Descobri Dickens aos 16 anos "As Aventuras de Sr. Pickwick", passei quase dois anos para lê-lo. Mas foi um divisor de agua, pois descobri o mundo maravilhoso da literatura, depois enveredei por "Oliver Twist", "David Copperfield" e outros. Alguns de seus personagens até hoje não me saem da minha memória como o judeu Fangi, Uriah Heeps, Mickwaber.... e lógico o impagável Sam Weller. Dickens é divino e compartilho com vc esse sentimento ao lado de Dostoiévski.
Que lindo! é tão bom ver pessoas falando de clássicos, e com tanto amor ^^ e Dickens foi um dos escritores que conseguiu perdurar por tantos anos, sem cair no esquecimento ou na banalidade. Seus livros sempre tiveram temas que nunca morreram, e apesar da tristeza de seu realismo, ele sempre conseguia colocar piadas ou fatos engraçados de um modo muito ímpar ;)
Comecei Dickens recentemente, com Grandes Esperanças, e adorei!!! Como você falou no video, ele cria personagens que a gente guarda no coração. No meu caso ficou Joe. Não vejo a hora de ler o próximo.
Que delícia de vídeo! Eu estou prestes a iniciar Dickens, ainda não li, pois estou com As Aventuras do Sr. Pickwick. Encontrei num sebo, aquela edição antiga da Abril, de capa vermelha. Enfim, percebe-se que ele foi um escritor de primeira grandeza; um dos maiores da literatura inglesa, se não o maior. Fiquei empolgado. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco. ;) P.s: Sua mãe foi uma verdadeira guardiã... rs
Olá Claire! Estou lendo "Grandes Esperanças" estou no começo mas já consegui entrar dentro da história. Uma leitura que agrada e que mostra que o século 19 é incrível pela quantidade de obras de vários escritores. O mais legal é que estou lendo uma obra de 200 anos e bem provável que daqui 200 anos vai ter gente lendo Dickens.
+Cláudio Gusso Oi, Cláudio! Sou suspeita para falar, mas aí vai: o século XIX é o grande século do romance; podemos contar facilmente um número impressionante de romancistas - ingleses, franceses, russos, americanos... - que continuam lidos e discutidos e amados! Dickens vai durar; como todo bom clássico, ele é imortal :)
Que vídeo gostoso! Dickens é fascinante, uma delícia ler! Adoro ver leitores falando com carinho de seus autores favoritos! Essa série do canal é muito inspiradora! Beijo, Claire!
+Aline Aimee Obrigada, Aline. A ideia da série é essa mesmo: falar do começo da experiência com o autor e aí, tentar listar as razões do amor por ele...
Olá, comprei uma caixa de 10 DVDs das séries que a BBC produziu com base nas obras do Charles Dickens. Oliver Twist, Bleak House, Grande Esperanças e Little Dorrit. Comprei devido aos tantos elogios ao escritor. Nunca li nada dele, comprei no escuro.
Dickens foi tão popular que a partir dele que se criou o Livro de Bolso, não sei se você sabe dessa informação. Este é o sonho de todo grande escritor, ser um versátil e criativo na escrita e ao mesmo tempo chamar atenção do publico. Pelo pouco que li em Grandes Esperanças digo que ele é um autor cuidadoso, não tinha preguiça alguma, sabia como atrair o leitor, acho o Dickens formou muitos leitores por ai, um exemplo, você... Um grande abraço Claire :)
+Apolo Júnior Não sabia dessa! Tinha lido que o livro de bolso foi invenção dos americanos, sempre muito práticos... rs Mas os americanos liam muito Dickens em sua época. Não sei se há relação.
Olá Claire! Eu também amo Dickens!! Eu comecei lendo O Conta de Natal e, recentemente, estou lendo David Copperfield. Assumo que o meu interesse pelo Dickens veio das adaptações de sua obra pra o cinema e a televisão. O filme adaptado do Oliver Twist pelo Polanski e o Nicholas Nickleby de 2002 são MARAVILHOSOS e com trilhas sonoras lindas. Especialmente, o Nicholas Nickleby. A sensação que eu tenho ao ler David Copperfield é que eu estou "sentado numa poltrona construída e formada da mais bela narrativa". Entretanto, ao ler o começo da descrição ou apresentação das personagens que irão ser inseridas na trama, eu fico com a sensação de desconfiança e medo. Me sinto um bicho assustado depois de tanto apanhar. É muito difícil não fazer julgamentos de caráter das personagens, mesmo que sua índole, essência ou ação não tenha ainda sido destacada ou apresentada. Claro, que esse meu pré-julgamento ou "pré-sentimento"/ "extinto" está bastante baseado nas ideias pré-concebidas que possuo ao saber qual é o recheio do bolo na literatura de Dickens. Além, da rica construção e desenvolvimento de personagens e da narrativa. A tinta ganha extra vida. Até os dores descritos podem ser sentidos por qualquer pessoa que tenha problemas de sinusite ou rinite rsrs Adoro seu canal! Acho seus vídeos bastante didáticos, simples e enriquecedores. Suas dicas pra leitura são excelentes. Entretanto, assumo que o barulho que fica ao fundo incomoda um pouco! Também faço Biblioteconomia. Se Deus quiser, com o fim dessa greve, poderei me formar ainda nesse ano pela UFRJ. Ps: Eu não sei se você conhece, mas existe uma série britânica chamada Doctor Who. É ficção-científica e é sobre um time lord que viaja pelo tempo e espaço (versão mega resumida da série). Existe um episódio, que o Doctor volta no Tempo e conhece Charles Dickens. É um ótimo episódio. RECOMENDO. Na verdade, recomendo Doctor Who sempre! Esse é o terceiro episódio da primeira temporada! Sucesso e muita luz na sua vida
Aah, obrigado por me apresentar esse autor!! Estava futicando na estante do meu irmão e descobri que ele tinha As Aventuras do Sr. Pickwick. Agora já estou terminando, e fazia tanto tempo que eu não lia um livro que me dava um aperto no coração ao saber que estava no fim. Como vc falou, a narrativa é realmente gostosa, diversas vezes eu já ia me esquecendo de fatos que ocorreram em capítulos anteriores, quando de repente eu era surpreendido com novas peripécias ( especialmente quando se tratava dos reencontros com o Sr. Jingle haha). Não costumo comentar aqui, então gostaria de parabenizar pela qualidade dos seus vídeos, como uma forma de retribuição por tantos que já fez. Prometo agora tentar me manifestar em outros, um grande abraço e, mais uma vez, obrigado!! ;)
+Túlio Fialho Pickwick! O querido Pickwick me persegue estes dias... Acho que vai ser uma releitura dos próximos dias. :) E obrigada pelo comentário extenso sobre o grande Dickens!
Ontem terminei de ler o Grandes Esperanças e estou maravilhado Claire !!!! É impossível não se apaixonar pela escrita e os personagens de Dickens, no final me emocionei muito com o desfecho do Pip... Me identifiquei muito com o Pip, posso dizer que esse livro marcou a minha vida!!!
Concordo com você, Claire! Li sedentemente David Copperfield e estou lendo agora Grandes Esperanças, a narrativa é muito gostosa de se ler, prende de uma forma que o leitor não consegue parar enquanto não ocorre o desfecho. Parabéns pelo vídeo!
Por incrível que pareça, Clarie. Aqui em Natal - RN, nas livrarias, muito difícil ver um livro de Dickens. Só em sebos. Uma pena. Só li 2 livros do Dickens: Grandes Esperanças e História de Duas Cidades. Depois do seu vídeo vou ler mais sobre esse grande escritor que você ama tanto. O Dickens é clássico.👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏
Claire, adoro suas abordagens! Me formei em história a pouco tempo e procuro aprender história nas literaturas, por que os livros de historiadores são um porre, salvo exceções. Amo literatura, e preciso ler Dickens pra conhecer melhor a natureza humana. Só li o David Copperfield, e vi alguns filmes. Me encanta ouvir suas histórias e as abordagens. abraço fraternal. e muita saúde e felicidades.
Sabe aquela sensação de que vc gosta do autor, sem mesmo ter lido obras dele?! É exatamente isso que eu sinto em relação ao Dickens, tenho o David Copperfield e quero muito ler o Grandes Esperanças, espero amar o autor depois que ler. Aliás, preciso fazer isso o quanto antes. Excelente vídeo, bjus!!!!
Achei o vídeo maravilhoso, Claire. Vontade de sair lendo o Dickens a torto e a direito rs eu li pouco até o momento mas meu favorito também é Grandes Esperanças. Uma pena que muitas dessas edições sejam tão difíceis de achar :/ Abraço!!
+paisdasentrelinhas Obrigada, Tati!! Obrigada! Ah, você tem razão sobre as edições: eu só tenho algumas porque já vivia quando elas saíram (um modo eufemístico de dizer que sou velha! rsrs) e outras eu herdei dos tesouros da minha mãe...
Oie.... Claire!!! Nunca tinha lido nada de Dickens; Quando comecei a acessar o seu canal e você fez uma resenha do livro "Grandes Esperanças"fiquei curiosa e resolvi comprar e ler o livro. Claire, adorei a leitura!!! Bjs
Charles Dickens é o nome da rua da minha mãe, aliás o bairro é quase todo com nomes de escritores, mas dele só conhecia Um conto de natal, estou ansiosa para ler David Copperfield e A pequena Dorrit.
O por quê esta respondido. Rsss. Claire, Dickens é apaixonante. Queria achar o Casa Soturna ,mas não se acha facilmente e muitos outros. Ficou ótimo Claire. Um abraço
+Salete de Lima Salete! :) ) Ainda existem várias obras de Dickens que estão ou esgotadas em português, ou ainda sem traduzir. Uma lástima! Obrigada pelo elogio :)
Tenho Dickens como leitura pra toda vida.. Amo e já reli. Nunca esqueço da minha primeira experiência lendo Grandes Esperanças, no final fiquei com um nó na garganta, me emocionou bastante.
+Marcelo H. Cardoso Leitura para toda vida. Disse tudo!
9 лет назад
Depois de ler Grandes Esperanças fiquei apaixonada pelo Dickens. Eu acho um absurdo a ausência de reedições da obra integral dele. Isso é imperdoável! Adorei seu vídeo, como sempre! Bj ;-)
+OErrante Literário (Pat) Obrigada! Realmente, há uma boa parcela de obras de Dickens ou esgotadas em português, ou nunca editadas no Brasil. Uma vergonha!
Claire ainda não li Dickens, estou doida para comprar! Que linda sua história e que mãe maravilhosa, ler para os filhos! Incentivo a leitura! 👏👏 Já não vemos muito isso hoje e talvez isso tenha reduzido o número de leitores... Beijoo! 😉
+Dany Rodrigues (RETICÊNCIAS LITERÁRIA) Concordo com você sobre a necessidade do estímulo desde criança, em casa, a partir dos pais. Tive isso, e conheço alunos onde trabalho na biblioteca que também tiveram; faz diferença. Ser leitor ou não - o exemplo e estímulo dos pais é um dos fatores que criam leitores jovens... E obrigada :)
Oi Claire! Faz tempo que não comento por aqui (mas não perco nenhum vídeo, viu? :) Que coisa boa esse vídeo! Dickens é mesmo pura magia. Fico imaginando a ansiedade dos ingleses esperando o próximo episódio de David Copperfield ou do Sr. Pickwick sair a cada semana... O que eu não entendo é como não temos Literatura Inglesa no colégio. Quem não teve a sorte de pais leitores (é muito legal como você conta da sua mãe lendo para vocês, sempre emocionante), ou uma grande curiosidade, pode passar toda a vida escolar sem nem conhecer a própria base da literatura (ou pelo menos do romance, né?). Eu fui ler Dickens já adulta, no cursinho ou começo da faculdade, não lembro bem, e fiquei enlouquecida - e apaixonada - desde então. Bom demais, adorei o vídeo!
+Renata Sbr Muito obrigada, Renata! Eu também acho que, se vamos falar do romance, da sua evolução e impacto, um passeio atento à Literatura Inglesa - e depois, à francesa - se faz necessário: tudo a ver! Sobre minha mãe: ela tem profunda responsabilidade com a pessoa leitora que me tornei.
Meu primeiro Dickens foi o Twist, depois de ver várias adaptação para a TV , li outros títulos do autor e mais uma vez - diversas vezes - me emocionei muito ... Infelizmente ainda não li Nicholas Nickleby, bem que a zahar podia republicar ... Parabéns elo vídeo, Claire... Emocionante como do Dickens merece 😜😗
+Rafael Mota Muito obrigada, Rafael :) Bem que o pessoal podia fazer um abaixo-assinado para a Zahar publicar o Nicholas Nickleby, Dombey e Filho, Martin Chuzzlewitt, Nosso Amigo Comum... tantos...!! Alguns nunca encontrei em edições brasileiras.
Vc é sempre fantástica e empolgante nas suas exposições. Quero muito completar minha coleção de Dickens e conhecer, enfim, tudo o q este maravilhoso escritor nos deixou. Obrigada por este vídeo, bjs!
Sabe como eu conheci Dickens? Foi em um capitulo do livro "Represálias Selvagens" do historiador Peter Gay, lá ele mostra como os escritores criticam a sociedade através da ficção. Minha curiosidade em relação ao Dickens está aumentando... kkk
Tà bom... vc acabou de me convencer a entrar no clima e ler bastante Dickens espero gostar tanto como vc! Mas seria um presente de aniversário mais fofo se fosse um vide o do Walter scoot! :D brincadeirinhaaa... beijos enormes bom domingo e boas leituras!
+DominO Simmons Feliz aniversário, mocinha! Sobre o Scott: eu preciso reler para fazer um vídeo legal, e ainda não deu pra "encaixar" nas minhas releituras os livros - alguns, calhamaços - do escocês, mas, me aguarde, eu chegarei lá! rsQue você tenha um dia maravilhoso repleto de bênçãos! com carinho, C.
Até agora já li Conto de Natal, Oliver Twist numa versão adaptada porque não achei o texto integral, agora estou lendo David Copperfield e estou amando e sofrendo com o personagem. Já havia lido David Copperfield adaptado quando eu era adolescente, mas não lembrava nada da história, li Um Conto de Duas Cidades até a metade e não me perdoo por ter abandonado, eu estava gostando da história, mas foi bem na época da monografia...Vou ter que começar de novo. Tenho muitos livros do Dickens na lista, os personagens dele realmente são incríveis.
A minha primeira experiência com o Dickens foi um tanto... estranha... Comecei por Um conto de duas Cidades, contudo não sei se consigo traçar um veredito acerca da experiência... É a primeira vez que me acontece isso. A história é boa, os personagens são cativantes, o pano de fundo (Revolução Francesa), ainda mais! Mas não sei se me pegou, sabe? Fora isso, não há como negar que o talento do escritor é excepcional. Sua criatividade é farta e deveras apaixonante... Como ele escreve bem. Nisto, a leitura flui muito bem, sem impedimento algum... Darei uma nova chance. Sim, persistirei. Estou em dúvidas entre Sr. Pickwick e Grandes Esperanças... Obrigado por me apresentá-lo, Claire. Abs
Gilmar: se você quiser um contraste - tente Mr. Pickwick. Talvez você se apegue mais, se conecte melhor ao Dickens mais espontâneo dos primeiros livros. De nada. Foi um prazer ;)
Concordo com a Claire pra leitura de Sr Pickwick. Um conto de duas cidades é excelente, mas também não me "pegou", sabe. Os outros livros dele são mais "apaixonantes".
Que lindo vídeo, Claire! Eu quero muito ler Dickens, sempre gostei das adaptações, acho as histórias muito incríveis, mas sei que ler será uma experiência totalmente diferente.acho também muito legal como as obras do Dickens sempre são referenciadas em outros livros. Mal vejo a hora de ler! Seu vídeo da vontade de sair correndo pra ler tudo! Beijos!
+Biblioconto Sim, ele é referenciado inclusive em seriados de TV! Certa vez vi um episódio de Jornada nas estrelas - uma das crias da série clássica dos anos 1960 - e quando nem esperava, o capitão da nave menciona o Smike de "Nicholas Nickleby"... E obrigada!
+Cleideisa Sousa brandao Eu devia ter separado todos, mas senti que assim o vídeo ficaria gigante... Como, aliás, acabou ficando mesmo sem mostrar todos! kkk Obrigada.
Amei! Estava ansiosa por este vídeo e ele como sempre ficou ótimo, estou lendo Grandes Esperança e estou adorando, talvez seja o livro do Dickens q mais vou gostar, mas quero ler a obra completa dele, a escrita é deliciosa. Claire descobri um livro dele chamado A Pequena Dorrit, vc conhece? Eu vi q tem uma série da BBC, e tentei achar o livro pra comprar, só q ñ achei nem em digital. Encontrei em um site gratuito, acho q vai ser a minha próxima leitura.
+Valdirene Monteiro Valdirene, eu soube que a editora Pedrazul vai lançar Little Dorrit em breve em português! As edições da Pedrazul costumam ser muito bonitas e com marcadores de páginas lindos! E obrigada! Dickens mereceria mais, porém este vídeo já estava tão atrasado... rs
Os livros do Dickens são todos da época antiga? Eu vi na rede Brasil contos de Charles Dickens adorei passou de novo e vi de novo,!!! Pode me responder!!!! Brigada
Adorei, Claire! :) É uma pena que a minha tradução de Um Conto de Duas Cidades não é tão bonita quando a sua (e sei disso pelo fragmento que vc leu no Aperitivo Literário 6). Pergunta: como é a frase?! :) Abração
+Mateus Verdan Você diz, a frase dita pelo Smike em Vida e Aventuras de Nicholas Nickleby? Caso sim, é esta a frase - dita por Smike ao Nicholas: "Como é que você, sendo tão bom para mim, não tem ninguém que seja bom para você?"
Olá Claire, só tive a oportunidade de ler Um conto de natal do Dickens, até tenho David Copperfield, mas é uma versão adptada. Qual outro livro dele você indicaria que eu lesse? Para quem não conhece muito bem o trabalho do autor mas já gosta bastante. Beijos, adorei o vídeo.
Oi Claire! Eu li no ano passado Grandes Esperanças, que foi meu primeiro Dickens, fiquei apaixonada pela escrita do autor e concordo com tudo que disse sobre a Estela. Ela é uma personagem muito forte. Estou na dúvida se leio agora David Copperfield ou Um Conto de Duas Cidades que são os que consegui comprar dele. Qual você me aconselha? Adorei o vídeo. Beijos Fran
+PoesiasProsas eAlgoMais Oi Fran! Se você estiver com mais tempo livre, eu sugeriria David Copperfield - ele é mais amplo, mais 'rico" do que Um Conto de Duas Cidades; se não, pegue esse último. Ambos são ótimos, e a galeria de personagens... ah! [suspiro]
Claire, boa noite. Tenho alguns livros do Dickens aqui em casa: Grandes esperanças, David Copperfield, Um conto de duas cidades, A pequena Dorrit e A casa soturna. Por qual você recomenda que devo começar?
Não tenho muita curiosidade com Dickens. Dele só li David Copperfield. Estou dividida entre o Conto de Duas Cidades e Grandes Esperanças. Não quero ler Oliver Twist pelo mesmo motivo da menininha Claire. Qual me sugere?
Cara, creio que você acharia interessante ler “O Mistério de Edwin Drood” na tradução de Hermínio Miranda (ed. lachatre). Há uma história, não sei se você conhece, sobre um homem ter completado, mediunicamente, a obra de Dickens. O tradutor desta edição coloca uma “desafio”: ele não informa onde Dickens parou e desafia-nos a descobrir. Como vc já leu a obra vc não poderá aceitar este desafio, mas gostaria muito de saber o que você achou. Seria a continuação apenas um pastiche? Sei que vc é católica, mas esta não é questão, mas sim se a continuação dada pelo autor (o médium publicou o romance por sua própria conta na cidadezinha de Brattleboro, estado de Vermont em 1873) faz jus à escrita de Dickens.
Ouvi essa história, mas como não creio em Dickens ditando o texto além-túmulo, nunca me interessei. Eu li O Mistério de Edwin Drood na tradução portuguesa de Mario Domingues e ele também 'completa' o romance de Dickens; mas como fui informada de qual capítulo tinha sido o último do autor, parei a leitura nele. Ah, eu não sou católica, mas protestante evangélica. Nada contra católicos (tenho escritores favoritos entre eles) nem contra espíritas (tenho colegas de trabalho maravilhosas que são espíritas). Apenas, não compartilho da crença.
claire, me desculpe, mas no vídeo vc explica o por quê de vc amar Dickens, portanto qdo o por que puder ser substituído por "razões pelas quais" amo Dickens, esse por que é separado. abs cesar
Claire, não sei se você vai ler esse comentario, mas você sabe de alguma edição em português de The Old Curiosity Shop? Encontrei apenas na Estante Virtual uma edição portuguesa dos anos 50, mas nada além disso ): triste que aparentemente as editoras se esqueceram completamente do Dickens
Não sei não! E quando passo em sebos ou feiras do livro, sempre procuro algum Dickens que eu ainda não tenha... Ah, há uma edição recente de Nicholas Nickleby que está saindo pela Amarylis, algo assim. Eu tenho uma edição antiga, mas fiquei feliz em saber que mais gente agora poderá ler essa maravilha! ^^
Sim, o primeiro livro é "Esboços por Boz", de que Retratos Londrinos é uma seleção. O primeiro romance de Dickens é As Aventuras do Sr. Pickwick" - sua 1ª obra de ficção.
claire, qdo vc escrever "por que" e não for uma resposta, esse por que é separado, ok? outra coisa: por que fica um ruído no funfo dos seus vídeos? abs cesar
+Cesar Souza Cesar, o "por que" aqui é junto por se tratar de uma resposta: o vídeo pretende ser uma explicação do meu amor por Dickens. "Porque eu amo". Essa série tenta explicar, ou seja, responder... O ruído continua sendo uma incógnita; sempre teve e até hoje não sei o motivo.
Volte Claire. Que saudades dos seus vídeos. Estou sempre a rever
O que foi que aconteceu que ela nunca mais postou vídeos, hein?
Ela está ativa apenas no skoob.
Descobri Dickens aos 16 anos "As Aventuras de Sr. Pickwick", passei quase dois anos para lê-lo. Mas foi um divisor de agua, pois descobri o mundo maravilhoso da literatura, depois enveredei por "Oliver Twist", "David Copperfield" e outros. Alguns de seus personagens até hoje não me saem da minha memória como o judeu Fangi, Uriah Heeps, Mickwaber.... e lógico o impagável Sam Weller. Dickens é divino e compartilho com vc esse sentimento ao lado de Dostoiévski.
Admirável como sempre, Clair. Como vc fala com paixão dos livros! Não pare!
Que lindo!
é tão bom ver pessoas falando de clássicos, e com tanto amor ^^
e Dickens foi um dos escritores que conseguiu perdurar por tantos anos, sem cair no esquecimento ou na banalidade. Seus livros sempre tiveram temas que nunca morreram, e apesar da tristeza de seu realismo, ele sempre conseguia colocar piadas ou fatos engraçados de um modo muito ímpar ;)
+Raquel Correia Obrigada, Raquel. E você adicionou esse comentário ao Dickens que fez falta no meu vídeo: que o realismo dele tinha alguma esperança.
Comecei Dickens recentemente, com Grandes Esperanças, e adorei!!! Como você falou no video, ele cria personagens que a gente guarda no coração. No meu caso ficou Joe. Não vejo a hora de ler o próximo.
+claudia henriques O Joe é um doce de criatura! :)
Claire é extraordinária! Estou sempre vendo seus vídeos. Espero que o RUclips não os tire do ar.
Que delícia de vídeo! Eu estou prestes a iniciar Dickens, ainda não li, pois estou com As Aventuras do Sr. Pickwick. Encontrei num sebo, aquela edição antiga da Abril, de capa vermelha. Enfim, percebe-se que ele foi um escritor de primeira grandeza; um dos maiores da literatura inglesa, se não o maior. Fiquei empolgado. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco. ;)
P.s: Sua mãe foi uma verdadeira guardiã... rs
Obrigada! Sim, minha mãe foi. Tomara que o querido Dickens ganhe mais um fã! ^^
Olá Claire! Estou lendo "Grandes Esperanças" estou no começo mas já consegui entrar dentro da história. Uma leitura que agrada e que mostra que o século 19 é incrível pela quantidade de obras de vários escritores. O mais legal é que estou lendo uma obra de 200 anos e bem provável que daqui 200 anos vai ter gente lendo Dickens.
+Cláudio Gusso Oi, Cláudio! Sou suspeita para falar, mas aí vai: o século XIX é o grande século do romance; podemos contar facilmente um número impressionante de romancistas - ingleses, franceses, russos, americanos... - que continuam lidos e discutidos e amados! Dickens vai durar; como todo bom clássico, ele é imortal :)
Que vídeo gostoso! Dickens é fascinante, uma delícia ler! Adoro ver leitores falando com carinho de seus autores favoritos! Essa série do canal é muito inspiradora!
Beijo, Claire!
+Aline Aimee Obrigada, Aline. A ideia da série é essa mesmo: falar do começo da experiência com o autor e aí, tentar listar as razões do amor por ele...
Lindo testemunho de leitura e amor a Dickens!
Obrigada
Olá, comprei uma caixa de 10 DVDs das séries que a BBC produziu com base nas obras do Charles Dickens. Oliver Twist, Bleak House, Grande Esperanças e Little Dorrit. Comprei devido aos tantos elogios ao escritor. Nunca li nada dele, comprei no escuro.
Dickens foi tão popular que a partir dele que se criou o Livro de Bolso, não sei se você sabe dessa informação. Este é o sonho de todo grande escritor, ser um versátil e criativo na escrita e ao mesmo tempo chamar atenção do publico. Pelo pouco que li em Grandes Esperanças digo que ele é um autor cuidadoso, não tinha preguiça alguma, sabia como atrair o leitor, acho o Dickens formou muitos leitores por ai, um exemplo, você... Um grande abraço Claire :)
+Apolo Júnior Não sabia dessa! Tinha lido que o livro de bolso foi invenção dos americanos, sempre muito práticos... rs Mas os americanos liam muito Dickens em sua época. Não sei se há relação.
Também gostaria que a Claire voltasse... Adoro seus vídeos.
Olá Claire! Eu também amo Dickens!! Eu comecei lendo O Conta de Natal e, recentemente, estou lendo David Copperfield. Assumo que o meu interesse pelo Dickens veio das adaptações de sua obra pra o cinema e a televisão. O filme adaptado do Oliver Twist pelo Polanski e o Nicholas Nickleby de 2002 são MARAVILHOSOS e com trilhas sonoras lindas. Especialmente, o Nicholas Nickleby.
A sensação que eu tenho ao ler David Copperfield é que eu estou "sentado numa poltrona construída e formada da mais bela narrativa". Entretanto, ao ler o começo da descrição ou apresentação das personagens que irão ser inseridas na trama, eu fico com a sensação de desconfiança e medo. Me sinto um bicho assustado depois de tanto apanhar. É muito difícil não fazer julgamentos de caráter das personagens, mesmo que sua índole, essência ou ação não tenha ainda sido destacada ou apresentada.
Claro, que esse meu pré-julgamento ou "pré-sentimento"/ "extinto" está bastante baseado nas ideias pré-concebidas que possuo ao saber qual é o recheio do bolo na literatura de Dickens. Além, da rica construção e desenvolvimento de personagens e da narrativa. A tinta ganha extra vida. Até os dores descritos podem ser sentidos por qualquer pessoa que tenha problemas de sinusite ou rinite rsrs
Adoro seu canal! Acho seus vídeos bastante didáticos, simples e enriquecedores. Suas dicas pra leitura são excelentes. Entretanto, assumo que o barulho que fica ao fundo incomoda um pouco! Também faço Biblioteconomia. Se Deus quiser, com o fim dessa greve, poderei me formar ainda nesse ano pela UFRJ.
Ps: Eu não sei se você conhece, mas existe uma série britânica chamada Doctor Who. É ficção-científica e é sobre um time lord que viaja pelo tempo e espaço (versão mega resumida da série). Existe um episódio, que o Doctor volta no Tempo e conhece Charles Dickens. É um ótimo episódio. RECOMENDO. Na verdade, recomendo Doctor Who sempre! Esse é o terceiro episódio da primeira temporada!
Sucesso e muita luz na sua vida
Saudades de vc Claire! VOLTA! POR FAVOR! ENFIM....
Que canal maravilhoso!
Aah, obrigado por me apresentar esse autor!! Estava futicando na estante do meu irmão e descobri que ele tinha As Aventuras do Sr. Pickwick. Agora já estou terminando, e fazia tanto tempo que eu não lia um livro que me dava um aperto no coração ao saber que estava no fim. Como vc falou, a narrativa é realmente gostosa, diversas vezes eu já ia me esquecendo de fatos que ocorreram em capítulos anteriores, quando de repente eu era surpreendido com novas peripécias ( especialmente quando se tratava dos reencontros com o Sr. Jingle haha). Não costumo comentar aqui, então gostaria de parabenizar pela qualidade dos seus vídeos, como uma forma de retribuição por tantos que já fez. Prometo agora tentar me manifestar em outros, um grande abraço e, mais uma vez, obrigado!! ;)
+Túlio Fialho Pickwick! O querido Pickwick me persegue estes dias... Acho que vai ser uma releitura dos próximos dias. :) E obrigada pelo comentário extenso sobre o grande Dickens!
Ontem terminei de ler o Grandes Esperanças e estou maravilhado Claire !!!!
É impossível não se apaixonar pela escrita e os personagens de Dickens, no final me emocionei muito com o desfecho do Pip...
Me identifiquei muito com o Pip, posso dizer que esse livro marcou a minha vida!!!
Que lindo! Que bom saber! Grandes Esperanças é o meu Favorito do Dickens, e olha que ele tem livros maravilhosos :)
É lindo mesmo!!!
Claire Scorzi Então vou começar por aí, que vídeo incrível!
Régia Souza Obrigada, Régia! :)
Concordo com você, Claire! Li sedentemente David Copperfield e estou lendo agora Grandes Esperanças, a narrativa é muito gostosa de se ler, prende de uma forma que o leitor não consegue parar enquanto não ocorre o desfecho. Parabéns pelo vídeo!
Por incrível que pareça, Clarie. Aqui em Natal - RN, nas livrarias, muito difícil ver um livro de Dickens. Só em sebos. Uma pena.
Só li 2 livros do Dickens: Grandes Esperanças e História de Duas Cidades.
Depois do seu vídeo vou ler mais sobre esse grande escritor que você ama tanto.
O Dickens é clássico.👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏
+Jose Carlos Até reeditaram Dickens, mas muito pouco, para a extensão de sua obra. Ele merece muito mais! E leia sim!
Claire, adoro suas abordagens! Me formei em história a pouco tempo e procuro aprender história nas literaturas, por que os livros de historiadores são um porre, salvo exceções. Amo literatura, e preciso ler Dickens pra conhecer melhor a natureza humana. Só li o David Copperfield, e vi alguns filmes. Me encanta ouvir suas histórias e as abordagens. abraço fraternal. e muita saúde e felicidades.
Muito obrigada! Dickens é uma grande paixão, um daqueles casos de APTV - Amor Para Toda Vida ^^
Sabe aquela sensação de que vc gosta do autor, sem mesmo ter lido obras dele?! É exatamente isso que eu sinto em relação ao Dickens, tenho o David Copperfield e quero muito ler o Grandes Esperanças, espero amar o autor depois que ler. Aliás, preciso fazer isso o quanto antes. Excelente vídeo, bjus!!!!
+Lendo a Estante Acredito que você irá gostar, Dickens é um encanto! Mas, como ele e eu temos um "relacionamento" antigo, sou suspeita pra falar... rs
Achei o vídeo maravilhoso, Claire. Vontade de sair lendo o Dickens a torto e a direito rs eu li pouco até o momento mas meu favorito também é Grandes Esperanças. Uma pena que muitas dessas edições sejam tão difíceis de achar :/
Abraço!!
+paisdasentrelinhas Obrigada, Tati!! Obrigada! Ah, você tem razão sobre as edições: eu só tenho algumas porque já vivia quando elas saíram (um modo eufemístico de dizer que sou velha! rsrs) e outras eu herdei dos tesouros da minha mãe...
Oie.... Claire!!!
Nunca tinha lido nada de Dickens; Quando comecei a acessar o seu canal e você fez uma resenha do livro "Grandes Esperanças"fiquei curiosa e resolvi comprar e ler o livro.
Claire, adorei a leitura!!!
Bjs
+Elizangela Toledo Rosa Grandes Esperanças continua meu favorito de Dickens! Feliz em saber que mais gente leu e amou ^^
........não tenho mais dúvida: você é clássica dos vídeos sobre literatura. kkkkkkkkk👏👏👏👏👏👏👏👏
+Jose Carlos Hahahahha Eu tento chamar a atenção para os clássicos. :)
Charles Dickens é o nome da rua da minha mãe, aliás o bairro é quase todo com nomes de escritores, mas dele só conhecia Um conto de natal, estou ansiosa para ler David Copperfield e A pequena Dorrit.
Onde fica esse bairro exemplar? Deve ser uma delícia ficar olhando os nomes das ruas... ^^
David Copperfield será minha próxima leitura. Você me animou.
+Carla Monteiro Uma ótima escolha, na minha opinião :D
O por quê esta respondido. Rsss. Claire, Dickens é apaixonante. Queria achar o Casa Soturna ,mas não se acha facilmente e muitos outros. Ficou ótimo Claire. Um abraço
+Salete de Lima Salete! :) ) Ainda existem várias obras de Dickens que estão ou esgotadas em português, ou ainda sem traduzir. Uma lástima! Obrigada pelo elogio :)
Tenho Dickens como leitura pra toda vida.. Amo e já reli. Nunca esqueço da minha primeira experiência lendo Grandes Esperanças, no final fiquei com um nó na garganta, me emocionou bastante.
+Marcelo H. Cardoso Leitura para toda vida. Disse tudo!
Depois de ler Grandes Esperanças fiquei apaixonada pelo Dickens. Eu acho um absurdo a ausência de reedições da obra integral dele. Isso é imperdoável! Adorei seu vídeo, como sempre! Bj ;-)
+OErrante Literário (Pat) Obrigada! Realmente, há uma boa parcela de obras de Dickens ou esgotadas em português, ou nunca editadas no Brasil. Uma vergonha!
Claire, parabéns por sua iniciativa. Bela introdução a Dickens. Feliz em te conhecer.
Bem-vindo, Newton. Dickens tem lugar especial por aqui ;)
Claire ainda não li Dickens, estou doida para comprar! Que linda sua história e que mãe maravilhosa, ler para os filhos! Incentivo a leitura! 👏👏 Já não vemos muito isso hoje e talvez isso tenha reduzido o número de leitores... Beijoo! 😉
+Dany Rodrigues (RETICÊNCIAS LITERÁRIA) Concordo com você sobre a necessidade do estímulo desde criança, em casa, a partir dos pais. Tive isso, e conheço alunos onde trabalho na biblioteca que também tiveram; faz diferença. Ser leitor ou não - o exemplo e estímulo dos pais é um dos fatores que criam leitores jovens... E obrigada :)
Oi Claire! Faz tempo que não comento por aqui (mas não perco nenhum vídeo, viu? :)
Que coisa boa esse vídeo! Dickens é mesmo pura magia. Fico imaginando a ansiedade dos ingleses esperando o próximo episódio de David Copperfield ou do Sr. Pickwick sair a cada semana...
O que eu não entendo é como não temos Literatura Inglesa no colégio. Quem não teve a sorte de pais leitores (é muito legal como você conta da sua mãe lendo para vocês, sempre emocionante), ou uma grande curiosidade, pode passar toda a vida escolar sem nem conhecer a própria base da literatura (ou pelo menos do romance, né?). Eu fui ler Dickens já adulta, no cursinho ou começo da faculdade, não lembro bem, e fiquei enlouquecida - e apaixonada - desde então. Bom demais, adorei o vídeo!
+Renata Sbr Muito obrigada, Renata! Eu também acho que, se vamos falar do romance, da sua evolução e impacto, um passeio atento à Literatura Inglesa - e depois, à francesa - se faz necessário: tudo a ver! Sobre minha mãe: ela tem profunda responsabilidade com a pessoa leitora que me tornei.
Eu tenho um antguinho..se chama A vida de nosso senhor - Charles Dikens
Meu primeiro Dickens foi o Twist, depois de ver várias adaptação para a TV , li outros títulos do autor e mais uma vez - diversas vezes - me emocionei muito ... Infelizmente ainda não li Nicholas Nickleby, bem que a zahar podia republicar ... Parabéns elo vídeo, Claire... Emocionante como do Dickens merece 😜😗
+Rafael Mota Muito obrigada, Rafael :) Bem que o pessoal podia fazer um abaixo-assinado para a Zahar publicar o Nicholas Nickleby, Dombey e Filho, Martin Chuzzlewitt, Nosso Amigo Comum... tantos...!! Alguns nunca encontrei em edições brasileiras.
Muito bom seu vídeo sobre o Dickens estou começando o conhecer o universo desse autor por As aventuras do Sr. pickwick
Vc é sempre fantástica e empolgante nas suas exposições. Quero muito completar minha coleção de Dickens e conhecer, enfim, tudo o q este maravilhoso escritor nos deixou. Obrigada por este vídeo, bjs!
+Viviane Oliveira Não saiu tão bom quanto devia, mas eu precisava fazer esse vídeo e "desencantar" essa dificuldade. rs E obrigada!
Sabe como eu conheci Dickens? Foi em um capitulo do livro "Represálias Selvagens" do historiador Peter Gay, lá ele mostra como os escritores criticam a sociedade através da ficção. Minha curiosidade em relação ao Dickens está aumentando... kkk
+Daniel Barros Torcendo muito para Dickens ganhar mais um coração de leitor! :)
É um processo lento e contínuo... kkk
Muito bom, Claire. Adorei o vídeo. Não sabia que vc é bibliotecária. Eu também sou.
+Carmem Lúcia Sou sim! Bom saber que há mais de nós por aqui! E obrigada.
Tà bom... vc acabou de me convencer a entrar no clima e ler bastante Dickens espero gostar tanto como vc! Mas seria um presente de aniversário mais fofo se fosse um vide o do Walter scoot! :D brincadeirinhaaa... beijos enormes bom domingo e boas leituras!
+DominO Simmons Feliz aniversário, mocinha! Sobre o Scott: eu preciso reler para fazer um vídeo legal, e ainda não deu pra "encaixar" nas minhas releituras os livros - alguns, calhamaços - do escocês, mas, me aguarde, eu chegarei lá! rsQue você tenha um dia maravilhoso repleto de bênçãos! com carinho, C.
Até agora já li Conto de Natal, Oliver Twist numa versão adaptada porque não achei o texto integral, agora estou lendo David Copperfield e estou amando e sofrendo com o personagem. Já havia lido David Copperfield adaptado quando eu era adolescente, mas não lembrava nada da história, li Um Conto de Duas Cidades até a metade e não me perdoo por ter abandonado, eu estava gostando da história, mas foi bem na época da monografia...Vou ter que começar de novo. Tenho muitos livros do Dickens na lista, os personagens dele realmente são incríveis.
+Damaris Lobo "...Os personagens dele realmente são incríveis" - para mim é esta uma das suas marcas maravilhosas!
A minha primeira experiência com o Dickens foi um tanto... estranha... Comecei por Um conto de duas Cidades, contudo não sei se consigo traçar um veredito acerca da experiência... É a primeira vez que me acontece isso. A história é boa, os personagens são cativantes, o pano de fundo (Revolução Francesa), ainda mais! Mas não sei se me pegou, sabe?
Fora isso, não há como negar que o talento do escritor é excepcional. Sua criatividade é farta e deveras apaixonante... Como ele escreve bem. Nisto, a leitura flui muito bem, sem impedimento algum...
Darei uma nova chance. Sim, persistirei. Estou em dúvidas entre Sr. Pickwick e Grandes Esperanças...
Obrigado por me apresentá-lo, Claire.
Abs
Gilmar: se você quiser um contraste - tente Mr. Pickwick. Talvez você se apegue mais, se conecte melhor ao Dickens mais espontâneo dos primeiros livros. De nada. Foi um prazer ;)
Tudo bem. Só preciso tomar coragem para devorar com aquela fonte sofrível, rs
Ai, ai, essas fontes horrorosas...!
Concordo com a Claire pra leitura de Sr Pickwick. Um conto de duas cidades é excelente, mas também não me "pegou", sabe. Os outros livros dele são mais "apaixonantes".
Dickens é um dos meus autores favoritos essa nova versão de David Copperfield é muito boa😘😘😘😘😘😘😘
+Abel Raposo Ainda não tenho a nova; tenho essa de bolso com letra pequena e duas colunas por página... rs
+Abel Raposo A da cosac Naify?
Amo também...
Que lindo vídeo, Claire! Eu quero muito ler Dickens, sempre gostei das adaptações, acho as histórias muito incríveis, mas sei que ler será uma experiência totalmente diferente.acho também muito legal como as obras do Dickens sempre são referenciadas em outros livros. Mal vejo a hora de ler! Seu vídeo da vontade de sair correndo pra ler tudo! Beijos!
+Biblioconto Sim, ele é referenciado inclusive em seriados de TV! Certa vez vi um episódio de Jornada nas estrelas - uma das crias da série clássica dos anos 1960 - e quando nem esperava, o capitão da nave menciona o Smike de "Nicholas Nickleby"... E obrigada!
Estava com saudades dessa série! Estou louco para ver o "Porque eu Amo" da Charlotte Brontë :)!
+Mateus de Sousa Alves Mateus, obrigada por prestigiar!
maravilhoso seu vídeo. amei dá vontade de ter todos
+Cleideisa Sousa brandao Eu devia ter separado todos, mas senti que assim o vídeo ficaria gigante... Como, aliás, acabou ficando mesmo sem mostrar todos! kkk Obrigada.
Amei! Estava ansiosa por este vídeo e ele como sempre ficou ótimo, estou lendo Grandes Esperança e estou adorando, talvez seja o livro do Dickens q mais vou gostar, mas quero ler a obra completa dele, a escrita é deliciosa. Claire descobri um livro dele chamado A Pequena Dorrit, vc conhece? Eu vi q tem uma série da BBC, e tentei achar o livro pra comprar, só q ñ achei nem em digital. Encontrei em um site gratuito, acho q vai ser a minha próxima leitura.
+Valdirene Monteiro Valdirene, eu soube que a editora Pedrazul vai lançar Little Dorrit em breve em português! As edições da Pedrazul costumam ser muito bonitas e com marcadores de páginas lindos! E obrigada! Dickens mereceria mais, porém este vídeo já estava tão atrasado... rs
Que vídeo maravilhoso!! Bjos. :)
+Oxigênio dos Livros Obrigada. Tentei, mas Dickens merecia até mais.
Os livros do Dickens são todos da época antiga? Eu vi na rede Brasil contos de Charles Dickens adorei passou de novo e vi de novo,!!! Pode me responder!!!! Brigada
Adorei, Claire! :) É uma pena que a minha tradução de Um Conto de Duas Cidades não é tão bonita quando a sua (e sei disso pelo fragmento que vc leu no Aperitivo Literário 6). Pergunta: como é a frase?! :) Abração
+Mateus Verdan Você diz, a frase dita pelo Smike em Vida e Aventuras de Nicholas Nickleby? Caso sim, é esta a frase - dita por Smike ao Nicholas: "Como é que você, sendo tão bom para mim, não tem ninguém que seja bom para você?"
+Claire Scorzi Nossa!!!! Sim, era a dele. Linda mesmo! :) E triste, muito triste também.
Mateus VerdanÉ Dickens, Mateus, sabe como é... prepare os lenços, rs
Olá Claire, só tive a oportunidade de ler Um conto de natal do Dickens, até tenho David Copperfield, mas é uma versão adptada. Qual outro livro dele você indicaria que eu lesse? Para quem não conhece muito bem o trabalho do autor mas já gosta bastante.
Beijos, adorei o vídeo.
+Ana Medeiros Oliver Twist! :) Ah, e obrigada!
Eu também amo Dickens, não fique com ciúmes...kkk
Serei moderna: eu aceito partilhar. kkkk
Oi Claire!
Eu li no ano passado Grandes Esperanças, que foi meu primeiro Dickens, fiquei apaixonada pela escrita do autor e concordo com tudo que disse sobre a Estela. Ela é uma personagem muito forte. Estou na dúvida se leio agora David Copperfield ou Um Conto de Duas Cidades que são os que consegui comprar dele. Qual você me aconselha? Adorei o vídeo.
Beijos Fran
+PoesiasProsas eAlgoMais Oi Fran! Se você estiver com mais tempo livre, eu sugeriria David Copperfield - ele é mais amplo, mais 'rico" do que Um Conto de Duas Cidades; se não, pegue esse último. Ambos são ótimos, e a galeria de personagens... ah! [suspiro]
Claire, boa noite. Tenho alguns livros do Dickens aqui em casa: Grandes esperanças, David Copperfield, Um conto de duas cidades, A pequena Dorrit e A casa soturna. Por qual você recomenda que devo começar?
Como são todos extensos, posso opinar apenas pela minha experiência, que desses ai li primeiro Grandes Esperanças.
Não tenho muita curiosidade com Dickens. Dele só li David Copperfield. Estou dividida entre o Conto de Duas Cidades e Grandes Esperanças. Não quero ler Oliver Twist pelo mesmo motivo da menininha Claire. Qual me sugere?
@@RozinaR Grandes Esperanças ❤️
Cara,
creio que você acharia interessante ler “O Mistério de Edwin
Drood” na tradução de Hermínio Miranda (ed. lachatre). Há uma história, não sei se você
conhece, sobre um homem ter completado, mediunicamente, a obra de Dickens. O
tradutor desta edição coloca uma “desafio”: ele não informa onde Dickens parou
e desafia-nos a descobrir. Como vc já leu a obra vc não poderá aceitar este
desafio, mas gostaria muito de saber o que você achou. Seria a continuação
apenas um pastiche? Sei que vc é católica, mas esta não é questão, mas sim se a
continuação dada pelo autor (o médium publicou o romance por sua própria conta
na cidadezinha de Brattleboro, estado de Vermont em 1873) faz jus à escrita de
Dickens.
Ouvi essa história, mas como não creio em Dickens ditando o texto além-túmulo, nunca me interessei. Eu li O Mistério de Edwin Drood na tradução portuguesa de Mario Domingues e ele também 'completa' o romance de Dickens; mas como fui informada de qual capítulo tinha sido o último do autor, parei a leitura nele. Ah, eu não sou católica, mas protestante evangélica. Nada contra católicos (tenho escritores favoritos entre eles) nem contra espíritas (tenho colegas de trabalho maravilhosas que são espíritas). Apenas, não compartilho da crença.
Adorei teu canal! Só uma sugestão o vídeo tá com um zumbido chatinho
claire, me desculpe, mas no vídeo vc explica o por quê de vc amar Dickens, portanto qdo o por que puder ser substituído por "razões pelas quais" amo Dickens, esse por que é separado. abs cesar
+Cesar Souza Trocado, moço... rs
❤️
Claire, não sei se você vai ler esse comentario, mas você sabe de alguma edição em português de The Old Curiosity Shop? Encontrei apenas na Estante Virtual uma edição portuguesa dos anos 50, mas nada além disso ):
triste que aparentemente as editoras se esqueceram completamente do Dickens
Não sei não! E quando passo em sebos ou feiras do livro, sempre procuro algum Dickens que eu ainda não tenha... Ah, há uma edição recente de Nicholas Nickleby que está saindo pela Amarylis, algo assim. Eu tenho uma edição antiga, mas fiquei feliz em saber que mais gente agora poderá ler essa maravilha! ^^
achei qe vc aprofundaria mais citando partes dos livros n sei loo
+Helena Gouveia Citar eu não citei também nos outros "Porque Eu Amo"; mas você está certa numa coisa, o vídeo devia ter ficado melhor.
+Claire Scorzi foi apenas uma exemplo xD. mas eh qe nesse por que eu amo, nao sei, nao me emotivou tanto como os outros soh isso :)
O primeiro livro do nosso amado é retratos londrinos...
Sim, o primeiro livro é "Esboços por Boz", de que Retratos Londrinos é uma seleção. O primeiro romance de Dickens é As Aventuras do Sr. Pickwick" - sua 1ª obra de ficção.
claire, qdo vc escrever "por que" e não for uma resposta, esse por que é separado, ok? outra coisa: por que fica um ruído no funfo dos seus vídeos? abs cesar
+Cesar Souza Cesar, o "por que" aqui é junto por se tratar de uma resposta: o vídeo pretende ser uma explicação do meu amor por Dickens. "Porque eu amo". Essa série tenta explicar, ou seja, responder... O ruído continua sendo uma incógnita; sempre teve e até hoje não sei o motivo.
Também amo Claire. Estou louca pra ler Little Dorrit, você já leu?
+Luna C Ainda não. A editora Pedrazul está com esse livro entre os próximos lançamentos dela. Aguardando...! :)
Inveja branca desse sua coleção...