Acho importante Alysson mascaro falar sempre "a mesma coisa", porque assim de alguma forma as pessoas entendem de uma vez por todas. Trotsky já prenunciava que depois de 1905 a revolução seria inevitável. Passaram-se treze anos dessa colocação e a Revolução Russa veio. O que Alysson diz é sobre essa inevitabilidade de se transformar o Brasil. A Revolução popular brasileira será inevitável. Quem sabe daqui a treze anos também. Quem sabe em menos tempo. Temos todos os aparatos de miserabilidade para revidarmos. Avante! Que o povo tenha o controle da própria vida em suas mãos!!
Espero ansioso por esse momento revolucionário, antes de ficar muito velhinho para empunhar uma arma contra os fascistas. Você tem o meu apoio, Mariana.
Acho que uma postura quanto a "inevitabilidade" de uma revolução popular, seja no Brasil ou em qualquer outra nação, uma posição nostálgica e um horizonte distante, além de uma perigosa postura para as forças populares. Há dois motivos para tal: (1)Há de se entender que existem poderosos mecanismos de construção de consenso, na fabricação dos "fatos", não a toa o dicionário Oxford declarou a palavra "pós-verdade" como a palavra do ano de 2017. O intelectual judeu americano Noam Chomsky tem extensa obra sobre esse tema. São literalmente bilhões de U$ que são investidos na área midiática para direcionar a opinião pública no sentido dos interesses do capital norte americano. Vale salientar que essas ferramentas, a qual as redes sociais são parte fundamental, e são usadas tanto contra a população doméstica quanto estrangeira. Para conferir a aplicabilidade disso basta dar uma rápida olhada no manual do exercito norte americano TC 18-01 Unconventional Warfare que vazou em 2010 pelo WikiLeaks. Neste manual fica muito claro as novas táticas de engajamento indireto das forças aramadas imperialistas norte americanas para troca de regime em nações estratégicas para o interesse do capital financista. (2) Tal postura ensejada numa "esperança revolucionária" apenas engessa ainda mais as forças a esquerda do espectro político (se é que podemos dizer que há esquerdas hoje, a não ser nos locais mais desertificados pelo capital como o partido comunista do Curdistão ou o KKE na Grécia). Essa postura de postergar para o futuro a revolução é uma ferramenta discursiva e (des)mobilizadora, pois coloca as mudanças necessárias para a sobrevivência da espécie humana no planeta, na dimensão ideal, sempre a partir de uma idealidade não efetiva, que habita apenas a dimenssão do pretérito imperfeito, sempre no que poderia ser, no que deveria ser... É nescessário sair dessa postura estritamente negativa, e passar para ação positiva, como diria o filosofo hungaro Istivan Mészaros. Tem esperança que espera, essa espera eterna tem de parar, é nescessário parar de ter esperança e passar efetivamente a uma ação real, material, que se inscreva no corpo social total e não num devir que nunca chega, e pior, que só reafirma de maneira ainda mais profunda as imensas clivagens na sociedade onde 1% da população controla efetivamente 99% dos recursos mundiais.
@@eduardoebbers temos que parar de ter esperança. Falou tudo. O tempo é hoje. Eu citei Trotsky por ilustração mesmo, como referência. É preciso parar de ter esperança religiosa para se fazer revolução, pois ela é científica, nunca religiosa.
Lendo os comentários, me senti respirando novamente. A esmagadora impressão que tenho no dia a dia, é a de que estou cercada de alienados embrutecidos pela falta de conhecimento e engajamento político. É sempre bom saber que tem gente como eu por aí. Gratidão pela lucidez de vocês.
PARABÉNS AOS PALESTRANTES! GRATA PELOS ARGUMENTOS CONSISTENTES, CLAROS E QUE ACRESCENTAM SABEDORIA AOS NOSSOS PRÓPRIOS ARGUMENTOS PARA QUE POSSAMOS DEFENDER MAIS CLARAMENTE AS NOSSAS LUTAS POR UM MUNDO IGUALITÁRIO, INCLUSIVO, AMOROSO, REALMENTE HUMANO.
Prof. Alysson como sempre vai no âmago do problema: o Capital em conluio com o Estado. O Judiciário é uma instituição do Estado e do Capital. Simples assim.
Espetacular. Curti demais e fiquei conhecendo o Alysson Mascar que passarei a seguir de perto. Também não conhecia a Thula que deu show e o Luiz Eduardo é sempre fantástico.
Parabéns a organização pelo excelente evento. O povo precisa saber. Um grande abraço, Daniel Pearl Bezerra - editor do canal Mídia Livre no RUclips. Beijos. #LulaInocente
Cada fala nesse debate é essencial. Continuar vivo...gostei porque tenho me configurado assim; entretanto, informar-se, e buscar conhecimento, extremamente necessário. Agora, como influenciar pessoas e capacitá-las? Desconfio que seja o nosso principal desafio. Hostilidade é a linguagem desse mundo capitaneado pelas elites.
Viva, Paulo Eduardo! Estamos publicando os vídeos do Seminário Internacional "Democracia em colapso?" aqui na TV Boitempo. Fique ligado no canal pra acompanhar as mesas todas... ;)
Prof Alysson o mais coerente, p destruir todos esses problemas que nos matam todos os dias, temos que construir uma perspectiva nos partidos de esquerda, movimentos de juventude, movimentos sociais, movimento hip hop, movimento de mulheres, movimento de negras e negros com uma estrategia e programa de superação do Capitalismo, portanto, um novo mundo, o professor foi o único que deu respostas nesse sentido, mas as contribuiçoes da e do outro debatedor também são fundamentais para pensar o meio de caminho até chegar a nossa revolução tão necessária e socialista.
E como se jogasse em nossa cara /a cada frase o real nao nos deixando outra opçao a nao ser a de perguntar-nos a nos mesmos:Como pudemos ver estas coisas de forma diferente durante tanto tempo?So mesmo um socratico,quero crer, para nos fazer despertar.
@@gustavojugend olá meu caro, tudo bom? Então, já até pensei em fazer isso, mas eu não tenho língua estrangeira para o processo seletivo, nem condições de fazer curso. Aí nem vale a pena tomar o tempo do professor.
Os dois grupos, identitários e pentecostais, que pautaram o debate político no Brasil nas duas últimas eleições, foram treinados e formados nos EUA. Edir Macedo é cria da CIA, treinado nos EUA, treinado em Israel, para inculcar a moral neoliberal e meritocrática, privatista, na cabeça do brasileiro pobre, que precisa do Estado até para comer e cag*r. Identitários foram treinados em universidades dos EUA, como os pais deles no Brasil, Abdias do Nascimento e Florestan Fernandes, ambos com os bolsos cheios de dinheiro da CIA. Ou seja, os dois grupos que tiraram o foco de questões sobre imperialismo econômico, exploração econômica de classe, soberania nacional e jogaram esse foco em questões de moral e cultura, foram treinados nos EUA. Quem quiser saber mais, leia um autor chamado Wanderson Chaves, o maior especialista brasileiro em Fundação Ford. Sempre as questões precisam ser racializadas para o movimento afro-ford, sexualizadas para os movimentos gay-soros e feminixta-lemann. Pentecostais nem preciso explicar. A demonização do nacionalismo econômico, de Stalin (que tirou a URSS de um atraso feudal e venceu Hitler e o nazismo), da ideia de soberania... tudo em nome de um "cosmopolitismo" entreguista com disfarce de moderno
O Vídeo é fantástico. mas acredito que para atingir mais alcance e influenciar mais pessoas estes vídeos deveriam circular "também" sem o logo da boi tempo. Em perfis de pessoas comuns. Compartilhar um vídeo da Boi tempo é viável entre simpatizantes do comunismo. Que não são maioria infelizmente. Quando compartilho o vídeo, antes da pessoa ver, já aparece com preconceito por conta das aversões aos comunistas da guerra fria. Esta é minha humilde opinião e sugestão, porque amo os conteúdos e também acredito na possibilidade da mudança social.
TEORIA É BOM E EU GOSTO Na Crítica da Economia Política, Marx critica a economia política burguesa, de uma perspectiva ONTOLÓGICA. Isto precisa ficar esclarecido, se você quiser entender e praticar o realismo histórico e dialético. Na ontologia crítica de Marx, o estranhamento de si mesmo, a alienação, condicionada pelas relações capitalistas, são o ponto de partida para a crítica da economia política e a base para a reformulação da estratégia necessária para a superação da fase final do imperialismo. Sociedade clivada e caos cognitivo. Criei esses dois conceitos para entender e nomear esses elementos do ataque imperialista que sofremos desde 2012. É preciso lembrar que as condições historicas para que o ataque tenha eficácia estâo presentes na nossa formaçâo social: racismo, misoginia, ódio de classe, patrimonialismo, patriarcalismo, autoritarismo. Para a questão do modo de produçâo escravista, ressaltar que ele existiu na antiguidade mas tb na epoca da acumulação primitiva do capital (livro 1 Marx). Sem escravidâo nas colonias nâo haveria acumulação do capital mercantil e revolução industrial. Portanto, o modo capitalista de produção precisou da escravidáo em seu inicio, como forma de exploração necessaria do colonialismo. Essa é nossa desgraça estrutural pq define a formaçâo social brasileira e a ideologia da classe dominante. A politica aplicada atualmente pelo governo nazi encontra eco entre a população, principalmente na chamada classe media, por falta de consciência para si. O trabalho de alienaçâo da midia corporativa e das igrejas está dando seus frutos: ressentimento, inveja e ódio. A nossa resposta será uma revolução cultural, feminista e antropológica Joyce Pires m.facebook.com/story.php?story_fbid=1004690146551548&id=100010317152467
Nem casagrande e nem senzala : QUILOMBO! POVO PRETO QUILOMBO NO PODER! Sao as escolhas no poder de política de Estado(pessoas a frente desses poderes) que determinam através de leis e regulamentações que impactam e definem a sociedade e relações sociais: (escravidão, capitalismo, socialismo etc). Que vão determinar, #permitir ou #não, que: existamos, sejamos livres, crescamos, produzimos, empresariemos e tenhamos mais terras para plantar, tambem como fazendeiros, quilombolas, povos indígenas, tenhamos desenvolvimento sustentavel e igualdade social ou desigualdade social, igualdade ou desigualdade racial, sendo ou não bem remunerados. São as escolhas nos poderes do Estado, que vão escolher entre: reinado, imperialismo, republica ou ditadura, ou imperialismo etc. Foram as escolhas politicas no Estado que permitiram, que povos (Américas, Ásia, África) tivessem relações sócio-econômicas fossem escravizados, colonos, feudal, trabalhistas etc. Foram as escolhas politicas no Estado que assinaram leis que desregulamentou quando acharam convinientes a lei de libertação de escravizados, direitos trabalhistas etc, Foram as escolhas politicas no Estado que determinou as cotas da lei do boi, voto de mulheres brancas, votos do homem e mulher da diáspora africana, e recentemente cotas de acesso da diáspora africana e indigena em condicao de vulnerabilidade a educacao universitaria atravez de prova entre eles, com acesso a mais pessoas a educacao, e e' a atual escolha politica que esta nos matando e aos poucos retrocecedendo nos avanços sociais, portanto temos que tomar as rédeas do poder público através do processo democrático durante as eleições desse ano, agora com protagonismo negro e negra engajado e transparente, para garantir e permitir que as escolhas politicas continuem e ampliem a inserção e ascenção dos negros, negras e indigenas na sociedade para alavancar e #oxigenar qualitativamente e quantivamentemente a sociedade. Atualizar o processo de evolução, é nossa responsabilidade agora continuar esse processo, ao inves de esperar que outro "milagre" aconteça novamente. Os outros segmentos não podem fazer tudo por nós, alguém comecou o processo, agora é nossa obrigação continuar o processo de evolução. Os outros grupos estão estagnados no saudosismo colonialista. Cotas de 57% proporcional a populacao negra no Brasil em todos os setores e lugares, para ajudar o Brasil a evoluir e chegar ao séc 21 de fato. Século 21 que queremos e que o mundo civilizado já está, que são aqueles países que muitas vezes não ouvimos falar, porque eles já fizeram e estão fazendo suas revoluções sociais e mudanças e a grande maioria étnico racial esta representada na sociedade está mais igualidaria, proporcionalmente, a economia está melhorando ou melhor e as pessoas estavam vivendo melhor! O Africano descendente no Brasil tem que tomar a sua parcela de responsabilidade nos poderes públicos e privados, expandir o seu campo de atuação, contratar pessoas ou seja, nao esperar que outros executem por nos! NÃO SEJAMOS OMISSOS! NÃO DE O CHICOTE a ALGUÉM e DEPOIS RECLAME DE COMO ELE e ELA QUEBRA ou NAO, O CHICOTE NAS SUAS COSTAS!!
A branquitude brasileira tem medo que a negritude realize uma revolução de ascendência do povo preto e preta aos #poderes porque esse é o progresso e a ordem independente do Brasil. De um Brasil-colonia-escravocrata-eugenico, em busca do colonizador de (direita-esquerda-centro), que fica olhando pedindo ao outro para comandar o Brasil! O povo preto não quer um colonizador, o povo preto quer uma república independente e equitaria. A branquitude tem medo da independência, porque a branquitude está aprisionada na colonização para nao ter que provar competencia, para não ter que ter compromisso com o bem comum. E se manter no poder sendo incompetente, compromissado com os seus interesses e ser preguiçosos, tendo alguém para fazer o trabalho manual e inteletual para ele e ou ela. E só cópia o que a negritude (intelectualmente e manualmente) produz, como foi no passado roubando as technologias das ciências exatas, artisticas, agriculturais, astronomicas, artísticas etc) para tirar vantagem e mostrar ao mundo como produto da branquiude de novo. #AcodaGigante! Não caia na arapuca de culpar, matar e condenar o homem preto e ou a mulher preta que é atacado pelas as mesmas formas de opressão e de genocídio a 500 anos... essa armadilha só serve a opressão vigente para que tudo continue como esta... só que o que está ai... depois de 500 anos dessa administração desses administradores e administradoras resultou no frcasso social-economico-institucional-estrutural... é o Brasil como um dos 5 maiores paises desiguais do mundo... é um dos maiores países violentos, sem estar em guerra no mundo... é um dos países com piores condições de sociais (saneamento básico, planejamento urbano e rural, educação pública, saúde publica, iluminação pública, transporte público de massa, moradia, infraestrutura etc) porque o dinheiro público vai para grupos privilegiados que se reveza no poder, repetindo as práticas desiguais e corruptas, e não existe projeto de nação de inclusao, insercao e ascensao no ponto de vista interseccional e equitativo. Porque quem estava e está no poder a 500 anos em diversos regimes (reinado, imperialismo, republicano:presidencialista) com (capitalista-socialista) (neo-liberal ou não) todos mantendo o conservadorismo Colonialista-Escravocrata-Eugenico que numca funcionou, que agora querem mudar de novo, sem mudar as estruturas e infraestruturas, sem interesse em #trabalhar para fazer isso..lideranças da branquitude preguiçosos, indolentes, incompetentes, descompromissados, oportunistas e corruptos no sentido racista-radical. Porisso o Brasil esta assim... contra fatos e numeros nao existe argumentos #PovoPretoNoPoder! Nem Casa-Grande e nem Senzala eu sou Quilombo! ruclips.net/video/PF0r9DniS_E/видео.html
O capital financeiro global está na origem de crimes graves, não apenas contra a propriedade, mas também contra as pessoas e o meio ambiente. Trata-se de uma criminalidade organizada - Papa Francisco
Uma das omissões mais frequentes do direito penal, consequência da seletividade das sanções, é a escassa ou pouca atenção que os crimes dos mais poderosos recebem, sobretudo a macro delinquência das corporações - Papa Francisco
Nossa, mas essa mediadora foi de uma infelicidade do começo ao fim. Principalmente pelo fato de se aproveitar da posição de mediação e ficar colocando suas perguntas. Respondeu o que a Thula questionou sobre os posicionamentos. Poderíamos ter mais perguntas pertinentes ao invés das dela.
A questão é muito simples: os ministros do STF têm que ser nomeados por uma instituição do próprio judiciário, por méritos de carreira e experiência adquirida ao longo de décadas de decisões sábias e isentas.
Nos governos do PT as polícias mostrou uma face autônoma no sentido do não cumprimento da constituição federal. E o discurso religioso político pentecostal minou a tentativa da super democracia de consciência social.
1:30 Nisso de cada um procurar seu próprio Sócrates, Platão e sair da lógica da universidade, e estudar o que quiser, alguns acabaram encontrando o seu próprio Olavo de Carvalho...
É curioso que o recurso a paraísos fiscais, um expediente que sirva para ocultar todo tipo de crime, não seja visto como uma questão de corrupção e criminalidade organizada - Papa Francisco
O que Thula Pires disse LENDO, em sua primeira fala logo de entrada, foi muito bacana e elogioso, mas também pudemos ver que quando ela teve de responder de pronto, aí sim sem colinha, mostrando sua personalidade aparentemente forte e decidida, os seus conhecimentos sobre o(s) tema(s), seu desembaraço, mostrou-se frágil e como toda a classe branca/pequeno-burguesa "dentro da caixinha" e "politicamente correta", uma pessoa quase sem visão. Já Luiz Soares, Bom, esse eu gostaria de tomar um café expresso com ele em uma casa especializada em chás, cafés e sucos, bolinhos e biscoitinhos, em uma tarde ensolarada. Aí falaríamos sobre o cotidiano, sobre as flores que nascem no cume daquela montanha etc.. Acho que seria uma tarde agradável! Somente Alysson - sempre ele - não teve medo de dizer a verdade e dar-nos a solução do problema. O melhor é que em momento algum, como os demais, foi "politicamente correto" (leia-se: falso e/ou covarde). Professor Alysson é absolutamente único e colocou os outros dois no bolso, principalmente quando deu sua resposta direta e reta à covardia dos demais convidados, tolos, que tentaram criticá-lo, mas só alcançaram e atingiram a mediocridade deles próprios. Eternamente: BRAVÍSSIMO, PROFESSOR ALYSSON MASCARO, BRAVÍSSIMO!!!
A professora foi extremamente prolixa e colocou adereços de mais na fala, seja mais direta por gentileza. E menas com esses termos de identitarismo vindos dos estados unidos, dos liberais de esquerda dos anos 70, vamos ser mais cruentos.
Alysson chatão, lacônico e repetitivo. Além de fazer uma análise bastante enrijecida, sem compreender os problemas concretamente, portanto, sem lidar com problemas de raça/etnia, sexualidade e gênero. O Silvio Almeida faria esse debate todo muito melhor! Em tempo, a Thula Pires salvou o debate.
Todas as falas dos palestrantes foram impressionantes, mas a fala do Alysson Mascaro é bastante direta e impactante.
Acho importante Alysson mascaro falar sempre "a mesma coisa", porque assim de alguma forma as pessoas entendem de uma vez por todas. Trotsky já prenunciava que depois de 1905 a revolução seria inevitável. Passaram-se treze anos dessa colocação e a Revolução Russa veio. O que Alysson diz é sobre essa inevitabilidade de se transformar o Brasil. A Revolução popular brasileira será inevitável. Quem sabe daqui a treze anos também. Quem sabe em menos tempo. Temos todos os aparatos de miserabilidade para revidarmos. Avante! Que o povo tenha o controle da própria vida em suas mãos!!
Espero ansioso por esse momento revolucionário, antes de ficar muito velhinho para empunhar uma arma contra os fascistas. Você tem o meu apoio, Mariana.
Chato toda vida. Mais sem noção, machista e desconexo nesse debate não exisitu.
Acho que uma postura quanto a "inevitabilidade" de uma revolução popular, seja no Brasil ou em qualquer outra nação, uma posição nostálgica e um horizonte distante, além de uma perigosa postura para as forças populares. Há dois motivos para tal: (1)Há de se entender que existem poderosos mecanismos de construção de consenso, na fabricação dos "fatos", não a toa o dicionário Oxford declarou a palavra "pós-verdade" como a palavra do ano de 2017. O intelectual judeu americano Noam Chomsky tem extensa obra sobre esse tema. São literalmente bilhões de U$ que são investidos na área midiática para direcionar a opinião pública no sentido dos interesses do capital norte americano. Vale salientar que essas ferramentas, a qual as redes sociais são parte fundamental, e são usadas tanto contra a população doméstica quanto estrangeira. Para conferir a aplicabilidade disso basta dar uma rápida olhada no manual do exercito norte americano TC 18-01 Unconventional Warfare que vazou em 2010 pelo WikiLeaks. Neste manual fica muito claro as novas táticas de engajamento indireto das forças aramadas imperialistas norte americanas para troca de regime em nações estratégicas para o interesse do capital financista. (2) Tal postura ensejada numa "esperança revolucionária" apenas engessa ainda mais as forças a esquerda do espectro político (se é que podemos dizer que há esquerdas hoje, a não ser nos locais mais desertificados pelo capital como o partido comunista do Curdistão ou o KKE na Grécia). Essa postura de postergar para o futuro a revolução é uma ferramenta discursiva e (des)mobilizadora, pois coloca as mudanças necessárias para a sobrevivência da espécie humana no planeta, na dimensão ideal, sempre a partir de uma idealidade não efetiva, que habita apenas a dimenssão do pretérito imperfeito, sempre no que poderia ser, no que deveria ser... É nescessário sair dessa postura estritamente negativa, e passar para ação positiva, como diria o filosofo hungaro Istivan Mészaros. Tem esperança que espera, essa espera eterna tem de parar, é nescessário parar de ter esperança e passar efetivamente a uma ação real, material, que se inscreva no corpo social total e não num devir que nunca chega, e pior, que só reafirma de maneira ainda mais profunda as imensas clivagens na sociedade onde 1% da população controla efetivamente 99% dos recursos mundiais.
@@eduardoebbers temos que parar de ter esperança. Falou tudo. O tempo é hoje. Eu citei Trotsky por ilustração mesmo, como referência. É preciso parar de ter esperança religiosa para se fazer revolução, pois ela é científica, nunca religiosa.
Lendo os comentários, me senti respirando novamente. A esmagadora impressão que tenho no dia a dia, é a de que estou cercada de alienados embrutecidos pela falta de conhecimento e engajamento político. É sempre bom saber que tem gente como eu por aí. Gratidão pela lucidez de vocês.
Que texto esplendoroso e contundente de Thula Pires! Que importante intelectual para o Brasil do nosso tempo! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤
Thula Pires vc apresentou a realidade do Brasil de maneira espectacular. Parabens
Prof. Alysson é luz nesse mar de insanidade que virou o Brasil.
Eu só entendo o q o prof Allysson Mascaro fala, pq ele fala de forma direta, c/ uma linguagem simples, direto ao ponto!
Fato.
Que evento relevante, TV Boitempo! Reflexões tanto profundas como pragmáticas!
PARABÉNS AOS PALESTRANTES! GRATA PELOS ARGUMENTOS CONSISTENTES, CLAROS E QUE ACRESCENTAM SABEDORIA AOS NOSSOS PRÓPRIOS ARGUMENTOS PARA QUE POSSAMOS DEFENDER MAIS CLARAMENTE AS NOSSAS LUTAS POR UM MUNDO IGUALITÁRIO, INCLUSIVO, AMOROSO, REALMENTE HUMANO.
Prof. Alysson como sempre vai no âmago do problema: o Capital em conluio com o Estado. O Judiciário é uma instituição do Estado e do Capital. Simples assim.
Sem deixar que o cenário político está cheio de lobistas!
Então não existiria Judiciário sem o Estado Capital?
Thula maravilhosa, exímia pensadora! Quero muito ter aula com ela❤️
BOM DEMAIS... PROFESSORES EXCELENTES ENTENDEM O ASSUNTO JUSTAMENTE PORQUE VIVERAM
Espetacular. Curti demais e fiquei conhecendo o Alysson Mascar que passarei a seguir de perto. Também não conhecia a Thula que deu show e o Luiz Eduardo é sempre fantástico.
Parabéns a organização pelo excelente evento. O povo precisa saber. Um grande abraço, Daniel Pearl Bezerra - editor do canal Mídia Livre no RUclips. Beijos. #LulaInocente
Alysson é o cara
Nossa estou entusiasmada com as palestras professor Alysson Mascaro. Muito rico seus esclarecimentos.
Professor Alysson nos deixa é sem palavras!!! ❤️
Um dos melhores dias do seminário, sem conta que um tema imprescindível em tempos de recrudescimento da necropolitoca.
Gente, quanta clareza tem a Thula!!! Fantástica!
Clareza nenhuma.
Simplesmente excelente! Parabéns Prof. Alysson e a TV Boitempo
Professor Alysson Mascaro. Perfeito!
Valeu Mascaro!
Allyson mascaro é um fenômeno. Criatura inteligentissíma.
Alysson Mascaro = um bote salva-vidas num mar de pós-modernos!
Se ainda esse mar fosse so/ de po/s-modernos!!!!!!!!!!!!!
Que bancada rspetacular. Alto nível .
Cada fala nesse debate é essencial. Continuar vivo...gostei porque tenho me configurado assim; entretanto, informar-se, e buscar conhecimento, extremamente necessário. Agora, como influenciar pessoas e capacitá-las? Desconfio que seja o nosso principal desafio. Hostilidade é a linguagem desse mundo capitaneado pelas elites.
Show de bola! Obrigado por sua sobriedade!
Thula maravilhosa!!!
Gratidão pelo vídeo!! Sigamos na luta💝🌹
Que nível de compreensão da realidade. Parabéns aos palestrantes.
Há muito tempo que não via nem ouvia, tanta coerência, equilíbrio, sensatez e honestidade na exposição.
Obrigado pela publicação! 👏👏👏👏👏
Viva, Paulo Eduardo! Estamos publicando os vídeos do Seminário Internacional "Democracia em colapso?" aqui na TV Boitempo. Fique ligado no canal pra acompanhar as mesas todas... ;)
@@TVBoitempo 😊😊😊
Professor Alysson, Parabéns!!!!!
Nossa, amei o debate com diversificação de "classes culturais", cada um com o discurso melhor que o outro. Parabéns, foi maravilhoso!
Prof Alysson o mais coerente, p destruir todos esses problemas que nos matam todos os dias, temos que construir uma perspectiva nos partidos de esquerda, movimentos de juventude, movimentos sociais, movimento hip hop, movimento de mulheres, movimento de negras e negros com uma estrategia e programa de superação do Capitalismo, portanto, um novo mundo, o professor foi o único que deu respostas nesse sentido, mas as contribuiçoes da e do outro debatedor também são fundamentais para pensar o meio de caminho até chegar a nossa revolução tão necessária e socialista.
Texto lindo e preciso da Profa. Thula Pires!!
Ótima palestra
Alysson nao trabalha com ilusões e nem com a mediocridade da conformação à ordem burguesa.
E como se jogasse em nossa cara /a cada frase o real nao nos deixando outra opçao a nao ser a de perguntar-nos a nos mesmos:Como pudemos ver estas coisas de forma diferente durante tanto tempo?So mesmo um socratico,quero crer, para nos fazer despertar.
Obrigado.
Revolução!
BELA RESPOSTA FINAL, PROF LUIZ EDUARDO SOARES. GRATA!
Professor Alysson,
Estava sentindo sua falta.
Aguentei as bobagens anteriores para poder escutá-lo.
que grosseria!!!
@@wanialadeira8959
É um fato.
Parecia hostória da carochinha.
Mascaro é demais...
Thula Pires arrebentando como sempre!
Parabéns professor!
Tudo que vcs falam. e a verdade temos fazer. Nossa luta..
Boa!
Alysson so manda as braba
Diferente de fato!
valeuu
Congratulações
Professor eu entendi, nao disse que concordei... o que vc diz... mas como isso pode ser modificado????
Mascaro sempre crítico a posição reformista baseada num romantismo burguês.
Tema profundamente interessante.
Chega de interpretar o Brasil...
Agora se trata de mudá-lo !
Como se organizar para mudar a economia e as relações sociais no Brasil ?
Objetivo de vida: ter o professor Alysson como orientador.
Barreira: Meritocracia.
Paradoxo, não é mesmo?
Manda um email pra ele!
@@gustavojugend olá meu caro, tudo bom? Então, já até pensei em fazer isso, mas eu não tenho língua estrangeira para o processo seletivo, nem condições de fazer curso. Aí nem vale a pena tomar o tempo do professor.
@@guilhermeachillesg.pommer2333 Mas você pode iniciar uma correspondência...
@@guilhermeachillesg.pommer2333 eu tentaria independente de qualquer coisa. Eis ali um homem generoso.😉
@@crisandrade3417 eu mandei um email mês passado, mas acho que ele entrou de férias, vou aguardar. Tomare que de certo, estou ansioso 😅
"HÁ MUITO A CELEBRAR NAS CONQUISTAS ACUMULADAS."
Começa em 4:00
1:23:00 O que é um jurista hoje?
Muito bom, mas parece que o debate gira mais em torno de ideologia política, do que no próprio problema da judicialização na política.
Os dois grupos, identitários e pentecostais, que pautaram o debate político no Brasil nas duas últimas eleições, foram treinados e formados nos EUA.
Edir Macedo é cria da CIA, treinado nos EUA, treinado em Israel, para inculcar a moral neoliberal e meritocrática, privatista, na cabeça do brasileiro pobre, que precisa do Estado até para comer e cag*r.
Identitários foram treinados em universidades dos EUA, como os pais deles no Brasil, Abdias do Nascimento e Florestan Fernandes, ambos com os bolsos cheios de dinheiro da CIA.
Ou seja, os dois grupos que tiraram o foco de questões sobre imperialismo econômico, exploração econômica de classe, soberania nacional e jogaram esse foco em questões de moral e cultura, foram treinados nos EUA.
Quem quiser saber mais, leia um autor chamado Wanderson Chaves, o maior especialista brasileiro em Fundação Ford.
Sempre as questões precisam ser racializadas para o movimento afro-ford, sexualizadas para os movimentos gay-soros e feminixta-lemann. Pentecostais nem preciso explicar.
A demonização do nacionalismo econômico, de Stalin (que tirou a URSS de um atraso feudal e venceu Hitler e o nazismo), da ideia de soberania... tudo em nome de um "cosmopolitismo" entreguista com disfarce de moderno
O Vídeo é fantástico. mas acredito que para atingir mais alcance e influenciar mais pessoas estes vídeos deveriam circular "também" sem o logo da boi tempo. Em perfis de pessoas comuns. Compartilhar um vídeo da Boi tempo é viável entre simpatizantes do comunismo. Que não são maioria infelizmente. Quando compartilho o vídeo, antes da pessoa ver, já aparece com preconceito por conta das aversões aos comunistas da guerra fria. Esta é minha humilde opinião e sugestão, porque amo os conteúdos e também acredito na possibilidade da mudança social.
Ecelente tese judiciária embora o poder judiciário prá mim tem que mudar, e as leis também.okjs.
Alguém dê o Oscar para a Thula!
Como tenho acesso ao texto da Thula Pires???
E poderiamos ter combatido?
TEORIA É BOM E EU GOSTO
Na Crítica da Economia Política, Marx critica a economia política burguesa, de uma perspectiva ONTOLÓGICA. Isto precisa ficar esclarecido, se você quiser entender e praticar o realismo histórico e dialético.
Na ontologia crítica de Marx, o estranhamento de si mesmo, a alienação, condicionada pelas relações capitalistas, são o ponto de partida para a crítica da economia política e a base para a reformulação da estratégia necessária para a superação da fase final do imperialismo.
Sociedade clivada e caos cognitivo.
Criei esses dois conceitos para entender e nomear esses elementos do ataque imperialista que sofremos desde 2012.
É preciso lembrar que as condições historicas para que o ataque tenha eficácia estâo presentes na nossa formaçâo social: racismo, misoginia, ódio de classe, patrimonialismo, patriarcalismo, autoritarismo.
Para a questão do modo de produçâo escravista, ressaltar que ele existiu na antiguidade mas tb na epoca da acumulação primitiva do capital (livro 1 Marx). Sem escravidâo nas colonias nâo haveria acumulação do capital mercantil e revolução industrial. Portanto, o modo capitalista de produção precisou da escravidáo em seu inicio, como forma de exploração necessaria do colonialismo. Essa é nossa desgraça estrutural pq define a formaçâo social brasileira e a ideologia da classe dominante.
A politica aplicada atualmente pelo governo nazi encontra eco entre a população, principalmente na chamada classe media, por falta de consciência para si.
O trabalho de alienaçâo da midia corporativa e das igrejas está dando seus frutos: ressentimento, inveja e ódio.
A nossa resposta será uma revolução cultural, feminista e antropológica
Joyce Pires
m.facebook.com/story.php?story_fbid=1004690146551548&id=100010317152467
Desculpa a ignorância, mas explica mais sobre sociedade clivada e caos cognitivo....
Como SEMPRE, o tempo para respostas das perguntas é curto. 😠😠😠
Capital, mídia e judiciário! Inimigos do povo.
Nem casagrande e nem senzala : QUILOMBO! POVO PRETO QUILOMBO NO PODER! Sao as escolhas no poder de política de Estado(pessoas a frente desses poderes) que determinam através de leis e regulamentações que impactam e definem a sociedade e relações sociais: (escravidão, capitalismo, socialismo etc). Que vão determinar, #permitir ou #não, que: existamos, sejamos livres, crescamos, produzimos, empresariemos e tenhamos mais terras para plantar, tambem como fazendeiros, quilombolas, povos indígenas, tenhamos desenvolvimento sustentavel e igualdade social ou desigualdade social, igualdade ou desigualdade racial, sendo ou não bem remunerados. São as escolhas nos poderes do Estado, que vão escolher entre: reinado, imperialismo, republica ou ditadura, ou imperialismo etc. Foram as escolhas politicas no Estado que permitiram, que povos (Américas, Ásia, África) tivessem relações sócio-econômicas fossem escravizados, colonos, feudal, trabalhistas etc. Foram as escolhas politicas no Estado que assinaram leis que desregulamentou quando acharam convinientes a lei de libertação de escravizados, direitos trabalhistas etc, Foram as escolhas politicas no Estado que determinou as cotas da lei do boi, voto de mulheres brancas, votos do homem e mulher da diáspora africana, e recentemente cotas de acesso da diáspora africana e indigena em condicao de vulnerabilidade a educacao universitaria atravez de prova entre eles, com acesso a mais pessoas a educacao, e e' a atual escolha politica que esta nos matando e aos poucos retrocecedendo nos avanços sociais, portanto temos que tomar as rédeas do poder público através do processo democrático durante as eleições desse ano, agora com protagonismo negro e negra engajado e transparente, para garantir e permitir que as escolhas politicas continuem e ampliem a inserção e ascenção dos negros, negras e indigenas na sociedade para alavancar e #oxigenar qualitativamente e quantivamentemente a sociedade. Atualizar o processo de evolução, é nossa responsabilidade agora continuar esse processo, ao inves de esperar que outro "milagre" aconteça novamente. Os outros segmentos não podem fazer tudo por nós, alguém comecou o processo, agora é nossa obrigação continuar o processo de evolução. Os outros grupos estão estagnados no saudosismo colonialista. Cotas de 57% proporcional a populacao negra no Brasil em todos os setores e lugares, para ajudar o Brasil a evoluir e chegar ao séc 21 de fato. Século 21 que queremos e que o mundo civilizado já está, que são aqueles países que muitas vezes não ouvimos falar, porque eles já fizeram e estão fazendo suas revoluções sociais e mudanças e a grande maioria étnico racial esta representada na sociedade está mais igualidaria, proporcionalmente, a economia está melhorando ou melhor e as pessoas estavam vivendo melhor! O Africano descendente no Brasil tem que tomar a sua parcela de responsabilidade nos poderes públicos e privados, expandir o seu campo de atuação, contratar pessoas ou seja, nao esperar que outros executem por nos! NÃO SEJAMOS OMISSOS! NÃO DE O CHICOTE a ALGUÉM e DEPOIS RECLAME DE COMO ELE e ELA QUEBRA ou NAO, O CHICOTE NAS SUAS COSTAS!!
Pela inclusão da TORTURA e do LAWFARE no rol de crimes sujeitos ao TPI em Haia.
A branquitude brasileira tem medo que a negritude realize uma revolução de ascendência do povo preto e preta aos #poderes porque esse é o progresso e a ordem independente do Brasil. De um Brasil-colonia-escravocrata-eugenico, em busca do colonizador de (direita-esquerda-centro), que fica olhando pedindo ao outro para comandar o Brasil! O povo preto não quer um colonizador, o povo preto quer uma república independente e equitaria. A branquitude tem medo da independência, porque a branquitude está aprisionada na colonização para nao ter que provar competencia, para não ter que ter compromisso com o bem comum. E se manter no poder sendo incompetente, compromissado com os seus interesses e ser preguiçosos, tendo alguém para fazer o trabalho manual e inteletual para ele e ou ela. E só cópia o que a negritude (intelectualmente e manualmente) produz, como foi no passado roubando as technologias das ciências exatas, artisticas, agriculturais, astronomicas, artísticas etc) para tirar vantagem e mostrar ao mundo como produto da branquiude de novo. #AcodaGigante!
Não caia na arapuca de culpar, matar e condenar o homem preto e ou a mulher preta que é atacado pelas as mesmas formas de opressão e de genocídio a 500 anos... essa armadilha só serve a opressão vigente para que tudo continue como esta... só que o que está ai... depois de 500 anos dessa administração desses administradores e administradoras resultou no frcasso social-economico-institucional-estrutural... é o Brasil como um dos 5 maiores paises desiguais do mundo... é um dos maiores países violentos, sem estar em guerra no mundo... é um dos países com piores condições de sociais (saneamento básico, planejamento urbano e rural, educação pública, saúde publica, iluminação pública, transporte público de massa, moradia, infraestrutura etc) porque o dinheiro público vai para grupos privilegiados que se reveza no poder, repetindo as práticas desiguais e corruptas, e não existe projeto de nação de inclusao, insercao e ascensao no ponto de vista interseccional e equitativo. Porque quem estava e está no poder a 500 anos em diversos regimes (reinado, imperialismo, republicano:presidencialista) com (capitalista-socialista) (neo-liberal ou não) todos mantendo o conservadorismo Colonialista-Escravocrata-Eugenico que numca funcionou, que agora querem mudar de novo, sem mudar as estruturas e infraestruturas, sem interesse em #trabalhar para fazer isso..lideranças da branquitude preguiçosos, indolentes, incompetentes, descompromissados, oportunistas e corruptos no sentido racista-radical. Porisso o Brasil esta assim... contra fatos e numeros nao existe argumentos
#PovoPretoNoPoder! Nem Casa-Grande e nem Senzala eu sou Quilombo!
ruclips.net/video/PF0r9DniS_E/видео.html
O capital financeiro global está na origem de crimes graves, não apenas contra a propriedade, mas também contra as pessoas e o meio ambiente. Trata-se de uma criminalidade organizada - Papa Francisco
Uma das omissões mais frequentes do direito penal, consequência da seletividade das sanções, é a escassa ou pouca atenção que os crimes dos mais poderosos recebem, sobretudo a macro delinquência das corporações - Papa Francisco
Nossa, mas essa mediadora foi de uma infelicidade do começo ao fim. Principalmente pelo fato de se aproveitar da posição de mediação e ficar colocando suas perguntas. Respondeu o que a Thula questionou sobre os posicionamentos.
Poderíamos ter mais perguntas pertinentes ao invés das dela.
A questão é muito simples: os ministros do STF têm que ser nomeados por uma instituição do próprio judiciário, por méritos de carreira e experiência adquirida ao longo de décadas de decisões sábias e isentas.
Você não viu o vídeo né. Não é possível
Luis Eduardo respondeu a pergunta como se não entendesse o que Alysson e thula falaram, que preguiça
Nos governos do PT as polícias mostrou uma face autônoma no sentido do não cumprimento da constituição federal. E o discurso religioso político pentecostal minou a tentativa da super democracia de consciência social.
1:30 Nisso de cada um procurar seu próprio Sócrates, Platão e sair da lógica da universidade, e estudar o que quiser, alguns acabaram encontrando o seu próprio Olavo de Carvalho...
Um like pela bala de menta.
É curioso que o recurso a paraísos fiscais, um expediente que sirva para ocultar todo tipo de crime, não seja visto como uma questão de corrupção e criminalidade organizada - Papa Francisco
Nas Américas somos todos índios, exceto alguns endinheirados.
uma faca que acerta melhor do que outras... hahaha
Ler, durante um debate é tedioso!!! Essa Thula é só balela, Alysson vai direto no ponto fim do Capitalismo.
O que Thula Pires disse LENDO, em sua primeira fala logo de entrada, foi muito bacana e elogioso, mas também pudemos ver que quando ela teve de responder de pronto, aí sim sem colinha, mostrando sua personalidade aparentemente forte e decidida, os seus conhecimentos sobre o(s) tema(s), seu desembaraço, mostrou-se frágil e como toda a classe branca/pequeno-burguesa "dentro da caixinha" e "politicamente correta", uma pessoa quase sem visão. Já Luiz Soares, Bom, esse eu gostaria de tomar um café expresso com ele em uma casa especializada em chás, cafés e sucos, bolinhos e biscoitinhos, em uma tarde ensolarada. Aí falaríamos sobre o cotidiano, sobre as flores que nascem no cume daquela montanha etc.. Acho que seria uma tarde agradável! Somente Alysson - sempre ele - não teve medo de dizer a verdade e dar-nos a solução do problema. O melhor é que em momento algum, como os demais, foi "politicamente correto" (leia-se: falso e/ou covarde). Professor Alysson é absolutamente único e colocou os outros dois no bolso, principalmente quando deu sua resposta direta e reta à covardia dos demais convidados, tolos, que tentaram criticá-lo, mas só alcançaram e atingiram a mediocridade deles próprios. Eternamente: BRAVÍSSIMO, PROFESSOR ALYSSON MASCARO, BRAVÍSSIMO!!!
AGORA O STF PERSEGUE O PARTIDO CAUSA OPERARIA
ALYSSON TEM UM PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO, AÍ VEM ESQUERDA CIRANDEIRA PARECE QUE ESTÁ FALANDO DE OUTRO PAÍS.
Negro criminoso, não pode ser preso. Todo criminoso deve ser punido.seja mulher, negro ou branco.
Alex de morais ,filho de temer , ta fazendo seu proprio governo kkkk
O resto, é enrolação!
A professora foi extremamente prolixa e colocou adereços de mais na fala, seja mais direta por gentileza. E menas com esses termos de identitarismo vindos dos estados unidos, dos liberais de esquerda dos anos 70, vamos ser mais cruentos.
Alysson chatão, lacônico e repetitivo. Além de fazer uma análise bastante enrijecida, sem compreender os problemas concretamente, portanto, sem lidar com problemas de raça/etnia, sexualidade e gênero. O Silvio Almeida faria esse debate todo muito melhor! Em tempo, a Thula Pires salvou o debate.