Curso completo: Gratis para os 100 primeiros alunos e um preço especial para os demais: www.udemy.com/course/materiaisdeconstrucao/?couponCode=PROMOMAT
Olá. Bom vídeo. Poderia explicar sobre a elaboração da tabela em 3´47. A parte que informa o consumo total de material em kg, nao consegui desvendar como vc preencheu aquilo.
Vc saberia me dizer pq começou com 5k de cimento,mas dps foi pra 5,306 ? Pq eu fui fazer para o alfa de 0,51 e fiz os traços, dps achei q era pra multiplicar pelos mesmos 5kg.
Oi Jordan! Muito obrigado pelo comentário e também pelo toque! Você está certo. Por distração, eu dividi por 6. O consumo de cimento correto é igual a 2400 / 5 = 480 kg/m³.
Imagine! Foi só um toque mesmo! Esse canal é o melhor! Me ajudou a entender coisas que não entrava na cabeça de jeito nenhum! Show de bola! Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo canal! 👏👏
O consumo de cimento correto é igual a 2400 / 5 = 480 kg/m³. Colegas, vejam o vídeo de Dosagem do concreto (IPT-USP) - Parte 2 (Diagrama) e o nosso livro: * Video de Dosagem do Concreto - Parte 2 (ruclips.net/video/vpnBuZdfK7c/видео.html) * Livro de Materiais de Construção: Para Gostar e Aprender ( goo.gl/Myfu1A)
Bom dia professor!! Queo em primeiro de tudo, agradecer, pos estou gostando bastante de, consiliar o meu conhecimento, em solos e asfálto, com concreto. Francamente, estou muito intusiasmado com a sua didática. Professor, na aula 09.1, para determinar o consumo de cimento por m3, usando o traço unitario, 1+2+1,5 +05, e com a densidade de 2,400 kg/m3 vai obter-se 480 kg/m3. Abraço.
Bom dia, Tenho somente uma duvida, o Alfá foi definido, e assim consegue avaliar quanto agregado pode ser usado, mas não compreendi sobre a questão 1: 2,0:1,5: 0,5. Como irei desenvolver uma massa equilibrada com argamassa e agregados com essa medida. Obrigado. Parabéns para todos que estão na produção do canal, muito bem feito e muito bem apresentado.
Oi Lucas, muito obrigado pelo seu comentário. O traço 1: 2: 1:5 : 0,5 foi utilizado hipoteticamente apenas para exemplificar como calcular o consumo de cimento por m3 de concreto.
Meu amigo , sou construtor de qual forma eu consiguiria garantir uma boa dosagem de concreto na obra?, pois uma relação de 1:2,88:3,12 é praticamente impossível no canteiro.
Oi Daniel, o traço varia de obra para obra em função do projeto e dos materiais utilizados na região. Infelizmente, não é possível definir um traço único que atenda em geral.
olá, sua explicação foi muito boa. Tenho uma dúvida, caso chegue, na obra, a areia, com um valor de modulo de finura e massa específica, como também a brita, com seu diâmetro máximo e massa específica, assim, faço os procedimentos desse método e encontro o teor de argamassa ideal e os demais parâmetros para os agregados. caso chegue outra remessa na obra com areia e brita diferentes da remessa anterior, poderei usar o mesmo diagrama de dosagem da remessa anterior? ou terei que fazer outro experimento com essa segunda remessa?
Oi Carlos, o mais recomendado é que toda vez que você trocar as características dos materiais, como por exemplo, areia e brita de fontes distintas, você tem que refazer a dosagem.
Olá! Esse vídeo é nota 10! Apenas tenho uma dúvida: para encontrar o consumo de cimento por metro cubico de concreto é necessário a aplicação da fórmula mostrada no vídeo, mas para encontrar o consumo dos outros materiais ( areia, brita e água) por metro cubico de concreto como se deve fazer?
Joyce, obrigado pelo comentário. Depois que você encontrar o consumo de cimento, basta multiplicar pela proporção indicada no traço do concreto em a massa. Por exemplo, imagina que o traço do concreto é 1: 2 : 3 : 0,5 (em massa) e você achou que o consumo de cimento é 400 kg por m3 de concreto . Logo, para achar o consumo de areia, basta multiplicar 2 x 400. Para a brita, multiplica 3 x 400. Para o consumo de água, multiplica 400 x 0,5.
olá boa noite!!! pesquiso muito sobre construção.pra melhorar meu trabalho dia a dia na construcao, explicações são nota 1000.uma dica sua curso técnico edificações e bom vale pena? agradeço
Oi, boa noite! Sobre o curso técnico de edificações, é um excelente curso. Eu acredito que vale pena sim, você irá aprender bastante. Agora, dê uma pesquisada também no curso de engenharia civil. Dependendo dos seus interesses e disponibilidade de tempo, pode ser uma boa opção.
Se eu, por exemplo, fizer 2 betonadas com mesmo fator a/c e traço inicial igual: Na primeira vou adicionar +água e +cimento (mantendo o f.a/c) até atingir o slump de 9 cm. Na segunda vou adicionar um aditivo redutor de água (plastificante) e fazer o mesmo esquema (+água e +cimento até atingir o slump=9). Veja que nos dois casos o abatimento e o f.a/c são iguais. Minha dúvida é: os dois concretos vão ter o mesmo f.ck (ou ao menos valores próximos)?
Se você adicionar a mesma quantidade de água e acrescentar o aditivo, o abatimento será maior do que sem aditivo. Se você adicionar menos água e garantir o slump por conta do aditivo, a resistência será maior,
Bom dia, e muito grato pelas dicas. Eu gostaria de tirar uma duvida: como é que você consegui determinà os materias de acrescimo, areia e cimento? eu usei regra de três simples, estou certo, ou, o caminho não é este?
Oi José Carlos, não é regra de três. Vou tentar detalhar os passos: 1º) Você determina os traço unitários com base no teor de argamassa (alfa). Na tabela, eu já deixei caculado esses traços. 2º) Para achar o consumo de materiais do primeiro alfa (no caso 0,48), basta você multiplicar pelo consumo de cimento desejado. Como exemplo, eu multipliquei por 5, dessa forma, para o alfa de 0,48, foram obtidos os valores de C = 5,000 A = 9,400 e B = 15,600 kg. 3º) Como o que interessa é a variação do consumo de areia e cimento, você fixa o consumo de brita. Assim, em todas as linhas do exemplo o consumo de brita foi de 15,600 kg 4º) Para achar o consumo de cimento em cada linha, basta dividir o consumo de brita (15,600) pela proporção de brita. Por exemplo, para o alfa =0,51, dividindo 15,600 kg por 2,94, o consumo do cimento fica em 5,306 kg. Para determinar o consumo de areia, você multiplica o consumo de cimento pelo teor de areia. Para o alfa 0,51, fica 5,306 vezes 2,06 é igual 10,931. 5º) O acréscimo é a variação entre uma linha e outra. Qualquer dúvida, é só falar.
Boa tarde Eng.Tudo muito boa aula, fiquei batendo cabeça aqui pra achar o cálculo pro acréscimos em relação ao alfa anterior, vc poderia me ajudar? Quero fazer uma tabela pra rodos os teores
Professor, essa formula pode ser usada para o consumo de cimento por metros cúbicos de argamassa? Utilizando (a) para cal e (p) para areia? Ou seja: Cc = gama(argamassa)/(1 + a + p + a/c) ?
No Brasil, em obras de médio e pequeno porte é mais comum para argamassas o traço em volume. Mas para calcular o consumo de cimento utilizando essa equação é necessário utilizar o traço em massa.
Oi Daniel, acho que o vídeo de diagrama de dosagem sai até o final desta semana. De material de apoio, te indico o capítulo de dosagem do Prof. Paulo Helene que é um dos autores do método. (www.phd.eng.br/wp-content/uploads/2014/07/lc56.pdf).
Ou Erasmo, nós vamos variando o teor de argamassa até chegar no ideal. Na tabela, já calculamos o quanto vamos precisar de material para alterar para o próximo teor de argamassa. Para alterar o teor de argamassa, precisamos apenas de cimento e areia, assim vamos acrescentando conforme os cálculos já realizados.
Exelente aula engenheiro David, meu pai é técnico de estradas e pavimentações encarregado de laboratório estou muito focado em fazer faculdade de engenharia, olha pessoal meu pai elaborou uma planilha de dosagem de concreto muito boa pelo método I.N.T e se caso alguém tenha interesse o email dele é robsonsondaeng@hotmai.com.
Oi Thiago, eu queria organizar melhor o conteúdo. Percebi que criando um curso online, eu podia organizar melhor as aulas e colocar exercícios e materiais complementares. Assim, criei um curso online que está gratuito na Udemy. Lá você vai encontrará todas as aulas, numa sequência mais fácil de entender. Em breve, vou colocar aulas exclusivas lá e algumas exclusivas aqui. Se inscreva lá e depois me fala o que você achou : www.udemy.com/course/materiaisdeconstrucao/
Curso completo: Gratis para os 100 primeiros alunos e um preço especial para os demais: www.udemy.com/course/materiaisdeconstrucao/?couponCode=PROMOMAT
Muito bom seu material Professor, a didática, a dicção, enfim o domínio e objetividade. Parabéns.
Muito obrigado pelo comentário, isso motiva bastante! Bons estudos!
Clareou um pouco. Ótimo vídeo 🏗👷🏽♂️🚧
Valeu, Rogério!
Olá. Bom vídeo. Poderia explicar sobre a elaboração da tabela em 3´47. A parte que informa o consumo total de material em kg, nao consegui desvendar como vc preencheu aquilo.
Muito obrigado! Suas aulas são ótimas! 😮😮😮
Obrigado 😀
gostei muito desses videos sobre dosagem de concreto.
Muito obrigado, Antônio!
Obrigada pelo excelente material!!
Me ajudou a incluir o assunto no TCC para o curso técnico, muito bem explicado parabéns!!
Oi Narrana, obrigado pelo comentário. Sucesso no TCC!
Vc saberia me dizer pq começou com 5k de cimento,mas dps foi pra 5,306 ? Pq eu fui fazer para o alfa de 0,51 e fiz os traços, dps achei q era pra multiplicar pelos mesmos 5kg.
Vocês são o melhor canal voltado para materiais de construção!!!
Só um toque, em 11:35 meu resultado da 480 kg/m³.
Oi Jordan! Muito obrigado pelo comentário e também pelo toque! Você está certo. Por distração, eu dividi por 6. O consumo de cimento correto é igual a 2400 / 5 = 480 kg/m³.
Imagine! Foi só um toque mesmo! Esse canal é o melhor! Me ajudou a entender coisas que não entrava na cabeça de jeito nenhum! Show de bola! Parabéns pelo trabalho e obrigado pelo canal! 👏👏
Valeu, Jordan!! Em breve, postarei mais vídeos. Obrigadão pelo apoio.
Seria 400kg de cimento se a proporção de brita fosse 2,5 invés de 1,5. 1: 2: 2,5: 0,5
@@davidgrubba Coloque uma atenção ali para indicar o valor correto
Sensacional, muito bem explicado com exemplos e imagens de ótima qualidade.
Valeu pelo comentário Marcos! Eu criei um curso na Udemy de Materiais de Construção, está gratuito. Se te interessar, confere lá.
O consumo de cimento correto é igual a 2400 / 5 = 480 kg/m³.
Colegas, vejam o vídeo de Dosagem do concreto (IPT-USP) - Parte 2 (Diagrama) e o nosso livro:
* Video de Dosagem do Concreto - Parte 2 (ruclips.net/video/vpnBuZdfK7c/видео.html)
* Livro de Materiais de Construção: Para Gostar e Aprender ( goo.gl/Myfu1A)
O link do livro deu inválido
muito bom seu material professor
Obrigado, Bruno!
Explicação simples, objetiva e super didática.
Valeu Pedro, muito obrigado!!
BOM MUITO BOM SHOW BOM TRABALHO
Obrigados, Antônio!
Excelente. Parabéns
Muito obrigado
Bom dia professor!! Queo em primeiro de tudo, agradecer, pos estou gostando bastante de, consiliar o meu conhecimento, em solos e asfálto, com concreto. Francamente, estou muito intusiasmado com a sua didática. Professor, na aula 09.1, para determinar o consumo de cimento por m3, usando o traço unitario, 1+2+1,5 +05, e com a densidade de 2,400 kg/m3 vai obter-se 480 kg/m3. Abraço.
Oi José Carlos, muito obrigado mesmo pelo seu comentário! É isso mesmo, o resultado correto é 480. Bons estudos!
Muito bom!!!... sugestão de vídeo, dosagem pelo método ABCP
Muito obrigado pela sugestão.
Parabéns Grubba pelo canal!
Muito obrigado, Fabiano!
A professora no Mackenzie me recomendou seu canal..parabéns.
Valeu, Weslley! Espero que você goste dos vídeos.
Obrigado por ter salvo meu bimestre, ÓTIMA EXPLICAÇÃO! +1insc.
Valeu, Daniel!!!
Muito bom. Continue postando para ajudar os outros colegas.
Muito obrigado, Marcos!
Poderia fazer um vídeo ou descrever como fazer a massa unitária compactada da mistura de b1 e b2, até obter a máxima relação. Desde já grato.
Excelente aula.
Obrigado, Joaquim!
Bom dia,
Tenho somente uma duvida, o Alfá foi definido, e assim consegue avaliar quanto agregado pode ser usado, mas não compreendi sobre a questão 1: 2,0:1,5: 0,5. Como irei desenvolver uma massa equilibrada com argamassa e agregados com essa medida. Obrigado.
Parabéns para todos que estão na produção do canal, muito bem feito e muito bem apresentado.
Oi Lucas, muito obrigado pelo seu comentário. O traço 1: 2: 1:5 : 0,5 foi utilizado hipoteticamente apenas para exemplificar como calcular o consumo de cimento por m3 de concreto.
Meu amigo , sou construtor de qual forma eu consiguiria garantir uma boa dosagem de concreto na obra?, pois uma relação de 1:2,88:3,12 é praticamente impossível no canteiro.
Show de bola!
Obrigado!
Muito bom vídeo, será que consegue me ajudar? Qual seria um bom traço para obter um bloquete com 35mpa?
Infelizmente, não tenho como passar traço. Só mesmo com um processo de dosagem.
parabens pelo conteúdo!!! tem continuação???
Oi Erick, obrigado. Pode acessar por esse link: ruclips.net/video/vpnBuZdfK7c/видео.html
Muito boa a aula. Muito obrigada, me ajudou muito!
Eu que agradeço pelo seu comentário, Paula!
Qual o traco ideal para pequenas obras?
Oi Daniel, o traço varia de obra para obra em função do projeto e dos materiais utilizados na região. Infelizmente, não é possível definir um traço único que atenda em geral.
Muito obrigada
Obrigado pelo comentário!
olá, sua explicação foi muito boa. Tenho uma dúvida, caso chegue, na obra, a areia, com um valor de modulo de finura e massa específica, como também a brita, com seu diâmetro máximo e massa específica, assim, faço os procedimentos desse método e encontro o teor de argamassa ideal e os demais parâmetros para os agregados. caso chegue outra remessa na obra com areia e brita diferentes da remessa anterior, poderei usar o mesmo diagrama de dosagem da remessa anterior? ou terei que fazer outro experimento com essa segunda remessa?
Oi Carlos, o mais recomendado é que toda vez que você trocar as características dos materiais, como por exemplo, areia e brita de fontes distintas, você tem que refazer a dosagem.
Olá! Esse vídeo é nota 10! Apenas tenho uma dúvida: para encontrar o consumo de cimento por metro cubico de concreto é necessário a aplicação da fórmula mostrada no vídeo, mas para encontrar o consumo dos outros materiais ( areia, brita e água) por metro cubico de concreto como se deve fazer?
Joyce, obrigado pelo comentário. Depois que você encontrar o consumo de cimento, basta multiplicar pela proporção indicada no traço do concreto em a massa. Por exemplo, imagina que o traço do concreto é 1: 2 : 3 : 0,5 (em massa) e você achou que o consumo de cimento é 400 kg por m3 de concreto . Logo, para achar o consumo de areia, basta multiplicar 2 x 400. Para a brita, multiplica 3 x 400. Para o consumo de água, multiplica 400 x 0,5.
Gostei bastante do vídeo! Mas onde entra a resistência do concreto nesse método?
A resistência fica no gráfico de dosagem. Tem um segundo vídeo explicando
Demais cara! Um video melhor que o outro
Muito obrigado, Caroline. Fiquei muito feliz com o seu comentário!
Esta bem didático valeu!
Muito obrigado!
olá boa noite!!! pesquiso muito sobre construção.pra melhorar meu trabalho dia a dia na construcao, explicações são nota 1000.uma dica sua curso técnico edificações e bom vale pena? agradeço
Oi, boa noite! Sobre o curso técnico de edificações, é um excelente curso. Eu acredito que vale pena sim, você irá aprender bastante. Agora, dê uma pesquisada também no curso de engenharia civil. Dependendo dos seus interesses e disponibilidade de tempo, pode ser uma boa opção.
muito bom
Valeu, Luiz!
Eu tenho que fazer o teor ideal para cada tipo de slump?
Exatamente, para cada slump você desenvolve um traço. Assim, se o seu cliente precisar de um slump de 10 cm ou 12 cm, etc, você já terá o traço.
Se eu, por exemplo, fizer 2 betonadas com mesmo fator a/c e traço inicial igual:
Na primeira vou adicionar +água e +cimento (mantendo o f.a/c) até atingir o slump de 9 cm.
Na segunda vou adicionar um aditivo redutor de água (plastificante) e fazer o mesmo esquema (+água e +cimento até atingir o slump=9).
Veja que nos dois casos o abatimento e o f.a/c são iguais.
Minha dúvida é: os dois concretos vão ter o mesmo f.ck (ou ao menos valores próximos)?
Se você adicionar a mesma quantidade de água e acrescentar o aditivo, o abatimento será maior do que sem aditivo. Se você adicionar menos água e garantir o slump por conta do aditivo, a resistência será maior,
Entendi, vou fazer esse teste... muito obrigado
Ótima aula!
Obrigado!
Amei seu canal
Muito obrigado!!
Olá! Então pelo que entendi, qto maior a taxa de argamassa menor vai ser a quantidade de água no meu traço? Seria isso?
Excelente aula, reforço para meu conhecimento técnico. Porém qual o valor em Mpa kgf/ cm2 deste concreto?.
Oi Jose Soares, obrigado! Esse traço específico eu não ensaiei no laboratório, utilizei apenas como um exemplo hipotético.
ENGTUDO - Eng. David Grato por responder. espero mais vídeo aula.
Valeu Jose Soares, pode deixar, em breve postarei mais aulas!
qual aditivo devo clocar pra diminuir a quantidade de agua?
Aditivos plastificantes ou superplastificantes.
Ola pra me fazer um metro cubico. Quanto vou colocar de aditivos
Bom dia, e muito grato pelas dicas. Eu gostaria de tirar uma duvida: como é que você consegui determinà os materias de acrescimo, areia e cimento? eu usei regra de três simples, estou certo, ou, o caminho não é este?
Oi José Carlos, não é regra de três. Vou tentar detalhar os passos:
1º) Você determina os traço unitários com base no teor de argamassa (alfa). Na tabela, eu já deixei caculado esses traços.
2º) Para achar o consumo de materiais do primeiro alfa (no caso 0,48), basta você multiplicar pelo consumo de cimento desejado. Como exemplo, eu multipliquei por 5, dessa forma, para o alfa de 0,48, foram obtidos os valores de C = 5,000 A = 9,400 e B = 15,600 kg.
3º) Como o que interessa é a variação do consumo de areia e cimento, você fixa o consumo de brita. Assim, em todas as linhas do exemplo o consumo de brita foi de 15,600 kg
4º) Para achar o consumo de cimento em cada linha, basta dividir o consumo de brita (15,600) pela proporção de brita. Por exemplo, para o alfa =0,51, dividindo 15,600 kg por 2,94, o consumo do cimento fica em 5,306 kg. Para determinar o consumo de areia, você multiplica o consumo de cimento pelo teor de areia. Para o alfa 0,51, fica 5,306 vezes 2,06 é igual 10,931.
5º) O acréscimo é a variação entre uma linha e outra.
Qualquer dúvida, é só falar.
ENGTUDO - Eng. David Valeu, foi só olhar com mais cuidado. É como você explicou. Obrigado.
Boa tarde Eng.Tudo muito boa aula, fiquei batendo cabeça aqui pra achar o cálculo pro acréscimos em relação ao alfa anterior, vc poderia me ajudar? Quero fazer uma tabela pra rodos os teores
Tem um segundo vídeo que mostra como calcular, Jadson!
Como faço pra ter acesso a essas planilhas?
Professor, essa formula pode ser usada para o consumo de cimento por metros cúbicos de argamassa? Utilizando (a) para cal e (p) para areia? Ou seja: Cc = gama(argamassa)/(1 + a + p + a/c) ?
E mais uma pergunta, os valores de (a) , (p) e (a/c) é mais comum ser calculado o traço em massa ou em volume?
Pode sim, desde que você utilize o traço em massa.
No Brasil, em obras de médio e pequeno porte é mais comum para argamassas o traço em volume. Mas para calcular o consumo de cimento utilizando essa equação é necessário utilizar o traço em massa.
ENGTUDO - Eng. David Obrigado por responder a minha pergunta Professor, tenha um feliz ano novo.
Previsão pra quando sai o vídeo da tabela? ou possui algum material online que sirva de apoio? grato desde já.
Oi Daniel, acho que o vídeo de diagrama de dosagem sai até o final desta semana. De material de apoio, te indico o capítulo de dosagem do Prof. Paulo Helene que é um dos autores do método. (www.phd.eng.br/wp-content/uploads/2014/07/lc56.pdf).
Oi Daniel, eu acabei de postar o vídeo sobre o diagrama de dosagem: ruclips.net/video/vpnBuZdfK7c/видео.html
Muito obrigado
👏👏👏
aprendi muito !!!
Peço o email. .....para enviar um exercício de composição de Betão. ....tenho imensas dúvidas.
Manda para o email livro.materiais@gmail.com
Não entendi a necessidade desse "Acréscimo em relação ao alfa anterior", qual a necessidade? Não segue um padrão também, como defino esse acréscimo?
Ou Erasmo, nós vamos variando o teor de argamassa até chegar no ideal. Na tabela, já calculamos o quanto vamos precisar de material para alterar para o próximo teor de argamassa. Para alterar o teor de argamassa, precisamos apenas de cimento e areia, assim vamos acrescentando conforme os cálculos já realizados.
Exelente aula engenheiro David, meu pai é técnico de estradas e pavimentações encarregado de laboratório estou muito focado em fazer faculdade de engenharia, olha pessoal meu pai elaborou uma planilha de dosagem de concreto muito boa pelo método I.N.T e se caso alguém tenha interesse o email dele é robsonsondaeng@hotmai.com.
Opa, consegue disponibilzar a planilha, estou desenvolvendo uma e queria dar uma melhorada nela.
OTIMO VIDEO, mas o C= 480kg/m3
Isso, coloquei um comentário com a correção!
Alguns vídeos, estão privados... Por que Professor ?
Oi Thiago, eu queria organizar melhor o conteúdo. Percebi que criando um curso online, eu podia organizar melhor as aulas e colocar exercícios e materiais complementares. Assim, criei um curso online que está gratuito na Udemy. Lá você vai encontrará todas as aulas, numa sequência mais fácil de entender. Em breve, vou colocar aulas exclusivas lá e algumas exclusivas aqui. Se inscreva lá e depois me fala o que você achou : www.udemy.com/course/materiaisdeconstrucao/
não estou conseguindo abrir a planilha, alguém me ajuda?
Tenta nesse link: drive.google.com/file/d/0B13BLr2kJNveRFJGZGJST0JJMHc/view?usp=sharing&resourcekey=0-8wuVHRuXHxPDqeVfjATGhA
Quanto vc acredita que eu deva gastar de material pra fazer esse estudo? Um saco de cimento é suficiente?
eu cheguei a 480kg/m³
Eu tbm cheguei ao mesmo valor 480kg/m
EAE EDIFICAÇÕES 22 SOU EU DE NOVO 😼
Bom curso!
REVEJA ESSE GABARITO. ACHO Q ESTÁ ERRADO
É verdade. Eu coloquei a resposta correta nos comentários e nas notas do vídeo.
Excelente aula gostei muito
Obrigado, Joaquim!!