Adorei o tema dos seu vídeo. Sou muito fã de filmes distópicos antigos, como: No Mundo em 2020 (Soylent Green - 1973), baseado no livro A Beira do Fim; A Última Esperança da Terra (The Omega Man - 1971), baseado no livro I am Legend; Zardoz (Zardoz - 1974) e THX 1138 (1971), baseado no curta metragem de 1967: Electronic Labyrinth THX 1138 4EB. Acho todos esses filmes muito instigantes e clássicos.
Acredito que as distopias podem nos servir de alerta. Fazem parte dos nossos maiores temores enquanto sociedade. Mas talvez estejamos mesmo carentes de utopia…
Livia, eu ficaria horas e horas te ouvindo, assistindo ou aprendendo. Nesse vídeo você foi longe. Ou melhor, foi nas alturas do conhecimento! Obrigado viu……?!
Boa tarde a todos do Canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Realmente, no mundo imaginário onde vislumbramos tantas utopias com mundos maravilhosos, onde todos seriam felizes para sempre no mundo da literatura, vejo com muita naturalidade, a idéia da distopia. Na cultura alternativa, ela também se faz presente: o grupo Ratos de Porão, nos fala claramente sobre isso com sua música "Morrer", (peço desculpas se estou sendo polêmico), mas ele coloca todo seu desabafo para fora ao gritar que: "O mundo morreu, o ódio venceu o que é que eu vou fazer? Doenças fardadas, a paz muitlada eu vim para viver. Tenho medo do presente e do futuro que nos cercam, sigo meu caminho e meu caminho é morrer". Nos filmes, também temos " Planeta Terror" de Quentim Tarantino; "Tanque Girl" e "Os 12 macacos". Carl Sagan dizia que "O que é ficção hoje, pode ser verdade amanhã". Se no mundo de hoje as idéias distopicas estão tão presente no nosso imaginário, elas bem podem nos servir para pensar em o que podemos fazer para tornar o mundo melhor e/ou repensar o ser humano, o mundo e a vida? Tudo isso afim de fazer nossa passagem por esse mesmo mundo, um lugar melhor para se viver e deixá-lo de herança para as futuras gerações. É isso que penso. Beijos e abraços hoje e sempre a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘😘
Cara eu amo esse canal, amooooo. Eu paro pra relaxa das minhas tarefas e ainda aprendo tanta coisa e com muita qualidade. Obrigado antofagica, o canal de vocês é a utopia que precisa virar realidade no Brasil, conhecimento e aprendizado de qualidade pra todes!!!!!
*"Antofagica é a utopia que precisava virar realidade no Brasil!"* Falou tudo! 💥💥👏🏻 Com sua permissão, vou até respostar o comentário para mais pessoas verem!
Mês passado eu estava falando sobre isso com um amigo. Já estamos vivendo um mundo Ciberpunk, mas sem tantos neons. O estado está cada vez mais controlado por grandes corporações, a tecnologia avança absurdamente, porém a desigualdade social só cresce.
@@bernadetexavier5213 A libertinagem atual é um extremo que retira ambos, com relações liquidas, o que não é amor. E com drogas de fácil acesso e doenças transmitidas de tudo que é forma, inclusive atos libidinosos...
Olá Lívia! A distopia entrou em minha experiência como uma denuncia e um alerta. Uma denuncia por imaginar que o absurdo e a radicalidade de um modelo de destruição racional, efetivo e eficiente não pudesse ser implementado, o que não acreditava que pudesse. Um alerta, ou um puxão de orelha, para ficar antenado em nossa realidade de modo menos ingênuo, menos utópico porem sem perder uma certa esperança. Uma historia que me ajudou a ter esta percepção foi The Walking Dead.
Achei bem interessante essa reflexão do final! Realmente, as distopias andam fazendo tanto sucesso porque parece que estamos nos aproximando cada vez mais delas. Mas, não devemos normalizar alguns acontecimentos e comportamentos por conta disso... E é importante que tenhamos esperança para construir um futuro melhor.
Amo distopias! E é verdade, tem horas que penso que o mundo caiu numa dessas distopias. Senti falta de O Conto da Aia e sua continuação, Os Testamentos. Eu gosto de distopias pois adoro ficção científica e acho que distopias são alertas pra humanidade, mostrar que se não ficarmos atentos ,chegaremos a viver ou sobreviver como nos livros distópicos. 😘😘
Exatamente. Algumas até acontecem de verdade pelo menos em parte. Ouvi um questionamento sobre o conto da aia de uma pessoa q leu e livro e ela se perguntava : imagina viver num mundo onde a mulher não tem direito a nada ?? E eu pensei : ué no mundo q vivemos mtas não tem nenhum direito
Amo distorpias pq me faz pensar e questionar tudo o que vivemos! Abre minha mente de um jeito explosivo! E geralmente,creio que estamos vivendo um tempo distópico! Porém ñ tão grave como nos livros,mas ainda assim ruim o bastante.
"A distopia diz muito sobre a sociedade que a criou"e "As utopias voltaram por que precisamos imaginar como salvar o mundo !" caramba,essas frases fizeram tanto sentido! Amei!
Massa! Vivemos numa distopia à muito tempo. Acho que elas nos provocam reflexão sobre onde, nossos excessos como opção de sociedade, pode nos levar. Por outro lado, nossa tendência pelo "vai dar merda", é uma evidente atuação de auto sabotagem coletiva, que estamos nutrindo de forma irracional e inconsciente. Então é um grande paradoxo: A arte distopica, tanto pode nos despertar, quanto nos iludir, em relação à nossas tendências de sociedade.
Tanto manifestações de utopia como de distopia são importantes para construirmos realidades mais significativas. Quanto à ideia de utopia de Thomas Morus, há outros sentidos, muito menos conservadores, como "outro lugar possível", não necessariamente perfeito, porém mais harmônico que as realidades hoje experimentadas. Por sinal, a história não acabou não, Fukuyiama! Ainda é permitido sonhar, agir e melhorar. Muito!
É, realmente houve muitas críticas, pelos conservadores, a autores como Thomas Morus, Tommaso Campanella e até Francis Bacon, que trouxeram utopias talvez menos possíveis, quem sabe até ingênuas. Mas tiveram sua relevância no processo histórico. E aí, por outro lado, também as distopias trazem interessantes estímulos de reflexão. Hoje já caminhamos mais firmes e um tanto mais maduros para "outros lugares possíveis". O caminhar não pode parar.
Excelente e perfeito vídeo. A literatura distópica é importante porque ela escancara verdades que a política luta para esconder, principalmente nas máscaras da positividade tóxica. Peguei todas as referências aqui. Parabéns e obrigada.🙏😍
O campo da imaginação é um ambiente em disputa. Para agir de forma diferente primeiro é necessário imaginar o que isso significa: extrapolar a realidade, considerar o impensável, desafiar o "mas sempre foi assim", questionar o "é o único jeito". Eu gosto muito dos livros da Ursula K. Le Guin pq eles são utopias (e distopias) que mostram muito outras possibilidades de ação e consequências dessas possibilidades. E são daquele tipo de livro que - diferente de várias obras - você termina com um certa sensação de que as coisas podem melhorar (mas só se quem se sente incomodado fizer algo em relação a isso).
Excelente! Agradável, leve e estimulante. Com relação as distopias, eu as encaro como advertências, alertas para possíveis consequências de determinadas situações presentes. Como o vídeo destacou, algumas obras tiveram o mérito de serem proféticas, isto é, anteciparam cenários ou situações que vieram se confirmar algum tempo depois. Assim, não como literatura, mas pelo menos como tradição oral, certos personagens bíblicos transitaram pelas distopias. O músico Cearense, Belchior, na canção Alucinação, nos chama atenção para a distopia do cotidiano, do dia-a-dia. Nesse sentido, as distopias estão presentes sempre que um absurdo é naturalizado.
Maze runner é uma distopia. A primeira que li. Um trilogia contemporânea. Entre uma leitura e outra, sempre leio uma distopia. Uma das minhas favoritas é “A mão esquerda da escuridão”.
Gosto de ler distopias. Justamente pelos fatos mencionados no vídeo; Algumas histórias são construídas com elementos - problemas - da nossa realidade. Há um entrelaço da ficção com a realidade. Percebi isso lendo Fahrenheit 451... Nossa sociedade está consumindo mais livros ou serviços de streaming?! Gostei desse livro por isso...por provocar esses pensamentos.
Excelente vídeo! Apresentação e roteiro muito bons e ainda deixa uma mensagem muito boa no fim. Só fiquei com pena de não terem citado Black Mirror, que para mim já é um clássico das distopias...
Compilação maravilhosa das obras literárias que abordam distopias. Muito obrigado por compartilhar conosco. Deixo como sugestão também " O homem do castelo alto" do Philip K. Dick.
Faço leitura de livros distópicos para poder mudar a trajetória que se desenha em relação ao futuro próximo. Os livros que tematizam as distopias são como sinais para não entrarmos nesse destino.
Adorei! Não conhecia seu canal! Fale sobre as ficções existentes sobre utopia. Acho mais interessante, justamente pelo motivo que você disse no final! Precisamos pensar e inventar coisas boas e positivas, para criá-las num futuro.😉
Distopias são incríveis um dos meus gêneros literários favoritos! Desejando de mais ter a versão lindíssima de 1984 da Antofágica e saber qual vai ser o próximo clássico distópico que ela vai trazer numa versão tão maravilhosa😍
Li vários desses livros citados nesse vídeo, sou apaixonado por distopia E suspense . Talvez a humanidade queira mesmo viver num mundo distopico, o que estão fazendo Está levando o mundo de encontro à um 1984 e à um conto da aia .
Parabéns pelo conteúdo! Muito bom. 1984 me fazia perder o ar durante a leitura, pelo fato de já estarmos vivendo essa realidade de certa forma. Não só pelo governo autoritário, mas também os fanáticos que apoiam a tortura e o "pensamento crime".
Recentemente li e resenhei Admirável Mundo Novo, uma distopia que me surpreendeu muito, foi o meu primeiro contato com o gênero e amei, agora quero ler 1984 na edição da antofagica.❣️❣️
Acho que as pessoas tem esperança na fé mas no fundo sabem que um mundo iluminado é utopia ja que a realidade é bem diferente isso , favorece um olhar pessimista do futuro.
Adorei o tema escolhido, gosto muito de ler distopia . Por enquanto só li Fahrenheit 451 e O conto da aia. Ainda na estante : o senhor das moscas e 1984 , estou ansiosa para ler!
Faz sentido mesmo : tenho um irmão ligado nas distopias que projeta isso para a realidade é o futuro dele e da humanidade . Eu já sou das utopias mesmo .
Amo Blade Runner! Li uma vez que há linha tênue entre utopias e distopias, uma vez que muitas vezes as utopias acabam apagando as individualidades, transmutando-se em distopias. Nesse sentido, é interessante pensar que a utopia do Paraíso talvez se transforme em distopia na medida em que não se pode sair dele. O velho dilema de Odisseu na Ilha de Calipso.
Já tem um tempo, que penso exatamente isso. Parece que estamos vivendo em uma distopia. Tipo V de Vingança, Fuga de Nova York, Mad Max, ou algo semelhante. Os sinais estão todos aí. Só não ver quem não quer
A minha relação com obras distópicas é bem próxima. Bom, tenho uma filha que simplesmente devorou todos os livros de Jogos Vorazes - assim como me obrigou a ver junto com ela os filmes. Além de Maze Runner, que segue a mesma linha do controle absoluto e do medo. Ela gosta muito do gênero e eu acabo acompanhando na mesma vibe. Não sabia que isso era mundo distopico. Ok Gostei muito do vídeo. 😘😘
Amo Margareth Atwood (O conto da aia e Testamentos)e vale dizer que lervuma distopia nos deixa atentos ao presente e esperançosos por uma saída dessa realidade nebulosa em que estamos vivendo. "Os despossuídos", de Ursula le Guin também é impressionante com relação às comunidades coletivas. Um mundo anarcossocialista (desculpe a palavra, mas não sei se é isso mesmo. Mas a ideia é essa. Amei seu vídeo. Ótimas sugestões para ler e assistir. 😘😘
Sabe, eu adoro distopias, mas sempre termino de ler pensando comigo "mais um item a acrescentar na lista coisas-que-não-devemos-fazer-para-não-matar-todo-mundo" haha, ótimo vídeo! Adorei a reflexão final!
Ahhhh que gostoso esse vídeo, é tão as ideias, informações, argumentos, repertório que eu amo, gosto demais de Admirável Mundo Novo de Audous Huxley, Livia recomendo a série de mesmo nome, no Globoplay, vai adorar que tem muita coisa do livro que ficou maravilhosa na série. E outra série que comecei recentemente foi "Sweet Tooth", sim é de uma HQ distópica com fantasia sobre o que estamos passando, show de bola. E o livro do Arthur C. Clarke assustador sobre tudo que estamos passando é "O Fim da Infância", leia se tiver coragem 👽🚀🤖😜😍
Achei bem interessante, uma coincidência, que o tema distopia tenha como fundo a planta chamada por aqui no lugar que moro de "trombeta". É a datura. Uma planta que provoca potentes estados alterados de consciência. Uma substância muito distópica para a mente. Como sempre o vídeo é excelente. Grato!
"Ela não sentia o abismo abrir-se debaixo de seus pés ao pensar em mentiras que se tornam verdades." (1984 - G. Orwell). "Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência." 😉😊Abraços!
Lívia, amo seus vídeos! Acho que esse assunto merece um segundo vídeo, muitos ficaram de fora! Margaret Atwood e o nosso brasileiríssimo Ignácio de Loyola Brandão, com o seu “Não Verás País Nenhum” não podem faltar! 😘❤️
Aaaaaaamo distopia . Já li 1984, farenheit 451, admirável mundo novo , o conto da aia, androides sonham com ovelhas elétricas , o fim da infância e por aí vai .... Falta ler Duna 😍
O sucesso da Distopia é que realmente é o pressagio do quem vem pela frente ! Se alguém aqui ler os livros de apocalipse e Daniel na Bíblia vai perceber que o final é a destruição que nos aguarda ! Gosto muito de filmes de Ficção Cientificas e Distopia e em meus 55 anos já percebi que a ARTE imita a Vida e a VIDA imita a ARTE.
Já li Utopia, Admirável mundo novo, O conto de aia, Fahrenheit 451 e 1984. Fiquei especialmente impactada com O conto de aia: é sufocante, angustiante. É um alerta.
Senti falta no vídeo de um grande ícone das distopias (um dos meus preferidos, também): Nós, do Zamiátin. Para além disso, o roteiro ficou incrível e a cada dia dá mais vontade de visitar o Departamento de Audiovisual de Antofágica. 💚
O escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão é autor do excelente livro “Não Verás País Nenhum” que eu acho que pode ser classificado como romance distópico. Vale muito a pena ler.
eu adoro distopias e valeuu demais pelo vídeo S2. Minha história preferida de distopia trata-se de distopia ambiental é Nausicaä do vale do vento do Hayao Miyazaki simplesmente muito boa.
Esse vídeo mostra a literatura distópica, retratando uma sociedade opressora e desesperada. Além disso, esse vídeo nos faz refletir de estamos em uma sociedade distópica de fato. Vídeo muito interessante!
Cai de paraquedas no canal certo ! Já inscrito . Parabéns pelo conteúdo. Acho que o filme exterminador do futuro , se encaixa neste contexto distópico.
Não vi o vídeo ainda. Mas na literatura, a melhor distopia é Admirável Mundo Novo. Huxley previu nossos amores, nosso consumo, nossa música, nosso cinema. O livro não é tão difundido porque não crítica o socialismo como outros muito famosos, mas, sim, o consumismo e o capitalismo.
Todo mundo fala em 1984, mas estamos caminhando a passos largos para um adimiravel mundo novo.
meu deus. eu acabei de ler “admirável mundo novo” e esse vídeo aparece pra mim. acho que o grande irmão tá me vigiando
e eu que estou lendo? hahahahahaha
E eu que recebi ontem e começaria hj? Kkkkk
E eu acabei de começar 1984
Algoritmos. Você deve ter comentado no WhatsApp com alguém ou curtido algo relacionado e aí vieram as recomendações. É o grande irmão mesmo.
Ainda quero ler esse! Recomendo muito o livro 1984 !
Adorei o tema dos seu vídeo. Sou muito fã de filmes distópicos antigos, como: No Mundo em 2020 (Soylent Green - 1973), baseado no livro A Beira do Fim; A Última Esperança da Terra (The Omega Man - 1971), baseado no livro I am Legend; Zardoz (Zardoz - 1974) e THX 1138 (1971), baseado no curta metragem de 1967: Electronic Labyrinth THX 1138 4EB. Acho todos esses filmes muito instigantes e clássicos.
Acredito que as distopias podem nos servir de alerta. Fazem parte dos nossos maiores temores enquanto sociedade. Mas talvez estejamos mesmo carentes de utopia…
As de antigamente sim mas acho que as de hoje em dia são para conformar o povo de que não tem saída e ele tem que aceitar
Livia, eu ficaria horas e horas te ouvindo, assistindo ou aprendendo. Nesse vídeo você foi longe. Ou melhor, foi nas alturas do conhecimento! Obrigado viu……?!
Boa tarde a todos do Canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Realmente, no mundo imaginário onde vislumbramos tantas utopias com mundos maravilhosos, onde todos seriam felizes para sempre no mundo da literatura, vejo com muita naturalidade, a idéia da distopia. Na cultura alternativa, ela também se faz presente: o grupo Ratos de Porão, nos fala claramente sobre isso com sua música "Morrer", (peço desculpas se estou sendo polêmico), mas ele coloca todo seu desabafo para fora ao gritar que: "O mundo morreu, o ódio venceu o que é que eu vou fazer? Doenças fardadas, a paz muitlada eu vim para viver. Tenho medo do presente e do futuro que nos cercam, sigo meu caminho e meu caminho é morrer". Nos filmes, também temos " Planeta Terror" de Quentim Tarantino; "Tanque Girl" e "Os 12 macacos". Carl Sagan dizia que "O que é ficção hoje, pode ser verdade amanhã". Se no mundo de hoje as idéias distopicas estão tão presente no nosso imaginário, elas bem podem nos servir para pensar em o que podemos fazer para tornar o mundo melhor e/ou repensar o ser humano, o mundo e a vida? Tudo isso afim de fazer nossa passagem por esse mesmo mundo, um lugar melhor para se viver e deixá-lo de herança para as futuras gerações. É isso que penso. Beijos e abraços hoje e sempre a todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘😘
Obrigada por trazer essa música e esses filmes Roberto! Eu me preocupo também em fazer do mundo um lugar melhor...
@@LiviaPiccoloE é o que devemos fazer. Beijos e abraços hoje e sempre. 🙏🙏🙏🙏😘😘😘😘
Ótimo texto! Muito claro! Parabéns!
A perda da capacidade de sonhar com um futuro melhor pro mundo é a mais letal das armas.
Verdade absoluta !!
@@franciscodeassisferreirada9668tambem acho
Cara eu amo esse canal, amooooo. Eu paro pra relaxa das minhas tarefas e ainda aprendo tanta coisa e com muita qualidade. Obrigado antofagica, o canal de vocês é a utopia que precisa virar realidade no Brasil, conhecimento e aprendizado de qualidade pra todes!!!!!
❤❤❤
*"Antofagica é a utopia que precisava virar realidade no Brasil!"*
Falou tudo! 💥💥👏🏻
Com sua permissão, vou até respostar o comentário para mais pessoas verem!
Mês passado eu estava falando sobre isso com um amigo. Já estamos vivendo um mundo Ciberpunk, mas sem tantos neons. O estado está cada vez mais controlado por grandes corporações, a tecnologia avança absurdamente, porém a desigualdade social só cresce.
Né?? É distopia pura
Amo 1984. Parece que ele vai se repetindo, não importa o país, o governo, o sistema político... é só uma questão de como se domina cada povo.
A qualidade do conteúdo dos vídeos , está cada vez melhor.
"A utopia de uns pode ser a distopia de outros."
É verdade! Mas algumas coisas a maioria das pessoas (saudáveis😉😅) deseja: saúde, amor...
@@bernadetexavier5213 A libertinagem atual é um extremo que retira ambos, com relações liquidas, o que não é amor. E com drogas de fácil acesso e doenças transmitidas de tudo que é forma, inclusive atos libidinosos...
Olá Lívia! A distopia entrou em minha experiência como uma denuncia e um alerta. Uma denuncia por imaginar que o absurdo e a radicalidade de um modelo de destruição racional, efetivo e eficiente não pudesse ser implementado, o que não acreditava que pudesse. Um alerta, ou um puxão de orelha, para ficar antenado em nossa realidade de modo menos ingênuo, menos utópico porem sem perder uma certa esperança. Uma historia que me ajudou a ter esta percepção foi The Walking Dead.
Gente, não sei onde vcs gravam esses vídeos, mas que cenário, hein. Sempre me perco ao olhar pra essas plantas belíssimas
Uhm! Pode ser alto da Lapa, região de Pinheiros, jardins ou próximo ao Morumbi.!!!
Me pareceu fundo digital. Também chamou minha atenção.
@@idolivercampos Nenhuma dessas opções kkk
@@rafaelgomes3872 não é fundo digital.. ;D
Com certeza é fundo digital. As folhas da árvore estão paralisadas. rsrsr
Já estamos vivendo "1984" de George Orwell. O Grande Irmão está te vigiando!
Sempre vigiando
Sendo observados faz tempo...
O pior é gente pagando para ser vigiado pelo Bezos com a Alexa estamos numa mistura de uma distopia com o filme idiocracy.
É só ler a Bíblia que já vinha falando de tudo isso e muito mais, do início ao fim. Deus é o caminho, a verdade e a vida.
E ainda tem gente fazendo piada sobre o assunto
Achei bem interessante essa reflexão do final! Realmente, as distopias andam fazendo tanto sucesso porque parece que estamos nos aproximando cada vez mais delas. Mas, não devemos normalizar alguns acontecimentos e comportamentos por conta disso... E é importante que tenhamos esperança para construir um futuro melhor.
Também concordo que não dá para normalizar...
Amo distopias! E é verdade, tem horas que penso que o mundo caiu numa dessas distopias. Senti falta de O Conto da Aia e sua continuação, Os Testamentos. Eu gosto de distopias pois adoro ficção científica e acho que distopias são alertas pra humanidade, mostrar que se não ficarmos atentos ,chegaremos a viver ou sobreviver como nos livros distópicos. 😘😘
Exatamente. Algumas até acontecem de verdade pelo menos em parte. Ouvi um questionamento sobre o conto da aia de uma pessoa q leu e livro e ela se perguntava : imagina viver num mundo onde a mulher não tem direito a nada ??
E eu pensei : ué no mundo q vivemos mtas não tem nenhum direito
@@sibora461 ,sim. Em alguns países, nos dias de hoje, mulheres são tratadas de forma muito próximas das mulheres de Gilead, país do livro.
Concordo com você, Patrícia Lima, a arte amplia nosso campo de visão.
@@unplannedsyntax, legal!
Amo distorpias pq me faz pensar e questionar tudo o que vivemos! Abre minha mente de um jeito explosivo! E geralmente,creio que estamos vivendo um tempo distópico! Porém ñ tão grave como nos livros,mas ainda assim ruim o bastante.
"A distopia diz muito sobre a sociedade que a criou"e "As utopias voltaram por que precisamos imaginar como salvar o mundo !" caramba,essas frases fizeram tanto sentido! Amei!
Eu amo distopias! 😍 Sempre fico amedrontada quando comparo com a realidade, mas, ainda assim, é um gênero que adoro.
Descobri esse canal hoje. Gostei muito, dei o like e me inscrevi. Parabéns, Lívia!
Gostei da reflexão final. Pq não começamos a imaginar um mundo melhor???? Quem sabe o caminho não seja este.
Massa! Vivemos numa distopia à muito tempo. Acho que elas nos provocam reflexão sobre onde, nossos excessos como opção de sociedade, pode nos levar. Por outro lado, nossa tendência pelo "vai dar merda", é uma evidente atuação de auto sabotagem coletiva, que estamos nutrindo de forma irracional e inconsciente. Então é um grande paradoxo: A arte distopica, tanto pode nos despertar, quanto nos iludir, em relação à nossas tendências de sociedade.
Tanto manifestações de utopia como de distopia são importantes para construirmos realidades mais significativas. Quanto à ideia de utopia de Thomas Morus, há outros sentidos, muito menos conservadores, como "outro lugar possível", não necessariamente perfeito, porém mais harmônico que as realidades hoje experimentadas. Por sinal, a história não acabou não, Fukuyiama! Ainda é permitido sonhar, agir e melhorar. Muito!
É, realmente houve muitas críticas, pelos conservadores, a autores como Thomas Morus, Tommaso Campanella e até Francis Bacon, que trouxeram utopias talvez menos possíveis, quem sabe até ingênuas. Mas tiveram sua relevância no processo histórico. E aí, por outro lado, também as distopias trazem interessantes estímulos de reflexão. Hoje já caminhamos mais firmes e um tanto mais maduros para "outros lugares possíveis". O caminhar não pode parar.
É aquilo falam o mundo e uma m lugar cruel e de certa forma eu vejo no fundo desses discursos com algum seja + cruel que a maioria 🤡
Excelente e perfeito vídeo. A literatura distópica é importante porque ela escancara verdades que a política luta para esconder, principalmente nas máscaras da positividade tóxica. Peguei todas as referências aqui. Parabéns e obrigada.🙏😍
Seria interessante abordarem também a ucronia, a história alternativa, como O Homem do Castelo Alto ou Complô Contra América
O campo da imaginação é um ambiente em disputa. Para agir de forma diferente primeiro é necessário imaginar o que isso significa: extrapolar a realidade, considerar o impensável, desafiar o "mas sempre foi assim", questionar o "é o único jeito".
Eu gosto muito dos livros da Ursula K. Le Guin pq eles são utopias (e distopias) que mostram muito outras possibilidades de ação e consequências dessas possibilidades. E são daquele tipo de livro que - diferente de várias obras - você termina com um certa sensação de que as coisas podem melhorar (mas só se quem se sente incomodado fizer algo em relação a isso).
Bem lembrado! O campo da imaginação é um ambiente em disputa...
Os despossuidos é muito foda.
" O mundo havia sido engolido por uma guerra interminável entre os VIVOS E OS MORTOS - VIVOS". ( No livro; Alice no país das maravilhas).
Excelente!
Agradável, leve e estimulante.
Com relação as distopias, eu as encaro como advertências, alertas para possíveis consequências de determinadas situações presentes. Como o vídeo destacou, algumas obras tiveram o mérito de serem proféticas, isto é, anteciparam cenários ou situações que vieram se confirmar algum tempo depois.
Assim, não como literatura, mas pelo menos como tradição oral, certos personagens bíblicos transitaram pelas distopias.
O músico Cearense, Belchior, na canção Alucinação, nos chama atenção para a distopia do cotidiano, do dia-a-dia. Nesse sentido, as distopias estão presentes sempre que um absurdo é naturalizado.
Maze runner é uma distopia. A primeira que li. Um trilogia contemporânea.
Entre uma leitura e outra, sempre leio uma distopia. Uma das minhas favoritas é “A mão esquerda da escuridão”.
Gosto de ler distopias. Justamente pelos fatos mencionados no vídeo; Algumas histórias são construídas com elementos - problemas - da nossa realidade. Há um entrelaço da ficção com a realidade. Percebi isso lendo Fahrenheit 451... Nossa sociedade está consumindo mais livros ou serviços de streaming?! Gostei desse livro por isso...por provocar esses pensamentos.
Excelente vídeo! Apresentação e roteiro muito bons e ainda deixa uma mensagem muito boa no fim. Só fiquei com pena de não terem citado Black Mirror, que para mim já é um clássico das distopias...
Compilação maravilhosa das obras literárias que abordam distopias. Muito obrigado por compartilhar conosco. Deixo como sugestão também " O homem do castelo alto" do Philip K. Dick.
Faço leitura de livros distópicos para poder mudar a trajetória que se desenha em relação ao futuro próximo. Os livros que tematizam as distopias são como sinais para não entrarmos nesse destino.
"Battle Royale" do Konshun Takami. Acessível e com muitas camadas sobre o totalitarismo e angustias da juventude japonesa.
Inclusive acredito que Jogos Vorazes seja um plagio ou "inspiração" desse livro.
Adorei! Não conhecia seu canal! Fale sobre as ficções existentes sobre utopia. Acho mais interessante, justamente pelo motivo que você disse no final! Precisamos pensar e inventar coisas boas e positivas, para criá-las num futuro.😉
Esse canal é muito necessário! Obrigado!
Distopias são incríveis um dos meus gêneros literários favoritos! Desejando de mais ter a versão lindíssima de 1984 da Antofágica e saber qual vai ser o próximo clássico distópico que ela vai trazer numa versão tão maravilhosa😍
Eu sempre pensei que o mundo seria muito melhor se Star Trek fosse parte constante do currículo das escolas. Precisamos urgente de utopias.
Li vários desses livros citados nesse vídeo, sou apaixonado por distopia
E suspense . Talvez a humanidade queira mesmo viver num mundo distopico, o que estão fazendo
Está levando o mundo de encontro à um 1984 e à um conto da aia .
Amei demais esse vídeo! Gostaria de um explicando os subgêneros da ficção científica :-)
Eu amo livros/filmes/séries com temas distópicos que principalmente falam da tecnologia do futuro que já é bem atual, ou cyberpunk.
Ótimo canal!!!!! ADOREI. 👍👍
Concordo inteiramente! Precisamos sonhar com soluções de vida.
Linda matéria, linda reflexão!
Parabéns pelo conteúdo! Muito bom.
1984 me fazia perder o ar durante a leitura, pelo fato de já estarmos vivendo essa realidade de certa forma.
Não só pelo governo autoritário, mas também os fanáticos que apoiam a tortura e o "pensamento crime".
Vídeo muito bom! Agora aumentou minha lista de compras. Srrs
Recentemente li e resenhei Admirável Mundo Novo, uma distopia que me surpreendeu muito, foi o meu primeiro contato com o gênero e amei, agora quero ler 1984 na edição da antofagica.❣️❣️
Brilhantes análises...Muito bem.
As Distopias estão entre as minhas histórias favoritas! Elas nos ajudam a pensar sobre a condição humana e seus des-caminhos...📚🖖
Muito bom , parabéns pelo vídeo e pesquisa em livros, eu não sabia o que era Distopia, agora sei e é mais possível Distopia, de que uma Utopia, grato.
Acho que as pessoas tem esperança na fé mas no fundo sabem que um mundo iluminado é utopia ja que a realidade é bem diferente isso , favorece um olhar pessimista do futuro.
Brilhante !
Brilhante !!
Brilhante !!!
Gente, essa mulher é o máximo, eu quero ser ela quando crescer
Adorei o tema escolhido, gosto muito de ler distopia . Por enquanto só li Fahrenheit 451 e O conto da aia. Ainda na estante : o senhor das moscas e 1984 , estou ansiosa para ler!
Li poucas distopias e esse vídeo me faz ter muito mais vontade de ler sobre elas.. video maravilhoso como sempre
Obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado
Faz sentido mesmo : tenho um irmão ligado nas distopias que projeta isso para a realidade é o futuro dele e da humanidade . Eu já sou das utopias mesmo .
Amo Blade Runner! Li uma vez que há linha tênue entre utopias e distopias, uma vez que muitas vezes as utopias acabam apagando as individualidades, transmutando-se em distopias. Nesse sentido, é interessante pensar que a utopia do Paraíso talvez se transforme em distopia na medida em que não se pode sair dele. O velho dilema de Odisseu na Ilha de Calipso.
Já tem um tempo, que penso exatamente isso. Parece que estamos vivendo em uma distopia. Tipo V de Vingança, Fuga de Nova York, Mad Max, ou algo semelhante. Os sinais estão todos aí. Só não ver quem não quer
A minha relação com obras distópicas é bem próxima. Bom, tenho uma filha que simplesmente devorou todos os livros de Jogos Vorazes - assim como me obrigou a ver junto com ela os filmes. Além de Maze Runner, que segue a mesma linha do controle absoluto e do medo.
Ela gosta muito do gênero e eu acabo acompanhando na mesma vibe.
Não sabia que isso era mundo distopico. Ok
Gostei muito do vídeo. 😘😘
Simplesmente perfeito: ambiente, fundo musical, apresentação, conteúdo super relevante...
Vc está de parabéns
Muito obrigada! 😊
Amo Margareth Atwood (O conto da aia e Testamentos)e vale dizer que lervuma distopia nos deixa atentos ao presente e esperançosos por uma saída dessa realidade nebulosa em que estamos vivendo. "Os despossuídos", de Ursula le Guin também é impressionante com relação às comunidades coletivas. Um mundo anarcossocialista (desculpe a palavra, mas não sei se é isso mesmo. Mas a ideia é essa. Amei seu vídeo. Ótimas sugestões para ler e assistir. 😘😘
Amo seus vídeos. Li mais da metade dos que vc comentou, quero muito ler os que faltam. Abraços
Fico muito feliz que você goste!
Que video sensacional. Me deu vontade de voltar a ler distopias.
Maravilha. Obrigada.
Fantástico! Fazendo maratona dos seus vídeos. Que mulher inteligente ♡
Sombrio e fascinante!O que existe entre a distopia e a utopia é a chamada realidade?
Quando li "Ensaio sobre a cegueira" achei uma loucura e dava graças a Deus, pensando que jamais viveria aquilo. E olha isso em 2021?
Verdade!
Tem também "A peste", do Albert Camus
Pq, sobre o que fala o livro??
Sempre imaginei que falasse apenas sobre a visão de vida de uma pessoa cega
@@ironninja9873 Fala de uma pandemia e de pessoas em quarentena.
Percebo a Utopia hoje, em outras mídias, como as ilustrações e nas mãos de artistas visuais, mais do que na literatura
Já li quase todos, amo! A estrada com certeza é o que mais me marcou
Vídeo impecável como sempre
Obrigada Julia!
Sabe, eu adoro distopias, mas sempre termino de ler pensando comigo "mais um item a acrescentar na lista coisas-que-não-devemos-fazer-para-não-matar-todo-mundo" haha, ótimo vídeo! Adorei a reflexão final!
Ahhhh que gostoso esse vídeo, é tão as ideias, informações, argumentos, repertório que eu amo, gosto demais de Admirável Mundo Novo de Audous Huxley, Livia recomendo a série de mesmo nome, no Globoplay, vai adorar que tem muita coisa do livro que ficou maravilhosa na série.
E outra série que comecei recentemente foi "Sweet Tooth", sim é de uma HQ distópica com fantasia sobre o que estamos passando, show de bola.
E o livro do Arthur C. Clarke assustador sobre tudo que estamos passando é "O Fim da Infância", leia se tiver coragem 👽🚀🤖😜😍
ÓTIMO !!!
PARABÉNS !!!
adoro distopias , meu gênero preferido dentro da literatura !
parabéns pelo canal , vc é maravilhosa.
Lívia... este vídeo me lembrou de Artur Koestler... por isso resolvi sugeri um vídeo sobre O Zero e O Infinito... bem adequado ao nosso mundo...
Achei bem interessante, uma coincidência, que o tema distopia tenha como fundo a planta chamada por aqui no lugar que moro de "trombeta". É a datura. Uma planta que provoca potentes estados alterados de consciência. Uma substância muito distópica para a mente. Como sempre o vídeo é excelente. Grato!
Muito obrigado pelo vídeo!!!
"Ela não sentia o abismo abrir-se debaixo de seus pés ao pensar em mentiras que se tornam verdades." (1984 - G. Orwell). "Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, fatos ou situações da vida real terá sido mera coincidência." 😉😊Abraços!
Lívia, amo seus vídeos! Acho que esse assunto merece um segundo vídeo, muitos ficaram de fora! Margaret Atwood e o nosso brasileiríssimo Ignácio de Loyola Brandão, com o seu “Não Verás País Nenhum” não podem faltar! 😘❤️
Aaaaaaamo distopia . Já li 1984, farenheit 451, admirável mundo novo , o conto da aia, androides sonham com ovelhas elétricas , o fim da infância e por aí vai .... Falta ler Duna 😍
O sucesso da Distopia é que realmente é o pressagio do quem vem pela frente ! Se alguém aqui ler os livros de apocalipse e Daniel na Bíblia vai perceber que o final é a destruição que nos aguarda ! Gosto muito de filmes de Ficção Cientificas e Distopia e em meus 55 anos já percebi que a ARTE imita a Vida e a VIDA imita a ARTE.
Já li Utopia, Admirável mundo novo, O conto de aia, Fahrenheit 451 e 1984. Fiquei especialmente impactada com O conto de aia: é sufocante, angustiante. É um alerta.
Achei 1984 mais angustiante e sufocante q o conto da aia , inclusive um é mto parecido com o outro nesse aspecto ,
Nossa, conheci esse canal hoje e achei muito interessante.
Que assunto adequado para nossos dias! Ótimo video!
Só faltou citar Black Mirror, melhor série de distopia. Tem um episódio "White bear" que lembra a temática do Laranja Mecânica
Black mirror é insano. muito bom.
Senti falta no vídeo de um grande ícone das distopias (um dos meus preferidos, também): Nós, do Zamiátin. Para além disso, o roteiro ficou incrível e a cada dia dá mais vontade de visitar o Departamento de Audiovisual de Antofágica. 💚
É verdade Wesley! Faltou o "Nós"...
O escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão é autor do excelente livro “Não Verás País Nenhum” que eu acho que pode ser classificado como romance distópico. Vale muito a pena ler.
eu adoro distopias e valeuu demais pelo vídeo S2. Minha história preferida de distopia trata-se de distopia ambiental é Nausicaä do vale do vento do Hayao Miyazaki simplesmente muito boa.
Gosto muito de histórias distópicas, uma leitura da sociedade. 😉
Esse vídeo mostra a literatura distópica, retratando uma sociedade opressora e desesperada. Além disso, esse vídeo nos faz refletir de estamos em uma sociedade distópica de fato.
Vídeo muito interessante!
Não tenho dúvidas que estamos numa distopia
"O silo" de Hugh Howey é muito bom também.
Cai de paraquedas no canal certo ! Já inscrito . Parabéns pelo conteúdo. Acho que o filme exterminador do futuro , se encaixa neste contexto distópico.
Adoro distopias nos livros. Parabéns pelo Canal ♥️
*A dicção dessa mulher é perfeita*
Terminei de ler o 1984 há uma semana! Já tinha lido o admirável mundo novo. Salvar o mundo, pq não? 😁🙏
Muito bom, parabéns!
Gente! Esse canal é um achado maravilhoso! ❤️❤️❤️
Bem vindo!
Não vi o vídeo ainda. Mas na literatura, a melhor distopia é Admirável Mundo Novo. Huxley previu nossos amores, nosso consumo, nossa música, nosso cinema. O livro não é tão difundido porque não crítica o socialismo como outros muito famosos, mas, sim, o consumismo e o capitalismo.