Professor, seus vídeos são excelentes. A psicanálise é fascinante, suas explicações fazem com que nos apaixonemos ainda mais por tais conceitos. Para quem está longe para assistir uma aula sua e não tem condições de fazer um curso de formação em psicanálise (sério), assistir seus vídeos é engrandecedor e muito gratificante. Muito obrigado. Abraço!
Ela queria sair de casa, e sofria por causa da inibição por parte dos pais - ela começa a desenvolver por meio dessas proibições, uma série de sintomas. Esse seria o começo da histeria: Uma limitação social por causa dos nossos afetos negativos - raiva e assim por diante; nos fazem reter o afeto, dissociando a Consciência e deslocando-se para uma parte do corpo. Freud por outro lado, dizia que esses afetos seriam especificamente de cunho sexual. 1. Foi repreendida por não notar o pai na sala - ela reprimiu esse afeto negativo, levando ela à contornar isso ao ignorar outras pessoas 2. Foi repreendida pelo pai, por estar numa conversa e ter saído dela, sendo indelicada - não compreendendo ao estar numa conversa com várias pessoas, perdendo sua concentração 3. Seu irmão a sacudia, empurrando e assustando ao escutar coisas no quarto ou porta dos pais - esse susto, voltava no sintoma de surdez seletiva 4. O pai sofria certos ataques - levando a imitar o comportamento do pai, ao se assutar por pequenos barulhos, por mímica como se fosse o pai A partir da fala, existe uma pequena "cura falada", apesar de criarem-se novos sintomas - nisso, Freud percebe que ela começa a se envolver afetivamente com ele. O que faz com que a paciente crie uma certa fantasia, com esse que está cuidando do seu médico? Seja fantasia, identificação, laço amoroso - chama-se de TRANSFERÊNCIA.
Me identifiquei com a Ana o. Sou borderline. Minha capacidade de me apaixonar profundamente por qualquer um que me de atenção. É como pequenas coisas tomam caráter de lei no meu subconsciente. Por exemplo: fui repreendida por andar no quintal. Então passo a andar pelos cantos me arrastando pelas paredes. Estou chorando agora porque isso dói de verdade.
Excelente aula, faço uma pós-graduação de psicanalise e suas aulas explicativas é um grande aprendizado para quem está começando neste mundo maravilhoso.
muito obrigado por esse vídeo, eu tenho que ler esse livro mas além da dislexia, aprendo muito mais vendo e ouvindo kkkkkk o senhor me ajudou muito agora 💜
Amei sobre o caso de Anna O. O que eu não sabia é do progresso dela em montar uma associação para cuidar de pessoas e escrever um livro apesar de toda esteria E essa parte dela ter ou fantasiado algo por criar um vínculo com o psicanalista muito interessante
Olá professor Para a psicanálise, qual seria a explicação para percepções extra-sensoriais (que alguns chamam de mediunidade) - criação do inconsciente? Obrigada! Gabriela
Grande prof Dunker! Parabéns! Seus videos sao excelentes!!!!! Ampliam muito o nosso conhecimento! Poderia nos dar o prazer de publicar alguns videos comentando os diversos casos descritos por Freud, vinculando-os à nossa realidade atual na prática clinica? Inclusive falar sobre como lidar com quadros como a angustia dentro da conjuntura atual?
Olá professor Dunker, gosto muito do formato explicativo dos seus vídeos Você poderia falar sobre o Desejo do analista para com o analisado na terapia ? Gosto muito dos seus vídeos.
A história que eu li da Anna O é um pouco diferente. Em vez de suco Anna O comia melões e não conseguia beber água. Anna O fazia tratamento com Freud e não com Breuer. Freud percebeu que o hipnotismo não curava pois os sintomas voltavam após a sessão de hipnose mas foi com o hipnotismo que Freud descobriu quando os sintomas não eram neurológicos e sim psíquicos. Freud propõe que Anna O fale dos seus problemas e ela melhora a partir do momento em que começa a falar do seu sofrimento. Os sintomas de Anna O começam com a morte do pai que ela cuida até ele morrer. Anna O nomeia o método psicanalítico de talking cure que é a cura pela fala. Anna O tinha umas alucinações bem ruins ela via caveiras nas pontas dos seus dedos. Eu penso que ela teve essas fantasias por ter em algum momento de sua vida desejado a morte do pai. Quem conta um conto aumenta um ponto.
Boa noite Professor. Parabéns pela aula. Sua didática exclusiva colabora na compreensão e aguça meu interesse pela releitura da obra de Freud. Vida longa e próspera. E com relação aos momentos iniciais da psicanálise, haveria algum momento em que Freud deparou com pacientes que relataram sobre a invasão de lembranças desagradáveis a consciência? Sem haver necessariamente um quadro patológico, mas que incomoda quando elas surgem, causando um momento angustiante.
Professor excelente e esclarecedor essa semente dos casos clínicos. Você poderia falar também sobre o caso da Miss Lucy R e esse trauma com o cheiro de pudim queimado? A Psicanálise fica bem contemplativa com os seus vídeos e os meus estudos!! Valeuu por compartilha-los!!!
Professor, gostaria que falasse sobre a visão de Lacan sobre a família como instituição "moderna", suas vantagens e empasses no mal-estar humano e acima de tudo sua transitoriedade no tempo, já que sabemos que a familia é algo que se configura de formas variadas dependendo do contexto e do tempo. um abraço
Boa noite, professor! Admiro muito sua forma de narrar os casos, pois age de forma simples e contagiante. Assisto todos e sempre fica um gosto de quero mais. Mas preciso que me responda : qual a importância do estudo de caso para para a formação psicanalítica???
Professor, gostaria de saber a relação das influências trazidas por Freud na teoria de Lacan e como podemos trabalhar dentro do setting terapêutico utilizando as duas vertentes. Obrigado! 📚🙏🏻
Professor, seria possível que seus vídeos fossem disponibilizados com legenda em espanhol ou/e inglês?? Meus colegas de universidades ( espanha e argentina) curtem muito as suas explicações (traduzidas por mim!) mas, adorariam compartillhá-las com outras pessoas....muito grata! Gracias!
Verdade! Ativa a possibilidade de legendar seus vídeos, prof! O próprio youtube tem essa ferramenta. Mas eu acho q tem q permitir que o público possa fazer isso!
Aquela é Cecily, uma junção das pacientes mais famosas de Freud e Anna O. (De Breuer) para o filme. Como não podiam (por motivos desconhecidos, mas suponho que financeiros) relatar cada caso de histeria (por se tratar de um filme) juntaram todas em uma personagem.
Freud escreve em sua autobiografia que ele leu Schopenhauer quando já tinha uma certa idade, desse modo, apesar de algumas ideias de Schopenhauer serem convergentes com as ideias de Freud, não houve uma influência tão significativa.
FICO ADMIRADO POR DUNKER NÃO FAZER NENHUMA REFERÊNCIA AO FATO DE QUE O CASO ANNA O. É MUITO COMENTADO PORQUE NOS "ESTUDOS SOBRE A HISTERIA", DE FREUD E BREUER, CONSTA QUE ELA FOI CURADA PELA PSICANÁLISE, O QUE DEU CREDIBILIDADE À NOVA "CIÊNCIA", MAS DEPOIS VÁRIOS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE ANNA O. NÃO FOI CURADA. A FALSIDADE DO RELATO DO TRATAMENTO E CURA DE ANNA É APONTADO POR MUITOS COMO EVIDÊNCIA DE QUE FREUD ERA CHARLATÃO. "LE LIVRE NOIR DE LA PSYCHANALYSE" (online)(a tradução que conheço é muito ruim) CRITICA ISSO, DE MODO VEEMENTE, EM MUITOS ENSAIOS. CONFORME "LE LIVRE NOIR", OS RELATOS DE CURAS PELA PSICANÁLISE, FEITOS FOR FREUD, EM GERAL, OU MESMO TODOS, SÃO FALSOS. O QUE LEVA À CONCLUSÃO DE QUE FREUD MENTIU PARA DAR CREDIBILIDADE À PSICANÁLISE.
Professor, seus vídeos são excelentes. A psicanálise é fascinante, suas explicações fazem com que nos apaixonemos ainda mais por tais conceitos. Para quem está longe para assistir uma aula sua e não tem condições de fazer um curso de formação em psicanálise (sério), assistir seus vídeos é engrandecedor e muito gratificante. Muito obrigado. Abraço!
Ela queria sair de casa, e sofria por causa da inibição por parte dos pais - ela começa a desenvolver por meio dessas proibições, uma série de sintomas. Esse seria o começo da histeria:
Uma limitação social por causa dos nossos afetos negativos - raiva e assim por diante; nos fazem reter o afeto, dissociando a Consciência e deslocando-se para uma parte do corpo.
Freud por outro lado, dizia que esses afetos seriam especificamente de cunho sexual.
1. Foi repreendida por não notar o pai na sala - ela reprimiu esse afeto negativo, levando ela à contornar isso ao ignorar outras pessoas
2. Foi repreendida pelo pai, por estar numa conversa e ter saído dela, sendo indelicada - não compreendendo ao estar numa conversa com várias pessoas, perdendo sua concentração
3. Seu irmão a sacudia, empurrando e assustando ao escutar coisas no quarto ou porta dos pais - esse susto, voltava no sintoma de surdez seletiva
4. O pai sofria certos ataques - levando a imitar o comportamento do pai, ao se assutar por pequenos barulhos, por mímica como se fosse o pai
A partir da fala, existe uma pequena "cura falada", apesar de criarem-se novos sintomas - nisso, Freud percebe que ela começa a se envolver afetivamente com ele.
O que faz com que a paciente crie uma certa fantasia, com esse que está cuidando do seu médico? Seja fantasia, identificação, laço amoroso - chama-se de TRANSFERÊNCIA.
Seus vídeos me instigaram tanto que entrei em uma escola lacaniana, em SC - comecei meus estudos, supervisão e análise 😃, seguimos como aluna EBP.
Depois que assisti seus vídeos, reacendeu meu amor pela Psicanálise.
Precisávamos de uma pessoa assim
Gratidão
Me identifiquei com a Ana o. Sou borderline. Minha capacidade de me apaixonar profundamente por qualquer um que me de atenção. É como pequenas coisas tomam caráter de lei no meu subconsciente. Por exemplo: fui repreendida por andar no quintal. Então passo a andar pelos cantos me arrastando pelas paredes.
Estou chorando agora porque isso dói de verdade.
Procure ajuda de um psicólogo, vai te ajudar mto.
Dunker, você poderia falar um pouco sobre a hipnose no século XIX? O que era exatamente o estado hipnótico e como a sessão funcionava?
Excelente aula, faço uma pós-graduação de psicanalise e suas aulas explicativas é um grande aprendizado para quem está começando neste mundo maravilhoso.
Professor Cristian Dunker, o senhor faz a Psicanálise fascinante!!!!!
muito obrigado por esse vídeo, eu tenho que ler esse livro mas além da dislexia, aprendo muito mais vendo e ouvindo kkkkkk o senhor me ajudou muito agora 💜
Amei sobre o caso de Anna O.
O que eu não sabia é do progresso dela em montar uma associação para cuidar de pessoas e escrever um livro apesar de toda esteria
E essa parte dela ter ou fantasiado algo por criar um vínculo com o psicanalista muito interessante
Que legal! Os curiosos agradecem muito este gênero de conteúdo para não psicanalistas! ;)
A qualidade dos videos com as animações esta ótima, parabéns!!!!
Olá professor
Para a psicanálise, qual seria a explicação para percepções extra-sensoriais (que alguns chamam de mediunidade) - criação do inconsciente?
Obrigada!
Gabriela
Traz mais casos, professor! Vídeo fantástico, que didática! Obrigada por esse vídeo e pelo seu canal como um todo!
Amo seus vídeos, pois fazem com que eu me apaixone cada vez mais pela psicanálise! Obrigado pela explicação, foi excelente ♡
Grande prof Dunker! Parabéns!
Seus videos sao excelentes!!!!! Ampliam muito o nosso conhecimento! Poderia nos dar o prazer de publicar alguns videos comentando os diversos casos descritos por Freud, vinculando-os à nossa realidade atual na prática clinica? Inclusive falar sobre como lidar com quadros como a angustia dentro da conjuntura atual?
Olá professor Dunker, gosto muito do formato explicativo dos seus vídeos
Você poderia falar sobre o Desejo do analista para com o analisado na terapia ? Gosto muito dos seus vídeos.
Obrigado pela explicação professor. Na semana que vem meu grupo vai ter que "encenar" o caso de Ana O.
A história que eu li da Anna O é um pouco diferente. Em vez de suco Anna O comia melões e não conseguia beber água. Anna O fazia tratamento com Freud e não com Breuer. Freud percebeu que o hipnotismo não curava pois os sintomas voltavam após a sessão de hipnose mas foi com o hipnotismo que Freud descobriu quando os sintomas não eram neurológicos e sim psíquicos. Freud propõe que Anna O fale dos seus problemas e ela melhora a partir do momento em que começa a falar do seu sofrimento. Os sintomas de Anna O começam com a morte do pai que ela cuida até ele morrer. Anna O nomeia o método psicanalítico de talking cure que é a cura pela fala. Anna O tinha umas alucinações bem ruins ela via caveiras nas pontas dos seus dedos. Eu penso que ela teve essas fantasias por ter em algum momento de sua vida desejado a morte do pai. Quem conta um conto aumenta um ponto.
Não foi a de Cecília?
Muito bom, hoje terminei de ler o caso Anna O. e vim aqui assistir ao seu vídeo. Ótima explicação!
Parabéns Professor!
Um ótimo aprendizados os seguidores do dr. Freud.
Boa noite Professor. Parabéns pela aula. Sua didática exclusiva colabora na compreensão e aguça meu interesse pela releitura da obra de Freud. Vida longa e próspera. E com relação aos momentos iniciais da psicanálise, haveria algum momento em que Freud deparou com pacientes que relataram sobre a invasão de lembranças desagradáveis a consciência? Sem haver necessariamente um quadro patológico, mas que incomoda quando elas surgem, causando um momento angustiante.
Muito bom! Amanhã tenho aula de psicanálise sobre o caso de Ana O 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Professor excelente e esclarecedor essa semente dos casos clínicos. Você poderia falar também sobre o caso da Miss Lucy R e esse trauma com o cheiro de pudim queimado? A Psicanálise fica bem contemplativa com os seus vídeos e os meus estudos!! Valeuu por compartilha-los!!!
Parabéns 🎇👏 excelente explicação! 😍
Merece MUITO sucesso! 🙏🙌
Professor Christian, maravilhosa esplanação.👏👏👏👏
Estou maravilhada com seu vídeo e com sua forma de explanar o assunto. Parabéns!!! Continue fazendo vídeos porque está ajudando muitíssimo.
Gratidão pela partilha!! Aula muito esclarecedora!! 👏🏾
muito bom!! obrigada pelo conteúdo
Professor, o senhor pode comentar sobre a influência de James Joyce em Lacan?
Uma ótima pergunta.
tem o vídeo do sinthoma no canal já!
Professor, gostaria que falasse sobre a visão de Lacan sobre a família como instituição "moderna", suas vantagens e empasses no mal-estar humano e acima de tudo sua transitoriedade no tempo, já que sabemos que a familia é algo que se configura de formas variadas dependendo do contexto e do tempo. um abraço
Bom dia.
Você poderia falar sobre o conceito de escansão em lacan?
Assisto sempre seus videos e me ajudam muito.
Muito esclarecedor! Parabéns!
Muito bom professor
fantastico.... parabens
Boa noite, professor!
Admiro muito sua forma de narrar os casos, pois age de forma simples e contagiante.
Assisto todos e sempre fica um gosto de quero mais.
Mas preciso que me responda : qual a importância do estudo de caso para para a formação psicanalítica???
Obrigado pelas informações
Professor, gostaria de saber a relação das influências trazidas por Freud na teoria de Lacan e como podemos trabalhar dentro do setting terapêutico utilizando as duas vertentes. Obrigado! 📚🙏🏻
Professor, seria possível que seus vídeos fossem disponibilizados com legenda em espanhol ou/e inglês?? Meus colegas de universidades ( espanha e argentina) curtem muito as suas explicações (traduzidas por mim!) mas, adorariam compartillhá-las com outras pessoas....muito grata! Gracias!
Verdade! Ativa a possibilidade de legendar seus vídeos, prof! O próprio youtube tem essa ferramenta. Mas eu acho q tem q permitir que o público possa fazer isso!
Muito bom👏👏
Adorei muito bom
Ótima explicação!!!
Ótima explicação
Amei
Obrigada
Grava o caso da Elisabeth 😍
Boa noite. poderia indicar obra de Freud que fala sobre a solidão? e ainda outros autores da psicanalise e filosofia. obrigado.
Gostei muito
Adorei! Parabéns!
Adoro!
Muito bommmmm
Muito interessante ❤️
Excelente.
Excelente
Este final foi ótimo!
No caso de anna O , um complexo de electra mal resolvido a causa de todos os seus sintomas? Como isso se daria?
Fantá
stico!!!
Qual foi a contribuição do Caso Anna O para a teoria psicanalítica?
onde posso baixar esse livro?
Professor, bom dia! O caso Anna O é aquele que aparece no filme Freud Além da Alma?
Estou no início dos meus estudos de psicanálise..
Sim
Aquela é Cecily, uma junção das pacientes mais famosas de Freud e Anna O. (De Breuer) para o filme. Como não podiam (por motivos desconhecidos, mas suponho que financeiros) relatar cada caso de histeria (por se tratar de um filme) juntaram todas em uma personagem.
Alguém me explica!!!!!!
A cura não passaria pela permissão de que ela pudesse sair e ter uma vida normal? Quem não enlouqueceria levando uma vida de tanta repressão?
Explendido
Professor, gostaria que falasse sobre Mal-estar Freudiano e o termo Latusa do Lacan. Existe alguma relação entre os dois?
Coitada de Anna O...
👏👏👏👏👏
Viciada em cloral ou morfina? Quais os efeitos? Não seria a causa dos sintomas?
Não, os sintomas de histeria são causados pro problemas psíquicos, não tem nenhuma relação química
Recomendo a leitura de um livro chamado "Quando Nietzsche chorou"
tomado por uma conversão motora... ele é demais
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quem tem a fala dele em forma de texto??? Gostei muito do vídeo!
Grande Donkey.
Anna O. : a
Pais dela: NEIN!
No caso da Ana O. A culpa e toda do pai 🙏🙏😂😂
Professor houve Contra Transferência ou transferência entre a Anna O. e o Dr.??? Meus parabéns pelo vídeo
professor, comente sobre a influência que schopenhauer teve sobre Freud
Freud escreve em sua autobiografia que ele leu Schopenhauer quando já tinha uma certa idade, desse modo, apesar de algumas ideias de Schopenhauer serem convergentes com as ideias de Freud, não houve uma influência tão significativa.
You2be
rsss
FICO ADMIRADO POR DUNKER NÃO FAZER NENHUMA REFERÊNCIA AO FATO DE QUE O CASO ANNA O. É MUITO COMENTADO PORQUE NOS "ESTUDOS SOBRE A HISTERIA", DE FREUD E BREUER, CONSTA QUE ELA FOI CURADA PELA PSICANÁLISE, O QUE DEU CREDIBILIDADE À NOVA "CIÊNCIA", MAS DEPOIS VÁRIOS PESQUISADORES DESCOBRIRAM QUE ANNA O. NÃO FOI CURADA. A FALSIDADE DO RELATO DO TRATAMENTO E CURA DE ANNA É APONTADO POR MUITOS COMO EVIDÊNCIA DE QUE FREUD ERA CHARLATÃO. "LE LIVRE NOIR DE LA PSYCHANALYSE" (online)(a tradução que conheço é muito ruim) CRITICA ISSO, DE MODO VEEMENTE, EM MUITOS ENSAIOS. CONFORME "LE LIVRE NOIR", OS RELATOS DE CURAS PELA PSICANÁLISE, FEITOS FOR FREUD, EM GERAL, OU MESMO TODOS, SÃO FALSOS. O QUE LEVA À CONCLUSÃO DE QUE FREUD MENTIU PARA DAR CREDIBILIDADE À PSICANÁLISE.
musica de fim meio anos 80 com depressão
O vídeo é excelente..
Mas n consigo assistir até o fim
Muito chata essa voz
Muito.. "haaamm" .. "eeeeh".. "ooohhw"
Não dá
Ótimos esclarecimentos
👏👏👏👏👏
👏👏👏👏