A origem do primeiro instrumento ainda é motivo de muitos debates, estima-se que os primeiros tenham sido criados a cerca de 60000 a.C. Como mostram as pinturas em cavernas. Inicialmente é provável que um apito natural tenha sido descoberto por acaso, em árvores ou bambu. A descoberta pode te-los feito perceber que aquele abjeto produzia um som específico, e nessa época o homem primitivo já era um exímio criador de objetos, arcos flechas objetos de corte etc... A partir daí possivelmente eles evoluíram o apito para uma flauta ainda bruta, então agora eles teriam um objeto que produzia sons diferentes, e com esse objeto novo eles começaram a notar as diferenças entre os sons da flauta, naturalmente esse objeto foi evoluído muitas vezes, até que eles finalmente criaram um instrumento musical, à flauta. E ela pode ter sido a base para todos os outros instrumentos. Portanto, deve-se compreender que os seres humanos são fascinados por padrões, usamos esses modelos para montar ou transformar nossas ideias em algo tangível ou perceptível. Fizemos isso quando descobrimos os padrões dos tons e os arrumamos sobe a tutela de flautas primitivas, acho que isso nos torna singular. Somos criadores únicos!
Parabéns pelo podcast E esse convidado sempre dá show por onde passa. Seguindo nesse assunto sons/ vibrações, gostaria de citar a célebre frase "Tudo é vibração" E como eu acredito nas raças mãe ou etapa evolutiva, posso dizer que a primeira raça ( bórea) era feita unicamente de vibrações, um corpo sutil onde O único sentido desenvolvido em seu ser era a audição e através desse sentido foi possível receber as vibrações e seguir construindo as próximas etapas (raças) até chegar onde estamos hoje, nós somos O resultado da Sinfonia universal em desenvolvimento.
Cara, essa tua descrição coincide bastante com oq eu senti quando tive uma viagem de psilocibina (cogumelo). Eu me senti totalmente desconstruído e me vi num mundo imaterial onde rolava vários sons bizarros e indescritíveis. Num certo momento eu comecei a perceber como se esses sons fossem seres se comunicando (comigo ou entre si). Quando tudo acabou e passou um tempo, eu fui refletindo sobre essa "viagem" e concluí que eu experienciei uma forma diferente de existir; uma forma de existência que é muito difícil de compreender, pra nós que vivemos nesse mundo material cheio de formas e cores. Algo que eu dificilmente imaginaria estando sóbrio. Eu não conhecia esse lance da raça bórea, vou dar uma pesquisada.
@@pedromello1198 boa noite, meu velho!!! Bem... Talvez vc tenha acessado O akasha e feito O "download" Das informações ;). caso tenha interesse em assunto desse naipe procure O canal vida inteligente com Eustáquio (grego) e Jorge oro. não vai se arrepender... Depois passa aqui e me diz O que achou, um forte abraço, pax!
Na verdade, o problema com a teoria da evolução nem é o nome. É a confusão entre evolução, que não é qualitativo e não tem ponto de chegada, com o progresso, que é qualitativo. Essa confusão começou lá com o Herbert Spencer e foi endossada por outros autores liberais e por doutrinas como o espiritismo.
Sempre tive pra mim, nunca vi em mais ninguém, a tão intrigante, muito mais instigante, dúvida acerca da vida mais inteligente no planeta. Com uma anatomia que não tenha a maleabilidade das mãos humanas, capazes que são de moldar o mundo, com cordas vocais que não sejam que nem as humanas... Seres que perdem no potencial de comunicação e interação com o meio físico material e todos os seus recursos... Como, por exemplo, ficam hipopótamos se tivermos apenas a possibilidade de seus cérebros atingirem potenciais pra mais do que o humano? Os olhos de aves de rapina, não temos; olfato como os caninos, não temos... Só se sustenta que a melhor forma de interação de uma caixa craniana dotada de massa encefálica, como mais exuberante são as de inúmeras outras espécies animais, com um corpo físico privilegiado para o alcance dos “melhores” propósitos, por critérios que definimos para os nossos próprios interesses, é o que nos torna uma diferença indiscernível em todo o reino animal.
"Aconteceu alguma coisa ali...". Não sei com ainda tem gente que pode ter a OUSADIA de não acreditar 100% na teoria da evolução. Isso deveria ser um crime
Como a música surgiu eu não sei mas na minha opinião foi o homem que inventou ou criou a música o homem deu forma para o som identificou notas deu nome às notas organizou as notas usou frequência adequada para suas proposta para que o próprio seja agradável de ouvir para ser humano apesar de hoje em dia ter música ruim desagravel e as pessoas consideram músicas .
Sim, o tempo das notas nas músicas foram tudo calculado, por exemplo aquelas notas que a gente ver em uma música clássica tudo tem um espaço a ser tocado pra banda inteira não errar
Entendi o que ele falou mas penso que se expressou mal, principalmente ao dizer que o macacão não se adaptou. O macaco tá literalmente vivo como que n se adaptou tlg?
Há alguns erros na fala do Raphael. No que diz respeito a relação entre a serie harmônica e a falsa naturalidade da musica. A Música é feita de axiomas e o próprio paradigma do tonalismo ( ele faz musica popular e a priori se encaixa ) é artificial. Uma inferência humana a partir de processos matemáticos, próprio Sergião falou, e uma questão Estético/Cultural ao qual é muito complexo e até mesmo difuso devido a literatura. E sobre a musica ser descoberta....Não! existe uma plano imanente, que resultou em uma aparato mecânico orgânico que possibilitou nossa escuta e o próprio fenômeno sonoro, o resto é tudo inferência humana ligado ao um Devir criativo..... ou se fossemos Gregos, uma criação para fazer do Ócio algo menos chato.
Perfeita colocação! Se a música fosse apenas "percebida", o posto de compositor seria irrelevante, pois se perceberia música até mesmo no canto dos pássaros e em outros sons da natureza.... Música pressupõe intervenção humana, manipulação inteligente e organizada de sons.
@@jocimusician Exatamente! Até mesmo quando as pessoas pressupõem que os pássaros cantam, devido a semelhanças com contornos melódicos ou rítmicos, é uma inferência humana.
Rafael falou com embasamento, estudei isso na cadeira de História e música no meu bacharelado em Piano Erudito, o surgimento foi associação perceptiva.
Creio que ele esteja falando da origem mesmo, do rústico, da música antes mesmo do ser humano à defini-la como música. É óbvio que com o passar dos anos, o ser humano interpretou a seu modo esses sons, a organizou e até criou sons novos... Mas tudo foi a partir dessa percepção primitiva. Quanta simbiose ocorre desde os primórdios até os dias atuais na natureza e não é percebido pelo ser humano??? Sons poderiam ter passado "batido" a essa percepção também.
Eu vi todo o vídeo e achei muito legal. Questionador. Não entendi muito bem o que você tentou dizer. Mas, afirmo que dogmas e fanatismo religioso não têm espaço em conversas inteligentes entre curiosos sobre a Existência. Se você foi apenas irônico, não ficou claro para mim. Resumindo, Deus te ama é o caraio fanático, sem qualquer embasamento e sem constatações práticas da existência de um deus.
Nada consta...os sons sim...mas a evolução nunca teve provas...simplesmente é porque o cara do dinheiro falou que é....acham tudo menos as provas, que eles falam...é só achismo.
Se tem o Sérgio, tem qualidade!
vai like só pello sergio ta no video !!!
A origem do primeiro instrumento ainda é motivo de muitos debates, estima-se que os primeiros tenham sido criados a cerca de 60000 a.C. Como mostram as pinturas em cavernas. Inicialmente é provável que um apito natural tenha sido descoberto por acaso, em árvores ou bambu.
A descoberta pode te-los feito perceber que aquele abjeto produzia um som específico, e nessa época o homem primitivo já era um exímio criador de objetos, arcos flechas objetos de corte etc...
A partir daí possivelmente eles evoluíram o apito para uma flauta ainda bruta, então agora eles teriam um objeto que produzia sons diferentes, e com esse objeto novo eles começaram a notar as diferenças entre os sons da flauta, naturalmente esse objeto foi evoluído muitas vezes, até que eles finalmente criaram um instrumento musical, à flauta. E ela pode ter sido a base para todos os outros instrumentos.
Portanto, deve-se compreender que os seres humanos são fascinados por padrões, usamos esses modelos para montar ou transformar nossas ideias em algo tangível ou perceptível. Fizemos isso quando descobrimos os padrões dos tons e os arrumamos sobe a tutela de flautas primitivas, acho que isso nos torna singular. Somos criadores únicos!
Jabal
🤔🙂
Parabéns pelo podcast E esse convidado sempre dá show por onde passa. Seguindo nesse assunto sons/ vibrações, gostaria de citar a célebre frase "Tudo é vibração" E como eu acredito nas raças mãe ou etapa evolutiva, posso dizer que a primeira raça ( bórea) era feita unicamente de vibrações, um corpo sutil onde O único sentido desenvolvido em seu ser era a audição e através desse sentido foi possível receber as vibrações e seguir construindo as próximas etapas (raças) até chegar onde estamos hoje, nós somos O resultado da Sinfonia universal em desenvolvimento.
Cara, essa tua descrição coincide bastante com oq eu senti quando tive uma viagem de psilocibina (cogumelo).
Eu me senti totalmente desconstruído e me vi num mundo imaterial onde rolava vários sons bizarros e indescritíveis. Num certo momento eu comecei a perceber como se esses sons fossem seres se comunicando (comigo ou entre si). Quando tudo acabou e passou um tempo, eu fui refletindo sobre essa "viagem" e concluí que eu experienciei uma forma diferente de existir; uma forma de existência que é muito difícil de compreender, pra nós que vivemos nesse mundo material cheio de formas e cores. Algo que eu dificilmente imaginaria estando sóbrio.
Eu não conhecia esse lance da raça bórea, vou dar uma pesquisada.
@@pedromello1198 boa noite, meu velho!!! Bem... Talvez vc tenha acessado O akasha e feito O "download" Das informações ;).
caso tenha interesse em assunto desse naipe procure O canal vida inteligente com Eustáquio (grego) e Jorge oro. não vai se arrepender... Depois passa aqui e me diz O que achou, um forte abraço, pax!
@@pedromello1198 procure por helio couto no you tube. Ele tem um conteudo incrivel e o unico que fala sobre no brasil.
Sacani simplesmente domina todos os assuntos possíveis.
Excelente conversa!
Parabéns pelo conteúdo e reflexão.
Na verdade, o problema com a teoria da evolução nem é o nome. É a confusão entre evolução, que não é qualitativo e não tem ponto de chegada, com o progresso, que é qualitativo. Essa confusão começou lá com o Herbert Spencer e foi endossada por outros autores liberais e por doutrinas como o espiritismo.
E ainda temos a eugenia que se ramificou a partir desse equívoco
acabei de crer que o Sacani e o melhor conversado do mundo !!!! Palmas vezes mil.
Sacani sempre manda" pedras preciosas " nas entrevistas. Gostei do canal.
Bate-papo sensacional!!!
CARALHO QUE CONVERSA FODA!!!!!!!!!!
Sempre tive pra mim, nunca vi em mais ninguém, a tão intrigante, muito mais instigante, dúvida acerca da vida mais inteligente no planeta. Com uma anatomia que não tenha a maleabilidade das mãos humanas, capazes que são de moldar o mundo, com cordas vocais que não sejam que nem as humanas... Seres que perdem no potencial de comunicação e interação com o meio físico material e todos os seus recursos... Como, por exemplo, ficam hipopótamos se tivermos apenas a possibilidade de seus cérebros atingirem potenciais pra mais do que o humano? Os olhos de aves de rapina, não temos; olfato como os caninos, não temos... Só se sustenta que a melhor forma de interação de uma caixa craniana dotada de massa encefálica, como mais exuberante são as de inúmeras outras espécies animais, com um corpo físico privilegiado para o alcance dos “melhores” propósitos, por critérios que definimos para os nossos próprios interesses, é o que nos torna uma diferença indiscernível em todo o reino animal.
Excelente! Alto nível!!!
muito interessante obrigado
"Aconteceu alguma coisa ali...".
Não sei com ainda tem gente que pode ter a OUSADIA de não acreditar 100% na teoria da evolução. Isso deveria ser um crime
Sai maluco . Acredita em que vc quiser. Somos livres . E nao somos obrigado a nada.
Tipo a música Antes dos Mouros do Cordel do Fogo Encantado
Esperei que fosse falar de Jubal/Jabal rsrs
Estão falando de algo muito recente
Que papo cabeça desses dois
Sergio ser humano demais
E a teoria da evolucao existisse de fato. A girafa teria deixado de ter o pescoço enorme . Cade um acredita no que quiser
Sempre que eu vou começar a dar aula a alguém eu falo logo que ele tem que saber matemática.
Como a música surgiu eu não sei mas na minha opinião foi o homem que inventou ou criou a música o homem deu forma para o som identificou notas deu nome às notas organizou as notas usou frequência adequada para suas proposta para que o próprio seja agradável de ouvir para ser humano apesar de hoje em dia ter música ruim desagravel e as pessoas consideram músicas .
Eu acho que o ser humano não criou a música, mas sim descobriu como tudo é perfeitamente encaixado, nada é por acaso
Sim, o tempo das notas nas músicas foram tudo calculado, por exemplo aquelas notas que a gente ver em uma música clássica tudo tem um espaço a ser tocado pra banda inteira não errar
A percepção não foi musicada, ela foi inventada.
Só "esqueceram" de MENCIONAR a África e os nossos antepassados. COMEÇO DE TUDO!!!
Muito bom!
Chama o Lucas Malabarismo
Entendi o que ele falou mas penso que se expressou mal, principalmente ao dizer que o macacão não se adaptou. O macaco tá literalmente vivo como que n se adaptou tlg?
Evoluir tem o sentido de mudança. Não de melhoria. Ex.: O paciente evoluiu à óbito
Serjão é foda!!!!
Não entendi se esse podcast é do Sérgio ou do Rafael.
Agora...porém...temos a disposiao todos os igredientes, por assim dizer, para criar N possibilidades!
Mano, não tem isso de evolução. Os peixes sempre foram peixes
???
Há alguns erros na fala do Raphael. No que diz respeito a relação entre a serie harmônica e a falsa naturalidade da musica. A Música é feita de axiomas e o próprio paradigma do tonalismo ( ele faz musica popular e a priori se encaixa ) é artificial. Uma inferência humana a partir de processos matemáticos, próprio Sergião falou, e uma questão Estético/Cultural ao qual é muito complexo e até mesmo difuso devido a literatura. E sobre a musica ser descoberta....Não! existe uma plano imanente, que resultou em uma aparato mecânico orgânico que possibilitou nossa escuta e o próprio fenômeno sonoro, o resto é tudo inferência humana ligado ao um Devir criativo..... ou se fossemos Gregos, uma criação para fazer do Ócio algo menos chato.
Perfeita colocação! Se a música fosse apenas "percebida", o posto de compositor seria irrelevante, pois se perceberia música até mesmo no canto dos pássaros e em outros sons da natureza.... Música pressupõe intervenção humana, manipulação inteligente e organizada de sons.
@@jocimusician Exatamente! Até mesmo quando as pessoas pressupõem que os pássaros cantam, devido a semelhanças com contornos melódicos ou rítmicos, é uma inferência humana.
Rafael falou com embasamento, estudei isso na cadeira de História e música no meu bacharelado em Piano Erudito, o surgimento foi associação perceptiva.
Creio que ele esteja falando da origem mesmo, do rústico, da música antes mesmo do ser humano à defini-la como música. É óbvio que com o passar dos anos, o ser humano interpretou a seu modo esses sons, a organizou e até criou sons novos... Mas tudo foi a partir dessa percepção primitiva. Quanta simbiose ocorre desde os primórdios até os dias atuais na natureza e não é percebido pelo ser humano??? Sons poderiam ter passado "batido" a essa percepção também.
Música é art é boa, foi criada pelo Altíssimo.. As primeiras músicas veio da natureza, mas comum em pássaros., raios, e troves como ele mesmo cita ..
Música surgiu no céu 3 claves representa trindade e 7 notas representando totalidade número de perfeição na Bíblia
Sérgio Sacani é muito frustrado, Deus te ama cara, acorda pra vida.
Olá amigo vc acha o sergio enganador.
Eu vi todo o vídeo e achei muito legal. Questionador.
Não entendi muito bem o que você tentou dizer. Mas, afirmo que dogmas e fanatismo religioso não têm espaço em conversas inteligentes entre curiosos sobre a Existência.
Se você foi apenas irônico, não ficou claro para mim.
Resumindo, Deus te ama é o caraio fanático, sem qualquer embasamento e sem constatações práticas da existência de um deus.
Filosofia de estudante de humanas de federal
música não existe ela é pois ela e vinda de Deus , Deus não existe ele é
Nada consta...os sons sim...mas a evolução nunca teve provas...simplesmente é porque o cara do dinheiro falou que é....acham tudo menos as provas, que eles falam...é só achismo.
Todos os fósseis e evidências são mentiras ?? kkkkkkkkk Vai estudar, mano.
Foi inventada sim fio...todas as notas e suas anuancias....A Base
Vá estudar mermão
Não, não foi. Foi descoberta, incluindo os intervalos.
Claro que a parte abstrata, artistica, da musica foi inventada, mas a musica como fenomeno físico acústico parte da observação e independe de cultura