Marcílio primeiramente quero muito te agradecer por tudo o que vc tem feito por nós! Sua dedicação e boa vontade e de toda a sua equipe em nos esclarecer e iluminar o caminho até a aprovação. Estou cursando Letras e já iniciei a aquisição dos livros que vc indica pra começar. Trabalho 12h por dia e daqui a 3 anos termino minha faculdade onde deixarei meu emprego pra me dedicar por completo ao CACD, por enquanto estudo todos os dias a noite logo após os conteúdos da faculdade. Dividi os conteúdos em ciclos e minha maior dificuldade tem sido com as disciplinas de língua estrangeira. Enfim com calma, paciência, dedicação e persistência tenho buscado por alcançar meu objetivo, sou inscrita no seu curso também ! E graças a vcs estou conseguindo enxergar o caminho que tenho que trilhar, aprendendo a me preparar e a estudar da maneira correta! gratidão!
Que mensagem linda, Cláudia! Muito obrigada por todo carinho e parabéns pela sua dedicação! Espero que a gente possa contribuir cada dia mais com a sua aprovação no CAC.
Nossa, não tenho nem como agradecer. Estou no meu 2º ano de faculdade e depois de tantas dúvidas sobre qual caminho seguir, pesquisei muito e me identifiquei com a diplomacia. Parece que algo se renovou dentro de mim, e acredite, estudar idiomas nestes próximos anos será minha meta. Obrigada a você e sua equipe. Espero, daqui uns anos, está na diplomacia.
Para pessoas interessadas em cursos que tenham a ver com o vestibular. Ao meu ver, muito além de RI, existe o curso LEANI - Línguas Estrangeiras Aplicada às Negociações Internacionais- no Cefet/rj e outros estados do brasil. Desde o primeiro ano, toda ementa tem TOTAL a ver (conteúdo) com o edital de preparação do CACD. Pra quem realmente tem o sonho de trabalhar com diplomacia, talvez seja o curso que melhor se aproveita o tempo para preparação pro concurso.
Marcílio, o senhor tem feito o meu caminho de estudos muito mais leve. No início eu me sentia meio perdida. Coisas grandes assim costumam nos dar esse sentimento de que é impossível. Eu tenho maratonado seus vídeos, e ultimamente eu estudo sabendo que é possível, e próximo. Gratidão!
Estava com essa dúvida sobre a faculdade e realmente achei que sanou muito. Tenho a meta de passar no CACD em dois anos e apesar de ser uma meta ousada vou me esforçar ao máximo e estudar de forma assertiva, talvez não passe nesses dois anos, mas com certeza vou estar melhor do que há dois anos atrás.
Sou estudante de Letras - Português e Alemão, onde estou no 8° semestre, e também sou estudante de Direito, atualmente no 3° semestre. Vou utilizar meu diploma de Letras para participar do processo seletivo do CACD e vou continuar cursando Direito pois o conteúdo me é útil. Mas caso eu passe no concurso antes de terminar Direito, não tenho problema em largar a faculdade para seguir meu sonho, pois eu já teria atingido meu objetivo com aquele curso.
Quando estava estudando para o vestibular, no ano passado, comecei a acompanhar suas dicas. Esse ano escolhi o curso de Design! Acredito que é um curso incrível para conciliar o excesso de teoria que o CACD exige com momentos mais práticos e criativos. Agradeço muito por ter conhecido seu Instagram quando tinha apenas uma imagem de um mapa mental lá hahaha
Obrigado Marcílio pelas dicas, maravilhosas como sempre. Terminei o curso de Introdução às Teorias de Relações Internacionais com o Thales Castro no grupo Ubique e achei sensacional .
Muito obrigado pelas informações Marcílio, são informações riquissimas e difíceis de serem encontradas. Estou no 3° ano do ensino médio e entro na faculdade próximo ano, por causa desse vídeo já inicio meus estudos ao CACD próximo ano
Olá Marcílio, muito obrigado pelas dicas, eu estou no final do ensino médio, quero optar por fazer qualquer curso tecnólogo que não tome meu tempo e enquanto isso estudo para o CACD
Muito obrigada por dividir todo esse conhecimento, Marcílio!! Li alguns artigos do Praeterea e achei muito interessante, principalmente, a montagem de nossas próprias apostilas e dos mapas mentais (que vão evoluindo com o tempo). Estou iniciando o segundo semestre da faculdade de direito e muito animada com os estudos para o cacd!! Espero que continue com essa iniciativa aqui no RUclips e no site!!
Incrível, como sempre! Muito obrigada pelas dicas, elas nos ajudam muito a entender o processo e tomar decisões mais estratégicas que nos farão ganhar tempo e uma maior qualidade no aprendizado. Muito grata, tudo isso é muito valioso.
Estou no terceiro ano da universidade e decidi pela carreira de diplomata a pouco tempo. Agradeço pelo vídeo e todos os demais materiais que o Grupo Ubique têm disponibilizado de forma gratuita. No início da minha pesquisa sobre o CACD fiquei assustada com os valores dos cursinhos e um pouco perdida também, por isso estou realmente feliz e empolgada agora! Faço Secretariado Executivo Trilíngue, um curso pouco conhecido, mas que, meio sem querer, foi uma boa escolha. Já estudo francês e inglês desde que entrei e também tive matérias de Economia, Direito e Redação. Nada super aprofundado, mas que me deram uma boa noção e me fizeram perceber que gosto de todos esses conteúdos. Agora é bola para frente: o curso me permite ter muito tempo livre a partir do 5º período e pretendo aumentar meu conhecimento para fazer o CACD (aproveitando da biblioteca gratuita também!). Tenho uma dúvida sobre o estudo das línguas. Ainda não estou em nível avançado nem do francês nem do inglês, é melhor deixar para estudar o espanhol depois? Fico pensando se pode me confundir ou tomar muito tempo, mas talvez poderia aproveitar das disciplinas da universidade para começar o aprendizado, principalmente da gramática.
Oi, Ana! Realmente o seu curso foi uma ótima escolha para quem vai se preparar para o CACD. Em relação aos idiomas, indicamos que inicie o estudo dos 3. O que você vai fazer é aprofundar 1 deles mais que os outros. Quando você se sentir segura no primeiro idioma escolhido, você aumenta o nível de estudo do segundo. Quando você atingir a fluência nesse segundo, você aumenta o nível no terceiro, sem deixar de estudar nenhum deles. Uma ótima técnica é resumir as matérias do CACD nos 3 idiomas cobrados. Lembrando que a oralidade não é cobrada no momento da prova, então o foco é no estudo instrumental (leitura e escrita).
@@GrupoUbique Muito obrigada! Fez muito sentido para mim, achei uma ótima estratégia. E focar no estudo instrumental também facilita para que consiga estudar os três ao mesmo tempo e evolua com maior rapidez do que estava até agora. Fiquei sabendo que serão feitas lives no Instagram sobre o estudo dos idiomas, vou acompanhar também!
Olá Marcílio, queria agradecer muito pelo seu vídeo. Estou terminando meus estudos para ainda entrar na universidade, já que provas ainda serão ano que vem por conta da pandemia. Optei por cursar Relações Internacionais há algum tempo por vários motivos e me encontrei desejando seguir a carreira da diplomacia. Como reparei que a grade do curso que eu pretendo fazer (o da USP) têm bastante similaridade com o que é cobrado no edital do CACD e creio que isso não é coincidência, resolvi começar a estudar pro concurso já durante a faculdade e, felizmente, encontrei seu vídeo falando sobre. Já tenho um bom domínio em inglês justamente nas áreas as quais você abordou, e pretendo retomar espanhol em breve também. Gostaria de saber seu ponto de vista sobre meu caso específico, ficaria muito grata! Obrigada mais uma vez
Oi, Bia! Você está cursando um curso excelente para quem vai prestar o concurso para diplomata. Se puder, já inicie os estudos desde agora, pós você vai ganhar muita bagagem na preparação. Pode começar pelos 3 idiomas estrangeiros, Língua portuguesa, Geografia e História Geral e do Brasil. Mais pra frente você vai acrescentando as demais disciplinas, deixando Política Internacional e Economia para o último ciclo de estudos.
Obrigado pelo vídeo, Marcílio! Estou no segundo semestre da graduação em economia e, apesar das dificuldades financeiras, acredito que o tempo está do meu lado. Quero usar meu tempo livre para estudar para a CACD e já comecei a ler gramáticas inglesas... Até agora, pretendo estudar 1 ano por conta e, de acordo com meu desempenho, optar por comprar cursos de matérias especidicas. Meu muito obrigado pelo seu direcionamento e espero que o fator tempo seja maior que o fator financeiro... Abraços!
Olá! Estou saindo de Letras no 6 período pra cursar R.I, porque vejo que vai ser uma preparação paralela ao CACD. E eu n estava me sentindo realizada em Letras. Vc acha uma boa escolha? Porque Letras exige muito de mim! 5 estágios e ainda tinha mais 3 anos pela frente…
Olá Marcílio, este vídeo chegou em boa hora! Estou na faculdade e defini que me tornarei diplomata, desde então venho estudando os idiomas seguindo não somente a sua recomendação, mas de outros aprovados. Comecei a estudar francês cerca de 1 ano atrás e hoje fico muitíssimo feliz com meu progresso. Gostaria de escrever mais em inglês e francês mas não vejo como, venho pensando em resumir artigos e colunas dos jornais mas não encontro estímulo nisto, qual a dica que você daria para manter um exercício contínuo da escrita? E como poderei saber se estou evoluindo de fato? Queria aproveitar do espaço para agradecer pelo conteúdo muito rico que você vem disponibilizando de forma gratuita, graças a você eu adotei uma perspectiva mais crítica e pragmática que tenho certeza que irá me ajudar durante toda a minha preparação. Muito obrigado Marcílio!
Oi, Pedro! Muito obrigado pelas palavras de carinho e incentivo! Uma boa dica é conectar as disciplinas, ou seja, você pode fazer resumos das matérias que são cobradas no CACD em inglês, francês e espanhol.
Marcílio, estou em minha segunda graduação e já pensei em cancelar o curso pq está me atrapalhando (fiz estágio e tem cursos extra curriculares obrigatórias), o curso é licenciatura em Geografia e o farei em 1 ano e meio pq é um curso de complementação para dar aulas no Colégio, preciso ter uma renda para sobreviver e pq minha mãe não gosta de me ver estudando para concurso. O que devo fazer? O trabalho já me ocupa muito tempo. 😯
Oi, Dany, essa é uma questão muito pessoal. Só você vai saber pesar o que é mais importante pra você. A preparação para o CACD é longa, em média de 4 anos. Analisa se você consegue dosar bem o seu tempo e toma a sua decisão.
@@GrupoUbique Obrigada! 🙇 Como falta um ano para finalizar e tenho o apoio da minha família que insistem em fazê-lo, decidi continuar. Mesmo que dê aulas em escolas ou Colégio também estarei estudando. Fiquei realmente chateada este início de ano pq fiz estágio e houve muita atividade de acompanhamento on-line, documentos, projetos a serem entregues, que ao meu ver, estava jogando meu tempo precioso fora. Obrigada pela orientação. 🤗❤
@@DantasDaniele Ótimo! Esse ano foi e está sendo difícil pra todos, mas as adversidades sempre existirão, principalmente quando é um projeto de longo prazo que está em jogo. Continua mantendo o foco e contando com a gente!
Olá, professor! Bom, estou indo para o terceiro ano do ensino médio próximo ano, onde desejo realizar algumas "leituras de nivelamento" - daquelas que o senhor já falou em outro vídeo, e pretendo cursar Relações Internacionais já conciliando com os estudos para o CACD. Achas uma boa ideia? Desde já, um abraço!
Oi, Ana Beatriz! O curso de Relações Internacionais tem tudo a ver com o CACD. Acho super válido. Melhor ainda se você estudar para o concurso desde a Universidade.
Olá, estou com 34 anos de vida e não tenho nenhuma formação de ensino superior, mas decidi me tornar diplomata. Descobri seu canal nesta semana. Minha dúvida é, o ideal seria fazer um ensino superior de Direito, Relações Internacionais ou um Tecnólogo por dois anos focando nos estudos para o CACD desde já? Caso seja formado em alguma graduação de Tecnologo, seria algum empecilho em ser selecionado para trabalhar com a diplomacia após o término da formação de diplomata que dura 2 anos?
faz um tecnólogo! o estudo da faculdade ajuda mas é um estudo diferente do estudo pro concurso. foca em pegar logo um diploma e vai estudar pro concurso.
Tenho uma duvida: você fala que um mestrado não iria auxiliar na preparação, mas não ajudaria na carreira em si ? Porque a preparação dentro do Itamaraty é, para muitos, equivalente a um mestrado
Olá gostaria de saber estou fazendo o curso de direito Com esse diploma de direito eu consigo fazer esse concurso cacd? Ou eu preciso fazer outro curso? Para entrar nessa carreira
@@esmeraldamendoncagarces.4649 Oi, então, quando você terminar a faculdade você faz a prova do CACD, e se passar, você estuda por uns três semestres, se eu não me engano, no Instituto Rio Branco, pra só depois começar de fato a carreira. No Instituto você estuda questões mais específicas da diplomacia, além de mais algumas coisas das matérias mais gerais (História, Direito, Geografia, etc) que você já estudou a fundo pra poder passar na prova. Te aconselho a dar uma pesquisada sobre o concurso pra saber melhor sobre as etapas, o que estudar, o que você vai fazer na carreira etc. É coisa demais pra eu colocar num comentário kkkkkk
Olá. Sou professor e estou na fase final de preparação para um concurso que me levará à troca de prefeitura e de melhores condições de trabalho. A preparação para o CACD virá, provavelmente, logo em seguida. Tenho pesquisado muito e interesse em contratar a ajuda de vocês. No entanto, tenho algumas dúvidas importantes pendentes. Por favor, peço a ajuda para que sejam encaminhadas ao Marcílio. Fechando a decisão, é com vocês que pretendo iniciar essa jornada. Um ponto muito importante para mim é a questão ideológica do colega de trabalho. Tenho muitos problemas com isso como professor. Sou de direita e respeito os meus colegas professores de esquerda, mas nenhum deles me respeita, me provocam, só falta cumprirem em meu rosto e me chamarem de facista, por mais respeito (honestamente) que procure demonstrar por eles. Como fica essa questão no Itamaraty, como é o ambiente de trabalho. Sei que se o Haddad for eleito em 2022 e eu estiver no Itamaraty terei que representar um governo de esquerda, mas quero viver experiência melhores das que vivo hoje na educação com relação aos colegas de trabalho. Por fim, aceitaria um posto C, claro, mas sonhando com um posto A, seria possível alcançar algo assim na primeira missão tendo sido o primeiro colocado no concurso? Quanto a essa segunda pergunta é somente uma curiosidade e sem peso na decisão. Obrigado desde já. Assistindo tudo. Muito bom o canal, os vídeos e toda a ajuda com essas dicas imperdíveis.
Oi, Crislaine, tudo bem? Conversei com o Marcílio e ele disse que você ficasse muito tranquila em relação a isso. Tem diplomata dos dois grupos, que terminam se ajudando, mantendo o respeito. E sobre pegar posto A, existem regras que garantem o rodízio. Então dá pra fazer tudo, não só posto C. Em caso de passar nos primeiros lugares, existe a preferência da escolha, sim, porém vai depender se há posto A disponível no momento.
Marcílio primeiramente quero muito te agradecer por tudo o que vc tem feito por nós! Sua dedicação e boa vontade e de toda a sua equipe em nos esclarecer e iluminar o caminho até a aprovação. Estou cursando Letras e já iniciei a aquisição dos livros que vc indica pra começar. Trabalho 12h por dia e daqui a 3 anos termino minha faculdade onde deixarei meu emprego pra me dedicar por completo ao CACD, por enquanto estudo todos os dias a noite logo após os conteúdos da faculdade. Dividi os conteúdos em ciclos e minha maior dificuldade tem sido com as disciplinas de língua estrangeira. Enfim com calma, paciência, dedicação e persistência tenho buscado por alcançar meu objetivo, sou inscrita no seu curso também ! E graças a vcs estou conseguindo enxergar o caminho que tenho que trilhar, aprendendo a me preparar e a estudar da maneira correta! gratidão!
Que mensagem linda, Cláudia! Muito obrigada por todo carinho e parabéns pela sua dedicação! Espero que a gente possa contribuir cada dia mais com a sua aprovação no CAC.
Nossa, não tenho nem como agradecer. Estou no meu 2º ano de faculdade e depois de tantas dúvidas sobre qual caminho seguir, pesquisei muito e me identifiquei com a diplomacia. Parece que algo se renovou dentro de mim, e acredite, estudar idiomas nestes próximos anos será minha meta. Obrigada a você e sua equipe. Espero, daqui uns anos, está na diplomacia.
Oi, Andressa! Obrigada pelo carinho! Ficamos felizes em, de certa forma, contribuir para a sua decisão!
Para pessoas interessadas em cursos que tenham a ver com o vestibular. Ao meu ver, muito além de RI, existe o curso LEANI - Línguas Estrangeiras Aplicada às Negociações Internacionais- no Cefet/rj e outros estados do brasil. Desde o primeiro ano, toda ementa tem TOTAL a ver (conteúdo) com o edital de preparação do CACD. Pra quem realmente tem o sonho de trabalhar com diplomacia, talvez seja o curso que melhor se aproveita o tempo para preparação pro concurso.
Marcílio, o senhor tem feito o meu caminho de estudos muito mais leve. No início eu me sentia meio perdida. Coisas grandes assim costumam nos dar esse sentimento de que é impossível.
Eu tenho maratonado seus vídeos, e ultimamente eu estudo sabendo que é possível, e próximo. Gratidão!
Muito obrigado pelo carinho!
Estava com essa dúvida sobre a faculdade e realmente achei que sanou muito. Tenho a meta de passar no CACD em dois anos e apesar de ser uma meta ousada vou me esforçar ao máximo e estudar de forma assertiva, talvez não passe nesses dois anos, mas com certeza vou estar melhor do que há dois anos atrás.
Boa sorte, espero que consiga
@@solsolsol909 Obrigado meu chapa!
Eu vou escolher tecnologo... para ter mais tempo para estudar e foco total no cacd
Muito obrigada!! Comecei Relações Internacionais nesse semestre e já comecei também a preparação para o CACD. Suas dicas são ótimas!
Muito obrigada!
Sou estudante de Letras - Português e Alemão, onde estou no 8° semestre, e também sou estudante de Direito, atualmente no 3° semestre. Vou utilizar meu diploma de Letras para participar do processo seletivo do CACD e vou continuar cursando Direito pois o conteúdo me é útil. Mas caso eu passe no concurso antes de terminar Direito, não tenho problema em largar a faculdade para seguir meu sonho, pois eu já teria atingido meu objetivo com aquele curso.
Quando estava estudando para o vestibular, no ano passado, comecei a acompanhar suas dicas. Esse ano escolhi o curso de Design! Acredito que é um curso incrível para conciliar o excesso de teoria que o CACD exige com momentos mais práticos e criativos. Agradeço muito por ter conhecido seu Instagram quando tinha apenas uma imagem de um mapa mental lá hahaha
Hahahahaha! Que legal! Acho design incrível!
Obrigado Marcílio pelas dicas, maravilhosas como sempre.
Terminei o curso de Introdução às Teorias de Relações Internacionais com o Thales Castro no grupo Ubique e achei sensacional
.
Muito obrigada pela confiança.
Tenho 29 anos estou no terceiro período de Economia e já estudo Inglês e francês mais tenho receio de leva muitos anos para passa e ficar velho.
Muito obrigado pelas informações Marcílio, são informações riquissimas e difíceis de serem encontradas. Estou no 3° ano do ensino médio e entro na faculdade próximo ano, por causa desse vídeo já inicio meus estudos ao CACD próximo ano
Muito bom, Vitor! Uma dica: já inicia os estudos dos idimas!
Olá Marcílio, muito obrigado pelas dicas, eu estou no final do ensino médio, quero optar por fazer qualquer curso tecnólogo que não tome meu tempo e enquanto isso estudo para o CACD
Oi, Pedro! Sucesso e conte com a gente!
amigo, estou na mesma!!
@@GiovannaFLima-cq3ef Eu também tô na mesma, foco pro Concurso!!
Muito obrigada por dividir todo esse conhecimento, Marcílio!! Li alguns artigos do Praeterea e achei muito interessante, principalmente, a montagem de nossas próprias apostilas e dos mapas mentais (que vão evoluindo com o tempo). Estou iniciando o segundo semestre da faculdade de direito e muito animada com os estudos para o cacd!! Espero que continue com essa iniciativa aqui no RUclips e no site!!
Oi, Luisa! Muito obrigada pela confiança! Aproveita os anos na faculdade pra dar uma acelerada nos estudos para o CACD.
24:45 (17/10/23)
Incrível, como sempre! Muito obrigada pelas dicas, elas nos ajudam muito a entender o processo e tomar decisões mais estratégicas que nos farão ganhar tempo e uma maior qualidade no aprendizado. Muito grata, tudo isso é muito valioso.
Nós que agradecemos pela confiança!
17:22 (17/10/23)
Vídeo esclarecedor e enriquecedor. Gostaria muito de ver mais sobre o assunto!
Obrigada por acompanhar, Kamila!
Estou no terceiro ano da universidade e decidi pela carreira de diplomata a pouco tempo. Agradeço pelo vídeo e todos os demais materiais que o Grupo Ubique têm disponibilizado de forma gratuita. No início da minha pesquisa sobre o CACD fiquei assustada com os valores dos cursinhos e um pouco perdida também, por isso estou realmente feliz e empolgada agora!
Faço Secretariado Executivo Trilíngue, um curso pouco conhecido, mas que, meio sem querer, foi uma boa escolha. Já estudo francês e inglês desde que entrei e também tive matérias de Economia, Direito e Redação. Nada super aprofundado, mas que me deram uma boa noção e me fizeram perceber que gosto de todos esses conteúdos. Agora é bola para frente: o curso me permite ter muito tempo livre a partir do 5º período e pretendo aumentar meu conhecimento para fazer o CACD (aproveitando da biblioteca gratuita também!).
Tenho uma dúvida sobre o estudo das línguas. Ainda não estou em nível avançado nem do francês nem do inglês, é melhor deixar para estudar o espanhol depois? Fico pensando se pode me confundir ou tomar muito tempo, mas talvez poderia aproveitar das disciplinas da universidade para começar o aprendizado, principalmente da gramática.
Oi, Ana! Realmente o seu curso foi uma ótima escolha para quem vai se preparar para o CACD. Em relação aos idiomas, indicamos que inicie o estudo dos 3. O que você vai fazer é aprofundar 1 deles mais que os outros. Quando você se sentir segura no primeiro idioma escolhido, você aumenta o nível de estudo do segundo. Quando você atingir a fluência nesse segundo, você aumenta o nível no terceiro, sem deixar de estudar nenhum deles. Uma ótima técnica é resumir as matérias do CACD nos 3 idiomas cobrados. Lembrando que a oralidade não é cobrada no momento da prova, então o foco é no estudo instrumental (leitura e escrita).
@@GrupoUbique Muito obrigada! Fez muito sentido para mim, achei uma ótima estratégia. E focar no estudo instrumental também facilita para que consiga estudar os três ao mesmo tempo e evolua com maior rapidez do que estava até agora. Fiquei sabendo que serão feitas lives no Instagram sobre o estudo dos idiomas, vou acompanhar também!
@@luisa27004 Sim! E em setembro lançaremos o curso de idiomas também! Aguarde novidades! =)
Olá Marcílio, queria agradecer muito pelo seu vídeo. Estou terminando meus estudos para ainda entrar na universidade, já que provas ainda serão ano que vem por conta da pandemia. Optei por cursar Relações Internacionais há algum tempo por vários motivos e me encontrei desejando seguir a carreira da diplomacia. Como reparei que a grade do curso que eu pretendo fazer (o da USP) têm bastante similaridade com o que é cobrado no edital do CACD e creio que isso não é coincidência, resolvi começar a estudar pro concurso já durante a faculdade e, felizmente, encontrei seu vídeo falando sobre. Já tenho um bom domínio em inglês justamente nas áreas as quais você abordou, e pretendo retomar espanhol em breve também. Gostaria de saber seu ponto de vista sobre meu caso específico, ficaria muito grata! Obrigada mais uma vez
Oi, Bia! Você está cursando um curso excelente para quem vai prestar o concurso para diplomata. Se puder, já inicie os estudos desde agora, pós você vai ganhar muita bagagem na preparação. Pode começar pelos 3 idiomas estrangeiros, Língua portuguesa, Geografia e História Geral e do Brasil. Mais pra frente você vai acrescentando as demais disciplinas, deixando Política Internacional e Economia para o último ciclo de estudos.
Dicas de ouro! 🤩
Muito obrigado!
Obrigado pelo vídeo, Marcílio! Estou no segundo semestre da graduação em economia e, apesar das dificuldades financeiras, acredito que o tempo está do meu lado. Quero usar meu tempo livre para estudar para a CACD e já comecei a ler gramáticas inglesas... Até agora, pretendo estudar 1 ano por conta e, de acordo com meu desempenho, optar por comprar cursos de matérias especidicas. Meu muito obrigado pelo seu direcionamento e espero que o fator tempo seja maior que o fator financeiro... Abraços!
Boa, Felipe! Você está no caminho certo! Se aceita uma sugestão: inicie pelos 3 idiomas estrangeiros, Português, História do Brasil e Direito.
5:53 (17/10/23)
Olá! Estou saindo de Letras no 6 período pra cursar R.I, porque vejo que vai ser uma preparação paralela ao CACD. E eu n estava me sentindo realizada em Letras. Vc acha uma boa escolha?
Porque Letras exige muito de mim! 5 estágios e ainda tinha mais 3 anos pela frente…
Você precisa analisar qual o seu maior foco. Se for passar no CACD, escolha a faculdade que vai possibilitar que você se gradue o mais rápido.
Olá Marcílio, este vídeo chegou em boa hora! Estou na faculdade e defini que me tornarei diplomata, desde então venho estudando os idiomas seguindo não somente a sua recomendação, mas de outros aprovados. Comecei a estudar francês cerca de 1 ano atrás e hoje fico muitíssimo feliz com meu progresso. Gostaria de escrever mais em inglês e francês mas não vejo como, venho pensando em resumir artigos e colunas dos jornais mas não encontro estímulo nisto, qual a dica que você daria para manter um exercício contínuo da escrita? E como poderei saber se estou evoluindo de fato? Queria aproveitar do espaço para agradecer pelo conteúdo muito rico que você vem disponibilizando de forma gratuita, graças a você eu adotei uma perspectiva mais crítica e pragmática que tenho certeza que irá me ajudar durante toda a minha preparação. Muito obrigado Marcílio!
Oi, Pedro! Muito obrigado pelas palavras de carinho e incentivo! Uma boa dica é conectar as disciplinas, ou seja, você pode fazer resumos das matérias que são cobradas no CACD em inglês, francês e espanhol.
Acho q não dá não porque tem pré requisitos q só a experiência acadêmica pode ensinar e diminui a concorrência idiota e adolescente juvenil
Excelente! Obrigada pelas excelentes dicas, Marcílio!
Que bom que você gostou, Vitória! Fico feliz, pois faço tudo com muito carinho.
Obrigado, Marcílio!
De nada, meu caro!
Obrigado pelas dicas.
De nada!
Marcílio, estou em minha segunda graduação e já pensei em cancelar o curso pq está me atrapalhando (fiz estágio e tem cursos extra curriculares obrigatórias), o curso é licenciatura em Geografia e o farei em 1 ano e meio pq é um curso de complementação para dar aulas no Colégio, preciso ter uma renda para sobreviver e pq minha mãe não gosta de me ver estudando para concurso. O que devo fazer? O trabalho já me ocupa muito tempo. 😯
Oi, Dany, essa é uma questão muito pessoal. Só você vai saber pesar o que é mais importante pra você. A preparação para o CACD é longa, em média de 4 anos. Analisa se você consegue dosar bem o seu tempo e toma a sua decisão.
@@GrupoUbique Obrigada! 🙇 Como falta um ano para finalizar e tenho o apoio da minha família que insistem em fazê-lo, decidi continuar. Mesmo que dê aulas em escolas ou Colégio também estarei estudando. Fiquei realmente chateada este início de ano pq fiz estágio e houve muita atividade de acompanhamento on-line, documentos, projetos a serem entregues, que ao meu ver, estava jogando meu tempo precioso fora. Obrigada pela orientação. 🤗❤
@@DantasDaniele Ótimo! Esse ano foi e está sendo difícil pra todos, mas as adversidades sempre existirão, principalmente quando é um projeto de longo prazo que está em jogo. Continua mantendo o foco e contando com a gente!
Vou fazer geografia! Bom curso q tem bastante relação com a grade do cacd, né?
É uma das matérias do concurso.
Olá, professor! Bom, estou indo para o terceiro ano do ensino médio próximo ano, onde desejo realizar algumas "leituras de nivelamento" - daquelas que o senhor já falou em outro vídeo, e pretendo cursar Relações Internacionais já conciliando com os estudos para o CACD. Achas uma boa ideia? Desde já, um abraço!
Oi, Ana Beatriz! O curso de Relações Internacionais tem tudo a ver com o CACD. Acho super válido. Melhor ainda se você estudar para o concurso desde a Universidade.
@@GrupoUbique Certo, muito obrigada!
@@AnaBeatriz-ri3fl Ah! Outra dica super importante: estudar os idiomas desde agora.
Olá, estou com 34 anos de vida e não tenho nenhuma formação de ensino superior, mas decidi me tornar diplomata. Descobri seu canal nesta semana. Minha dúvida é, o ideal seria fazer um ensino superior de Direito, Relações Internacionais ou um Tecnólogo por dois anos focando nos estudos para o CACD desde já? Caso seja formado em alguma graduação de Tecnologo, seria algum empecilho em ser selecionado para trabalhar com a diplomacia após o término da formação de diplomata que dura 2 anos?
faz um tecnólogo! o estudo da faculdade ajuda mas é um estudo diferente do estudo pro concurso. foca em pegar logo um diploma e vai estudar pro concurso.
Tenho uma duvida: você fala que um mestrado não iria auxiliar na preparação, mas não ajudaria na carreira em si ? Porque a preparação dentro do Itamaraty é, para muitos, equivalente a um mestrado
Depende do seu mestrado e se ele terá relação com o seu trabalho em determinado posto.
Olá gostaria de saber estou fazendo o curso de direito
Com esse diploma de direito
eu consigo fazer esse concurso cacd? Ou eu preciso fazer outro curso? Para entrar nessa carreira
Oi, Esmeralda, pra fazer o CACD pode ser de qualquer curso de ensino superior
@@nicolechristine5820 e quando eu terminar o curso onde eu começo estou perdida
@@esmeraldamendoncagarces.4649 Oi, então, quando você terminar a faculdade você faz a prova do CACD, e se passar, você estuda por uns três semestres, se eu não me engano, no Instituto Rio Branco, pra só depois começar de fato a carreira. No Instituto você estuda questões mais específicas da diplomacia, além de mais algumas coisas das matérias mais gerais (História, Direito, Geografia, etc) que você já estudou a fundo pra poder passar na prova. Te aconselho a dar uma pesquisada sobre o concurso pra saber melhor sobre as etapas, o que estudar, o que você vai fazer na carreira etc. É coisa demais pra eu colocar num comentário kkkkkk
Você consegue com qualquer diploma superior, tá? Indicamos que você inicie sua preparação desde a faculdade, focando nos idiomas.
Você foi aprovado com quantos anos professor?
Fui aprovado em 2007, aos 28 anos.
Olá. Sou professor e estou na fase final de preparação para um concurso que me levará à troca de prefeitura e de melhores condições de trabalho. A preparação para o CACD virá, provavelmente, logo em seguida. Tenho pesquisado muito e interesse em contratar a ajuda de vocês. No entanto, tenho algumas dúvidas importantes pendentes. Por favor, peço a ajuda para que sejam encaminhadas ao Marcílio. Fechando a decisão, é com vocês que pretendo iniciar essa jornada. Um ponto muito importante para mim é a questão ideológica do colega de trabalho. Tenho muitos problemas com isso como professor. Sou de direita e respeito os meus colegas professores de esquerda, mas nenhum deles me respeita, me provocam, só falta cumprirem em meu rosto e me chamarem de facista, por mais respeito (honestamente) que procure demonstrar por eles. Como fica essa questão no Itamaraty, como é o ambiente de trabalho. Sei que se o Haddad for eleito em 2022 e eu estiver no Itamaraty terei que representar um governo de esquerda, mas quero viver experiência melhores das que vivo hoje na educação com relação aos colegas de trabalho. Por fim, aceitaria um posto C, claro, mas sonhando com um posto A, seria possível alcançar algo assim na primeira missão tendo sido o primeiro colocado no concurso? Quanto a essa segunda pergunta é somente uma curiosidade e sem peso na decisão. Obrigado desde já. Assistindo tudo. Muito bom o canal, os vídeos e toda a ajuda com essas dicas imperdíveis.
Oi, Crislaine, tudo bem? Conversei com o Marcílio e ele disse que você ficasse muito tranquila em relação a isso. Tem diplomata dos dois grupos, que terminam se ajudando, mantendo o respeito. E sobre pegar posto A, existem regras que garantem o rodízio. Então dá pra fazer tudo, não só posto C. Em caso de passar nos primeiros lugares, existe a preferência da escolha, sim, porém vai depender se há posto A disponível no momento.