então foi ferrado ganhamos e colocamos tudo para fora o sofrimento por não ganhar a anos e por perder o Senna.
Eu nasci em 87 e essa é a primeira Copa que eu vi, Livro. Bons tempos!
Fala do tempo do "bota ponta Telê" que eu não consegui ver.
1994 eu tinha dezesseis anos!!! lembro de tudo isso!!!! tempo bom., nao volta mais!!!! coleciono camisas antigas ,e tenho as duas camisas originais da umbro das ELEMINATORIAS., do brasil, quando foram pra copa ja era outro tipo de camisa da umbro 94!!!
Se o Brasil tivesse vencido sobrando talvez não seria tão celebrado quanto é essa conquista. Final decidida nos penaltis, nada pode ser mais emocionante.
O 6x0 na Bolívia no Recife ficou marcado pela Seleção entrando de mãos dadas. Foi meio que uma marca dessa geração. Lembro que foi meio que considerado o gatilho pra virada que o time teve, já que tava meio capenga e depois disso goleou e ainda ganhou a Copa.
Cara, adoro seus videos e o seu conteúdo. Sensacional, rico em detalhes e muito informativo. Faz a gente pensar.
Eu sei que você faz tudo muito rápido e deve gravar no celular ou na camera e quase que subir o video cru, mas eu ouço os videos geralmente como um podcast, com fone de ouvido e o áudio não é exatamente Mono, mas o som sai alto em um lado e muito baixo em outro, o que causa um encomodo na hora de assistir. Sei lá. É só um feedback pra tentar ajudar a melhorar a qualidade.
Abraços!
Muito bom o vídeo. O melhor foi a análise dos fatos sem romantismo e saudosismo. De fato uma seleção injustiçada
Suécia x Romênia foi um jogão
Muito bacana a análise, me lembro bem dessa copa e desse período de dúvidas sobre a seleção. Acho que só faltou citar a campanha da copa América de 93, na qual o Brasil foi eliminado nas oitavas pela Argentina. Foi uma campanha que fez o Parreira ser muito contestado mesmo sendo um time de jogadores que atuavam no Brasil.
Obrigado pelo vídeo! Trazendo todo o contexto daquela época!
Bira, apesar das partidas realizadas no meio da tarde, em pleno verão americano, o nível da Copa de 1994 foi melhor que as péssimas Copa de 90 e tb a de 2010, para mim as piores da História, e perto do que temos hj, a Seleção Tetracampeã era um timaço, e que tinha muita pressão por conta da fila de títulos, a valorização, mesmo que tardia, é muito justa, parabéns aos jogadores e a Comissão Técnica, e somente à eles...
salve! interessante o comentário... porque você acha a copa de 2010 tao ruim? Tinham excelentes equipes... na minha opinião a copa de 2018 teve menos craques e boas selecoes do que 2010
@@danielsequerragagliardi318 a de 2018 foi boa teve muito jogo foda
Então Daniel, ao meu ver, as equipes de 2010 eram boas, mas as equipes sofreram com muitas contusões e o nível técnico foi bem ruim, na minha opinião, a Espanha foi uma campeã supervalorizada pela imprensa em geral...
@@kauaazevedo125 Acho que foi uma boa copa sim, especialmente no argentina e frança, mas não vi nenhum desempenho espetacular... acho que a espanha de 2010 teria ganhado essa copa entende? é dificil comparar épocas diferentes, mas foi o que eu pensei
*nenhum desempenho espetacular em relacao a outras copas... claro que tivemos excelentes jogadores em 2018
Se todo mundo desse suas opiniões sobre tudo na vida com a serenidade e humildade (sem tirar a assertividade) do Livro, nós viveríamos em lugar melhor....
Vale registrar que foi em Recife, em 1993 contra a Bolívia, que nasceu aquele gesto de entrar de mãos dadas em campo. O Brasil vinha ao tropeços nas eliminatórias, devendo uma grande participação e mais uma vez a torcida pernambucana abraçou a seleção brasileira e a vitória por 6x0 marcou um ponto de virada para a nossa classificação.
Eu estive no jogo anterior, no Morumbi, quando ganhamos do Equador por 2x0 e lembro que vaiamos demais a seleção. O estádio inteiro pedia o Telê Santana.
Essa copa foi EMOCIONANTE. Brasil 24 anos sem ganhar, Itália e Seleção Brasileira nos pênaltis buscando ser o primeiro TETRA CAMPEÃO MUNDIAL 🇧🇷
O que se criticava na época eram os demasiados toques laterais, segurando bola a troco de nada. As vezes com 5, 10 minutos sem uma tentativa de ir à área adversária.
Mas qdo a Espanha jogou assim 15 anos depois todos acharam lindo. (edit: óóó, vc mencionou!! 12:29.. cara, é bom ver vídeo de gente que entende)
Só que é bem verdade também, que aquela Seleção não deu tudo o que podia. Com a saída do Parreira, o Zagallo transformou aquele time em puro ataque. Quando a Seleção A jogava, era certeza de goleada. 98 foi um detalhe, o Zagallo era foda.
Curti demais a Copa do Mundo de 1994. Que saudade!
Colômbia nessa copa para os amantes do toque de bola era maravilhosa. 4896 toques na bola por jogo e nenhum gol. Deu aula para a Espanha atual.kkkk
Sem contar que tiveram um jogador assassinado por conta de um erro, Andrés Escobar.
Fato!
a colombia fez 4 gols na copa94
"Desculpa pelo vídeo longo" kkkkk podia ter 1h q geral ia ver, ctz
Oque eu mais lembro dessa época era que todo jogo ou a Maioria deles o povo pedia Romário , e o Parreira e Zagallo teimoso não chamava o baixinho e o Brasil inteiro P com isso 😂😂😂😂 se tivesse convocado o Romário des do início das eliminatórias tinha sido bem mais fácil se classificar , muita gente diz que o Romário era marrento , arrogante , individualista e etc mais ele falava uma coisa e vazia , nessa copa ele disse que ia ganhar a copa e se fosse eliminado era pra cobrar dele foi lá e fez oque disse , nunca que vamos ver o Adulto Ney fazer o mesmo e ainda dizem que o Adulto Ney é o melhor depois de Pelé faz me rir 😂😂😂😂😂😂
A seleção de 94 é injustiçada em diversas maneiras , o problema maior foi que se analisarmos aquela convocação de 94 ela era muito questionável em diversos setores do time que era visível especialmente no meio campo e eu vejo que vários jogadores não tiveram nenhuma chance como Edmundo ,ou Marcelinho por exemplo, vários jogadores que foram injustiçados pela CBF aí sim.
Eu vejo que aquela seleção de 94 é injustiçada quando se diz que Romário e Bebeto ganharam a copa sozinhos , essa foi uma maldade grande .
O Brasil tinha uma defesa sólida com Tafarel no gol e Aldair um grande xerife , com Mauro Silva que foi talvez o maior camisa 5 que eu vi jogar em minha opinião, tinha também Dunga que pode se falar o que quiser mas com ele não existia bola perdida e chegava duro não aliviava brigava o tempo inteiro e tinha muita qualidade no passe , Mazinho era diferenciado e corria o campo inteiro assim como Zinho que era muito tático e dava equilíbrio encostando nos atacantes ou recuando entre os volantes, além de ter boa visão de jogo.
O Brasil era muito bom mas poderia ter sido muito melhor com outras opções apesar de ter ganho não foi um futebol que agradou
Renato Rebouças , o Roberto Baggio bateu o pênalti em Marte e o Brasil foi campeão . Apenas isso .
Sim no meio campo tinha jogadores que já mereciam ter ido,são eles
Antonio Carlos do Palmeiras
Roberto Carlos do Palmeiras
Rivaldo até o período da Copa 1994 estava no Corinthians,depois foi para o Palmeiras após a Copa
Marcelinho Carioca do Corinthians
Palhinha do São Paulo
No ataque ficaram de fora
Edmundo e Evair do Palmeiras
Por favor não é bairrismo kkk me báseio na época,mais se você lembrar de outros que ficaram de fora nessa Copa,vamos comentar
Hoje duas décadas e meia depois soa até surreal estabelecer a exigência de uma seleção brasileira composta apenas por jogadores que atuam no Brasil.
Ubira, você acha que o fator Bebeto e Romário foi determinante pro sucesso da seleção de 94?
Abs.,
No papel, a Itália tinha o melhor time, mas não funcionou, e na final o time estava morto em campo, cheio de contusões e suspensões. O Brasil foi o time que fez tudo direito, sofria um pouco, mas jogava com segurança. Era um bom time sim, e era uma equipe valente.
Faz sobre a copa de 1974
Os melhores sistemas defensivos que percebi foram dois, coincidentemente com o Parreira:
em clubes foi no Flu/brasileirão de 1984, tanto que nos dois jogos finais, contra o melhor ataque(e artilheiro)do campeonato nao tomou nenhum gol;
e em seleções foi o sistema defensivo de 1994, onde sentia muita segurança, e raramente Brasil corria muitos perigos, talvez com exceção naquele " apagão" em parte do segundo tempo contra a Holanda,até que o Branco fizesse aquele golaço de falta .
Muito boa análise parabéns !
seus videos são muito bons
Aquele time do Parreira lembra muito o do Tite, time muito seguro.
So muda que o Parrera nao pos romario e bebeto pra marca volante tbm os 2 era CA de vdd fazia muitos gols e eram decivos msm com a Marra do Romario
O futebol era diferente, o Tite não é o único que faz isso. Se você reparar até na seleção do Uruguai que possui uma das melhores duplas de ataque do mundo, Cavani e Suarez voltam pra marcar, principalmente o Cavani.
@@solitude9984 engraçado que na Europa é normal atacante fechar a marcação e dar bote em volante aí como é na Europa é futebol moderno, Brasil faz o mesmo é retranca
Famosa e eterna sindrome do rato vira lata hein pqp
Já que citou a Holanda, poderia fazer um vídeo falando sobre a polêmica que rondava aquela seleção com a questão da foto etc.
Na Euro de 96 né, era uma treta mesmo.
ruclips.net/video/HwozqJqc-uE/видео.html :)
Curti muito o vídeo sobre os nomes dos times da NBA. Faz um dos times da série A do brasileiro.👍🏻
Mais um ótimo vídeo, Bira. Sucesso
Vídeos longos são bons.....por mais vídeos longos assim.
As dúvidas sobre a qualidade do futebol e válida. Mas uma.coisa e incontestável: a camisa da seleção era linda.
As vezes os deuses do futebol conspiram para sermos campeões.
No jogo mais duro da copa, contra a Holanda, Branco faz um gol antológico de falta.
Justamente o reserva do Leonardo, que foi expulso nas oitavas.
Espero que nesse ano tenhamos essa sorte.