Parabéns professor! Sua inteligência e capacidade de simplificar as coisas para nós é algo admirável. Você é alguém que contribui muito para a sociedade brasileira evoluir. 👏👏👏
Sou branco, assim me considero, e que bom estar inscrito em um canal de irmão negro ( meu semelhante) que relata com tanta maestria toda hipocrisia e falsa intelectualidade da esquerda. Esteja sempre com Deu professor. Que pessoas como vc se multipliquem.
Prezado Professor Paulo Cruz! Como é bom saber que uma voz , consciente e firme tem ecoado de forma inteligente na direção de desmistificar alguns algumas falas contrárias ao pensamento libertário. Siga constante no propósito de trazer ensinamentos que vão de encontro com os anseios daqueles que começaram a entender o propósito da disseminação do "Marxismo Cultural" iniciada com Antonio Gransci quando desenvolveu a sua teoria, hegemonia cultuar que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.
A primeira vez que vi esse professor falando foi em algum documentário do Brasil Paralelo. Este vídeo é o primeiro que dedico tempo integral ao seu discurso e, devo dizer, é um cara sensacional!!
Admiro muito o seu trabalho professor. Interessantíssimo o quanto essa nossa sociedade pós-moderna vários conceitos deturpados e extremamente complexos...
Me identifiquei com esse vídeo com uma situação que vivi com uma amiga há uns 2 anos atrás... Ela é feminista e um dia estávamos debatendo e ela virou pra mim e disse exatamente isso que o professor falou no início do vídeo: "Você não pode debater sobre racismo porque você não é negro... Você não pode debater sobre aborto nem feminismo porque você não é mulher... Você não pode debater sobre preconceito porque você não é homossexual... Você não pode debater sobre pobreza, porque você é classe média alta... Você é um homem, branco, hétero e de boa classe social...". Como se só o fato de eu existir já por si só fosse uma opressão... Aí eu percebi que quando chega nesse ponto de discussão com alguém e a pessoa afirma isso, não há o que se possa fazer, a mente da pessoa já está totalmente infectada por essas ideologias identitárias de minorias e lugar de fala... Atualmente ela ainda é minha amiga, mas já se afastou bastante e atualmente anda com um pessoal, digamos... alternativo...
Parabéns pela bela análise Paulo Cruz. Como é bom ouvir pessoas inteligentes, obrigado por dividir seu conhecimento conosco, pobres mortais kkkkk, vou acompanhar seu canal. Deus abençoe, sucesso e um abraço!
Paulo Cruz, precisávamos de um cara como você para traduzir em suas palavras o que pensamos. Quando eu digo uma pessoa como você , me refiro ao modo de pensar , mas a cor favorece no sentido de não poder acusá-lo de que você odeia negros e coisas assim. Assisti alguns vídeos seus sobre o racismo no Brasil junto com minha filha. Muito bom apresentar pessoas como você . Seu vão continuar te assistindo eu não sei, mas você surpreendeu . E isso é bom.
PERFEITOOOOOO! A teoria dessa galera é absurda, pois então, na visão deles, não poderia existir um negro rico e pertencente à, dita, "alta sociedade". Ridículo isso! PARABÉNS professor!
Cara. Vc é pica mesmo heim. Gostei muito de seu embasamento e clareza. Claramente um intelectual que tem que ser mais reconhecido no Brasil. Parabéns! 👏👏👏👏👏👏
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por este trabalho real e justo da história e filosofia. Agora me vem o questionamento: Se de acordo com a concepção atual da teoria do “lugar de fala” , sendo a capacidade de fala com propriedade somente do lugar social que você ocupa, logo Marx, Fucuo, Gramsch e outros não tem lugar de fala, visto que todos eles eram, brancos , héteros e burgueses, oque os tornavam incompetentes na produção de conhecimento de luta de classes operárias e minorias?
Todo mundo teria que ficar falando dentro das próprias bolhas. Tentando convencer quem já pensa igual. Realmente não faz sentido. É sempre assim, tantas palavras, teorias, para não dizer nada com sentido.
Obrigado! É muito bom assistir pessoas como você trazendo luz à toda escuridão disseminada aos pobres, negros e periféricos por parte dos partidos políticos que muito interesse tem no empobrecimento intelectual das massas. PARABÉNS Se você está onde está, e em contínuo crescimento é porque lutou e batalhou dedicando horas da sua vida à leituras, pesquisas e questionamentos. Obrigado por compartilhar gratuitamente tamanho conhecimento! Venho de um contexto social de pobreza, criado por mãe solteira, sem o sobrenome do pai... estudei a vida inteira em escola pública, na periferia, com muitos amigos e colegas negros. E entendo que por ser branco, mesmo estando no mesmo contexto que meus amigos e colegas negros, tive certa “vantagem” em relação a eles. Entretanto você contradiz o discurso de vitimismo que como um virus se espalhou entre meus amigos, e para mim você representa algo muito importante no que diz respeito à “minorias”. Quantas pessoas tem no Brasil? 200mi. Quantos homens? Quase metade. Destes, quantos são negros? Quantos se tornaram professores de história? E quantos tem um senso crítico como o seu? Sinceramente só conheço você! Por isso, pra mim, assim como Rebouças e outros ícones que você cita, vc é um grande referencial. Uma pessoa a frente do seu tempo. Luz em meio à trevas. Obrigado por existir!
É incrível como ainda existem pessoas que renegam o livre-arbítrio e a consciência do ser humano para abraçar o determinismo... Pior não é nem apenas abraçar o determinismo, mas querer impôr essa ideia aos outros.
Nada me determina em um lugar paralisado. Eu não me enquadro e ninguém vai me enquadrar. Condicionamento é para adestrador. Paulo você tem o super dom de um SUPER MESTRE, pode falar de tudo e todos os lugares.
No final do vídeo que o Paulo Cruz argumenta, é como se a pessoa quisesse limitar funções cognitivas, que são comuns aos seres humanos, nas outras pessoas que pensam diferente, com relação a "lugar social". Ótima explicação.
Paulo Cruz, muito boa a sua abordagem desse tema! excelente! Sou professor pedagogo, e infelizmente a nefasta filosofia de Karl Marx, tem tomado conta da escola pública, na maioria das vezes os profissionais de educação pautados nos pressupostos marxistas não aceitam o contraditória. Agora te conhecendo, tenho mais um referencial para estudar e reforçar meus argumentos quando debater com meus colegas. Obrigado! Professor você acha que a educação pública tem chances de melhorar a qualidade com a filosofia marxista? Será que a classe docente desse país vai se despertar da necessidade de mudar de paradigmas, deixando de lado questões como, lugar de fala, pedagogia do oprimido, vitimismo, dominantes e dominados, luta de classes, enfim, o materialismo histórico dialético? Grato!!!
Caro Prof Paulo Cruz , peço a gentileza de nas proximas aulas vc contar um pouco da historia de Frederic Douglass , um ativista conservador contêmporaneo de Abraham Lincoln, grato...
E libertador ouvir uma pessoa com tanta inteligência e coerência.
Brilhante paulo. Excelente explicaçao. Esse tal lugar de fala se tornou um jargao que muitos apenas repetem sem questionar sua validade.
Muito obrigado Paulo pelo seu lindo trabalho.
Parabéns professor! Sua inteligência e capacidade de simplificar as coisas para nós é algo admirável. Você é alguém que contribui muito para a sociedade brasileira evoluir. 👏👏👏
Obrigado Paulo por vc está passando esse tipo de conhecimento
#Parabéns professor. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente Professor!!!!
Muito bom. Muito claro, objetivo, didático. Raciocínio límpido.
Esse cara é muito diferenciado, foge muito do senso comum, muito bom!
Sou branco, assim me considero, e que bom estar inscrito em um canal de irmão negro ( meu semelhante) que relata com tanta maestria toda hipocrisia e falsa intelectualidade da esquerda. Esteja sempre com Deu professor. Que pessoas como vc se multipliquem.
Professor Paulo Cruz é genial. Grande pensador, grande professor.
Arrebentou professor. Parabéns e obrigado.
Admiro muito a inteligência do professor Paulo Cruz. Mente brillante
Nossa Paulo vc DETONOOOU .Parabéns. Vc é uma inspiração. Fiquei feliz por saber que vc é um cristão
Parabéns pela exposição. Seu vídeo dá uma contribuição muito grande para o tema "lugar de fala".
Professor eu me espelho em vc como um exemplo de negro que venceu na vida. Parabéns por esse aula maravilhosa.
Gosto muito deste professor! Pelo jeitão, deve ser um cara excelente pra sentar, tomar uma cerveja e debater sobre as coisas do mundo. Grande abraço!
Que aula! Extremamente necessário e importante debater sobre!
Aprendi bastante com essa palestra. Obrigada.
Prezado Professor Paulo Cruz! Como é bom saber que uma voz , consciente e firme tem ecoado de forma inteligente na direção de desmistificar alguns algumas falas contrárias ao pensamento libertário. Siga constante no propósito de trazer ensinamentos que vão de encontro com os anseios daqueles que começaram a entender o propósito da disseminação do "Marxismo Cultural" iniciada com Antonio Gransci quando desenvolveu a sua teoria, hegemonia cultuar que descreve como o Estado usa, nas sociedades ocidentais, as instituições culturais para conservar o poder.
Meu deus, um bb
Deixei o meu like no seu comentário 👍
Muito inteligente!! Concordo plenamente
Do nada encontro uma libertária nos comentários kkkkk o mundo ainda tem esperança.
Excelentes reflexões que investigam conceitos.
Obrigado, Por compartilha esse conhecimento. estou refletindo muito sobre varias ideologias construídas, durante a minha vida. Grato.
Sensacional. Excelente vídeo.
Brilhante! Obrigada professor!
Sempre muito pertinente.👏🏼👏🏼👏🏼
Nossa, como é bom ouvir um intelectual de verdade.
Professor, muito esclarecedora sua exposição. Parabéns!!
Paulo Cruz você é TOP. Parabéns pelo canal, tem me ajudado a me libertar da mediocridade intelectual trazidas pelos debates atuais.
Gênio! O seu poder de reflexão traz a luz no pensamento.
Que aula! Parabéns!
Perfeito!
Brilhante!! Parabéns .
Que vídeo maravilhoso 👏👏👏
Sempre um prazer ouvir as preleções do professor Paulo Cruz.
Citação da carta ao Gálatas é pérola nessa aula!
Que aula espetacular!Verei mais vezes.
Merece 1000 likes!👏👏👏
que AULA! Obrigada professor
A primeira vez que vi esse professor falando foi em algum documentário do Brasil Paralelo. Este vídeo é o primeiro que dedico tempo integral ao seu discurso e, devo dizer, é um cara sensacional!!
Muito boa análise Obg por compartilhar conosco.
Adoro teus videos.
muito bom, uma aula necessária para todos
Como eu queria que esse vídeo chegasse a mais pessoas.
Admiro muito o seu trabalho professor. Interessantíssimo o quanto essa nossa sociedade pós-moderna vários conceitos deturpados e extremamente complexos...
Paulo vc é um grande professor, obrigado por partilhar seu conhecimento.
Grande homem 👏🏾👏🏾👏🏾😎
Mestre, que aula! Obrigado
Fantástico! Exatamente isso que penso!
Ótimo. Estou acompanhando.
Me identifiquei com esse vídeo com uma situação que vivi com uma amiga há uns 2 anos atrás... Ela é feminista e um dia estávamos debatendo e ela virou pra mim e disse exatamente isso que o professor falou no início do vídeo: "Você não pode debater sobre racismo porque você não é negro... Você não pode debater sobre aborto nem feminismo porque você não é mulher... Você não pode debater sobre preconceito porque você não é homossexual... Você não pode debater sobre pobreza, porque você é classe média alta... Você é um homem, branco, hétero e de boa classe social...". Como se só o fato de eu existir já por si só fosse uma opressão... Aí eu percebi que quando chega nesse ponto de discussão com alguém e a pessoa afirma isso, não há o que se possa fazer, a mente da pessoa já está totalmente infectada por essas ideologias identitárias de minorias e lugar de fala... Atualmente ela ainda é minha amiga, mas já se afastou bastante e atualmente anda com um pessoal, digamos... alternativo...
Dividir para conquistar. Essa falácia exagerada de luta identitária é muito bem orquestrada. "Os lutadores" nem percebem
Parabéns pela bela análise Paulo Cruz. Como é bom ouvir pessoas inteligentes, obrigado por dividir seu conhecimento conosco, pobres mortais kkkkk, vou acompanhar seu canal. Deus abençoe, sucesso e um abraço!
Excelente exemplo esse que o Sr. Não poderia falar sobre a Grécia clássica, baseada nesse movimento de lugar de fala. Parabéns!
Paulo Cruz, precisávamos de um cara como você para traduzir em suas palavras o que pensamos. Quando eu digo uma pessoa como você , me refiro ao modo de pensar , mas a cor favorece no sentido de não poder acusá-lo de que você odeia negros e coisas assim. Assisti alguns vídeos seus sobre o racismo no Brasil junto com minha filha. Muito bom apresentar pessoas como você . Seu vão continuar te assistindo eu não sei, mas você surpreendeu . E isso é bom.
Esse cara é SHOOOOW!!!
Ótimo Paulo, muito legal.
Cara... sou seu fã.
Boa muito bom seus videos
Muito esclarecedor. Gostei
Fantástica explicação
Mano...É tanta sabedoria que temos que prestar muita atenção para compreender.
PERFEITOOOOOO!
A teoria dessa galera é absurda, pois então, na visão deles, não poderia existir um negro rico e pertencente à, dita, "alta sociedade".
Ridículo isso!
PARABÉNS professor!
Gente bem formada e informada é outro nível! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Verdade.
Sou seu fã e vejo Tomás Sowell em suas lógicas de argumentação! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sou seu fã....
O fechamento foi muito bom. Gostei muito.
Gostei muito do vídeo.
Parabéns professor! Pelo vídeo e pelo esclarecimento sobre lugar de fala. + 1 inscrito.
Magistral.
Cara. Vc é pica mesmo heim. Gostei muito de seu embasamento e clareza. Claramente um intelectual que tem que ser mais reconhecido no Brasil. Parabéns! 👏👏👏👏👏👏
Excelente aula Paulo, ganhou mais um inscrito. Abraço!
Muito show! Prof. Paulo é uma referência!
Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por este trabalho real e justo da história e filosofia.
Agora me vem o questionamento:
Se de acordo com a concepção atual da teoria do “lugar de fala” , sendo a capacidade de fala com propriedade somente do lugar social que você ocupa, logo Marx, Fucuo, Gramsch e outros não tem lugar de fala, visto que todos eles eram, brancos , héteros e burgueses, oque os tornavam incompetentes na produção de conhecimento de luta de classes operárias e minorias?
Todo mundo teria que ficar falando dentro das próprias bolhas. Tentando convencer quem já pensa igual. Realmente não faz sentido. É sempre assim, tantas palavras, teorias, para não dizer nada com sentido.
Que aula 🙌
Esse cara é fera!!!
Parabéns pelo video.
SENSACIONAL!!!
PARABÉNS PROFESSOR!!!
OTIMA REFLEXÃO!!!
O país precisa de professor como ele👏
como sempre uma aula maravilhosa do Paulo Cruz..
Uns contra outros o diabo agradece.
Parabéns professor e obrigado pela aula.
Obrigado!
É muito bom assistir pessoas como você trazendo luz à toda escuridão disseminada aos pobres, negros e periféricos por parte dos partidos políticos que muito interesse tem no empobrecimento intelectual das massas.
PARABÉNS
Se você está onde está, e em contínuo crescimento é porque lutou e batalhou dedicando horas da sua vida à leituras, pesquisas e questionamentos. Obrigado por compartilhar gratuitamente tamanho conhecimento!
Venho de um contexto social de pobreza, criado por mãe solteira, sem o sobrenome do pai... estudei a vida inteira em escola pública, na periferia, com muitos amigos e colegas negros. E entendo que por ser branco, mesmo estando no mesmo contexto que meus amigos e colegas negros, tive certa “vantagem” em relação a eles. Entretanto você contradiz o discurso de vitimismo que como um virus se espalhou entre meus amigos, e para mim você representa algo muito importante no que diz respeito à “minorias”.
Quantas pessoas tem no Brasil? 200mi. Quantos homens? Quase metade. Destes, quantos são negros? Quantos se tornaram professores de história? E quantos tem um senso crítico como o seu? Sinceramente só conheço você! Por isso, pra mim, assim como Rebouças e outros ícones que você cita, vc é um grande referencial. Uma pessoa a frente do seu tempo. Luz em meio à trevas. Obrigado por existir!
Parabéns, professor! Um oásis no deserto!
É incrível como ainda existem pessoas que renegam o livre-arbítrio e a consciência do ser humano para abraçar o determinismo... Pior não é nem apenas abraçar o determinismo, mas querer impôr essa ideia aos outros.
Nada me determina em um lugar paralisado. Eu não me enquadro e ninguém vai me enquadrar. Condicionamento é para adestrador. Paulo você tem o super dom de um SUPER MESTRE, pode falar de tudo e todos os lugares.
No final do vídeo que o Paulo Cruz argumenta, é como se a pessoa quisesse limitar funções cognitivas, que são comuns aos seres humanos, nas outras pessoas que pensam diferente, com relação a "lugar social". Ótima explicação.
Parabéns Paulo, muito esclarecedor e preciso.
Grande aula, professor! Que Deus seja contigo!
Perfeito, professor! Aprendo demais com o senhor.
Obrigado professor Paulo Cruz, estou aprendendo muito.
Que aula!
Paulo Cruz, muito boa a sua abordagem desse tema! excelente! Sou professor pedagogo, e infelizmente a nefasta filosofia de Karl Marx, tem tomado conta da escola pública, na maioria das vezes os profissionais de educação pautados nos pressupostos marxistas não aceitam o contraditória. Agora te conhecendo, tenho mais um referencial para estudar e reforçar meus argumentos quando debater com meus colegas. Obrigado!
Professor você acha que a educação pública tem chances de melhorar a qualidade com a filosofia marxista? Será que a classe docente desse país vai se despertar da necessidade de mudar de paradigmas, deixando de lado questões como, lugar de fala, pedagogia do oprimido, vitimismo, dominantes e dominados, luta de classes, enfim, o materialismo histórico dialético? Grato!!!
Professor 👏👏👏👏👏
Caro Prof Paulo Cruz , peço a gentileza de nas proximas aulas vc contar um pouco da historia de Frederic Douglass , um ativista conservador contêmporaneo de Abraham Lincoln, grato...
SENSACIONAL como sempre!!!!
Parabéns e obrigada professor! 🙏🏻👏👏👏🤩
Excelente ...uma aula a cada vídeo!
Concordo plenamente!!!!!
Cara vc falou tudo: materialismo ateu. Eu não me conformo com cristãos marxistas/comunistas/socialista/progressista.
Vei vou mandar a real, ninguém é mais porra nenhuma, é tudo hipocrisia, todos querem é vida boa e pronto.
Parabéns, professor! Tenho certeza de que teu vídeo irá levar esclarecimento para muitos brasileiros. Obrigado!
Gratidão pela exposição, clara e didática
Paulo, Deus comentários são perfeitos 👋🏿👋🏿👋🏿
Paulo Cruz é sempre excelente! Lugar de fala é só mais uma forma de discriminação. Eles falam, falam,falam..., e não dizem nada.
O senhor é muito inteligente, gostaria que meus professores fossem assim!