Tenho 12 anos e sou apaixonado em astronomia mais sou preguiçoso mas as suas aulas me animam porque sao legais e muito faceis de entender,obrigado esta me ajudando muito
Imagine a sorte de ter estudado com um professor desse. Nessas horas vejo como meu ensino básico foi uma bosta. Graças a Deus que existem pessoas dispostas a compartilhar conhecimentos.
Imagine como foi a minha educação: tenho 62 anos, sempre estudei em escola pública, e conversas sobre esse assunto na minha casa era coisa raríssima. Nada de livros nas estantes...
Год назад+2
Que aula fantástica! Muuuito obrigada professor! Você é demais!
A astronomia sempre foi algo que me encantou. Sempre pesquisei e estudei esses temas e confesso que nunca tinha encontrado um conteúdo tão rico e ao mesmo tempo fácil de ser compreendido. Parabéns professor!!! Você é nota 10. Suas aulas são maravilhosas, didática e linguagem são perfeitas! Também sou professora e amei o conteúdo.
Muito obrigado Profª Sirleide! Fico muito feliz que tenha gostado e que esteja sendo útil. Esse curso em particular foi feito pensando muito nos professores!
Sou professor de Biologia e já trabalho com a OBA na minha escola faz uns anos. Pena que não tinha encontrado este canal antes, pois sempre procurei conteúdos para passar para os alunos com uma lógica simples e de rápida assimilação. Parabéns professor, você tem ótima didática e uma ementa perfeita!
Obrigado Emanoel! Se quiser pode entrar em contato comigo ( astrofisica.ufsc@gmail.com ) para trocarmos experiências. Tem escolas usando essas aulas para os alunos: noticias.ufsc.br/2020/03/alunos-de-escola-municipal-de-joinville-assistem-aulas-do-curso-de-astronomia-e-astronautica/
Muito bem explicado!!! Esse é o tipo de assunto que é ensinado no primeiro grau mas que no fundo poucos de fato entendem. Até porque não é fácil como se aparenta ser a priori.
Obrigado Jorge. Falta gravar as 2 últimas aulas deste. Feito isso, começo a preparar o nível Eddington! Finalmente! Eu também estou ansioso por águas mais profundas!
Conteúdo incrível como sempre! Pretendo comentar em todos os vídeos sempre que lembrar, agradecendo a oportunidade de aprendizado ^-^♡ Partiu Aula 06: Estações do ano kkkkk
O aplicativo podia ter a opção de observar a lua, mostrar fase da lua em relação ao ponto do observador que nós ajustamos quando mexemos com a rotação da Terra manualmente. Ao que parece ele só mostra as fases para um observador sempre a meia noite.
É muito importante frisar que a órbita da Lua tem certa inclinação em relação à órbita da Terra. É facilmente perceptível traçando as trajetórias aparentes de ambos os corpos no céu. Também é importante notar que o tamanho das órbitas são muito maiores que os diâmetros dos respectivos astros. Caso a Lua orbitasse exatamente no mesmo plano que a Terra, haveria eclipse todo mês.
Só uma pequena observação construtiva. É comum confundir javascript e java. O javascript se apropriou do nome de uma linguaguem mais famosa, para assim se autopromover com maior facilidade. Eles, de certa forma, induzem a esse erro de forma proposital. Mas a verdade é que são coisas muito distintas. Java é como um sistema de computador (como linux, windows, mac) que foi projetado para rodar dentro de outro sistema. É uma aplicação completa e pesada. Precisa baixar e instalar algumas coisas e ser bem configurado. Já o javascript, é apenas uma linguagem de script. É apenas uma forma de se ter coisas mais bem elaboradas em um site. Por isso que o javascipt funciona em quase qualquer navegador de internet. Então, basta ter um bom navegador atualizado, como google chrome ou mozilla firefox e provavelmente o javascipt funcionará. Se fosse Java teria que baixar o sistema java, instalar, configurar, e depois baixar e executar o simulador dentro do sistema java, o que é bem mais complicado. Baixar java não ajuda a executar javascipt e viceversa. Colocando apenas para evitar mal entendidos haha
@@AstrofísicaparaTodos Eu dei uma pesquisada e descobri que eles utilizavam flash nesse simulador. O flash era base de quase todo aplicativo web antigamente (incluindo youtube), mas por diversas razões foi abandonado. Por consequencia todo navegador, hoje em dia, bloqueia o flash, já que tecnologias antigas, que não recebem atualizações, são inseguras. Ainda dá pra usar, mas precisa fazer uma gambiarrinha, que não é tão simples ahaha Solução: A nova geração de apps web é programada em HTML 5, que também usa javascript, só que SEM o Flash. Já tem vários simuladores em HTML5 hoje em dia. Vou linkar uma lista de apps em HTML5 desse mesmo site. Dei uma conferida rápida e não encontrei nenhum tão completo como esse. Mesmo assim recomendo vc abrir e dar uma vasculhada nesse primeiro link dos que coloquei abaixo. Vou deixar anotado e , talvez, se eu conseguir um tempo no mês que vem, eu reprograme um idêntico a esse em HTML5 e com versão em português, pra suprir essa falta. :-) ____________-- Seguem alguns links que podem ajudar --________ >> Lista de todos os apps em HTML5 indexados pelo Nebraska: astro.unl.edu/HTML5/ >> Dentro do anterior, achei que essa seção tem webapps mais próximos do tema: astro.unl.edu/smartphone/ >> Esse é o Eclipse Explorer, que encontrei no link anterior astro.unl.edu/smartphone/EclipseExplorer/ >> Nesse abaixo, você pode baixar o aplicativo original deles para instalar no computador. O mesmo que vc usou no video, só que sem navegador: astro.unl.edu/nativeapps/ >> Essa é a versão em flash original, fazendo a tal gambiarra da pra usar isso: gateway.golabz.eu/embed/apps/897b0ec0-0055-4a20-a6bd-6245315733f0/app.html
@@renatoaraujo6108 se você conseguisse esse tempo, seria uma ajuda fantástica a muitos alunos do curso. Depois que desativaram os apps, muitos alunos têm me escrito pedindo ajuda e, infelizmente, eu não consigo ajudar muito. Eu até sei programar, mas apenas para problemas numéricos em C++ e Python. Essa parte de programação web é terra estranha para mim. Caso consiga fazer algo didático para os outros alunos, mesmo que seja apenas um tutorial passo-a-passo para rodarem os exemplos que coloquei nas aulas, vai ser muito útil e vou colocar junto com o material do curso, na página. Por favor, nesse caso me avise por email (astrofisica.ufsc@gmail.com) eu tenho medo de perder a mensagem aqui no RUclips Obrigado!
@@AstrofísicaparaTodos ja ta andando renatoexpert.github.io/alexlune ta bem incompleto pq nao terminei de programar, mas fique a vontade pra ir conferindo o progresso. provavelmente deixarei nesse mesmo link
Oi Vicente. A primeira prova é do conteúdo de Astronomia (aulas 1 a 7). Sim, é outra taxa, porque os cursos são diferentes. Mas você não precisa pagar assim que se inscreve, pode deixar para o final.
O calendário judaico é baseado na revolução lunar. Cada dia da semana representa um dia da criação e cada semana representa 1/4 de lua no céu. O calendário judaico é lunissolar. Os meses são contados a partir dos ciclos lunares e os anos podem ter 12 ou 13 meses. No início de cada mês, é recitada a prece da santificação da lua nova.
Oi Liesel. Não, a fase é igual em todo o planeta. Muda apenas que não vemos a Lua no mesmo momento. Sim, a localização no céu vai mudar dependendo da latitude onde estamos no planeta.
Veja, latitude, não longitude. Quer dizer, não é apenas por estar no Japão que você vai ver a Lua numa posição diferente, mas é porque você provavelmente vai estar numa latitude diferente do que estaria no Brasil.
Obrigado pela aula, professor! Fiquei com uma dúvida: o senhor definiu semana a partir do costume judaico. Será que os judeus, nos seus primórdios, não teriam definido a semana a partir do tempo para 1 fase da Lua? Não há nenhum registro / teoria sobre isso?
Boa pergunta Thiago, parece-me bastante razoável que haja uma relação entre esses períodos! Mas não posso afirmar com certeza pois não conheço a fundo a história e as tradições judaicas.
todos os meses, exceto fevereiro, têm 30 ou 31 dias, por que fevereiro tem, normalmente, 28 dias? Se fosse 7 meses de 30 dias e 5 meses de 31 dias, daria 365 dias, logo não precisaria de um mês de 28 dias.
@@AstrofísicaparaTodos Meses, para os romanos, tinham "patronos". O deus patrono de janeiro estava com pouco "cacife". Eles tiravam dias dos meses dos patronos mais desmoralizados, e colocavam dias nos meses dos patronos mais "fortes".
Sim porque com ele nós estamos na hora "errada", tudo fica alterado. Mas a hora sideral, que depende apenas da natureza e não das definições humanas, é a mesma.
Antes das ferrovias, cada localidade tinha a hora local exata. As ferrovias extensas, criaram os fusos horários para facilitar os horários de chegada chegada partidas. Os governos achata.praticobe também adotaram. Então, mesmo quando não há horário de verão, a hora oficial não bate exatamente com a hora astronômica.
Professor, o fato de vermos sempre a mesma face da lua está relacionado com o movimento de revolução e rotação em torno do próprio eixo? Ou é com o movimento de translação?
Oi Rafael. Isso, a revolução da Lua em torno da Terra tem o mesmo período da rotação da Lua em torno do próprio eixo. Essa sincronização acontece por causa da força da gravidade Terra-Lua
Tenho 12 anos e sou apaixonado em astronomia mais sou preguiçoso mas as suas aulas me animam porque sao legais e muito faceis de entender,obrigado esta me ajudando muito
Imagine a sorte de ter estudado com um professor desse. Nessas horas vejo como meu ensino básico foi uma bosta. Graças a Deus que existem pessoas dispostas a compartilhar conhecimentos.
Imagine como foi a minha educação: tenho 62 anos, sempre estudei em escola pública, e conversas sobre esse assunto na minha casa era coisa raríssima. Nada de livros nas estantes...
Que aula fantástica! Muuuito obrigada professor! Você é demais!
A astronomia sempre foi algo que me encantou. Sempre pesquisei e estudei esses temas e confesso que nunca tinha encontrado um conteúdo tão rico e ao mesmo tempo fácil de ser compreendido. Parabéns professor!!! Você é nota 10. Suas aulas são maravilhosas, didática e linguagem são perfeitas! Também sou professora e amei o conteúdo.
Muito obrigado Profª Sirleide! Fico muito feliz que tenha gostado e que esteja sendo útil. Esse curso em particular foi feito pensando muito nos professores!
Bom dia Dr. Estou acompanhando o curso e gostando muito. Obrigado pelo curso😊
Bons estudos!
Sou professor de Biologia e já trabalho com a OBA na minha escola faz uns anos. Pena que não tinha encontrado este canal antes, pois sempre procurei conteúdos para passar para os alunos com uma lógica simples e de rápida assimilação. Parabéns professor, você tem ótima didática e uma ementa perfeita!
Obrigado Emanoel! Se quiser pode entrar em contato comigo ( astrofisica.ufsc@gmail.com ) para trocarmos experiências. Tem escolas usando essas aulas para os alunos: noticias.ufsc.br/2020/03/alunos-de-escola-municipal-de-joinville-assistem-aulas-do-curso-de-astronomia-e-astronautica/
Muito bem explicado!!!
Esse é o tipo de assunto que é ensinado no primeiro grau mas que no fundo poucos de fato entendem.
Até porque não é fácil como se aparenta ser a priori.
Suas aulas são sensacionais, muito obrigada por disponibiliza-las gratuitamente
Parabéns professor! Estou ansioso para os cursos que envolvem matemática.
Obrigado Jorge. Falta gravar as 2 últimas aulas deste. Feito isso, começo a preparar o nível Eddington! Finalmente! Eu também estou ansioso por águas mais profundas!
@@AstrofísicaparaTodos super !!!
Essas aulas são fantásticas, é tudo que eu procurava, comprei até um caderno para fazer anotações sobre as informações passadas.
Legal Julio Cesar, não deixe de se inscrever para receber o Certificado
Parabéns professor, pessoas como você são poucas no mundo!
Conteúdo incrível como sempre!
Pretendo comentar em todos os vídeos sempre que lembrar, agradecendo a oportunidade de aprendizado ^-^♡
Partiu Aula 06: Estações do ano kkkkk
Conteúdo sensacional!! Comecei o curso hoje mesmo e não consegui sair da frente da tela ainda. Obrigado, professor, por tudo isso!
O aplicativo podia ter a opção de observar a lua, mostrar fase da lua em relação ao ponto do observador que nós ajustamos quando mexemos com a rotação da Terra manualmente. Ao que parece ele só mostra as fases para um observador sempre a meia noite.
Interessante, não havia reparado nessa configuração! Seria legal se existisse essa opção!
Estou gostando muito das aulas. Parabéns você explica muito bem, sem chamar atenção pra si 👍
Ótima aula!
Ótimo curso, uma perfeita organização, parabéns!😍🌑
estou aprendendo muita coisa com vcs muito obrigada ❤🥺
que bom, isso me deixa muito feliz!
É muito importante frisar que a órbita da Lua tem certa inclinação em relação à órbita da Terra. É facilmente perceptível traçando as trajetórias aparentes de ambos os corpos no céu.
Também é importante notar que o tamanho das órbitas são muito maiores que os diâmetros dos respectivos astros.
Caso a Lua orbitasse exatamente no mesmo plano que a Terra, haveria eclipse todo mês.
gostei muito, obg.
alguem mais ta vendo em 2021?
valeu professor aulas bem explicada 💯👏👏👏👏👏👏
4:45 pra quem ama astronomia é um privilégio morar no interior, conseguimos observar perfeitamente o céu 🤍
adorei a aula como sempre, mas confesso que essa foi a mais difícil de compreender até agora.
obrigada prof 🤍
Ótimas aulas! ❤
Ótima aula.
Mais uma aula👍
assisti ja
Revisando os estudos em jan. de 2024! 👏👏👏👏
Dia 4 # to aq
Bons estudos!
Excelente aula prof! Estou aprendendo muito. Tenho uma uma pergunta. Os cursos so tem até o nivel Galileu e Lamaitre?
Legal Anderson! Por enquanto sim, estou preparando um curso novo, de Cosmologia, que será mais avançado: astrofisica.ufsc.br/cosmologia/
@@AstrofísicaparaTodos Estou ansioso = )
Só uma pequena observação construtiva.
É comum confundir javascript e java. O javascript se apropriou do nome de uma linguaguem mais famosa, para assim se autopromover com maior facilidade. Eles, de certa forma, induzem a esse erro de forma proposital.
Mas a verdade é que são coisas muito distintas. Java é como um sistema de computador (como linux, windows, mac) que foi projetado para rodar dentro de outro sistema. É uma aplicação completa e pesada. Precisa baixar e instalar algumas coisas e ser bem configurado.
Já o javascript, é apenas uma linguagem de script. É apenas uma forma de se ter coisas mais bem elaboradas em um site. Por isso que o javascipt funciona em quase qualquer navegador de internet.
Então, basta ter um bom navegador atualizado, como google chrome ou mozilla firefox e provavelmente o javascipt funcionará. Se fosse Java teria que baixar o sistema java, instalar, configurar, e depois baixar e executar o simulador dentro do sistema java, o que é bem mais complicado.
Baixar java não ajuda a executar javascipt e viceversa. Colocando apenas para evitar mal entendidos haha
Obrigado Renato. Infelizmente esse site parou de disponibilizar essas aplicações nos navegadores :-(
@@AstrofísicaparaTodos
Eu dei uma pesquisada e descobri que eles utilizavam flash nesse simulador. O flash era base de quase todo aplicativo web antigamente (incluindo youtube), mas por diversas razões foi abandonado. Por consequencia todo navegador, hoje em dia, bloqueia o flash, já que tecnologias antigas, que não recebem atualizações, são inseguras. Ainda dá pra usar, mas precisa fazer uma gambiarrinha, que não é tão simples ahaha
Solução:
A nova geração de apps web é programada em HTML 5, que também usa javascript, só que SEM o Flash. Já tem vários simuladores em HTML5 hoje em dia.
Vou linkar uma lista de apps em HTML5 desse mesmo site. Dei uma conferida rápida e não encontrei nenhum tão completo como esse. Mesmo assim recomendo vc abrir e dar uma vasculhada nesse primeiro link dos que coloquei abaixo.
Vou deixar anotado e , talvez, se eu conseguir um tempo no mês que vem, eu reprograme um idêntico a esse em HTML5 e com versão em português, pra suprir essa falta. :-)
____________-- Seguem alguns links que podem ajudar --________
>> Lista de todos os apps em HTML5 indexados pelo Nebraska:
astro.unl.edu/HTML5/
>> Dentro do anterior, achei que essa seção tem webapps mais próximos do tema:
astro.unl.edu/smartphone/
>> Esse é o Eclipse Explorer, que encontrei no link anterior
astro.unl.edu/smartphone/EclipseExplorer/
>> Nesse abaixo, você pode baixar o aplicativo original deles para instalar no computador. O mesmo que vc usou no video, só que sem navegador:
astro.unl.edu/nativeapps/
>> Essa é a versão em flash original, fazendo a tal gambiarra da pra usar isso:
gateway.golabz.eu/embed/apps/897b0ec0-0055-4a20-a6bd-6245315733f0/app.html
@@renatoaraujo6108 se você conseguisse esse tempo, seria uma ajuda fantástica a muitos alunos do curso. Depois que desativaram os apps, muitos alunos têm me escrito pedindo ajuda e, infelizmente, eu não consigo ajudar muito. Eu até sei programar, mas apenas para problemas numéricos em C++ e Python. Essa parte de programação web é terra estranha para mim. Caso consiga fazer algo didático para os outros alunos, mesmo que seja apenas um tutorial passo-a-passo para rodarem os exemplos que coloquei nas aulas, vai ser muito útil e vou colocar junto com o material do curso, na página. Por favor, nesse caso me avise por email (astrofisica.ufsc@gmail.com) eu tenho medo de perder a mensagem aqui no RUclips Obrigado!
pode deixar! ja anotei tudo que preciso, e assim que terminar entrarei em contato de toda forma ;-)
@@AstrofísicaparaTodos ja ta andando renatoexpert.github.io/alexlune
ta bem incompleto pq nao terminei de programar, mas fique a vontade pra ir conferindo o progresso.
provavelmente deixarei nesse mesmo link
Muito bom
Para minha inscrição no site da isenção diz q n foi achado o nome q é cadastrado no cpf e ta td ok
Envie-me um email para astrofisica.ufsc@gmail.com com nome completo que vou verificar.
Mas esse 13° seria incompleto né? Tipo, são 12,37, não seria os 30 dias? Certo?
Professor eu faço a primeira prova ao terminar qual dessas aulas? Devo pagar nova taxa além daquela do curso de Astrofísica?
Oi Vicente. A primeira prova é do conteúdo de Astronomia (aulas 1 a 7). Sim, é outra taxa, porque os cursos são diferentes. Mas você não precisa pagar assim que se inscreve, pode deixar para o final.
O calendário judaico é lunar. Evidentemente não bate com o ano. A correção é feita acrescentando um 13° mês a cada tantos anos.
Porque podemos ver a lua durante o dia se ela está do outro lado?
O calendário judaico é baseado na revolução lunar. Cada dia da semana representa um dia da criação e cada semana representa 1/4 de lua no céu. O calendário judaico é lunissolar. Os meses são contados a partir dos ciclos lunares e os anos podem ter 12 ou 13 meses. No início de cada mês, é recitada a prece da santificação da lua nova.
Acho que já sei onde a minha escola (colégio Bandeirantes) pegou a ideia de marcar em um mês as fases da lua.
Então, baseado no movimento de revolução, as fases da Lua serão sempre opostas no Brasil e no Japão, por exemplo? E a localização no céu também varia?
Oi Liesel. Não, a fase é igual em todo o planeta. Muda apenas que não vemos a Lua no mesmo momento. Sim, a localização no céu vai mudar dependendo da latitude onde estamos no planeta.
Veja, latitude, não longitude. Quer dizer, não é apenas por estar no Japão que você vai ver a Lua numa posição diferente, mas é porque você provavelmente vai estar numa latitude diferente do que estaria no Brasil.
tem dias q a lua parece sorrindo no céu, mudou
Excelente aula professor♡ acho que não poderia observar os planetas que poderão ser vistos esse mês, por conta das tristes nuvens.
A lua é dividida em 4 fase. Cada fase tem a mesma duração, aproximadamnte 7 dias?
isso
Obrigado pela aula, professor! Fiquei com uma dúvida: o senhor definiu semana a partir do costume judaico. Será que os judeus, nos seus primórdios, não teriam definido a semana a partir do tempo para 1 fase da Lua? Não há nenhum registro / teoria sobre isso?
Boa pergunta Thiago, parece-me bastante razoável que haja uma relação entre esses períodos! Mas não posso afirmar com certeza pois não conheço a fundo a história e as tradições judaicas.
Esse simulador usa o AdobeFlash e ele foi desativado em 2020
Em 2:20 tem um eixo na lua
todos os meses, exceto fevereiro, têm 30 ou 31 dias, por que fevereiro tem, normalmente, 28 dias? Se fosse 7 meses de 30 dias e 5 meses de 31 dias, daria 365 dias, logo não precisaria de um mês de 28 dias.
Vicissitudes históricas
@@AstrofísicaparaTodos Meses, para os romanos, tinham "patronos". O deus patrono de janeiro estava com pouco "cacife". Eles tiravam dias dos meses dos patronos mais desmoralizados, e colocavam dias nos meses dos patronos mais "fortes".
@@Renato90909090 é mesmo? Tem mais referências sobre isso?
@@AstrofísicaparaTodos Foi uma coisa que ouvi ha muitos anos, de um professor de história. Tenho de procurar as referências.
Como foi escolhido os meses que tem menos e os que tem mais dias? Essa parte não entendi muito bem? Por observação da Lua mesmo?
Professor o plano da órbita da lua ao redor da terra coincide com o plano de órbita da terra ao redor do sol?
Não, todos estão defasados entre si de alguns graus.
professor o horário de verão "mudaria" a hora em que a lua cheia nasceria no céu?
Sim porque com ele nós estamos na hora "errada", tudo fica alterado. Mas a hora sideral, que depende apenas da natureza e não das definições humanas, é a mesma.
@@AstrofísicaparaTodos entendi
Antes das ferrovias, cada localidade tinha a hora local exata. As ferrovias extensas, criaram os fusos horários para facilitar os horários de chegada chegada partidas. Os governos achata.praticobe também adotaram. Então, mesmo quando não há horário de verão, a hora oficial não bate exatamente com a hora astronômica.
Professor, o fato de vermos sempre a mesma face da lua está relacionado com o movimento de revolução e rotação em torno do próprio eixo? Ou é com o movimento de translação?
Oi Rafael. Isso, a revolução da Lua em torno da Terra tem o mesmo período da rotação da Lua em torno do próprio eixo. Essa sincronização acontece por causa da força da gravidade Terra-Lua
@@AstrofísicaparaTodos Obrigado!
As aulas são instigantes !
5:20 senti a frustração de quem mora na cidade nessa fala.😂
SE A VELOCIDADE DA ROTAÇÃO DA TERRA É 1.667 KM P/H.
COMO PODE A ROTAÇÃO MARCAR DIA E NOITE??
Até o momento, essa foi a aula mais complexa. Acho que vai ser cada vez mais difícil entender a partir daqui.
2:10 ou seja, astrologia é mito, quem acredita está no mesmo nível dos terraplanistas.
Ótima aula!