Gosto de dividendos e fundos imobiliários pois ajuda no valor do aporte pois não ganhava muito e agora desempregado mais ainda pois não paro de investir pois tenho eles pra reinvestir
Dividendo caindo na conta incentiva muito, também possibilita a gente diversificar sem precisar abrir mão de ativos. Ainda mais quem começa com pouco patrimônio
Entendo toda a lógica dos dividendos, mas gosto de ver o dividendo caindo, e reinvestindo onde eu gostaria, na mesma empresa ou outra da carteira. Nao q eu saiba alocar melhor o capital do que eles, mas é como me sinto confortavel de investir.
Eu não gosto de empresas com dividendos, principalmente pq ainda não tenho 100 mil. São empresas caras e quanto menos tiver dividendos e quando não tem o preço é justo. Pra quem tem pouco patrimônio faz MUITA diferença comprar empresas caras, JAMAIS compraria BB Seguridade por exemplo 8x o preço. Pode falar o que quiserem. Não compro. Prefiro entrar em uma empresa no preço justo e esperar por anos ela aumentar para 2 ou 3x o seu preço. Em meses dobrei meu patrimônio e se comprasse empresas de dividendos isso não aconteceria. Gosto de vender empresas também quando valorizam. Gosto de ter ativos diversificados. Value Investing e não dividendos é a melhor estratégia disparado com ações. Experimentei as 2 e NUNCA mais ações só para dividendos.
O exemplo da picanha me fez lembrar de uma façanha que presenciei na LREN3. Certa vez uma cliente havia comprado uma bota por 220 reais e no outro dia ela voltou para trocar numeração, quando ela chegou na loja a bota estava por 99 reais, no saldo. Um cliente comum sairia esbravejando, o que a sabia cliente fez? Ao invés de pegar a bota e simplesmente trocar pela nova numeração e sair chorando da loja por ter "perdido" 120 reais na compra ela fez o seguinte: passou no caixa e pediu um cupom de troca no valor da bota, de R$220,00, foi lá pegou outra bota na numeração correta e mais 120 reais em outros produtos, eu trabalhando na loja nunca teria aquela ideia. Pena que o personagem do Raul não consiga trocar picanha.
nossa esse tem o QI a ser estudado hein, kkkkkkkk... de fato! ele deu sorte né, e conseguiu pegar o valor, e simplesmente comprar a mesma bota e ainda sair com saldo, e no final das contas, a empresa quem saiu ganhando, ja que pra colocar 1 produto com desconto geralmente é pq vai mudar de fato! a coleção entao é pra desencalhar vendas que seria perdidas kkkk, e que as empresas de venda ja contam com aquilo, mas ta tudo bem, ja que ele o cliente nao pegou os 120 reais pra gastar fora dali, ou seja, o cliente acha que ganhou da empresa mas no final os 220 reais ficaram com a empresa, kkkkkk.... mesmo o cliente achando que levou mais produtos no final das contas, sendo que as empresas ja deixam essa conta sempre pra baixo né, muhahahahahaaha... é muito loco isso dai, mas é assim que funciona, o importante é o fato de custo do produto pra empresa que essa bota ai deve ter saido pra fabricar, claro em linha de produção de centenas delas né, entao a empresa sempre ganha mesmo vc achando que saiu com produtos a mais kkkkkk.....no final das contas vc deixou todo seu dinheiro la pra ela!
Falo para vários conhecidos que antecipar o sonho custa muito caro. Sou servidor público e tenho um cargo de chefia, porém, tenho um carro popular quitado e econômico e mais de 100 k investidos, isso sem abrir mão do conforto e lazer. Comecei a fazer um fundo para trocar de carro, mas quando vi o montante juntado não tive coragem de gastar e reapliquei. A AUV me ajudou muito a entender um pouco sobre finanças, principalmente como não perder dinheiro.
Na hora da padaria lembrou que o dividendo não tem imposto. Mas na hora de explicar o caso real que é a ação não falou disso e deu a entender que é a mesma coisa receber 1 real de dividendos da PETR4 ou a ação valorizar. Não é a mesma coisa. Se receber de dividendos não tem imposto. Se a ação valorizar e você vender tem Imposto de Renda.
A diferença é que pra distribuir dividendos a empresa tem que estar tendo lucro, claro, ela pode se endividar pra isso, mas isso apareceria no balanço financeiro, pra quem não entende tanto já é um bom indicador que escolheu corretamente uma boa empresa.
No Brasil o difícil é acertar essas empresas de "crescimento"! Principalmente para o investidor sardinha que pesca dicas aqui e ali. Acaba sendo mais seguro comprar as ações de dividendos, que em geral são sólidas e tem menor volatilidade. Mas claro, acertar o timing na compra de uma empresa em crescimento pode gerar ganhos expressivos e no curto prazo.
Pra quem reinveste dá diferença porque você aumenta o número de ações sem aumentar a base acionária. Mas dividendo só pelo dividendo mesmo realmente não muda nada
Prefiro as duas: dividendos w empresas de crescimento. Estou fechando o ano com mais de 20 mil reais de lucro, sendo que desse valor $5.500 são dividendos, o restante vêm das vendas.
O que faz mais sentido é comprar ações que dão lucro recorrente a um bom preço. Se paga dividendo ou não, se é de crescimento ou de anão, não me interessa... O segredo do mercado é comprar ações que dão lucro a bons preços.
Faz um video com o tema "Preço importa?". É melhor só comprar um ativo abaixo de determinado valor (famoso preço teto) ou fazer compras constantes independente do preço? Já que o foco não é fazer trade, mas sim acumular patrimônio, o preço não deveria importar tanto, desde que escolha boas empresas.
Já foi feito estudos sobre isso onde pegaram a cotação de uma empresa ao longo da história e montaram duas carteiras. Uma o investidor comprou sempre no topo enquanto o outro sempre no fundo, no longo prazo a diferença foi mínima. O fato é que vc nunca vai conseguir comprar sempre no topo nem no fundo.
Quando eu assisti esse vídeo pela primeira vez eu fazia parte do time de dividendos. Mas 10 meses depois depois, estudei mais e passei a concordar com o Raul. O crescimento da empresa é o fator mais importante. Se você receber uma paulada de uma empresa que cresce de acordo com a inflação, o seu patrimônio vai crescer de acordo com a inflação. Nesse caso é melhor investir no tesouro direto.
Já vi o Barsi falando diversas vezes em focar em empresas de dividendos + crescimento, uma coisa não impede a outra. Existem grandes exemplos na carteira dele, só existe um caminho para obter sucesso, disciplina e buscar bons conteúdos. Conhecimento nunca é demais, desde que seja de qualidade.
Pra mim faz todo sentido distribuir Dividendos ao seu acionista por um motivo bem simples: No dia da distribuição, não necessariamente a empresa que está distribuindo é a melhor oportunidade do mercado naquele momento (se for, é só vc reinvestir nela e aumentar sua posição. Até pq no final das contas o que mais vai importar é o número de ações que vc tem na empresa, e nem tanto o valor alocado). De posse desse recurso, você poderá investi-lo em outras empresas mais descontadas naquele momento e ter uma lucratividade mais alta (principalmente na valorização)!! Fazendo isso ao longo de muitos anos, vc estará fazendo muuuuita diferença no crescimento do seu patrimônio!!! Alguém discorda? Caso positivo, poderia "educadamente" colocar seu contraponto? 😉
Mas se você reinvestir o dividendo, você fica com mais ações da empresa o que te da o potencial de ter ganhar mais dividendos na próxima distribuição. Como no exemplo você teria o mesmo patrimônio porem recomprando a ação o custo de aquisição dela fica menor, o que te proporcionaria um ganho maior com a valorização das ações. Me parece uma boa estratégia, entretanto não temos como prever o futuro por isso não existe estratégia perfeita, sempre haverá o momento em que cada uma supera. investir e para a vida toda. abraço, sucesso investidores !!!
Preço da cotação segue lucro e não existe dividendo sem lucro também. Foco é no lucro consistente de boas empresas. Nunca nem vejo dividendos e acompanhar isso faz você chegar ao final recebendo menos dividendos. Abraço.
Exato. Isso só funciona nos EUA (de onde veio a maioria das teorias), lá tem empresa a balde com ações na bolsa. Aqui é mais imperial. Poucas empresas com sucesso e com capital aberto que paga dividendos e move o ibovespa. Já sabemos quais são. @@herleymg
Parabéns pela honestidade de falar sobre dividendos! O que mais tem é picareta ensinando errado sobre o tema no YT. Dividendo não é brinde! Tudo sai do patrimônio...
Eu entendo a questão do dividendos, mas gosto do dividendos, pois as vezes as empresas que esta pagando o dividendo estou tendo muito lucro, com isso uso esse dividendo para comprar empresas com lucros menos , diminuindo o preço médio. Nem sempre reenvisto o dividendo na mesma empresa
As empresas que não pagam dividendos a única forma de você lucrar com ela é fazendo trade com ela, de que adianta ela subir 100% em você não vender ? Se não paga dividendo e se você não comprá barato e vende na alta você não ganha esse é o ciclo
Em resumo do video com entendimento complexo mas muito bom e útil: VOCE INVESTINDO EM EMPRESAS QUE PAGAM DIVIDENDOS, O INTUITO É VOCE TER MAIS LIQUIDEZ EM MÃOS DO SEU PROPRIO PATRIMONIO JÁ INVESTIDO. VOCE INVESTINDO EM EMPRESAS QUE NÃO PAGAM DIVIDENDOS E SÃO EMPRESAS DE CRESCIMENTOS/IPO É PARA AUMENTO DE PATRIMONIO.
Um ponto que eu acho interessante dos dividendos é que, em teoria, você consegue utilizá-los para rebalancear sua carteira mais rápido (embora eu atualmente esteja investindo em ações de crescimento).
É Se não for empresa de dividendo dai da pra vender um pouco 3 ou 4 vezes se vc prescizar usar o valor da também sendo assim da pra vender até 20.000 mil sem pagar imposto.
Se é em empresas de crescimento ou de dividendos, o mais importante é investir para o longo prazo, independente da estratégia, pois já se mostraram vencedoras!
Muito boa a explicação, Raul. Eu diria que o dividendo atua como uma realização de lucros involuntária e, por isso, muitos investidores não-profissionais gostam da ideia de recebê-los. Como você bem disse, sua perda ou ganho não é realizada até o momento da venda do ativo. Com o dividendo, o acionista consegue realizar parte do lucro sem ter de desfazer posição na empresa. Além da tendência de uma empresa boa continuar a valorizar ao longo do tempo. Investidores profissionais têm claro em quais momentos realizarão lucros em ações (se fizer parte da estratégia deles). Para nós, meros mortais, é mais complicado definir este valor, principalmente sem acompanhar a empresa com tanta profundidade quanto um analista.
Na realidade nem sempre acontece essa redução do valor do ativo no momento da distribuição dos dividendos, inclusive várias tem uma alta em função desta distribuição, efeito ótimo da manada que faz aquela famosa troca do dinheiro de mãos.
O raciocínio é simples. Empresas pagadoras de dividendos com regularidade e frequência, em geral, são empresas mais saudáveis financeiramente. Então, são investimentos, pensando em longo prazo, mais seguros, do que empresas menores com potencial de crescimento. Então, a estratégia ficando em dividendos tende a ser mais segura, do que a estratégia de aportar em empresas com maior potencial de crescimento. É a lógica de risco e retorno. Quanto maior o risco, maiores a chances de retorno. E o inverso é verdadeiro.
Sem generalizar, empresas que distribuem bons dividendos sao empresas maduras, mesmo empresas estatais que muito investidor não gosta porque o governo interfere na empresa paga dividendos, Banco do Brasil, Banco do Brasil Seguridade, Caixa Seguridade, paga dividendos não é ruim. Como também empresa particular quando bem administrada, bom gestor paga bons dividendos. Tem que ter atenção a certos indicadores e olho no fluxo de caixa da empresa. Tudo vai do perfil e visão do investidor. Muito bom o seu vídeo. 🙏
Entendido, porém fico muito mais tranquilo neste teu exemplo de diminuir meu risco e reinvestir doque uma empresa perder parte de seus fundamentos com uma exposição e excessiva
Dividendo é bom quando você já está na fase de aproveitar os investimentos e retira mais de R$20.000 da bolsa mensalmente. Para quem está na fase de acumulação, de fato, tanto faz. Pessoalmente eu gosto de dividendo pois acho bom que o investimento tenha uma certo rastro com a economia real.
Pergunta 🐟: No video que você ensina a fazer a carteira você diz pra escolher uma empresa de cada setor, essa escolha é feita todo mês/a todo novo aporte? Ou devo escolher uma e continuar comprando ela até o fim?
Dividendo é oportunidade de aumentar cotas, ou redistribuir em outras opções... acho interessante, tipo um diferencial para ação... Mas creio ser mais uma opção para atrair investidores para algo que não tem diferenciais... pode ver q estatais sempre metem dividendos
Caraca!!! Cada vez mais me torno teu fã @investidorsardinha. Recentemente conclui a AUVP (turma 24) e cada vez mais minhas decisões de investimento se tornam mais seguras. Acompanho muito o canal do Bastter também, acho importante pontos de vista diferentes, mas vejo muito similaridade em vários pontos que vocês dois abordam, esse é um deles. Excelente vídeo, como sempre!! Parabéns!!
Vale a pena pensar na economia que a isenção de impostos que a distribuição dos dividendos traz, prefiro receber esse lucro aos poucos com isenção de impostos para reinvestir
O exemplo da padaria não se aplica a uma empresa listada na bolsa. A padaria não oscila de valor conforme a cotação diária, já as empresas listadas, especialmente a Petrobras, oscilam diariamente, inclusive com fatores externos ao da companhia. Dessa forma, repor o valor dos dividendos recebido é muito mais fácil numa SA aberta do que na padaria do Caze.
Mas apesar de não ser garantido, costuma voltar rápido ao preço de desconto, o que deixaria os dividendos como lucro apenas. É teria a liberdade investir donde queira e como queria, o que para alguém que sabe o que faz é ouro.
Você pode investir em dividendos e ter um ótimo retorno no longo prazo mesmo sendo uma pessoa comum. Mas os exemplos de investimento em valor são sempre casos fora da curva, Buffett, Apple, Wege, BTC... Isso já diz algo a respeito de cada estratégia, mas cada um sabe a capacidade e capital que possui. E por consequência, segue o que acha confortável. 😉
Fácil: Você tem um apartamento que vale 100k, e você recebeu 1k de aluguel, agora por isso seu apartamento vale 99k? Lógico que não, ele pode é valer mais com a valorização, e as empresas ainda trazem valor, ou seja, enriquecem! Nas ações funcionado da mesma forma, só que mais flexível, por conta da liquidez oscila muito. Comprem dividendos, além de receber, você compra a empresa em um preço mais barato após a datacom
A reputação de uma empresa que faz suas ações subirem ou caírem. Acredito que muito mais até que a características fundamentais e gestão, em momentos específicos. Por isso tem empresas cujas ações sobem, devido a alta expectativa dos investidores, e depois despencam quando uma má notícia é divulgada. Penso que aqueles que detém uma certa quantidade de ações (milionários ou bilionários) acabam influenciando muito quando colocam um preço mais alto ou mais baixo, forçando a mudança dos preços. Imagina se junta uns 10 maiores investidores e fazem esse negociação? Por isso acho importante investir em ações cujas empresas são estáveis e tem um histórico positivo no mercado.
O ganho é apenas os 15% da isenção do IRRF. Se você desejar gastar o dinheiro, você saca o dividendo com a isenção. Se você precisar do mesmo dinheiro pra gastar e precisar vender algumas ações, você deverá pagar 15% de IRRF. Obviamente se ultrapassar os 20mil do teto.
Boa análise Raul, pessoal fala tanto de dividendo, sendo que o que realmente importa são os fundamentos da empresa como um todo. Nenhum indicador, isolado deve ser utilizado como base pra dizer se a empresa é boa ou não. Bons investimentos a todos! 🙋♂
Ótima explicação Raul, seu fã, mas acho que faltou um complemento (ou me corrija se eu 18:11 estiver falando m...) Se a empresa está com $ vazando do caixa e "tendo essa obrigação de investir", qualquer investimento pode parecer bom pois "apenas" por pgastaar gastar caixa... Se distribuir, talvez (não tenho certeza) paga-se menos imposto, e sobretudo, com o caixa "pobre", os executivos, gestores estudam / pesquisam muito mais, a final não pode dar o luxo de "errar o tiro", de tal forma que o investimento seja muito mais racional e com maiores chances de $ucesso comparados com um investimento "pró forma"! Parabéns pelos conteúdos!! Obs: Só acho!!
Eu estava com essa dúvida analisei os dividendos das ações e dos meus fiis dai percebi que a valorização e que vai te deixar rico em medio prazo os dividendos apenas em longo prazo a menos que vc ja tenha um grande patrimônio dai os dividendos valem mais a pena
Raul, utilizo sua plataforma e tem o ícone de private nela e não sou aluno. Não sei se é um erro somente no front end do sistema, ou se de fato estou tendo o acesso a essas taxas, de qlq forma estão muito boas mas infelizmente ainda não consegui aportar em nenhum título de Renda fixa, de qlq forma caso seja a segunda a alternativa fica o aviso ai para o pessoal verificar esse possível erro e ter uma melhora operacional na sua empresa para vcs lucrarem mais no spread, vlw pelos conteúdos vc e sua equipe toda são brabos!!
essa questão no final pra mim é como comprar ou alugar casa própria? (partindo do pré suposto que você sempre vai reinvestir os dividendos). no final os dois tem pontos positivos e negativos... o principal é você identificar pra você qual vai te deixar dormindo tranquilo no final do dia... hoje minha carteira é maior em dividendos pq psicologicamente elas oscilam menos e eu acompanhando o crescimento dos dividendos eu consigo vislumbrar melhor minha "renda" futura. porém isso é o que se aplica pra mim e me faz seguir tranquilo... o principal é o que você falou no vídeo... escolher empresas boas e nunca perder a CONSTÂNCIA pq essa talvez seja um dos pontos principais do investidor.
Tudo muito bonito mas quando vc recebe os dividendos vc tem a chance de mitigar o seu risco na empresa podendo investir em outros negocios ou em melhores oportunidades de momento. Entao mesmo que seja apenas uma troca de bolso momentânea e nao mude a composição do seu patrimônio, sim faz total diferença. Qualquer pessoal com um minimo racional consegue perceber isso.
Fala Raul blz? Sardinha raiz na área. Cara queria compartilhar uma coisa boa cntg que aconteceu muito pelo que ouvi vc dizer, referente buscar novas fontes de renda. Seguinte a um tempo tava lascado ate a tampa kkkk sai da empresa, casamento foi de ralo e pra ajudar ainda liquidei meus investimentos para me levantar (tava sem reservas de emergência 😅). Me vi no problema, assisti uns vídeos e fui atrás da solução. Comecei uma nova carreira profissional, estou me dedicando e ganhando muito melhor que estava (sai do salário mínimo e to nos 4700). Na moral so queria agradecer cara, literalmente suas frases mudou minha vida. Por fim a tempo que acompanho o canal/insta e imagino se esse tal negrone e bom mesmo, agr tudo correndo como os planos finalmente vou estar elegível para AUVP. Foco na meta! Abraços.
Ainda invisto pouco mas gosto de manter o equilíbrio, uma parte em quem distribui e outra em quem não distribui. Creio que o que cai em dividendos vc pode reinvestir de forma mais livre, seja recomprando o mesmo ativo ou outro que esteja com melhor oferta.
Na minha experiência, as empresas com o crescimento mais explosivo são as que não pagam dividendos. Só vejo vantagem em dividendos pra quem é milionário, porque pra quem não tem tanta grana, o rendimento é muito baixo (o próprio exemplo que ele deu, investir quase 500k pra ter uma renda de 3k pra mim é muito pouco). Vale mais a pena correr risco pra maximizar o patrimônio do que ficar recebendo centavos de empresa que anda de lado
Eu prefiro dividendos porque posso escolher onde reevestir. Não necessariamente vou querer aumentar de posição naquela empresa específica. Ou seja, com os dividendos, eu escolho as melhores oportunidades
Olá, Raul. Obrigado pelo excelente conteúdo. Concordo plenamente com você. Afinal, o dividendo é uma troca de bolso. No entanto, entendo que as empresas que pagam dividendos possuem um atrativo adicional. Ao meu ver, a transferência de recursos para o bolso do acionista mitiga os riscos do investimento ao longo do tempo. Permite que os proventos sejam reinvestidos em outros negócios. Já as empresas que não distribuem não te dão essa opção. Forte abraço.
Empresas que pagam dividendo normalmente valem mais a pena pra quem tem menos dinheiro pra investir, pois além de gerar um montante para reinvestimento, também costumam ter um valor um pouco mais controlado, então é bem mais tranquilo de conseguir fazer os aportes. Pra alguém que investe 500 por mês, não consegue pegar uma cota de 600 por exemplo.
Acredito que o tipo de ação que se vai investir depende não só da estratégia de cada um, mas também do lugar onde atua a empresa, ex: - Nos EUA a facilidade para inovação e criação de novos negócios é um ambiente favorável às empresas de crescimento e logo pode fazer mais sentido investir em ações desse tipo. - Já no Brasil, a cada hora o governo tem uma ideia "brilhante" e cria um cenário mais hostil para empresas menores e com menos recursos, aumenta o tempo necessário para o seu crescimento sensivelmente (se comparado com as empresas gringas) o que acaba fazendo sentido no investidor brasileiro querer comprar ações de empresas grandes e já conseguiram se imunizar das baguncinhas tupiniquins e colocar no bolso o pedacinho de dividendo que se tem direito. Portanto, tanto o Warren Buffett (na terra do tio Sam) quanto Luiz Barsi (na terra do país do futuro, que não chega) tem sucesso nas suas estratégias de investimento, conforme o mercado que estão expostos. Pelo menos essa é a percepção que tenho.
A grande "jogada" é pegar o dividendo e comprar ações que estejam de "promoçao". Investir o dividendo em ações que estejam pela metado do preço tem o efeito de dobra o dividendo e, consequentemente, dobrar o dividendo dessa empresa que supostamente irá dobrar. Uma empresa de "crescimento" pode aumentar o salário dos gestores assim como fez o nubank. Isso corrói o "crescimento".
Mas a ideia de quem quer dividendo é pra poder trocar de bolso mesmo. Do bolso da empresa para o meu e do meu para o bolso da companhia de luz, pro bolso do mercado. Essa pegada.
Pra mim faz diferença, pq vc consegue excluir as empresas que podem estar fazendo falcatrua contábil, pq inventar dinheiro eu imagino que é um pouco mais difícil.
Errou. Ela pode pegar o caixa e distribuir os dividendos mesmo tendo prejuízo, porque o dinheiro em caixa não necessariamente fica negativo se a empresa tem prejuízo. Só fica negativo se o prejuízo for maior que o que tem em caixa.
Minha estratégia é gerar renda no longo prazo, portanto, independente do meu patrimônio, oq busco são dividendos constantes. Nada melhor do que a magia dos juros compostos. Abraços Raul!!
A explicação foi ótima mas quem investe com foco em dividendos não está preocupado com o valor das ações que ele comprou pois não deseja vendê-la no futuro. Por isso o argumento que foi dito no vídeo não faz sentido para quem deseja somente dividendos.
A diferença é que o dividendos caindo eu faço oque eu quiser com a grana se eu precisar de dinheiro de empresa que não paga dividendos eu perco a participação na empresa Não faz sentido nenhum não distribuir o lucro a grana tem que estar no poder do acionistas e na mó dos administradores
Raul parabéns pelo conteúdo... Acompanho a muito tempo o canal, assistir seus vídeos já trás um leque de conhecimento amplo. Parabéns novamente, sucesso a todos! PERGUNTA: Tenho ITSA4 na minha carteira a bastante tempo, e já recebi algumas Bonificações, queria entender porque as empresas realizam esse tipo de abordagem, ao invés dos JSCP ou Dividendos, trás alguma vantagem fiscal ou financeira à empresa? Quais são os benefícios da Bonificação? Obrigado. Abraço a todos!
Opa Raul, sabe esse cursor - tipo o de digitação - que fica aparecendo piscando em qualquer texto que você clica? Chama Caret Browsing, muita gente ativa sem querer e acaba não sabendo desligar, pra isso é só apertar a tecla F7 (ou fn + F7, depende do teclado) dentro do Chrome.
Esse vídeo abriu minha mente, porque ficava esperando o mês inteiro pra tentar pegar a cotação mais baixa. Me cadastrei na AUVP, mas não recebi o retorno para fazer o curso
Dividendos só fazem sentidos se você pretende ficar anos com uma empresa(preferencialmente mais de 8 anos) porque assim ela vai, eventualmente, te devolver 100% do que você colocou nela, porém insento dos 15% de imposto de renda. No longo prazo, a comida de 15 que o gov da no lucro todo mês faz diferença. Ainda não sou um grande fã dos dividendos porque é extremamente difícil prever um cenário positivo pra uma empresa por anos
Pensei a respeito sobre esse assunto e acredito que faz diferença a empresa ter distribuição de dividendos. Se a empresa é uma boa empresa, ela é assim agora. Não existe nenhuma garantia que ela continuará assim. Então o valor acumulado pelo valor de mercado da empresa não é garantido em longo prazo. Existe um risco atrelado à empresa que é a gestão. Nem sempre, ou quase nunca, ficam claras as intenções dos diretores ao longo do tempo (vide Americanas). Ao distribuir dividendos o risco ao longo do tempo é reduzido para um valor presente na data da distribuição dos lucros e assim o acionista tem uma melhor avaliação de valor do investimento. Penso que isso é melhor do ponto de vista de um pequeno acionista, ou acionista que não tem poder de influência dentro da administração da empresa pois ele pode ter um retorno parcial do investimento sem incorrer em risco muito grande no longo prazo.
Opa Raul. Acho interessante a ideia do dividendo. Com ele tenho possibilidade de comprar mais participação do mesmo negócio ou de outros que podem compensar mais.
Só que isso não é bem assim. Pensando dessa forma empresas que não distribuem dividendo deveri ter valores de ações MUITO MAIS ALTO. E sabemos que não funciona assim, a ação fica lá parada e até desvaloriza mais que o equivalente do dividendo que nao foi distribuido. O dividendo não, você retira e é dinheiro.
Raul, como voce tambem eh Goiano, inclua no video dos planos de saude o IPASGO. Afinal, muitos devem ser servidores do estado e seria otimo saber se vale a pena continuar nele ou optar por outro plano
Parabéns, Raul: estou entrando nos investimentos a pouco tempo, comecei em 2022. Invisto pouco, más seu vídeos são sensacionais, aprendo demais. Em breve vou tentar responder o questionário, pra vê se estou apto a fazer o curso. Obrigado, abraço.
Muito boa sua explicação Raul. Acho que para o pequeno investidor (como eu) o dividendo tem um fator psicológico interessante, pois é legal ver o dividendo caindo na conta periodicamente e, dá ânimo em se manter disciplinado e focando no longo prazo. Mas na fase de acumulação de patrimônio realmente não faz muita diferença, porém se ao acumular patrimônio ao longo do tempo com empresa que tem como tendência o crescimento e não o pagamento de dividendos, lá na frente quando for viver dos dividendos você terá que vender essas empresas que não pagam, para comprar as que pagam. Enfim, o assunto é interessante, muito bom vídeo.
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/47d6dPb
Estou nos EUA não tenho num de tel no Brasil como faço pra criar minha conta na UVP
Tô
V ne
Gosto de dividendos e fundos imobiliários pois ajuda no valor do aporte pois não ganhava muito e agora desempregado mais ainda pois não paro de investir pois tenho eles pra reinvestir
Raul tenho um amigo que é Português e que fazer investimentos no Brasil como ele pode proceder?
@@admrodolfo menos quando os dividendos caem junto com o valor das contas né, muhahaha.... tipo hctr11 ou tord11 confia!
Dividendo caindo na conta incentiva muito, também possibilita a gente diversificar sem precisar abrir mão de ativos. Ainda mais quem começa com pouco patrimônio
Entendo toda a lógica dos dividendos, mas gosto de ver o dividendo caindo, e reinvestindo onde eu gostaria, na mesma empresa ou outra da carteira. Nao q eu saiba alocar melhor o capital do que eles, mas é como me sinto confortavel de investir.
Também penso dessa maneira.
Olha a magalu pegou o lucro e comprou várias porcaria tipo kabuuum , nem sempre ele investe melhor q nos
Concordo
Eu não gosto de empresas com dividendos, principalmente pq ainda não tenho 100 mil. São empresas caras e quanto menos tiver dividendos e quando não tem o preço é justo. Pra quem tem pouco patrimônio faz MUITA diferença comprar empresas caras, JAMAIS compraria BB Seguridade por exemplo 8x o preço. Pode falar o que quiserem. Não compro. Prefiro entrar em uma empresa no preço justo e esperar por anos ela aumentar para 2 ou 3x o seu preço.
Em meses dobrei meu patrimônio e se comprasse empresas de dividendos isso não aconteceria. Gosto de vender empresas também quando valorizam. Gosto de ter ativos diversificados. Value Investing e não dividendos é a melhor estratégia disparado com ações. Experimentei as 2 e NUNCA mais ações só para dividendos.
O nome disso é sardinhagem
O exemplo da picanha me fez lembrar de uma façanha que presenciei na LREN3. Certa vez uma cliente havia comprado uma bota por 220 reais e no outro dia ela voltou para trocar numeração, quando ela chegou na loja a bota estava por 99 reais, no saldo. Um cliente comum sairia esbravejando, o que a sabia cliente fez? Ao invés de pegar a bota e simplesmente trocar pela nova numeração e sair chorando da loja por ter "perdido" 120 reais na compra ela fez o seguinte: passou no caixa e pediu um cupom de troca no valor da bota, de R$220,00, foi lá pegou outra bota na numeração correta e mais 120 reais em outros produtos, eu trabalhando na loja nunca teria aquela ideia. Pena que o personagem do Raul não consiga trocar picanha.
nossa esse tem o QI a ser estudado hein, kkkkkkkk... de fato! ele deu sorte né, e conseguiu pegar o valor, e simplesmente comprar a mesma bota e ainda sair com saldo, e no final das contas, a empresa quem saiu ganhando, ja que pra colocar 1 produto com desconto geralmente é pq vai mudar de fato! a coleção entao é pra desencalhar vendas que seria perdidas kkkk, e que as empresas de venda ja contam com aquilo, mas ta tudo bem, ja que ele o cliente nao pegou os 120 reais pra gastar fora dali, ou seja, o cliente acha que ganhou da empresa mas no final os 220 reais ficaram com a empresa, kkkkkk.... mesmo o cliente achando que levou mais produtos no final das contas, sendo que as empresas ja deixam essa conta sempre pra baixo né, muhahahahahaaha... é muito loco isso dai, mas é assim que funciona, o importante é o fato de custo do produto pra empresa que essa bota ai deve ter saido pra fabricar, claro em linha de produção de centenas delas né, entao a empresa sempre ganha mesmo vc achando que saiu com produtos a mais kkkkkk.....no final das contas vc deixou todo seu dinheiro la pra ela!
Genial!Pena que nunca pensamos na hora
Falo para vários conhecidos que antecipar o sonho custa muito caro. Sou servidor público e tenho um cargo de chefia, porém, tenho um carro popular quitado e econômico e mais de 100 k investidos, isso sem abrir mão do conforto e lazer. Comecei a fazer um fundo para trocar de carro, mas quando vi o montante juntado não tive coragem de gastar e reapliquei. A AUV me ajudou muito a entender um pouco sobre finanças, principalmente como não perder dinheiro.
Na hora da padaria lembrou que o dividendo não tem imposto. Mas na hora de explicar o caso real que é a ação não falou disso e deu a entender que é a mesma coisa receber 1 real de dividendos da PETR4 ou a ação valorizar. Não é a mesma coisa. Se receber de dividendos não tem imposto. Se a ação valorizar e você vender tem Imposto de Renda.
Ninguém no RUclips explica melhor que o Raul, incrível, de verdade …
O cara é fera.
A diferença é que pra distribuir dividendos a empresa tem que estar tendo lucro, claro, ela pode se endividar pra isso, mas isso apareceria no balanço financeiro, pra quem não entende tanto já é um bom indicador que escolheu corretamente uma boa empresa.
No Brasil o difícil é acertar essas empresas de "crescimento"! Principalmente para o investidor sardinha que pesca dicas aqui e ali. Acaba sendo mais seguro comprar as ações de dividendos, que em geral são sólidas e tem menor volatilidade. Mas claro, acertar o timing na compra de uma empresa em crescimento pode gerar ganhos expressivos e no curto prazo.
Falou td
Empresa de div mantém muito a cotação, empresa de crescimento muitas viram pó
Pra quem reinveste dá diferença porque você aumenta o número de ações sem aumentar a base acionária. Mas dividendo só pelo dividendo mesmo realmente não muda nada
Raulzito, tem uma coisa que eu gosto dos dividendos. Eles ajudam a ir redistribuindo a carteira .
No Brasil, receber dividendo é a forma mais vantajosa de receber seu pedaço da empresa, devido a questão tributária
Por enquanto........, mas já está mudando isso.
2024 vai ser osso os impostos...
@@doriannyx1409jcp vai de arrasta pra cima
Prefiro as duas: dividendos w empresas de crescimento. Estou fechando o ano com mais de 20 mil reais de lucro, sendo que desse valor $5.500 são dividendos, o restante vêm das vendas.
O que faz mais sentido é comprar ações que dão lucro recorrente a um bom preço.
Se paga dividendo ou não, se é de crescimento ou de anão, não me interessa...
O segredo do mercado é comprar ações que dão lucro a bons preços.
Faz um video com o tema "Preço importa?". É melhor só comprar um ativo abaixo de determinado valor (famoso preço teto) ou fazer compras constantes independente do preço? Já que o foco não é fazer trade, mas sim acumular patrimônio, o preço não deveria importar tanto, desde que escolha boas empresas.
Já foi feito estudos sobre isso onde pegaram a cotação de uma empresa ao longo da história e montaram duas carteiras.
Uma o investidor comprou sempre no topo enquanto o outro sempre no fundo, no longo prazo a diferença foi mínima.
O fato é que vc nunca vai conseguir comprar sempre no topo nem no fundo.
Agora tenho preferido comprar constantemente independente do preço. É menos dor de cabeça.
Importa sim, so vc aprovando as quedas da bolsa vc consegue uma carteira positiva
Quando eu assisti esse vídeo pela primeira vez eu fazia parte do time de dividendos.
Mas 10 meses depois depois, estudei mais e passei a concordar com o Raul. O crescimento da empresa é o fator mais importante. Se você receber uma paulada de uma empresa que cresce de acordo com a inflação, o seu patrimônio vai crescer de acordo com a inflação. Nesse caso é melhor investir no tesouro direto.
Já vi o Barsi falando diversas vezes em focar em empresas de dividendos + crescimento, uma coisa não impede a outra. Existem grandes exemplos na carteira dele, só existe um caminho para obter sucesso, disciplina e buscar bons conteúdos. Conhecimento nunca é demais, desde que seja de qualidade.
Na real nao existe melhor nem pior.....existe voce investir em boas empresas!!
Pra mim faz todo sentido distribuir Dividendos ao seu acionista por um motivo bem simples: No dia da distribuição, não necessariamente a empresa que está distribuindo é a melhor oportunidade do mercado naquele momento (se for, é só vc reinvestir nela e aumentar sua posição. Até pq no final das contas o que mais vai importar é o número de ações que vc tem na empresa, e nem tanto o valor alocado). De posse desse recurso, você poderá investi-lo em outras empresas mais descontadas naquele momento e ter uma lucratividade mais alta (principalmente na valorização)!!
Fazendo isso ao longo de muitos anos, vc estará fazendo muuuuita diferença no crescimento do seu patrimônio!!!
Alguém discorda? Caso positivo, poderia "educadamente" colocar seu contraponto? 😉
Mas se você reinvestir o dividendo, você fica com mais ações da empresa o que te da o potencial de ter ganhar mais dividendos na próxima distribuição.
Como no exemplo você teria o mesmo patrimônio porem recomprando a ação o custo de aquisição dela fica menor, o que te proporcionaria um ganho maior com a valorização das ações.
Me parece uma boa estratégia, entretanto não temos como prever o futuro por isso não existe estratégia perfeita, sempre haverá o momento em que cada uma supera. investir e para a vida toda. abraço, sucesso investidores !!!
Sim, no longo prazo cria uma bola de neve. Essa é a estratégia dos dividendos.
Para mim um ativo tem que valorizar e pagar dividendos. A valorização pode se perder com o tempo mas os dividendos são um retorno garantido.
Preço da cotação segue lucro e não existe dividendo sem lucro também. Foco é no lucro consistente de boas empresas. Nunca nem vejo dividendos e acompanhar isso faz você chegar ao final recebendo menos dividendos. Abraço.
Eh muito difícil achar “empresa de crescimento” enxugadinha aqui no Brasil. As melhores e as que mais crescem são justamente as que pagam dividendos.
Concordo totalmente. São raras as empresas de crescimento no Brasil e difícil de acertar a hora de comprar para ter lucro.
Exato. Isso só funciona nos EUA (de onde veio a maioria das teorias), lá tem empresa a balde com ações na bolsa. Aqui é mais imperial. Poucas empresas com sucesso e com capital aberto que paga dividendos e move o ibovespa. Já sabemos quais são. @@herleymg
Parabéns pela honestidade de falar sobre dividendos! O que mais tem é picareta ensinando errado sobre o tema no YT. Dividendo não é brinde! Tudo sai do patrimônio...
Eu entendo a questão do dividendos, mas gosto do dividendos, pois as vezes as empresas que esta pagando o dividendo estou tendo muito lucro, com isso uso esse dividendo para comprar empresas com lucros menos , diminuindo o preço médio. Nem sempre reenvisto o dividendo na mesma empresa
As empresas que não pagam dividendos a única forma de você lucrar com ela é fazendo trade com ela, de que adianta ela subir 100% em você não vender ? Se não paga dividendo e se você não comprá barato e vende na alta você não ganha esse é o ciclo
Em resumo do video com entendimento complexo mas muito bom e útil:
VOCE INVESTINDO EM EMPRESAS QUE PAGAM DIVIDENDOS, O INTUITO É VOCE TER MAIS LIQUIDEZ EM MÃOS DO SEU PROPRIO PATRIMONIO JÁ INVESTIDO.
VOCE INVESTINDO EM EMPRESAS QUE NÃO PAGAM DIVIDENDOS E SÃO EMPRESAS DE CRESCIMENTOS/IPO É PARA AUMENTO DE PATRIMONIO.
Um ponto que eu acho interessante dos dividendos é que, em teoria, você consegue utilizá-los para rebalancear sua carteira mais rápido (embora eu atualmente esteja investindo em ações de crescimento).
É Se não for empresa de dividendo dai da pra vender um pouco 3 ou 4 vezes se vc prescizar usar o valor da também sendo assim da pra vender até 20.000 mil sem pagar imposto.
Se é em empresas de crescimento ou de dividendos, o mais importante é investir para o longo prazo, independente da estratégia, pois já se mostraram vencedoras!
Muito boa a explicação, Raul. Eu diria que o dividendo atua como uma realização de lucros involuntária e, por isso, muitos investidores não-profissionais gostam da ideia de recebê-los. Como você bem disse, sua perda ou ganho não é realizada até o momento da venda do ativo. Com o dividendo, o acionista consegue realizar parte do lucro sem ter de desfazer posição na empresa. Além da tendência de uma empresa boa continuar a valorizar ao longo do tempo. Investidores profissionais têm claro em quais momentos realizarão lucros em ações (se fizer parte da estratégia deles). Para nós, meros mortais, é mais complicado definir este valor, principalmente sem acompanhar a empresa com tanta profundidade quanto um analista.
Na realidade nem sempre acontece essa redução do valor do ativo no momento da distribuição dos dividendos, inclusive várias tem uma alta em função desta distribuição, efeito ótimo da manada que faz aquela famosa troca do dinheiro de mãos.
7:00 😮😮 Que lógica diferente. Ainda não tinha escutado
O raciocínio é simples. Empresas pagadoras de dividendos com regularidade e frequência, em geral, são empresas mais saudáveis financeiramente. Então, são investimentos, pensando em longo prazo, mais seguros, do que empresas menores com potencial de crescimento. Então, a estratégia ficando em dividendos tende a ser mais segura, do que a estratégia de aportar em empresas com maior potencial de crescimento. É a lógica de risco e retorno. Quanto maior o risco, maiores a chances de retorno. E o inverso é verdadeiro.
Sem generalizar, empresas que distribuem bons dividendos sao empresas maduras, mesmo empresas estatais que muito investidor não gosta porque o governo interfere na empresa paga dividendos, Banco do Brasil, Banco do Brasil Seguridade, Caixa Seguridade, paga dividendos não é ruim. Como também empresa particular quando bem administrada, bom gestor paga bons dividendos. Tem que ter atenção a certos indicadores e olho no fluxo de caixa da empresa. Tudo vai do perfil e visão do investidor. Muito bom o seu vídeo. 🙏
Entendido, porém fico muito mais tranquilo neste teu exemplo de diminuir meu risco e reinvestir doque uma empresa perder parte de seus fundamentos com uma exposição e excessiva
Dividendo é bom quando você já está na fase de aproveitar os investimentos e retira mais de R$20.000 da bolsa mensalmente. Para quem está na fase de acumulação, de fato, tanto faz. Pessoalmente eu gosto de dividendo pois acho bom que o investimento tenha uma certo rastro com a economia real.
Pergunta 🐟:
No video que você ensina a fazer a carteira você diz pra escolher uma empresa de cada setor, essa escolha é feita todo mês/a todo novo aporte? Ou devo escolher uma e continuar comprando ela até o fim?
Nunca tinha ouvido falar de dividendos dessa forma, muito legal
Dividendo é oportunidade de aumentar cotas, ou redistribuir em outras opções... acho interessante, tipo um diferencial para ação... Mas creio ser mais uma opção para atrair investidores para algo que não tem diferenciais... pode ver q estatais sempre metem dividendos
Fato ! Sempre paga dividendo vai a cota ou ação cai ok mas elas sempre sempre voltam ao valor antes de pagar o dividendo
Bora crescer os dividendos
Caraca!!! Cada vez mais me torno teu fã @investidorsardinha.
Recentemente conclui a AUVP (turma 24) e cada vez mais minhas decisões de investimento se tornam mais seguras.
Acompanho muito o canal do Bastter também, acho importante pontos de vista diferentes, mas vejo muito similaridade em vários pontos que vocês dois abordam, esse é um deles.
Excelente vídeo, como sempre!!
Parabéns!!
Não existe montar uma carteira que não paga dividendos no Brasil. Mesmo as de crescimento aqui pagam dividendo. Não faz diferença
Vale a pena pensar na economia que a isenção de impostos que a distribuição dos dividendos traz, prefiro receber esse lucro aos poucos com isenção de impostos para reinvestir
O exemplo da padaria não se aplica a uma empresa listada na bolsa.
A padaria não oscila de valor conforme a cotação diária, já as empresas listadas, especialmente a Petrobras, oscilam diariamente, inclusive com fatores externos ao da companhia.
Dessa forma, repor o valor dos dividendos recebido é muito mais fácil numa SA aberta do que na padaria do Caze.
Mas apesar de não ser garantido, costuma voltar rápido ao preço de desconto, o que deixaria os dividendos como lucro apenas. É teria a liberdade investir donde queira e como queria, o que para alguém que sabe o que faz é ouro.
Se vc olhar as empresas pagadoras de div elas mantém bastante a cotação, já essas de crescimento muitas viram pó.
Muito mais seguro empresa de div
Que vídeo sensacional. 2 goianos que mais assisto Raul e Cambota. Rsrs
Você pode investir em dividendos e ter um ótimo retorno no longo prazo mesmo sendo uma pessoa comum. Mas os exemplos de investimento em valor são sempre casos fora da curva, Buffett, Apple, Wege, BTC... Isso já diz algo a respeito de cada estratégia, mas cada um sabe a capacidade e capital que possui. E por consequência, segue o que acha confortável. 😉
Eu sou um investidor basiano🦅de olho no mercado e 🐊de boca aberta para oportunidades. Meu foco é investir em boas empresas.
Fácil: Você tem um apartamento que vale 100k, e você recebeu 1k de aluguel, agora por isso seu apartamento vale 99k? Lógico que não, ele pode é valer mais com a valorização, e as empresas ainda trazem valor, ou seja, enriquecem! Nas ações funcionado da mesma forma, só que mais flexível, por conta da liquidez oscila muito.
Comprem dividendos, além de receber, você compra a empresa em um preço mais barato após a datacom
A reputação de uma empresa que faz suas ações subirem ou caírem. Acredito que muito mais até que a características fundamentais e gestão, em momentos específicos. Por isso tem empresas cujas ações sobem, devido a alta expectativa dos investidores, e depois despencam quando uma má notícia é divulgada. Penso que aqueles que detém uma certa quantidade de ações (milionários ou bilionários) acabam influenciando muito quando colocam um preço mais alto ou mais baixo, forçando a mudança dos preços. Imagina se junta uns 10 maiores investidores e fazem esse negociação? Por isso acho importante investir em ações cujas empresas são estáveis e tem um histórico positivo no mercado.
O ganho é apenas os 15% da isenção do IRRF. Se você desejar gastar o dinheiro, você saca o dividendo com a isenção. Se você precisar do mesmo dinheiro pra gastar e precisar vender algumas ações, você deverá pagar 15% de IRRF. Obviamente se ultrapassar os 20mil do teto.
Boa análise Raul, pessoal fala tanto de dividendo, sendo que o que realmente importa são os fundamentos da empresa como um todo. Nenhum indicador, isolado deve ser utilizado como base pra dizer se a empresa é boa ou não. Bons investimentos a todos! 🙋♂
Ótima explicação Raul, seu fã, mas acho que faltou um complemento (ou me corrija se eu 18:11 estiver falando m...)
Se a empresa está com $ vazando do caixa e "tendo essa obrigação de investir", qualquer investimento pode parecer bom pois "apenas" por pgastaar gastar caixa...
Se distribuir, talvez (não tenho certeza) paga-se menos imposto, e sobretudo, com o caixa "pobre", os executivos, gestores estudam / pesquisam muito mais, a final não pode dar o luxo de "errar o tiro", de tal forma que o investimento seja muito mais racional e com maiores chances de $ucesso comparados com um investimento "pró forma"!
Parabéns pelos conteúdos!!
Obs: Só acho!!
Eu estava com essa dúvida analisei os dividendos das ações e dos meus fiis dai percebi que a valorização e que vai te deixar rico em medio prazo os dividendos apenas em longo prazo a menos que vc ja tenha um grande patrimônio dai os dividendos valem mais a pena
Raul, utilizo sua plataforma e tem o ícone de private nela e não sou aluno.
Não sei se é um erro somente no front end do sistema, ou se de fato estou tendo o acesso a essas taxas, de qlq forma estão muito boas mas infelizmente ainda não consegui aportar em nenhum título de Renda fixa, de qlq forma caso seja a segunda a alternativa fica o aviso ai para o pessoal verificar esse possível erro e ter uma melhora operacional na sua empresa para vcs lucrarem mais no spread, vlw pelos conteúdos vc e sua equipe toda são brabos!!
Melhor explicação sobre dividendos que já vi 🎉🎉🎉 vc é F Raul.
essa questão no final pra mim é como comprar ou alugar casa própria? (partindo do pré suposto que você sempre vai reinvestir os dividendos). no final os dois tem pontos positivos e negativos... o principal é você identificar pra você qual vai te deixar dormindo tranquilo no final do dia... hoje minha carteira é maior em dividendos pq psicologicamente elas oscilam menos e eu acompanhando o crescimento dos dividendos eu consigo vislumbrar melhor minha "renda" futura. porém isso é o que se aplica pra mim e me faz seguir tranquilo... o principal é o que você falou no vídeo... escolher empresas boas e nunca perder a CONSTÂNCIA pq essa talvez seja um dos pontos principais do investidor.
Eu divido a carteira de ações entre dividendos e crescimento. Além dos Fiis..Tenho 35% em renda fixa, tesouro direto. E um EFT Nasdaq
Finalmente uma boa explicação sobre isso no RUclips!!
Maravilhoso!! Parabéns ao profissional!!
O maluco é brabo,se tudo der certo vou estar na turma de janeiro,já passei pela matricula. Bora investir do jeito certo!
Tudo muito bonito mas quando vc recebe os dividendos vc tem a chance de mitigar o seu risco na empresa podendo investir em outros negocios ou em melhores oportunidades de momento. Entao mesmo que seja apenas uma troca de bolso momentânea e nao mude a composição do seu patrimônio, sim faz total diferença. Qualquer pessoal com um minimo racional consegue perceber isso.
Fala Raul blz? Sardinha raiz na área.
Cara queria compartilhar uma coisa boa cntg que aconteceu muito pelo que ouvi vc dizer, referente buscar novas fontes de renda.
Seguinte a um tempo tava lascado ate a tampa kkkk sai da empresa, casamento foi de ralo e pra ajudar ainda liquidei meus investimentos para me levantar (tava sem reservas de emergência 😅). Me vi no problema, assisti uns vídeos e fui atrás da solução. Comecei uma nova carreira profissional, estou me dedicando e ganhando muito melhor que estava (sai do salário mínimo e to nos 4700).
Na moral so queria agradecer cara, literalmente suas frases mudou minha vida. Por fim a tempo que acompanho o canal/insta e imagino se esse tal negrone e bom mesmo, agr tudo correndo como os planos finalmente vou estar elegível para AUVP. Foco na meta!
Abraços.
parabéns pra galera de edição ai, tratamento de cor e iluminação ta show
A melhor parte dos dividendos é que a empresa não consigue mentir. Não existe mentir no balanço da distribuição de lucro.
Ainda invisto pouco mas gosto de manter o equilíbrio, uma parte em quem distribui e outra em quem não distribui. Creio que o que cai em dividendos vc pode reinvestir de forma mais livre, seja recomprando o mesmo ativo ou outro que esteja com melhor oferta.
Eu prefiro as empresas que distribuem dividendos. Assim eu posso decidir o que fazer, podendo ser reinvestir ou fazer outra coisa.
Muito boa a explicação simples, rápida e objetiva. A melhor que eu já vi👏🏼👏🏼👏🏼
Na minha experiência, as empresas com o crescimento mais explosivo são as que não pagam dividendos. Só vejo vantagem em dividendos pra quem é milionário, porque pra quem não tem tanta grana, o rendimento é muito baixo (o próprio exemplo que ele deu, investir quase 500k pra ter uma renda de 3k pra mim é muito pouco). Vale mais a pena correr risco pra maximizar o patrimônio do que ficar recebendo centavos de empresa que anda de lado
Eu prefiro dividendos porque posso escolher onde reevestir. Não necessariamente vou querer aumentar de posição naquela empresa específica. Ou seja, com os dividendos, eu escolho as melhores oportunidades
Olá, Raul.
Obrigado pelo excelente conteúdo.
Concordo plenamente com você. Afinal, o dividendo é uma troca de bolso. No entanto, entendo que as empresas que pagam dividendos possuem um atrativo adicional. Ao meu ver, a transferência de recursos para o bolso do acionista mitiga os riscos do investimento ao longo do tempo. Permite que os proventos sejam reinvestidos em outros negócios. Já as empresas que não distribuem não te dão essa opção.
Forte abraço.
Dividendos é dinheiro na mão. Valor da ação é mero lucro ou prejuizo não realizado.
Empresas que pagam dividendo normalmente valem mais a pena pra quem tem menos dinheiro pra investir, pois além de gerar um montante para reinvestimento, também costumam ter um valor um pouco mais controlado, então é bem mais tranquilo de conseguir fazer os aportes. Pra alguém que investe 500 por mês, não consegue pegar uma cota de 600 por exemplo.
Acredito que o tipo de ação que se vai investir depende não só da estratégia de cada um, mas também do lugar onde atua a empresa, ex:
- Nos EUA a facilidade para inovação e criação de novos negócios é um ambiente favorável às empresas de crescimento e logo pode fazer mais sentido investir em ações desse tipo.
- Já no Brasil, a cada hora o governo tem uma ideia "brilhante" e cria um cenário mais hostil para empresas menores e com menos recursos, aumenta o tempo necessário para o seu crescimento sensivelmente (se comparado com as empresas gringas) o que acaba fazendo sentido no investidor brasileiro querer comprar ações de empresas grandes e já conseguiram se imunizar das baguncinhas tupiniquins e colocar no bolso o pedacinho de dividendo que se tem direito.
Portanto, tanto o Warren Buffett (na terra do tio Sam) quanto Luiz Barsi (na terra do país do futuro, que não chega) tem sucesso nas suas estratégias de investimento, conforme o mercado que estão expostos. Pelo menos essa é a percepção que tenho.
A grande "jogada" é pegar o dividendo e comprar ações que estejam de "promoçao". Investir o dividendo em ações que estejam pela metado do preço tem o efeito de dobra o dividendo e, consequentemente, dobrar o dividendo dessa empresa que supostamente irá dobrar. Uma empresa de "crescimento" pode aumentar o salário dos gestores assim como fez o nubank. Isso corrói o "crescimento".
Mas a ideia de quem quer dividendo é pra poder trocar de bolso mesmo. Do bolso da empresa para o meu e do meu para o bolso da companhia de luz, pro bolso do mercado. Essa pegada.
Pra mim faz diferença, pq vc consegue excluir as empresas que podem estar fazendo falcatrua contábil, pq inventar dinheiro eu imagino que é um pouco mais difícil.
Como assim? A Magalu, Oi e muitas outras não pagavam bons dividendos?
Waldir , concordo.
Errou. Ela pode pegar o caixa e distribuir os dividendos mesmo tendo prejuízo, porque o dinheiro em caixa não necessariamente fica negativo se a empresa tem prejuízo. Só fica negativo se o prejuízo for maior que o que tem em caixa.
É muito fácil pra uma empresa pegar dinheiro de dívida e distribuir via dividendos.
Eu, como pobre, gosto de ver o dinheiro caindo na conta. Prefiro dividendos. ❤
Exatamente 😂😂
Finalmente entendi esse negócio de deduzir do preço da ação o valor pago em dividendos, vlw
Minha estratégia é gerar renda no longo prazo, portanto, independente do meu patrimônio, oq busco são dividendos constantes. Nada melhor do que a magia dos juros compostos. Abraços Raul!!
A explicação foi ótima mas quem investe com foco em dividendos não está preocupado com o valor das ações que ele comprou pois não deseja vendê-la no futuro. Por isso o argumento que foi dito no vídeo não faz sentido para quem deseja somente dividendos.
A diferença é que o dividendos caindo eu faço oque eu quiser com a grana se eu precisar de dinheiro de empresa que não paga dividendos eu perco a participação na empresa
Não faz sentido nenhum não distribuir o lucro a grana tem que estar no poder do acionistas e na mó dos administradores
Raul parabéns pelo conteúdo...
Acompanho a muito tempo o canal, assistir seus vídeos já trás um leque de conhecimento amplo. Parabéns novamente, sucesso a todos!
PERGUNTA: Tenho ITSA4 na minha carteira a bastante tempo, e já recebi algumas Bonificações, queria entender porque as empresas realizam esse tipo de abordagem, ao invés dos JSCP ou Dividendos, trás alguma vantagem fiscal ou financeira à empresa? Quais são os benefícios da Bonificação? Obrigado. Abraço a todos!
Opa Raul, sabe esse cursor - tipo o de digitação - que fica aparecendo piscando em qualquer texto que você clica?
Chama Caret Browsing, muita gente ativa sem querer e acaba não sabendo desligar, pra isso é só apertar a tecla F7 (ou fn + F7, depende do teclado) dentro do Chrome.
Antes de assistir o vídeo, o melhor é sempre diversificar
Esse vídeo abriu minha mente, porque ficava esperando o mês inteiro pra tentar pegar a cotação mais baixa.
Me cadastrei na AUVP, mas não recebi o retorno para fazer o curso
Dividendos só fazem sentidos se você pretende ficar anos com uma empresa(preferencialmente mais de 8 anos) porque assim ela vai, eventualmente, te devolver 100% do que você colocou nela, porém insento dos 15% de imposto de renda. No longo prazo, a comida de 15 que o gov da no lucro todo mês faz diferença. Ainda não sou um grande fã dos dividendos porque é extremamente difícil prever um cenário positivo pra uma empresa por anos
Pensei a respeito sobre esse assunto e acredito que faz diferença a empresa ter distribuição de dividendos.
Se a empresa é uma boa empresa, ela é assim agora. Não existe nenhuma garantia que ela continuará assim. Então o valor acumulado pelo valor de mercado da empresa não é garantido em longo prazo.
Existe um risco atrelado à empresa que é a gestão. Nem sempre, ou quase nunca, ficam claras as intenções dos diretores ao longo do tempo (vide Americanas).
Ao distribuir dividendos o risco ao longo do tempo é reduzido para um valor presente na data da distribuição dos lucros e assim o acionista tem uma melhor avaliação de valor do investimento.
Penso que isso é melhor do ponto de vista de um pequeno acionista, ou acionista que não tem poder de influência dentro da administração da empresa pois ele pode ter um retorno parcial do investimento sem incorrer em risco muito grande no longo prazo.
salve Raul, acho que está faltando a variável "numero de ações". Porque uma ação pode cair/subir sem alterar o valor patrimonial dela.
Gosto de empresas de dividendos, mas gosto melhor ainda de comprar elas na baixa e vender na alta, é uma boa maneira de potencializar o capital…
Creio eu que os tempos mudam e devemos nos adequar as mudanças, porém, cada caso é um caso!
Melhor vídeo seu até hoje. Me convenceu a comprar a UVP
Raul, convida a Ana Hickmann para a festa da AUVP e fazer uns cursos e tals... acho que tá precisando dar uma organizada nas finanças por lá...
Opa Raul. Acho interessante a ideia do dividendo. Com ele tenho possibilidade de comprar mais participação do mesmo negócio ou de outros que podem compensar mais.
Só que isso não é bem assim.
Pensando dessa forma empresas que não distribuem dividendo deveri ter valores de ações MUITO MAIS ALTO.
E sabemos que não funciona assim, a ação fica lá parada e até desvaloriza mais que o equivalente do dividendo que nao foi distribuido. O dividendo não, você retira e é dinheiro.
Raul, como voce tambem eh Goiano, inclua no video dos planos de saude o IPASGO. Afinal, muitos devem ser servidores do estado e seria otimo saber se vale a pena continuar nele ou optar por outro plano
Parabéns, Raul: estou entrando nos investimentos a pouco tempo, comecei em 2022. Invisto pouco, más seu vídeos são sensacionais, aprendo demais. Em breve vou tentar responder o questionário, pra vê se estou apto a fazer o curso. Obrigado, abraço.
Muito boa sua explicação Raul. Acho que para o pequeno investidor (como eu) o dividendo tem um fator psicológico interessante, pois é legal ver o dividendo caindo na conta periodicamente e, dá ânimo em se manter disciplinado e focando no longo prazo. Mas na fase de acumulação de patrimônio realmente não faz muita diferença, porém se ao acumular patrimônio ao longo do tempo com empresa que tem como tendência o crescimento e não o pagamento de dividendos, lá na frente quando for viver dos dividendos você terá que vender essas empresas que não pagam, para comprar as que pagam. Enfim, o assunto é interessante, muito bom vídeo.
Parabéns pelos ensinamentos, grande guerreiro. Descomplica investimento é aqui.