Então, as criaturas que não têm a habilidade para enganar,de fato nos seus universos íntimos, devem viver no "país das maravilhas"... É apenas uma reflexão😊 e eu 😍 Mark Twain👍👏💐
O que mais me impressiona sobre esse texto escrito a quase 500 anos atrás é a atualidade dele!!! Mais fácil ser controlado, ceder sua própria autonomia para um guru, um tirano, um líder político qualquer, do que ser livre e pensar por si!!!
Ok Thadeu, com efeito, a base de formação social de um ser humano é educação, sendo ela coletiva pela escola ou autodidata, como a +ou- 3.000 anos atrás. Falo da esteira da filosofia ocidental. Abs.
Excelente... canal indispensável! Se se permitimos que nos explore, não temos auto estima e se não nos respeitamos não agimos, não temos atitudes e damos espaço pra que a tirania se instale.
Excelente apresentação. Discurso revolucionário. Posti na prática, só faltaria o povo se integrar, união faz a força. Já Marx foi perseguido por suas ideias. Anarquia, não acho a solução. Mas sim, todo esquema de governo contrário a tudo que já foi visto na História Universal, aonde os privilégios dos governantes vão ser reduzidos ao mais baixo salário dos governados. Todas essas regalias devem ser distribuidas nos setores mais necessários e aquele que fizer alarde de possuir mais, deverá doar para os mais necessitados por uma sociedade próspera aonde "dar" vai ser muito mais valioso que receber. Não é utopia. É possivel, embora estamos a alguns anos-luz disso.
Penso que é porque muitos de nós não tem senso crítico e capacidade de analisar os fatos... se iludem muito facilmente e não enxergam um palmo a frente do nariz. Ótima reflexão!!
Não tenho dúvidas que a grande maioria hoje é incapaz, a má formação é hereditária (passa de pai pra filho). A nova geração será o futuro do Brasil, não sei se choro ou acho graça disso .
@@tatamarques5906 verdade... existe um plano de imbecialização coletiva em nosso país e está em execução há muitos anos. O Professor Darcy Ribeiro já falava sobre isso
@@sauloalves3267 Coletivo Social. ex: entra na nossa cabeça uma música que nunca botamos pra tocar, no entanto sabemos cantar por que onde vc passa essa musica tá tocando. acho que deu pra entender o significado ! E esse coletivo que faz as pessoas ver os comentários antes de dar sua própria opinião sobre o que realmente sente ou acredita ! Eu só ajo da maneira que acho correto, não me deixo influenciar por modinha ou me teleguiar pela opinião dos outros. faço o que gosto e falo o que penso, quando erro peço desculpas ou me corrijo, mas se me vejo com razão perco o amigo(a) mas não perco meu bem mais precioso o TEMPO pois esse não volta mais ! Lhe agradeço por ter usado do precioso tempo pra termos esse diálogo, uma boa noite !
@@tatamarques5906 com certeza... principalmente devido às redes sociais, esse pensamento submisso, de se importar mais com a opinião do grupo do que com a própria, se tornou algo crescente. Mas, logicamente isso está muito relacionado com a nossa cultura da ignorância... a preguiça de pensar... assim como você, também não me preocupo muito com a opinião do outro a menos que ela esteja alí para um debate sadio e enriquecedor...disponha...boa noite.
The politics of obedience : The discourse of voluntary servitude. Li esse livro mês passado. É um livro FANTÁSTICO. Apesar de Boetie incentivar o leitor a se libertar do julgo que o aprisiona aos caprichos de governantes com caráter despótico, ele não nos mostra um método eficaz ou sua aplicabilidade concreta em um contexto histórico. Ele também da um exemplo de desobediência civil que aconteceu na década de 70 em um estado dos Estados Unidos, onde os moradores de uma comunidade forçaram o governo local a diminuir o valor de seus impostos depois de terem se negado a pagar por três vezes consecutivas. Desobediência civil é uma arma mortal na mão de quem sabe usá-la.
Não existe liberdade porque estamos sujeitos a moral .Existe aqui um problema que é subjetividade. Tudo tem uma explicação. A razão e moralidade. Porque não somos livres ? Porque somos imperfeitos. Nós seres humanos responsáveis pelos nossos actos . A liberdade acaba onde começa a razão. A razão é um conjunto , um conflito criado no nosso eu interior , ideias erradas entre ,ideias preconcebidas,.o senso comum (aquilo que nos leva a pensar o que outros pensam) . Esta é uma característica do ser humano, que obriga o indivíduo a ser eternamente insatisfeito. Quanto a mim , não percebo muito de política penso que para evitar corrupção devia existir um ou mais organismos imparciais e que e arbitrários ,sem qualquer ligação partidárias , que tenha mão forte e liberdade total para supervisionar quaisquer irregularidades
"Não somos livres porque somos imperfeitos ". Então por isso precisamos sustentar uma gigante burocracia de homens imperfeitos para tolher nossa liberdade?
Robson Ferreira Cara, eu li 3 vezes o texto que o Fernando escreveu acima e não entendi absolutamente nada do que ele tentou explicar. O cara confunde virtude com lei natural, depois tenta fazer uma traçado para justificar a sua posição política e no final acaba não falando nada. Uma salada completa de palavras.
Robson , você não entendeu porque tem falta de cultura geral,.Mas você não tem culpa pois talvez não recebeu uma educação apropriada ,ou não não tem capacidade para analizar um texto.Isto são ideias enquanto você anda a parasitar neste planeta . Ou toma drogas
Nossa isso grita nas minhas veias desde muito pequena, familha disfuncional.... mundo disfuncional! Maravilhoso este video. Aceitamos porque esse sistema é instituido, para a maioria dos seres humanos do planeta, nas familhas quando nascemos somos educados, programados mentalmente, invalidados como seres individuais e capazes, adestrados a servir a ser capacho do poder.
Aceitamos a servidão pq a liberdade é estar em constante questionamento. E para questionar de forma correta devemos pensar, mas isso dá trabalho. Acredito que as recompensas do consumo + a preguiça de pensar = servidão voluntária. Eu tenho este livro e amei cada página. Recomendo a todos vcs. Excelente iniciativa, continue com seus vídeos.
Como certas coisas são atemporais, nada mais atual que um texto deste, que também serve a todos momentos da história, basta ver qualquer documentário que verás a mesma situação, sempre.
Já que não adianta falar, escrever, conversar, provocar reflexões, quem sabe desenhando as pessoas conseguem olhar, ver e entender. Excelente material!
sutil erro na argumentação: não basta negar-se servir ao tirano pois então ele usará sua força bruta. Experimente não pagar seus impostos e verás como lhe tomam as propriedades e até a liberdade; e o fazem, se necessário, com força física. Portanto o tirano está no comando porque conseguiu se impor para ser escolhido; e se mantém lá mediante o poder da força. Se queres tirar o tirano deves ter força bruta maior a lhe garantir ao negar-lhe submissão. Caso contrario, serás apenas uma mente que pensa em liberdade mas não a tem.
Com esses argumentos, estamos reféns do paradoxo da liberdade. Ser livre é pagar o preço do tirano ou morrer acreditando que pode mudar essa realidade?
Infelizmente o povão não pensa e pra eles essa idéia de liberdade não existe, só pensam no pão e circo.Não conseguem se autogovernar . Sempre tem que ter um líder para aglutinar o povo, mas o líder se torna o novo tirano. A humanidade carece de evolução espiritual, de evolução de consciencia, para mudar suas atitudes. É muito difícil. Enquanto isso, quem tem consciência da realidade, tenta conscientizar, mas é muito sofrido, difícil...eu tenho tentado..
O contexto seria de todo o povo n pagar impostos, e n apenas meia dúzia. A maquina estatal n tem como ir contra uma maioria. Além do que existe a máxima de que "1000 fuzis n superam 10000 facas"
Somos escravos de nós mesmos! Aceitamos a escravidão voluntaria! Muito provavelmente por temos uma educação péssima! O que nos tira muito mais que conhecimento! Nos tira a imaginação! O direito da escolha! O direito de pensar! Excelente trabalho! PARABÉNS!
Atualíssimo! Salvei. Vou enviar aos meus sobrinhos que estão no curso básico ( ensina médio). Esse vídeo ajuda no desenvolvimento da consciência crítica
Aceitamos porque essa situação não caiu de repente no nosso colo, é como o sapo que já estava na panela quando o fogo foi aceso e não percebeu que estava esquentando, morrendo assim queimado. Se o sapo já tivesse sido jogado na panela quente, certamente pularia no mesmo instante. Muito bom o vídeo, um dos melhores do canal. Parabéns !!!
É verdade! Tenho discutido com alguns colegas sobre esse assunto. Mas, eles não compreendem minha linha de raciocínio, quero dizer nossa linha de raciocínio. Parabéns pelo vídeo. De todos, esse é o melhor, na minha opinião.
Liberdade exige evolução, evolução exige estudo, estudo exige pensamento crítico, pensamento crítico exige liberdade e ficamos nós nesse ciclo infinito até que se resolva que o esforço vale a pena 👍🏻👍🏻
Exato. Não sabem porque não querem saber, já que amam a servidão como os animais domésticos. O maior desejo da qse totaludade humans é conseguir um dono bonzinho. Nada refletem e com nada se importam além dos instintos animais.
Ter consciência, é uma coisa, está preso a uma situação é outra coisa. A maioria esmagadora das pessoas nasce e são ensinada nas escolas, a viver na servidão, preso na ideologia. Depois que ficamos velho, e sem saúde, daí vem o entendimento, o que sacrifício, fizemos e não valeu apena. A moral da história, cuidar da saúde, para que tenhamos uma velhice, saudável.
Quando despertar uma consciência de que o mundo que temos é fruto do egoísmo e conseguirmos dominalo estaremos se responsabilizando pela mudança, gradualmente vamos mudando nossos hábitos e aqueles que tiver a maior consciência deverá dar a maior parte ou seja a melhor contribuição. Precisa objetivar essa idéia em um ideal e transformala em ações concretas. A necessidade premente de mudança já é uma realidade perceptível por muitos, por isso estou certo que esse pensamento tem lógica e está em curso.
Muito boa a dissertação. Acho que as pessoas recebem toda essa exploração sem se rebelar por duas razões que não deixam de estar conectadas uma a outra. 1- A religião. Cria um conformismo. Ficamos esperando um acerto de contas numa outra vida que nunca acontecerá! Nossos méritos pertença a Deus e nossas cagadas são perdoadas e não há responsabilidade. 2- Qualquer mudança exige risco das coisas ficarem piores e despende muita energia. As vezes com dissabores na vida. A maior parte finge não perceber quem o fustiga do que arriscar a mudança!
É o efeito colateral de Vivermos em um país onde há mais igrejas do que escolas , má educação e ser o PAÍS DO FUTEBOL , onde cada um escolhe um "TIME" por achar-ló melhor do que o outro e o defende até morrer , mesmo que esteja errando . POLÍTICA , RELIGIÃO E FUTEBOL NÃO SE DISCUTI. LEMA DE UM POVO ESTÚPIDO E QUE INFELIZMENTE SOMOS NÓS QUE GRITAMOS EM UM BELO E ESTRONDOSO SILENCIO CAUSADO PELA IGNORÂNCIA.
Devido a contradição que existe no conceito de liberdade. Nós somos livres para servir, mas ao lutarmos por emancipação seremos esmagados pela justiça e violência do Estado burguês. E ao passarmos décadas, sendo adestrados em como servir em diferentes maneiras e respeitar suas convenções (leis), desfrutando de pequenos privilégios. O caminho da liberdade é duro e somente a revolução proletária nós libertara.
O autor foi simplesmente exato: Nos sujeitamos a sujeição de diversos tipos de servidão humana devido ao ilusório conforto que isso trás, ou seja, é menos trabalhoso ser medíocre e fingir que pão e água bastam do que lutar por uma vida melhor... É triste.
Não acho que aceitamos ser tiranizados apenas pelo fato de ser mais fácil, mas também porque isso está tão arraigado que mesmo quando tentamos nos levantar contra nossos opressores, aqueles que estão anestesiados até o seu âmago, se indispõe contra quem ousa falar contra o malvado favorito da vez. É a roda da fortuna que gira por cima de todos e a tudo esmaga, se revelando, na verdade, o rolo (c)ompressor da fortuna.
entregamos nossa liberdade aos governantes em troca de segurança, educação e saude. se não recebemos isso não temos motivos para abrir mão de nossa liberdade.
@@evandroneto7764 nenhuma das 3 coisas. Vc entrega sua liberdade para não ser violentado/morto. Ouse não pagar impostos ou negociar sem o governo como intermediário para vc ver... Não há diferença entre governo e máfia.
Aceitamos provavelmente por não sabemos o que fazer pra mudar isso. Por não entender realmente o que aconteceu ou o que esta acontecendo ,por não compreender por completo a história toda . Por temos preguiça pra querer saber o que esta acontecendo . Porque aprender leva tempo , toma tempo da nossa vida - e nós não temos tempo a perder - . Por preocuparmos unicamente com o eu , desde que EU tenha casa ,comida e emprego ,o governo pode fazer o que quiser , não me importo se há pessoas que não tem o mesmo que eu .
Falou tudo ..a falta de coletividade do brasileiro é a raiz de todo esse mal, tendo casa, comida e emprego o outro que se dane. E se ele ganhar mais que o vizinho melhor ainda, nossa sociedade nunca iria querer ser igualitária.
Aceitamos ser dominados pelo fato de sermos pessoas apáticas. Acredito que a maioria das pessoas, gostam de fugir da realidade e quando nos deparamos com as dificuldades e aborrecimentos do dia-a-dia, queremos mais é correr deles. Não é uma desculpa dizer que estamos ocupados demais para nos preocupar com isso, além de todos nossos afazeres? Talvez, tenho saído mais da minha zona de conforto e me preocupado mais em adquirir conhecimento literário ao invés de só buscá-lo sempre em vídeos e feeds rápidos. Precisamos mudar nossa forma de pensar. E isso vai demorar alguns anos.
Nós seres humanos todos somos condicionados .Quando nascemos já temos um caminho ,um trajeto definido . Depende da educação recebida pelos pais, das condições sócio económicas , da política ,da educação escolar, da moral ,da ética, da cultura mental adquirida . Importa lembrar que ninguém tem culpa, á partida ,das nossas falhas dos nossos erros, das lamentações.A justiça por vezes é perversa mas não podemos generalizar. Nós seres humanos responsáveis temos de ser compreensíveis mesmo pensando que existem casos em que não se justificam . Não podemos mudar comportamentos mas podemos mudar a forma como pensamos e agimos. Shakespeare disse "" o mal e o bem não existem, é o pensamento que os cria "". Jesus Cristo foi o que foi porque assim pensou"" deixando sua mensagem ao mundo depois submetido a um enorme sofrimento. Portanto temos de refletir, encontrar um caminho para que a espécie humana não sucumba .
Eu também questiono diariamente isto. Penso pelo medo de perder o emprego, acomodação, covardia, aceitação da condição que viva, falta consciência de classe, ou consciência de classe, porém medo de agir e mais, os funcionários não são unidos. Complicado. Parabéns pelo vídeo. Muito bom. Vou divulgar.
Você não entendeu direito, não tem nada haver com consciência de classe, não é uma briguinha entre quem tem mais recursos e quem tem menos, isso é uma coisa natural. O problema é com quem controla as pessoas, que é o Estado.
@@alessandro5051Não, amigo, você que não entendeu direito. Ele não vê nada de natural em uns terem muitos e outros nada. É exatamente isso que ele tá criticando, porque esses que têm muito pilham os demais. Ele critica exatamente quem acha que isso é natural e se permite ser explorado ou roubado pelos que defendem que as coisas devem continuar assim porque "sempre foram assim". Quando ele fala que povos se permitem ser explorados, ele tá falando de uma coletividade, não de um indivíduo, pois ele sabia que não adianta nada um não querer ser explorado se todos os outros se permitem.
@@Lexrezende Cite o momento em que o autor diz isso. Eu ter mais dinheiro que você não significa necessariamente que eu tenha te pilhado. Essa ideia de que a economia se baseia em um bolo e que, para mim conseguir mais tenho que roubar a fatia de outra pessoa é furada. Essa ideia já foi refutada pela ideia de progresso que veio junto com a revolução científica, revolução industrial e com a globalização que mostraram que há muito a ser descoberto e aproveitado.
@@alessandro5051 Infelizmente a ideia de progresso no campo moral é completamente furada e se baseia em uma utopia, a de que a moral evoluiria como a ciência. A psicologia mostra que as pessoas não reagem bem a grandes desigualdades. Portanto, elas sentem como injusto alguém ganhar muito mais do que elas sim, principalmente porque não podem produzir muito mais do que elas a ponto de justificar esse ganho. É a realidade e na clínica a gente vê como isso funciona até no nível inconsciente, mesmo quando as pessoas internalizam a ideia de que a desigualdade é justa.
@@Lexrezende Mas isso seria um problema moral e não econômico. Sempre haverão desigualdades na natureza, quem dera eu ter a inteligência de Einstein, mas eu sei que isso não é possível e me conformo com isso, afinal, ele não tem culpa de ter nascido mais inteligente. E se, houvesse uma forma de roubar a inteligência dele é evidente que isso não seria justo. A mesma coisa vale para a questão da riqueza e a capacidade de produção, quem deve se adequar a realidade são as pessoas e não o contrário.
Um dos melhores vídeos que vi nesse canal! Explanação perfeita. Além de todas as informações apresentadas no vídeo, o que me faz refletir é o fato de um jovem de menos de 20 anos, em meados de 1500, possuir tamanho senso crítico e capacidade de expressão para escrever tal obra. Talvez essa vida "moderna" cheia de afazeres e distrações seja moldada justamente para limitar os pensamentos (ou talvez direcioná-los em determinados rumos desejados) e, assim, mantermos inertes diante da escravidão. Já entrou na minha fila de leitura.
Quem quer abrir mão da sua zona de conforto??? Sempre haverá idiotas para servir e idiotas que sonham em ser servidos. Ainda falta muito para o ser humano ter consciência de si mesmo, do seu valor.
Prezado Alison! Falando em Botão de Indignação, sinto q sou a pessoa mais indignada "desse mundo"... Seres desprezíveis nos cercam, mentes dementes... a começar por certos Síndico e certos Habitantes de certos Condomínios...
Excelente reflexão meu caro. Tentando de alguma forma lhe ajuda na pergunta final. Suponho que a liberdade gere dor, dúvida, incerteza e mais do que tudo responsabilidade (culpa), pois, quando se é livre somos os reais protagonistas de nossas escolhas. Porém quando se é alienado por qualquer ideologia o povo fica a mercê desse líderes ideólogos, passando a ser coadjuvante da própria vida em nome de um bem maior.
Décimo quinto dos infernos ahehahe , esse vídeo top top top,, fez uma super produção, conteúdo 100% útil, e fácil de entender!! Saúde , para mais vídeos como esse
Sensacional!! Etiene aos 18 anos tinha essa consciência política??? Perfeito. Na minha opinião aceitamos tts desmandos e exploração porque mudar exige uma atitude que nem sempre queremos ser os protagonista. Zona de conforto, sair dela dói.
Como discutir uma mudança tão importante se as pessoas não estão dispostas nem mesmo sequer a levar sacolas retornáveis consigo para suas compras? Quando a gente muda o mundo muda com a gente. Quando só queremos mudar o outro, nada muda. Discurso sem prática é inútil, prática natural e convicta é o discurso. Em suma, vale aquela máxima: quer mudar o mundo, mude a sí próprio primeiro.
Penso que é porque nos falta consciência das nossas potencialidades. Porque temos uma educação que direciona para mantermos as coisas exatamente como são. Dá muito trabalho ser diferente e requer, além de tudo, coragem.
Pessoal, não respondam para Elaine Camargo, não compensa 😉 Se não conseguimos pela desobediência civil, aos menos não daremos audiência aos pseudo salvadores da pátria e seus seguidores! Direita x Esquerda faz parte do “jogo da distração” Pronto falei 😤
Perfeito o vídeo. Resumiu-se em 12 minutos, tudo o que preguei em incontáveis salas de aulas, o livre pensar, a visão crítica, etc.. O autor do texto, um iluminado, mas a grande VERdade é que só dá para salvar quem quer ser salvo. A zona de conforto é mais agradável que combater. " Todos os homens morrem, poucos homens vivem"
Cristo mostrou a solução, sair do mundo, do sistema..ser bom e não valorizar o dinheiro, amar ao próximo..enfim, não querer os benefícios do mundo , mas viver por amor ..
Perfeito. Até arrepiei aqui pois, é exatamente a conclusão que cheguei há pouco tempo. Com 500 anos de atraso talvez rsrs. Parabéns ao teu canal e Deus nos abençoe...
Amigo, somos formados exatamente pra isso. "Respeita porque eu sou seu pai". "Respeita porque é sua mãe". Família força, vizinhança reforça. Correto: a criança se defender e os adultos ajudarem-na, diante de abuso de autoridade em qualquer nível. O que acontece: todo mundo socando a autonomia e a coerência da criança pra baixo da terra. Porque é seu pai. Porque é seu irmão. Porque é sua mãe. Porque é (qualquer título aqui). Essas crianças crescem. Não tem como esperar nada diferente.
@@felipe6039 eu não ligo pro que penso, só pro que estudo de Neurociência. Crianças ouvidas pelos pais quando tem razão, crescem seguras e autoconfiantes, porque confiaram nelas na fase da formação estrutural.
A crucificação do Nazareno é uma ecografia humana: o convite para encontrar o criador em si e no outro sem depender de sacerdote ou templo, acompanhada de uma vida simples e honesta, causou tremor aos poderosos do templo, que usavam a fé para explorar os miseráveis de seu próprio povo, além da exploração romana com quem os sacerdotes se locumpletavam. E, mesmo aqueles que se beneficiaram de curas, reincidiram na queda moral e ética, retornando a abismo ainda maior ao gritar a favor da crucificação, e a ganância, a luxúria, a vaidade em ada de ouro e gemas preciosas, cuspida e urinaram num homem que ousou dizer que há um Império onde os simples serão imperadores e que só os mansos de coração teriam acesso...portanto, o humano age como colmeia, alimenta uma abelha rainha do melhor néctar, onde a maioria será sempre operária., não aceitam, em si, esta igualdade, esta fraternidade ou a paz., são inquietos e belicosos, e veem com naturalidade que jovens matem e morram em guerras tolas. Na verdade, o planeta inteiro vive sob o jugo de algum predador, fungos e liguens matam florestas, felinos matam roedores e ruminantes, e o homem mata o homem....eu desejo um planeta melhor, eu desejo uma humanidade melhor, mas ha milênios esperamos, recebemos e passamos por .uitos profetas e Messias, mas nao mudamos as emoções., mudados vestimenta, habitações, modo de locomoção, comunicação e entretenimento, mas sempre a ganancia, a arrogancia, a inveja, o ciúme, a traição, a paixão e o sexo, continuam a nos guiar...isto nunca mudou e só um fenômeno inédito que venha a mudar estes elementos é que poderar desintegrar a ideia e a existência de opressão e opressores.....
MEDO, este é a chave do motivo da servidão. A maioria tem medo de perder o pouco que tem em termos materiais e perder o panis er circencis. Mal sabem estas que não se pertencem, ou seja, o presente muda a cada segundo, como podem estes humanos acharem que tem alguma coisa, assim sendo, em tese não deveríamos ter medo. O caso é deixar de querer ter e passar a querer ser, ou seja, ser livre, completo e pleno, para assim nos vermos livres de determinados comportamento fora de um ETHIKA real e humanista. Estas almas que lutam tendo isto em mente são heróis, pois são mal interpretados e não raro serem alvos desta "Normose" (Jean-Yves Leloup) a que a sociedade e Estados Nações são auto-condicionados. Sei disto pois me considero um excêntrico, não tenho nada do que atualmente é valorizado em termos materiais, sei que sofro e sofrerão muito por pensar fora da caixa, aliás que caixa é está que só existe na cabeça de tolos, pois pensar fora caixa virou padrão, conclui -se então que voltamos para dentro da caixa? Sei que sofro e morrerei em breve, mas tenho consciência que morrerei desacreditado pelos outros, mas muito feliz por acreditar em mim e no "VERBO".
Qual povo é liberto? Quem é liberto? Ou você escraviza ou é escravizado e tem também aqueles que são escravos de si próprio. Infelizmente toda mentira bem contada se torna verdade , mudar as pessoas e o mundo não é o melhor caminho mas se conseguir - mos mudar a nós mesmos será o suficiente.
Muito legal o vídeo. Nessa e outras eu só libertário/anarcocapitalista. Todo esse pensamento do vídeo eu sabia pois estudo sobre liberdade já a algum tempo, e é incrível saber que a mais de 500 anos já havia alguém com tanto senso crítico assim, um visionário que morreu cedo
Não temos o sentimento de pertencimento,não entende que estas terras são nossas e não queremos brigar por essas riquezas...educação ...moradia...saúde sim falta-nos atitude e cobrar dessas lideranças....novos caminhos....abs
Isso é um mito igual a muitos mitos. Cabe a cada indivíduo constatar que essa afirmação é falsa. Eu já descobri ...descubra vc também, do contrário vc vai sempre dar aval que vc é reflexo de corruptos. Ou é mesmo?
@@miaumiamia610 que "duvidas"?,essa e a realidade.aqui na minha cidade mesmo,a população vende o seu voto por 50 reais,ou um botijão de gás,e se dividem em dois grupos que se atacam por algo que nem sabem o que é,mas os que estão por trás sabem muito bem....o coletivo brasileiro não tem ética,o universo dará em troca na mesma moeda,essa lei nunca falha.
Um povo alfabetizado, educado, desenvolvido, socialmente disciplinado, conhecedor de suas obrigações e seus direitos. Jamais será subjugado. R. Gentilezza.
Esqueça esse mito de servidão, isso pertence a outra época. Seja responsável em sua individualidade e coopere socialmente, não seja o caranguejo pessimista do balde, onde um puxa o outro para baixo.
Cooperar socialmente. De o exemplo coloque o número da sua conta do banco e a senha dela. Ou deixe o seu wifi ou internet aberta para todos usarem Pegue o seu dinheiro e tire o suficiente para vc comer e o resto vc pode doar para alguém, e venda ou dúvida a sua casa para uns sem teto, e para aqueles da sociedade que não conseguem fazer sexo ofereça o seu anus e colabore para a felicidade deles. Se vc quer um mundo justo a onde todos são felizes e a onde não a fome ensine as pessoas a serem egoístas assim tudo que elas fazerem vai ser pensando no lucro, Afinal um homem ou mulher rico(a) fez dinheiro ajudando os outros(setor privado) afinal ele ofereceu um produto barato e de qualidade e as pessoas percebendo que o produto era bom o compraram voluntariamente, mas a coisa ruim que ele fez foi acabar com os seus concorrentes que vendiam um produto mais caro e de baixa qualidade para os seus clientes(estado) e se eles não quiserem comprar o produto eles teriam que lutar para não o consumir mas o estado e mais forte então ele pegou o dinheiro deles, afinal me diga uma coisa que o estado fez sem que ele não tenha tirado de alguém?
Um texto que diz muito dos tempos atuais,o ser humano precisa exercitar o seu poder de reflexão e atendimento,entender o seu papel ,importância e responsabilidades dentro da sociedade,mas isso é uma busca,quando se tem vitórias mesmo na alienação,irá se questionar se existe mesmo alienação. A primeira transformação precisa ser interna!
Não há como ser rico sem ter escravos. Então nosso sistema de ensino serve para formar mentes que escravisam, garantindo assim o propósito inicial. Quem não estudar, sempre será escravo neste tipo de sociedade. Gostando ou não. Portanto, para acabar com a escravidão, basta acabar com a ganância. Mas será que isso é possível???
Por proteção, por facilidade, por medo de ir contra os outros, por medo de serem abandonados e acima de tudo medo de que cada decisão que tomou prejudique mais do que ajude
Excelente!!! Sempre compartilho seus vídeos, mas nenhum amigo faz comentários ou curte.Isso deixa claro o descaso em agregar conhecimentos, me lembra a música (Vida de gado ) Zé Ramalho.😃
Tenho medo da sociedade atual em liberdade, infelizmente não estamos preparados pra isso, mas sim, esse ideal faz parte do que eu acredito ser uma sociedade perfeita, mas não vamos viver tempo suficiente pra ver essa passo da evolução, parabéns pelo vídeo.
Parabéns e obrigado ! Vocês deixam um legado atemporal e universal neste vídeo e absolutamente necessário, principalmente à nossa sociedade. Deve ser compartilhado com o maior número de pessoas, principalmente os mais jovens.
Obrigado por mais uma aula, professor. Devíamos entre nós, reestabelecer a necessidade da consciência, da VERdade entre todos, a consciência é o primeiro passo pra mudança. Enxergar a realidade não é uma tarefa fácil..
A servidão voluntária existe porque a maioria escolheu um lado do sistema para lutar (se preciso morrer). É muito difícil achar um ser que não defenda um partido político, uma ideologia, uma religião... As pessoas têm prazer em servir algum líder. A solução seria a maioria despertar e refazer este mundo.
No dia 11/07 saiu uma notícia sobre o presidente da oms ter chorado e pergunta pq é tão difícil do humano se unir, essa foi minha resposta: Porquê quem deveria pregar união, ou seja, os líderes, são os que mais pregam a polaridade, e a massa de manobra vai atrás, pensar com a própria cabeça exige responsabilidade e responsabilização, o que a maioria das pessoas evita. Mais um vídeo excelente, comprei o curso e indico de coração.
Somos obrigados todos os dias a aceitar uma coisa a mais. agora estamos fezendo tudo que querem que a gente faça e nem percebemos mais. estamos acostumados.
Bravo garoto, tenho citado Étienne de La Boétie em comentários nos canais dos ditos "progessistas", porém nunca ouvi nenhum deles citá-lo, nada mais são que servidores voluntários, querendo apenas ter o direito de escolherem quem os irá explorar. Parabéns
“É mais fácil enganar pessoas do que convencê-las de que foram enganadas” (Mark Twain)
Então, as criaturas que não têm a habilidade para enganar,de fato nos seus universos íntimos, devem viver no "país das maravilhas"... É apenas uma reflexão😊 e eu 😍 Mark Twain👍👏💐
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Impostos.
Adoro esse autor! Huckleberry Finn é um livro incrível. E ele era amigo de Nikola Tesla, o que já diz muito.
Néh!
O que mais me impressiona sobre esse texto escrito a quase 500 anos atrás é a atualidade dele!!! Mais fácil ser controlado, ceder sua própria autonomia para um guru, um tirano, um líder político qualquer, do que ser livre e pensar por si!!!
Ok Thadeu, com efeito, a base de formação social de um ser humano é educação, sendo ela coletiva pela escola ou autodidata, como a +ou- 3.000 anos atrás. Falo da esteira da filosofia ocidental. Abs.
Excelente, excelente, excelente!!! Que apresentação! que beleza de texto! Como se encaixa perfeitamente bem em nossa atualidade. Parabéns.
Excelente... canal indispensável! Se se permitimos que nos explore, não temos auto estima e se não nos respeitamos não agimos, não temos atitudes e damos espaço pra que a tirania se instale.
Magnífico, excelente texto eu não conhecia na
Excelente testo
Qual a solução?...anarquia que é um sistema de governo?
Excelente apresentação. Discurso revolucionário. Posti na prática, só faltaria o povo se integrar, união faz a força. Já Marx foi perseguido por suas ideias. Anarquia, não acho a solução. Mas sim, todo esquema de governo contrário a tudo que já foi visto na História Universal, aonde os privilégios dos governantes vão ser reduzidos ao mais baixo salário dos governados. Todas essas regalias devem ser distribuidas nos setores mais necessários e aquele que fizer alarde de possuir mais, deverá doar para os mais necessitados por uma sociedade próspera aonde "dar" vai ser muito mais valioso que receber. Não é utopia. É possivel, embora estamos a alguns anos-luz disso.
Meu Deus, quanta sabedoria!
Gratidão por ser "guiada" e ter o privilégio de estar aqui e agora 🙏
"O Brasileiro é o gado que busca o próprio cabresto"
Skksksks
. Verdade
Verdade, basta ver as duas principais vertentes políticas da atualidade. Burros e bois.
Os jumentos foram assaltados e continuam dando coice em defesa da corrupção
PROCURAVA!! AGORA ACORDOU!! OU VC CONTINUA DORMINDO AINDA?
Não é só o Brasil que isso acontece.
Penso que é porque muitos de nós não tem senso crítico e capacidade de analisar os fatos... se iludem muito facilmente e não enxergam um palmo a frente do nariz. Ótima reflexão!!
Não tenho dúvidas que a grande maioria hoje é incapaz, a má formação é hereditária (passa de pai pra filho).
A nova geração será o futuro do Brasil, não sei se choro ou acho graça disso .
@@tatamarques5906 verdade... existe um plano de imbecialização coletiva em nosso país e está em execução há muitos anos. O Professor Darcy Ribeiro já falava sobre isso
@@sauloalves3267 Coletivo Social. ex: entra na nossa cabeça uma música que nunca botamos pra tocar, no entanto sabemos cantar por que onde vc passa essa musica tá tocando. acho que deu pra entender o significado !
E esse coletivo que faz as pessoas ver os comentários antes de dar sua própria opinião sobre o que realmente sente ou acredita !
Eu só ajo da maneira que acho correto, não me deixo influenciar por modinha ou me teleguiar pela opinião dos outros. faço o que gosto e falo o que penso, quando erro peço desculpas ou me corrijo, mas se me vejo com razão perco o amigo(a) mas não perco meu bem mais precioso o TEMPO pois esse não volta mais !
Lhe agradeço por ter usado do precioso tempo pra termos esse diálogo, uma boa noite !
Verdade. Falta senso de justiça, a vontade de fazer o que é certo. Ao invés disso, preferem acreditar no messianismo político.
@@tatamarques5906 com certeza... principalmente devido às redes sociais, esse pensamento submisso, de se importar mais com a opinião do grupo do que com a própria, se tornou algo crescente. Mas, logicamente isso está muito relacionado com a nossa cultura da ignorância... a preguiça de pensar... assim como você, também não me preocupo muito com a opinião do outro a menos que ela esteja alí para um debate sadio e enriquecedor...disponha...boa noite.
The politics of obedience : The discourse of voluntary servitude.
Li esse livro mês passado. É um livro FANTÁSTICO. Apesar de Boetie incentivar o leitor a se libertar do julgo que o aprisiona aos caprichos de governantes com caráter despótico, ele não nos mostra um método eficaz ou sua aplicabilidade concreta em um contexto histórico. Ele também da um exemplo de desobediência civil que aconteceu na década de 70 em um estado dos Estados Unidos, onde os moradores de uma comunidade forçaram o governo local a diminuir o valor de seus impostos depois de terem se negado a pagar por três vezes consecutivas.
Desobediência civil é uma arma mortal na mão de quem sabe usá-la.
Não existe liberdade porque estamos sujeitos a moral .Existe aqui um problema que é subjetividade. Tudo tem uma explicação. A razão e moralidade. Porque não somos livres ? Porque somos imperfeitos. Nós seres humanos responsáveis pelos nossos actos . A liberdade acaba onde começa a razão. A razão é um conjunto , um conflito criado no nosso eu interior , ideias erradas entre ,ideias preconcebidas,.o senso comum (aquilo que nos leva a pensar o que outros pensam) . Esta é uma característica do ser humano, que obriga o indivíduo a ser eternamente insatisfeito. Quanto a mim , não percebo muito de política penso que para evitar corrupção devia existir um ou mais organismos imparciais e que e arbitrários ,sem qualquer ligação partidárias , que tenha mão forte e liberdade total para supervisionar quaisquer irregularidades
"Não somos livres porque somos imperfeitos ". Então por isso precisamos sustentar uma gigante burocracia de homens imperfeitos para tolher nossa liberdade?
Robson Ferreira
Cara, eu li 3 vezes o texto que o Fernando escreveu acima e não entendi absolutamente nada do que ele tentou explicar. O cara confunde virtude com lei natural, depois tenta fazer uma traçado para justificar a sua posição política e no final acaba não falando nada. Uma salada completa de palavras.
Robson , você não entendeu porque tem falta de cultura geral,.Mas você não tem culpa pois talvez não recebeu uma educação apropriada ,ou não não tem capacidade para analizar um texto.Isto são ideias enquanto você anda a parasitar neste planeta . Ou toma drogas
Nossa isso grita nas minhas veias desde muito pequena, familha disfuncional.... mundo disfuncional! Maravilhoso este video. Aceitamos porque esse sistema é instituido, para a maioria dos seres humanos do planeta, nas familhas quando nascemos somos educados, programados mentalmente, invalidados como seres individuais e capazes, adestrados a servir a ser capacho do poder.
Aceitamos a servidão pq a liberdade é estar em constante questionamento. E para questionar de forma correta devemos pensar, mas isso dá trabalho. Acredito que as recompensas do consumo + a preguiça de pensar = servidão voluntária.
Eu tenho este livro e amei cada página. Recomendo a todos vcs.
Excelente iniciativa, continue com seus vídeos.
Como certas coisas são atemporais, nada mais atual que um texto deste, que também serve a todos momentos da história, basta ver qualquer documentário que verás a mesma situação, sempre.
Terminei de reler essa OBRA há alguns dias. É uma LEITURA que nos faz restaurar a sanidade!📚🌻
Já que não adianta falar, escrever, conversar, provocar reflexões, quem sabe desenhando as pessoas conseguem olhar, ver e entender.
Excelente material!
sutil erro na argumentação: não basta negar-se servir ao tirano pois então ele usará sua força bruta. Experimente não pagar seus impostos e verás como lhe tomam as propriedades e até a liberdade; e o fazem, se necessário, com força física. Portanto o tirano está no comando porque conseguiu se impor para ser escolhido; e se mantém lá mediante o poder da força. Se queres tirar o tirano deves ter força bruta maior a lhe garantir ao negar-lhe submissão. Caso contrario, serás apenas uma mente que pensa em liberdade mas não a tem.
Com esses argumentos, estamos reféns do paradoxo da liberdade.
Ser livre é pagar o preço do tirano ou morrer acreditando que pode mudar essa realidade?
Infelizmente o povão não pensa e pra eles essa idéia de liberdade não existe, só pensam no pão e circo.Não conseguem se autogovernar . Sempre tem que ter um líder para aglutinar o povo, mas o líder se torna o novo tirano. A humanidade carece de evolução espiritual, de evolução de consciencia, para mudar suas atitudes. É muito difícil. Enquanto isso, quem tem consciência da realidade, tenta conscientizar, mas é muito sofrido, difícil...eu tenho tentado..
O contexto seria de todo o povo n pagar impostos, e n apenas meia dúzia. A maquina estatal n tem como ir contra uma maioria. Além do que existe a máxima de que "1000 fuzis n superam 10000 facas"
Alô STF..
É exatamente o que está acontecendo hoje
V. me lembrou Stálin que provocou Holodomor na Ucrânia.
Somos escravos de nós mesmos! Aceitamos a escravidão voluntaria! Muito provavelmente por temos uma educação péssima! O que nos tira muito mais que conhecimento! Nos tira a imaginação! O direito da escolha! O direito de pensar! Excelente trabalho! PARABÉNS!
Atualíssimo! Salvei. Vou enviar aos meus sobrinhos que estão no curso básico ( ensina médio). Esse vídeo ajuda no desenvolvimento da consciência crítica
Todo mundo que é brasileiro deveria ver esse vídeo. Vou compartilhar em todas as minhas redes sociais. Muito bom.
Porque só pensamos em proteger o próprio umbigo, somos as pessoas da Lei de Gerson!
Aceitamos porque essa situação não caiu de repente no nosso colo, é como o sapo que já estava na panela quando o fogo foi aceso e não percebeu que estava esquentando, morrendo assim queimado. Se o sapo já tivesse sido jogado na panela quente, certamente pularia no mesmo instante.
Muito bom o vídeo, um dos melhores do canal. Parabéns !!!
É verdade! Tenho discutido com alguns colegas sobre esse assunto.
Mas, eles não compreendem minha linha de raciocínio, quero dizer nossa linha de raciocínio.
Parabéns pelo vídeo. De todos, esse é o melhor, na minha opinião.
Liberdade exige evolução, evolução exige estudo, estudo exige pensamento crítico, pensamento crítico exige liberdade e ficamos nós nesse ciclo infinito até que se resolva que o esforço vale a pena 👍🏻👍🏻
Na minha opinião, isto se dá devido a grande maioria das pessoas não saberem o que é liberdade de fato.
Exato.
Não sabem porque não querem saber, já que amam a servidão como os animais domésticos.
O maior desejo da qse totaludade humans é conseguir um dono bonzinho.
Nada refletem e com nada se importam além dos instintos animais.
Vídeo sincero, a verdade na cara como um tapa
Excelente apresentação. É, estamos vivendo está realidade nos dias atuais.
" O homem só é verdadeiramente livre quando ele faz o que quer e não quando o deixam fazer o que quer ."
Liberdade não é anarquia, liberdade requer sacrifícios.
Eita. Atacou com força nesse vídeo!! 👏👏👏👏👏 Eu digo com orgulho e convicção que sou uma dessas poucas almas. 🙏
Adorei seu vídeo! Penso que as pessoas vivem num estado de letargia. A grande maioria. Ter consciência exige bastante disciplina.
AMEI
Ter consciência, é uma coisa, está preso a uma situação é outra coisa. A maioria esmagadora das pessoas nasce e são ensinada nas escolas, a viver na servidão, preso na ideologia. Depois que ficamos velho, e sem saúde, daí vem o entendimento, o que sacrifício, fizemos e não valeu apena. A moral da história, cuidar da saúde, para que tenhamos uma velhice, saudável.
Excelente leitura!Parabéns! Compartilhei no meu Facebook .
"O Brasil não tem povo, tem público." (Lima Barreto)
Até a próxima, se Deus quiser, e ele há de querer!
Gratidão 🙏
A questão agora e sempre é o que é que vamos fazer a respeito ..todo movimento começa pelo primeiro passo ..
Quando despertar uma consciência de que o mundo que temos é fruto do egoísmo e conseguirmos dominalo estaremos se responsabilizando pela mudança, gradualmente vamos mudando nossos hábitos e aqueles que tiver a maior consciência deverá dar a maior parte ou seja a melhor contribuição. Precisa objetivar essa idéia em um ideal e transformala em ações concretas. A necessidade premente de mudança já é uma realidade perceptível por muitos, por isso estou certo que esse pensamento tem lógica e está em curso.
Muito boa a dissertação.
Acho que as pessoas recebem toda essa exploração sem se rebelar por duas razões que não deixam de estar conectadas uma a outra.
1- A religião. Cria um conformismo. Ficamos esperando um acerto de contas numa outra vida que nunca acontecerá! Nossos méritos pertença a Deus e nossas cagadas são perdoadas e não há responsabilidade.
2- Qualquer mudança exige risco das coisas ficarem piores e despende muita energia. As vezes com dissabores na vida. A maior parte finge não perceber quem o fustiga do que arriscar a mudança!
É o efeito colateral de Vivermos em um país onde há mais igrejas do que escolas , má educação e ser o PAÍS DO FUTEBOL , onde cada um escolhe um "TIME" por achar-ló melhor do que o outro e o defende até morrer , mesmo que esteja errando . POLÍTICA , RELIGIÃO E FUTEBOL NÃO SE DISCUTI. LEMA DE UM POVO ESTÚPIDO E QUE INFELIZMENTE SOMOS NÓS QUE GRITAMOS EM UM BELO E ESTRONDOSO SILENCIO CAUSADO PELA IGNORÂNCIA.
Devido a contradição que existe no conceito de liberdade. Nós somos livres para servir, mas ao lutarmos por emancipação seremos esmagados pela justiça e violência do Estado burguês. E ao passarmos décadas, sendo adestrados em como servir em diferentes maneiras e respeitar suas convenções (leis), desfrutando de pequenos privilégios. O caminho da liberdade é duro e somente a revolução proletária nós libertara.
"O mito da caverna"de Platão...e ainda estamos todos lá... 😓👍👏👏👏😍
Nem pode ser considerado um mito, está mais para realidade. Concordo com você ainda estamos presos no passado.
@@josykerinnycristynna4185 sim...os aviões, são "supersônicos ",mas "o condutor",parece não ter evoluído na mesma proporção 👍💚💐
Muito boa apresentação do tema. Crítico e sintético. Parabéns
O autor foi simplesmente exato: Nos sujeitamos a sujeição de diversos tipos de servidão humana devido ao ilusório conforto que isso trás, ou seja, é menos trabalhoso ser medíocre e fingir que pão e água bastam do que lutar por uma vida melhor... É triste.
Adoro os ensinamentos 👋👋👋
Não acho que aceitamos ser tiranizados apenas pelo fato de ser mais fácil, mas também porque isso está tão arraigado que mesmo quando tentamos nos levantar contra nossos opressores, aqueles que estão anestesiados até o seu âmago, se indispõe contra quem ousa falar contra o malvado favorito da vez.
É a roda da fortuna que gira por cima de todos e a tudo esmaga, se revelando, na verdade, o rolo (c)ompressor da fortuna.
entregamos nossa liberdade aos governantes em troca de segurança, educação e saude.
se não recebemos isso não temos motivos para abrir mão de nossa liberdade.
Você está falando de funcionários públicos, ou dos mais velhos?
A roda da fortuna e da ganância também. Para o alto e além!
@@evandroneto7764 nenhuma das 3 coisas.
Vc entrega sua liberdade para não ser violentado/morto.
Ouse não pagar impostos ou negociar sem o governo como intermediário para vc ver...
Não há diferença entre governo e máfia.
@@drjp4212 E dizem que não há verdades absolutas...
Perfeito a citação de Étienne, parabéns!👏👏
Aceitamos provavelmente por não sabemos o que fazer pra mudar isso. Por não entender realmente o que aconteceu ou o que esta acontecendo ,por não compreender por completo a história toda .
Por temos preguiça pra querer saber o que esta acontecendo . Porque aprender leva tempo , toma tempo da nossa vida - e nós não temos tempo a perder - . Por preocuparmos unicamente com o eu , desde que EU tenha casa ,comida e emprego ,o governo pode fazer o que quiser , não me importo se há pessoas que não tem o mesmo que eu .
Falou tudo ..a falta de coletividade do brasileiro é a raiz de todo esse mal, tendo casa, comida e emprego o outro que se dane. E se ele ganhar mais que o vizinho melhor ainda, nossa sociedade nunca iria querer ser igualitária.
Excelente sinopse e trabalho desenvolvido. Avante!!!
Aceitamos ser dominados pelo fato de sermos pessoas apáticas. Acredito que a maioria das pessoas, gostam de fugir da realidade e quando nos deparamos com as dificuldades e aborrecimentos do dia-a-dia, queremos mais é correr deles. Não é uma desculpa dizer que estamos ocupados demais para nos preocupar com isso, além de todos nossos afazeres? Talvez, tenho saído mais da minha zona de conforto e me preocupado mais em adquirir conhecimento literário ao invés de só buscá-lo sempre em vídeos e feeds rápidos. Precisamos mudar nossa forma de pensar. E isso vai demorar alguns anos.
AMEI
Exato
Nós seres humanos todos somos condicionados .Quando nascemos já temos um caminho ,um trajeto definido . Depende da educação recebida pelos pais, das condições sócio
económicas , da política ,da educação escolar, da moral ,da ética, da cultura mental adquirida . Importa lembrar que ninguém tem culpa, á partida ,das nossas falhas dos nossos erros, das lamentações.A justiça por vezes é perversa mas não podemos generalizar. Nós seres humanos responsáveis temos de ser compreensíveis mesmo pensando que existem casos em que não se justificam . Não podemos mudar comportamentos mas podemos mudar a forma como pensamos e agimos. Shakespeare disse "" o mal e o bem não existem, é o pensamento que os cria "". Jesus Cristo foi o que foi porque assim pensou"" deixando sua mensagem ao mundo depois submetido a um enorme sofrimento. Portanto temos de refletir, encontrar um caminho para que a espécie humana não sucumba .
Oi bom dia Dr, obrigado pela atenção, gratidão sempre.
Eu também questiono diariamente isto. Penso pelo medo de perder o emprego, acomodação, covardia, aceitação da condição que viva, falta consciência de classe, ou consciência de classe, porém medo de agir e mais, os funcionários não são unidos. Complicado. Parabéns pelo vídeo. Muito bom. Vou divulgar.
Você não entendeu direito, não tem nada haver com consciência de classe, não é uma briguinha entre quem tem mais recursos e quem tem menos, isso é uma coisa natural. O problema é com quem controla as pessoas, que é o Estado.
@@alessandro5051Não, amigo, você que não entendeu direito. Ele não vê nada de natural em uns terem muitos e outros nada. É exatamente isso que ele tá criticando, porque esses que têm muito pilham os demais. Ele critica exatamente quem acha que isso é natural e se permite ser explorado ou roubado pelos que defendem que as coisas devem continuar assim porque "sempre foram assim". Quando ele fala que povos se permitem ser explorados, ele tá falando de uma coletividade, não de um indivíduo, pois ele sabia que não adianta nada um não querer ser explorado se todos os outros se permitem.
@@Lexrezende Cite o momento em que o autor diz isso. Eu ter mais dinheiro que você não significa necessariamente que eu tenha te pilhado. Essa ideia de que a economia se baseia em um bolo e que, para mim conseguir mais tenho que roubar a fatia de outra pessoa é furada. Essa ideia já foi refutada pela ideia de progresso que veio junto com a revolução científica, revolução industrial e com a globalização que mostraram que há muito a ser descoberto e aproveitado.
@@alessandro5051 Infelizmente a ideia de progresso no campo moral é completamente furada e se baseia em uma utopia, a de que a moral evoluiria como a ciência. A psicologia mostra que as pessoas não reagem bem a grandes desigualdades. Portanto, elas sentem como injusto alguém ganhar muito mais do que elas sim, principalmente porque não podem produzir muito mais do que elas a ponto de justificar esse ganho. É a realidade e na clínica a gente vê como isso funciona até no nível inconsciente, mesmo quando as pessoas internalizam a ideia de que a desigualdade é justa.
@@Lexrezende Mas isso seria um problema moral e não econômico. Sempre haverão desigualdades na natureza, quem dera eu ter a inteligência de Einstein, mas eu sei que isso não é possível e me conformo com isso, afinal, ele não tem culpa de ter nascido mais inteligente. E se, houvesse uma forma de roubar a inteligência dele é evidente que isso não seria justo. A mesma coisa vale para a questão da riqueza e a capacidade de produção, quem deve se adequar a realidade são as pessoas e não o contrário.
Um dos melhores vídeos que vi nesse canal!
Explanação perfeita.
Além de todas as informações apresentadas no vídeo, o que me faz refletir é o fato de um jovem de menos de 20 anos, em meados de 1500, possuir tamanho senso crítico e capacidade de expressão para escrever tal obra.
Talvez essa vida "moderna" cheia de afazeres e distrações seja moldada justamente para limitar os pensamentos (ou talvez direcioná-los em determinados rumos desejados) e, assim, mantermos inertes diante da escravidão.
Já entrou na minha fila de leitura.
Quem quer abrir mão da sua zona de conforto??? Sempre haverá idiotas para servir e idiotas que sonham em ser servidos. Ainda falta muito para o ser humano ter consciência de si mesmo, do seu valor.
Adorei seu vídeo se o brasileiro tivesse a mente aberta e vê se seu vídeo o Brasil mudaria para melhor
"Liberdade é um bairro que a alma quer visitar"
Liberdade é um bairro,onde só mora oriental
Este SL superou tudo.
Prezado Alison! Falando em Botão de Indignação, sinto q sou a pessoa mais indignada "desse mundo"... Seres desprezíveis nos cercam, mentes dementes... a começar por certos Síndico e certos Habitantes de certos Condomínios...
Vc nao necessariamente precisa aguentar eles
@@jaquelinecologni8082 Olá, me livrei dos cleptocratas... Bjs...
Excelente reflexão meu caro. Tentando de alguma forma lhe ajuda na pergunta final. Suponho que a liberdade gere dor, dúvida, incerteza e mais do que tudo responsabilidade (culpa), pois, quando se é livre somos os reais protagonistas de nossas escolhas. Porém quando se é alienado por qualquer ideologia o povo fica a mercê desse líderes ideólogos, passando a ser coadjuvante da própria vida em nome de um bem maior.
Décimo quinto dos infernos ahehahe , esse vídeo top top top,, fez uma super produção, conteúdo 100% útil, e fácil de entender!!
Saúde , para mais vídeos como esse
Sensacional...Etiene fala o que não se consegue verbalizar mas que é pensamento natural dos livres!
"Não pagar impostos", é o que eu sempre digo. Mas como, se são descontados no nosso pagamento?
Por isso que quem tem negócio próprio sonega a maioria.
PJ. Não é 100% mas melhora bastante
Pessoa Jurídica
Sonega imposto, mas é anti corrupção. Cadê a coerência? 🤔
@@rafaellopes1674 você sabe a diferença entre roubar o que é dos outros e tentar preservar o que é seu?
É mais fácil aceitar a vergonha do que lutar por uma vida livre e digna para alguns, fico feliz em ver alguém mostrando tal conteúdo!
"Calma que nas próximas eleições vai aparecer um candidato que vai mudar todo o sistema e lutar pelo povo."
Brasileiro 1990-2022
Diego esse homem já existe e está tentando ,mesmo sendo massacrado por aqueles que não aceitam a Liberdade de Pensar!!!
Kkkkk. Né isso . o povo pensa que do nada vai surgi um ser salvador da patria .
@@elainecamargo4787 e quem é esse homem ?
@@caramello2626 de quatro em quatro anos aparece algum, e sempre votamos nele.kkkkkk
Elaine Camargo quem é esse cara?
Sensacional!! Etiene aos 18 anos tinha essa consciência política??? Perfeito. Na minha opinião aceitamos tts desmandos e exploração porque mudar exige uma atitude que nem sempre queremos ser os protagonista. Zona de conforto, sair dela dói.
Como discutir uma mudança tão importante se as pessoas não estão dispostas nem mesmo sequer a levar sacolas retornáveis consigo para suas compras? Quando a gente muda o mundo muda com a gente. Quando só queremos mudar o outro, nada muda. Discurso sem prática é inútil, prática natural e convicta é o discurso. Em suma, vale aquela máxima: quer mudar o mundo, mude a sí próprio primeiro.
Penso que é porque nos falta consciência das nossas potencialidades. Porque temos uma educação que direciona para mantermos as coisas exatamente como são. Dá muito trabalho ser diferente e requer, além de tudo, coragem.
Pessoal, não respondam para Elaine Camargo, não compensa 😉 Se não conseguimos pela desobediência civil, aos menos não daremos audiência aos pseudo salvadores da pátria e seus seguidores!
Direita x Esquerda faz parte do “jogo da distração”
Pronto falei 😤
CONCORDO COM VC !
A DIREITA É O REFLEXO DA ESQUERDA E VICE-VERSA!
Perfeito o vídeo. Resumiu-se em 12 minutos, tudo o que preguei em incontáveis salas de aulas, o livre pensar, a visão crítica, etc..
O autor do texto, um iluminado, mas a grande VERdade é que só dá para salvar quem quer ser salvo. A zona de conforto é mais agradável que combater. " Todos os homens morrem, poucos homens vivem"
Cristo mostrou a solução, sair do mundo, do sistema..ser bom e não valorizar o dinheiro, amar ao próximo..enfim, não querer os benefícios do mundo , mas viver por amor ..
é mais seus seguidores mais fiéis estão metendo os pés pela mão, oq ele sugeria se perdeu a muito tempo, e oq vendem dele na representa suas sugestões
Perfeito. Até arrepiei aqui pois, é exatamente a conclusão que cheguei há pouco tempo. Com 500 anos de atraso talvez rsrs. Parabéns ao teu canal e Deus nos abençoe...
Amigo, somos formados exatamente pra isso.
"Respeita porque eu sou seu pai".
"Respeita porque é sua mãe".
Família força, vizinhança reforça.
Correto: a criança se defender e os adultos ajudarem-na, diante de abuso de autoridade em qualquer nível.
O que acontece: todo mundo socando a autonomia e a coerência da criança pra baixo da terra. Porque é seu pai. Porque é seu irmão. Porque é sua mãe. Porque é (qualquer título aqui).
Essas crianças crescem.
Não tem como esperar nada diferente.
Exatamente mano!
Ana Maria! Amei!!! Família força, vizinhança reforça!!! 🤣🤣🤣🤣👏👏👏👏👍
Tá cheio de pais que pensam como você. Por isso tá cheio de crianças mimadas e inseguras.
@@felipe6039 eu não ligo pro que penso, só pro que estudo de Neurociência. Crianças ouvidas pelos pais quando tem razão, crescem seguras e autoconfiantes, porque confiaram nelas na fase da formação estrutural.
@@annastermusic "estudo neurociencia". Wikipedia não é conta, tá?!
Muito verdadeiro. Quero me encontra entre os que não se conforma com essa corrupção. Obrigado
A crucificação do Nazareno é uma ecografia humana: o convite para encontrar o criador em si e no outro sem depender de sacerdote ou templo, acompanhada de uma vida simples e honesta, causou tremor aos poderosos do templo, que usavam a fé para explorar os miseráveis de seu próprio povo, além da exploração romana com quem os sacerdotes se locumpletavam. E, mesmo aqueles que se beneficiaram de curas, reincidiram na queda moral e ética, retornando a abismo ainda maior ao gritar a favor da crucificação, e a ganância, a luxúria, a vaidade em ada de ouro e gemas preciosas, cuspida e urinaram num homem que ousou dizer que há um Império onde os simples serão imperadores e que só os mansos de coração teriam acesso...portanto, o humano age como colmeia, alimenta uma abelha rainha do melhor néctar, onde a maioria será sempre operária., não aceitam, em si, esta igualdade, esta fraternidade ou a paz., são inquietos e belicosos, e veem com naturalidade que jovens matem e morram em guerras tolas. Na verdade, o planeta inteiro vive sob o jugo de algum predador, fungos e liguens matam florestas, felinos matam roedores e ruminantes, e o homem mata o homem....eu desejo um planeta melhor, eu desejo uma humanidade melhor, mas ha milênios esperamos, recebemos e passamos por .uitos profetas e Messias, mas nao mudamos as emoções., mudados vestimenta, habitações, modo de locomoção, comunicação e entretenimento, mas sempre a ganancia, a arrogancia, a inveja, o ciúme, a traição, a paixão e o sexo, continuam a nos guiar...isto nunca mudou e só um fenômeno inédito que venha a mudar estes elementos é que poderar desintegrar a ideia e a existência de opressão e opressores.....
Perfeita análise Eliane, parabéns.
@@LazaroSilva2011 grata por tuas palavras Lázaro
Elaine Marques adorei sua análise obrigado pelo lindo texto
Muitíssimo grato por me apresentar a De la Boétie. Não o conhecia. Já entrou nas minhas referencias para o mestrado e doutorado!
MEDO, este é a chave do motivo da servidão. A maioria tem medo de perder o pouco que tem em termos materiais e perder o panis er circencis. Mal sabem estas que não se pertencem, ou seja, o presente muda a cada segundo, como podem estes humanos acharem que tem alguma coisa, assim sendo, em tese não deveríamos ter medo. O caso é deixar de querer ter e passar a querer ser, ou seja, ser livre, completo e pleno, para assim nos vermos livres de determinados comportamento fora de um ETHIKA real e humanista. Estas almas que lutam tendo isto em mente são heróis, pois são mal interpretados e não raro serem alvos desta "Normose" (Jean-Yves Leloup) a que a sociedade e Estados Nações são auto-condicionados. Sei disto pois me considero um excêntrico, não tenho nada do que atualmente é valorizado em termos materiais, sei que sofro e sofrerão muito por pensar fora da caixa, aliás que caixa é está que só existe na cabeça de tolos, pois pensar fora caixa virou padrão, conclui -se então que voltamos para dentro da caixa? Sei que sofro e morrerei em breve, mas tenho consciência que morrerei desacreditado pelos outros, mas muito feliz por acreditar em mim e no "VERBO".
Vídeo mais que necessário para ilustrar tempos sombrios em que vivemos. Grata!
Qual povo é liberto? Quem é liberto? Ou você escraviza ou é escravizado e tem também aqueles que são escravos de si próprio. Infelizmente toda mentira bem contada se torna verdade , mudar as pessoas e o mundo não é o melhor caminho mas se conseguir - mos mudar a nós mesmos será o suficiente.
Muito legal o vídeo. Nessa e outras eu só libertário/anarcocapitalista. Todo esse pensamento do vídeo eu sabia pois estudo sobre liberdade já a algum tempo, e é incrível saber que a mais de 500 anos já havia alguém com tanto senso crítico assim, um visionário que morreu cedo
"Décimo quinto dos infernos" morri
Não temos o sentimento de pertencimento,não entende que estas terras são nossas e não queremos brigar por essas riquezas...educação ...moradia...saúde sim falta-nos atitude e cobrar dessas lideranças....novos caminhos....abs
Isso tudo eu ja sabia. A realidade é: Os políticos são o reflexo do povo!! Povo corrupto, politico corrupto. De onde saem os políticos???
Tenho minhas dúvidas sobre esse afirmação
Generalizacao de "povo"
Isso é um mito igual a muitos mitos. Cabe a cada indivíduo constatar que essa afirmação é falsa. Eu já descobri ...descubra vc também, do contrário vc vai sempre dar aval que vc é reflexo de corruptos. Ou é mesmo?
@@miaumiamia610 que "duvidas"?,essa e a realidade.aqui na minha cidade mesmo,a população vende o seu voto por 50 reais,ou um botijão de gás,e se dividem em dois grupos que se atacam por algo que nem sabem o que é,mas os que estão por trás sabem muito bem....o coletivo brasileiro não tem ética,o universo dará em troca na mesma moeda,essa lei nunca falha.
Um povo alfabetizado, educado, desenvolvido, socialmente disciplinado, conhecedor de suas obrigações e seus direitos. Jamais será subjugado.
R. Gentilezza.
Esqueça esse mito de servidão, isso pertence a outra época. Seja responsável em sua individualidade e coopere socialmente, não seja o caranguejo pessimista do balde, onde um puxa o outro para baixo.
Não quero.
Cooperar socialmente.
De o exemplo coloque o número da sua conta do banco e a senha dela.
Ou deixe o seu wifi ou internet aberta para todos usarem
Pegue o seu dinheiro e tire o suficiente para vc comer e o resto vc pode doar para alguém, e venda ou dúvida a sua casa para uns sem teto, e para aqueles da sociedade que não conseguem fazer sexo ofereça o seu anus e colabore para a felicidade deles.
Se vc quer um mundo justo a onde todos são felizes e a onde não a fome ensine as pessoas a serem egoístas assim tudo que elas fazerem vai ser pensando no lucro,
Afinal um homem ou mulher rico(a) fez dinheiro ajudando os outros(setor privado) afinal ele ofereceu um produto barato e de qualidade e as pessoas percebendo que o produto era bom o compraram voluntariamente, mas a coisa ruim que ele fez foi acabar com os seus concorrentes que vendiam um produto mais caro e de baixa qualidade para os seus clientes(estado) e se eles não quiserem comprar o produto eles teriam que lutar para não o consumir mas o estado e mais forte então ele pegou o dinheiro deles, afinal me diga uma coisa que o estado fez sem que ele não tenha tirado de alguém?
@@Faelcosta77 objetivismo? Prefiro o egoísmo stirniano.
TÍPICA OPINIÃO DE UM IDIOTA ARRONGANTE
Em que parte da pirâmide vc está? Se ñ serve é servido.
Um texto que diz muito dos tempos atuais,o ser humano precisa exercitar o seu poder de reflexão e atendimento,entender o seu papel ,importância e responsabilidades dentro da sociedade,mas isso é uma busca,quando se tem vitórias mesmo na alienação,irá se questionar se existe mesmo alienação. A primeira transformação precisa ser interna!
Somos um país de maioria cristã, ou seja, pacífico e subserviente.
Excelente explanação sobre o pensamento do de LaBoétie. Baixei o livro mas só consegui em francês. Daí, fico no amigo-irmāo-amor dele, Montaigne.
Não há como ser rico sem ter escravos. Então nosso sistema de ensino serve para formar mentes que escravisam, garantindo assim o propósito inicial.
Quem não estudar, sempre será escravo neste tipo de sociedade. Gostando ou não. Portanto, para acabar com a escravidão, basta acabar com a ganância.
Mas será que isso é possível???
Educação, mudança, saída da zona de conforto e buscar insensatamente o conhecimento. com essas virtudes: é passível a libertação do escravo.
Excelente reflexão. Parabéns superleituras!
Por proteção, por facilidade, por medo de ir contra os outros, por medo de serem abandonados e acima de tudo medo de que cada decisão que tomou prejudique mais do que ajude
Excelente!!! Sempre compartilho seus vídeos, mas nenhum amigo faz comentários ou curte.Isso deixa claro o descaso em agregar conhecimentos, me lembra a música (Vida de gado ) Zé Ramalho.😃
Temos é que contra os quais, dar o sangue e a vida! mas somos desunidos, egoistas, a maioria dos que podem lutar estão acomodados
Desde cedo aprendemos que precisamos ser bons pra conseguir coisas boas quase como uma sina.
Tenho medo da sociedade atual em liberdade, infelizmente não estamos preparados pra isso, mas sim, esse ideal faz parte do que eu acredito ser uma sociedade perfeita, mas não vamos viver tempo suficiente pra ver essa passo da evolução, parabéns pelo vídeo.
Parabéns e obrigado ! Vocês deixam um legado atemporal e universal neste vídeo e absolutamente necessário, principalmente à nossa sociedade. Deve ser compartilhado com o maior número de pessoas, principalmente os mais jovens.
Obrigado por mais uma aula, professor. Devíamos entre nós, reestabelecer a necessidade da consciência, da VERdade entre todos, a consciência é o primeiro passo pra mudança. Enxergar a realidade não é uma tarefa fácil..
A servidão voluntária existe porque a maioria escolheu um lado do sistema para lutar (se preciso morrer). É muito difícil achar um ser que não defenda um partido político, uma ideologia, uma religião... As pessoas têm prazer em servir algum líder. A solução seria a maioria despertar e refazer este mundo.
Allison cada dia vc se aprimora. Parabéns, seu conhecimento facilita muito meu entendimento. Parabéns
Ótimo vídeo! Logo remeti ao Café Filosófico com o Professor Karnal sobre este tema. Quem não viu, recomendo.
Que vídeo espetacular 👏🏾👏🏾👏🏾 um convite estilo pescotapa para a conscientização de si ...
Aceitamos sermos explorados porque acreditamos que não somos bons por si só!
Excelente vídeo! Texto muito bom! Parabéns!
Excelente vídeo parabéns pelo empenho.
No dia 11/07 saiu uma notícia sobre o presidente da oms ter chorado e pergunta pq é tão difícil do humano se unir, essa foi minha resposta:
Porquê quem deveria pregar união, ou seja, os líderes, são os que mais pregam a polaridade, e a massa de manobra vai atrás, pensar com a própria cabeça exige responsabilidade e responsabilização, o que a maioria das pessoas evita.
Mais um vídeo excelente, comprei o curso e indico de coração.
Muito bom mesmo . Vamos refletir...
Ótima reflexão. Boa parte dás pessoas precisa sair da zona de conforto e buscar mais conhecimento.
Somos obrigados todos os dias a aceitar uma coisa a mais. agora estamos fezendo tudo que querem que a gente faça e nem percebemos mais. estamos acostumados.
Bravo garoto, tenho citado Étienne de La Boétie em comentários nos canais dos ditos "progessistas", porém nunca ouvi nenhum deles citá-lo, nada mais são que servidores voluntários, querendo apenas ter o direito de escolherem quem os irá explorar. Parabéns