Maravilha #02 de Itanhaém: Cama de Anchieta

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 янв 2025

Комментарии •

  • @MariaAparecida-ob1hz
    @MariaAparecida-ob1hz Год назад +1

    Eu vou sempre na Gruta, na passarela de Anchieta, um lugar q recarga minhas energias.

  • @soulrunna
    @soulrunna Год назад +3

    Obrigado pelo vídeo.
    Eu tenho minhas dúvidas sobre se Anchieta se deitava nessa tal cama.
    O ponto é que nos anos 60 e 70, uma incorporadora, com a ânsia de vender os lotes, criou um plano de marketing para vender os lotes ali na região da Praia do Sonho.
    Acho que muitos não sabem, mas a Praia do Sonho se chamava Praia do Meio. Ou seja, ela foi renomeada. Não se sabe se para atrair realmente compradores ou como homenagem.
    Então é muita coincidência que a praia tenha sido renomeada justamente nesse período em que Itanhaém, especificamente a região da Praia do Sonho, era considerado um paraíso.
    Creio que marketing foi baseando nessas histórias, mas em algum momento foi super dimensionado para realmente atrair compradores.
    Em termos lógicos, é estranho imaginar que naquela época, Anchieta se refugiasse a tal lugar para descansar. O mais certo seria ficar num lugar alto. E se você reparar bem, é de difícil acesso.
    Embora o Paranambuco hoje pareça de fácil acesso hoje, ele era mais denso de vegetação. Era um morro mesmo e se você ir pelas pedras, é dificil chegar chegar até a cama.
    O Paranambuco é uma especie de mirante hoje porque tentaram construir um empreendimento ali, mas foi barrada pela Marinha - por isso daquelas inumeras placas de concreto. Como se sabe, as terras litorâneas pertencem à União.
    Se você for pensar bem, a tal cama é de dificil acesso. Por que alguém gastaria energia para simplesmente estar numa bloco de rocha mais ou menos reto e com um pseudo travesseiro?
    Mas eu também não tenho provas. E isso não quer dizer que Anchieta não tenha vivido algum tempo por ali. Pode ser verdade. Só a cama que parece ser algo surreal mesmo.
    E outra: quem vai se opor a isso ou discutir? Vao nos xingar todo.
    Já ouviu falar a pedra do Púlpito? É um lugar que pouca gente conhece. Trata-se de um pedra, uma das mais altas que fica localizada perto da estátua de Mulher de Areia.
    Pelas fotos antigas, dizem que do alto dessa pedra que Anchieta dava os seus sermões.
    Então, mal comparando, as pedras da Praia dos Pescadores parecem ser mais atrativas do que as do costão do Paranambuco. Ou mesmo a Praia das Conchas.
    Em todo caso, só perguntando para o espírito de Anchieta mesmo.

    • @ProfLuisCleber
      @ProfLuisCleber  Год назад

      Obrigado pelas importantes observações...

    • @ricardoribeirodecastro6816
      @ricardoribeirodecastro6816 Год назад +1

      @@ProfLuisCleber Olá. Também já li que o morro do Paranambuco, originalmente, foi um morro com topografia típica e apresentava aclives e declives. Hoje, conhecemos ele com sua superfície na forma de um plano na horizontal. É que na época da construção da rodovia Padre Manuel da Nóbrega (década de 60), o granito usado na pavimentação da estrada foi extraído do Morro do Paranambuco. O Morro do Paranambuco, naquela época, funcionou como uma pedreira. E, por isso, hoje podemos transitar confortavelmente pelo morro ....