Tião Carreiro e Pardinho - como foi a morte deles
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Em 1954, Tião Carreiro conheceu Pardinho no Circo Rapa Rapa, em Pirajuí, quando Tião ainda tinha o pseudônimo de Zé Mineiro. Lá, eles cantaram pela primeira vez. Em 1956, resolveram tentar a sorte em São Paulo, onde conheceram o prestigiado compositor sertanejo Teddy Vieira que, ouvindo a dupla, batizou José Dias Nunes de Tião Carreiro. Em novembro de 1956, gravaram o primeiro disco juntos com destaque para as músicas "Cavaleiro do Bom Jesus" (de João Alves, Nhô Silva e Teddy Vieira) e "Boiadeiro Punho de Aço" (de Teddy Vieira e Pereira).
A dupla Tião Carreiro e Pardinho é tida como uma das principais da música sertaneja de raiz e inventores do pagode, considerados artistas de primeira linha no gênero. Encenaram também duas peças teatrais, "O Mineiro e o Italiano", um melodrama baseado na música, e "Pai João", o drama de um velho carreiro, e gravaram o filme Sertão em Festa, ambos com grande sucesso. Tião Carreiro e Pardinho chegaram a gravar quase 30 LPs, todos remasterizados em CDs, que continuam em catálogo
Além do inovador jeito de tocar viola batizado com o nome de “Pagode”, o repertório da dupla tambem consiste em varios outro ritimos da música caipira como “Moda de Viola”, “Querumana”, “Guarânia”, “Caterête’ e etc.
Depois de muito sucesso e no topos das paradas, em 1978 a dupla teve a segunda separação, ambos seguiram os seus caminhos e seus projetos, mas 1982 a dupla retorna as atividades e volta a gravar discos e fazer shows. Apesar dos dois não se falarem, ele pernacem com a dupla até 1988, e nesse mesmoano eles gravam o seu ultimo LP juntos findando a trajetória de mais de 30 anos de dupla.
Tião Carreiro, faleceu dia 15 de outubro de 1993, e foi sepultado no cemitério da Lapa em São Paulo/SP, e Pardinho faleceu na cidade de Sorocaba/SP em 01 de junho de 2001, porem os dois nunca morreram pois o legados que eles deixaram juntos permanace vivo até os dias atuais.