Urgências Em Endodontia

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 янв 2025

Комментарии • 38

  • @paty_araujo
    @paty_araujo 3 года назад +6

    Excelente aula. A cada 2 anos procuro revisar a disciplina de endodontia, principalmente no que diz respeito as urgências odontológicas. Esse vídeo tá me ajudando muito 👏👏👏👏

  • @nicolemachado653
    @nicolemachado653 Год назад

    Adorei a aula!! ajudando muito nos atendimentos na faculdade!

  • @antoniodiogofranciscofranc1268
    @antoniodiogofranciscofranc1268 5 лет назад +1

    Bom dia Dr muito obrigado pelos vídeos não imagina como tem contribuído

    • @endoperio
      @endoperio  5 лет назад

      Olá Antonio! Fico feliz que tenha gostado e esteja sendo útil. Obrigado pela mensagem. Não deixe de se inscrever no blog sorrisosdesucesso.com . Abraço, Welington.

  • @gabrielaaraujo2634
    @gabrielaaraujo2634 5 лет назад +6

    MARAVILHOSO, APRENDI EM 40 MIN O QUE NÃO APRENDI EM VAAAARIAS AULAS! PARABÉNS

    • @endoperio
      @endoperio  4 года назад

      Olá Gabriela! Fico feliz que tenha sido útil. Cadastre seu email no site sorrisosdesucesso.com para receber as novidades e avisos de cursos. Forte abraço, Welington.

  • @panemaneverfishingforever.6316
    @panemaneverfishingforever.6316 2 года назад

    Aula Show de bola!!!

  • @mariadocarmoramires4016
    @mariadocarmoramires4016 7 лет назад +1

    parabens pela aula, sua didatica é excelente !!!! sucesso sempre pra vc !!!

    • @endoperio
      @endoperio  7 лет назад

      Olá Maria do Carmo! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem! Fico muito feliz que tenha gostado. Forte abraço, Welington.

  • @derleysiqueira6339
    @derleysiqueira6339 4 года назад

    Aula excelente dr! Vc falou que poderia usar uma bolinha de algodão com hipoclorito de sódio, quando n pudesse preparar totalmente o canal. O tricresol consegue uma ação a distância, por isso muito usado em urgência, porém possui muita citotoxidade. Queria saber do senhor se o hipoclorito de sódio tem essa ação a distância?

  • @le0nard0c0sta8
    @le0nard0c0sta8 3 года назад

    Top demais, professor!

  • @augustobittencourt6505
    @augustobittencourt6505 8 лет назад +1

    Bom Dia, estou com um pouco de dúvida sobre o protocolo de tratamento das fases do abcesso periapical sem fistula no atendimento pediátrico, no caso de não haver a indicação da remoção do dente decíduo, pela ausência do permanente, e a indicação do tratamento endodôntico, como devo proceder para o planejamento endodôntico nessa fase de abcesso periapical sem fistula correto nesses casos de dente decíduo. Obg pelo ótimo vídeo.

    • @endoperio
      @endoperio  8 лет назад +3

      Olá Guto! Muito obrigado pelo interesse e participação. Geralmente nestes casos faço o preparo do canal radicular, inserção de medicação intracanal (Ca(OH)2) para completar o processo de sanificação iniciado na instrumentação e atualmente, tendo em vista a agenesia do dente permanente, utilizaria o MTA para obturação e posterior restauração com ionômero de vidro / resina composta. O que acha desse protocolo? Forte abraço, WPJ.

  • @mayarafrossard2842
    @mayarafrossard2842 7 лет назад +2

    Olá Wellington, tudo bem? Que didática maravilhosa!! Só tive uma dúvida, vc disse que deveria prescrever antibiótico em caso de dor e inflamação, mas e no caso de abscesso periapical com fístula como geralmente não tem dor, mas com inflamação presente é necessário a antibioticoterapia ou somente qdo houver quadro de infecção sistêmica? Excelente aula! Mto obrigada, grande abraço.

    • @endoperio
      @endoperio  7 лет назад +4

      Olá Mayara! Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Fico feliz que tenha gostado e por poder contribuir positivamente para sua prática clínica. Quanto a sua pergunta, geralmente não utilizo antibioticoterapia nos casos de abscesso periapical com fístula. A solução destes casos seria o processo de sanificação decorrente do tratamento endodôntico adequado com utilização de medicação intracanal (ex.: pasta de hidróxido de cálcio com água destilada). Forte abraço, Welington.

    • @mayarafrossard2842
      @mayarafrossard2842 7 лет назад

      Muito obrigada!!! Muito esclarecedor e gentil. Adorando seus vídeos.

  • @jemersoncardoso4407
    @jemersoncardoso4407 2 года назад

    Uauu!! Que aula 👏👏

  • @Draacm
    @Draacm 8 лет назад +2

    Olá Welington,
    No caso de necrose com a presença de abcesso, pode-se fazer o preparo químico mecânico completo até o comprimento de trabalho.?
    E depois colocar o HPG?
    Não tem perigo de levar a infecção para fora do forame apical?
    Nesses casos eu geralmente instrumento uns 3 mm aquém na primeira sessão.
    Estou muito cautelosa?!
    Desde já agradeço,

    • @endoperio
      @endoperio  8 лет назад +5

      Olá Ana! Tudo bem? Muito obrigado pelo interesse e participação. Sim, nos casos de necrose você pode e DEVE fazer o preparo do canal radicular em sua totalidade na primeira sessão. Vamos tentar enxergar isso de outra maneira: se você tivesse uma infecção em outra parte do corpo que não fosse a boca, e ao procurar um médico ele lhe dissesse que não limpou toda a área da infecção com medo de "espalhar" a infecção, como você se sentiria? Percebe... não faz sentido deixar uma área contaminada se você pode "limpá-la". Por isso se diz que o princípio da endodontia é limpeza e modelagem. Portanto, limpe, prepare todo o canal. A maneira de evitar o extravasamento de conteúdo séptico é procurar fazer um preparo coroa-ápice (limpando progressivamente do terço cervical até o apical) e selecionando adequadamente o instrumento, evitando instrumentos muito calibrosos que poderiam funcionar como "êmbolos" se usados no início da exploração ou do preparo. Faz sentido para você? Sempre procuro fazer o preparo do canal radicular completo na primeira sessão e, em caso de necrose (infecção endodôntica) utilizo medicação intracanal (hidróxido de cálcio P.A. com solução fisiológica). Se houver dor associada a infecção, deve-se avaliar a necessidade de complementação da terapia endodôntica com antibióticos. Espero ter ajudado. Forte abraço, WPJ.

    • @EduRocha91
      @EduRocha91 7 лет назад +1

      Parece meu professor de endodontia falando, vocês andam conversando?
      hahahaha

  • @JPguizzeline
    @JPguizzeline 7 лет назад +2

    Boa tarde Wellington! Cara seus videos são muito bons, está muito de parabens por todos!
    Uma duvida que tive : Quando o diagnostico é Necrose Pulpar (sem evidencias de ja existir alguma lesão periapical) e o tratatamento seria penetração desinfetante, vc sempre instrumenta, deixa MIC, para só na outra sessão obturar?
    Ou em alguns casos vc faz o tratamento todo em 1 sessão?
    Outra duvida: Vc disse sobre ampliar o forame para tentar drenar o abcesso fase 1... Como é feito essa apliação? Vc passa um pouco do comprimento de trabalho com a lima?
    Obrigado, conteúdo de muita qualidade!

    • @endoperio
      @endoperio  7 лет назад +1

      Olá! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem. Sempre que há necrose eu faço em duas sessões. Coloco medicação intracanal (pasta de hidróxido de cálcio P.A. com água destilada) para potencializar o processo de sanificação. Lembre-se que os seus instrumentos não tocam em todas as paredes e não conseguem, mesmo com o auxílio de soluções irrigadoras, limpar todas as ramificações do sistema de canais radiculares e áreas de istmo. Quanto à limpeza e ampliação do forame em casos de abscesso, eu utilizo uma lima tipo K #25 em 2 mm além do meu comprimento de trabalho, ou seja, geralmente vou passar 1 mm além do ápice. Faz sentido? Espero ter ajudado. Forte abraço, WPJ.

  • @leuridantas8703
    @leuridantas8703 8 лет назад +3

    Olá Wellington, nos casos de necro, vi que você indica o hipoclorito de sódio como medicação intra canal! Há algum motivo pelo não uso do formocresol? Qual a vantagem do hipoclorito em relação ao formocresol? Abraço e parabéns pelo canal, espero que continue com os vídeos!

    • @endoperio
      @endoperio  8 лет назад +6

      Olá +Léuri Dantas! Muito obrigado pelo seu interesse e participação. Vamos lá... Em casos de necrose pulpar, a medicação intracanal indicada é o HIDRÓXIDO DE CÁLCIO P.A. com água destilada ou outro veículo adequado. Entretanto, para que o Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio) tenha efeito é necessário que ele preencha adequadamente o canal, ou seja, para inserir a pasta de hidróxido de cálcio é necessário que o preparo do canal radicular esteja concluído. Portanto, em casos de atendimentos de urgências nos quais o preparo do canal radicular não é possível por qualquer razão (tempo, instrumental etc.), fica prejudicada ou até mesmo impossibilitada a inserção da MIC. Enfim, o ideal é atender as urgências com tempo suficiente, além do material e competência necessários para realizar todo o preparo do canal radicular nesta sessão, possibilitando então a inserção da pasta de hidróxido de cálcio.Obviamente que esta não é a realidade de todas as clínicas, sejam públicas ou privadas, e às vezes o preparo do canal ficará incompleto; nestes casos EXCEPCIONAIS geralmente opto por irrigar os canais com NaOCl (hipoclorito de sódio) até a próxima sessão com planejamento adequado. Faz sentido? O formocresol e o tricresol formalina têm inúmeras desvantagens, dentre as quais posso citar os efeitos tóxicos locais e sistêmicos (mutagênicos/ carcinogênicos), que colocam em dúvida sua viabilidade nos procedimentos odontológicos. Forte abraço, WPJ.

    • @marcianalopespalmapalma1056
      @marcianalopespalmapalma1056 7 лет назад

      Hipoclorito e para irrigação e aspiração... formocresol medicação intra canal ... desculpa em responder sua pergunta ... a intenção e ajudar..

    • @marcianalopespalmapalma1056
      @marcianalopespalmapalma1056 7 лет назад

      Hipoclorito e para irrigação e aspiração... formocresol medicação intra canal ... desculpa em responder sua pergunta ... a intenção e ajudar..

  • @AdrianoCastilho1
    @AdrianoCastilho1 9 лет назад +4

    Boa tarde. Gostaria de saber se quando fazemos um tratamento emergencial de uma Periodontite Apical Sintomática Infecciosa podemos utilizar o paramonoclorofenol ao invés do hipoclorito de sódio? Sempre trabalhei com este material quando o quadro clínico é este e disponho de pouco tempo para a realização do atendimento. Até então eu não conhecia a opção de utilizar o hipoclorito de sódio como medicação intracanal nestes casos.

    • @endoperio
      @endoperio  9 лет назад +3

      +Adriano Castilho Vargas Boa tarde Adriano! O paramonoclorofenol é geralmente utilizado como medicação intracanal, enquanto o hipoclorito de sódio é utilizado como solução irrigadora. Entretanto, em casos de atendimentos de urgência de casos com infecção do sistema de canais radiculares, em casos onde não conseguimos por qualquer razão fazer o completo preparo dos canais radiculares para inserção da medicação intracanal de hidróxido de cálcio P.A. com água destilada ou solução fisiológica, pode-se utilizar o próprio hipoclorito ou mesmo o paramonoclorofenol como MIC... o importante é reconhecer que não resolverá a infecção ainda sem a instrumentação completa. Assim, se tiver infecção associada a dor, eu tenho como conduta a prescrição de antibiótico (discutida na outra aula de Farmacologia em Endodontia disponível aqui no canal). Espero que tenha ajudado. Forte abraço, Welington.

    • @AdrianoCastilho1
      @AdrianoCastilho1 9 лет назад +1

      Muito obrigado pela explanação. Me ajudou bastante. Abraços

  • @anapaulavascocelos4506
    @anapaulavascocelos4506 7 лет назад +1

    Olá professor, só uma dúvida, em caso necrose pulpar em que o paciente chega ao consultório com dor e o profissional não possui tempo , nem habilidade para realização de uma pulpectomia .. não entendi bem se pode ser feito uma pulpotomia e quais opções de medicações podem ser colocadas na entrada dos canais..obg!

    • @endoperio
      @endoperio  7 лет назад +1

      Olá Ana Paula! Muito obrigado pelo interesse e pela mensagem.
      Nos casos de dor decorrente de uma pulpite sintomática, pode-se remover somente a polpa coronária (onde se concentram a maior parte das terminações nervosas) e colocar o Otosporin (corticóide-antibiótico). O alívio da dor costuma ser imediato. O tratamento pode ser concluído numa segunda sessão. Já em casos de dor e necrose pulpar, aí a recomendação é realizar o preparo do canal radicular para inserção da medicação intracanal de escolha, que nesses casos é a pasta de hidróxido de cálcio P.A. com água destilada.
      Não deixe de se inscrever no blog sorrisosdesucesso.com para receber as novidades em primeira mão. Forte abraço, WPJ.

  • @klicymagalhaes6340
    @klicymagalhaes6340 5 лет назад +1

    vc pode fazer um vídeo falando só dos matérias endodontia pfv vou ter uma prova e to perdida já procurei muito e não tem no youtube.

    • @endoperio
      @endoperio  5 лет назад

      Olá Klicy! rsrs Obrigado pelo interesse e mensagem... vi sua mensagem um pouco tarde. Espero que tenha ido bem na prova... rsrs Não deixe de se inscrever no blog sorrisosdesucesso.com . Abraço, Welington.

  • @aliceturmalina27
    @aliceturmalina27 5 лет назад +2

    Aula excelente! Wellington, qual seu email? desejo entrar em contato para cursos online!
    Desde já agradeço

    • @endoperio
      @endoperio  4 года назад

      Olá Alice! Fico feliz que tenha gostado. Cadastre seu email no site sorrisosdesucesso.com para receber as novidades e avisos de cursos. Estamos reformulando algumas coisas e em breve abrirei novas turmas. Forte abraço, Welington.

  • @irineuoriganeto98
    @irineuoriganeto98 7 лет назад

    Boa Tarde DR !!!
    Tem alguma vantagem em usar o Propilenoglico com Hidróxido de Cálcio em vez de usar água destilada ou Soro ?

    • @endoperio
      @endoperio  7 лет назад +2

      Olá Irineu! O veículo aquoso libera os íons cálcio e hidroxila mais rapidamente, o que acho uma vantagem. Afinal, se você fosse paciente você gostaria que o dentista resolvesse sua infecção rapidamente ou lentamente? rs Faz sentido? Forte abraço, Welington.