Colecionadores de Ossos Vim para o seu canal por recomendacao do Pirula, me disculpa os erros de Portugues, eu sou Argentino, vou divulgar o seu canal por todos os paises que falam Espanhol, parabéns, like garantido
Parabéns pelo trabalho. É de muita satisfação perceber que um dos poucos canais brasileiros que se presta à divulgação científica na área de Paleontologia está sem dúvidas na frente da grande maioria, de todas as áreas, em termos de qualidade de divulgação. Continuem com o trabalho delicado e rico, isso faz muita diferença.
Demais! Muito obrigado pelo apoio Colecionadores! A edicao do vídeo ficou excelente! Parabéns pelo trabalho de vocês, faz um bem danado para a divulgacao científica! Grande Abraco!
Booooa Marião! Que manero... Parabéns pelo trabalho, meu camarada! Aqui é o Luis, que te conheceu no show do BLS em SP. Grande abraço. Achei esse vídeo por acaso.
Pessoal, este vídeo foi oferecido a vocês graças à nossa campanha de financiamento coletivo. Ajude-nos a cobrir os custos de manter a rede 'Colecionadores de Ossos', para que possamos produzir mais material para vocês: apoia.se/colecionadoresdeossos
Adorei, fascinante. Nossa como um pedaço de esqueleto fossilizado diz tanta coisa. Por isso que é importante, não entendo sobre paleontologia, fosseis e esta ciência, mas compreendo os vídeos de vocês. A propostico como cheguei atrasado neste Canal, quando haverá outro concurso? Quero mandar meus desenhos.
Excelente vídeo! Vocês têm um vídeo sobre a extinção do Cretáceo? Gostaria de saber como os eventos de vulcanismo e o meteorito levaram à extinção dos dinossauros não-avianos, mas não de aves, mamíferos e crocodilianos.
Gente, não sabia que poderia a partir de fósseis encontrar marcas dos tecidos moles, gostei muito! E acredito que os Pro-sauropodes realmente eram carnívoros ou onívoros, eles sempre tiveram cara de quem gosta de uma carne pra mim
Aline, meu amigo encontrou um osso de alguma coisa numa praia da Itália, a gente não faz ideia de qual bicho ele pertenceu, tem como eu enviar umas fotos para vocês darem uma olhada?
Oi Ildete, dá uma assistida no vídeo que publicaremos nesse sábado e também nesse aqui ruclips.net/video/M-fUl7ajM9s/видео.html. De qlq forma, vamos tentar falar mais sobre isso. ^^ Abs jurássicos!! Aline
Olá eu sou formado como Tecnológo em Radiologia. Eu tenho bastante interesse em temas como fósseis. Eu gostaria de saber onde posso fazer uma especialização tomografia de fósseis???
Oi Thiagoe, tudo bem?? Essa é uma área de especialização dos sonhos, hein?? Infelizmente no Brasil não temos cursos assim. Na verdade, não existem cursos formalizados sobre isso em instituição alguma do mundo... :( Porém, você pode se especializar em tomografia de fósseis, fazendo cursos paralelamente, como esse aqui www.transmittingscience.org/courses/imaging/introduction-3d-imaging-technologies-photogrammetry-laser-ct-scan-micro-ct-scan-life-sciences/, do Transmitting Science. Não são baratos e são fora do Brasil, porém os profissionais envolvidos são pessoas que trabalham diretamente com isso, então, a qualidade se garante por aí. Escreva-nos sempre. Abs jurássicos Aline
verdade Colecionadores de Ossos. Obrigado pela dica. Só uma duvida: Há hoje no brasil alguma faculdade ou hospital que trabalha fazendo exames de imagem em fosseis?
Olha, que eu saiba tem um tomógrafo sendo usado para fins de pesquisa paleontológica no MZUSP, em São Paulo (que vai oferecer serviços para outros laboratórios, inclusive, assista esse nosso vídeo aqui: ruclips.net/video/xpTBDdXXvVc/видео.html), e outro e no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Tem um tomógrafo para materiais bem pequenos no Fundão tmb (UFRJ), mas é mais usado para sedimentologia, apesar de alguns fósseis já terem sido escaneados nele. Sei também de algumas parcerias com hospitais públicos, como a que o pessoal de Monte Alto e Campinas tem estabelecido (não sei exatamente qual é o hospital) e nós mesmos por aqui com o tomógrafo do Hospital Universitário em São Carlos. Porém o nosso acesso é ultra-burocrático e restrito. Fora do Brasil é mais comum universidades e laboratórios de paleontologia terem um tomógrafo próprio. De forma geral, ainda está sendo formada mão de obra técnica para lidar com os equipamentos.
Se o Saturnalia é um saurpodomorpho basal e com características de animais onívoros e carnívoros, há algum traço nesta espécie que o relacione com prossauropodes como o Plateossaurus ou Riojasaurus? E se esses dois últimos espécimes apresentam características semelhantes ao que foi identificada na pesquisa apresentada neste vídeo?
Olá Iran, boa pergunta! Sim, ainda existem características, principalmente do esqueleto pós craniano, que indicam um parentesco entre Saturnalia e Plateosaurus e os outros sauropodomorfos, mas o Plateosaurus e o Riojasaurus são parentes mais próximos de saurópodos do que de Saturnalia. Porém, dinos como o Plateosaurus ainda possui algumas características que são mais parecidas com as do Saturnalia do que com as do sauropodes. Por exemplo, os dentes de Plateosaurus são um pouco mais modificados para uma alimentacao herbívora do que os de Saturnalia, mas ainda assim não são como os dentes mais típicos de herbívoros como os de saurópodes. No artigo a gente também fala que o Plateosaurus, ao contrário do Saturnalia, não possui as áreas do cérebro relacionadas ao controle dos movimentos de cabeça, pescoço e foco da visão desenvolvidas. Em Plateosaurus já é possível ver uma redução destas estruturas - fizemos um CT Scan para o Plateosaurus também. Em Riojasaurus ainda não sabemos - uma colega argentina fez uma tomografia do crânio, vamos ver o que descobrem. Agora, quanto a dieta do Plateosaurus, ainda é uma dúvida. Pelos dentes não dá para falar que eram estritamente herbívoros, pois sao dentes ainda com características de onívoro. Contudo, já eram dinossauros grandes, e portanto poderiam ser "mal-caçadores". Alguns pesquisadores sugerem que dinos como o Plateosaurus comiam plantas mas também podiam se alimentar de carcaças de animais mortos, como uma hiena. Valeu, um abraco!
Uma dúvida que me surgiu assistindo um outro vídeo do canal, foi falado que as aves atuais são efetivamente dinossauros. Porém, algumas outras fontes afirmam que os dinossauros eram répteis. Então a minha dúvida mesmo seria, pôde-se classificar os dinossauros como répteis ou aves? Agradeço desde já!
Gabriel, a resposta não é tão simples, mas vamos lá. A parte fácil. Todas as aves são dinossauros, mas nem todos os dinossauros são aves. Por exemplo, o Saturnalia é um dinossauro mas não é uma ave. Já um papagaio é uma ave e também um dinossauro. Agora a parte difícil, quanto aos dinossauros serem répteis. Sim, eles são répteis. O problema é que réptil pode ser um termo problemático. As aves são parentes mais próximas dos crocodilos, do que os crocodilos são parentes dos lagartos. Mas, de acordo com o que se entende por réptil, ave não é um réptil. O problema aqui é que aves não faziam parte dos répteis na definição original do termo - e, o termo réptil foi criado antes de começarem a demonstrar que as aves são dinossauros - por isso a confusão. (Espero não ter complicado muito, um abraço!)
Entendi! Então na verdade é mais um problema temporal do que de classificação mesmo. Muito obrigado, aliás sou grande fã do seu trabalho! Especialmente no caso do Saturnália (tratado nesse vídeo mesmo) identificar um ancestral dos saurópode provavelmente carnívoro foi magnífico haha Obrigado mais uma vez pela ajuda aí
Ok kkk, se finalmente conseguissem clonar um dinossauro: 1: ele teria falhas drásticas como é mostrado em Jurassic park, sem penas e alguns com o tamanho errado 2: eles teriam o mesmo tempo de vida que os que viveram a mais de 100 milhões🌽 de anos atrás? Por exemplo: Tiranossauro Rex: no Cretáceo dizem que ele poderia viver até 102 anos, nos tempos de hoje um tiranossauro viveria em mídia de quanto tempo? 3: Você acha que eu posso ser paleontólogo um dia? Dês dos meus 6 anos de idade sei sobre esses lagartos pré históricos, é meu sonho ser paleontólogo
Uma grande duvida e de quanto eles eram inteligentes. O jurassic park não pode ser uma grande referencia mais foi a porta de entrada da imaginação dos dinossauros, apesar dos erros. Um exemplo e o raciocínio dos Velociraptor nos filmes, que creio que sejam mera liberdade do autor.
As aves são dinossauros. Logo, alguns grupos de dinossauros ainda estão vivos. Os grandões como o T. rex e o Brontosaurus foram todos extintos, já. ~Tito
Adquira um produto Dino Hazard e você estará ajudando na produção científica e na divulgação da Paleontologia: www.dinohazard.com/store
Que intrigante saber que o Saturnalia poderia ter sido carnívoro ou onívoro! Foi uma surpresa! Excelente vídeo galera! Parabéns!
Patrick! Que bom ver vc aqui!
Colecionadores de Ossos Vim para o seu canal por recomendacao do Pirula, me disculpa os erros de Portugues, eu sou Argentino, vou divulgar o seu canal por todos os paises que falam Espanhol, parabéns, like garantido
Parabéns pelo trabalho. É de muita satisfação perceber que um dos poucos canais brasileiros que se presta à divulgação científica na área de Paleontologia está sem dúvidas na frente da grande maioria, de todas as áreas, em termos de qualidade de divulgação. Continuem com o trabalho delicado e rico, isso faz muita diferença.
Ruãn, SEU LINDO
Demais! Muito obrigado pelo apoio Colecionadores! A edicao do vídeo ficou excelente! Parabéns pelo trabalho de vocês, faz um bem danado para a divulgacao científica! Grande Abraco!
Sempre que pudermos apoiar, nos avisem! Vamos falar mais sobre o Triássico?
Booooa Marião! Que manero... Parabéns pelo trabalho, meu camarada! Aqui é o Luis, que te conheceu no show do BLS em SP. Grande abraço. Achei esse vídeo por acaso.
Se tiverem mais estudos relacionados a habilidades e inteligência de animais prehistoricos eu gostaria muito de ver.
Mais uma vez PARABÉNS a vocês.
Muito esclarecedor. Continuem assim sempre. Abraços do SANFONEIRO Caminhoneiro. Volta Redonda RJ
Demais, o conteúdo aqui é fantástico. Obrigado!
Pessoal, este vídeo foi oferecido a vocês graças à nossa campanha de financiamento coletivo. Ajude-nos a cobrir os custos de manter a rede 'Colecionadores de Ossos', para que possamos produzir mais material para vocês: apoia.se/colecionadoresdeossos
Super interesante. Uma descoberta nesse nível merece ter bastante repercussão
Eu tenho orgulho da ciência brasileira!
saturnalia é um dos meus dinossauros favoritos
Esse dino viveu na minha cidade 😍😍😍😍
CARACA ESSE DINOSSAURO VIVEU NA MINHA CIDADE
Adorei, fascinante. Nossa como um pedaço de esqueleto fossilizado diz tanta coisa. Por isso que é importante, não entendo sobre paleontologia, fosseis e esta ciência, mas compreendo os vídeos de vocês. A propostico como cheguei atrasado neste Canal, quando haverá outro concurso? Quero mandar meus desenhos.
Faz um vídeo indicando melhores sites para pesquisar sobre paleontologia...(ótimo canal!!!)
Em português temos poucas boas referências, e muito ruído. Boa pedida!
Abs
Aline
Parabéns pelo vídeo!
Valeu pelo apoio, Bruno!!
Falem da linhagem dos therizinossauridios pfv!!!
Essa recriação computadorizada do saturnalia é de onde ?
É exclusiva para divulgar a pesquisa. Foi criada por Rodolfo Nogueira.
Caramba, MUITO interessante
Meu Deus é muitos anos
Pena q nao te a opçao "Amei" no you tube. video sensacional!
Excelente vídeo!
Vocês têm um vídeo sobre a extinção do Cretáceo? Gostaria de saber como os eventos de vulcanismo e o meteorito levaram à extinção dos dinossauros não-avianos, mas não de aves, mamíferos e crocodilianos.
Sem contar as plantas! Por que algumas espécies foram extintas e outras não?
Temos, por enquanto, este vídeo aqui: ruclips.net/video/jDHvMI06psY/видео.html
Abraço jurássico. ~Tito.
Balanço = equilíbrio
Gente, não sabia que poderia a partir de fósseis encontrar marcas dos tecidos moles, gostei muito! E acredito que os Pro-sauropodes realmente eram carnívoros ou onívoros, eles sempre tiveram cara de quem gosta de uma carne pra mim
provavelmente eram onivoros
Sim, também fiquei surpreso, mas não confunda eles com saurópodes
Aline, meu amigo encontrou um osso de alguma coisa numa praia da Itália, a gente não faz ideia de qual bicho ele pertenceu, tem como eu enviar umas fotos para vocês darem uma olhada?
Manda para o nosso e-mail colecionadoresdeossos@gmail.com. Vamos ver se podemos ajudar! Beijossauro
Vcs iram vir em Vitória da Conquista quando mesmo? Sou muito vc do canal. Abraços
Oi Brunno!
Faz dos animais da a era do gelo
Oi Ildete, dá uma assistida no vídeo que publicaremos nesse sábado e também nesse aqui ruclips.net/video/M-fUl7ajM9s/видео.html.
De qlq forma, vamos tentar falar mais sobre isso. ^^
Abs jurássicos!!
Aline
Olá eu sou formado como Tecnológo em Radiologia. Eu tenho bastante interesse em temas como fósseis. Eu gostaria de saber onde posso fazer uma especialização tomografia de fósseis???
Oi Thiagoe, tudo bem?? Essa é uma área de especialização dos sonhos, hein?? Infelizmente no Brasil não temos cursos assim. Na verdade, não existem cursos formalizados sobre isso em instituição alguma do mundo... :( Porém, você pode se especializar em tomografia de fósseis, fazendo cursos paralelamente, como esse aqui www.transmittingscience.org/courses/imaging/introduction-3d-imaging-technologies-photogrammetry-laser-ct-scan-micro-ct-scan-life-sciences/, do Transmitting Science. Não são baratos e são fora do Brasil, porém os profissionais envolvidos são pessoas que trabalham diretamente com isso, então, a qualidade se garante por aí.
Escreva-nos sempre.
Abs jurássicos
Aline
verdade Colecionadores de Ossos. Obrigado pela dica. Só uma duvida: Há hoje no brasil alguma faculdade ou hospital que trabalha fazendo exames de imagem em fosseis?
Olha, que eu saiba tem um tomógrafo sendo usado para fins de pesquisa paleontológica no MZUSP, em São Paulo (que vai oferecer serviços para outros laboratórios, inclusive, assista esse nosso vídeo aqui: ruclips.net/video/xpTBDdXXvVc/видео.html), e outro e no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Tem um tomógrafo para materiais bem pequenos no Fundão tmb (UFRJ), mas é mais usado para sedimentologia, apesar de alguns fósseis já terem sido escaneados nele.
Sei também de algumas parcerias com hospitais públicos, como a que o pessoal de Monte Alto e Campinas tem estabelecido (não sei exatamente qual é o hospital) e nós mesmos por aqui com o tomógrafo do Hospital Universitário em São Carlos. Porém o nosso acesso é ultra-burocrático e restrito.
Fora do Brasil é mais comum universidades e laboratórios de paleontologia terem um tomógrafo próprio.
De forma geral, ainda está sendo formada mão de obra técnica para lidar com os equipamentos.
Se o Saturnalia é um saurpodomorpho basal e com características de animais onívoros e carnívoros, há algum traço nesta espécie que o relacione com prossauropodes como o Plateossaurus ou Riojasaurus? E se esses dois últimos espécimes apresentam características semelhantes ao que foi identificada na pesquisa apresentada neste vídeo?
Olá Iran, boa pergunta! Sim, ainda existem características, principalmente do esqueleto pós craniano, que indicam um parentesco entre Saturnalia e Plateosaurus e os outros sauropodomorfos, mas o Plateosaurus e o Riojasaurus são parentes mais próximos de saurópodos do que de Saturnalia. Porém, dinos como o Plateosaurus ainda possui algumas características que são mais parecidas com as do Saturnalia do que com as do sauropodes. Por exemplo, os dentes de Plateosaurus são um pouco mais modificados para uma alimentacao herbívora do que os de Saturnalia, mas ainda assim não são como os dentes mais típicos de herbívoros como os de saurópodes. No artigo a gente também fala que o Plateosaurus, ao contrário do Saturnalia, não possui as áreas do cérebro relacionadas ao controle dos movimentos de cabeça, pescoço e foco da visão desenvolvidas. Em Plateosaurus já é possível ver uma redução destas estruturas - fizemos um CT Scan para o Plateosaurus também. Em Riojasaurus ainda não sabemos - uma colega argentina fez uma tomografia do crânio, vamos ver o que descobrem. Agora, quanto a dieta do Plateosaurus, ainda é uma dúvida. Pelos dentes não dá para falar que eram estritamente herbívoros, pois sao dentes ainda com características de onívoro. Contudo, já eram dinossauros grandes, e portanto poderiam ser "mal-caçadores". Alguns pesquisadores sugerem que dinos como o Plateosaurus comiam plantas mas também podiam se alimentar de carcaças de animais mortos, como uma hiena. Valeu, um abraco!
Esse Mario é puro amor mesmo
Uma dúvida que me surgiu assistindo um outro vídeo do canal, foi falado que as aves atuais são efetivamente dinossauros. Porém, algumas outras fontes afirmam que os dinossauros eram répteis. Então a minha dúvida mesmo seria, pôde-se classificar os dinossauros como répteis ou aves? Agradeço desde já!
Gabriel, a resposta não é tão simples, mas vamos lá. A parte fácil. Todas as aves são dinossauros, mas nem todos os dinossauros são aves. Por exemplo, o Saturnalia é um dinossauro mas não é uma ave. Já um papagaio é uma ave e também um dinossauro. Agora a parte difícil, quanto aos dinossauros serem répteis. Sim, eles são répteis. O problema é que réptil pode ser um termo problemático. As aves são parentes mais próximas dos crocodilos, do que os crocodilos são parentes dos lagartos. Mas, de acordo com o que se entende por réptil, ave não é um réptil. O problema aqui é que aves não faziam parte dos répteis na definição original do termo - e, o termo réptil foi criado antes de começarem a demonstrar que as aves são dinossauros - por isso a confusão. (Espero não ter complicado muito, um abraço!)
Entendi! Então na verdade é mais um problema temporal do que de classificação mesmo. Muito obrigado, aliás sou grande fã do seu trabalho! Especialmente no caso do Saturnália (tratado nesse vídeo mesmo) identificar um ancestral dos saurópode provavelmente carnívoro foi magnífico haha Obrigado mais uma vez pela ajuda aí
Vai uma pergunta: se criassem o parque dos dinossauros com dinos vivos: seria possível eles viverem com o tempo de que eles tinham no período deles???
+Jon Fabbri, por favor, reformula a sua pergunta. Não entendi.
Ok kkk, se finalmente conseguissem clonar um dinossauro:
1: ele teria falhas drásticas como é mostrado em Jurassic park, sem penas e alguns com o tamanho errado
2: eles teriam o mesmo tempo de vida que os que viveram a mais de 100 milhões🌽 de anos atrás? Por exemplo: Tiranossauro Rex: no Cretáceo dizem que ele poderia viver até 102 anos, nos tempos de hoje um tiranossauro viveria em mídia de quanto tempo?
3: Você acha que eu posso ser paleontólogo um dia? Dês dos meus 6 anos de idade sei sobre esses lagartos pré históricos, é meu sonho ser paleontólogo
Uma grande duvida e de quanto eles eram inteligentes. O jurassic park não pode ser uma grande referencia mais foi a porta de entrada da imaginação dos dinossauros, apesar dos erros. Um exemplo e o raciocínio dos Velociraptor nos filmes, que creio que sejam mera liberdade do autor.
Muito interessante o vídeo.
Mas... Alguém mais concorda que ele parece muito com o Pirula???
hhehehehe vai que é sinapomorfia de paleontólogo 9.9
não duvido hahaha
hahah Formou em paleontologia tem que se vestir de Pirula. Amei o vídeo!
oi eu posofala um uma coisa para voces dous tei dinosoro aida estavivo 2020 no futuro
As aves são dinossauros. Logo, alguns grupos de dinossauros ainda estão vivos. Os grandões como o T. rex e o Brontosaurus foram todos extintos, já. ~Tito
Oi
Vai rolar um Padrim? é mais fácil de ajudar por lá.
Oi Evander, legal, vamos tentar montar um
Oiiiiiiiii