🔴 ASSISTA TAMBÉM 👉 JOSÉ PAULO NETTO: QUEM FOI GYÖRGY LUKÁCS? - ruclips.net/user/livekMshTa-JNkM Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
Obrigada, Zé Paulo!!! Nosso grande mestre!!! São essas críticas que fazem sentido à luta verdadeiramente revolucionária da classe trabalhadora!!! Viva Lukács da Ontologia do ser social!!!! 🏹🙏🏽
Países bons aonde o pobre tem dignidade cuba Venezuela Rússia cores do norte e uma maravilha todos são livres tem um vida digna não falta nada todos são livres e vivem muitos felizes agora Europa estados unidos o povo e esmagado como verme e assim a vamos vivendo está loucura total parabéns vocês são ótimos
Eles futuramente irão dizer que Cuba está assim por causa dos Estados Unidos. Mas que socialismo é esse que precisa do capitalismo americano? Outros irão dizer que o socialismo/comunismo nunca existiu, essa é a razão desses países citados não se desenvolverem. A única coisa que se desenvolve nesses países é a ditadura e a censura.
Esquerda conciliadora pra mim tem outro nome, se chama direita. Chamar o PT de esquerda hoje é um insulto à nossa classe. O Lula pode até ser, se considerar, mas o PT ta bem longe, a cada ano mais longe de ser considerado esquerda. E nao é por menos, qualquer pauta que se assuma em prol dos interesses dos trabalhadores, o empresariado, a classe dominante vem com tudo pra derrubar.
@Maria_1964 a esquerda que não tem como horizonte a superação do capitalismo, só pode ser uma esquerda conciliadora. Esse caminho da conciliação de classes nos faz comer as sobras dos luxuosos jantares da burguesia. Digo isso a vc respeitosamente, pois, confio que existem pessoas de esquerda que acreditem no caminho da conciliação de classes como um caminho viável, eu penso que não existe possibilidades materiais disso ocorrer.
A esquerda sempre vai desvirtuar os objetivos dos trabalhadores. Primeiro, criando o pensamento nefasto de divisão de classes e do nós contra eles. Segundo, tirando a energia do trabalhador incutindo nele pensamentos retrógrados e que diminui a sua autoestima e sua autocapacidade, para torná-lo escravo do sistema. Terceiro, não dando a ele meios de entendimento do mundo verdadeiro e das relações entre humanos, tendo sempre uma visão escassa ao invés de abundância.
Eu sou da classe trabalhadora e esses não são meus objetivos. Esses objetivos aí são os objetivos imaginários (que imaginam ser os da classe trabalhadora) de intelectuais e ativistas que vivem fechados numa bolha auto-referente, berrando seus dogmas nos ouvidos ins dos outros, sem diálogo com o mundo real e sem coragem de questionar suas crenças.
O ideal pra mim é no meio, produtos e serviços de extrema necessidade como saneamento, comida, estudo, saúde, são distribuídos a todos custeado com impostos retirados de produtos e serviços secundário. Com leis funcionais contra o monopólio, acumulo excessivo de renda sem retorno pra sociedade que propicio o acumulo, a pessoa pode ter 1 bilhão mas, teria que ajudar a sociedade que o cerca com um retorno do lucro para a sociedade.
Isso já foi superado se chama socialismo utópico você quer humanizar o capitalismo sem nenhuma experiência material que isso aconteceu como solução tem o socialismo científico o povo toma os meios de produção e a riqueza do trabalho é socializado, você acha que a sua colocação pode ser um idealismo uma ideia que não tem a mínima chance de se tornar real lembrando é 200 anos de socialismo sem ofensa mas o que me parece é uma criança com aquela brinquedo querendo colocar a peça redonda no buraco quadrado, vamos trocar idéias?
Na República Popular da Coreia não tem imposto moradia pra todos perto do trabalho, ninguém morre de fome, todos locais de trabalho tem creche perto ou no local, é sou empolgado com fatos reais e costumo descartar vontades e pensamentos os filósofos já pensaram muito sobre o mundo a filosofia do Marx é da prática agora vamos mudar o mundo um mundo sem exploração!
Debate impressionante, que põe luz a fatos desconhecidos. Estas entrevistas estão bem acima, seja de qualquer ângulo, daquelas comezinhas discussões políticas sobre o dualismo ideológico existente, seja aqui no Brasil ou no mundo.
@@wilts91 muda nada. Se amanhã as duas Coréias forem reunificadas sob o regime do sul, a vida dos norte-coreanos vai melhorar. O contrário, por outro lado...
@@veigaro não quero em nenhum momento negar a caristia q o povo da coreia do norte sofre ao longo dos anos... mas esse pensamento binário de um lado é bom e outro é ruim é o puro senso comum, é apenas a reprodução do discurso hegemônico... só ver "parasita" ou "the haircut" pra ter uma análise um pouco mais complexa
Se o pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo porque ele não vai viver em um? Não é difícil de achar, só ir ali pertinho de nós. A Venezuela é muito perto.
E olha que a Venezuela nem passou por uma revolução socialista. É capaz de ser um dos "melhores" socialismos. Não gosto nem de imaginar regimes como o do Camboja ou o da Coreia do Norte.
Só no mundo da lua. Compare o Camboja do Pol Pot com a Noruega e diga honestamente e sem malabarismos intelectuais qual dos dois é uma experiência mais exitosa na busca pela decência humana.
Deu certo na cabeça de jovens idealistas e ingênuos, que nunca experimentaram serem vigiados, perseguidos, presos, torturados e mortos por pensarem diferente dos revolucionários autoritários da elite do PC
Todos os dias para todos eles , todo o momento que os países Socialistas pequenos permanecem mesmo com sanções que destruiriam qualquer pais capitalista periférico , todos os avanços que a China deu para se tornar a segunda economia do mundo , o que levou menos tempo que os EUA levou para se livrar das leis de Apartheid dos estados do sul. Sistemas políticos são feitos para servir mais para a sua classe que a sociedade como um todo , o capitalismo serve a burguesia e por isso ela o mantem e o defende violentamente , se o proletariado das Republicas Socialistas fazem o mesmo , então o Socialismo não falhou.
@@LuizCarlos-uq5iy por mais cruel que seja a vida da maioria das pessoas no capitalismo (inclusive a minha vida; e na verdade a realidade humana sempre foi cruel ao longo da história), ainda assim, no modo de produção capitalista, existe uma democracia burguesa que permite a um metalúrgico chegar à presidência, permite manifestações pró e contra todas as ideologias, permite que o MST e o MTST lutem e conquistem suas pautas, permite que pessoas de origem humilde como eu passem em concursos públicos e ascendam economicamente, permite a nossa liberdade de estar discutindo abertamente sobre os problemas do capitalismo em uma plataforma capitalista..
É por isso q não foi dito isso, fazer uma comparação pontual é simplório... Comparar as condições materiais de uma família média na Suécia contra outra em Cuba não é suficiente pra compreender oq a frase significa, é preciso pensar em toda a estrutura que permite as respectivas situações. Pra garantir uma sociedade de bem estar social, que se desenvolveu buscando aplicar os ideais socialistas e ainda manter o capitalismo o foi feito? A que custo? Oq a ampla maioria da população mundial tem que se submeter, continuar explorada pra garantir o "paraíso escandinavo"? Enquanto tão preocupados com direitos sociais e meio ambiente lá, o que suas empresas e financiamentos causam aqui na América Latina ou África??? Muito lindo e conveniente recortar só uma parte pra enxergar não?
@@wilts91 Eu comparei a vida nesses países. Essa associação que você faz entre o bem estar na Suécia e o "mal estar" em Cuba é idiossincrasia sua, e daqueles que veem as coisas a seu modo. Eu entendo que a vida nessas nações é resultado de suas políticas econômicas e sociais. A Suécia inclusive é um país social-democrata, com impostos altíssimos, igualdade social extrema, serviços públicos de altíssima qualidade, ações ambientais avancadíssimas e altíssimo grau de liberdade.
@@luckyman5958 entendi q está comparando a vida nos dois países, mas o ponto é q isso em nenhum momento foi discutido... É óbvio q vida do cidadão médio sueco é "melhor", com mais acesso a bens materiais do que pro cubano médio... O q o prof disse, baseado no Lukacs, é sobre a melhor expressão do capitalismo ser ainda pior q o pior socialismo, é isso é analisado através de toda conjuntura: quais foram as condições pra cada um chegar naquele estágio, o q esses países sofreram e oq eles fazem com os outros... Como disse, é muito conveniente apenas observar a qualidade d vida, a importância q os escandinavos dão pra direitos sociais e meio ambiente (coisa q já tá mudando com a ascensão da extrema direita por lá), e não ver o q levou a chegarem nesse estágio, o que suas empresas fazem nos países da periferia do capitalismo... Do mesmo jeito q é muito conveniente olhar pra caristia cubana e ter como exemplo pessoas q fogem pros EUA, ao mesmo tempo se "esquecer" de analisar todo o histórico de exploração sofrido e as toneladas de propaganda imperialistas que recebem... Séculos de colônia, ditadura financiada pelos EUA e o bloqueio comercial não importa... Tudo isso é culpa do modelo socialista que não funciona, mesmo só tendo 3 coisas lá (saúde, segurança e educação) Mano, como vc usou a Suécia como exemplo, veja oq tá rolando por lá agora. Como as ideias reacionárias tb tão crescendo por lá (como na Inglaterra, França, Holanda, Portugal... Ou seja, em todos países "desenvolvidos" e exemplos do "melhor capitalismo"), observe como tudo se torna cíclico se a mudança não é estrutural, não é na lógica socioeconômica...
@@wilts91 Releia o que eu escrevi. Eu nem falei sobre bens materiais, eu falei sobre benefícios sociais fornecidos pelo estado, que é o que os socialistas "adoram". Eu te pergunto: o que especificamente o "capitalismo sueco" fez que causou mal em Cuba ou em qualquer outro lugar? O que empresas suecas como Scania, Ericson, Electrolux "causaram" no Brasil? São empresas nas quais as pessoas sonham em trabalhar pelos altos salários, qualidade e políticas de benefícios sociais. Tanto no Brasil, quanto na Suécia e em todo o mundo. A Suécia é uma monarquia parlamentarista, onde mais de 50% dos componentes é de centro esquerda atualmente. O primeiro ministro atual ė de um partido de centro. O primeiro ministro lá não é eleito pela população, mas pelo parlamento, é não tem mandato com prazo, pode ser destituído a qualquer tempo. A Suécia é uma democracia avançadíssima, muito a frente de outros países democráticos e sem paralelo com nenhum país socialista ou comunista na história. Eles tem autonomia para escolherem o que é melhor para a a sua população e fazem isso muito bem. Inclusive com políticas internacionais que cobram democracia, bem estar social e proteção ambiental em outros países como no Brasil. Esses países contribuem para o fundo Amazônia significativamente, por exemplo. Os países socialistas têm leis anti migratórias muito mais rigorosas. Você não pode entrar, nem sair deles e muito menos se estabelecer neles.
Cada um tem uma cabeça mas tem cabeça que pensa que a Terra é plana e eu tenho prova material e eu, você e qualquer pessoa pode fazer os testes e o resultado vai ser o mesmo que prova que a Terra é geóide, você pode apontar alguma contradição na fala do José não faz um ataque pessoal ao José ou a mim, quero uma contradição na fala dele um erro uma coisa que não está na materialidade!
Falou-se aqui em IDH de Cuba, em Social-democracia, etc...Bem, primeiramente, o IDH é aferido por intermédio da análise de diversos fatores, dentre os quais alguns Cuba, pelo menos em tese, se destaca, como nível baixo de analfabetismo, índice de mortalidade infantil e outros dados sociais. Não obstante, esses índices (que são de fácil controle em países de pequena extensão e população, e que são financiados por uma superpotência visando a finalidades geopolíticas) degradaram-se muito, principalmente após a derrocada do principal "investidor" em Cuba, que era a URSS...só que o regime não possui transparência para mostrar os dados e os "anestesiados ideológico-mentais" não admitem isso, pois, para esses criticar os defeitos de um sistema (como muitos sensatos o fazem com relação ao capitalismo, sem serem Marxistas) seria mostrar-se intelectualmente despreparado ou desqualificado, daí se aferram aos mitos do tal Socialismo real. Falou-se de Noruega, Suécia, etc...são países democráticos de economia capitalista, onde predomina a livre iniciativa, o pluripartidarismo e a propriedade privada dos meios de produção, com a diferença de que, efetivamente, implementam políticas sociais para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, etc (o que muita gente confunde com Socialismo).
Quando o Camboja foi melhor? Na época de colônia francesa? Na época de Estado vassalo? Ou agora com a restauração de uma monarquia parasitária que vive da miséria do povo e ainda voltou a ser colônia da França? Nunca deve ter lido uma linha sequer sobre o Camboja. Ou sobre socialismo. Ou sobre qualquer coisa... Ah, é a Noruega é uma maravilha quando visita a África e América Latina. Tá certinho, vira-lata!
@@gutolemos9413 Não é o estadunidense, é o da social democracia. Mas mesmo o estadunidense é melhor que o lixo que o Pol Pot fez no Camboja ou o atraso que Mao fez com o "Grande Salto Adiante", que na verdade foi um grande salto pra trás.
Primeito o de ha evonomua de mercado, nao existe socialismo ..e o capitalismo qyanfo se socialuza nao e socialismo e aoenas um capitalismo moderno. Casos vomo Finlândia, Suécia, Dinamarca,..etc..
Esse é o típico intelectual fetichista de São Marx, que se regozija mais com seus livros raros do que escutando o que um trabalhador ferrado como eu tem a dizer sobre socialismo... 😂
@@Vinil_SIX Boa pergunta! Como um ideal de sociedade onde todos vivam com dignidade, o socialismo é ótimo! Porém, enquanto prática marxista-leninista, o socialismo consiste na imposição de um projeto de sociedade, idealizado por uma minoria, que se pretende detentora da Verdade. Ora, enquanto professor anarcoindividualista, não quero que ninguém planeje minha vida, e muito menos que me vigiem, persigam, prendam no Gulag, torturem e me matem, como faziam os Stalins da vida, autoritários, personalistas, sociopatas e paranoicos. Prefiro viver numa democracia burguesa, cheia de problemas, a viver com medo de dizer o que penso numa ditadura da elite do PC.
Entre o Camboja do Kmer Vermelho (libertado pelo Vietnã!!) e um país como a Finlândia, eu escolho a Finlândia sem pestanejar! Essa frase aí não tem sentido nenhum.
Essa frase não faz sentido quando encarada individualmente, mas coletivamente aí sim você entende o real sentido dela. De que vale mansões, riquezas, farturas e abundância se 2 quarterões a frente tem uma família passando fome. Por isso o pior socialismo é melhor do que o melhor dos capitalismo, e para o capitalismo oferecer algo ele precisa de uma pressão comunista. Ou você acha que a finlândia e os demais países europeus são o que são por que?
O objetivo é derrubar a Burguesia e os ideais burgueses , não por razões pessoais mas pelo coletivo , e nem todo mundo consegue ir para esses lugares , a opção é a Revolução.
@@douglastadiferente precisa de um capitalista pra fazer o seu trabalho? Se lá é realmente tão bom, trabalhe aqui, junte vc o seu dinheiro e vá com a cara e com coragem. Ah.... falta-te coragem, né?! Porque no fundo sabe que lá você morrerá de fome e necessidade que nem a maioria dos cubanos...
Engraçado que ficar glorificando um bem material (livro antigo) assim é a coisa mais burguesa impossível. Revolucionário de fato seria digitalizar toda essa biblioteca, vender tudo, pegar o dinheiro, aplicar em algum investimento, pegar os rendimentos e distribuir para as pessoas em necessidade.
Sem dúvida, por isso que “nos Marxistas” até agora não entedemos porque a grande massa trabalhadora do mundo esta cada vez mais alinhada com a extrema direita.
Falou-se aqui em IDH de Cuba, em Social-democracia, etc...Bem, primeiramente, o IDH é aferido por intermédio da análise de diversos fatores, dentre os quais alguns Cuba, pelo menos em tese, se destaca, como nível baixo de analfabetismo, índice de mortalidade infantil e outros dados sociais. Não obstante, esses índices (que são de fácil controle em países de pequena extensão e população, e que são financiados por uma superpotência visando a finalidades geopolíticas) degradaram-se muito, principalmente após a derrocada do principal "investidor" em Cuba, que era a URSS...só que o regime não possui transparência para mostrar os dados atuais e reais e os "anestesiados ideológico-mentais" não admitem isso, pois, para esses criticar os defeitos de um sistema (como muitos sensatos o fazem com relação ao capitalismo, sem serem Marxistas) seria mostrar-se intelectualmente despreparado ou desqualificado, daí se aferram aos mitos do tal Socialismo real. Falou-se de Noruega, Suécia, etc...são países democráticos de economia capitalista, onde predomina a livre iniciativa, o pluripartidarismo e a propriedade privada dos meios de produção, com a diferença de que, efetivamente, implementam políticas sociais para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, etc (o que muita gente confunde com Socialismo). O Socialismo real, pelo menos esse que vimos ser empregado ao longo de todas as décadas passadas, é um lixo de sistema de organização econômica, política e social, ainda que o capitalismo também tenha seus defeitos.
🔴 ASSISTA TAMBÉM
👉 JOSÉ PAULO NETTO: QUEM FOI GYÖRGY LUKÁCS? - ruclips.net/user/livekMshTa-JNkM
Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
Obrigada, Zé Paulo!!! Nosso grande mestre!!! São essas críticas que fazem sentido à luta verdadeiramente revolucionária da classe trabalhadora!!! Viva Lukács da Ontologia do ser social!!!! 🏹🙏🏽
Muito bom! Obrigada por essa excelente aula.
🇧🇷"A MEU VER, ENQUANTO HOUVER UM MISERÁVEL, UM HOMEM COM FOME, O SONHO SOCIALISTA CONTINUA. Ariano Suassuna 🇧🇷✌️
Acredito que o suassuna nunca tenha falado essa frase
ENQUANTO HOUVER SOCIALISMO HAVERÁ MISÉRIA E FOME !
@@Guilherme-ei6qx pode acreditar, ter fé no que você quizer,! não muda a realidade que é mais vai acreditando ai! kkkkkk
Países bons aonde o pobre tem dignidade cuba Venezuela Rússia cores do norte e uma maravilha todos são livres tem um vida digna não falta nada todos são livres e vivem muitos felizes agora Europa estados unidos o povo e esmagado como verme e assim a vamos vivendo está loucura total parabéns vocês são ótimos
Eles futuramente irão dizer que Cuba está assim por causa dos Estados Unidos. Mas que socialismo é esse que precisa do capitalismo americano? Outros irão dizer que o socialismo/comunismo nunca existiu, essa é a razão desses países citados não se desenvolverem. A única coisa que se desenvolve nesses países é a ditadura e a censura.
Rússia?
Você é louco?
Já pensou em mudar para Coreia do Norte? Curtir a liberdade de lá!
Maluco simplesmente totó das ideias
Opera Mundi melhor canal da esquerda. Muito obrigada !
A Coreia do Norte não parece um país apropriado para se viver
Muito melhor que viver aqui no Capão Redondo
Professor, como superar a esquerda conciliadora, que ao meu ver, desvirtua os objetivos reais da classe trabalhadora?
Esquerda conciliadora pra mim tem outro nome, se chama direita. Chamar o PT de esquerda hoje é um insulto à nossa classe. O Lula pode até ser, se considerar, mas o PT ta bem longe, a cada ano mais longe de ser considerado esquerda. E nao é por menos, qualquer pauta que se assuma em prol dos interesses dos trabalhadores, o empresariado, a classe dominante vem com tudo pra derrubar.
@Maria_1964 a esquerda que não tem como horizonte a superação do capitalismo, só pode ser uma esquerda conciliadora. Esse caminho da conciliação de classes nos faz comer as sobras dos luxuosos jantares da burguesia. Digo isso a vc respeitosamente, pois, confio que existem pessoas de esquerda que acreditem no caminho da conciliação de classes como um caminho viável, eu penso que não existe possibilidades materiais disso ocorrer.
A esquerda sempre vai desvirtuar os objetivos dos trabalhadores.
Primeiro, criando o pensamento nefasto de divisão de classes e do nós contra eles. Segundo, tirando a energia do trabalhador incutindo nele pensamentos retrógrados e que diminui a sua autoestima e sua autocapacidade, para torná-lo escravo do sistema. Terceiro, não dando a ele meios de entendimento do mundo verdadeiro e das relações entre humanos, tendo sempre uma visão escassa ao invés de abundância.
Eu sou da classe trabalhadora e esses não são meus objetivos. Esses objetivos aí são os objetivos imaginários (que imaginam ser os da classe trabalhadora) de intelectuais e ativistas que vivem fechados numa bolha auto-referente, berrando seus dogmas nos ouvidos ins dos outros, sem diálogo com o mundo real e sem coragem de questionar suas crenças.
@@veigaro isso aí!!!
BRENO VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS, JOSÉ PAULO NETO É PARA MIM O MAIOR DE TODOS OS CRÍTICOS. É DE UMA CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO IMPECÁVEL, INCOMPARÁVEL.
Abraços SOCIALISTA irmão Zé Paulo é bom aprender com o Sr
O ideal pra mim é no meio, produtos e serviços de extrema necessidade como saneamento, comida, estudo, saúde, são distribuídos a todos custeado com impostos retirados de produtos e serviços secundário.
Com leis funcionais contra o monopólio, acumulo excessivo de renda sem retorno pra sociedade que propicio o acumulo, a pessoa pode ter 1 bilhão mas, teria que ajudar a sociedade que o cerca com um retorno do lucro para a sociedade.
Só com sua força de trabalho nao acumula isso, você vai precisar da forca de outros, logo: ???????
Isso já foi superado se chama socialismo utópico você quer humanizar o capitalismo sem nenhuma experiência material que isso aconteceu como solução tem o socialismo científico o povo toma os meios de produção e a riqueza do trabalho é socializado, você acha que a sua colocação pode ser um idealismo uma ideia que não tem a mínima chance de se tornar real lembrando é 200 anos de socialismo sem ofensa mas o que me parece é uma criança com aquela brinquedo querendo colocar a peça redonda no buraco quadrado, vamos trocar idéias?
Na República Popular da Coreia não tem imposto moradia pra todos perto do trabalho, ninguém morre de fome, todos locais de trabalho tem creche perto ou no local, é sou empolgado com fatos reais e costumo descartar vontades e pensamentos os filósofos já pensaram muito sobre o mundo a filosofia do Marx é da prática agora vamos mudar o mundo um mundo sem exploração!
Só mais uma temos cooperativas!
@@Jeff-zs2gx Coreia do Norte o povo é morto se tentar fugir, será que é ruim lá?
É notável o entusiasmo do professor José Paulo pela causa socialista. Avante e resistência sempre!
O curioso é que o entusiasmo dele nunca o fez se mudar para Cuba.
Pois é! Mas por que será que ele não vai viver na Coreia do Norte ou Cuba? Lixo de gente!!
Debate impressionante, que põe luz a fatos desconhecidos. Estas entrevistas estão bem acima, seja de qualquer ângulo, daquelas comezinhas discussões políticas sobre o dualismo ideológico existente, seja aqui no Brasil ou no mundo.
Bota as Coréias lado a lado. Sem mais.
Só me responde pq existe "2 Coreias"
Sem mais
@@wilts91 muda nada. Se amanhã as duas Coréias forem reunificadas sob o regime do sul, a vida dos norte-coreanos vai melhorar. O contrário, por outro lado...
@@veigaro não quero em nenhum momento negar a caristia q o povo da coreia do norte sofre ao longo dos anos... mas esse pensamento binário de um lado é bom e outro é ruim é o puro senso comum, é apenas a reprodução do discurso hegemônico... só ver "parasita" ou "the haircut" pra ter uma análise um pouco mais complexa
@@wilts91 Por causa das "potências" que queriam impor suas ideologias, o mais importante como cada uma está hoje?
Obrigado
Se o pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo porque ele não vai viver em um? Não é difícil de achar, só ir ali pertinho de nós. A Venezuela é muito perto.
E olha que a Venezuela nem passou por uma revolução socialista. É capaz de ser um dos "melhores" socialismos. Não gosto nem de imaginar regimes como o do Camboja ou o da Coreia do Norte.
O Socialismo imperfeito é melhor que o super capitalismo. Uma frase que dá que pensar
Só no mundo da lua.
Compare o Camboja do Pol Pot com a Noruega e diga honestamente e sem malabarismos intelectuais qual dos dois é uma experiência mais exitosa na busca pela decência humana.
Espetacular!
alguém ai saberia me dizer onde e qual ano o socialismo deu certo ?
Deu certo na cabeça de jovens idealistas e ingênuos, que nunca experimentaram serem vigiados, perseguidos, presos, torturados e mortos por pensarem diferente dos revolucionários autoritários da elite do PC
Todos os dias para todos eles , todo o momento que os países Socialistas pequenos permanecem mesmo com sanções que destruiriam qualquer pais capitalista periférico , todos os avanços que a China deu para se tornar a segunda economia do mundo , o que levou menos tempo que os EUA levou para se livrar das leis de Apartheid dos estados do sul. Sistemas políticos são feitos para servir mais para a sua classe que a sociedade como um todo , o capitalismo serve a burguesia e por isso ela o mantem e o defende violentamente , se o proletariado das Republicas Socialistas fazem o mesmo , então o Socialismo não falhou.
Já se fez a mesma pergunta sobre o capitalismo?
@@LuizCarlos-uq5iy por mais cruel que seja a vida da maioria das pessoas no capitalismo (inclusive a minha vida; e na verdade a realidade humana sempre foi cruel ao longo da história), ainda assim, no modo de produção capitalista, existe uma democracia burguesa que permite a um metalúrgico chegar à presidência, permite manifestações pró e contra todas as ideologias, permite que o MST e o MTST lutem e conquistem suas pautas, permite que pessoas de origem humilde como eu passem em concursos públicos e ascendam economicamente, permite a nossa liberdade de estar discutindo abertamente sobre os problemas do capitalismo em uma plataforma capitalista..
@@LuizCarlos-uq5iy
Na Escandinávia deu certo.
Essa internacional mais parecia um tribunal do santo ofício
Excelente trazer esta entrevista de setembro! Sempre oportuna. Já vou ler Lukács, por José Paulo Netto.
Quem desconhece a história está condenado a repeti-la.
Coréia do Norte, Cuba são melhores que Suécia e Noruega?!?
São melhores que Congo e Zaire.
É por isso q não foi dito isso, fazer uma comparação pontual é simplório...
Comparar as condições materiais de uma família média na Suécia contra outra em Cuba não é suficiente pra compreender oq a frase significa, é preciso pensar em toda a estrutura que permite as respectivas situações.
Pra garantir uma sociedade de bem estar social, que se desenvolveu buscando aplicar os ideais socialistas e ainda manter o capitalismo o foi feito? A que custo? Oq a ampla maioria da população mundial tem que se submeter, continuar explorada pra garantir o "paraíso escandinavo"? Enquanto tão preocupados com direitos sociais e meio ambiente lá, o que suas empresas e financiamentos causam aqui na América Latina ou África???
Muito lindo e conveniente recortar só uma parte pra enxergar não?
@@wilts91 Eu comparei a vida nesses países. Essa associação que você faz entre o bem estar na Suécia e o "mal estar" em Cuba é idiossincrasia sua, e daqueles que veem as coisas a seu modo. Eu entendo que a vida nessas nações é resultado de suas políticas econômicas e sociais. A Suécia inclusive é um país social-democrata, com impostos altíssimos, igualdade social extrema, serviços públicos de altíssima qualidade, ações ambientais avancadíssimas e altíssimo grau de liberdade.
@@luckyman5958 entendi q está comparando a vida nos dois países, mas o ponto é q isso em nenhum momento foi discutido... É óbvio q vida do cidadão médio sueco é "melhor", com mais acesso a bens materiais do que pro cubano médio...
O q o prof disse, baseado no Lukacs, é sobre a melhor expressão do capitalismo ser ainda pior q o pior socialismo, é isso é analisado através de toda conjuntura: quais foram as condições pra cada um chegar naquele estágio, o q esses países sofreram e oq eles fazem com os outros...
Como disse, é muito conveniente apenas observar a qualidade d vida, a importância q os escandinavos dão pra direitos sociais e meio ambiente (coisa q já tá mudando com a ascensão da extrema direita por lá), e não ver o q levou a chegarem nesse estágio, o que suas empresas fazem nos países da periferia do capitalismo...
Do mesmo jeito q é muito conveniente olhar pra caristia cubana e ter como exemplo pessoas q fogem pros EUA, ao mesmo tempo se "esquecer" de analisar todo o histórico de exploração sofrido e as toneladas de propaganda imperialistas que recebem... Séculos de colônia, ditadura financiada pelos EUA e o bloqueio comercial não importa... Tudo isso é culpa do modelo socialista que não funciona, mesmo só tendo 3 coisas lá (saúde, segurança e educação)
Mano, como vc usou a Suécia como exemplo, veja oq tá rolando por lá agora. Como as ideias reacionárias tb tão crescendo por lá (como na Inglaterra, França, Holanda, Portugal... Ou seja, em todos países "desenvolvidos" e exemplos do "melhor capitalismo"), observe como tudo se torna cíclico se a mudança não é estrutural, não é na lógica socioeconômica...
@@wilts91 Releia o que eu escrevi. Eu nem falei sobre bens materiais, eu falei sobre benefícios sociais fornecidos pelo estado, que é o que os socialistas "adoram".
Eu te pergunto: o que especificamente o "capitalismo sueco" fez que causou mal em Cuba ou em qualquer outro lugar?
O que empresas suecas como Scania, Ericson, Electrolux "causaram" no Brasil? São empresas nas quais as pessoas sonham em trabalhar pelos altos salários, qualidade e políticas de benefícios sociais. Tanto no Brasil, quanto na Suécia e em todo o mundo.
A Suécia é uma monarquia parlamentarista, onde mais de 50% dos componentes é de centro esquerda atualmente. O primeiro ministro atual ė de um partido de centro. O primeiro ministro lá não é eleito pela população, mas pelo parlamento, é não tem mandato com prazo, pode ser destituído a qualquer tempo.
A Suécia é uma democracia avançadíssima, muito a frente de outros países democráticos e sem paralelo com nenhum país socialista ou comunista na história.
Eles tem autonomia para escolherem o que é melhor para a a sua população e fazem isso muito bem. Inclusive com políticas internacionais que cobram democracia, bem estar social e proteção ambiental em outros países como no Brasil. Esses países contribuem para o fundo Amazônia significativamente, por exemplo.
Os países socialistas têm leis anti migratórias muito mais rigorosas. Você não pode entrar, nem sair deles e muito menos se estabelecer neles.
A Venezuela que o diga
No caso , ela é Capitalista
Se ela fosse socialista...
O pessoal viaja dizendo que ela é capitalista. Esquecem de dizer que o socialismo não existe se não houver quem o sustente: o capitalismo.
@@gscsilvavaladares7065Capitalista e dirigida por incompetentes socialistas, o resultado é desastre e miséria. Aonde pisa comunista nem grama cresce.
Um país periférico capitalista q foi colonizado por outro país capitalista e sofre com o imperialismo capitalista
Concordo pior socialismo e melhor que melhor capitalismo.
Camboja do Pol Pot então era melhor que a escandinávia ??
@@leonardolealdelima3760Camboja não foi uma experiência socialista, Pol Pot era um lunático sociopata
Boa noite!
Rosa Luxemburgo
Bom dia
O melhor seria a mistura do lado bom de cada ideologia
Olha...pode ser..No entanto, será que os cubanos não gostariam de ter o modo de vida material da Finlândia, Suécia ou Noruega? É pra pensar...
É cada um tem uma cabeça.😅
Cada um tem uma cabeça mas tem cabeça que pensa que a Terra é plana e eu tenho prova material e eu, você e qualquer pessoa pode fazer os testes e o resultado vai ser o mesmo que prova que a Terra é geóide, você pode apontar alguma contradição na fala do José não faz um ataque pessoal ao José ou a mim, quero uma contradição na fala dele um erro uma coisa que não está na materialidade!
Boa noite, camaradas.
Mestre Zé Paulo ❤
Falou-se aqui em IDH de Cuba, em Social-democracia, etc...Bem, primeiramente, o IDH é aferido por intermédio da análise de diversos fatores, dentre os quais alguns Cuba, pelo menos em tese, se destaca, como nível baixo de analfabetismo, índice de mortalidade infantil e outros dados sociais. Não obstante, esses índices (que são de fácil controle em países de pequena extensão e população, e que são financiados por uma superpotência visando a finalidades geopolíticas) degradaram-se muito, principalmente após a derrocada do principal "investidor" em Cuba, que era a URSS...só que o regime não possui transparência para mostrar os dados e os "anestesiados ideológico-mentais" não admitem isso, pois, para esses criticar os defeitos de um sistema (como muitos sensatos o fazem com relação ao capitalismo, sem serem Marxistas) seria mostrar-se intelectualmente despreparado ou desqualificado, daí se aferram aos mitos do tal Socialismo real. Falou-se de Noruega, Suécia, etc...são países democráticos de economia capitalista, onde predomina a livre iniciativa, o pluripartidarismo e a propriedade privada dos meios de produção, com a diferença de que, efetivamente, implementam políticas sociais para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, etc (o que muita gente confunde com Socialismo).
Dá lhe Breno
Lukács quase foi crucificado por essa obra
👍🏽
Professor José Paulo Neto sempre maravilhoso.
Retrógrado.
Bela Kun!
Hörty foi o Francisco Franco da Hungria
Rosa Luxembourg und die spartakist
🇧🇷 HASTA SIEMPRE COMPAÑEROS CAMARADAS ✌️
🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱
Meu Deus
Esses caras adoeceram
Até o cão se manifesta pela ! UTOPIA
❤❤❤
O pior socialismo: Camboja no regime do Khmer vermelho.
O melhor capitalismo: Noruega atual.
Será mesmo?
Quando o Camboja foi melhor? Na época de colônia francesa? Na época de Estado vassalo? Ou agora com a restauração de uma monarquia parasitária que vive da miséria do povo e ainda voltou a ser colônia da França? Nunca deve ter lido uma linha sequer sobre o Camboja. Ou sobre socialismo. Ou sobre qualquer coisa...
Ah, é a Noruega é uma maravilha quando visita a África e América Latina. Tá certinho, vira-lata!
UE, mas o melhor capitalismo não é o estadunidense? Kklllkkk
@@gutolemos9413
Não é o estadunidense, é o da social democracia. Mas mesmo o estadunidense é melhor que o lixo que o Pol Pot fez no Camboja ou o atraso que Mao fez com o "Grande Salto Adiante", que na verdade foi um grande salto pra trás.
Viva o Arquipélago Gulag! Viva La Paredón cubano!
A ganância jamais permitirá que o socialismo vença.
É mesmo, os socialistas só pensam em dinheiro e poder. O Lula, Fidel Castro, Maduro são exemplos claríssimos.
Obrigado, Ganância 😂😂😂😂😂
@@mateusoliveiraoliveira6645É incrível como tem gente desinformada que ainda defende o socialismo. O seu comentário foi SENSACIONAL!
Viva a ganância 🤣🤣🤣🤣(2)
C💩munism💩👍
"O pior socialismo é melhor que o melhor capitalismo"...Nunca vi tanta letargia mental ideológica...
Primeito o de ha evonomua de mercado, nao existe socialismo ..e o capitalismo qyanfo se socialuza nao e socialismo e aoenas um capitalismo moderno. Casos vomo Finlândia, Suécia, Dinamarca,..etc..
Viajou filho, no socialismo pode haver sim características do capitalismo, porque é um sistema de transição. Próxima
Poço de sapienza o nosso prof!❤
Esse é o típico intelectual fetichista de São Marx, que se regozija mais com seus livros raros do que escutando o que um trabalhador ferrado como eu tem a dizer sobre socialismo... 😂
E oq vc tem a dizer uma vez que nunca o experienciou?
@@Vinil_SIX Boa pergunta! Como um ideal de sociedade onde todos vivam com dignidade, o socialismo é ótimo! Porém, enquanto prática marxista-leninista, o socialismo consiste na imposição de um projeto de sociedade, idealizado por uma minoria, que se pretende detentora da Verdade. Ora, enquanto professor anarcoindividualista, não quero que ninguém planeje minha vida, e muito menos que me vigiem, persigam, prendam no Gulag, torturem e me matem, como faziam os Stalins da vida, autoritários, personalistas, sociopatas e paranoicos. Prefiro viver numa democracia burguesa, cheia de problemas, a viver com medo de dizer o que penso numa ditadura da elite do PC.
@@PhysiqueduRole. professor anarcoindividualista rima com anarcocapitalista. Isso explica, mas, não justifica.
@@hildal3440 só rima mesmo.. mas a proposta é bemmm diferente. Sugiro a leitura de "O Único e sua propriedade", do Max Stirner. Tem em pdf de graça. 🙃
É isso o que vc sabe sobre Marx?? Por isso escreve o que escreve.
Esse homem é demais!
Entre o Camboja do Kmer Vermelho (libertado pelo Vietnã!!) e um país como a Finlândia, eu escolho a Finlândia sem pestanejar! Essa frase aí não tem sentido nenhum.
Essa frase não faz sentido quando encarada individualmente, mas coletivamente aí sim você entende o real sentido dela.
De que vale mansões, riquezas, farturas e abundância se 2 quarterões a frente tem uma família passando fome. Por isso o pior socialismo é melhor do que o melhor dos capitalismo, e para o capitalismo oferecer algo ele precisa de uma pressão comunista. Ou você acha que a finlândia e os demais países europeus são o que são por que?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Poder popular!
Muda para coreia do norte cuba
O objetivo é derrubar a Burguesia e os ideais burgueses , não por razões pessoais mas pelo coletivo , e nem todo mundo consegue ir para esses lugares , a opção é a Revolução.
Page-me a passagem que eu já estou a caminho 🤡
@@douglastadiferente precisa de um capitalista pra fazer o seu trabalho? Se lá é realmente tão bom, trabalhe aqui, junte vc o seu dinheiro e vá com a cara e com coragem. Ah.... falta-te coragem, né?! Porque no fundo sabe que lá você morrerá de fome e necessidade que nem a maioria dos cubanos...
Olá de Osasco e a luta continua
Engraçado que ficar glorificando um bem material (livro antigo) assim é a coisa mais burguesa impossível.
Revolucionário de fato seria digitalizar toda essa biblioteca, vender tudo, pegar o dinheiro, aplicar em algum investimento, pegar os rendimentos e distribuir para as pessoas em necessidade.
Kkkkk. Que ridículo!
Nós, marxistas, temos essas obras digitalizadas. Mas é pra quem lê, não pra quem digita demagogia.
Sem dúvida, por isso que “nos Marxistas” até agora não entedemos porque a grande massa trabalhadora do mundo esta cada vez mais alinhada com a extrema direita.
Erste Übung
Viva a opera
Só faltou ser excomungado
E a revolução tupiniquim, hein?!
Boa noite.
🤔🧐😇😄😎🎹🎶🎶🎶☕
salve camaradas !
Estais brincando?
Que papo maravilhoso é esse país atrasado só vive de navios de Neymares, e muita ignorância.
Então vá para a Coreiado Norte ou Cuba.
Vai trabalhar meu jovem...
Decadentes
O pior socialismo é melhor do que o melhor capitalismo
É um poço de bobagem!! Bem típico dessa turma!! Faça o favor!!
E você? Diga qual é sua "turma", não tenha medo, pode falar!
Psicopatas
Kkkkkkkkk
Socialismo não é sistema de governo e capitalismo sistema econômico? A Suécia tem os dois e ainda é uma monarquia.
Só bobagens
E a Coreia do Norte?
Coreia fo norte vai muito bem . Agora que tá incrise e capitalismo
@@Gui57k bem pra quem?
A República Popular da Coreia está firma e forte .
@@osvaldotrigueiro3884
Só não tem energia elétrica a noite.
Falou-se aqui em IDH de Cuba, em Social-democracia, etc...Bem, primeiramente, o IDH é aferido por intermédio da análise de diversos fatores, dentre os quais alguns Cuba, pelo menos em tese, se destaca, como nível baixo de analfabetismo, índice de mortalidade infantil e outros dados sociais. Não obstante, esses índices (que são de fácil controle em países de pequena extensão e população, e que são financiados por uma superpotência visando a finalidades geopolíticas) degradaram-se muito, principalmente após a derrocada do principal "investidor" em Cuba, que era a URSS...só que o regime não possui transparência para mostrar os dados atuais e reais e os "anestesiados ideológico-mentais" não admitem isso, pois, para esses criticar os defeitos de um sistema (como muitos sensatos o fazem com relação ao capitalismo, sem serem Marxistas) seria mostrar-se intelectualmente despreparado ou desqualificado, daí se aferram aos mitos do tal Socialismo real. Falou-se de Noruega, Suécia, etc...são países democráticos de economia capitalista, onde predomina a livre iniciativa, o pluripartidarismo e a propriedade privada dos meios de produção, com a diferença de que, efetivamente, implementam políticas sociais para a melhoria da saúde, educação, infraestrutura, etc (o que muita gente confunde com Socialismo). O Socialismo real, pelo menos esse que vimos ser empregado ao longo de todas as décadas passadas, é um lixo de sistema de organização econômica, política e social, ainda que o capitalismo também tenha seus defeitos.
❤❤❤❤