Olá meu nome é Marcos e só estudei até o segundo ano do ensino médio. Quero muito aprender programar tanto para satisfazer minha própria vontade como para fins profissionais. Com esse grau de escolaridade conseguirei aprender? Sua aula foi ótima e prometo que vou me dedicar bastante pra aprender. Serei seu aluno fiel e seguirei seus ensinamentos.Obrigado e continue assim.
Oi Marcos, esse curso exige dedicação, mas você vai conseguir aprender sim! Considere fazer o curso através do coursera, como mencionado na descrição do vídeo; lá tem fóruns de discussão entre os alunos e exercícios que você pode fazer e submeter para o corretor automático.
me considero de um tanto de humanas, mas sempre gostei muito de tecnologia, computadores, entender como criar aplicativos, como servidores funcionam, essas coisas, poderia fazer sem medo?
Claro :) um dos objetivos desse curso é servir como introdução para o maior número possível de pessoas. Embora a maioria dos exemplos use matemática, são coisas simples, como números primos; o mais complicado é a fórmula de Bháskara. Mas vale muito a pena fazer no coursera e não aqui no youtube (veja o link na descrição do vídeo); é gratuito e todos os vídeos que estão aqui estão lá, mas há também exercícios com correção automática, um fórum dos alunos e outros recursos úteis.
@@estamosmeubemporumtriz7542 Cada instituição tem uma estrutura de curso, mas em geral são razoavelmente similares. Você pode ver a estrutura do curso de computação do IME/USP em www.ime.usp.br/graduacao/informacoes/ , no link "catálogo de graduação".
Os pilhares da ciência de computação: Princípios de organização de computadores, programação, estrutura de dados e algoritmos, sistemas operacionais de computadores, redes de computadores, bancos de dados, linguagens de programação
Valeu pela dica Junior!! Então, estou em dúvida agora para onde eu vou, há duas semanas atrás estive fazendo o curso de Redes da Huawei na POLI-USP e aproveitei para conhecer o IME e a POLI e dar uma olhada nas duas graduações (Eng e Ciências da Computação) e nas pós dai agora estou em dúvida se faço FUVEST e pleitear um bacharelado ou se já parto direto para a pós graduação em alguma delas... é que já tive cálculo, eng de software, disciplinas de programação, banco de dados e essas coisas dai o que estou querendo agora é ter umas disciplinas que não tive na FATEC tipo compiladores, linguagens autômatos, comp gráfica, bioinformática, circuitos digitais, programação avançada... Qual você acha que é mais viável depois de um tecnólogo para ampliar a formação?! Valeu!! :D
Sinceramente não sei, vou começar bacharelado agora. Mas coloque em sua cabeça que pós graduação é meio que especialização em algo, e o que escreveu aí me parece ser algo mais amplo. E se o que você quer é ter muito, mas muito cálculo e muito hardware, faça Eng. da Computação, senão faça Ciência da Computação. E lembre-se, se esperar que a faculdade te dê este conhecimento que estás a almejar aí, provavelmente ficará na bota. Como levei um chute da Fuvest, aceitei uma vaga em uma Federal em Ciência da Computação em tempo integral, que era bem equivalente ao o que eu almejava na USP de São Carlos, mas não estou esperando nada dessa universidade, já programo desde os 15 e meu sonho é ir trabalhar fora (Em terra de cego, quem tem um olho imigra), portanto já planejo ser um ótimo aluno e o mais autodidata possível, afinal, diploma no exterior não vale nem como papel higiênico. Apenas espero que tenha alguns contatos, que facilite o processo, e por isso é que vale a pena ser um ótimo aluno na faculdade, demonstrar muito interesse e estudar muito.
Junior Venâncio mano a grade curricular em c.c e eng. da comp. n é tão diferente n, tipo resmat e algumas outras que são mais fáceis que cálculo ou fisica 3, por exemplo. Em outras palavras, as matérias a mais que a eng da comp possui não são mais difíceis que as da c.c, pelo menos eu acho, pois essa de "a matéria tal é mais difícil" não é generalizado p todos.
Olá sou Douglas sou de humanas mais não só muito fan de matemática mais amo esse curso tudo que tem a ver com computadores me chama muito a atenção a matemática me assusta 1 pouco mais mesmo assim quero fazer a matemática e bem básica o mais avança?
Olá, professor. Sou Estudante do Curso de Turismo da UFPI/UFDPar e estou concluindo o curso técnico em informática do IFPI, Tenho um interesse em Data Science, pq vi alguns artigos e consigo relacionar com o meu curso de turismo. Inclusive já até comecei algumas pesquisas pra dar fundamente ao meu tcc sobre o tema. Mas se eu quiser fazer um mestrado nessa área, tenho como? Ou realmente o foco das pós graduações são graduados em Ciência da Computação, Matemática e Estatistifica? Lembrando que no curso de turismo estudamos muito sobre estatística e manipulação de dados de pesquisas. Agradeço a atenção
Não existe restrição quanto à área de formação do aluno para entrar na pós do IME, mas o tema de pesquisa tem que ser focado em ciência da computação e em alguma das áreas de pesquisa que temos aqui. Ou seja, a investigação de técnicas de computação conhecidas para algo relacionado a turismo faz sentido como pós em turismo, não em computação; já uma exploração sobre como as idiossincrasias do turismo se desdobram na execução de alguma técnica computacional pode ser uma pós em computação. MAS não há uma linha de pesquisa relacionada a turismo no IME, então acho que seria difícil desenvolver uma pesquisa desse tipo aqui.
Acho que não existe uma boa recomendação para esse caso; na verdade, muita gente gostaria de encontrar "a" linguagem de programação e não precisar aprender nenhuma outra, mas na prática isso é muito difícil. A maioria dos jogos atuais é desenvolvida com base em um arcabouço ou motor de jogo "pré-pronto"; dependendo do arcabouço, é preciso conhecer esta ou aquela linguagem. Perguntei para um colega aqui que me respondeu (de memória, sem muita certeza) sobre algumas ferramentas comuns e as linguagens usadas: Unity3D: usa C#, JavaScript Unreal: usa C++ Godot: usa uma linguagem própria Cocos-2dx: usa C++, JavaScript LÖVE: usa Lua Processing: usa Java LibGDX: usa Java Se você já conhece python razoavelmente e quiser aprender uma linguagem de mais baixo nível (ou seja, mais próxima do hardware, o que implica em mais complexidade mas também mais velocidade), vá de C++ (mas prepare-se, é barra pesada hahaha). Uma outra linguagem muito popular e versátil é Java, então conhecê-la pode ser útil.
@@ccsldoimeusp4077 Obrigado pela atenção,estava realmente pensando em java ou c mesmo este Unity eu já havia ouvido falar por auto em c# mas ouvindo outras opiniões observei que é possível desenvolver games em qualquer linguagem de programação mas sua resposta foi de grande ajuda,sendo assim obrigado novamente por este esclarecimento e parabéns 👏👏
Vou fazer esse curso e estou com duvida, pq eu tenho um notebook em casa mais tá sem carregador por enquanto, queria saber se geralmente os professores mandam algumas tarefas pra fazer em casa ou algo do tipo?
Não entendi sua pergunta. Quando você diz "esse curso" você se refere a este curso online? Ou ao curso de graduação em ciência da computação do IME/USP? No caso do curso online, todo o trabalho é feito em casa :) . No caso da graduação no IME, sim, há bastante trabalho a fazer em casa, mas existem alguns computadores para uso dos alunos no instituto.
Tenho 11 anos e queria aprender o básico para no futuro estar preparada pra faculdade acha que consigo? Obs: vou entrar no sexto ano agora. Acha que está cedo demais?
Hmmm... Estude bastante? hahahaha Acho que as duas coisas que vale dizer são (1) se você não tem um domínio razoável do inglês, procure aprender. Não é preciso ser um ás, mas é bom que você consiga ler e escrever textos relativamente longos (como documentação) em inglês sem ficar com a cabeça exausta depois de 5 minutos. E (2) o mercado é muito aquecido para profissionais dessa área, então você vai ter a possibilidade de trabalhar durante a graduação. Dentro do possível, deixe o trabalho para depois: você vai estudar durante 4 anos e trabalhar durante 35, não precisa ter pressa de começar :) ; o quanto possível, absorva o conteúdo do curso e aprenda coisas extras também.
são aulas prontas, só o básico, digamos que a introdução e o básico de cada assunto, atualmente tô estudando estatística, banco de dados, Java objetos, e o inglês de fato é muito importante já que as linguagens são originalmente em inglês. comecei com zero de conhecimento em relação a programação então obviamente não é fácil precisa de dedicação e tô me esforçando
Sim, o objetivo deste curso é servir como introdução para quem não tem conhecimento na área. Você precisa apenas saber usar o computador (para instalar os programas necessários) e o básico da matemática do ensino médio (acho que o mais complicado que usamos aqui é a fórmula de Bháskara).
Python é uma linguagem amplamente usada no mercado, tanto para aplicações em computadores pessoais quanto em servidores. No entanto, ela não é muito comum no desenvolvimento de aplicações para smartfones; as plataformas android e iOS favorecem linguagens especificamente criadas para elas (kotlin e swift, respectivamente).
Galera, eu gosto de fazer a manutenção do computador e quero fazer uma faculdade. Qual devo fazer a ciências da computação ou a engenharia da computação ? me ajudem
Se seu interesse é programar e entender como problemas (abstratos, científicos ou do mundo empresarial) podem ser resolvidos através da computação, faça ciência da computação. Se seu interesse é trabalhar a programação em conjunto com o hardware (como um forno de microondas ou um motor de automóvel) ou ainda administrar o processo e a equipe de desenvolvimento, faça engenharia da computação.
Gabriel Lima mano, eu estudei informática com objetivo de trabalhar em administração e manutenção de redes e hardware, mas cara, em qualquer curso que tu for fazer de computação tu vai acabar sendo obrigado a programar, mesmo que tu N goste. Eu por exemplo não gosto, vou ficar só com o técnico e vou estudar outra área de curso superior, mas se tu gosta de programar, vai firme
Gabriel Lima mas sério, se tu quer mesmo seguir na área, tu TEM que gostar de programar, então tenta treinar em casa, se tu N gostar, provavelmente tu N vai curtir algum curso que envolva computação
Inteligência artificial é uma área interdisciplinar que, entre outras coisas, envolve bastante matemática, programação e ciência da computação (que é a teoria da computação e da programação).
Não sei se entendi a pergunta. "Compiladores" é uma matéria tradicional em cursos de ciência da computação e engenharia da computação (embora ela não faça mais parte da grade no IME/USP, ela aparece em diversos outros cursos). Não sei se você vai encontrar um curso sobre isso fora da universidade.
@@cesarvaz6622 se você é graduado na área da computação, uma opção é atacar um bom livro sobre o assunto (O mais tradicionalmente usado é Compiladores: Princípios, Técnicas e Ferramentas - Aho et al.; outro comum é Compiladores: Princípios e Práticas - Kenneth C. Louden). Provavelmente também vale a pena dar uma olhada em algo sobre conceitos de linguagens de programação. Ou então você pode procurar algum trabalho relacionado ao assunto :) . Se você não é graduado na área, aí provavelmente vai precisar começar gastando algum tempo com matérias teóricas, como algoritmos e autômatos. Não é muito fácil absorver esse tipo de conteúdo estudando por conta própria, mas certamente é possível.
Iniciei um curso a distância numa universidade estrangeira, que envolve binários, bits e decimais, Estou passando um perrengue, mas o fato de GOSTAR do mundo computacional, não me deixa desistir
Iniciar uma nova carreira sem ser jovem sempre traz dificuldades. Isso dito, há carência de programadores no mercado, então de maneira geral um bom programador consegue se colocar mais facilmente que profissionais de outras áreas.
No IME/USP, existe o bacharelado em ciência da computação. Na USP-LESTE (EACH), existe um outro curso, que é o bacharelado em sistemas de informação. Finalmente, no ICMC/USP (em São Carlos), existe mais outro curso, o bacharelado em ciências da computação (é praticamente o mesmo nome e espírito do curso do IME, mas as equipes responsáveis são diferentes então os cursos não são iguais). Fora isso, tem as engenharias de computação ou engenharias elétricas com ênfase em computação. Todos eles são cursos em nível de graduação, mas existe também pós-graduação em ciência da computação. Não sei se respondi o que você perguntou :)
Lucas Kikkawa existe o bacharelado em ciência da computação e a pós em ciência da computação. Lembrando q tbm tem bacharelado em engenharia da computação.
O Prof. Fabio dá aulas para a graduação sim, mas nem sempre esse assunto (é feito um rodízio entre os professores). Mas, como a maioria dos professores da USP, ele dedica boa parte do tempo dele à pesquisa e orientação de pós-graduação.
O curso não lida diretamente com matemática, mas ela aparece de duas formas: primeiro, a maior parte dos exemplos e exercícios usa conceitos matemáticos simples (até a fórmula de Bháskara); segundo, o pensamento computacional se aproxima do pensamento matemático em diversos aspectos. Sugiro que você faça o curso (de preferência no coursera, que tem o corretor automático e os fóruns dos alunos) e experimente!
Eu queria atuar nas seguintes áreas: Engeharia de Software,ciência da computação e sistema de Informação.Eu escolhi uma e vai ser ciência da computação,meu sonho é ser programador de software.Acho que vou atuar primeiro na mecânica que a engenharia é um pouco mais pesado.So tenho 13 anos amigos,estou estudando muita matemática porquê sei que vou precisar pra atuar no cargo😏
Hmmm... boa parte dos exemplos que usamos aqui passam pela matemática, até pela origem do curso: ele é o material que a USP usa para os alunos de engenharia, matemática, física etc. Então, seria possível aprender os conceitos principais da computação com menos peso na matemática, MAS... se você quer trabalhar de fato com computação, embora haja áreas em que a matemática é menos presente, ela sempre vai estar por lá. Mais importante que isso, o pensamento que embasa a programação é muito similar ao da matemática, então se você odeia matemática provavelmente vai odiar computação e, principalmente, programação. Isso vale em dobro para ciência da computação: é um curso em que o formalismo matemático, mesmo que não seja sempre explícito, é bem presente. Mas, cá entre nós, por que tanto ódio nesse seu coraçãozinho? ;)
O curso de ciência da computação é uma graduação completa em quatro anos, passando por vários assuntos (redes, metodologia de desenvolvimento, algoritmos, teoria da computação etc.). Um dos primeiros assuntos abordados são os conceitos básicos da programação, dados em uma disciplina do primeiro semestre (que depois continua). Os dois cursos do coursera correspondem ao conteúdo dessa disciplina do primeiro semestre.
Estou com 19 anos, estou na informática a anos e estava querendo fazer a faculdade de ciência da computação, porém para começar já falam de matemática e na verdade eu não odeio matemática porém eu sou literalmente horrivel e amo programação... é uma combinação muito estranha porém me desanima muito.
nello Um estágio em TI paga 1200 reias, enquanto um em direito paga 600. É a área que melhor paga seus profissionais no Brasil. Agora tbm é uma das áreas de maior demanda, empresas pequenas querendo pagar pouco e ter mto sempre vai ter. A questão é saber procurar e se destacar. Competição existe em todas as áreas profissionais, mas certamente um dos problemas de TI não é o salário.
Verdade, o país necessita muito de profissionais na área e muitas empresas exigem certificação, inclusive para concursos públicos. Falta um pouco de bom senso.
Olá meu nome é Marcos e só estudei até o segundo ano do ensino médio. Quero muito aprender programar tanto para satisfazer minha própria vontade como para fins profissionais. Com esse grau de escolaridade conseguirei aprender? Sua aula foi ótima e prometo que vou me dedicar bastante pra aprender. Serei seu aluno fiel e seguirei seus ensinamentos.Obrigado e continue assim.
Oi Marcos, esse curso exige dedicação, mas você vai conseguir aprender sim! Considere fazer o curso através do coursera, como mencionado na descrição do vídeo; lá tem fóruns de discussão entre os alunos e exercícios que você pode fazer e submeter para o corretor automático.
Obrigado pelo apoio e irei fazer pelo coursera sim.
Marcos, estou lendo esse comentário 3 anos depois de você escrever. Espero que não tenha desistido. Você é um vencedor!
Consegue sim, cara!! 1 ano não faz muita diferença, além do que não é como se essas coisas fossem ensinadas no ensino tradicional.
@@marcospedro7721 conseguiu virar programador?
Obrigado pela aula.
obrigado pela aula
Eu tive entendimento o que ele disse não tive nenhuma dificuldade, acho que estou no caminho certo da ciência da computação.
Aula top começo o curso de ciência da computação agora em 2023 to ansioso.
Eu também!
me considero de um tanto de humanas, mas sempre gostei muito de tecnologia, computadores, entender como criar aplicativos, como servidores funcionam, essas coisas, poderia fazer sem medo?
Claro :) um dos objetivos desse curso é servir como introdução para o maior número possível de pessoas. Embora a maioria dos exemplos use matemática, são coisas simples, como números primos; o mais complicado é a fórmula de Bháskara. Mas vale muito a pena fazer no coursera e não aqui no youtube (veja o link na descrição do vídeo); é gratuito e todos os vídeos que estão aqui estão lá, mas há também exercícios com correção automática, um fórum dos alunos e outros recursos úteis.
@@ccsldoimeusp4077 eu consigo aprender Ciências da computação sendo autodidata e ficar bom?
@@lulavairoubarobrasildenovo1788 Hmmm, você pode aprender a ser um bom programador, mas um curso formal vai levá-lo mais longe.
@@ccsldoimeusp4077 Professor, sobre a matemática, falam que tem bastante calculo. Isso procede? E se sim, em que período do curso?
@@estamosmeubemporumtriz7542 Cada instituição tem uma estrutura de curso, mas em geral são razoavelmente similares. Você pode ver a estrutura do curso de computação do IME/USP em www.ime.usp.br/graduacao/informacoes/ , no link "catálogo de graduação".
4º semestre de engenharia de produção e sei o quanto programação vai dominar o mundo. começando a focar em python agora, espero q seja proveitoso
Mas em que parte
Muito Obrigado , Adorei a Aula ! Por favor Continue !
Parabéns pela inciativa do curso!!
Excelente aula, obrigado professor !
Muito obrigado pela super aula.
Explicou muito bem,gostei.
muito bem explicado! show.
Os pilhares da ciência de computação: Princípios de organização de computadores, programação, estrutura de dados e algoritmos, sistemas operacionais de computadores, redes de computadores, bancos de dados, linguagens de programação
FABIO KON ESTOU FAZENDO SEU CURSO DE PROGRAMAÇÃO EM PYTHON no Coursera estou gostando muito
Amei a introdução. Quero mais!
Tem um curso dele , no site coursera e é de graça
Boa explicação, breve e concisa
me formei recentemente em Análise de Sistemas na FATEC e almejo muito estar cursando pós em CC esse ano no IME USP!!!
Se por FUVEST, estude muito PRINCIPALMENTE para a segunda fase, para não levar bomba igual eu :D
Valeu pela dica Junior!! Então, estou em dúvida agora para onde eu vou, há duas semanas atrás estive fazendo o curso de Redes da Huawei na POLI-USP e aproveitei para conhecer o IME e a POLI e dar uma olhada nas duas graduações (Eng e Ciências da Computação) e nas pós dai agora estou em dúvida se faço FUVEST e pleitear um bacharelado ou se já parto direto para a pós graduação em alguma delas... é que já tive cálculo, eng de software, disciplinas de programação, banco de dados e essas coisas dai o que estou querendo agora é ter umas disciplinas que não tive na FATEC tipo compiladores, linguagens autômatos, comp gráfica, bioinformática, circuitos digitais, programação avançada... Qual você acha que é mais viável depois de um tecnólogo para ampliar a formação?! Valeu!! :D
Sinceramente não sei, vou começar bacharelado agora. Mas coloque em sua cabeça que pós graduação é meio que especialização em algo, e o que escreveu aí me parece ser algo mais amplo. E se o que você quer é ter muito, mas muito cálculo e muito hardware, faça Eng. da Computação, senão faça Ciência da Computação. E lembre-se, se esperar que a faculdade te dê este conhecimento que estás a almejar aí, provavelmente ficará na bota. Como levei um chute da Fuvest, aceitei uma vaga em uma Federal em Ciência da Computação em tempo integral, que era bem equivalente ao o que eu almejava na USP de São Carlos, mas não estou esperando nada dessa universidade, já programo desde os 15 e meu sonho é ir trabalhar fora (Em terra de cego, quem tem um olho imigra), portanto já planejo ser um ótimo aluno e o mais autodidata possível, afinal, diploma no exterior não vale nem como papel higiênico. Apenas espero que tenha alguns contatos, que facilite o processo, e por isso é que vale a pena ser um ótimo aluno na faculdade, demonstrar muito interesse e estudar muito.
Junior Venâncio mano a grade curricular em c.c e eng. da comp. n é tão diferente n, tipo resmat e algumas outras que são mais fáceis que cálculo ou fisica 3, por exemplo. Em outras palavras, as matérias a mais que a eng da comp possui não são mais difíceis que as da c.c, pelo menos eu acho, pois essa de "a matéria tal é mais difícil" não é generalizado p todos.
vou ver todos :) obrigado
Muito boa aula !
baita curso.
Gostei.
Muito Obrigado Pela Aula e Explicação!
Até aulas de ciência da computação o Clóvis de Barros Filho está ministrando!!
E conseguiu emagrecer fazendo a dieta Low-Carb kkkkkkkkkkkkk
AMEI A INTRODUÇÃO VOLTAREI EM BREVE
Olá sou Douglas sou de humanas mais não só muito fan de matemática mais amo esse curso tudo que tem a ver com computadores me chama muito a atenção a matemática me assusta 1 pouco mais mesmo assim quero fazer a matemática e bem básica o mais avança?
boa aula :)👍
"leve o bolo ao congelador" kkkkkkkkkkk deixando a piada de lado, adorei a aula
parece o Jailson mendes Pai de familia
filipe silva aiiii que delícia
Que nada. Parece o professor Clóvis de Barros
va animais
filipe silva KKKKKKK
Era essa a Ciência que faltava? Kkkkkkkkkkkkkkkk
Eu faço este curso e adoro-te
Antes de fazer esse curso você era boa em matemática ?? Tô meio com medo pois em conhecimento em matemática eu sou medianos
Olá, professor. Sou Estudante do Curso de Turismo da UFPI/UFDPar e estou concluindo o curso técnico em informática do IFPI, Tenho um interesse em Data Science, pq vi alguns artigos e consigo relacionar com o meu curso de turismo. Inclusive já até comecei algumas pesquisas pra dar fundamente ao meu tcc sobre o tema. Mas se eu quiser fazer um mestrado nessa área, tenho como? Ou realmente o foco das pós graduações são graduados em Ciência da Computação, Matemática e Estatistifica? Lembrando que no curso de turismo estudamos muito sobre estatística e manipulação de dados de pesquisas.
Agradeço a atenção
Não existe restrição quanto à área de formação do aluno para entrar na pós do IME, mas o tema de pesquisa tem que ser focado em ciência da computação e em alguma das áreas de pesquisa que temos aqui. Ou seja, a investigação de técnicas de computação conhecidas para algo relacionado a turismo faz sentido como pós em turismo, não em computação; já uma exploração sobre como as idiossincrasias do turismo se desdobram na execução de alguma técnica computacional pode ser uma pós em computação. MAS não há uma linha de pesquisa relacionada a turismo no IME, então acho que seria difícil desenvolver uma pesquisa desse tipo aqui.
Sei programar em python em um nível médio/Avançado.Para quem quer se voltar a área de games,por exemplo qual linguagem vc me indicaria?
Acho que não existe uma boa recomendação para esse caso; na verdade, muita gente gostaria de encontrar "a" linguagem de programação e não precisar aprender nenhuma outra, mas na prática isso é muito difícil.
A maioria dos jogos atuais é desenvolvida com base em um arcabouço ou motor de jogo "pré-pronto"; dependendo do arcabouço, é preciso conhecer esta ou aquela linguagem. Perguntei para um colega aqui que me respondeu (de memória, sem muita certeza) sobre algumas ferramentas comuns e as linguagens usadas:
Unity3D: usa C#, JavaScript
Unreal: usa C++
Godot: usa uma linguagem própria
Cocos-2dx: usa C++, JavaScript
LÖVE: usa Lua
Processing: usa Java
LibGDX: usa Java
Se você já conhece python razoavelmente e quiser aprender uma linguagem de mais baixo nível (ou seja, mais próxima do hardware, o que implica em mais complexidade mas também mais velocidade), vá de C++ (mas prepare-se, é barra pesada hahaha). Uma outra linguagem muito popular e versátil é Java, então conhecê-la pode ser útil.
@@ccsldoimeusp4077 Obrigado pela atenção,estava realmente pensando em java ou c mesmo este Unity eu já havia ouvido falar por auto em c# mas ouvindo outras opiniões observei que é possível desenvolver games em qualquer linguagem de programação mas sua resposta foi de grande ajuda,sendo assim obrigado novamente por este esclarecimento e parabéns 👏👏
Vou fazer esse curso e estou com duvida, pq eu tenho um notebook em casa mais tá sem carregador por enquanto, queria saber se geralmente os professores mandam algumas tarefas pra fazer em casa ou algo do tipo?
Não entendi sua pergunta. Quando você diz "esse curso" você se refere a este curso online? Ou ao curso de graduação em ciência da computação do IME/USP? No caso do curso online, todo o trabalho é feito em casa :) . No caso da graduação no IME, sim, há bastante trabalho a fazer em casa, mas existem alguns computadores para uso dos alunos no instituto.
@@ccsldoimeusp4077 muito obrigado agr entendi
Tenho 11 anos e queria aprender o básico para no futuro estar preparada pra faculdade acha que consigo?
Obs: vou entrar no sexto ano agora. Acha que está cedo demais?
Estude mais do que é pedido na escola
@@HarutoPlay Ok, muito obrigada
tô fazendo curso superior ciências da computação online, tem alguma coisa a dizer, conselho ou recomendações?
Hmmm... Estude bastante? hahahaha Acho que as duas coisas que vale dizer são (1) se você não tem um domínio razoável do inglês, procure aprender. Não é preciso ser um ás, mas é bom que você consiga ler e escrever textos relativamente longos (como documentação) em inglês sem ficar com a cabeça exausta depois de 5 minutos. E (2) o mercado é muito aquecido para profissionais dessa área, então você vai ter a possibilidade de trabalhar durante a graduação. Dentro do possível, deixe o trabalho para depois: você vai estudar durante 4 anos e trabalhar durante 35, não precisa ter pressa de começar :) ; o quanto possível, absorva o conteúdo do curso e aprenda coisas extras também.
@@ccsldoimeusp4077 obrigado professor, vou levar suas palavras com minha dedicação!
@@socara83 como tá indo no curso?
são aulas prontas, só o básico, digamos que a introdução e o básico de cada assunto, atualmente tô estudando estatística, banco de dados, Java objetos, e o inglês de fato é muito importante já que as linguagens são originalmente em inglês. comecei com zero de conhecimento em relação a programação então obviamente não é fácil precisa de dedicação e tô me esforçando
Analise e desenvolvimento de sistemas tem muita matemática? é mt difícil o curso ou é de boa ?
Alan Lima Tudo que envolve solftware tem matemática e lógica nas suas raízes.
Ola eu quero o curso completo e no fim com direito a certificado
Para ter o certificado, é preciso fazer o curso através do coursera e pagar uma taxa: www.coursera.org/learn/ciencia-computacao-python-conceitos
Eu que não entendo de computação, posso fazer esse curso!!!!??
Sim, o objetivo deste curso é servir como introdução para quem não tem conhecimento na área. Você precisa apenas saber usar o computador (para instalar os programas necessários) e o básico da matemática do ensino médio (acho que o mais complicado que usamos aqui é a fórmula de Bháskara).
Hoje em dia quando as faculdades divulgam, o curso CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO eles estão oferecendo um curso em licenciatura e bacharel ? Não compreendo ?
Nunca ouvi falar em licenciatura em ciência da computação, duvido um pouco que exista mas vai ver... No IME/USP o curso é de bacharelado.
marcus lima Licenciatura é pra ser professor, dar aula.
OLA TUDO BEM. GOSTARIA DE SABER SE EU USAREI ESSA LINGUAGEM EM EMPRESAS PARA CRIAÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTFONES E PROGRAMAS DE PC
Python é uma linguagem amplamente usada no mercado, tanto para aplicações em computadores pessoais quanto em servidores. No entanto, ela não é muito comum no desenvolvimento de aplicações para smartfones; as plataformas android e iOS favorecem linguagens especificamente criadas para elas (kotlin e swift, respectivamente).
Galera, eu gosto de fazer a manutenção do computador e quero fazer uma faculdade. Qual devo fazer a ciências da computação ou a engenharia da computação ?
me ajudem
Se seu interesse é programar e entender como problemas (abstratos, científicos ou do mundo empresarial) podem ser resolvidos através da computação, faça ciência da computação. Se seu interesse é trabalhar a programação em conjunto com o hardware (como um forno de microondas ou um motor de automóvel) ou ainda administrar o processo e a equipe de desenvolvimento, faça engenharia da computação.
Gabriel Lima mano, eu estudei informática com objetivo de trabalhar em administração e manutenção de redes e hardware, mas cara, em qualquer curso que tu for fazer de computação tu vai acabar sendo obrigado a programar, mesmo que tu N goste. Eu por exemplo não gosto, vou ficar só com o técnico e vou estudar outra área de curso superior, mas se tu gosta de programar, vai firme
Gabriel Lima mas sério, se tu quer mesmo seguir na área, tu TEM que gostar de programar, então tenta treinar em casa, se tu N gostar, provavelmente tu N vai curtir algum curso que envolva computação
Lucas Clavijo vlw mano, em que area do superior tu fez ?
Gabriel Lima se você quer fazer faculdade então recomendo começa a tira esse (tu) dos seus texto/mensagens 😂
queria trabalhar com desenvolvimento de inteligência artificial isso eh pura ciência da computação ou eh mais direcionado a TI (programação)?
Inteligência artificial é uma área interdisciplinar que, entre outras coisas, envolve bastante matemática, programação e ciência da computação (que é a teoria da computação e da programação).
Professor, sabe informar onde posso conseguir me matricular em um nome curso de compiladores?
Não sei se entendi a pergunta. "Compiladores" é uma matéria tradicional em cursos de ciência da computação e engenharia da computação (embora ela não faça mais parte da grade no IME/USP, ela aparece em diversos outros cursos). Não sei se você vai encontrar um curso sobre isso fora da universidade.
@@ccsldoimeusp4077 entendi. Mas para uma pessoa que quer se aperfeiçoar nesta área, qual seria o recomendável?
@@cesarvaz6622 se você é graduado na área da computação, uma opção é atacar um bom livro sobre o assunto (O mais tradicionalmente usado é Compiladores: Princípios, Técnicas e Ferramentas - Aho et al.; outro comum é Compiladores: Princípios e Práticas - Kenneth C. Louden). Provavelmente também vale a pena dar uma olhada em algo sobre conceitos de linguagens de programação. Ou então você pode procurar algum trabalho relacionado ao assunto :) .
Se você não é graduado na área, aí provavelmente vai precisar começar gastando algum tempo com matérias teóricas, como algoritmos e autômatos. Não é muito fácil absorver esse tipo de conteúdo estudando por conta própria, mas certamente é possível.
@@ccsldoimeusp4077 sou graduado. Obrigado pelos esclarecimentos
Só eu que achei que a blusa dele tava com erro no código fonte?
Iniciei um curso a distância numa universidade estrangeira, que envolve binários, bits e decimais,
Estou passando um perrengue, mas o fato de GOSTAR do mundo computacional, não me deixa desistir
A universidade é a Uopeople?
tenho 46 anos se eu fizer um curso de ciências da computação vou me formar com 50 anos terei chance de entrar neste mercado de trabalho?
Iniciar uma nova carreira sem ser jovem sempre traz dificuldades. Isso dito, há carência de programadores no mercado, então de maneira geral um bom programador consegue se colocar mais facilmente que profissionais de outras áreas.
Gostaria de saber se o curso em CC é pós-graduação ou bacharelado, sendo que aparentemente só tem um curso chamado Computação?
Notei que existe a carreira 710 chamada Computação e os cursos de 13 à 16. Então Computação é só a área de conhecimento do curso é isso?
No IME/USP, existe o bacharelado em ciência da computação. Na USP-LESTE (EACH), existe um outro curso, que é o bacharelado em sistemas de informação. Finalmente, no ICMC/USP (em São Carlos), existe mais outro curso, o bacharelado em ciências da computação (é praticamente o mesmo nome e espírito do curso do IME, mas as equipes responsáveis são diferentes então os cursos não são iguais). Fora isso, tem as engenharias de computação ou engenharias elétricas com ênfase em computação.
Todos eles são cursos em nível de graduação, mas existe também pós-graduação em ciência da computação. Não sei se respondi o que você perguntou :)
Lucas Kikkawa existe o bacharelado em ciência da computação e a pós em ciência da computação. Lembrando q tbm tem bacharelado em engenharia da computação.
professor o senhora da aula para graduação?
O Prof. Fabio dá aulas para a graduação sim, mas nem sempre esse assunto (é feito um rodízio entre os professores). Mas, como a maioria dos professores da USP, ele dedica boa parte do tempo dele à pesquisa e orientação de pós-graduação.
Estão todos de parabéns!
Professor, muito boa a aula! Porém não devo deixar despercebido que sua camiseta deu uma forte aguçada no meu toque ahahah
Hahaha também gostei da aula. Mas explica esse rolê da camiseta aí. Algumas coisas aguçam meu toc, mas nada percebi na camiseta dele.
@@KilyTheDog a camisa têm duas cores diferentes, essa troca de cores me da uma bugada
@@brunocardoso8277, não tinha percebido. =O
Achei que era um efeito de luz da minha tela, que não está muito boa.
Estou estudando ciência da computação pra ser astronauta
Não sabia dessa possibilidade... bacana.
Não sou bom em matemática ? Sera que posso fazer esse curso ?
O curso não lida diretamente com matemática, mas ela aparece de duas formas: primeiro, a maior parte dos exemplos e exercícios usa conceitos matemáticos simples (até a fórmula de Bháskara); segundo, o pensamento computacional se aproxima do pensamento matemático em diversos aspectos. Sugiro que você faça o curso (de preferência no coursera, que tem o corretor automático e os fóruns dos alunos) e experimente!
Oieee, Boa noite!!😊😊😘
Oi😊
o que eu aprendi aqui é que eu sou de humanas fé em deus.
Eu queria atuar nas seguintes áreas: Engeharia de Software,ciência da computação e sistema de Informação.Eu escolhi uma e vai ser ciência da computação,meu sonho é ser programador de software.Acho que vou atuar primeiro na mecânica que a engenharia é um pouco mais pesado.So tenho 13 anos amigos,estou estudando muita matemática porquê sei que vou precisar pra atuar no cargo😏
Aprende a área chamada "Português", depois as outras.
Consegui mano
Qual a diferença do curso de ciência da computação da USP/ICMC e da USP/IME?
Muda algumas coisas da grade e muda o lugar (São Paulo/São Carlos) ;)
Olá, espero que me ajude e me responda ?
tem como fazer ciencia da computaçao msm odiando matematica?
Hmmm... boa parte dos exemplos que usamos aqui passam pela matemática, até pela origem do curso: ele é o material que a USP usa para os alunos de engenharia, matemática, física etc. Então, seria possível aprender os conceitos principais da computação com menos peso na matemática, MAS... se você quer trabalhar de fato com computação, embora haja áreas em que a matemática é menos presente, ela sempre vai estar por lá. Mais importante que isso, o pensamento que embasa a programação é muito similar ao da matemática, então se você odeia matemática provavelmente vai odiar computação e, principalmente, programação. Isso vale em dobro para ciência da computação: é um curso em que o formalismo matemático, mesmo que não seja sempre explícito, é bem presente.
Mas, cá entre nós, por que tanto ódio nesse seu coraçãozinho? ;)
se pra seguir meu sonho tenho q conviver melhor com a matematica, entt la vamos nois :)
OBG querido professor
CCSL do IME/USP Eu me inscrevendo terei o curso completo gratuito, ou seja, é ciência da computação completa como na faculdade?
O curso de ciência da computação é uma graduação completa em quatro anos, passando por vários assuntos (redes, metodologia de desenvolvimento, algoritmos, teoria da computação etc.). Um dos primeiros assuntos abordados são os conceitos básicos da programação, dados em uma disciplina do primeiro semestre (que depois continua). Os dois cursos do coursera correspondem ao conteúdo dessa disciplina do primeiro semestre.
Estou com 19 anos, estou na informática a anos e estava querendo fazer a faculdade de ciência da computação, porém para começar já falam de matemática e na verdade eu não odeio matemática porém eu sou literalmente horrivel e amo programação... é uma combinação muito estranha porém me desanima muito.
pessoas - vou fazer ciencia da computação
matemática - A
pessoas sai correndo
ciencias naturais me pegou em kkkk
só 55?
Matemática? Ah... Pensando bem... Eu nem queria estudar isso mesmo...
MILHÕES DE LINHAS DE CÓDIGOS!!!???
😭😭😭😭😭😭😭
Em geral, não é uma só pessoa que escreve essas linhas todas sozinha ;-)
falo em matematica ja caiu fora kkkkk
É dois, fui... kkkkkkk
O unico problema é o salário...
nello Um estágio em TI paga 1200 reias, enquanto um em direito paga 600. É a área que melhor paga seus profissionais no Brasil. Agora tbm é uma das áreas de maior demanda, empresas pequenas querendo pagar pouco e ter mto sempre vai ter. A questão é saber procurar e se destacar. Competição existe em todas as áreas profissionais, mas certamente um dos problemas de TI não é o salário.
faltou em matemática eu tô fora kkk
Kayky Fortunato KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU
Desde quando isso é engraçado?
2 kk
Valor simbólico de 29 Dólares é foda viu
Verdade, o país necessita muito de profissionais na área e muitas empresas exigem certificação, inclusive para concursos públicos. Falta um pouco de bom senso.
É isso aí, pra fazer esse curso tem que manter um olho no peixe e outro no gato... Se é que me entendem hehe
Maldita inclusão digital...
kkkkkkkkkkkkkkkk
Posso virar um hacker mano
Resumindo. Ciência da computação é um curso pra ser Dono de Lan house
Steve Jobs não morreu...
Dei deslike pela qualidade do áudio.