Introdução aos Quimioterápicos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 ноя 2024

Комментарии • 8

  • @pauloalmeida6474
    @pauloalmeida6474 Год назад +2

    Eu sou a terceira turma de uma faculdade de medicina recém aberta no interior do interior. Eu achava q n tinha paciência para assistir aula, então sempre pego presença e saio pra estudar por conta, mas cada vez que assisto uma aula desse nível, consigo ter foco e aprender, tenho mais certeza que o problema são as aulas que nos são ministrada... Muito obg pela aula!!!

  • @filipeoliveiradasilva6421
    @filipeoliveiradasilva6421 3 года назад +3

    Ótima Aula Professor, muito obrigado!
    A Modificação molecular mencionada no vídeo seria a Adição de grupo volumoso e Bioisosterismo?
    Muito Obrugado!

  • @brunaferreiradasilva9257
    @brunaferreiradasilva9257 3 года назад +2

    muito boa a aula, professor!
    eu posso concluir que quimioterápicos são xenobióticos destinados para tratar patógenos, então?
    sobre o caso do metotrexato (semelhante ao ácido fólico), ele é mais absorvido por células neoplásicas (cerca de 1000x mais, como você comentou) porque há sistemas de transporte mais ativos, permitindo maior entrada na célula? não entendi como ele teria essa seleção para células neoplásicas
    muito obrigada!!

    • @robertoparisefilhofcf-usp
      @robertoparisefilhofcf-usp  3 года назад

      Oi Bruna, bom dia! Obrigado pela pergunta!
      Você pode concluir que são xenobióticos destinados ao combate a agentes invasores, patógenos diversos e, também, células neoplásicas.
      Os sistemas de transportes em células neoplásicas está superexpressso, assim, a requisição de nutrientes pela célula é superior em comparação à não-neoplásica (normal). Como o metotrexato é semelhante ao ácido fólico, a célula neoplásica tem capacidade superior de absorver os dois, porém, aquele que estiver em maior quantidade no momento, é o que mais será captado.

  • @mandssss
    @mandssss 3 года назад +1

    Professor, boa noite! Tudo bem?
    Espero que esteja bem.
    Duas dúvidas: 1. Existe alguma molécula que consegue inativar a beta-lactamase?! Porque na minha cabeça penso assim: se ela inativa o fármaco > tentar inativar a enzima kk
    2. Na aula passada, o professor comentou sobre a Daptomicina, ela é vantajosa porque não ocasiona o rompimento da membrana e consequentemente não libera conteúdo lítico. Partindo desse princípio, não seria mais viável evitar fármacos que ocasionam esse "extravasamento" justamente porque ele pode ser tóxico para as células?

    • @robertoparisefilhofcf-usp
      @robertoparisefilhofcf-usp  3 года назад

      Oi Amanda, tudo bem? Espero que sim. Obrigado pela pergunta.
      1) Sim, existem vários inibidores exclusivos de beta-lactamase, os quais vocês verão em antibióticos beta-lactâmicos.
      2) A daptomicina age na permeabilização e despolarização da membrana celular bacteriana, evitando um rompimento brusco. Isso é uma vantagem sim. Entretanto, ela não tem seletividade tão alta para células bacterianas, ocasionando efeitos adversos mais graves no ser humano. Os beta-lactâmicos, embora causem um rompimento extenso da célula bacteriana, apresentam alta seletividade para o microrganismo, em função do alvo ser exclusivo.